Paulo Alencar Lapini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9518212561346801
  • Última atualização do currículo em 22/04/2018


Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2000), Pós-Graduado em Contabilidade pela Universidade de Ribeirão Preto (1991) Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2009), Graduado em Administração pela Universidade de Ribeirão Preto (1981) . Atualmente é Professor do Centro Universitário Moura Lacerda e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Avaliador ad hoc - INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretor Administrativo 2013-2014, Diretor Acadêmico 2015-2016 - Diretor Superintendente 2015 à 31.12.2018 do Centro Universitário Moura Lacerda.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional em Instituição de Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, administração, contabilidade, desemprego e mecanização .Coordenador Adjunto dos Cursos Tecnológicos de Gestão Financeira e Gestão Comercial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Alencar Lapini
Nome em citações bibliográficas
LAPINI, P. A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Moura Lacerda, Unidade Sede.
Rua Padre Euclides,995
Campos Elíseos
14085-420 - Ribeirao Preto, SP - Brasil - Caixa-postal: 757
Telefone: (016) 21011046
Fax: (016) 21011024
URL da Homepage: mouralacerda.com.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Administração.
Centro Universitário Municipal de Franca, Uni-FACEF, Brasil.
Título: A Multifuncionalidade do operador de colheitadeira de cana-de-açucar na região de Ribeirão Preto,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Antônio Carlos Shimano.
1990 - 1991
Especialização em Habilitação para o Magistério Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Ciências Contábeis.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
1976 - 1981
Graduação em Administração.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
1973 - 1975
Ensino Médio (2º grau).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1968 - 1972
Ensino Fundamental (1º grau).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
D-Olho na Qualidade. (Carga horária: 36h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2004 - 2004
Gestão Empresarial com ERP. (Carga horária: 40h).
Microsiga Educação Corporativa, MICROSIGA, Brasil.
2004 - 2004
Teleduc:Operacionalização de Ensino a Distância. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
1992 - 1992
Processamento de Dados. (Carga horária: 60h).
Vector Tecnovídeo S/C Ltda, VECTOR, Brasil.
1992 - 1992
Aprender Economia no mundo contemporâneo. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
1990 - 1990
Ensino e Aprendizagem em Cursos Superiores. (Carga horária: 24h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
1987 - 1987
Supervisão Participativa. (Carga horária: 44h).
Dimensão Corporativa, DIMENSÃO, Brasil.
1987 - 1987
Análise de Problemas e Processo Decisorial. (Carga horária: 44h).
Dimensão Corporativa, DIMENSÃO, Brasil.
1981 - 1981
Técnicas de Marketing Varejo. (Carga horária: 44h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1980 - 1980
Organização de empresas. (Carga horária: 70h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1980 - 1980
Vendedor Lojista. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1980 - 1980
Desenvolvimento em Supervisão de Vendas. (Carga horária: 32h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1976 - 1976
Administração de Almoxarifados. (Carga horária: 40h).
Instituto de Organização Racional do Trabalho, IDORT, Brasil.
1973 - 1973
Protocolo e arquivo. (Carga horária: 36h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Avaliador Ad hoc
Outras informações
Avaliador Ad hoc para avaliação dos Cursos de Administração de Empresas

Atividades

03/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, .

Cargo ou função
Avaliador ad hoc, para avaliação dos Cursos de Adminbistração de Empresas.
10/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Administração do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - Brasília - DF.

Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Coordenador Adjunto, Enquadramento Funcional: Coordenador Adj. Curso Tec. Gestão Comercial, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Coordenador Adjunto, Enquadramento Funcional: Coordenador Adj. Curso Tec. Gestão Financeira, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Coordenador de Curso/Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador Ciências Contábeis, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Inqueritos, .

Cargo ou função
Auditor.
02/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pesquisa, Comissão de avaliação dos Projetos de Pesquisa.

Linhas de pesquisa
Avaliador
11/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Organizadora de Simpósio, .

Cargo ou função
Membro integrante da comissão.
01/1997 - Atual
Direção e administração, Coordenadoria de Curso, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis.
01/1990 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Administração e Introdução à Contabilidade
02/2002 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Comissão Interna de Prevenção de Acidantes -CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidantes -CIPA.

Atividade realizada
Membro representante do empregador.
02/2001 - 12/2002
Extensão universitária , Empresa Júnior, .

