Ana Claudia Castiglioni

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  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em Letras Habilitação Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2005), mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), doutorado pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulisa Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP e é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Claudia Castiglioni
Nome em citações bibliográficas
CASTIGLIONI, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Tocantins.
Rua Paraguai, s/n
Setor Cimba
77838-824 - Araguaina, TO - Brasil
Telefone: (63) 21122219
URL da Homepage: http://www.uft.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Dicionário enciclopédico de topônimos do estado de Mato Grosso do Sul: uma proposta de modelo, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Dra. Lidia Almeida Barros.
Palavras-chave: Toponímia; Terminologia; Dicionário; Hidrônimos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Glossário de Topônimos do Bolsão Sul-mato-grossense.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Aparecida Negri Isquerdo.
Bolsista do(a): Fund. de Apoio ao Desenv. do Ens.Cie. eTec. do Est. de Mato Grosso do Sul, FUNDECT, Brasil.
Palavras-chave: Toponímia; Lexicografia; Bolsão sul-mato-grossense.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em Letras Hab. Português e Inglês.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Título: Estudo a respeito dos designativos de fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS).
Orientador: Dra. Ana Paula Tribesse Patrício Dargel.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas III
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas IV
01/2018 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lexicografia
01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Tocantins, .

08/2015 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lexicologia e Lexicografia
Lexicografia
05/2015 - Atual
Ensino, Programa de Mestrado Profissional em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática, variação e ensino
07/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III
Introdução aos Estudos Linguísticos
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV
Semântica
01/2016 - 06/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II
06/2015 - 01/2016
Ensino, PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas IV
07/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura I
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura IV
06/2014 - 06/2015
Ensino, PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas II
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas III
07/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura III
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura IV
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
? Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura II
? Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura IV
01/2011 - 12/2013
Ensino, PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas I
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas II
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas III
Estágio Supervisionado: Língua Portuguesa e Literaturas IV
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura I
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura III
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura II
Semânica
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: Língua e Literatura IV
Semântica
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura IV
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II
01/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura III
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II
Estilística
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II
Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura III
Estilística

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, FUNDECT/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista - mestrado, Enquadramento Funcional: Pequisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Educacional Municipal de Chapadão do Sul, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, educação e diversidade cultural


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Toponímia do município de Araguaína TO
Descrição: Para Dick (1999, p. 130), a Toponímia é um conjunto lexical ordenado, um sistema de significação completo, em que a distribuição das denominações é o resultado de uma reflexão e de uma escolha realizada no eixo paradigmático da linguagem. É essa formação de nomes que estabelece uma relação entre o denominador e o designativo e o que é revelado no nome são as influências que esse sujeito nomeador sofreu em relação à cultura e ao ambiente e projetou no ato da nomeação. Sapir (1969) explica que os aspectos do ambiente em que vive um povo influenciam na morfologia, na sintaxe, no sistema fonético e no léxico de uma língua, mas, segundo o autor, o nível que mais sofre influências é o lexical. Para o autor, não basta a presença de um elemento do ambiente físico para fazer surgir um símbolo linguístico, é necessário que haja influência da parte social no ambiente, ou seja, que exista interesse da comunidade naquele aspecto físico. Sapir (1969, p. 46) explica também que ?não são propriamente a fauna e os aspectos topográficos da região, em si mesmos, que a língua reflete, mas o interesse da nação nesses traços ambientais?. No caso do aspecto do léxico estudado neste projeto cada um dos sintagmas toponímicos, entendidos como a estrutura lexical formada por um termo que designa um elemento físico e por um topônimo, inseridos no mapa indica um referente distinto e a análise do todo que compõe esse mapa oportuniza entendê-lo como um texto de do qual se pode depreender as representações simbólicas das paisagens e as possíveis características sociais que envolvem uma região geográfica. Observaremos, no estudo a ser realizado, essa rede de relações de significado tanto nos topônimos como nos termos geográficos que compõem os sintagmas toponímicos do município de Araguaína, em seus elementos físicos e humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
DTMS Dicionário de topônimos sul-mato-grossenses

