Márcia Buss Simão

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  • Última atualização do currículo em 23/04/2014


Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de produção sobre educação e infância, pesquisa etnográfica com crianças pequenas,formação de professores, cotidiano e organização dos espaços e tempos, relações sociais e ação social das crianças, dimensão corporal, relações de gênero e brincadeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Buss Simão
Nome em citações bibliográficas
BUSS-SIMÃO, Márcia

Endereço


Endereço Profissional
Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL, Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL.
Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina
Dehon
88704900 - Tubarão, SC - Brasil - Caixa-postal: 370
Telefone: (48) 36213367
Fax: (48) 36213140
URL da Homepage: www.unisul.br/mestradoeducacao


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): REUNI - UFSC.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Goethe Universität Frankfurt am Main (Orientador: Helga Kelle).
Título: RELAÇÕES SOCIAIS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: João Josué da Silva Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Infantil, corpo e infância; Relações sociais; Gênero.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997-2003),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Eloísa Acires Candal Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Corpo e Infância; Educação Infantil, corpo e infância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação.
1989 - 1993
Graduação em Licenciatura Em Educação Física.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Conteúdos e Métodos da Educação Física Escolar: em busca de possibilidades.
Orientador: Ana Márcia de Souza.


Formação Complementar


2005
Extensão universitária em Ciclo de Debates VII ao XVI. (Carga horária: 264h).
Núcleo de Estudos e Pesquisas na Educação da Pequena Infância.
2009 - 2010
Curso de Alemão. (Carga horária: 528h).
Eurasia institut.
2009 - 2009
Curso Extracurricular em Alemão. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Seminário: Olhares sobre a Pesquisa em Educação. (Carga horária: 40h).
Departamento de Apoio a Extensão da UFSC.
2004 - 2004
As Múltiplas Linguagens no Trabalho Com Portadores. (Carga horária: 30h).
Prefeitura Municipal de Criciúma.
2004 - 2004
Escola como Espaço de Ressignificação da Existênci. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Criciúma.
2004 - 2004
As Manifestações Infantis e As Práticas Pedagógica. (Carga horária: 20h).
Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma.
2004 - 2004
Os Conhecimentos na Construção de Um Mundo Humaniz. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Criciúma.
2004 - 2004
Oficina de Língua Portuguesa Um Fenômeno Sócio Pol. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Criciúma.
2004 - 2004
O Movimento Humano Enquanto Linguagem Corporal na. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Criciúma.
2004 - 2004
Oficina de Matemática. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Criciúma.
2004 - 2004
II Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte. (Carga horária: 32h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2003 - 2003
Educação Infantil Identidade e Construção. (Carga horária: 20h).
Fórum Regional de Educação Infantil da Amrec.
2001 - 2001
Refletindo Questões Atuais na Educação Infantil. (Carga horária: 28h).
Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma.


Atuação Profissional



Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL, PPGE UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora permanente PPGE UNISUl, Carga horária: 44
Outras informações
No semestre 2013/2 ministrou a disciplina Princípios Legais e Teóricos na Educação Infantil no Curso de Graduação em Pedagogia da UNISUL. No atual semestre de 2014/1 ministra a disciplina: Infância e criança: conceitos e pesquisa no curso de Graduação em Pedagogia da UNISUL bem como ministra a disciplina: Educação e Infância I: relações disciplinares no Mestrado em Educação.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - área Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Substituto na área da Educação Infantil ministrando a disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil no semestre de 2013/1: Educação e Infância VII - Estágio Supervisionado em Educação Infantil - MEN 7107 e no Semestre de 2013/2 a disciplina: Organização dos Processos Educativos na Educação Infantil II MEN 7152.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Pós-Doutorado Com bosla REUNI/UFSC, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Pós-Doutoral com bolsa REUNI prevê atuação na graduação buscando a melhoria e inovação do ensino da graduação, bem como sua integração com a pós-graduação de forma a contemplar as exigências do art. 1º da Resolução nº38/CPG/2010. Desse modo desenvolveu-se um trabalho de atuação na Graduação em Pedagogia, juntamente com a professora Supervisora do Estágio Pós-Doutoral, em concordância com a coordenação do respectivo curso no segundo semestre de 2012/2013 na disciplina Organização dos Processos Educativos na Educação Infantil II, sob o código: MEN 7152, com carga horária prevista de 72 horas aulas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prof. Assistente Substituto, Enquadramento Funcional: Prof. Assistente Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no curso de Pedagogia com habilitação educação Infantil, ministrando as disciplinas: Jogo, Interação e Linguagem na educação Infantil; Cotidiano e Prática Pedagógica na Educação Infantil; Estágio Supervisionado 1 e Estágio Supervisionado 2.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docência na Disciplina MEN 5158 - Cotidiano e Prática Pedagógica na Educação Infantil no curso de Pedagogia com a professora Eloisa Acires Candal Rocha.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio Docência na Disciplina MEN 5392 - Estágio Supervisionado em Educação Infantil no curso de Pedagogia com a professora Eloisa Acires Candal Rocha.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Representante da pós-graduação, Enquadramento Funcional: Representante na Câmara de Pesquisa do CED, Carga horária: 2
Outras informações
Como representante discente da pós-graduação -PPGE- participou das discussões da Câmara de Pesquisa e na elaboração do Regimento de Pesquisa do CED, sendo que este foi definido como prioridade na Câmara, o documento foi elaborado a partir da Resolução 009-CUn de 13/05/2006.

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Aluna Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

3/1991 - 12/1991
Estágios , Centro de Desportos, Departamento de Educação Física.

Estágio realizado
Participação em projetos da Po´r-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, departamento de apoio à pesquisa.

Núcleo de Estudos e Pesquisas na Educação da Pequena Infância, NUPEIN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pequisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participação em seminários de pesquisa, organização de trabalhos e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos e Pesquisas na Educação da Pequena Infância, .


Goethe Universität Frankfurt am Main, UNI-FRANKFURT, Alemanha.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado Sanduiche, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de doutorado Sanduíche sob orientação da Professora Doutora Helga Kelle a qual tem como ponto central de seu trabalho pesquisas com crianças: Kindheitsforschung am Institut für Pädagogik der Elementar- und Primarstufe.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10


Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, NDI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA ED. INF., Carga horária: 2
Outras informações
Colaboradora no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (LATO SENSU) - Ministrando a disciplina: Análise Crítica da Pratica Pedagógica com carga horária de 45h.


Universidade do Extremo Sul Catariense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do curso Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 15
Outras informações
Professora contrada para ministrar a disciplina de Educação Física na Educação Infantil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Educação Física escolar.


Prefeitura Municipal de São José, PMSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor de Formação Continuada, Carga horária: 1
Outras informações
Trabalhou como DOCENTE no Curso de Formação para Professores da Educação Infantil, promovido pela Rede Municipal de Ensino de São José na área da Linguagem Corporal, com carga horária de 40 horas, desenvolvido no período de abril a novembro de 2011.


