Carla Lopes Rodriguez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6993919715946523
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Atualmente é Professora (Adjunto A) na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde também atua como coordenadora da Divisão de Design e Inovação Educacional, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). Foi bolsista Atração de Jovens Talentos do CNPq - Nível B (2014-2016) no projeto «Uso da Afetividade para Apoiar a Formação de Grupos de Aprendizagem em Ambientes Colaborativos Inteligentes», do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), onde cursou o pós-doutorado em Ciências da Computação (Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd). Investigadora convidada nos Projetos: LIDIA - Literacia Digital de Adultos (2015 - 2016) e Escol@ Digit@l (2013-2015), ambos desenvolvidos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde cursou o pós-doutorado em "Desenvolvimento profissional e competência dos professores em TIC" (2013). Possui Doutorado em Artes Visuais, linha de pesquisa: "Cultura audiovisual e mídias" (IA-Unicamp, 2011); Mestrado em Multimeios (IA-Unicamp, 2006) e Graduação em Análise de Sistemas (Unimep,1991). Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos de aprendizagem. Em sua trajetória profissional e acadêmica vem estudando o potencial de recursos, estratégias metodológicas e ferramentas digitais que possam dar suporte à construção colaborativa de conhecimentos em rede. Investiga, principalmente, os seguintes temas: CSCL, computação afetiva, apropriação das TIC, cultura digital na escola, formação de professores para o uso das tecnologias digitais, e-learning, jogos sérios e aspectos sócio-culturais relacionados a gênero, ciências e tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Lopes Rodriguez
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUEZ, C. L.;RODRIGUEZ, CARLA;RODRIGUEZ, CARLA LOPES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição.
Rua Santa Adélia, 166
Bangu
13566590 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (19) 995042735
URL da Homepage: www.ufabc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para a comunicação e a construção de conhecimentos em rede., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: José Armando Valente.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunidades virtuais; Multimeios e educação; Apropriação tecnológica; Formação continuada e contextualizada; EAD; Redes sociais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Mestrado em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O movimento de apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por adultos escolarizados em exercício de sua profissão: um estudo com agentes comunitários de saúde,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: José Armando Valente.
Palavras-chave: EAD; Apropriação tecnológica; Formação continuada e contextualizada; Multimeios e educação; Educação Informal; Teleduc.
Grande área: Outros
Grande Área: Outros / Área: Ciências / Subárea: Multimeios e Educação / Especialidade: Educação.
Grande Área: Outros / Área: Ciências / Subárea: Multimeios e Educação / Especialidade: Ead.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1996
Especialização em Especialização Em Análise de Sistemas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Análise de Sistemas.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, ICMC/USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, IEUL, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Novas Tecnologias e Metodologias para Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2011 - 2011
Formação pedagógica inicial de formadores. (Carga horária: 100h).
Instituto de Formação Profssional, IPROF, Portugal.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora da divisão de Design e Inovação Educacional, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE/UFABC)

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Linhas de pesquisa
Informática na Educação
02/2018 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano Computador
02/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Matemática, Computação e Cognição, Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Atividade realizada
Coordenadora do projeto Met@ Aprendiz@gem (Edital de melhoria do Ensino).
02/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
Neurocast: o podcast sobre Neurociências da UFABC.
09/2016 - Atual
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento da Informação
09/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
Docente no curso de extensão Novas Tecnologias e Metodologias para Educação (NTME).
07/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Matemática, Computação e Cognição, Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE/UFABC).

Cargo ou função
Coordenadora da Divisão de Design e Inovação Educacional.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BJT/CNPq
Outras informações
Bolsa atração de Jovens Talentos no âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras, CNPq Processo n. Projeto «Uso da Afetividade para Apoiar a Formação de Grupos de Aprendizagem em Ambientes Colaborativos Inteligentes»

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Investigadora, Enquadramento Funcional: Investigadora convidada (UIDEF), Carga horária: 8
Outras informações
Membro do Grupo de Investigação Educação Tecnologia e Sociedade (ETS) Participação nos projetos: 1. LIDIA - Literacia Digital de Adultos (2015 - 2016) 2. Projeto escol@ digit@l (2013-2015) 3. TACCLE 2 - Teachers? Aids on Creating Content for Learning Environments (2011-2014)

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora no curso de Mestrado em Tic e Educação, Carga horária: 8
Outras informações
Docente convidada no curso Mestrado em Tic e Educação ? tema e-learning (Regime a distância) Anos 2012 e 2013 Tutora na disciplina Integração Curricular das TIC

Atividades

10/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

11/2012 - 01/2014
Ensino, Mestrado em TIC e Educação (tema e-Learning), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Integração Curricular das TIC (modalidade e-learning)
02/2012 - 06/2012
Ensino, Ciências da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias educativas I - TEI

Instituto de Formação Profssional, IPROF, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: MBA em gestão de recursos humanos Módulo ministrado: Tecnologias de apoio à aprendizagem online Abr a Jun/2013 Curso: Formação pedagógica inicial de formadores (FPIF) Módulo ministrado: Tecnologias na formação profissional Fev e Mar/2013 Curso: Formação pedagógica inicial de formadores (FPIF) Módulo ministrado: Tecnologias na formação profissional Nov e Dez/2011

Atividades

04/2013 - 06/2013
Ensino, MBA em gestão de recursos humanos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tecnologias de apoio à aprendizagem online
02/2013 - 03/2013
Ensino, Formação pedagógica inicial de formadores (FPIF), Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tecnologias na formação profissional
11/2011 - 12/2011
Ensino, Formação pedagógica inicial de formadores (FPIF), Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tecnologias na formação profissional

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Fapesp - DR II

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista Fapesp DRII, Enquadramento Funcional: Bolsista DRII, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de doutorado - título da tese: "A utilização de recursos hipermidiáticos em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede"

Atividades

02/2007 - 03/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Unicamp, .


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista TT IV, Enquadramento Funcional: Bolsista de treinamento técnico IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto Tidia-Ae, laboratório associado LIPACS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Ação para Comunidades Saudáveis.

Atividades

11/2004 - 10/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Tidia-Ae, .

11/2004 - 10/2006
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Tidia-Ae, Projeto Tidia-Ae.

Atividade realizada
Elaboração de protótipos de ferramentas de comunicação (Ambiente de EAD).

CLCTEC - Consultoria, CLCTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 8

Atividades

11/2006 - 04/2007
Ensino, Tecnologias e Educação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação de professores para uso das TIC

Escola Técnica Deputado Salim Sedeh, ETE DEP. SALIM S, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36
Outras informações
Professor temporário III, de 15/4/1998 à 14/4/2000 Professor temporário IV, de 20/2/2001 à 31/1/2002 Professor efetivo D, de 1/2/2002 à 31/1/2004 Em licença sem remuneração, de 1/2/2004 à 1/2/2005. Total de horas/aula ministradas: 3.406 horas

Atividades

4/1998 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Banco de Dados
Técnicas de Operação
Técnicas de Sistemas de Processamento de Dados

Cooperativa Educacional de Leme, COOPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 7

Atividades

2/2000 - 10/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Elementos de Informática
2/2000 - 10/2004
Serviços técnicos especializados , Coordenadoria, Informática.

Serviço realizado
Coordenação da área de Informática.

Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor nível 1, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da disciplina Informática Aplicada para a turma de Biomedicina

Atividades

09/2002 - 12/2002
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada

Syslook Informática Com e Serv Ltda, SYSLOOK, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 48

Atividades

2/1992 - 9/1997
Direção e administração, Administrativo, Adm.

Cargo ou função
Sócio/Gerente.
2/1992 - 9/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cursos diversos na área de Informática
2/1992 - 9/1997
Serviços técnicos especializados , Syslook Informática Com e Serv Ltda, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de software.

Degussa S A, DEGUSSA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Júnior, Carga horária: 48
Outras informações
Apoio ao desenvolvimento do Controle de Estoque do Almoxarifado Geral.

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária em Análise de Sistemas, Carga horária: 48

Atividades

9/1989 - 3/1991
Serviços técnicos especializados , Almoxarifado Geral, Americana.

Serviço realizado
Desenvolvimento do Controle de Estoque.


