Adriane Figueirola Buarque de Holanda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8263607330411860
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Atualmente é professora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Professora de Publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing. (ESPM) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Ministra as disciplinas: Projeto Integrado II, Jornalismo e Instituições Públicas, Planejamento de Comunicação, Técnica em Pesquisa Mercadológica, Publicidade Digital, Cibercultura e Sociedade em Rede. Tem experiência na área de publicidade digital e propaganda política na Internet. Coordenadora da Agência Escola Origem da ESPM RIO. Vice-líder do grupo de Pesquisa Humanitas Digitalis, da Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, certificado pelo CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriane Figueirola Buarque de Holanda
Nome em citações bibliográficas
HOLANDA, A. F. B.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Augusto Motta, Comunicação social - Publicidade e Propaganda.
Av. Paris, 72
Bonsucesso
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38829700
Ramal: 9988
URL da Homepage: http://www.unisuam.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Modelo Organizacional de Partidos Políticos na Internet: um estudo sobre o website do Partido Democrata e do Partido dos Trabalhadores, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Afonso de Albuquerque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Website; Estrutura Organizacional; Partidos Políticos; Partido dos Trabalhadores; Partido Democratas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Internet.
2004 - 2006
Mestrado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A e-campanha para a Prefeitura de Porto Alegre: as estratégias persuasivas de José Fogaça e Raul Pont no segundo turno em 2004,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Helena Weber.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Campanhas Políticas; Propaganda política; HGPE (horário gratuito de propaganda eleitoral); Internet (website); Opinião Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Webmarcas: o caso amazon.com.
Orientador: Marislei da Silveira Ribeiro.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Webmarcas: o caso amazon.com.
Orientador: Marislei da Silveira Ribeiro.




Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regime Parcial, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Comunicação Interna e Projeto Integrado III.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regime Parcial, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Comunicação Digital e Atendimento e Planejamento.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regime Parcial, Carga horária: 20
Outras informações
Ministra as Disciplinas de: Atendimento e Planejamento e Comunicação Interna.

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing, .

Linhas de pesquisa
Humanitas Digitalis
02/2016 - Atual
Ensino, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrado III
Comunicação Interna
02/2015 - 12/2015
Ensino, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital
Atendimento e Planejamento
08/2014 - 12/2014
Ensino, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atendimento e Planejamento
Comunicação Interna

Universidade Veiga de Almeida, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime Parcial, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 6

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, PUblicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Político;Tópicos em Estudos Complementares em Publicidade
Disciplina Tópicos Especial em LAboratório de internet e convergência hipermidiáticas
Tópicos em Estudos Complementares em Publicidade
08/2014 - Atual
Ensino, Universidade Veiga de Almeida, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Comunicação
Técnica de Pesquisa Mercadológica

Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime Integral, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Coordenador dos cursos de especialização em: Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial e Gestão em Produção Cultural. Professor da Disciplina de Seminário de Pesquisa (30 horas).

Atividades

01/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade em Rede e Cibercultura;
Publicidade Digital;
Técnica de Pesquisa em Comunicação;
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
01/2013 - 10/2016
Direção e administração, Comunicação social - Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda.
01/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Licença para término do doutorado
01/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental;
Publicidade Digital;
Sociedade em Rede e Cibercultura;
Técnicas de Pesquisa em Comunicação;
Trabalho de Conclusão de Curso.
01/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade em Rede e Cibercultura
Técnicas de Pesquisa em Comunicação
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2009 - 12/2009
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e expressão III
Comunicação Organizacional
Introdução ao marketing
Marketing Político e Social
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Projeto Experimental
01/2009 - 07/2009
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao marketing
Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
03/2009 - 04/2009
Ensino, Gestão em Produção Cultural, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Marketing
Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada
Projeto Experimental Publicidade e Propaganda
08/2008 - 12/2008
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Plano de Marketing

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social - Habilitação em Radialismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação à Distância
Marketing para Rádio e TV
Rádio na Internet
Tecnologia da Produção
03/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social - Habilitação em Radialismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia da Produção

Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 10

Atividades

08/2006 - 02/2007
Ensino, Faculdade de Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema
Produção científica
Teoria e técnica em jornalismo e publicidade e propaganda
Webdesign

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

Atividades

03/2011 - 11/2011
Ensino, Estudos de Mídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Campanha Multimídia

Versátil Comunicação Total, VERSÁTIL CT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: SEM Vínculo - Free Lance, Enquadramento Funcional: Assessoria em RP, Carga horária: 40

Atividades

05/2006 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , Versátil Comunicação Total, .

Serviço realizado
Assessoria em Relações Públicas.

Mais Propaganda, MAIS PROPAGANDA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Sem Vínculo - FreeLance, Enquadramento Funcional: Direção de Arte e projetista web
Outras informações
Free lance na área de criação, na área de design de conteúdo e na criação de arquitetura da informação para website.

Atividades

08/2002 - 03/2003
Serviços técnicos especializados , Mais Propaganda, .

Serviço realizado
criação, design de conteúdo, projeto de arquitetura da informação para website.

Outra Comunicação, OUTRA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: SEM VÍNCULO - Free Lance, Enquadramento Funcional: produção gráfica, atendimento etc., Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 08/2003
Serviços técnicos especializados , Outra Comunicação, .

Serviço realizado
produção gráfica, atendimento etc.

