Íris Álvares Dantas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9732701583530407
  • Última atualização do currículo em 05/08/2015


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1989), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1997) e especialização em HISTÓRIA DO CAMPO E DA CIDADE pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2004). Atualmente é AUXILIAR ADMINISTRATIVO da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Íris Álvares Dantas
Nome em citações bibliográficas
DANTAS, I. A.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2004
Especialização em HISTÓRIA DO CAMPO E DA CIDADE.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Autoras, rés e testemunhas: mulheres e crimes na Comarca de S.J. de Mipibu.
Orientador: ROBERTO AIRON SILVA.
1992 - 1997
Graduação em Direito.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO



Projetos de extensão


2015 - Atual
CRIAÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL DAS REVISTAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOLUMES XX A XL (1920-1950)
Descrição: Através deste projeto, pretendemos dar continuidade a digitalização das revistas lançadas pelo Instituto Histórico e Geográfico. Com o projeto anterior foram digitalizadas um total de 15 revistas, compreendendo o período de 1903 a 1920. Além de uma revista denominada Revista do Rio Grande, editada em 1898, os Livros de registro do Senado da Câmara de Natal (1659-1757). O objetivo principal deste projeto, é, portanto, ampliar o acervo digital e disponibilizá-lo em rede. A digitalização, além de potencializar o acesso às informações, contribui para a proteção do suporte em papel, na medida em que as revistas não mais precisarão ser consultadas. Muitas estão em precário estado de conservação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / FABIO FONSECA FIGUEIREDO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2014 - 2014
ACERVO VIRTUAL DOS AUTOS CRIMINAIS DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU: 1901-1920
Descrição: O projeto tem por objetivo dar continuidade à digitalização de documentos referentes a autos criminais da cidade de São José de Mipibu, compreendendo o período de 1900 a 1920, e desta forma, ampliar o acervo virtual criado no projeto anterior. A proposta é trabalhar nesse projeto atual com um conjunto documental composto por cento e trinta volumes de ações criminais, bem como a transcrição dos referidos documentos, dando continuidade também a um projeto anterior: Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais de São José de Mipibu (1850-1920) . A primeira etapa da criação de um banco de dados, através da transcrição desse grupo de documentos, contemplou os anos de 1850 a 1910. Nesse trabalho, realizado com apoio da PROEx e do Departamento de História/ UFRN, pretendemos fazer um trabalho conjunto de transcrição (coleta de dados do documento, tipo de ação, autores, réus, escrivães, juízes, testemunhas, motivação do crime, partes do processo criminal da instauração até a sentença) e digitalização (desde a captura da imagem através de scanners profissionais, como o OS 12000 Bookcopy, Zeustschel, o Scanner i1420, Kodak, EPSON Expression 10000XL, até a edição das imagens e a conversão em formato PDF, através do programa ABBYY) Nessa etapa, o trabalho aqui referido, de transcrição compreenderá o período de 1911 a 1920 e o trabalho de digitalização, compreenderá o período de 1901 a 1920. O material digitalizado e gravado em CD, após convertido em formato PDF, que foi o objetivo do projeto anterior, compreendia documentos do período entre 1870-1885, e os mesmos já se encontram dispostos no Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e de Documentação (NEHAD), para fins de consulta dos diversos pesquisadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / FRANCISCA AURINETE GIRÃO BARRETO DA SILVA - Integrante.
2014 - 2014
CRIAÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL DAS REVISTAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOLUMES I (1903) A XII (1919)
Descrição: Através deste projeto, pretendemos digitar as primeiras décadas das revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (1903-1919) com o intuito de disponibilizá-las na mídia digital, potencializando o acesso à pesquisa a esse tipo de fonte. Além de protegeremos as revistas originais, que já se encontram com o suporte de papel fragilizado pelo desgaste do tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / FRANCISCA AURINETE GIRÃO BARRETO DA SILVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2014 - 2014
Conservação e Restauração da coleção Diários de Classe - 1919