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Formação Continuada
Outras informações
Atua como professora na Formação Continuada no Núcleo de Ação Pedagógica: Relações sociais e culturais.


Prefeitura Municipal de Criciúma, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Física Infantil, Carga horária: 20

Atividades

2/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Centro Educacional Energia, ENERGIA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Física - Ensino Médio, Carga horária: 9

Atividades

4/1996 - 4/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Centro Educacional Girassol, GIRASSOL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 30

Atividades

2/1999 - 2/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil

Centro Educacional Hermann Spethmann, CEHS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular de Educação Infantil, Carga horária: 30

Atividades

2/2002 - 8/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Centro Educacional Paraíso Sapequinha, SAPEQUINHA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Infantil, Carga horária: 30

Atividades

2/2001 - 2/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil


Linhas de pesquisa


1.
Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena infância

Objetivo: EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-LDB 9394/96: concepções, práticas e confrontos Descrição: Sabemos que, no Brasil, os objetivos tradicionalmente traçados pelas instituições responsáveis pela educação das crianças pequenas oscilam entre a educação e o cuidado, quase sempre de forma dicotômica, produzindo, por isso, resultados muitas vezes danosos aos interesses da infância. Não temos dúvidas de que a compreensão que se tenha sobre a infância define o caráter da educação proposta para as crianças, define o perfil do profissional que as instituições contratam e procuram moldar, e define também o próprio trabalho que ali se realizará. O resultado de tais relações é a existência de diferentes configurações curriculares (explícitas ou não) e percursos peculiares de formação do educador infantil (seja em caráter regular ou em serviço). Vários diagnósticos têm apontado para a diversidade destas instituições e para a necessidade de se aprofundar os estudos sobre sua constituição, história e possibilidades. Há uma permanente necessidade de melhor conhecer as características da clientela que as instituições atendem, o trabalho que desenvolvem, as condições que oferecem e o "perfil" do profissional que atua nas mesmas. Esta motivação tem nos levado a organizar projetos de pesquisa buscando os seguintes objetivos: 1. Aprofundar o conhecimento sobre as instituições que ofertam educação infantil (0 a 6 anos), suas práticas e organização; 2. Subsidiar a elaboração de políticas para a área e participar de fóruns e associações; 3. Subsidiar o trabalho de formação de educadores nos diversos níveis: graduação, pós-graduação e formação em serviço. 4. Organizar e manter Bases de Dados sobre informações que interessem à área. Entendemos que a realização dessa proposta, que aqui delineamos, decorre fundamentalmente da necessidade de ampliação e aprofundamento da produção científica já sistematizada, dos dados estatísticos educacionais disponíveis nas bases de dados do INEP, do NUPEIN e de outras..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Básica.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação e Infância; Pesquisa em Educação; Formação de Professores.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Formação docente: gênero nos currículos dos cursos de pedagogia nas Universidades Federais no Brasil

Descrição: Este projeto de investigação representa mais um esforço de continuidade de estudos dentro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância NUPEIN/CED/UFSC cujo objetivo principal tem sido analisar a definição da docência na Educação Infantil e a própria construção conceitual acerca da especificidade das funções socioeducativas da educação da pequena infância. Ao mesmo tempo busca inaugurar e ampliar o intercâmbio interuniveristário e o estabelecimento de redes de investigação a nível local por meio do PPGE-UNISUL. Para tal continuidade objetivamos, nesse projeto, identificar nas bases curriculares dos cursos de pedagogia das universidades federais do país, as bases científicas, disciplinares e conceituais que subjazem à organização das matrizes curriculares, bem como desvelar o lugar que a categoria gênero ocupa ao longo do processo formativo oferecido pelos cursos de pedagogia. Objetivos Específicos: 1- Identificar as configurações da categoria gênero nos currículos dos cursos de pedagogia nas Universidades Federais no Brasil. 2- Analisar essas disciplinas na formação inicial considerando suas bases teóricas e orientações para as ações docentes. 3- Traçar um diagnóstico das temáticas de gênero presentes nas grades curriculares da formação inicial nos cursos de Pedagogia nas Universidades Federais no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Márcia Buss Simão - Coordenador / Eloisa Acires Candal Rocha - Integrante / Moema Helena de Albuquerque - Integrante / Vera Lúcia Chacon Valença - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense

Descrição: Trata-se de uma pesquisa em nível de Pós-Doutoramento que busca problematizar que desde a implementação da LDB em 1996 que instituiu a educação infantil como primeira etapa da educação básica, há de um lado, inúmeros embates sobre formação em termos de políticas públicas, práticas e pesquisas científicas, permeados por concepções de infância, de Educação Infantil e profissionalização docente. Por outro lado, esse contexto de mudanças na/da Educação Infantil brasileira traz para o âmbito das políticas públicas educacionais um compromisso ético com a qualidade ofertada, especialmente pelos sistemas municipais de educação. Desde a implantação e definição legal da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica em 1996, repercutindo com o surgimento da professora de Educação Infantil, não há pesquisas que possam traçar/indicar um diagnóstico da realidade da Educação Infantil nos municípios do Estado de Santa Catarina, um levantamento sobre a realidade dos municípios catarinenses quanto às professoras de Educação Infantil, sua formação, carreira, denominações e funções , mesmo que no âmbito nacional, Pós-LDB as pesquisas e documentos oficiais (Brasil, 2006) têm assinalado que a formação de professores têm sido um dos fatores que mais afetam a qualidade da Educação Infantil. Nesse contexto, a proposição desse estágio pós-doutoral pretende, juntamente com pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância NUPEIN da Universidade Federal de Santa Catarina, privilegiar, especificamente, um levantamento sobre a realidade dos municípios catarinenses quanto às professoras de Educação Infantil: formação, carreira, denominações e funções. Sendo o objetivo principal conhecer, identificar e analisar as formas de ingresso e carreira; a escolaridade exigida tanto para professoras como para auxiliares e as denominações utilizadas para definir as profissionais que atuam na Educação Infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Buss Simão - Coordenador.
2010 - 2013
EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-LDB 9394/96: concepções, práticas e confrontos

