Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4191252261770638
  • Última atualização do currículo em 21/03/2018


É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia. Atualmente é aluna regular do curso de doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Rio Claro). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Presidente Prudente). Lecionou em Instituições de ensino superior e possui ampla experiência docente na Educação Básica. É participante do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e do Grupo de pesquisa de tecnologias digitais e Educação Matemática (PECIMAT). Participa também do Grupo de Sábado (GdS), que é um grupo colaborativo onde professores e acadêmicos compartilham e investigam práticas da sala de aula.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática, metodologias de ensino com uso de tecnologias, sala de aula, formação de professores, construcionismo e Ciência da Complexidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães;BARROS, A. P. R. M.;MAGALHÃES,A. P. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Câmpus Pirituba - SP.
Avenida Mutinga - de 751/752 ao fim
Jardim Santo Elias
05110000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 986140334
URL da Homepage: http://ptb.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em University of Alberta (Orientador: Elaine Simmt).
Título: (Re)constituição da cutura escolar quando as aulas de matemática são mediadas pela internet,
Orientador: Marcus Vinícius Maltempi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Contribuições de um micromundo composto por recursos do GeoGebra e da coleção M³ para a aprendizagem do conceito de volume de pirâmide,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Rúbia Barcelos Amaral.
Coorientador: Samuel Rocha de Oliveira.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Palavras-chave: Construcionismo; Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia; Tecnologia; Geometria.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias e Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Modalidade Extensão Universitária - Matemática para Professores do EM..
Orientador: Ricardo Apparício Bacci.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Pedagogia de Projetos: A construção do conhecimento complexo. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Redação Científica. (Carga horária: 30h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Identidades combinatórias e princípio da casa dos. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Média aritmética: uma abordagem abrangente é neces. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Matemática Multimídia. (Carga horária: 60h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de esxtensão para Professores de Matemática. (Carga horária: 35h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Atividades de estudo e pesquisa do GDS. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Círculo e Estudo Memória e Pesq. em Ed. Matemática. (Carga horária: 45h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em A Matemática do Ensino Médio - Volume II. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ensino de Matemática e suas Tecnologias do EM. (Carga horária: 120h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ensino de Matemática e suas Tecnologias do EM. (Carga horária: 120h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Ensino de Matemática e suas Tecnologias do EM. (Carga horária: 80h).
Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Volume III do Livro A Matemática do Ensino Médio. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Metodologias de Ensino de Matemática no EM. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em A Matemática do Ensino Médio - Volume I. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Educação Ambiental: a luta pela água. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Americana, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Universade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 2
Outras informações
PED é um Programa de Estágio Docente que acontece na UNICAMP e os alunos da Pós Graduação podem participar. O estagiário deverá ministra aulas práticas sempre que solicitado, respeitando o limite de 25%, participar na elaboração e correção de avaliações, além disso, ministrar atendimento extra-classe

Atividades

03/2012 - 06/2012
Estágios , Unicamp, .

Estágio realizado
PED C / Disciplina: Matemática I.

ETEC Bento Quirino, ETECBQ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12

Atividades

03/2010 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática e Matemática Financeira

Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2010 - 02/2011
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta e Cálculo I
02/2010 - 02/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III

Escola Municipal de Ensino Técnico e Profissionalizante L. Franceschine, EMLF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2007 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, Estatística e Matemática Financeira

Escola Municipal Nilza Tomazine, EMNT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora


Escola Estadual Profª Jeny Bonadia, EEJB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

08/2004 - 08/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: educação/Especialidade: eduação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARROS, A. P. R. M.2017BARROS, A. P. R. M.; SIMMT, E. ; MALTEMPI, M. V. . Understanding a Brazilian High School Blended Learning Environment from the Perspective of Complex Systems. Journal of Online Learning Research, v. 3, p. 73-101, 2017.

2.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães2012 BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães; STIVAM, E. P. . O Software GeoGebra na Concepção de Micromundo. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo (IGISP), v. 1, p. n.1-11, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, A. P. R. M.; AMARAL, R. B. . Constituição e Análise Teórica de um Micromundo para o Estudo de Pirâmides. In: Maurício Rosa; Marcelo Almeida Bairral; Rúbia Barcelos Amaral. (Org.). Educação Matemática, tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 131-161.

2.
BARROS, A. P. R. M.; AMARAL, R. B. . RECURSOS DA INTERNET PARA O USO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE  MATEMÁTICA. In: Maria do Socorro Lucena Lima, Maria Marina Dias Cavalcante, José Albio Morreira de Sales, Isabel Maria Sabino de Farias. (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 1, p. 1-4778.

