Renata Oliveira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164
  • Última atualização do currículo em 02/11/2017


Publicitária, professora e Consultora de Empresas. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Pós graduada em Administração de Marketing pela ULBRA (1998), em Sistemas de Informação para E-business pela UCPel (2003) e Formação Docente pelo IFSul (2005). Mestre em Educação pela UFPel (2007). Estuda Administração na UNINTER. Tem experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, design, publicidade, publicidade digital, administração, serviços, comportamento do consumidor e pesquisa. Em educação, possui experiência com formação docente, educação e comunicação e tecnologias educacionais. Ministra cursos para diversas empresas da região. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Oliveira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Oliveira, Renata

Endereço


Endereço Profissional
União das Faculdades Integradas de Negócios, FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.
Avenida Sertório - até 2001 - lado ímpar
Navegantes
91020001 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 30141800
URL da Homepage: http://www.saofranciscodeassis.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Mestrado em Educação.
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores universitários,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Tania Esperon Porto.
Palavras-chave: Educação; Formação docente; Comunicação; Tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
Setores de atividade: Educação Superior.
2004 - 2004
Especialização em Programa Especial de Form. Pedagógica de Docentes. (Carga Horária: 640h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2002 - 2003
Especialização em Sistemas de Informação para e-business. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1996 - 1998
Especialização em Administração de Marketing. (Carga Horária: 420h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2015
Graduação em andamento em Administração.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
1990 - 1993
Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1986 - 1990
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio São José, CSJ, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em marketing Experiencial e Sensorial. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - POA, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Marketing Digital. (Carga horária: 30h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - POA, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Design Editorial. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - POA, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Environmental Branding. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - POA, ESPM, Brasil.
2004 - 2004
Formação Básica em Consultoria Organizacional. (Carga horária: 36h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento de Treinadores na Metodologia CEFE. (Carga horária: 160h).
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
2001 - 2001
Gestão pela Qualidade Total. (Carga horária: 24h).
Gráfica Diário Popular Ltda., DIÁRIO POPULAR, Brasil.
2001 - 2001
Avaliador Nível 2 da Associação da Qualidade RS. (Carga horária: 24h).
Gráfica Diário Popular Ltda., DIÁRIO POPULAR, Brasil.
1999 - 1999
Macromedia Dreamweaver. (Carga horária: 8h).
ENG DTP & Multimídia SP, ENG DTP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade São Francisco de Assis, UNIFIN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Professora nos cursos de Comunicação Social Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Disciplinas de: História da Comunicação Introdução a Publicidade e Propaganda Programação Visual I programação Visual II Planejamento Gráfico Professora do programa de Pós Graduação de Gestão de marketing e Estratégias digitais


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora veiculada ao Centro de ciências sociais aplicadas, dos cursos técnicos em Administração, Secretariado, Transações Imobiliárias e Panificação.


Faculdade Senac Porto Alegre, FSPOA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós graduação - Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora visitante dos cursos de pós graduação em Comunicação estratégica de marketing e no curso de pos graduação em Liderança, coaching e gestão de Pessoas.


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de pós graduação - Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Pós graduação em Gestão Estratégica de Negócios, responsável pelas disciplinas de Gestão Estratégica de Marketing e a disciplina de Gestão Estratégica das novas formas de comunicação organizacional

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no Pós-graduação em Gestão de Pessoas, resposável pela disciplina de Seminários de Monografia na edição de 2008. Responsável pela disciplina de Comunicação Organizacional em 2009 e pela disciplina de Seminários de Comunicação interna em 2011.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do Pós Graduação em Marketing e Inovações em Comunicação. Professora do pós graduação responsável pelas disciplinas de: Fundamentos de marketing e Comunicação Seminários de Novas tecnologias na comunicação III - Marketing de Guerilha

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor orientador, Carga horária: 1
Outras informações
Professora orientadora da Empresa Júnior da Universidade Católica de Pelotas, na área de Comunicação.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor consultor, Carga horária: 1
Outras informações
Professora consultora na área de Marketing, Comunicação e Publicidade e Propaganda junto ao CIEMSUL - Centro de Incubação de Empresas da Região Sul. Ministrou cursos aos encubados de Plano de marketing e de Imagem da empresa: branding e suas características.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Centro de Educação e Comunicação, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Fonográfica e Gestão Hospitalar. Responsável pelas disciplinas de: Comportamento do Consumidor Atendimento Publicitário Planejamento de Campanha Publicitária Teoria da Publicidade Redação para publicidade I Design Gráfico e Digital Marketing de Relacionamento

Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do programa de Pós Graduação MBA em Gestão de Marketing, responsável pela disciplina de Comunicação Integrada de Marketing, com carga horária de 24h/a.

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de cursos de extensão da UCPel junto ao EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional. Professora do curso Capacitação Empresarial, desenvolvido em parceria da UCPEL com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (SEDAI).

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Disciplina ministrada: Marketing Empresarial, com carga horária de 24h/a

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 12
Outras informações
Extensionista do programa SEBRAETEC do SEBRAE com o EDR-Escritório de Desenvolvimento Regional, veiculado a Universidade Católica de Pelotas.