Linhas de pesquisa


1.
Inclusão digital
2.
Aprendizado eletrônico
3.
Multimeios

Objetivo: O uso das tecnologias na educação..
4.
Cultura audiovisual e midias
5.
Desenvolvimento profissional e competência dos professores em TIC
6.
Cultlura digital na escola
7.
Integração curricular das TIC
8.
Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional
9.
Computação Afetiva
10.
Tecnologias e Educação
11.
Informática na Educação


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
LIDIA (Literacia Digital de Adultos)
Descrição: O projeto LIDIA pretende promover a integração digital de adultos, através de um conjunto de propostas de atividades com tecnologias digitais (TD) destinadas aos formadores e outros técnicos de intervenção social que trabalham precisamente com adultos. http://lidia.ie.ulisboa.pt.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Uso da Afetividade para Apoiar a Formação de Grupos de Aprendizagem em Ambientes Colaborativos Inteligentes
Descrição: «Processo 407085/2013-0» Este projeto tem como objetivo discutir e aprofundar o conhecimento com relação ao uso dos elementos de gamificação e da afetividade em situações de aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Processo: 300120/2014-1 «Modalidade - Bolsa de Atração de Jovens Talentos - BJT - nível B».
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
escol@digit@l
Descrição: O projeto escol@digit@l tem como propósito central o de promover a utilização das tecnologias digitais na vida das escolas. Parte da ideia nuclear de que as tecnologias digitais incorporam um elevado potencial transformador das práticas atuais, desde que estejam reunidas determinadas condições, nomeadamente a vontade de experimentar, de descobrir e, com base nisso, decidir fazer a mudança, as mudanças. O passo seguinte será o de determinar a direção dessa mudança....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Fernando Albuquerque Costa - Coordenador / Elisabete Cruz - Integrante / Sandra Fradão - Integrante / Joana Viana - Integrante / Helena Peralta - Integrante.
2011 - 2014
TACCLE 2 - Teachers? Aids on Creating Content for Learning Environments
Descrição: Projecto europeu envolvendo universidades e outras instituições de diferentes países europeus (Espanha, Bélgica, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Roménia) na área da criação de materiais para a formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (Acção multilateral COMENIUS). 517726-LLP-1-2011-1-BE-COMENIUS-CMP - See more at: http://aprendercom.org/miragens/?page_id=73#sthash.0W5PxHDo.dpuf.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Fernando Albuquerque Costa - Coordenador / Elisabete Cruz - Integrante / Sandra Fradão - Integrante.
2009 - 2011
Re@ge - Rede Virtual de Agentes
Descrição: Vencedor do Prêmio Instituto Claro: novas forma de aprender, categoria pesquisa de pós-graduação, o projeto Re@ge teve como principal objetivo criar e manter um espaço colaborativo, nos moldes de uma comunidade virtual,com recursos multimídia, voltada para a informação e formação continuada a distância de agentes comunitários de saúde, médicos, líderes comunitários, jovens e professores vinculados aos projetos de Inclusão Digital em desenvolvimento no município de Pedreira-SP. Como parte do projeto de doutorado, o objetivo era investigar as potencialidades e limites dos recursos audiovisuais para o processo de comunicação, construção e produção de conhecimento em rede..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
e-Cidadania: Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: Estudar e propor soluções aos desafios do design da interação e interface de usuário em sistemas relacionados ao contexto do exercício de cidadania, a partir do desenvolvimento de ações conjuntas do grupo de pesquisa com a Instituição Parceira (rede Jovem.com e comunidades de seu entorno) para o design da interação e das interfaces a serem implementadas em um sistema piloto na comunidade alvo. Disponibilizar sistemas que façam sentido e sejam acessíveis ao cidadão, trazendo assim benefícios à sociedade como um todo requer uma visão sócio-técnica para o problema. Para tanto propomos nesta pesquisa o uso do referencial da Semiótica Organizacional de forma articulada aos princípios do Design Universal ou Design para Todos. Os resultados esperados do Projeto poderão contribuir tanto em nível do avanço na pesquisa em interfaces ajustáveis à diversidade de competências de seus usuários (inclusivas e universais) quanto do ponto de vista da criação de aplicações que façam sentido à comunidade alvo (constituição de redes sociais de e-cidadania). Mais Informação e detalhes em http://styx.nied.unicamp.br:8080/ecidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Neurocast: Podcast sobre Neurociência da Universidade Federal do ABC
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Coordenador / Attalya K.S. Felix - Integrante / José Guilherme de Oliveria Brockington - Integrante / Gloria Elena Santucci - Integrante.
2017 - Atual
Diversão Séria
Descrição: O projeto "Diversão Séria" tem como principal objetivo capacitar pessoas interessadas na pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais, principalmente aplicados à Educação. Diferentes eventos são realizados com foco na capacitação de alunos, técnicos e demais pessoas interessadas no tema, entre eles: (1) Mesas-redonda para discussão sobre as oportunidades de atuação, pesquisa e desenvolvimento; (2) Oficinas de prototipação, design e desenvolvimento; (3) Palestras sobre atuação, dicas e boas práticas de design e desenvolvimento de jogos; (4) Minicursos específicos para capacitação em ferramentas e software de desenvolvimento de jogos digitais e (5) Projetos de desenvolvimento de jogos educacionais. Mais informações em: http://pesquisa.ufabc.edu.br/lirte/diversaoseria..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Integrante / rafaela vilela rocha campos - Coordenador.


Projetos de ensino


2018 - Atual
++C&TpM
Descrição: Edital 020/2017 UFABC: ++C&TpM (Desmistificando a Ciência da Computação e as Tecnologias da informação por e Para Mulheres).
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino, Projeto de Intervenção, Integração social(escola, familia, comunidade).
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O projeto ++C&TPM tem como objetivo principal desenvolver iniciativas que contribuam para o aumento da representatividade feminina no BCC e em cursos e disciplinas afins na UFABC, visando o aumento da proporção de mulheres que integralizam esses cursos e um número maior de egressas da Universidade com habilidades para a resolução computacional de problemas. Projeto em andamento, com apoio Prograd e conta com 3 bolsas de monitoria até o fim de 2018, e mais 5 monitoras voluntárias, todas apoiando as ações do projeto e pesquisa sobre as questões de gênero na área da Ciência da Computação. Em extensão, estão previstas as realizações de minicursos programados para público interno e externo a UFABC, com o objetivo de atrair mais mulheres em Ciência da Computação e Tecnologia, além da promoção de eventos (como o Workshop Mulheres na Computação, na Semana do CMCC)..
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Coordenador / rafaela vilela rocha campos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
2018 - Atual
Met@ Aprendiz@gem
Descrição: Edital 020/2017 UFABC: Met@ Aprendiz@gem: recursos e estratégias de ensino e aprendizagem para apoiar a construção do pensamento lógico.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Ensino e aprendizagem, Inserção de tecnologias no ensino, Aprendizagem por projetos.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O projeto Met@ Aprendiz@gem tem como objetivo principal desenvolver recursos pedagógicos e propor estratégias cognitivas e metacognitivas para apoiar o percurso de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina de Processamento da Informação (PI), em ambas as modalidades, presencial e semipresencial, da Universidade Federal do ABC. O foco está na utilização de recursos e estratégias capazes de aumentar a motivação e o engajamento e ampliar o desempenho dos alunos no aprendizado dos conteúdos da disciplina de PI. Projeto em andamento (em sua segunda edição), com o apoio da Prograd e conta com 10 bolsas de monitoria até o fim de 2018, e dois alunos voluntários. Os monitores e voluntários selecionados contribuem com ações para projeto e atividades de pesquisa na área de Informática na Educação, além de realizarem monitoria presencial e virtual, apoio aos docentes em sala de aula e laboratórios, desenvolvimento de recursos educacionais e realização de eventos (ver mais em: http://pesquisa.ufabc.edu.br/lirte/blog/primeiroseventos/).
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Coordenador / Denise Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / rafaela vilela rocha campos - Integrante / Cristiane Sato - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
2016 - 2017
Recursos e estratégias metacognitivas para apoiar a construção do pensamento lógico.
Descrição: Edital de melhoria do ensino nº 016_2016. O projeto prevê o uso recursos e estratégias de metacognição para apoiar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina Processamento de Informação..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Aprendizagem por projetos, Projeto de Intervenção, Inserção de tecnologias no ensino.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O objetivo principal desse projeto é desenvolver recursos e aplicar estratégias de metacognição para apoiar o aprendizado dos alunos. O foco está na utilização de recursos e estratégias capazes de aumentar a motivação e o engajamento e ampliar o desempenho dos alunos no aprendizado dos conteúdos da disciplina de Processamento da Informação de forma a diminuir a retenção e a evasão..
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Denise Goya - Coordenador / Cláudia Josimar Abrão de Araújo - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / Cristiane Sato - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Conjunto de aplicativos móveis acessíveis para apoio ao aluno deficiente visual e auditivo
Descrição: (Edital nº 03/2018 - Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação na temática ferramentas de acessibilidade - Processo: 88887.185266/2018-00) Este projeto tem como objetivo desenvolver um conjunto de aplicativos móveis (para Android) que se adaptam às necessidades dos estudantes com deficiência visual e auditiva, servindo de tecnologia assistiva no âmbito acadêmico. Inclui nesse conjunto: configurador/adaptador de acessibilidade, registro de aulas, assistente para provas e uso opcional de teclado tátil..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Coordenador / Denise Goya - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Integrante / rafaela vilela rocha campos - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Priscila Benitez Afonso - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica
Descrição: (Edital 42/2017 CAPES/DED - Educação na temática Jogos Virtuais - Processo: 88887.163248/2018-00) Este projeto tem como objetivo colaborar com a formação de uma cultura científica por meio da exploração virtual, em um jogo educacional acessível, dos métodos científicos para a coleta e análise de dados usando como pano de fundo o continente Antártica..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Coordenador / Denise Goya - Integrante / Sílvia Cristina Dotta - Integrante / Mirtha Lina Fernandéz Venero - Integrante / Karla Vittori - Integrante / rafaela vilela rocha campos - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Priscila Benitez Afonso - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Lucia Regina Horta Rodrigues Franco - Integrante / Airton Paulo de Oliveira Junior - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
TIDIA-Ae - Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada - Aprendizado Eletrônico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Armando Valente em 06/09/2013.
Descrição: O projeto Tidia-Ae para o laboratório associado LIPACS/IA-Unicamp, tem por objetivo criar instrumentos e métodos que facilitem a utilização de recursos de Educação a Distância (EAD) por pessoas de comunidades não-acadêmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maíra Valencise Gregolin - Integrante / Hermes Renato Hildebrand - Integrante / Maximiliano Marques Selmi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - 2015
Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos de computador usando o Scratch
Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Pré-Iniciação Científica com o objetivo de apresentar e trabalhar noções básicas sobre ?pensamento computacional? por meio de atividades de programação simples com o uso do Scratch..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Seiji Isotani - Coordenador / Aparecida M. Zem-Lopes - Integrante / Leonardo Marques - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Obra Digital


