Marcos César de Paula Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7249014007309888
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


possui graduação em Inglês pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na Universidade de Yale, EUA (2004) e na Universidade de Columbia, EUA (2012). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Inglesa e Norte Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica materialista, narrativa e história, cinema e romance norte-americano. É autor de "Figurações do falso em Joseph Conrad" (Humanitas, 2013). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos César de Paula Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, Marcos César de Paula

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.
Av. Prof. Luciano Gualberto,403.
Cid. Universiária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2530
Telefone: (11) 30915041
Fax: (11) 30322325
URL da Homepage: http://www.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Figurações do Falso, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco.
Palavras-chave: romance inglês; figuração; narrativa e história; crítica materialista; Joseph Conrad.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
1985 - 1990
Graduação em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2004
Pós-Doutorado.
Yale University, YALE, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literaturas Inglesa e Norte Americana.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Literatura e outras artes
1/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

8/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Linhas de pesquisa
Literatura e Cinema
2/2002 - Atual
Ensino, Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Crise da Esquerda Norte-Americana e o Cinema Contemporâneo
A Cultura da Frente Popular: Arte e Sociedade nos Estados Unidos dos anos 30-40
Crítica Materialista e Cinema
Figuração e História: Literatura e Cinema Norte-Americano de Orson Welles à Produção Contemporânea
Orson Welles, Robert Altman, Tim Robbins: Três capítulos do Cinema Político Americano
Técnica Artística e Matéria Histórica: a Questão da Perspectiva e do Foco Narrativo nas Artes Visuais, na Ficção e no Cinema
Teorias da montagem nas artes plásticas, na literatura e no cinema
2/2002 - Atual
Ensino, Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Cultura
Introdução à Poesia
Introdução à Prosa
Literatura e Cinema
Movimentos da Poesia
Tópicos do Romance
Tópicos do Teatro
06/2005 - 01/2007
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Curso English On Campus.

Organização Santamarense de Educação e Cultura, OSEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa
Literatura Norte-Americana

União Para a Formação e Cultura do Abc, UNIFEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

9/2000 - 1/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente doutor, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 12

Atividades

5/1998 - 12/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Literatura e Cinema
2.
Literatura e outras artes
3.
Narrativa e capital financeiro


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Literatura e outras artes
Descrição: Análise da relação entre narrativa e outras formas de expressão artística como o cinema, a pintura e a dança..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcos César de Paula Soares - Coordenador.
2003 - 2015
Relações entre literatura e cinema nos EUA a partir dos anos 60
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcos César de Paula Soares - Coordenador / Cristiane Toeldo Maria - Integrante / Leonor Cruz e Sá - Integrante / Marcelo Guirrau - Integrante / Solange Grossi - Integrante / Ana Paula Bianconcini Anjos - Integrante / Antonio Marcos Aleixo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Digital Fronteiraz


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literaturas Inglesa e Norte Americana.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Crítica Cinematográfica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, Marcos César de Paula2016SOARES, Marcos César de Paula. Jogo, trabalho, prostituição: o papel do som em California Split de Robert Altman. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 9, p. 117-136, 2016.

2.
SOARES, Marcos César de Paula2015SOARES, Marcos César de Paula. Jasmine e a sociabilidade das finanças. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 6, p. 71-76, 2015.

3.
SOARES, Marcos César de Paula2014 SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris . Artes, negócios e a coreografia da guerra: a mercantilização do corpo em 'The Company' de Robert Altman. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1-42, 2014.

4.
SOARES, Marcos César de Paula2014SOARES, Marcos César de Paula. Reprodutibilidade técnica, arte e política. Crítica Cultural, v. 9, p. 131-136, 2014.

5.
SOARES, Marcos César de Paula2013SOARES, Marcos César de Paula. Paranoia e Interpretação em 'Annie Hall' de Woody Allen. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem, v. IV, p. 152-168, 2013.

6.
SOARES, Marcos César de Paula2013 SOARES, Marcos César de Paula. Arte e mercado em 'Verdades e Mentiras', o falso documentário de Orson Welles. Revista da Cinemateca Brasileira, v. 2, p. 40-53, 2013.

7.
SOARES, Marcos César de Paula2013SOARES, Marcos César de Paula. O olhar estrangeiro em 'Coração das Trevas' de Joseph Conrad. Lumen et Virtus, v. IV, p. 127-154, 2013.

8.
SOARES, Marcos César de Paula2013SOARES, Marcos César de Paula. Voar é com os pássaros: Inconformismo e mercado no cinema norte-americano dos anos 70. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 3, p. 210-236, 2013.

9.
SOARES, Marcos César de Paula2013 SOARES, Marcos César de Paula. A figura do escritor em 'Meia-Noite em Paris' de Woody Allen. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 36, p. 81-97, 2013.

10.
SOARES, Marcos César de Paula2013SOARES, Marcos César de Paula. Subdesenvolvimento e literatura: um caso cubano. Caderno de Letras (UFPEL), v. 21, p. 75-82, 2013.

11.
SOARES, Marcos César de Paula2012SOARES, Marcos César de Paula. O Filme de Conspiração e a Ascensão da Direita nos Estados Unidos. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem, v. III, p. 152-174, 2012.

12.
SOARES, Marcos César de Paula2012SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris ; ANJOS, A. P. B. . 'Crimes e pecados': Woody Allen, Hollywood e o cinema independente. Crítica Cultural, v. 7, p. 159-167, 2012.

13.
SOARES, Marcos César de Paula2011SOARES, Marcos César de Paula. Trabalho e memória em 'A Última Noite' de Robert Altman. Crítica Cultural, v. 6, p. 217-231, 2011.

14.
SOARES, Marcos César de Paula2010SOARES, Marcos César de Paula. Benjamin, Brecht, Cinema. Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006), v. 14, p. 23-33, 2010.

15.
SOARES, Marcos César de Paula2008SOARES, Marcos César de Paula. Estética e Política em Robert Altman. Revista Nau, v. 1, p. 95-105, 2008.

16.
SOARES, Marcos César de Paula2007SOARES, Marcos César de Paula. O antídoto anti-reificação de Orson Welles: a armação dialética de Cidadão Kane. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 23, p. 185-195, 2007.

17.
SOARES, Marcos César de Paula2007SOARES, Marcos César de Paula. The Regressive Side of Modernization in Relation to two Films by Robert Altman. Colloquy Text Theory Critique, v. 14, p. 74-80, 2007.

18.
SOARES, Marcos César de Paula2006SOARES, Marcos César de Paula. A Semântica Militante de Raymond Williams. Margem Esquerda, São Paulo, v. 7, p. 213-216, 2006.

