Márcio Kassouf Crocomo

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  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Possui graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2008), e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Evolutiva, Algoritmos de Estimação de Distribuição, Jogos e Inteligência Artificial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcio Kassouf Crocomo
Nome em citações bibliográficas
CROCOMO, M. K.;CROCOMO, MARCIO K.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Otimização bayesiana com detecção de comunidades, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Alexandre Cláudio Botazzo Delbem.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Algoritmo Genético; Problemas de Projeto de Redes; Algoritmos de Estimação de Distribuição.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2008
Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Um Algoritmo Evolutivo para Aprendizado Online em Jogos Eletrônicos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Eduardo do Valle Simões.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Artificial Inteligence; Computação Evolutiva; Algoritmo Genético; Jogos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial / Especialidade: Computação Evolutiva.
2014 - 2014
Graduação em Prg. Especial de Formação Pedagógica em Computação.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Ciências de Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Jogo Adaptativo Utilizando Algoritmos Evolutivos.
Orientador: Eduardo do Valle Simões.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 12


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Engenharia de Piracicaba, EEP-FUMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 2
Outras informações
Aulas ministradas no primeiro semestre de 2009 e no primeiro semestre de 2013.


Embarcadero, EMBARCADERO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Engenheiro de qualidade de software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalho no desenvolvimento de IDEs contratado pela Borland/Embarcadero Technologies.



Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, KLEBER O.2018ANDRADE, KLEBER O. ; JOAQUIM, RICARDO C. ; CAURIN, GLAUCO A. P. ; CROCOMO, MARCIO K. . Evolutionary Algorithms for a Better Gaming Experience in Rehabilitation Robotics. COMPUTERS IN ENTERTAINMENT, v. 16, p. 1-15, 2018.

2.
CROCOMO, MARCIO K.2012CROCOMO, MARCIO K.; MARTINS, JEAN P. ; DELBEM, ALEXANDRE C. B. . Decomposition of Black-Box Optimization Problems by Community Detection in Bayesian Networks. International Journal of Natural Computing Research, v. 3, p. 1-19, 2012.

3.
MELO, V. V.2011 MELO, V. V. ; VARGAS, D. V. ; CROCOMO, M. K. ; DELBEM, A. C. B. . Phylogenetic Differential Evolution. International Journal of Natural Computing Research, v. 2, p. 21-38, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Andrade, K. O. ; PASQUAL, T. B. ; CAURIN, G. A. P. ; CROCOMO, M. K. . Dynamic Difficulty Adjustment with Evolutionary Algorithm in Games for Rehabilitation Robotics. In: IEEE 4th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2016, Orlando, FL - USA.. IEEE 4th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2016. p. 1-8.

2.
MARTINS, J. P. ; Bringel Neto, C. ; CROCOMO, M. K. ; Vittori, K. ; DELBEM, A. C. B. . A Comparison of Linkage-learning-based Genetic Algorithms in Multidimensional knapsack Problems. In: IEEE Conference on Evolutionary Computation, 2013, Cancun. 2013 IEEE Conference on Evolutionary Computation, 2013. v. 1. p. 502-509.

3.
PEREIRA , R. F. ; TOLEDO, C. F. M. ; CROCOMO, M. K. ; SIMOES, E. V. . An Evolutionary Algorithm Approach for a Real Time Strategy Game. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Brasília. SBGames 2012, 2012.

4.
Andrade, K. O. ; CROCOMO, M. K. ; SILVA, A. E. A. . Um Algoritmo Evolutivo para a adaptação de NPCs em um jogo de ação. In: Simpósio SCGames, 2009, Florianópolis. Simpósio SCGames, 2009.

5.
CROCOMO, M. K.; SIMOES, E. V. . Um Algoritmo Evolutivo para Aprendizado On-line em Jogos Eletrônicos. In: SBGames 2008, 2008, Belo Horizonte. VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2008. p. 159-168.

6.
CROCOMO, M. K.; MIAZAKI, M. ; SIMOES, E. V. . Algoritmos Evolutivos para a produção de NPCs com Comportamentos Adaptativos. In: VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2007, São Leopoldo. VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2007. p. 44-53.

7.
CROCOMO, M. K.; DELBEM, Alexandre Cláudio Botazzo. ; SIMOES, E. V. . Otimização Automática de Parâmetros de Sistemas Evolutivos de Acordo com a Aplicação In. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - I Encontro de Robótica Inteligente, 2004, Salvador - Bahia. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - I Encontro de Robótica Inteligente, 2004. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALBRECHT, L. L. ; FREIRE, A. P. ; CROCOMO, MARCIO K. . Estudo e Preparação de Material Sobre Recursos de Tecnologia Assistiva Para Uso de Computador. In: 8º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP, 2017, Cubatão. ANAIS do 8º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP, 2017.

2.
SILVA, M. B. ; SALVATO, H. C. ; CROCOMO, M. K. . Uso de um Algoritmo Evolutivo na criação de formas de vida artificiais como agentes autônomos em jogos de computador. In: Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2016, Matão. Anais do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2016.

3.
SALVATO, H. C. ; CROCOMO, M. K. . Criação de um Ambiente Virtual para Simulação de Aplicações de Vida Artificial. In: VI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (CINTEC), 2015, Itapetininga. Anais do 6o CINTEC, 2015.

4.
Correa, K. T. ; CALABRESI, L. H. ; CROCOMO, M. K. . Programação de um protótipo de jogo para auxiliar no ensino e aprendizado de conceitos básicos de algoritmos utilizados em programação estruturada. In: VI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP - CINTEC, 2015, Itapetininga. anais do 6o CINTEC, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUCCHESE, G. G. ; CROCOMO, M. K. . Desenvolvimento de um protótipo de um jogo educativo para o ensino de programação. In: 5° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2014, São João da Boa Vista. anais do 5o CINTEC, 2014.

