Tamara Quírico

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2136677343472870
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


É formada em Pintura pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000); possui mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), com estágio doutoral na Università degli Studi di Pisa. Possui, por fim, especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Cidade (2003). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), ocupando atualmente sua vice-presidência. Em 2002 começou a atuar no magistério como professora de História da Arte. Desde 2012 é professora adjunta concursada do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ART/UERJ), onde leciona no Departamento de Teoria e História da Arte (DTHA) e no Programa de Pós-Graduação em Artes. Entre 2006 e 2013 também atuou como historiadora da arte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), trabalhando especialmente na preservação e no inventário de bens móveis e integrados no território nacional, assim como em pesquisas para processos de tombamento. Desde 2013 é vice-coordenadora do Centro de História da Arte (CHA) do Instituto de História da UFRJ (credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), criado e coordenado pela Professora Maria Beatriz de Mello e Souza. Participa ainda do grupo de pesquisa "Studiolo. Estudos em História da Arte da Antiguidade à Primeira Época Moderna", coordenado pela Professora Maria Berbara (credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). É, por fim, coordenadora do Grupo de Trabalho "A epopeia na História da Arte", vinculado ao Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da arte italiana entre os séculos XIII e XVI, em especial arte cristã. Atua principalmente com os seguintes temas: história da arte, arte italiana, arte medieval, imagens cristãs. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tamara Quírico
Nome em citações bibliográficas
QUÍRICO, T

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes.
Rua São Francisco Xavier 524
Maracanã
20550-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340912
URL da Homepage: www.art.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universitá degli Studi di Pisa (Orientador: Antonio Pinelli).
Título: "Inferno e Paradiso. Dante, Giotto e as representações do Juízo final na pintura toscana do século XIV", Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Beatriz de Mello e Souza.
Palavras-chave: História da arte; Idade Média; Cristianismo e cultura; Arte e religião; Iconografia; Juízo final.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Arte Medieval.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da arte / Especialidade: Iconografia.
Setores de atividade: Outros; Educação Superior.
2001 - 2003
Mestrado em História da Arte.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: "O Juízo final de Michelangelo. Questões iconográficas e a polêmica do Cinquecento sobre o afresco sistino",Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Luiz César Marques Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte; Pintura italiana; Arte e religião; Idade Média - arte; Cristianismo e cultura; Reforma - aspectos religiosos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Setores de atividade: Outros; Educação Superior.
2002 - 2003
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Título: "A importância da arte para a formação do ser humano".
Orientador: Prof.ª Dr.ª Rosy Rosalina Scapin.
1995 - 2000
Graduação em Bacharelado Em Pintura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: "Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate! - Estudo sobre o Inferno de Dante".
Orientador: Prof. Aurélio Nery.




Formação Complementar


2012 - 2012
Atualização para docentes da UERJ. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
O Apocalipse e suas leituras medievais. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Hagiografia e a construção dos ideais de santidade. (Carga horária: 7h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2003 - 2003
Arte Sacra e Iconografia Cristã. (Carga horária: 10h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
2003 - 2003
Gestão de Coleções: iniciação à Heráldica. (Carga horária: 10h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
2003 - 2003
Arte e Pensamento na China: Bases e Aspectos. (Carga horária: 8h).
Fundação Eva Klabin Rappaport, FEKR, Brasil.
1999 - 1999
Tragédia Grega e Historiografia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
A arte Italiana de Giotto a Giovanni Bellini.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Summer School In Medieval Studies.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1998 - 1998
Curso de extensão sobre Tomás de Aquino.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
Curso de História da Arte: Românico e Gótico.
Fundação Casa de Rui Barbosa, CASA_DE_RUI_BARB, Brasil.
1995 - 1995
Workshop Ministrado Por Lygia Pape.
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato temporário em 03/2012. Nomeação em 04/2012, conforme Portaria 298 publicada no DOERJ em 22.03.2012. Dedicação exclusiva a partir de 07/2013, conforme Despacho publicado no DOERJ em 10.06.2013.

Atividades

03/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora do Bacharelado em História da Arte.
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Institucional dos Programas Institucionais de Bolsas PIBIC - Área de Artes.
08/2015 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplinas ligadas à linha de História e Crítica da Arte
03/2012 - Atual
Ensino, História da arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Política
Arte e religião
História da Arte III - do século XIII ao XVI
Seminário de História, Crítica e Teoria da Arte - Arte catacumbária, usos e funções das imagens
Seminário de História, Crítica e Teoria da Arte - Arte e teologia, crise iconoclasta, usos e funções das imagens no mundo bizantino
Seminário de História, Crítica e Teoria da Arte - Funções e usos das imagens religiosas (séculos XIII-XV)
Trabalho final de graduação
05/2018 - 05/2018
Outras atividades técnico-científicas , Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Atividade realizada
Avaliadora interna no processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (SELIC).
05/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro de comissão de sindicância instaurada pela Portaria 01/ARTES/2017.
03/2014 - 02/2016
Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, Departamento de Teoria e História da Arte (DTHA).

Cargo ou função
Sub-chefe de departamento.
09/2015 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro de comissão para avaliação de processo de revalidação de diploma de mestrado.
09/2015 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro de comissão para avaliação de processo de revalidação de diploma de doutorado.
08/2015 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro de comissão para avaliação de processo de revalidação de diploma de graduação.
09/2013 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro de comissão para avaliação de pedidos de transferência externa, interna e de aproveitamento de estudos.
08/2012 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro de comissão para avaliação de processo de revalidação de diploma de graduação.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em História da arte, Carga horária: 20
Outras informações
O trabalho no Instituto se relaciona à identificação, fiscalização e proteção do patrimônio cultural brasileiro, especialmente dos bens móveis e integrados. Quando necessário, também são realizadas pesquisas históricas para processos de tombamento. Lotada no DEPAM/ DF entre 09/2006 e 07/2009. Transferida para o DEPAM/ RJ em 07/2009, atuando ali até 01/2012. Transferida para a Superintendência do Estado/RJ em 01/2012. OBS: Redução de carga horária de trabalho de 40 para 20 horas semanais a partir de abril/2012. Exoneração a pedido publicada no Diário Oficial da União em 15/04/2013

Atividades

01/2012 - 04/2013
Serviços técnicos especializados , Superintendência do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro, .

Serviço realizado
Análise de processos de saída de obras de arte e ofícios do país (bens não tombados).
11/2012 - 03/2013
Serviços técnicos especializados , Superintendência do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro, .

Serviço realizado
Parecer acerca do pedido de tombamento da Coleção Geyer, do Museu Imperial.
10/2011 - 10/2012
Ensino, Programa de Especialização em Patrimônio -PEP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Acervos e coleções
02/2012 - 03/2012
Serviços técnicos especializados , Superintendência do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro, .

