Maria Amelia Eliseo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5813743488218949
  • Última atualização do currículo em 04/08/2018


Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e doutorado no programa de Engenharia Eletrônica e Computação, área de Informática no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2012). Atua como professora assistente doutor I e coordenadora adjunta de TCC e pesquisa na Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do grupo de pesquisa Computação Visual, que investiga questões relacionadas ao projeto e desenvolvimento de jogos, realidades virtual e aumentada, processamento de imagens, visão computacional, dentre outros e do Laboratório de Artes Cinemáticas - LabCine. Atua nas linhas de pesquisa Interação Humano-Computador, Realidade Virtual e Aumentada, Sistemas de Ultra-Alta Definição (UHD-4K/8K), Mídias Digitais. Foi coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Sensemaking, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - https://www.rnp.br//noticias/rnp-anuncia-grupos-trabalho-selecionados-ciclo-2015-2016. Participou do Projeto LATIn, cuja principal ação é a criação colaborativa e disseminação da iniciativa latino-americana de livros didáticos abertos nas universidades - http://www.proyectolatin.org. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Amelia Eliseo
Nome em citações bibliográficas
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Computação e Informática, Fci.
Rua da Consolação, 896 Prédio 31
Consolação
01302907 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21148286
Fax: (11) 21148763
URL da Homepage: http://www.mackenzie.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Título: Modelo de representação espaço-temporal em reconstruções digitais tridimensionais, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Sergio Roberto Matiello Pellegrino.
Palavras-chave: Representação espaço-temporal; Reconstruções digitais tridimensionais; Ambiente virtual semântico; realidade virtual.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
2000 - 2001
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: A Tecnologia Digital Cad No Ensino Do Design De Produto: O Objeto Presencial - Matérico - E Não Presencial - Virtual,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Prof Dr. Wilton Azevedo.
Palavras-chave: Tecnologia Digital; Design de produto; Tecnologia CAD.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 1998
Especialização em Práxis Artística E Terapêutica Uma Interface da Ar. (Carga Horária: 360h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1992
Graduação em Arquitetura E Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Extensão Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 20h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2007 - 2007
Concepção arquitetônica e cultura digital. (Carga horária: 48h).
Escola de Engenharia de São Carlos, EESC, Brasil.
2004 - 2004
Desenho, Design e Arquitetura. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Luminotécnica Básica. (Carga horária: 8h).
Centro de Capacitação Philips Iluminação, PHILIPS, Brasil.
2002 - 2002
Sistemas de Iluminação. (Carga horária: 8h).
Centro de Capacitação Philips Iluminação, PHILIPS, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Como Cobrar Estimativa de Custos Para Projetos de. (Carga horária: 4h).
Instituto de Arquitetos Brasileiro, IAB*, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Catia. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor assistente associado I, Carga horária: 30

Atividades

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Computação e Informática, .

2007 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Realidade Virtual
02/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Computação e Informática, .

2/2003 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TECNOLOGIA WEB I
MULTIMÍDIA E REALIDADE VIRTUAL
TECNOLOGIA WEB III
2003 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multimídia e Realidade Virtual
Tecnologia Web I
Tecnologia Web II
09/2004 - 09/2004
Extensão universitária , Faculdade de Computação e Informática, .

Atividade de extensão realizada
Oficina ?Mundos Virtuais 3D: VRML? no V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação.
09/2004 - 09/2004
Extensão universitária , Faculdade de Computação e Informática, .

Atividade de extensão realizada
Oficina ?Animação Digital? no V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação.
08/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Faculdade de Computação e Informática, .

Atividade de extensão realizada
Palestra ?Realidade Virtual? no IV Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-Graduação.

Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

3/2001 - 12/2002
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESIGN EM COMPTAÇÃO GRÁFICA
3/2001 - 12/2002
Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
3/2001 - 12/2002
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MODELAGEM E SIMULAÇÃO
3/2000 - 12/2002
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA
METODOLOGIA VISUAL
3/1997 - 12/2002
Ensino, Arquitetura E Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA E URBANISMO
3/2000 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Arquitetura E Urbanismo, Departamento de Arquitetura E Urbanismo.

Atividade realizada
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO.
3/2000 - 12/2000
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ARQUITETURA E URBANISMO
7/1998 - 7/1998
Treinamentos ministrados , Departamento de Arquitetura E Urbanismo, .

Treinamentos ministrados
AUTOCAD R14
INTRODUÇÃO AO COREL DRAW


Linhas de pesquisa


1.
Realidade Virtual e Aumentada

Objetivo: Explorar os recursos de realidade virtual e aumentada em aplicações interativas.
2.
Interação Humano-Computador

Objetivo: Estudar a eficiência e eficácia das interfaces gráficas e a satisfação dos usuários ao interagirem com estas interfaces.
3.
Mídias Digitais

Objetivo: Explorar o potencial das mídias digitais em sistemas de informação.
4.
Sistemas Multimídia e Hipermídia

