Renato Cislaghi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9805416393273370
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Possui graduação em Administração de Empresas Mod Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Evasão discente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de graduação em ies, ensino a distância, evasão discente, avaliação e gestão. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão na Educação - CNPq ? DGP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Cislaghi
Nome em citações bibliográficas
CISLAGHI, Renato;CISLAGHI, RENATO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Departamento de Informática e Estatística.
Campus Universitário Trindade
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 99812232
URL da Homepage: http://www.inf.ufsc.br/~cislaghi/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Um modelo de sistema de gestão do conhecimento em um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Sílvio Serafim da Luz Filho.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Gestão Universitária; Evasão Discente; Permanência discente; Ensino de Graduação em IES.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2001
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Identificação do Potencial de Candidatos em Marketing Eleitoral,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Rogério Cid Bastos.
Palavras-chave: métodos de pesquisa de opinião; pesquisa de intenção de voto; potencial eleitoral; eleições.
1983 - 1984
Especialização em Administração Universitária.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1978 - 1979
Especialização em Análise de Sistemas de Informação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1974 - 1977
Graduação em Administração de Empresas Mod Análise de Sistemas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2012 - Atual
Direção e administração, Centro Tecnológico, .

Cargo ou função
Coordenador Curso de Pos-Graduação Profissional em Métodos e Gestão em Avaliação.
3/2012 - Atual
Direção e administração, Centro Tecnológico, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em Avaliação.
6/1979 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Operacionais
Teleprocessamento
Linguagens de Programação ( PL/1, Cobol e Fortran )
Estrutura de Dados
Análise de sistemas de Informação Computadorizados 1
Análise de sistemas de Informação Computadorizados 2
Introdução à Ciência da Computação
Processamento de Dados 1
Processamento de Dados 2
Estatística 1
Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução ao Projeto em Ciência da Computação
Projeto em Ciência da Computação 1
Projeto em Ciência da Computação 2
Introdução ao Projeto em Sistemas de Informação
Projeto em Sistemas de Informação 1
Projeto em Sistemas de Informação 2
1994 - 1995
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Consultoria técnica ao TRE / SC.
1993 - 1993
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Consultoria técnica à Prefeitura Municipal de Florianópolis - auditoria na área de Informática da PMF.
1987 - 1990
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Consultoria técnica à Comissão Estadual de Informática - COINF.
1987 - 1987
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de Protótipo e Implantação da 1a Rede de Informática Social ( Sistema de Oferta e Procura Ocupacional ) em parceria com o SINE..
1987 - 1987
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Participação na elaboração do Plano Diretor de Informática do Estado de SC.
1986 - 1986
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de Projeto para Banco de Dados de Informações sobre Espaço Físico Urbano - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis.
1986 - 1986
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de Projeto de Sistema de Informações Integrado para Pró-Reitorias - UFSC.
1985 - 1985
Extensão universitária , Universidade Federal de Santa Catarina, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção ( PPCP ) para Cristais Hering S.A. - Blumenau.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1979
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Programador senior, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto III - Ampliação e aprimoramento da metodologia para acompanhamento e avaliação de cursos PRONATEC/Bolsa-Formação
Descrição: Este projeto, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata do acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos pelo Programa PRONATEC/Bolsa-Formação. Esta metodologia tem como princípio que a avaliação dos cursos ofertados pelo PRONATEC deve levantar potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem e da gestão dos cursos. Os resultados avaliativos devem fornecer informações para subsidiar a gestão dos cursos ao longo da formação acadêmica dos estudantes, tanto em nível da instituição ofertante quanto em níveis mais gerais, tais como no contexto dos diferentes eixos tecnológicos. Em 2015 o SAAS já contava com 62 instituições cadastradas, o que viabiliza a realização de avaliações em três focos: Curso, Polo e Disciplinas. No primeiro semestre de 2015, o SAAS foi utilizado por 45 (72%) instituições ofertantes de cursos e-Tec, aí incluídos institutos federais, secretarias de estado, universidades estaduais e federais. Chegou-se a um total de aproximadamente 48.000 avaliações realizadas nos focos: Curso, Polo, Disciplina, Egressos e Socioescolar, abrangendo o conjunto de pessoas cadastradas no SAAS, aí incluídos os oito perfis (estudantes, coordenadores gerais, adjuntos, de curso e de polo, tutores presenciais e a distância e professores). Dentre as atividades na ação denominada Meta-análise da metodologia foi realizada uma pesquisa entre os gerentes SAAS nas instituições para levantar as possíveis barreiras que possam limitar uma maior participação. Observou-se que cerca de 70% destes gerentes percebem que os resultados das avaliações são informações relevantes para apoiar a gestão. A falta de familiaridade com recursos de TI por parte de gestores impede que os resultados ofertados pelo