RSWEB - Agência de Internet, RSWEB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: SEM VÍNCULO - Free Lance, Enquadramento Funcional: designer de conteúdo para websites
Outras informações
Free lance na área de design de conteúdo para website.

Atividades

06/2000 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , RSWEB - Agência de Internet, .

Serviço realizado
Free lance na área de design de conteúdo para websites.

Secretaria Municipal da Educação - Prefeitura Municipal de Pelotas, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: SEM VÍNCULO - Free Lance, Enquadramento Funcional: Assessoria de RP

Atividades

06/2001 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal da Educação - Prefeitura Municipal de Pelotas, .

Cargo ou função
Assessoria em Relações Públicas.

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: SEM VÍNCULO - ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

08/1999 - 06/2002
Estágios , Escola de Comunicação Social, .

Estágio realizado
Criação, desenvolvimento, manutenção e pesquisa no setor de internet da Escola de Comunicação Social.


Linhas de pesquisa


1.
Humanitas Digitalis

Objetivo: Analisar as práticas inovadoras e criativas associadas ao emprego de tecnologias da informação e da comunicação nas atividades comerciais, bem como os diferentes nichos mercadológicos delineados com base em avanços tecnológicos. A ideia de fundo é avaliar a gestão de negócios, além de carreiras e perfis profissionais estabelecidos em contextos digitais..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Palavras-chave: Humanidades Digitais; Empreendedorismo; Inovação; Tecnologias.


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
A Inteligência Artificial Cooperando para a Discussão das Políticos Públicas nas Redes Sociais
Descrição: Esta pesquisa se concentra sobre um aspecto inovador deste universo do ciberespaço, uma forma de incentivar a participação da população no debate político através das Redes Sociais e sendo gerenciada pela inteligência artificial. A investigação teve como objeto de estudo entender o papel da inteligência artificial como uma ferramenta para promover a interação entre dois atores; eleitores e candidatos. O objetivo do artigo é realizar uma levantamento bibliográfico sobre o tema em debate e apresentar os caminhos que já estão sendo utilizados por políticos para mapearem os interesses de seus eleitores e consequentemente apresentar estratégias assertivas para promover o engajamento destes em seus projetos de governo. Para isso, foi estudado as redes sociais como espaços democráticos para promover a troca de ideais, a formação de opinião pública e principalmente, para a construção de um governo com a participação da população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Adriane Figueirola Buarque de Holanda - Coordenador / Anthony Guedes - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Agência Laboratório Locomotiva
Descrição: Agência Locomotiva é um projeto de extensão, um laboratório de prática para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda aplicar os ensinamento de sala de aula. Os alunos atendem a comunidade em geral, tanto parceiros externos como outros setores da instituição e atuam nas áreas de criação, planejamento e mídias sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Adriane Figueirola Buarque de Holanda - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Augustus (Rio de Janeiro. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF. Online)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF. Online)
2015 - 2015
Periódico: Comunicação & Política


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade Digital.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Caça Talentos - Categoria Multimídia website (1º lugar), Universidade Católica de Pelotas.
2001
Caça Talentos - Categoria Multimídia website (1º lugar), Universidade Católica de Pelotas.
2001
Caça Talentos - Categoria Multimidia Cd-Rom (1º lugar), Universidade Católica de Pelotas.
2000
Caça Talentos - Categoria Fotogafia Turismo (1º lugar), Universidade Católica de Pelotas.
2000
Caça Talentos - Categoria Peça Gráfica em Relações Públicas (1º lugar), Universidade Católica de Pelotas.
2000
Caça Talentos - Categoria Multimídia website (2º lugar), Universidade Católica de Pelotas.
2000
Caça Talentos - Categoria Projeto em Relações Públicas (2º Lugar), Universidade Católica de Pelotas.
1999
Caça Talentos - Categoria Multimídia website (3º lugar), Universidade Católica de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRISOLA, A. C.2014BRISOLA, A. C. ; HOLANDA, A. F. B. . VEM PRA RUA: A FISICALIDADE DA MOBILIZAÇÃO EM REDE. Revista Augustus (UNISUAM. Online), v. 19, p. 61, 2014.

2.
HOLANDA, A. F. B.2006 HOLANDA, A. F. B.. A Propaganda Política na Internet: um estudo das e-campanhas de José Fogaça e Raul Pont para a Prefeitura de Porto Alegre em 2004. Ecos Revista, v. 10, p. 135-154, 2006.

3.
HOLANDA, A. F. B.2005HOLANDA, A. F. B.. Duas Visões em Reflexão: a propaganda na esfera pública e a propaganda nos regimes totalitários. Faro (Valparaíso), Valparaiso, v. 1, n.2, p. 45-58, 2005.

4.
HOLANDA, A. F. B.2002HOLANDA, A. F. B.. WEBMARCAS: O caso amazon.com. Ecos Revista, Pelotas, v. 6, n.2, p. 139-160, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HOLANDA, A. F. B.. Agência de Publicidade e Propaganda I. 1º. ed. Rio de Janeiro: Waldyr Lima Editora Limitada, 2007. v. I. 151p .

Capítulos de livros publicados
1.
HOLANDA, A. F. B.. Internet como Fórum Democrático para Formação de Opinião Pública. In: WEBER, M.H.; COELHO, M.P.; LOCATELLI,C.. (Org.). COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLITICA. Ied.Florianópolis: Insular, 2017, v. I, p. 349-364.