Objetivo: Estudar modelos de representação da informação em sistemas multimídia e hipermídia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: hipermídia; realidade virtual.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Sistema de Auto-Reabilitação Motora Baseado em Tecnologia Wearable
Descrição: Na reabilitação motora o paciente executa uma série de exercícios físicos repetitivos que geralmente são recomendados pelo fisioterapeuta para serem executados também em domicílio. Neste caso, o paciente é assistido por um cuidador ou familiar que nem sempre é capaz de avaliar se os movimentos estão sendo executados adequadamente. Além disso, a natureza repetitiva dos exercícios muitas vezes torna o tratamento doloroso e exaustivo, desmotivando o paciente para a efetividade das implicações terapêuticas. Dentro deste contexto, o objetivo geral desta pesquisa, a ser executado em 24 meses, é desenvolver e testar a viabilidade de um sistema de auto-reabilitação de membros superiores, baseado em jogos de realidade virtual e controlado por tecnologias vestíveis (wearable). O sistema será composto de tecnologias vestíveis, tais como óculos de realidade virtual (VR headsets) e sensores de movimento das mãos (Leap Motion), integrados e controlados por smartphones, que poderão ser ?vestidos? por um usuário para interação com jogos que estimulem o desenvolvimento das habilidades de destreza e força de preensão manual. Os dados sobre os exercícios propostos, coletados pelos jogos, serão armazenados em nuvem para que um terapeuta ou profissional de saúde possa ter acesso remotamente e, dessa forma, realizar o monitoramento da evolução do tratamento. A ideia de integrar esses três módulos (jogos em VR headset, dispositivos vestíveis de interação e armazenamento em nuvem) pode gerar um sistema portátil que permita aos indivíduos com déficits motores dar continuidade ao seu tratamento de reabilitação em domicílio na ausência da supervisão direta de um profissional qualificado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Amelia Eliseo - Integrante / Ana Grasielle Dionísio Corrêa - Coordenador / Valéria F. Martins - Integrante / Silvana Maria Blascovi de Assis - Integrante / Natalia Regina Kintschner - Integrante / Gabriel Kenzo Hirata Camargo - Integrante / Gabriel Henrique Serapião Tavares - Integrante.Financiador(es): Fundo Mackenzie de Pesquisa - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
GT - Sensemaking: Editor de Streaming de Vídeo
Descrição: O projeto envolve a criação de uma plataforma de edição em tempo real (on the fly) de streaming de vídeos a partir da implementação de APIs de edições de vídeo on-line..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento de ambientes virtuais tridimensionais voltados para a educação e cultura
Descrição: Os ambientes virtuais tridimensionais vêm se constituído numa ferramenta auxiliar na área da educação e cultura ao ampliar e diversificar formas de apresentar o conteúdo. Características como a colaboração, interação, manipulação e visualização 3D trazem o usuário para um mundo mais próximo de sua realidade, incentivando novas possibilidades de comunicação. As várias possibilidades de representação vão desde a implementação de ambientes 3D para exploração espacial, que podem ser utilizados, por exemplo, como preservação da memória de patrimônio cultural até a criação de jogos educativos interativos. A difusão e o crescimento destes ambientes ocorrem devido aos avanços tecnológicos nas áreas da computação gráfica, realidade virtual e desenvolvimento web. Neste contexto, este projeto tem como objetivo estudar possibilidades de uso dos ambientes virtuais tridimensionais na educação e cultura, de forma a complementar a apresentação de conteúdos didáticos; explorar novas formas de interação nos ambientes tridimensionais; além de desenvolver e avaliar aplicações tridimensionais voltadas para estas áreas. A busca por novas formas de representação da informação e de conteúdos educativos e culturais tem sido incentivada com os avanços da tecnologia. Os ambientes virtuais tridimensionais incrementam a experiência dos usuários devido a possibilidade de simular situações que seriam impossíveis ou perigosas se realizadas numa sala de aula, por exemplo. Essa simulação pode contribuir e facilitar a fixação de um novo conceito para o aluno, resultante de atividades de exploração e descoberta. Para o início deste projeto, estão sendo pesquisados formas de uso dos ambientes tridimensionais como ferramenta auxiliar no desenvolvimento cognitivo de crianças, mais especificamente no estágio das operações concretas. Nesta fase do aprendizado, surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar objetos por similaridades e diferenças. A intenção é desenvolver, implementar e avaliar alguns jogos educativos tridimensionais para serem utilizados em sala de aula como complemento ao aprendizado. Para isso, serão estudados conceitos sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Será feita uma pesquisa, junto aos educadores, para conhecer as necessidades de aprendizado nesta fase de desenvolvimento com o objetivo de verificar como os ambientes virtuais tridimensionais poderão contribuir como ferramenta auxiliar no aprendizado. Serão estudados as técnicas de implementação de um jogo educativo. Após implementação, o jogo será avaliado em situação real de aprendizagem. Pretende-se contribuir para o incremento de novas possibilidades de apresentação de conteúdo educativo e cultural e de novas formas de interação através de ambientes virtuais tridimensionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Amelia Eliseo - Coordenador.
2010 - 2011
Realidade Virtual e Documentação Digital do Patrimônio: um passeio virtual imersivo através do espaço, do tempo e dos dados
Descrição: Considerando o potencial dos recursos da Realidade Virtual, em projetos anteriormente apresentados ao Mackpesquisa foi proposto, numa primeira fase, a construção do modelo tridimensional do Edifício Mackenzie (desenvolvido em 2008) para um passeio virtual, numa segunda fase, fez-se pertinente a integração do modelo ao um banco de dados com características temporais, que permite a navegação e imersão por períodos históricos. Como continuidade a este projeto, iniciado em 2008, propõe-se um passeio imersivo além do espaço e do tempo, com um acréscimo de dados, onde o usuário, ao percorrer virtualmente os ambientes do edifício, poderá obter informações adicionais, em forma de texto, a respeito dos aspectos construtivos ou outras informações relevantes ligadas ao aspecto histórico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Documentação digital do patrimônio: Um modelo tridimensional e temporal para o campus Mackenzie-Itambé
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento e implementação de um modelo tridimensional associado a um banco de dados com características espaço-temporal para o campus Mackenzie Itambé, delimitado aos prédios 1-Edifício Mackenzie e 2-Biblioteca George Alexander possibilitando navegação por espaços, bem como, acesso a informações relacionadas com a transformação destes edifícios através do tempo. A exibição deste modelo irá utilizar recursos dos sistemas de realidade virtual para que o usuário possa imergir nos espaços e interagir através do tempo além de promover a preservação da memória de conjunto arquitetônico do Mackenzie. A título de objetivos específicos, os seguintes itens foram considerados: ? Estudar e avaliar, linguagens e softwares de modelagem 3D existentes, e identificar a melhor opção aplicável na representação dos modelos tridimensionais necessários; ? Identificar a opção que melhor se adequa às necessidades de armazenamento e recuperação de dados, considerando a manipulação objetos como imagens, sons, vídeos, textos, vinculados a identificadores espaço-temporal; ? Desenvolver e implementar o modelo virtual para o campos Mackenzie Itambé, delimitado aos prédios 1-Edifício Mackenzie e 2-Biblioteca George Alexander; ? Desenvolver e implementar o modelo de banco de dados integrado ao modelo de realidade virtual; ? Disponibilizar o produto final em uma exposição no campus, aberta para a comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Amelia Eliseo - Integrante / Beatriz de Almeida Pacheco - Integrante / Fabio Silva Lopes - Integrante / Ismar Frango Silveira - Coordenador / Charles de Castro Vincent - Integrante.Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2007 - 2007
Teoria e Projeto na Era Digital
Descrição: investigar as principais mudanças de paradigma na prática de projeto, da etapa de conceituação até o produto final, devido ao uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2013 - 2015
Proyecto LATIn - Creación colaborativa y uso de libros de texto abiertos
Descrição: Los distintos tipos históricos de sociedades han construido territorios específicos correlativos a la modalidad concreta de las relaciones sociales por ellos desplegadas. En aquellas culturas que se accedió a la urbanización las ciudades generadas fueron estrictamente correlativas a las sociedades que las hicieron posibles. El advenimiento del capitalismo promovió la mayor urbanización conocida en la historia de la Humanidad y ello se ha expresado en tipo histórico de ciudad particular muy poco comparable con otros tipos históricos de ciudades. A través de este estudio se busca identificar los aspectos principales característicos de las ciudades modernas capitalistas Para ello se asume una perspectiva metodológica integral en donde se conjugan los aspectos económicos de la urbanización con las relaciones sociales y políticas y con los componentes culturales que se van gestando y sobre dimensionando los procesos. Esta ciudad moderna capitalista es sumamente cambiante dentro de determinados parámetros culturales que se mantienen pero siempre en un difícil equilibrio y de manera altamente dinámica. Se trata por tanto de identificar la existencia y naturaleza de estos procesos que en la percepción inmediata ofrecen múltiples cambios que convocan a conocer el sentido y la dirección que los caracteriza. Se entiende que es fundamental para la debida aprehensión de esta realidad tan compleja y contradictoria de los escenarios urbanos modernos manejar un criterio integral que sepa conjugar las dimensiones económicas, sociales , políticas y culturales de la urbanización, intentando atribuirle la debida significación a cada una de ellas. Asimismo los cambios dentro de una matriz estructural más o menos invariante, han marcado diferencias por área geográfica y en los distintos momentos de la historia moderna en particular en los espacios occidentales que es en donde se gesta esta modalidad histórica de urbanización que habrá de generalizarse para casi todo el escenario planetario. De la ciudad del capitalismo industrial del siglo XIX a las urbanizaciones contemporáneas en la era de la globalización, existe un complejo y contradictorio trayecto caracterizado por algunos hilos conductores que generaron formaciones muy diferentes y cambiantes pero con continuidad. Adicionalmente se pretende explicar la relación entre las formas espaciales en sus distintas escalas ( la forma de la ciudad, su arquitectura, los espacios públicos, etc) desde la historicidad concreta de los procesos sociales que les dieron origen. La configuración del espacio es un hecho cultural de entera responsabilidad de los actores sociales que los crean. Puede ocurrir que una vez materializadas las prácticas sociales en producción concreta de ciudad, estas mismas formas espaciales sobre determinen a las prácticas sociales reafirmando o corrigiendo comportamientos. Todo lo anterior lleva a explorar e intentar reconstruir el procesos de gestación de la urbanización moderna, su relación con los procesos productivos, el papel del consumo colectivo, la relación con las instituciones y el resto de los territorios, y el conjunto de significaciones que se instalan como múltiples textos en las formas urbanas, expresando formulaciones culturales históricamente determinadas. El ?habla? de las ciudades se realiza a través de distintos lenguajes y expresa intereses sociales concretos que desde una apariencia caótica es posible reconstruir y atribuirles sentido..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Web.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia E Realidade Virtual.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1990
PRÊMIO MOVESP DESIGN DE MOBILIÁRIO, ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO MOBILIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO - MOVESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2016ELISEO, Maria Amelia; SILVA, L. . Projeto e Desenvolvimento de Aplicações de Realidade Virtual Responsivas com WebVR BoilerPlate. TENDÊNCIAS E TÉCNICAS EM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, v. 6, p. 9-22, 2016.