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aparecida Negri Isquerdo em 15/02/2018.
Descrição: A Toponímia, como área do conhecimento que se ocupa do estudo linguístico dos nomes próprios de lugares, tem caráter interdisciplinar, à medida que busca também em outros campos do saber informações para subsidiar o estudo do topônimo, dentre outros, a Geografia, a História, a Antropologia. Em razão disso, o estudo dos topônimos permite o conhecimento de aspectos da organização de uma região, pois as condições ambientais e sociais refletem-se na língua, principalmente no léxico, e, consequentemente, na Toponímia. Em Mato Grosso do Sul, os estudos toponímicos encontram-se relativamente avançados graças ao Projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul (ATEMS), projeto interinstitucional, coordenado pela Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo, e que envolve pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Entre os principais produtos já gerados pelo ATEMS, estão dezenas de trabalhos acadêmicos já concluídos (teses (01) dissertações (12), iniciação científica (14), trabalhos de conclusão de curso de graduação (25), entre outros), dois livros (aguardando publicação), o Atlas Toponímico propriamente dito e um Banco de Dados digitalizado contendo os designativos geográficos recolhidos para o Projeto já com informações relativas à motivação semântica, estrutura morfológica, língua de origem, entre outras, de cerca de 28.000, coletados de mapas oficiais do IBGE pelos pesquisadores envolvidos no Projeto e que o Banco de Dados foi elaborado a partir da ficha lexicográfico-toponímica, originalmente concebida por Dick (2004) para o Projeto Atlas Toponímico do Estado de São Paulo (ATESP) e adaptada aos propósitos do ATEMS. possível afirmar que os trabalhos relativos à produção do Dicionário já foram iniciados uma vez que os dados registrados no Banco de Dados subsidiarão a redação dos verbetes. O DTMS - Dicionário de Topônimos de Mato Grosso do Sul, além de fornecer uma proposta metodológica para o tratamento lexicográfico de dados toponímicos, disponibilizará, aos estudantes e professores, aos estudiosos do léxico e a outros profissionais interessados no assunto, uma visão geral das características da toponímia sul-mato-grossense, cujos resultados poderão subsidiar outros estudos, tanto de natureza linguística quanto a respeito da geografia e da história da região.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Grupo de estudos do dicionário
Descrição: A organização do léxico de forma sistemática é papel desempenhado pela Lexicografia e pela Terminografia, áreas cujos princípios dão suporte à redação de dicionários, glossários, vocabulários. Biderman (2001, p. 131) aponta, em relação às obras de língua geral, que ?os dicionários constituem uma espécie de tentativa de descrição do léxico de uma língua?. A lexicógrafa ressalta que um dicionário é uma obra comercial, além de cultural, e nele é preciso registrar a língua em uso da sociedade na qual ele será destinado. Todavia, com a velocidade dos avanços culturais e tecnológicos considera-se algo inatingível o registro da totalidade do léxico. A Terminografia, por sua vez, está voltada ao estudo dos princípios que devem orientar a preparação de repertórios léxicos de áreas especializadas. Para conseguir cumprir o papel de subsidiar a elaboração de dicionários, a Lexicografia e a Terminografia devem estar em contato com as outras ciências da linguagem já que são disciplinas que se encarregam dos problemas teóricos e práticos da produção de dicionários. Estas ciências contemplam uma teoria geral, que cuida da investigação crítica acerca dos dicionários, e uma dimensão prática, que orienta a confecção de dicionários propriamente dita. O objetivo deste projeto é oferecer subsídios para discussão teórica e análise de obras dicionarísticas bem como sua produção. Também pretende-se dar suporte a trabalhos científicos que tenham como objeto de pesquisa dicionários gerais ou especializados no âmbito do estado de Tocantins, onde a abordagem a essas ciências ainda é recente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Ana Claudia Castiglioni - Coordenador / Ízea Folha Damasceno Santos - Integrante / José Armando da Silva - Integrante.Número de orientações: 3
2013 - 2016
O estudo do léxico em perspectiva
Descrição: Pesquisas com unidades lexicais tão presentes em nossa língua como regionalismos, neologismos, estrangeirismos, vêm sendo realizadas tanto na graduação como na pós-graduação. Vislumbramos que a região norte de Tocantins, especialmente o município de Araguaína bem como todo o estado, é um vasto campo de pesquisa no que se refere ao léxico por sua localização geográfica que o coloca no centro do país, recebendo dessa forma pessoas de diversas regiões do país, com falares distintos, ricos em regionalismos e marcas dialetais. Nesse sentido, Biderman (2001, p. 14) lembra que ?o léxico de uma língua pode ser identificado com o patrimônio vocabular de uma dada comunidade lingüística ao longo de sua história, ou seja, uma herança de signos linguísticos?. Considerando que o estudo do léxico e de suas disciplinas ainda são pouco abordados na UFT ? Campus de Araguaína, pretendemos realizar uma abordagem teórica a esses saberes por meio da leitura e discussão de textos introdutórios em um grupo de estudos. Assim, este projeto busca oferecer um primeiro contato com as teorias que orientam as pesquisas no âmbito lexical, sobretudo no que se refere a um estudo voltado para a prática em sala de aula, como as recentes pesquisas no Brasil com a Lexicografia Pedagógica que explora a funcionalidade do dicionário como instrumento didático. Posteriormente ao contato com as teorias, pretende-se ampliar o campo de estudo com a aplicação das teorias em objetos de estudo e a oferta de cursos para professores de língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Ana Claudia Castiglioni - Coordenador / Elizane da Silva Aguiar - Integrante / Fabiana Sanches Madeira - Integrante / Fernanda de Oliveira Eduardo - Integrante / Lalesca Aguiar Cavalcante - Integrante / Roseni Oliveira Nascimento - Integrante / Willas Silva Santos - Integrante / Sandra Pereira de Sousa - Integrante.Número de orientações: 7
