André Luís Pires de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0652755215509301
  • Última atualização do currículo em 13/06/2018


É Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2006-2008) e possui graduação em Letras-Tradução pela Universidade de Brasília (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em DESIGN GRÁFICO e FOTOGRAFIA, atuando principalmente nos seguintes temas: programação visual, tipografia, fotografia, cinema, motion graphics e produção musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luís Pires de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, André L. P.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Da película ao cartaz: Uma análise do 
design do cartaz de 
Deus e o Diabo na Terra do Sol,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Mauro Alejandro Baptista y Vedia Sarubbo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: design gráfico; programação visual; cinema; design de produção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2016 - 2017
Especialização em Pós-Graduação em Fotografia. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Título: A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA DE THOMAS FARKAS.
Orientador: Renato Márcio Martins de Campos.
1993 - 1999
Graduação em Letras-Tradução.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 12h).
Libertem Barrabas Filmes, LBF, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 12h).
Libertem Barrabas Filmes, LBF, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 12h).
Libertem Barrabas Filmes, LBF, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 12h).
Libertem Barrabas Filmes, LBF, Brasil.
2011 - 2011
Retrato e Identidade. (Carga horária: 32h).
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, Brasil.
2011 - 2011
Edição Cinematográfica. (Carga horária: 224h).
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, Brasil.
2011 - 2011
Fotografia - Luz marginal procura corpo vago. (Carga horária: 36h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
2007 - 2007
Design: conceitos, definições e transdisciplinarid. (Carga horária: 10h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao Design da Informação. (Carga horária: 15h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2007 - 2007
Descrições e designações para o mundo contemporâne. (Carga horária: 8h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Leitura Crítica da Imagem. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Tipocracia Estado Tipográfico. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2001
Produção Gráfica Nível II. (Carga horária: 24h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



SENAC Lapa Scipião, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor dos cursos de Pós-graduação em Design Editorial e Design Gráfico nas matérias Projeto Gráfico de Livro, Design Editorial, História, Comunicação e Design e História do Design Contemporâneo. Também ministrei aulas de Tecnologia gráfica e Laboratório digital para o curso de Técnico em Comunicação Visual, Webdesign para o curso Técnico de Fotografia e ministro também o curso livre de Introdução à Direção de Arte.


Ideorama Design e Comunicação, IDC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer pleno, Carga horária: 44
Outras informações
Designer gráfico locado no STJ, criando e finalizando diversos tipos de projetos gráficos para o tribunal.


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da matéria "Linguagem cinematográfica contemporânea", oferecida como matéria optativa para os alunos dos cursos de Design de Games e Design Digital.


Editora Moderna, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Freelance, Enquadramento Funcional: Designer editorial, Carga horária: 44
Outras informações
Criação de capas e edição de fotografias


Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor produto, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor produto na área de design gráfico.

Atividades

6/2003 - 1/2006
Serviços técnicos especializados , Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, .

Serviço realizado
Consultor de design gráfico.

Faculdades Integradas do Planalto Central, FIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Professor de curso superior, Enquadramento Funcional: professor de curso superior, Carga horária: 12

Atividades

06/2003 - 02/2006
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica 2
Computação Gráfica 1
Fotografia
Informática aplicada ao design

ArtVeras Comunicação, AC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Designer gráfico freelance, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 6
Outras informações
Diagramação e tratamento de imagens paras as publicações Revista About e Hot Tops.


Basile Comunicação, BASILE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer gráfico / Diretor de arte, Carga horária: 40


MedMídia Comunicação Integrada, MMAG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Cotrato, Enquadramento Funcional: designer gráfico / Desktoper, Carga horária: 30

Atividades

04/2001 - 05/2002
Serviços técnicos especializados , MedMídia Comunicação Integrada, .

Serviço realizado
Designer gráfico e produtor gráfico.

Fundação Educacional do Distrito Federal, FEDF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato Especial Fundação Educacional do DF.

Atividades

9/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
04/1994 - 06/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN GRÁFICO.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, André L. P.. Uma breve história do design dos cartazes. In: Mauro Alejandro Baptista y Vedia Sarubbo. (Org.). Design & cinema : design de produção, documentário, design gráfico e design de games. 1ed.São Paulo: LCTE Editora, 2009, v. 1, p. 61-87.

2.
CARVALHO, André L. P.. Possíveis conexões entre design e cinema: um estudo de caso do filme Anatomia de um crime.. In: Jofre Silva. (Org.). Design, arte e tecnologia 4. 4ed.São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio e Unesp-Bauru, 2008, v. 4, p. 1-10.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, André L. P.. Design de produção no documentário curta metragem ?Mauro Shampoo: Jogador, Cabeleireiro e Homem?. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007, Rio de Janeiro. IV Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2007. v. 04.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, André L. P.. A nossa Helvetica de cada dia. Um olhar sobre o documentário Helvetica, de Gary Hustwit. In: P&D Design 2008, 2008, São Paulo. Anais do P&D Design 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, André L. P.. Design e Cinema: Possíveis conexões. In: III Encontro de Comunicação Contemporânea - Estudos de Cinema e Audiovisual, 2008, São Paulo. III Encontro de Comunicação Contemporânea - Estudos de Cinema e Audiovisual, 2008.

