Caroline Moreira Vieira Dantas

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  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Doutoranda em História Social pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estudando identidades e simbologias afro-religiosas na música popular nas primeiras décadas do século XX, cidadania e participação política por meio da arte, protagonismos negros, trajetórias de músicos negros no período pós-abolição, relações raciais no campo artístico-profissional, em especial na fonografia e no rádio. Possui mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (2008). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: História Cultural, Culturas negras, afro-religiosidades e relações étnico-raciais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, Inclusão escolar, Relações étnico-raciais, Prática de Ensino e Ensino de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Moreira Vieira Dantas
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, C. M.;DANTAS, C. M.V.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A voz branca do rádio: a experiência artístico-profissional do músico negro Patrício Teixeira Chaves (1893-1972),
Orientador: Profª Drª Joana D'Arc do Valle Bahia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pós-abolição; Afro-religiosidades; Fonografia; Identidade; Música popular carioca; Cultura negra.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HIstória do Brasil pós-abolição da escravidão.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cultura negra.
2008 - 2010
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: ?Ninguém escapa do feitiço?: música popular carioca, afro-religiosidades e o mundo da fonografia (1902-1927),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profª Drª Joana D'Arc do Valle Bahia.
Palavras-chave: Afro-religiosidades; Fonografia; Identidade; Música popular carioca; Cultura negra; Pós-abolição.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HIstória do Brasil pós-abolição da escravidão.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cultura negra.
2014 - 2015
Especialização em Supervisão escolar e Orientação Pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Supervisão escolar e inclusão escolar.
2011 - 2013
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Atendimento Educacional Especializado e inclusão escolar.
Orientador: Profª. Maria Esther de Araújo.
2006 - 2008
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 366h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Identidade cultural no alvorecer da República: aproximações entre candomblé e samba na cidade do Rio de Janeiro.
Orientador: Prof Dr Martha Abreu.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Horrores de Magé: as repercussões da Revolta da Armada em Magé.
Orientador: Profº Dr. Marcelo Magalhães.
Bolsista do(a): Pibic, CNPQ, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Formaçao de Professores/ UERJ, UERJ/FFP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes - Doutorado

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - PPGHS, .


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância - Graduação em História, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria na Graduação em História na modalidade Educação à Distância. Disciplinas lecionadas no período: Teoria da História I, História Antiga I, História Medieval I, História Medieval II, História Medieval III, Teoria da História II, História Moderna I, História Moderna II e III, História do Brasil II e VI, História do Brasil III e VII, História da América III e V, História da América VI, História Contemporânea IV, Tutoria I, Tutoria II, Tutoria IV, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Evolução do Pensamento Econômico, Historia e Política da Educação Básica, Aventura Sociológica e Antropologia Cultural.

Atividades

11/2006 - 12/2010
Ensino, Historia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
Educação e Sociedade
Estágio Supervisionado I e II
História do Brasil II, III, VI e VII
História e Política da Educação Básica
Aventura Sociológica

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 20
Outras informações
Entre 2011 e 2012, lecionou a disciplina História no Ensino Fundamental/Educação Básica na rede Faetec. Posteriormente, no Ensino Médio/ Educação Básica.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto Pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

04/2011 - 03/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina História - Ensino Médio/ Educação Básica

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina História - Ensino Médio/ Educação Básica

Atividades

02/2006 - 04/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Secretaria de Educação do Município de Guapimirim, SME-PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental/ Educação Básica

Atividades

02/2002 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Áreas integradas

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica (PIBIC-UERJ) durante a graduação em História da UERJ-FFP.

Atividades

08/2003 - 08/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas (DCH- UERJ-FFP), .