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Obr@ Digit@l
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: CSCL - Aprendizagem colaborativa com suporte computacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Afetiva.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Formação de professores em TIC.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio de Melhor Artigo (1o lugar) do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Investigando o Impacto da Característica de Impulsividade na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional, Sociedade Brasileira de Computação (SBC)..
2009
Prêmio Instituto Claro: novas formas de aprender, Instituto Claro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, RACHEL CARLOS DUQUE2018REIS, RACHEL CARLOS DUQUE ; ISOTANI, SEIJI ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; JAQUES, PATRÍCIA AUGUSTIN ; BITTENCOURT, IG IBERT . Affective states in computer-supported collaborative learning: Studying the past to drive the future. COMPUTERS & EDUCATION, v. 120, p. 29-50, 2018.

2.
REIS, RACHEL CARLOS DUQUE2017REIS, RACHEL CARLOS DUQUE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; ISOTANI, SEIJI . Estrutura Ontológica para representar Papéis Colaborativos Afetivos em ambientes CSCL. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 87-106, 2017.

3.
RODRIGUEZ, C. L.2017RODRIGUEZ, C. L.; REIS, R. C. D. ; ISOTANI, S. . Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola. TECNOLOGIAS, SOCIEDADE E CONHECIMENTO, v. 4, p. 59-81, 2017.

4.
RODRIGUEZ, C. L.2017RODRIGUEZ, C. L.; SATO, J. R. ; Araujo, C.J.A. ; VENERO, M. L. F. ; VITTORI, K. ; Silva, F.S.C ; PEREIRA, L. . Computação Afetiva e sua aplicação na educação: trabalhos relacionados e projeções futuras. Research and Innovation in Brazilian Education 2017 Ano II, No. II, v. I, p. 24, 2017.

5.
REIS, R. C. D.2016REIS, R. C. D. ; RODRIGUEZ, C. L. ; LYRA, K. T. ; JAQUES, P. A. ; BITTENCOURT, I. B. ; ISOTANI, S. . Step Towards a Model to Bridge the Gap between Personality Traits and Collaborative Learning Roles. Interaction Design and Architecture, v. 28, p. 124, 2016.

6.
DUQUE REIS, RACHEL CARLOS2015 DUQUE REIS, RACHEL CARLOS ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; JAQUES, PATRÍCIA AUGUSTIN ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Estado da Arte sobre Afetividade na Formação de Grupos em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 113-130, 2015.

7.
RODRIGUEZ, C. L.;RODRIGUEZ, CARLA;RODRIGUEZ, CARLA LOPES2011RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Apropriação de recursos hipermidiáticos em rede social iclusiva: elementos favoráveis à aprendizagem e à Inclusão Digital. Educacion: revista interamericana de desarrollo educativo, v. 145, p. 23-35, 2011.

8.
RODRIGUEZ, C. L.;RODRIGUEZ, CARLA;RODRIGUEZ, CARLA LOPES2011RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Mastering of hypermedia resources by virtual learning communities: possibilities and constraints for interaction, communication and construction of network knowledge.. Journal of Community Informatics, v. 7, p. 1-21, 2011.

9.
MAIA, I. F.2006MAIA, I. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; RANGEL, F. O. ; VALENTE, J. A. . Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância. Interface (Botucatu. Impresso), v. 10, p. 427-441, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Uso de recursos audivisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialiades e limites para construção de conhecimentos em rede. 1ª. ed. NEA - Novas Edições, 2016.

2.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; FRADAO, S. . Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador.. 1. ed. Carnaxide: Santillana, 2012. v. 1. 143p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, E. ; Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; Viana, J. . As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades.. In: C. Rocha; D. Braga; R. Caldas. (Org.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização.. 1ed.Campinas-SP: Pontes, 2015, v. 1, p. 129-154.

2.
RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Apropriação de recursos hipermidiáticos em rede social inclusiva. In: Baranauskas, M.C.C.; Martins, M.C.; Valente, J.A.. (Org.). Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. 1ed.Porto Alegre-RS: Penso, 2013, v. 01, p. 215-231.

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Mobilidade e conexão: possibilidades e desafios para a aprendizagem em contextos de inclusão digital. In: Garcia Medina, Irene; Contreras Espinosa, Ruth S. (Org.). m-Todos, tendencias y oportunidades de la movilidad digital. 1ed.Barcelona: , 2012, v. 1, p. 124-129.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUEZ, C. L.. Projeto Teachers´Aids on Creating Content for Learning Environments. EFT - Educação, formação e tecnologias, Lisboa/Portugal, 15 dez. 2012.

2.
RODRIGUEZ, C. L.; CAVELLUCCI, L. C. B. ; VALENTE, J. A. . Tecnologia e Comunidades: possibilidades e desafios.. Cadernos de Pós-Graduação IAR/Unicamp. 2007..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUEZ, CARLA; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO . Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem.. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@46b3c89d, 2018. p. 1183.

2.
Sass, C. ; VENERO, M. L. F. ; Goya, D. ; CAMPOS, R. V. R. ; SATO, C. ; RODRIGUEZ, C. L. . Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres.. In: Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg), 2018, Fortaleza. Anais dos Workshops do CBIE 2018, 2018. p. 659-668.

3.
Goya, D. ; RODRIGUEZ, C. L. ; VENERO, M. L. F. ; Araujo, C.J.A. . O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. In: CBIE 2017 - Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg), 2017, Recife. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017. p. 1079.

4.
DUQUE REIS, RACHEL CARLOS ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, K. T. ; ISOTANI, SEIJI . Investigando o Impacto da Característica de Impulsividade na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016, Uberlândia, MG. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2016.

5.
DUQUE REIS, RACHEL CARLOS ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, K. T. ; ISOTANI, SEIJI . Experiência de Uso de Jogos Educacionais Digitais Individuais em Contextos de Colaboração.. In: XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2016, Uberlândia. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação., 2016.