2012 - 2016
ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aparecida Negri Isquerdo em 15/02/2018.
Descrição: Esta proposta de caráter interinstitucional tem como objetivo ampliar os estudos toponímicos no estado de Mato grosso do Sul por meio do estudo de dados toponímicos oriundos de diferentes fontes, além dos mapas oficiais, de maneira a oferecer um panorama mais amplo e completo sobre o acervo onomástico-toponímico. Assim, a proposta de continuação deste projeto visa, em termos gerais, a estudar a toponímia sul-mato-grossense a partir de fontes diversificadas de dados: cartografia histórica, literatura de viajantes, entrevistas orais e mapas oficiais contemporâneos; divulgar a matriz toponímica de Mato Grosso do Sul por meio de um atlas toponímico e de um glossário da toponímia sul-mato-grossense; oferecer aos estudiosos da língua portuguesa (linguistas, lexicólogos, etimólogos, filólogos e das demais áreas dos estudos linguísticos), aos pesquisadores de áreas afins (história, antropologia, sociologia) e aos pedagogos subsídios sobre a realidade linguística e cultural de Mato Grosso do Sul impressa na toponímia local; disponibilizar aos pesquisadores interessados um Banco de Dados dos topônimos sul-mato-grossenses recolhidos tanto de fontes oficiais representativas de diferentes momentos da história de Mato Grosso do Sul, como de fontes orais sobre a toponímia paralela. Para dar conta dessas possibilidades, o projeto propõe: i) ampliar o Banco de Dados do projeto ATEMS com dados toponímicos de outras fontes documentais, para além dos mapas oficiais; ii) inaugurar diferentes abordagens de estudos toponímicos no âmbito do Projeto ATEMS (dados da toponímia urbana; nomes de acidentes humanos rurais e urbanos; cartografia histórica, toponímia registrada em obras da literatura de viagens, entrevistas orais); iii) dar continuidade à cartografação dos topônimos sul-mato-grossenses com base nos modelos adotados, evidenciando aspectos como: estratos linguísticos predominantes; classificação dos topônimos, segundo a motivação; estrutura morfológica dos designativos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Dicionário enciclopédico de topônimos do estado de Mato Grosso do Sul: uma proposta de modelo.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto um recorte da toponímia sul-mato-grossense. A fonte de dados será o repertório das unidades léxicas que formam o nome dos acidentes geográficos referentes à água, registrado no banco de dados do projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul, topônimos estes catalogados em mapas do IBGE com escala 1:100.000, de todos os municípios do estado. A partir da análise destes topônimos em seus diferentes aspectos, pretendemos constituir um dicionário de topônimos, elaborado segundo os parâmetros da Terminografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul - ATEMS II
Descrição: O projeto ATEMS configura-se como uma variante regional do Projeto ATB (Atlas Toponímico do Brasil), em desenvolvimento na USP, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick, e tem como objetivo geral a elaboração do Atlas Toponímico que, além de contribuir para o conhecimento da toponímia sul-mato-grossense, também demonstrará peculiaridades linguísticas, históricas, geográficas, culturais, sociais e ambientais do estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa orienta-se fundamentalmente pelo modelo teórico-metodológico de Dick (1990, 1992, 2004) e tem como fonte primária dos dados os mapas oficiais do IBGE, relativos aos 78 municípios de Estado (escalas 1:250.000 e 1:100.000). O projeto terá como produto final a organização de uma base de dados informatizada sobre a toponímia sul-mato-grossense, contendo dados detalhados sobre cada topônimo estudado (etimologia, estrutura morfológica, classificação taxionômica, histórico do topônimo, informações enciclopédicas sobre o nome...), e a confecção do Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul que, além de divulgar a toponímia regional, favorecerá estudos contrastivos com dados de outros atlas, o que propiciará a definição da matriz toponímica característica do Mato Grosso do Sul. O Projeto ATEMS tem também um caráter interinstitucional porque envolve pesquisadores de 03 universidades públicas do Estado: UFMS, UEMS e UFGD. As cartas toponímicas se configurarão como documentos disponíveis a pesquisas linguísticas e a outras áreas de conhecimento, uma vez que conterão análise dos dados e serão textos passíveis de compreensão por diferentes especialistas da área de Ciências Humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: EntreLetras (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lexicografia e Toponímia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguística Aplicada ao ensino de língua portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTIGLIONI, A. C.2018CASTIGLIONI, A. C.. Verbete toponímico: microestruturas para hidrônimos. Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, p. 1095-1122, 2018.