19.
SOARES, Marcos César de Paula2006SOARES, Marcos César de Paula. A retórica da Nova Direita e a "culturalização" da luta de classes: a perspectiva dos Estudos Culturais. Crop (FFLCH/USP), v. 11, p. 197-202, 2006.

20.
SOARES, Marcos César de Paula2002SOARES, Marcos César de Paula. Narrativa, Imagem, Mercadoria. Crop Revista da Área de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana, Universidade de São Paulo, v. 8, p. 405-419, 2002.

21.
SOARES, Marcos César de Paula2002SOARES, Marcos César de Paula. Hollywood and the Nation. Abei Journal The Brazilian Journal Of Irish Studies, Universidade de São Paulo, v. 4, p. 159-161, 2002.

22.
SOARES, Marcos César de Paula2001SOARES, Marcos César de Paula. Estrutura Épica, ornamento e tecnologia no cinema pós-moderno. Revista Cultura Vozes, Petrópolis, Editora Vozes, v. 5, p. 48-61, 2001.

23.
SOARES, Marcos César de Paula1998SOARES, Marcos César de Paula. Images of Britain: Difference and Sameness in Late Capitalism. Crop Revista da Área de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana, Universidade de São Paulo, v. 4/5, p. 97-108, 1998.

24.
SOARES, Marcos César de Paula1995SOARES, Marcos César de Paula. Gothic, Suspense and Ideology in the 18th Century English Novel. Crop Revista da Área de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte Americana, Universidade de São Paulo, v. 02, p. 36-43, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, Marcos César de Paula. A figuração do falso em Joseph Conrad. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2013. v. 500. 324p .

2.
SOARES, Marcos César de Paula. Literatura em Língua Inglesa: Tendências Contemporâneas. 1. ed. Curitiba: Iesde Brasil S. A., 2009. v. 1. 152p .

3.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S. (Org.) . Crítica Cultural Materialista. 1. ed. Humanitas: São Paulo, 2008. v. 500. 368p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Colaboração artística e o conceito de autoria em Verdades e Mentiras. In: Marcos Fabris; Patrícia Kruger. (Org.). Imagem e História. 1ed.São Paulo: Beca, 2018, v. 1, p. 101-120.

2.
SOARES, Marcos César de Paula. O naturalismo nos Estados Unidos. In: Guinsburg, Jacó; Faria, João Roberto. (Org.). O naturalismo. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 2017, v. 1, p. 271-284.

3.
SOARES, Marcos César de Paula. Re-Imagining the 1920s: Woody Allen's Dreamwork in Midnight in Paris. In: Nancy Von Rosk. (Org.). Looking Back at the Jazz Age. 1ed.Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2016, v. 1, p. 201-217.

4.
SOARES, Marcos César de Paula. A estrutura épica das primeiras comédias de Woody Allen. In: Lajosy Silva. (Org.). Folhas. 1ed.São Paulo: Livrus, 2014, v. 2, p. 191-204.

5.
SOARES, Marcos César de Paula. Brewster McCloud and the Limits of the Historical Imagination. In: Rick Armstrong. (Org.). Robert Altman - Critical Essays. Jefferson & London: McFarland & Company, 2011, v. , p. 77-99.

6.
SOARES, Marcos César de Paula. Norma Industrial e Autorismo nos Filmes da Renascença Norte-Americana. In: Canepa, Laura; Müller, Adalberto; Souza, Gustavo; Vieira, Marcel. (Org.). XII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine. São Paulo: Socine, 2011, v. 1, p. 258-267.

7.
SOARES, Marcos César de Paula. O Projeto Inacabado de Cidadão Kane. In: Marcos Soares; Maria Elisa Cevasco. (Org.). Crítica Cultural Materialista. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2008, v. 2, p. 167-226.

8.
SOARES, Marcos César de Paula. Cinema. In: Raymond Williams. (Org.). Palavras-Chave. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007, v. , p. 412-415.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Choque de aparências. Cult (São Paulo), São Paulo, p. 38 - 39, 01 dez. 2010.

2.
SOARES, Marcos César de Paula. Rabelais, à vontade entre os gigantes. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 16 - 18, 01 ago. 2007.

3.
SOARES, Marcos César de Paula. La Fontaine, criador de máximas. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 19 - 19, 01 ago. 2007.

4.
SOARES, Marcos César de Paula. Racine, olhos para a antigüidade. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 20 - 21, 01 ago. 2007.

5.
SOARES, Marcos César de Paula. Molière, o riso como crítica. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 22 - 23, 01 ago. 2007.

6.
SOARES, Marcos César de Paula. Flaubert, a precisão da escrita. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 50 - 53, 01 ago. 2007.

7.
SOARES, Marcos César de Paula. Nouveau Roman, a dissolução do romance. Caderno Entrelivros, Duetto Editorial - São Paulo, p. 78 - 79, 01 ago. 2007.

8.
SOARES, Marcos César de Paula. Marguerite Duras, a opção pela ambigüidade. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 80 - 80, 01 ago. 2007.

9.
SOARES, Marcos César de Paula. Simenon, o pai do Comissário Maigret. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 83 - 83, 01 ago. 2007.

10.
SOARES, Marcos César de Paula. Marguerite Yourcenar, mergulho no Império Romano. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Francesa, Duetto Editorial - São Paulo, p. 81 - 81, 01 ago. 2007.

11.
SOARES, Marcos César de Paula. Sob o signo da liberdade. Caderno Entrelivros: Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 6 - 11, 01 jul. 2007.

12.
SOARES, Marcos César de Paula. Fitzgerald: o cronista de era do jazz. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 42 - 43, 01 jul. 2007.

13.
SOARES, Marcos César de Paula. John dos Passos: militância e experimentalismo. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 44 - 44, 01 jul. 2007.

14.
SOARES, Marcos César de Paula. Steinbeck: o cronista da depressão. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 46 - 46, 01 jul. 2007.

15.
SOARES, Marcos César de Paula. Salinger: a força do coloquialismo. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 56 - 57, 01 jul. 2007.

16.
SOARES, Marcos César de Paula. Doctorow: um muralista das ideologias. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 73 - 73, 01 jul. 2007.

17.
SOARES, Marcos César de Paula. Romance policial: o requinte do popular. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 78 - 79, 01 jul. 2007.

18.
SOARES, Marcos César de Paula. Ficção Científica: os limites da imaginação. Caderno Entrelivros - Panorama da Literatura Americana, Duetto Editorial - São Paulo, p. 80 - 81, 01 jul. 2007.

19.
SOARES, Marcos César de Paula. Joseph Conrad: Marinheiro em terra estrangeira. Cadernos Entrelivros, São Paulo, p. 55 - 57, 01 maio 2007.

20.
SOARES, Marcos César de Paula. D. H. Lawrence: discutindo o sexo dos ingleses. Cadernos Entrelivros, São Paulo, p. 84 - 84, 01 maio 2007.