Atividades

04/2012 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Pós Graduação em Marketing e Inovações em Comunicação.
02/2011 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Relacionamento e Endomarketing
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CIEMSUL - Centro de Incubação de Empresas da Região Sul, .

Cargo ou função
Professora consltora na área de marketing, comunicação e publicidade.
07/2010 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atendimento
Comportamento do Consumidor
Comunicação Mercadológica
Mídia
Planejamento de Comunicação e Campanha Publicitária
07/2010 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfi, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Gráfico e Digital
Marketing Cultural
05/2008 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional
Seminários de Comunicação Interna
Seminários de Monografia
03/2011 - 03/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Serviços
Orientação de TCC
Tópicos Avançados de Administração
08/2011 - 09/2011
Extensão universitária , CIEMSUL - Centro de Incubação de Empresas da Região Sul, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Plano de Marketing aos incubados.
08/2005 - 12/2010
Ensino, Pós Graduação MBA em Gestão de Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada de Marketing
Seminários de Monografia
01/2005 - 12/2009
Ensino, Capacitação Empresarial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Planejamento Empresarial
Vendas e Marketing
10/2007 - 10/2008
Ensino, Pós Graduação em Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Empresarial
09/2004 - 02/2005
Extensão universitária , EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional, .

Atividade de extensão realizada
Consultoria de empresas.

Faculdade SENAC Pelotas, FATEC PELOTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação -Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora dos cursos de: Pós graduação em Gestão de Negócios. Disciplina de Planejamento Estratégico de Marketing Pós Graduação em Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas. Disciplina de Negociação e Influência Pós Graduação em Desenvolvimento de talentos e gestão de Equipes, Disciplina de Estratégias em Comunicação.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professora contratada. Ministrou aulas em cursos In Company para diversas empresas da região, nas áreas de gestão, comunicação e marketing. Professora no curso técnico de Transações Imobiliárias. Professora da Faculdade Senac no curso Superior de Tecnologia em Marketing. Responsável pelas disciplinas de Fundamentos de marketing, Comportamento do Consumidor, Planejamento de Marketing e orientação de trabalhos de conclusão de curso.


Adere Comunicação Visual, ADERE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção de Arte, Carga horária: 12
Outras informações
Desempenha atividades relativas a supervisão e criação de peças gráficas como banners, cartazes, flyers, sinalização, frotas de veículos, adesivos, faixas, vitrines, etc para diversas empresas de Pelotas e região.

Atividades

02/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Produção Gráfica, .

Serviço realizado
Desempenha atividades relativas a supervisão e criação de peças gráficas como banners, cartazes, flyers, sinalização, frotas de veículos, adesivos, faixas, vitrines, etc para diversas empresas de Pelotas e região..

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do curso Técnico de Comunicação Visual e curso Técnico em Design de Móveis Responsável pelas disciplinas de: Marketing e Embalagens Gestão e marketing Diagramação Teoria da Animação Projeto de Animação Computação Gráfica I

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora dos cursos Técnicos de Comunicação Visual e Design de Móveis. Ministra as disciplinas de Computação Gráfica I e II, Tratamento de imagens, Desenho de Artes gráficas, Marketing e Embalagens e Gestão.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da área de Design, do Curso Técnico em Programação VIsual

Atividades

10/2012 - Atual
Ensino, Curso Técnico em Comunicação Visual, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Marketing e Embalagens
Gestão e marketing
Diagramação
Teoria de Animação
Projeto de Animação
Computação Gráfica I
08/2008 - 08/2010
Ensino, Curso Técnico em Comunicação Visual, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Marketing e Embalagens
Gestão e marketing
Computação Gráfica I
Computação Gráfica II
Tratamento de Imagens
Desenho de Artes Gráficas
Diagramação
07/2002 - 06/2004
Ensino, Curso Técnico em Programação Visual, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Projetos Finais
Noções de Marketing
Laboratório de Artes Gráficas
Computação Gráfica - PhotoShop
Computação Gráfica - PageMaker
Computação Gráfica - CorelDraw

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora do Curso a distância semi-presencial de Administração de Empresas, com 01 encontro semanal presencial com os alunos. Possui 02 turmas com encontros de 4 h/a semanais cada, totalizando 8 h/a semanais.

Atividades

08/2008 - 08/2010
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Varejo
Fundamentos de Marketing
Administração de marketing
Estrutura e análise das demonstrações contábeis
Gestão Tributária
Gestão de Custos
Relações Trabalhistas e Sindicais
Microeconomia
Legislação para a Gestão
Sistemas de Informação Gerencial
Estatística e Pesquisa
Gestão de Pessoas
Comportamento Humano nas Organizações
Informática aplicada
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento de Pessoas
Evolução do Pensamento Administrativo
Fundamentos de Contabilidade
Fundamentos de Economia
Instrumentalização Científica
Princípios da Administração
Redação Empresarial
Sociedade e Contemporaneidade

SENAC - Pelotas, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18
Outras informações
Professora dos cursos superiores de tecnologia em Marketing e Sistemas de Informação. Professora no Curso Técnico de Transações Imobiliárias e outros cursos profissionalizantes. Professora de cursos In-Company.