2.
CASTIGLIONI, A. C.2016CASTIGLIONI, A. C.; AQUINO, N. R. M. . O tratamento dos homônimos ?cura? e ?são? em dicionários de Ensino Médio do PNLD 2012. REVISTA GTLEX, v. 2, p. 62-92, 2016.

3.
ANDRADE, K. S.2014ANDRADE, K. S. ; CASTIGLIONI, A. C. ; CUNHA, H. L. . Verbete ?professora?: o que (não) diz o Dicionário Aurélio. Papéis (UFMS), v. 18, p. 77-93, 2014.

4.
ABREU, M. V. A. B.2013ABREU, M. V. A. B. ; ANDRADE, K. S. ; CASTIGLIONI, A. C. . Dicionário escolar xerente-português/português-xerente: uma breve análise da macro e da microestrutura.. EntreLetras (Online), v. 4, p. 102-113, 2013.

5.
CASTIGLIONI, A. C.2012CASTIGLIONI, A. C.. Topônimos compostos por Lândia e Pólis: alguns aspectos discursivos. Confluência (Rio de Janeiro), v. 41-42, p. 140-151, 2012.

6.
CASTIGLIONI, A. C.2012CASTIGLIONI, A. C.; BARROS, L. A. ; ISQUERDO, A. N. . Um olhar sobre a toponímia dos rios em Mato Grosso do Sul. Antares: Letras e Humanidades, v. 4, p. 146-157, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Marcas do sul nos topônimos das propriedades rurais do município de Chapadão do Sul - MS. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos.. (Org.). Múltiplas Perspectivas em Linguística. 1ªed.Uberlândia: Edufu, 2008, v. I, p. 194-199.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N. . Em busca de um modelo de dicionário onomástico-toponímico. In: FINATTO, Maria José Bocorny; ISQUERDO, Aparecida Negri.. (Org.). As Ciências do Léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 1ªed.Campo Grande: Editora UFMS, 2008, v. IV, p. 291-310.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTIGLIONI, A. C.. Sistematização do léxico em obras lexicográfico-toponímicas: uma análise. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. CASCAVEL: EDUNIOESTE, 2009. p. 01-12.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo preliminar a respeito dos designativos de fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS).. In: II Encontro Nacional do GELCO, 2004, Goiânia. II Encontro nacional do GELCO. Goiânia - GO, 2004. v. 3. p. 1483-1487.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTIGLIONI, A. C.; Lidia Almeida Barros . O funcionamento de um sistema conceptual de hidrônimos. In: Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces, 2014, Araraquara. Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces - III Jornada Diferentes Olhares sobre o Léxico (Homenagem aos professores Maria Tereza Camargo Biderman e Sebastião Expedito Ignácio). Araraquara: FCL-UNESP, 2014. v. 1. p. 212-213.

2.
CASTIGLIONI, A. C.. A estrutura do sintagma toponímico: algumas considerações sobre o caso dos hidrônimos. In: III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2014, Londrina. III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: variação, atitudes linguísticas e ensino.. Londrina: UEL, 2014. v. III. p. 255-255.

3.
CASTIGLIONI, A. C.. Dicionarização de repertórios léxico-toponímicos: algumas considerações. In: IV Simpósio Mundial da Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia: UFG, 2013. p. 262-263.

4.
CASTIGLIONI, A. C.; Lidia Almeida Barros . Dicionarização dos sintagmas toponímicos referentes a hidrônimos em Mato Grosso do Sul. In: V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013, São José do Rio Preto. V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP − Pesquisa em Linguística no Século XXI: Perspectivas e Desafios Teóricometodológicos. São José do Rio Preto: Edunesp, 2013. v. V.

5.
CASTIGLIONI, A. C.. O dicionário como recurso didático: considerações iniciais sobre sua funcionalidade. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. II CIDS: Diversidade Linguística e Políticas de Ensino. São Luís: EDUFMA, 2012.

6.
CASTIGLIONI, A. C.. Dicionarização de repertórios léxico-toponímicos: algumas considerações. In: I Colóquio dos Estudos do Léxico, 2012, Araguaína. VI Seminários Temáticos de Pesquisas Científicas e I Colóquio dos Estudos do Léxico, 2012.

7.
CASTIGLIONI, A. C.; BARROS, Lidia Almeida . A Terminologia Toponímica no estado de Mato Grosso do Sul. In: III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2011, São José do Rio Preto. III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP. São José do Rio Preto: UNESP, 2011. v. III.

8.
CASTIGLIONI, A. C.; BARROS, Lidia Almeida . Toponímia dos rios em Mato Grosso do Sul. In: VIII ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL, 2011, Belo Horizonte. VIII ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v. VII.

9.
CASTIGLIONI, A. C.. Sistematização do léxico em obras lexicográfico-toponímicas: uma análise. In: XIX Seminário do CELLIP - Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina, 2009, Cascavel. Seminário do Centro de Estudos linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

10.
CASTIGLIONI, A. C.. Para um tratamento lexicográfico de topônimos: uma proposta.. In: 56º Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. 56º Seminário do Grupo de Estudos Linguíicos o Estado de São Paulo. São José do Rio Preto: UNIP, 2008.

11.
CASTIGLIONI, A. C.. Obras lexicográfico-toponímicas: apontamentos. In: IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste, 2008, Cuiabá. IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste: Linguagens: desafios contemporâneos. Cuiabá: Gráfica Universitária, 2008.

12.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N. . Topônimos do Bolsão-Sul-mato-grossense: Tratamento Lexicográfico.. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. 55º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL). Franca: UNIFRAN, 2007.

13.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N. . Glossário de Topônimos do Bolsão-Sul-mato-grossense: uma proposta.. In: I Simpósio de Estudo em Letras, 2007, Cassilândia. I Simpósio de Estudo em Letras - SIEL. Cassilândia: UEMS, 2007.

