Jailson Aldérico de Brito Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2592837652098518
  • Última atualização do currículo em 10/08/2016


Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Membro fundador do Indigente - Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Jogos da UFBA, teve em 2004 um jogo premiado no I Festival de Jogos Independentes/ Simpósio Brasileiro de Jogos Eletrônicos, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Em 2006, na terceira edição do mesmo festival, o grupo teve mais um jogo premiado, o "We Are The Champignons". Em paralelo, nesse mesmo período teve o vídeo "olhOs" premiado no Bahia Celular Filme, um festival de vídeos feitos exclusivamente com celular. No começo de 2007 conquistou mais um prêmio, o de Melhor Vídeo Clipe da Categoria Eletrônica no festival de videoclipes feitos com celular, o Gradiente Clip Mobile. Durante 2 anos e meio integrou o Laboratório de Geotecnia da Escola Politécnica, onde investigou e desenvolveu ferramentas para melhorar a qualidade técnica dos ensaios de laboratório e controle de tráfego de veículos. Atua como desenvolvedor de aplicações web propondo técnicas para prover o melhoramento da usabilidade e de interfaces amigáveis. Em 2009 apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso o projeto "Novo Aeon", um ambiente de programação para visão computacional. Além disso, tem experiência em modelagem e texturização de ambientes tridimensionais; criação de roteiro; edição de vídeo e produção de trilha sonora para obras audiovisuais. Desde 2009, atua como gerente de projetos na Apimenti, empresa de desenvolvimento de software com foco em Internet. Em 2012 ingressou no Mestrado em Ciência da Computação pesquisando sobre Gamificação e Crowdsourcing. Neste mesmo ano teve um jogo casual HTML5 premiado na categoria Escolha do Usuário na Competição de Jogos Rotatórios promovida pela Scirra. E por fim, leciona e oferece coaching sobre Game Design e Desenvolvimento de Jogos. Principais áreas de atuação: Desenvolvimento de Software, Jogos Eletrônicos, Interface Homem-Máquina, Usabilidade, Gamificação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jailson Aldérico de Brito Júnior
Nome em citações bibliográficas
BRITO JR, JAILSON A. DE


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Gamifying user interaction to increase collaboration: the G.A.M.E. conceptual framework,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Vaninha Vieira dos Santos.
Coorientador: Adolfo Almeida Duran.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2009
Graduação em Bach. em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Novo Aeon - Um Ambiente de Programação para Visão Computacional..
Orientador: Sandro Andrade e Christina von Flach.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Gamification. (Carga horária: 12h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2008 - 2009
Extensão universitária em Curso de Extensão em Língua Francesa. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Curso Introdutório de Csound. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2000 - 2005
Curso em Língua Inglesa. (Carga horária: 420h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Sinergia Games, SG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Jogos, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Consultor


Apimenti, APIMENTI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas


Foco PM Gerenciamento de Projetos, FPM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento .NET


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Indigente - Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estudante Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estudante Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

6/2003 - 2/2005
Estágios , Escola Politécnica, Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais.

Estágio realizado
Programador.

