Neuci Leme de Camargo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3941816552269005
  • Última atualização do currículo em 12/02/2016


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora da Universidade de Marília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar e desenvolvimento, aprendizagem, educação, família e ética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neuci Leme de Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, N. L.


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Mestrado em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma discussão sobre o problema do caráter universal do complexo de Édipo: formulação original, interpretação crítica e possibilidade de uma outra leitura,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maria de Fátima Araújo.
Palavras-chave: Complexo de Édipo; Família; Formação psíquica; Processo de identificação; Teoria Crítica; Projetos sócio-educativos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Setores de atividade: Educação Superior; Outro.
2001
Especialização em andamento em Especialização Em Psicoterapia Psicanalítica. (Carga Horária: 360h).
Núcleo de Psicanálise de Marília e Região, NPMR, Brasil.
1990 - 1994
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1999
A Teoria Pulsional na Psicanálise Freudiana. (Carga horária: 90h).
Centro de Estudos Psicanalíticos de Presidente Prudente, CEPPP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Trabalho Social Com Famílias. (Carga horária: 32h).
Instituição Toledo de Ensino Presidente Prudente, ITE-PP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em As Pulsões e a Intervenção Psicanalítica na Teoria. (Carga horária: 72h).
Centro de Estudos Psicanalíticos de Presidente Prudente, CEPPP, Brasil.
1997 - 1997
Planejamento Elementos Constitutivos. (Carga horária: 8h).
Instituição Toledo de Ensino Presidente Prudente, ITE-PP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Pragmática da Linguagem e Processo Analítico. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Nietzsche o Método Genealógico. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Método Histórico Social da Psicologia. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Os Fundamentos Epistemológicos das Principais Corr. (Carga horária: 31h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Assessoria e Desenvolvimento de Projetos S C Ltda, ASSESSO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 8

Atividades

6/1999 - 6/2000
Ensino, Orientação Familiar, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento do indivíduo numa leitura Psicanalítica

Associação Cultural e Educacional de Garça, ACEG - FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Bacharelado I
Questões Especiais da Sexualidade Humana
Estágio supervisionado de Bacharelado II
2/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Humanos I e II
Psicologia da Personalidade e Relações Humanas I e II
Trabalho de Conclusão de Curso
Psicologia da Educação I e II
Psicologia Geral
2/2004 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Relação entre Família e Aprendizagem
Fundamentos da Psicanálise aplicados à Psicopedagogia
02/2012 - 02/2012
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuição da Psicologia a Educação
02/2012 - 02/2012
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuições da Psicologia a Educação

Associação Prudentina de Prevenção a Aids, APPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenação do grupo de usuários da ONG Associação Prudentina de Prevenção a AIDS

Atividades

3/1997 - 1/1999
Serviços técnicos especializados , Ong, .

Serviço realizado
Atendimento clínico psicológico a portadores de HIV.

Clínica de Psicologia, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 8
Outras informações
Atendimento clínico psicológico para adultos, sob supervisão do psicanalista Pedro Carlos Primo

Atividades

6/1995 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Clínica de Psicologia, .

Serviço realizado
Atendimento clínico psicológico para adultos.

Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Assistente), Carga horária: 12

Atividades

2/2003 - 1/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Educação
Psicologia da Aprendizagem

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos, INBRAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Módulo do curso de especialização em Trabalho Social com Famílias, desenvolvido em parceria pelo INBRAPE e Instituto Toledo de Ensino de Presidente Prudente.

Atividades

6/2001 - 6/2001
Ensino, Trabalho Social Com Famílias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Família, Criança e Adolescente

Secretaria de Assistência Social do Município de Presidente Prudente, SAS-PP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto "Criança Cidadã", desenvolvido em Presidente Prudente, voltado à atenção de adolescentes dependentes de drogas e em situação de prostituição.

Atividades

8/1997 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Assistência Social do Município de Presidente Prudente, .

Serviço realizado
Atendimento clinico psicológico à adolescentes.

Serviço de Obras Sociais de Presidente Prudente, SOS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Centro de Apoio a Família. Projeto de atendimento à família desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Criança, da Família e do Bem-Estar Social/ DAR-20, o Serviço de Obras Sociais e Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente.

Atividades

1/1997 - 1/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Apoio a Família, .

Serviço realizado
Atendimento clínico psicológico ao grupo familiar e aos adolescentes.