21.
SOARES, Marcos César de Paula. Graham Greene: entre a diversão e a arte. Cadernos Entrelivros, São Paulo, p. 88 - 88, 01 maio 2007.

22.
SOARES, Marcos César de Paula. A geração pós-moderna. Cadernos Entrelivros, São Paulo, p. 95 - 96, 01 maio 2007.

23.
SOARES, Marcos César de Paula. Do texto à tela: literatura e cinema. Mundo - Geografia e Politica Internacional., Sao Paulo, , v. n. 5, p. 10 - 11, 01 set. 2003.

24.
SOARES, Marcos César de Paula. O Pesadelo da Modernização. CULT, São Paulo, , v. 68, p. 47 - 53, 01 abr. 2003.

25.
SOARES, Marcos César de Paula. Totalização Difícil: "Gangues de Nova York" de Martin Scorsese. Reportagem, São Paulo, , v. 42, p. 52 - 53, 03 mar. 2003.

26.
SOARES, Marcos César de Paula. Por trás das Letras. Reportagem, São Paulo, , v. 31, p. 41 - 42, 20 fev. 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Estética e Política em Robert Altman. In: XI Encontro Internacional Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2007, Rio de Janeiro. XI Encontro Internacional Socine - Caderno de Resumos., 2007.

2.
SOARES, Marcos César de Paula. Brecht e o desperdício das forças produtivas. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. Caderno de resumos, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, Marcos César de Paula. 1968 e o Novo Cinema Americano.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, Marcos César de Paula. Aesthetic Form and Uneven Modernity. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Discretas esperanças. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SOARES, Marcos César de Paula. Introdução. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SOARES, Marcos César de Paula. Apresentação de Gore Vidal. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
CEVASCO, Maria Elisa ; SOARES, Marcos César de Paula . Crítica Materialista. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris . Evidências do Real. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008. (Tradução/Livro).

6.
SOARES, Marcos César de Paula. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006. (Tradução/Livro).

7.
SOARES, Marcos César de Paula. "A Alegoria Histórica" em TEORIA CONTEMPORÂNEA DO CINEMA. São Paulo: Senac, 2005. (Tradução/Artigo).

8.
SOARES, Marcos César de Paula. A arte da separação de Willa Cather. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
SOARES, Marcos César de Paula. Regressões da Era Contemporânea. São Paulo: Paz e terra, 2003. (Tradução/Artigo).

10.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa . A Cultura do Dinheiro - Ensaios sobre a Globalização. Petrópolis: Vozes, 2001. (Tradução/Livro).

11.
SOARES, Marcos César de Paula. "Cinema e Vanguarda" em O CINEMA NO SÉCULO. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Tradução/Artigo).

12.
SOARES, Marcos César de Paula. "Cinema e Política" em O CINEMA NO SÉCULO. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Tradução/Artigo).

13.
SOARES, Marcos César de Paula. "Diva e o Socialismo Francês" em AS MARCAS DO VISÍVEL. Rio de Janeiro: Graal, 1995. (Tradução/Artigo).

14.
SOARES, Marcos César de Paula. "Alegorizando Hitchcock" em AS MARCAS DO VISÍVEL. Rio de Janeiro: Graal, 1995. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Chaplin - Uma Biografia Definitiva. 2011.

2.
Royot, Daniel ; SOARES, Marcos César de Paula . A literatura americana. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, Marcos César de Paula. 'O coração das trevas' de Joseph Conrad. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOARES, Marcos César de Paula. Visões de Brecht. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOARES, Marcos César de Paula. 'Cronicamente Inviável' de Sérgio Bianchi. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SOARES, Marcos César de Paula. 'A causa secreta' de Sérgio Bianchi. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Origens da Comédia Cinematográfica Norte-Americana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOARES, Marcos César de Paula; GONCALVES, M. T. F. . Lições de Arte Moderna: Cubismo, Abstração e Surrealismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris . A crítica à modernização na pintura e na fotografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOARES, Marcos César de Paula. Narrativa, Pintura e Fotografia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOARES, Marcos César de Paula. A comédia americana na literatura e no cinema. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOARES, Marcos César de Paula. A história norte-americana através do cinema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SOARES, Marcos César de Paula. CROP - Revista da Área de Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Norte-Americana. 2006. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, F.; SOARES, Marcos César de Paula; FRAGELLI, P.; KRUGER, P. A.. Participação em banca de Vinícius Cherobino Brunette. Do narrar à beira da morte: uma leitura crítica de Malone Dies de Samuel Beckett. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

2.
PACHECO, A. P. S. E. S.; Gonçalves, Marcos Fabris; BITENCOURT, G. S.; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Gabriel Bordignon de Lima. Charlie Chaplin - laboratório subversivo e sabotagens industriais: um estudo de A Casa de Penhores (1916) e Tempos Modernos (1936). 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

3.
SOARES, Marcos César de Paula; PARREIRA, M. P.; OTSUKA, E. T.; SA, D. S.. Participação em banca de Vinicius Domingos de Oliveira. O Morro dos Ventos Uivantes enquanto obra dialética. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

4.
FERREIRA, C. A.; SOARES, Marcos César de Paula; ILARI, M. D. S.; BEVILACQUA SOBRINHO, A.. Participação em banca de Diana Sution Lee. O sonho americano em Pins and Needles. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

5.
GUIRRAU, Marcelo; SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Lindberg S. Campos Filho. Estética modernista e patriarcado capitalista: um estudo sobre Orlando de Virginia Woolf. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

6.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; TOLEDO, L. H.. Participação em banca de André Luis Reis Fernandes. Futebol, Cultura e Utopia: uma leitura de "À Procura de Eric" de Ken Loach. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

7.
ALMEIDA, J.; SOARES, Marcos César de Paula; SCHWARTZ, A.. Participação em banca de Ana Carolina Faustino Tieti Souza. Fronteira e extinção: estudo sobre a representação da tradição e da modernidade rural em Tess of the D'Ubervilles de Thomas Hardy. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

8.
SOARES, Marcos César de Paula; ILARI, M. D. S.; PIETRAROIA, F. L. S.. Participação em banca de Camila parecida Viana Amaral. Desafios estético-formais na peça Blasted, de Sarah Kane. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

9.
PACHECO, A. P. S. E. S.; SOARES, Marcos César de Paula; ARAUJO, H. J. V.. Participação em banca de Agnelo Bento Lino Filho. O truque e a técnica: representações do trabalho em Lavoura Arcaica (filme e romance) e S. Bernardo (filme). 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

10.
BISCHOF, B.; SOARES, Marcos César de Paula; MOURA, A. S. C.. Participação em banca de Ernesto José de Castro Candido Lopes. Tradição e Revolução: Análise de La Terra Trema de Luchino Visconti. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