Ayogo Health, AYOGO, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Full-time temporary, Enquadramento Funcional: Software Developer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
PIBIC2012 - Uso de Crowdsourcing no Apoio ao Transporte Público Urbano Inteligente: integrando ônibus e caronas solidárias
Descrição: Esse projeto submetido ao PIBIC 2012, visa o financiamento de bolsas de iniciação científica para alunos de Graduação da UFBA. O objetivo do projeto é investigar como os próprios cidadãos podem se unir e usar colaborativamente veículos particulares para melhorar as condições do transporte público. Crowdsourcing são sistemas que apoiam a colaboração entre cidadãos para melhorar serviços em cidades. Nesse projeto buscamos desenvolver uma solução de Crowdsourcing que permita integrar uma rede de veículos particulares em um esquema de "carona solidária" com os veículos da rede pública de transporte. A solução deve estar acessível em diferentes plataformas, incluindo dispositivos móveis e redes sociais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jailson Aldérico de Brito Júnior - Integrante / Adolfo Duran - Integrante / Victor Martinez - Integrante / Vaninha Vieira - Coordenador / Mário Pereira - Integrante / Hugo Alex Conceição Silva - Integrante / Marivaldo Carneiro Mascarenhas Junior - Integrante / Lucas Bulcão - Integrante / Mário Augusto Mota Martins - Integrante.
2004 - 2005
APLICAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG) À GEOTECNIA COM UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE PARA WEB
Descrição: O trabalho vem utilizando a tecnologia do SIG para Web, através da implementação de um servidor de mapas que possibilita a disponibilização de dados geotécnicos relacionados ao espaço geográfico, contribuindo para que no futuro a UFBA venha a centralizar os dados gerados em trabalhos e pesquisas sobre a nossa Cidade pelos diversos órgãos da universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jailson Aldérico de Brito Júnior - Integrante / Sérgio Barreto de Miranda - Integrante / Luis Edmundo Prado de Campos - Coordenador / Wilson de Oliveira Leite Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação Escola Politécnica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2008
Classificação Automática de Veículos Utilizando Visão Computacional Baseada em Aprendizado e Lógica Difusa
Descrição: A falta de fiscalização eficaz nas rodovias facilita o tráfego de cargas em excesso sobre os pavimentos, ocasionando o decréscimo da vida útil do pavimento. Uma ação que ajuda a oferecer a manutenção das estradas é o monitoramento do crescimento do tráfego. A coleta de informações como quantidade e composição do fluxo de veículos num sistema viário em um determinado intervalo de tempo auxilia: na determinação da capacidade; na manutenção, restauração ou reabilitação do pavimento; projetos de novas pistas. Este trabalho apresenta um sistema de monitoramento automático de tráfego utilizando visão computacional baseada em aprendizado e lógica difusa. Oferecendo assmi, vantagens como melhor precisão do que métodos não automáticos de monitoramento e custo mais baixo comparado com sistemas comerciais baseados em sensores. As imagens capturadas a partir de um ponto fixo de um trecho da rodovia são utilizadas como entrada. A partir dessas imagens, objetos em movimento são candidatos a serem veículos, e posteriormente são classificados pelos seus eixos de acordo com a classificação do DNIT 723. A implementação foi feita com ferramentas livres, utilizando a linguagem de programação Python, e a biblioteca para visão computacional OpenCV. Os resultados mostram que a solução apresentada provê índices satisfatórios de acerto, o que torna esse instrumento de grande valor em apresentar dados instant.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2005
Desenvolvimento de um jogo 3D com o uso de ferramentas baseadas em Software Livre
Descrição: O Mercado de jogos está em constante crescimento. No ano de 2003 a indústria de jogos faturou mais do que a cinematográfica. Neste contexto, busca-se o uso dos jogos também para educação de jogadores e desenvolvedores. Este projeto propõe investigar possibilidades de se usar exclusivamente ferramentas baseadas em software livre, como OpenGL e SDL em ambiente Linux, para desenvolver ambientes interativos tridimensionais de qualidade. O uso destas ferramentas permite melhor disseminação das técnicas e algoritmos utilizados, levando a um incentivo no aprendizado do funcionamento e customização dos jogos pelos usuários e programadores. A metodologia adotada inclui a criação de um jogo de air hockey com ferramentas livres e pesquisas em grupos de discussão. O projeto integra diversos conceitos computacionais, como estrutura de dados, linguagens de programação, computação gráfica, inteligência artificial, além de física e matemática. O jogo implementado carrega objetos de arquivos 3D e texturas de bitmaps. A câmera permite várias visões do ambiente. Para uma partida single-player há um algoritmo de IA simples, para multi-player se faz uso de sockets. Diante desta experiência, concluí-se a viabilidade na produção de jogos tridimensionais com ferramentas livres e suas documentações. Com o conhecimento obtido neste jogo, pretende-se implementar outro mais complexo, para refinar o processo de desenvolvimento e obter resultados mais conclusivos, na forma de uma metodologia de implementação de jogos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jailson Aldérico de Brito Júnior - Integrante / Alexandre Amoedo Amorim - Integrante / Rodrigo Rocha Gomes e Souza - Integrante / Claudia Amado Gama - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Desenvolvimento de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Jogos Eletrônicos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Interface Homem-Máquina.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Usabilidade e Experiência de Usuário.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Game design e gamificação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Visão Computacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Users Choice Award - Rotary Games Competition, Scirra.
2007
Melhor Video Clipe da Categoria Eletrônica, I Festival de Video Clipes feitos com Celular - Gradiente + Trama.
2006
3º Lugar, III Festival de Jogos Independentes do SBGames.
2004
2º Lugar no 1°. Festival de Jogos Independentes, SBGames.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO JR, JAILSON A. DE; VIEIRA, V. ; DURAN, A. . Towards a framework for gamification design on crowdsourcing systems: The G.A.M.E. Approach. In: 12th International Conference on Information Technology : New Generations, 2015, Las Vegas. Proceedings 12th International Conference on Information Technology: New Generations, 2015. v. 12. p. 445-450.