SAAS possam de fato significar apoio para a gestão institucional relacionada com as ofertas de cursos. Desta forma, identifica-se a necessidade de que seja desenvolvido um novo módulo (Gestão de resultados) especificamente voltado à disponibilização de resultados na forma de um painel que indique intuitivamente um conjunto de aspectos avaliados envolvendo Curso, Polo e Disciplinas, além do acompanhamento dos riscos de evasão e do itinerário profissional dos egressos. Este módulo precisa ser intuitivo e amigável como requisitos para que os gestores tenham facilidade em usá-lo, de maneira a que ofereça periodicamente um conjunto de indicações atualizadas que facilitem a percepção de situações adequadas, de situações com necessidade de atenção e monitoramento, e de situações inadequadas que demandam prioridade de ações. Diante deste panorama, elaborou-se uma proposta de projeto visando à continuidade e melhorias no acompanhamento e a avaliação dos cursos, buscando assegurar a qualidade da educação profissional e tecnológica oferecida pelo PRONATEC/Bolsa-Formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Renato Cislaghi - Coordenador / Araci Hack Catapan - Integrante / Antonio Carlos Mariani - Integrante / Beatriz Wilges - Integrante / ALEXANDRE SANDIN PASTORINO - Integrante / Saulo Nunes Rech - Integrante / Juliana Leonardi - Integrante / MATEUS, GUSTAVO - Integrante / NASSAR, SILVIA - Integrante / Carlos Roberto Carvalho - Integrante / Lucas Pereira da Silva - Integrante / José Francisco Danilo de Gaudalupe Correa Fletes - Integrante / Luiz Salomão Ribas Gomez - Integrante / Josias Ricardo Hack - Integrante.
2013 - 2105
Projeto II - Elaboração de Metodologia para Acompanhamento e Avaliação de Cursos Técnicos da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil)
Descrição: Este projeto, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata do acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos pela Rede e-Tec Brasil. A Rede e-Tec Brasil foi instituído pelo Decreto nº 6301 de 12/12/2007, com vistas ao desenvolvimento da educação profissional técnica na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos no País. No Art. 7 estabelece que o MEC coordenará a implantação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação dos cursos e-Tec Brasil. Anteriormente à oficialização do e-Tec Brasil foi realizado o I Seminário de Ensino Técnico a Distância, na UFPR/Curitiba, de 4 a 6 de junho de 2007. Desse evento resultou um documento oferecendo subsídios para a elaboração de diretrizes para o ensino técnico profissional na modalidade a distância. Afirma que todo processo de avaliação da EaD deve ter o objetivo de assegurar a qualidade do curso e que deve considerar os diferentes níveis de avaliação: avaliação institucional, avaliação dos cursos, avaliação de aprendizagem, curricular, dos docentes e dos alunos, conforme proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A abrangência do e-Tec Brasil se dá em 21 Unidades da Federação com a oferta de 165 projetos de cursos técnicos profissionalizantes, iniciados em 2008. Esses projetos encontravam-se no Edital de Seleção n 1/2007/SEED/SETEC/MEC. Conforme o Diário Oficial da União n 41 de 29 de fevereiro de 2008, o MEC tornou público a pré-seleção de projetos vinculados a 288 municípios e após a avaliação in loco foram indicadas as escolas que deveriam iniciar seus cursos. Diante deste panorama, o MEC solicitou á Universidade Federal de Santa Catarina que elaborasse uma proposta de projeto visando o acompanhamento e a avaliação dos cursos buscando assegurar a qualidade do ensino Técnico oferecido pela Rede e-Tec Brasil. Nesse contexto, um primeiro projeto de pesquisa (PROJETO I) se propôs a desenvolver uma metodologia para o acompanhamento e avaliação dos cursos da Rede e-Tec Brasil. O PROJETO II aprimora a metodologia desenvolvido inicialmente e amplia a abrangência original com os "módulos" Evadidos e Egressos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Renato Cislaghi - Coordenador / Masanao Ohira - Integrante / Sílvia Modesto Nassar - Integrante / Araci Hack Catapan - Integrante / Antonio Carlos Mariani - Integrante / Beatriz Wilges - Integrante / Wesley Gonçalves - Integrante / Douglas Hiura Longo - Integrante / Gustavo Pereira Mateus - Integrante / André Campos - Integrante / Jhonatan Faccin - Integrante / renata tomaz siega - Integrante / Andressa Sasaki Vasques Pacheco - Integrante / Erves Ducati - Integrante / MAURICIO RISSI - Integrante / ALEXANDRE SANDIN PASTORINO - Integrante / RONALDO PAIVA - Integrante / Saulo Nunes Rech - Integrante.
2011 - 2012
Estudo da Contribuição do Projeto Prêmio Professores do Brasil na Educação Básica
Descrição: Pesquisa com o objetivo de compreender a contribuição dos resultados obtidos com os projetos selecionados no contexto da comunidade escolar e da sociedade, através de levantamento de dados, análise documental, reuniões e visitação aos locais de origem das experiências pedagógicas selecionadas no Prêmio Professores do Brasil. Objetivos específicos: 1. Identificar fatores impulsionadores que levaram o professor a participar do Prêmio; 2. Caracterizar as escolas onde foram originadas as propostas vencedoras e sua realidade atual; 3. Identificar impactos advindos da apresentação da proposta; 4. Identificar e caracterizar propostas que surgiram como consequência da proposta original; 5. Analisar o impacto da proposta original no PPP - Projeto Político Pedagógico da escola e na comunidade, e os fatores que contribuem para a continuidade da proposta após a premiação; 6. Analisar o contexto do ambiente escolar onde os professores participantes do premio estão inseridos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Renato Cislaghi - Integrante / Sílvia Modesto Nassar - Integrante / Antonio Carlos Mariani - Integrante / Ricardo Azambuja Silveira - Coordenador / Marina Keiko Nakayama - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2010 - 2012
Elaboração de Metodologia para Acompanhamento e Avaliação dos cursos técnicos do Sistema e-Tec Brasil
