Lilian Carla Muneiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8311890222500377
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Possui graduação em Comunicação Social (1999) e especialização em Produção de Textos (2001) pela Universidade do Vale do Itajaí. Mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005) e doutorado em Comunicação e Semiótica (2010) pelo P.E.P.G da PUC/SP. É professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora do grupos de pesquisas Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (Espacc/ PUC/SP) e Imagem, Mercado e Tecnologia (UFRN). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Carla Muneiro
Nome em citações bibliográficas
MUNEIRO, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Campos Universitário
Lagoa Nova
59072970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (084) 94410130


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, Brasil.
Título: A construção do herói nacional e as características das suas mediações, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Lucrécia D'Alessio Ferrara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2005
Mestrado em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Da Antropofagia à iconofagia,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dra. Lucrécia D'Aléssio Ferrara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Semiótica; Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2000 - 2001
Especialização em Leitura e Produção de Textos. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: A intertextualidade presente no filme A casa dos espiritos.
Orientador: Profº Dr Osmar de Souza.
1996 - 1999
Graduação em Bacharel em Comunicação Social.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Petróleo:Uma história de sonhos e pesadelos.
Orientador: Profª Ms Elaine Tavares.




Formação Complementar


2011 - 2011
Processos de aprendizagem do estudante universitár. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
EStratégias pedagógicas em ambientes virtuais. (Carga horária: 32h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2007 - 2007
EStratégias pedagógicas em ambientes virtuais. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Formação Continuada para Docentes. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2002 - 2003
Atualização Pedagógica. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, IELUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora


Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, AMAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 30


Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações
Curso de Especialização em Propaganda e Marketing (2007 e 2008) disciplina: Comunicação e Semiótica Curso Gestão em Comunicação Empresarial (2007) disciplina: Políticas de Comunicação Organizacional

Atividades

02/2004 - Atual
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Comunicação
02/2004 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação IV
02/2004 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação I
7/2003 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação II
2/2002 - Atual
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação II
05/2007 - 06/2007
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação e Semiótica
04/2007 - 05/2007
Ensino, Gestão em Comunicação Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas de Comunicação Organizacional
02/2004 - 07/2004
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação VI
2/2003 - 07/2004
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Reportagem I

Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

7/2003 - 12/2003
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação
2/2003 - 6/2003
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Comunicação
01/2002 - 02/2003
Direção e administração, Curso de Comunicação Social - Jornalismo, .

Cargo ou função
Coordenadora.
2/2002 - 12/2002
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação
História da Comunicação
2/2001 - 12/2002
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial I
Comunicação Empresarial II
2/2002 - 6/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tec da Comunicação aplicada ao Ensino
6/2001 - 2/2002
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial

Associação Educacional Leonardo da Vinci, ASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

