Irlane Maia de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3156688483798707
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (2002); Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia (2008); Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Professora Adjunto A da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Ciências Biológicas e Coordenadora do curso diurno em Licenciatura em Ciências Naturais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática e Educação Ambiental, atuando efetivamente no ensino ministrando as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais, Ensino de Ciências e Sociedade, Estágio Supervisionado; Pesquisa, nas linhas: Fundamentos e Métodos e Processos de Ensino - Aprendizagem em Ciências e Matemática no Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPG-ECIM/UFAM, e Extensão Universitária, coordenando o Programa Ciência no Cotidiano - PROCIC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irlane Maia de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Irlane Maia de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.
AV. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos,300- Mini-Campus
69077-000 - Manaus, AM - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Saberes que sabem à extensão, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Attico Inácio Chassot.
2006 - 2008
Mestrado profissional em Ensino de Ciências na Amazônia.
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Título: A Prática da Transversalidade na formação de professores, para o Ensino de Ciências, nas Universidades Públicas da cidade de Manaus, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Elizabeth da Conceição Santos.
Bolsista do(a): FAPEAM, FAPEAM, Brasil.
2003 - 2004
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: A sociedade do Consumo e a Percepção da Questão Ambiental.
Orientador: Professor: Rubens Castro.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura Em Ciências.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Práticas de Educação Ambiental. (Carga horária: 4h).
Rede Brasileira de Educação Ambiental, REBEA, Brasil.
2009 - 2009
Astronomia e Interdisciplinaridade. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Curta Duração.
Intelectus Treinamentos & Consultoria, INTELECTUS, Brasil.
2008 - 2008
Pesquisas em Educação em Ciências no Brasil. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2006 - 2006
Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2006 - 2006
Cap. em Metodologia em Lab. de Ciências Naturais. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Apoio ao Ensino de Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminário de Integração ao Contexto Organizacional. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Formação Metodológica - Meio Ambiente.
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2002 - 2002
Encontro Regional de Formação dos Formadores. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC, Brasil.
1991 - 1992
Português.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora C4 ED-LPL-IV, Carga horária: 20

Atividades

03/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora doutora Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora contratada por 20 horas ao qual ministro as disciplinas Instrumentação para o Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental a qual coordena o Projeto de Extensão 2009/01: Escola de Educação Ambiental - Estratégia de articulação entre a Universidade e a Sociedade.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Voluntaria ao qual ministrei as disciplinas Educação Ambiental I e Educação Ambiental II. Atuei como Vice-Coordenadora junto ao Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE no desenvolvimento do projeto: Escola de Educação Ambiental - Articulação entre a Universidade e a Sociedade em prol da Questão Ambiental que envolviam os cadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais, Geografia e História.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Voluntaria ao qual ministrei as disciplinas Educação Ambiental I e Educação Ambiental II. Atuei como Vice-Coordenadora junto ao Programa Atividade Curricular de Extensão - PACE no desenvolvimento do projeto: Escola de Educação Ambiental - Articulação entre a Universidade e a Sociedade em prol da Questão Ambiental que envolviam os cadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais, Geografia e História.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário - CONSUNI, .

Cargo ou função
Suplente.
03/2016 - Atual
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão - PROEXT, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Comitê de Extensão.
04/2015 - Atual
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Coordenadora de Estágio Supervisiondo do curso de Licenciatura em Ciências Naturais.
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Pograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.
02/2013 - Atual
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão - PROEXT, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Programa Ciência no Cotidiano - PROCIC.
04/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Biologia
04/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais
06/2013 - 02/2014
Direção e administração, Diretoria Executiva, .

Cargo ou função
Diretora Executiva.
04/2011 - 05/2013
Direção e administração, Pró Reitoria de Extensão - PROEXT, .

Cargo ou função
Diretora do Departamento de Programas Ensino e Comunidade - DPIEC.
09/2010 - 03/2011
Direção e administração, Instituto de Ciências Biológicas, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Biologia.
07/2005 - 07/2005
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências
01/2005 - 04/2005
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental II
Educação Ambiental I
Prática de Ensino de Ciências
Instrumentação para o Ensino de Ciências
02/2005 - 03/2005
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental II
08/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
08/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental I
07/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental I
01/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Ciências
Educação Ambiental II
Educação Ambiental I
01/2004 - 07/2004
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
03/2004 - 04/2004
Treinamentos ministrados , XEROX DO BRASIL, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de Recursos Humanos em Educação Ambiental
01/2004 - 01/2004
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental II
08/2003 - 12/2003
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
08/2003 - 08/2003
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental II
08/2003 - 08/2003
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental II
08/2003 - 08/2003
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental I
07/2003 - 08/2003
Ensino, Licenciatura em Ciências - PEFD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental II
04/2003 - 07/2003
Ensino, Licenciatura Em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental I
Prática de Ensino em Ciências
Educação Ambiental II

Fundação Universitária Iberoamericana - Florianópolis, FUNIBER, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestora de Cursos, Carga horária: 20
Outras informações
Gestora nos cursos de Especialização em Ensino á Distância. Capacitação Técnica e Especialização.