Descrição: EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-LDB 9394/96: concepções, práticas e confrontos Descrição: Sabemos que, no Brasil, os objetivos tradicionalmente traçados pelas instituições responsáveis pela educação das crianças pequenas oscilam entre a educação e o cuidado, quase sempre de forma dicotômica, produzindo, por isso, resultados muitas vezes danosos aos interesses da infância. Não temos dúvidas de que a compreensão que se tenha sobre a infância define o caráter da educação proposta para as crianças, define o perfil do profissional que as instituições contratam e procuram moldar, e define também o próprio trabalho que ali se realizará. O resultado de tais relações é a existência de diferentes configurações curriculares (explícitas ou não) e percursos peculiares de formação do educador infantil (seja em caráter regular ou em serviço). Vários diagnósticos têm apontado para a diversidade destas instituições e para a necessidade de se aprofundar os estudos sobre sua constituição, história e possibilidades. Há uma permanente necessidade de melhor conhecer as características da clientela que as instituições atendem, o trabalho que desenvolvem, as condições que oferecem e o "perfil" do profissional que atua nas mesmas. Esta motivação tem nos levado a organizar projetos de pesquisa buscando os seguintes objetivos: 1. Aprofundar o conhecimento sobre as instituições que ofertam educação infantil (0 a 6 anos), suas práticas e organização; 2. Subsidiar a elaboração de políticas para a área e participar de fóruns e associações; 3. Subsidiar o trabalho de formação de educadores nos diversos níveis: graduação, pós-graduação e formação em serviço. 4. Organizar e manter Bases de Dados sobre informações que interessem à área. Entendemos que a realização dessa proposta, que aqui delineamos, decorre fundamentalmente da necessidade de ampliação e aprofundamento da produção científica já sistematizada, dos dados estatísticos educacionais disponíveis nas bases de dados do INEP, do NUPEIN e de outras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Buss Simão - Integrante / Eloisa Acires Candal Rocha - Integrante / João Josué da Silva Filho - Coordenador.
2008 - 2012
RELAÇÕES SOCIAIS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas

Descrição: O referido projeto de pesquisa, em nível de doutorado, teve como problemática investigar os significados e usos dados à dimensão corporal, bem como, identificar como e por meio de quais processos as crianças constroem, manifestam, representam e experienciam seus corpos, tendo em conta as definições e determinações de uma ordem institucional adulta, bem como, de uma ordem social emergente das próprias crianças. Para isso, na pesquisa, a atenção se dirige, sobretudo, às lógicas sociais de ação social adotadas pelas crianças nas ações e relações estabelecidas com outras crianças e com os adultos, tanto nas atividades sistematizadas pelos adultos, como nas brincadeiras e relações estabelecidas em diferentes espaços e tempos. Para alcançar esse intento e, a fim de trazer uma descrição que se aproximasse de uma perspectiva das crianças, utilizou-se procedimentos metodológicos provenientes da etnografia: registros escritos, fotográficos e fílmicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Buss Simão - Coordenador.
2008 - 2009
Bibliografia anotada sobre Educação Infantil (1996-2007)

Descrição: Descrição: O presente projeto é parte de uma pesquisa de amplitude nacional que tem como objetivo construir, com a comunidade científica, sistemas de ensino e sociedade civil, orientações curriculares para a educação infantil, com ênfase no segmento dos zero aos três anos. O projeto objetiva a produção de uma bibliografia anotada de teses, dissertações e artigos científicos, publicados entre 1996 e 2007, que possam ampliar o conhecimento científico e aprimorar as práticas pedagógicas de docentes em exercício na Educação Infantil. Esta ação, por meio da sistematização de informações, numa linguagem acessível, visa aproximar o conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa do país às demandas do cotidiano da Educação Infantil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Resultado: Relatório de pequisa: A Produção Acadêmica sobre Orientações Curriculares e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil Brasileira: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=936&id=13453&option=com_content&view=article Resultado: Banco de dados Bibliografia Anotada da Educação Infantil:http://www6.ufrgs.br/eduinfbd/pesquisa.php .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Buss Simão - Integrante / Maria Carmen Silveira Barbosa - Coordenador / Ana Paula Soares da Silva - Integrante - Integrante / Verena Wiggers - Integrante - Integrante / Debora Cristina Piotto - Integrante - Integrante / Nara Rejane Cruz de Oliveira - Integrante - Integrante / Francine de Paulo Martins - Integrante - Integrante / Maria Teresa Venceslau de Carvalho - Integrante - Integrante / Jodete Bayer Gomes Füllgraf - Integrante - Integrante / Moema Helena Koche de Albuquerque Kiehn - Integrante - Integrante / Fernanda Müller - Integrante - Integrante / Tatiane Noronha de Souza - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Cooperação.
2003 - 2007
Crianças e Educação: as produções simbólicas nas políticas, normas e nos saberes científicos

Descrição: Este projeto de investigação integra o Projeto: Crianças: Educação e Cidadania Ativa proposto em parceria entre as Universidades do Minho, Portugal e a Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil cujo objetivo central é conhecer e interpretar os modos de inserção social das crianças portugueses e brasileiras, numa perspectiva comparativa, tendo em vista a análise das culturas infantis e os modos de produção simbólica realizados pelas crianças e para as crianças, a relação desses modos com a construção escolar, especialmente com a educação da infância e a educação básica obrigatória, e da estruturação das produções simbólicas sobre as crianças e sua educação, no âmbito político, normativo e científico, quanto às suas possibilidades e limites para uma plena e ativa cidadania da infância. Este último aspecto, a análise das produções simbólicas sobre as crianças e a educação da infância, serão objeto de investigação deste (sub) projeto que terá como foco as produções políticas, normativas e científico - periciais, com ênfase nas representações sociais expressas na configuração institucional e no controle do quotidiano das crianças, sobretudo quanto à sua educação, numa perspectiva comparativa realizada através de análise de documentação oficial, legal e científica. O Projeto visa basicamente: 1.Identificar e analisar as produções simbólicas sobre a criança e sua educação tendo em vista a ampliação do conhecimento sobre os meios e os determinantes desta produção no sentido da garantia de uma efetiva cidadania ativa das crianças, nos dois contextos investigados PO/BR. 2.Registrar e disponibilizar informações sobre documentos oficiais, legais e publicações científicas sobre a infância e a educação da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Buss Simão - Integrante / Eloisa Acires Candal Rocha - Coordenador / Verena Wiggers - Integrante - Integrante / Jodete Bayer Gomes Füllgraf - Integrante - Integrante / Moema Helena Koche de Albuquerque Kiehn - Integrante / Roselane Campos - Integrante / Rosânia Campos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2009
Educação na primeira infância: concepções e práticas pedagógicas

Descrição: Desenvolver um processo de investigação e trocas de experiências de educação voltadas ao propósito de conhcer e interprertar os modos de inserção social das crianças, tendo em vista a análise das culturas infantis e os modos de produção simbólica realizados pelas crianças e para as crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Márcia Buss Simão - Integrante / Eloisa Acires Candal Rocha - Coordenador / Moema Helena Koche de Albuquerque Kiehn - Integrante / João Josué da Silva Filho - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Zero-a-seis (Florianópolis)
2014 - Atual
Periódico: POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul)


