Luiz Carlos Carvalho de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6798139267217927
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Graduado em Letras Português licenciatura com habilitação em Inglês pela FOFOP (1989), Especialista em Informática na Educação pelo MEC/PROINFO/UFPE, Especialista em Leitura, Compreensão e Produção Textual pela UFPE (2004) e Mestre em Linguística pela UFPB (2009). Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (www.ufpe.br/nehte). Co-autor do livro Documentos Acadêmicos: um padrão de qualidade, publicado pela EDUFPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Carlos Carvalho de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, L. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Joaquim Nabuco SEDUC-PE, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Rua Imperial, 1902
São José
51090090 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32245056


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Aulas virtuais: a construção do sentido em ambientes de interação on-line,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Jan Edson Rodrigues-Leite.
Palavras-chave: Linguística cognitiva; sociocognição; Aulas virtuais; Epaços mentais; Construção do sentido.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística sociocognitiva.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2003 - 2004
Especialização em Leitura, Compreensão e Produção Textual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Análise da Informatividade em Resumos de Monografia da Graduação.
Orientador: Antônio Carlos dos Santos Xavier.
1999 - 2000
Especialização em Informática na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As contribuições dos softwares.
Orientador: Ynah Nascimento Souza.
1985 - 1989
Graduação em Letras.
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
A Sociolinguística como Proposta Metodológica para Compreensão da Líng. Por. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2015 - 2015
Nanocurso ?Estratégias de Ensino e Aprendizagem c. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Lógica Formal para Interpretação de Textos e Argum. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Redação Diplomática. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Teoria da Variação e da Mudança. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
A CONSTRUÇÃO DO OBJETO NA PESQ. EM GÊN. DIGITAISI. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Redação Diplomática. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Semântica e Discurso - Interação Ling.Verbal e Não. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Curta Duração.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1999 - 2001
Extensão universitária em Grupo de Apoio Téc. em Infomática -GAPTI. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: PROFESSOR-FORMADOR EAD-GEO_LP, Enquadramento Funcional: UAB-CAPES, Carga horária: 20


Escola Estadual Joaquim Nabuco, EJN, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

04/2003 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Diplomação

Faculdade Integrada do Recife - FIR, FIR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Didática do Ensino Superior


Sociedade dos Cirurgiões Dentistas - PE, SCDP/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Especialização, Carga horária: 16
Outras informações
Ministrou Disciplina "Metodologia do Trabalho Científico"


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Departamental do CAC, Carga horária: 2

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD - Curso Lic. em Letras Espanhol, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD - Curso de Lic. em Líng. Portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

11/1998 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Diretoria - Laboratório de Informática - LINFA.

Serviço realizado
Coordenação do Laboratório de Informática.
10/1994 - 07/1996
Outras atividades técnico-científicas , Hospital das Clínicas da UFPE, Hospital das Clínicas da UFPE.

Atividade realizada
Digitador.


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, Tecnologia e Ensino
2.
Literatura, Ciência e Tecnologia


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Hipertextus Revista Digital (UFPE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística sociocognitiva.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
CONCURSO PROFESSOR-AUTOR 2, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO - SEE-PE..
2011
CONCURSO PROFESSOR-AUTOR, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO - SEE-PE..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, L. C. C.2014CASTRO, L. C. C.; PEREIRA, A. Q. . Planejamento, mediação pedagógica e avaliação em EAD. Intersaberes (Facinter), v. 9, p. 147-157, 2014.

2.
CASTRO, L. C. C.2010CASTRO, L. C. C.. A DÊIXIS NAS AULAS VIRTUAIS. Hipertextus revista digital (UFPE), v. 4, p. 52-64, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CALDAS, Maria Aparecida Esteves ; VIDAL ; VASCONCELOS, M.V.B. A ; CASTRO, L. C. C. . DOCUMENTOS ACADÊMICOS: um Padrão de Qualidade - 2ª Edição - Ampliada. 2ª. ed. RECIFE: EDUFPE, 2010. v. 01. 506p .