14.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Marcas da região Sul em topônimos das propriedades rurais do município de Chapadão do Sul (MS). In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística: Linguagem e Cultura: Intersecções., 2006, Uberlândia. Caderno de programação. Uberlândia - MG: Editoração Eletrônica - Webdesigner - DBA, 2006. v. XI. p. 36-36.

15.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo a respeito dos topônimos que designam as fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). In: I Simpósio Científico Cultural da UEMS: Formação Cidadã: Desafio para uma Sociedade Comtemporanêa, 2004, Paranaíba. Caderno de Programação e Resumos. Paranaíba - MS: Gráfica Adhemar, 2004. v. 1. p. 17-17.

16.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo a respeito dos topônimos que designam as fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). In: 52º Seminário do GEL, 2004, Campinas-SP. Programação e resumos. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004. v. 52. p. 537-538.

17.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo Preliminar a respeito dos designativos de fazendas (AH) no município de Chapadão do Sul (MS). In: II Encontro Nacinal do Grupo de Estudos de Llinguagem do Centro-Oeste, 2003, Goiânia. Programação e Resumos. Goiânia - GO: Gráfica Vieira LTDA, 2003. v. 2. p. 316-316.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTIGLIONI, A. C.. Dicionário enciclopédico de topônimos do estado de Mato Grosso do Sul: uma proposta de modelo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CASTIGLIONI, A. C.. Dicionarização de repertórios léxico-toponímicos: algumas considérações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CASTIGLIONI, A. C.. Aspectos do cerrado na toponímia de Tocantins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTIGLIONI, A. C.; Lidia Almeida Barros . A Terminologia Toponímica no estado de Mato Grosso do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CASTIGLIONI, A. C.; Lidia Almeida Barros . Toponímia dos rios em Mato Grosso do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CASTIGLIONI, A. C.. Sistematização do léxico em obras lexicográfico-toponímicas: uma análise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CASTIGLIONI, A. C.. Obras lexicográfico-toponímicas: apontamentos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CASTIGLIONI, A. C.. Para um tratamento lexicográfico de topônimos: uma proposta.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N. . Topônimos do Bolsão-Sul-mato-grossense: Tratamento Lexicográfico.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N. . Glossário de Topônimos do Bolsão-Sul-mato-grossense: uma proposta.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Marcas do Sul nos topônimos do município de Chapadão do Sul - MS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo a respeito dos topônimos que designam as fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo a respeito dos topônimos que designam as fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . Estudo Preliminar a respeito dos designativos de fazendas (AH) no município de Chapadão do Sul (MS). 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico para artigo submetido à revista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799, v. 11, 3, jul/set 2017 (artigo 37262-154038-1-RV.docx).. 2017.

2.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico para artigo submetido à revista eletrônica Guavira Letras (ISSN: 1989-1858), número 25, 2017/2, Dossiê ?A toponímia em foco: princípios, métodos, enfoques?.. 2017.

3.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico para artigo submetido à revista Domínios de Lingu@gem, ISSN 1980-5799, v. 10, n. 3, jul/set 2016 (artigo 32423-131386-1-RV.doc.. 2016.

4.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico para livro, ISBN 978-85-7613-526-5, Editora UFMS. 2016.

5.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico para artigo submetido à revista GTLex, v. 2, n. 1, jan/jun 2016 (artigo 35159-143693-2-RV.doc).. 2016.

6.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico para artigo submetido à revista GTLex, v. 2, n. 1, jul./dez. 2016 (artigo 37831-156762-1-RV.doc).. 2016.

7.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer técnico-científico para projeto de pesquisa Chamada FUNDECT N° 08/2015 - Doutorado em Mato Grosso do Sul. 2015.

8.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer técnico-científico para projeto de pesquisa Chamada FUNDECT N° 10/2015 ? UNIVERSAL-MS. 2015.

9.
CASTIGLIONI, A. C.. Emissão de parecer científico submetido para o número 17(1), da Revista Filologia e Linguística Portuguesa, ISSN 2176-9416 (versão eletrônica) e ISSN 1517-4530 (versão impressa), do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.. 2015.

10.
CASTIGLIONI, A. C.. Litera (UFMA). 2015.

11.
CASTIGLIONI, A. C.. Entretextos (UEL). 2014.

12.
CASTIGLIONI, A. C.; Tavares M. ; ISQUERDO, A. N. . Emissão de dois pareceres técnicos para o Programa Nacional do Livro Didático - Dicionários (PNLD 2012 - MEC).. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N. . Glossário de Topônimos do Bolsão Sul-mato-grossense. 2008. (Relatório de pesquisa).