Atividades

08/2006 - 07/2007
Ensino, Gestão Integrada do Capital Intelectual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informações e a Comunicação
02/2005 - 07/2007
Ensino, Superior em Tecnologia de Marketing de Varejo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Fundamentos de Marketing
Técnicas de Vendas e Negociação
05/2004 - 02/2005
Ensino, Curso Técnico em Transações Imobiliárias, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estrutura da Atividade Comercial
Marketing
Psicologia Organizacional

UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Aluna mestrado, Enquadramento Funcional: aluna pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Representante discente de 03-2005 a 03-2007

Atividades

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, .


Oficina de Gente Gestão de Pessoas, OFICINA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 8
Outras informações
É facilitadora da equipe de Treinamento e Desenvolvimento da Oficina de Gente no trabalho de Educação Experiencial ao Ar Livre, nas áreas de: Comunicação Interna nas organizações e técnicas para preparar reuniões; Fundamentos da comunicação interna e fluxo de informações; Gestão da Comunicação Corporativa; Endomarketing: Identidade visual na comunicação interna; Marketing Pessoal; Comunicação Visual Empresrial; Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Cliente.

Atividades

01/2004 - 12/2008
Treinamentos ministrados , Equipe de Treinamento e Desenvolvimento - T&D, .

Treinamentos ministrados
É facilitadora da equipe de Treinamento e Desenvolvimento da Oficina de Gente no trabalho de Educação Experiencial ao Ar Livre, nas áreas de: Comunicação Interna nas organizações e técnicas para preparar reuniões; Fundamentos da comunicação interna e

Colégio Anglicano Santa Margarida, SANTA MARGARIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora de curso, Carga horária: 12
Outras informações
Professora dos cursos Técnicos de Marketing e Vendas e de WebMastering. Coordenadora do Curso Técnico de Marketing e Vendas, responsável pela Administração de Ensino.

Atividades

02/2001 - 12/2005
Direção e administração, Colégio Anglicano Santa Margarida, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso Tecnico de Marketing e Vendas.
02/2001 - 12/2005
Ensino, Curso Técnico Em Marketing e Vendas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Marketing Instrumental
Marketing Operacional I
Marketing Operacional II
02/2003 - 12/2003
Ensino, Curso de WebMastering, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica - CorelDraw
Computação Gráfica - Photoshop
Marketing Digital

Gráfica Diário Popular Ltda., DIÁRIO POPULAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo planejamento de marketing e relação com os clientes internos e externos. Coordenadora da equipe de planejamento, desenvolvimento e manutenção do site da empresa e suporte técnico à equipe de vendas, ao treinamento de novos produtos e às estratégias de vendas.

Atividades

2001 - 2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Planejamento de Marketing.

LISTEL Listas Telefônicas SA, LISTEL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Criação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante da equipe de desenvolvimento e criação de anúncios para Internet e Home Pages (WebDesigner)e as estratégias de vendas. Atendimento de clientes no pós-venda.

Atividades

1998 - 2001
Serviços técnicos especializados , Departamento de Arte, .

Serviço realizado
Criação de anúncios para listas telefônicas; Criação de homepages; Suporte a equipe de vendas.

Aptitud Comunicação e Design, APTITUD, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Departamento de Criação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo departamento de criação supervisionando e orientando a equipe no desenvolvimento de peças publicitárias.

Atividades

1997 - 1998
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Diretora de Criação de campanhas publicitárias.

GDCW com.br Comunicação, GDCW, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Criação e redação publicitária, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio no departamento de criação e redação publicitária, junto à equipe de desenvolvimento e produção gráfica.

Atividades

09/1997 - 10/1997
Estágios , Departamento de criação e redação publicitária, .

Estágio realizado
Estágio no departamento de criação e redação publicitária, junto a equipe de desenvolvimento e produção gráfica..

CRILL Comércio e Repres. de Informática Ltda, CRILL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20

Atividades

1997 - 1997
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assessoria de Comunicação.

R&O Comunicação e Marketing, R&O, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações
Agência de Comunicação e Marketing que prestava serviços para diversas empresas de Pelotas.

Atividades

1993 - 1997
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenação Geral.