6.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; BRITO, R. ; RODRIGUEZ, C. L. . CONCEÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES E EDUCADORES A PROPÓSITO DO CONCEITO DE ESCOLA DIGITAL.. In: IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2015), 2015, Braga. Atas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2015). Braga: UNIVERSIDADE DO MINHO CENTRO DE COMPETÊNCIA EM TIC NA EDUCAÇÃO, 2015.

7.
REIS, RACHEL CARLOS DUQUE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; JAQUES, PATRICIA AUGUSTIN ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Affective States in CSCL Environments: A Systematic Mapping of the Literature. In: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2015, Hualien. 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies. p. 335-339.

8.
REIS, RACHEL ; RODRIGUEZ, CARLA ; CHALCO, GEISER ; JAQUES, PATRICIA ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Relação entre os Estados Afetivos e as Teorias de Aprendizagem na Formação de Grupos em Ambientes CSCL. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió. p. 1012-1021.

9.
RODRIGUEZ, C. L.; ZEM-LOPES, A. M. ; MARQUES, L. ; ISOTANI, S. . Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2015, Maceió. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação., 2015. p. 1-8.

10.
MORO, L. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; ANDRADE, F. R. H. ; DELBEN, A. C. B. ; ISOTANI, S. . Caracterização de Alunos em Ambientes de Ensino Online: Estendendo o Uso da DAMICORE para Minerar Dados Educacionais.. In: Workshop de Mineração de Dados em Ambientes Virtuais ( WMDAVA), 2014, Dourados, MS. III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2014.

11.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; RODRIGUEZ, C. L. ; Viana, J. . Ensino, formação docente e tecnologia: desafios e possibilidades. In: Jornada de Ensino de Língua e Tecnologia (JELT), 2014, Campinas. Jornada de Ensino de Língua e Tecnologia (JELT), 2014.

12.
CRUZ, E. ; Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. . Contributos para a análise da presença das TIC nas iniciativas de política educativa em Portugal (2001-2012). In: XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Educação, Economia e Território ? O papel da educação no desenvolvimento., 2014, Lisboa. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE., 2014.

13.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; Gomes, N. ; Santos, C. ; Viana, J. ; Peralta, H. ; Branco, E. ; FRADAO, S. . A caminho de uma escola digital. In: VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere., 2013, Braga, Portugal. Actas da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere., 2013. p. 447-464.

14.
CRUZ, E. ; Gonçalves, A.R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Contributos para a análise do processo de recontextualização prático-pedagógica das TIC como área de formação transdisciplinar.. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2013, Braga, Portugal. XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Braga: CIEd ? Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2013.

15.
COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE ; RODRIGUEZ, CARLA ; CRUZ, ELISABETE ; GOMES, NADIA ; SANTOS, CATIA ; VIANA, JOANA ; PERALTA, HELENA ; BRANCO, ELOISA ; FRADAO, SANDRA . On track for a digital school. In: 2013 IEEE 63rd Annual Conference International Council for Educational Media (ICEM), 2013, Singapore. 2013 IEEE 63rd Annual Conference International Council for Education Media (ICEM), 2013. v. 1. p. 1-12.

16.
COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE ; RODRIGUEZ, CARLA . Digital activities for creative arts and culture: Learning with experienced teachers. In: 2013 IEEE 63rd Annual Conference International Council for Educational Media (ICEM), 2013, Singapore. 2013 IEEE 63rd Annual Conference International Council for Education Media (ICEM). p. 1.

17.
RODRIGUEZ, C. L.; Costa, F.A: . O Desenho de estratégias de trabalho com TIC com base no conhecimento de professores experientes: o caso das artes. In: TicEduca 2012, 2012, Lisboa. II Congresso Internacional TIC e Educação: em direção à educação 2.0. Lisboa, 2012.

18.
RODRIGUEZ, C. L.; Baranauskas, M.C.C. ; Martins, M. C. . Comunicaçã​o e interação em rede social inclusiva: recursos hipermidiá​ticos favorecend​o a aprendizag​em e a Inclusão Digital. In: Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, 2011, Bragança. Conferência Ibérica - Inovação na Educação com TIC. Bragança - Portugal: ipb - Instituto Politécnico de Bragança, 2011. v. 1. p. 16-16.

19.
RANGEL, F. O. ; RODRIGUEZ, C. L. . Ambientes mediáticos de aprendizagem: ferramentas e entidades mediando a autonomia. In: I Workshop TIDIA, 2004, São Paulo. I Workshop Tidia-Ae, 2004.

20.
RANGEL, F. O. ; MAIA, I. F. ; RODRIGUEZ, C. L. . Investigação sobre o conceito de autonomia subjacente ao Projeto Comunidade Saudável. In: Workshop Informática na Escola - XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2003, Campinas. Ciência, tecnologia e inovação: atalhos para o futuro. Campinas: SBC, 2003. v. V. p. 345-356.

21.
MAIA, I. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; RANGEL, F. O. . Cooperação ? Discurso e Prática no Ambiente TelEduc. In: IX WIE ? Workshop sobre Informática na Escola - XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2003, Campinas. Ciência, tecnologia e inovação: atalhos para o futuro. Campinas: SBC, 2003. v. V. p. 574-574.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUEZ, C. L.; Goya, D. ; VENERO, M. L. F. ; Araujo, C.J.A. . Met@ Aprendiz@gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2017, Recife. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), 2017. p. 1775-1777.

2.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; RODRIGUEZ, C. L. . ?TACCLE2 ? PROPOSTAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS?. In: IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2015), 2015, Braga. Atas da IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Challenges 2015). Braga: UNIVERSIDADE DO MINHO CENTRO DE COMPETÊNCIA EM TIC NA EDUCAÇÃO, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ISOTANI, S. ; RODRIGUEZ, C. L. ; ZEM-LOPES, A. M. ; MARQUES, L. . Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd). In: Painel dos Grupos de Pesquisa em Informática na Educação (PGPIE), 2014, Dourados, MS. III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2014.

2.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; FRADAO, S. . Subgrupo de investigação em Educação, Tecnologia e Sociedade. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Painel dos Grupos de Pesquisa (PGPIE/CBIE 2013), 2013, Campinas. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013), 2013. p. 5-5.

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Recursos e estratégias para aprendizagem hipermidiática em contexto de Inclusão Digital. In: VI Seminário: exclusão digital na sociedade da informação, 2012, Lisboa. SEMIME Lisboa. Lisboa: Faculdade Técnica de Lisboa e FMH, 2012. v. 1. p. 45-45.

4.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. . Teachers? Aids on Creating Content for Learning Environments. In: ICEM 2012, 2012, Chipre. ICEM 2012, 2012.

5.
RODRIGUEZ, C. L.; CAVELLUCCI, L. C. B. . Re@ge - Rede Virtual de Agentes. In: Conferência Ibérica: Inovação na Educação com TIC, 2011, Bragança. Conferência Ibérica: Inovação na Educação com TIC. Bragança - Portugal: ipb - Instituto Politécnico de Bragança, 2011. v. 1. p. 44-44.

6.
Rocha, C. H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; BASSO, Edcleia Ap ; SILVA, Kleber Ap ; COSTA, Leny ; Terra, Márcia R. . LE nas diferentes idades e tecnologia: reflexões para professores e formadores. In: XXIV Jeli, 2008, São Carlos. XXIV Jeli - Implicações da EAD na formação do professor e do aluno de línguas. São Carlos - SP: Editora Ufscar, 2008. v. 1. p. 30-30.