2.
CASTIGLIONI, A. C.; DARGEL, A. P. T. P. . A Toponímia da cidade de Aparecida do Taboado - MS. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTIGLIONI, A. C.; BEDRAN, P. F.; BARBOSA, Selma Abdala Dias. Participação em banca de Najla Brandão da Silva. A escrita eletrônica e o gênero ?causo?: apontamentos para a prática pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Participação em banca de Auremita Rodrigues Ribeiro da Silva. O conto como importante influenciador no fortalecimento da competência leitora de alunos do 9º ano de uma escola municipalizada no município de Imperatriz-MA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Participação em banca de Cristhiane Fernandes. O uso dos operadores argumentativos em artigo de opinião: uma experiência pedagógica com alunos do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
CASTIGLIONI, A. C.; BEDRAN, P. F.; BARBOSA, Selma Abdala Dias. Participação em banca de Maria Clara de Barros. Os gêneros entrevista e relato pessoal em função sócio-afetiva no fortalecimento da (re) textualização e na construção de saberes. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

5.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Participação em banca de Gislaine de Paula Barbosa Matrícula. Discursividades sobre o eixo ?Prática de Análise linguística?: a aula de língua portuguesa como acontecimento?. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

6.
CASTIGLIONI, A. C.; MATOS, M. F. B.; SANTOS, J. S.. Participação em banca de Deijeane Gomes Morais. A leitura e a escrita de gêneros jornalísticos relacionadas à formação cidadã (PCN/BNCC): uma produção de jornal no Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

7.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N.; SILVA, V. C.; ANDRADE, K. S.. Participação em banca de Rodrigo Vieira do Nascimento. Proposta preliminar de um software toponímico: um estudo de caso sob a ótica de professores de geografia do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

8.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; MELO, M. A.. Participação em banca de Noelma Oliveira Barbosa. A Metáfora no Livro Didático, antes e após a avaliação do PNLD. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

9.
CASTIGLIONI, A. C.; ANDRADE, K. S.; SEIDE, M. S.; PEREIRA, C. M. R. B.. Participação em banca de Carla Bastiani. Relações entre nome e lugar: estudo dos nomes das escolas públicas de Porto Nacional em uma perspectiva interdisciplinar da geografia e da toponímia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

10.
CASTIGLIONI, A. C.; FURTADO, L. R. P.; BEDRAN, P. F.. Participação em banca de Viviane Gonçalves Brandão. A contribuição da literatura infantil para as práticas de letramento: primeira fase do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

11.
CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. R.; LIMA, P. S.. Participação em banca de Kênia Cristina Santos Monteiro. Proposta didática com alunos paraenses em processo de alfabetização a partir de um circuito curricular mediado por gêneros. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Teses de doutorado
1.
CASTIGLIONI, A. C.; BARROS, Lidia Almeida; ROCHA, C. F.; RAMOS, N. L.; ARAUJO, M.. Participação em banca de Marta de Oliveira Silva Arantes. O fenômeno da eponímia nos nomes de tecidos: glossário terminológico e aspectos socioculturais que subjazem a esses termos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; ANDRADE, K. S.; HENRIQUES, C. C.; MESSIAS, L.; SANTOS, J. S.; PINHO, M. J.. Participação em banca de Márcia Suany Dias Cavalcante. O léxico no livro didático de Ensino Médio: reflexões para o ensino de Língua Portuguesa. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CASTIGLIONI, A. C.; ABBADE, C. M.; ANDRADE, K. S.; MELO, A.; PEREIRA, C. M. R. B.; SILVA, V. C.. Participação em banca de Ruberval Rodrigues de Sousa. Tradição e cultura ? saberes formais e informais: um estudo das interrelações entre as escolas de Muricilândia e a comunidade remanescente de quilombo Dona Juscelina. 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. R.; DORNELLES, C.; SANTOS, S. N. G.; FUZA, A. F.. Participação em banca de Bruno Gomes Pereira. Relocalização de saberes acadêmicos na construção de vozes de professores em formação inicial na escrita acadêmica convencional e reflexiva. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Qualificações de Doutorado
1.
CASTIGLIONI, A. C.; FURTADO, L. R. P.; SANTANA, O. S.; PINHEIRO, L. R.. Participação em banca de Antonio Cilírio da Silva Neto. O ensino da morfossintaxe dos substantivos e adjetivos no livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental e nos estudos linguísticos ? criação de material didático para a rede municipal de Imperatriz ? MA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; ANDRADE, K. S.; MELO, A.; ABBADE, C. M.; SILVA, V. C.; BUSCH, C. M. R.. Participação em banca de Ruberval Rodrigues de Sousa. Tradição e cultura ? saberes formais e informais: um estudo das interrelações entre as escolas de Muricilândia e a comunidade remanescente de quilombo Dona Juscelina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. R.; DORNELLES, C.; SANTOS, S. N. G.; FUZA, A. F.. Participação em banca de Bruno Gomes Pereira. Construção de objetos de ensino pela legitimação de vozes de professores em formação inicial na escrita acadêmica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Participação em banca de Maria Helena Pires. Gênero memorialista na escrita escolar de alunos do Ensino Fundamental: demandas, desdobramentos e desafios na prática docente. 2018.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Participação em banca de Josilene de Alencar Silva. O conto como instrumento para o avanço da proficiência leitora de alunos do 8º ano de uma escola em Imperatriz - MA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CASTIGLIONI, A. C.; ISQUERDO, A. N.; ANDRADE, K. S.. Participação em banca de Rodrigo Vieira do Nascimento. Inovação pedagógica: um estudo de caso sobre uma proposta preliminar de software toponímico para as séries finais do Ensino Fundamental.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
CASTIGLIONI, A. C.; LEITE, J. D.; GOMES, V. A.. Participação em banca de Antônio Alexandre de Almeida. Gênero ?redação escolar? na EJA: um estudo dos articuladores discursivo-argumentativos.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins.