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Zero-a-Seis (Florianópolis)
2012 - Atual
Periódico: Educação (Rio Claro. Online)
2012 - Atual
Periódico: Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano
2013 - Atual
Periódico: Cadernos de Formação RBCE
2013 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Aprovação em concurso para professor substituto na àrea da Educação Infantil, UFSC - CED - MEN.
2012
Bolsa de Pós-Doutorado, REUNI - UFSC.
2010
Bolsa de Estudos de Doutorado para a Goethe Universität Frankfurt am Main, DAAD - CAPES.
2009
Bolsa de Estudos de Doutorado, CNPq.
2009
Aprovação em concurso para professor substituto na àrea da Educação Infantil, UFSC - CED - MEN.
2006
Bolsa de Estudos de Mestrado, Capes.
1993
Aluna com melhor desempenho no curso de Graduação em Educação Física, Universidde Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUSS-SIMÃO, Márcia2014BUSS-SIMÃO, Márcia . Relações sociais em um contexto de educação infantil: um olhar sobre o corpo como experiência e expressão de sentimentos na perspectiva de crianças pequenas. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 37, p. 101-109, 2014.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia2014BUSS-SIMÃO, Márcia ; GRALIK, Caroline ; STEINBACH, Flávia . Prepara tudo que nós vamos brincar! : organizar espaços, possibilitar brincadeiras e experienciar a docência do estágio na educação infantil. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 01, p. 112-130, 2014.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia2013 BUSS-SIMÃO, Márcia . Gênero como possibilidade ou limite da ação social: um olhar sobre a perspectiva de crianças pequenas em um contexto de educação infantil. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 939-960, 2013.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia2013 BUSS-SIMÃO, Márcia . Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 151-178, 2013.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia2013BUSS-SIMÃO, Márcia ; FIAMONCINI, Luciana . Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a possibilidade de trabalho com projetos. Pensar a Prática (Online), v. 16, p. 297-314, 2013.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia2013BUSS-SIMÃO, Márcia ; ROCHA, Eloisa Acires Candal . Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 943-954, 2013.

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia2013 BUSS-SIMÃO, Márcia . Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na creche. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 43, p. 176-197, 2013.

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia2013BUSS-SIMÃO, Márcia . Gênero, tamanho e desempenho: elementos centrais das ações e relações sociais de crianças pequenas. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 1, p. 481-514, 2013.

9.
BUSS-SIMÃO, Márcia2012BUSS-SIMÃO, Márcia ; ALBUQUERQUE, Moema Helena de . Estágio curricular no curso de Pedagogia: compartilhando olhares e construindo saberes entre a teoria e a prática. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 13, p. 123-138, 2012.

10.
BUSS-SIMÃO, Márcia2012BUSS-SIMÃO, Márcia . EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ORGANIZADAS POR CICLOS DE FORMAÇÃO: SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA. Cadernos de Formação RBCE, v. 3, p. 75-86, 2012.

11.
BUSS-SIMÃO, Márcia2012BUSS-SIMÃO, Márcia . Corpo como potência e experiência na perspectiva de crianças pequenas: diálogos possíveis entre Filosofia e Educação Infantil. Childhood & Philosophy, v. 8, p. 327-353, 2012.

12.
BUSS-SIMÃO, Márcia2011BUSS-SIMÃO, Márcia . EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPARTILHANDO OLHARES E CONSTRUINDO SABERES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, p. 9-21, 2011.

13.
BUSS-SIMÃO, Márcia2010 BUSS-SIMÃO, Márcia ; MEDEIROS, F. E. ; SILVA, Ana Márcia ; SILVA FILHO, João Josué da . Corpo e infância: natureza e cultura em confronto. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 151-168, 2010.

14.
BUSS-SIMÃO, Márcia2010BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA, Eliane Gomes. . Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 21, p. 12-30, 2010.

15.
BUSS-SIMÃO, Márcia2010BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo, docência e a ética do cuidado de si. Childhood & Philosophy, v. 6, p. 297-312, 2010.

16.
BUSS-SIMÃO, Márcia2009BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão corporal: implicações no cotidiano da educação da pequena infância. Magis (Editorial Pontificia Universidad Javeriana), v. 2, p. 129-140, 2009.

17.
BUSS-SIMÃO, Márcia2009BUSS-SIMÃO, Márcia . ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DA LITERATURA DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO. Revista Teias (UERJ. Online), v. 10, p. 01-16, 2009.

18.
BUSS-SIMÃO, Márcia2008BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA, Eliane Gomes. . Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos. Inter-ação (UFG. Online), v. 33, p. 01-16, 2008.

19.
BUSS-SIMÃO, Márcia2007BUSS-SIMÃO, Márcia . Crianças, infâncias, educação e corpo. Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano, v. 3, p. 01-20, 2007.

20.
BUSS-SIMÃO, Márcia2007BUSS-SIMÃO, Márcia ; ROCHA, Eloisa Acires Candal . Crianças, infâncias, educação e corpo. Nuances (UNESP Presidente Prudente), v. 14, p. 185-204, 2007.

21.
BUSS-SIMÃO, Márcia2006BUSS-SIMÃO, Márcia . A Educação Física na Educação Infantil: Refletindo sobre a "hora da educação física". Zero-a-seis (Florianópolis), Revista Eletrônica, v. 12, p. 01-07, 2006.

22.
BUSS-SIMÃO, Márcia2005BUSS-SIMÃO, Márcia . Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a. Motrivivência (Florianópolis), v. 25, p. 163-173, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão corporal entre a ordem e o caos: espaços e tempos organizados pelos adultos e pelas crianças. In: Maurício R. Silva e Miguel G. Arroyo (orgs). (Org.). Corpo e infância: Exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2012, v. 1, p. 259-279.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Ginástica com faz de conta: em creches e pré-escolas, o trabalho corporal é acompanhado de muita brincadeira, só assim faz sentido para os pequenos. Escola e Família: todos aprendem com essa parceria, Revista Nova Escola, p. 46 - 48, 01 jun. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Investigación con niños pequeños: reflexiones teóricas, éticas y metodológicas sobre el consentimiento informado. In: III Congreso Internacional de Etnografia y Educación, 2013, Madrid. CIEYE Madrid 2013: Contextos múltiples de socialización y aprendizaje. Madri: CSIC E CCHS, 2013. v. 3. p. 1-7.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia . RELAÇÕES DE GÊNERO COMO POSSIBILIDADE E COMO LIMITE DE AÇÃO SOCIAL NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Fazendo Gênero, 2013, Florianópolis. Fazendo Gênero 10: desfios atuais do feminismo. Florianópolis: Anais eletrônicos, 2013. v. 10. p. 1-11.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Meninos entre meninos num contexto de educação infantil: uma olhar sobre as relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas. In: 35a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. Porto de Galinhas: ANPED, 2012. v. 1. p. 1-20.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; KIEHN, Moema Helena Koche de Albuquerque . Organização Curricular no curso de Pedagogia: a necessária compreensão do discurso e da prática para a formação das professoras de educação infantil. In: Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas: tendencias, desafios y compromisos, 2010, Barcelona. Actas del Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas: tendencias, desafios y compromisos. Barcelona: Publicacions i edicions UB, 2010. v. 1. p. 01-15.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia . SABERES CIENTÍFICOS SOBRE CONCEPÇÕES DE CORPO, CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. In: XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC), 2009, FLORIANÓPOLIS. ANAIS do XII Congresso do ARIC, 2009. p. 01-17.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia . PODER, INFÂNCIA, CORPO E EDUCAÇÃO: INTRICADAS RELAÇÕES. In: XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural, 2009, Florianópolis. ANAIS do Congresso do ARIC, 2009. p. 01-18.