Universidade Estadual Paulista, UNESP/MARÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Prestador de serviço voluntári, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 4

Atividades

04/2005 - 6/2006
Serviços técnicos especializados , Universidade Estadual Paulista, .

Serviço realizado
Psicóloga.


Projetos de pesquisa


1997 - 1999
A formação psíquica do indivíduo na estrutura familiar atual
Descrição: Este estudo apresentou uma discussão teórica sobre o problema do caráter universal da noção de complexo de Édipo para compreender as implicações das relações entre pais e filhos, ou entre adultos e crianças, na constituição psíquica do indivíduo. Esse problema, suscitado em minha experiência no atendimento a famílias e a adolescentes em projetos de ação social, entre 1997 e 1999, foi abordado teoricamente, nesta pesquisa, a partir da tradição psicanalítica e da Teoria Crítica da Família de Mark Poster, presentes em minha formação acadêmica. Seguindo o método e os procedimentos da hermenêutica, reconstituiu-se a formulação original do complexo de Édipo, recorrendo aos textos de Freud e de alguns comentaristas, identificando a origem da interpretação acerca do seu caráter universal. Reconstituiu-se, também, os argumentos referentes aos seus limites históricos e a interpretação crítica sobre a universalidade dessa noção, desenvolvida pela Teoria Crítica da Família, explicitando o contexto e a tradição crítica na qual ela foi desenvolvida. Do confronto dessas duas posições sobre o assunto, indicou-se a possibilidade de defender uma outra leitura sobre a universalidade do Édipo, tendo em vista as características singulares da experiência da qual se originou este estudo. Desse modo, procurou-se concorrer para a reflexão teórica sobre essa experiência singular, para outras experiências semelhantes, desenvolvidas por psicólogos que atendem famílias e adolescentes em projetos de ação social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Neuci Leme de Camargo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, N. L.2010CAMARGO, N. L.. Disciplina de música e arte no ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia: relato de experiência. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 16, p. 1-6, 2010.

2.
CAMARGO, N. L.2008CAMARGO, N. L.; MARINHO, Joyce Ambrosevitchaus . Gestão do conhecimento: o papel do pedagogo nas organizações empresariais. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 11, p. 01-05, 2008.

3.
SILVA, Alrenilda Aparecida da2008SILVA, Alrenilda Aparecida da ; CAMARGO, N. L. . Repercussões negativas de gravidez na adolescência:revisão de literatura. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, v. 11, p. 01-07, 2008.

4.
CAMARGO, N. L.2004 CAMARGO, N. L.. Os limites históricos da Teoria Freudiana do Complexo de Édipo apontados por Mark Poster na Teoria Crítica da Família. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, Garça: ACEG/FAEF, v. II, n.3, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, N. L.. Breve descrição histórica da teoria das pulsões. In: IX Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF, 2006, Garça. IX Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF, 2006.

2.
CAMARGO, N. L.. A experiência do Centro de Apoio a Famílias de Presidente Prudente. In: I Fórum sobre violência doméstica contra criança e adolescente, 1997, Presidente Prudente, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGO, N. L.. Uma discussão sobre o problema do caráter universal do complexo de Édipo a partir de uma experiência de ação social. In: X Encontro da ABRAPSO - Regional Sul, 2004, Curitiba. A Psicologia Social em movimento e a realidade brasileira: por onde e para onde caminhamos. Curitiba: ABRAPSO, 2004. v. I. p. 108-108.

2.
CAMARGO, N. L.. A formação psíquica do indivíduo na estrutura familiar atual. In: Seminário Internacional sobre a infância e o jovem na América Latina, 2001, Marília. Seminário Internacional sobre a infância e o jovem na América Latina. Marília: UNESP Marília publicações, 2001. v. 1. p. 128-129.

3.
CAMARGO, N. L.. Da teoria Kleiniana à realidade contemporânea. In: O brinquedo como forma de expressão do desenvolvimento, 1999, Assis, 1999.

4.
CAMARGO, N. L.. O nível de informação sobre a orientação vocacional entre escolares de segundo grau da rede pública de Assis. In: I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, 1993, Porto Alegre, 1993.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAMARGO, N. L.. A disciplina de música e arte no ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia: relato de experiência. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, N. L.. A DISCIPLINA DE MÚSICA E ARTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA: relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CAMARGO, N. L.. A transferência na relação professor-aluno: notas para pensar a prática educativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAMARGO, N. L.; SILVA, V. S. DA . Depressão na infância: contribuição para professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CAMARGO, N. L.. Um recorte afetivo na produção do conhecimento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Demais trabalhos
1.
CAMARGO, N. L.. Psicologia do Desenvolvimento e Desenvolvimento Humano I. 2005 (aprovação em concurso público) .