Linhas de pesquisa


1.
População pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da Primeira Metade do século XIX
2.
Trajetórias e protagonismos de músicos negros no pós-abolição na cidade do Rio de Janeiro
3.
Relações raciais no campo artístico-profissional nas primeiras décadas do século XX: fonografia e rádio
4.
Simbologias afro-religiosas na música popular nas primeiras décadas do século XX


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Identidades, Representações e Migrações
Descrição: Laboratório Interdisciplinar de Identidades, Representações e Migrações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da Primeira Metade do século XIX
Descrição: Trata-se de pesquisa sobre a população pobre e afrodescendente que viveu no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. É uma pesquisa situada no campo da demografia histórica, baseada na análise de Termos de Bem Viver, documentação produzida pela Intendência Geral de Polícia da Corte, entre 1808 e 1826, inventários post-mortem, processos criminais, registros paroquiais e relatos de viajantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Caroline Moreira Vieira Dantas - Integrante / José Roberto P. de Góes - Coordenador / Renata Regina Gouvêa Barbatho - Integrante.Financiador(es): UERJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cultura negra.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HIstória do Brasil pós-abolição da escravidão.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações raciais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Política de ações afirmativas no Brasil hoje.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Supervisão educacional e inclusão escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAHIA, J. D. V.2018BAHIA, J. D. V. ; DANTAS, C. M.V. . Música, corporalidade e recriação diaspórica no candomblé na Alemanha. CIENCIAS SOCIALES Y RELIGIÓN (IMPRESSO), v. 20, p. 82-98, 2018.

2.
Joana Bahia2016 Joana Bahia ; VIEIRA, C. M. . Performances artísticas e circularidades das simbologias afro religiosas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, v. 9, p. 171, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, C. M.V.. A invisibilidade da questão racial no cenário musical: contribuições para uma reflexão. In: Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Niterói. Anais eletrônicos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018. p. 1-10.

2.
DANTAS, C. M.V.; NOGUEIRA, F. J. . Os Generais da banda: música e diáspora negra na cena artística carioca na primeira metade do século XX. In: The 18th World Congresso of the IUAES - The International Union of Anthropological and Ethnological Sciences, 2018, Florianópolis. The 18th World Congresso of the IUAES - The International Union of Anthropological and Ethnological Sciences, 2018.

3.
DANTAS, C. M.V.. Reflexões sobre a atuação de um cantor negro na radiofonia (1920-1950). In: VI Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS), 2018, São Gonçalo. VI Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS), 2018.

4.
DANTAS, C. M.V.. Patricio Teixeira: a experiência de um músico negro na fonografia e no rádio (1920 a 1950). In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

5.
DANTAS, C. M.V.. Patrício Teixeira: um músico negro no rádio (1920-1950). In: V Seminário Interno - Programa de Pós-Graduação em História Social - PPGHS- Poder, Identidades e Ensino de História, 2017, Brasília. Anais- V Seminário Interno - Programa de Pós-Graduação em História Social- PPGHS, 2017. p. 160-169.

6.
DANTAS, C. M.V.. Protagonismo negro no rádio dos anos 1930 e 1940. In: XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA - IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE - Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017, Rio de Janeiro. Anais- XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA - IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE - Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017.

7.
DANTAS, C. M.V.. Um cantor negro nas ondas do rádio: identidades e tensões raciais (1926-1950). In: V Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2017, Rio de Janeiro. Anais- V Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2017.

8.
DANTAS, C. M.V.. Músicos e fonografia: refletindo sobre as experiências de artistas negros no período pós abolição. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Anais do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016.

9.
VIEIRA, C. M.. Patricio Teixeira: 'A voz branca do radio' (1920 a 1950). In: XI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA RELAÇÕES DE PODER: CRISE, DEMOCRACIA E POSSIBILIDADES, 2016, Rio de Janeiro. XI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades, 2016. p. 395.

10.
DANTAS, C. M.V.. Simbologias afro-religiosas no repertório musical das gravadoras nas décadas de 1920 e 1930. In: IV Seminário fluminense de pós-graduandos em História, 2016, São Gonçalo. Anais do IV Seminário fluminense de pós-graduandos em História, 2016. p. 469.