2.
CALDAS, Maria Aparecida Esteves ; VIDAL ; CASTRO, L. C. C. . DOCUMENTOS ACADÊMICOS: um padrão de qualidade. 1. ed. RECIFE: EDUFEPE - Editora Universitária UFPE, 2006. v. 01. 457p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, L. C. C.. FORMAÇÃO DISCURSIVA E GÉNERO DO DISCURSO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?. In: MOURA. M.D. (Maria Denilda Moura) (org).. (Org.). Os desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita. 1ed.MACEIÓ: EDUFAL, 2008, v. 1, p. 127-130.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L. C. C.. A LINGUAGEM DIGITAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. In: Anais do VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 18 a 20 de maio de 2016, 2016, JUAZEIRO-BA. Anais do VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 18 a 20 de maio de 2016,. RECIFE: FUNDAJ. p. 1-14.

2.
SANTOS, Elaine Helena Nascimento ; CASTRO, L. C. C. . HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL?. In: I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO), 2016, JABOATÃO DOS GUARARAPES. Anais ISEMETRO. JABOATAO: GRE-METRO-SUL, 2016. v. 1. p. 01-05.

3.
CASTRO, L. C. C.. BALABOLKA: UMA TENOLOGIA ASSISTIVA PARA TODOS. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS INCLUSIVOS, 2014, RECIFE. Anais do 1º Simpósio de Estudos Inclusivos. RECIFE: UFPE, 2013. p. 18-27.

4.
CASTRO, L. C. C.. POR UMA ABORDAGEM ETNOGRAFICA EM AULAS VIRTUAIS. In: ABRALIN-VII CONGRESSO INTERNACIONAL, 2011, CURITIBA. Abralin Curitiba 2011, 2011. p. 2678-2690.

5.
CASTRO, L. C. C.. A LINGUAGEM DIGITAL: VARIAÇÃO E SENTIDO. In: IX ENIL ? ENCONTRO NACIONAL SOBRE INTERAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL NA LINGUAGEM, 2011, JOÃO PESSOA. INTERAÇÃO EM LINGUAGENS VERBAL E NÃO VERBAL:linguagens e cultura. JOÃO PESSOA: IDEIA, 2011. v. 1.

6.
CASTRO, L. C. C.; PESSOA, M.B . A ABREVIATURA NOS GÊNEROS DIGITAIS: UMA TRAJETÓRIA DOS MANUSCRITOS À TELA DO COMPUTADOR. In: VI SIGET - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2011, NATAL - RN. ANAIS - IV SIGET. NATAL: EDUFRN, 2011.

7.
CASTRO, L. C. C.. Interações Virtuais: revisitando o conceito de interatividade. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2008, Fortaleza. Anais - II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza: PROTEXTO, 2008. p. 215-227.

8.
CASTRO, L. C. C.. ETNOGRAFIA DE UMA AULA VIRTUAL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS ? I CIELLA, 2007, BELÉM. Caderno de Programação/Resumos. BELÉM, 2007.

9.
CASTRO, L. C. C.; RODRIGUES, Jan Edson . A INTERNET COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE). In: XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2006, JOÃO PESSOA. GELNE 2006. JOÃO PESSOA: IDÉIA. p. 1637-1645.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L. C. C.. INTERAÇÕES SOCIAIS MEDIADAS POR COMPUTADOR: UM CONTRIBUTO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE). In: LAELI - SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA APLICADA E O EDUCADOR DE LÍNGUA INGLESA, 2010, RECIFE. SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA APLICADA E O EDUCADOR DE LÍNGUA INGLESA, 2010. p. 71-72.

2.
CASTRO, L. C. C.. A INTERNET COMO FERRAMENTA PARA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: Projeto, 2005, PESQUEIRA/PE. RELATÓRIO DO EVENTO. RECIFE, 2005.

3.
CASTRO, L. C. C.. A paródia na sala de aula - uma perspectiva de leitura e produção de texto para formação de leitores no ensino médio. In: SBPC - 55ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 2003, RECIFE. 55ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA(SBPC), 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, L. C. C.. POR UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DO SER IDOSO EM TEMPOS DE NOVAS TECNOLOGIAS. In: GELNE - XXVI JORNADA DO GELNE, 2016, RECIFRE. CADERNO DE RESUMOS - XXVI JORNADA DO GELNE. RECIFE: PIPA COMUNICAÇÕES, 2016. p. 354-354.

2.
CASTRO, L. C. C.. A LÍNGUA NA PERSPECTIVA DOS ATOS DE FALA. In: GELNE - XXVI JORNADA DO GELNE, 2016, RECIFE. CADERNO DE RESUMOS - XXVI JORNADA DO GELNE. RECIFE: PIPA COMUNICAÇÕES, 2016. p. 1324-1324.