Atividades

07/2007 - Atual
Ensino, Gestão e Auditoria Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental

UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Atuei como professora no curso em Normal Superior ao qual ministrei a disciplina Metodologia e Prática de Ensino das Ciências Naturais

Atividades

06/2006 - 07/2006
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Ensino das Ciências Naturais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Saberes primevos: uma incursão necessária com os saberes acadêmicos e saberes escolares
Descrição: A proposta delineia-se a partir de duas perspectivas, ao consideramos ser crucial refletir sobre a nossa crise de sentidos que permeia o contexto e escolar e acadêmico que ainda está centrada em posturas dogmáticas de um cientificismo que aniquila a compreensão da realidade diante de que só pelo saber científico pode compreendê-la e explicá-la. Os saberes ditos acadêmicos e escolares, ainda estão sendo construídos sob a égide de um paradigma que não reconhece e nem valoriza os saberes primevos, ou ditos, saberes de tradição. Tais saberes, a de se dizer, aqui, muitos se tornaram científicos. Neste sentido, continuamos a formar e a ensinar conteúdos assépticos e descontextualizados sem nenhum vínculo com a realidade, e isso é preocupante. Estamos vivendo uma transformação social avassaladora, permeada por processos mutáveis a partir das tecnologias da informação e comunicação sem refletirmos sobre os impactos na nossa cultura principalmente nas novas gerações futuras. Hoje, a maioria dos nossos jovens cresce sem nenhum vínculo com os saberes culturais de suas gerações passadas, causando assim, a destruição de nosso passado social. Dessa forma, a proposta pretende identificar saberes primevos por se ter a clareza de que estes saberes estão se perdendo e correm o risco de extinção. Diante do exposto a proposta tem como objetivo central promover a incursão dos saberes primevos no âmbito acadêmico visando sua valorização para torná-los saberes escolares, integrando idosos, adolescentes e jovens em atividades de promoção às expressões culturais e reafirmar a importância do vínculo de nossas gerações, especialmente dos adolescentes e jovens, para promover a criatividade das expressões culturais, e com isso, o reconhecimento valorativo salvaguardando- os da extinção.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Kelly Brenda Pereira de Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
Saberes que sabem à extensão
Descrição: A pesquisa investiga a oitiva de saberes primevos detidos pela comunidade a partir das ações de extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Attico Chassot - Integrante.
2012 - 2013
Elaboração de uma proposta do livro didático para o 6º ano do Ensino Fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Laryssa da Mota Sales - Integrante.Financiador(es): FAPEAM - Bolsa.
2012 - Atual
A prática como componente curricular nos cursos de Licenciaturas em Ciências e Biologia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / BRUNA MOTA SOARES - Integrante.Financiador(es): FAPEAM - Bolsa.
2010 - 2011
Diagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de Ciências Naturais do 6º ao 9º no contexto Amazônico
Descrição: Nos últimos anos, os debates acadêmicos sobre o ensino de ciências no que tange à formação de professores cresceu e conquistou o interesse de muitos pesquisadores no referido ensino. Tais discussões e pesquisas confluíram para novas perspectivas para o regaste à valorização do docente da educação básica e de inovações que tangem a melhoria para os recursos didáticos no ensino de ciências. A inexistência de um livro didático de Ciências para o 6º ao 9° do Ensino Fundamental que contemple o ensino-aprendizagem no contexto Amazônico remonta anseios e desejos de professores e já se estende por mais de quarenta e dois anos. Com isso, justifica-se, e se faz necessário, fomentar a pesquisa para delinear uma proposta do livro didático de Ciências que atenda a realidade regional, tendo como cenário no processo educativo, o contexto Amazônico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Yriane Pereira Nascimento - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.
2009 - 2010
A construção do saber científico reflexivo na perspectiva da Educação de Jovens e Adutos
Descrição: PIBIC-JÚNIOR: O projeto visa desenvolver o pensamento científico reflexivo na educação de jovens e adultos investigando a problemática do cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
A Prática da Transversalidade na Formação de Professores, para o Ensino de Ciências, nas Universidades Públicas da cidade de Manaus
Descrição: O projeto investigou a práticada transversalidade na formação de professores de Ciências nas universidades públicas de Manau..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
A Iniciação Científica no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Difundindo e Popularizando a Ciência a partir da interação-reflexão-ação entre a Universidade e a Comunidade Escolar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Universalizando o saber científico a partir da interação universidade e a comunidade escolar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / BRUNA MOTA SOARES - Integrante / Orleylson Cunha Gomers - Integrante / Ana Cláudia Mauiné Dutra - Integrante.
2011 - Atual
Programa Ciência no Cotidiano - PROCIC
Descrição: O Programa Ciência no Cotidiano é institucionalizado pela Reitoria de Extensão, Resolução N° 015/2013 - CEI, onde constam várias atividades curriculares de extensão, de pesquisa e eventos. Os subprojetos são: Família, Escola com a Universidade; A investigação como estratégia motivacional para as aulas de Ciências; Alfabetização tecnológica de professores de Ciências Naturais. No âmbito da pesquisa buscamos os saberes primevos para que estes sejam dialogados com os saberes acadêmicos visando transformá-los em saberes escolares. Dentro da categoria de eventos temos o Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática que já realizou sua 4ª edição e o Fórum das Licenciaturas que promove discussões de diversas temáticas sobre a formação inicial e contínua de professores, bem como a questão vital sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se que todas as atividades desenvolvidas tem em seu arcabouço teórico e metodológico o constante diálogo disciplinar com a Instrumentação para o Ensino de Ciências, Ensino de Ciências e Sociedade, Educação Ambiental e os Estágios I, II E III e com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Suas ações são contínuas, portanto, atemporal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Márcia Irene Pereira Andrade - Integrante / Ana Cláudia Mauiné Dutra - Integrante.