2.
HOLANDA, A. F. B.; HOLZBACH, A. . O eleitor tem a força! O comentários dos eleitores no Twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais. In: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques; Rafael Cardoso Sampaio; Camilo Aggio. (Org.).. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil.. 1ed.Salvador: UFBA, 2013, v. , p. 303-319.

3.
HOLANDA, A. F. B.. A Internet como ambiente digital para a propagação de campanhas políticas. In: Maria Berenice Machado. (Org.). Publicidade e propaganda : 200 anos de história no Brasil. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2009, v. , p. 259-266.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HOLANDA, A. F. B.. Capital social não é só para amizade. Jornal do Brasil - Caderno B.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOLANDA, A. F. B.. Modelo Organizacional de Partidos Políticos: um estudo sobre o Partido dos Trabalhadores. In: COMPOLÍTICA, 2011, Rio de Janeiro. Compolítica, 2011.

2.
HOLANDA, A. F. B.; HOLZBACH, A. . O eleitor tem a força! Os comentários dos eleitores no Twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais. In: XXXIV Congresso Brasileiro da Ciências da Comunicaçãp, 2011, Recife. Intercom, 2011.

3.
HOLANDA, A. F. B.. A Internet como Ambiente para Propagação de Campanhas Políticas. In: VI Congresso Nacional de História da Midia, 2008, Niterói. VI Congreso Naional de História da Mídia, 2008.

4.
HOLANDA, A. F. B.. Blogs e Jornalismo: um novo espaço de debate público. In: II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2007, Belo Horizonte. II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2007.

5.
HOLANDA, A. F. B.; CORREA, C. H. W. . Arquitetura Participativa da Web 2.0: blogs como instrumentos de produção jornalística. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2007, Santa Maria, RS. Mídias: práticas e ambiências, 2007. p. 1-11.

6.
HOLANDA, A. F. B.. A e-CAMPANHA PARA A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE: as estratégias persuasivas de José Fogaça e Raul Pont no segundo turno em 2004. In: Congresso Anual da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política, 2006, Salvador. Congresso Anual da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política, 2006.

7.
HOLANDA, A. F. B.. Duas Visões em Reflexão: A Propaganda na Esfera Pública e a Propaganda nos Regimes Totalitários. In: La comunicación ante los desafios del patrimonio y las identidades, 2005, Valparaiso. La comunicación ante los desafios del patrimonio y las identidades, 2005.

8.
HOLANDA, A. F. B.. O HGPE e a Internet: um estudo da visibilidade em diferentes segmentos midiáticos. In: VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações Tecnológicas e a Reinvenção do Sujeito, 2005, Porto Alegre. VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações Tecnológicas e a Reinvenção do Sujeito, 2005.

9.
HOLANDA, A. F. B.. A Ciberconvergência das Culturas com o Ciberespaço: uma Análise da ALLTV. In: ALAIC/Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicaciona, 2004, La Plata. 70 Años de Periodismo en la América Latina, 2004.

10.
HOLANDA, A. F. B.. Os Processos Persuasivos da Política sob a Concepção da Cibercultura. In: INTERCOM - XXVII Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. INTERCOM - XXVII Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HOLANDA, A. F. B.; Weber, Maria H . A Propaganda Eleitoral de 2004 nos sites e na TV ( Estudo Comparativo do Segundo Turno da Campanha para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre). In: I Mostra Inova UFRGS - Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação, 2005, Porto Alegre, Rio Grande do Su. I Mostra Inova UFRGS - Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação, 2005.

2.
HOLANDA, A. F. B.. A Convergência da Mídia: Webtv. In: VII Seminário Internacional de Comunicação - Da Aldeia Global ao Ciberespaço: As tecnologias do Imaginário como Extensões do Homem, 2003, Porto Alegre. VII Seminário Internacional de Comunicação - Da Aldeia Global ao Ciberespaço: As Tecnologias do Imaginário como Extensões do Homem, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
HOLANDA, A. F. B.; HOLZBACH, A. . O eleitor tem a força! Os comentários dos eleitores no Twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Albuquerque, Afonso ; HOLANDA, A. F. B. . Apontamentos para um modelo de análise dos partidos na web. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HOLANDA, A. F. B.. Os Site de Partidos Sob uma Perspectiva Organizacional: o caso do Partido Democratas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HOLANDA, A. F. B.. A Internet como Ambiente Digital para Propagação de Campanhas Políticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HOLANDA, A. F. B.. Blogs e Jornalismo: um novo espaço de debate público. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
HOLANDA, A. F. B.. A e-campanha para a prefeitura de Porto Alegre: as estratégias persuasivas de José Fogaça e Raul Pont no segundo turno em 2004. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
HOLANDA, A. F. B.; Weber, Maria H . A propaganda eleitoral de 2004 nos sites na TV (estudo comparativo do segundo turno da campanha para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
HOLANDA, A. F. B.. Duas visões em reflexão: a propaganda na esfera pública e a propaganda nos regimes totalitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
HOLANDA, A. F. B.. O HGPE e a Internet: um estudo em diferentes segmentos midiáticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
HOLANDA, A. F. B.. A ciberconvergência da cultura com o ciberespaço: uma análise da All TV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
HOLANDA, A. F. B.. Os processos persuasivos da política sob a concepção da cibercultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
HOLANDA, A. F. B.; PORTO, M. P. . Criação publicitária na Web. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
HOLANDA, A. F. B.. A convergência da mídia: webtv. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
HOLANDA, A. F. B.; Assis, Érico G. . Introdução a webdesign. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
HOLANDA, A. F. B.. Website do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2004.