5.
CASTIGLIONI, A. C.; ANDRADE, K. S.; FAGGION, C. M.. Participação em banca de Carla Bastiani. Relações entre nome e lugar: estudo dos nomes das escolas públicas de Porto Nacional em uma perspectiva onomástico-toponímica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

6.
CASTIGLIONI, A. C.; BARBOSA, Selma Abdala Dias; FURTADO, L. R. P.. Participação em banca de Viviane Gonçalves Brandão. A contribuição da literatura infantil voltada para as práticas de letramento na primeira fase do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins.

7.
CASTIGLIONI, A. C.; SILVA, W. R.. Participação em banca de Kênia Cristina Santos Monteiro. Proposta didática com alunos paraenses em processo de alfabetização a partir de um circuito curricular mediado por gêneros. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTIGLIONI, A. C.; FOSSILE, D. K.; PEREIRA, B. G.. Participação em banca de Michelle Nayara Rêgo Noleto.Concepções semânticas em livros didáticos de Língua Portuguesa da década de 90. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; CRUZ, José Manoel Sanches da; PEIXOTO, M.. Participação em banca de Antonia Suêli Garcia Silva.As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na sala de aula de Língua Portuguesa em uma escola estadual no estado do Tocantins: desafios e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
CASTIGLIONI, A. C.; FURTADO, L. R. P.; ASSIS, A. M.. Participação em banca de Adalberto Ursular de Castro.Desvios na aquisição de escrita ? uma análise fonológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR) - Universidade Federal do Tocantins.

4.
CASTIGLIONI, A. C.; FOSSILE, D. K.; FURTADO, L. R. P.. Participação em banca de Ana Keila de Oliveira Freire.A presença das metáforas nas aulas de Língua Portuguesa: investigando como os alunos de uma escola pública do município de Esperantina-TO lidam com o sentido metafórico durante a leitura e a interpretação de textos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PARFOR) - Universidade Federal do Tocantins.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTIGLIONI, A. C.; CARVALHO, W.; MATEUS, A. M. L.. Concurso para o cargo de Professor Substituto EDITAL Nº 01/2018 - COPESE-UFT. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

2.
CASTIGLIONI, A. C.; SANTOS, J. S.; NUNES, V.. Concurso para professor efetivo - Edital 001/2018. 2018. Universidade Federal do Tocantins.

3.
CASTIGLIONI, A. C.; ALBUQUERQUE, F. E.; HAUPT, C.. Concurso para o cargo de professor efetivo - EDITAL N° 003/2015 ? COPESE/UFT, DE 19/01/2015. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

4.
CASTIGLIONI, A. C.; CRUZ, José Manoel Sanches da; BARBOSA, Selma Abdala Dias. SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO 2014.1 EDITAL Nº 26, DE 03 DE ABRIL DE 2014. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

5.
CASTIGLIONI, A. C.; BARBOSA, Selma Abdala Dias; CRUZ, José Manoel Sanches da. SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO 2011.1 - EDITAL Nº 134, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010. 2011. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Literatura Tocantinense. 2015. (Seminário).

2.
X ENGTLEX - Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, LexIcografia e Terminologia da ANPOLL.Dicionário enciclopédico de topônimos do estado de Mato Grosso do Sul: uma proposta de modelo. 2015. (Encontro).

3.
Abralin em Cena no Tocantins. 2014. (Congresso).

4.
Congresso Internacional do Léxico e suas Interfaces. O funcionamento de um sistema conceptual de hidrônimos. 2014. (Congresso).

5.
III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A estrutura do sintagma toponímico: algumas considerações sobre o caso dos hidrônimos. 2014. (Congresso).

6.
IV Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP. Proposta de dicionarização dos sintagmas toponímicos referentes a hidrônimos no estado de Mato Grosso do Sul. 2013. (Congresso).

7.
IV Simpósio Mundial de Língua Portuguesa.Dicionarização de repertórios léxico-toponímicos: algumas considerações. 2013. (Simpósio).

8.
I Colóquio dos Estudos do Léxico.Dicionarização de repertórios Léxico-toponímicos: algumas considerações. 2012. (Seminário).

9.
II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2012. (Congresso).

10.
II Encontro Regional de Formação de Professores: Estudo de Língua e Literatura. 2012. (Encontro).

11.
63ª Reunião Anual da SBPC. Cerrado: Água, Alimento e Energia. Toponímia no Cerrado Central. 2011. (Congresso).

12.
III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.A Terminologia Toponímica no estado de Mato Grosso do Sul. 2011. (Seminário).

13.
VIII ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL.Toponímia dos rios em Mato Grosso do Sul. 2011. (Encontro).

