Selma Cavcalcante Furtado

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  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1987). Atualmente é Técnica Administrativa da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Selma Cavcalcante Furtado
Nome em citações bibliográficas
FURTADO, S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Reitoria, Faculdade de Direito.
Rua General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000
Coroado
69077-000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 33054655
Ramal: 4655


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1996
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 365h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em História.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


1994 - 1994
Curso de Introdução a Informática. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Introdução a Informática. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Expediente da Pós em Farmacia, Carga horária: 40


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários, Carga horária: 40
Outras informações
Exercer atividade Coordenação Técnica no Programa Vida Ativa da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários.

Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Faculdade de Direito da UFAM, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Faculdade de Direito, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Centro de Artes UFAM, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Faculdade de Educação da UFAM, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Faculdade de Ciências Agrárias, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Universidade Federal de Santa Catarina, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1988 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Núcleo de Prática Juridica da Faculdade de Di, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1989 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pró-Reitoria de Extenção, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Departamento de Interiorização, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Extenção, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Departamento de Interiorização, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Departamento de Interiorização, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Programas Integ Ensino Comunidade, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária da Pró-Reitoria de Extensão, Carga horária: 40

Atividades

11/2003 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Agrárias, .

Atividade de extensão realizada
Participação em Projetos de Extensão.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Residência Agrária: Organização social e identificação de mercados - OSIM
Descrição: O projeto, resultado de articulação institucional SEPROR/SECT/FAPEAM/UFAM operacionalizado pelo NUSEC e CCA, tem como objetivo principal proporcionar a melhoria da qualidade de vida para população rural atendida através do apoio à organização social e acesso a canais de comercialização. Contemplará 2.400 famílias rurais que não são assistidas por políticas sociais, econômicas, culturais e ambientais, o que vem promovendo uma exclusão social dessas populações. Trata-se de assim, de potencializar por meio tecnologias sociais e ecotecnologias que visem a sustentabilidade, a segurança alimentar, novas oportunidades de emprego e renda para as populações tradicionais amazônicas visando à conservação e preservação do ambiente e da cultura material e imaterial. Neste sentido, a organização social desses sujeitos é essencial para a emancipação social através do fortalecimento e ampliação das organizações sociais formais e informais da agricultura familiar no estado do Amazonas. A metodologia utilizada no projeto tem como pressuposto o respeito a dinâmica de cada grupo social que é diferenciada nas comunidades que se pretende executar as ações propostas neste projeto. Espera-se ao final do projeto a emancipação social dos sujeitos por meio do fortalecimento da cooperação e autogestão dos empreendimentos socioeconômicos. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
CHITAS NATIVAS
Descrição: O projeto, resultado de articulação institucional SEPROR/SECT/FAPEAM/UFAM operacionalizado pelo NUSEC e CCA, tem como objetivo principal proporcionar a melhoria da qualidade de vida para população rural atendida através do apoio à organização social e acesso a canais de comercialização. Contemplará 2.400 famílias rurais que não são assistidas por políticas sociais, econômicas, culturais e ambientais, o que vem promovendo uma exclusão social dessas populações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA
Descrição: A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas, política, cultural e histórica do país. Observando a necessidade de trabalhar com a educação ambiental, por acreditar que a conscientização do homem através de panfletos e abordagem corpo a corpo é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresentou proposta de abordar consumidores com tentativa de amenizar o impacto causado pelas sacolas plásticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Integrante / SEBASTIÃO MARCELICE GOMES - Coordenador.
2011 - 2011
Acompanhamento Jurídico dos Processos dos Detentos do Sistema Carcerário da Cidade de Manaus
