Ana Cláudia Ribeiro Tavares

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco . Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte, vinculada ao Curso de Pedagogia. Professora Colaboradora no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPE/Campus Mata Norte. Membro dos seguinte grupos de pesquisa: 1) "Oficina de Pensamento Traficante de Dons", coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Simão de Feritas (UFPE), no projeto de pesquisa "As Artes de Governo da Vida, Políticas de Cuidado e Ontologias da Resistência: Uma Anarqueologia dos Saberes no Campo da Administração Educacional I. 2) Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Gomes da Silva (UPE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cláudia Ribeiro Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, Ana C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte.
Av. Agamenon Magalhães
Santo Amaro
50100130 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31833658


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Bondade Fundamental e Presença Autêntica: a visão de formação humana no pensamento e Chögyam Trungpa Rinpoche, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Simão de Freitas.
Palavras-chave: Formação Humana; Budismo e Educação; Autenticidade.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas e Eventos de Letramento em Meios Populares: uma análise das redes sociais das crianças da comunidade do Coque,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Andréa Tereza de Brito Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letramento, Redes Sociais, Meios Populares.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTO ? A ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade do Recife.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Andréa Tereza de Brito Ferreira.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Seminários sobre Espiritualidade e Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2004
Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 128h).
Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação. Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 60
Outras informações
Monitora do "Curso e Programa de Formação de Agentes de Mediação Sociocultural".

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 576
Outras informações
Monitora do Curso "Agentes de Educomunicação Solidária".

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 576

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, sob orientação do professores Artur Morais, Andréa Brito e Eliana Borges. O projeto de pesquisa "Mudanças Didáticas e Pedagógicas nos novos livros didáticos de alfabetização: o que dizem e fazem os professores?" consistiam em analisarmos como as professoras estavam relacionando as suas práticas aos novos discursos de alfabetização.

Atividades

02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .


Prefeitura de Camaragibe, PMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Agente Comunitário de Educação, Carga horária: 20
Outras informações
A atividade desenvolvida estava atrelada ao Programa de Agentes Comunitários de Educação, onde promovia a leitura e escrita de alunos que apresentavam repetência escolar. Concomitantemente realizamos atividades de formação.

Atividades

07/2002 - 12/2002
Estágios , Secretaria de Educação, .

Estágio realizado
Atividades de promoção da leitura e escrita.

Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora no Curso "Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva do letramento"

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 16
Outras informações
Formadora no Curso "O prazer de ensinar com competência e singularidade".

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 16
Outras informações
Formadora no Curso "O prazer de ensinar com competência e singularidade".

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 100
Outras informações
Formadora no Curso "Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento"


Faculdade Integradas Decisão, FADE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora


Faculdade Salesiana do Nordeste, FASNE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou a disciplina Currículo e Avaliação em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 15


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação no Curso de Mestrado Profissional

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação, .



Linhas de pesquisa


1.
As artes de governo da vida, políticas de cuidado e ontologias da resistência: uma anarqueologia dos saberes no campo da administração educacional I