2010 - 2012
A Formação continuada de professores de Ciências: Perspectivas para a contrução identitária do professor reflexivo
Descrição: A relevância da proposta evoca em seu caráter extencionista a ressignificação da relação universidade e a sociedade, visando mediar mudanças significativas, apresentar novas tendências e perspectivas para o ensino de ciências dando ênfase no desenvolvimento do perfil do professor-reflexivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Ana Lúcia Silva Gomes - Integrante / Maria Cláudia Gross - Integrante / Ana Cláudia Maquiné Dutra - Integrante / Saulo Cesar Seiffert Santos - Integrante / Marnice Míglio - Integrante / 1. Eleonora Celeste Farkas Félix Pereira - Integrante / 2. Hélen Cristina Lôbo de Souza - Integrante / 3. Izabela Souza Sarkis - Integrante / 4. Jaquelinne Pinheiro da Silva - Integrante / 5. João Cosme Silva Santos - Integrante / 6. Marília Batista Azevedo - Integrante / 7. Orleylson Cunha Gomes - Integrante / 8. Rafaella Bruno Antunes de Souza - Integrante / 9. Rebeca Brandão Nascimento - Integrante / 10. Stephane Ladislau da Cruz - Integrante / Felipe Miranda de Carvalho - Integrante / Júlio Cesar Braga - Integrante / Viviane Gil da Silva Oliveira - Integrante / Shirley Cintra Portela de Sá Peixoto - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
A produção de peixes como suporte ao ecoturismo, geração de renda e conservação ambiental da REDES-Tupé, AM.
Descrição: Enfocar a Educação Ambiental como uma forma de melhoria do ambiente socioeconômico dos moradores da RDS São João do Tupé foi o motivo desencadeador para a realização deste projeto. A meta principal é promover a Educação Ambiental, proporcionando a inserção social dos comunitários implantando a geração de renda através da participação dos comunitários por meio do cultivo de peixes em tanques-rede. As ações da proposta estão voltadas para uma alternativa de geração de renda com a preocupação da defesa do meio ambiente através da educação ambiental e promoção do turismo ecológicamente correto. Pretende-se também fortalecer parcerias entre a Universidade, ONGs e movimentos sociais para divulgar os resultados do projeto e promover seu efeito multiplicador em outras regiões do estado do Amazonas. Entende-se que este projeto dará início a atividades de pesquisa e extensão de médio e longo prazos, visando o aprimoramento contínuo de unidade familiares de produção e métodos para a convivência em áreas de reserva. O projeto visa ainda, proporcionar, o empenho no sentido de preparar a consciência coletiva dos moradores da comunidade para a responsabilidade sócio-ambiental de se morar em uma área de reserva, além de capacitar alunos e comunitários como agentes analítico-transformadores da realidade onde vivem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Integrante / Ana Lúcia Silva Gomes - Coordenador / Maria Olívia de A. Ribeiro Simao - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Difundindo e Popularizando a Ciência
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Adote uma Caneca
Descrição: O projeto visa sensibilizaros acadêmicos da universidade e das escolas estaduais de ensino fundamental para a utilização irracional de copos descartáveis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Coordenador / Aida Izabela Rodrigues Repolho - Integrante / Andressa Cristine Giacomi - Integrante / Ariane Gomes Freitas - Integrante / Bianca Maria Benarros Porto - Integrante / Caio Fabio Pereira da Silva - Integrante / Israela da Silva de Souza - Integrante / Paola Karoline de Souza Rodrigues - Integrante / Samuel Santos de Azevêdo - Integrante / Valesca de Souza Chaves - Integrante.
2009 - 2009
Escola de Educação Ambiental - Estratégia de articulação entre a Universidade e a Sociedade
Descrição: O projeto foi desenvolvido com a comunidade do entorno do Parque Sumaúma visando a sensibilização para a problemátca ambiental contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - Atual
Clube de Ciências em Ação: construindo experiências na comunidade
Descrição: O projeto visa desenvolver ações educativas que integrem a comunidade e a universidade valorizando a formção acadêmica e profissional dos universitários do curso de Licenciatura em Ciências Naturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2006
ESCOLA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Articulação entre a Universidade e a Sociedade em Prol da Questão Ambiental
Descrição: Escola de Educação Ambiental- um projeto de caráter educacional, que atua com programas de Educação Ambiental no ensino-formal e não-formal. Está organizado em Sub- Programas: Regular de educação ambiental, elaborando, implementando e avaliando materiais produzidos para a incorporação da EA nos curriculos escolares; Sub-Programade pesquisa em EA- converge trabalho de pesquisa, monografias, estágios curriculares, gerando subsídios conceituais, metodologicos que são incorporados aos outros programas; programa não-formal de educação- que visa a sensibilização da comunidade através da ampliação da percepção da problemática e potencialidade ambiental, para a manutenção da vida..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Irlane Maia de Oliveira - Integrante / ELIZABETH DA CONCEIÇÀO SANTOS - Coordenador / FRANCISCO EVANDRO OLIVEIRA AGUIAR - Integrante / ROSILENE GOMES DA SILVA - Integrante / Maria Leonice Rebouças Nascimento - Integrante / Wagner Bento de Souza Júnior - Integrante / Yvana Lopes Miranda de Farias - Integrante / Dannielle Cordeiro Ribeiro - Integrante / Laiz Fernanda Tufi Almeida - Integrante / Francilene Chagas Porto - Integrante / Rennie Pantoja Nogueira - Integrante / Sarah Ariana dos Santos - Integrante / Susianne Gomes da Conceição - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Amazonas