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A linguagem corporal e as relações sociais de crianças pequenas no contexto de uma creche. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas - São Paulo. O olho que vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso tranver o mundo, 2009. p. 01-15.

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Corpo e infância: dialogando com a Sociologia da Infância. In: X Congresso Luso - Afro - Brasileiro: sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 2009, Braga. Sociedades desiguais e paradigmas em confronto. Braga: Universidade do Minho, 2009. v. IV. p. 421-427.

9.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997 - 2003). In: X Congresso Luso - Afro - Brasileiro: sociedades desiguais e paradigmas, 2009, Braga. Sociedades desiguais e paradigmas em confronto. Braga: Universidade do Minho, 2009. v. III. p. 1357-1360.

10.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Corpo, Infância e Educação na produção científica brasileria (1997-2003). In: I GRUPECI - I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Tendências e desafios contemporâneos, 2008, Juiz de Fora. I GRUPECI - I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Tendências e desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008. v. 1. p. 1-17.

11.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Implicações curriculares dos conhecimentos sobre a dimensão corporal das crianças na educação da infância. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: NUP, 2008.

12.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Concepções de Corpo, Infância e educação na produção científica brasileira. In: 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2008, Caxambu. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação.. Caxambu: ANPED, 2008. v. 1. p. 1-18.

13.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão corporal e a delimitação dos direitos das crianças em contextos educativos. In: III Congreso Mundial sobre Derechos de la niñez y adolescencia, 2007, Barcelona. III Congreso Mundial sobre Derechos de la niñez y adolescencia, 2007.

14.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; GOMES-SILVA, ELIANE ; SILVA, Maurício Roberto da . Educação Física Escolar e Pesquisa na infância: contribuições da sociologia da infância. In: IV Congresso Científico Latino Americano de Educação Física - FACIS-UNIMEP, 2006, Piracicaba. Anais do IVCongresso Científico Latino Americano de Educação Física - FACIS-UNIMEP. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2006. v. 1. p. 1-3.

15.
BUSS-SIMÃO, Márcia . EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE A HORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA . In: 2º CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2004, Criciúma. Os Movimentos da Educação Física Brasileira. Criciúma, 2004. v. 1. p. GTT4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Implicações curriculares dos conhecimentos sobre a dimensão corporal das crianças na educação da infância. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares, 2008, Florianópolis. Colóquio Lso-Brasileiro sobre questões curriculares: Currículo, teoria, métodos. Florianópolis: NUP- Núcleo de publicações, 2008. v. 01. p. 304-305.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Meninos entre meninos num contexto de educação infantil: uma olhar sobre as relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas. In: 35a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. Porto de Galinhas: ANPED, 2012. v. 1. p. 107-107.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997 - 2003). In: X Congresso Luso - Afro - Brasileiro de Ciências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 2009, Braga. Sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 2009. v. 1. p. 195-195.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Corpo e infância: dialogando com a Sociologia da Infância. In: X Congresso Luso - Afro - Brasileiro: sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 2009, Braga. Sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 2009. v. 1. p. 299-299.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A linguagem corporal e as relações sociais de crianças pequenas no contexto de uma creche. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, São Paulo. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. São Paulo: Unicamp/FE - ALB, 2009. v. 1. p. 392-392.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Concepções de Corpo, Infância e educação na produção científica brasileira. In: 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2008, Caxambu. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação. Rio de Janeiro RJ: Aramazém das Letras Gráfica e editora Ltda, 2008. v. 1. p. 99-100.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Concepções de Criança e infância na produção científica brasileira. In: Sepex, 2008, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom). Florianópolis: UFSC, 2008. v. 1. p. 1-1.

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997-2003). In: 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Florianópolis. Anais da 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007. v. 2007.

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia . La dimensión corporal y la delimitación de los derechos del niño en contextos educativos. In: III Congreso Mundial sobre Derechos de la niñez y adolescencia, 2007, Barcelona. Anais do III Congreso Mundial sobre Derechos de la niñez y adolescencia. Barcelona: Fundación la Caixa, 2007. v. 1. p. 1-1.

9.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; GOMES-SILVA, ELIANE ; SILVA, Maurício Roberto da . Buscando o Ponto de vista das crianças: desafios para a pesquisa em educação física. In: IV COPEDI, 2006, Àguas de Lindóia. Temos da infância na contemporaneidade: contrastes em políticas públicas e ações educativas. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2006. v. 1. p. 77-78.

10.
SGANDERLA, A. P. ; BUSS-SIMÃO, Márcia ; FLOR, Dalânia C. ; JOAO, Janaína S. ; PAULA, Elaine ; KIHEN, M. H. ; SILVA, Cristiane I. ; FRUTUOSO, A.ntônioC. ; CARVALHO, Diana C. . Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC: Levantamento da produção discente em Educação e Infância. In: 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005, Florianópolis. Anais da 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Florianópolis: http://www.sepex.ufsc.br/anais_5/trabalhos/1004.html#topo.

11.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; HUPPERTZ, Luciane Martins ; FERRAZ, Eunice Ferreira. M. . Conteúdo/Métodos da Educação Física Escolar: em busca de possibilidades. In: II SEMINÁRIO CATARINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1992, Florianópolis. Anais do II SEMINÁRIO CATARINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Florianópolis: UFSC/UDESC, 1992. v. 1. p. 131-131.

Artigos aceitos para publicação
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Pesquisa etnográfica com crianças pequenas: reflexões sobre o papel do pesquisador. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . RELAÇÕES DE GÊNERO COMO POSSIBILIDADE E COMO LIMITE DE AÇÃO SOCIAL NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Culturas infantis no cotidiano de contextos educativos: primeiras aproximações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; KIEHN, Moema Helena Koche de Albuquerque - Integrante . Organização Curricular no curso de Pedagogia: o estágio em discussão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; KIEHN, Moema Helena Koche de Albuquerque . Organização Curricular no curso de Pedagogia: a necessária compreensão do discurso e da prática para a formação das professoras de educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; KIEHN, Moema Helena Koche de Albuquerque . Organização Curricular no curso de Pedagogia: a necessária compreensão do discurso e da prática para a formação das professoras de educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997 - 2003). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Corpo e infância: dialogando com a Sociologia da Infância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Poder, infância, corpo e educação: intricadas relações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Saberes Científicos sobre concepções de corpo, infância e educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Concepções de Corpo e Infância na produção científica brasileira 1997-2003. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância Corpo e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão corporal no cotidiano da educação infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Implicações curriculares dos conhecimentos sobre a dimensão corporal das crianças na educação da infância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Corpo, Infância e Educação na produção científica brasileira (1997-2003). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Concepções de Corpo, Infância e Educação na Produção Científica Brasileira (1997-2003). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Reflexões sobre a dimensão corporal no cotidiano da educação infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Implicações pedagógicas para a educação infantil das diferentes concepções de corpo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão corporal e a delimitação dos direitos das crianças em contextos educativos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA, Eliane Gomes. . Pesquisas com crianças: perspectivas para a Educação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo e educação na produção científica brasileria (1997-2003). 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão corporal e a delimitação dos direitos das crianças em contextos educativos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A infância e a Educação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA, Eliane Gomes. ; SILVA, Maurício Roberto da . Educação Física escolar e pesquisa na infância: contribuições da Nova Sociologia da Infância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA, Eliane Gomes. ; SILVA, Maurício Roberto da . A busca do ponto de vista das crianças: desafios para a pesquisa em Educação Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA, Eliane Gomes. ; SILVA, Maurício Roberto da . BUSCANDO O PONTO DE VISTA DAS CRIANÇAS: desafios para a pesquisa em Educação Física. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância e Corpo na produção científica brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Formação Continuada em Educação Física e escola: conhecimento e intervenção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a 'hora da educação física'. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Educação Física na Educação Infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Conteúdo e Métodos da Educação Física Escolar: em busca de possibilidades. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Conteúdo/Métodos da Educação Física Escolar: em busca de possibilidades. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA FILHO, João Josué da . Gender Play: girls and boys in school (O jogo de gênero: meninas e meninos na escola). Florianópolis: Revista Eletrônica editada pelo NUPEIN n.24, 2011 (Resenha).

