Uruguay Cortazzo González

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3364992748035948
  • Última atualização do currículo em 05/10/2015


Possui graduação em Profesor de Español y Literaturas pelo Instituto de Estudios Superiores (1977), mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2006) e doutorado em Letras - Roskilde University (1983) reconhecido em 2012 pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura uruguaia, teoria literária, literatura e gênero, gênero e literatura e literatura hispanoamericana, literaturas indígenas, literatura negra e racismo e literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Uruguay Cortazzo González
Nome em citações bibliográficas
GONZÁLEZ, U. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL.
Av. Bento Gonçalvez 3395
Centro
96015-200 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 2848282
Fax: (53) 2253105
URL da Homepage: http://ucpel.tche.br


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1983
Doutorado em Letras.
Roskilde University.
Título: LA HERMENEUTICA DE ALBERTO ZUM FELDE, Ano de obtenção: 1983.
Orientador: MICHEL OLSEN.
Palavras-chave: LITERATURA HISPANO AMERICANA TEORIA E CRITICA; Literatura Uruguaia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Setores de atividade: Educação Superior.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Negación e Identidad. El Discurso cítico de Alberto Zum Felde,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Aracy Ernst.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Literatura Latino-americana; Crítica Literaria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura Latino Americana.
Setores de atividade: Educação Superior.
1971 - 1977
Graduação em Profesor de Español y Literaturas.
Instituto de Estudios Superiores.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2008 - Atual
Extensão universitária , UFPEL, .

Atividade de extensão realizada
A POESIA NA AULA DE E/LE.
03/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura de Língua Espanhola III
Literatura de Língua Espanhola I
03/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à poesia de Língua Espanhola
12/2007 - 03/2008
Extensão universitária , UFPEL, .

Atividade de extensão realizada
O Gaúcho: História e Literatura no Rio de la Plata.
08/2007 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Civilização de Língua Espanhola
Literatura de Língua Espanhola II

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Uruguai.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

7/2002 - 03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol
Literatura em Espanhol


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
LITERATURA PARA QUÊ? A comunicação estética como recurso didático para o ensino do espanhol / LE
Descrição: Quando o assunto é o ensino de uma língua estrangeira e o ensino de sua literatura, verifica-se a existência de uma separação entre ambas decorrente dos enfoques metodológicos baseados nas teorias lingüísticas e na crítica literária do século passado. Atualmente, com as contribuições e os aportes das Teorias Literárias, da Semiótica Textual e da Lingüística Textual, já se discute a importância da integração entre língua e literatura no ensino de uma língua estrangeira. Este projeto de pesquisa chama a atenção dos profissionais e futuros professores de ELE para a importância e o papel que a literatura vem (re)assumindo nas aulas de língua espanhola, enquanto recurso autêntico de uso da língua alvo e de expressão e recepção de componentes culturais. Ao considerar o texto literário como uma estrutura dialógica (Bakhtin,1965) e uma prática comunicativa, integra-se às correntes comunicativas no ensino de línguas estrangeiras e desmistifica a noção de literatura como sinônimo de historiografia ou análises textuais. Desde este ponto de vista, o novo ensino da literatura vem focalizar as formas através das quais se faz uso da linguagem para comunicar significados nas dimensões lingüísticas, estilísticas, sociais, históricas, como também os aspectos culturais da língua alvo. Concomitantemente, vê-se que os processos comunicativos implicados na competência leitora do aluno, de um modo geral, constituem-se em uma problemática na educação brasileira. Atribuir uma função pragmática à literatura nos leva, pois, a superar as limitações atuais, traçando um caminho na sala de aula que privilegia o ato de ler desde uma perspectiva cognitiva mais ampla, ou seja, que abarca o texto literário também como um veículo sociopolítico e através do qual se pode fomentar a construção de leitores críticos. Em linhas gerais, a crise do livro na sala de aula não pode constituir-se no fim da leitura, e sim em uma renovação das maneiras tradicionais de conceber a escrita e a circulação dos texto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Uruguay Cortazzo González - Coordenador / Mônica Isabel Macedo Machado - Integrante / Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Patrícia Bersch Barbosa - Integrante / Gabrielle da Silva Forster - Integrante / Ana Luzia Pederzolli Cavalheiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Dinamarquês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Premio Nacional de Ensaio, MEC- Uruguai.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONZÁLEZ, U. C.1988 GONZÁLEZ, U. C.. Delmira Contextual. Discusión de la tesis de Ileana Loureiro. Revista de La Biblioteca Nacional, Montevideo, v. 26, p. 49-66, 1988.

2.
GONZÁLEZ, U. C.1988GONZÁLEZ, U. C.. Tradición y Renovación en la Critica Literaria del Uruguay. Cuadernernos Americanos, México, v. 9, p. 137-151, 1988.