Descrição: Este projeto, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata do acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos pelo Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). O Sistema e-Tec Brasil foi instituído pelo Decreto nº 6301 de 12/12/2007, com vistas ao desenvolvimento da educação profissional técnica na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos no País. No Art. 7° estabelece que o MEC coordenará a implantação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação dos cursos e-Tec Brasil. Anteriormente à oficialização do e-Tec Brasil foi realizado o I Seminário de Ensino Técnico a Distância, na UFPR/Curitiba, de 4 a 6 de junho de 2007. Desse evento resultou um documento oferecendo subsídios para a elaboração de diretrizes para o ensino técnico profissional na modalidade a distância. Afirma que todo processo de avaliação da EaD deve ter o objetivo de assegurar a qualidade do curso e que deve considerar os diferentes níveis de avaliação: avaliação institucional, avaliação dos cursos, avaliação de aprendizagem, curricular, dos docentes e dos alunos, conforme proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A abrangência do e-Tec Brasil se dá em 21 Unidades da Federação com a oferta de 165 projetos de cursos técnicos profissionalizantes, iniciados em 2008. Esses projetos encontravam-se no Edital de Seleção n° 1/2007/SEED/SETEC/MEC. Conforme o Diário Oficial da União n° 41 de 29 de fevereiro de 2008, o MEC tornou público a pré-seleção de projetos vinculados a 288 municípios e após a avaliação in loco foram indicadas as escolas que deveriam iniciar seus cursos. Diante deste panorama, o MEC solicitou á Universidade Federal de Santa Catarina que elaborasse uma proposta de projeto visando o acompanhamento e a avaliação dos cursos buscando assegurar a qualidade do ensino Técnico oferecido pelo Sistema e-Tec Brasil. Este p.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renato Cislaghi - Coordenador / Masanao Ohira - Integrante / Sílvia Modesto Nassar - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 12
2010 - 2011
Certificação de Tecnologias Educacionais
Descrição: A pesquisa tem como objetivo contribuir no processo de implementação de Tecnologias Educacionais de Correção de Fluxo Escolar na rede pública através da certificação das tecnologias constantes no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, baseado na metodologia MEGATED: Metodologia de Acompanhamento e Avaliação do Processo de Implantação e Implementação de Tecnologias Educacionais, referente as chamadas públicas do Ministério da Educação, que estejam em processo de implantação/implementação em instituições educacionais públicas brasileiras e aperfeiçoar o processo de certificação por meio da aplicação do método em uma nova categoria de tecnologias educacionais definida em comum acordo com o MEC. Os objetivos específicos são: a) Identificar as tecnologias de correção de fluxo escolar constantes no Guia de Tecnologias Educacionais certificadas pelo MEC para serem avaliadas, definindo o universo da pesquisa; b) Levantar os dados iniciais identificando as instituições envolvidas e as escolas participantes e estabelecer os contatos iniciais; c) Estabelecer uma amostra estratificada significativa de tecnologias a serem avaliadas e de municípios nos quais o processo de implantação das tecnologias serão acompanhados. Tanto nos municípios prioritários, como também,daqueles que fazem parte do GT das Grandes Cidades; d) Formar e capacitar a equipe de pesquisadores que irão aplicar a metodologia, fazendo o levantamento dos dados, o registro e a análise dos resultados; e) Desenvolver os procedimentos metodológicos estabelecidos, realizando a análise documental, as entrevistas de campo e a coleta de dados; f) Realizar as análises dos dados e elaborar os relatórios conclusivos sobre cada uma das tecnologias avaliadas; g) Avaliar os resultados iniciais obtidos na aplicação da metodologia com as tecnologias de Correção de Fluxo Escolar e aperfeiçoar os procedimentos metodológicos para a aplicação da metodologia em outras categorias de Tecnologias Educacionais; h) Avaliar a mel.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Renato Cislaghi - Integrante / Sílvia Modesto Nassar - Integrante / Antonio Carlos Mariani - Integrante / Ricardo Azambuja Silveira - Coordenador / Marina Keiko Nakayama - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
2010 - 2011
Desenvolvimento de indicadores de desempenho para apoiar a gestão de hospitais-dia
Descrição: Como acontece em boa parte das organizações, os dados em hospitais-dia nem sempre são sistematicamente trabalhados para a extração de informações gerenciais para subsidiar o seu planejamento estratégico e o acompanhamento de sua execução. Os hospitais-dia são uma modalidade de prestação de serviços em crescimento na área da Saúde devido à tendência mundial de desospitalização. Esta modalidade busca oferecer os recursos necessários para a realização de procedimentos médicos até determinado grau de complexidade, minimizando a permanência dos pacientes nas unidades hospitalares e, consequentemente, os riscos de infecção hospitalar e estresse dos pacientes e acompanhantes. Desde o surgimento das primeiras unidades de hospitais-dia, nos anos 40, seus gestores buscam conciliar o atendimento médico especializado, altos padrões de infectologia, processos próprios da hotelaria e resultados financeiros que justifiquem os investimentos realizados. Há, entretanto, necessidade de estabelecer indicadores específicos para apoiar a gestão desse tipo de organização e é nesta lacuna é que a presente pesquisa se enquadra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Evasão discente.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia e Gestão do Conhecimento.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Wilges, Beatriz2016Wilges, Beatriz ; MATEUS, GUSTAVO ; NASSAR, SILVIA ; CISLAGHI, RENATO ; BASTOS, Rogério Cid . Fuzzy Modeling for Multi-Label Text Classification Supported by Classification Algorithms. Journal of Computer Sciences, v. 12, p. 341-349, 2016.

