Sérgio Rodrigues Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2184344969303945
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2000-2003). Mestrado e Doutorado em EF pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) (2004-2009). Prof. Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) (2009-Atual). Prof. permanente das Pós-Graduações (mestrado) em EF (2015-Atual) e Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf (2013-Atual). Lidera o Grupo de Estudos do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício - GEDeRFE / DIVISÃO NORDESTE (2009-Atual). Coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET-EF) voltado a saúde da comunidade de Petrolina/PE - fomento: MEC/SESu (2010-Atual). Na pesquisa tem atuação desde 2004 em respostas cardiovasculares e metabólicas a diferentes tipos e intensidades de exercício físico e avaliação funcional em diferentes populações. Respostas fisiológicas ao exercício agudo e crônico (treinamento) de Capoeira tem sido foco de estudo a partir do ano de 2015. Atualmente, além das atividades acima mencionadas ministra as disciplinas 1. ATIVIDADE FÍSICA E DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS e 2. CAPOEIRA na graduação e PROCESSOS DE CUIDAR EM SAÚDE na Pós-Graduação. Atua junto a seu grupo de estudos nos Laboratórios de Fisiologia do Exercício e de Capoeira da Univasf. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Rodrigues Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Vale do São Francisco, CEFIS - Educação Física.
Av. José de Sá Maniçoba, S/N
Centro
56304205 - Petrolina, PE - Brasil
Telefone: (087) 21016856


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Doutorado em Educação Física (conceito 5 - Capes).
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DA INTENSIDADE DO EXERCÍCIO E DO POLIMORFISMO I/D DO GENE DA ACE SOBRE RESPOSTAS CARDIOVASCULARES E METABÓLICAS DE IDOSAS HIPERTENSAS, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Herbert Gustavo Simões.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: exercício aeróbio; Indivíduos hipertensos; intensidades de treinamento; Pressão arterial; Polimorfismo I/D do gene da ACE; Óxido nitrico.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Prescrição de Exercícios para Populações Especiais.
2004 - 2006
Mestrado em Educação Física.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: IDENTIFICAÇAO DOS LIMIARES DE LACTATO, GLICEMICO E VENTILATÓRIO E EFEITOS DA INTENSIDADE DO EXERCÍCIO RESISTIDO NA GLICEMA DE DIABÉTICOS TIPO-2,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: HERBERT GUSTAVO SIMÕES.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: limiar glicêmico; exercícios resistidos; intensidades de treinamento; indivíduos diabéticos; exercício aeróbio.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1999 - 2003
Graduação em Educação Física.
Faculdade Assis Gurgacz, FAG, Brasil.
Título: Análise de parâmetros normativos e por critério de referência no crescimento, composição corporal e desempenho motor de escolares participantes do Projeto Capoeira na Escola.
Orientador: Karina Elaine de Souza Silva.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ENSINO: 1. Atividade Física e Doenças Crônico-Degenerativas; 2. Capoeira. PESQUISA: Lidera o Grupo de Estudos do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício/DIVISÃO NORDESTE (cadastrado no CNPq). Atualmente com 6 alunos de mestrado, sendo 3 bolsistas (2 FACEPE e 1 Capes), 2 alunos de iniciação científica bolsistas CNPq e 15 alunos do PET-Educação Física, sendo 12 destes com bolsa do MEC/SESu. EXTENSÃO: 1. Coordena o Programa de Educação Tutorial (PET) - Educação Física - PET voltado a saúde da comunidade - Orientação a prática de exercício físico no Parque Josepha Coelho e orientações a saúde em escolas do município de Petrolina/PE (12 alunos bolsistas sob tutoria). 2. Coordena o projeto de extensão CAPOEIRA NA UNIVASF, onde são ofertadas gratuitamente aulas de Capoeira para a comunidade.

Atividades

02/2016 - Atual
Extensão universitária , CEFIS - Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
CAPOEIRA NA UNIVASF.
08/2013 - Atual
Ensino, Ciências da Saúde e Biológicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos de Cuidar em Saúde
08/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CEFIS - Educação Física, .