2.
ALMEIDA, JANE DE2016ALMEIDA, JANE DE ; ELISEO, MARIA AMELIA ; DA SILVA, CICERO INACIO ; PRATES, HELENA ; POSER, VIC VON ; STALBAUM, BRETT ; FURTADO, NILTON GOMES . Sensemaking: A Proposal for a Real-Time on the Fly Video Streaming Platform. CREATIVE EDUCATION, v. 07, p. 2515-2523, 2016.

3.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2015ELISEO, Maria Amelia. Web 3D Storytelling. TENDÊNCIAS E TÉCNICAS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, v. 1, p. 149-161, 2015.

4.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2015ELISEO, Maria Amelia; FALAVIGNA, L. H. ; DELMONDES, D. S. A. ; GARCIA, J. H. P. . Uma Experiência Espaço-temporal num Edifício Arquitetônico através da Realidade Aumentada. TENDÊNCIAS E TÉCNICAS EM REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, v. 5, p. 87-101, 2015.

5.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2014ELISEO, Maria Amelia; DELMONDES, D. S. A. . Interação Gestual em Ambientes Tridimensionais. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 4, p. 137-151, 2014.

6.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2013ELISEO, Maria Amelia; PACHECO, B. A. ; DELMONDES, D. S. A. . Desenvolvimento de Websites com ambientes virtuais 3D interativos. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 3, p. 185-200, 2013.

7.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2011ELISEO, Maria Amelia; OLIVEIRA, José. M. Parente. ; PELLEGRINO, Sérgio R. M. . Domain Ontology with Temporal Descriptions for Architectural Buildings as a Support for Learning History of Architecture. IEEE multidisciplinary engineering education magazine, v. 6, p. 24-31, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Martins, Valéria Farinazzo ; ELISEO, MARIA AMELIA ; Omar, Nizam ; Castro, Marcia Luciana Aguena ; Corrêa, Ana Grasielle Dionísio . Using Game Development to Teach Programming. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 450-485.

2.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, Maria Amelia ; PRATES, HELENA ; POSER, V. V. ; GIMENEZ, P. ; AREIAS, A. ; OLIVEIRA, L. ; TEIXEIRA, M. ; SILVA, C. I. . Cinema em Definição. In: Leandro Ciuffo, Walter Roesler. (Org.). O Futuro da videocolaboração: perspectivas. 1ed.Porto Alegre: Editora da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017, v. , p. 54-92.

3.
ARAUJO, R. C. ; ELISEO, Maria Amelia ; PACHECO, B. A. . Web Semântica. In: Leandro Augusto da Silva; Valéria Farinazzo Martins; João Soares de Oliveira Neto. (Org.). TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA. 1ed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2013, v. , p. 65-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASAC, BARBARA SOARES ; ELISEO, Maria Amelia . ESTUDOS DE INTERFACES WEB INTERATIVAS PARA UM REPOSITÓRIO DE VÍDEOS EM ULTRA ALTA RESOLUÇÃO. In: XIII Jornada de Iniciação Científica e VII Mostra de Iniciação Tecnológica, 2018, São Paulo. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica e VII Mostra de Iniciação Tecnológica, 2018.

2.
Amanda Vila Nova Cavalcanti ; ELISEO, Maria Amelia . Reino das Frações: um Serious Games baseado em Realidade Aumentada destinado ao auxílio do Desenvolvimento Lógico. In: XIII Jornada de Iniciação Científica e VII Mostra de Iniciação Tecnológica, 2018, São Paulo. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica e VII Mostra de Iniciação Tecnológica, 2017.

3.
ELISEO, MARIA AMELIA; CASAC, BARBARA SOARES ; GENTIL, GUSTAVO RORATO . A comparative study of video content user interfaces based on heuristic evaluation. In: 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017, Lisbon. 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2017. p. 1.

4.
DELMONDES, D. S. A. ; ELISEO, Maria Amelia . GestualJS: Uma alternativa à interação em páginas Web. In: Workshop de Iniciação Científica do Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 2017, Curitiba. Workshop de Iniciação Científica WIC SVR, 2017. v. 1. p. 100-116.

5.
Amanda Vila Nova Cavalcanti ; ELISEO, Maria Amelia . Reino das Frações: um Serious Games baseado em Realidade Aumentada destinado ao auxílio do Desenvolvimento Lógico. In: Workshop de Iniciação Científica do Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 2017, Curitiba. Workshop de Iniciação Científica WIC SVR. Porto Alegre: Editora da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017. v. 1. p. 177-193.

6.
KNIHS, E. ; ELISEO, Maria Amelia ; OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. . The Authorship in the Production of Open Educational Resources in the Multinational Context. In: SLIS -Simposio Latinoamericano de Informática y Sociedad (CLEI - Conferencia Latinoamericana de Informática), 2017, Cordoba. Anales de: SLIS -Simposio Latinoamericano de Informática y Sociedad (CLEI), 2017.

7.
ELISEO, Maria Amelia; SILVA, L. . Desenvolvimento de Jogos Ultra-Alta Definição (UHD-4K). In: XV Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Anais do SBGames 2016, 2016.

8.
GARCIA, J. H. P. ; ELISEO, MARIA AMELIA . Modelo de Interação Espaço-temporal por Telepresença Imersiva: o Retrato do Momento Presente. In: XI Jornada de Iniciação Científica, 2015, São Paulo. Jornada de Iniciação Científica, 2015.

9.
DELMONDES, D. S. A. ; ELISEO, Maria Amelia . ANÁLISE DE USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS. In: X Jornada de Iniciação Científica, 2014, São Paulo. X Jornada de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014.

