Andréa dos Guimarães de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7015958282618271
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Doutoranda em Letras/Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela UFG, graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996), em Pedagogia pela UAB/UnB (2013) e em Letras/Libras pela UFG/GO (2016). Especialista em Audilogia pelo CEFAC (2002) , em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela UnB (2008) e Especialista em Docência em Libras (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2016 e do Curso de Pós-Graduação em Libras pela Uníntese e atua, principalmente nas áreas de Linguística das Línguas de Sinais, Ensino de Libras e da Escrita da Línguas de Sinais ELiS. Compõe o grupo de pesquisa do Laboratório LALELiS - Laboratório de Leitura e Escrita das Línguas de Sinais. Tem experiência complementar como professora-instrutora no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e como professora temporária pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e em Educação a Distância (EAD) como tutora presencial e a distância pelo Instituto Federal Goiano (bolsista). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa dos Guimarães de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, A. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
Campus II
Itatiaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211163


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O uso da escrita de sinais ELiS como instrumento mediador para ensino de português para alunos surdos,
Orientador: Daniele Marcelle Grannier.
Palavras-chave: Aprendizagem de leitura e escrita do surdo; Ensino e Aprendizagem de surdos; Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2013 - 2014
Mestrado profissional em Ensino na Educação.
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, CEPAE - UFG, Brasil.
Título: O trabalho colaborativo do intérprete de libras no ensino de português para surdos em escola regular, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Deise Nanci de Castro Mesquita.
Palavras-chave: O papel do intérprete na escola regular; Aprendizagem de leitura e escrita do surdo; Educação; Ensino e Aprendizagem de surdos; Libras; Inclusão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2014
Especialização em andamento em Pós-Graduação Latu Senso em Libras. (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2009 - 2011
Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escola. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Prática Educacional bicultural-bilíngue na perspectiva inclusiva: revisando teorias e investigando ações em projeto experimental.
Orientador: Prof.Dra. Cristina Massot Madeira Coelho.
2001 - 2004
Especialização em Audiologia Clínica. (Carga Horária: 500h).
Centro de Especialização Em Fonoaudiologia Clínica, CEFAC, Brasil.
Título: O Processo de seleção de Aparelho de Amplificação Sonora em crianças deficientes auditivas com base na audiometria condicionada e na audiometria de tronco encefálico..
Orientador: Alice Penna Azevedo.
2012
Graduação em andamento em Letras - Libras.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1989 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Estudos Supletivos, SE/SUPENFOR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Práticas de Interpretação Tátil e Comunicação Háptica para Pessoa Surdocegu. (Carga horária: 100h).
Espaço de Apoio Pedagógico TK, TK, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Formação para Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Introdução ao ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Monitoria Acadêmica em Português para surdos. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Sistema para Detecção do Uso Abusivo e dependência de substância Psicoativa. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2014 - 2014
Proficiência para atuação como intérprete de Libra.
CAS Centro de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às, CAS, Brasil.
2013 - 2013
Didática Básica para Docentes. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação e diagnóstico nas alterações da leitura. (Carga horária: 10h).
Centro de Especialização Em Fonoaudiologia Clínica, CEFAC, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Educação Integral e In. (Carga horária: 260h).
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, CEPAE - UFG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual. (Carga horária: 84h).
Escola de Formação de Professores da Secretaria de Estado da Educação de Go, NAAHS, Brasil.
2012 - 2012
Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação de Professores da Secretaria de Estado da Educação de Go, NAAHS, Brasil.
2012 - 2012
Braille e Sorobã. (Carga horária: 40h).
FACULDADES DELTA, CTD_PPROV, Brasil.
2012 - 2012
O Papel do Socioeducador no Século XXI. (Carga horária: 60h).
Faculdade e Colégio Suldamérica, SULDAMÉRICA, Brasil.
2011 - 2011
I Seminário em Saúde Auditiva do Trabalhador. (Carga horária: 4h).
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (GO), CEREST, Brasil.
2011 - 2011
Noções de Interpretação em Libras Nível II. (Carga horária: 50h).
CAS Centro de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às, CAS, Brasil.
2010 - 2010
Noções de Interpretação em Libras Nível I. (Carga horária: 50h).
CAS Centro de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às, CAS, Brasil.
2010 - 2010
Língua Brasileira de Sinais Nível V. (Carga horária: 80h).
Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.
2009 - 2009
Lingua Brasileira de Sinais Nível IV. (Carga horária: 40h).
Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.
2009 - 2009
Língua Brasileira de sinais Nível III. (Carga horária: 40h).
Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.
2009 - 2009
Lingua de Sinais Brasileira nivel II. (Carga horária: 40h).
Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.
2009 - 2009
Língua Brasileira de sinais Nível I. (Carga horária: 40h).
Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pós-Graduação Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Ministro aula no curso de Pós-Graduação Latu Senso em Língua Brasileira de Sinais - Tradução, Interpretação e Docência em Libras, uma vez no mês (carga horária de 25 horas mensais) na região Centro-Oeste Goiânia/GO.


Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, SME-SC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Educacional - Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Concursada e homologada pelo concurso nº001/2011.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Desde fevereiro de 2012 atuo na rede municipal de educação e cultura de Senador Canedo como intérprete de Libras e professora de Libras (ensino de Libras para a comunidade local e funcionários públicos com vínculo com a prefeitura e autantes, ofertada pela rede de educação e cultura do município).


Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho como tutora a distância no Curso Técnico em Segurança do Trabalho oferecido pela instituição vinculada pelo programa Rede e-Tec Brasil.


Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, SME/GO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho em regime de contrato temporário executando ações como professora-intérprete de alunos surdos em sala de ensino regular


Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (GO), SECTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor-tutor presencial, Carga horária: 32
Outras informações
Atuei como professora-tutora presencial no Programa Bolsa Futuro no polo de Senador Canedo-GO.


Clínica de Medicina do Trabalho, CLIMT, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como fonoaudióloga realizando exames audiométricos (clínicos/ocupacionais); na produção de Programas de Conservação Auditiva, Programas de Saúde Vocal; Assessoria Fonoaudiológica voltada para a Saúde do Trabalhador, palestras e cursos de conscientização ocupacional no campo da saúde auditiva e vocal e em reabilitações fonoaudiológicas.

Atividades

7/1996 - 2/2012
Serviços técnicos especializados , Clínica de Medicina do Trabalho, .

Serviço realizado
Exame de audiometria.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC/GO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Telemaketing e Arte de Falar em, Carga horária: 16


Secretaria de Educação do Estado de Goiás, SEDUC/GO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - D, Carga horária: 20