08/2009 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Física e Doenças crônico-degenerativas
Capoeira

Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Matrícula UC 070114092, Carga horária: 40


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. colaborador
Outras informações
AULA MINISTRADA PARA TURMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO CARDÍACA E BASES NUTRICIONAIS DA ATIVIDADE FÍSICA (FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR DO EXERCÍCIO)


Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio, IAUU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

06/2006 - 07/2006
Ensino, Fisiologia do Exercício, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fisiologia do Exercício Endócrino-Metabólica

Faculdade Assis Gurgacz, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

05/2006 - 05/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metabolismo Anaeróbio

Academia Corpo-4, CORPO-4, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 12
Outras informações
Já atuou nesta academeia como professor de musculação, personal trainer, avaliador físico e consultor técnico dentro das áreas de prescrição de exercícios para diferentes populações, fisiologia aplicada ao exercício e avaliação física em diferentes grupos. Esta academia apresenta um quadro de 25 professores graduados e pós-graduados e aproximadamente 15 estagiários em formação, com um montante de aproximadamente 2.000 alunos matriculados. Atualmente encontra-se com licença sem vencimentos para realização de curso de doutorado.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15



Linhas de pesquisa


1.
Atividade física e doenças crônico-degenerativas

Objetivo: Investigar os efeitos agudos e crônicos potenciais na prevenção, controle e tratamento de doenças crônico-degenerativas.
2.
Fisiologia da Capoeira (respostas agudas e crônicas)

