Simone Carboni Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8597215490908621
  • Última atualização do currículo em 02/09/2016


Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. É Doutora em Letras Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2011), Mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1994). Possui graduação em Formação Pedagógica de Docentes - Nível Técnico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2001). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Carboni Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, Simone C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
Praça 20 de Setembro, 455
Centro
96015360 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 21231144
URL da Homepage: www.ifsul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Objetos de aprendizagem como artefatos mediadores do conhecimento: um estudo com base na epistemologia Histórico-Cultural, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Vilson José Leffa.
1999 - 2003
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O Uso de Árvores de Decisão na Descoberta de Conhecimento na Área da Saúde,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Luis Otavio Campos Alvares.
Palavras-chave: Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados; Datamining; Árvores de Decisão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
1998 - 1999
Especialização em Ciência da Computação.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2016
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2000 - 2001
Graduação em Formação Pedagógica de Docentes - Nível Técnico.
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
1991 - 1994
Graduação em Bacharelado em Análise de Sistemas.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Banco de Dados. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2013 - 2013
Engenharia de Software. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia de Análise de Sistemas. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Manuais didáticos e ensino de língua. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2006 - 2006
Contribuições de Vygotsky na pesquisa e na educaçã. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2006
OpenLdap. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Projeto de Sites. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Postgree Procedural. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Postgree Administração. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
XML e Integração entre Sistemas usando PHP. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Orientação a Objetos com PHP5. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Flad Macromedia Flash Mx 2004 Application Developm. (Carga horária: 28h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Orientação a Objetos e UML. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Administração Redes Linux. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Layout Sites. (Carga horária: 40h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2005 - 2005
Javascript e Manipulação de Forms com Dom. (Carga horária: 20h).
Alfamídia, ALFAMIDIA, Brasil.
2001 - 2004
Língua e Cultura Italiana. (Carga horária: 360h).
Associazione Culturale Italiana Del Rio Grande do Sul, ACIRS, Brasil.
2001 - 2002
Língua Inglesa. (Carga horária: 100h).
British House, BRITISH HOUSE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - Atual
Ensino, Tecnologia em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projetos de Sistemas Estruturados
Teoria de Banco de Dados
Linguagem de Programação para Animação WEB
Elaboração de Projetos
03/2006 - Atual
Ensino, Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Informática Aplicada ao Ensino de Línguas
7/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
05/2011 - 10/2012
Direção e administração, Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, .

Cargo ou função
Coordenador de Área Física dos Cursos de Informática.
5/2005 - 6/2006
Direção e administração, Curso Técnico Em Sistemas de Informação, .

Cargo ou função
Coordenador de curso de Área Física e Material do Curso Técnico em Sistemas de Informação.
7/2003 - 6/2006
Ensino, Tecnologia Em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Banco de Dados
12/2005 - 2/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, .

Cargo ou função
Membro de comissão.
3/2000 - 8/2000
Ensino, Tecnologia Em Sistemas de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estrutura de Dados
7/1999 - 9/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, .

Cargo ou função
Membro de comissão.

Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência, CTMR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40

Atividades

05/1996 - 07/1998
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

SoftPel Informática Ltda, SOFTPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

4/1994 - 7/1995
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

Multi Empreendimentos Educacionais Ltda., MULTI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 20

Atividades

7/1995 - 8/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
1º lugar - Prêmio Conahpa de Hipermídia, UFSC/UCPEL/UFPEL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, Simone C.2010GARCIA, Simone C.; LEFFA, V. J. . Percepção e uso da Informática pelos professores da área de Letras. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 10, p. 243-259, 2010.

2.
GARCIA, Simone C.2008GARCIA, Simone C.; RODRIGUES, A. P. ; SCHIMIDT, M. A. ; AVILA, A. S. . Objetos de aprendizagem: uma percepção do ensino-aprendizagem. Thema (Pelotas), v. 1, p. 27-30, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem no ensino de línguas: uma experiência com base na teoria Histórico-cultural. In: Rafael Vetromille-Castro, Christiane Heemann, Vanessa Ribas Fialho. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: Educat, 2012, v. 1, p. 179-208.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, Simone C.; HEEMANN, C. . Comunidades virtuais e weblogs: a construção do conhecimento em ambientes digitais. In: V Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011, Pelotas. V Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011.

2.
CASTRO, R. F. ; GARCIA, Simone C. . Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAS) como instrumentos de suporte ao ensino presencial tradicional: um estudo de caso em um curso de pós-graduação. In: XVIII CIC - XI ENPOS, 2009, Pelotas. XVIII CIC - XI ENPOS, 2009.