2.
BRITO JR, JAILSON A. DE; RIBEIRO, C. ; ROCHA, R. ; BRITO, J. . Jornada da Criação - Resgate, Preservação e Disseminação da Cultura Afro-Brasileira através de um Jogo Eletrônico. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014), 2014, Porto Alegre. XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014), 2014.

3.
MASCARENHAS JUNIOR, M. C. ; MARTINS, M. A. M. ; BULCAO, L. ; BRITO JR, JAILSON A. DE ; VIEIRA, V. ; DURAN, A. . Um estudo de caso com análise comparativa entre plataformas para aplicações móveis aberta e proprietária: Android e iOS. In: ERBASE 2013 - XIII Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe, 2013, Itabaiana. ERBASE 2013 - XIII Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe, 2013.

4.
VIEIRA, V. ; FIALHO, A. ; MARTINEZ, V. ; BRITO JR, JAILSON A. DE ; BRITO, L. ; DURAN, A. . An Exploratory Study on the Use of Collaborative Riding based on Gamification as a Support to Public Transportation. In: IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2012, São Paulo. IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2012. v. 1. p. 84-93.

5.
MATOS, M. ; DURAN, A. ; LOPES, R. ; PITA, E. ; SANCHES, M. ; NUNES, J. ; MACEDO, M. ; BURNHAM, T. F. ; CAYRES, V. M. ; BRITO JR, JAILSON A. DE . KIRIMURÊ: UM JOGO ELETRÔNICO NO UNIVERSO DO BRASIL COLÔNIA. In: VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009, 2009, Braga. VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009, 2009. v. 1. p. 1651-1658.

6.
BRITO JR, JAILSON A. DE; CAMPOS, Luis Edmundo Prado de . Automatic Vehicle Classification Using Learning-based ComputerVision and Fuzzy Logic. In: III Workshop de Visão Computacional, 2007, São José do Rio Preto, SP. III Workshop de Visão Computacional, 2007.

7.
JESUS, Alexandre Cerqueira de ; MIRANDA, Sérgio Barreto de ; DIAS, Leonardo Santana de Oliveira ; BRITO JR, JAILSON A. DE ; BURGOS, Paulo Cesar ; CAMPOS, Luis Edmundo Prado de . Contribuição para o zoneamento das áreas com características geotécnicas semelhantes da cidade de Salvador visando aplicação em mapeamento de risco. In: IV Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas, 2005, Salvador. IV Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas, 2005. v. 1. p. 17-25.

8.
BRITO JR, JAILSON A. DE; AMORIM, Alexandre Amoedo ; SOUZA, Rodrigo Rocha Gomes e ; GAMA, Cláudia Amado . Desenvolvimento de um jogo 3D com o uso de ferramentas baseadas em Software Livre. In: III Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2004, Curitiba/PR. III Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO JR, JAILSON A. DE; CAMPOS, Luis Edmundo Prado de ; CANÁRIO, J. P. P. S. ; NÓBREGA, L. M. . CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE VEÍCULOS UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL BASEADA EM APRENDIZADO E LÓGICA DIFUSA. In: XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa, 2007, Salvador, BA. XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa, 2007. v. 26. p. 20-20.

2.
BRITO JR, JAILSON A. DE; LEITE JÚNIOR, Wilson de Oliveira ; CAMPOS, Luis Edmundo Prado de . PROGRAMA PARA GERENCIAMENTO DOS ESTáGIOS DA ESCOLA POLITéCNICA. In: V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2004, Salvador, 2004.

3.
MIRANDA, Sérgio Barreto de ; BRITO JR, JAILSON A. DE ; LEITE JÚNIOR, Wilson de Oliveira ; CAMPOS, Luis Edmundo Prado de . APLICAçãO DO SISTEMA DE INFORMAçõES GEOGRáFICAS (SIG) à GEOTECNIA COM UTILIZAçãO DE SOFTWARE LIVRE PARA WEB. In: V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2004, Salvador. V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2004.

4.
BRITO JR, JAILSON A. DE; AMORIM, Alexandre Amoedo ; SOUZA, Rodrigo Rocha Gomes e ; GAMA, Cláudia Amado . DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO TRIDIMENSIONAL COM O USO DE FERRAMENTAS BASEADAS EM SOFTWARE LIVRE. In: V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2004, Salvador, 2004.