Serviço realizado
Parecer acerca do pedido de tombamento da Coleção de cartões-postais de Elysio Belchior (em conjunto com Mônica Cadorin).
09/2006 - 01/2012
Serviços técnicos especializados , Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM, .

Serviço realizado
Trabalhos ligados à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, especialmente na área de bens móveis..
10/2011 - 11/2011
Serviços técnicos especializados , Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM, .

Serviço realizado
Parecer acerca do pedido de tombamento da Coleção Nemirovsky (em conjunto com Marcus Tadeu Daniel Ribeiro).
06/2011 - 09/2011
Serviços técnicos especializados , Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM, .

Serviço realizado
Parecer acerca do pedido de tombamento da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande (Rio de Janeiro, RJ).
03/2009 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, .

Serviço realizado
Membro do Grupo de trabalho responsável por elaboração de parecer visando à preservação de obras significativas das artes plásticas brasileiras modernas.
09/2007 - 02/2008
Serviços técnicos especializados , Superintendência Regional do IPHAN no Distrito Federal, .

Serviço realizado
Inventário de Bens móveis e integrados - Palácio do Itamaraty, Brasília.
01/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM, .

Serviço realizado
Elaboração do "Estudo para a preservação do patrimônio modernista brasileiro".
11/2006 - 04/2007
Serviços técnicos especializados , Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização - DEPAM, .

Serviço realizado
Estudo para elaboração de histórico sobre a ocupação do Estado do Piauí para inclusão no processo de tombamento de Parnaíba e de outras cidades do Estado.

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
A convite do Professor Doutor Ivair Reinaldim, ministrei algumas aulas para o curso de pós-graduação Lato Sensu Arte e Cultura (ênfase em artes visuais) (sem vínculo empregatício). - Iconografia cristã e História da Arte (em 2012) - Manifestações visuais da Idade Média (em 2012 e em 2013) - Manifestações artísticas do Renascimento (em 2012) - Metodologias de História da Arte (em 2013)

Atividades

07/2012 - 07/2013
Ensino, Arte e Cultura (ênfase em Artes Visuais), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Iconografia cristã e História da Arte
Manifestações artísticas do Renascimento Italiano
Manifestações visuais da Idade Média
Metodologias da História da Arte

Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2010 - 04/2010
Ensino, Pós-graduação em História da Arte Sacra, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Funções das imagens religiosas

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrei com a Professora Doutora Maria Beatriz de Mello e Souza a disciplina "História da Arte: métodos de pesquisa e interpretação" do curso de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da UFRJ (Conceito Capes 6)

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor subsituto, Carga horária: 12

Atividades

08/2012 - 11/2012
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte: métodos de pesquisa e interpretação
3/2004 - 12/2005
Ensino, Escola de Belas Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte I - da Pré-história ao Gótico
História da arte e das técnicas II - do Renascimento ao Neoclassicismo
História da arte e das técnicas IV - Arte do século XX

Centro Universitário da Cidade, UNIVERCIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 6

Atividades

5/2003 - 12/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte
5/2003 - 12/2005
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletiva II - História da arte
8/2003 - 12/2003
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia geral
8/2002 - 4/2003
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletiva II - História da arte
2/2002 - 4/2003
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 12


Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro

Atividades

10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Brasileiro de História da Arte, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Deliberativo.
01/2017 - Atual
Direção e administração, Comitê Brasileiro de História da Arte, .

Cargo ou função
Vice-presidente do CBHA.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
"O Juízo final na tradição cristã: desdobramentos na América espanhola"
Descrição: O Juízo final é um dos temas mais importantes para o Cristianismo. A dimensão teológica do evento justifica a sua evocação desde os primeiros séculos do Cristianismo, e a popularização de suas representações visuais a partir do século XI e particularmente do XIII. Em função de sua importância, representações visuais do Juízo final são encontradas em todas as regiões em que houve penetração do Cristianismo. Diversos exemplos, desse modo, sobrevivem também nos antigos territórios da América espanhola, principalmente pinturas decorando o interior de igrejas, não raro englobadas dentro do tema mais amplo das Postrimerías (os Novíssimos da tradição cristã ? Morte, Juízo final, Inferno e Paraíso). Este projeto visa a analisar essas representações, executadas especialmente entre os séculos XVII e XVIII, comparando-as com as obras da tradição europeia de figurações do Juízo final, de modo a se perceber aproximações e divergências entre esses modelos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
"Imagens cristãs. História, arte e práticas religiosas"
Descrição: Esta pesquisa pretende estudar pinturas e esculturas com temas cristãos realizadas na Europa. O acervo a ser estudado deve abranger um arco temporal que vai do século XIV ao XIX. A intenção é analisar essas obras não somente do ponto de vista artístico, mas buscar compreendê-las também em termos religiosos e históricos. Essas imagens, de fato, possuem funções que são essenciais a qualquer obra com temática cristã: elas transmitem ideias e conceitos relacionados à cultura religiosa, desempenhando, dessa forma, papel primordial na doutrinação dos fiéis. Elas também inspiram práticas devocionais diversas, reforçando toda uma exegese que seria desenvolvida paralelamente dentro do contexto religioso. Deve-se considerar, por fim, que muitas dessas imagens poderiam desempenhar, além das funções religiosas, também outros papéis, como culturais e políticos, na medida em que, em sua maioria, se inseriam em contextos que iam muito além do religioso. Deve-se considerar, nesse sentido, que não raro elas foram encomendadas por pessoas que buscavam, de algum modo, associar seu nome àquelas obras. Ademais, como a religião se ligava profundamente a instâncias diversas da vida social, percebe-se a importância que o estudo de imagens religiosas pode ter para a compreensão de contextos históricos diversos. Esse projeto contempla cinco linhas de pesquisa diversas, a saber: 1. Iconografia cristã; 2. História dos artistas; 3. História das imagens: arte e teologia; 4. História das imagens: funções e usos; 5. História das imagens: mecenato, mercado e circulação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tamara Quírico - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 11
2005 - 2009
"Inferno e Paradiso. As representações do Juízo final na pintura toscana do século XIV"
Descrição: Este trabalho aborda a iconografia do Juízo final, focando especialmente as pinturas (afrescos, mosaicos e painéis) executadas na região da Toscana entre os séculos XIII e XV. A partir das análises dos modelos pintados até a primeira metade do Trecento, visa a discutir as mudanças nos modos de representação do tema do Juízo final na pintura toscana do século XIV. Para tanto, serão analisadas tanto questões históricas, como religiosas e artísticas, que de algum modo possam ter exercido influência nas representações visuais do tema, um dos mais importantes para a cultura cristã. O Juízo final é, com efeito, o tema escatológico por excelência, parte essencial de uma das mais importantes questões que norteiam o Cristianismo: o destino do homem após a morte e após o fim do mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Tamara Quírico - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 19
2001 - 2003
"O Juízo final de Michelangelo: questões iconográficas e a polêmica do Cinquecento sobre o afresco sistino"
Descrição: O trabalho se desenvolveu a partir de uma sucinta análise de modelos iconográficos precedentes com o tema do Juízo final, discutindo as mudanças impetradas por Michelangelo nessa tradição iconográfica ao idealizar sua própria interpretação para o tema, observando-se também os pontos de contato do artista com essa mesma tradição. Para proceder a tal análise, foram analisadas possíveis influências externas ao campo artístico, como as pregações de Girolamo Savonarola e o saque de Roma de 1527. Por fim, a pesquisa discutiu as críticas sofridas pelo Juízo michelangiano no século XVI, examinando as razões para uma oposição tão forte ao afresco a partir do ambiente contra-reformístico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tamara Quírico - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8