11.
Durão, Fabio A.; SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Alysson Tadeu Alves de Oliveira. Apocalypse Now & Forever: figurações do presente em The Road, de Cormac McCarthy. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

12.
PACHECO, A. P. S. E. S.; Gonçalves, Marcos Fabris; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Lívia Cordeiro Mantovani. "E todos foram à praia": o cinema como resistência em "Nunca Aos Domingos" de Jules Dassin. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

13.
ALEIXO, A. M.; SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris. Participação em banca de Rosângela Aparecida de Queirós. Do sonho americano à forma mercadoria: uma leitura de ?Zelig? de Woody Allen. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

14.
SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Adre Ferreira Gomes de Carvalho. Sensibilidade e Observação Social em "Nine Stories" de J. D. Salinger. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

15.
SOARES, Marcos César de Paula; Alambert, Francisco; SILVEIRA JUNIOR, W. G.. Participação em banca de Elder Kôei Itikawa Tanaka. Jazz, indústria cultural e política em Kansas City, de Robert Altman. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

16.
SOARES, Marcos César de Paula; PUGLIA, D.; Santos, Sérgio R C. Participação em banca de Neyde Figueira Branco. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

17.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; GLASER, A. L.. Participação em banca de Gustavo Piacentini. Reificação na ficção científica norte-americana dos anos 60: uma análise do foco narrativo de Do Androids dream of electric sheep? de Philip K. Dick. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

18.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; MORELLI, A. F.. Participação em banca de Roberta Fabbri Viscardi. A posição do narrador em The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

19.
SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Fábio Brazolin Abdulmassih. Aulas de Literatura Russa - F. M. Dostoiévski por V. Nabókov. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Universidade de São Paulo.

20.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; LEITE, Jose Correa Junior. Participação em banca de Rodrigo Marcelo Viña Bertolotto. Utopias Pós-Modernas: Uma leitura da trilogia marciana de Kim Stanley Robinson. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

21.
SOARES, Marcos César de Paula; Alambert, Francisco; Martins, Luiz Renato. Participação em banca de Tiago Machado de Jesus. Entre a Vanguarda e o Modernismo: Uma Análise dos Escritos de Ad Reinhardt. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

22.
SOARES, Marcos César de Paula; LOUREIRO, Isabel Maria F R; CEVASCO, Maria Elisa. Participação em banca de Evelise Guioto de Souza. Dogville, Filme e Crítica. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

23.
SOARES, Marcos César de Paula; LOUREIRO, Isabel Maria F R. Participação em banca de Adriana Fernandes Morelli. Forma Literária e dinâmica social em O Campo e a Cidade.. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

24.
SOARES, Marcos César de Paula; FABRIS, Mariarosaria. Participação em banca de Carla Dorotea Bartz. Coal Face: um filme de Alberto Cavalcanti. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

25.
SOARES, Marcos César de Paula; LOUREIRO, Isabel. Participação em banca de Andre Luiz Glaser. Raymond Williams e Richard Hoggart - Para Uma Definiçao de Cultura. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

26.
SOARES, Marcos César de Paula; TELESI, Silvia Fernandes da Silva. Participação em banca de Graziela Maria Lisboa Pinheiro. The Show Must Go On: a industria cultural como mediadora do sonho americano em The House of Blue leaves e Six degrees of Separation. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

27.
SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Roberto Rillo Bíscaro. Eles não fumam charuto: a inversão no uso de esterótipos gays na peça Lips Together, Teeth Apart de Terence McNally. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SARAIVA, L. R.; SOARES, Marcos César de Paula; GONCALVES, M. T. F.; GUIRRAU, Marcelo; PACHECO, A. P. S. E. S.. Participação em banca de Neyde Figueira Branco. Representações da arte e do trabalho em Verdades e Mentiras de Orson Welles. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

2.
SOUZA, F.; ALMEIDA, J.; SOARES, Marcos César de Paula; PASINI, L.; FERNANDES, G. M.. Participação em banca de Gabriela Siqueira Bitencourt. Modernização urbana e experimentação formal em Manhattan Transfer, de John dos Passos. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

3.
ALEIXO, A. M.; XAVIER, I. N.; CEVASCO, M. E. B. P. S.; SOARES, Marcos César de Paula; REDONDO, T. L.. Participação em banca de Patrícia de Almeida Kruger. Penetrando o Éden: Anticristo de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

4.
Durão, Fabio A.; PUGLIA, D.; SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; PHILIPPOV, R.. Participação em banca de Fabiana e Lacerda Vilaço. A figuração da experiência histórica em Edgar Allan Poe. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

5.
Alambert, Francisco; ALEIXO, A. M.; SOARES, Marcos César de Paula; GONCALVES, M. T. F.; GUIRRAU, Marcelo. Participação em banca de Elder Kôei Itikawa Tanaka. Inimigos públicos em Hollywood: estratégias de contenção e ruptura em dois filmes de gângster dos anos 1930-1940. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

6.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; XAVIER, I. N.; GRESPAN, J. L. S.; BORGES, C. S.. Participação em banca de Ana Paula Bianconcini Anjos. A cidade cartão-postal no cinema de Woody Allen. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

7.
CEVASCO, M. E. B. P. S.; SOARES, Marcos César de Paula; LOUREIRO, Isabel; BETTI, M. S.; LEITE, Jose Correa Junior. Participação em banca de Ana Rüsche. Utopia, feminismo e resignação em The Left Hand of Darkness e The Handmaid's Tale. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

8.
CEVASCO, M. E. B. P. S.; Bueno, Andre Luiz de Lima; SOARES, Marcos César de Paula; PUGLIA, D.; FERREIRA, C. A.. Participação em banca de Érika Paula de Maos. A Revolução e a (Im)possibilidade da Reforma em A Tale of Two Cities de Charles Dickens. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

9.
SOARES, Marcos César de Paula; GUIRRAU, Marcelo; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Elton Luiz Aliandro Furlanetto. Utopia, história e violência na obra de Marge Piercy. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

10.
ALEIXO, A. M.; ALVES, G. A. P.; SOARES, Marcos César de Paula; GONCALVES, M. T. F.; PACHECO, A. P. S. E. S.. Participação em banca de Cristiane Toledo Maria. Tradições e rupturas no cinema político de Michael Morre. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

11.
SOARES, Marcos César de Paula; MACHADO, R.; XAVIER, I. N.; MORETTIN, E. V.; OLMOS, A. C. A.. Participação em banca de Maria Alzuguir Gutierrez. Um "momento crítico de tomada de consciência latino-americana" : o cinema moderno da América Latina e as letras. 2014. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