2.
CAMARGO, N. L.. Desenvolvimento - Adolescência e Orientação Vocacional. 2003 (aprovação em concurso público) .

3.
CAMARGO, N. L.. Psicologia do Desenvolvimento e Desenvolvimento Humano I. 2003 (aprovação em concurso público) .

4.
CAMARGO, N. L.. Uma discussão sobre o problema do caráter universal do complexo de Édipo: formulação original, interpretação crítica e possibilidade de uma outra leitura. 2002 (dissertação de mestrado) .

5.
CAMARGO, N. L.. Psicologia da Educação. 2002 (aprovação em concurso público) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AZEVEDO, Antúlio José de; SILVA, O. V.; CAMARGO, N. L.. Participação em banca de Joseane Neves.Processo de aprendizagem da escrita e da leitura nos anos inciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

2.
BARBOZA, R. J.; CAMARGO, N. L.; SILVA, J. R. M.. Participação em banca de Edamaris Flazão de Oliveira.A importância da literatura infantil e a arte de contar história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

3.
AZEVEDO, Antúlio José de; SILVA, J. R. M.; CAMARGO, N. L.. Participação em banca de Alessandra Rosa Palharini.Jogos e bricadeiras na educação infantil: suas contribuições para o desenvolvimento da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

4.
AZEVEDO, Antúlio José de; CAMARGO, N. L.; SILVA, O. V.. Participação em banca de juliana da Costa Silva.Avaliação do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

5.
AZEVEDO, Antúlio José de; BARBOZA, R. J.; CAMARGO, N. L.. Participação em banca de Angélica Aparecida dos Santos Freitas.A arte de contar histórias como recurso didático no processo de ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

6.
GAZZOLA, R. A.; TOME, M. F.; CAMARGO, N. L.. Participação em banca de Luciana Dunder Dias Gazzola.Possibilidades terapêuticas da teoria cognitivo comportamental no tratamento da dependência de álcool: um estudo bibliográfico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

7.
BAGAGGI, Priscilla dos Santos; PIGOZZI, Virgínia Aparecida; CAMARGO, N. L.. Participação em banca de Amanda Moreira de Camargo.Aspectos Históricos da Educação Especial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas.

8.
CAMARGO, N. L.; BAGAGGI, Priscilla dos Santos; PIGOZZI, Virgínia Aparecida. Participação em banca de Cristiane Aparecida Salvador Motroni.A realidade da inclusão no processo educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas.

9.
AZEVEDO, Antúlio José de; CAMARGO, N. L.; BAGAGGI, Priscilla dos Santos. Participação em banca de Elaine Cristina de Moura G. Barbosa.As repercussões do movimento Escola Nova para a Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas.

10.
CAMARGO, N. L.; BARBOSA, Reginaldo; GONÇALVES, Adriana Garcia. Participação em banca de Fernanda Cinaque da silva.As influências históricas da formação do professor brasileiro na atualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas.

11.
CAMARGO, N. L.; BARBOSA, Reginaldo; GONÇALVES, Adriana Garcia. Participação em banca de Elaine Aparecida Bueno.Indisciplina: um problema social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas.

12.
CAMARGO, N. L.; BARBOSA, Reginaldo; GONÇALVES, Adriana Garcia. Participação em banca de Luciana de Jesus Marques.Indisciplina no espaço da sala de aula e suas implicações ao processo de ensino e de aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas.

13.
CAMARGO, N. L.; COLOMBO, Maristela. Participação em banca de Ana Lúcia Antônio Elias.Tabagismo em pacientes internos de um hospital psiquiátrico do oeste paulista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Saúde.

14.
CAMARGO, N. L.. Participação em banca de Valdenice Cardoso Soares Vaiti.Água: como desenvolver projetos nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã.

15.
CAMARGO, N. L.; BARBOSA, Reginaldo; MILITÃO, Sílvio César Nunes. Participação em banca de Érica Patrícia Frabetti Oliveira Ferreira.A importância do lúdico na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.