Objetivo: Investigar respostas fisiológicas agudas e crônicas obtidas a partir dos diferentes estilos de Capoeira.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
VALIDAÇÃO DE TESTE ESPECÍFICO COM ÍNDICES DE CLASSIFICAÇÃO NO DESEMPENHO DE PRATICANTES DE CAPOEIRA EM DIFERENTES NÍVEIS
Descrição: INTRODUÇÃO: Alguns estudos têm demonstrado os benefícios fisiológicos da Capoeira na saúde humana. Contudo, no contexto atual com a evolução e esportivização da modalidade, existe ainda a necessidade de mais trabalhos contribuindo na avaliação do desempenho do capoeirista. Tais achados podem contribuir na fundamentação das respostas crônicas já evidenciadas e mesmo no processo de treinamento do praticante. OBJETIVO E MÉTODOS: Avaliar uma amostra de 40 praticantes de Capoeira de ambos os sexos, visando à aplicação de um protocolo de teste específico para o desempenho (3 séries de jogo de Capoeira com duração de 15s, 30s e 30s, respectivamente, intercaladas por períodos de 10s de recuperação entre as séries), considerando variáveis de quantificação de golpes (carga externa) em função das respostas de FC (carga interna) e a partir dessas respostas o cálculo do índice de aptidão do capoeirista (IACAP) através da fórmula: IACAP = [(FCFINAL ? FC1MIN-PÓS) / somatório de golpes]. As variáveis do teste específico de aptidão na Capoeira serão correlacionadas com o desempenho aeróbio (limiar anaeróbio e potência máxima aeróbia) durante um teste incremental convencional e com o desempenho anaeróbio (potência pico, média, mínima e índice de fadiga) no Wingate test (estudo no laboratório). Posteriormente, o objetivo será avaliar uma amostra de 300 praticantes de Capoeira, de ambos os sexos e com diferentes níveis de desempenho, a qual será recrutada durante um evento internacional com a meta de elaborar um referencial de classificação da aptidão física para o capoeirista, considerando os resultados do teste específico em carga externa (quantidade de golpes), carga interna (FC) e IACAP (carga externa em função da carga interna). Os resultados obtidos serão analisados descritivamente a partir de quintis de distribuição das variáveis obtidas (quantidade de golpes, FCFINAL, FC1MIN-PÓS e IACAP), nomeando-os com a seguinte classificação: ?muito baixa?, ?baixa?, ?regular?, ?boa? e ?excelente? (estudo em campo durante encontro internacional).Estatística descritiva será realizada adotando procedimentos de média e desvio padrão. O teste de correlação linear de Pearson também será utilizado para quantificar a relação dos resultados do teste específico (TACAP) com o desempenho aeróbio e anaeróbio da amostra (n = 40). O nível de significância adotado nos estudos será P < 0,05 e o software utilizado para análise dos dados será o SPSS 22.0 for Windows (SPSS, Inc., Chicago, IL)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Herbert Gustavo Simões - Integrante / Flávio de S Araújo - Integrante / EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO - Integrante / KAROLINE T. P. DE ANDRADE - Integrante / THAMIRES SANTOS DO VALE - Integrante / Geovani Alves dos Santos - Integrante / FRANCELIO MATHUZALEM DE MENEZES LUZ - Integrante / DAVI LEITE RIBEIRO - Integrante / LORRANA KAYOLA DOS SANTOS BARROS - Integrante / Hugo José Cavalcanti Coelho Pereira - Integrante / RENAN DE LUNA SOBRAL - Integrante / RENATO DE LUNA SOBRAL - Integrante / Aline Cabral - Integrante / José Tadeu Carneiro Cardoso ? Mestre Camisa - Integrante.
2017 - Atual
CARACTERIZAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA INTRALABORATORIAL E DURANTE OS JOGOS MUNDIAIS DA ESCOLA ABADÁ E EFEITOS AGUDOS DA PRÁTICA DA CAPOEIRA NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DE CRIANÇAS E ADULTOS
Descrição: A Capoeira exige de diferentes capacidades físicas, as quais, sobretudo geram demanda perceptual e fisiológica ao praticante, porém, pouco se sabe sobre as respostas psicofisiológicas, bem como sobre os efeitos agudos decorrentes da prática da modalidade em diferentes grupos populacionais. Objetivos: 1) Investigar respostas de parâmetros psicofisiológicos antes, durante e após diferentes ritmos de jogo da Capoeira em ambiente intralaboratorial e durante os jogos mundiais da Escola Abadá; 2) Analisar as respostas cardiovasculares agudas frente à prática da Capoeira em crianças e adultos. Métodos: Para o objetivo 1 a amostra será de 15 e 16 indivíduos, os quais serão recrutados no local de treinamento e nos jogos mundiais. Critérios de inclusão: i) ser do sexo masculino entre 18 e 40 anos, ii) praticante de Capoeira há pelo menos 2 anos e, iii) dominar a técnica dos três ritmos de jogo adotados. Para o objetivo 2 a