Descrição: Acredita-se que o sistema penitenciário brasileiro necessita de uma profunda reestruturação tanto nas suas instalações físicas como na sua filosofia. O que observamos atualmente são instalações precárias em sua maioria, superlotadas, com espaços desumanizados, com um atendimento caracterizado pelo desrespeito a direitos fundamentais, contribuindo assim para o aumento da violência e das injustiças e prejudicando qualquer tentativa de reabilitação ou ressocialização desses presos. Embora reconheçamos os esforços da Secretaria de justiça do Estado do Amazonas em viabilizar os processos das detentas a justiça ainda é morosa, dificultando o desenrolar de processos e julgamentos. Este projeto justifica-se pelo pela possibilidades dos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas em conhecer e atuar junto à população de detentos, através do conhecimento, objetivando contribuir para melhoria do atendimento jurídico aos presidiários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / Marina das Graças de Paula Araújo - Integrante.
2011 - 2011
Ações Coletivas, Democracia Participativa e Direitos Sociais
Descrição: Realizar atendimento Jurídico no Município de Iranduba.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / Marina das Graças de Puala Araújo - Integrante.
2010 - 2011
PROJETO MOVIMENTO E CIDADANIA: UM RESGATE DA QUALIDADE DE VIDA E DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA MELHOR IDADE
Descrição: A universidade Federal do Amazonas vem há mais de 18 anos atuando pela reintegração do idoso na sociedade, com objetivo de somar as com as ações já desenvolvidas realizamos o Projeto Movimento e Cidadania que proporcionou o resgate da cidadania e o exercício da qualidade de vida efetiva do Idoso. Este projeto objetivou para o resgate da auto-estima, auto-conhecimento, inclusão social, esporte, lazer, cultura e demais ações sociais. O desenvolvimento das oficinas sociais os idosos tiveram consciência da importância de se integrar no contexto sócio-cultural para o enriquecimento pessoal e intelectual. Oferecendo ao idoso atividades experimentais nas áreas artísticas, sociais e de difusão científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Integrante / SEBASTIÃO MARCELICE GOMES - Coordenador.
2010 - 2010
Atendimento Jurídico na Comunidade do Coroado
Descrição: O projeto realizou atendimentos jurídicos à Comunidade de Santa Etelvina, através das atividades desenvolvidas pelo Lar Francisco de Assis. Conforme já foi justificado em documento anterior o projeto foi redimensionando para o Bairro do Coroado, trabalhando em conjunto com o Programa Coroado Coordenado pela Profª Anunziata. A Faculdade de Direito somou com as atividades, já realizada no Programa Coroado, levando para a comunidade a Orientação Jurídica, com encaminhamentos para o Núcleo de Prática Jurídica da FD e o Pólo Avançado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / Prof. DANIEL OCTÁVIO DA SILVA - Integrante.
2010 - Atual
PROGRAMA VIDA ATIVA
Descrição: ? Proporciona aos servidores da Universidade Federal do Amazonas, em processo de aposentadoria e aposentados, ações e serviços que possibilitem o aumento da auto-estima e a melhoria da qualidade de vida. atendimentos psicológicos, social, em saúde; atividades artísticas, educacionais e de fisioterapia com o intuito de promover o aumento da auto-estima dos participantes, bem como potencializar suas competências e habilidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Movimento e Cidadania: Um resgate da qualidade de vida e da participação social na melhor idade
Descrição: A universidade Federal do Amazonas vem há mais de 18 anos atuando pela reintegração do idoso na sociedade, com objetivo de somar as com as ações já desenvolvidas realizamos o Projeto Movimento e Cidadania que proporcionou o resgate da cidadania e o exercício da qualidade de vida efetiva do Idoso. Este projeto objetivou para o resgate da auto-estima, auto-conhecimento, inclusão social, esporte, lazer, cultura e demais ações sociais. O desenvolvimento das oficinas sociais os idosos tiveram consciência da importância de se integrar no contexto sócio-cultural para o enriquecimento pessoal e intelectual. Oferecendo ao idoso atividades experimentais nas áreas artísticas, sociais e de difusão científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / SEBASTIÃO MARCELICE GOMES - Integrante.
2009 - 2009
Fomentar a Cidadania por meio da Conscientização de jovens sobe seus Direitos e Garantias através da Extensão universitária
Descrição: A extensão universitária busca mudar a realidade social ao levar o conhecimento produzido na academia, nesse sentido, como a falta de informação sobre os direitos Fundamentais é um grande problema social, o Projeto de Extensão ?CONSCIENTIZAÇÃO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS? ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA? resolveu focalizar suas atividades na discussão desse tema. O presente trabalho mostra-se importante ao fornecer os conhecimentos jurídicos para a compreensão da realidade de forma mais crítica, impulsionando as mudanças de comportamento necessárias. A partir do estudo teórico sobre o tema, os extensionistas farão palestras abordando vários temas dos direitos fundamentais, traçando sua relação com o dia-a-dia e buscando estabelecer o binômio causa-conseqüência. Enfatizaremos que as violações de direitos fundamentais criam um estado de revolta social, provocado pelas várias formas de violência (física, moral, sexual, entre outras). Na medida em que a sociedade vê-se imersa em uma situação de caos, busca proteger seus interesses, no entanto, acaba por violar outros direitos, criando um círculo vicioso. Conclui-se que a extensão universitária é meio eficaz para combater a falta de informação, visto proporcionar o amplo debate sobre o tema, auxiliando na formação de uma mentalidade coletiva que tem a educação como sustentáculo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / Prof. Edson Oliveira - Integrante.
