Emi Gudrud Minisini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4361057145426239
  • Última atualização do currículo em 04/02/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade São Marcos (1990), Especialização em Psicopedagogia (1997) e Mestrado em Psicologia na àrea de concentração: Fundamentos Psicossociais do Desenvolvimento Humano pela Universidade São Marcos (2001). Doutora em Educação Matemática pela UNIAN SP (2016) Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Matemática: nas disciplinas de formação e também em Metodologia do Ensino de Matemática, Prática de Ensino de Matemática e Didática.Em cursos de Bacharelado em Administração, Arquitetura e Tecnólogos:em Recursos Humanos, Logística e Desenvolvimento de Sistemas; nas disciplinas: Álgebra Linear, Introdução à Matemática Superior , Cálculo Diferencial e Integral, Métodos Quantitativos e Instrumentais. Na área de Psicopedagogia atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento do raciocínio lógico, formação de conceitos matemáticos e dificuldades de aprendizagem, utilização de jogos como instrumentos de formação de conceitos matemáticos; ministrando aulas em cursos de Pós-graduação de Psicopedagogia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emi Gudrud Minisini
Nome em citações bibliográficas
MINISINI, Emi Gudrud

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Grande ABC.
Avenida Industrial 3330
Campestre
09080-511 - Santo Andre, SP - Brasil
Telefone: (11) 49919800
Fax: (11) 49919880
URL da Homepage: http://www.uniabc.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Título: A evolução do sentido para a noção de função afim de um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marlene Alves Dias.
Coorientador: Nielce Meneguelo Lobo da Costa.
Palavras-chave: Aprendizagem; Conceitos Matemáticos; Formação de Conceitos Matemáticos; significado em matemática; sentido na aprendizagem; função afim.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Mestrado.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: Dificuldades no Ensino ou na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos ? Um estudo de caso com alunos do Ensino Médio.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Arnaldo Antonio Penazzo.
Palavras-chave: Aprendizagem; Formação de Conceitos; Dificuldades na Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1995 - 1997
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 540h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Título: A Trigonometria no Cotidiano de aula: reflexões psicopedagógicas sobre uma experiência..
Orientador: Maria da Graça Azenha B Santos.
1987 - 1990
Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14


Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Contrato pela Clt, Enquadramento Funcional: Prof. Ass. III 3E


Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROF. Assistente Mestre, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular Assistente Mestre, Carga horária: 11
Outras informações
Ministrando aulas de Geometria e Álgebra no Bacharelado e Licenciatura em Matemática

Atividades

5/2002 - 12/2005
Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Fundamentos de Matemática Elementar
Geometria

Instituto Santanense de Ensino Superior, UNISANTANA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Professora no Curso de Licenciatura em Matemática

Atividades

8/2000 - 12/2000
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica

Instituto Educacional Oswaldo Quirino S C Ltda, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 8

Atividades

2/1998 - 12/2002
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medotologia do Ensino da Matemática
Prática de Ensino e Estágio Supersionado

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1985 - 7/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
O conhecimento matemático dos alunos ingressantes da UNIABC
Descrição: O projeto visa detectar qual é o real conhecimento matemático que os alunos ingressantes a UNIABC trazem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Geometria Algébrica.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MINISINI, Emi Gudrud2002 MINISINI, Emi Gudrud. Dificuldades na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos. Um Estudo de Caso com alunos do Ensino Médio.. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. Ano 10, n.07, p. 24-30, 2002.

2.
MINISINI, Emi Gudrud1997 MINISINI, Emi Gudrud; TADEI, Emanuel Mariano . Van Der Veer, R. e Valsiner, J.,Vygotsky: uma síntese.. Interações (Universidade São Marcos), São Paulo, v. 02, n.03, p. 139-145, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MINISINI, Emi Gudrud; PENAZZO, Arnaldo Antonio ; NÉBIAS, Cleide ; GHIRINGHELLO, Lúcia . Pesquisando a Produção Científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas Desenvolvimento Humano e Processo Ensino Aprendizagem. In: XXX Reunião Anual de Psicologia - Sociedadade Brasileira de Psicologia-SBP, 2000, Brasília - DF. SBP - Sociedade Brasileira de Psicologia - Painéis: Psicologia do Desenvolvimento. Brasília -DF: SBP -Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000. v. 0. p. 138-138.


Demais tipos de produção técnica
1.
MINISINI, Emi Gudrud. Introdução à Estatística Básica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
MINISINI, Emi Gudrud. O tangran do coração partido. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MINISINI, Emi Gudrud. O Tangram e o Teorema de Pitágoras. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
MINISINI, Emi Gudrud. Geometria com o tangran. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MINISINI, Emi Gudrud. O Tangran de Coração Partido. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

6.
MINISINI, Emi Gudrud. As relações métricas no triângulo retângulo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MINISINI, Emi Gudrud. Introdução à Matemática - Programa de Alfabetização Solidária. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela de Lima Bianco; Katia da Paixão Leal e Maria Clarice. O uso do tangran no ensino da Geometria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Emi Gudrud Minisini.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:47:02