Linhas de pesquisa


1.
Educação, comunicação e formação de professores


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Educação e Comunicação: movimentos e rumos do GT 16 de Educação e Comunicação (2000 a 2006)
Descrição: Saberes, informações e conhecimentos resultam de atividades e movimentos que requerem um grau de participação dos sujeitos que, ao longo do tempo, vão criando e resignificando conceitos, teorias, identidades e práticas presentes em instituições específicas e na sociedade, em geral. Tendo como referência este pressuposto, com o presente projeto pretendemos realizar uma investigação sobre o estado do conhecimento do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no período de 2000 a 2006. Para tanto, pretendemos além de levantar dados que evidenciem as temáticas, as abordagens teórico-metodológicas, os sujeitos e contextos de pesquisa e as referências bibliográficas presentes nos textos analisados do referido GT da ANPEd, investigar as prováveis lacunas na produção do GT. Para a realização desta investigação, optamos pelo tipo de pesquisa estado do conhecimento a ser realizada de forma integrada envolvendo três instituições do Ensino Superior: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Estadual Paulista - UNESP de São José do Rio Preto. Estas instituições justificam-se, pois os proponentes deste estudo (professoras e pesquisadoras destas instituições) estão atuando no referido GT desde sua criação em 1990, como membro efetivo no GT, apresentadora de trabalho, consultora ad-hoc, e, desde 2000, como Coordenadora do GT e Membro do Comitê Científico. O percurso metodológico proposto no projeto consiste no levantamento inicial dos 120 (cento e vinte) textos aprovados para apresentação neste período pelo GT e, em seguida, a classificação dos trabalhos a partir de títulos, palavras-chave e resumos, tendo como recorte o foco temático. Prosseguindo, serão realizadas leituras integrais dos trabalhos para a elaboração de resumos analíticos tendo como base a categorização, análise dos trabalhos e construção de tabelas. Conclui-se este estudo com a redação de um relatório final..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Renata Oliveira de Oliveira - Integrante / Danieli Formentim - Integrante / Aline Krause Lemke - Integrante / Tania Maria Esperon Porto - Coordenador / Mirza Seabra Toschi - Integrante / Valdinei Marcolla - Integrante / Cristina Pureza Duarte Boésio - Integrante / Danieli de Godoy da Silva - Integrante / Thaiana Neuenfeld Philipsen - Integrante / Algaides de Marco Rodrigues - Integrante / Fernanda Lima Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Paraninfa Curso de Publicidade e Propaganda, Universidade Católica de Pelotas.
2007
Professora homenageada da turma de formandos 2007/1 do curso Tecnólogo em Marketing, Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas.
2004
Paraninfa da turma de Programação Visual, CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas.
2002
Paraninfa da turma de Marketing e Vendas, Colégio Anglicano Santa Margarida.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Oliveira, Renata2016Oliveira, Renata. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET PARA A CONSTRUÇÃO DE MARCAS: O USO DO INSTAGRAM. RGSN - REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 4, p. 4-23, 2016.

2.
Oliveira, Renata2007 Oliveira, Renata. O uso da tecnologia de informação e comunicação no ensino: Um estudo de caso dos professores da Escola de Comunicação Social da UCPel. Ecos Revista, v. 11, p. 41-61, 2007.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Oliveira, Renata; ZUNINO, Milena . COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: O BUZZ MARKETING E O MARKETING VIRAL. Revista Negócios e Talentos, Porto Alegre - RS, 01 dez. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, Renata; MARCOLLA, V. . O uso das tecnologias de informação e comunicação: uma articulação entre duas experiências de pesquisa no ensino superior. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2008, Joinvile. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Joinvile - SC: Universidade do Vale do Itajaí, 2008.

2.
Oliveira, Renata. Os professores universitários e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.

3.
Oliveira, Renata. Leitura e Produção de Imagens como forma educativa. In: II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional, 2006, Porto Alegre. II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional, 2006.

4.
Oliveira, Renata. Ensino reflexivo com leitura e produção de imagens. In: IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária, 2006, Porto Alegre. Anais [recurso eletrônico] / 4. Seminário Nacional de Pedagogia Universitária ; org. Maria Emilia Amaral Engers. - Porto Alegre : PUCRS, 2006.1 CD-ROM.. Porto Alegre: PUC, 2006.

5.
Oliveira, Renata. Leitura e produção de imagens: a influência do comercial de televisão no comportamento do consumidor. In: VI ANPed Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2006, Santa Maria. VI ANPEd Sul, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, Renata; NUNES, G. S. . A utilização do Product placement no cinema e sua influência no Comportamento do Consumidor. In: V SIPECOM - Seminário Internacional de pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria - RS. Anais SIPECOM - Seminário internacional de Pesquisa em Educação. Santa Maria - RS: Biblioteca Setorial do Centro de Educação - UFSM, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
Oliveira, Renata. Ponto de Venda: o momento de decisão do consumidor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Oliveira, Renata; BANDEIRA, M. O. R. . Como comunicar o cliente através do Facebook: O caso da fanpage da Trifil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Oliveira, Renata. O papel do diretor de arte na propaganda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Oliveira, Renata; NUNES, G. S. . A utilização do Product placement no cinema e sua influência no Comportamento do Consumidor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Oliveira, Renata; NUNES, G. S. . Psicose: comparação entre o original e a refilmagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Oliveira, Renata; NUNES, G. S. . A influência do Product placement no comportamento do consumidor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Oliveira, Renata; TISSOT, R. X. . A nova Topper: reposicionamento visando uma marca poliesportiva internacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Oliveira, Renata; LODER, M. M. ; STEIN, S. . Redesign de embalagens - uma abordagem interdisciplinar no curso de Comunicação visual do IFSul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Oliveira, Renata; BRISOLARA, Daniela ; GODINHO, Raquel . Projetaço: pré-banca, um método de qualificação da avaliação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Oliveira, Renata. Leitura e Produção de Imagens: a Influência do Comercial de Televisão no Comportamento do Consumidor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Oliveira, Renata; BRAVO, V. S. ; DECKER, S. R. F. . Desempenho gerencial de micro e pequenas empresas. Pelotas: EDUCAT - Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2006 (Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Oliveira, Renata. Novas formas de divulgação e as tendências para a publicidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. . Curso de Extensão CorelDraw, Illustrator e Photoshop. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. . CURSO BÁSICO COREL E PHOTOSHOP. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. ; RAMIRO, J. . INTRODUÇÃO AO MONITORAMENTO E ANÁLISE DE REDES SOCIAIS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Oliveira, Renata; RAMIRO, J. . Introdução ao monitoramento e análise de redes sociais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Oliveira, Renata. Plano de Marketing. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Oliveira, Renata; OLIVEIRA, R. L. T. ; LOBATO, A. A. B. . Comissão Técnica de Seleção dos encubados do CIEMSUL. 2011. (Participação da Comissão Técnica de Seleção dos encubados do CIEMSUL).