3.
CASTRO, L. C. C.. O SER IDOSO E AS NOVAS TECNOLOGIAS. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 2015, SÃO LUIS-MA. VI ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: INVENTANDO OUTRA VEZ AS PALAVRAS. SÃO LUIS-MA: EDUFMA, 2015. p. 32-32.

4.
CASTRO, L. C. C.; CARVALHO, S. C. . A RELAÇÃO DE PODER NO PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO. In: VI ECLAE - VI Encontro das Ciências da Linguagemntro, 2015, GARANHUNS-PE. LIVRO DE RESUMOS - VI ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. RECIFE: EDUFRPE, 2015. p. 63-63.

5.
CASTRO, L. C. C.. A SALA DE AULA INVERTIDA NA EJAI: UM DIÁLOGO (IM)POSSÍVEL?. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015, Recife. LIVRO DE RESUMOS - 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015. p. 81-81.

6.
CASTRO, L. C. C.. FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: A IMÁGEM DE SI E DO OUTRO EM TORCIDAS ORGANIZADAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET. In: 25ª JORNADA NACIONAL DO GELNE, 2014, NATAL. Caderno de Programação e Resumos da XXV Jornada Nacional do GELNE. NATAL: EDUFRN, 2014. v. 1. p. 1424-1425.

7.
CASTRO, L. C. C.. AS DIFERENTES POSIÇÕES-SUJEITO DE TORCEDORES ORGANIZADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS NA INTERNET. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DISCURSIVOS, 2014, ASSIS-SP. Caderno de Resumos do III Simpósio Internacional de Estudos Discursivos. ASSIS: UNESPE, 2014. p. 95-96.

8.
CASTRO, L. C. C.. O DESLOCAMENTO DA FUNÇÃO DÊITICA DAS EXPRESSÕES INDICIAIS ?AÍ? E ?VAI? PRESENTES EM WHATSAPP E REDES SOCIAIS. In: II WORKSHOP INTERNACIONAL, 2014, CURITIBA. Caderno de Resumo do II Workshop Internacional de Pragmática. CURITIBA: UFPR, 2014. p. 47-47.

9.
CASTRO, L. C. C.. BALABOLKA: UMA TENOLOGIA ASSISTIVA PARA TODOS - CI. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS INCLUSIVOS: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS AUTONOMO E ÉTICO, 2013, RECIFE. ANAIS - SIMPÓSIO DE ESTUDOS INCLUSIVOS: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS AUTONOMO E ÉTICO, 2013. p. 41-50.

10.
CASTRO, L. C. C.. AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS EM EAD PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. In: 5º SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2013, RECIFE. LIVRO DE RESUMOS:5º SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2013.

11.
CASTRO, L. C. C.. DIMENSÃO SOCIAL DA LINGUAGEM DIGITAL NA REDES SOCIAIS. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2012, RECIFE. CADERNO DE RESUMOS, 2012.

12.
CASTRO, L. C. C.. A OPACIDADE DISCURSIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS. In: ALED - IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso, 2011, Belo Horizonte - MG. Vozes, sentidos e indentidade. Belo Horizonte: FALE, 2011. p. 282-282.

13.
CASTRO, L. C. C.. A LINGUAGEM DIGITAL: VARIAÇÃO E SENTIDO. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL, 2010, JOÃO PESSOA. IX ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL: LINGUAGENS E CULTURA. JOÃO PESSOA: EDUFPB, 2010. v. 1. p. 286-287.

14.
CASTRO, L. C. C.. A LINGUAGEM DOS E-MAILS: UM CASO DE INFERÊNCIAS PRAGMÁTIDAS. In: 3º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 2010, RECIFE. 3º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. RECIFE: LUCI ARTES GRÁFICAS LTDA, 2010. p. 61-61.

15.
CASTRO, L. C. C.. Espaços Mentais e Metáforas. In: III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2008, Fortaleza. III Congresso internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Fortaleza, 2008.

16.
CASTRO, L. C. C.. O gênero entrevista no ensino médio: uma atividade de retextualização. In: 4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2007. Programação e resumos [do] 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Tubarão: UNISUL, 2007. p. 241-241.

17.
CASTRO, L. C. C.. INTERAÇÕES VIRTUAIS: definindo o conceito de interatividade. In: II ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 2007, Fortaleza. Caderno de resumos do II ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO. Fortaleza: UFC, 2007. v. 1.