Outros Projetos


2014 - Atual
"Imagens cristãs. História, arte e práticas religiosas"
Descrição: Livro organizado por Tamara Quírico, com a colaboração de Aldilene César e Maria Izabel Escano, e com a participação de diversos autores. O projeto foi contemplado pela FAPERJ (edital APQ3) em dezembro de 2014.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Figura. Studi sull`Immagine nella Tradizione Classica
2015 - Atual
Periódico: 19&20 (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da arte/Especialidade: Arte medieval.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Professora homenageada - Formandos do Instituto de Artes 2014, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
2011
Aprovada em concurso público para provimento do cargo de professor adjunto do Instituto de Artes, no Departamento de Teoria e História da Arte, na área de História da arte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
2005
Aprovada e não classificada em concurso público para professor de desenho do Departamento de análise e representação da forma da Escola de Belas-artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/ UFRJ), Escola de Belas-artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/ UFRJ.
2005
Aprovada em concurso público para provimento de vagas em cargo de nível superior - técnico em História da arte, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
2004
Aprovada e não classificada na seleção 2005 para o curso de Doutorado em História medieval, Universidade Federal Fluminense.
2004
Aprovada para o curso de Doutorado em História social, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
2000
1º lugar do X Salão de artes da ECEMAR - Obra Entre Av'e Eva" (acrílica sobre tela), Escola de Comando e Estado-maior da Aeronáutica.
2000
Aprovada para o curso de Mestrado em História da arte, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
1999
Voto de louvor pelo artigo Giotto: prelúdio da Renascença, Escola de Belas-artes da UFRJ.
1999
1º lugar do IX Salão de artes da ECEMAR - Obra "Díptico" (mista sobre madeira), Escola de Comando e Estado-maior da Aeronáutica.
1998
2º lugar do VIII Salão de artes da ECEMAR - Obra "Dorso feminino" (óleo sobre tela), Escola de Comando e Estado-maior da Aeronáutica.
1996
Medalha de bronze do Salão Clube de Aeronáutica Asas 96 - Obra "Menina com jarro" (óleo sobre tela), Clube de Aeronáutica.
1996
Menção honrosa do Salão de artes do Clube de Aeronáutica - Obra "Aves de rapina" (óleo sobre tela), Clube de Aeronáutica.
1996
2º lugar do VI Salão de artes da ECEMAR - Obra "Ninho da águia" (óleo sobre tela), Escola de Comando e Estado-maior da Aeronáutica.
1995
Menção honrosa do Salão de artes Clube de Aeronáutica - Obra "Rítmica" (óleo sobre tela), Clube de Aeronáutica.
1994
1º lugar categoria estudante do I Salão Colégio Militar - Obra "Seis de maio" (óleo sobre tela), Colégio Militar do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Quírico, Tamara  Data: 21/09/2010

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Quírico, Tamara  Data: 06/03/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUÍRICO, T2018QUÍRICO, T. 'Michelangelo's Last Judgement: art and religion between Reformation and Counter-Reformation'. Ikon. Journal of Iconographic Studies, v. 11, p. 115-126, 2018.

2.
QUÍRICO, T2016QUÍRICO, T. 'Para além da religião? Justiça de Deus, justiça do homem e as representações visuais do Juízo Final'. Revista Antíteses, v. 9, p. 72-93, 2016.

3.
QUÍRICO, T2015QUÍRICO, T. 'Sobre datação e atribuição de obras de arte: o caso do ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa'. Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 8, p. 31-47, 2015.

4.
QUÍRICO, T2015 QUÍRICO, T. 'A morte de Deus e a morte do homem: Paixão de Cristo, Juízo Final e Triunfo da Morte no fim da Idade Média'. Nava, v. 1, p. 8-25, 2015.

5.
QUÍRICO, T2015 QUÍRICO, T. 'Devoção por imagens: pinturas e culto privado na Itália entre os séculos XIII e XV'. Figura. Studi sull`Immagine nella Tradizione Classica, v. 3, p. 79-105, 2015.

6.
QUÍRICO, T2013QUÍRICO, T. 'A representação do Cristo juiz em pinturas toscanas do Trecento ao Cinquecento'. Concinnitas (Online) (Rio de Janeiro), v. 2, p. 23-51, 2013.

7.
QUÍRICO, T2013QUÍRICO, T. 'A Capela del Podestà, o ciclo do Trionfo della Morte e novos modos de representação do tema do Juízo final'. Revista de História da Arte e Arqueologia (Online), v. v.1, p. 55-80, 2013.

8.
QUÍRICO, T2012QUÍRICO, T. 'Peste Negra e escatologia: os efeitos da expectativa da morte sobre a religiosidade do século XIV'. Mirabilia (Vitória. Online), v. 14, p. 136-155, 2012.

9.
QUÍRICO, T2012QUÍRICO, T. 'Reforma, Contrarreforma e a expressão religiosa na arte'. Coletânea (Rio de Janeiro), v. 21, p. 117-140, 2012.

10.
QUÍRICO, T2011QUÍRICO, T. 'A iconografia do Inferno na tradição artística medieval'. Mirabilia (Vitória. Online), v. 12, p. 01-19, 2011.

11.
QUÍRICO, T2010QUÍRICO, T. 'As funções do Juízo final como imagem religiosa'. História (São Paulo. Online), v. 29, p. 120-148, 2010.

12.
QUÍRICO, T2002QUÍRICO, T. 'Saint-Denis: anúncio de um novo tempo'. Revista Universa da Universidade Católica de Brasília, Brasília, v. 1, n.1, p. 131-145, 2002.

13.
QUÍRICO, T2001QUÍRICO, T. 'Dante e Michelangelo: comentário sobre a Commedia e o afresco do Giudizio Universale'. Vértice (Lisboa), Lisboa, v. 100, n.100, p. 174-183, 2001.

14.
QUÍRICO, T1999QUÍRICO, T. 'Giotto: prelúdio da Renascença'. Universa (UCB), Brasília, v. 7, n.2, p. 311-316, 1999.

15.
QUÍRICO, T1998QUÍRICO, T. 'The Cloisters: um recanto europeu em Nova York'. Revista do Clube Militar, Rio de Janeiro, v. LXXI, n.349, p. 25, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAGAZZI, A. (Org.) ; MENESES, P. (Org.) ; QUÍRICO, T (Org.) . 'Ensaios Interdisciplinares sobre o Renascimento Italiano'. 1. ed. Guarulhos: Editora da Unifesp, 2017.