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; KIEHN, Moema Helena Koche de Albuquerque . Entrevista concedida pela mestranda Isabela Jane Steininger. Florianópolis: Revista Zero a Seis, 2009 (Entrevista).

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; KIEHN, Moema Helena Koche de Albuquerque . Entrevista com Sônia Kramer. Florianópolis: Revista Eletrônica Zero a Seis, 2008 (Entrevista).

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; TRIERWEILLER, Pricilla C. ; SCHMITT, Rosinete . Entrevista concedida pelo professor João Wanderley Geraldi. Florianópolis: NUPEIN, 2008 (Entrevista).

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Linguagens infantis: outras formas de leitura. Presidente Prudente: Revista Nuances: Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente, 2007 (Resenha).

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Discussão sobre corpo e infância. Florianópolis: Revista Eletrônica editada pelo NUPEIN, 2006 (Relato).

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia . FARIA, Ana Lúcia Goulart de e MELLO, Suely Amaral (orgs). LINGUAGENS INFANTIS: Outras formas de leitura. Polêmicas do nosso tempo. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.. Florianópolis: Revista Eletrônica Zero-a-Seis, 2005 (Resenha (Revista eletrônica) número 11).

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Conteúdo e Métodos da Educação Física Escolar: em busca de possibilidades.. Florianópolis 1993 (Monografia de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Pareceristta Ad hoc Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962). 2013.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista da revista EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA do Departamento de Educação Instituto de Biociências - UNESP. 2013.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista da Revista Zero a SEIS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista da Revista Poiésis: EDUCAÇÃO INFANTIL E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE PRESENTE NA INFÂNCIA. 2013.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista da Revista Poiésis: ACHADOUROS DE INFÂNCIAS: MARCAS DE RELAÇÕES ENTRE BEBÊS E ADULTOS NO ESPAÇO DA CRECHE. 2013.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista da Revista Zero a Seis: O QUE SE APRENDE COM AS PRINCESAS DA DISNEY?. 2013.

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista da Revista Poiésis: O conceito de educação e de educação infantil: uma análise a partir das publicações acadêmicas relacionadas a matemática. 2013.

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia . UM OLHAR SOBRE O EDUCADOR DA INFÂNCIA: O ESPAÇO DO BRINCAR CORPORAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2012.

9.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Comissão Editorial /CEEI/NDI/CED/MEC para fins de publicação dos artigos dos cursistas do CEEI. 2012.

10.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Comitê Científico do COEB 2013. 2012.

11.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Parecerista Revista revista electrónica PTCDEH - Papeles de Trabajo sobre Cultura, Educación y Desarrollo Humano editada por el Departamento Interfacultativo de Psicología Evolutiva y de la Educación de la Universidad Autónoma de Madrid. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Relações sociais e culturais. 2012. .

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Curriculo na educação infantil:Relações sociais e culturais. 2012. (Formação Continuada).

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Linguagem Corporal. 2011. .

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Linguagem Corporal. 2011. (Consultoria).

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA FILHO, João Josué da . Educação na Pequena Infância - Relações teórico práticas na coordenação pedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Concepções de corpo e infância na produção científica brasileira 1997-2003. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA FILHO, João Josué da . Educação na Pequena Infância - Produção de módulos de formação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA FILHO, João Josué da . Revista Eletrônica Zero a Seis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Pós-Graduação Especialização em Educação Física Escolar - Educação Física na Educação Infatnil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; ROSEMBERG, Fúlvia ; BARBOSA, Mária Carmen Silveira - Coordenador , ; WIGGERS, Verena - integrante ; SILVA Ana Paula Soares da - Integrante ; PIOTTO, Debora Cristina - Integrante ; SOUZA, Tatiane Noronha de ; ALBUQUERQUE, Moema Helena de . A produção acadêmica sobre orientações curriculares e práticas pedagógicas na educação infantil brasileira.. 2009. (Relatório de pesquisa).

11.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; SILVA FILHO, João Josué da . Educação na pequena infãncia: produção de módulos de formação. 2009. (Extensão).