2/2002 - 2/2002
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cominicação e Expressão
2/2002 - 2/2002
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Publicidade e o Capitalismo Artista
Descrição: Sabe-se que a publicidade ganhou potência com o modo de produção capitalista. De acordo com Lipovetsky (2015) nos últimos trinta anos este sistema econômico originou uma economia estética ampla, perceptível em nosso cotidiano, capaz de explorar racionalmente e de maneira generalizada as dimensões estético-imaginárias-emocionais tendo em vista o lucro e a conquista de mercados. O autor denomina este período como Capitalismo Artista, constituído por empresas que combinam um pólo econômico e um pólo criativo, capaz de produzir e incentivar o consumo transestético orientado para o ?sentir?, para a renovação de experiências, percepções, ampliando o hedonismo que vem sendo preconizado como amplo vetor de sedução ao consumo. Esta pesquisa objetiva contextualizar historicamente o Capitalismo Artista, verificar sua inserção por meio da publicidade brasileira e internacional a partir da moda expandida em diversos corpus que serão elencados a partir da seleção e análise de catálogos e publicações de magazines, arquitetura, decoração e roteiros de viagens. A metodologia adotada envolve pesquisa bibliográfica e para a análise dos corpus selecionados o emprego do método descritivo, de natureza qualitativa, além do aporte metodológico da semiótica para verificar estratégias empregadas na tentativa de gerar efeitos de sentido. O referencial teórico contempla principalmente obras elaboradas por Lipovestsky, O Império do Efêmero (2004), em que apresenta sua concepção a respeito da moda, A Felicidade Paradoxal (2008) trata-se de ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo, que ancora o Capitalismo Artista, além de outras elaboradas com outros pensadores como: Os tempos Hipermodernos (2007) escrito com Sébastien Charles, que traz subsídios para o entendimento a respeito da sociedade hipermoderna, ambiente em que o Capitalismo Artista está imerso, O Luxo Eterno (2005), com Elyette Roux que nos aponta outra direção referente ao luxo e as marcas e a Estetização do Mundo, em parceria com Jean Serroy, que revela o processo de estetização em curso e implementado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Lilian Carla Muneiro - Coordenador / Josenildo Soares Bezerra - Integrante.
2017 - Atual
Afinal, quem paga a conta? O monitoramento das violações de direitos cometidas pelos programas policiais através de ações de incidência
Descrição: A Constituição brasileira de 1988 estabelece que a programação televisiva atenda às finalidades artísticas, culturais, educativas e de respeito aos valores éticos da pessoa e da família. Nos últimos anos, porém, tais princípios não têm sido respeitados pelas emissoras comerciais regionais de TV que exibem programas policias que violam os direitos dos indivíduos e dos documentos que regulamentam uma conduta ética segundo critérios de audiência e lucratividade. Na busca cotidiana pela audiência, tais programas recorrentes nos canais abertos de televisão recorrem a cenas de violência, discursos ostensivos, racistas, homofóbicos ou discriminatórios que desrespeitam os direitos humanos. Diante desta realidade, os programas policiais criminalizam a pobreza e desqualificação de uma participação igualitária populações que sofrem com a criação de estereótipos. Estes conteúdos chegam através de um meio que comunica à 95% dos lares brasileiros. Alguns órgãos da sociedade civil organizada, pesquias universitárias e ações sistemáticas tem alertado os telespectadores diante dos conteúdos televisivos. Um exemplo é a campanha ?Quem financia a baixaria é contra a cidadania?, voltada para a promoção e defesa dos direitos humanos na mídia televisiva, desenvolvida entre 2002 e 2012. Esta pesquisa apresenta a possibilidade de monitorar dois programas televisivos policiais que apresentam os maiores índices de audiência no estado do Rio Grande do Norte, através de um estudo comparativo. Durante um ano serão estudados e analisados um conjunto de exibições do programa Patrulha na Cidade, exibido pela TV Ponta Negra e do programa Rio Grande do Norte Urgente, da afiliada da TV Band Natal. A estratégia passa monitorar as violações cometidas a partir de sete categorias de análise e apresentar estes dados a agências publicitárias e anunciantes que apresentam seus produtos e serviços nestes programas televisivos. O objetivo é compreender as motivações e sensibilizar como a publicidade é responsável pela manutenção destes conteúdos midiáticos que violam direitos dos cidadãos e condutas éticas estipuladas por diversos documentos que regulam a comunicação e radiodifusão no país. A discussão passa pelos processos de estigmatização dos grupos de exclusão e das minorias sociais questionando o ciclo de financiamento destes conteúdos. A pesquisa se enquadra na relevância científica atualizada para a ampliação de pontos de vista e deliberações destas temáticas junto à comunidade científica, à sociedade civil organizada, aos anunciantes, comunicadores e órgãos consultivos e deliberativos de controle social e que podem agir como atores de incidência política e jurídica como o Ministério Publico Estadual e o Fórum Potiguar de Comunicação (Poticom). A hipótese passa pela lógica incessante pelo lucro que financia práticas abusivas e preconceituosas, que violam direitos e criminalizam indivíduos através do desrespeito aos direitos humanos. A pesquisa é desenvolvida a partir de uma triangulação metodológica no âmbito de um estudo exploratório por objetivar um diálogo e reflexão teórica sobre o problema a fim de elaborar um processo de advocacy através de um engajamento social da equipe de pesquisadores. Além de utilizar-se de uma pesquisa bibliográfica recente com dados de projetos e organizações que ampliam o questionamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Publicidade e Biopolítica dos corpos
Descrição: O campo da Publicidade e Propaganda nas últimas décadas tem sido lugar de muitos estudos, pesquisas e discussões quanto sua eficácia, suas produções e seu alcance. Enunciações de uma década atrás são consideradas preconceituosas, ineficientes e vulgar. Sendo assim, estudiosos das Ciências Humanas e Sociais tem discutido essa outra conjuntura em que a diversidade e as minorias passaram a ser o solo para filiações de marcas, produções de sentidos acerca da equidade de raça, gênero e etnia. Para além deste público que sempre esteve aquém de suas imagens veiculadas, chamamos atenção para a terceira idade e sujeitos com sobre-peso que aparecem em comerciais publicitários, forçando-nos a absorver outras belezas não padronizadas. Esse olhar para o outro e suas possibilidades enunciativas plurais enquanto sujeitos de direitos, abre possibilidades de uma diversidade estéticas serem apresentadas, consumidas e vivenciadas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lilian Carla Muneiro - Integrante / Josenildo Soares Bezerra - Coordenador.
2015 - Atual
TELEJORNALISMO TRANSMIDIATICO - A CONFIGURAÇãO EM TEMPO DE CONVERGêNCIA
Descrição: Este projeto visa realizar uma investigação envolvendo o telejornalismo e suas novas configurações calcadas pela possibilidade transmidiática promovida pelo atual cenário da mídia em convergência, com novas possibilidades de formatos de produção e difusão de informação televisiva. Como objeto de pesquisa foi selecionado o telejornal de maior audiência da televisão brasileira, o JN ? Jornal Nacional, que mesmo diante de tal performance (de maior audiência) tem apresentado nos últimos 10 anos uma queda significativa na sua audiência televisiva, cerca de 24%, de acordo com o IBOPE. Estima-se que tal cenário está ligado ao crescimento da internet no Brasil e também devido as novas possibilidades midiáticas, que possibilitam informação em tempo real e com maior mobilidade. A partir da observação, gravação, no momento da transmissão, e posterior análise serão investigadas as recentes adaptações e modificações que poderão fornecer subsídios para caracterizar um ? telejornalismo transmidiático. O site e as outras possibilidades que se fizerem disponíveis também serão observadas e comparadas com a versão televisiva do JN. Ao longo da pesquisa também se buscará, por meio de entrevistas, investigar a equipe de produção do JN, para entender melhor a configuração profissional da equipe e quais as principais mudanças que ocorreram na mesma e no perfil profissional que se espera neste novo cenário. Como pesquisadora atuando há vários anos no entendimento e na configuração do modelo telejornalístico brasileiro, sua história e memória, como também na formação do profissional, entendo que este momento vivenciado na contemporaneidade requer a reflexão e a análise, que uma pesquisa pode proporcionar e trará grandes contribuições para os pesquisadores da área. Busca-se entender se é possível identificar na televisão brasileira ? um telejornal transmidiático e como se reconfigura este novo telejornalismo e o jornalista, e ainda, porque esta nova possibilidade não consegue manter a mesma hegemonia do telejornal? As hipóteses inicialmente levantadas dão conta de um cenário nebuloso com relação a possibilidade efetiva de um telejornal transmidiático, devido as características da estrutura da televisão como: a informação visual, o imediatismo, o alcance, a instantaneidade, o envolvimento, a superficialidade e o índice de audiência. Por fim, a inflexibilidade imposta pelo veículo também é outro elemento que também precisa ser levado em conta, devido a dificuldade de mudar radicalmente uma cultura arraigada durante anos na redação do JN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Lilian Carla Muneiro - Integrante / VALQUIRIA APARECIDA PASSOS KNEIPP - Coordenador.
2014 - 2016
Tensões e aproximações entre o jornalismo e a circulação social e midiática: programa de estudos e desenvolvimento de competências para o jornalismo contemporâneo
Descrição: Este projeto dedica-se ao estudo das relações estabelecidas entre a circulação social e midiática e o jornalismo, o que nos permite realizar inferências sobre a complexidade dos processos comunicacionais e práticas jornalísticas contemporâneas, visando aprimorar a formação dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Radialismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a construção de projetos de extensão que correspondam à atualização das demandas da comunidade. Para tanto, propomos o desenvolvimento de pesquisas empíricas, considerando-se as variadas realizações associadas ao jornalismo (contemplando mídias corporativas e mídias sociais); análise dos processos sociais, históricos e culturais de configuração do jornalismo como prática e campo institucionalizado; e análise da relação do jornalismo com circuitos sociais variados ? tendo em conta, particularmente, a observação de dispositivos em contextos digitais. Estas estratégias, associadas, permitem-nos pensar continuidades e transformações na relação do jornalismo com os acontecimentos, com um tipo de discurso informativo, com as pessoas e sua experiência no mundo ? o que é essencial para uma formação reflexiva e atualizada dos estudantes que atuarão no campo prático-profissional do jornalismo ou em âmbito acadêmico. Em relação ao campo acadêmico, ao passo em que observamos a ocorrência de transformações na forma como as pessoas se relacionam com os acontecimentos sociais e falam sobre eles, com afetações sobre a realização do jornalismo, entendemos, igualmente, que assuntos da vida pública e processos de circulação comunicacional seguem convergindo ao jornalismo. Interessa, portanto, entender os fluxos envolvidos nestas convergências e as reconfigurações empreendidas pelo jornalismo se relacionar aos circuitos comunicacionais transformados pela midiatização e práticas sociais vinculadas às tecnologias digitais. Sendo esta uma questão crucial para o estudo, ensino e prática profissional do jornalismo, consideramos relevante engajarmos estudantes no desenvolvimento de pesquisas que possibilitem uma compreensão qualificada dos processos midiáticos e sociais de nosso tempo, além de uma experiência reflexiva, tensionada pelo acúmulo de pesquisas efetuadas ao longo de décadas pelas Ciências da Comunicação e outras áreas da pesquisa acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lilian Carla Muneiro - Integrante / Ana Cecília Aragão Gomes - Integrante / Antonino Condorelli - Integrante / Eloisa Joseane da Cunha Klein - Coordenador / Bruna Paiani Nasser Spaniol - Integrante.
2011 - Atual
Análise da Imagem Publicitária
Descrição: O estudo da publicidade auxilia o entendimento de importante fragmento da cultura capitalista na qual estamos imersos, revela o esforço para manter em movimento o sistema econômico e, consequentemente, o consumo, um de seus pilares constitutivos. Sabe-se que a análise dos textos pode auxiliar o desenvolvimento de inferências, muitas vezes desapercebidas, sobre trabalhos publicitários já concretizados e veiculados. Neste sentido, explorar os elementos constituintes de uma imagem contribui para o fazer publicitário, em qualquer área que venha se estabelecer, uma vez que terá condições reais de avaliar o produto final apresentado pelo departamento de criação, e também disponibilizar atenção de forma crítica às imagens estáticas ou em movimento, veiculadas nos mais diversos suportes mediativos. A partir da apresentação das bases semióticas e resgate das mídias nacional e regional objetiva-se realizar, com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, análises semióticas tendo como foco a publicidade. É das bases da semiótica, concomitantemente ao projeto de trabalho, proposto para desenvolvimento, que poderá ser elaborado um plano de ensino, tendo como foco a publicidade, e também resgatar parte da história regional através da digitalização de materiais e formação de banco de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Lilian Carla Muneiro - Coordenador / Luis Roberto Rossi Del Carratore - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
OFICINA: cuidado às pessoas vivendo com HIV?AIDS: conduta técnica a profissionais de saúde da atenção básica
Descrição: Atividade com 12 horas de duração, promovido pelo departamento de Saúde Coletiva.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
GRUPERT (GRUPO PERMANENTE DE ESTUDO DA ENTREVISTA)
Descrição: MINISTRANTE DE ATIVIDADE, TOTALIZANDO QUATRO HORAS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Para além do dia 08 de março: a violência contra o gênero feminino
Descrição: Atividade promovida pelo Departamento de Comunicação. Total de horas: quatro. Coordenação Adjunta.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Série Diálogos: A interface entre academia e mercado
Descrição: Atividade promovida pelo Departamento de Comunicação, totalizando 10 horas de atividade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Produção audiovisual e Construção de redes sociais colaborativas digitais como recursos pedagogos na Educação Permanente de profissionais de Saúde para atenção Integral às DST/HIV/AIDS
Descrição: Participação como professora colaboradora, totalizando 99 horas de atividades desenvolvidas, no período de 5/5/2016 a 31/12/2016..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Mostra de Profissões
Descrição: Evento de extensão promovido pela PROGRAD - Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico, na função de ministrante, totalizando 30 horas de atividade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Capacitação para o manejo clínico do HIV/AIDS e Hepatites virais na atenção básica
Descrição: Atividade realizada de 3/08 de 2015 a 25/02 de 2016 totalizando duas horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
OFICINA: Cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS: Consulta técnica a profissionais de saúde da atenção básica
Descrição: Participante Carga horária 12 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Produção Audiovisual e construção de Redes Sociais Colaborativas Digitais como Recursos Pedagógicos na Educação Permanente de Profissionais de Saúde para a Atenção Integral às DST/HIV/AIDS
Descrição: A atividade foi realizada no período de 8/12 de 2014 a 12/04 de 2016 totalizando 128 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Transgressões e criatividade na Comunicação Digital
Descrição: Carga horária total : 9 horas. Curso ministrado:3 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
II Seminário de Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas da UFRN
Descrição: Coordenação adjunta, 12 horas de atividades desenvolvidas. de 17/02 a 24/05 de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
MOSTRA DE PROFISSÕES
Descrição: Atividade desenvolvida de 10/3 a 14/06 de 2014, totalizando 30 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Conversa com autor Massimo Canevacci
Descrição: Carga horária 6 horas. dia 11/04/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Marketing Diário: uma dose de humor e conhecimento
Descrição: Coordenadora Adjunta, totalizando 2460 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Mini curso de Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Descrição: carga horária 30 horas, função de aluna.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Leitura de Imagem
Descrição: As imagens tomam conta de nosso cotidiano e sem lê-las de modo adequado corremos o risco de interpretações equivocadas. Servem de ilustrações outdors, comerciais televisivos, charges e pinturas. Destinado a professores da rede pública, o curso de extensão tenciona expor análises de textos imagéticos, apresentar fundamentos relacionadas à leitura de imagens estáticas e em movimento como possibilidade de atividade complementar na prática destes professores tendo o cotidiano e a comunicação como elementos vinculatórios para realização de uma prática de leitura de imagens atrativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Conferência: Os desafios da Implementação do PNDH-3 para a consolidação dos Direitos Humanos no Brasil
Descrição: Ouvinte. 3 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
I Seminário de Arte e Cultura da UFRN: diretrizes e ações
Descrição: Carga horária de 50 horas, frequência 100% Função palestrante..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2003 - 2004
Periódico: Caminhos - Revista de divulgação científica da Unidavi