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Sinais Simples e Compostos: análise e descrição gramatical na língua brasileira de sinais Libras
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo encontrar critérios para descrever e diferenciar sinal simples de sinal composto ou derivado, apresentando argumentos claros que permitam uma melhor compreensão e posterior análise adequada destes sinais, tanto na literatura como quando no uso dos mesmos pelos falantes de Libras. Nesse segmento, os objetivos específicos deste estudo são: a) identificar e verificar a validade dos conceitos e regras que envolvem a formação de sinais simples e compostos ou derivados dispostos na literatura atual que estuda as línguas orais e de sinais, e suas possíveis manifestações na Libras; b) descrever regras que caracterizam o sinal simples; c) descrever as regras de composição que mais ocorrem e se aplicam no ambiente pesquisado envolvendo a Libras; d) descrever regras derivacionais associadas a formação de sinais; e) descrever aspectos comparativos distintivos entre sinais compostos e sintagma; f) apresentar elementos que diferenciem esses dois processos, de composição e derivação, das flexões na Libras que estejam relacionados à formação dos radicais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andréa dos Guimarães de Carvalho - Coordenador / Aline da Cruz - Integrante / Gláucia Xavier Santos Paiva - Integrante / Fabiane Ferreira da Silva Soares - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA LETRAS:LIBRAS E BACHARELADO LETRAS: TRADUÇÃO LIBRAS/PORTUGUÊS
Descrição: Trata-se da organização de um evento que tem como objetivo a socialização das produções acadêmicas desenvolvidas nos curso de Letras: Libras e Letras: Tradução e Interpretação Libras/Português, visando contribuir (1) com a formação dos graduandos e com, (2) com a (re)avaliação dos processos de ensino-aprendizagem dos professores atuantes nos dois cursos e (3) com a percepção evolutiva dos cursos em si, no decorrer dos anos, a partir do desempenho dos alunos durante e ao final de suas formações acadêmicas. O procedimento metodológico será de realização de um evento científico no qual todos os acadêmicos e comunidade em geral poderão se inscrever na condição de ouvintes. Os concluintes das referidas graduações terão espaço para comunicarem seus trabalhos de conclusão de curso realizados no ano de 2017..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andréa dos Guimarães de Carvalho - Coordenador / Leandro Viana Silva - Integrante / Neuma Chaveiro - Integrante / Aline da Cruz - Integrante / Gláucia Xavier Santos Paiva - Integrante / Fabiane Ferreira da Silva Soares - Integrante.
2015 - Atual
Sinalização do ambiente educacional em ELiS (Sistema Brasileiro de Escrita das Línguas de Sinais)
Descrição: Tem como objetivo divulgar a ELiS em quatro instituições de ensino de Libras em Goiânia. Além disso, se investiga fatores culturais presentes na Língua de Sinais, tais como abordagens linguísticas relacionadas à produção de sinais e sua relação com a forma de escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andréa dos Guimarães de Carvalho - Coordenador / Leandro Viana Silva - Integrante / José Ishac Brandão El Khouri - Integrante / Neuma Chaveiro - Integrante / Soraya Bianca Reis Duarte - Integrante.
2015 - Atual
PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência Subprojeto Curso Letras-Libras
Descrição: oportunizar aos graduandos a execução de atividades didático- pedagógicas em instituições públicas contribuindo tanto para a qualidade de formação profissional dos mesmos como para a promoção da qualidade escolar oferecida aos estudantes surdos que frequentam tais instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Andréa dos Guimarães de Carvalho - Integrante / Leandro Viana Silva - Integrante / José Ishac Brandão El Khouri - Integrante / Neuma Chaveiro - Coordenador.
2014 - 2014
Dicionário DEIT-Libras em ELiS
Descrição: é uma realização da Faculade de Letras da UFG, em parceria com o instituto de Informática cujo objetivo e escrever em ELiS os 10.297 sinais de Libras contidos na 3ª edição do DEIT-Libras (Dicionário Enciclopédico Trilígue) organizado por Capovilla, Raphael e Maurício sendo este o mais abrangente de Libras de que disposmo atualmente. O trabalho conta com etapas de escrita, revisão e revisão final e elaboração de artigossobre a ELiS que constará no interior do dicionário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andréa dos Guimarães de Carvalho - Integrante / Mariângela Estelita Barros - Coordenador / Hilkia Cibelle da Cruz Oliveira - Integrante / Leandro Andrade Fernandes - Integrante / Thaysa dos Anjos Silva Romanhol - Integrante / Leandro Viana Silva - Integrante / José Ishac Brandão El Khouri - Integrante.
2013 - 2013
A hora do conto
Descrição: Contos literários são expostos, de forma simultânea, oralmente e em Libras para estudantes de graduação. Após esposição abre-se um debate sobre o conto com discussões reflexivas em torno do tema abordado, moral da história, aspectos e valores culturais inseridos, características linguísticas e literárias envolvidas e etc. Sempre, também, quando possível fazendo levantamentos contrastivos comparativos entre a exposição em língua oral e em Libras (Língua Brasileira de Sinais)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andréa dos Guimarães de Carvalho - Coordenador / Leandro Viana Silva - Integrante / Rogério Goulart Paes - Integrante / Greice Kelly Nascimento Santos - Integrante / Sueli Regino - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Sinalizar UFG