2.
LONGO, D. H.2015LONGO, D. H. ; Wilges, Beatriz ; VILAIN, P. ; CISLAGHI, R. . Fixture Setup through Object Notation for Implicit Test Fixtures. Journal of Computer Sciences, v. 1, p. 1, 2015.

3.
CISLAGHI, R.2015CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; LEONARDI, J. ; LONGO, D. H. . Gestão de qualidade de cursos a partir da percepção de estudantes egressos. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1, 2015.

4.
MUSSE, Jorge (Jorge de Oliveira)2008 MUSSE, Jorge (Jorge de Oliveira) ; OHIRA, Masanao ; CISLAGHI, Renato . Engenharia e gestão do conhecimento - projeto e construção de um programa multidisciplinar de pós-graduação. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 5, p. 146-170, 2008.

5.
FIALHO, F. A. P.2007FIALHO, F. A. P. ; CISLAGHI, Renato ; ARAUJO, I. R. ; GUEUDEVILLE, R. M. . Interações Sociais em Tempos de Internet. Psicopedagogia Online, v. 1, p. 1-5, 2007.

6.
CISLAGHI, Renato;CISLAGHI, RENATO2006 CISLAGHI, Renato; SOUZA, Gilberto Corrêa de ; SUZUKI, Érika ; RAMOS, Daniela Karine ; SCHARF, Edson Roberto ; SANTOS, Leomar dos ; BRONNEMANN, Márcia Regina ; CORECHA, Melissa da Costa ; DALFOVO, Oscar ; HEINZLE, Roberto ; PANTZIER, Rolf Dieter ; FIALHO, Francisco A. . Um checklist para avaliação de requisitos de memória de trabalho no Nível 2 do modelo P-CMM. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 08, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CISLAGHI, R.; GAUTHIER, Fernando A Ostuni (Org.) ; ANDRADE, D. F. (Org.) . Perspectivas Interdisciplinares em Avaliação Educacional. 1. ed. Florianopolis: UFSC/EGC, 2016. v. 1. 316p .

2.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. (Org.) ; CATAPAN, A. H. (Org.) ; Wilges, Beatriz (Org.) ; OHIRA, Masanao (Org.) ; PACHECO, A. S. V. (Org.) ; LONGO, D. H. (Org.) ; LEONARDI, J. (Org.) ; GONÇALVES, Wesley (Org.) . SAAS: um sistema de acompanhamento e avaliação de cursos para suporte à gestão e docência na Rede e-Tec Brasil. 1. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicação UFSC, 2015. v. 1. 124p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, R. A. ; NAKAYAMA, M. K. ; PACHECO, A. S. V. ; PALOMINO, C. E. G. ; NUNES, C. S. ; NASSAR, S. M. ; CISLAGHI, Renato . Estudo da Contribuição do Projeto Prêmio Professores do Brasil na Educação Básica. Disseminação de Tecnologias Educacionais: Prêmio Professores do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Bookess, 2013, v. , p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Wilges, Beatriz ; LONGO, D. H. ; MATEUS, GUSTAVO ; SILVA, L. P. ; CISLAGHI, R. ; NASSAR, SILVIA ; ALBUQUERQUE, A. S. . Quality evaluation processes of courses presented in a results management module. In: 11th International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI, 2018, Seville. 11th International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI, 2018.

2.
CISLAGHI, R.; NASSAR, SILVIA ; Wilges, Beatriz ; MATEUS, GUSTAVO . Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Curso (SAAS): suporte à gestão educacional. In: Jornadas de Investigación en Educación Superior: JIES, 2017, Montevidéu. Jornadas de Investigación en Educación Superior: JIES, 2017.

3.
Wilges, Beatriz ; LEONARDI, J. ; NASSAR, S. M. ; MATEUS, G. P. ; CISLAGHI, R. . Periodic evaluation of the Moodle virtual learning environment as Educational Software. In: 9th International Conference of Education, Research and Innovation, 2016, Seville, SPAIN. ICERI2016 Proceedings, 2016.

4.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; LEONARDI, J. . Sistema para avaliação e gestão de cursos EAD. In: Congresso Internacional de Métodos e Gestão em Avaliação Educacional, 2015, Florianópolis. Congresso Internacional de Métodos e Gestão em Avaliação Educacional, 2015.

5.
OHIRA, Masanao ; CISLAGHI, R. ; NASSAR, S. M. . Evasão discente dos cursos de graduação UAB/UFSC. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Bento Gonçalves: ABED, 2015.

6.
SCREMIN, S. M. B. ; NASSAR, S. M. ; CISLAGHI, R. . Avaliação institucional nos Institutos Federais: identificação de barreiras. In: 5.ª Conferência da Associação FORGES ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2015, Coimbra. 5.ª Conferência da Associação FORGES ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Coimbra: FORGES, 2015.

7.
Wilges, Beatriz ; MARIANI, A. C. ; NASSAR, S. M. ; SCREMIN, S. M. B. ; CISLAGHI, R. . Ambiente Virtual de Aprendizagem: diferentes perspectivas de estruturação do Moodle. In: 13ª Conferência Ibero Americana, 2015, Florianópolis. 13ª Conferência Ibero Americana, 2015.

8.
CISLAGHI, Renato; Wilges, Beatriz ; NASSAR, S. M. ; LONGO, D. H. ; MATEUS, G. P. . Avaliação de polos sob uma perspectiva georreferenciada. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. ESUD 2014 ? XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância., 2014.

9.
Wilges, Beatriz ; NASSAR, S. M. ; MATEUS, G. P. ; CISLAGHI, Renato . Evaluation of a VLE interface for web 2.0. In: 6th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 2014, Barcelona. EDULEARN, 2014.

10.
GOULARTE, F. B. ; Wilges, Beatriz ; NASSAR, S. M. ; CISLAGHI, Renato . Métricas de Sumarização Automática de Texto em tarefas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2014, Dourados. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2014.

11.
MATEUS, G. P. ; Wilges, Beatriz ; DINIZ, D. ; NASSAR, S. M. ; WRONSCKI, V. ; CISLAGHI, Renato . An Animated Pedagogical Agent supporting student learning using performance analysis from a Fuzzy Agent. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2014, Dourados. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2014.

12.
CISLAGHI, Renato; Wilges, Beatriz ; GONÇALVES, Wesley ; OHIRA, Masanao ; LONGO, D. H. ; RITZMANN, I. G. . Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013, Belém. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013.

13.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz . Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância. In: III Congresso Internacional de Avaliação e o VII Congresso de Educação, 2013, Gramado. III Congresso Internacional de Avaliação e o VII Congresso de Educação, 2013.

14.
CISLAGHI, Renato; Wilges, Beatriz ; NASSAR, S. M. ; GONÇALVES, Wesley ; CATAPAN, A. H. ; OHIRA, Masanao . Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos EaD: resultados avaliativos do AVEA. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012, Recife. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.