3.
BARROS, A. P. R. M.. Um ambiente virtual interativo com o Geogebra e o m3 para um estudo de volume de pirâmides. Um ambiente virtual interativo com o Geogebra e o m3 para um estudo de volume de pirâmides. 1ed.: , 2013, v. 26, p. 1805-1813.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. P. R. M.; AMARAL, R. B. . Integração do Vídeo e outros Recursos Multimídias. In: II Fórum GT 6 SBEM. Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância, 2014, Rio de Janeiro. Inserção de recursos informáticos (softwares, livros ou objetos digitais de aprendizagem etc.) na sala de aula de matemática: inovações, possibilidades e limitações atuais, 2014. p. 1-8.

2.
BARROS, A. P. R. M.. Uma Abordagem Metodológica de Ensino Blended Learning. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2014, Recife. XVIII EBRAPEM, 2014. v. 1. p. 1-12.

3.
BARROS, A. P. R. M.; AMARAL, R. B. . UM ESTUDO SOBRE PIRÂMIDES EM UM AMBIENTE DE BASE CONSTRUCIONISTA. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática - Retrospectivas e Perspectivas. Paraná: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013.

4.
BARROS, A. P. R. M.. Um ambiente virtual interativo com o Geogebra e o m3 para um estudo de volume de pirâmides. In: Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (Relme), 2013, Belo Horizonte. ACTA LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA. Coacalco: ©2013. Colegio Mexicano de Matemática Educativa A. C. CMM 040505 IC7, 2013. v. 26. p. 1817-1824.

5.
BARROS, A. P. R. M.. Contribuições do GeoGebra e do M³ para um Estudo sobre Pirâmides. In: EBRAPEM, 2012, Canoas. apresentações e autores, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. P. R. M.. O uso do GeoGebra e do M3 como Material Didático de Matemática.. In: RELME 26 - XXVI Reunião Latino Americana de Matemática Educativa, 2012, Belo Horizonte. Relatos de experiência, 2012. p. 319-321.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. P. R. M.; MALTEMPI, M. V. . Uso Intensivo da Internet em uma Turma do Ensino Médio Segundo a Abordagem Metodológica de Ensino Blended Learning. In: II Fórum GT 6 SBEM. Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância, 2014, Rio de Janeiro. Educação a Distância: ensino, aprendizagem e formação pela UAB e outros modelos, 2014.

2.
BARDINI, L. C. ; BARROS, A. P. R. M. ; AMARAL, R. B. . PECIMAT ? Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Educação Matemática. In: II Fórum GT 6 SBEM. Educação Matemática: Novas Tecnologias e Educação a Distância, 2014, Rio de Janeiro. Inserção de recursos informáticos (softwares, livros ou objetos digitais de aprendizagem etc.) na sala de aula de matemática: inovações, possibilidades e limitações atuais, 2014.

3.
BARROS, A. P. R. M.. Potencialidades de um Ambiente para um Estudo de Pirâmides. In: XVI Conferência GPIMEM:20 anos, 2013, Rio Claro. XVI Conferência GPIMEM:20 anos, 2013.

4.
BARROS, A. P. R. M.. Contribuições do Uso do Software GeoGebra e de Alguns Recursos do M3 Como Material Didático nas Aulas de Matemática. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2011, Campinas. Pós graduação no Brasil e produtivismo acadêmico, 2011. p. 21-22.

5.
NOGUEIRA, J. R. ; GIMENES, A. S. ; SCATOLON, A. D. ; SOTERRONI, A. ; MAGALHÃES,A. P. R. ; MENEZES, C. L. ; VIEIRA, E. M. ; GOIS, E. R. C. . Programa de monitoramento da disciplina de Matemática na EE Prof. Miguel Omar Barreto. In: I Fórum de Extensão Universitária da FCT- UNESP, 2002, Presitente Prudente. .,2003, 2002.

6.
NOGUEIRA, J. R. ; MAGALHÃES,A. P. R. ; PEREIRA, T. S. ; RIBEIRO, F. ; OLIVEIRA, K. P. . Projeto Especial de Recuperação da Aprendizagem na Disciplina de Matemática. In: VI Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2001, São Paulo., 2001. Anais do VI Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. , 2001..