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Extensão Universitária
2016 - Atual
Periódico: Areté (Manaus)


Revisor de projeto de fomento


2011 - 2012
Agência de fomento: FAPEAM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ENSINO DE BIOLOGIA.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; SILVA, W. C. . Pedagogia de Projetos. 1°. ed. Manaus: BK dtora, 2009. 206p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; DUTRA, A. C. M. ; GOMES, A. M. S. . A Experiência do PIBID como critério de validação para o Estágio Supervisionado. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC, 2014, NATAL. V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - CADERNOS DE RESUMO. NATAL: EDUFRN, 2014.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; DUTRA, A. C. M. . A Prática como Componente Curricular à luz das atividades curriculares de Extensão. In: V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS - ENALIC, 2014, NATAL. V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS. NATAL: EDUFRN, 2014.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A prática da Transversalidade na formação de professores para o Ensino de Ciências. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Instrumentação para o Ensino de Ciências na perspectiva Krasilchikiana. In: 61º Reunião Anual da SBPC, 2009, Manau. Instrumentação para o Ensino de Ciências na perspectiva Krasilchikiana, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . Diálogo de saberes: uma proposta para o ensino de Biologia e Química. LA RECHERCHE EN EDUCATION, 2017.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; DUTRA, A. C. M. ; GOMES, A. M. S. . Programa Ciência no Cotidiano: interação família, escola e a universidade. La Recherche en Education, 2017.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; CHASSOT, A. . A Escola do presente, do passado, e a do futuro?. Review of Research, 2016.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; SILVA, Rosilene Gomes da ; SANTOS, E. . Ensino de Ciências: uma Proposta para Utilizar a Experimentação no Ensino Fundamental. Areté (Manaus), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A Universidade e a Escola: uma parceria necessária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Elaboração de Projetos Interdisciplinares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; DUTRA, A. C. M. . A prática como componente curricular à luz das atividades de Extensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A Universidade e a Escola: uma parceria necessária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; DUTRA, A. C. M. ; GOMES, A. M. S. . A Experiência do PIBID como critério de avaliação do Estágio Supervisionado I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; MELO, A. T. O. ; MARINHO, L. ; SILVA, S. F. ; ALMEIDA, T. M. ; BARAUNA, W. J. Q. . Instrumentação para o Ensino de Biologia na perspectiva Krasilchikiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; SANTOS, Elizabeth da Conceiçào . Políticas Públicas de Educação Ambiental e sua sMúltiplas Relaçoes - PRONEA e PRONERA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A Epistemologia Instrumentalista de John Dewey e suas Implicações no Ensino de Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; SILVA, Rosilene Gomes da ; SANTOS, Elizabeth da Conceiçào . ENSINO DE CIÊNCIAS; Uma Proposta para Utilizar a Experimentação no Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A prática da Transversalidade na Formação de Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A nova face da Educação Ambiental no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Prêmio Professor Samuel Bechimol. 2015.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Programa Ciência na Escola - Edital PCE Nº 020/2014. 2015.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola. 2014.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola. 2014.