Atividade de extensão realizada
Assessoria.
01/2000 - 12/2002
Ensino, Sequênciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade de Custos
02/1999 - 12/2001
Estágios , Coordenadoria de Estágio, .

Estágio realizado
Orientador.
01/1997 - 12/1999
Direção e administração, Coordenadoria de Curso, .

Cargo ou função
Coordendor dos Cursos de Ciências Contábeis e Economia.
02/1996 - 12/1997
Direção e administração, Coordenadoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Graduação.
04/1993 - 12/1997
Direção e administração, Coordenadoria de Curso, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Administração.
01/1990 - 12/1996
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos

Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

06/1990 - 03/1993
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Custos, Introdução à Contabilidade e Contabilidade Geral

Dabi Atlante S/A Indústrias Médico Odontológicas, DABI ATLANTE, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1990
Vínculo: Adminstrativo, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40

Atividades

12/1981 - 01/1990
Serviços técnicos especializados , Administração Financeira, .

Serviço realizado
Planejamento Financeiro, Fluxo de Caixa, Controle de Pagamentos e Recebimentos, análise do mercado financeiro para aplicações de recursos, Planejamento e Controle de representantes, acertos de quotas com representantes. auditoria em filiais..
11/1976 - 12/1981
Serviços técnicos especializados , Planejamento e Controle da Produção, .

Serviço realizado
Controle do fluxo de produção, planejamento da produção: semestral, trimestral e mensal. Análise de projetos (desenhos) e a viabilidade desse projeto na estrutura produtiva, realizando o estudo de tempos e movimentos.

Fundação Teatro Pedro II, TEATRO PEDRO II, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 3
Outras informações
Nomeado pelo Prefeito Antônio Palocci.

Atividades

02/1994 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal, .

Cargo ou função
Conselheiro Fiscal Suplente.

Colégio Integrado Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

04/1987 - 03/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Contabilidade Geral, Custos, Introdução à Administração

Cia Penha de Máquinas Agrícolas, CIA PENHA, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Administrativo, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Almoxarifado, Carga horária: 40

Atividades

08/1975 - 11/1976
Serviços técnicos especializados , Administrativo, .

Serviço realizado
Administração de Almoxarifados (Controle de Estoques, Fluxo de distribuição de materiais para produção, Levantamentos fiísico de estoque, controle de entrada e saída de materiais, codificação e inspeção de qualidade..

Curso Base, BASE, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

07/1983 - 01/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos

Associação Educacional De Lucca, COLÉGIO BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1988
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos Contabilidade Intermediária, Introdução à Contabilidade, e Teoria Geral de Administração

Atividades

08/1981 - 02/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Contabilidade Geral, Contabilidade Intermediária, Custos e Introdução à Administração

Auto Escola São Sebastião, AUTO ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: Administrativo, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40

Atividades

06/1974 - 07/1975
Serviços técnicos especializados , Auto Escola, .

Serviço realizado
Rotinas administrativa de uma empresa de prestação de serviços.(controle de Fluxo de Caixa, atendimento à clientes, planejamento, controle de aulas e exames para habilitação de condutores de veículos, articulação entre o DETRAN e a empresa)..

Curso Preparatório, PREPARATÓRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

07/1983 - 11/1983
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Contabilidade Geral

Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Diretor Superintendente, Enquadramento Funcional: Diretor Superintendente, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Diretor Acadêmico, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Gestor, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.




Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Montagem (Ribeirão Preto) (0104-4826)
2005 - Atual
Periódico: Primeiros Passos (Ribeirão Preto-SP) (1519-6763)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Semana Portinari, Casa da Cultura Museu de Portinari.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAPINI, P. A.2006LAPINI, P. A.; Camargo ; BERTHOLO, P. . Orqanizações, Tecnologia da Informação e Visão Sistêmica. Montagem (Ribeirão Preto), v. 8, p. 125-131, 2006.

2.
LAPINI, P. A.2005LAPINI, P. A.; Bertholo ; Camargo . Contabilidade de Custos no Método de Unidade de Esforço de Produção UEP. Montagem (Ribeirão Preto), Centro Universitário Moura Lac, v. 09, 2005.

3.
LAPINI, P. A.2003LAPINI, P. A.. Agrishow: Turismo de Negócio em Ribeirão Preto. Montagem (Ribeirão Preto), Moura Lacerda, v. 7, p. 62-71, 2003.