amostra será composta por indivíduos de ambos os sexos, sendo 20 adolescentes de idade entre 11 e 13 anos e 20 adultos entre 18 e 40 anos de idade. O critério de inclusão será estar familiarizado com a ginga da Capoeira. Para o objetivo 1 os voluntários serão convidados para cinco visitas em dias distintos, sendo: Visita 1) Avaliação antropométrica e da composição corporal, seguida do Wingate test para mensuração da potência anaeróbia; Visita 2) Teste incremental (TI), para mensuração do limiar ventilatório (capacidade aeróbia) e da potência aeróbia máxima em cicloergômetro. Serão realizadas medidas de ventilação, frequência cardíaca (FC), intervalos R-R da variabilidade da FC (VFC), pressão arterial (PA), percepção subjetiva de esforço (PSE), sensação de prazer/desprazer (Feeling Scale ? FS) e ativação percebida (AP); Visitas 3, 4 e 5) Jogos de Capoeira nos ritmos a) Angola, b) Benguela e c) São Bento, todos com acompanhamento rítmico de percussão padronizada para cada ritmo. Em cada ritmo de jogo, os indivíduos farão um repouso de 10min (período pré-intervenção) e logo após um aquecimento com movimentos padronizados durante 5min, seguidos da sessão experimental com a ocorrência do respectivo jogo (Angola, Benguela ou São Bento) em duplas de voluntários. Cada jogo terá duração de 50-90s. Pré e imediatamente após os diferentes ritmos de jogo (a cada 2min durante 10min da recuperação) serão obtidos PA, FC, VFC, PSE, FS e AP. Nesses mesmos períodos, pré e pós-ritmos de jogo, serão coletados, através de capilares calibrados, 25 μl de sangue capilarizado do lóbulo da orelha, os quais serão depositados em microtubulosEppendorf e armazenadas com 50 μl de fluoreto de sódio a 1%, para posterior análise das concentrações sanguíneas de lactato e glicose por um analisador bioquímico eletroenzimático (Yellow Springs 2.700 STAT, OH, USA). Para o objetivo 2, ambos os grupos (crianças e adultos) serão submetidos a duas sessões experimentais após avaliação antropométrica e familiarização com a ginga da Capoeira nas visitas 1, 2 e 3, sendo na: Visita 4) Sessão com a ginga da Capoeira no estilo São Bento a partir de 10 séries de 2min cada intercaladas por 2min de recuperação numa intensidade de ginga de 20 ciclos.min-1; Visita 5) Sessão controle sem exercício, onde os voluntários permanecerão sentados confortavelmente numa cadeira estofada. Nas sessões experimentais, serão avaliadas nas condições pré-exercício, a cada 15min durante 60min da recuperação pós-exercício e após um teste de estresse mental com objetivos de gerar estresse cardiovascular (Stroop word-color conflict test) a PA, FC e VFC. Durante o exercício de ginga ainda será obtida a FC e a PSE com objetivo de monitorar a intensidade do exercício realizado. Espera-se com esses resultados possibilitar evidências científicas dentro da modalidade no sentido de justificá-la como uma forma de exercício físico capaz de operar na área da saúde e desempenho atlético de um indivíduo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Herbert Gustavo Simões - Integrante / Alfredo Anderson Teixeira-Araújo - Integrante / EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO - Integrante / CLAUDIONOR CICERO MASCENA CORDEIRO JUNIOR - Integrante / THAMIRES SANTOS DO VALE - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / MEC/SESu - Bolsa.
2016 - Atual
EFEITOS DA PRÁTICA DA CAPOEIRA NAS RESPOSTAS DE AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA, BEM-ESTAR SUBJETIVO, CAPACIDADE FUNCIONAL E SISTEMA CARDIOVASCULAR EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Descrição: O trabalho terá como objetivo verificar os efeitos de 12 semanas de treinamento de Capoeira na função cardiovascular, autoimagem, autoestima, bem-estar subjetivo e capacidade funcional de idosos institucionalizados. Será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), todos os voluntários serão informados dos procedimentos a serem adotados na pesquisa e serão convidados a assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em acordo a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Dos 30 idosos presentes na instituição serão selecionados por conveniência conforme os critérios de inclusão. A amostra será subdividida em dois subgrupos, sendo que um dos grupos realizará o protocolo completo de treinamento de Capoeira e o outro grupo apenas parte do protocolo (grupo controle), sendo que todos os idosos acompanhados serão instruídos a ingerir em torno de 20g de creatina na primeira semana mais 5g da mesma suplementação no período de manutenção que equivalerá a 11 semanas. Para avaliação cardiovascular serão utilizadas medidas hemodinâmicas