Claudia Fernanda Oliveira Kiermes Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5850072430267997
  • Última atualização do currículo em 19/02/2016


possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e é técnica em Desenvolvimento Web pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente na área de métodos formais. Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), cuja dissertação foca-se na sub-área de verificação formal. Doutora em Computação pela Universidade da Lorena (2012) na França, cuja tese permeia os temas de reescrita de termos e sistemas de tipo. Atualmente realizando pós-doutorado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (desde out/2012) com foco em sistemas de tipos no domínio de resolvedores SMT. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Fernanda Oliveira Kiermes Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, C.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Computação.
Laboratoire Lorrain de Recherche en Informatique et ses Applications, LORIA, França.
Título: Un système de types pour la programmation par réécriture embarquée, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Claude Kirchner e Pierre-Etienne Moreau.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: reescrita de termos; sistema de tipos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2007
Mestrado em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Prova Automática de Satisfatibilidade Módulo Teoria Aplicada ao Método B,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: David Boris Paul Déharbe.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: método B; lógica de predicados; verificação formal; provador automático.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
2000 - 2005
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Validação Automática de Provas em Lógica Equacional Através do Coq.
Orientador: David Boris Paul Déharbe.
2002 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Desenvolvimento Web.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, CEFET, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.


Formação Complementar


2016
Introduction to Meteor.js Development. (Carga horária: 12h).
Coursera, COURSERA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Responsive Website Basics: Code with HTML, CSS, and JavaScript. (Carga horária: 12h).
Coursera, COURSERA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Responsive Web Design. (Carga horária: 12h).
Coursera, COURSERA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Functional Programming Principles in Scala. (Carga horária: 40h).
Coursera, COURSERA, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, CEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web, Carga horária: 20

Atividades

07/2003 - 02/2004
Outras atividades técnico-científicas , Gerência de Tecnologia da Informação e Educacional de Telemática, Gerência de Tecnologia da Informação e Educacional de Telemática.

Atividade realizada
Criação e Manutenção de Sites.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Sistema de tipos com suporte a polimorfismo parametrico e extensão de linguagens SMT-LIB com expressoes lambda e macros
Descrição: Para simplificar o trabalho de escrita das obrigacoes de provas, a linguagem SMT-LIB pode ser extendida através de conceitos importantes de linguagens de programacao. Uma extensão adequada a diversos tipos de desenvolvimento formal de sistemas seria a definição de macros e a utilização de expressões lambda. Essa abordagem constitui uma solução para a ausência de suporte direto à teoria dos conjuntos por parte dos resolvedores SMT e possibilitaria a prova de obrigações de prova geradas por Z ou B. Apesar de oferecer suporte à declaração de símbolos de funções variádicas (i.e. operadores com aridade indefinida) com tipos paramétricos (tipos genéricos), a atual versão 2.0 do formato SMT-LIB permite a utilizacao de tais tipos apenas nas declaracoes de teorias. Ou seja, assim como ocorre com a teoria dos conjuntos, o uso de tipos paramétricos em obrigações de prova não é tratado pela formato SMT-LIB 2.0. Entretanto, a introdução de tipos parametrizados por tipos primitivos na logica SMT-LIB proporcionaria uma maior flexibilidade e a reutilização das definições de macros propostas neste projeto. Como consequência natural, o sistema de tipos da linguagem SMT-LIB que atualmente efetua verificação de tipos requereria a inferência de tipos ao processo de tipagem estática. A fim de validar em prática as extensões e o sistema de tipos para SMT-LIB propostos neste projeto, pretende-se implementá-los e integrá-los ao resolvedor SMT veriT, ferramenta desenvolvida numa parceria entre o DIMAp e o LORIA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
ICSpace - Internet Cultural Space / Laboratório Natalnet
Descrição: O ICSpace - Espaço Cultural na Internet tem o objetivo de fornecer aos artistas uma novo veículo para publicação de sua produção, ele é um espaço cultural na Internet que busca a exposição de manifestações artísticas através de um ambiente em realidade virtual na Web. Este espaço visa atender as necessidades tanto dos artistas das obras (teatro, dança, música e artes plásticas) quanto dos visitantes do espaço. Para os artistas o ICSPace provê, além do espaço virtual para exposição de obras, mecanismos para a inclusão e manipulação das mesmas. Os visitantes do ICSpace podem apreciar as obras disponíveis nas salas virtuais de exposição, obter informações adicionais a respeito das obras e dos autores e até mesmo se comunicar com eles através de comentários deixados a respeito das obras, e-mail e visitas aos sites dos respectivos autores. Os comentários sobre as obras deixados por autores e visitantes ficam disponíveis para todos os usuários e podem servir de critério de avaliação do conselho curador do centro, bem como de subsídio para alunos e professores de arte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Claudia Fernanda Oliveira Kiermes Tavares - Integrante / Tatiana Tavares - Integrante / Guido Lemos de Souza Filho - Coordenador / Aquiles Burlamaqui - Integrante / Samuel Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Métodos Formais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BONICHON, R. ; DEHARBE, D. ; DOBAL, P. F. ; TAVARES, C. . SMTpp : preprocessors and analyzers for SMT-LIB. In: International Workshop on Satisfiability Modulo Theories, 2015, São Francisco. Proceedings of the 13th International Workshop on Satisfiability Modulo Theories, 2015.