11.
VIEIRA, C. M.. Música popular carioca, afro-religiosidades e o mundo da fonografia no pós-abolição (1902-1927). In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015.

12.
VIEIRA, C. M.. Música, Magia e Poder: um estudo sobre as simbologias afro-religiosas no repertório musical das gravadoras (1927-1937). In: IV Seminário Interno do PPGHS: ?Poder, Identidades e Ensino de História?, 2015, São Gonçalo. IV Seminário Interno Programa de Pós-graduação em História Social: ?Poder, Identidades e Ensino de História?, 2015.

13.
DANTAS, C. M.V.. Primeira República: música popular e questões do seu tempo. In: X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas, 2015.

14.
VIEIRA, C. M.. Reflexões sobre as relações entre autoridades republicanas e a música popular carioca no contexto de formação da indústria fonográfica no Rio de Janeiro (1917-1937). In: 2º Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Ouro Preto: EDUFOP, 2008.

15.
VIEIRA, C. M.. Cultura popular carioca, indústria fonográfica e Estado republicano: ambigüidades e negociações. In: I Simpósio Perspectivas em História Social, 2008, Londrina. Culturas, representações e religiosidades, 2008.

16.
VIEIRA, C. M.. Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. In: 14ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2005, Rio de Janeiro. 14ª Semana de Iniciação Científica da UERJ: Resumo de trabalhos, 2005.

17.
VIEIRA, C. M.. Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. In: 13ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2004, Rio de Janeiro. 13ª Semana de Iniciação Científica da UERJ: Resumo de trabalhos, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, C. M.V.. A invisibilidade da questão racial no cenário musical: contribuições para uma reflexão. In: XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio; Encontro Internacional: História & Parceria, 2018, Niterói. Caderno de Resumos do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018. p. 192-192.

2.
DANTAS, C. M.V.; NOGUEIRA, F. J. . Os Generais da banda: música e diáspora negra na cena artística carioca na primeira metade do século XX. In: The 18th World Congresso of the IUAES - The International Union of Anthropological and Ethnological Sciences, 2018, Florianópolis. The 18th World Congresso of the IUAES - The International Union of Anthropological and Ethnological Sciences, 2018.

3.
VIEIRA, C. M.. Tensões raciais no cenário musical brasileiro (1920-1950). In: XIII Semana de História Política/ X Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XIII Semana de História Política: Quando ?a imaginação toma o poder?, 2018. p. 53-54.

4.
DANTAS, C. M.V.. Reflexões sobre a atuação de um cantor negro na radiofonia (1920-1950). In: VI Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS), 2018, São Gonçalo. Caderno de Resumos do VI Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS), 2018. p. 8-8.

5.
DANTAS, C. M.V.. Patricio Teixeira: a experiência de um músico negro na fonografia e no rádio (1920 a 1950). In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017. p. 2116-2116.

6.
DANTAS, C. M.V.. Patrício Teixeira: um músico negro no rádio (1920-1950). In: V Seminário Interno- Programa de Pós-Graduação em História Social- PPGHS- Poder, Identidades e Ensino de História, 2017, São Gonçalo. Caderno de Resumos- V Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social- PPGHS, 2017. p. 15-15.

7.
DANTAS, C. M.V.. Protagonismo negro no rádio dos anos 1930 e 1940. In: XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA - IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE - Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos-XII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA IX SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017. p. 123-123.

8.
DANTAS, C. M.V.. Músicos e fonografia: refletindo sobre as experiências de artistas negros no período pós abolição. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Caderno de resumos. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016. p. 455-456.

9.
VIEIRA, C. M.. Patricio Teixeira: 'A voz branca do radio' (1920 a 1950). In: XI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades, 2016, Rio de Janeiro. XI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades- Caderno de Resumos, 2016.