7.
Oliveira, Renata; OLIVEIRA, R. L. T. ; LOBATO, A. A. B. . Apresentação e Avaliação dos Planos de Negócios dos incubados. 2011. (Participação da Comissão Técnica de Apresentação e Avaliação dos Planos de Negócios dos incubados).

8.
Oliveira, Renata; ZAMPERETTI, Maristani. ; FORMENTIM, Danieli. ; LEMKE, Aline K. . Leitura de imagens - aprendendo com as mídias. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Oliveira, Renata; ZAMPERETTI, Maristani. ; FORMENTIM, Danieli. . Mulheres na vitrine: leituras de imagens em artes e meios de comunicação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
Oliveira, Renata. 2º Fórum de Marketing da Região Sul do RS. 2002 (2º Fórum de Marketing da Região Sul do RS) .

2.
Oliveira, Renata. Marketing Virtual. 2002 (Marketing Virtual) .

3.
Oliveira, Renata. 2º Fórum de Marketing da Região Sul do RS. 2002 (2º Fórum de Marketing da Região Sul do RS) .

4.
Oliveira, Renata. Marketing no Jornal Diário Popular. 2001 (Marketing no Jornal Diário Popular) .

5.
Oliveira, Renata. Profissões: Publicidade e Marketing. 2001 (Profissões: Publicidade e Marketing) .

6.
Oliveira, Renata. Marketing Digital. 1997 (Marketing Digital) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Oliveira, Renata; RECUERO, Raquel; BARROS, Roberta. Participação em banca de Marco Lucas dos Anjos.A migração da utilização de ferramentas convencionais de publicidade, para meios digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
Oliveira, Renata; MICHEL, Margareth; BARROS, Flavia Xavier. Participação em banca de Caroline Barcellos da Cruz.A importância da Media Trainning em uma empresa: estudo de caso em uma escola de idiomas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
Oliveira, Renata; BARROS, Flavia Xavier; LIMA, Paula. Participação em banca de Bruna Theil Sampaio.Marca: uma experiência visual, subjetiva e emocional estudo de caso Outra Comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
Oliveira, Renata; BONAT, V.; BRAUNER, G.. Participação em banca de Dalys Maria Schmitz Rodriguez.Marketing bancário: Investigação da preferência dos clientes do Bairro Fragata em Pelotas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

5.
Oliveira, Renata; BONAT, V.; MARTINS, I.. Participação em banca de Rodrigo d?Àvila Silveira.Cliente chato: Um estudo sobre o comportamento do consumidor de um centro de formação de condutores.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

6.
Oliveira, Renata; BONAT, V.; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Margot de Oliveira Rocha.Viabilidade mercadológica de uma empresa do ramo de rações em Pelotas/RS.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

7.
Oliveira, Renata; DECKER, S. R. F.; BRAGA, A.. Participação em banca de Marcos Dias Ferreira.Logística de distribuição de mudas do viveiro da Unidade Votorantim e papel S/A do extremo sul do Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

8.
Oliveira, Renata; MARTINS, I.; NEVES, H.. Participação em banca de Tiago Buchert Radmann.Marketing de marcas: Um estudo de caso da revitalização do Colégio Gonzaga.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

9.
Oliveira, Renata; DECKER, S. R. F.; NEVES, H.. Participação em banca de Antônio Augusto Barragana.Fatores que influenciam a decisão de compra dos clientes da Cia. de Calçados.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

10.
Oliveira, Renata; NEVES, H.; BELTRAO, L.. Participação em banca de Luís Inácio Meireles Pereira.A satisfação de clientes na prestação de serviços: A empresa Telealarme.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

11.
Oliveira, Renata; BRAUNER, G.; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Fabiane Cardoso Grimaldi.Endomarketing: Proposta de implementação e padronização na rede de lojas Radioluz. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

12.
Oliveira, Renata; OLIVEIRA, M.; BRAGA, A.. Participação em banca de Nilton Machado Fernandes.Diagnóstico empresarial.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

13.
Oliveira, Renata; DECKER, S. R. F.; BRAUNER, G.. Participação em banca de Francis Bento Machado.Plano de Marketing para a Panambra Corretora de Seguros de Pelotas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

14.
Oliveira, Renata; LADISLAU, J.; PRESTES, L.. Participação em banca de Priscila Machado Alves.Comportamento do consumidor: Estudo de caso da Boneca Barbie.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

15.
Oliveira, Renata; KELLERMANN, M.; NEVES, H.. Participação em banca de Cristiane Matias Ataíde.Avon para homens: Possibilidades de um mercado em crescimento.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

16.
Oliveira, Renata; BONAT, V.; BELTRAO, L.. Participação em banca de Clésia Beatriz Quevedo.Consumo de cosméticos: Um estudo sobre as motivações de compra da consumidora.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.