2.
QUÍRICO, T. 'Inferno e Paradiso. As representações do Juízo final na pintura toscana do século XIV'. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
QUÍRICO, T. "Apontamentos para um estudo dos séculos XIV e XV como momento de continuidade". In: RAGAZZI, A.; MENESES, P.; QUÍRICO, T.. (Org.). "Ensaios interdisciplinares sobre o Renascimento italiano". 1ed.Guarulhos: Editora da Unifesp, 2017, v. 1, p. 77-92.

2.
QUÍRICO, T. 'The representation of Heaven and Hell in Last Judgement scenes'. In: PICCAT, M.; RAMELLO, L.. (Org.). Memento Mori. Il genere macabro in Europa dal Medioevo a oggi. 1ed.Alessandria: Edizioni dell'Orso, 2014, v. 1, p. 571-588.

3.
QUÍRICO, T. 'O IPHAN e a proteção das artes plásticas brasileiras modernas'. In: Cavalcanti, A.M.T.; Dazzi, C.; Valle, A.. (Org.). Oitocentos - Arte Brasileira do Império à Primeira República. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes-UFRJ / DezenoveVinte, 2008, v. , p. 64-70.

4.
QUÍRICO, T. "Por uma melhor formação cultural". In: Bayard Boiteux; Maurício Werner. (Org.). Lições de Turismo 4. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2005, v. , p. 31-39.

5.
QUÍRICO, T. "Berço da civilização ameaçado". In: Renata César de Oliveira. (Org.). Lições de Relações Internacionais 1. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2004, v. , p. 131-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUÍRICO, T; BERBARA, M.C.L. ; MENESES, P. . 'Afastando os males. Arte e apotropismo'. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2017, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: CBHA, 2017. v. 1. p. 8-10.

2.
QUÍRICO, T. 'A representação do Juízo Final como imagem devocional'. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis: UFSC/UDESC, 2015. v. 1. p. 1-13.

3.
QUÍRICO, T. 'O Juízo Final na tradição cristã: desdobramentos iconográficos na América Espanhola'. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Uberlândia: UFU, 2014. v. 1. p. 507-515.

4.
QUÍRICO, T. 'O ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa: datação, iconografia, memória''. In: VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2013, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2013.

5.
QUÍRICO, T. 'A iconografia do Juízo final no Trecento: a importância de Dante e Giotto no desenvolvimento de novos modos de representação'. In: Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura, 2012, Juiz de Fora. Anais do Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. Juiz de Fora, 2012. v. 1. p. 100-115.

6.
QUÍRICO, T. 'A psicostasia nas representações visuais do Juízo final'. In: VII Semana de Estudos Medievais, 2007, Rio de Janeiro. Atas da VII Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: PEM/ UFRJ, 2007. p. 191-200.

7.
QUÍRICO, T. "A Peste Negra e a representação do Inferno em afrescos toscanos do século XIV". In: VI Semana de Estudos Medievais, 2006, Rio de Janeiro. Atas da VI Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: Programa de Estudos Medievais, 2006. p. 304-313.

8.
QUÍRICO, T. "O surto de peste e a proeminência do Inferno em dois ciclos de afrescos toscanos do século XIV". In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina: Editorial Mídia, 2005.

9.
QUÍRICO, T. "Comentários e críticas de Gonzaga-Duque a Pedro Américo". In: XXIII Colóquio do Comitê brasileiro de História da Arte, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Colóquio do Comitê brasileiro de História da arte. Rio de Janeiro: CBHA/ UERJ/ UFRJ, 2003. p. 435-442.

10.
QUÍRICO, T. "Leitura do Quattrocento: Donatello". In: IV Semana de Estudos Medievais, 2001, Rio de Janeiro. Atas da IV Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. p. 264-270.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
QUÍRICO, T. 'The iconography of the Last Judgment in Trecento painting'. In: 60th Annual Meeting of the Renaissance Society of America, 2014, Nova York. The Renaissance Society of America Annual Meeting - New York, 2014. p. 574.

2.
QUÍRICO, T. 'O ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa: datação, iconografia, memória'. In: VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, 2013, Belo Horizonte. Caderno de resumos - VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Belo Horizonte, 2013.

3.
QUÍRICO, T. "A iconografia do Inferno na tradição artística medieval". In: I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão: rupturas, transformações e permanências, 2007, São Luís. Caderno de resumos do I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão: rupturas, transformações e permanências. São Luís: UEMA, 2007. p. 58-59.

4.
QUÍRICO, T. "Michelangelo's Last Judgement: a brief review of its iconographic elements". In: Changes in Aesthetics. XVI International Congress of Aesthetics, 2004, Rio de Janeiro. Abstracts, 2004.

5.
QUÍRICO, T. ?Saint-Denis: anúncio de um novo tempo?. In: Semana de História 1999 - Pontifícia Universidade Católica/ RJ, 1999, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da Semana de História 1999, 1999.

6.
QUÍRICO, T. ?A Commedia e o afresco do Giudizio Universale: uma comparação estética entre Dante Alighieri e Michelangelo Buonarroti?. In: Semana de História 1998 - Pontifícia Universidade Católica/ RJ, 1998, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da Semana de História 1998, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
QUÍRICO, T. 'Michelangelo e a Capela Sistina. Arte e religião entre Reforma e Contrarreforma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUÍRICO, T. 'O Vaticano, a Basílica de São Pedro e o acervo artístico dos papas'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
QUÍRICO, T. 'A Basílica de São Pedro e o acervo artístico do Vaticano'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
QUÍRICO, T. 'O Vaticano e a formação do Estado Papal'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
QUÍRICO, T. 'The iconography of the Last Judgment in Trecento painting'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
QUÍRICO, T. Estudo sobre o Juízo Universal. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
QUÍRICO, T. O Juízo final de Michelangelo e a tradição iconográfica precedente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
QUÍRICO, T. "Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate! Estudo sobre o Inferno de Dante" 2000 (Monografia de conclusão de curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
QUÍRICO, T. Parecer científico para a Revista Arte & Ensaios. 2018.

