Alexandre Torres Porres

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  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


Músico, compositor e pesquisador. Possui Mestrado em Composição/Processos Criativos pela UNICAMP (2008) e Doutorado na área de Sonologia/Computação Musical pela USP com estágio de pesquisador no CIRMMT/McGill em 2010. Em 2106 participou de estágio de pós doutorado em um projeto de pesquisa no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis da D'Accord, ligada à UFPE. Áreas de Interesse: - Criação, Performance e improvisação em Música Contemporânea e novas mídias - Música e Tecnologia (Produção Sonora, Computação Musical e Música Eletroacústica) - Percepção Sonora - Desenvolvimento de aplicativos interativos e ferramentas de eletrônica ao vivo (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Torres Porres
Nome em citações bibliográficas
PORRES, A. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.
Av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Butantã
05508-020 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32891510
Fax: (11) 37887827
URL da Homepage: http://porres.googlepages.com


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em McGill University (Orientador: Sean Ferguson).
Título: Modelos Psicoacústicos de Dissonância para Eletrônica ao Vivo, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Marcelo Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Computação Musical; Modelagem Psicoacústica; Eletrônica Em Tempo Real.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: MÚSICA ELETROACÚSTICA.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2005 - 2007
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO MICROTONAL POR MEIO DO MODELO DE DISSONÂNCIA SENSORIAL,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jônatas Manzolli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Microtonalidade; Sistemas de Afinação; Composição; Modelagem Psicoacústica; Puredata.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Produção Sonora.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Orientador: Maurício Dottori.
Ano de interrupção: 2005
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Composição e Regência.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Orientador: Maurício Dottori.
Ano de interrupção: 2005
1996 - 2000
Graduação em Bacharelado em Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Atuação Profissional



McGill University, MCGILL, Canadá.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: pesquisador trainee, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fui contemplado com o programa candense ELAP (Emerging Leaders in the Latin Americas) e fiz um estágio como "pesquisador trainee", onde fui com vínculo empregatício e vínculo de trabalho com a universidade de McGill para desenvolver parte de minha pesquisa de doutorado.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música e Tecnologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Percepção Sonora.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORRES, A. T.2012PORRES, A. T.. [Bane~] mono 1.0 - Um sistema para eletrônica ao vivo baseado em modelos de dissonância. Seminário Música Ciência e Tecnologia, v. IV, p. 169-176, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORRES, A. T.. Else library for Pure Data. In: 16th Brazilian Symposium on Computer Music, 2017, São Paulo. Else library for Pure Data, 2017.

2.
PORRES, A. T.; KWAN, D. ; BARBER, M. . Cloning Max/MSP Objects: a Proposal for the Upgrade of Cyclone. In: PdCon16 5th International Pure Data Convention, 2016, Nova Iorque. Cloning Max/MSP Objects: a Proposal for the Upgrade of Cyclone, 2016.

3.
PORRES, A. T.. Dissonance Model Toolbox in Pure Data. In: 4th Pd Convention, 2011, Weimar. Proceedings of 4th Pd Convention, 2011.

4.
PORRES, A. T.. A Dissonance Model for Live Electronics. In: SysMus11, 2011, Colonia. Proceedings of SysMus11, 2011.

5.
PORRES, A. T.. Base Sensorial da Dissonância para Eletrônica ao Vivo. In: ANPPOM 2011, 2011. Anais da ANPPOM 2011.

6.
PORRES, A. T.. Teaching Pd & Using it to Teach: Yet another didactic material. In: PdCon09 (Terceira Convenção Internacional de Pure Data), 2009, São Paulo. Anais da 3ª Convenção de Pd, 2009.

7.
PORRES, A. T.; PIRES, A. S. . Um external de Aspereza Para Pd e Max. In: SBCM 2009 (12º Simpósio Brasileiro de Computação Musical), 2009, Recife. 12º Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2009.

8.
PORRES, A. T.. A Escala do Chromelodeon: Um Modelo Psicoacústico de Rugosidade Versus One Footed Bridge de Harry Partch. In: IVº Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do IV Sincam, 2008.

9.
PORRES, A. T.. Um modelo de Rugosidade para um patch de Afinação Adaptativa em puredata controlado por sensores de antenas. In: IVº Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do IV Sincam, 2008.