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Sinalizar UFG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Audiologia/Especialidade: Audiologia ocupacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, A. G.2015CARVALHO, A. G.; BARROS, Mariângela Estelita ; EL kHOURI, José Ishac Brandão ; VIANA SILVA, Leandro . Libras e ASL representadas pela Escrita das Línguas de Sinais ? ELiS. REVISTA INTERCÂMBIO DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE HUMANIDADES (UNB), v. 6, p. 23-34, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, A. G.. Ações Colaborativas do intérprete de Libras em escola de educação básica: contribuições no ensino de português. In: Deise Nanci de Castro Mesquita. (Org.). Escola de Educação Básica para Todos. 1ed.Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017, v. 1, p. 185-201.

2.
CARVALHO, A. G.; MIRANDA, V. K. G. ; MESQUITA, D. N. C. . Teoria e prática de ações criativas no mestrado profissional em ensino na educação básica do centro de pesquisa aplicada da Universidade Federal de Goiás. In: Marilza Vanessa Rosa Suanno; Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva; Vivianne Fleury de Faria. (Org.). VEREDAS ESCOLARES: partilhando experiências criativas de ensino e aprendizagem do CEPAE/UFG.. 1ed.Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014, v. 1, p. 319-326.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, A. G.; BRITO, K. F. S. . Proposta de Ensino de Libras L2 na perspectiva discursiva: relato de experiência. In: Fórum Nacional Escolas de Educação Básica para Todos, 2017, Goiânia. Anais do Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos: Vivências Sistêmicas. Goiânia: UFG, 2017. v. I. p. 122-126.

2.
CARVALHO, A. G.; MESQUITA, D. N. C. ; MIRANDA, V. K. G. ; VIEIRA, A. H. . Educação contemporânea no contexto da inclusão: letramento na escolarização básica. In: VII INCREA - Fórum Internacional de Inovação e Criatividade II RIEC Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas, 2015, Goiânia. Ensino e Pesquisa interdisciplinar, transdisciplinar, projetos por área de conhecimento: reflexões, pesquisas e relatos de experiências. Goiânia: CGCom UEG, 2015. p. 1433-1431.

3.
CARVALHO, A. G.; CHAVEIRO, N. ; COSTA, G. K. N. S. ; PEREIRA, L. R. . Desafios e experiências dos pibidianos no atendimento educacional especializado AEE. In: XII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX, 2015, Goiânia. Luz, ciência e vida. Goiânia: Universidade Federal de Goiás - UFG, 2015. p. 2232-2236.

4.
CARVALHO, A. G.. Ações colaborativas do intérprete de Libras em escola regular durante processos de ensino de português para surdos. In: XVIII Congresso Internacional de Humanidades, 2015, Brasília. Interculturalidade e Patrimônio em Contextos Latino-Americanos. Brasília: UnB, 2015. p. 73-83.

5.
CARVALHO, A. G.; SILVA, L. V. ; KHOURI, J. I. B. E. ; BARROS, M. E. . Libras e ASL representadas pela escrita das Línguas de Sinais - ELiS. In: Interculturalidade e Patrimônio em Contextos Latino-Americanos, 2015, Brasília. XVIII Congresso Internacional de Humanidades. Brasília: UnB, 2015. p. 93-104.

6.
CARVALHO, A. G.; MESQUITA, D. N. C. . Contribuições do Intérprete de Libras na aprendizagem de leitura e escrita da língua portuguesa de alunos surdos em escola regular. In: 11º Congresso de Pesquisa, ensino e extensão CONPEEX, 2014, Goiânia. Extensão Universidade Federal de Goiás - Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento. Goiânia: Universidade Federal de Goias, 2014. v. XI. p. 1270-1274.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, A. G.. Contribuições do Intérprete de Libras na aprendizagem de leitura e escrita de alunos surdos na escola regular. In: 11º CONPEEX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2014, Goiânia. Igualdade, Inclusão Social e Gênero. Goiânia: UFG, 2014. v. 1. p. 4-213.