10.
FALAVIGNA, L. H. ; ELISEO, Maria Amelia . O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COLABORATIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS E ANÁLISE DE UMA FERRAMENTA VIRTUAL COLABORATIVA. In: X Jornada de Iniciação Científica, 2014, São Paulo. X Jornada de Iniciação Científica - PIBIC e PIVIC. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014.

11.
ELISEO, MARIA AMELIA; DELMONDES, D. S. A. ; FALAVIGNA, L. H. ; GARCIA, J. H. P. . Uma Discussão sobre Ambientes Virtuais 3D como Suporte ao Estudo da Arquitetura. In: Workshop de Ambientes Virtuais na Educação, 2014, Dourados-MS. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014. v. 3. p. 505-514.

12.
ELISEO, MARIA AMELIA; MEDINA, D. G. ; Alvaro Portillo ; PAMPILLON, A. ; Sebastián Suarez ; ROBERTO, F. ; IRIGARAY, F. ; LOVATO, A. ; PAROZINI, J. ; PEREZ, M. M. ; INIGUEZ, A. ; FALAVIGNA, L. H. . Escritura Colaborativa de Livros de Textos Abertos no Âmbito do Projeto LATIn. In: LACLO - Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, 2014, Manizales. Conferencias LACLO, 2014. v. 5. p. 618-624.

13.
MEDICI, R. C. ; ELISEO, Maria Amelia . Otimização de Cenas em Reconstruções Digitais Tridimensionais com Transições Espaço-Temporais. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2013, Jataí. X WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 2013.

14.
NETO, J. S. O. ; SILVA, Leandro Augusto da ; ELISEO, Maria Amelia ; PACHECO, B. A. ; DIMITROV, Y. ; SILVA, C. E. . Information and Communication Tools Supporting the Community of Immigrants: Challenges and Opportunities. In: IADIS International Conference ICT,Society and Human Beings, 2010, Freiburg. IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems 2010, 2010. p. 43-50.

15.
ELISEO, Maria Amelia; LOPES, F. S. ; PACHECO, B. A. ; SILVEIRA, I. F. ; SILVA, Dennis J. . DOCUMENTAÇÃO DIGITAL DO PATRIMÔNIO: UMA IMPLEMENTAÇÃO VIRTUAL DE UM EDIFÍCIO COM VALOR HISTÓRICO. In: Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais, 2010, Salvador. Anais [do] Seminário Nacional Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais, 2010.

16.
ELISEO, Maria Amelia; OLIVEIRA, José. M. Parente. ; PELLEGRINO, Sérgio R. M. . Ontologia de topo para descrição de transformações temporais em espaços arquitetônicos como apoio ao ensino de História da Arquitetura. In: SBIE 2010, 2010, João Pessoa-PA. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

17.
NETO, J. S. O. ; ELISEO, Maria Amelia ; SILVA, Leandro Augusto da ; PACHECO, B. A. . Uso de Projetos sócio/filantrópicos como atividade prática: a percepção do aluno. In: WEI - XVII Workshop sobre Educação em Computação, 2009, Bento Gonçalves-RS. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009. p. 509-518.

18.
ELISEO, Maria Amelia; NETO, J. S. O. ; SILVA, Leandro Augusto da ; PACHECO, B. A. . USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA INCLUSÃO SOCIAL DA COMUNIDADE DE IMIGRANTES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. In: 4º CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009, Dourados, MS. Tecnologias Sociais e Inclusão: Caminhos para a Extensão Universitária, 2009.

19.
ELISEO, Maria Amelia; PACHECO, B. A. ; LOPES, F. S. ; SILVEIRA, I. F. . Visualização imersiva do patrimônio histórico: Um modelo espaço-temporal para o campus Mackenzie-Itambé. In: XIII Congresso da Sociedade Ibero Americana de Gráfica Digital - SIGraDi, 2009, São Paulo. Do Moderno ao Digital: Desafios de uma Transição, 2009. p. 170-173.

20.
NETO, J. S. O. ; ELISEO, Maria Amelia ; NUNES, Elida J. ; ANACLETO, Gracia Maria ; FARINAZZO, Valeria . Uso de projetos socio/filantropicos em atividades praticas: mecanismo de construcao do profissional e da cidadania. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao, 2008, Belem-PA. Grandes Desafios da Computacao. Sao Paulo: Sonopress-rimo, 2008. p. 228-237.

21.
PACHECO, B. A. ; ELISEO, Maria Amelia . Realidade Virtual e Semiótica: Uma Crítica ao Uso de Metáforas.. In: Congresso Internacional Arte e Novas Tecnologias, 2007, São Paulo. Caminhos da Arte para o Século XXI. São Paulo: Programa PósGraduação Interunidades em Estética e História da Arte, 2007. p. 110-111.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, MARIA AMELIA ; SILVA, C. I. ; FURTADO, N. ; POSER, V. V. ; PRATES, HELENA . Sensemaking: um editor de streaming de vídeo. In: Workshop o futuro da videocolaboração, 2016, Teresina-PI. anais WebMedia 2016, 2016. v. 2.

2.
ALMEIDA, J. M. P. ; SILVA, C. I. ; STRINGHINI, D. ; ARAUJO, F. M. O. ; ELISEO, Maria Amelia . Film database: the future of digital cinema. In: I Workshop O Futuro da Videocolaboração - XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2014, João Pessoa. Workshop O Futuro da Videocolaboração. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. v. 1. p. 5-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; STRINGHINI, D. ; SILVA, C. I. ; ELISEO, Maria Amelia . Big data, no data. A proposal to manage digital scientific films repositories. In: Webmedia 2015, 2015, Manaus. Webmedia 2015, 2015. v. 12.

2.
ELISEO, Maria Amelia; SILVEIRA, I. F. ; LOPES, F. S. ; PACHECO, B. A. . Documentação Digital Do Patrimônio: Uma Implementação Virtual De Um Edifício Com Valor Histórico. In: VII WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 2010, São Paulo. ANAIS WRVA'2010, 2010. p. 295-296.

Apresentações de Trabalho
1.
PACHECO, B. A. ; ELISEO, Maria Amelia ; CONCILIO, I. A. S. . Application Development Methods and Solutions in Learning Objects.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ELISEO, Maria Amelia; PACHECO, B. A. ; CONCILIO, I. A. S. . Desenvolvendo aplicações de Realidade Aumentada e Virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ETCHEBEHERE, G. ; ELISEO, Maria Amelia . L-Systems and Procedural Generation of Virtual Game Maze Scenarios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ELISEO, Maria Amelia. Uso de Realidade Aumentada como suporte pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ELISEO, Maria Amelia. Desenvolvimento de Jogos com Realidade Aumentada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ELISEO, Maria Amelia; CONCILIO, I. A. S. . Desenvolvimento de Aplicações com Realidade Aumentada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ELISEO, Maria Amelia; DELMONDES, D. S. A. ; FALAVIGNA, L. H. ; GARCIA, J. H. P. . Uma Discussão sobre Ambientes Virtuais 3D como Suporte ao Estudo da Arquitetura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
KNIHS, E. ; ELISEO, Maria Amelia ; OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. . Aspectos culturais e legais envolvidos na escrita colaborativa de livros textos abertos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ELISEO, Maria Amelia; MEDINA, D. G. ; Alvaro Portillo ; PAMPILLON, A. ; Sebastián Suarez ; ROBERTO, F. ; IRIGARAY, F. ; LOVATO, A. ; PAROZINI, J. ; PEREZ, M. M. ; INIGUEZ, A. ; FALAVIGNA, L. H. . Escritura Colaborativa de Livros de Textos Abertos no Âmbito do Projeto LATIn. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Alvaro Portillo ; PAMPILLON, A. ; MEDINA, D. G. ; ROBERTO, F. ; Sebastián Suarez ; PEREZ, M. M. ; LOVATO, A. ; PAROZINI, J. ; IRIGARAY, F. ; INIGUEZ, A. ; ELISEO, Maria Amelia ; FALAVIGNA, L. H. . Sentido y características de las ciudades modernas. Iniciativa Latinoamericana de Libros de Texto Abiertos (LATIn), 2014 (e-book).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ELISEO, Maria Amelia. Passeio virtual espaço-temporal no Edifício Mackenzie. 2013.