17.
Oliveira, Renata; BELTRAO, L.; MARTINS, I.. Participação em banca de Joaquim Gilberto Sanches Junior.Fatores determinantes que influenciam o consumidor ao comprar um carro zero Km.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Oliveira, Renata; VASCONCELLOS, L. K.; ANJOS, M. H.. Concurso para professor substituto do Curso Tec. de programação Visual. 2003. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Outras participações
1.
Oliveira, Renata; OLIVEIRA, R. L. T.; LOBATO, A. A. B.. Comisão Técnica de Seleção do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul. 2011. Universidade Católica de Pelotas.

2.
Oliveira, Renata; OLIVEIRA, R. L. T.; LOBATO, A. A. B.. Comisão Técnica de Apresentação e Avaliação dos Planos de Negócios do micro-empresários no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul. 2011. Universidade Católica de Pelotas.

3.
Oliveira, Renata; MARANGON, M.. Jurado do 5º Caça Talentos da Universidade Católica de Pelotas. 1996. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19 Encontro Locaweb. 2017. (Encontro).

2.
21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2017. (Congresso).

3.
Festival da Transformação 2017. 2017. (Outra).

4.
Festival da Transformação 2017. 2017. (Outra).

5.
OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL. 2017. (Outra).

6.
Share Talks POA. 2017. (Encontro).

7.
WORKSHOP CANVAS ? MODELO DE NEGÓCIOS. 2017. (Oficina).

8.
18º Encontro Locaweb. 2016. (Encontro).

9.
Plugcitários No Ar - Edição Porto Alegre 2016. 2016. (Encontro).

10.
17º Encontro Locaweb. 2015. (Encontro).

11.
ENBRA - Encontro Brasileiro de Administração. 2015. (Encontro).

12.
XVII Intercom Sul.Cinema como meio de Publicidade e Propaganda. 2014. (Encontro).

13.
19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2013. (Congresso).

14.
V SIPECOM - Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.A utilização do Product placement no cinema e sua influência no Comportamento do Consumidor. 2013. (Seminário).

15.
XIV Intercom Sul. Psicose: comparação entre o original e a refilmagem. 2013. (Congresso).

16.
XIV Intercom Sul. Como comunicar o cliente através do Facebook: O caso da fanpage da Trifil. 2013. (Congresso).

17.
19 Madrugadão Feevale.19 Madrugadão Feevale. 2012. (Oficina).

18.
Colóquio sobre educação e Novas Tecnologias. 2012. (Outra).

19.
XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. A influência do Product placement no comportamento do consumidor e A nova Topper: reposicionamento visando uma marca poliesportiva internacional. 2012. (Congresso).

20.
18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2011. (Congresso).

21.
Workshop de Empreendedorismo CIEMSUL 2011.Trate bem seu cliente e tenha sucesso em seu negócio. 2011. (Encontro).

22.
10º Encontro sobre o Poder Escolar.Redesign de embalagens - uma abordagem interdisciplinar no curso de Comunicação visual do IFSul. 2010. (Encontro).

23.
VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL. 2008. (Seminário).

24.
VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.O uso das tecnologias de informação e comunicação: uma articulação entre duas experiências de pesquisa no ensino superior. 2008. (Seminário).

25.
XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Os professores universitários e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino. 2008. (Encontro).

26.
XIV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

27.
16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2007. (Seminário).

28.
7º Encontro sobre o Poder Escolar. 2007. (Encontro).

29.
7º Encontro sobre o Poder Escolar.Minicurso: Leitura de imagens - aprendendo com as mídias. 2007. (Encontro).

30.
Seminário da Educação Superior. 2007. (Outra).

31.
XVI Conamerco - Congresso de Administração do Mercosul. 2007. (Congresso).

32.
2º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2006. (Congresso).

33.
4º Fórum Mundial de Comunicação Social. 2006. (Encontro).

34.
II Simpósio Nacional de Educação Superior e Desenvolvimento Profissional.Leitura e Produção de Imagens: a influência do Comercial de Televisão no comportamento do Consumidor. 2006. (Simpósio).

35.
IV Seminário Nacional de Pedagogia Universitária.Ensino reflexivo com leitura e produção de imagens. 2006. (Seminário).

36.
VI ANPed Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.VI Amped Sul. 2006. (Seminário).

37.
V Seminário de Educação e Comunicação e IV Colóquio sobre Imaginário, Cultura e educaçào: As múltiplas faces do feminino na Educação.O professor universitário e as Tecnologias de Informação e Comunicação. 2006. (Seminário).

38.
A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).

39.
II Fórum de Marketing da Região Sul do Rio Grande do Sul.II Fórum de Marketing da Região Sul do RS. 2003. (Encontro).

40.
Gerenciamento da Relação com Clientes - O caso da Claro Digital. 2002. (Encontro).

41.
I Fórum de Marketing da Região Sul do RS. 2002. (Encontro).

42.
I Seminário de Ética nas Profissões. 2002. (Seminário).

43.
Planejamento Estratégico para o Gerenciamento Total. 2002. (Seminário).

44.
2º Caça - Talentos da Escola de Comunicação Social da UCPEL.2º Caça - Talentos da Escola de Comunicação Social da UCPEL. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. ; CRUZ, D. . Semana Acadêmica dos cursos de Publicidade e Jornalismo. 2016. (Outro).