10.
PORRES, A. T.. A Relação entre Sinal Sonoro e Signo Musical: Considerações Sobre Sensação de Rugosidade e sua Tipomorfologia. In: IVº Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do IV Sincam, 2008.

11.
PORRES, A. T.. The Chromelodeon Scale: A Psychoacoustic Model of Roughness Versus Harry Partch?s One Footed Bridge. In: ICMPC10 - International Conference of Music Perception and Cognition, 2008, Sapporo. Proceedings of the ICMPC10, 2008.

12.
PORRES, A. T.; MANZOLLI, J. . Um Modelo Psicoacústico de Rugosidade. In: XIº SBCM, 2007, São Paulo. Anais do XI SBCM, 2007.

13.
PORRES, A. T.; MANZOLLI, J. . Adaptive Tunning Using Theremin as Gestural Controller. In: NIME07 - New Interfaces for Musical Expression, 2007, New York. Proceedings of NIME 07, 2007.

14.
PORRES, A. T.; MANZOLLI, J. . A Roughness Model for an Adaptive Tuning Patch Controlled by Antennas. In: PdCon07, 2007. Proceedings of PdCon07.

15.
PORRES, A. T.. Análise de Dissonância Sensorial de Espectros sonoros. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, 2006.

16.
PORRES, A. T.; MANZOLLI, J. . Curvas de Dissonância para Sistemas de Afinações Alternativas. In: ENCAM I, 2006, Curitiba. Anais do Iº Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais, 2006.

17.
PORRES, A. T.; MANZOLLI, J. . Microtonalidade na Música do Século XX: Duas Abordagens Composicionais. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005.

18.
PORRES, A. T.; MANZOLLI, J. . Sistema de Afinações Alternativas: Um Apanhado Histórico. In: II SMCT, 2005, Campinas. Anais do II SMCT, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PORRES, A. T.. The Dissemination Of Computer Music Outside Academia. In: ICMC, 2010, New York / Long Island. ICMC 2010 Proceedings, 2010.

2.
PORRES, A. T.. A Psychoacoustical Toolbox for Sound/Music Analysis and sound design/music creation. In: ICMPC10 - International Conference of Music Perception and Cognition, 2008, Sapporo. Proceedings of the ICMPC10, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PORRES, A. T.. Brane-e a live sampler patch for live electronics. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PORRES, A. T.. (i)Re(f||v)erência, 2011. (Partitura Musical/Orquestra).

2.
PORRES, A. T.. T.U.R.V.A / É doce Morrer en La Mer, 2006. (Partitura Musical/Outro).

3.
PORRES, A. T.. Poemaginário, 2004. (Partitura Musical/Outro).

4.
PORRES, A. T.. litÚni, 2004. (Partitura Musical/Outro).

5.
PORRES, A. T.. Ritual eletroacústico III, 2003. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PORRES, A. T.. Dissonance Model Toolbox in Pure Data. 2012.

2.
PORRES, A. T.. [Brane~]. 2012.

3.
PORRES, A. T.. DISSENS. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
PORRES, A. T.. Mini Curso de Live Electronics. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PORRES, A. T.. Programação em Pure Data. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PORRES, A. T.. Spectral Analysis & Processing in Pd. 2011. .

4.
PORRES, A. T.. Programação em Pure Data. 2011. .

5.
PORRES, A. T.. Introdução Ao Pure Data. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PORRES, A. T.. Spectral Analysis e Processing in Pd. 2010. .

7.
PORRES, A. T.. Tutorial/Manual de Pure Data. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

8.
PORRES, A. T.. Introdução ao Puredata. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PORRES, A. T.. Curso de Extensão em Puredata. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PORRES, A. T.. Introdução ao Puredata. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
PORRES, A. T.. Computação Musical (Puredata). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
PORRES, A. T.. Curso básico de Computação Musical no Software Puredata. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
PORRES, A. T.. Curso de Computação Musical com Exemplos em Puredata. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

14.
PORRES, A. T.. Psicoacústica, Percepção Musical e Relevância Musical. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PORRES, A. T.. Relação entre Escala e Espectro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
PORRES, A. T.. Mini-Curso: Microtonalidade e Afinações Alternativas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
PORRES, A. T.. Mini-Curso: Microtonalidade e Afinações Alternativas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
PORRES, A. T.. Mini-Curso: Microtonalidade e Afinações Alternativas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
PORRES, A. T.. XXX. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
PORRES, A. T.. Ao Mestre Com Carinho. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
PORRES, A. T.. Vinheta Festiva. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
PORRES, A. T.. Something Stuck on my throat. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
PORRES, A. T.. Sound Trek. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
PALMIERI, R. ; PORRES, A. T. ; Kruno ; panetone . livenoisetupi. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
PORRES, A. T.; SUKORSKI, W. . Improvisação com Live Electronics (PdCon09). 2009. Interpretação.