2.
MESQUITA, D. N. C. ; MATHEUS, P. O. S. ; MIRANDA, V. K. G. ; CARVALHO, A. G. . Projeto educar e conscientizar: por um mundo melhor sem drogas!. In: SemRiec - I Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas, 2014, Goiânia. I Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas. Goiânia: Editora UFG, 2014. p. 01-931.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, A. G.. Ações colaborativas do intérprete de Libras em escola regular. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), 2016.

2.
CARVALHO, A. G.; KHOURI, J. I. B. E. ; SILVA, L. V. ; BARROS, M. E. . Libras e ASL representadas pela escrita das línguas de sinais - ELiS. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), 2016.

3.
CARVALHO, A. G.; MESQUITA, D. N. C. . O trabalho colaborativo do intérprete de Libras e o ensino de português para surdos na escolarização básica. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, A. G.. Pais ouvintes e filhos surdos: o que influência a construção de identidade surda ou de pertencimento a uma cultura surda? Língua de Herança ou L1?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, A. G.; BUENO, M. G. . Ensino e aprendizagem de Libras como L2 nas licenciaturas: discussões atuais na perspectiva dos acadêmicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, A. G.. Possíveis Elementos motivadores na construção do léxico na língua Brasileira de Sinais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, A. G.; GARCIA, R. R. O. ; MARCELINO, G. G. . Ensino de Libras para ouvintes em Escola de Educação Básica numa perspectiva discursiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, A. G.; GARCIA, R. R. O. ; MARCELINO, G. G. . Ensino de línguas, cultura e identidade surda: uma relação necessária no ensino escolar e de letramento para surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, A. G.. Gestão na área de Libras no ensino fundamental: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, A. G.. O uso de jogos como estratégia didático-pedagógico no ensino de Escrita de Sinais ELiS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, A. G.. O trabalho colaborativo do intérprete de Libras e o ensino de português para surdos na escolarização básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CARVALHO, A. G.; PAES, R. G. ; LIMA, V. R. . Proposta de Formação continuada para intérprete de Libras e professores de recursos no ensino de português para surdos nas escolas regulares inclusivas de Senador Canedo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, A. G.; COSTA, G. K. N. S. ; PEREIRA, L. R. ; CHAVEIRO, N. . Desafios e experiências dos pibidianos no atendimento educacional especializado (AEE). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, A. G.; SILVA, L. V. ; KHOURI, J. I. B. E. ; BARROS, M. E. . Escrita das Línguas de Sinais: sua efetividade e praticidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, A. G.; MIRANDA, V. K. G. ; MESQUITA, D. N. C. . PROJETO EDUCAR E CONSCIENTIZAR: por um mundo melhor sem drogas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CARVALHO, A. G.. Contribuições do Intérprete de Libras na aprendizagem de leitura e escrita da Língua Portuguesa em escola regular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MESQUITA, D. N. C. ; CARVALHO, A. G. . A mediação do Intérprete de libras no letramento do aluno surdo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, A. G.; MESQUITA, D. N. C. . Contribuições do intérprete de libras na aprendizagem de leitura e escrita do português de alunos surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CARVALHO, A. G.; Roncolato, C.L.P. ; Magalhães, R. ; SILVA, D. C. M. O. . A POESIA E A PIADA NO COTIDIANO DO SURDO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CARVALHO, A. G.; MATHEUS, P. O. S. ; MOTA, T. M. S. F. ; MIRANDA, V. K. G. . OFICINA DE REDAÇÃO: Os critérios do ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CARVALHO, A. G.; MIRANDA, V. K. G. ; MESQUITA, D. N. C. . PROJETO EDUCAR E CONSCIENTIZAR: por um mundo melhor sem drogas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARVALHO, A. G.. Oficina de Produção textual: A relação ciência e sociedade na construção de uma sociedade mais justa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, A. G.. Letramento do Educando surdo na aula de Língua Portuguesa. 2017.