2.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. ; CRUZ, D. . Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade. 2016. (Outro).

3.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. ; CRUZ, D. . Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade. 2015. (Outro).

4.
Oliveira, Renata. V Seminário de Educação e Comunicação e IV Colóquio sobre Imaginário, Cultura e educação: As múltiplas faces do Feminino na Educação. 2006. (Outro).

5.
Oliveira, Renata; MELLO, S. P. T. . I Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Marketing de Varejo. 2005. (Outro).

6.
Oliveira, Renata. 2º Fórum de Marketing da Região sul do RS. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Costa Gonzaga. MARKETING PARA SERVIÇOS PROFISSIONAIS: UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DOS CÓDIGOS DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS LIBERAIS: ADVOGADOS E CONTADORES. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Amanda Mesquita. Varejo de baixa renda: ações para conquistar e fidelizar clientes do Pop Center. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Grace Peres. A importância dos leads na estratégia de marketing digital: estudo de caso da concessionária Toyota Pelotas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégia de Negócios) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

2.
LUCAS MARASCHIN. ESTRATÉGIAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DIFERENCIADAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO: UMA ANÁLISE DO MERCADO BRASILEIRO.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégia de Negócios) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

3.
Bianca de Azevedo Tubino. COMUNICAÇÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO EMPRESARIAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégia de Negócios) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

4.
Larissa Aires Schwantz. ESTRATÉGIAS DE MARKETING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: ESTUDO DE CASO DA PETCHÊ DISTRIBUIDORA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Estratégia de Negócios) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

5.
Daniela Martins Vianna. Comunicação interna como meio facilitador para o desenvolvimento do clima organizacional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Pessoas) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

6.
Gabriela Nunes. O Product Placement em filmes. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

7.
Matheus Vaucher. Comunicação Integrada da empresa Bali Brazil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

8.
Matheus Mirapalhete Cardozo. A MÍDIA E SEU MANTO: A LÓGICA DO MARKETING. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

9.
Daniele da Silva Gomes. O cômico como estratégia de marketing para campanhas publicitárias. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

10.
ANDRÉ LAURENCE FREITAS DOS SANTOS. Comunicação: a percepção da comunidade de Charquedas a respeito do Instituto Federal Sul-Rio-grandense. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

11.
CAROLINE DA SILVEIRA GONÇALVES. Comunicação integrada de marketing como diferencial competitivo para empresas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

12.
EDUARDO COELHO VARGAS. Aproximando o cliente através do marketing digital: um estudo de caso do Desafio Purê Zone ? Lóreal Paris. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

13.
FABRÍCIO CASTRO DA SILVA. Planejamento estratégico em uma empresa do ramo automotivo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

14.
FERNANDA GOULART MACHADO. A Responsabilidade Social e sua interface com o Marketing Social: Estudo de Caso: O Portal Social da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

15.
ITATIANE DA SILVA VERGARA. Burnout e fatores associados em uma empresa familiar na cidade de Pelotas/RS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Pessoas) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

16.
KAREN BORGES SCHNEID. Satisfação de cliente nos serviços de seguros. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

17.
MARÍLIA DA SILVA AFONSO. Nível de satisfação dos alunos do MBA de Marketing da UCPel. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

18.
PAULO EDUARDO VIEIRA DAS NEVES. Pesquisa de clima organizacional na percepção dos colaboradores: empresa de transporte rodoviário intermunicipal Pelotas/RS empresas ?A? e ?B?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

19.
TATIANE DE LIMA ZURCHIMITTEN. Merchandising, ferramenta indispensável para o ponto de venda: o caso da Loja Krause. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

20.
MIRIAN TEREZINHA AFONSO PEREIRA. Comunicação Empresarial: a construção de uma marca corporativa.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

21.
Vanessa Ferreira Dias. Comportamento das consumidoras em relação ao mercado de beleza em Pelotas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

22.
Michele Gomes. Plano de Marketing da academia Spazio. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

23.
Analu Rocha Ribeiro. Os 5 sentidos como ferramentas de marketing: um estudo de caso da loja 5 Marias. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

24.
Milena Bardou Zunino. Comunicação alternativa: o Buzz Marketing e o Marketing Viral. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

25.
Roberta von Ameln Borgonovi. Análise de Planejamento de Marketing no lançamento de produto. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

26.
Daiana de Sousa Ribeiro. Planejamento de Marketing para empresa do ramo alimentício. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências da Comunicação) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

27.
Chiara Rodrigues. A Moda Como Meio de Aceitação na Sociedade: Um estudo sobre as influências no Comportamento do Consumidor. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

28.
Sabrina Becker Loeck. COMUNICAÇÃO INTEGRADA, PODEROSA FERRAMENTA DO MARKETING PARA ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

29.
Andrei Broch de Oliveira. O Marketing na Moda. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

30.
Carlos Marlon Corrêa Cearense. PESQUISA DE SATISFAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO E MELHORAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DA LINHA PET FOOD DA EMPRESA JOSAPAR NO MERCADO DE SÃO PAULO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Marketing) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