2.
HOLANDA, A. F. B.; Assis, Érico G. . Website da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas. 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MIRANDA, M. G.; HOLANDA, A. F. B.; OLIVEIRA, R. O. L.; FORTUNATO, R. A.. Participação em banca de Maria João Martins Palma Vieira. A complexidade ambiental e a construção de ferramentas para a educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local) - Centro Universitário Augusto Motta.

2.
Pereira, Vínicius A.; Felinto, Erick; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Ana Amélia Erthal. A Cultura Touch Screen: Comunicação Tátil e Sensorial (Qualificação de Mestrado). 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, L. M.; NASCIMENTO, R. M.; HOLANDA, A. F. B.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de CAMILO, L. BRAGA; L. R; SILVA, M. C; MOTA, M; CARREGAl, M..PGE EMPREENDEDORISMO - REPARE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
VASCONCELLOS, I. M. P.; BOSCHI, M. R.; CAVALHEIROS, L. A. N.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de CRUZ, M; THEMOTEO, M; RODRIGUES, M; SANTOS, R; SILVA, V..PGE EMPREENDEDORISMO - My Pet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
VASCONCELLOS, I. M. P.; BOSCHI, M. R.; CAVALHEIROS, L. A. N.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de NOVATO; B; CUNHA; D. B. B; SILVA, G. B; FERRAZ, J.P.L..PGE EMPREENDEDORISMO - PAGUE LEVE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
PAIVA, V.; DEROSSI, A.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Fabio de Oliveira Pereira.Até que ponto a tecnologia influencia a geração z na prática do jornalismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

5.
PAIVA, V.; HOLANDA, A. F. B.; Magalhães, Miriam. Participação em banca de Luiz Rafael Castellani Costa.O twitter usado como ferramenta de informação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

6.
Magalhães, Miriam; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Beatriz de Matos Martins.A representação da mulher na Publicidade Brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

7.
Magalhães, Miriam; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Anderson Messerscmidt.Marketing O relacionamento e a fidelização com os clientes. Estudo de caso da empresa Azul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

8.
Magalhães, Miriam; HOLANDA, A. F. B.; FERREIRA, A.. Participação em banca de Ingrid Natalie Telles Batista.Jornalismo Mobile. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

9.
CHALUPE, H.; HOLANDA, A. F. B.; Val, Claudia. Participação em banca de Wallace Marques Barbosa.O Humor como Ferramenta de Persuasão na Publicidade Televisiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

10.
CHALUPE, H.; HOLANDA, A. F. B.; Val, Claudia. Participação em banca de Levi José Fernandes da Silva.Publicidade na Indústria Fonográfica como se adaptar a esse novo Mundo Digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

11.
BISAGGIO, Sylvia; HOLANDA, A. F. B.; DEROSSI, A.. Participação em banca de Fabiana Pereira Soares.Marca: a importância em um organização um estudo de Caso da Marca Jequeti. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

12.
Magalhães, Miriam; HOLANDA, A. F. B.; BISAGGIO, Sylvia. Participação em banca de Jessyca Luizi Biancardine Lino.A Importância do Endomarketing nas Organizações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

13.
Magalhães, Miriam; BISAGGIO, Sylvia; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Marcela Modesto Dufrayer.A influência da Publicidade no Consumo Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

14.
PALMA, M. J.; DEROSSI, A.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Rodrigo de Souza Santos.O Design Gráfico Representado na Forma de Cartaz com Preocupações no Desenvolvimento Social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

15.
Schneider, Marco; HOLANDA, A. F. B.; MOTA, O.. Participação em banca de Jerseianni Galindo da Costa.A Igreja Virtual e as estratégias Publicitárias de evangelização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

16.
Crispino, Fabiana; HOLANDA, A. F. B.; CHALUPE, H.. Participação em banca de Bruna Luiza Rodrigues de Souza.O uso do crowdsourcing como ferramenta estratégica de relacionamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

17.
Crispino, Fabiana; Magalhães, Miriam; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Tiago Equer Fajardo.O jornal impresso na era do conteúdo digital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

18.
IORIO, F.; HOLANDA, A. F. B.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Viviane Portes Chaves.Políticas Públicas em Programa de Televisão: a mídia como ator social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

19.
HOLZBACH, A.; HOLANDA, A. F. B.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Leandro Navega Freire.Lost e Transmídia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho.