4.
LAPINI, P. A.2002 LAPINI, P. A.. A mecanização. FACEF Pesquisa, FACEF, v. 5, n.2, p. 73-83, 2002.

5.
LAPINI, P. A.1997 LAPINI, P. A.. Qualidade Pessoal como fator de desenvolvimento organizacional. Montagem (Ribeirão Preto), Moura Lacerda, v. I, n.2, p. 69-73, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LAPINI, P. A.; Camargo ; PINHEIROMARTINELLI, D. ; LITICANOV, A. M. ; NUNES, A. T. ; GIULIANI, A. C. ; CUNHA, C. F. ; MIRANDA, C. S. ; PADOVEZE, C. L. ; FERREIRA, F. A. ; VICARI, F. M. ; TAKAKURA JUNIOR, F. K. ; VASCONCELLOS, G. Z. C. ; SILVA, J. ; GALLI, L. C. A. L. ; BANDEIRA, M. ; PERERIA, M. F. ; VIVALDINI, M. ; PIZZINATTO, N. K. ; SOUZA, T. F. . Negociação Empresarial Estudos de Casos Brasileiros.. 1ª. ed. JUNDIAÍ - SP: Paco Editorial, 2012. v. 01. 177p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LAPINI, P. A.. O Guarda Livros. Boletim Enfoque, Ribeirão Preto - SP, p. 17 - 17, 10 maio 2008.

2.
LAPINI, P. A.; Camargo ; LENZA, E. R. B. . A Contabildiade ambiental como uma ferramenta gerencial. Enfoque, CRCSP - Conselho, p. 12 - 12, 10 set. 2006.

3.
LAPINI, P. A.. Você sabe como nasce um paradigma?. O Distrito, Bonfim Paulista - SP, p. 07 - 07, 02 set. 2006.

4.
LAPINI, P. A.. Amplie seu conhecimento com a lição do Bambú Chinês. Nosso Jornal, Sertãozinho - SP, p. 2 - 2, 14 jul. 2006.

5.
LAPINI, P. A.. Perfil dos Escritórios de Contabilidade na Cidade de Ribeirão Preto e Região. Enfoque, CRCRPSP, p. 6 - 6, 11 jan. 2005.

6.
LAPINI, P. A.. Multifuncionalidade. Revista Expressão - Feedback, Gráfica e editora Villipress, p. 38 - 38, 10 nov. 2000.

7.
LAPINI, P. A.. Não responsabilize qualquer um, assuma. Expressão-Feedback, Gráfica Villipress, p. 4 - 4, 02 jul. 2000.

8.
LAPINI, P. A.. A Grande escola. Expressão - Feedback, Gráfica e editora Villipress, p. 26 - 26, 10 abr. 2000.

9.
LAPINI, P. A.. Exame de suficiência para contábeis. Revista expressão, Gráfica e Editora Villipress, p. 8 - 8, 07 out. 1999.

10.
LAPINI, P. A.. A Necessidade de Reinventar as empresas. Expressão - Feedback, Gráfica e Editora Villipress, p. 17 - 17, 07 jul. 1999.

11.
LAPINI, P. A.. A Qualidade Pessoal. Jornal do Administrador, Jornal do Administrador, p. 6 - 6, 12 jul. 1996.

12.
LAPINI, P. A.. O Futuro é agora. Jornal de Ribeirão, Jornal de Ribeirão, p. 6 - 6, 08 jun. 1991.

13.
LAPINI, P. A.. Marketing de Serviços. Jornal de Ribeirão Preto, Jornal de Ribeirão, p. 2 - 2, 16 mar. 1991.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
LAPINI, P. A.2002 LAPINI, P. A.. A Mecanização da colheita de cana-de-açúcar na indústria sucroalcoleira na região de Ribeirão Preto. Pesquisas em Administração, FACEF, v. I, p. 50-50, 2002.

2.
LAPINI, P. A.1999LAPINI, P. A.. Tecnologia, e mudanças organizacionais. Caderno de Resumos, FACEF, v. I, n.I, 1999.

3.
LAPINI, P. A.1999 LAPINI, P. A.. Mechanization of sugar cane harvesting and its influence on unemployment. Business Policies Practices and Culture, Editora Legis Summa Ltda, v. I, n.I, p. 97-100, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
LAPINI, P. A.; LENZA, E. R. B. ; Camargo . Balanço Social, Demonstração Eficaz para Alavancagem Competitiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Ciências Contábeis -Faculdade do Sul - FACSUL. 2011.