Produtos tecnológicos
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, Maria Amelia ; SILVA, C. I. ; FURTADO, N. ; POSER, V. V. ; PRATES, HELENA . Sensemaking. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, Maria Amelia ; SILVA, C. I. ; POSER, V. V. ; FURTADO, N. ; PRATES, HELENA . Sensemaking - Editor de Streaming de Vídeo. 2016.

2.
ELISEO, Maria Amelia; GARCIA, J. H. P. ; DELMONDES, D. S. A. . Um passeio espaço-temporal pelo Edifício Mackenzie. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ELISEO, MARIA AMELIA; BRAGA, Pedro Henrique Cacique ; GENTIL, GUSTAVO RORATO ; MENDES, Vitor . CLEI LACLO 2018. 2017; Tema: XLIV Conferencia Latinoamericana de Informática e XIII Latin American Conference on Learning Technologies. (Site).

2.
ELISEO, MARIA AMELIA; BRAGA, Pedro Henrique Cacique ; GENTIL, GUSTAVO RORATO . CSBC 2017. 2016; Tema: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. (Site).

3.
ELISEO, MARIA AMELIA; GENTIL, GUSTAVO RORATO ; MENDES, Vitor . tecnologiasFCI. 2016; Tema: Divulgação de informações. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ELISEO, MARIA AMELIA; DELMONDES, D. S. A. ; GARCIA, J. H. P. ; FALAVIGNA, L. H. . Experiência espaço-temporal imersiva com realidade aumentada. 2014. Computação Gráfica.



Patentes e registros



Programa de computador
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, Maria Amelia ; SILVA, C. I. ; PRATES, HELENA ; POSER, V. V. ; FURTADO, N. . SENSEMAKING: EDITOR DE STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000936-0, data de registro: 11/06/2018, título: "SENSEMAKING: EDITOR DE STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, J. M. P.; ELISEO, Maria Amelia; SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. Participação em banca de Helena Zanella Prates. Netflix e a Estética do Banco de Dados. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Teses de doutorado
1.
OMAR, N.; SILVEIRA, I. F.; ELISEO, Maria Amelia; FARINAZZO, Valeria; ARAUJO JR., C. F.; OCHOA, Xavier. Participação em banca de Everton Knihs. Aspectos Tecnológicos, Culturais e Legais no Compartilhamento de Recursos Abertos: Uma Caracterização da Realidade Latino-americana. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
LONGUI, C. A.; KOCHI, C.; PECCHINI, R.; PIMENTEL, E. P.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Cristiane Camilo Hernandez. Estudo da aplicabilidade de um sistema computacional de ensino e avaliação de aprendizagem na residência médica baseado em casos clínicos. 2014 - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
OMAR, N.; SILVEIRA, I. F.; ARAUJO JR., C. F.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Everton Knihs. Aspectos Tecnológicos, Culturais e Legais no Compartilhamento de Recursos Abertos: uma caracterização da realidade latino-americana. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, J. M. P.; ELISEO, Maria Amelia; SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. Participação em banca de Helena Zanella Prates. Netflix e a estética do banco de dados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREA, A. G. D.; SOUZA, I. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Thiago Francisco dos Santos.FERRAMENTA EDUCATIVA EM REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGÊS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDIT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; CORREA, A. G. D.. Participação em banca de Felipe L. Lopes, Luiz F. M. Longo, Renan S. Armani, Rodrigo.O PAPEL DO DESIGN DE INTERAÇÃO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UMA ANÁLISE DE SITES DE REDES DE FAST FOOD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
ALVES, D. A.; BEZERRA, V. M.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Rodrigo Cardoso Duarte.Estudo Comparativo no Desenvolvimento de Aplicações Móveis para as Plataformas iOS e Android. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; CONCILIO, I. A. S.. Participação em banca de Stefanie S. Aquino, Thiciana Ditilhio, Vivian Dao.Usabilidade de sites de ecommerce para a terceira idade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
LOPES, F. S.; ELISEO, Maria Amelia; PACHECO, B. A.. Participação em banca de Vanessa Pereira da Silva.Desenvolvimento de Ontologia Para o Acervo do Centro Histórico Mackenzie. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
ALVES, D. A.; BARROS, S. D. P. S.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Luís Henrique Pupo Maron.Desenvolvimento de Uma Sugestão de Implementação de Uma Interface para Dispositivos Móveis para o Ambiente Moodle. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
MARTINS, V. F.; CORREA, A. G. D.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Felipe R. Abreu, Raphael M. dos Reis, Seiji Fukuoka.Realidade Virtual de Baixo Custo e Fácil Implementação Aplicada ao Ensino - Estudo de Caso Na Área de Português. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
CORREA, A. G. D.; SANTOS, I. I.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Daniel Gomes de Melo, Maira Lima da Silva.MusicandoRA: Um Livro Interativo em Realidade Aumentada para Apoio à Aprendizagem Musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; MATHEUS, F. A. S.. Participação em banca de Dario M. P. Sampaio, Flavio de S. Coelho, Rafael Q. Paggioli.Desenvolvimento de um Jogo Educacional com Realidade Aumentada para o Aprendizado de Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
FIGUEIREDO, V. R.; CARUSO, C. R. W.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Julio Cesar Zilio Brum.Metodologia de desenvolvimento AJAX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
PACHECO, B. A.; BRETERNITZ, Vivaldo José; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Gustavo Alexandre de Moraes.Marketing em Mecanismos de Busca. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; FRESQUI, Otoniel. Participação em banca de Beatriz C.Nestal, Kaue Righi, Liliane S.Rocha, Renata P. Oli.Hotsite como estratégia de marketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
ARAUJO, R. C.; ELISEO, Maria Amelia; STRINGHINI, D.. Participação em banca de Albani A. Cunha, Bruno N. Bussoloti.Implementação de um crawler para buscas na Web. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
ELISEO, Maria Amelia; MATHEUS, F. A. S.; PACHECO, B. A.. Participação em banca de Anderson Costa; Claudio Lourenço Chabes; Gabriel S. Santana.Estudos sobre os requisitos necessários para a construção de um site de comércio eletrônico B2C para vendas de livros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
MUSTARO, Pollyana Notargiacomo; ELISEO, Maria Amelia; BRETERNITZ, Vivaldo José. Participação em banca de Tiago Barbano Ventura.Estudo da Utilização de Estratégias de Marketing em Portais Educacionais de Universidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
CARVALHO, Ana Cristina A. Pontes de; ELISEO, Maria Amelia; FILHO, P .F. K.. Participação em banca de Clay S. Aquino Jr.;Diogo C. Silva; Fábio Gobbi; João R. P. M.Desenvolvimento, Comercialização e Uso de Software na Legislação Brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
CARVALHO, Ana Cristina A. Pontes de; ELISEO, Maria Amelia; FILHO, P .F. K.. Participação em banca de Diogo P. da Silva; Juliana E. Bercelli; Rodrigo N. Gomes.As Violações de Direito Autoral na Internet: Aspectos Técnicos e Jurídicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
SIQUEIRA, Sandra Regina Cardoso; SALVADOR, Valéria F. Martins; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Otavio M. Gorgulho; Rodrigo P. Gonçalves.Gestão Eletrônica do Prontuário do Paciente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