Descrição: Fundamentado no princípio de que a preservação da memória da história brasileira é condição sinequa non para a construção da verdadeira cidadania é que esta proposta de ação integrada tem por finalidade executar procedimentos técnicos das áreas de conservação e restauração em uma parcela dos volumes que integram a coleção de livros da Instrução Pública do Estado do Rio Grande do Norte, , propiciando um aumento significativo na longevidade desta massa documental. Este acervo documental encontra-se sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte e ao longo destes anos tem sido utilizado como parte integrante do chamado arquivo histórico da referida instituição responsável por sua preservação. O referido acervo é composto de 33 livros, deste total o presente projeto destacou dois volumes que tratam do registro das atividades desenvolvidas pelos professores da Vila de Taipu, deste Estado, do ano de 1919, no Grupo Escolar Joaquim Nabuco. Os volumes apresentam um estado de deterioração bastante avançado, requerendo uma urgente intervenção com a finalidade precípua de permitir que a sua longevidade seja estendida, impedindo que tão importante fonte de consulta de pesquisa histórica venha a sofrer uma perda irreversível. Para tal intento se torna imprescindível à imediata aplicação de procedimentos técnicos da conservação e restauro de documentos com suporte em papel, tais como desacidificação, remendos e velaturas. Com a execução desta ação esta fonte de pesquisa terá assegurado uma vida útil prolongada, constituindo-se numa ferramenta de trabalho, para consultas, de historiadores e pesquisadores em geral na instituição responsável por sua guarda permanente. Todas as atividades de conservação e restauração serão realizadas no Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos e Livros Históricos/LABRE, do Departamento de História..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Integrante / MARIA DA CONCEIÇÃO GUILHERME COELHO - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2013 - 2013
Resgate da memória da Primeira Escola de Governo da UFRN
Descrição: O Resgate da memória da primeira experiência da Escola de Governo é uma ação que irá beneficiar tanto os alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas - DPP/CCHLA/UFRN, quanto os alunos de demais formações que dedicam-se aos estudos sobre a Gestão Pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Integrante / SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS - Coordenador.
2013 - Atual
Digitalização do acervo do Jornal Tribuna do Norte - 1987 a 2006
Descrição: A realização deste trabalho resultará em significativa adição ao patrimônio documental do Núcleo o que viabilizará o acesso à pesquisa deste importante órgão de imprensa norte-riograndense. Além disso, a digitalização do acervo resultará em preservação documental de uma fonte cujo suporte (papel jornal) é dos mais vulneráveis à ação do tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Integrante / HAROLDO LOGUÉRCIO CARVALHO - Coordenador / HELDER DO NASCIMENTO VIANA - Integrante.
2012 - 2012
ACERVO VIRTUAL DOS AUTOS CRIMINAIS DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU: 1870-1900
Descrição: O projeto tem por objeto a digitalização de documentos referentes a autos criminais da cidade de São José de Mipibu, no período compreendido entre 1870 a 1900, visando criar um acervo virtual. No momento serão contempladas cento e cinqüenta ações criminais diversas, que já foram higienizadas, numeradas e transcritas, através de projetos anteriores realizados pelo Laboratório de Restauração, Labre, apoiados pelo Departamento de História e pela Pro-Reitoria de Extensão. É, portanto, uma ação conjunta articulada pelo NEHAD/DEHIS e realizada pelo Laboratório de Imagens, pelo Labre e pelo Núcleo de Documentação, que visa, assim, obter informações sobre a documentação fornecida pelo 1º cartório de São José de Mipibu, formando um banco de dados e a elaboração de um catálogo, trabalho esse que está sendo executado através dos projetos Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais de São José de Mipibu , realizados no Labre. Este projeto de acervo virtual será obtido através da digitalização da referida documentação cartorial, realizado no Laboratório de Imagens, e finalmente, sua posterior disponibilização no Núcleo de Documentação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / JULIANA TEIXEIRA DE SOUZA - Integrante.
2012 - 2012
Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais: São José de Mipibu (1900 - 1920