12.
SARDINHA, A. P. B.; LOPES, M. C.; SOARES, Marcos César de Paula; BRAIT, E.; FERREIRA, A. A. G. D.. Participação em banca de Márcia Veirano Pinto. A linguagem dos filmes norte-americanos ao longo dos anos: uma abordagem multidimensional. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
XAVIER, Ismail; SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Antonio Marcos Aleixo. Um Épico Possível:Refuncionalizações de Técnicas, Formas e Clichês em Nashville, de Robert Altman. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

14.
SOARES, Marcos César de Paula; PUGLIA, D.; LUSVARGHI, L. C.; ILARI, M. D. S.; MORELLI, A. F.. Participação em banca de Solange de Almeida Grossi. As possibilidades não-realizadas em assassinato em Gosford Park, de Robert Altman. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

15.
Durão, Fabio A.; Gonçalves, Lourdes B.; SOARES, Marcos César de Paula; Silva. Marcio R. P.; Zuin, A. A. S.. Participação em banca de Charles Albuquerque Ponte. Indústria Cultural, Repetição e Totalização na Trilogia Pânico. 2011. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; Bueno, Andre Luiz de Lima; PASTA JUNIOR, J. A.; FLORY, A. V.. Participação em banca de Adriana Fernandes Morelli. Dois modos de ler: o poder de aferição da crítica materialista em Raymond Williams e Roberto Schwarz. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

17.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; PUGLIA, D.; Bueno, Andre Luiz de Lima; FISCHER, Luis Augusto. Participação em banca de Rodrigo Ennes da Cunha. Rumo ao Abstrato: a importação de teorias anglo-americanas na crítica literária brasileira. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

18.
SOARES, Marcos César de Paula; BETTI, M. S.; ABRAMO, M. A. B. F. W.; Santos, Sérgio R C; Sabinson, Eric M. Participação em banca de Mayumi Denise Senoi Ilari. Teatro e Contestação no Mundo Globalizado: o Bread and Puppet Theater na Sociedade de Consumo. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

19.
SOARES, Marcos César de Paula; PUGLIA, D.; CEVASCO, Maria Elisa; LOUREIRO, Isabel; Bueno, Andre Luiz de Lima. Participação em banca de André Luis Glaser. Materialismo Cultural. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

20.
SOARES, Marcos César de Paula; LEAL FILHO, L.; MOURAO, M. D. G.; SANTORO, L. F.; SIMIS, A.. Participação em banca de Luiza Cristina Lusvarghi. Cidade de Deus e Cidade dos Homens. 2007. Tese (Doutorado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

21.
SOARES, Marcos César de Paula; XAVIER, Ismail; MACHADO, R.; REWALD, R. A.; EUGENIO, M. F. N.. Participação em banca de Leandro Rocha Saraiva. Pequenos homens, grandes destinos e ironias líricas - O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2004) e Redentor (Cláudio Torres, 2005). 2006. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

22.
BETTI, M. S.; CEVASCO, Maria Elisa; SOARES, Marcos César de Paula; Oliveira, Berenice A. R.; GOMES, André Luiz. Participação em banca de Roberto Rillo Bíscaro. O choque dos mundos: uma leitura materialista da peça. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

23.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; VASCONCELOS, Sandra; DAGLIAN, Carlos. Participação em banca de Márcio Amed. O Impressionismo em Machado de Assis e Joseph Conrad. 2004. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

24.
SOARES, Marcos César de Paula; DAGLIAN, Carlos; CEVASCO, Maria Elisa. Participação em banca de Carla Alexandra Ferreira. The Coup and Brazil: Uma Leitura do Norte pelo Sul. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

25.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; ALMEIDA, J.. Participação em banca de Nasrin Latiffi Ghassemi. Stuart Hall: A Man for All Seasons. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

26.
SOARES, Marcos César de Paula; XAVIER, Ismail; CEVASCO, Maria Elisa; HAMBURGER, Stella. Participação em banca de Júlio César Lobo. Rede de Representações: configurações do correspondente estrangeiro em situações de comunicação intercultural no cinema internacional, 1968-1988. 2002. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; SAURI, E.. Participação em banca de Alysson Tadeu Alves de Oliveira. Uma Leitura de The Dispossessed de Ursula Le Guin. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

2.
PACHECO, A. P. S. E. S.; SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Lindberg S. Campos Filho. Valências políticas do romance em Virginia Woolf e Bertolt Brecht. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

3.
SOARES, Marcos César de Paula; JUNQUEIRA, M. A.; COGGIOLA, O. L. A.. Participação em banca de Lucas André Berno Kölln. O Mundo dos Trabalhadores na Literatura de Jack London e Sherwood Anderson. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História Econômica) - Universidade de São Paulo.

4.
GONCALVES, M. T. F.; SOARES, Marcos César de Paula; KATZ, H.. Participação em banca de Jane Silveira de Oliveira. Forma e história em movimento: um estudo sobre o trabalho coreográfico de Martha Graham. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

5.
ALEIXO, A. M.; SOARES, Marcos César de Paula; GUIRRAU, Marcelo. Participação em banca de Roberta Viscardi Fabbri. A crise de 1929 e o romance de F. Scott Fitzgerald. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

6.
SOARES, Marcos César de Paula; SARAIVA, L. R.; PACHECO, A. P. S. E. S.. Participação em banca de Neyde Figueira Branco. Trabalho e indústria cultural em 'Verdades e Mentiras' de Orson Welles. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

7.
PACHECO, A. P. S. E. S.; ALMEIDA, J.; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Gabriela Siqueira Bitencourt. Cidades vulcânicas: dilemas da modernização urbana em Manhattan Transfer e Serafim Ponte Grande. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

8.
CEVASCO, M. E. B. P. S.; SOARES, Marcos César de Paula; PUGLIA, D.. Participação em banca de Fabiana de Lacerda Vilaço. A figuração do trabalho na obra de Edgar Allan Poe. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

9.
SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris; ALEIXO, A. M.. Participação em banca de Elder Kôei Itikawa Tanaka. A classe trabalhadora como sujeito e como representação nos filmes de gângster dos anos 30 e 40. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

10.
CEVASCO, M. E. B. P. S.; SOARES, Marcos César de Paula; PUGLIA, D.. Participação em banca de Érika Paula de Matos. Reforma e revolução no Conto das Duas Cidades de Charles Dickens. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

11.
CEVASCO, M. E. B. P. S.; INACIO, E. C.; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Ana Rüsche. A impossibilidade da concepção da utopia nas obras ?The left hand of darkness? de Ursula Le Guin e ?The handmaid's Tale? de Margaret Atwood. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

12.
CEVASCO, M. E. B. P. S.; Gonçalves, Marcos Fabris; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Ana Paula Bianconcini Anjos. A Sátira Política de Woody Allen sobre as Relações Contemporâneas entre os Estados Unidos e a Europa. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