18.
CASTRO, L. C. C.. A INTERNET: UM SUPORTE DE BASE SOCIOCOGNITIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: Hipertexto e Tecnologia na Educação, 2006, Recife. I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2006.

19.
CASTRO, L. C. C.. FORMAÇÃO DISCURSIVA E GÊNERO DO DISCURSO: um diálogo possível?. In: V Encontro Nacional da Língua Falada e Escrita, 2006, MACEIÓ. V Encontro Nacional da Lingua Falada e Escrita, 2006.

20.
CASTRO, L. C. C.. As atribuições de um coordenador discente. In: Projeto, 2004, GRAVATÁ/PE. RELATÓRIO DO EVENTO, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, L. C. C.. PARA ALÉM DA INTERAÇÃO HOMEM MÁQUINA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, L. C. C.. INTERAÇÃO X INTERLOCUÇÃO EM GAMES E FILMES INTERATIVOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, Elaine Helena Nascimento ; CASTRO, L. C. C. . HÁ PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SEU ENTORNO SOCIAL?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CASTRO, L. C. C.; CARVALHO, S. C. . A RELAÇÃO DE PODER NO PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CASTRO, L. C. C.; CASTRO, L. C. C. . A SALA DE AULA INVERTIDA NA EJAI: UM DIÁLOGO (IM)POSSÍVEL?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CASTRO, L. C. C.. O SER IDOSO E AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CASTRO, L. C. C.. FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: A IMAGEM DE SI E DO OUTRO EM TORCIDAS ORGANIZADAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CASTRO, L. C. C.. AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS EM EAD PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CASTRO, L. C. C.. DIMENSÃO SOCIAL DA LINGUAGEM DIGITAL NAS REDES SOCIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CASTRO, L. C. C.. JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NAVEGANDO NAS REDES SOCIAIS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CASTRO, L. C. C.. BALABOLKA: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA TODOS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CASTRO, L. C. C.; PESSOA, M.B . A ABREVIATURA NOS GÊNEROS DIGITAIS: UMA TRAJETÓRIA DOS MANUSCRITOS À TELA DO COMPUTADOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CASTRO, L. C. C.. A opacidade discursiva em ambientes virtuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CASTRO, L. C. C.. MESA-REDONDA: GÊNEROS DIGITAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CASTRO, L. C. C.. A LINGUAGEM SOCIALMENTE COMPARTILHADA - COMUNICAÇÃO COORDENADA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CASTRO, L. C. C.. INTERAÇÕES MEDIADAS POR COMPUTADOR: UM CONTRIBUTO À APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CASTRO, L. C. C.. A LINGUAGEM DOS E-MAILS: UM CASO DE INFERÊNCIAS PRAGMÁTICAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CASTRO, L. C. C.. A PRESENÇA DA DÊIXIS EM AULAS VIRTUAIS NO ORKUT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CASTRO, L. C. C.. Grupo de Discussão "ORKUT e Youtube: a sala de aula X o cotidiano (ou tudo misturado)?". 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CASTRO, L. C. C.. FORMAÇÃO DISCURSIVA: uma contribuição de Foucault e Pêcheux para análise do discurso em gêneros acadêmicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CASTRO, L. C. C.. INTERAÇÕES VIRTUAIS: definindo o conceito de interatividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CASTRO, L. C. C.; RODRIGUES, Jan Edson . A INTERNET COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CASTRO, L. C. C.. A INTERNET: UM SUPORTE DE BASE SOCIOCOGNITIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CASTRO, L. C. C.. FORMAÇÃO DISCURSIVA E GÊNERO DO DISCURSO: um diálogo possível?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CASTRO, L. C. C.. Hipertextus Revista Digital - Vol.2. 2008.

2.
CASTRO, L. C. C.. Hipertextus Revista Digital. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, L. C. C.. Oficina de apresentação e formatação de citação e referencia segundo a ABNT. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CASTRO, L. C. C.. Parâmetros Curriculares de Língua Inglesa Educação de Jovens e Adultos - Fundamental e Médio. 2013. (Colaborador - Parâmetros Curriculares de Língua Ingelsa - EJA).

3.
CASTRO, L. C. C.. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - Fundamental e Médio. 2012. (Colaborador - Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - EJA).