5.
BRITO JR, JAILSON A. DE; CAMPOS, Luis Edmundo Prado de . Integração do Banco de Dados de Ensaios de Laboratório com a Internet. In: IV Seminárrio de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003, Salvador. IV Seminárrio de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa, 2003.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BRITO JR, JAILSON A. DE. Get the Girl. 2011.

2.
BRITO JR, JAILSON A. DE. Pôu! Tiroteio no Sertão. 2008.

3.
BRITO JR, JAILSON A. DE. Brasileiretris. 2007.

4.
BRITO JR, JAILSON A. DE. Mergulho Desportivo. 2007.

5.
BANDEIRA, H. L. C. ; MONTEIRO, Ivan Medeiros ; BRITO JR, JAILSON A. DE ; SOUZA, Rodrigo Rocha Gomes e ; NEVES, C. A. M. S. ; BEZERRA, Carlos E. B. . We Are The Champignons. 2006.

6.
SOUZA, Rodrigo Rocha Gomes e ; BRITO JR, JAILSON A. DE ; AMORIM, Alexandre Amoedo . AirroX. 2004.


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
DULTRA, Maruzia de Almeida ; BRUNET, Karla Schuch ; BRITO JR, JAILSON A. DE . Videoinstalação Miradas - A vigilancia perene na sociedade das visibilidades. 2008. Instalação.

2.
DOURADO, T. L. ; BRITO JR, JAILSON A. DE . Samba Bloody Samba - Lado 2 Stereo. 2007. Vídeo.

3.
DOURADO, T. L. ; BRITO JR, JAILSON A. DE . Olhos. 2006. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DURAO, F. A.; BRITO JR, JAILSON A. DE; VIEIRA, V.; MOREIRA, A. M.. Participação em banca de Ivan Cardoso Monteiro Costa.Aplicação de técnicas de usabilidade no Sanar: um sistema de medicalware interativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SCHWARZELMULLER, A. F.; SALVADOR, L. N.; BRITO JR, JAILSON A. DE. Participação em banca de Ernesto Barros Amorim.Uma Abordagem para Visualização de Imóveis utilizando Contexto e Crowdsourcing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

3.
BRITO JR, JAILSON A. DE; Maciel, R. S. P.; GORENDER, S.. Participação em banca de Rafael Oliveira Viana.Conduzindo uma Avaliação de Usabilidade de Baixo Custo para Pequenas Empresas com Foco em Aumento de Conversões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bach. em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12th International Conference on Information Technology : New Generations. Towards a framework for gamification design on crowdsourcing systems: The G.A.M.E. Approach. 2015. (Congresso).

2.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2012).Um Estudo Exploratório sobre o Uso de Carona Colaborativa com Gamificação como Suporte ao Transporte Público Urbano. 2012. (Simpósio).

3.
Workshop de Teses e Dissertações do IX Simposio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Modelo G3C de Gamificação para Sistemas Crowdsourcing. 2012. (Simpósio).

4.
XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2012). 2012. (Simpósio).

5.
XXVII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2012). 2012. (Simpósio).

6.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).

7.
III ANIMAÍ! Encontro Baiano de Animação.Mesa II - Animação e Jogos Eletrônicos. 2009. (Encontro).

8.
VIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2009. (Simpósio).

9.
XXII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2009. (Simpósio).

10.
9º Fórum Internacional Software Livre. 2008. (Outra).

11.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Pôu! Tiroteio no Sertão!. 2008. (Simpósio).

12.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2007. (Seminário).

13.
II Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação construindo novas trilhas. 2006. (Seminário).

14.
V Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.We Are The Champignons. 2006. (Simpósio).

15.
XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2005. (Simpósio).

16.
V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO TRIDIMENSIONAL COM O USO DE FERRAMENTAS BASEADAS EM SOFTWARE LIVRE. 2004. (Seminário).

17.
XXIV Congresso da Soeciedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).

18.
II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital - Wjogos 2003. 2003. (Outra).

19.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa.INTEGRAÇÃO DO BANCO DE DADOS DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO COM A INTERNET. 2003. (Seminário).

20.
Olimpíada Brasileira de Informática. 2002. (Outra).

21.
Olimpíada Brasileira de Informática. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Oliveira Viana. Conduzindo uma Avaliação de Usabilidade de Baixo Custo para Pequenas Empresas com Foco em Aumento de Conversões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bach. em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Jailson Aldérico de Brito Júnior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:57:19