31.
Norberto Dores. Marketing Social na Viação Nossa Sra. Conquistadora. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

32.
Diego Mendes da Silva. Endomarketing no Colégio Santa Margarida. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

33.
Simone Lopes. Relacionamento com clientes da Editora Cultivar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

34.
Francine Lopes. Organização de vendas da Editora Três. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

35.
Ricado Machado Pereira. Fidelização de Cliente na X-COP. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

36.
André Teplizki. Promoção da empresa Repeagro. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

37.
Arlene Quadros. Marketing Social no Diário Popular. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

38.
Patrícia Teplizki. Satisfação de Clientes da empresa Polisul. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

39.
Vania Santos. Satisfação dos clientes da Mecânica Irmãos Kurtz. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Técnico Em Marketing e Vendas) - Colégio Anglicano Santa Margarida. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CARLOS HENRIQUE DYTZ PICCOLI. A UTILIZAÇÃO DE FOTOS NAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

2.
Leonardo Corrêa Schneider. Repercussão digital de ações de guerrilha: o caso Coca-cola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

3.
Luciane Kickhöfel Martinez. Evolução do product placement no cinema: análise de 4 filmes da série 007. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

4.
Stelle Cardoso. A representação do eu no Facebook: uma análise comparativa da obra de Erving Goffman na Era da Internet. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

5.
Pedro Heitor Alves Cerveira. Os efeitos da revolução digital na produção publicitária em agências de comunicação de Pelotas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

6.
Milane Soares da Fonseca. MTG - Entre tradição e modernidade: um estudo sobre como está a imagem do Movimento Tradicionalista Gaúcho em uma época de tantas inovações tecnológicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

7.
Natan Macedo Alves da Fonseca. A influência dos textos da internet na decisão de compra do consumidor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

8.
Gabriela Soares Nunes. Comunicação e assessoria de imprensa na Academia Mota. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

9.
Iuri Ramil. Marketing Esportivo: a influência das marcas na escolha do material esportivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

10.
Fernanda Wrague de Souza. Marketing de Serviços. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

11.
Juliana Gomes de Figueiredo Garcia. MARKETING DE VAREJO: SATISFAÇÃO DE CLIENTES DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA E PAPELARIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

12.
Matheus Madruga Krüger. MARKETING DE VAREJO E O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

13.
Ricardo Farias Gomes. MARKETING DE SERVIÇOS COM ÊNFASE EM SATISFAÇÃO DE CLIENTES DO HOTEL GARIBALDI LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

14.
Silvia Madruga de Almeida. MARKETING DE SERVIÇOS FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO HOTEL FARROUPILHA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

15.
Tanires Einhardt Bierhals. MARKETING DE VAREJO NO PONTO DE VENDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

16.
Eduarda Porto. A marca ZEZé. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

17.
Anderson. Marketing esportivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

18.
Everton Azenha. Influência dos traillers de cinema. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

19.
Rafael Amaral. Critérios de escolha de mídias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

20.
Murilo Schiavon. Marketing de Serviços. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

21.
Carina Vaz Pinto. Marketing de Serviços no transporte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

22.
Sinara Luçardo. Satisfação de clientes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

23.
Renan Tissot. A Nova Topper: Reposicionamento visando a uma marca poliesportiva internacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

24.
Rosalaine Lages. A campanha de propaganda do vestibular da UCPel: análise e sugestões. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

25.
Cícero Garcez Ribeiro. A interferência da publicidade na cultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

26.
Fernando Bonow. Marketing de relacionamento na construção civil: estudo de caso da empresa labore Engenharia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

27.
Gabriela Pinheiro. O endomarketing na Ferragem Pinheiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

28.
Clésia Beatriz Quevedo. Consumo de cosméticos - um estudo sobre as motivações de compra da consumidora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing de Varejo) - Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

29.
Joaquim Gilberto Sanches Junior. Fatores que influenciam o consumidor ao comprar um carro zero KM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing de Varejo) - Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

30.
Thiago Buchert Radmann. Marketing de marcas: um estudo sobre a revitalização da marca do Colégio Gonzaga. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing de Varejo) - Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

31.
Antonio Augusto Barragana. Fatores que influenciam a decisão de compra dos clientes da Cia. de Calçados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing de Varejo) - Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.

32.
Luiz Inácio Meireles Pereira. A satisfação de clientes na prestação de serviços: a empresa Telealarme. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Marketing de Varejo) - Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas. Orientador: Renata Oliveira de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Oliveira, Renata2016Oliveira, Renata. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET PARA A CONSTRUÇÃO DE MARCAS: O USO DO INSTAGRAM. RGSN - REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 4, p. 4-23, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
Oliveira, Renata. Ponto de Venda: o momento de decisão do consumidor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Oliveira, Renata; RAMIRO, J. . Introdução ao monitoramento e análise de redes sociais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. . Curso de Extensão CorelDraw, Illustrator e Photoshop. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oliveira, Renata; FERNANDES, A. C. ; CRUZ, D. . Semana Acadêmica dos cursos de Publicidade e Jornalismo. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:23:11