2.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Administração: Faculdade Pimenta Bueno. 2011.

3.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Administração Faculdade Bahiana - FABAC. 2010.

4.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Administração Faculdade Mauricio de Nassau. 2010.

5.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Administração Faculdade CCAA. 2010.

6.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Administração: Ensino Superior de Machado - CESEP. 2010.

7.
LAPINI, P. A.. Avaliação Autorização Curso Administração: Faculdade São Marcos - FASM. 2010.


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LAPINI, P. A.. Paisagem II. 2000. Pintura.

2.
LAPINI, P. A.. Cenas camprestre. 1985. Pintura.

3.
LAPINI, P. A.. Campos. 1983. Pintura.

4.
LAPINI, P. A.. Quadros de uma exposição. 1981. Pintura.

5.
LAPINI, P. A.. O Bucólico. 1981. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LAPINI, P. A.. República: O Perfil do Aluno de Ciências Contábeis. 2006.

Demais trabalhos
1.
LAPINI, P. A.. UNINORTE ON LINE. 2005 (Conselho Editorial da Revista )n-Line de Administração) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUPOLILLO, L.; LAPINI, P. A.; Cordeiro,. Paulo. Participação em banca de Livia Cupolillo.A Importância da Gastronomia no Turismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
LAPINI, P. A.; BARBETTI, G. C.; VESSI, J. J. A.. Participação em banca de Patrícia Matioli Rodrigues.Lazer e turismo na melhor idade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Moura Lacerda.

3.
LAPINI, P. A.; VESSI, J. J. A.; ROMUALDO, C.. Participação em banca de Rogério Marcos Pontes Gomes.Manifestação popular e o turismo na região de Ribeirão Preto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Moura Lacerda.

4.
LAPINI, P. A.; VESSI, J. J. A.; TORRES, J. C.. Participação em banca de Fernando Campos Paganelli.A globalizaçãodo crime e as consequências nas Relações Internacionais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Moura Lacerda.

5.
LAPINI, P. A.; VESSI, J. J. A.; TORRES, J. C.. Participação em banca de Paulo Henrique Morais Silva.Marketing Político. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Moura Lacerda.

6.
LAPINI, P. A.; VESSI, J. J. A.; LIMA, M. A. T.. Participação em banca de Maria Estela Junqueira de Lacerda.Uma visão crítica da crise pós emprego industrial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Moura Lacerda.

7.
LAPINI, P. A.; MINARDI, C. C. M.; BARBETTI, G. C.. Participação em banca de Adriana Cortez P. Cerukovic.Orçamento e políticas públicas: uma análise crítica interpretativa. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Moura Lacerda.

8.
LAPINI, P. A.; CASTILHO, L. S.; MINARDI, C. C. M.. Participação em banca de Valdecir Rambau Braz.A Contabilidade na era virtual. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Moura Lacerda.

9.
LAPINI, P. A.; VESSI, J. J. A.; BARBETTI, G. C.. Participação em banca de Luiz Henrique Orteiro.O Sistema de crédito brasileiro. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Centro Universitário Moura Lacerda.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LAPINI, P. A.. Conselheiro Consultivo da Revista Primeiros Passos. 2006. Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
LAPINI, P. A.. Comissão Científica. 2006. Centro Universitário Moura Lacerda.

Avaliação de cursos
1.
LAPINI, P. A.. Avaliador Ad hoc - INEP. 2007. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação dos Avaliadores do Basis - INEP. 2012. (Outra).

2.
Educação e trabalho - Meios para o desenvolvimento humano. 2011. (Outra).

3.
V Encontro de Professores de Ciências Contábeis. 2011. (Encontro).

4.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Balanço Social, Demonstração Eficaz para Alavancagem Competitiva. 2008. (Simpósio).

5.
VIII Simpósio de Produção Científica.Balanço Social, Demonstração Eficaz para Alavancagem Competitiva. 2008. (Simpósio).

6.
7ª Jornada Científica da UFSCAR. Elasticidade de Oferta e Demanda, Forma Eficiente de Avaliar o Comportamento do Consumidor. 2007. (Congresso).