20.
Crispino, Fabiana; HOLANDA, A. F. B.; Magalhães, Miriam. Participação em banca de Daiana Medeiros dos Santos.A importância e influência do merchandising editorial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

21.
PAIVA, V.; CHALUPE, H.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de João Victor de Fátima alves Ferreira.Analisando o jornalismo participativo sob a ótica do jornalismo tradicional impresso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

22.
FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.; Avelar, Ediana. Participação em banca de Fabio de Jesus Ferreira Soares.Simulando Mundos: da janela de Alberti à Publicidade aumentada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

23.
FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.; CHALUPE, H.. Participação em banca de Felipe Teixeira de Carvalho.Publicidade da música na internet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

24.
FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.; STREVA, L. C. W.. Participação em banca de Luciene Dias Trindade Sartini.Marketing viral como fortalecimento de marca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

25.
FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.; STREVA, L. C. W.. Participação em banca de Priscila Poubel Macedo Fernandes.Orkut: publicidade no maior site de redes sociais do Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

26.
FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.; RAMOS, P. C.. Participação em banca de Rafael Loureiro Magalhães.Música 2.0: mídias sociais como ferramenta do marketing fonográfico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

27.
HOLANDA, A. F. B.; Chagas, Viktor; FERREIRA, E. M.. Participação em banca de André d´Assunção Santos.Interatividade no contexto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

28.
HOLANDA, A. F. B.; CHALUPE, H.; PAIVA, V.. Participação em banca de Rodolfo Jesus Souza Costa.Geração Exposição: a super exposição nas redes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

29.
HOLANDA, A. F. B.; Crispino, Fabiana; PAIVA, V.. Participação em banca de Ana Gabriela Portela Amorim.Revista de Moda: publicação jornalística ou ferramenta publicitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

30.
HOLANDA, A. F. B.; Schneider, Marco; PAIVA, V.. Participação em banca de Bruno Machado.Jornalismo polítiico ou eleitoral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

31.
HOLANDA, A. F. B.; ALVVARENGA, L. O.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Lydio Cerqueira Neto.O youtube como meio de acesso a forma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Universidade Gama Filho.

32.
HOLANDA, A. F. B.; ALVVARENGA, L. O.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Alexandre Santos Silva.A cultura da homofobia em um ícone gay. O verdadeiro seriado Queer as folk. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Universidade Gama Filho.

33.
HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Jorge Castro de Souza.O poder das estruturas de mídias: a internet como alternativa à informação livre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

34.
HOLANDA, A. F. B.; PALMAS, M. J.; FERREIRA, E. M.. Participação em banca de Tiago Taurian Viana.A publicidade e os games. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

35.
HOLANDA, A. F. B.; MOTA, P.; FERREIRA, E. M.. Participação em banca de Fabiana Gomes Pinto.Twitter como ferramenta publicitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

36.
HOLANDA, A. F. B.; VIEIRA, M.; HOLZBACH, A.. Participação em banca de Daniele Mendonça Souza.Diversas forma de se transmitir uma mesma notícia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

37.
HOLANDA, A. F. B.; VIEIRA, M.; HOLZBACH, A.. Participação em banca de Camila Taveira Callegari.LBEAUTIFUL - Um marketing maquiado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Universidade Gama Filho.

38.
HOLANDA, A. F. B.; VIEIRA, M.; HOLZBACH, A.. Participação em banca de Paulo Victor Reis.O jornalismo popular na era do entretenimento: o perfil do jornal expresso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

39.
HOLANDA, A. F. B.; HOLZBACH, A.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Millena Vieira Nogueira.Mito e mídia de celebridade: a cobertura da vida privada dos famosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

40.
HOLANDA, A. F. B.; HOLZBACH, A.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Ariane Rocha Reguine.A construção do discurso astrológico presente nos meios de comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

41.
HOLANDA, A. F. B.; HOLZBACH, A.; VIEIRA, M.. Participação em banca de Paula Caroline Monteira Cruz.A inserção da moda na sociedade pela telenovela: um estudo de caminho das índias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

42.
HOLANDA, A. F. B.; VIEIRA, M.; HOLZBACH, A.. Participação em banca de Juliana Hippert Novaes.Barack Obama nas eleições de 2008: a ascensão da cultura participativa na internet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Gama Filho.

43.
HOLANDA, A. F. B.; Magalhães, Miriam. Participação em banca de Graziele da Silva Guimarães.A contribuição da internet para o jornalismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

44.
HOLANDA, A. F. B.; CHALUPE, H.; FERREIRA, E. M.. Participação em banca de Patrícia Anacleto da Costa Ramalho.Marcas e consumidor fãs: a divulgação das marcas através da música e dos ídolos musicais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

45.
RAMOS, P. C.; HOLANDA, A. F. B.; MAGNAVITA, W.. Participação em banca de Priscilla Monteiro Soares Sava.Comunicacação Integrada na promoção de eventos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

46.
GOMES, F. O.; HOLANDA, A. F. B.; GALLOTI, L. S. G.. Participação em banca de Julia Reinaldo Braga.Mobile Marketing: análise de técnicas de marketing e advertising pelo celular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.; FERREIRA, A.. Participação em banca de Davi Luiz Oliveira dos Santos..Propaganda e publicidade radiofônica no Brasil: da difusão à internet. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

48.
HOLANDA, A. F. B.; Magalhães, Miriam; Azambuja, Cintia N.. Participação em banca de Carlos Matias Bastos.A Força do Jornalismo no Site RicoSurf.com: como a melhora do setor foi capaz de aumentar a audiência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

49.
HOLANDA, A. F. B.; Crispino, Fabiana; FERREIRA, E. M.. Participação em banca de Julia Mara da Silva.Merchandising Editorial em Programas Populares: o novo segmento do marketing. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

50.
HOLANDA, A. F. B.; Val, Claudia; Crispino, Fabiana. Participação em banca de Rafael de Moraes Campos Oliveira.Marcas: a construção da identidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

51.
HOLANDA, A. F. B.; STREVA, L. C. W.; CHALUPE, H.. Participação em banca de Margarete Rodrigues de Souza.O uso das mensagens subliminares na publicidade e propaganda: comunicação e percepção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