Objetivo: Pretende-se explorar as formas de resistência possíveis ao governo dos homens pela verdade em nossa atualidade. A pesquisa integra as atividades do Núcleo de Pesquisa em Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE) e conta com o apoio de estudantes de doutorado, mestrado e graduação que apresentam preocupações com o tema da formação humana sob o prisma dos modos ético-políticos de subjetivação..
Palavras-chave: Formação Humana; Processos éticos; Políticas de subjetivação.
2.
Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Os Usos Pedagógicos da Noção de Cuidado de Si: um estudo sobre a contribuição da literatura afro-brasileira para análise dos processos de subjetivação da juventude negra no campo educacional em Pernambuco
Descrição: O presente projeto de pesquisa tematiza a contribuição da literatura afro-brasileira no campo educacional em Pernambuco, investigando especificamente os usos da noção de cuidado de si no pensamento pedagógico contemporâneo. Nesse horizonte, o objetivo estrito da nossa investigação consistirá em problematizar a noção de cuidado de si na literatura afro-brasileira e sua relação para a teorização educacional contemporânea sobre as políticas para a juventude negra e os processos de subjetivação. A intenção mais ampla consiste em questionar como a literatura afro-brasileira vem contribuindo para o pensamento pedagógico brasileiro, mapeando as categorias ?cuidado de si? e ?subjetivação?, e os usos reflexivos decorrentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Ana Cláudia Ribeiro Tavares - Coordenador.
2014 - Atual
As Artes de Governo da Vida, Políticas de Cuidado e Ontologias da Resistência: Uma Anarqueologia dos Saberes no Campo da Administração Educacional I
Descrição: Este projeto de pesquisa prossegue e aprofunda os resultados alcançados em investigações anteriores nas quais partindo de um diagnóstico acerca da crise das proteções sociais (FREITAS, 2011) exploramos teórica e empiricamente as políticas públicas de juventude impulsionadas na última década, a partir das noções foucaultianas de governamentalização, subjetivação e ética do cuidado (FREITAS, 2012; 2013). A presente pesquisa permanece priorizando os chamados studies in governmentality (GORDON, 2013), mas, dessa vez, o foco são os fundamentos que constituem a administração educacional como um campo específico de saber. Trata-se de uma pesquisa teórica motivada pela escassez de análises dessa natureza, ou seja, de estudos voltados simultaneamente para os fundamentos ontológicos, políticos e éticos das teorias administrativas em educação. No Brasil, os poucos trabalhos existentes nessa direção propõem antes um resgate histórico da disciplina administração da educação (ABDIAN; SILVA; MARCELINO, 2010). Nosso esforço, ao contrário, consiste em problematizar a racionalidade política que informa os processos atuais de gestão educacional desde a perspectiva da anátomo-política desdobrada nos trabalhos de pensadores como Michel Foucault e Giorgio Agamben, cartografando a emergência dos saberes da administração educacional no âmbito de uma filosofia política das formas de governo educacional. Assim, o objetivo mais amplo dessa primeira etapa da investigação voltada a abrir uma agenda de pesquisa acerca das categorias que estruturam as teorias administrativas em educação, visa delinear os dispositivos da racionalidade governamental que tem como traço central indexar o exercício do poder político sobre a vida e a subjetividade dos governados. Mais especificamente, a investigação pretende apontar um caminho alternativo de análise da chamada gestão social da educação, oferecendo subsídios analíticos para a formulação conceitual das políticas de educação não formal (TORRES, 1992) apreendidas como um caso particular situado entre as políticas de emancipação (BADIOU, 2013) e as políticas do acontecimento (LAZZARATO, 2006), contribuindo para o esclarecimento do diálogo crescente da pedagogia com as experiências movidas pelas organizações e movimentações da sociedade civil. Com isso, pretende-se explorar as formas de resistência possíveis ao governo dos homens pela verdade em nossa atualidade. A pesquisa integra as atividades do Núcleo de Pesquisa em Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE) e contará com o apoio de estudantes de doutorado, mestrado e graduação que apresentam preocupações com o tema da formação humana sob o prisma dos modos ético-políticos de subjetivação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, Ana C. R.2009 TAVARES, Ana C. R.; BRITO, Andréa T. . Práticas e Eventos de Letramento em Meios Populares: uma análise das redes sociais de crianças de uma comunidade da periferia da cidade do Recife. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 258-268, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAVARES, Ana C. R.. Dimensão Transdisciplinar na Formação do Professor. 1. ed. Recife: Cidade Universitária, 2011. v. 2. 509p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAVARES, Ana C. R.. "TORNAR-SE HUMANO ENTRE A CULTURA E A ÉTICA DA AUTENTICIDADE: REVERBERAÇÕES DE UM MAL ESTAR E SOFRIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE PARA OS PROCESSOS EDUCATIVOS". 38ª Reunião Nacional da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - 2017. 1ed.: , 2017, v. , p. 01-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Ana C. R.. Tornar-Se Humano entre a Cultura e a Ética da Autenticidade: Reverberações de um Mal Estar e Sofrimento na Contemporaneidade para os Processos Educativos. In: 38ª Reunião Anual da Anped, 2017, São Luís - MA. Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd, 2017.