19.
CAMARGO, Rubens de; SANTOS, J. B.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Octavio Fonseca; Olivia Kamio; Tiago Silva;Wellington Santos.Riscos da terceirização na área de informática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

20.
Lima, Luiz Antonio de; PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Angela Lima; Daniela Mendes; Fabiola Almeida.CRM: uma fonte de vantagem competitiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

21.
BARROS, S. D. P. S.; ANDRADE, K. C. R.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Maria V. K. Naccache; Mariana P. M. Franco; Sarah R. Gomes.Princípios de estilos de aprendizagem, usabilidade e projeto aplicáveis na construção de materiais para EAD. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

22.
KURIHARA, T.; MATHEUS, F. A. S.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Marcos Cesar Ferreira de Lira.Armazenamento de informações XML em Banco de Dados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

23.
ROZOLEM, M.; DJAJARAHARDIA, E. U.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Fernando R de Almeida; Lucas E Correia; Tiago V de Lima.A utilização de serviços web em aplicações móveis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

24.
FILHO, P .F. K.; FILHO, F. V. R. B.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Alberto Nagamine; Daniel W. G. Trotta; Fernando B. da Silva.Logística no Comércio Eletrônico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

25.
SILVA, L.; ARAUJO, R. C.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Alexandro M. Freitas; Marcos Koide; Norberto B. Presk.Realidade Virtual Aplicada ao Treinamento em Auto-escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

26.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; COELHO, A. R.. Participação em banca de Arnaldo K Tomita; Eduardo Carvalho; Erick Galassi; Paulo R..A influencia dos formatos digitais sobre os meios de mídia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

27.
Lima, Luiz Antonio de; PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Alessandra S A Silva; Patricia S Ferreira; Suelen C Mestrine.Qualidade no comércio eletronico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

28.
Lima, Luiz Antonio de; PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Silvia Nunes do Nascimento.A extranet corporativa como o diferencial na busca pela vantagem competitiva entre as organizações: um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

29.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; NETO, J. S. O.. Participação em banca de Marcos Alexandre de Souza Oliveira.E-Commerce no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

30.
DJAJARAHARDIA, E. U.; FILHO, F. V. R. B.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Leandro R. Preda; Marcos G. Giancotti.Fundamentos do J2EE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

31.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; FILHO, F. V. R. B.. Participação em banca de Caroline C. L. Machado; Clariana P. Moraes; Mariana N. Goñi.As estratégias do Business to Consumer no Comércio Eletrônico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

32.
LOPES, F. S.; BORTOT, J. C.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Edson J. Toida; Elbe Y. Junior; Marcos T. Sato; Tiemi Ota.Utilizando XML para formulários de pesquisa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

33.
ROZOLEM, M.; PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Edmar A Vieira;Rodrigo A Menezes;Samantha K S Euzébio;Saulo.Sevidor de nomes de domínio para redes distribuídas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

34.
NETO, J. S. O.; ELISEO, Maria Amelia; PACHECO, B. A.. Participação em banca de Aline N. L. da Silva; Clêo M. Vargas.Uma análise do impacto da adoção do e-learning nas organizações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

35.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; MORAES, U. C.. Participação em banca de Carla T Canônica;Erika C D Fonseca;Richardson R Grejo;Rogéri.O uso de comunidades virtuais no ambiente corporativo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

36.
PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia; MORAES, U. C.. Participação em banca de Luis G D A Mosin;Rodrigo T Souza;Rogério A Rosa;Susan Sagara.Web Marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

37.
SILVA, L.; SILVEIRA, I. F.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Eduardo B R Gioeilli; Paulo Cecere; Thiago L Ramos.Interfaces tridimensionais para aplicações em Websites. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

38.
SILVA, L.; SILVEIRA, I. F.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Daniel Mezzato Rodrigues.Desenvolvimento de Jogos: uma teoria e um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

39.
ALMEIDA, S. R. P.; ELISEO, Maria Amelia; BORTOT, J. C.. Participação em banca de Caroline H Silva; Fernanda Lunardini; Francisco W Rodrigues.E-Commerce como uma estratégia competitiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

40.
COELHO, A. R.; PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Daniel A Ruiz; Hugo L D Massa; Ivan R Francisco.Televisão Digital. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

41.
DJAJARAHARDIA, E. U.; PACHECO, B. A.; ELISEO, Maria Amelia. Participação em banca de Danilo A Silva;Diogo F Rodrigues;Gabriel R Santos;Halison Ro.Data mining: utilização de técnicas de web mining na busca do conhecimento da web. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ELISEO, Maria Amelia. Avaliação dos projetos de pesquisa PIBIC/PIVIC 2sem. 2007. 2007. Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9ª.Semana de Informática - SEDCITEC 2016.Desenvolvimento de Jogos com Realidade Aumentada. 2016. (Encontro).

2.
Semana da FCI 2016.Desenvolvimento de Aplicações com Realidade Aumentada. 2016. (Encontro).

3.
WEDI - Workshop de Educação Digital e Interativa.Uso de Realidade Aumentada como suporte pedagógico. 2016. (Oficina).

4.
Workshop de Edição de Streaming de Vídeos - Plataforma Sensemaking.Gt-Sensemaking: Editor de streaming de vídeo. 2016. (Oficina).

5.
WRNP 2016. Sensemaking: Editor de Streaming de Vídeo? Fase 1. 2016. (Exposição).

6.
XVII Simpósio de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.Projeto e Desenvolvimento de Aplicações de RV Responsivas com WebVR BoilerPlate. 2016. (Simpósio).

7.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2016).Desenvolvimento de Jogos Ultra-Alta Definição (UHD-4K). 2016. (Simpósio).

8.
VI Escola Regional de Informática de Mato Grosso.Web 3D Storytelling. 2015. (Outra).

9.
XVII Simpósio de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.Uma Experiência Espaço-temporal num Edifício Arquitetônico através da Realidade Aumentada. 2015. (Simpósio).

10.
II Workshop de Ambientes Virtuais na Educação.Uma Discussão sobre Ambientes Virtuais 3D como Suporte ao Estudo da Arquitetura. 2014. (Oficina).

11.
Novena Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje - LACLO. Escritura Colaborativa de Livros de Textos Abertos no Âmbito do Projeto LATIn. 2014. (Congresso).

12.
V Semana de Preparação Pedagógica.A interdisciplinaridade na resolução de problemas reais em cursos de graduação em computação e informática. 2014. (Outra).