2.
QUÍRICO, T. Parecer científico para a Revista de História da Universidade de São Paulo. 2018.

3.
QUÍRICO, T. Parecer científico para a Revista de História da Universidade de São Paulo. 2017.

4.
QUÍRICO, T. Parecer ad hoc para a Revista Antíteses. 2017.

5.
QUÍRICO, T. Parecer ad hoc para a Revista Temporalidades. 2017.

6.
QUÍRICO, T. Parecer ad hoc para a Signum - Revista da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). 2016.

7.
QUÍRICO, T. Parecer ad hoc para a Editora da Unicamp. 2014.

8.
QUÍRICO, T. 'Acervo da Coleção Geyer, do Museu Imperial'. 2013.

9.
CADORIN, M. ; QUÍRICO, T . "Coleção de cartões postais de Elysio Belchior". 2012.

10.
QUÍRICO, T. "Igreja de Nossa Senhora do Desterro, Campo Grande (Rio de Janeiro)". 2011.

11.
RIBEIRO, M.T.D. ; QUÍRICO, T . "Acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky". 2011.

12.
QUÍRICO, T. Parecer ad hoc para a Revista de História Comparada da UFRJ. 2009.

13.
QUÍRICO, T. "Estudo para a preservação do patrimônio modernista brasileiro". 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUÍRICO, T; COSTA, C. . Programa Debate, Canal Futura. Queermuseu - sobre arte e censura no Brasil atual. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
QUÍRICO, T. 'A arte italiana de Giotto a Michelangelo'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
QUÍRICO, T. 'Arte medieval e a consolidação das imagens cristãs'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
QUÍRICO, T. 'Alegoria da Redenção, de Ambrogio Lorenzetti'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Verbete para o site MARE - Museu de Arte para a Educação).

4.
QUÍRICO, T. 'Juízo final de Maso di Banco'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Verbete para o site MARE - Museu de Arte para a Educação).

5.
QUÍRICO, T. Dia das Portas abertas - Igrejas. 1997. (Guia cultural de igrejas históricas).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
QUÍRICO, T. Capa para o livro 'Construir a terra, conquistar a vida', de Mônica Cadorin - ISBN 978-85-910911-2-6. 2015. Ilustração.

2.
QUÍRICO, T. Ilustrações para a Revista Barbante, Ano II, nº 03, de 14 de março de 2013. 2013. Ilustração.

3.
QUÍRICO, T. 'Díptico'. 1999. Pintura.

4.
QUÍRICO, T. 'Entre Av'e Eva'. 1999. Pintura.

5.
QUÍRICO, T; BIELINSKI, C. . 'Colorindo palavras de amor - Poemas de Christina Bielinski e pinturas de Tamara Quírico'. 1997. Pintura.

6.
QUÍRICO, T. 'Dorso feminino'. 1997. Pintura.

7.
QUÍRICO, T. "Menina com jarro". 1996. Pintura.

8.
QUÍRICO, T. "Aves de rapina". 1996. Pintura.

9.
QUÍRICO, T. "Ninho da águia". 1995. Pintura.

10.
QUÍRICO, T. "Rítmica". 1995. Pintura.

11.
QUÍRICO, T. "Seis de Maio". 1994. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
QUÍRICO, T; GESOMINO, R. ; MOREIRA, M. . Olha Geral! - Exposição dos alunos do Instituto de Artes da UERJ. 2018 (Curadoria de exposição).

2.
QUÍRICO, T; VOGLER, A. ; SILVA, D. E. S. ; MENDES, E.B. . Olha Geral! - Exposição dos alunos do Instituto de Artes da UERJ. 2014 (Curadoria de Exposição).

3.
QUÍRICO, T; FREITAS, N . Olha Geral! - Exposição dos alunos do Instituto de Artes da UERJ. 2012 (Curadoria de Exposição).

4.
QUÍRICO, T. 'Lasciate ogni speranza, voi ch'entrate!'. 2000 (Monografia de conclusão de curso).

Demais trabalhos
1.
QUÍRICO, T. Olha Geral! - Exposição dos alunos do Instituto de Artes da UERJ. 2012 (Texto crítico para a 5ª edição da Olha Geral!) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, M.C.C.L.; QUÍRICO, T; TACCONI, A.P.T.M.; BREDARIOLLI, R.L.B.. Participação em banca de Mariana Pincinato Quadros de Souza. "Uma imagem entre dois mundos: um estudo sobre o mosaico do Juízo Final de Torcello (Veneza - século XII)". 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

2.
QUÍRICO, T; FRÓES, V.; BASTOS, M.J.M.. Participação em banca de Thatiane Piazza de Melo. "O pintor e a cidade: Giotto e Florença no Trecento". 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

3.
QUÍRICO, T; PAULITSCH, V.. Participação em banca de Pablo José Mateus do Pinho. "Às margens do infortúnio nos mares do sul: contribuições para a historiografia artística em Rio Grande e sua aplicação no projeto educativo ''Magriço, o menino pintor'". 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
QUÍRICO, T; MENESES, P.; CHRISTO, M.. Participação em banca de Thamis Malena Marciano Caria. "Cleópatra do Museu D. João VI: a trajetória de uma obra". 2016. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
BERBARA, M.C.L.; AZEVEDO, E.; QUÍRICO, T; TIRADRITTI, F.. Participação em banca de Daniele Cristina Liberato de Oliveira. "O ato de fazer oferendas: o uso das imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada - da XVIII à XXX dinastia". 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
QUÍRICO, T; SOUZA, M. B. M. E.; PEREIRA, M.C.C.L.. Participação em banca de Maria Izabel Escano Duarte de Souza. "Orações pintadas: iconografia mariana, práticas devocionais e funções das iluminuras dos livros de horas da Real Biblioteca Portuguesa". 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
QUÍRICO, T; RIBEIRO, M.T.D.; NAKAMUTA, A.. Participação em banca de Mariana Aline Barbosa Pereira. "As pinturas murais no casario de Penedo, Alagoas: um inventário da produção muralista do século XIX". 2015. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