Descrição: Iniciado em anos precedentes, através de projetos realizados com apoio do Departamento de História e da Pro-Reitoria de Extensão, o projeto visa dar continuidade a coleta de dados para posterior publicação de um catálogo referente a documentação judicial do 1º cartório da Cidade de São José de Mipibu. No momento já coletamos um total de cento e noventa a volumes de ações criminais, que foram devidamente higienizados, numerados e fichados, através da transcrição paleográfica dos processos. Nas informações coletadas registramos o tipo de crime perpetrado por homens brancos; negros, escravos ou libertos; mulheres, brancas ou escravas, maior ou menor de idade; serventuários da justiça; de classe social abastada; remediada ou de miseráveis , como eram chamados os desvalidos da época. Bem como a condição sócio-econômica dos envolvidos: autores, réus, testemunhas; as relações sociais que envolvem esses personagens, como sentimento de vingança, de ódio, de solidariedade; além de compreender o procedimento jurisdicional da época, que marcaram esse microcosmo que é a cidade de São José de Mipibu na segunda metade do século XIX. E essa é uma das possibilidades para a pesquisa histórica que disponibilizaremos através da conclusão e divulgação deste banco de dados. Através do conhecimento dessa documentação primária é que alunos, professores e demais pesquisadores interessados poderão, como citados anteriormente, analisar e produzir artigos, monografias ou outras produções acadêmicas. Enfim, o projeto visa à ampliação do banco de dados sobre ações criminais que venham a servir de suporte à pesquisa histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / JULIANA TEIXEIRA DE SOUZA - Integrante / FRANCISCA AURINETE GIRÃO BARRETO DA SILVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2012 - 2012
Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais: São José de Mipibu (1900 - 1920)
Descrição: Iniciado em anos precedentes, através de projetos realizados com apoio do Departamento de História e da Pro-Reitoria de Extensão, o projeto visa dar continuidade a coleta de dados para posterior publicação de um catálogo referente a documentação judicial do 1º cartório da Cidade de São José de Mipibu. No momento já coletamos um total de cento e noventa a volumes de ações criminais, que foram devidamente higienizados, numerados e fichados, através da transcrição paleográfica dos processos. Nas informações coletadas registramos o tipo de crime perpetrado por homens brancos; negros, escravos ou libertos; mulheres, brancas ou escravas, maior ou menor de idade; serventuários da justiça; de classe social abastada; remediada ou de miseráveis , como eram chamados os desvalidos da época. Bem como a condição sócio-econômica dos envolvidos: autores, réus, testemunhas; as relações sociais que envolvem esses personagens, como sentimento de vingança, de ódio, de solidariedade; além de compreender o procedimento jurisdicional da época, que marcaram esse microcosmo que é a cidade de São José de Mipibu na segunda metade do século XIX. E essa é uma das possibilidades para a pesquisa histórica que disponibilizaremos através da conclusão e divulgação deste banco de dados. Através do conhecimento dessa documentação primária é que alunos, professores e demais pesquisadores interessados poderão, como citados anteriormente, analisar e produzir artigos, monografias ou outras produções acadêmicas. Enfim, o projeto visa à ampliação do banco de dados sobre ações criminais que venham a servir de suporte à pesquisa histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / JULIANA TEIXEIRA DE SOUZA - Integrante / FRANCISCA AURINETE GIRÃO BARRETO DA SILVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2012 - 2012
O Governo provincial e as Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte: catalogação e digitalização de documentos históricos (século XIX)
Descrição: O atual Projeto Pedagógico do curso de História destaca a necessidade de se abrirem novos campos de atuação para alunos de graduação, de modo que eles possam tomar parte em atividades que efetivamente permitam a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Esse projeto, assim como outros coordenados por colegas do departamento que tem no Instituto Histórico e Geográfico do RN seu foco de atuação, contribuem para a execução dessa proposta, na medida em que permite que os alunos participem de atividades que envolvem diagnóstico e organização de acervos, restauração de documentos e formação de catálogos. Dessa forma, nossos graduandos têm a oportunidade de ter contato com outros campos de atuação do profissional de História. Além disso, esse projeto revela parte do acervo guardado pelo Instituto, celebrado como a mais antiga instituição cultural do estado, e que guarda em suas prateleiras boa parte da memória do passado potiguar. Trazer esse material para o conhecimento do grande público interessa especialmente professores e estudantes de História. A contribuição é ainda mais significativa para o desenvolvimento de trabalhos de pós-graduação. No Programa de Pós-Graduação em História são poucos os trabalhos dedicados a desvendar o século XIX, lacuna em grande medida motivada pela dificuldade de acesso às fontes históricas. Esse projeto, portanto, pretende contribuir não apenas para a execução do nosso Projeto Pedagógico, como também para a consolidação do Programa de Pós-Graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Integrante / JULIANA TEIXEIRA DE SOUZA - Coordenador.