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Galáxia (PUCSP)
1998 - 1999
Periódico: Vozes e Diálogo (UNIVALI)
2009 - Atual
Periódico: Galáxia (São Paulo. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Reportagem.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, I. A.2016SANTOS, I. A. ; MUNEIRO, L. C. ; Carratore, L. . O Valor Patrimonial do Supermercado Nordestão: Um Estudo com Base no Modelo de Brand Equity Desenvolvido por David Aaker. Revista Mediterranea de Comunicacion, v. 1, p. 30-42, 2016.

2.
MUNEIRO, L. C.2016MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. ; Carratore, L. ; PRAXEDES, C. . A identidade e a cultura na construção do vínculo eleitoral: análise da propaganda política das eleições presidenciais de 2014. Revista Mediterranea de Comunicacion, v. 1, p. 231-242, 2016.

3.
MUNEIRO, L. C.2016MUNEIRO, L. C.; COSTA, I. . Natal e a Copa do Mundo Fifa 2014: publicização, mediação e contramediação. Revista Mediterranea de Comunicacion, v. 7, p. 251-263, 2016.

4.
ALEXANDRE, R. P.2016ALEXANDRE, R. P. ; MUNEIRO, L. C. . O corpo que dança: Comunicação e Publicidade.. Revista Mediterranea de Comunicacion, v. 7, p. 161-177, 2016.

5.
MUNEIRO, L. C.2012MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. ; Straliotto, A. S. . JN Alta Performance: edição de primeiro de janeiro de 2011. Rastros (Joinville), v. XIII, p. 1, 2012.

6.
MUNEIRO, L. C.2012MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. ; Straliotto, A. S. . A visita do Principe Harry ao Brasil: a cobertura jornalística e a política como entretenimento. Lumina (UFJF. Online), v. 1, p. 1, 2012.

7.
MUNEIRO, L. C.2008MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . A COBERTURA DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE O POSSÍ­VEL TERCEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LULA. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 7, p. 113-206, 2008.

8.
MUNEIRO, L. C.2008MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . A cobertura da Folha de São Paulo sobre o possível terceiro mandato do presidente Lula. Cenários da Comunicação, v. 7, p. 145-151, 2008.

9.
MUNEIRO, L. C.2007MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Dano moral ou caso de política? O aquecimento global e o discurso verde.. História, Imagem e Narrativas, v. 1, p. 1-18, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MUNEIRO, L. C.; FREIRE, L. (Org.) . Natal, copa histórias e sabores. Natal: EDUFRN, 2012. v. 1. 51p .

2.
Santos, C. T. ; MUNEIRO, L. C. ; ROCHA, D. . Media Training. Jaraguá do Sul: Desing Editora, 2009. v. 200. 56p .

Capítulos de livros publicados
1.
MUNEIRO, L. C.; Carissimi, J. . Reflexões sobre a imagem da empresa e a qualidade dos serviços - a Copa já começou. In: Beto Del Carratore. (Org.). Propaganda, Marketing e outras questões no Varejo de Natal- RN. 01ed.Natal: Lilian, 2012, v. , p. 09-162.