7.
VALENTE, J. A. ; CAVELLUCCI, L. C. B. ; RODRIGUEZ, C. L. ; VALENTE, A.B. . Desenvolvimento de metodologia para elaboração de cursos de capacitação e atualização profissional via telemática. In: Workshop de pesquisa e desenvolvimento - Unicamp - CPFL, 2003. Caderno de Resumos- Unicamp - CPFL. Campinas - SP: PRP - Pró reitoria de pesquisa, 2003. v. 1. p. 84-85.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUEZ, C. L.; BROCKINGTON, J. G. O. ; FELIX, A. K. ; BARROS, B. M. ; SANTUCCI, G. E. . Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RODRIGUEZ, C. L.; BROCKINGTON, J. G. O. ; FELIX, A. K. ; BARROS, B. M. . Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUEZ, C. L.; GOYA, DENISE ; VENERO, MIRTHA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; ZAMPIROLLI, FRANCISCO . Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RODRIGUEZ, C. L.. Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RODRIGUEZ, C. L.. Mobilidade e aprendizagem: possibilidades e desafios para o uso de tecnologias móveis em contextos educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RODRIGUEZ, C. L.; FELIX, A. K. ; BARROS, B. M. ; ALVARENGA, L. F. ; OLIVEIRA, W. . Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RODRIGUEZ, C. L.. Neurocast: o podcast sobre Neurociênca da UFABC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Goya, D. ; RODRIGUEZ, C. L. ; VENERO, M. L. F. ; Araujo, C.J.A. . O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RODRIGUEZ, C. L.. Oficina ?Tecnologias Educacionais?,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
RODRIGUEZ, C. L.; SATO, J. R. ; Araujo, C.J.A. ; VENERO, M. L. F. ; Silva, F.S.C ; VITTORI, K. ; PEREIRA, L. . Computação Afetiva e sua aplicação na educação: trabalhos relacionados e projeções futuras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na Educação: o que a Ciência da Computação tem a ver com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RODRIGUEZ, C. L.. Programa Pré-Iniciação Científica: pensamento computacional - transformando ideias em jogos de computador usando o Scratch. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
RODRIGUEZ, C. L.; ZEM-LOPES, A. M. ; MARQUES, L. ; ISOTANI, S. . Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RODRIGUEZ, C. L.. Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional: potencialidades, limites e desafios.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na Educação: o que o profissional de informática tem a ver com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RODRIGUEZ, C. L.. Práticas curriculares com tecnologias digitais: a experiência do projeto TACCLE2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RODRIGUEZ, C. L.. Ensino, Formação Docente e Tecnologia: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. . Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; FRADAO, S. . Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
RODRIGUEZ, C. L.. Impacto das tecnologias nas relações humanas: processos de ensino e aprendizagem e formação de novos vínculos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
RODRIGUEZ, C. L.. Desenho de atividades com tecnologias digitais (Projeto TACCLE 2). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RODRIGUEZ, C. L.. Recursos e estratégias para aprendizagem hipermidiática em contexto de Inclusão Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
RODRIGUEZ, C. L.. O Desenho de estratégias de trabalho com TIC com base no conhecimento de professores experientes: o caso das artes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RODRIGUEZ, C. L.; Gregolin, M.V. . O uso de narrativas digitais em ambiente virtual colaborativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OKADA, A. ; BARROS, D. ; Hessel, A. ; Bruno, A. ; RODRIGUEZ, C. L. . Estratégias de Webconferência com FM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Hayashi, E.C.S. ; Neris, V. P. A. ; RODRIGUEZ, C. L. ; Miranda, L. C. ; Hornung, H. H. ; Baranauskas, M.C.C. ; Santana, V. F. ; Pereira, R ; Martins, M. C. . Preliminary Evaluation of Vila na Rede - An inclusive social network system. Campinas-SP: Technical Report IC-09-40, Institute of Computing, University of Campinas - UNICAMP, 2009., 2009 (Relatório Técnico).

2.
Hayashi, E.C.S. ; Almeida, L.D.A. ; RODRIGUEZ, C. L. ; Solarte, D.S.M. ; Baranauskas, M.C.C. ; Martins, M. C. . Prospecting Requirements for Online Communication in Social Network Systems.. Campinas-SP: Technical Report IC-09-016, Institute of Computing, University of Campinas - UNICAMP, 2009., 2009 (Relatório Técnico).

3.
Hayashi, E.C.S. ; Miranda, L. C. ; Almeida, L.D.A. ; RODRIGUEZ, C. L. ; Martins, M. C. ; Baranauskas, M.C.C. . Inclusive social networks: Clarifying concepts and prospecting solutions for e-Cidadania.. Campinas-SP: Technical Report IC-08-29, Institute of Computing, University of Campinas - UNICAMP, 2008., 2008 (Relatório Técnico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RODRIGUEZ, C. L.. Estudo de viabilidade técnico-científica de um aplicativo móvel acessível para educação ambiental em zoológicos. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUEZ, C. L.. MyElvin - European Languaje Virtual Network. 2011.

2.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório Científico. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUEZ, C. L.. Saúde em rede. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RODRIGUEZ, C. L.. Saúde em rede a experiência da cidade de Pedreira-SP (Brasil). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Experiência da Re@ge - Rede Virtual de agentes. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
RODRIGUEZ, C. L.. Novas formas de aprender. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
RODRIGUEZ, C. L.. Pesquisa da Unicamp ganha Prêmio Instituto Claro. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
RODRIGUEZ, C. L.. Experiência da Re@ge - Rede Virtual de agentes. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
RODRIGUEZ, C. L.. ?El poder de las redes?, de David de Ugarte, como o usuário da internet deixa de ser consumidor para se tornar produtor. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUEZ, C. L.; OKADA, A. . Brazilian Research Group in Culture Society and Media UNICAMP BRAZIL. 2008; Tema: COLEARN - Comunidade de Pesquisa sobre Aprendizagem Colaborativa e Tecnologias. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUEZ, C. L.. Novas Tecnologias e Metodologias para a Educação (NTME). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RODRIGUEZ, C. L.. Novas Tecnologias e Metodologias para a Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; RODRIGUEZ, C. L. . Curso LIDIA - eLearning. 2016. .

4.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias Educacionais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; RODRIGUEZ, C. L. . Curso Literacia Digital de Adultos (LIDIA). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
RODRIGUEZ, C. L.. Práticas curriculares com tecnologias digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; FRADAO, S. ; RODRIGUEZ, C. L. . Taccle 2 Portugal - atividades de Integração das TIC no currículo. 2014. .

8.
RODRIGUEZ, C. L.; FRADAO, S. . Ensinar e aprender com tecnologias digitais (Humanidades). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. . TACCLE2 e-learning for teachers of the humanities: A step-by-step guide to improving teaching and learning in your classroom. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guial didático).

10.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. . TACCLE2: atividades com tecnologias para crianças dos 3 aos 12 anos: propostas para professores e educadores. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

11.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. . TACCLE2: atividades com tecnologias para a área das Humanidades: propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

12.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. . TACCLE2: atividades com tecnologias para a área das Artes: propostas para professores e educadores.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

13.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias de apoio à aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na formação pedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. ; HUGHES, J. . TACCLE2 e-learning for primary teachers A step-by-step guide to improving teaching and learning in your classroom. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

16.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório final de atividades Programa de pós-doutoramento em Desenvolvimento profissional e competências dos professores em TIC. 2013. (Relatório de pesquisa).

17.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na formação pedagógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
RODRIGUEZ, C. L.. Formação Pedagógica e Tecnologias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório Científico Fapesp DRII - Final. 2011. (Relatório de pesquisa).

20.
CAVELLUCCI, L. C. B. ; RODRIGUEZ, C. L. . Design Instrucional para Mídia Móvel. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório Científico Fapesp - DRII. 2010. (Relatório de pesquisa).

22.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório científico - Fapesp - DRII. 2009. (Relatório de pesquisa).

23.
RODRIGUEZ, C. L.. Material para exame de Qualificação - doutorado. 2009. (Relatório de pesquisa).

24.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório científico - Fapesp - DRI. 2008. (Relatório de pesquisa).

25.
Rocha, C. H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; Silva, K. A. . O Ensino de Língua Estrangeira para Crianças (LEC) e o uso das TIC. 2007. .

26.
RODRIGUEZ, C. L.. Relatório Científico. 2006. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
RODRIGUEZ, C. L.. MyElvin - European Languaje Virtual Network. 2011 (Teste piloto) .

2.
RODRIGUEZ, C. L.. Saúde em rede a experiência da cidade de Pedreira-SP (Brasil). 2010 (Entrevista) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RODRIGUEZ, CARLA LOPES; Costa, F.A:. Participação em banca de Miriane Saraiva Hokama. Análise de Recursos Educativos Digitais em Um Curso E-Learning. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em TIC e Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

2.
Costa, F.A:; Miranda, G.L.; RODRIGUEZ, C. L.. Participação em banca de Sandra Maria Pereira de Oliveira. As TIC utilizadas na escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em TIC e Educação) - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Teses de doutorado
1.
Silva, F.S.C; Araujo, C.J.A.; MANZONI, S. L.; Nakamura, R.; RODRIGUEZ, C. L.. Participação em banca de Luiz Carlos Vieira. Assessment of Fun from the Analysis of Facial Images. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Matemática e Estatística da USP.