2.
CARVALHO, A. G.. Considerações sobre o processo de desverbalização e da cenarização na tradução e interpretação de uma língua oral para uma língua de sinais. 2017.

3.
CARVALHO, A. G.. Uma experiência com teatro de bonecos na disciplina Literatura Surda. 2017.

4.
CARVALHO, A. G.. Marcadores Discursivos na Libras. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, A. G.; MOTA, T. M. S. F. ; MATHEUS, P. O. S. . Oficina de Redação: os critérios do Enem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO, A. G.. Oficina de Produção Textual: qual é o papel do conhecimento científico na construção de uma sociedade mais justa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CARVALHO, A. G.; SILVA, L. V. ; KHOURI, J. I. B. E. ; CARVALHO, A. G. . Produção Artística em Libras. 2015. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Tradutores e Intérpretes do Estado de Goiás. 2015. (Encontro).

2.
IV Encuentro Latinoamericano de Sordos e Intérpretes de Lenguas de Señas. 2015. (Encontro).

3.
V CBE Congresso Brasileiro de Educação. 2015. (Congresso).

4.
XXII ABEC Curso de Editoração Científica.Luz sobre os paradigmas da publicação científica. 2015. (Outra).

5.
Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica. 2014. (Exposição).

6.
I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO - Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste.A mediação do Intérprete de Libras no letramento do aluno surdo. 2014. (Encontro).

7.
I COLÓQUIO NACIONAL E XIV COLÓQUIO DE LETRAS.A poesia e a piada no cotidiano do surdo. 2013. (Outra).

8.
I COLÓQUIO NACIONAL E XIV COLÓQUIO DE LETRAS.A POESIA E A PIADA NO COTIDIANO DO SURDO. 2013. (Outra).

9.
IX Ciclo de debates: Educação Bilingue para surdos. 2013. (Outra).

10.
Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica.Diretrizes curriculares para a Educação Básica e propriedades da Formação de Professores. 2013. (Outra).

11.
Projeto de Extensão A hora do Conto. 2013. (Encontro).

12.
Seminário Interdisciplinaridade Desafios institucionais. 2013. (Seminário).

13.
V EDIPE: Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. 2013. (Encontro).

14.
X Conpeex Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2013. (Congresso).

15.
Capacitação em Braille e Sorobã. 2012. (Outra).

16.
O Papel do Socioeducador do Século XXI. 2012. (Outra).

17.
Capacitação em Tradução e Interpretação em Libras. 2010. (Outra).

18.
.Oficina da Voz. 2003. (Oficina).

19.
.Curso de Atualização em Audiologia. 2002. (Outra).

20.
.Fonoaudiologia e Saúde do Trabalhador. 1999. (Outra).

21.
Orelhão - 98.I Curso Internacional de Zumbido Orelhão - 98. 1998. (Outra).

22.
Seminários Proteção 10 anos.Curso Integral sobre avaliação da exposição ao ruído e certificação da proteção auditiva. 1998. (Outra).

23.
.Curso Teórico e Prático de Fono-Oncologia. 1996. (Outra).

24.
.Programa de Monitoria na disciplina "AUDIOLOGIA CLÍNICA I". 1996. (Outra).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, A. G.; Roncolato, C.L.P. ; Magalhães, R. ; SILVA, D. C. M. O. . A POESIA E A PIADA NO COTIDIANO DO SURDO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARVALHO, A. G.; MATHEUS, P. O. S. ; MOTA, T. M. S. F. ; MIRANDA, V. K. G. . OFICINA DE REDAÇÃO: Os critérios do ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, A. G.; MOTA, T. M. S. F. ; MATHEUS, P. O. S. . Oficina de Redação: os critérios do Enem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO, A. G.. Oficina de Produção Textual: qual é o papel do conhecimento científico na construção de uma sociedade mais justa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:15:45