2.
MUNEIRO, L. C.. A heroificação de Tiradentes: alternativa para a política republicana. In: Luciana Fischer; Maria Angela Pavan. (Org.). Alternativas, mídias e história das comunicação persuasiva e institucional. Piracicaba: Gráfica e Editora Degaspari, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MUNEIRO, L. C.. "Charge: fragmento da história republicana em sala de aula". Revista Eletrônica Vivências, p. 147 - 142, 10 maio 2010.

2.
MUNEIRO, L. C.; Oliveira, M. E. . A Cobretura da Folha de São Paulo sobre o possível mandato do presidente Lula. Cenários da Comunicação, Universidade Nove de Julho, p. 145 - 152, 01 jul. 2009.

3.
MUNEIRO, L. C.. Tiradentes - breves considerações. Diário da Manhã, Erechim - RS, p. 02 - 02, 21 abr. 2009.

4.
MUNEIRO, L. C.; Oliveira, M. E. . DAno moral ou caso de política? O aquecimento global e o discurso verde. Um exame crítico do filme-documentário "Uma verdade inconveniente".. História, Imagem e narrativas, p. 1 - 18, 15 set. 2007.

5.
MUNEIRO, L. C.. Seu Creysson: retrato do brasileiro. Vozes & Diálogo - teorias, Métodos e pesquisa na comunicação, Itajaí SC, p. 109 - 120, 20 jun. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, C. P. ; MUNEIRO, L. C. . Jornalismo reconfigurado: o universo digital em cena.. In: Congreso Internacional de Publicidad, Mercadeo Y Comunicación Simbiosis, 2016, Cali. Memorias Congresso Internacional de Publicidad y Comunicación. Cali: Editorial Universidade Pontificial Bolivariana, 2016. p. 616-634.

2.
Straliotto, A. S. ; MUNEIRO, L. C. . A atuação da Folha Online e do G1 na cobertura jornalística do vírus H1N1. In: Intercom Sul, 2011, Londrina. Intercom Sul 2011, 2011.

3.
MUNEIRO, L. C.. Caramurú Herói do Brasil. In: IX Lusocom Federação Susófona de Ciências da Comunicação, 2011, São Paulo. IX Lusocom Federação Susófona de Ciências da Comunicação, 2011.

4.
MUNEIRO, L. C.; Straliotto, A. S. ; Oliveira, M. E. . JN alta performance: edição de primeiro de janeiro de 2011. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunica~]ao, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

5.
Carratore, L. ; RETT, L. ; MUNEIRO, L. C. . Métodos de Avaliação da Propaganda: pressupostos teóricos para a elaboração de um novo modelo. In: XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

6.
ROCHA, A. O. ; MUNEIRO, L. C. . Asinhas, varinhas e coroinhas: análise semiótica discursiva do desenho animado "Os padrinhos mágicos". In: XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

7.
MUNEIRO, L. C.; Oliveira, M. E. . O discurso da cidadania e da participação nas campanhas do TSE: representações acerca da democracia. In: V Simposio dos Pos Graduandos em Ciencia Política da USP, 2008, São Paulo. Democracia: visoes e perspectivas produzidas a partir da America Latina, 2008.

8.
MUNEIRO, L. C.. Seu Creysson: retrato do Brasileiro. In: Intercom Sul, 2007, Passo Fundo. Intercom Sul, 2007.

9.
MUNEIRO, L. C.. Macunaíma herói do Brasil. In: Intercom, 2007, Santos. Inercom, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MUNEIRO, L. C.. Tiradentes esquartejado: espacialidade e comunicabilidade na obra de Pedro Américo. In: Intercom Sul, 2009, Blumenau. VIII Congresso de Ciências da Comunicação da REgião Sul, 2009.

2.
MUNEIRO, L. C.; Oliveira, M. E. . A tese do terceiro mandato de Lula na Folha de S. Paulo. In: III Simpósio de Lutas sociais na America Latina, 2008, Londrina. Trabalhadores em movimento: constituição de um novo proletariado?. Londrina: Grafica UEL, 2008. p. 1-207.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Crises, escândalos e ?faxinas? no imaginário político: uma análise da primeira crise no Governo Dilma a partir dos editoriais da Folha de S.Paulo e O Estado S. Paulo. In: Seminário Internacional de Comunicação Mídias Locativas e Transmídias, 2011, Porto Alegre. Mídias Locativas e Transmídias: de que meios estamos falando?, 2011.

2.
MUNEIRO, L. C.. Jeca Tatu e Macunaíma: estereótipos do povo brasileiro. In: IV Simpósio de Pesquisa em Comunicação da região Sul - Intercom Sul, 2006, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006. p. 63-64.

3.
MUNEIRO, L. C.. Da Antropofagia à Iconografia. In: II Congresso Internacional das Linguagens, 2004, Erechim. II congresso Internacional das Linguagens - Mídia e Educação. Erechim - RS: Universidade Regional Integrada, 2004. v. 01. p. 182-182.

Artigos aceitos para publicação
1.
MUNEIRO, L. C.. Caramuru - herói do Brasil. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MUNEIRO, L. C.. Saúde, Publicização e Consumo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Oliveira, M. E. ; MUNEIRO, L. C. . Produtores e Proprietários das noticias: quem são os donos das mídias no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MACIEL, A. ; MUNEIRO, L. C. . Dior e o uso do capitalismo artista: análise da campanha Secret Garden IV. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Nunes, P. ; WILLINAN, J. ; MUNEIRO, L. C. . I Encuentro Internacional de Semilleros y jovenes Investigadores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . A Comunicação e a propaganda como elementos de consumo da política: análise da campanha eleitoral de João Dória à Prefeitura Municipal (2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LACERDA, J. S. ; MUNEIRO, L. C. ; VINHAS, M. L. ; FREITAS, M. ; MACIEL, A. . Comunicação e Saúde nas plataformas digitais: construção de redes colaborativas em processos de Educação Permanente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, M. E. ; MUNEIRO, L. C. . A construção do discurso sobre a reforma política nos editoriais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo durante o Governo Lula I e II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Análise da propaganda política das eleições de 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Crises, escândalos e ?faxinas?: uma análise da primeira crise no Governo Dilma a partir dos editoriais da Folha de S.Paulo e O Estado S. Paulo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. ; Straliotto, A. S. . A VISITA DO PRÍNCIPE HARRY NO BRASIL: A COBERTURA JORNALÍSTICA E A POLÍTICA COMO ENTRETENIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MUNEIRO, L. C.. Carmurú Herói do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, M. ; MUNEIRO, L. C. . A publicidade digital no contexto latino-americano: limitações e potenciais de um mercado emergente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MUNEIRO, L. C.; Straliotto, A. S. ; OLIVEIRA, M. E. . JN alta performance: edição de primeiro de janeiro de 2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Crises, escândalos e ?faxinas? no imaginário político: uma análise da primeira crise no Governo Dilma a partir dos editoriais da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MUNEIRO, L. C.. Charge: Fragmento da história republicana em Sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MUNEIRO, L. C.. Tiradentes Esquartejado: Espacialidade e Comunicabilidade na obra de Pedro Américo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MUNEIRO, L. C.. Literatura e Mediação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MUNEIRO, L. C.. Midia e Media Training. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . A mídia como locus de recrutamento político: as candidaturas para o cargo de vereador na cidade de São Paulo, nas eleições de 20087.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . A A tese do terceiro mandato do presidente Lula na Folha de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
OLIVEIRA, M. E. ; MUNEIRO, L. C. . O discurso da cidadania e da participação nas campanhas do TSE: representaçãoes acerca da democracia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
MUNEIRO, L. C.. Teoria Contemporânea da Comunicação: agenda setting, newsmaking, o caso isabella e o espetáculo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MUNEIRO, L. C.. Da antropofagia `a Iconofagia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MUNEIRO, L. C.. Mcunaíma: herói do Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MUNEIRO, L. C.; Santos, C. T. ; ROCHA, D. ; Marilde Sibert . VIVA Volume informativo Vivendo e Aprendendo. Blumenau 2010 (Informativo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MUNEIRO, L. C.. Pelos Caminhos da notícia. 2007.