10.
VIEIRA, C. M.. Música, Magia e Poder: um estudo sobre as simbologias afro-religiosas no repertório musical das gravadoras (1927-1937). In: IV Seminário Interno do PPGHS: 'Poder, Identidades e Ensino de História'., 2015, São Gonçalo. IV Seminário Interno Programa de Pós-Graduação em História Social:, 2015.

11.
VIEIRA, C. M.. Música popular carioca, afro-religiosidades e o mundo da fonografia no pós-abolição (1902-1927). In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - Lugares dos historiadores: Velhos e Novos Desafios, 2015.

12.
DANTAS, C. M.V.. Primeira República: música popular e questões do seu tempo. In: X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas, 2015.

13.
VIEIRA, C. M.. Samba e religiosidade afro-brasileira: contradições e negociações. In: III Simpósio de Política e Cultura, 2008, Vassouras. Relações de poder e práticas culturais, 2008.

14.
VIEIRA, C. M.. Reflexões sobre as relações entre autoridades republicanas e a música popular carioca no contexto da formação da indústria fonográfica no Rio de Janeiro (1917-1937). In: 2º Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Ouro Preto: EDUFOP, 2008.

15.
VIEIRA, C. M.. Cultura popular carioca, indústria fonográfica e Estado republicano: ambigüidades e negociações. In: I Simpósio Perspectivas em História Social, 2008, Londrina. Culturas, representações e religiosidades, 2008.

16.
VIEIRA, C. M.. Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. In: 14ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2005, Rio de Janeiro. 14ª Semana de Iniciação Científica da UERJ: Resumo de trabalhos, 2005.

17.
VIEIRA, C. M.. Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. In: 13ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2004, Rio de Janeiro. 13ª Semana de Iniciação Científica da UERJ: Resumo de trabalhos, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS, C. M.V.. Protagonismo negro, cidadania e racismo na trajetória profissional do músico Patricio Teixeira Chaves (1920 a 1950). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIEIRA, C. M.. Sarau da Consciência Negra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DANTAS, C. M.V.; NOGUEIRA, F. J. . Os Generais da banda: música e diáspora negra na cena artística carioca na primeira metade do século XX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DANTAS, C. M.V.. Reflexões sobre a atuação de um cantor negro na radiofonia (1920-1950). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DANTAS, C. M.V.; OLIVEIRA, L. A. D. ; BARBOSA, E. S. . Sarau da Consciência Negra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DANTAS, C. M.V.; MELLO, Juçara da Silva Barbosa de ; RIBEIRO, Felipe . ?Os ?Horrores de Magé?: um confronto de versões. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DANTAS, C. M.V.. Patricio Teixeira: a experiência de um músico negro na fonografia e no rádio (1920 a 1950). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DANTAS, C. M.V.. Patricio Teixeira: um músico negro no rádio (1920-1950). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DANTAS, C. M.V.. Protagonismo negro no rádio dos anos 1930 e 1940. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DANTAS, C. M.V.. Um cantor negro nas ondas do rádio: identidades e tensões raciais (1926-1950). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RIBEIRO, Felipe ; MELLO, Juçara da Silva Barbosa de ; BEZERRA, N. R. ; DANTAS, C. M.V. ; TEIXEIRA, M. A. . Os ?Horrores de Magé?: um confronto de versões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DANTAS, C. M.V.. Cotas Raciais na Universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DANTAS, C. M.V.. Músicos e fonografia: refletindo sobre as experiências de artistas negros no período pós-abolição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
DANTAS, C. M.V.. Patricio Teixeira: ?A voz branca do rádio' (1920 a 1950). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
DANTAS, C. M.V.. Simbologias afro-religiosas no repertório musical das gravadoras nas décadas de 1920 e 1930. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
VIEIRA, C. M.. Histórico do Brasil pós-abolição: subsídios para pensar as políticas afirmativas e o ensino de História da África na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VIEIRA, C. M.. Reflexões sobre a política de reserva de vagas- lei nº 12.711 de 2012. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VIEIRA, C. M.. Música, Magia e Poder: um estudo sobre as simbologias afro-religiosas no repertório musical das gravadoras (1927-1937). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VIEIRA, C. M.. Música popular carioca, afro-religiosidades e o mundo da fonografia no pós-abolição (1902-1927). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DANTAS, C. M.V.. Primeira República: música popular e questões do seu tempo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VIEIRA, C. M.. Histórico do Brasil pós-abolição: subsídios para pensar as políticas afirmativas e o ensino de História da África na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VIEIRA, C. M.. Histórico do Brasil pós-abolição: subsìdios para pensar as políticas afirmativas e o ensino de História da Àfrica na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
VIEIRA, C. M.. Histórico do Brasil pós-abolição: subsìdios para pensar as políticas afirmativas e o ensino de História da Àfrica na sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
VIEIRA, C. M.. História e Música. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VIEIRA, C. M.. Cultura popular carioca, indústria fonográfica e Estado republicano: ambigüidades e negociações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VIEIRA, C. M.. Reflexões sobre as relações entre autoridades republicanas e a música popular carioca no contexto da formação da indústria fonográfica no Rio de Janeiro (1917-1937). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
VIEIRA, C. M.. Samba e religiosidade afro-brasileira: contradições e negociações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
VIEIRA, C. M.. Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
VIEIRA, C. M.. Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conversa sobre História de Magé, Identidades Locais e Ensino.?Os ?Horrores de Magé?: um confronto de versões. 2018. (Encontro).