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, A. P. R. M.. Facebook usage as a learning platform in mathematics classes based on blended learning models. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARROS, A. P. R. M.. Understanding a high school blended learning environment from the perspective of complex systems. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARROS, A. P. R. M.; MALTEMPI, M. V. . Uma auto-organização de uma aula de matemática em um ambiente blended learning. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARROS, A. P. R. M.. Uma abordagem blended learning num sistema complexo: auto-organização de uma sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. Um olhar do professor investigador para a sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. O uso de tecnologias e a produção de novos sentidos aoensinaraprender matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VASQUEZ, M. L. H. ; BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães . Reflexões de formadores e pesquisadores sobre a importância de um grupo colaborativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães; SALGADO, M. A. J. ; NASCIMENTO, T. S. X. . Contribuições do Grupo de Sábado para o Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. O uso do GeoGeobra e do M3 como material didático de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. O uso do GeoGebra e do M3 como Material Didático de Matemática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BARROS, A. P. R. M.. Contribuições do GeoGebra e do M³ para um Estudo sobre Pirâmides. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães; STIVAM, E. P. . A visão do GeoGebra voltada para a concepção de Micromundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. O uso do GeoGebra e do M3 como Material Didático de Matemática.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MAGALHÃES,A. P. R.; Tatiane Gonçalves Xavier . A Inclusão Social e o Deficiente Auditivo na Escola Regular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MAGALHÃES,A. P. R.. Programa de Monitoramento da disciplina de Matemática na EE Prof. Miguel Omar Barreto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BARROS, A. P. R. M.. Resenha da tese: Tecnologias na prática docente de professores de matemática: formação continuada com apoio de uma rede social na internet.. Natal: editora da UFRN, 2014 (Resenha de tese).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARROS, A. P. R. M.; BARROS, F. M. M. ; MARTINS, T. H. B. . Tecnologias Digitais e Sala de Aula. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BARROS, A. P. R. M.. Um olhar do professor investigador para a sala de aula. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, A. P. R. M.. Matemática para concursos públicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARROS, A. P. R. M.. Matemática Dinâmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARROS, A. P. R. M.; AMARAL, R. B. . Possibilidades de integração das tecnologias digitais na sala de aula de Matemática: um exemplo com recursos da coleção M³-Matemática Multimídia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARROS, A. P. R. M.. I Simpósio de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática tica. 2013. (Coordenadora de sessão de comunicação.).

5.
BARROS, A. P. R. M.. IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM). 2013. (Parecerista).

6.
BARROS, A. P. R. M.. Ensino de Matemática por intermédio do GeoGebra. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARROS, A. P. R. M.. Unicamp de Portas Abertas (UPA). 2012. (Monitora).

8.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. I Mostra Regional por uma Escola Inclusiva e Acolhedora. 2005. (Teatro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

2.
XIX Conferência do GPIMEM.Uma auto-organização de uma aula de matemática em um ambiente blended learning. 2016. (Outra).

3.
III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática.Contribuições do grupo de sábado para o desenvolvimento profissional de professores da educação básica. 2015. (Simpósio).

4.
30 anos do PPGEM. 2014. (Outra).

5.
II Fórum GT 6 SBEM. Educação matemática: Novas tecnologias e Educação a Distãncia.PECIMAT ? GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Outra).

6.
II Fórum GT 6 SBEM. Educação matemática: Novas tecnologias e Educação a Distãncia.USO INTENSO DA INTERNET EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO A ABORDAGEM METODOLÓGICA DE ENSINO BLENDED LEARNING. 2014. (Outra).

7.
II Fórum GT 6 SBEM. Educação matemática: Novas tecnologias e Educação a Distãncia.INTEGRAÇÃO DO VÍDEO E OUTROS RECURSOS MULTIMÍDIAS. 2014. (Outra).

8.
II FÓRUM DE DISCUSSÃO PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Contribuições de um ambiente composto pelo GeoGebra e pelo M³ para um Estudo sobre Pirâmides. 2013. (Outra).

9.
I Simpósio de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática tica. 2013. (Seminário).

10.
IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2013. (Seminário).

11.
XVI Conferência GPIMEM: 20 anos.Potencialidades de um Ambiente para um Estudo de Pirâmides. 2013. (Outra).

12.
EBRAPEM.Contribuições do GeoGebra e do M³ para um Estudo sobre Pirâmides. 2012. (Encontro).

13.
II Seminário Interno do PECIM - Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. 2012. (Seminário).

14.
I Seminário Interno do PECIM - Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática.O uso do GeoGebra e do M3 como Material Didático de Matemática.. 2012. (Seminário).