2.
MUNEIRO, L. C.. AS lembranças não morrem: histórias do Comitê Catarinense Pró- Memória de mortos e desaparecidos políticos. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MUNEIRO, L. C.; Bonfá, Ricardo . Cinema in cena. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MUNEIRO, L. C.. Indústria Cultural no Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MUNEIRO, L. C.. Análise da Imagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MUNEIRO, L. C.. Análise de Imagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MUNEIRO, L. C.. Análise da Imagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Carratore, L. ; SIEVERT, M. ; MUNEIRO, L. C. . Redação Publicitária. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MUNEIRO, L. C.; ROCHA, D. ; Cimino, L. F. . Leitura de Imagens. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MUNEIRO, L. C.; ROCHA, D. ; Santos, C. T. . Produção de Texttos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - caderno de estudo).

7.
MUNEIRO, L. C.. (Des)construção de artigos científicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MUNEIRO, L. C.. RElações Públicas e Media TRAining: a CDL e o relacionamento com a Imprensa. 2008. (palestra).

9.
MUNEIRO, L. C.. IV Workshop do curso de Pedagogia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MUNEIRO, L. C.. Análise de imagens. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MUNEIRO, L. C.. A importância da Comunicação no Meio Rural. 2003. .

12.
MUNEIRO, L. C.. I Encontro Regional de Turismo do médio Vale do Itajaí. 2001. (Congressista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Marcos Romualdo de Souza. Marketing Imobiliário: Análise dos elementos comunicativos contidos nos materiais impressos voltados a imóveis de alto padrão em Balneário Camboriú. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Universidade do Vale do Itajaí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUNEIRO, L. C.; CHACEL, M. C. C.; BEZERRA, J. S.. Participação em banca de Alusk Maciel Santos.Valores do Capitalismo Artista ca campanha Secret Garden da Dior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
MUNEIRO, L. C.; FONSECA, P. H. C.; FERRET, M.. Participação em banca de Mariana Cavalcanti Farias.Renda Renascença: origem, arte e sobrevivência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MUNEIRO, L. C.; FONSECA, P. H. C.; FERRET, M.. Participação em banca de Ana Clara Calixto Lins de Araújo.Renda Renascença: origem, arte e sobrevivência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
MUNEIRO, L. C.; KLEIN, E. J. C.; NOBRE, L. F. D. P.. Participação em banca de Bruna Aguiar Pinto.O paradoxal imperativo da felicidade: do prazer comestível ao corpo exibível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
MUNEIRO, L. C.; BEZERRA, A.; FERRET, M.. Participação em banca de Jean Lennon Aureliano Fernandes.O Gospel como produto da Indústria Cultural: Daniela Araújo e Som Livre. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
MUNEIRO, L. C.; VELOSO, S.; NOBRE, L. F. D. P.. Participação em banca de Lizete da Nobrega Barbosa.Mosaico Olímpico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
BEZERRA, J. S.; Carratore, L.; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Renata Soraia Cortês Bezerra.Ações estratégicas para otimização de venda da Comunitek. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, M. S. G.; MUNEIRO, L. C.; ABELLA, L. B. G.. Participação em banca de Thiago Luccas de Melo Martins.A espetacularização da violência no patrulha da cidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
MUNEIRO, L. C.; NOBRE, L. F. D. P.. Participação em banca de Maria Clara Medeiros do Nascimento.Plano de Comunicação: Rede CSF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
BARRETO, E. F.; MUNEIRO, L. C.; PINHEIRO, M. M. F.. Participação em banca de Laura de Oliveira Felipe.Potiguariocas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
BARRETO, E. F.; MUNEIRO, L. C.; PINHEIRO, M. M. F.. Participação em banca de Alexandre da Cunha Vieira Filho.Potiguariocas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
BEZERRA, J. S.; MUNEIRO, L. C.; SILVA, F.. Participação em banca de Victor Hugo Roque Ferreira.Plano de Comunicação para o video chegou meu ToA uma invasão brasileira em Nova York. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
SILVA, J. C.; MUNEIRO, L. C.; MOURA, V. P. T.. Participação em banca de Elisa Elsie Costa Batista da Silva Beserra.Volta ao natural, luz e parto: ensaio poéticos visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
VELOSO, S.; MUNEIRO, L. C.; BARROS, C.. Participação em banca de Maria Larissa de Moura.Cela 9: um retrato do maior pavilhão feminino do RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

15.
NIEHUES, Valdete Daufembach; Miranda, Amanda.; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Diogo Maçaneiro.Bola na Cesta - as jogadas de midiatização de Alberto Bial no Basquete de Joinville. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus.

16.
SOMMER, V. L.; MUNEIRO, L. C.; Seligman, Laura. Participação em banca de Vivian Santana Carlos.Dossiê da cultura Pop Japonesa em Santa Catarina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

17.
GOLEMBIEWSKI, C.; MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.. Participação em banca de Bolívar Hetzer Salermo.Histórias do Asilo Dom Bosco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

18.
NAJDZION,, Lígia; GOMES, Clarice Rosangela; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Cristielle Mara Pereira.O melhor amigo do assessor de imprensa Plano de Comunicação para a Ong Viva Bicho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

19.
MUNEIRO, L. C.; NIEHUES, Valdete Daufembach; BARREIROS, T. Eon.. Participação em banca de Ariadna Silveira Straliotto.H1N1 e o fazer notícia: A cobertura jornalística dos sites G1 e Folha Online. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus.