2.
SALVATO, H. C. ; CALABRESI, L. H. ; CROCOMO, M. K. . Criação de um protótipo de jogo para auxiliar no ensino/aprendizado de álgebra booleana e de fundamentos matemáticos utilizados na computação. In: 5° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2014, São João da Boa Vista. anais do 5o CINTEC, 2014.

3.
Andrade, K. O. ; SILVA, A. E. A. ; CROCOMO, M. K. . Desenvolvimento De Um Algoritmo Evolutivo Responsável Pelo Controle Dos NPC`S em um Jogo De Ação. In: Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 58-58.

4.
CROCOMO, M. K.; MIAZAKI, M. ; SIMOES, E. V. . Algoritmos Evolucionários no desenvolvimento de jogos adaptativos. In: Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2005, São Paulo. Anais do WJOGOS 2005, 2005. p. 342-347.

5.
CROCOMO, M. K.; SIMOES, E. V. . Algoritmos Genéticos aplicados a Futebol de Robôs. In: SIICUSP 2003 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Carlos - SP. Livro de Resumos., 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
SALVATO, H. C. ; CROCOMO, M. K. . UM METODO AUTOMATICO PARA A GERAÇÃO DE AMBIENTES DIVERSIFICADOS EM JOGOS. Sinergia (IFSP. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
CROCOMO, M. K.. Palestra - Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CROCOMO, M. K.. Palestra - Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CROCOMO, M. K.; SIMOES, E. V. ; DELBEM, Alexandre Cláudio Botazzo. . Predação Artificial Na Otimização De Algoritmos Evolutivos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CROCOMO, M. K.. Participação em banca de Felipe Brunelli de Andrade.Desenvolvimento e Suporte de Ferramentas Web. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de São Paulo.

2.
CROCOMO, M. K.; RITCHER, T.; CAMOLESI JUNIOR, L.. Participação em banca de Gustavo Pegoraro Tetzner.Sistema Especialista para o processo Problem Management do modelo de gerenciamento ITIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

3.
CROCOMO, M. K.; MARTINS JUNIOR, J.; SACCHI, L. H.. Participação em banca de Andre Ricardo Sanson De Araujo e Diogo Galvao Leal.Sistema Informatizado de M.R.P. (Material Requirements Planning) na Gestão da Produção em Fundições. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

4.
CROCOMO, M. K.; MARTINS JUNIOR, J.; SACCHI, L. H.. Participação em banca de Kaio Roberto De Azevedo.Sistema de Gerenciamento Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

5.
CROCOMO, M. K.; MARTINS JUNIOR, J.; SACCHI, L. H.. Participação em banca de Kleber De Oliveira Andrade.Um Algoritmo Evolutivo para Adaptação de Estratégias dos NPCs em um Jogo de Ação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

6.
CROCOMO, M. K.; MARTINS JUNIOR, J.; SACCHI, L. H.. Participação em banca de Giovane Azzine.Sistema de Controle Automotivo voltado para uma empresa de porte médio - Extração e Comércio de Areia São Pedro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

7.
CROCOMO, M. K.; MARTINS JUNIOR, J.; SACCHI, L. H.. Participação em banca de Gilson Aparecido Schiavolin.Desenvolvimento de um Sistema de Informação para uma Empresa de Informática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBGames 2007. Algoritmos Evolutivos para a produção de NPCs com Comportamentos Adaptativos. 2007. (Congresso).

2.
X Simpósio de Teses e Dissertações. 2006. (Simpósio).

3.
SBGames 2005. Algoritmos Evolutivos no Desenvolvimento de Jogos Adaptativos. 2005. (Congresso).

4.
VIII Semana da Computação. 2005. (Outra).

5.
Workshop de Computação Bioinspirada.Predação artificial na otimização de Algoritmos Evolutivos. 2004. (Oficina).

6.
11o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Algoritmos Genéticos aplicados à Futebol de Robôs. 2003. (Simpósio).

7.
III Feira de Profissões da USP. 2003. (Outra).

8.
VI Semanda da Computação. 2003. (Outra).

9.
Workshop de Sistemas Robóticos Inteligentes - WSRI. 2003. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Modolo Sega. Aplicação de um Algoritmo Evolutivo na busca de possíveis soluções para um jogo de Caça à Bandeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

2.
Kleber De Oliveira Andrade. Um Algoritmo Evolutivo para Adaptação de Estratégias dos NPCs em um Jogo de Ação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Escola de Engenharia de Piracicaba. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

Iniciação científica
1.
Lidiane Laila Albrecht. Estudo e preparação de material sobre Tecnologias Assistivas para uso de computador.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento deSistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

2.
Mateus Bizzo. Uso de Algoritmos Evolutivos na criação de formas de vida artificiais como agentes autônomos em jogos de computador. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento deSistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

3.
Héllen Caroline Salvato. Construção de um ambiente virtual para simulação de aplicações de Vida Artificial. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento deSistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

4.
Gabriel Gouvea Lucchese. Desenvolvimento de um protótipo de um jogo educativo para o ensino de programação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento deSistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

5.
Kauê Trevisan Corrêa. Programação de um protótipo de jogo para auxiliar no ensino/aprendizado de conceitos básicos de algoritmos utilizados em programação estruturada.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento deSistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.

6.
Héllen Caroline Salvato. Criação de um protótipo de jogo para auxiliar no ensino/aprendizado de álgebra booleana e de fundamentos matemáticos utilizados na computação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento deSistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Márcio Kassouf Crocomo.



Outras informações relevantes


Colaborou no desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad da empresa Crocodella Software no período de 02/10/2012 até 01/07/2013.



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