assim como autonômica do sistema cardiovascular durante um período de repouso de 20 minutos. Enquanto que no período de 24 horas da rotina diária será realizada a monitorizarão ambulatorial da PA. Para a avaliação da Capacidade Funcional serão utilizados testes do protocolo de avaliação da autonomia funcional do Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM, 2004), constituído de caminhar 10 metros (C10m), levantar-se da posição sentada (LPS), levantar-se da posição decúbito ventral (LPDV) e levantar-se da cadeira e locomover-se pelo ambiente da residência (LCLC), assim como a escala de Kartz com intuito de avaliar as Atividades Básicas de Vida Diária (ABDV) e por último será avaliado a Força de Preensão Palmar através do equipamento dinamômetro. Na avaliação psicossocial será utilizado um questionário de autoestima e autoimagem e para avaliação do Bem-estar subjetivo serão utilizadas duas escalas: Escala de Afetos Positivos e Negativos e Escala de Satisfação com a vida. Para Avaliação Nutricional será utilizado um questionário na versão integral do Mini Nutritional Assessment Questionnaire (MNA) e para avaliar a Composição Corporal será utilizado a bioimpedância Biodynamics. Será feita também analise bioquímica dos participantes e por último avaliação do Consumo Alimentar. Espera-se com esses resultados possibilitar evidências científicas dentro da modalidade no sentido de justificá-la como uma forma de exercício físico capaz de operar na saúde biológica e emocional do praticante idoso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Marina Pereira Gonçalves - Integrante / Ferdinando Oliveira Carvalho - Integrante / ARILSÂNGELA DE JESUS CONCEIÇÃO - Integrante / GRAZIELA CAVALCANTE ARAÚJO - Integrante / MARCOS PAULO ALVES - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2014 - 2016
RESPOSTAS GLICÊMICAS E DA FUNÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO-2 PÓS-EXERCÍCIO RESISTIDO DE DIFERENTES INTENSIDADES
Descrição: The study herein aimed to compare glucose concentration and hyperglycemic responses of 24h after resistance exercise (RE) performed in different intensities in patients with type-2 diabetes (T2D). Twelve women with T2D (55.2±4.0 years; 70.1±11.4 kg; 155.7±3.3 cm) performed four experimental sessions divided in two blocks separated by seven days and in a randomized order, being: block-A (session-1: Control ? CONT40% and session-2: RE 40% of the one repetition maximum test ? 1RM) and block-B (session-3: CONT80% and session-4: RE 80%1RM). The RE sessions were performed during 40min with three circuits of seven exercises each, being 40%1RM with 16 and 80%1RM with 8 repetitions each set. Glucose was monitored during 24h of each experimental session by continuous glucose monitoring system. ANOVA One-way for repeated measures showed that AUC glucose reduced (p<0.05) after 40%1RM (193,738±33,186 mg.dL-1 x 1,380min-1) when compared to CONT40% (263,937±26,665 mg.dL-1 x 1,380min-1), CONT80% (254,721±35,836 mg.dL-1 x 1,380min-1) and 80%1RM (263,966±62,795 mg.dL-1 x 1,380min-1). Hyperglycemia (>160 mg.dL-1) was less prevalent (p<0.05) during total period after 40%1RM (20.8±21.2%) when compared to CONT40% (77.4±18.3%), CONT80% (69.4±24.6%) and 80%1RM (66.0±33.7%). There was lower hyperglycemic state in 40%1RM (p<0.05) vs. CONT40%, CONT80% and 80%1RM after breakfast (1:25±0:54h vs. 4:00±0:00h, 3:40±0:53h and 3:25±1:09h, respectively), lunch (1:25±2:03h vs. 4:55±0:17h, 4:25±1:26h and 3:40±2:06h, respectively) and dinner (0:15±0:27h vs. 3:15±0:45h, 3:25±0:47h and 2:50±1:31h, respectively). During sleeping period, there was lower hyperglycemic state (p<0.05) in 40%1RM (0:20±0:39h) vs. 80%1RM (4:05±3:08h). A single low intensity RE (40%1RM) decreases hyperglycemic prevalence during 24h and ameliorates glucose control in post-meals and sleeping periods in T2D women..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Loumaíra Carvalho da Cruz - Integrante / KAROLINE T. P. DE ANDRADE - Integrante.
2014 - Atual
Variabilidade da frequência cardíaca, pressão arterial e empatia: correlatos fisiológicos e psicológicos
Descrição: O presente estudo tem como problema de pesquisa a análise sobre relações entre a atividade autonômica cardíaca e a empatia, em grupos de jovens controlados pelo nível de atividade física e seu principal objetivo é avaliar se existem relações entre a empatia situacional e a empatia constitucional com indicadores fisiológicos de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e pressão arterial (PA) obtidos em momentos pré, durante e pós diferentes estímulos visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Integrante / Leonardo Rodrigues Sampaio - Coordenador.