2.
CARVALHO, André L. P.. Da película ao cartaz, conexões entre Glauber Rocha e Rogério Duarte.. In: XII Socine, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2008, Brasília. Caderno de resumos XII Socine, 2008.

3.
CARVALHO, André L. P.. Design de produção no documentário curta metragem ?Mauro Shampoo: Jogador, Cabeleireiro e Homem?. In: XI Encontro da Sociendade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2007, Rio de Janeiro. XI SOcine, 2007.

4.
CARVALHO, André L. P.. A tipografia no cartaz de "Deus e o Diabo na Terra do Sol". In: III Encontro Científico Anhembi Morumbi, 2007, São Paulo. III Encontro Científico Anhembi Morumbi, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, André L. P.. Da película ao cartaz: Uma análise do 
design do cartaz do filme 
Deus e o Diabo na Terra do Sol. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, André L. P.. O Jantar, 2014. (Tradução/Outra).

2.
CARVALHO, André L. P.. Os penetras, 2007. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, André L. P.. Programação visual e animações para o programa Vida & Obra, TV Record DF. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, André L. P.. Redesign do projeto gráfico da revista About. 2014. (Editoração/Periódico).

2.
CARVALHO, André L. P.. Revista About #910. 2011. (Editoração/Periódico).

3.
CARVALHO, André L. P.. Revista About #911. 2011. (Editoração/Periódico).

4.
CARVALHO, André L. P.. Criação de peças gráficas para a peça Êxtase, de Mike Leigh, dirigida por Mauro Alejandro Baptista y Vedia Sarubbo. 2010. (Editoração/Outra).

5.
CARVALHO, André L. P.. Revista About Número 907. 2010. (Editoração/Periódico).

6.
CARVALHO, André L. P.. Revista Briefing. 2010. (Editoração/Periódico).

7.
CARVALHO, André L. P.; LEIGH, Mike ; Mauro Baptista Vedia . 2ª assistência de direção da peça Êxtase, de Mike Ligh, dirigida por Mauro Alejandro Baptista y Vedia Sarubbo. 2010. (Assistência de direção em teatro).

8.
CARVALHO, André L. P.. Revista About, números 904 e 905. 2009. (Editoração/Outra).

9.
CARVALHO, André L. P.; LEIGH, Mike ; Mauro Baptista Vedia . 2ª assistência de direção da peça A Festa de Abgaiu, de Mike Ligh, dirigida por Mauro Alejandro Baptista y Vedia Sarubbo. 2008. (Assistência de direção em teatro).

10.
CARVALHO, André L. P.. Video-tour da praça São Francisco, em São Cristóvão-SE. 2006. (Video-tour).

11.
CARVALHO, André L. P.. Oficina de Fotografia digital. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CARVALHO, André L. P.. Balanço Social Conab 2004. 2005. (Editoração/Livro).

13.
CARVALHO, André L. P.. Corredores de escoamento da produção agrícola. 2005. (Editoração/Livro).

14.
CARVALHO, André L. P.. Armazenagem Agrícola no Brasil. 2005. (Editoração/Livro).

15.
CARVALHO, André L. P.. Fotografias para o Sesc DF. 2005. (Fotografia).

16.
CARVALHO, André L. P.. Revista Mundo Legal. 2002. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
CARVALHO, André L. P.. A Festa de Abigaiu. 2007. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
CARVALHO, André L. P.; NUTI, S. . ELEVATE. 2014. Filme.

2.
NUTI, S. ; CARVALHO, André L. P. . Blind Date. 2012. Filme.

3.
CARVALHO, André L. P.. Estado que inspira cuidado. 2011. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WILKE, R.; CARVALHO, André L. P.. Participação em banca de Vanessa Loureiro Moreira. Redesenho da revista de bordo brasileira ?Gol Linhas Aéreas Inteligentes?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião.

2.
SMITH JR., J.; CARVALHO, André L. P.. Participação em banca de Tiago Furtado. Os Processos Criativos de ?Eletroclash?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião.

3.
NARDI, H.; CARVALHO, André L. P.. Participação em banca de Rodrigo Rastrello Coelho. Benefícios da arquitetura da informação para construção ou adaptação de conteúdo editorial dinâmico. Por meio da análise das revistas Veja e Época disponibilizadas via tablete iPad. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião.