16.
CAMARGO, N. L.; BARBOSA, Reginaldo; MILITÃO, Sílvio César Nunes. Participação em banca de Aida Maria Mourão Esteves da Silva.Jogos e Brincadeiras no desenvolvimento social e cognitivo da criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.

17.
CAMARGO, N. L.; BARBOSA, Reginaldo; MARIANI, Édio João. Participação em banca de Cláudia Maria Montisseli.Qualidade total na educação 5S - um programa educacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AZEVEDO, Antúlio José de; TOME, M. F.; SILVA, O. V.; CAMARGO, N. L.. XVII Simpósio de Ciências Aplicadas da Faef. 2014. Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

2.
AZEVEDO, Antúlio José de; SILVA, O. V.; CAMARGO, N. L.; BARBOZA, R. J.. XV Simpósio de Ciências Aplicadas da Faef. 2012. Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF.Tecnologia Assistiva e educação. 2014. (Simpósio).

2.
XVII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2014. (Simpósio).

3.
XVI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2013. (Simpósio).

4.
XV Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2012. (Simpósio).

5.
XIV Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2011. (Simpósio).

6.
XII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2010. (Simpósio).

7.
XI Semana da Pedagogia. 2010. (Outra).

8.
X Semana da Pedagogia. 2009. (Outra).

9.
XI Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2008. (Simpósio).

10.
X Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF.Depressão na infância: uma contribuição para professores. 2007. (Simpósio).

11.
X Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF. 2007. (Simpósio).

12.
Atualização em autismo e transtornos de humor na infância.XI Jornada do Núcleo da ABENEPI - Regional Marília. 2005. (Outra).

13.
O futuro de uma geração: multidisciplinaridade e avanços no atendimento da criança, do adolescente e da família. XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil; XV Congresso Da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissões Afins e I Jornada de SAúde Mental da Sociedade Paranaense de Pediatria. 2005. (Congresso).

14.
O futuro de uma geração: multidisciplinaridade e avanços no atendimento da criança, do adolescente e da família. XVIIICongresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil; XV Congresso da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Adolescência, Família e Profissões Afins; I Jornada de Saúde Mental da Sociedade Paranaense de pediatria. 2005. (Congresso).

15.
Palestra "Os passeios pelos campos da Psicanálise."Os passeios pelos campos da Psicanálise"; "Aplicação nas práticas das dinâmicas de grupo"; "Seminário Clínico". 2005. (Outra).

16.
VIII Simpósio de Ciências Aplicadas.VIII Simpósio de Ciências Aplicadas. 2005. (Simpósio).

17.
X Encontro da ABRAPSO - regional Sul.X Encontro da ABRAPSO - regional Sul. 2004. (Encontro).

18.
Psicanálise em transformação.III Encontro do Núcleo de Psicanálise. 2003. (Encontro).

19.
Teoria Crítica, formação e corpo.Teoria Crítica, formação e corpo. 2003. (Seminário).

20.
As intervenções do analista hoje.Conferência: as intervenções do analista hoje. 2002. (Outra).

21.
III Encontro Científico do Programa de Pós Graduação em Psicologia.III Encontro Científico do Programa de Pós Graduação em Psicologia. 2001. (Encontro).

22.
Seminário Internacional sobre a criança e o jovem na América Latina.Seminário Internacional sobre a criança e o jovem na América Latina. 2001. (Seminário).

23.
A família Contemporânea e o discurso analítico: as versões do nome do pai na psicanálise.Seminário Clínico. 1999. (Seminário).

24.
Como eu venho entendendo e lidando com os adolescentes e sua família.Conferência. 1997. (Outra).

25.
Família: encontros e desencontros.Família: encontros e desencontros (Conferência). 1997. (Outra).

26.
I Fórum de Saúde Mental Pública.Fórum de Saúde Mental Pública. 1997. (Outra).

27.
O instinto e a pulsão em Psicanálise.IV Jornada do Centro de Estudos Psicanalíticos de Presidente Prudente. 1997. (Outra).

28.
Programa de educação continuada em Psiquiatria.Programa de educação continuada em Psiquiatria (conferência). 1997. (Outra).

29.
REpensando a família.Repensando a família. 1997. (Seminário).

30.
VIII Encontro Estadual de ONGs HIV/AIDS.VIII Encontro Estadual de ONGs. 1997. (Encontro).

31.
Ansiedade na mente e no corpo.Palestra: Ansiedade na mente e no corpo. 1996. (Outra).

32.
Sexualidade Humana: o teatro do inconsciente.Palestra: Sexualidade Humana. 1996. (Outra).

33.
A interdisciplinaridade na prevenção, intervenção e pesquisa.III Encontro Estadual de Clínicas-Escola. 1995. (Encontro).