8.
QUÍRICO, T; NAKAMUTA, A.; CAVALCANTI, L.. Participação em banca de Fabiana Carvalho de Oliveira. "Estratégias para a preservação do patrimônio cultural moderno: Athos Bulcão em Brasília (1957-2007)". 2012. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Teses de doutorado
1.
QUÍRICO, T; BERBARA, M.C.L.; RAGAZZI, A.; BAUMGARTEN, J.; CARREÓN, E.. Participação em banca de Rafael Augusto Castells de Andrade. "Tlacamictiliztli - os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha". 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
QUÍRICO, T; MAKOWIECKY, S.; A.C.V. SANT'ANNA; ANDRADE, A.L.B.C.; OLIVEIRA, S.R.R.. Participação em banca de Fernanda Maria Trentini Carneiro. "A presença de imagens de anjos na arte contemporânea". 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
QUÍRICO, T; CHEVITARESE, A.; CARVALHO, C.R.F.; TACLA, A.B.; BARRETO, L.L.P.. Participação em banca de Evelyne Azevedo. "A Renovatio Aegyptiaca. A relação entre Roma e o Egito a partir das esculturas egipcianizantes da Villa Adriana". 2015. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
QUÍRICO, T; MALTA, M.; LUZ, A.A.; KNAUSS, P.; CAVALCANTI, A.. Participação em banca de André Monteiro de Barros Dorigo. "Crer para ver: a imagem retórica dos sete pecados capitais e o olhar moral da tradição cristã à contemporaneidade". 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
QUÍRICO, T; VEREZA, R.R.; FREITAS, E.C.; FRAZÃO, A.C.L.; PEREIRA, R.A.. Participação em banca de Cinthia Marina Moreira da Rocha. "Uma boa morte honra toda a vida. Capelas funerárias de reis e nobres em Castela no século XV". 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
BERBARA, M.C.L.; QUÍRICO, T; GARCÍA, J.L.G.. Participação em banca de Clara Habib de Salles Abreu. "Imagem proibida, imagem sobrevivente: a iconografia do Menino Jesus em pinturas da Anunciação de Cristo". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
QUÍRICO, T; MAKOWIECKY, S.; CHEREM, R.M.; A.C.V. SANT'ANNA. Participação em banca de Fernanda Maria Trentini Carneiro. "A presença de imagens de anjos na arte contemporânea". 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
QUÍRICO, T; MENESES, P.; MARQUES, L.. Participação em banca de Elias Feitosa de Amorim Júnior. "Luz, imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (séc. XII-XIII)". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
QUÍRICO, T; BERBARA, M.C.L.; CÉSAR, A.M.. Participação em banca de Richard Gomes da Silva. "A iconografia da arte sacra de Cláudio Pastro na Basílica Nacional de Aparecida". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
QUÍRICO, T; MARQUES, L.; ALMEIDA, N.B.. Participação em banca de Bárbara Souza Costa Padovani. "Construir o excepcional: entre ações humanas e objetos maravilhosos em Saint-Denis (1122-1151)". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
QUÍRICO, T; PAULITSCH, V.. Participação em banca de Pablo José Mateus do Pinho. "Às margens do infortúnio nos mares do sul: contribuições para a historiografia artística em Rio Grande e sua aplicação no projeto educativo ''Magriço, o menino pintor'". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
QUÍRICO, T; SOUZA, M. B. M. E.; PEREIRA, M.C.C.L.; FRÓES, V.. Participação em banca de Patrícia Marques de Souza. "Entre a salvação e a danação: a busca pela boa morte e a iconografia das tentações e das boas inspirações na Arte de Bien Morir (1480-1484)". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
QUÍRICO, T; VEREZA, R.R.; FRÓES, V.. Participação em banca de Thatiane Piazza de Melo. "O cotidiano urbano florentino a partir dos artistas em Il Trecentonovelle". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

7.
QUÍRICO, T; PEREIRA, M.C.C.L.; TACCONI, A.P.T.M.. Participação em banca de Mariana Pincinato Quadros de Souza. "Do Oriente ao Ocidente: o Juízo Final de Torcello e a circulação de modelos figurativos". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.

8.
QUÍRICO, T; MENESES, P.; CHRISTO, M.; COSTA JUNIOR, M.A.. Participação em banca de Thamis Malena Marciano Caria. "Cleópatra e o Museu Dom João VI: a trajetória de uma obra". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes, cultura e linguagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
BERBARA, M.C.L.; QUÍRICO, T; CARVALHO, C.R.F.; AZEVEDO, E.. Participação em banca de Daniele Cristina Liberato de Oliveira. "'O ato de fazer oferendas'. O uso das imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada: da XVIII a XXX dinastias". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
SOUZA, M. B. M. E.; QUÍRICO, T; PEREIRA, M.C.C.L.. Participação em banca de Maria Izabel Escano Duarte de Souza. "O ciclo iconográfico da vida da Virgem Maria nos livros de horas da Real Biblioteca Portuguesa". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
RIBEIRO, M.T.D.; QUÍRICO, T; NAKAMUTA, A.. Participação em banca de Mariana Aline Barbosa Pereira. "A arte das pinturas murais no casario de Penedo, Alagoas - Um inventário da produção muralista do século XIX". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUÍRICO, T; PAULITSCH, V.. Participação em banca de Marina Marandini Pompeu.'Dança e pintura: as memórias de uma aluna com Síndrome de Down no curso de artes visuais'. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
QUÍRICO, T; RAGAZZI, A.. Participação em banca de Daniella Matsunaga Vasconcelos."A constituição da pintura de trompe l?oeil em Roma e Mântua". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
QUÍRICO, T; AZEVEDO, E.. Participação em banca de Octávio Fideles Gomes de Abreu."Os índios do Museu Nacional: as pinturas dos indígenas entre o retrato e a alteridade". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SOUZA, M. B. M. E.; QUÍRICO, T; SILVA, F.J.G. Participação em banca de Vinícius de Freitas Morais."A crônica de Nuremberg e o antijudaísmo em xilogravuras no final do século XV". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
QUÍRICO, T; SOUZA, M. B. M. E.; CÉSAR, A.M.. Participação em banca de Camille Leiroz Rosés."O tempo das mudanças: um estudo sobre as relações sociais e as artes visuais no Quattrocento florentino". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
QUÍRICO, T; SOUZA, M. B. M. E.; GOMES, F.J.S.. Participação em banca de Patrícia Marques de Souza."Annuntiatio Domini. A devoção leiga e a produção artística dos livros de horas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (século XV)". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
QUÍRICO, T; DAZZI, C.; LOUREIRO, I.R.; LAMAS, S.A.. Participação em banca de Érica Teixeira Isidoro Pereira."A 'memória da nação' como atrativo turístico no Museu Imperial de Petrópolis". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - CEFET/RJ (Campus Nova Friburgo).

8.
QUÍRICO, T; FREITAS, N.. Participação em banca de Suzana Machado da Silva."Do 'ser ou não ser' ao Juízo Final. Análise das obras de Shakespeare e Michelangelo". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
BERBARA, M.C.L.; QUÍRICO, T. Participação em banca de Daniele Cristina Liberato de Oliveira."O ato de fazer oferendas: o modelo iconográfico egípcio da estátua ajoelhada". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
QUÍRICO, T; SOUZA, M. B. M. E.; SILVA, F.J.G. Participação em banca de Maria Izabel Escano Duarte de Souza."A iconografia das commemoratio dos santos do Livro de Horas 50,1,1 da Real Biblioteca Portuguesa". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SOUZA, M. B. M. E.; QUÍRICO, T. Participação em banca de Paulo Roberto Parq Alves Pedreira."Apocalypsis cum figuris (1498): a narrativa apocalíptica por Albrecht Dürer". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SOUZA, M. B. M. E.; QUÍRICO, T. Participação em banca de Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro."A iconografia da Natividade de Albrecht Dürer através de práticas artísticas e devocionais". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
QUÍRICO, T; VARELLA, André; OLIVEIRA, Renata César de. Participação em banca de Renata Reis Vilela."Arte degenerada: arte e cultura nas relações internacionais". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário da Cidade.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
QUÍRICO, T; DAZZI, C.; MATESCO, V.. Concurso público de títulos e provas para ingresso na carreira do magistério superior, categoria professor adjunto, em regime de 20 horas, na área de História da Arte, Departamento de Teoria e História da Arte. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
QUÍRICO, T; ARAÚJO, I.; SÁ, A.; LIMA, R.. Banca de seleção de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Artes. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
QUÍRICO, T; VIANA, M.L.. Banca de avaliação de projeto final da turma de Graduação tecnológica em Design Gráfico. 2014. Universidade Veiga de Almeida.