13.
ALBIERI, S.; MARINHO, F. C. P.; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Matheus Cardoso da Silva. As Cartas de Londres: intelectuais, socialismo e sociedade em Londres e em Nova York, 1941-1946. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

14.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.; BERRIEL, C. E. O.. Participação em banca de Elton Luiz Aliandro Furnaletto. Poderes do passado e usos do futuro: um leitura crítica dos romances "Woman on the edge of time" e "He, she and it" de Marge Piercy. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

15.
SOARES, Marcos César de Paula; GONCALVES, M. T. F.; CEVASCO, Maria Elisa. Participação em banca de Patrícia de Almeida Kruger. Penetrando o Éden: um estudo de "Anticristo" de Lars von Trier. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

16.
SOARES, Marcos César de Paula; ALVES, G. A. P.; ALEIXO, A. M.. Participação em banca de Cristiane Toledo Maria. Tradições e rupturas no cinema político de Michael Moore. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

17.
SOARES, Marcos César de Paula; SARDINHA, A. P. B.; LOPES, M. C.. Participação em banca de Marcia Veirano Pinto. A linguagem dos filmes americanos al longo dos anos: uma abordagem multidimensional. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
SOARES, Marcos César de Paula; GARMES, H.. Participação em banca de José Carlos Siqueira de Souza. O romance-ensaio de Eça de Queirós. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

19.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; Alambert, Francisco. Participação em banca de Marcos Tadeu Fabris Gonçalves. Imagem, Militância e Crítica Materialista. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

20.
SOARES, Marcos César de Paula; ILARI, M. D. S.; BETTI, M. S.. Participação em banca de Ronaldo Alves de Oliveira. Teatro Campesino & Black Revolutionary Theatre. Ruptura, Inovação e Transformação. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

21.
Salles, Cecília A.; Ferreira, Jerusa P.; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Elen Cristina Souza Koch van Doppenschmitt. As vozes no cinema de Tomás Gutiérrez Alea. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
SOARES, Marcos César de Paula; Bueno, Andre Luiz de Lima; CEVASCO, Maria Elisa. Participação em banca de Rodrigo Ennes da Cunha. Crítica e ficção: a importação de teorias anglo-americanas na crítica literária brasileira. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

23.
SOARES, Marcos César de Paula; BETTI, M. S.; CEVASCO, Maria Elisa. Participação em banca de Rosa de Souza Laquímia. Ficção Negra Feminina nos contextos brasileiro e norte-americano. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

24.
SOARES, Marcos César de Paula; Cohn, Gabriel. Participação em banca de André Luiz Glaser. Raymond Williams. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

25.
SOARES, Marcos César de Paula; XAVIER, Ismail; MACHADO, R.. Participação em banca de Leandro Rocha Saraiva. Distinção Social e Subjetividade no Cinema Brasileiro Contemporâneo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

26.
SOARES, Marcos César de Paula; MOURAO, M. D. G.; SANTORO, L. F.. Participação em banca de Luiza Cristina Lusvarghi. Cidade de Ninguém: Novas Tecnologias, Televisão e Discurso Jornalístico nas Imagens da Periferia no Cinema Nacional Pós-Moderno. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

27.
SOARES, Marcos César de Paula; BETTI, M. S.; ABRAMO, M. A. B. F. W.. Participação em banca de Mayumi Denise Senoi Ilari. O Teatro do Bread and Puppet. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

28.
SOARES, Marcos César de Paula; AGUIAR, Flávio Wolf. Participação em banca de Márcio Antonio Coimbra Amed. Nostromo de Joseph Conrad e Dom Casmurro de Machado de Assis. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
BETTI, M. S.; SOARES, Marcos César de Paula; IZARRA, L. P. Z.. Participação em banca de Osvando de Melo Marques. Significantes e (re)significados: letramento e trauma cultural chicano em Under the Feet of Jesus (1995) de Helena Maria Viramontes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

2.
SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris; PACHECO, A. P. S. E. S.. Participação em banca de Gabriel Bordignon de Lima. Charles Chaplin e a crítica da razão instrumental em The Pawnshop (1916) e Modern Times (1936). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

3.
ANJOS, A. P. B.; SOARES, Marcos César de Paula; GONCALVES, M. T. F.. Participação em banca de Carolina Fiori Godoy. A Dominância do Capital na Indústria Cinematográfica: Uma Análise de The Playhouse, de Buster Keaton. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

4.
SOARES, Marcos César de Paula; BETTI, M. S.; ILARI, M. D. S.. Participação em banca de Diana Sution Lee. O sonho americano em Pins and Needles. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

5.
RABELLO, I. D.; SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de Vitor Soster. Crítica cultural materialista na contemporaneidade: a forma equívoca de O Som Ao Redor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

6.
SOARES, Marcos César de Paula; OTSUKA, E. T.; SILVA, A. G.. Participação em banca de Vinícius Domingos de Oliveira. O Morro dos Ventos Uivantes enquanto obra dialética. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

7.
PACHECO, A. P. S. E. S.; Gonçalves, Marcos Fabris; SOARES, Marcos César de Paula. Participação em banca de Jane Silveira de Oliveria. Martha Graham e a Formação da Dança Moderna na Década de 1930. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

8.
SOARES, Marcos César de Paula; FRAGELLI, P.; SOUZA, F.. Participação em banca de Vinícius Cherobino Brunette. "Malone Dies" e " Leite Derramado": uma leitura comparativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

9.
SOARES, Marcos César de Paula; PARREIRA, M. P.. Participação em banca de Ana Carolina Faustino Tieti Souza. A Margem do Mundo: Um Estudo sobre a Representação da Tradição Rural em Vias de Extinção no romance de Thomas Hardy "Tess of the Ubervilles". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

10.
SOARES, Marcos César de Paula; ILARI, M. D. S.; PIETRAROIA, F. L. S.. Participação em banca de Camila Aparecida Viana Amaral. Desafios estético-políticos na peça Blasted, de Sarah Kane. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

11.
SOARES, Marcos César de Paula; CEVASCO, Maria Elisa; OTSUKA, E. T.. Participação em banca de Lindberg Souza Campos Filho. Estética da modernização e patriarcado capitalista: uma leitura de Orlando de Virginia Woolf. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

12.
SOARES, Marcos César de Paula; Gonçalves, Marcos Fabris; CEVASCO, M. E. B. P. S.. Participação em banca de André Luis Reis Fernandes. O futebol e o sujeito contemporâneo: uma leitura de "Looking for Eric" de Ken Loach. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

13.
SOARES, Marcos César de Paula; BISCHOF, B.; FABRIS, M. R.. Participação em banca de Ernest José de Castro Candido Lopes. Análise comparada de "Il Gattopardo", o filme e o romance. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOARES, Marcos César de Paula. Comissão Examinadora de Concurso Público para Professor Efetivo de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. 2015.