2009 - 2009
Direitos Constitucionais do Idoso
Descrição: O projeto realizou atendimentos jurídicos aos idosos que participam do Projeto da Terceira Idade da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física, extensivo também aos idosos de toda a cidade de Manaus e distribuição da cartilhas elaboradas em projetos já executados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Direitos Constitucionais do Idoso
Descrição: O projeto realizou atendimentos jurídicos e palestras educativas aos idosos que participam do Projeto da Terceira Idade da Universidade Federal do Amazonas/UFAM, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física, extensivo também aos idosos de toda a cidade de Manaus, sobre o direito do idoso, bem como a levantamento bibliográfico das cartilhas já feitas, para elaborar uma cartilha que venha ser uma fusão das 04 cartilhas elaboradas nos projetos anteriores. Queremos aqui esclarecer e ressaltar que cada edição da cartilha foi elaborada a partir de temas diferenciados e a pesquisa com novos temas ou a reedição coloca o aluno em contato com a prática da pesquisa além de proporcionar conhecimentos que o lhes proporcione embasamento teórico para o atendimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / Prof. Aristarco de Araújo Jorge Filho - Integrante / Aldenor de Souza Rabelo - Integrante / Allyson Masaji Guimarães Kato - Integrante / Ednara Kellen de Lima Soares - Integrante / Edson Rosas Neto - Integrante / Lucas Rodrigues Cavalcante - Integrante / Reinaldo Figueira Santos - Integrante / Rodrigo Belém Lima - Integrante / Vinícius Rodrigues Cavalcante - Integrante / Sebastião Leôncio Braga de Araújo - Integrante.
2008 - 2008
Educação para o Consumo nas Escolas
Descrição: O Projeto realizou palestras para alunos de Escola Pública com objetivo de desenvolvermos a consciência ambiental e despertar o interesse para a preservação do meio ambiente. Buscando a reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos alunos da Faculdade de Direito e os alunos da Escola em que o projeto será realizado, numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / SEBASTIÃO MARCELICE GOMES - Integrante / CAMILA NOBRE BALLUT - Integrante / RENATA BRAGA DE ALENCAR - Integrante / ELOÍSA TERESA TAVARES RIBEIRO - Integrante / JULIANA NARJARA LIBÓRIO DOS SANTOS - Integrante / DÂMEA DA SILVA MOURÃO - Integrante / FABRÍCIO MARTINS SILVA - Integrante / IGOR DE PAULA ALMEIDA - Integrante / ALINE EVANS NEVES DE AZEVEDO - Integrante / PRISCILLA PRESTES CARREIRA - Integrante / NAIRO AGUIAR CORDEIRO - Integrante / PALOMA DE SOUZA SICSÚ - Integrante / MARCELA BRUNA PEREIRA FRANCO - Integrante / EDUARDO ULYSSES RAMOS RIKER - Integrante / LUIZ CARLOS SOUZA DE BRITO - Integrante / ADRIANO AUGUSTO DA SILVA ROLIM - Integrante / AMANDA PRISCILA DOS SANTOS LIMA - Integrante / FERNANDA LEAL ANTONUCCI - Integrante / FERNANDA DA SILVA ENCARNAÇÃO - Integrante / LUANA FERREIRA PIMENTEL - Integrante / MARCIO M. PETILLO - Integrante / ANA CAROLINA AZEVEDO GOMES - Integrante / RODRIGO AUGUSTO MELO DE CARVALHO - Integrante.
2008 - 2008
Educação Ambiental Urbana
Descrição: O Projeto realizou palestras para alunos de Escola Pública com objetivo de desenvolvermos a consciência ambiental e despertar o interesse para a preservação do meio ambiente. Buscando a reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos alunos da Faculdade de Direito e os alunos da Escola em que o projeto será realizado, numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / SEBASTIÃO MARCELICE GOMES - Integrante / 1. Alexandro Brito de Souza - Integrante / Anderson Viana Pinto - Integrante / Daniel do Prado e Souza - Integrante / Ellen Amazonas de Castro - Integrante / Carlos Alexandre Baracho Valente - Integrante / Evelyn Rebelo dos Santos - Integrante / Ilmar Corrêa Teixeira - Integrante / Igor Severino Nunes - Integrante / Paulo César Barros Filho - Integrante / Rafael Paula de Oliveira - Integrante.
2007 - 2007
1º Simpósio de Direitos Fundamentais
Descrição: Este projeto foi realizado no Município de Autazes para a comunidade local, foram desenvolvidos diversos temas nas áreas de Educação, Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, todas voltadas para os Direitos contitucionais. Foram também realizados atendimentos Jurídicos para a Comunidade em Geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Selma Cavcalcante Furtado - Coordenador / Prof. Clynio Brandão - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
FURTADO, S. C.; FRAXE, T. J. P. ; SANTIAGO, J. L. . ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE: Um estudo das artesãs da AGROUFAM. In: XVII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, 2016, Cabo Verde. Anais do XVII Encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, 2015.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRAXE, T. J. P. ; FURTADO, S. C. . Qualificação Profissional das Associações de Mulheres na Produção Artesanal. 2014.