3.
CASTRO, R. F. ; GARCIA, Simone C. . Da inclusão à emancipação digital: tecendo perspectivas teóricas. In: XVIII CIC - XI ENPOS, 2009, Pelotas. XVIII CIC - XI ENPOS, 2009.

4.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem: implementando os pressupostos de Vygotsky. In: VIII CELSUL, 2008, Porto Alegre. VIII CELSUL. Pelotas: Educat, 2008.

5.
GARCIA, Simone C.. O uso de objetos de aprendizagem como artefatos mediadores do conhecimento. In: 2da. Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje, 2007, Santiago de Chile. LACLO 2007, 2007.

6.
GARCIA, Simone C.. Objetos de Aprendizagem: investindo na mediação digital do conhecimento. In: VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul ? CELSUL, 2006, Pelotas. VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul ? CELSUL, 2006.

7.
GARCIA, Simone C.; ALVARES, Luis O. C. . Árvores de decisão ? Algoritmos ID3 e C4.5. In: I Workshop Interno sobre Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, 2000, Porto Alegre. I Workshop Interno sobre Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, 2000. p. 21-22.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem: foco na linguagem escrita. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. Ensino e linguagem: novos desafios. Pelotas: Educat, 2012. v. 1. p. 94-94.

2.
GARCIA, Simone C.. Análise do uso de objetos de aprendizagem na atividade de construção do conhecimento. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (VI SENALE), 2010, Pelotas. Linguagens: metodologia de ensino e pesquisa. Pelotas: UCPEL, 2010. v. 1. p. 280-280.

3.
GARCIA, Simone C.. Blog: ambiente de interação e aprendizagem. In: Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. Caderno de resumos. Palhoça: Unisul, 2010. v. 1. p. 263-263.

4.
GARCIA, Simone C.. Aprendendo Língua Portuguesa: materiais digitais na sala de aula. In: 17º Inpla (Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada), 2009, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: PUC-SP, 2009. v. 1. p. 336-336.

5.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem: um gênero da esfera escolar. In: V SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais), 2009, Caxias do Sul. Caderno de Resumos. Caxias do Sul: UCS, 2009. v. 1. p. 297-297.

6.
GARCIA, Simone C.. Comunidades virtuais: Weblogs como espaços de aprendizagem. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Minas Gerais. Cadernos de Resumos. Minas Gerais: CEFET-MG, 2009. v. 1. p. 52-52.

7.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem: implementando os pressupostos de Vygotsky. In: VIII Encontro do CELSUL, 2008, Pelotas. Programação e Resumos. Pelotas: Educat, 2008. v. 1. p. 145-145.

8.
GARCIA, Simone C.. Eu e a Informática: realidades e perspectivas de um grupo de professores de Letras. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasíla. Contextos brasileiros de pesquisa aplicada no âmbito da linguagem, 2007. v. 1. p. 238-238.

9.
GARCIA, Simone C.. Professores de Letras e tecnologias: o processo de subjetivação do computador. In: V SENALE, 2007, Pelotas. Teorias lingüísticas e ensino: possibilidades e limites. Pelotas: EDUCAT, 2007. v. 1. p. 207-208.

10.
GARCIA, Simone C.. Informática na educação: percepções e realidades de um grupo de professores da área de linguagem. In: 16º InPLA, 2007, São Paulo. Linguagem em atividades, 2007. v. 1. p. 153-154.

11.
GARCIA, Simone C.; RODRIGUES, A. P. ; AVILA, A. S. ; SCHIMIDT, M. A. . Objetos de aprendizagem: o ensino-aprendizagem de forma colaborativa. In: Ciência e Consciência 2005, 2005, Pelotas. XIV Congresso de Iniciação Científica / UCPEL, 2005.