12.
BUSS-SIMÃO, Márcia . A dimensão coporal na Educação infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Reflexões sobre a dimensão corporal no cotidiano da educação infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Infância, corpo e educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
BUSS-SIMÃO, Márcia . Refletindo sobre a 'hora da educação física'. 2004. (Formação Continuada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MWEWA, Christian Muleka; GONCALVEZ, Michelle Carreirão; CRUZ, Tânia Mara. Participação em banca de Otoniel Rodrigues Silva. A banalização das práticas pedagógicas: notas sobre uma pedagogia da exceção em um centro de internação de adolescentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MARCOMIN, Fátima Elizabeti; SIQUEIRA, André Boccasius; KASSICK, Clóvis Nicanor . Participação em banca de Elaine Machado Silveira. Saberes locais e escola: entre olhares, diálogos e encantos. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; COUTINHO,Angela Scalabrin; BATISTA, Rosa. Participação em banca de Edna Aparecida Soares dos Santos. Formação continuada na educação infantil: avaliação das profissionais da rede municipal de Florianópolis. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; AGOSTINHO, Kátia Adair; DE AGELO, Adilson. Participação em banca de Maurícia Santos de Holanda Bezerra. O espaço na educação infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; PASSOS, Joana Célia dos; DIAS, Julice. Participação em banca de Eduarda Souza Gaudio. Relações sociais na educação infantil: dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia; SILVA FILHO, João Josué da; SOUZA, Roselete Fagundes de Aviz de ; DE AGELO, Adilson. Participação em banca de JOANA VANGELISTA MONGEL. OKOTEVE JA VY A - EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E EDUCAÇÃO INDÍGENA CONTRASTES, CONFLITOS E NECESSIDADES. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; SILVA FILHO, João Josué da; DE AGELO, Adilson; AGOSTINHO, Kátia Adair; ABREU, Geysa Spitz. Alcoforado.; SCHEIBE, Leda. Participação em banca de Moema Helena de Albuquerque. Formação Docente para Educação Infantil no Brasil: configurações curriculares nos cursos de Pedagogia. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; COUTINHO,Angela Scalabrin; GUIMARAES, Daniela. Participação em banca de Rosinete Valdeci Schmitt. Entre o indivíduo e o coletivo: relações sociais entre adulto e bebês. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MWEWA, Christian Muleka; KASSICK, Clóvis Nicanor ; AGUIAR, Letícia Carneiro .; GONCALVEZ, Michelle Carreirão. Participação em banca de Joice Rodrigues Modolon. Silêncios e perspectivas no sistema. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MWEWA, Christian Muleka; GONCALVEZ, Michelle Carreirão; AGUIAR, Letícia Carneiro .. Participação em banca de Patrícia da Costa Oliveira. Itinerários do programa Bolsa Família: potencializando para geração de renda e alternativas socioeconômicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; COUTINHO,Angela Scalabrin. Participação em banca de Fernanda Gonçalves. Análise da produção científica brasileira sobre as crianças de zero a três anos no contexto da creche. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia; SCHMIDT, Luzia Leonete; SILVA, Vera Lúcia Gaspar; CRUZ, Tânia Mara. Participação em banca de Marlise de Medeiros Nunes de Pieri. A educação infantil em Tubarão/SC (1908-1980): da emergência às primeiras instituições. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MARCOMIN, Fátima Elizabeti; SIQUEIRA, André Boccasius; KASSICK, Clóvis Nicanor . Participação em banca de Elaine Machado Silveira. Pescadores Artesanais e a escola: entre olhares, saberes e encantos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; SILVA FILHO, João Josué da; COUTINHO,Angela Scalabrin; DE AGELO, Adilson. Participação em banca de Rúbia Eneida Hols Jacques. Inserção na creche: relações sociais entre bebês no contexto educativo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
ROCHA, Eloisa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia; PASSOS, Joana Célia dos; TRINIDAD, Cristina Teodoro . Participação em banca de Eduarda Souza Gaudio. As relações etnico-raciais no cotidiano da educação infantil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
SILVA FILHO, João Josué da; SILVA, Maurício Roberto da; AGOSTINHO, Kátia Adair; BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Simone Vanzuita. As relações etnico-raciais na educação infantil: o que diz a lei e a prática. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
SILVA FILHO, João Josué da; BUSS-SIMÃO, Márcia; SILVA, Maurício Roberto da. Participação em banca de Joana Vangelista Mongelo. Educação escolar indígena e educação indígena: contrastes, conflitos e necessidades. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia; MORAIS, Patrícia Lima de; SILVA FILHO, João Josué da. Participação em banca de Amanda Rodrigues.Práticas parentais coercitivas e possíveis impactos no desenvolvimento psicossocial das crianças: uma revisão da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia; ROTTA, Alesandra Mara.; DURLI, Zenilde. Participação em banca de Mariana da Silva.Abre a roda Tin, Dô, Lê, Lê. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Glauber Silva Aguiar de Freitas.A educação física e o referencial curricular nacional para a educação infantil (RCNEI): da proposta pedagógica ao papel da educação física na educação infnatil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Heloisa de Souza Brinllinger.Concepções de Educação Física: análise da produção de conhecimento no curso de Licenciatura em Educação Física - 2000 a 2007.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Camila Lima Hilsendeger.A Educação Física das escolas particulares de educação infantil da cidade de Araranguá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

6.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Daniel Stecanela Cardoso.A prática pedagógica dos professores de Educação Física na Educação Infantil nas escolas particulares de Araranguá - SC.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Heldilen Cirimbelli Giassi.A importância do jogo e da brincadeira na infância a partir da perspectiva de Vygotsky. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Participação em banca de Flora Gomes da Silva.Educação Física na Educação Infantil: a contribuição dos estudos de gênero. 2005 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia. Comissão Examinadora - Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil. 2013. Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Educação Básica: Qualidade e Aprendizagem. Aprendizagem: identidade e diferença. 2013. (Congresso).

2.
Fazendo Gênero 10. RELAÇÕES DE GÊNERO COMO POSSIBILIDADE E COMO LIMITE DE AÇÃO SOCIAL NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Congresso).

3.
Palestra com David Le Breton - Corpo: sob riscos e diferentes identidades. 2013. (Encontro).

4.
Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e currículo. 2012. (Congresso).

5.
Seminário Internacional de Educação Infantil: contribuições dos estudos sociais da infância. 2012. (Seminário).

6.
Seminário de Educação: Educação contemporânea e desenvolvimento humano.Culturas infantis no cotidiano de contextos educativos: primeiras aproximações. 2012. (Seminário).

7.
35. Kongress der Deutschen Gesellschaft für Soziologie. 2010. (Congresso).

8.
Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas: Tendencias, desafios y compromisos.Organização Curricular no curso de Pedagogia: a necessária compreensão do discurso e da prática para a formação das professoras de educação infantil. 2010. (Seminário).

9.
X Congresso Luso - Afro - Brasileiro de Ciências Sociais: sociedade desiguais e paradigmas em confronto. Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1997 - 2003). 2009. (Congresso).

10.
X Congresso Luso - Afro - Brasileiro de Ciências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto. Corpo e infância: dialogando com a sociologia da infância. 2009. (Congresso).

11.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural. PODER, INFÂNCIA, CORPO E EDUCAÇÃO: INTRICADAS RELAÇÕES. 2009. (Congresso).

12.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). SABERES CIENTÍFICOS SOBRE CONCEPÇÕES DE CORPO, CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO. 2009. (Congresso).

13.
17º Congresso de Leitura do Brasil. A linguagem corporal e as relações sociais de crianças pequenas no contexto de uma creche. 2009. (Congresso).

14.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). Relatora do Grupo de Trabalho Interculturalidade e Arte. 2009. (Congresso).

15.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). Debatedora da Sessão Especial Interculturalidade e Educação para Infância e Juventude. 2009. (Congresso).

16.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). Debatedora do Grupo de Trabalho Interculturalidade e Educação para Infância e Juventude. 2009. (Congresso).

17.
XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). Coordenadora do Grupo de Trabalho Interculturalidade e Educação para Infância e juventude. 2009. (Congresso).

18.
XV Ciclo de debates sobre educação infantil. 2009. (Outra).

19.
XVI Ciclo de dabates sobre educação infantil. 2009. (Outra).

20.
Palestra: "O professor na sociedade Contemporânea: desafios e contradições com Bernard Charlot Be. 2009. (Outra).

21.
I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, tendências e desafios contemporâneos. 2008. (Seminário).

22.
I GRUPECI - I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Tendências e desafios contemporâneos.Corpo, Infância e Educação na produção científica brasileira (1997-2003). 2008. (Seminário).