15.
CISLAGHI, Renato; BASTOS, Rogério Cid . Qualidade da informação, Gestão do conhecimento e a análise de condições para a promoção da permanência. In: III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación, 2012, Zaragoza. III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación, 2012.

16.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao ; CATAPAN, A. H. . Processo on-line de avaliação de disciplinas e cursos para apoio à gestão na UAB/UFSC. In: XV Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - XV CIAED, 2009, Fortaleza - CE. A confirmar, 2009.

17.
CISLAGHI, Renato; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da . Um Framework para a Promoção da Permanência Discente no Ensino de Graduação e um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para IES Brasileiras. In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2009, Florianópolis. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul - A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS, 2009.

18.
CISLAGHI, Renato; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da . A Gestão do Conhecimento em um Framework para a Promoção da Permanência Discente no Ensino de Graduação em IES brasileiras. In: XV Simpósio de Engenharia de Produção - XV SIMPEP, 2008, Baurú - SP. Anais do XV Simpósio de Engenharia de Produção, 2008.

19.
BRANCHER, D. L. ; COELHO, J. ; CRUZ, M. P. ; CISLAGHI, Renato ; GRAF, O.J. ; CANDEO, E. L. . Custos de interrupção de fornecimento de energia elétrica em consumidores tipo A. In: V Seminário Nacional de Controle e Automação Industrial, Elétrica e de Telecomunicações, 2007, Salvador. V Seminário Nacional de Controle e Automação Industrial, Elétrica e de Telecomunicações, 2007.

20.
CISLAGHI, Renato; OHIRA, Masanao ; SPERONI, Rafael de Moura ; GAUTHIER, Fernando A Ostuni ; BASTOS, Rogério Cid ; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da . Uma ferramenta de aquisição de conhecimento para validação e aperfeiçoamento de aplicações na mineração de uso da Web. In: KMBrasil, 2006, Curitiba. Anais do IV KM Brasil, 2006, 2006.

21.
CISLAGHI, Renato; SUZUKI, Érika ; ABREU, Aline França de ; PRADA, Charles Anderson . Planejamento, Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento alinhados estrategicamente aos negócios de pequenas empresas de software. In: III Congresso Nacional de Excelência em Gestão - III CNEG, 2006, Niteroi. Anais do III Congresso Nacional de Excelência em Gestão - CNEG, 2006.

22.
CISLAGHI, Renato; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da . Balanced Scorecard em Instituições Públicas do Ensino Superior: benefícios, limitações e desafios. In: VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau. VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul - Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária, 2006.

23.
CISLAGHI, Renato; SILVA FILHO, Vasco Pinto da ; ALBUQUERQUE, Almir dos Santos ; SARTORI, Rejane . SACAD - Construção de um Data Mart para apoio aos coordenadores e acadêmicos de cursos de graduação. In: VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2006, Blumenau. VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul - Mudanças e Perspectivas na Gestão Universitária, 2006.

24.
CISLAGHI, Renato; SUZUKI, Érika ; GAUTHIER, Fernando A Ostuni ; TODESCO, José Leomar . Estratégias para viabilizar a interoperabilidade semântica como suporte ao governo eletrônico. In: III Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico, 2006, Curitiba. III Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico. Florianópolis - SC: Editora Digital Ijuris (Biblioteca Nacional - no. 89587), 2006.

25.
COELHO, J. ; CRUZ, M. P. ; CISLAGHI, Renato ; GRAF, O.J. . Metodologia para avaliação de custos associados a problemas de qualidade de energia elétrica em consumidores de grande porte. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2006, Campina Grande. Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBETTA, P. A. ; BORGATTO, A. F. ; CISLAGHI, Renato . Regressão hierárquica e gestão hospitalar. In: 56a. Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 2011, Maringá. 56a. Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 2011.

2.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao ; CATAPAN, A. H. ; RODRIGUES, R. S. . Do modelo presencial para o modelo a distância: variáveis endógenas e os riscos de evasão nos cursos de graduação.. In: V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008, Gramado. V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008.