52.
HOLANDA, A. F. B.; PAIVA, V.; MOTA, O.. Participação em banca de Daniel Silva Gonçalves.@jornalismo: o twitter como transformador da busca pela notícia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

53.
HOLANDA, A. F. B.; Crispino, Fabiana; Magalhães, Miriam. Participação em banca de Marina Rodrigues de Carvalho.Estuda da publcidade no sabonete lux e suas influências no público feminino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

54.
HOLANDA, A. F. B.; STREVA, L. C. W.; CHALUPE, H.. Participação em banca de Erica da Silva Tavares.Havaianas: o conceito e o slogan na contribuição para a conquista da força da marca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

55.
HOLANDA, A. F. B.; MOTA, O.; Magalhães, Miriam. Participação em banca de Pedro Henrique Fernandes de Oliveira.As diferenças entre as transmissões no carnaval do Rio de Janeiro: o grupo especial e os de acesso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta.

56.
HOLANDA, A. F. B.; Crispino, Fabiana; MAGNAVITA, W.. Participação em banca de Carolina Venancio Texeira.O Marketing Social das Indústrias Farmacêuticas: responsabilidade social e sustentabilidade, uma ferramenta eficiente de divulgação e propagação da marca. 2009 - Centro Universitário Augusto Motta.

57.
HOLANDA, A. F. B.; Crispino, Fabiana; FERREIRA, E. M.. Participação em banca de Priscila Souza Braga de Oliveira.A Tecnologia na Publicidade: da fotografia ao advento da imagem virtual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

58.
Santos, Suzy; HOLANDA, A. F. B.; Monteiro, Tiago. Participação em banca de João Guilherme Brabosa de Amorim.O Videoclipe no Brasil: Uma análise do gênero nos canais de televisão por assinatura Multishow e MTV. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

59.
CAPPELER, I.; Refkalefsky, Eduardo; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Patrícia Santos Feitosa; Stefania Veiga Blink.Animasom. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

60.
STROZEMBERG, I.; Le Blanc, Paola; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Leonardo Alves Coelho.O audiovisual para quem não ouve. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

61.
RENATO, M.; FERREIRA, E. M.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Luis Cláudio Lima Rosa.A evolução dos meios de comunicação: do impresso ao digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta.

62.
BECKER, B.; RIBEIRO, A. P. G.; HOLANDA, A. F. B.. Participação em banca de Taisa de Gamboa Viana.A viabilidade do jornalismo público nos Telejornais Locais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HOLANDA, A. F. B.. XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientifíca Artística e Cultural da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
HOLANDA, A. F. B.; Lopes, Fabiana M.. XII Caça Talentos/Categoria Multimídia website. 2003. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESQUENTA CRIATIVO - INICIAÇÃO À PESQUISA E TRABALHO COM PÔSTERES EM SALA DE AULA.. 2016. (Oficina).

2.
Janelas dos saberes.Metodologias Ativas. 2015. (Outra).

3.
STHEMBRASIL Consórcio IES Brasieliras e LASPAU. 2014. (Outra).

4.
How To Create Effective Learning Environments?. 2013. (Encontro).

5.
O ciberespaço e suas possibilidadee de integrar saberes.O ciberespaço e suas possibilidadee de integrar saberes. 2013. (Encontro).

6.
COMPOLÍTiCA. Modelo Organizacional de Partidos Políticos: um estudo sobre o Partido dos Trabalhadores. 2011. (Congresso).

7.
COMPÓS. 2011. (Congresso).

8.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O eleitor tem a força! Os comentários dos eleitores no Twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais. 2011. (Congresso).

9.
19º Encontro Anual Compós.Apontamentos para um modelo de análise dos partidos na web. 2010. (Encontro).

10.
Arena 2009: o pecado da comunicação.As novas perspectivas da publicidade na sociedade contemporânea. 2009. (Oficina).

11.
Compolítica. OS SITES DE PARTIDOS SOB UMA PERSPECTIVA: ORGANIZACIONAL: o caso do Partido Democratas. 2009. (Congresso).

12.
Radioação - II Semana de Radialismo da UFRJ.Radioação - II Semana de Radialismo da UFRJ. 2009. (Oficina).

13.
Seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação 2008.As novas Tendências de Rádio e TV na Transmissão Digital. 2008. (Seminário).

14.
VI Congresso Nacional de História da Midia. A Internet como Ambiente para Propagação de Campanhas Políticas. 2008. (Congresso).

15.
II Congresso de Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Blog e Jornalismo: um novo espaço de debate público. 2007. (Congresso).

16.
Congresso Anual da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política. A e-CAMPANHA PARA A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE: as estratégias persuasivas de José Fogaça e Raul Pont no segundo turno em 20041. 2006. (Congresso).

17.
Lusocom. LUSOCOM - VII Congreso Internacional de Comunicacíon Lusófona. 2006. (Congresso).

18.
I MOSTRA UFRGS - Mostra de pesquisa e pós-graduação.I MOSTRA UFRGS - Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação. 2005. (Outra).

19.
La Comunicación ante los Desafios del Patrimonio y las Culturas. I congreso Internacional de comunicación, Información y Culturas. 2005. (Congresso).

20.
Metamorfose da Cultura Contemporânea.Metamorfose da Cultura Contemporânea. 2005. (Seminário).

21.
VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações Tecnológicas e a Reinvenção do Sujeito.VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações Tecnológicas e a Reinvenção do Sujeito. 2005. (Seminário).