14.
XIX Seminário do CELLIP.Sistematização do léxico em obras lexicográfico-toponímicas: uma análise. 2009. (Seminário).

15.
56º Seminário do GEL.Para um tratamento lexicográfico de topônimos: uma proposta.. 2008. (Seminário).

16.
IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste.Obras lexicográfico-toponímicas: apontamentos. 2008. (Encontro).

17.
55º Seminário do GEL.Topônimos do Bolsão-Sul-mato-grossense: Tratamento Lexicográfico.. 2007. (Seminário).

18.
I Simpósio de Estudos em Letras.Glossário de Topônimos do Bolsão-Sul-mato-grossense: uma proposta.. 2007. (Simpósio).

19.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Marcas da região Sul do Brasil em topônimos das propriedades rurais do município de Chapadão do Sul (MS). 2006. (Simpósio).

20.
52º Seminário do GEL. EStudo a respeito dos topônimos que designam as fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). 2004. (Congresso).

21.
I Simpósio Científico Cultural da UEMS - Formação Cidadã: Desafio para a Sociedade Comtemporânea.Estudo a respeito dos topônimos que designam as fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). 2004. (Simpósio).

22.
Projeto Reforço em Língua Inglesa - Escola Pública. 2004. (Oficina).

23.
"8º Congresso Universitário DCE/UEMS - Ano 10, o que temos a comemorar?". 2003. (Congresso).

24.
51º Seminário do GEL. 2003. (Congresso).

25.
I Encontro de educadores e profissionais da saúde Mental - depressão, angústia e extresse: nos bastidores da profissão.. 2003. (Oficina).

26.
II Encontro Nacional do GELCO. Estudo preliminar a respeito dos designativos de fazendas (AH) do município de Chapadão do Sul (MS). 2003. (Congresso).

27.
IV Semana Científica - Faculdades integradas de Cassilândia e Faculdade Vale do Aporé. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTIGLIONI, A. C.; ANDRADE, K. S. . I Encontro de Estudos Toponímicos e II Colóquio de Estudos do Léxico no Tocantins. 2016. (Outro).

2.
CASTIGLIONI, A. C.; CRUZ, José Manoel Sanches da . I Seminário de Literatura Tocantinense. 2015. (Congresso).

3.
CASTIGLIONI, A. C.; ANDRADE, K. S. ; CONCALVES, S. C. P. . VI Seminário Temático de Pesquisas Científicas e I Colóquio dos Estudos do Léxico. 2012. (Outro).

4.
CASTIGLIONI, A. C.. II Encontro de Formação de Professores. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Núbia Maire Gomes Faria. A abordagem ao léxico na rede estadual de ensino de Araguaína. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

2.
Ester Fernandes Nunes. Os neologismos na língua brasileira de sinais: primeiras impressões.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

3.
Andressa Bezerra Cirqueira. Os estrangeirismos em sala de aula: uma proposta de trabalho a partir dos gêneros jornalísticos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

4.
Ízea Folha Damasceno Santos. Termos especializados para o ensino de Língua Portuguesa: o que os dicionários em LIBRAS apresentam.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

5.
Antonia Cleudimar Souza Menezes. O dicionário em sala de aula: da teoria à pratica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

6.
Andreia Francisca Luz Moura. Aspectos do léxico regional no estudo de contos para o Ensino Fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras)) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

7.
José Armando da Silva. O predomínio de termos jurídicos especializados nas petições iniciais/inaugurais e os desafios para a criação de diálogo efetivo entre futuros profissionais e clientes. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Robervânia de Lima Sá Silva. Glossário da dor: principais termos preconceituosos utilizados contra alunas negras no projeto. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elizane Silva Aguiar. O uso de dicionários nas aulas de língua portuguesa em duas escolas do Ensino Fundamental II, na cidade de Araguaína: o que dizem os professores?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

2.
Fabiana Sanches Madeira. O uso do dicionário de língua portuguesa no curso de Letras: observações iniciais a partir do olhar dos acadêmicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

3.
Sandra Pereira de Sousa. A variação linguística nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) de uma escola do município de Esperantina-TO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

4.
Fernanda de Oliveira Eduardo. O léxico tocantinense nas obras ?Serra dos pilões: jagunços e tropeiros? e ?Mandinga?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

5.
Lalesca Aguiar Cavalcante. A variação linguística na escola: análise inicial do livro didático do professor para o 5º ano de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

6.
Karolline Siqueira Guimarães. Entendendo a leitura ? uma análise do que apresentam os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular do Estado do Tocantins e Projeto Político Pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

7.
Débora dos Santos Araújo. Reflexões a respeito das aulas de leitura no ensino fundamental: análise de três aulas de língua portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

8.
Roseni de Oliveira Nascimento. Breve análise dos regionalismos presentes no conto ?Uriri e Bertolina?: a contribuição do dicionário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PARFOR) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.

Iniciação científica
1.
Willas Silva Santos. A abordagem ao léxico nos livros didático de língua portuguesa do ensino fundamental II de uma escola no município de Araguaína. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Ana Claudia Castiglioni.




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