13.
XVI Syposium on Virtual and Augmented Reality.Interação Gestual em Ambientes Tridimensionais. 2014. (Simpósio).

14.
Semana MackPesquisa 2013.Oral. 2013. (Outra).

15.
XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL. 2013. (Simpósio).

16.
XV Syposium on Virtual and Augmented Reality.Desenvolvimento de Websites com ambientes virtuais 3D interativos. 2013. (Simpósio).

17.
Semana de Preparação Pedagógica. 2012. (Outra).

18.
Cidadania e Inclusão.Projetos sócio-filantrópicos e as tecnologias de informação como ferramentas para inclusão social da comunidade de imigrantes. 2010. (Outra).

19.
III Brazilian Workshop on Semantic Web and Education. Ontologia de topo para descrição de transformações temporais em espaços arquitetônicos como apoio ao ensino de História da Arquitetura. 2010. (Exposição).

20.
Semana MackePesquisa 2010.Realidade Virtual e documentação digital do patrimônio: implantação de modelos tridimensionais e temporais para o campus Mackenzie-Itambé para ambientes imersivos. 2010. (Outra).

21.
Seminário Microsoft Xbox-Kinect: Tecnologia e Desenvolvimento. 2010. (Seminário).

22.
VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada. Documentação Digital do Patrimônio: uma Implementação Virtual de um Edifício com Valor Histórico. 2010. (Exposição).

23.
Workshop de Tendências Tecnológicas. Web Semântica - Minicurso. 2010. (Exposição).

24.
XII Syposium on Virtual and Augmented Reality.Atualização Dinâmica de Grafos de Cena em Ambientes de Realidade Virtual Distribuída: uma aplicação em Wordland sobre a Arquitetura Darkstar para Imersão Tridimensional em Modelos de Edifícios. 2010. (Simpósio).

25.
4o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Informação e Comunicação como Ferramentas para Inclusão Social da Comunidade de Imigrantes do Município de São Paulo. 2009. (Congresso).

26.
I Workshop de Reciclagem Tecnológica. 2009. (Exposição).

27.
Forum X3D Earth. 2008. (Seminário).

28.
CIANTEC - Congresso Internacional de Arte e Novas Tecnologias: Caminhos da Arte para o Século XXI. Realidade Virtual e Semiótica: Uma Crítica ao Uso de Metáforas. 2007. (Congresso).

29.
CIANTEC - Congresso Internacional de Arte e Novas Tecnologias: Caminhos da Arte para o Século XXI. Frank Gehry e as tecnologias computacionais para arquitetura: uma nova forma de projetar. 2007. (Congresso).

30.
I Maratona de Programação da Faculdade de Computação e Informática. Membro da comissão organizadora. 2007. (Olimpíada).

31.
Seminário de Diviulgação da Pesquisa Científica e Reciclagem Tecnológica.Teoria e Projeto na Era Digital. 2007. (Seminário).

32.
Seminário de Divulgação da Pesquisa Científica e Reciclagem Tecnológica. 2007. (Seminário).

33.
Seminário de Divulgação da Pesquisa e Reciclagem Tecnológica.Teoria e Projeto na Era Digital. 2007. (Seminário).

34.
VII Symposium on Virtual Reality. 2004. (Simpósio).

35.
Congresso Internacional Educação, Cultura e Cognição: Identificando Fronteiras. Meios e mídias aplicadas à educação. 2000. (Congresso).

36.
56ª. Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. A ciência tradicional chinesa do Feng Shui na construção dos espaços edificados. 1999. (Congresso).

37.
IV Simpósio Arquitetura e Urbanismo.A Informática como suporte para o desenvolvimento de pesquisas no desenho arquitetônico. 1999. (Simpósio).

38.
II Simpósio Arquitetura, Design e Pesquisa -.A Informática como suporte para o desenvolvimento de pesquisas no desenho arquitetônico. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OMAR, N. ; SILVA, L. ; ELISEO, Maria Amelia . XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2017. (Congresso).

2.
ELISEO, Maria Amelia; ALMEIDA, J. M. P. ; ANDRADE, N. F. ; FIGUEIRA FILHO, F. M. . 14º SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2017. (Congresso).

3.
MUSTARO, Pollyana Notargiacomo ; SILVEIRA, I. F. ; ELISEO, Maria Amelia . SBGames 2013 - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.. 2013. (Congresso).

4.
SILVA, L. ; PACHECO, B. A. ; CONCILIO, I. A. S. ; SILVEIRA, I. F. ; ELISEO, Maria Amelia . VII WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA. 2010. (Congresso).

5.
OMAR, N. ; SILVEIRA, I. F. ; ELISEO, Maria Amelia . XVIII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paloma Araújo Melo; Mariana M. R. da Silva. Avaliação de Usabilidade em aplicativo para M-Learning com Realidade Virtual. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

2.
Elcio M. Mitsumune. Avaliação Heurística de Usabilidade em Sistemas de Agendamento Eletrônico. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

3.
Thiago S. M. Hortelli; Diego M. Sobrinho; Bruno B. Souza. O potencial do Design thinking na criação e desenvolvimento de aplicativos computacionais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

4.
Erico Silva Ferreira. Math Game: Um jogo educativo baseado em Aprendizado por Reforço. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

5.
Nathalia do Nascimento Zocratto. Realidade Aumentada como Motivação do Estudante no Aprendizado da Anatomia Humana. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

6.
Amanda Vila Nova Cavalcanti. Avaliação de usabilidade do jogo Reino das Frações. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

7.
Fabio Shimada Pinto. A História da Terra, um jogo educativo e acessível para crianças. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

8.
Vinicios Jove de Santana; Natalia de Araujo Moraes. Contribuições da Realidade Aumentada na Educação - Revisão Sistemática. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

9.
Barbara Casac; Fernando Goia; Lucca Dias; Willian Okubo. Aplicações de Acessibilidade Web para Educação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

10.
Fabio Akio Maeda. A UTILIZAÇÃO DE BUSCADORES SEMÂNTICOS EM TRABALHOS CIENTÍFICOS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Victor Marques Ferrari Ribeiro. AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE SCALABLE ADAPTIVE GRAPHICS ENVIRONMENT (SAGE). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Rocha Amaral Novoa Dobarco. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática com foco em acessibilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

2.
Gustavo S. Etchebehere. O uso de L-Systems na geração de cenários de labirintos para jogos virtuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

3.
Darlan Silva Alves Delmondes. Avaliação da experiência do usuário na interação gestual com uma página web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

4.
Alexandre Amado de Castro e Alessandra Sutto Marucci. Web Accessibility and SEO - A comparison of guidelines aiming to identify overlaps between web accessibility and SEO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

5.
Fernando Massayuki Arakaki. ESTUDO SOBRE FORMAS INTERATIVAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

6.
Rogério Duarte da Silva. AVALIAÇÃO DOS RECURSOS WAI-ARIA PARA FORMULÁRIOS HTML. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

7.
Caio Sérgio Silva dos Santos. Avaliação de usabilidade em portais institucionais: o caso Mackenzie. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

8.
Mário D. C. Neto, Michelle de B. Pinto, Roberto S. Takayama. Aplicativo para Reconhecimento Facial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

9.
Rodrigo de Carvalho Médici. Otimização de Cenas em Reconstruções Digitais Tridimensionais com Transições Espaço-Temporais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