3.
REINALDIM, I.; QUÍRICO, T. 22ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
QUÍRICO, T; BUENO, G.; CAMPOS, M.. Seleção para professor substituto do Departamento de Teoria e História da Arte - área de História da Arte. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
QUÍRICO, T. 21ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
QUÍRICO, T; NAKAMUTA, A.. 5º Edital de Seleção para o Programa de Especialização em Patrimônio (PEP) do IPHAN. 2010. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos do Renascimento. O conceito de cópia e a figura do artista. "Buffalmacco como modelo: considerações sobre o Cristo juiz do Camposanto de Pisa". 2018. (Congresso).

2.
I Jornada Científica Internacional do CIMEEP. "Dante, Giotto e as inter-relações entre arte e literatura na Florença do Trecento". 2018. (Congresso).

3.
Seminário Arte e Medievo."História da Arte e História Medieval: diálogos possíveis". 2018. (Seminário).

4.
Conferência na Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli."Il Giudizio Universale nella tradizione artistica cristiana: rapporti iconografici tra Europa ed America". 2017. (Encontro).

5.
Eleventh Conference of Iconographic Studies - Iconoclasm and Iconophilia. "Michelangelo's Last Judgement: art and religion between Reformation and Counter-Reformation". 2017. (Congresso).

6.
XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. "Homo, memento finis. Iconografia, memória e as funções religiosas do Juízo Final no fim da Idade Média". 2017. (Congresso).

7.
Colóquio de História da Arte e da Cultura do Renascimento."Sobre datação e atribuição de obras de arte: o caso do ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa". 2016. (Simpósio).

8.
Teresa Cristina: a Imperatriz arqueóloga - 1º Simpósio Internacional de Estudos Comparados e 1º Simpósio Internacional de História da Arte e Arqueologia Clássica."Notas sobre colecionismo e proteção legal de coleções". 2016. (Simpósio).

9.
The 34th World Congress of Art History, Beijing. "Visual representations of the Last Judgment in Spanish America and their interrelations with Europe". 2016. (Congresso).

10.
XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Afastando os males: arte e apotropismo (coordenação de sessão temática). 2016. (Congresso).

11.
Encontros com a Tradição Clássica na Fundação Eva Klabin."Devoção por imagens: pinturas e culto privado na Itália entre os séculos XIV e XV". 2015. (Encontro).

12.
XI Encontro de História da Arte da Unicamp. Da percepção à palavra: luz e cor na História da da Arte."O lugar das imagens nas igrejas: narrativa e função". 2015. (Encontro).

13.
XXVIII Simpósio Nacional de História."A representação do Juízo Final como imagem devocional". 2015. (Simpósio).

14.
Annual Meeting of the Renaissance Society of America, New York. "The iconography of the Last Judgment in Trecento painting". 2014. (Congresso).

15.
II Colóquio Internacional Vivarium/Leme/Ceeo. As faces da Renovatio na Idade Média e no Renascimento. "Renascimento ou longa Idade Média? Considerações sobre a arte italiana entre os séculos XIII e XV". 2014. (Congresso).

16.
Memento mori: il genere macabro in Europa dal Medioevo a oggi, Torino. "The representation of Heaven and Hell in Last Judgement scenes". 2014. (Congresso).

17.
Renascimento no Brasil: desafios de pesquisa e ensino. "Desafios para o estudo dos séculos XIV e XV como momento de continuidade". 2014. (Congresso).

18.
V Encontro Internacional do LATHIMM. A imagem medieval: história e teoria."Usos e funções das imagens no mundo medieval: o Juízo Final". 2014. (Encontro).

19.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. "O Juízo Final na tradição cristã: desdobramentos iconográficos na América Espanhola". 2014. (Congresso).

20.
VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais."O ciclo do Trionfo della Morte no Camposanto de Pisa: datação, iconografia, memória". 2013. (Encontro).

21.
I Ciclo de Palestras do Centro de História da Arte."O Inferno na Idade Média: questões iconográficas". 2012. (Seminário).

22.
II Colóquio de Estudos Medievais: A Morte na Idade Média."As representações do Juízo final como Memento finis". 2012. (Simpósio).

23.
II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura. "A iconografia do Juízo final no Trecento: a importância de Dante e Giotto no desenvolvimento de novos modos de representação". 2012. (Congresso).

24.
Colóquio Internacional Giorgio Vasari no quinto centenário do nascimento. 2011. (Congresso).

25.
I Seminário estadual para a preservação de bens móveis e integrados. 2011. (Seminário).

26.
I Colóquio nacional de estudos sobre arte brasileira do século XIX."O IPHAN e a preservação das artes plásticas brasileiras modernas". 2008. (Seminário).

27.
I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão: rupturas, transformações e permanências."A iconografia do Inferno na tradição artística medieval". 2007. (Encontro).

28.
I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão: rupturas, transformações e permanências. 2007. (Encontro).

29.
Salão de Artes Brasília - Marinhas.Membro da comissão julgadora. 2007. (Outra).

30.
VII Semana de Estudos Medievais."A psicostasia nas representações visuais do Juízo final". 2007. (Seminário).

31.
XXIX Salão de artes Riachuelo.Membro da comissão julgadora. 2007. (Outra).

32.
XXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da arte. 2007. (Congresso).

33.
IPHAN em perspectiva. 2006. (Seminário).

34.
I Jornada de estudos históricos do PPGHIS."Expectativas face à morte e a influência da Peste negra na religiosidade do século XIV". 2005. (Seminário).

35.
VI Semana de Estudos Medievais."A Peste Negra e a representação do Inferno em afrescos toscanos do século XIV". 2005. (Seminário).

36.
XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Seminário).

37.
XXIII Simpósio Nacional de História.O surto de peste e a proeminência do Inferno em dois ciclos de afrescos toscanos do século XIV. 2005. (Simpósio).

38.
Changes in Aesthetics. XVI International Congress of Aesthetics. "Michelangelo's Last Judgement: a brief review of its iconographic elements". 2004. (Congresso).

39.
XXIII Colóquio do Comitê brasileiro de História da Arte. Comentários sobre as críticas de Gonzaga Duque Estrada a Pedro Américo de Figueiredo e Melo. 2003. (Congresso).

40.
Seminário internacional: a constituição da tradição clássica nas artes e na literatura. 2002. (Seminário).

41.
IV Semana de Estudos Medievais."Leitura do Quattrocento: Donatello. In: IV Semana de Estudos Medievais". 2001. (Seminário).

