Alexandre da Silva Soriano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1721265780839544
  • Última atualização do currículo em 20/04/2009


Possui graduação em Tecnologo em Logistica pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009), graduação em Adminstração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (1995) e mestrado em Mestrado em Administração - Campanha Nacional de Escolas de Comunidade (2002). Atualmente é gerente de logistica - Cooper Standard Automotive Sealing Brasil Ltda, professor universitario do Centro Universitário do Sul de Minas, e professor titular da Fundação Machadense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente no seguinte tema: gestão da produção e operações, logistica e distribuição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre da Silva Soriano
Nome em citações bibliográficas
SORIANO, Alexandre da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Cooper Standard Automotive Brasil Sealing Ltda.
AV. MANUEL VIDA,1000
Imaculada Conceição
37062-460 - Varginha, MG - Brasil
Telefone: (35) 32194010
URL da Homepage: http://www.cooperstandard.com


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2002
Mestrado em Mestrado em Administração.
Campanha Nacional de Escolas de Comunidade.
Título: Gestão da Produção pelo Modelo Walkabout- um estudo de caso em um fabricante de autopeças,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Luciel Henrique de Oliveira.
Palavras-chave: Sistema de Produção, Planejamento e Controle de Pr.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração da Produção.
Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações; Fabricação e Montagem de Automóveis, Caminhões, Ônibus e Tratores e Demais Máquinas e Implementos Agrícolas, Reboques e Carrocerias.
1998 - 1999
Especialização em Gerência de Empresas. (Carga Horária: 480h).
Campanha Nacional de Escolas de Comunidade.
Orientador: Maria Lucia Jannuzzi Machado.
2006 - 2009
Graduação em Tecnologo em Logistica.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Logistica Integrada.
1992 - 1995
Graduação em Adminstração de Empresas.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: Sistema de Planejamento e Controle de Manutenção - ANDON.
1987 - 1990
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Tecnica Estadual Martin Luther King.




Atuação Profissional



Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitario, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da matéria de Logística e Distribuição e Administração da Produção no curso de graduação em Engenharia da Produção do UNIS - Varginha- MG;


Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema, FAEX, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitario, Carga horária: 8
Outras informações
professor da matéria de Logística e Distribuição e Administração Estrategica no curso de graduação em Administração de Empresas FAEX Extrema, MG


HBA Hutchinson Brasil Automotive Ltda, HBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Logistica, Carga horária: 44
Outras informações
Gerenciamento de toda a cadeia Logistica da Empresa: Recebimento, Armazenagem, Expedição, PCP e do MRP. Implantação do código de barras tanto para a entrada de materiais e componentes no almoxarifado e para produtos acabados na expedição. Implantação de uma sistemática de inventários rotativos e mensais como o objetivo de reduzir os impactos da falta de materiais no processo produtivo. Implantação do MRP para todos os produtos acabados, montando um sistema de analise para planejamento da aquisição de itens importados. Redução substancial do estoque de componentes nacionais em parceria com Compras, buscando ter no máximo seis dias de estoque. Reestruturação do sistema de transporte da empresa utilizando o princípio de consolidação e desconsolidação entre a Expedição em Extrema até o Deposito de Guarulhos, consolidando as cargas das outras unidades de Monte Alto e entregando as montadoras, tudo em único meio de transporte, num mesmo horário de entrega na VW, MBB, FORD e GM e outros. Montagem de um galpão específico para a expedição de produtos acabados. Implantação de um sistema de planejamento e controle da produção, que desenvolvi no meu mestrado, onde a performance da produção é medida diariamente através de uma reunião e do uso de um microfone, passando pelas células de produção, através de uma equipe apoio, composta de todos os gerentes ligados a área de manufatura, que objetiva suportar todas as ações necessárias para o atendimento do plano de produção WALKABOUT


Saargummi Bahia Ltda, SAARGUMMI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção e Logistica, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação de atividades ligadas a Manufatura (Extrusão, Acabamento), Logística (Recebimento, Armazenagem, Expedição, PCP, MRP) visando o atendimento das necessidades da FORD Nordeste. Implantação de controle sobre os itens em manufatura e processo de produção, rejeição, eficiência dos equipamentos (OEE). Gestão de equipes multidisciplinares (120 colaboradores: líderes, operadores, auditores), assegurando a motivação e comprometimento com as metas da empresa como: polivalência funcional, plano de carreira e avaliação de desempenho em consonância com as diretrizes de RH da organização. Redução do tempo de set-up; downtime e níveis de refugo na linha de extrusão, aumentando os índices de disponibilidade dos equipamentos. Redução dos custos através da redução de pessoal, horas extras. Implementação da MS 9000 norma especifica da área de Logística, que é requisito obrigatório para FORD e o premio Q1. Viagem a Alemanha na sede da Saargummi em Saarland, para vivenciar todas as boas praticas do sistema produtivo, bem como de toda a cadeia logística da empresa, interligando todas as unidades.