3.
CISLAGHI, Renato; ABREU, Aline França de ; SUZUKI, Érika ; SOUZA, Gilberto Correa de ; ALVES, João Bosco da Mota ; HONÓRIO, Roseli ; LUZ FILHO, Silvio Serafim da ; KERN, Vinícius Medina . Aplicação da metodologia CommonKADS em um problema de alocação de recursos para cursos de graduação. In: KMBrasil, 2005, São Paulo. Anais KMBrasil, São Paulo, novembro de 2003, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CISLAGHI, RENATO. Avaliação Externa: a experiência dos programas de mestrado em avaliação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CISLAGHI, R.; NASSAR, SILVIA ; Wilges, Beatriz ; MATEUS, GUSTAVO . Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cusro (SAAS): suporte à gestão educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CISLAGHI, Renato; Wilges, Beatriz ; NASSAR, S. M. ; GONÇALVES, Wesley ; CATAPAN, A. H. ; OHIRA, Masanao . Acompanhamento e avaliação de cursos EAD: resultados avaliativos do AVEA, do curso, corpo discente e polo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CISLAGHI, Renato. Gestão do Conhecimento nas IES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CISLAGHI, Renato. Framework para a promoção da permanência discente em IES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CISLAGHI, Renato; FRITISCH, R. ; PINTO, M. L. A. . Evasão e Permanência no Ensino Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao ; CATAPAN, A. H. . Processo On Line de Avaliação de Disciplinas e Cursos para Apoio à Gestão na UFSC/UAB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao ; CISLAGHI, Renato ; RODRIGUES, R. S. ; CATAPAN, A. H. . Do modelo presencial para o modelo a distância: variáveis endógenas e os riscos de evasão nos cursos de graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CISLAGHI, Renato. Um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CISLAGHI, Renato. Mapeamento e monitoramento da evasão discente no ensino de graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GAUTHIER, Fernando A Ostuni ; OHIRA, Masanao ; SPERONI, Rafael de Moura ; CISLAGHI, Renato ; BASTOS, Rogério Cid ; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da . Uma ferramenta de aquisição de conhecimento para validação e aperfeiçoamento de aplicações inspirada na mineração de uso da WEB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SUZUKI, Érika ; GAUTHIER, Fernando A Ostuni ; TODESCO, José Leomar ; CISLAGHI, Renato . Estratégias para viabilizar a interoperabilidade semântica como suporte ao governo eletrônico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SUZUKI, Érika ; ABREU, Aline França de ; PRADA, Charles Anderson ; CISLAGHI, Renato . PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO ALINHADOS ESTRATEGICAMENTE AOS NEGÓCIOS DE PEQUENAS EMPRESAS DE SOFTWARE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CISLAGHI, Renato; Musse . Pesquisa de opinião discente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CISLAGHI, Renato; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da . Um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para Reduzir a Evasão de Discentes no Processo de Ensino de Graduação em IES. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABREU, Aline França de ; SUZUKI, Érika ; SOUZA, Gilberto Corrêa de ; CISLAGHI, Renato ; ALVES, João Bosco da Mota ; HONÓRIO, Roseli ; LUZ FILHO, Sílvio Serafim da ; KERN, Vinícius Medina . Aplicação da metodologia CommonKADS em um problema de alocação de recursos para cursos de graduação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CISLAGHI, Renato; ARAUJO, I. R. ; GUEUDEVILLE, R. M. ; FIALHO, Francisco A. . INTERAÇÕES SOCIAIS EM TEMPOS DE INTERNET 2007 (Artigo em revista eletrônica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CATAPAN, A. H. ; HERMENEGILDO, J. L. S. ; CISLAGHI, Renato . Curso de Capacitação de Gestores em EaD para o Programa e-Tec Brasil. 2008.

2.
CATAPAN, A. H. ; NASSAR, S. M. ; CISLAGHI, Renato ; OHIRA, Masanao . Validação de material didático para cursos técnicos a distância do Programa e-Tec. 2008.

3.
NASSAR, S. M. ; CISLAGHI, Renato ; CATAPAN, A. H. ; OHIRA, Masanao . Atividades de avaliação de disciplinas e cursos do programa UAB/UFSC. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; LEONARDI, J. ; SCREMIN, S. M. B. . Relatório das avaliações de 2015/1 e 2015/2. 2016.

2.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; LEONARDI, J. ; GONÇALVES, Wesley . Relatório das avaliações de 2014/1 e 2014/2. 2015.

3.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao ; CATAPAN, A. H. ; PACHECO, A. S. V. ; Wilges, Beatriz ; GONÇALVES, Wesley ; LONGO, D. H. . SAAS: um sistema de acompanhamento e avaliação de cursos para suporte à gestão e docência. 2014.

4.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; OHIRA, Masanao ; CATAPAN, A. H. ; GONÇALVES, Wesley ; LONGO, D. H. . SAAS e-Tec: Sistema de acompanhamento e avaliação dos cursos do e-tec Brasil: relatório das avaliações em 2011.2 - 2012.1 - 2012.2. 2013.

5.
CISLAGHI, R.; Wilges, Beatriz ; OHIRA, Masanao ; NASSAR, S. M. ; CATAPAN, A. H. ; GONÇALVES, Wesley . Relatório avaliativo de cursos e polos: Sistema de acompanhamento e avaliação dos cursos e-Tec Brasil em 2012. 2013.

6.
CISLAGHI, R.; Wilges, Beatriz ; OHIRA, Masanao ; NASSAR, S. M. ; GONÇALVES, Wesley ; CATAPAN, A. H. . SAAS e-TEC: Relatório das avaliações em 2010, 2011. 2012.

7.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao . Aspectos relativos à Avaliação discente dos cursos de graduação UAB/UFSC e Evasão discente (2010.1-2010.2). 2011.

8.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao . Aspectos relativos à Avaliação discente dos cursos de graduação UAB/UFSC e Evasão discente (2009.1-2009.2). 2010.

9.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao . Aspectos relativos à Avaliação discente dos cursos de graduação UAB/UFSC e Evasão discente (2009.2-2010.1). 2010.

10.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao . Aspectos relativos à Avaliação discente dos cursos de graduação UAB/UFSC 2009 e Evasão discente (2008.2-2009.1). 2009.

11.
CISLAGHI, Renato; NASSAR, S. M. ; OHIRA, Masanao . Aspectos relativos à Avaliação discente dos cursos de graduação UAB/UFSC 2008 e Evasão discente (2008.1-2008.2). 2008.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; OHIRA, Masanao . Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos da Rede e-Tec Brasil - SAAS versão 1. 2014, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: BR5120140013243, título: "Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos da Rede e-Tec Brasil - SAAS versão 1" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 06/11/2014