4.
NARDI, H.; CARVALHO, André L. P.. Participação em banca de Rodrigo Rastrello Coelho. Benefícios da arquitetura da informação para construção ou adaptação de conteúdo editorial dinâmico. Por meio da análise das revistas Veja e Época disponibilizadas via tablete iPad. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião.

5.
MARCHIORI, P. A.; CARVALHO, André L. P.. Participação em banca de Felipe Luiz R. Moreira. Criação da identidade visual como forma de diferenciação para a clínica veterinária Golden Pets. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião.

6.
CARVALHO, André L. P.; SOUTO, A. G. G.; SILVA, F. F.. Participação em banca de Renata Osso Pascotto. Design gráfico como ferramenta de leituraintersemiótica. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design - Produção e Tecnologia Gr) - Universidade Anhembi Morumbi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
P&D Design 2008. A nossa Helvetica de cada dia. Um olhar sobre o documentário Helvetica, de Gary Hustwit.. 2008. (Congresso).

2.
Seminário Semestral do Mestrado em design - Estudos em design: os limites entre pesquisa e projeto. Prof. Rafael Cardoso, PhD.. 2008. (Seminário).

3.
1º Seminário de pesquisa em design, comunicação e cognição. 2007. (Seminário).

4.
4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Design de produção no documentário curta-metragem ?Mauro Shampoo: Jogador, Cabeleireiro e Homem?. 2007. (Congresso).

5.
Descondivionamento do olhar. 2007. (Oficina).

6.
Encontros com Jean-Claude Conesa MAC-USP. 2007. (Seminário).

7.
Faces do Design.Design e Tipografia. 2007. (Outra).

8.
III Encontro Científico Anhembi Morumbi.A tipografia no cartaz de "deus e o diabo na terra do sol". 2007. (Seminário).

9.
Palestra Internacional: Design, projeto e interdisciplinaridade. 2007. (Seminário).

10.
Seminário de Estudos e Pesquisa em Design - Design da Informação. 2007. (Seminário).

11.
Seminário Internacional: Em busca de novos paradigmas: do inter para a transdisciplinaridade. 2007. (Seminário).

12.
Seminário Semestral do Mestrado em Design - Design, Tecnologia, sustentabilidade: novas conecções. 2007. (Seminário).

13.
Seminário Semestral do Mestrado em Design - Pesquisa e produçõa de novos saberes. 2007. (Seminário).

14.
XI Encontro Internancional da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisuais). Design de produção no documentário curta-metragem ?Mauro Shampoo: Jogador, Cabeleireiro e Homem?. 2007. (Congresso).

15.
1º Seminário de Metodologia em Design: pesquisa, projeto, ensino. 2006. (Seminário).

16.
2 Teses - A organização de links em websites governamentais / Cinedesign: tipografia e design gráfico no cinema. 2006. (Outra).

17.
A construção da obra de arte. 2006. (Outra).

18.
Design, novas tendências novos mercados, novos desafios. 2006. (Encontro).

19.
Seminário de Estudos e Pesquisa em Design - Nolimiar dos tipos: o essencial e o acessório. 2006. (Seminário).

20.
13º NDesign Congresso Nacional de estudantes de Design. 2003. (Congresso).

21.
CIATI - Congresso Ibero-americano de tradução/interpretação. 1998. (Congresso).

22.
1st Latin American Congress on Translation and Interpreting. 1996. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane de Moraes Bizzaro. O Estilo de Saul Bass na década de 1950/1960 e sua influência no Design Contemporâneo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião. Orientador: André Luís Pires de Carvalho.

2.
Priscila Sanches Tobal. O design da Coleção Particular da Cosac Naify. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Editorial) - SENAC Lapa Scipião. Orientador: André Luís Pires de Carvalho.

3.
Gisele Marin Goulart. PROJETO GRÁFICO Revista: Image Photography. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Design Gráfico) - SENAC Lapa Scipião. Orientador: André Luís Pires de Carvalho.



Outras informações relevantes


Trabalho desde 1997 com programação visual, criando trabalhos como livros, revistas, cartazes, filipetas, camisetas, folders, páginas de internet e papelaria. Além do trabalho como designer trabalho como fotógrafo, tendo como clientes empresas como o Sesc-DF e o escritório de design Cria Design.

Também lecionei as matérias Informática Aplicada, Fotografia 1 e computação Gráfica 1 e 2 para o curso de Design de Moda na FIPLAC.

Também tenho experiência como tradutor free-lance de Inglês desde 1994. Minha experiência inclui traduções nos campos de informática (Tecnologia da Informação), comunicação, política internacional, previdência, educação, biologia e física.

Possuo facilidade em lidar com informática dominando o Windows, Mac OS e Internet. E também programas de editoração, criação de páginas de internet, o pacote Microsoft Office e programas de geração de conteúdo multimídia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 13:43:49