Fundação Machadense de Ensino Superior, FUMESC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Administração de Operações e Serviços

Campanha Nacional de Escolas de Comunidade, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Cientifica
Planejamento Estratégico de Marketing
2/2003 - Atual
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Cientifica

Cooper Standard Automotive Sealing Brasil Ltda, STANDARD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: GERENTE DE LOGISTICA, Carga horária: 44
Outras informações
Gerenciamento de toda a cadeia Logistica da Empresa: Recebimento, Armazenagem, Expedição, PCP, PCM, Importação e Exportação e do MRP em tres plantas - duas em Varginha e uma em Betim - MG; Alterações estruturais no sistema de código de barras tanto para a entrada de materiais no almoxarifado de matéria prima, no processo produtivo, como para produtos acabados. Implantação de uma sistemática de inventários rotativos e mensais como o objetivo de reduzir os impactos da falta de materiais, bem como uma melhor administração do resultado financeiro da empresa. Alteração no sistema de transporte da empresa utilizando o principio de consolidação e desconsolidação de cargas entre os depósitos Guarulhos, São Paulo(Guarulhos) e Betim na FIAT, reduzindo drasticamente os gastos de transporte. Reestruturação no módulo de MRP, contemplando o lead time de fabricação, tamanho da embalagens, deposito em Guarulhos e o sistema de aprovação, objetivando a redução dos estoques principalmente de componentes nacionais.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Logistica, Carga horária: 44
Outras informações
Gerenciamento de toda a cadeia Logistica da Empresa: Recebimento, Armazenagem, Expedição, PCP e do MRP. Implantação do código de barras tanto para a entrada de materiais e componentes no almoxarifado e para produtos acabados na expedição. Implantação de uma sistemática de inventários rotativos e mensais como o objetivo de reduzir os impactos da falta de materiais no processo produtivo. Implantação do MRP para todos os produtos acabados, montando um sistema de analise para planejamento da aquisição de itens importados. Redução substancial do estoque de componentes nacionais em parceria com Compras, buscando ter no máximo seis dias de estoque. Reestruturação do sistema de transporte da empresa utilizando o princípio de consolidação e desconsolidação entre a Expedição em Extrema até o Deposito de Guarulhos, consolidando as cargas das outras unidades de Monte Alto e entregando as montadoras, tudo em único meio de transporte, num mesmo horário de entrega na VW, MBB, FORD e GM e outros. Montagem de um galpão específico para a expedição de produtos acabados. Implantação de um sistema de planejamento e controle da produção, que desenvolvi no meu mestrado, onde a performance da produção é medida diariamente através de uma reunião e do uso de um microfone, passando pelas células de produção, através de uma equipe apoio, composta de todos os gerentes ligados a área de manufatura, que objetiva suportar todas as ações necessárias para o atendimento do plano de produção WALKABOUT.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção e Logistica, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação de atividades ligadas a Manufatura (Extrusão, Acabamento), Logística (Recebimento, Armazenagem, Expedição, PCP, MRP) visando o atendimento das necessidades da FORD Nordeste. Implantação de controle sobre os itens em manufatura e processo de produção, rejeição, eficiência dos equipamentos (OEE). Gestão de equipes multidisciplinares (120 colaboradores: líderes, operadores, auditores), assegurando a motivação e comprometimento com as metas da empresa como: polivalência funcional, plano de carreira e avaliação de desempenho em consonância com as diretrizes de RH da organização. Redução do tempo de set-up; downtime e níveis de refugo na linha de extrusão, aumentando os índices de disponibilidade dos equipamentos. Redução dos custos através da redução de pessoal, horas extras. Implementação da MS 9000 norma especifica da área de Logística, que é requisito obrigatório para FORD e o premio Q1. Viagem a Alemanha na sede da Saargummi em Saarland, para vivenciar todas as boas praticas do sistema produtivo, bem como de toda a cadeia logística da empresa, interligando todas as unidades.

Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Logistica, Carga horária: 44
Outras informações
Planejamento de atividades voltadas ao processo produtivo que tem por objetivo o atendimento do cliente(Montadoras), clientes internos, planejamento e controle da produção.

Atividades

3/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

3/1997 - Atual
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Cursos ministrados em: CEP, FMEA, Formação de Formadores, Kanban, Cronoálise, Planejamento e Controle da Produção, Matemática Básica, PCPM - Planejamento e Controle de Peças de manutenção, ISO 9000/QS 9000
3/1997 - 10/2006
Direção e administração, .

Cargo ou função
Garantir o atendimento ao cliente, através de análises de planejamento e controle dos produtos manufaturados internamente e a entrega ao cliente final, através do programa semanal do cliente..

Paranoa Ind E Com de Produtos de Borracha Ltda, PARANOA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico de Processos, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento e planejamento de atividades voltadas ao processo produtivo da empresa e a garantia do atendimento ao cliente(Montadoras).

Atividades

11/1996 - 1/1997
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Acompanhamento e planejamento de atividades voltadas ao processo produtivo da empresa e a garantia do atendimento ao cliente(Montadoras)..

Cibie do Brasil Ltda, VALEO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico em Processos, Carga horária: 44
Outras informações
Acompanhamento e planejamento de atividades voltadas ao processo produtivo da empresa e a garantia do atendimento ao cliente(Montadoras).

Atividades

3/1990 - 10/1996
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Acompanhamento e planejamento de atividades voltadas ao processo produtivo da empresa e a garantia do atendimento ao cliente(Montadoras)..


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de máquinas e equipamentos especiais para o processo produtivo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SORIANO, Alexandre da Silva2002 SORIANO, Alexandre da Silva; OLIVEIRA, Luciel Henrique de . WALKABOUT - Sistema Emergente de Gerenciamento da Produção. RAF. Revista Acadêmica da Faceca, Varginha- MG, v. 2, p. 09-21, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SORIANO, Alexandre da Silva; OLIVEIRA, Luciel Henrique de . WALKABOUT: SISTEMA EMERGENTE DE GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO. In: CLADEA - CONSELHO LATINO AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 2002, PORTO ALEGRE. WALKABOUT: SISTEMA EMERGENTE DE GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO, 2002. v. 37. p. 165-165.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:21:53