7.
Meiação e Abitragem. 2007. (Encontro).

8.
Semana Contábil.O Profissional Contábil no Século XXI. 2007. (Outra).

9.
II Encontro Sobre Educação Ambiental.II Encontro Sobre Formação de Educadores Ambientais. 2006. (Encontro).

10.
III Semana do Meio Ambiente de Ribeirão Preto e Região.Programas e Politicas de Educação Ambiental para Ribeirão Preto e Região. 2006. (Outra).

11.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Preservar o meio ambiente e não prejudicar a lucratividade, um estudo de caso de fabricante de balões.. 2006. (Simpósio).

12.
VI Simpósio de Produção Científica.A Contabilidade Ambiental como um Diferencial para as Orgnizações. 2006. (Simpósio).

13.
XIV Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Balanço Social, Forma de Evidenciação da Responsabilidade Social da Organização. 2006. (Congresso).

14.
19 Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo.19 Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. 2005. (Outra).

15.
Educação & Conjuntura. 2005. (Seminário).

16.
Educação e Conjuntura. 2005. (Outra).

17.
Fóruns Educação & Conjuntura.Sucessão e Profissionalização nas IES de Gestão Familiar. 2005. (Outra).

18.
Terceiro Forum Universitário Pearson. 2005. (Outra).

19.
V Simpósio de Produção Científica.A Função das Cooperativas nas Empresas Rurais. 2005. (Simpósio).

20.
Ciclo de Seminários do Centro Universitário Mouras Lacerda.Novo Código Civil no Ambiente Societário. 2003. (Seminário).

21.
Programa Nacional de Educação Fiscal para a Cidadania. 2003. (Outra).

22.
Programa Nacional de Educação Fiscal para Cidadania. 2003. (Outra).

23.
Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo. 2001. (Outra).

24.
II Forum Nacional de Professores de Contabilidade.Forum Nacional de Professores de Contabilidade. 2001. (Outra).

25.
I Programa de Orientação Profissional.Orientação Profissional. 2000. (Outra).

26.
I Seminário Regional de Pesquisas em Administração.Pesquisas em Administração. 2000. (Seminário).

27.
Seminar on comparative business cultures and practices.Mechanization of sugar cane harvesting and its influence on unemployment. 1999. (Seminário).

28.
II Jornada de Contabilidade - novas Diretrizes Curriculares. 1998. (Outra).

29.
Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores - Administração de Empresas, Pedagogia e Economia. 1998. (Seminário).

30.
Projeto Milenium: Um programa de 1000 dias. 1998. (Seminário).

31.
Seminário Desafio 2000. 1998. (Seminário).

32.
Abordagem Acadêmica. 1997. (Seminário).

33.
Eco-Embalagens. 1997. (Congresso).

34.
Encontros Trevisan. 1997. (Encontro).

35.
LDB a nova lei da educação. 1997. (Simpósio).

36.
Seminário CORECON. 1997. (Seminário).

37.
Bolsa de Valoes e Mercado de Capitais. 1993. (Seminário).

38.
II Encontro Paulista de Escolas de Administração - Ensino de Educação, tendências e metodologias. 1993. (Encontro).

39.
Correção Monetária do Balanço. 1991. (Seminário).

40.
I Forum de Administração de Empresas. 1991. (Outra).

41.
Planejamento e Controle da Produção. 1985. (Simpósio).

42.
I Semana de Contabilidade.Semana do Contabilista. 1982. (Outra).

43.
Seminário Regional de Terceirização Empresarial. 1982. (Seminário).

44.
Atualização Previdênciária. 1975. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vitor Fabrício dos Santos Garcia. Procedimentos para abertura de micro empresa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Paulo Alencar Lapini.

2.
Jéssica Paschoalini. Obrigações fiscais e tributárias para empresas prestadoras de serviços optantes pelo Simples Nacional.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Paulo Alencar Lapini.



Outras informações relevantes


Trabalhos gráficos realizados:
Jornal Folha Azul (Serra Azul -SP)edição de 14 de agosto de 1995.
Jornal da Moura Lacerda - ano III número 7 de 7 de fevereiro de 1993.
Membro do Conselho Universitário (CONSU) do Centro Universitário Moura Lacerda - Ribeirão Preto



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:57:28