2011 - 2011
Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais: São José de Mipibu (1880-1890)
Descrição: O projeto visa ampliar o banco de dados relacionado ao sistema jurídico do 1º Cartório de São José de Mipibu, RN, mais especificamente à área criminal. Iniciado em anos precedentes, o banco de dados já conta com um total de cento e vinte e dois volumes de ações criminais, devidamente higienizados, numerados e fichados, através da transcrição paleográfica dos processos. É importante ressaltar que não fazemos uma transcrição literal de todo o processo, mas colhemos informações relevantes para a implantação no banco de dados. Essas informações, como os tipos de crimes perpetrados, a condição sócio-econômica dos envolvidos: autores, réus, testemunhas; as relações sociais que envolvem esses personagens, como sentimento de vingança, de ódio, de solidariedade; além de compreender o procedimento jurisdicional da época, marcaram esse microcosmo que é a cidade de São José de Mipibu na segunda metade do século XIX. E essa é uma das possibilidades para a pesquisa histórica que disponibilizaremos através da conclusão deste banco de dados. Através do conhecimento deste farto material historiográfico, alunos, professores e demais pesquisadores interessados poderão analisar e produzir artigos, monografias ou outras produções acadêmicas. Enfim, o projeto visa a ampliação do banco de dados sobre ações criminais que venham a servir de suporte à pesquisa histórica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Coordenador / MARIA DA CONCEIÇÃO GUILHERME COELHO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2011 - 2011
CONSERVAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DOS LIVROS DE NOTAS DO 1º CARTÓRIO JUDICIÁRIO, 1887-1923
Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento da primeira etapa do trabalho de conservação e higienização dos Livros de Notas do 1º Cartório Judiciário, da Comarca de São José de Mipibu/RN que estão sob a guarda do Departamento de História/CCHLA. O acervo é composto por um total de nove livros de notas judiciárias que compreendem o período entre 1887 e 1923. Estes documentos estão acondicionados desde o início da década de 1990 no LABRE/UFRN (Laboratório de Conservação e Restauração de Livros e Documentos da UFRN). Sem condições de manuseio devido ao péssimo estado de conservação, essas fontes históricas ainda não estão disponíveis para pesquisa. A realização deste projeto possibilitará acesso aos pesquisadores interessados nestes importantes documentos da história do Rio Grande do Norte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Integrante / HENRIQUE ALONSO DE ALBUQUERQUE RODRIGUES PEREIRA - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2010 - 2010
ORGANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DOS LIVROS DE NOTAS DO 1º CARTÓRIO JUDICIÁRIO (1887-1923)
Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento da terceira etapa do trabalho de conservação dos Livros de Notas do 1º Cartório Judiciário, da Comarca de São José de Mipibu/RN que estão sob a guarda do Departamento de História/CCHLA. Numa primeira etapa realizada em 2008, os documentos foram submetidos ao processo de conservação e higienização. A segunda etapa, está em fase de conclusão neste ano de 2009, quando está sendo finalizado o trabalho de transcrição e catalogação. Nesta terceira etapa, pretende-se desenvolver o trabalho de organização e digitalização dos documentos. O acervo é composto por um total de nove livros de notas judiciárias que compreendem o período entre 1887 e 1923. Estes documentos estão acondicionados desde o início da década de 1990 no LABRE/UFRN (Laboratório de Conservação e Restauração de Livros e Documentos da UFRN). Sem condições de manuseio devido ao péssimo estado de conservação, essas fontes históricas ainda não estão disponíveis para pesquisa. A realização deste projeto possibilitará acesso aos pesquisadores interessados nestes importantes documentos da história do Rio Grande do Norte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Íris Álvares Dantas - Integrante / HENRIQUE ALONSO DE ALBUQUERQUE RODRIGUES PEREIRA - Coordenador / EVANUCIA GOMES DE OLIVEIRA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIGUEIREDO, F. F. ; DANTAS, I. A. ; MEDEIROS, S. R. F. Q. . Acervo digital de Políticas Públicas. 2015.