2.
Durão, Fabio A.; SOARES, Marcos César de Paula; Philopv, Renata; Silvares, Lavínia; Jeha, Júlio. Banca para provimento de Professor Doutor de Literaturas de Língua Inglesa na Unifesp. 2013.

3.
CEVASCO, Maria Elisa; SOARES, Marcos César de Paula; Paro, Maria Clara B.; Almeida, Sandra R. G.; Lavalle, Luci M. Collin. Membro da Comissão Julgadora do Concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor na Departamento de Letras Modernas, área de Inglês, da USP. 2008. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14th Annual Conference - Historical Materialism London. The Militant Cinema of Ken Loach. 2017. (Congresso).

2.
IRCa Research Project.Ken Loach e a discussão sobre o naturalismo na Inglaterra. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Diversitas: Arte e Revolução.O cinema militante de Ken Loach. 2017. (Seminário).

4.
XXI Encontro da SOCINE. Woody Allen e a crítica de cinema na Trumpland contemporânea. 2017. (Congresso).

5.
21st World Congress of the International Comparative Literature Association. Irrational Men: the Critique of Neo-Liberal Subjectivity in Woody Allen's Recent Films. 2016. (Congresso).

6.
Alerta de incêndio - Seminário dos Discentes de Teoria Literária.Brecht e a crítica de cinema. 2016. (Seminário).

7.
IRCA Research Project.Aesthetic Forn abd Uneven Modernity. 2016. (Seminário).

8.
Bridges Across Cultures. Culture and Finance Capital in Woody Allen's Blue Jasmine. 2015. (Congresso).

9.
Ciclo "Brecht e o Cinema".O processo de "Kuhle Wampe". 2015. (Encontro).

10.
Ciclo David Mamet.A dramaturgia norte-americana contemporânea. 2015. (Encontro).

11.
História da Experimentação no Cinema e na Crítica."Voar é com os pássaros", de Robert Altman. 2015. (Outra).

12.
Modernismos em Diálogo: O Papel Social da Arte e da Fotografia.A potência crítica da matéria moderna. 2015. (Seminário).

13.
Mostra de Filmes David Mamet.Debate sobre "Wag de Dog", com roteiro de David Mamet. 2015. (Outra).

14.
Orson Welles 100 anos depois: A Guerra dos Mundos.Orson Welles e a Guerra dos Mundos. 2015. (Encontro).

15.
XIX Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A ascensão dos "rebeldes conservadores" em três filmes de Stanley Kubrick. 2015. (Congresso).

16.
Annual Meeting of ACLA - American Comparative Literature Association. Labor, art and war: a reading of Robert Altman's The Company. 2014. (Congresso).

17.
Colóquio Eisenstein.Realismo e Naturalismo em Eisenstein: os textos sobre Zola.. 2014. (Simpósio).

18.
XVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Verdoux, Blanche, Jasmine e a Sociabilidade das Finanças. 2014. (Congresso).

19.
Historical Materialism 2013. Marxism, Crisis and Militancy in the Cultural Field. 2013. (Congresso).

20.
IV Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária.Literatura e Cinema. 2013. (Seminário).

21.
XXVII Simpósio Nacional de História.Imagens da crise europeia no cinema recente de Woody Allen. 2013. (Simpósio).

22.
Colóquio Internacional Crimes, Delitos e Transgressões. Crimes e Contravenções: Hollywood e o Cinema Independente na Perspectiva de Woody Allen. 2012. (Congresso).

23.
Seminário do DESFORMAS - Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos.O Tema do Nazismo em "Cidadão Kane" de Orson Welles. 2012. (Seminário).

24.
XVI Encontro SOCINE. O Novo Cinema "Europeu" de Woody Allen. 2012. (Congresso).

25.
Seminário do DESFORMAS - Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos.A Ascensão da Nova Direita Norte-Americana e o Filme de Conspiração. 2011. (Seminário).

26.
III Seminario Internacional Políticas de la Memoria: Recordando a Walter Benjamin. Benjamin, Brecht, Cinema. 2010. (Congresso).

27.
Seminário do DESFORMAS - Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos.Cinema e Capital Financeiro: a Comédia Muda e a Passagem para o Cinema Sonoro. 2010. (Seminário).

28.
Seminário do DESFORMAS - Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos.Cinema e Capital Financeiro nos EUA pós-1970. 2010. (Seminário).

29.
XIV Encontro da Socine. Norma industrial e autorismo nos filmes da Renascença Americana. 2010. (Congresso).

30.
2009 Meeting of the American Comparative Literature Association. Surrealism, American Comedy, German Critical Theory. 2009. (Congresso).

31.
III Festival de Cinema Latino-Americano.Memórias do sub-desenvolvimento: Literatura e Cinema 40 anos depois. 2008. (Outra).

32.
XI Encontro Internacional da Abralic. Walter Benjamin e o Debate sobre o Desenvolvimento das Forças produtivas. 2008. (Congresso).

33.
IV Colóquio Shakespeare.Shakespeare e Orson Welles. 2007. (Seminário).

34.
Lançamento do Livro "Palavras-chave" de Raymond Williams.O novo papel da cultura e a obra de Raymond Williams. 2007. (Outra).

35.
Projeto Conhecimento e Cultura Livres.As Palavras: O Futuro dos Livros e da Literatura. 2007. (Encontro).

36.
XI Encontro Internacional Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Estética e Política em Robert Altman. 2007. (Congresso).

37.
XI Encontro Regional da ABRALIC. Brecht e o desperdício das forças produtivas. 2007. (Congresso).

38.
Colóquio Estudos Culturais Hoje: Um Balanço Crítico.A Espetacularização da Política e a "Culturalização" da Retórica da Nova Direita. 2006. (Seminário).

39.
I Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.Teatro e História. 2006. (Encontro).

40.
I Jornada de Letras: Língua e Literatura em Perspectiva, do Campus ABC das Faculdades UNIBAN.A possibilidade da narrativa: a literatura no percurso da história. 2006. (Simpósio).

41.
V Encontro Tempos de Repressão.A retórica da nova-direita americana na era Bush: a espetacularização da política e a culturalização da luta de classes. 2006. (Seminário).

42.
XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE).Pesquisa em Literaturas de Língua Inglesa. 2006. (Oficina).

43.
Ciclo: A Função Social da Arte.Palestra: A Fábrica Americana das Teorias Pós-modernas. 2005. (Seminário).

44.
Utopia, Dystopia and Science Fiction. Comunicação: Robert Altman's Quintet. 2005. (Congresso).

45.
VII Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira.Debatedor da encenação da peça teatral "Em Pedaços", do grupo Engenho Teatral. 2005. (Encontro).