3.
GONZÁLEZ, U. C.1987GONZÁLEZ, U. C.. Alberto Zum Felde, Teórico del Nativismo. Rio de La Plata, Paris, v. 4/6, p. 409-417, 1987.

4.
GONZÁLEZ, U. C.1986GONZÁLEZ, U. C.. José Enrique Rodó y la Elaboracion de la Tradicion Crítica. Revista de La Biblioteca Nacional, Montevideo, v. 24, p. 19-43, 1986.

5.
GONZÁLEZ, U. C.1983GONZÁLEZ, U. C.. Critica Literaria, Colonialismo e Identidad en Alberto Zum Felde. Revue Romanne, Copenhague, v. 18, p. 228-239, 1983.

6.
GONZÁLEZ, U. C.1983GONZÁLEZ, U. C.. Frigoerelses Aestetik. Literatur Kritik og Colonialime i Latinamerika. Truc, Roskilde, v. 11, p. 47-67, 1983.

7.
GONZÁLEZ, U. C.1974GONZÁLEZ, U. C.; TOGNACCA, G. . Analises de El Hombre Pálido de Francisco Espinola. Revista de La Biblioteca Nacional, Montevideo, v. 8, p. 47-53, 1974.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Fernández, A. L. da R. N ; GONZÁLEZ, U. C. ; MOZZILLO, I. ; SCHNEIDER, N. M. . Línguas em contato: onde estão as fronteiras?. 1. ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2014. v. 1. 2641p .

2.
GONZÁLEZ, U. C.. Indios y Latinos- utopias, ideologias, literaturas. 1. ed. Montevideo: Vinten Editor, 2001. v. 1. 64p .

3.
GONZÁLEZ, U. C.. Delmira Agustini: Nuevas Penetraciones Críticas. 1. ed. Montevideo: Vinten Editor, 1996. v. 1. 187p .

4.
GONZÁLEZ, U. C.. Dicionário de Literatura Uruguaia. 1. ed. Montevideo: Arca Y Credisol, 1991. v. 3.

5.
GONZÁLEZ, U. C.. Zum Felde, Críitico Militante. 1. ed. Montevideo: ARCA, 1981. v. 01. 132p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONZÁLEZ, U. C.. Branquitude e crítica literária. In: Silva, Denise Almeida; Evaristo, Conceição. (Org.). Literatura, história, etnicidade e educação: estudos nos contextos afro-brasileiro, africano e da diásporaafricana. 1ed.Frederico Westphalen: Editoria URI, 2011, v. 2, p. 119-130.

2.
GONZÁLEZ, U. C.. De las Artes Verbales a la Literatura Oral. In: Aracy Ernst; Susana Bornéo Funck. (Org.). Escrita e Oralidade: Questões e prespectivas. 1ed.Pelotas: Educat, 2007, v. 1, p. 83-90.

3.
GONZÁLEZ, U. C.. Delmira Agustini: hacia una vision sexo-política. In: Tina Escaja. (Org.). Delmira Agustini y el modernismo. 1ed.Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2000, v. 1, p. 195-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONZÁLEZ, U. C.. El gaucho: estetica de un mito. In: Segundo Encuentro de Profesores de Español, 2007, Porto Alegre. Segundo Encuentro de Profesores de Español. Porto Alegre: CORPE, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONZÁLEZ, U. C.. Negar el español en español. In: Semana Academica: perspectivas de ensino no sec XXI, 2007, Pelotas. Semana Acadêmica. Pelotas: UFPel, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GONZÁLEZ, U. C.. Literatura negra, crítica blanca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GONZÁLEZ, U. C.. Por un español americano. La polémica Sarmiento-Bello de 1842. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONZÁLEZ, U. C.. Filosofía del mestizaje. El mulatismo de Manuel Zapata Olivella. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONZÁLEZ, U. C.. Crítica literaria y racismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GONZÁLEZ, U. C.. De las arte verbales a la literatura indígena. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Anna Christina Bentes; DANGELIS, W. R.; GONZÁLEZ, U. C.. Participação em banca de Patrícia Regina Vanetti Veiga. Do oral para o escrito: a narratividade em nheegantu no alto do Rio Negro - AM. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SANSEVERINO, A. M. V.; SILVA, D. G. G.; CUNHA, J. M. S.; GONZÁLEZ, U. C.. Participação em banca de Rafael Fúculo Porciúncula. As ideias raciais na obra de Monteiro Lobato: ficção e não ficção. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
GONZÁLEZ, U. C.; Denise Almeida Silva; Lisandro Carlos Calegari. Participação em banca de Adriana Romitti Albarello. Deslocamento, memória e identidade em "A casa da água" de Antonio Olinto. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