2.
DANTAS, I. A.; SILVA, F. A. G. B. . CRIAÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL DAS REVISTAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOLUMES I (1903) A XII (1919). 2014.

3.
PORTO, M. E. M. ; COELHO, M. C. G. ; DANTAS, I. A. . Conservação e Restauração da coleção de Livros de Ações Cíveis (1873-1879) da Comarca de São José de Mipibú. 2014.

4.
DANTAS, I. A.; SILVA, F. A. G. B. . ACERVO VIRTUAL DOS AUTOS CRIMINAIS DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU: 1901-1920. 2013.

5.
MEDEIROS, S. R. F. Q. ; DANTAS, I. A. . Resgate da memória da Primeira Escola de Governo da UFRN. 2013.

6.
DANTAS, I. A.; SILVA, C. E. B. D. . ACERVO VIRTUAL DOS AUTOS CRIMINAIS DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU: 1870-1900. 2012.

7.
DANTAS, I. A.; SOUZA, J. T. . ACERVO VIRTUAL DOS AUTOS CRIMINAIS DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU: 1870-1900. 2012.

8.
DANTAS, I. A.; SOUZA, J. T. ; SILVA, F. A. G. B. . Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais: São José de Mipibu (1900 - 1920). 2012.

9.
DANTAS, I. A.; FIGUEIREDO, F. F. ; SILVA, F. A. G. B. . CRIAÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL DAS REVISTAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOLUMES XX A XL (1920-1950). 2012.

10.
SOUZA, J. T. ; DANTAS, I. A. ; SILVA, F. A. G. B. ; OLIVEIRA, M. M. D. . O Governo provincial e as Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte: catalogação e digitalização de documentos históricos (século XIX). 2012.

11.
DANTAS, I. A.; BATISTA, J. A. ; SILVA, C. E. B. D. . Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais: São José de Mipibu (1880-1890). 2011.

12.
DANTAS, I. A.; COELHO, M. C. G. . Criação de um banco de dados através da transcrição de autos criminais: São José de Mipibu (1880-1890). 2011.

13.
CARVALHO, H. L. ; VIANA, H. N. ; DANTAS, I. A. . Digitalização do acervo do Jornal Tribuna do Norte - 1987 a 2006. 2011.

14.
HENRIQUE ALONSO ; DANTAS, I. A. ; OLIVEIRA, E. G. . CONSERVAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DOS LIVROS DE NOTAS DO 1º CARTÓRIO JUDICIÁRIO, 1887-1923. 2008.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 2:24:22