2.
VALENTE, J. A.; HILDEBRAND, H. R.; Tonus, M; Ropoli, E.A.; RODRIGUEZ, C. L.. Participação em banca de Renata Almeida Fonseca. Apropriação e uso das Tecnologias, especialmente o Projeto Ensino Aberto pelos docentes do Insituto de Artes da Unicamp.. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
Isotani, S.; RODRIGUEZ, C. L.; Brandão, L.O. Participação em banca de Fernando Henrique Carvalho Silva. Aplicação de exemplos incorretos por meio de um sistema tutor cognitivo no ensino de programação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, R. V. R.; Brandão, A.L.; RODRIGUEZ, C. L.. Participação em banca de Andrey Gogora dos Santos.Design de um jogo digital para explorar conceitos de Interação Humano-Computador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

2.
RODRIGUEZ, C. L.; SATO, C.. Participação em banca de Eduardo Thomas Koller.Estágio em Tecnologia da Informação na Empresa BossaBox. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

3.
DOTTA, S. C.; PIMENTEL, E.; RODRIGUEZ, C. L.. Participação em banca de Iann Vicari Mascarenhas.Educação Científica na TV Digital: uma aplicação interativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RODRIGUEZ, C. L.. XI SIC - Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2017. Universidade Federal do ABC.

2.
RODRIGUEZ, C. L.. X SIC - Simpósio de Iniciação Científica da UFABC. 2016. Universidade Federal do ABC.

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP. 2015. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação.Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Encontro).

2.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). 2018. (Congresso).

3.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018. (Congresso).

4.
Fórum Universidade Aberta do Brasil. 2018. (Encontro).

5.
IV Conexão - congresso de extensão Universitária. 2018. (Congresso).

6.
IV Conexão - congresso de extensão Universitária. Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Congresso).

7.
IV Semana do CMCC. 2018. (Encontro).

8.
Metodologias ativas e estratégias de avaliação.. 2018. (Oficina).

9.
VIII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar: Desafios da Ação Docente no Ensino Superior e Estratégias Educacionais.. 2018. (Seminário).

10.
XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education).Critérios para inserção de estratégias cognitivas e metacognitivas no desenvolvimento de lógica de programação em ambientes virtuais de aprendizagem.. 2018. (Simpósio).

11.
1º Encontro Paulista de Pós-Graduandos em Computação (EPPC). 2017. (Encontro).

12.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE/2017). 2017. (Congresso).

13.
Diversão Séria: formação profissional.Pesquisa, Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades na área de Jogos Educacionais. 2017. (Encontro).

14.
Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. (Oficina).

15.
I Edição Seminários SEaD:inovações em educação e seus desafios para o ensino superior. 2017. (Seminário).

16.
II Edição Seminários SEaD: jogos, gamificação e cultura digital. 2017. (Seminário).

17.
III Congresso de Ensino de Graduação - Docência Universitária: caminhos para desenvolver boas práticas. 2017. (Congresso).

18.
IV JELT: Jornada de Ensino de Línguas e Tecnologias..Mobilidade e aprendizagem: possibilidades e desafios para o uso de tecnologias. 2017. (Simpósio).

19.
Oficina Método 300. 2017. (Oficina).

20.
Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/CBIE 2017 ).O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na disciplina Semipresencial de Processamento da Informação.. 2017. (Simpósio).

21.
Workshop NINA.Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2017. (Encontro).

22.
XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE/CBIE 2017).Met@ Aprendiz@gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico.. 2017. (Simpósio).

23.
XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2017). 2017. (Congresso).

24.
II Workshop dos pós-graduandos do ICMC/USP.II Workshop dos pós-graduandos do ICMC/USP. 2016. (Outra).

25.
Simpósio Internacional de Educação a Distâcia e Encontro de Pesquisadores em EAD em. 2016. (Simpósio).

26.
Simpósio Virtual: Panorama das Pesquisas em Computação Afetiva aplicada à Educação no Brasil.COMPUTAÇÃO AFETIVA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIAS ANTERIORES E PROJEÇÕES FUTURAS. 2016. (Simpósio).

27.
SiM - Simpósio de Matemática para graduação.Oficina ?Tecnologias Educacionais?. 2016. (Simpósio).

28.
Challenges 2015. CONCEÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES E EDUCADORES A PROPÓSITO DO CONCEITO DE ESCOLA DIGITAL.. 2015. (Congresso).

29.
I Escola de verão em Informática na Educação.Workshop Informática na Educação. 2015. (Encontro).

30.
IV Congresso brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Relação entre os Estados Afetivos e as Teorias de Aprendizagem na Formação de Grupos em Ambientes CSCL. 2015. (Congresso).

31.
IV Seminário do Ciência WEB. 2015. (Seminário).

32.
XVIII Simpósio de Matemática para a Graduação do ICMC/USP.Programa de Pré-Iniciação Científica: pensamento computacional, transformando ideias em jogos de computador usando Scratch. 2015. (Simpósio).

33.
2ªJELT - Jornada de Ensino de Línguas e Tecnologias.Ensino, formação docente e tecnologia: desafios e possibilidades. 2014. (Encontro).

34.
Ensinar e aprender COM tecnologias digitais.Workshop 4 - Aprender e ensinar as Humanidades COM tecnologias digitais. 2014. (Oficina).

35.
Gamification Workshop (TACCLE2). 2014. (Oficina).

36.
III Congresso Internacional TIC e Educação. 2014. (Congresso).

37.
I Jornada Internacional GEMInIS: entretenimento transmídia. 2014. (Encontro).

38.
Mobile Learning Workshop (TACCLE2). 2014. (Oficina).

39.
TACCLE2 Final Conference. 2014. (Encontro).

40.
1ºs passos para a mudança na educação do século XXI. 2013. (Encontro).

41.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Subgrupo de investigação em Educação, Tecnologia e Sociedade. 2013. (Congresso).

42.
IV Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual. Estrutura, Espaço, Tempo, Comunicação e Avaliação na formação a distância. 2013. (Congresso).

43.
VII Semana de Psicologia.IMPACTOS DA TECNOLOGIA NAS RELAÇÕES HUMANAS: PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE NOVOS VÍNCULOS. 2013. (Encontro).

44.
150 Anos de Formação de Professores em Portugal. 2012. (Outra).

45.
Considerações metodológicas da Investigação educacional: Seminário Transdisciplinar da AIE de História e Psicologia da Educducação. 2012. (Seminário).

46.
TicEduca 2012: em direção à educação 2.0. O Desenho de estratégias de trabalho com TIC com base no conhecimento de professores experientes: o caso das artes. 2012. (Congresso).

47.
VI Seminário: exclusão digital na sociedade da informação.Recursos e estratégias para aprendizagem hipermidiática em contexto de Inclusão Digital. 2012. (Seminário).

48.
CERTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL. 2011. (Seminário).

49.
Cidadania 2.0: Novas Plataformas de Diálogo em Sociedade. 2011. (Encontro).

50.
Conferência Diversidade Digital. 2011. (Outra).

51.
Perspectivas para a aprendizagem em TIC no Ensino Básico e Secundário. 2011. (Encontro).

52.
TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - Green Festival. 2011. (Seminário).

53.
Cidadania 2.0.Comunidades virtuais como locais de aprendizagem - Projeto Re@ge ? Rede Virtual de Agentes. 2010. (Encontro).

54.
Cidadania 2.0. 2010. (Encontro).

55.
Ensino de linguas e virtualidade.Formação contínua de professores de LE, extensão universitária e tecnologia: articulações e possibilidades. 2010. (Seminário).

56.
m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital.Organização da mesa de debates tema m-Learning. 2010. (Seminário).

57.
Projeto UCA ? Um Computador por aluno. 2010. (Oficina).

58.
Aprendizagem Sem Muros: TICs, Novos Cenários, Metodologias e Práticas.Prêmio Instituto Claro: Novas Formas de Aprender - categoria Pesquisa de Pós-graduação (Projeto Re@ge - Rede Virtual de Agentes). 2009. (Seminário).

59.
IV Congreso de la CiberSociedad 2009: Crisis analógica, futuro digital. Debates virtuais em vários grupos organizados. 2009. (Congresso).

60.
Novas Fronteiras da Inclusão Digital - CPQD. 2009. (Seminário).

61.
V Congresso Internacional do EducaRede. Debates virtuais em vários grupos organizados. 2009. (Congresso).

62.
Workshop do Projeto e-Cidadania.Projeto Re@ge na Vila na Rede - Ideias. 2009. (Encontro).

63.
1st Joint MSR-FAPESP Workshop. 2008. (Encontro).