20.
GALARCA, S. L.; Marilde Sibert; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Heloísa Muller.O novo mundon on line dos idosos: A publicidade e a Intenet direcionada a nova geração de idosos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

21.
MUNEIRO, L. C.; GROTH, M.; Moser, Magali. Participação em banca de Rogério Pinheiro Leal Nunes.A Nova Ericeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

22.
MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.; Moço, S.. Participação em banca de Alessandra Mara Fuck."Midegets" publicidade, indústria cultural e imaginário: análise das estratégias comunicativas adotadas pela campanha produzida para a Morel Speakers. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

23.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Wiily Robert Becker.Comunicação e Responsabilidade Sócio-Ambiental: Estratégias e Ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental na Empresa Eliane S/A REvestimetnos Cerâmicos - SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

24.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Suelem Tamara Cecati.A Motivação no Ambiente Organizacional - Empresa Hiper Solados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

25.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Letícia Serena Stella Wolf.Pesquisa Corporativa: um estudo de caso nas 15 maiores empresa de Santa Catarina d acordo com a Revista Amanhã. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

26.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Ana Paulo Massaneiro.Comunicação Governamental: um etudo sobre a rádio on-line do Governo do Estado de Santa CAtarina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

27.
MUNEIRO, L. C.; Carissimi, J.. Participação em banca de Patrícia Moysés.Ações Comunitárias: o profissional de Relações Públicas como mediador entre a empresa e os públicos envolvidos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

28.
BEHLING, H.; TRIVINHO, E.; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de RAfael Ferreira Fontes.Criatividade em Criação: os fatores que interferem na manifestação criativa no setor de criação de agências de publicidade e propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

29.
BEHLING, H.; MUNEIRO, L. C.; Carratore, L.. Participação em banca de Jamila P. Refinski.MarketingAmbiental - A responsabilidade verde na Publicidade - um estudo de caso Malwee 40 anos de compromissos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

30.
BEHLING, H.; MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, P.. Participação em banca de Karina de Melo.A publicidade como interlocutor da construção de um corpo idealizado e hábitos halimentares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

31.
BONA, R.; SOMMER, V. L.; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Leonardo Augusto Felippi.linguagem e produção Audiovisual do DVD Demo da Banda Nego Joe de Balneário Camboriu/SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

32.
Pavei, G.; Dias, A. R.; MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Larissa Ribeiro Formigoni.Investimento em Comunicação para a pequena empresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

33.
MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.; BONA, R.. Participação em banca de Daniel Cajal.A metamorfose da Indústria Cultural: bandas independentes na Internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

34.
MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.; Ranzan, E. M.. Participação em banca de Maryon Fonseca.Olimpiadas de Pequim: agenda-setting, visibilidade e novos heróis brasileiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

35.
MUNEIRO, L. C.; BONA, R.; PRAXEDES, C.. Participação em banca de Gilberto Kurtz de Bittencourt.O Espaço urbano como suporte para o marketing de guerrilha: análise de ações no espaço público e sugestões de ações em Balneário Camboriú. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

36.
MUNEIRO, L. C.; VENERA, J. I.. Participação em banca de Mariana Furlan da Silva.O poema é a pauta: poemas de André Pinheiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

37.
MUNEIRO, L. C.; Carissimi, J.. Participação em banca de Líbia Silvazna Martins Torres.Plano de Assessoria de comunicação para a Unicred - litoral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

38.
MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.; GACHO, D.. Participação em banca de Bruna Maria Xavier de Brito.Da loucura ao renascimento: fragmentos da terapia ocupacional do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

39.
MUNEIRO, L. C.; GOLEMBIEWSKI, C.; GACHO, D.. Participação em banca de Cristiane Mayara Schelenski.A luta pelo reconhecimento: reserva indígena de José Boiteux. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

40.
MUNEIRO, L. C.; GALARCA, S. L.; LOURENCO, C.. Participação em banca de Giovanni Ricardo Ramos.lural: portal e revista de cultura regional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

41.
MUNEIRO, L. C.; GOLEMBIEWSKI, C.; MENDES, G.. Participação em banca de Diogo Custódio.Nova York e 11 de setembro: impressões sobre o jornalismo americano após atentados terroristas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

42.
MUNEIRO, L. C.; GACHO, D.; PRAXEDES, C.. Participação em banca de Bruna Maria Xavier de Brito.Da loucura ao renascimento: fragmentos da terapia ocupacional do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

43.
MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.; PINHEIRO, A.. Participação em banca de Paulo Roberto Missfeldt.Entre Compassos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

44.
MUNEIRO, L. C.; LOURENCO, C.; GALARCA, S. L.. Participação em banca de Giovanni Ricardo Ramos.Plural: portal e revista de cultura regional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

45.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Edson Carlos da Silva.Imagem institucional: A utilização da comunicação de massa impresa na campanha institucional de 100 anos da Bunge no Brasil.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

46.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Kelly Fernanda de Carvalho.A banalização das cirgurgias plásticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

47.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Renata Chaves Soares.35 horas a bordo do FElippe Jorge: como é a vida em um barco de pesca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

48.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Wilson Ponciano Ferreira da Silva.Eles, elas e casais: um perfil da prostituição em Balneário Camboriú. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

49.
MUNEIRO, L. C.; PRAXEDES, C.; GACHO, D.. Participação em banca de Diego Gomes.Não atire, sou inocente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

50.
MUNEIRO, L. C.; John, V. M.; LOPES, I.. Participação em banca de Margareth Pedrina Soares dos Santos.Chefes do cárcere: as relações de poder no presídio regional de Itajaí. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

51.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de George Zacharjasiewicz Filho.Itajaí de Cortinas Abertas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

52.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Ana Paula Lauth.Blogs : A Intimidade na Internet. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

53.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Juliana Gheller Potrich.O Sorriso Que Cura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

54.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Jnete Monteiro.A flor de Ipoméia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

55.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Monica Guzatto.Terapias holísticas: o ser humano em busca do seu equilíbrio energético. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

56.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Elizangela Regina Cardoso.Raízes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

57.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Paula Eloísa dos Santos.Univali : a história do ensino superior em Itajaí. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

58.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Deise Donazzolllo.Cada um na sua : o retrato de quatro tribos urbanas de Balneário Camboriú. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

59.
MUNEIRO, L. C.. Participação em banca de Cátia Andressa Cypriano.Eduacação - informativo da Rede Pública de Guabiruba. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MUNEIRO, L. C.; Carratore, L.; BEZERRA, J. S.. Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, N. B.; MUNEIRO, L. C.; RETT, L.. Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
BURGOS, T. L.; NEVES, R. M.; MUNEIRO, L. C.; AZEVEDO JUNIOR, A. C.. Professor Substituto. 2012.

Outras participações
1.
PINHEIRO, M. M. F.; BARRETO, E. F.; ROCHA FILHO, R. A.; MUNEIRO, L. C.. Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, N. B.; MUNEIRO, L. C.; Carratore, L.. Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encuentro Internacional de Semilleros y jovenes investigadores.Partidos Políticos e eleições no Brasil: o marketing e a publicidade como fator eleitoral. 2018. (Encontro).

2.
I Encuentro Internacional de Semilleros y jovenes Investigadores.Produtores e proprietários das notícias: quem são os donos das mídias no Brasil. 2018. (Encontro).

3.
I Encuentro Internacional de Semilleros Y Jóvenes Investigadores.Saúde, Publicização e Consumo. 2018. (Encontro).

4.
11 Congresso de HIV Aids. Comunicação e Saúde nas plataformas digitais: construção de redes colaborativas em processos de Educação Permanente. 2017. (Congresso).

5.
2 Encontro de de Consumo e Modos de Vida da Região Sul.Corpo e Consumo. 2017. (Encontro).

6.
4 Congresso de Hepatites virais. Comunicação e Saúde nas plataformas digitais: construção de redes colaborativas em processos de Educação Permanente. 2017. (Congresso).

7.
6 Encuentro de la Red Latinoamericana de Investigares en Publicidad (RELAIP).Corpo e Consumo. 2017. (Encontro).

8.
9 Encontro de Pesquisa em Comunicação.Corpo e Consumo. 2017. (Encontro).

9.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Invisible Players. 2017. (Encontro).

10.
Seminário FESP 2017 Incertezas do Trabalho.Comentário sobre o texto: A oposição tem um partido no Rio: a consolidação do PSOL como realidade nas disputas eleitorais - autor Vinícius Gentil. 2017. (Seminário).