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola. 2012.

6.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola. 2012.

7.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola - PCE. 2011.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Educação Superior. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. II Encontro Regional da Didática de Ciências. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Diálogo de saberes: perspectivas para o ensino de ciências no contexto amazônico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Oficina de Alfabetização Científica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Metodologia da Pesquisa Científica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Elaboração de Projetos Interdisciplinares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Metodologia da Pesquisa Científica aplicada à Educação Básica. 2012. .

6.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A prática como componente curricular: uma estatégia para a prática da pesquisa didáticab na formação d eprofessores de ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A PCC: uma estratégia para a prática da pesquisa didática na formação de professores de Ciências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, E. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . Transversalidade e Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Educação Ambiental e o Ensino de Biologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; LIMA, J. M.; FRAXE, T. J. P.. Participação em banca de Giselle Palmeira Neves. A Educação Ambiental Mediada por Tecnologia: a experiência do Centro de Mídias de Educação do Amazonas no Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; SOUZA, M. R.. Participação em banca de Eloídes de Sousa Melo. Tessituras na Formação Docente: Caminhos de uma (Trans) Formação no Programa de Iniciação à Docência em Física. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; GASNIER, T. R. J.; SILVA, Rosilene Gomes da. Participação em banca de Ralkma Belchó Santos. A Evasão numa Licenciatira em Ciências Naturais. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; MATOS, M. A. S.. Participação em banca de Maria Ágatha Compton Pinheiro. A prática Docente em Biologia com Estudantes Surdos na cidade de Manaus. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; PONCIANO, N. P.; GONZAGA, Amarildo Menezes. Participação em banca de Antonio Paulino dos Santoa. Percursos de Autoria de Professores no Ensino Tecnológico. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO TECNOLÓGICO DO IFAM) - Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; GONZAGA, Amarildo Menezes. Participação em banca de Heliamara Paixão de Souza. A organização do Estágio por Projetos de Trabalho no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM-CMC. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO TECNOLÓGICO DO IFAM) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de Gisele de Almeida Nascimento. Formação Inicial de professores: uma análise da prática como componente curricular (PCC) do curso de Biologia da UFAM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; PIO, J. L. S.; CAVALCANTE, M. A.. Participação em banca de João Batista Félix de Sousa. A contribuição do Programa Scratch e a aprendizagem criativa no ensino de Química. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; GIL, A. C.. Participação em banca de Carlos Henrique Abreu dos Santos. O Ensino de Biologia e a Formação de Conceitos Científicos a partir do uso de um espaço não formal na cidade de Manaus. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
ODA, W. Y.; OLIVEIRA, Irlane Maia de; CAVALCANTE, M. A.. Participação em banca de Yakamury Rebouças de Lira. Pegagogia de Projetos: uma proposta para o Ensino de Química, na perspectiva da Educação em Tempo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; ODA, W. Y.; CAVALCANTE, M. A.. Participação em banca de Jéssica Santos Moura. A Aprendizagem Criativa como Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Hisdrostática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; AZEVEDO, R. O. M.; NETTO, J. F. M.. Participação em banca de Francisco das Chagas Palma. A abordagem sócio-histórica do conteúdo: perspectivas para a aprendizagem de Física. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; VASCONCELOS, E. R.; NICOT, Y. E.. Participação em banca de Philippe Nascimento da Costa. Os conceitos de ciência e as reformas educacionais do ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
GONZAGA, Amarildo Menezes; OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de Antônio Paulino dos Santos. Percursos de Autoria: relatos de um mestrando em Formação Continuada. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

10.
Farias; OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de Andressa Pereira Primavera. Iniciação científica no ensino médio: contribuições do Programa Ciência na Escola. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de ANderson Gomes da Silva.Os Jogos como Ferramenta Didática na Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de Lenize Oliveira Pio Torres.O Ensino de DST como forma de prevenção para alunos do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de Erika Silva de Andrade.O Meio Ambiente na visão de estudantes do ensino fundamental de duas escolas publicas de Manaus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Participação em banca de Kelciane da Rocha Ramos.Transversalidade nas séries iniciais: realidades e perspectivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; MENEZES, A. P. S.. Participação em banca de Jeane Maria Souza dos Santos.Gestão Ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contabéis) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