2.
BONICHON, R. ; DEHARBE, D. ; TAVARES, C. . Extending SMT-LIB v2 with λ-Terms and Polymorphism. In: International Workshop on Satisfiability Modulo Theories, 2014, Viena. Proceedings of the 12th International Workshop on Satisfiability Modulo Theories, 2014. v. 1163. p. 53-62.

3.
TAVARES, C.; KIRCHNER, C. ; MOREAU, P. . A Type System for Tom. In: RULE - Workshop on Rule-Based Programming, 2010, Brasília. Proceedings Tenth International Workshop on on Rule-Based Programming, 2010. v. 21. p. 51-63.

4.
MEDEIROS JUNIOR, V. ; MARINHO, E. ; DIAS, R. ; TAVARES, C. ; DEHARBE, D. . Batcave ? Uma Ferramenta de Apoio à Verificação Formal na Metodologia B. In: Workshop Técnico Científico do DIMAp, 2005, Natal. Anais do IV Workshop Técnico Científico do DIMAp. Natal: EDUFRN, 2005. p. 95-106.

5.
TAVARES, C.; BURLAMAQUI, A. ; TAVARES, T. ; SOUZA FILHO, G. . Mecanismo de Percepção em Ambientes Virtuais Multiusuário. In: WTCD - Workshop Técnico-Científico do DIMAp, 2004, Natal. Anais do III Workshop Técnico-Científico do DIMAp, 2004. p. 285-294.

6.
AZEVEDO, S. ; TAVARES, C. ; TAVARES, T. ; CANUTO, A. ; SOUZA FILHO, G. . Mecanismos de Personalização e Comunicação em Ambientes Multiusuário VRML utilizando Agentes de Software. In: SVR - Symposium on Virtual Reality, 2004, São Paulo. Proceedings of VII Symposium on Virtual Reality, 2004. p. 303-314.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, C.; BURLAMAQUI, A. ; TAVARES, T. ; SOUZA FILHO, G. . Avatar Multimídia - Uma interface multimídia para a representação de usuários em ambientes tridimensionais multiusuário. In: WebMídia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2003, Bahia. Anais do IX WebMídia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2003. p. 499-499.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, C.. The veriT solver. 2015; Tema: Identidade visual (logo, paleta de cores, website) de veriT, um resolvedor SMT. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, C.. Projeto e Implementação de Mecanismos de Personalização de Avatares para o ICSpace. 2004. (Relatório de pesquisa).