42.
XXI Colóquio do Comitê brasileiro de História da arte. 2001. (Congresso).

43.
Seminário 500 anos de arte no Brasil. 2000. (Seminário).

44.
Semana de História 1999 - Pontifícia Universidade Católica/ RJ.?Saint-Denis: anúncio de um novo tempo?. 1999. (Seminário).

45.
Semana de História 1998 - Pontifícia Universidade Católica/ RJ.?A Commedia e o afresco do Giudizio Universale: uma comparação estética entre Dante Alighieri e Michelangelo Buonarroti?. 1998. (Seminário).

46.
Estética em questão: II Colóquio latino-americano de estética. 1997. (Congresso).

47.
Tradição e Inovação: 5º encontro do mestrado em História da arte da Escola de Belas-artes. 1997. (Encontro).

48.
EBA 180: 180 anos da Escola de Belas-artes. 1996. (Encontro).

49.
Memória e Esquecimento: 3º encontro do mestrado em História da arte da Escola de Belas-artes. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUÍRICO, T; RAGAZZI, A. ; AZEVEDO, E. ; BERBARA, M.C.L. . I Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos do Renascimento. O conceito de cópia e a figura do artista. 2018. (Congresso).

2.
QUÍRICO, T; MENESES, P. ; MALTA, M. ; MAKOWIECKY, S. ; FREIRE, L. ; PASQUALINI, M.A. ; VALLE, A. ; RAMOS, P. ; FERREIRA, I. . XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2017. (Congresso).

3.
QUÍRICO, T; MENESES, P. ; BERBARA, M.C.L. ; CONDURU, R. ; MATTOS, C. . XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2016. (Congresso).

4.
QUÍRICO, T; AZEVEDO, E. ; FERREIRA, S. ; REIS, S. . Teresa Cristina: a Imperatriz arqueóloga - 1º Simpósio Internacional de Estudos Comparados e 1º Simpósio Internacional de História da Arte e Arqueologia Clássica. 2016. (Congresso).

5.
QUÍRICO, T; AZEVEDO, E. . I Colóquio Nacional de Arte e Arquitetura. 2015. (Congresso).

6.
QUÍRICO, T; MENESES, P. ; RAGAZZI, A. . Renascimento no Brasil: desafios de pesquisa e ensino. 2014. (Congresso).

7.
QUÍRICO, T; SOUZA, M. B. M. E. ; SOUZA, M.I.E.D. ; MARQUES, P. . I Ciclo de Palestras do Centro de História da Arte. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Richard Gomes da Silva. "A iconografia da arte sacra de Cláudio Pastro na Basílica Nacional de Aparecida". Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Thatiane Piazza de Melo. "Os afrescos patrocinados pelo mecenato urbano burguês na Península Itálica no século XIV: caso de Siena, Florença e Pádua". Início: 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcio Luís Motokane. Arte e imaginação. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Marcela Cristina Carvalho dos Anjos Lacerda. "Usos e funções da História da arte na animação". Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Lorena Granato. "Representações da Virgem e devoções populares". Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Amanda Campos Barbosa. "Imagens cristãs na Coleção Eva Klabin". Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Giselle Magioli Fernandes da Silva. "Imagens cristãs na Coleção Eva Klabin". Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Barbara Rudge Lomba Lima. "Representações de São Caetano na arte italiana". Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thamis Malena Marciano Caria. "Cleópatra no Museu D. João VI: a trajetória de uma obra". 2016. Dissertação (Mestrado em Artes, cultura e linguagem) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Coorientador: Tamara Quírico.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thamis Malena Marciano Caria. "Muito Além de Cleópatra. Representações e Rememorações nas Pinturas dos Séculos XVI-XIX". 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Cultura (ênfase em Artes Visuais)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

2.
Isabelle Nogueira. "Do altar dourado à cidade negra: breve estudo sobre as funções da representação da Estigmatização de São Francisco de Assis na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Rio de Janeiro". 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniely Rodrigues Felipe. "Um espetáculo de decoração: Eliseu Visconti e suas pinturas que impressionam o espectador do Theatro Municipal do Rio De Janeiro". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

2.
Paula Rodrigues Magalhães Leite. "A morte diante das imagens: do encobrir ao excesso". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tamara Quírico.

3.
Rosamarina Quadros da Costa. "O historiador da arte e a gestão do patrimônio artístico brasileiro no IPHAN". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

4.
Alice Varginha Monteiro da Palma. "Do verbo à carne: Reflexões acerca da obra Madona com menino de Antoniazzo Romano". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

5.
Patrícia Martins de Sá. "A História da Arte e o Patrimônio na Educação Básica: um estudo preliminar acerca do Programa Nova EJA no estado do Rio de Janeiro". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

6.
Marina da Gama. "A Iconografia da Morte e a Peste Negra no Livro Svartedauen de Theodor Kittelsen". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

7.
Tereza de Carvalho Torres. "Fotografia no século XIX e sua inserção na Academia Imperial de Belas Artes". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

8.
Renata Reis Vilela. Arte degenerada: arte e cultura nas relações internacionais (1939-1945). 2004. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário da Cidade. Orientador: Tamara Quírico.

Iniciação científica
1.
Paula Rodrigues Magalhães Leite. "A morte diante das imagens: do encobrir ao excesso". 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

2.
Alice Varginha Monteiro da Palma. "Do verbo à carne: Reflexões acerca da obra Madona com menino de Antoniazzo Romano". 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Tamara Quírico.

3.
Maria Clara Soares Monteiro de Barros. "A estética pré-rafaelita presenta nas pinturas de Eliseu Visconti". 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tamara Quírico.

4.
Clara Machado Alves. "Que mandais fazer de mim? - Uma leitura da escultura de Santa Teresa d'Ávila do acervo da Fundação Eva Klabin". 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Tamara Quírico.

5.
Rosamarina Quadros da Costa. "Imagens da Virgem com o Menino e devoção na narrativa popular". 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Tamara Quírico.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
QUÍRICO, T. 'O Vaticano, a Basílica de São Pedro e o acervo artístico dos papas'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
QUÍRICO, T. 'A Basílica de São Pedro e o acervo artístico do Vaticano'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
QUÍRICO, T. 'O Vaticano e a formação do Estado Papal'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
QUÍRICO, T. 'Michelangelo e a Capela Sistina. Arte e religião entre Reforma e Contrarreforma. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
QUÍRICO, T. 'Alegoria da Redenção, de Ambrogio Lorenzetti'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Verbete para o site MARE - Museu de Arte para a Educação).

2.
QUÍRICO, T. 'Juízo final de Maso di Banco'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Verbete para o site MARE - Museu de Arte para a Educação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
QUÍRICO, T; COSTA, C. . Programa Debate, Canal Futura. Queermuseu - sobre arte e censura no Brasil atual. 2017.



Outras informações relevantes


Link para download da dissertação de mestrado: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000288024



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 17:16:49