34.
O lugar psíquico do Analista.Palestra: O lugar Psíquico do Analista. 1995. (Outra).

35.
XVI Encontro de Psicologia.XVI Encontro de Psicologia. 1993. (Encontro).

36.
II Semana sobre a Loucura.II Semana sobre a loucura. 1992. (Outra).

37.
I Semana sobre a Loucura.Semana sobre a Loucura. 1991. (Outra).

38.
XV Encontro Anual de Psicologia de Assis.Encontro Anual de Psicologia. 1990. (Encontro).

39.
XI Semana da Psicologia.XI Semana da Psicologia da PUC/PR. 1988. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGO, N. L.; AZEVEDO, Antúlio José de . XI Semana da Pedagogia- Processos de ensino, políticas públicas e qualidade de vida em educação. 2010. (Outro).

2.
CAMARGO, N. L.. II Encontro de Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Outro).

3.
CAMARGO, N. L.. X Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF/ACEG. 2007. (Outro).

4.
CAMARGO, N. L.. A culpa em questão: uma discussão multidisciplinar. 1998. (Outro).

5.
CAMARGO, N. L.. Mesa Redonda: O Banquete de Platão. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Náyra Cristina do Amaral. Jogos e brincadeira: autonomia e identidade da criança na educação infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral. (Orientador).

2.
Milena Fonseca Pagliarin. O processo medicalizante na educação: reflexões acerca do uso indiscriminado de psicofármacos entre escolares. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Célia Berenguel. A importância da orientação sexual no ensino fundamental de primeira a quarta série. 2004. 70 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicos. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus Sartori de Aquino. Família e Escola: possibilidades e limites de uma parceria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

2.
Lucilene dos Santos Silva Reis. TDAH: natureza e características de uma desordem mental que afeta crianças nas suas relações familiar e escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

3.
Ana Paula da Silva dos Santos. O ensino da arte nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

4.
Elenice Rocha. Família e Escola como contextos de formação do indivíduo: uma parceria importante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

5.
Patrícia de Oliveira Modesto. A importância dos pais na educação dos filhos no ambiente escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

6.
Luana Maria Dias. Brincadeiras como estratégia para o desenvolvimento global da criança pré-escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

7.
Bruna de Moura Soares. A importância do lúdico na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

8.
Lucas Coutinho. Qualidade de vida pessoal, no trabalho e educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

9.
Valéria Soares da Silva. Depressão infantil: contribuição para professores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

10.
Sebatiana Cristina Martins Pereira. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: mitos e verdades. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

11.
Maria Regina Lauris Nogueira. A importância do lúdico no desenvolvimento afetivo. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

12.
Roberta Righetti Franco. Sexualidade infantil de 0 a 6 anos: contribuições para educadores. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

13.
Gisele de Fátima Briqueze Maranho. Orientação sexual para meninas de primeira a quarta séries na escola pública de Duartina. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

14.
Tânia Ucha de Carvalho. A valorização da auto-estima através da música com pré-adolescentes na escola de Avaí. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

15.
Larissa Benavides Bonzanini. Estresse em crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

16.
Suellen Sossolote. A relação entre família e escola como um dos fatores importantes no processo de aprendizagem entre crianças do ciclo básico de ensino. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

17.
Leila de Oliveira. As relações entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem nas perspectivas de Vygotsky e Piaget. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

18.
Ligia Cristina Rabelo Daun. A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações pedagógicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

19.
Janaina Fabiana dos Santos Souza. A influência dos problemas familiares no aprendizado das crianças do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

20.
Kátia Cristina da Silva Diniz. A importância do brincar na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

21.
Glaucia Cristina Vivian Bellini. A valorização da auto estima como caminho para a aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

22.
Joze Aparecida Grassi. O jogo como agente socializador na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

23.
Luciana Gonçalves Morini. Indisciplina na escola: de quem é a culpa?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Tupã. Orientador: Neuci Leme de Camargo.

24.
Roberval Souza de Oliveira. Estabelecendo relações entre a violência escolar e a prática pedagógica. 2004. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Cultural e Educacional de Garça. Orientador: Neuci Leme de Camargo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:31:55