22.
XIV Encontro Anual da Compós.XIV Encontro Anual da Compós. 2005. (Encontro).

23.
70 anos de Periodismo na America Latina. VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). 2004. (Congresso).

24.
INTERCOM - XXVII Brasileiro de Ciência da Comunicação. INTERCOM - XXVII Brasileiro de Ciência da Comunicação. 2004. (Congresso).

25.
VI Congreso de la Red Carreras de Comunicacíon y Periodismo de la Argentina. VI Congreso de la Red de Carreras de Comunicación y Periodismo de la Argentina (RedCom). 2004. (Congresso).

26.
VII Colóquio Brasil - França de Ciências da Comunicação e da Informação. VII Colóquio Brasil - França de Ciências da Comunicação e da Informação. 2004. (Congresso).

27.
VII Congreso Iberoamericano de comunicación (IBERCOM). VII Congreso Iberoamericano de comunicación (IBERCOM). 2004. (Congresso).

28.
Da Aldeia Global ao Ciberespaço: As tecnologias do Imaginário como Extensões do Homem.VII Seminário Internacional de Comunicação - Da Aldeia Global ao Ciberespaço: As tecnologias do Imaginário como Extensões do Homem. 2003. (Seminário).

29.
VI Seminário Internacional de Comunicação - Cultura, Poder e Tolerância.VI Seminário Internacional de Comunicação - Cultura, Poder e Tolerância. 2002. (Seminário).

30.
XI Festival de Laborátorio/Caça Talentos.XI Festival de Laboratórios/ Caça Talentos. 2002. (Outra).

31.
X Festival de Laboratório de Comunicação - Caça Talentos.X Festival de Laboratório de Comunicação - Caça Talentos. 2001. (Outra).

32.
II Bienal da Imagem. II Bienal da Imagem. 2000. (Congresso).

33.
Semana Acadêmica- Palestra Introdução a Webdesign.XX Semana Acadêmica. 2000. (Oficina).

34.
XI Festival de Laboratório de Comunicação/Caça Talentos.IX Festival de Laboratório de Comunicação/ Caça Talentos. 2000. (Outra).

35.
1° Gincana da Propaganda.1º Gincana da Propaganda. 1999. (Outra).

36.
12° set universitário/ Famecos.12º set universitário/ Famecos. 1999. (Outra).

37.
3° Fórum Social Ibero-Americano de Relações Públicas. 3º Fórum Ibero-Americano de Relações Públicas. 1999. (Congresso).

38.
VIII Festival de Laboratório- Caça Talentos.VIII Festival de Laboratório / Caça Talentos. 1999. (Outra).

39.
XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOLANDA, A. F. B.. Comunicação 40 anos!. 2014. (Outro).

2.
HOLANDA, A. F. B.. UNICOM. 2013. (Congresso).

3.
HOLANDA, A. F. B.. Palestra: Locomotiva Convida: Roadshow com ABP. 2013. (Outro).

4.
HOLANDA, A. F. B.; FERREIRA, E. M. ; MAGNAVITA, W. . Perspectivas das Novas Mídias na Sociedade Contemporânea. 2009. (Outro).

5.
HOLANDA, A. F. B.. Erecom Sul. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Santana. Blog e Publicidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social -Publicidade e propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Dutra. Planejamento de Comunicação - Renata Coiffeur. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

2.
Sergio Amancio Peres Pires de Oliveira. Planejamento de Comunicação - Renata Coiffeur. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

3.
Jonathan Nascimento Reis. Planejamento de Comunicação - Salão de Beleza My Studio Hair". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

4.
Adrian George S. Parry. Planejamento de Comunicação - Salão de Beleza "My Studio Hair". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

5.
Mozart Cardoso Teixeira da Silva. Planejamento de Comunicação da Empresa bioXtra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

6.
Romildo Luiz Burguez Junior. Portal Musical Vevo: uma análise sobre o youtube e o fortalecimento da indústria cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

7.
Wallace dos Santos de Carvalho. Planejamento de Comunicação -Centro de Educação Multicultural (CEM). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

8.
Diego Rodrigues do Carmo. Planejamento de Comunicação - Centro de Educação Multicultural (CEM). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

9.
Camila Cristina Moreira Nunes. Planejamento de Comunicação - IMPÉRIO XXX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

10.
Stefanie da Silva e Silva. Planejamento da Comunicação - Empresa Império XXX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

11.
Livia gaspar; Rafael Daudt. Planejamento de Comunicação - Machado de Abreu Contabilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

12.
Rafaella Oliveira; Marcele Juliasse. Planejamento de Comunicação - Botequim Rio Antigo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

13.
Bianca Reis; Juliana Gomes. Planejamento de Comunicação - Montreal Assessoria Contábil Empresarial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

14.
Wendy Sobral; Danielle Mariano. Planejamento de Comunicação - King Smoke. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

15.
Clayton da Conceição; Lívia Thomaz. Planejamento de Comunicação - Kukas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

16.
Andrhessa Armada. Planejamento de Comunicação - Espaço Lavor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

17.
Debora Dalila. Planejamento de Comunicação - Happy Days Festas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

18.
Luana Reis, Matheus Afonso. Planejamento de Comunicação - Salton. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