2.
Semana de História.As Artes como Elemento para Análise Histórica. 2018. (Seminário).

3.
IV Seminário Interno do PPGHS: Poder, identidade e Ensino de.Música, Magia e Poder: Um estudo sobre as simbologias afro-religiosas no repertório da música popular carioca (1927-1937). 2015. (Seminário).

4.
SHADD Biography Project: Testemunhos de Africanos da África Centro Ocidental na Era do Tráfico de Escravos. 2015. (Simpósio).

5.
X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas, PPGH/UERJ.Primeira República: música popular e questões do seu tempo. 2015. (Seminário).

6.
XXVIII Simpósio Nacional de História- ANPUH.Música popular carioca, afro-religiosidades e o mundo da fonografia no pós-abolição (1902-1927).. 2015. (Simpósio).

7.
2º Seminário Nacional de História da Historiografia.Reflexões sobre as relações entre autoriades republicanas e a música popular carioca no contexto de formação da indústria fonográfica no Rio de Janeiro (1917-1937). 2008. (Seminário).

8.
III Simpósio de Política e Cultura.Samba e religiosidade afro-brasileira: contradições e negociações. 2008. (Simpósio).

9.
I Simpósio Perspectivas em História Social.Cultura Popular carioca, indústria fonográfica e estado republicano: ambiguidades e negociações. 2008. (Simpósio).

10.
14ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. 2005. (Simpósio).

11.
13ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Aspectos do cotidiano da população pobre e descendente de escravos do Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, C. M.. A cor da cultura- Semana da Consciência negra. 2012. .



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, C. M.. A cor da cultura- Semana da Consciência negra. 2012. .



Outras informações relevantes


1-Aprovação em primeiro lugar no processo seletivo para o Doutorado no Programa de Pós-graduação em História Social da UERJ-FFP, 2015.
2-Artigo no prelo: VIEIRA, C. M. ?Músicos populares e fonografia: construindo identidades e traçando caminhos no contexto pós-abolicionista?. In: ABREU, Martha (org). Culturas negras, como objeto da história (a ser publicado pela Eduff).
3- Participa do grupo de pesquisa da UERJ: ?Laboratório Interdisciplinar de Identidades, Representações e Migrações? do CNPQ ? coordenado pela Profª Drª Joana Bahia. 
4- Participa do grupo de estudo e pesquisa CULTNA (Cultura negra no Atlântico) na Universidade Federal Fluminense, coordenado pela Profª Drª Martha Abreu e Profª Drª Hebe Mattos.



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