10.
Adriano Rubens Nobre da Silva. Um Estudo de Usabilidade em Aplicações de Realidade Aumentada Acessadas a Partir de Dispositivos Móveis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

11.
Vinícius Barbosa de Oliveira. Geografia RA: Um objeto de Aprendizagem em Realidade Aumentada Aplicado a Alunos do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

12.
Fernando Pereira Braidatto. Uma Ontologia Baseada na Descrição de Produtos Cosméticos ? Linha Maquiagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

13.
Marília Gabriela Pereira dos Santos, Thiago Santiago. A Participação das Empresas nas Redes de Comunicação Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

14.
Lucas Takashi Kanadani. Sistema de cadastro de espaços arquitetônicos: um sistema baseado em ontologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

15.
Rafael Soares Oliveira. Construção de um serviço web integrado a uma ontologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

16.
Claudio K. Ono, Erick D. C. Pereira, Gustavo C. dos Santos. Avaliação da Usabilidade de Websites Visualizados Através de Dispositivos Móveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

17.
Raphael G. De Assis, Rafael Henrique F. Ferreira Nacaratto. A USABILIDADE EM SITES COM RECURSO DE REALIDADE AUMENTADA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

18.
Ricardo Massamitsu Kawahara. ANÁLISE DE USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

19.
Julio C. Da S. Borba, Ramon De J. Silva, Thais Kusuki Yabik. A ACESSIBILIDADE NA WEB A FAVOR DOS DEFICIENTES VISUAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS VALIDADORES AUTOMÁTICOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

20.
André Stutz Soares, Chen Ping Wang, Thiago Fernandes Penna. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA HIPERMÍDIA DE AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA DO IMIGRANTE CHINÊS EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

21.
Anderson Figueiredo; Gabriel Santana; Claudio Chabes. Estudos sobre os requisitos necessários para a construção de um site de comércio eletrônico B2C para vendas de livros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

22.
Felipe Ortiz de Seixas. Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação on-line para auxílio na orientação de trabalhos de pesquisa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

23.
Daniela Araujo da Silva. O uso da tecnologia GPS como meio facilitador de distribuição de produtos por transporte rodoviário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

24.
Marco Aurélio de Freitas Junior; Mozart William Laks. Diretrizes para implementação de CRM em websites. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

25.
Alan Kiyoe Takasumi; Dirceu Mendizabal Bastoje. Análise da fidelização de clientes no comércio eletrônico: o caso Magazine Luiza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

26.
Kelly Chow;Reinaldo Takahashi;Roberta Marcelino;VivianYatabe. Em busca da chave perdida: um jogo educativo em ambiente tridimensional para crianças na idade pré-escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

Iniciação científica
1.
Amanda Vila Nova Cavalcanti. SERIOUS GAMES BASEADO EM REALIDADE AUMENTADA DESTINADO AO AUXILIO DO DESENVOLVIMENTO LÓGICO. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundo Mackenzie de Pesquisa. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

2.
Bárbara Soares Casac. ESTUDOS DE UMA INTERFACE WEB INTERATIVA COM VÍDEOS DIGITAIS NA RESOLUÇÃO 4K. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundo Mackenzie de Pesquisa. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

3.
Luiz Henrique Falavigna. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NA CRIAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

4.
Darlan Silva Alves Delmondes. INTERAÇÕES EM AMBIENTES VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS ADAPTATIVOS A PARTIR DE TRANSIÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS. 2014. Iniciação Científica - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

5.
Jorge Henrique Pistoni Garcia. MODELO DE INTERAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL POR TELEPRESENÇA IMERSIVA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

6.
Cintia Ribeiro Gonçalves. Aplicação de texturização de ambientes externos em edifícios virtuais 3D a partir de fotografias digitais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.

7.
Rasa Gargantiel. Implementação de uma ferramenta de realidade virtual para conversação do patrimônio histórico. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Maria Amelia Eliseo.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, Maria Amelia ; SILVA, C. I. ; PRATES, HELENA ; POSER, V. V. ; FURTADO, N. . SENSEMAKING: EDITOR DE STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000936-0, data de registro: 11/06/2018, título: "SENSEMAKING: EDITOR DE STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
ELISEO, Maria Amelia. Passeio virtual espaço-temporal no Edifício Mackenzie. 2013.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2014ELISEO, Maria Amelia; DELMONDES, D. S. A. . Interação Gestual em Ambientes Tridimensionais. Tendências e Técnicas em Realidade Virtual e Aumentada, v. 4, p. 137-151, 2014.

2.
ELISEO, Maria Amelia;ELISEO, MARIA AMELIA2015ELISEO, Maria Amelia. Web 3D Storytelling. TENDÊNCIAS E TÉCNICAS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, v. 1, p. 149-161, 2015.

3.
ALMEIDA, JANE DE2016ALMEIDA, JANE DE ; ELISEO, MARIA AMELIA ; DA SILVA, CICERO INACIO ; PRATES, HELENA ; POSER, VIC VON ; STALBAUM, BRETT ; FURTADO, NILTON GOMES . Sensemaking: A Proposal for a Real-Time on the Fly Video Streaming Platform. CREATIVE EDUCATION, v. 07, p. 2515-2523, 2016.


Livros e capítulos
1.
ARAUJO, R. C. ; ELISEO, Maria Amelia ; PACHECO, B. A. . Web Semântica. In: Leandro Augusto da Silva; Valéria Farinazzo Martins; João Soares de Oliveira Neto. (Org.). TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA. 1ed.São Paulo: Editora Mackenzie, 2013, v. , p. 65-96.

2.
Martins, Valéria Farinazzo ; ELISEO, MARIA AMELIA ; Omar, Nizam ; Castro, Marcia Luciana Aguena ; Corrêa, Ana Grasielle Dionísio . Using Game Development to Teach Programming. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 450-485.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
ELISEO, Maria Amelia. Passeio virtual espaço-temporal no Edifício Mackenzie. 2013.


Programa de Computador registrado
1.
ALMEIDA, J. M. P. ; ELISEO, Maria Amelia ; SILVA, C. I. ; PRATES, HELENA ; POSER, V. V. ; FURTADO, N. . SENSEMAKING: EDITOR DE STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018000936-0, data de registro: 11/06/2018, título: "SENSEMAKING: EDITOR DE STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OMAR, N. ; SILVA, L. ; ELISEO, Maria Amelia . XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2017. (Congresso).

2.
ELISEO, Maria Amelia; ALMEIDA, J. M. P. ; ANDRADE, N. F. ; FIGUEIRA FILHO, F. M. . 14º SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2017. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ELISEO, MARIA AMELIA; BRAGA, Pedro Henrique Cacique ; GENTIL, GUSTAVO RORATO . CSBC 2017. 2016; Tema: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. (Site).

2.
ELISEO, MARIA AMELIA; BRAGA, Pedro Henrique Cacique ; GENTIL, GUSTAVO RORATO ; MENDES, Vitor . CLEI LACLO 2018. 2017; Tema: XLIV Conferencia Latinoamericana de Informática e XIII Latin American Conference on Learning Technologies. (Site).

3.
ELISEO, MARIA AMELIA; GENTIL, GUSTAVO RORATO ; MENDES, Vitor . tecnologiasFCI. 2016; Tema: Divulgação de informações. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:25:42