6.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; MENEZES, A. P. S.. Participação em banca de Isac Nunes de Lima.A responsabilidade sócio-ambiental e a destinação dos resíduos sólidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contabéis) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Proposta Pedagógica para o Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; ODA, W. Y.; VASCONCELOS, E. R.. Banca Examinadora para coordenar o Processo de Seleção Simplificado para Professor Substituto. 2016. Universidade Federal do Amazonas.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminario de Avaliação do Programa Ciência na Escola - PCE. 2014. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.

4.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola - PCE. 2012. FAPEAM.

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Congresso de Extensão. 2011. Universidade Federal do Amazonas.

6.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola - PCE. 2011. FAPEAM.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A BNCC e seus múltiplos contextos.Análise Geral do documento BNCC. 2018. (Outra).

2.
Ciclo de Palestras.A Ressignificação do trabalho docente: currículo e formação. 2018. (Outra).

3.
Seminário Municipal de Ensino de Ciências: contribuições para a melhoria da aprendizagem.Extensão Universitária e suas implicações no processo do Ensino de Ciências. 2018. (Seminário).

4.
Seminário Municipal de Ensino de Ciências: contribuições para a melhoria da aprendizagem.As implicações da BNCC no Ensino de Ciências de 6º ao 9º ano. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Municipal de Ensino de Ciências: contribuições para a melhoria da aprendizagem.Escolas, Sesc e Universidade. 2018. (Seminário).

6.
4ª Semana das Licenciaturas.Articulação entre saberes primevos e acadêmicos no Ensino de Ciências. 2017. (Outra).

7.
Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular & Jornada Ambiental do ICB. A prática como componente curricular. 2017. (Exposição).

8.
Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular & Jornada Ambiental do ICB. A prática como componente curricular da disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências. 2017. (Exposição).

9.
XXIV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL.Programa Ciência no Cotidiano: interação família, escola com a universidade. 2017. (Outra).

10.
XXIV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL.Diálogo de Saberes: uma proposta para o ensino de Biologia e Química. 2017. (Outra).

11.
3ª Semana das Licenciaturas.Formação de Professores no seculo XXI: desafios e possibilidades para o ensino na região amazônica. 2016. (Seminário).

12.
I Debate sobre as Disciplinas como Componentes Curriculares. 2015. (Outra).

13.
Oficina - Diálogos Interculturais na Superação da Discriminação às Mulheres Negras. 2015. (Outra).

14.
Seminário de Pesquisa II.Saberes que sabem à Extensão. 2015. (Seminário).

15.
Fórum de Pró-Reitores de Ensino de Graduação - Norte. 2014. (Encontro).

16.
IV Encontro Nacional de Licenciaturas. 2014. (Encontro).

17.
Seminário de Pesquisa I.Saberes que sabem à Extensão. 2014. (Seminário).

18.
VI Semana de Ciências Naturais.A Realidade do Ensino de Ciências na Educação Básica.. 2014. (Outra).

19.
VI Semana de Ciências Naturais.A reprovação no curso de Ciências Naturais. 2014. (Outra).

20.
Seminário de Gestão. 2013. (Seminário).

21.
V Semana de Ciências Naturais.O Contexto Histórico do curso de Ciências Naturais na Universidade Federal do Amazonas. 2013. (Outra).

22.
Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciência.Difusão e Popularização da Ciência a partir da interação-reflexão-ação entre a universidade e a educação básica. 2012. (Simpósio).

23.
3º Seminário sobre Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado da UFAM. 2011. (Seminário).

24.
I Ciclo de Palestra em Administração Pública. 2011. (Outra).

25.
II Encontro de Didática.A Didática das Ciências e a formação do educador: novos desafios. 2011. (Encontro).

26.
Seminário de Avaliação da Gestão - UFAM sempre presente - 2 anos. 2011. (Seminário).

27.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências. 2011. (Encontro).

28.
Como Elaborar Trabalho Científico. 2010. (Outra).

29.
Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas. 2010. (Seminário).

30.
XV ENDIPE.Ensino de Ciências, Transversalidade e Universidade: limites e possibilidades. 2010. (Encontro).

31.
61º Reunião Anual da SBPC.Instrumentação para o Ensino de Ciências na perspectiva Krasilchikiana. 2009. (Outra).