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TEZZA, R.; CISLAGHI, R.; RAMOS, A. M.; TRIERWEILLER, A. C.. Participação em banca de Maria Trindade Ferreira dos Santos. Uma Análise Sobre a Utilização dos Resultados da Prova Brasil na Tomada de Decisão na Escola Pública de Ensino Fundamental do Estado do Piauí. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MELLO, R. S.; CISLAGHI, R.; GAUTHIER, F. A. O.; EYNG, J.. Participação em banca de Paulo Madson Vieira da Silva. Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): uma análise das tecnologias educacionais utilizadas nas escolas públicas de educação básica do CEFAPRO de Diamantino/MT. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BASTOS, R. C.; CISLAGHI, R.; GAUTHIER, F. A. O.; MACEDO, M.. Participação em banca de Antonio Sérgio Baquer de Barros. Análise do Nível Socioeconômico sobre a Gestão dos Recursos de Desenvolvimento da Leitura nas Escolas Municipais. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
TEZZA, R.; CISLAGHI, R.; BORGATTO, A. F.; Fulgraff, J. B. G.. Participação em banca de Lidiane da Silva Cesar Gonçalves. Itinerário Pedagógico ? estudo do impacto sobre as proficiências dos alunos nas avaliações da Provinha Brasil.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
TEZZA, R.; CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M.; FULLGRAF, J. B. G.. Participação em banca de Angela Maria Klemann. Educação Infantil Pública em Santa Catarina: avaliação da qualidade da gestão. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
BASTOS, Rogério Cid; CISLAGHI, R.; CUNHA, C. E. F.; TEZZA, R.. Participação em banca de Rosilene Cerri. Estudo para análise do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia utilizando valor agregado - ENADE 2012. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
CISLAGHI, R.; BASTOS, R. C.; MACEDO, M.. Participação em banca de Dulce Cristina Arcoverde de Souza Santana. Relação entre o Perfil do Diretor Escolar e os Resultados Educacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
BARBETTA, P. A.; SOUSA, E. C.; CISLAGHI, Renato; BORGATTO, A. F.. Participação em banca de Denys Cristiano de Oliveira Machado. Análise de Fatores Associados ao Desempenho Escolar de Alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental com Base na Construção de Indicadores. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
LUZ FILHO, Sílvio Serafim da; CISLAGHI, Renato; CORDEIRO, A. F. M.. Participação em banca de Júlio Schruber Júnior. Competências do docente de curso de graduação a distância no nordeste de Santa Catarina. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimen) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
RODRIGUES, R. S.; NASSAR, S. M.; CISLAGHI, Renato; CATAPAN, A. H.; HERMENEGILDO, J. L. S.. Participação em banca de Rafaela Lunardi Comarella. Educação superior a distância: a evasão discente. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
COELHO, J.; CISLAGHI, Renato. Participação em banca de Matheus Palma Cruz. Metodologia para avaliação dos impactos econômicos associados a problemas de qualidade de energia. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
AGUIAR, A. B.; CISLAGHI, R.. Participação em banca de Simone Luiza Fiório. Evasão no ensino superior: um estudo aplicado aos alunos do curso de Ciências Contábeis. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CISLAGHI, Renato; SILVA, R. P.. Participação em banca de João Gabriel Ferrazza Dias.Proposta de uma Ferramenta de Administração de Jogos Educacionais em um Ambiente de Educação a Distancia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CISLAGHI, Renato; SIQUEIRA, Frank Augusto; WESTPHALL, Carlos Becker. Participação em banca de Omar Abdel Muhdi Said Omar.PIM - Planejamento e Inteligência de Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CISLAGHI, Renato; NARCISO FILHO, Paulo; GAUTHIER, Fernando Ostuni. Participação em banca de Gustavo Lückman Fabro.Desenvolvimento de um sistema industrial de coleta de dados em ambiente WEB com integração a ERP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
CISLAGHI, Renato; LUCCA, José Eduardo de; FALQUETO, Jovelino. Participação em banca de Diego Duarte de Aragão.O sistema UNL nos processos de internacionalização e localização de software. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CISLAGHI, R.. Participação em banca de Jean Holetz e Carlos Schwochow.ALIEN - Network Enhanced Interface for Local Automation. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15o. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Processo on Line de Avaliação de Disciplinas e Cursos para Apoio à Gestão na UFSC/UAB. 2009. (Congresso).

2.
6o. Workshop EGC. 2009. (Outra).

3.
IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.Um Framework para a Promoção da Permanência Discente no Ensino de Graduação e um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para IES Brasileiras. 2009. (Outra).

4.
Seminário em Gestão e Docência em EaD - UFSC. 2009. (Seminário).

5.
5o. Workshop EGC. 2008. (Outra).

6.
Seminário em Pesquisa em EaD.Coordenador da mesa "A função da pesquisa na avaliação institucional da EaD". 2008. (Seminário).

7.
Seminário sobre Evasão e Retenção Discente nas IFES - ANDIFES.Sistema de Identificação e Mapeamento da Evasão. 2008. (Seminário).

8.
V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. Do modelo presencial para o modelo a distância: variáveis endógenas e os riscos de evasão nos cursos de graduação. 2008. (Congresso).

9.
XV Simpósio de Engenharia de Produção - XV SIMPEP.A Gestão do Conhecimento em um Framework para a Promoção da Permanência Discente no Ensino de Graduação em IES brasileiras. 2008. (Simpósio).

10.
XXI Encontro Nacional de Pró-Feitores de Graduação - ForGRAD. 2008. (Encontro).

11.
3o. Workshop do EGC.Pesquisa de opinião discente. 2006. (Outra).

12.
5o. Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KM Brasil. Uma ferramenta de aquisição de conhecimento para validação e aperfeiçoamento de aplicações inspirada na mineração de uso da WEB. 2006. (Congresso).

13.
I Congresso Ibero-americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Uma ferramenta de aquisição de conhecimento para avaliação e aperfeiçoamento de aplicações inspirada na mineração de uso da WEB. 2006. (Congresso).

14.
III Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico.Estratégias para viabilizar a interoperabilidade semântica como suporte ao governo eletrônico. 2006. (Outra).

15.
III Congresso Nacional de Excelência em Gestão - CNEG. PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO ALINHADOS ESTRATEGICAMENTE AOS NEGÓCIOS DE PEQUENAS EMPRESAS DE SOFTWARE. 2006. (Congresso).

16.
VI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul.Balanced Scorecard em Instituições Públicas do Ensino Superior: benefícios, limitações e desafios. 2006. (Outra).

17.
2o. Workshop dp EGC. 2005. (Outra).

18.
4o. Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KM Brasil. Aplicação da metodologia CommonKADS em um problema de alocação de recursos para cursos de graduação. 2005. (Congresso).