2.
SANTIAGO, J. L. ; FURTADO, S. C. . ORGANIZAÇÃO E MÉTODO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2014.

3.
THOME, P. D. Z. R. ; FURTADO, S. C. . Comunicação Tecnologia e Cultura na Educação presencial e a distancia da Universidade Federal do Amazonas. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
FURTADO, S. C.. Relatório do Programa Vida Ativa. 2013. (Programa de Extensão).

2.
FURTADO, S. C.; BRITO, L. C. S. . Metodologia Integrada no Ensino de Estudos Sociais para Salas Multiseriadas. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRITO, L. C. S. ; FURTADO, S. C. . Processo Ensino Aprendizagem e a Educação Rural. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Conferência dos Executivos de Tecnologia da Informaçãp.Tecnologia, trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital - Inclusão Social e Digital para Adolecentes e Jovens da Periferia da Cidade de Manaus/AM. 2006. (Outra).

2.
Segunda Semana de História. 1998. (Outra).

3.
4º Simpósio Latino Americano de Atenção a Criança de 0 a 6 anos. 1996. (Simpósio).

4.
Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Projeto Cari. 1989. (Outra).

5.
A Questão do Ensino de História. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURTADO, S. C.. Feira de Artesanato da UFAM. 2009. (Exposição).



Inovação



Projeto de extensão



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