32.
ETNOMATEMÁTICA. 2009. (Oficina).

33.
I Fórum das Águas de Manaus. 2009. (Outra).

34.
Seminário de Crise Climática e Ecossocialismo. 2009. (Seminário).

35.
VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.Transversalidade e Educação Ambiental. 2009. (Outra).

36.
VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.A Criação dos Centros de Educação Ambiental no Brasil. 2009. (Outra).

37.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências.Tansversalidade na formação de professores de Ciênciad. 2009. (Encontro).

38.
60º Reunião Anual da SBPC. Políticas de Educação Ambiental e suas Múltiplas Relações PRONEA e PRONERA. 2008. (Congresso).

39.
III Conferência Estadual de Meio Ambiente do Estado do Amazonas. 2008. (Outra).

40.
III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia.A Prática da Transversalidade na Formação de Professores de Ciências no Contexto do Estado do Amazonas. 2008. (Seminário).

41.
III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia - SECAM.Ensino de Ciências: Uma Proposta para utilizar a Experimentação no Ensino Fundamental. 2008. (Seminário).

42.
III Seminário em Ensino de Ciências na Amazônia - SECAM.A epistemologia Instrumentalista de John Dewey e suas implicações no Ensino de Ciências. 2008. (Seminário).

43.
Congresso de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Região Norte do Brasil. 2007. (Congresso).

44.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Congresso).

45.
V Semana de Pesquisa da Escola Normal Superior-UEA.Uma Proposta para a Prática da Transversalidade na Formação de Professores. 2007. (Outra).

46.
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. Educação do Campo: A Nova Face da Educação Ambiental no Brasil?. 2006. (Congresso).

47.
V Econtro Presencial Funiber- UFAM: Sustentabilidade na Amazônia em Foco. 2005. (Encontro).

48.
Fórum Amazônico de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; ORLEANS, T. . VII Jornada do Programa de Iniciação à Docência. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &Mostra Pedagógica de Prática como Componente Curricular &. 2017. (Exposição).

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Fórum Permanente das Licenciaturas. 2017. (Outro).

4.
ODA, W. Y. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . 2º Simpósio de Estágios Supervisionados para a Docência e Fórum das Licenciaturas. 2016. (Outro).

5.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; ORLEANS, T. . VI Jornada do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. 2016. (Outro).

6.
SIMAOA, M. O. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . 2ª Amostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental. 2015. (Outro).

7.
SIMAO, M. O. A. R. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . Experiências Dialogadas - Educação Ambiental nos Contextos Escolares. 2015. (Outro).

8.
SIMAO, M. O. A. R. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . Experiências Dialógadas - Programa Escola Sustentável na Rede Pública Estadual. 2015. (Outro).

9.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; ORLEANS, T. . V Jornada do Programa de Iniciação à Docência - PIIBID. 2015. (Outro).

10.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Seminário de Pesquisa da Rede Amazônica de Educação em Ciênias e Matemática. 2014. (Outro).

11.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. I Simpósio de Estágio Supervisionado. 2014. (Outro).

12.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. IV Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática. 2014. (Outro).

13.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Fórum das Licenciaturas da UFAM. 2014. (Outro).

14.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. III Encontro Regional da Didática de Ciências. 2013. (Outro).

15.
VASCONCELOS, E. R. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . 1º Simpósio dos Estágios Supervisonados - ICB. 2013. (Outro).

16.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. XXXI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior,. 2012. (Outro).

17.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. II Encontro Regional da Didática de Ciências. 2012. (Outro).

18.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. IV Semana de Ciências Naturais e 2º Encontro Nacional de Estudantes de Ensino de Ciências Naturais. 2012. (Outro).

19.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. I Encontro Regional da Didática de Ciências. 2011. (Outro).

20.
SIMAO, M. O. A. R. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de ; GOMES, A. L. S. . 1ª Mostra e Intercâmbio de Experiências em Educação Ambiental na Amazônia. 2010. (Outro).

21.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Encontro Nacional das Licenciaturas. 2010. (Outro).

22.
CARDOSO, A. L. ; GOMES, A. L. S. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de ; ARAUJO, M. G. P. ; SIMAO, M. O. A. R. ; GALVAO, R. M. S. . O Ensino de Ciências suas interfaces no Estado do Amazonas: Formação de Professores. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Philippe Nascimento da Costa. Os conceitos de ciência e as reformas educacionais do ensino médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas, FAPEAM. (Orientador).

2.
Irones da Silva Cordeiro. Percepção dos professores sobre a Educação Ambientakl praticada na RDS do Tupé- Manaus-Am. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas. (Coorientador).

3.
Francisco Rodrigo das Chagas Palma. A abordagem sócio-histórica do contéudo: perspectivas para a aprendizagem de física. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECIM) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna Mota Soares. A prática como componente curricular nos cursos de Licenciaturas em Ciências e Biologia. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Amazonas, FAPEAM. (Orientador).