4.
GONZÁLEZ, U. C.; PEREIRA, A.; MOREIRA, M. E.. Participação em banca de Juan Pedro Alvez Suarez. Los Anarquistas Eróticos. Un Estudio Comparativo de lso Discursos de Roberto de las Carreras y Roberto Freire. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
GONZÁLEZ, U. C.; SANTOS, M. F; FONSECA, J. P.; OLIVEIRA, L. M.; ARAUJO, M. A. L.. Participação em banca de Patricia Perez Morales. Espaço-tempo e ancestralidade na educação ameríndia: desdobramentos de Paulo Freire em Chimborazo, Ecuador. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
GONZÁLEZ, U. C.; Denise Almeida Silva; CALEGARI, L. C.. Participação em banca de Adriana Romitti Albarello. La casa da água de Antonio Olinto. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONZÁLEZ, U. C.. Participação em banca de Renel Prospere.O Haiti Berço da Negritude: Uma Análise Antropológica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
GONZÁLEZ, U. C.. Participação em banca de Joseph Handerson.Frantz Fanon - O Negro: Descolonização e Humanização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
GONZÁLEZ, U. C.. Participação em banca de Lisandro Vargas Dias.O Pensamento Negro na Perspectiva de Abdias Nascimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Católica de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GONZÁLEZ, U. C.; SEMINO, M. J. I.; BRISOLARA, L. B.. Língua Espanhola e Linguística Aplicada. 2012. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GONZÁLEZ, U. C.; MENDOZA-SASSI, M. P.; Fernández, A. L. da R. N. Seleção de Professor Substituto de Língua Espanhola. 2008. Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILIAFRO - Primer Seminário Internacional de Literatura Afrolatina.El mulatismo de Manuel Zapata Olivella. 2012. (Seminário).

2.
Segundo Encuentro de Profesores de Español.El Gaucho: Historia y estetica de un mito. 2007. (Encontro).

3.
Semana Academica: perspectivas de ensino no sec XXI.Negar el español en español. 2007. (Seminário).

4.
V SENALE: Teorias Linguisticas e Ensino- Possibilidades e Limites. 2007. (Seminário).

5.
I Jornada Regional de Lingüística e Literatura.Discurso da Identidade latino-americana. 2006. (Outra).

6.
Práticas Educativas Modernas na Área da Linguagem.A Literatura na aprendizagem de Lingua Estrangeira. 2005. (Encontro).

7.
FILE III. Forum Internacional de Ensino de Linguas Estrangeiras.Lenguas indígenas: lenguas extranjeras?. 2004. (Outra).

8.
Seminário Internacional de Lingüística e Literatura- Diálogos no Sul.La poesía gauchesca. 2004. (Seminário).

9.
Curso de Introducción a la historia gauchesca rioplatense.Introducción a la historia gauchesca rioplatense. 2003. (Oficina).

10.
III Seminário Internacional da Região Sul: Desafios para a Educação para América Latina.A Cultura Indígena no Contexto da Educação na América Latina. 2003. (Seminário).

11.
II Simpósio Ciência e Deus no mundo atual.Deus na literatura indígena. 2003. (Simpósio).

12.
III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.De Las Artes Verbales a las Literaturas Indígenas. 2001. (Seminário).

13.
III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Fundamentos para una Poética Indígena. 2001. (Seminário).

14.
Seminario Sócio-cultural, Mulher: desafios-Literatura.A Mulher na Literatura Uruguaia: D. Agustini, A nova mulher latino-americana. 2001. (Seminário).

15.
Semana Acadêmica.Futbol y Literatura. 1998. (Outra).

16.
I Jornada de Letras.Literatura y Masculinidad. 1997. (Outra).

17.
Primeras Jornadas de LIteratura en Lenguas Extranjeras. Humillación, Suicidio y resurrección del Falo. 1997. (Congresso).

18.
Semana Acadêmica.Feminismo y Masculinismo en la Literatura Uruguaya. 1997. (Outra).

19.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Una Nueva Perspectiva de Lectura: Literatura y Masculinidad. 1997. (Seminário).

20.
Forum Delmira Agustini And Modernism.Delmira Agustini: hacia una interpretación sexo-política. 1996. (Simpósio).

21.
II Congresso: Sexo, Cultura y Creatividad. El suidicio del falo. 1995. (Congresso).

22.
I Congresso: La Creatividad aquí y ahora. Roberto de Las Carrera: Los Futuros Del Macho. 1994. (Congresso).

23.
XXII Congresso Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana. Critica Literaria e Identidad en Alberto Zum Felde. 1983. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONZÁLEZ, U. C.; MENDOZA-SASSI, M. P. ; MACHADO, M. I. M. ; GUZMAN, C. L. ; GOULART, M.N . III Taller Didáctico de Español. 2006. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 6:15:43