64.
Colearn - Workshop Web Videoconferência.Apropriação de recursos audiovisuais. 2008. (Outra).

65.
Cultura e Interatividade na Sociedade Tecnológica Pós-moderna. 2008. (Outra).

66.
E-Week 2008. 2008. (Encontro).

67.
Hacemos ciencia, hablamos de ciencia. 2008. (Seminário).

68.
II Encontro CAPES - MEC/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade (Unesp).Uso de narrativas digitais em ambiente virtual colaborativo. 2008. (Encontro).

69.
III Encontro de Professores Usuários TelEduc/Ensino Aberto - Integral. 2008. (Encontro).

70.
La Web Mediatizada - LiveMedia. 2008. (Simpósio).

71.
UrbanLabs 2008.Re@ge - utilización de herramientas audiovisuales en comunidad de aprendizage. 2008. (Encontro).

72.
XXIV Jeli.LE nas diferentes idades e tecnologia: reflexões para professores e formadores. 2008. (Simpósio).

73.
3º Simpósio Reginonal de Inclusão Digital - CDI. 2007. (Simpósio).

74.
Ações Educativas em Museus de Ciências. 2007. (Seminário).

75.
Encontro Regional de Inclusão Digital - CPQD. 2007. (Encontro).

76.
Laptops na escola e seu impacto na educação - IEL (Unicamp). 2007. (Outra).

77.
Projeto UCA - Um Computador por aluno - OLPC - LSI - USP. 2007. (Oficina).

78.
Fórum Permanente de Extensão Universitária.Os Centros Telemáticos de Educação Continuada: Promoção da Saúde, Meio Ambiente e Economia Solidária. 2006. (Outra).

79.
I Colóquio Latino-Americano sobre Inclusão Digital (CpQD). 2006. (Simpósio).

80.
Ambientes mediáticos de aprendizagem: ferramentas e entidades mediando a autonomia.I Workshop TIDIA. 2004. (Outra).

81.
EAD-Formação do Professor: concepções de aprendizagem. 2004. (Outra).

82.
Educação a Distância. 2004. (Encontro).

83.
I Workshop de Tecnologia da Informação no desenvolvimento da Internet Avançada. 2004. (Encontro).

84.
I Workshop GT3 - Tidia-Aprendizado Eletrônico-Ae. 2004. (Outra).

85.
Autonomia, Cooperação e Apropriação: ações realizadas presencialmente e à distância via TelEduc junto aos agentes comunitários de saúde.Projeto Comunidade Saudável: tecnologia e educação cooperando com a promoção da saúde IPES/NIED/Unicamp. 2003. (Seminário).

86.
Avaliação e Certificação de Competências Profissionais: concepções, experiências e perspectivas.. 2003. (Oficina).

87.
Cooperação ? Discurso e Prática no Ambiente TelEduc. IX WIE ? Workshop sobre Informática na Escola. 2003. (Congresso).

88.
III Encontro Projeto Comunidade Saudável. 2003. (Encontro).

89.
Investigação sobre o conceito de autonomia subjacente ao Projeto Comunidade Saudável. SBC 2003 - XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

90.
Mini-curso Avaliação de interfaces de usuário: conceitos e métodos. 2003. (Oficina).

91.
Mini-curso Banco de dados para um ambiente de computação móvel. 2003. (Oficina).

92.
Mini-curso Diagnosticando o usuário para criação de sistemas personalizáveis. 2003. (Oficina).

93.
Mini-curso Projeto de comunicação em groupware: desenvolvimento, interface e utilização. 2003. (Oficina).

94.
Tecnologia e educação cooperando com a promoção da saúde. NIED - 20 anos de história na área de Informática e Educação. 2003. (Congresso).

95.
TV Digital e oportunidades educacionais. 2003. (Encontro).

96.
Workshop de pesquisa e desenvolvimento - Unicamp - CPFL.Desenvolvimento de metodologia para elaboração de cursos de capacitação e atualização profissional via telemática. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Diversão Séria: oficina de jogos com Construct. 2018. (Outro).

2.
CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Diversão Séria: formação profissional. 2017. (Outro).

3.
CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. (Outro).

4.
RODRIGUEZ, C. L.. II Workshop dos Pós-doutorandos do ICMC/USP. 2016. (Outro).

5.
RODRIGUEZ, C. L.; PIMENTEL, J. . I Workshop dos Pós-Doutorandos do ICMC/USP. 2015. (Outro).

6.
RODRIGUEZ, C. L.; MEDINA, I. ; VALENTE, J. A. . m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital. 2010. (Outro).

7.
RODRIGUEZ, C. L.. VIII Olimpíada Brasileira de Informática - (OBI2006). 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
João Carlos Lima e Silva. USO DE GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Edcleisson Martinez Zanardi. Utilização de ferramentas e métodos para apoiar o ensino das disciplinas de Lógica de Programação e Construção de Algoritmos (Provisório). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PAULO ROBERTO SILVA MARTINS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ERA DIGITAL: UMA APLICAÇÃO M-LEARNING. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
André Oliveira Macedo. Eye tracker como auxílio na investigação do processo de aprendizagem. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Iniciação científica
1.
George Harrison Rocha. CalcTouch: Aplicação Interativa para Manipulação de Equações implementada em um Sistema de Calculadora Inteligente para Dispositivos Móveis. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Vitor Salema. ESTUDO DO COMPORTAMENTO OCULAR EM SESSÕES DE VIDEOAULAS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Jean Rodrigues. Não há publicação de trabalho. 2018. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC. Orientador: Carla Lopes Rodriguez.

2.
Eugênio Veras Maria. Não há publicação de trabalho. 2018. Orientação de outra natureza. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Carla Lopes Rodriguez.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RODRIGUEZ, C. L.;RODRIGUEZ, CARLA;RODRIGUEZ, CARLA LOPES2011RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Apropriação de recursos hipermidiáticos em rede social iclusiva: elementos favoráveis à aprendizagem e à Inclusão Digital. Educacion: revista interamericana de desarrollo educativo, v. 145, p. 23-35, 2011.

2.
RODRIGUEZ, C. L.;RODRIGUEZ, CARLA;RODRIGUEZ, CARLA LOPES2011RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Mastering of hypermedia resources by virtual learning communities: possibilities and constraints for interaction, communication and construction of network knowledge.. Journal of Community Informatics, v. 7, p. 1-21, 2011.

3.
DUQUE REIS, RACHEL CARLOS2015 DUQUE REIS, RACHEL CARLOS ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; JAQUES, PATRÍCIA AUGUSTIN ; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI . Estado da Arte sobre Afetividade na Formação de Grupos em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 113-130, 2015.

4.
REIS, R. C. D.2016REIS, R. C. D. ; RODRIGUEZ, C. L. ; LYRA, K. T. ; JAQUES, P. A. ; BITTENCOURT, I. B. ; ISOTANI, S. . Step Towards a Model to Bridge the Gap between Personality Traits and Collaborative Learning Roles. Interaction Design and Architecture, v. 28, p. 124, 2016.

5.
REIS, RACHEL CARLOS DUQUE2017REIS, RACHEL CARLOS DUQUE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; ISOTANI, SEIJI . Estrutura Ontológica para representar Papéis Colaborativos Afetivos em ambientes CSCL. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 87-106, 2017.

6.
RODRIGUEZ, C. L.2017RODRIGUEZ, C. L.; REIS, R. C. D. ; ISOTANI, S. . Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola. TECNOLOGIAS, SOCIEDADE E CONHECIMENTO, v. 4, p. 59-81, 2017.

7.
RODRIGUEZ, C. L.2017RODRIGUEZ, C. L.; SATO, J. R. ; Araujo, C.J.A. ; VENERO, M. L. F. ; VITTORI, K. ; Silva, F.S.C ; PEREIRA, L. . Computação Afetiva e sua aplicação na educação: trabalhos relacionados e projeções futuras. Research and Innovation in Brazilian Education 2017 Ano II, No. II, v. I, p. 24, 2017.

8.
REIS, RACHEL CARLOS DUQUE2018REIS, RACHEL CARLOS DUQUE ; ISOTANI, SEIJI ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; LYRA, KAMILA TAKAYAMA ; JAQUES, PATRÍCIA AUGUSTIN ; BITTENCOURT, IG IBERT . Affective states in computer-supported collaborative learning: Studying the past to drive the future. COMPUTERS & EDUCATION, v. 120, p. 29-50, 2018.