23.
Mini Curso: Novas formas de pesquisa: articulação entre fundamentos, procedimentos e análise na 31ª Reunião Anual da ANPED. 2008. (Encontro).

24.
XIII Ciclo de Debates sobre Educação Infantil. 2008. (Outra).

25.
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares. 2008. (Outra).

26.
Mini-curso: Normas de referência e citação. 2008. (Outra).

27.
Mini-curso: Acesso às bases de dados e periódicos eletrônicos. 2008. (Outra).

28.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2008. (Outra).

29.
III Congresso Mundial sobre Derechos de la Niñez y la Adolescencia. A dimensão coporal e a delimitação dos direitos das crianças em contextos educativos. 2007. (Congresso).

30.
A Infância e a Educação Física.A Infância e a Educação Física. 2007. (Encontro).

31.
Discutindo o tema da Infância.Infância. 2007. (Encontro).

32.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).

33.
Minicurso: As crianças e suas infâncias nos diferentes espaços e tempos: reflexões de estudos e propostas de pesquisa. - 30ªANPED. 2007. (Outra).

34.
Educasul 2006. Educasul. 2006. (Congresso).

35.
IV Congresso Paulista de Educação Infantil / I Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2006. (Congresso).

36.
4º Congresso Científico Latino-Americano de Educação Física. 2006. (Congresso).

37.
29ª Reunião Anual da ANPED. 2006. (Oficina).

38.
IX Ciclo de debates sobre educação infantil. 2006. (Encontro).

39.
X Ciclo de debates sobre educação infantil. 2006. (Encontro).

40.
Formação Continuada em Educação Física e Escola: conhecimento e intervenção.Possibildades da Educação Física na Educação Infântil. 2006. (Encontro).

41.
"Childhood in the social structure" prof. Jens Qvortrup. 2006. (Outra).

42.
Educasul 2005. Educasul. 2005. (Congresso).

43.
Olhares sobre a Pesquisa em Educação.Olhares sobre a Pesquisa em Educação. 2005. (Seminário).

44.
Seminário de Ação Pedagógica na escola. 2005. (Seminário).

45.
VIII Ciclo de debates sobre educação infantil. 2005. (Encontro).

46.
VII ciclo de debates em Educação Infantil.VII ciclo de debates em Educação Infantil. 2005. (Outra).

47.
2º Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. 2004. (Congresso).

48.
2º Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a "hora da Educação Física".. 2004. (Congresso).

49.
Educação e o Mundo do Trabalho: novas configurações para a práxis do educador.Educação e o Mundo do Trabalho: novas configurações para a práxis do educador.. 2004. (Seminário).

50.
Formação optativa da Secretaria Municipal de Criciúma.Formação optativa da Secretaria Municipal de Criciúma.. 2004. (Oficina).

51.
V Encontro de Formação Continuada da Educação Infantil.Socializando práticas e refletindo sobre o cotidiano da Educação Infantil. 2004. (Encontro).

52.
Formação Continuada em Serviço promovido pela Prefeitura Municipal de Criciúma.Refletindo sobre a "hora da Educação Física" na Educação Infantil. 2004. (Outra).

53.
Jornada "Gestão administrativa/ Pedagógica. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; LESSA, Juliana Schumacher ; DURLI, Zenilde ; ARENHART, Deise . Seminário Estágio na Educação Infantil. 2013. (Outro).

2.
BUSS-SIMÃO, Márcia . III Seminário Internacional da RIAIPE3 e VI EDUCS - Seminário de Pesquisa - A formação de professores: compromisso social. 2013. (Congresso).

3.
BUSS-SIMÃO, Márcia ; ROCHA, Eloisa Acires Candal ; SILVA FILHO, João Josué da . Seminário Internacional de Educação Infantil: contribuições dos estudos da infância. 2012. (Congresso).

4.
BUSS-SIMÃO, Márcia . XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Josiane Martins Anacleto Silveira. Educação de 0 a 3 no contexto atual. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Fernanda Gonçalves. Análise da produção científica brasileira sobre as crianças de zero a três anos no contexto da creche. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Co-orientador).

3.
Aline Bittencourt Domingos. Tensões entre dois modelos de Educação a Distância em Santa Catarina. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Robson Heinzein. Da obrigatoriedade às fragilidades: percursos socio-históricos da lei 10.639. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Samantha Sabbag. Docência com bebês: um olhar sobre a dimensão corporal das professoras. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Co-orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eveline Lopes Albano. Currículo na educação infantil: como fundamentar a prática pedagógica com bebês?. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Marina Matos Machado. O que indica a produção acadêmioca da ANPED sobre a docência com bebês. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Aline Helena Mafra. Regras e normas: como as crianças compreendem e vivem numa instituição de educação infantil. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FLÁVIA TATIANI STEINBACH. COMPREENDENDO A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTI. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Otoniel Rodrigues Silva. A banalização das práticas pedagógicas: notas sobre uma pedagogia da exceção em um centro de internação de adolescentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Márcia Buss Simão.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Lima HILSENDEGER. Concepções de Educação Física na educação infantil presentes nas propostas pedagógicas nos centros educacionais infantis públicos municipais da cidade de Araranguá. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Márcia Buss Simão.

Orientações de outra natureza
1.
Andra Maria Nunes e Jéssica de Sousa Vieira. A experiência do estágio na educação infantil: Vivências e reflexões. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

2.
CAROLINE VEIGA GRALIK e FLÁVIA TATIANI STEINBACH. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL VIVENCIANDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS COM O G2. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

3.
LÍVIA REZENDE GIRARDI e MARIA FLORES HASS. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES COM O OUTRO. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

4.
Luciana Yamamoto Souza e Mônica da Silva Pereira. Brincando e cantando na creche: experimentando a docência. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

5.
Micheles Richartz e Mislene Richartz. Pipas encantandas: ampliando as relações sociais por meio das histórias, das brincadeiras, da imaginação e da arte. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

6.
Fabíola Vieira da Rosa e Gabriela Schmitz Forte. As interações entre bebês no cotidiano da creche. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

7.
Ana Carolina Mosimann e Luana Koerich. A organização do espaço: traçando caminhos para trabalhar a autonomia, a afetividade, as brincadeiras e o movimento no cotidiano da educação infantil. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

8.
Camila de Oliveira e Grace Claret de Medeiros. Interação criança-criança: utilizando a organização dos espaços como estratégia. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

9.
Fabíola Matos e Natália Soares de Oliveira. Literatura como elemento significativo na educação infantil. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

10.
Fernanda Brand e Luana Martins Andrade. Construindo interações por meio das fantasias e do imaginário das crianças: entre bruxas, monstros e medos. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

11.
Karine Quint e Sabrina Dantas. Entre tintas e pincéis: buscando dar um novo colorido ao universo da educaçõ infantil. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.

12.
Elaine Conceição da Cunh e Lizyane F. S. Santos. Educação infantil: um espaço de interações. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Márcia Buss Simão.




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