2.
TAVARES, Ana C. R.; NASCIMENTO, F. F. . Mal Estar e Sofrimento na Contemporaneidade e o ideal da educação para a autenticidade. In: VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2015, Presidente Prudente. A Experiência do Pensar em Educação: identidade ou diferença, 2015.

3.
TAVARES, Ana C. R.; OLIVEIRA, A.S. da Silva, . Indícios Filosóficos na Vida de Adolescentes em uma Expeiência Educativa na Comunidade do Coque. In: V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2013, Juiz de Fora- MG. Poética e Política do Aprender, 2013.

4.
TAVARES, Ana C. R.. IV Colóquio Franco Brasileiro de Filosofia da Educação. In: Filosofia, aprendizagem, experiência, 2008, Rio de Janeiro- RJ. IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008.

5.
TAVARES, Ana C. R.; BRITO, Andréa T. . Práticas de letramento - a análise das redes sociais: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade do recife. In: 18ª EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceio - AL. Anais do 18º EPENN - Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação, 2007.

6.
TAVARES, Ana C. R.; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; BRITO, Andréa T. ; CABRAL, Ana Catarina . Livros de Alfabetização: como as mudanças aparecem. In: 30ª Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambu - MG. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
TAVARES, Ana C. R.. TORNAR-SE HUMANO ENTRE A CULTURA E A ÉTICA DA AUTENTICIDADE: REVERBERAÇÕES DE UM MAL ESTAR E SOFRIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE PARA OS PROCESSOS EDUCATIVOS. Revista Brasileira de Educação, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Ana C. R.. Políticas Públicas: do Plano Nacional aos Planos Municipais de Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVARES, Ana C. R.. Indícios Filosóficos na Vida de Adolescentes em uma Experiência Educativa na Comunidade do Coque. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
TAVARES, Ana C. R.. O Budismo na Experiência Formativa de Adolescentes na Comunidade do Coque. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVARES, Ana C. R.; BRITO, Andréa T. . As Redes Sociais: perspectivas teóricas e metodológicas para reconfiguração das práticas de escrita - um estudo de caso na perifieria da cidade do Recife. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TAVARES, Ana C. R.. FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DO HUMANO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAVARES, Ana C. R.. Práticas e Eventos de Letramento: uma análise das redes sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TAVARES, Ana C. R.; MATTOS, S. C. ; QUEIROZ, S. T. . A Construção Social no Imaginário da Educação de Jovens e Adultos: o que dizem duas professoras do Módulo I. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TAVARES, Ana C. R.; BRITO, Andréa T. . Práticas de Letramento - a análise das redes sociais: um estudo de caso nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade do Recife. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TAVARES, Ana C. R.. As Teorias do Desenvolvimento Psicológico da Criança: Piaget. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TAVARES, Ana C. R.; CABRAL, Ana Catarina ; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Mudanças Didáticas e Pedagógicas nos Novos Livros Didáticos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAVARES, Ana C. R.; SANTIAGO, Eliete . A formação continuada como contribuição para um profissional reflexivo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TAVARES, Ana C. R.. Avaliação do Produção de Textos de Alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, Ana C. R.. O Paradigma das Redes Sociais: perspectivas teóricas e metodológicas para análise dos dados nas pesquisas em Educação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
FREITAS, A. S.; TAVARES, Ana C. R.; AGUIAR, M. V. A.; FERREIRA, A. L.; OLIVEIRA, G. G. S.. Participação em banca de Óscar Emerson Zuñiga Mosquera. Virada Ecológica e Ecogovernamentalidade: uma analitica foucaultiana do sujeito ecológico na agropedagogia pernambucana. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FREITAS, A. S.; TAVARES, Ana C. R.; LEAO, M. S. M. S.; FERREIRA, A. L.; CORDEIRO, E. P. B.. Participação em banca de Rossana Tenório Cavalcanti. Dom, associações e formação humana: memórias de um jovem participante de projetos sociais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
FREITAS, A. S.; FERREIRA, A. L.; TAVARES, Ana C. R.; Moraes, M. T. D.. Participação em banca de Sidney Carlos Rocha da Silva. Formação Espiritual de um Pequeno Príncipe Oriental: nos Rastros de uma Pedagogia Fantástica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AZEVEDO, J. A. S.; SILVA, S. S. L.; RIBEIRO, F. L. S.; TAVARES, Ana C. R.; ALBUQUERQUE, E. B. C.. Participação em banca de Jeysa Adalles e Stephanes Suelen.Jogos Pedagógicos da Língua Portuguesa: um recurso na alfabetização de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TAVARES, Ana C. R.. Diagn´sotico de Formulação de Política Educacional do Município de Macaparana-PE. 2017. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação.As Redes Sociais no Cenário Educacional: perspectivas teóricas e metodológicas. 2008. (Outra).