11.
XVI Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Marketing. A Comunicação e a propaganda como elementos de consumo da política: análise da campanha eleitoral de João Dória à Prefeitura Municipal (2016). 2017. (Congresso).

12.
7 Seminário Internacional de Sociologia Poltica.A construção do discurso sobre a reforma política nos editoriais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo durante o Governo Lula I e II. 2016. (Seminário).

13.
Congreso Internacional de Publicidad. Mercadeo y Comunicación Simbiosis. Jornalismo reconfigurado: o universo digital em cena.. 2016. (Congresso).

14.
6 Seminário Nacional de Sociologia Política.A identidade e a cultura na construção do vínculo eleitoral: análise da propaganda política das eleições presidenciais de 2014. 2015. (Seminário).

15.
Relaip. A identidade e a cultura na construção do vínculo eleitoral: análise da propaganda política das eleições presidenciais de 2014. 2015. (Congresso).

16.
Alaic Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. As charges e a narrativa sobre a política: as crises políticas do governo Dilma Rousseff representados na Folha de São Paulo. 2014. (Congresso).

17.
III Encontro de la Red Latinoamerica de Investigadores em Publicidad.Intertextualidade e persuasão no Comercial do perfume Nina. 2013. (Encontro).

18.
"Da cibercultura à cibercultur@: desenvolvimento de capacidades distribuídas e uso de tecnologias". 2011. (Outra).

19.
10 Dimensões - Diálogos em rede, corpo, arte e tecnolocia.Comunicação, Espaço e Cultura. 2011. (Outra).

20.
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA:Lições da Experiência. 2011. (Encontro).

21.
Elaboração e correção de provas objetivas e discursivas no ensino de graduação.. 2011. (Oficina).

22.
Jornalismo, Esporte e Democracia - palestra com Juca Kfouri. 2011. (Encontro).

23.
Semana Acadêmica de Comunicação UFRN. 2011. (Encontro).

24.
Semana de Humanidades.Comunicação e Educação. 2011. (Encontro).

25.
Seminário de Arte e Cultura.Interfaces Arte e Mídia. 2011. (Seminário).

26.
XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM. JN alta performance: edição de primeiro de janeiro de 2011. 2011. (Congresso).

27.
Curso de Semiótica e Enunciação. 2010. (Encontro).

28.
IV Congresso Internacional das Linguagens - Linguagens, ensino e tecnologias. Charge: Fragmento da história republicana em Sala de Aula. 2010. (Congresso).

29.
Intercomsul. Tiradentes esquartejado: espacialidade e comunicabilidade. 2009. (Congresso).

30.
X Seminário Internacional de Comunicação.A mídia como locus de recrutamento político: as candidaturas para o cargo de vereador na cidade de São Paulo nas eleições de 2008. 2009. (Seminário).

31.
4º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná e 2º Encontro de Professores de Jornalismo de Santa Catarina.TEoria Contemporânea da Comunicação:agenta-setting, newsmaking, o caso Isabella e o espetáculo.. 2008. (Encontro).

32.
GEpal.A tese do terceiro mandato de Lula na Folha de São Paulo. 2008. (Simpósio).

33.
III Simpósio de Lutas Sociais na América Latina.A tese do terceiro mandato de Lula na Folha de São Paulo. 2008. (Simpósio).

34.
II Simpósio ABCiber. 2008. (Simpósio).

35.
Uninove Tendências da Comunicação: Mídia e construção da realidade.DAno moral ou caso de política? O aquecimento global e o discurso verde. Um exame crítico do filme-documentário " Uma verdade incoveniente". 2008. (Seminário).

36.
Compos. 2007. (Congresso).

37.
Fórum do Conhecimento.Semiótica discursiva: as relações do discurso televisivo com a prática da sala de aula. 2007. (Encontro).

38.
Imanência, transferência e realismo em Semiótica. 2007. (Simpósio).

39.
Intercom. macunaíma - herói do Brasil. 2007. (Congresso).

40.
Intercom Sul. Seu creysson: retrato do brasileiro. 2007. (Congresso).

41.
Semiótica de Lévy-Strauss. 2007. (Encontro).

42.
Semiótica e comunicação: abordagem do nivel discursivo-temas e valores. 2007. (Outra).

43.
Semiótica e Comunicação: das estruturas semio-narrativas às estruturas discursivas. 2007. (Outra).

44.
Workshop CENCIB. 2007. (Outra).

45.
Workshop CENCIB.Comunicação e Experiencias religiosas. 2007. (Outra).

46.
Workshop CENCIB.Internet - orkut e imaginário. 2007. (Outra).

47.
"Das modalidades às modulações" com Eric Landowski (CNRS:CEVIPOF). 2006. (Encontro).

48.
"Semiótica viva: modelização e crítica" com Eric Landowski (CNRS). 2006. (Encontro).

49.
A palavra oral e escrita com Sergei Neklúdov, da Universidade Estatal de Moscou. 2006. (Encontro).

50.
Apreensões significantes de Pequim, Xangai, Tóquio, Quioto e Paris, Sylvia Demetresco ? Ecole de Visual Merchandise de Vervè, Suiça. 2006. (Encontro).

51.
As origens aristotélicas das teorias modernas das modalidades. 2006. (Outra).

52.
Conferência com Muniz Sodré, Sobre a Episteme Comunicacional.. 2006. (Outra).

53.
Encontro com o professor Dr. Jorge Bogarin. 2006. (Encontro).

54.
Enunciação nos textos visuais" com Lúcia Teixeira. 2006. (Outra).

55.
F. A. Q Perguntas sobre Artes Consciência e Tecnologia.. 2006. (Seminário).

56.
I Simpósio Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Cibercultura, organizado pelo CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura. 2006. (Simpósio).

57.
Mesa redonda Comunicação e Semiótica. 2006. (Encontro).

58.
O olhar oblíquo na fotografia. Kati Caetano (UTP). 2006. (Encontro).

59.
Simpósio Internacional Fiat 30+ - Debates transdisciplinares temas para compreensão da contemporaneidade: arte digital, design e marcas, memória, mobilidade, relações homem/máquina e território. 2006. (Simpósio).

60.
VII Simpósio de pesquisa em comunicação. 2006. (Simpósio).

61.
XXIX Congresso de Comunicação. 2006. (Congresso).

62.
Dominando as técnicas de Ensino. 2005. (Encontro).

63.
II Congresso Internacional - Brasil, identidade e alteridade. 2005. (Congresso).

64.
II Congresso Internacional das Linguagens. II Congresso Internacional das Linguagens. 2004. (Congresso).

65.
IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Comunicação e Linguagens.Da antropofagia à iconofagia. 2004. (Seminário).

66.
VIII Fórum Institucional de Integração UNiversitária da Univali. 2004. (Outra).

67.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

68.
6º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial - Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. 2003. (Congresso).

69.
Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2003. (Outra).

70.
I Encontro dos Professores de Metodologia Científica, da Pesquisa e Similares, dos Professores Orientadores de Monografias e Articuladores de Pesquisa do CEHCOM. 2003. (Encontro).

71.
Projeto de Cultura Visual - Universidade Vai ao Cinema. 2003. (Outra).

72.
Projeto de Cultura Visual - Universidade vai ao cinema 7 Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba. 2003. (Outra).

73.
2º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. 2002. (Congresso).

74.
A utilização dos Indicadores de desempenho para as ações de comunicação corporativa e a importância de mensurar resultados. 2002. (Outra).