9.
MAIA, I. F.2006MAIA, I. F. ; RODRIGUEZ, C. L. ; RANGEL, F. O. ; VALENTE, J. A. . Desenvolvimento da relação de cooperação mediada por computador em ambiente de educação a distância. Interface (Botucatu. Impresso), v. 10, p. 427-441, 2006.


Livros e capítulos
1.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; FRADAO, S. . Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador.. 1. ed. Carnaxide: Santillana, 2012. v. 1. 143p .

2.
RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Uso de recursos audivisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialiades e limites para construção de conhecimentos em rede. 1ª. ed. NEA - Novas Edições, 2016.

1.
RODRIGUEZ, C. L.. Mobilidade e conexão: possibilidades e desafios para a aprendizagem em contextos de inclusão digital. In: Garcia Medina, Irene; Contreras Espinosa, Ruth S. (Org.). m-Todos, tendencias y oportunidades de la movilidad digital. 1ed.Barcelona: , 2012, v. 1, p. 124-129.

2.
CRUZ, E. ; Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; Viana, J. . As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades.. In: C. Rocha; D. Braga; R. Caldas. (Org.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização.. 1ed.Campinas-SP: Pontes, 2015, v. 1, p. 129-154.

3.
RODRIGUEZ, C. L.; VALENTE, J. A. . Apropriação de recursos hipermidiáticos em rede social inclusiva. In: Baranauskas, M.C.C.; Martins, M.C.; Valente, J.A.. (Org.). Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. 1ed.Porto Alegre-RS: Penso, 2013, v. 01, p. 215-231.


Apresentações de Trabalho
1.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. . Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; FRADAO, S. . Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Impacto das tecnologias nas relações humanas: processos de ensino e aprendizagem e formação de novos vínculos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RODRIGUEZ, C. L.. Desenho de atividades com tecnologias digitais (Projeto TACCLE 2). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RODRIGUEZ, C. L.. Práticas curriculares com tecnologias digitais: a experiência do projeto TACCLE2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RODRIGUEZ, C. L.. Ensino, Formação Docente e Tecnologia: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na Educação: o que a Ciência da Computação tem a ver com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RODRIGUEZ, C. L.. Programa Pré-Iniciação Científica: pensamento computacional - transformando ideias em jogos de computador usando o Scratch. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
RODRIGUEZ, C. L.; ZEM-LOPES, A. M. ; MARQUES, L. ; ISOTANI, S. . Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RODRIGUEZ, C. L.. Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional: potencialidades, limites e desafios.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na Educação: o que o profissional de informática tem a ver com isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RODRIGUEZ, C. L.. Oficina ?Tecnologias Educacionais?,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RODRIGUEZ, C. L.; SATO, J. R. ; Araujo, C.J.A. ; VENERO, M. L. F. ; Silva, F.S.C ; VITTORI, K. ; PEREIRA, L. . Computação Afetiva e sua aplicação na educação: trabalhos relacionados e projeções futuras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RODRIGUEZ, C. L.. Mobilidade e aprendizagem: possibilidades e desafios para o uso de tecnologias móveis em contextos educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RODRIGUEZ, C. L.. Neurocast: o podcast sobre Neurociênca da UFABC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Goya, D. ; RODRIGUEZ, C. L. ; VENERO, M. L. F. ; Araujo, C.J.A. . O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
RODRIGUEZ, C. L.; BROCKINGTON, J. G. O. ; FELIX, A. K. ; BARROS, B. M. ; SANTUCCI, G. E. . Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RODRIGUEZ, C. L.; BROCKINGTON, J. G. O. ; FELIX, A. K. ; BARROS, B. M. . Neurocast: o podcast sobre Neurociência da UFABC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias de apoio à aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na formação pedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias na formação pedagógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; FRADAO, S. ; RODRIGUEZ, C. L. . Taccle 2 Portugal - atividades de Integração das TIC no currículo. 2014. .

5.
RODRIGUEZ, C. L.; FRADAO, S. . Ensinar e aprender com tecnologias digitais (Humanidades). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; RODRIGUEZ, C. L. . Curso Literacia Digital de Adultos (LIDIA). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Costa, F.A: ; CRUZ, E. ; Viana, J. ; RODRIGUEZ, C. L. . Curso LIDIA - eLearning. 2016. .

8.
RODRIGUEZ, C. L.. Tecnologias Educacionais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RODRIGUEZ, C. L.. Novas Tecnologias e Metodologias para a Educação (NTME). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RODRIGUEZ, C. L.. Novas Tecnologias e Metodologias para a Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
RODRIGUEZ, C. L.. Práticas curriculares com tecnologias digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. . TACCLE2 e-learning for teachers of the humanities: A step-by-step guide to improving teaching and learning in your classroom. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guial didático).

2.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; CRUZ, E. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. . TACCLE2: atividades com tecnologias para crianças dos 3 aos 12 anos: propostas para professores e educadores. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

3.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. . TACCLE2: atividades com tecnologias para a área das Humanidades: propostas para tornar o ensino e a aprendizagem mais estimulantes.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

4.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; HUGHES, J. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. . TACCLE2: atividades com tecnologias para a área das Artes: propostas para professores e educadores.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

5.
Costa, F.A: ; RODRIGUEZ, C. L. ; Daniels, N. ; Vermeersch, J. ; HUGHES, J. . TACCLE2 e-learning for primary teachers A step-by-step guide to improving teaching and learning in your classroom. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUEZ, C. L.. Experiência da Re@ge - Rede Virtual de agentes. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RODRIGUEZ, C. L.. Saúde em rede. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RODRIGUEZ, C. L.. Novas formas de aprender. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
RODRIGUEZ, C. L.. Pesquisa da Unicamp ganha Prêmio Instituto Claro. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
RODRIGUEZ, C. L.. Experiência da Re@ge - Rede Virtual de agentes. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
RODRIGUEZ, C. L.. ?El poder de las redes?, de David de Ugarte, como o usuário da internet deixa de ser consumidor para se tornar produtor. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
RODRIGUEZ, C. L.. Saúde em rede a experiência da cidade de Pedreira-SP (Brasil). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUEZ, C. L.. VIII Olimpíada Brasileira de Informática - (OBI2006). 2006. (Outro).

2.
RODRIGUEZ, C. L.; MEDINA, I. ; VALENTE, J. A. . m-Todos: tendências e oportunidades da mobilidade digital. 2010. (Outro).

3.
RODRIGUEZ, C. L.; PIMENTEL, J. . I Workshop dos Pós-Doutorandos do ICMC/USP. 2015. (Outro).

4.
CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Diversão Séria: formação profissional. 2017. (Outro).

5.
CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Diversão Séria: oficina de prototipação. 2017. (Outro).

6.
CAMPOS, R. V. R. ; RODRIGUEZ, C. L. . Diversão Séria: oficina de jogos com Construct. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUEZ, C. L.; OKADA, A. . Brazilian Research Group in Culture Society and Media UNICAMP BRAZIL. 2008; Tema: COLEARN - Comunidade de Pesquisa sobre Aprendizagem Colaborativa e Tecnologias. (Rede social).



Outras informações relevantes


Desde 21016 atua como Coordenadora da Divisão de Design e Inovação Educacional do Núcleo de Tecnologias Educacionais da UFABC (NTE/UFABC) e membro suplente do COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Desde 2015 é membro do Comitê Científico da Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE).
http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/3548/2934

Desde 2016 atua como membro do comitê avaliador de trabalhos para o SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), organizado pelo Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e pela SEaD-UFSCar (Secretaria Geral de Educação a Distância).

Desde 2013 atua como membro do comitê avaliador dos eventos organizados por IARIA/SOTICS Social Media Technologies, Communication, and Informatics.

Em 2009 recebeu o Prêmio Instituto Claro: Novas Formas de Aprender - categoria pesquisa de Pós-graduação - que permitiu o desenvolvimento de uma rede virtual de agentes - Re@ge, instanciada na plataforma Ning e ativa até agosto de 2011. Durante este período a rede teve também o apoio da WEGO Health, uma organização internacional de ativistas de saúde.

Em 2005 orientou um dos projetos vencedores do concurso Microsoft - You can make a difference.
http://www.microsoft.com/en-us/news/press/2005/mar05/03-14scholarshipprogrampr.aspx



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:07:53