2.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Livros de alfabetização: como as mudanças aparecem?. 2007. (Outra).

3.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Práticas de letramento - a análise das redes sociais: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da periferia da cidade do Recife. 2007. (Encontro).

4.
Semana Pedagógica.Mudanças didáticas e pedagógicas nos livros didáticos de alfabetização. 2004. (Outra).

5.
I Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura. 2003. (Encontro).

6.
II Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

7.
V Ciclo de Seminários em Psicologia Cognitiva: Cognição e Linguagem. 2003. (Seminário).

8.
I Seminário de Formação Continuada de Professores da UFPE. 2002. (Seminário).

9.
I Seminário de História da Educação da UFPE. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, Ana C. R.; VIDAL, O. ; DUVERNOY, D. S. A. C. . I Congresso de Educação da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. 2017. (Congresso).

2.
TAVARES, Ana C. R.. II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Barbosa da Silva Neto. EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL NA GESTÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
CAMILA MIRELLA BARBOSA RAIA DE OLIVEIRA. INTERCULTURALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: OS DESAFIOS DA GESTÃOPARA O CURRÍCULO ESCOLAR. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

3.
YANNA CARLA DA SILVA MELO. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: AVANÇOS E LIMITES A PARTIRDE EGRESSOS NA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

4.
Danilo José dos Santos. A FORMAÇÃO PARA DIRETORES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO FRENTE AOS DESAFIOS PROPOSTOS PELA POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kherlarliana Correia de Araujo. Alfabetização e Letramento como Formação de Cidadãos na EJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Globalização, Multiculturalismo e Educação de EJA) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.

2.
Jaciane Florentino de Medeiros. A Mediação do Professor na Formação de um Leitos Crítico e Atuante na EJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Globalização, Multiculturalismo e Educação de EJA) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.

3.
Giselia Maria da Rocha Paschoal. O Letramento na Educação de Jovens e Adultos como uma prática social. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Globalização, Multiculturalismo e Educação de EJA) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MAYARA DA SILVA QUEIROZ. O LÚDICO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS GÊNEROS DA ORDEM DO NARRAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.

2.
Amanda Michelly Francelino da Cruz. A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.

3.
Genilson Gabriel Queiroz da Silva. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.

4.
Sandra Cristina de Marros e Suzana Texeira Queiroz. Eventos e Práticas de Letramento na Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir da perspectiva das redes sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Ana Cláudia Ribeiro Tavares.



Inovação



Projetos de pesquisa



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