4.
CASTRO, L. C. C.. MONOGRAFIA.DOC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CASTRO, L. C. C.. "SOS MICRO - INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO WINDOWS XP". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CASTRO, L. C. C.. Oficina - "A Internet como Ferramenta para Aquisição da Língua Estrangeira". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CASTRO, L. C. C.. Oficina: Produção Textual na WEB. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
CASTRO, L. C. C.. Didática do Ensino Superior. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CASTRO, L. C. C.. Elaborando Trabalho Acadêmico com Word 2000. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CASTRO, L. C. C.. Manual de elaboração de trabalho acadêmico. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, L. C. C.. Participação em banca de Carolina Bettini Moura e Joana Epaminondas Barros."A Gastronomia e o Turismo:um estudo de caso sobre o Recife como 3º pólo gastronômico do Brasil". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em TURISMO) - Faculdade Integrada do Recife - FIR.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, L. C. C.; VAREJAO, L.; HOLANDA, L.; CUNHA, D. A. C.. Secretário da Seleção Pública Simplificada para Porfessor Substituto do Depto. de Letras. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
CASTRO, L. C. C.. AVALIADOR DE PÔSTERES DIGITAIS - 6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CASTRO, L. C. C.. AVALIADOR DE PÔSTERES DIGITAIS - V SIMPÓSIO DE HIPERTEXTOS. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
CASTRO, L. C. C.. EXAMINADOR DE POSTER - INTERTEXTUALIDADE NA PUBLICIDADE. 2009. Escola Superior de Marketing.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE LITERATURA E INTERSEMIOSE. PARA ALÉM DA INTERAÇÃO HOMEM MÁQUINA. 2018. (Congresso).

2.
GRAMÁTICA E TEXTO NA ESCOLA. 2018. (Encontro).

3.
7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação.INTERAÇÃO X INTERLOCUÇÃO EM GAMES E FILMES INTERATIVOS. 2017. (Simpósio).

4.
CAFÉ LINGUÍSTICO. 2017. (Seminário).

5.
CAFÉ LINGUÍSTICO. 2017. (Seminário).

6.
JORNADA ITINERANTE GELNE 40 ANOS. 2017. (Congresso).

7.
VI Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2016. (Encontro).

8.
6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.A Sala de aula invertida na EJAI: um diálogo (im)possível? ? Luiz Carlos de Castro (UFPE). 2015. (Simpósio).

9.
ECLAE - VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.A RELAÇÃO DE PODER NO PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2015. (Encontro).

10.
VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.O SER IDOSO E AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2015. (Encontro).

11.
1º SIMPÓSIO DE ESTUDOS INCLUSIVOS: POR UM ESTUDO DE LÍNGUAS.BALABOLKA: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA TODOS.. 2013. (Simpósio).

12.
5º SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS EM EAD PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2013. (Seminário).

13.
4º SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NAVEGANDO NAS REDES SOCIAIS. 2012. (Simpósio).

14.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA LINGUAGEM.DIMENSÃO SOCIAL DA LINGUAGEM DIGITAL NAS REDES SOCIAIS. 2012. (Simpósio).

15.
ABRALIN-VII CONGRESSO INTERNACIONAL. POR UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA EM AULAS VIRTUAIS. 2011. (Congresso).

16.
ALED - IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO. A opacidade discursiva em ambientes virtuais. 2011. (Congresso).

17.
II FÓRUM SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.O USO DE ABREVIATURAS NAS REDES SOCIAI:HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS. 2011. (Outra).

18.
IV SIGET - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS.A ABREVIATURA NOS GÊNEROS DIGITAIS: UMA TRAJETÓRIA DOS MANUSCRITOS À TELA DO COMPUTADOR. 2011. (Simpósio).

19.
1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL.A LINGUAGEM SOCIALMENTE COMPARTILHADA. 2010. (Simpósio).

20.
1º SINIEL - Minicurso - RESENHAS ACADÊMICAS: TEORIA E PRÁTICA. 2010. (Simpósio).

21.
3º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.A LINGUAGEM DOS E-MAILS: UM CASO DE INFERÊNCIAS PRAGMÁTICAS. 2010. (Simpósio).

22.
IX ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL.A LINGUAGEM DIGITAL: VARIAÇÃO E SENTIDO. 2010. (Encontro).

23.
LAELI - SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA APLICADA E O EDUCADOR DE LÍNGUA INGLESA.Interações Sociais Mediadas por Computador: um contributo à aprendizagem de língua estrangeira (LE).. 2010. (Simpósio).