15.
palestra institulada "Administração do Tempo e Produtividade Pessoal". 2012. (Outra).

16.
RELME 26 - Reunião Latino America de Matemática Educativa. O uso do GeoGebra e do M3 como Material Didático de Matemática.. 2012. (Congresso).

17.
VI Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática/UNICAMP. 2012. (Outra).

18.
Fórum Permanente: Multimídia no Ensino. 2011. (Outra).

19.
I Conferência Latino-Americana de GeoGebra.A visão do GeoGebra voltada para a concepção de Micromundo. 2011. (Outra).

20.
VII seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Pós Graduação no Brasil e Produtivismo Acadêmico.O uso do GeoGebra e do M3 como Material Didático de Matemática. 2011. (Seminário).

21.
Workshop NIPE Solar: A Energia Solar Térmica de Baixa Temperatura no Brasil - tecnologias, ações e estratégias de disseminação de uso. 2009. (Seminário).

22.
Seminário de Ensino de Ciências e Matemática.Seminário de Ensino de Ciências e Matemática. 2006. (Seminário).

23.
SHIAM-I Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática.A inclusão Social e o Deficiente Auditivo na Escola Regular. 2006. (Seminário).

24.
I Mostra Regional por uma escola inclusiva e acolhedora.I Mostra Regional por uma Escola Inclusiva e Acolhedora. 2005. (Outra).

25.
I Fórum de Extensão Universitária da FCT-UNESP.Programa de monitoramento da disciplina de Matemática na EE Prof. Miguel Omar Barreto. 2003. (Outra).

26.
XIV Semana da Educação - Semana da Pedagogia. Onde está a beleza da educação. 2003. (Congresso).

27.
IX FENTEPP.Mácaras - Avisão do outro. 2002. (Oficina).

28.
IX FENTEPP.Consciência & Criação do Movimento. 2002. (Oficina).

29.
IX FENTEPP.Confecção de Caixas pela reciclagem. 2002. (Oficina).

30.
IX FENTEPP.Interpretação teatral. 2002. (Oficina).

31.
IX FENTEPP.Produção Teatral. 2002. (Oficina).

32.
XIII Semana da Educação - Semana da Pedagogia. Educação Como Direito, Educação como Dever: Exercício de Cidadania, Responsabilidade do Estado. 2002. (Congresso).

33.
23° Colóquio Brasil Brasileiro de Matemática.23° Colóquio Brasileiro de Matemática. 2001. (Oficina).

34.
Semana da Matemática 2001. Semana da Matemática. 2001. (Congresso).

35.
II Encontro de Educação do Oeste Paulista.Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica. 2000. (Encontro).

36.
Semana da Matemática 2000. Semana da Matemática. 2000. (Congresso).

37.
12° Congresso de Leitura do Brasil. 12° Congresso de Leitura do Brasil-Múltiplos objetivos, múltiplas leituras: afinal, o que lê a gente?. 1999. (Congresso).

38.
Semana da Matemática 99. Semana da Matemática. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, A. P. R. M.. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM). 2015. (Outro).

2.
BARROS, A. P. R. M.. 30 anos do PPGEM. 2014. (Outro).

3.
BARROS, A. P. R. M.. IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática. 2013. (Outro).

4.
BARROS, A. P. R. M.. I Simpósio de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática.. 2013. (Outro).

5.
MEGID NETO, J. ; ROSA, M. I. P. ; BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães ; STIVAM, E. P. ; SANTOS, S. P. ; OLIVEIRA, C. F. ; BORTOLATO, A. A. . I Seminário Interno do PECIM - Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BARROS, A. P. R. M.. Um ambiente virtual interativo com o Geogebra e o m3 para um estudo de volume de pirâmides. Um ambiente virtual interativo com o Geogebra e o m3 para um estudo de volume de pirâmides. 1ed.: , 2013, v. 26, p. 1805-1813.

2.
BARROS, A. P. R. M.; AMARAL, R. B. . Constituição e Análise Teórica de um Micromundo para o Estudo de Pirâmides. In: Maurício Rosa; Marcelo Almeida Bairral; Rúbia Barcelos Amaral. (Org.). Educação Matemática, tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 131-161.


Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães. O uso de tecnologias e a produção de novos sentidos aoensinaraprender matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, A. P. R. M.. Understanding a high school blended learning environment from the perspective of complex systems. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 13:43:54