75.
Fórum Acadêmico 2002. 2002. (Outra).

76.
Fórum Acadêmico - Etapa II. 2002. (Outra).

77.
Planejando e Estruturando de Forma Estratégica a Comunicação Corporativa. 2002. (Outra).

78.
I Colóquio dos Programas de Pós-Graduação do Estado de São Paulo. 2001. (Outra).

79.
4º UNIVENTO ¨Indústria da Comunicação¨. 1999. (Outra).

80.
1º Etapa do Seminário de estudos da LDB. 1997. (Seminário).

81.
2º Etapa do Seminário de Estudos da LDB. 1997. (Seminário).

82.
2º UNIVENTO ¨Estrelas da Comunicação¨.2º UNIVENTO ¨Estrelas da Comunicação¨. 1997. (Outra).

83.
2º UNIVENTO ¨Estrelas da Comunicação¨. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEZERRA, J. S. ; MUNEIRO, L. C. ; Zacipa I. . I Encuentro Nacional de Semilleros Y jóvenes investigadores. 2018. (Outro).

2.
TRIVINHO, E. ; Oliveira, A. C. ; MUNEIRO, L. C. ; Alves, A. ; ALFELDT, C. ; MANUEL, ; SPETCH, P. . Seminário Inter programas de Comunicação Estado de São Paulo. 2006. (Outro).

3.
MUNEIRO, L. C.. Análise de imagem. 2005. (Exposição).

4.
Carissimi, J. ; CArdoso, A. M. de Lara ; GROTH, M. ; John, V. M. ; MUNEIRO, L. C. ; Moço, S. ; RIFFEL, C. M. ; FERREIRA, E. . 8 Uninvento. 2005. (Concurso).

5.
FERREIRA, E. ; Carissimi, J. ; Ranzan, E. M. ; RIFFEL, C. M. ; MUNEIRO, L. C. . Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tainá Dantas. As publicidades dos calçados e suas estratégias de persuasão - Revista Vogue. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Liliane Felix. Criança e consumo - Análise da película Super Size Me. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cledivânia Pereira Alves. Jornalismo reconfigurado: o universo digital em cena.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

2.
Tainá Dantas Lima. Estratégias aplicadas no Google Adwords para a geração de leads. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

3.
Calos Eduardo Lins Onofre. Espaços de Comércio e Seriços em Revistas Especializadas em empreendedorismo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

4.
Isadora Araújo Santos. O valor patrimonial do supermercado Nordestão: um estudo com base no modelo de Brand Equity desenvolvido por David Aaker. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

5.
Felipe Gibson Cunha. Marcas do passado: a memória das cidades nas redes sociais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

6.
Leandro Igor Vieira Ferreira. A publicidade do Big Data no relacionamento com o consumidor 3.0. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

7.
Luana Batista da Silva Santos. A importância da Comunicação Integrada para a gestão de marcas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing na Gestão das Marcas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

8.
Leonardo Baptista Lopes. Personagens e estereótipos: estudo sobre a percepção visual com base em personagens. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

9.
Gisele Lopes Neves. ZIG ZIG ZAA catálogo de alto verão como estratégia de vendas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

10.
GAbriela Marchi. A História do Fumo: Estratégias de marketing num cenário conflituoso. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

11.
Gabriela Kerber. Gastronomia possivel: televisão e gastronomia no vale do Itajaí. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o magistério superior) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

12.
Marcos Romualdo de Souza. Marketing Imobiliário: análise dos elementos comunicativos contidos nos materiais impressos voltados a imóveis de alto padrão em Balneário Camboriu. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Propaganda e Marketing) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Cavalcanti FArias. Renda Renascença: origem, arte e sobrevivência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

2.
Ana Clara Calixto Lins de Araújo. Renda Renascença: origem, arte e sobrevivência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

3.
Alusk Maciel Santos. Valores do Capitalismo Artistico na campanha "Secret Garden IV" da Dior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

4.
Diogo Maçaneiro. Bola na Cesta - as jogadas de midiatização de Alberto Bial no Basquete de Joinville. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

5.
Ariadna Silveira Straliotto. H1N1 e o fazer notícia: A cobertura jornalística dos sites G1 e Folha Online. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

6.
Alessandra Mara Fuck. Midgets - Publicidade, Indústria Cultural e Imaginário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

7.
Willy Robert Becker. Comunicação e Responsabilidde Sócio-Ambiental: estratégias e Ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental na Empresa Eliane S/A REvestimentos Cerâmicos - SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

8.
Guilherme Bonato da Rosa. Surfe e Marketing Ambiental: análise de imagens veiculadas pela empresa Freesurf em 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

9.
Rafael Ferreira Fontes. Criatividade em Criação - os fatores que interferem na manifestação criativa no setor de cria~ção de agências de publicidade e propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

10.
Maryon Fonseca. Olimpíadas de Pequim: agenda- setting, visibilidade e heróis brasileiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

11.
Daniel Cajal. A metamorfose da Indústria Cultural: bandas independentes na Internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

12.
Gilberto Kurtz de Bittencourt. O espaço urbano como suporte para o marketing de guerrilha: análise de ações no espaço público e sugestões de ações em Balneário Camboriú. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

13.
Paulo Roberto Missfeldt. Entre compassos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

14.
Giovanni Ricardo Ramos. Plural: portal e revista de cultura regional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

15.
Diogo César Custódio. Nova York e 11 de setembro: impressões sobre o jornalismo americano após atentados terroristas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

16.
Cristiane Mayara Schelenski. A luta pelo reconhecimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

17.
Bruna Maria Xavier de Brito. Da loucura ao renascimento: fragmentos da terapia ocupacional do instituto de psiquiatria de Santa CAtarina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

18.
Margareth Pedrina Soares dos Santos. Chefes do cárcere: as relações de poder no Presídio Regional de Itajaí. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

19.
Diogo Gomes. Não atire, sou inocente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.

20.
George Zacharajasiewacz Filho. Itajaí de Cortinas Abertas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Lilian Carla Muneiro.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MUNEIRO, L. C.2008MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . A COBERTURA DA FOLHA DE S.PAULO SOBRE O POSSÍ­VEL TERCEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LULA. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 7, p. 113-206, 2008.

2.
MUNEIRO, L. C.2007MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Dano moral ou caso de política? O aquecimento global e o discurso verde.. História, Imagem e Narrativas, v. 1, p. 1-18, 2007.


Apresentações de Trabalho
1.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Crises, escândalos e ?faxinas? no imaginário político: uma análise da primeira crise no Governo Dilma a partir dos editoriais da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. . Crises, escândalos e ?faxinas?: uma análise da primeira crise no Governo Dilma a partir dos editoriais da Folha de S.Paulo e O Estado S. Paulo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MUNEIRO, L. C.; OLIVEIRA, M. E. ; Straliotto, A. S. . A VISITA DO PRÍNCIPE HARRY NO BRASIL: A COBERTURA JORNALÍSTICA E A POLÍTICA COMO ENTRETENIMENTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MUNEIRO, L. C.. Análise de Imagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Participação no grupo de pesquisa Espaço-Visualidade/Comunicação-Cultura (espacc)
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Líder do grupo: Lucrecia D'Alessio Ferrara

Participação no grupo de pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia 
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Unidade: Departamento de Comunicação
Líder do grupo: Luis Roberto Rossi del Carratore



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 1:07:29