24.
II Fala Sério - II Encontro Interdisciplinar de Comunição.FORMAÇÃO DISCURSIVA: uma contribuição de Foucault e Pêcheux para análise do discurso em gêneros acadêmicos. 2009. (Encontro).

25.
III Encontro Nacional sobre Hipertexto. MINICURSO "HIPERTEXTO E LETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA". 2009. (Congresso).

26.
III Encontro Nacional sobre Hipertexto - MINICURSO "HIPERTEXTO E LETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA". 2009. (Congresso).

27.
II NA MOSCA - II Mostra de Comunicação Acadêmica.EXAMINADOR DE POSTER - INTERTEXTUALIDADE NA PUBLICIDADE. 2009. (Outra).

28.
Seminário Intersecções 2009 - Ciência e Tecnologia, Literatura e Arte. 2009. (Seminário).

29.
4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.O gênero entrevista no ensino médio: uma atividade de retextualização. 2007. (Simpósio).

30.
I Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - I CIELLA. ETNOGRAFIA DE UMA AULA VIRTUAL. 2007. (Congresso).

31.
II ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO.INTERAÇÕES VIRTUAIS: definindo o conceito de interatividade. 2007. (Encontro).

32.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN.A INTERNET: UMA HIPÓTESE SOCIOCOGNITIVA PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE). 2007. (Simpósio).

33.
Hipertexto e Tecnologia na Educação.A INTERNET: UM SUPORTE DE BASE SOCIOCOGNITIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.. 2006. (Simpósio).

34.
V Encontro Nacional da Língua Falada e Escrita.FORMAÇÃO DISCURSIVA E GÊNERO DO DISCURSO: um diálogo possível?. 2006. (Encontro).

35.
XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. A INTERNET COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA (LE). 2006. (Congresso).

36.
Projeto "EDUCADORES SEM FRONTEIRAS".A INTERNET COMO FERRAMENTA PARA AQUISIÇÃO DE LINGUA ESTRANGERIA. 2005. (Oficina).

37.
Projeto "EDUCADORES SEM FRONTEIRAS".As atribuições de um coordenador discente. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, L. C. C.. IV SEMANA DE LETRAS DA UFPE. 2016. (Outro).

2.
CASTRO, L. C. C.. 6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

3.
CASTRO, L. C. C.. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, aprendizagem móvel dentro e fora da escola. 2013. (Outro).

4.
MARTÍN, Juan Pablo ; CORDIVIOLA, Alfredo.. ; CASTRO, L. C. C. ; CASTRO, L. C. C. . XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. 2013. (Congresso).

5.
CASTRO, L. C. C.. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
José Roberto da Silva. OS GÊNEROS TEXTUAIS DA INTERNET E SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO, USUÁRIOS DO LAB. DE INFORMÁTICA E ENSINO DO CAC.. 2003. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Luiz Carlos Carvalho de Castro.

2.
Ricardo Lopes de Freitas. A IMPORTÂNCIA DO BOLSISTA NA SOCIALIZAÇÃO DO LAB. DE INF. E ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CAC COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DO SABER.. 2002. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Luiz Carlos Carvalho de Castro.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, L. C. C.. JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NAVEGANDO NAS REDES SOCIAIS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CASTRO, L. C. C.. BALABOLKA: UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA TODOS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CASTRO, L. C. C.. AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS EM EAD PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CASTRO, L. C. C.; CARVALHO, S. C. . A RELAÇÃO DE PODER NO PROCESSO DE INTERLOCUÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CASTRO, L. C. C.; CASTRO, L. C. C. . A SALA DE AULA INVERTIDA NA EJAI: UM DIÁLOGO (IM)POSSÍVEL?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CASTRO, L. C. C.. O SER IDOSO E AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, L. C. C.. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede. 2012. (Outro).

2.
CASTRO, L. C. C.. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, aprendizagem móvel dentro e fora da escola. 2013. (Outro).

3.
CASTRO, L. C. C.. 6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

4.
MARTÍN, Juan Pablo ; CORDIVIOLA, Alfredo.. ; CASTRO, L. C. C. ; CASTRO, L. C. C. . XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Departamental do CAC

Membro da Subcomissão de Jornada de Trabalho do CAC

Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias da Educação (ABEHTE), 2007/2009.

Membro do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias da Educação (NEHTE-UFPE), a partir de 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 2:46:56