46.
VIII Colóquio de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.Mesa-Redonda: Mídia, Mercado das Imagens e Cultura da Experiência. 2005. (Seminário).

47.
Congresso Internacional da ABRALIC. Comunicação: De Kane a McNamara: Cinema, Dialética e Política.. 2004. (Congresso).

48.
II Coloquio Shakespeare.Mesa redonda: Shakespeare nas telas (Orson Welles e Shakespeare). 2003. (Seminário).

49.
XXXII SENAPULLI.Comunicação: Cinema e Política. 2003. (Seminário).

50.
VIII Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Comunicação: Narrativa, Imagem, Mercadoria. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, Marcos César de Paula. VIII Colóquio de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Gavranic Zaniolo. Arthur Miller e Elia Kazan. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Eduardo de Faria Carniel. Ficção Científica e Processo Social. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Gustavo Vieira Munhóz. Uma Leitura de Tobacco Road de Erskine Caldwell. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Carolina Fiori Godoy. Buster Keaton e a indústria cinematográfica dos anos 20-30. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carla Doréa Bartz. "Ninfomaníaca" de Lars von Trier. Início: 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Jane Silveira de Oliveira. Martha Graham e a formação da dança Moderna. Início: 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Bordignon de Lima. Charlie Chaplin - laboratório subversivo e sabotagens industriais: um estudo de A Casa de Penhores (1916) e Tempos Modernos (1936). 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

2.
Vinícius Cherobino Brunette. Do narrar à beira da morte: uma leitura crítica de Malone Dies de Samuel Beckett. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

3.
Lívia Cordeiro Mantovani. "E todos foram à praia": o cinema como resistência em "Nunca Aos Domingos" de Jules Dassin. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

4.
Rosângela Aparecida de Queirós. Do sonho americano à forma mercadoria: uma leitura de ?Zelig? de Woody Allen. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

5.
Sheila Maria Ribeiro Saad. Driblando a censura: macartismo e a figuração do trabalho em Sunset Boulevard de Billy Wilder. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

6.
Giuliana Gramani. Mudanças e permanências: a indústria cultural e os anos 60 em "I´m Not There" de Todd Haynes. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

7.
Roberta Fabbri Viscardi. A posição do narrador em The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

8.
Elder Koei Itikawa Tanaka. Jazz, Indústria Cultural e Política em Kansas City de Robert Altman. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

9.
Neyde Figueira Branco. O Poder Vai Dançar de Tim Robbins: História, Avanços e Limites. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

10.
Gustavo Piacentini. Reificação na Ficção Científica Norte-Americana dos anos 60: Uma Análise do Foco Narrativo de Do Androids Dream of Electric Sheep? de Philip K. Dick. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

11.
Joyce Rosa. A espetacularização da política em Bob Roberts. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

12.
Maris Stella de Araújo Rodrigues de Oliveira. As escolhas temáticas, técnicas e práticas como elementos de afirmação e resistência política em O Sal da Terra de Herbert Biberman. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

13.
Elton Luiz Aliandro Furlanetto. Reificação e utopia na ficção científica norte-americana da guerra-fria. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

14.
Cristiane Toledo Maria. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

15.
Ana Paula Bianconcini Anjos. Capital financeiro e empreendedorismo: considerações sobre o sujeito contemporâneo em Match Point de Woody Allen. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

16.
Marcos Fuzita Murata. A representação da realidade social em The Big Lebowski. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

17.
Érika Paula de Matos. Tempos Difíceis na Inglaterra: Forma Literária e Representação Social em Hard Times de Charles Dickens. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

18.
João Rodrigo Lima Agildo. A crise da esquerda norte-americana em The Book of Daniel de E.L. Doctorow. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

19.
Carmem Lúcia Foltran. Forma Literária e Formações Sociais em The Awakening de Kate Chopin. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

20.
Leonor da Cruz e Sá. Figuração e Invisibilidade: Uma Leitura de De Olhos Bem Fechados de Stanley Kubrick. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

21.
Solange de Almeida Grossi. Short Cuts de Robert Altman: Atalhos para as Formas de Ilusão Contemporâneas. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

22.
Marcelo Cizaurre Guirau. Figurações da indefinição: a epistemologia travada de Matrix.. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

23.
Roger Maioli dos Santos. As Viagens de Gulliver e a ascensão do romance inglês. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

24.
Caio Alexandre Bezarias. As funções do mito na obra de H. P. Lovecraft. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

Tese de doutorado
1.
Neyde Figueira Branco. Representações da arte e do trabalho em Verdades e Mentiras de Orson Welles. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

2.
Roberta Fabbri Viscardi. Narração e processo social em O Grande Gatsby e Suave é a Noite de F. Scott Fitzgerald. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

3.
Ana Paula Bianconini Anjos. A cidade cartão-postal no cinema de Woody Allen. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

4.
Elder Kôei Itikawa Tanaka. Inimigos públicos em Hollywood: estratégias de contenção e ruptura em dois filmes de gângster dos anos 1930-1940. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

5.
Patrícia de Almeida Kruger. Penetrando o Éden: Anticristo de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

6.
Cristiane Toledo Maria. Tradições e rupturas no cinema político de Michael Morre. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

7.
Antonio Marcos Aleixo. Um Épico Possível:Refuncionalizações de Técnicas, Formas e Clichês em Nashville, de Robert Altman. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

8.
Solange de Almeida Grossi. As possibilidades não realizadas em Assassinato em Gosford Park de Robert Altman. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Marcos César de Paula Soares.

Iniciação científica
1.
Wesley Castellano Fraga. O foco narrativo em The Sound and the Fury de William Faulkner. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

2.
Caique Furlaneto Saraceni. Bonequinha de Luxo: romance e filme. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

3.
Vania de Souza Ribeiro. A reveladora arte da ficção no filme ?F For Fake? de Orson Welles através de suas citações literárias. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

4.
Lívia Cordeiro Mantovani. A reificação da arte no capitalismo: uma análise de "Cradle Will Rock" de Tim Robbins. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

5.
Elaine Rodrigues da Silva. Representações do 11 de setembro: A instância narrativa em "A Última Noite" (The 25th Hour) de Spike Lee. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

6.
César Quitério Takemoto. Uma Leitura de O Bebê de Rosemary de Roman Polanski. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

7.
Cristiane Toledo Maria. O Fenomeno Michael Moore na Crise do Imperialismo Norte-Americano.. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

8.
Elton Furlanetto. Ficção Científica e Guerra Fria. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.

9.
Fabiana de Lacerda Vilaço. A Fortuna Crítica Brasileira de Edgar Allan Poe. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos César de Paula Soares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:23:05