8.
PORRES, A. T.; COSTA, R. . Improvisação com Live Electronics ( Musica 2?). 2009. Interpretação.

9.
Mário Del Nunzio ; Henrique Iwao ; Lucas Araújo ; PORRES, A. T. . 666. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
PORRES, A. T.; Alexandre Fenerich . A ao Quadrado. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
Campesato, L. ; KISIL, V. ; PORRES, A. T. . TEIA. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
PORRES, A. T.. Jovem Rapariga, versão orquestral. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
PORRES, A. T.. Trem Fantasma. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
PORRES, A. T.. Lado B. 2007. Interpretação.

15.
PORRES, A. T.. T.U.R.V.A / É doce Morrer en La Mer. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
Grupo M-U-R-O ; PORRES, A. T. . Improviso - Música?. 2006. Interpretação.

17.
PORRES, A. T.. Tema Adulto Para Voz e Microfone. 2005. Composição (estréia).

18.
PORRES, A. T.. litÚni. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
PORRES, A. T.. Poemaginário. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
PORRES, A. T.. Ritual eletroacústico III. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
PORRES, A. T.. Ritual eletroacústico II. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
PORRES, A. T.. Ritual eletroacústico I. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
PORRES, A. T.. Malditos Somos Nós Tentando Ser Nós Mesmos. 2001. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PORRES, A. T.. (i)Re(f||v)erência. 2011.

2.
PORRES, A. T.. Churblys. 2005.

3.
PORRES, A. T.. Homenagem ao Ecad nº 3. 2005.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Iº EIMAS - Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras. XXX. 2010. (Congresso).

2.
III Seminário Música Ciência Tecnologia.Introduction to Puredata (como tradutor). 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORRES, A. T.. Secret Chiefs 3. 2012. (Concerto).

2.
Maurício Dottori ; Fernando Riederer ; Márcio Steuernaguel ; PORRES, A. T. ; Vinícius Giusti . Iª Bienal Música Hoje de Curitiba. 2011. (Festival).

3.
Abtan, F. ; PORRES, A. T. . ICMC (International Computer Music Conference). 2010. (Congresso).

4.
PORRES, A. T.; PALMIERI, R. ; Olivera, P. . PdCon09 (Terceira Convenção Internacional de Pure Data). 2009. (Congresso).

5.
PORRES, A. T.; PALMIERI, R. . Iº Encontro de Puredata Brasil. 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


Músico, Compositor e pesquisador. Possui diversas influências do pop ao experimental/noise e música erudita. Áreas de Interesse: - Percepção Sonora - Música e Tecnologia (Produção Sonora, Computação Musical e Música Eletroacústica) - Criação, Performance e improvisação em Música Contemporânea e multimídia. Mestre em Composição pela Unicamp e Doutor em Sonologia/Computação Musical pela USP. Em março de 2010, vai com bolsa de pesquisador convidado a um estágio de 6 meses na universidade McGill, em Montreal, Canadá, sob a orientação do compositor e Prof. Dr. Sean Ferguson.

É Mestre em Processos Criativos pela UNICAMP (2008), em disertação que inclui Composição, Percepção Musical e Computação Musical. Como pesquisador, tem participado de diversos congressos, com destaque ao ICMPC10 no Japão, a Segunda Convenção Internacional de Puredata (PdCon07) no Canadá, e a Terceira Convenção de Puredata (PdCon09) em São Paulo, Brasil, onde foi o organizador e produtor principal do evento. 

Como músico e compositor, possui diversos trabalhos em diferentes frentes, como produções sonoras, música pop/experimental, instalações interativas, obras eletroacústicas e mistas, live electronics, improvisação, noise, e música de câmara. Tem trabalhado em parceria e em grupos, com destaque ao grupo M-U-R-O (e a participação do mesmo no Festival Re:new2008 em Copenhagem, Dinamarca), o grupo Ensemble EntreCompositores, e um duo de improvisação e live electronics com Rogério Costa.



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