12.
GARCIA, Simone C.; RODRIGUES, A. P. ; AVILA, A. S. ; SCHIMIDT, M. A. . O uso do Teleduc como recurso nas aulas presenciais do Ensino Técnico de Sistemas de Informação. In: III Encontro Regional Sul de Informática Educativa, 2005, Pelotas. III Encontro Regional Sul de Informática Educativa, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, Simone C.. O encontro do professor com os objetos de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GARCIA, Simone C.; HEEMANN, C. . Comunidades virtuais e weblogs: a construção do conhecimento em ambientes digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GARCIA, Simone C.. Análise do uso de objetos de aprendizagem na atividade de construção do conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCIA, Simone C.. Aprendendo Língua Portuguesa: materiais digitais na sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem: implementando os pressupostos de Vygotsky. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GARCIA, Simone C.. Informática na Educação: percepções e realidades de um grupo de professores da área de Letras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
GARCIA, Simone C.. Objetos de aprendizagem: investindo na mediação digital do conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA, Simone C.. Vygotsky e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Pelotas: Educat, 2007 (Resenha em revista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Camila Gonçalves dos Santos. Webquest no ensino e aprendizagem do inglês. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Vera Teresinha Curtinaz da Silva. As tecnologias da informação e comunicação: um desafio para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental da escola municipal General Antônio Sampaio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Veriza Ferreira. Os professores e o uso dos recursos midiáticos: Avanços e impasses. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Sandra Graciela Moraes Piñero Domingues. A formação docente e a aplicabilidade das TICs na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco da cidade de Jaguarão/RS: descobertas e construções do universo pedagógico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Verônica Rodrigues de Lima. O uso do computador como meio de inserção na cultura letrada na alfabetização de jovens e adultos: uma experiência no programa Brasil alfaberizado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Fabiane Knepper Zehetmeyr Fernandes. Avaliação do Software Educativo Laboratório Virtual de Química (VLabQ). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Adelita D'Avila Costa. A leitura e a escrita na era digital. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Priscila Souza Gomes.Brincando de Aprender: um jogo desenvolvido no Unity. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
GARCIA, Simone C.. Participação em banca de Júlia de Ávia dos Santos.Organiza Já: sistemas de gerenciamento de eventos acadêmicos. 2014 - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2011. (Outra).

2.
16º InPLA. Informática na educação: percepções e realidades de um grupo de professores da área de linguagem. 2007. (Congresso).

3.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Eu e a Informática: realidades e perspectivas de um grupo de professores de Letras. 2007. (Congresso).

4.
V SENALE. Professores de Letras e tecnologias: o processo de subjetivação do computador. 2007. (Congresso).

5.
Videoconferência: Projetando e construindo objetos de aprendizagem para cursos de graduação. 2006. (Outra).

6.
3° SOLISC - Congresso Catarinense de Software Livre. 2005. (Congresso).

7.
III Encontro Regional de Informática Educativa.O uso do Teleduc como recurso nas aulas presenciais do Ensino Técnico de Sistemas de Informação. 2005. (Encontro).

8.
IV Semana Acadêmica de Sistemas de Informação. 2005. (Outra).

9.
A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).

10.
11° Encontro Nacional de Informática. 1999. (Encontro).

11.
V Congresso de Educação Tecnológica dos Países do Mercosul. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Glênis Machado Ferreira. TIC's e aprendizagem colaborativa: o "fórum" como aliado no ensino. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

2.
Melina da Silveira Leite. Jornalismo Online: como o aporte de uma ferramenta ao vivo auxiliou na transmissão de notícias sobre a enxurrada de São Lourenço do Sul. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

3.
Rafael Fonseca de Castro. Utilizando um AVA como suporte pedagógico ao ensino presencial físico: estudo de caso em um curso de pós-graduação. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

4.
Mara Elaine Pereira Gusmão. Metodologia Webquest como um recurso no ensino de Língua Portuguesa. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dionevã Milbrath Krolow. WEBUSAPP: Sistema de geolocalização para transporte público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

2.
Ramon Pinto de Mattos. BeOn: Rede Social com foco em jogos eletrônicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

3.
Bruno da Cruz Braga. ShareSheet: um compartilhador de fichar de RPG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

4.
Vagner de Oliveira Gabriel. Reformulação do Site da Rádio Cultura de Pelotas: criação de um novo layout e desenvolvimento de um sistema de classificados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

5.
Diego Macedo de Moraes. Divulgação de Assuntos Funerários na Internet. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

6.
André Luis Porto Einhart. Aspectos Tecnológicos adotados no desenvolvimento de jogos pedagógicos para surdos na disciplina de português. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

7.
Eduardo Nunes Roveré. Jogo Rápido: Sistema centralizador de ginásios esportivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.

Iniciação científica
1.
Rafael Fonseca de Castro. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como instrumentos de suporte ao ensino presencial tradicional: um estudo de caso em um curso de pós-graduação. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Simone Carboni Garcia.

2.
Rafael Fonseca de Castro. Da inclusão à emancipação digital: tecendo perspectivas teóricas. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Simone Carboni Garcia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:36:35