19.
1o. Workshop do EGC. 2004. (Outra).

20.
Congresso Nacional de Administração e Desenvolvimento Municipal - Governar 2000. 2000. (Congresso).

21.
III Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e marketing Político. 1996. (Congresso).

22.
I Seminário Panamericano sobre Campanhas Eleitorais. 1996. (Seminário).

23.
9o. Simpósio Brasileiro de Redes de }Computadores. 1991. (Simpósio).

24.
I Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1981. (Congresso).

25.
9o. Congresso Nacional de Processamento de Dados. 1976. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAUTHIER, Fernando A Ostuni ; CISLAGHI, R. ; BASTOS, Rogério Cid ; CORNELIO, N. A. G. . Congresso Internacional de Métodos e Gestão em Avaliação Educacional. 2015. (Congresso).

2.
CISLAGHI, Renato; ANTUNES, P. E. ; FERENHOF, H. ; FREIRE, P. S. ; MACHADO, E. ; MAGNANI, M. ; OLSEN, C. ; SEWALD JR., E. . VII Workshop do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento. 2010. (Outro).

3.
CISLAGHI, Renato; CATAPAN, A. H. ; MORAES, M. ; CRUZ, D. C. ; SILVEIRA, R. A. ; MARIANI, A. C. ; RODRIGUES, R. S. . II Seminário de Pesquisa em EaD. 2010. (Outro).

4.
NOTARE, M. S. M. A. ; SOBRAL, J. B. M. ; CISLAGHI, Renato . 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium - I2TS. 2009. (Outro).

5.
CRUZ, D. C. ; CISLAGHI, Renato . Seminário de Pesquisa em EaD. 2008. (Outro).

6.
CISLAGHI, Renato; ORLANDO, Ana Maria ; SÁ, Mohana Faria de ; SARTORI, Rejane ; SILVA FILHO, Vasco Pinto da ; SANTOS, Geralda da Piedade Paulista dos ; WERUTSKY, Viviane D. Barsoles G. . 2a Edição do Workshop do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelle Miranda Fortuci Lopes. A Evasão Discente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Renato Cislaghi.

2.
Rafael dos Santos Pereira. A avaliação institucional e a definição de políticas institucionais na UFSC. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Renato Cislaghi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Gonçalves Botelho e Pedro Henrique Rocha Ugioni. Nova aplicação WEB para suporte à Coordenação de Projetos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

2.
Abner Luis Santos Rolim e Pedro Ernesto Ferronato Lima. Sistema de Gestão dos Pkeys indicativos de evasão escolar nas Universidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

3.
Fernanda Cadori Maffioletti. COLLECTA: SISTEMA COMPUTACIONAL PARA APOIO ÀS PESQUISAS DE OPINIÃO INSTITUCIONAIS FEITAS NA UFSC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

4.
Roque Oliveira Bezerra. Sistema de lista de discussão (fórum) para os cursos de graduação da universidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

5.
Diego Raul Martinez D´Avilla. Aplicação WEB para suporte à Coordenação de Projetos II. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

6.
Geraldo Volpato Calegari Jr. Uma aplicação WEB para controle de documentos atendendo à norma NBR ISO9000:2000. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

7.
Fábio Lanzarin. Aplicação via WEB para suporte à Coordenação de Projetos. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

8.
Frederico José de Souza Filho. SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE APOIO À ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ATIVIDADES. 2004. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

9.
Fábio Luis Stange. Aliando performance e produtividade no desenvolvimento de jogos. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

10.
Victor Simon Lee e Rafael Silva e Souza. Projeto e implementação de um jogo estilo Adventure. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

11.
Marcelo de Souza Torres e Evandro Bassanesi. Especificação e implementação de um sistema de telemarketing. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

12.
Luciana A. M. Coelho e Cristina Wofgram. Sistema de gerência hoteleira. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

13.
Eduardo Silvia Mendes. Sistema de informações para empresas de confecção.. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

14.
Paulo Cesar Rodrigues Medeiros. Pacote para medição de padrões geométricos. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

15.
Luiz Carlos Leal de Meireles. Sistema de controle de bancas de revistas. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

16.
Cláudia Menezes Moure. Sistema de gerência de motéis. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

17.
Angelita Bortoli. Sistema de gerência de sindicatos. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.

18.
Jerri E. Grando e Vadecir O. Campos. Sistema gerenciador de pesquisa de opinião em microcomputadores. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Cislaghi.



Inovação



Patente
1.
 NASSAR, S. M. ; Wilges, Beatriz ; OHIRA, Masanao . Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos da Rede e-Tec Brasil - SAAS versão 1. 2014, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: BR5120140013243, título: "Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos da Rede e-Tec Brasil - SAAS versão 1" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 06/11/2014


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CISLAGHI, R.; NASSAR, S. M. (Org.) ; CATAPAN, A. H. (Org.) ; Wilges, Beatriz (Org.) ; OHIRA, Masanao (Org.) ; PACHECO, A. S. V. (Org.) ; LONGO, D. H. (Org.) ; LEONARDI, J. (Org.) ; GONÇALVES, Wesley (Org.) . SAAS: um sistema de acompanhamento e avaliação de cursos para suporte à gestão e docência na Rede e-Tec Brasil. 1. ed. Florianópolis: Núcleo de Publicação UFSC, 2015. v. 1. 124p .

2.
CISLAGHI, R.; GAUTHIER, Fernando A Ostuni (Org.) ; ANDRADE, D. F. (Org.) . Perspectivas Interdisciplinares em Avaliação Educacional. 1. ed. Florianopolis: UFSC/EGC, 2016. v. 1. 316p .


Apresentações de Trabalho
1.
CISLAGHI, RENATO. Avaliação Externa: a experiência dos programas de mestrado em avaliação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:38:41