2.
TAVARES, C.. Ferramenta de Personalização de Avatares. 2004. (Computacional).

3.
TAVARES, C.. Interfaces 2D e 3D para aplicações em VRML. 2003. (Relatório de pesquisa).

4.
TAVARES, C.. Avatares em ambientes 3D. 2003. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, A. M.; BONICHON, R.; TAVARES, C.. Participação em banca de Vítor Alcântara de Almeida.Integração de solucionadores SMT na plataforma Rodin. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SLE - Software Language Engineering. Revisão de artigo para o comitê de programa. 2012. (Congresso).

2.
GTTSE - Summer School on Generative and Transformational Techniques in Software Engineering. 2009. (Oficina).

3.
RDP - Federated Conference on Rewriting, Deduction, and Programming. 2009. (Congresso).

4.
RULE - Workshop on Rule-Based Programming.A Type System for Tom. 2009. (Seminário).

5.
EJCP - École des Jeunes Chercheurs en Programmation.Système de Types pour les Stratégies de Réécriture dans TOM. 2008. (Oficina).

6.
ISR - International School on Rewriting. 2008. (Oficina).

7.
ICGT - International Conference on Graph Transformation. 2006. (Outra).

8.
IHC - Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2006. (Simpósio).

9.
SBMF - Brazilian Symposium on Formal Methods.BATCAVE - B AuTomated Case-Aided Verification Environment. 2006. (Simpósio).

10.
SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2006. (Simpósio).

11.
WebMedia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2006. (Simpósio).

12.
ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.Método Tableau para a Lógica Clássica. 2005. (Encontro).

13.
WTCD - Workshop Técnico-Científico do DIMAp.Mecanismo de Percepção em Ambientes Virtuais Multiusuário. 2004. (Outra).

14.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

15.
SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2003. (Simpósio).

16.
V SINEC - Seminário de Informática e Engenharia de Computação.ICSpace ? Um Espaço Cultural Aberto na Internet. 2003. (Seminário).

17.
WebMídia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.Avatar Multimídia - Uma interface multimídia para a representação de usuários em ambientes tridimensionais multiusuário. 2003. (Simpósio).

18.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).

19.
IHC - Symposium on Human Factors in Computer Systems. 2002. (Simpósio).

20.
SBMIDIA - Brazilian Symposium on Multimedia and Hypermedia and Hypermedia Systems. 2002. (Simpósio).

21.
SETEC - Semana de Tecnologia e Cultura. 2002. (Outra).

22.
SIBGRAPI - Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2002. (Simpósio).

23.
SVR - Symposium on Virtual Reality. 2002. (Simpósio).

24.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2001. (Congresso).

25.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2000. (Congresso).

26.
SBMídia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia. 2000. (Simpósio).

27.
WTCD - Workshop Técnico-Científico do DIMAp.Análise de Algoritmos de Ordenação. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AßMANN, U. ; MOREAU, P. ; TAVARES, C. . SLE - International Conference on Software Language Engineering. 2012. (Congresso).

2.
MUSICANTE, M. ; TAVARES, C. . SBLP - Simpósio Brasileiro de Linguagens Formais. 2007. (Congresso).

3.
MOREIRA, A. M. ; TAVARES, C. . SBMF - Brazilian Symposium on Formal Methods. 2006. (Congresso).

4.
MOREIRA, A. M. ; TAVARES, C. . ICGT - International Conference on Graph Transformation. 2006. (Congresso).

5.
LEITE, J. C. ; TAVARES, C. . WebMedia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2006. (Congresso).

6.
LEITE, J. C. ; TAVARES, C. . IHC - Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2006. (Congresso).

7.
LEITE, J. C. ; TAVARES, C. . SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2006. (Congresso).

8.
GONCALVES, L. M. G. ; TAVARES, C. . SIBGRAPI - Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2005. (Congresso).

9.
SILVA, I. S. ; TAVARES, C. . IFIP - International Federation for Information Processing. 2001. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 4:59:42