19.
Luciana dos Santos José. Tipos de Interação na Rede Asta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

20.
Tatiana Toledo. As Estratégias de Utilização no Marketing de Relacionamento com os Clientes da TIM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

21.
Jean Felipe Smarrito Fonseca. A Importância da Usabilidade no Website para o Desktop e Dispositivos Móveis na Interação do Usuário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

22.
Tatiana Assumpção Castro. Mídia e Religião: O Império Midiático da Igreja Universal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

23.
Victor Ibraim. Análise da Marca Vanessa Jackson e a Utilização das Redes para o reposicionamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

24.
Larissa de Carvalho Siqueira. Narrativa Transmídia nas séries de TV. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

25.
Nathália Rodrigues Furtado. Reposicionamento das marcas no mercado competitivo: o poder da imagem Coca Cola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

26.
Raquel Brandão Santana. Jornalismo 2.0: Twitter e Facebook como ferramenta jornalística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

27.
Andréa Marques. Jornalismo Sim, Sensacionalismo não. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

28.
Cleyton Gonçalves de Paulo. Big Brother: um show de merchandising. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

29.
Marcílio Albuquerque. Estratégia de Propaganda e Publicidade da Indústria Farmaceútica: o caso dorflex. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

30.
Sandro Macedo. Marketing Viral: uma ferramenta funcional de baixo custo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

31.
Natanael Pereira Martins. O uso das mídias sociais no marketing político. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

32.
Maria Suenny da Silva Lima. Redes Sociais: uma nova mídia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

33.
Wanessa Souza Muller. Geração Y: o novo foco das empresas para a segmentação de produto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

34.
Vanessa Teixeira Gomes. A Imagem Feminina nas Propaganda de Cerveja. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

35.
Larissa Lunin Chianca. Branding: a comunicação integrada para o século XXI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

36.
Douglas Leal Augusta Caetano. O Marketing Esportivo no Futebol Brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

37.
Kellly Silva de Farias. Marketing Político: construindo a imagem de um candidato. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

38.
Vinícius Morgado Portanova. Unilever e visão estratégica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

39.
Bernardo Henrique da Silva Meirelles. As redes sociais e a publicidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

40.
Lélio Almeida dos Santos Filho. Malhação: vitrine da vida adolescente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

41.
Daniela Leite da Silva. Estratégias Eficazes para um bom empreendimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

42.
Patrícia Marks Almeida. O crescimento das redes sociais e sua utilidade na integração do ser na sociedade através da internet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

43.
Vinícius Manhães. Redes Sociais na publicidade: twitter; facebook. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

44.
Augusto Motta Neto. Vídeos games e o uso abusivo dos jogos eletrônicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

45.
Paula Cristina Siqueira. Consumo abordado nas telenovelas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

46.
Eliéser Freitas Xavier. O patrocínio a clube de futebol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

47.
Juan Veiga Campillo Oliveira. Globalização, tecnologia e consumo na sociabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade) - Universidade Gama Filho. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

48.
Valdeir Souza da Silva. A relação da música com a publicidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

49.
Rosilene Miliotti da Silva. O uso do twitter como ferramenta jornalística a partir do jornalismo colaborativo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

50.
Érika Fernandes Mussi. Usabilidade: a importância do sucesso do usuário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

51.
Juliana da Rocha Costa. As Novas Tendências da Publicidade online: participação e colaboração. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

52.
Rafael Ramos de Almeida. A indústria sexual da fantasia ao lucro: produto pornográfico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

53.
Viviane de Souza Cruz Aguiar. Mobile Marketing. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

54.
Diego da Silva Rodrigues. Explosão Gospel: o crescimento da indústria fonográfica evangélica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

55.
Vanessa Soares Antunes. A Expansão Midiática no Carnaval Carioca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

56.
Juliana Magalhães Ribeiro. A Mídia nas Festas de Músicas Eletrônicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

57.
Raphaela Soares Valentim. As novas perspectivas da propaganda televisiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

58.
Andressa Gouvêa de Amorim. Redes Sociais utilizadas como ferramentas de comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

59.
Monique Jacintho Silva. Merchandising no Ponto-de-Vendas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

60.
Victor Jorge Dubugras do Amaral. Quais foram as ferramentas de marketing que influenciaram na construção da marca Leite moça?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

61.
Carlos Eduardo Cayres de Matos; Tatiana Machado de Castro. Em Pauta: um debate sobre as relações amorosas na atualidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

62.
Ludmila Houdjakoff Gonçalves. O uso da personalização como ferramenta de marketing no comércio eletrônico: o caso Amazon.com. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

63.
Marcos Ferreira de Oliveira. Formatação de Projetos Multiplataforma para Públicos de Nicho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

64.
Leonardo Garcia Lima. Audioativo Web radio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

65.
João Francisco De Barros Rudge. Inclusão Social na TV Digital Brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

66.
Dayane Pereira Martins. Publicidade x web 2.0. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

67.
Thais Vilar de Oliveira. Briefing: Teoria e Prática na Publicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

68.
Chistiane Fernandes Lourenço. A importância da Comunicação nas Lojas de Varejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

69.
Marcela de Vasconcellos Mello. Jornal Hoje - elementos de educação e ensino nas notícias diárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.

70.
Leandro Damasceno Fialho. A influência da publicidade e propaganda na disputa por mercados consumidores: o caso coca-cola x pepsi-cola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Adriane Figueirola Buarque de Holanda.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:42:53