2.
Laryssa da Mota Sales. Elaboração de uma proposta do livro didático para o 6º ano do Ensino Fundamental. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

3.
Yriane Pereira Nascimento. Diagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de Ci~encias Naturais do 6º ao 9º no constexto amazônico. Início: 2010 - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Lizane da Silva Melo. Clube de Ciências. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Amazonas. Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Tatiane Ribeiro Teixeira. Clube de Ciências. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Amazonas. Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilza Rodrigues Lima. O Ensino de Ciências no cotidiano dos alunos: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

2.
Grace Rocha Vieira. Principais dificuldades de implantação das Mostras e Feiras de Ciências nas Escolas Estaduais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

3.
Telma Assunção Rêgo. As Práticas Experimentais do Ensino de Ciências no Cotidiano escolar na Escola Estadual Sebastião Norões.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Bruna Mota Soares. A prática como componente curricular nos cursos de Licenciaturas em Ciências e Biologia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

2.
Yriane Pereira Nascimento. Diagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de ciências naturais do 6º ao 9º no contexto amazônico. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Girlanne Brandão. Clube de Ciências: Universalizando o saber científico a partir da interação entre a universidade e a comunidade escolar. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

2.
Israela deSouza. Plástico: Elevado índice de produção, consumo e iniciativas para o processo reverso. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

3.
Ivone Lima Santos. Estudo de Caso das Ações da Semana do Meio Ambiente na Escola Estadual Maria Madalena. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

4.
Ana Cláudia Maquiné Dutra. Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

5.
Leandro da Silva e Silva. Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

6.
Servidores Administrativos da UFAM. Educação Ambiental. 2009. Orientação de outra natureza. (Divisão de Treinamento e Desenvolvimento - DRH) - Universidade Federal do Amazonas, UNISOL. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

7.
Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Educação Ambiental no Ensino de Ciências. 2007. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

8.
Acadêmicos de Ciências Naturais, Geografia e História. Escola de Educação Amabiental- Articulação entre a Universidade e a Sociedade em Prol da Questão Ambiental. 2006. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

9.
Acadêmicos de Ciências Naturais, Geografia e História. Escola de Educação Ambiental-Articulação entre a Universidade e a Sociedade em prol da Questão Ambiental. 2006. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Amazonas, UNISOL. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

10.
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas. 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

11.
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas. 2004. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

12.
Colaboradores da Xerox do Brasil. Capacitação de Recursos Humanos em Educação Ambiental. 2004. Orientação de outra natureza. (Educação Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

13.
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Clube de Ciências da Universidade Federal do Aamazonas. 2003. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

14.
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Educação Ambiental. 2002. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

15.
Acadêmicos do cuso de Licenciatura em Ciências. Educação Ambiental. 2002. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.

16.
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Estágio Supervisionado. 2001. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Ciências) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Irlane Maia de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; CHASSOT, A. . A Escola do presente, do passado, e a do futuro?. Review of Research, 2016.

2.
NASCIMENTO, R. ; OLIVEIRA, Irlane Maia de . Diálogo de saberes: uma proposta para o ensino de Biologia e Química. LA RECHERCHE EN EDUCATION, 2017.

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de; DUTRA, A. C. M. ; GOMES, A. M. S. . Programa Ciência no Cotidiano: interação família, escola e a universidade. La Recherche en Education, 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Diálogo de saberes: perspectivas para o ensino de ciências no contexto amazônico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. Metodologia da Pesquisa Científica aplicada à Educação Básica. 2012. .

3.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. A prática como componente curricular: uma estatégia para a prática da pesquisa didáticab na formação d eprofessores de ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, Irlane Maia de. II Encontro Regional da Didática de Ciências. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Organizadora do Encontro Nacional das Licenciaturas, evento realizado em 15,16 e 17 de setembro de 2010 financiado pela FAPEAM e CAPES.
Vice-Chefe do Departamento de Biologia (07/01/2010 - 26/09/2010)
Chefe do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - Portaria nº 2.906/2010
 Período: 18/09 de 2010 a 27 /04/2011.
 Representante da Universidade Federal do Amazonas no Programa Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática - REAMEC. Portaria nº 1436/2011
Membro do Comitê de Extensão ? Suplente. Portaria nº. 2.855/2009
Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GIEPCMA
Diretora do Departamento de Programas Integrados Ensino Comunidade - DPIEC/ Pró-Reitoria de Extensão - Portaria nº 1003/2011.C 
Diretora Executiva - Portaria nº 2244/2013
Coordenadora Pedagógica do Programa de Iniciação à Docênciia PIBID - Portaria n° 002/2015.
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. - Portaria nº 900/2017



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:04:34