2013 - 2017
Ten weeks of capoeira progressive training improved cardiovascular parameters in male practitioners
Descrição: BAC KGROU ND: The present study analyzed the effects of ten weeks of Capoeira progressive training program on the cardiovascular parameters of male practitioners. METHOD S: Participants were assigned into two groups (capoeira, N.=10; 25.4±3.3 years; 24.2±2.2 kg.m2(-1) and Control, N.=08; 29.6±6.3 years; 26.4±4.4 kg.m2(-1)). The Capoeira group performed ten weeks of Capoeira progressive training program, being one session per week lasting 90 minutes each. The control group was instructed to avoid any exercise training program or intense physical activities during the experimental period. The blood pressure (BP), heart rate (HR ), and rate pressure product (RPP ), as well as HR variability (HR V) indicators were evaluated on resting, before and after intervention. RE SUL TS: A two-way ANOVA revealed a main effect of group by time interaction to HR (F=6.649, η2=0.379; P=0.02), and HR V indicators (RR i: F=5.752, η2=0.313; rMSSD: F=4.652, η2=0.283; SD1: F=4.694, η2=0.409, and pNN50: F=5.561, η2=0.360; P<0.05). A main effect of time condition was verified for capoeira group (P<0.05) on HR (Δ=-6.6±6.0 bpm), RR i (Δ=80.1±65.4 ms), rMSSD (Δ=14.1±11.6 ms), SD1 (Δ=10.0±8.2 ms), and pNN50 (Δ=11.3±9.7%). The between groups analysis identified significant differences (P<0.05) for the HR after intervention (capoeira: -8.6±6.9% vs. control: -0.7±3.9%). The comparison between capoeira vs. control for HR V indicators (RR i: Δ=10.1±8.5% vs. 0.9±7.6%; rMSSD: Δ=37.8±32.9% vs. 2.9±31.3%; pNN50: Δ=96.2±78.7% vs. 0.3±54.1%; and SD1: Δ=37.7±32.9% vs. 6.5±24.4%; respectively) differed to each other (P<0.05). CO NCLU SIO NS: Our findings showed that ten weeks of capoeira progressive training program improves both autonomic and cardiovascular parameters in male practitiooners..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Herbert Gustavo Simões - Integrante / Alfredo Anderson Teixeira de Araújo - Integrante / Aristeu Oliveira dos Santos - Integrante.
2013 - 2016
Aerobic Exercise and Eucalyptus Globulus: Cardio- Affective Effects on Recovery and Stress
Descrição: Introduction: It is necessary to investigate the interrelation between physical exercise and aromatherapy, regarding cardiovascular and affective functions of human. Thus, the aim of this study was to evaluate the effects of aerobic exercise (AE) and eucalyptus essential oil (EO) in cardiovascular and affective responses. Methods: Twelve adults (19-39 years) performed in a randomized order in different days: 1. AE session; 2. Inhalation of EO session; 3. AE + EO session and; 4. Control session. In each session remained at rest over 15min plus 5min to inhaling EO or blank air in Control session. The AE was 15 min run/walk at 80-85% of maximum heart rate. After recovery (30 min) the Cold Pressor Test (CPT) was applied. At rest, recovery and during CPT were measured cardiovascular and affective variables. Results: The variation of systolic blood pressure in the CPT was attenuated by AE + EO (12.3 ± 14.9 mmHg) and EO (12.6 ± 6.7 mmHg) compared to Control (17.3 ± 6.5 mmHg; P < 0.05). AE + EO increased pleasure in recovery (1′ = 1.2 ± 1.9 pts and 30′= 0.6 ± 1.1 pts) and reduced displeasure in stress (-3.4 ± 1.7 pts) when compared to Control in recovery (1′= -0.5 ± 1.4 pts and 30′= -0.7 ± 1.5 pts, respectively; P < 0.05) and stress (-4.6 ± 1.8 pts; P < 0.05). Conclusions: We conclude that aerobic exercise and eucalyptus essential oil attenuated cardiovascular responses and modulated the affect on recovery and stress..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Loumaíra Carvalho da Cruz - Integrante / Jackson Roberto Guedes - Integrante / Alfredo Anderson Teixeira-Araújo - Integrante / Xirley Pereira Nunes - Integrante.
2013 - 2015
Respostas de pressão arterial, dinâmica simpato-vagal e glicemia de professores universitários 24h pós-exercício resistido em diferentes intensidades
Descrição: Introdução: As doenças cardiometabólicas têm aumentado significativamente os gastos públicos, pois, medicamentos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde. Ação louvável do governo, porém, onerosa e que pode acomodar a população a buscar apenas o tratamento medicamentoso. Nesse sentido, a proposição de novas metodologias de controle da saúde cardiometabólica, como exemplo, a realização de exercício físico nas suas diferentes características, poderia contribuir na conscientização dos diferentes grupos populacionais, especialmente os que são acometidos com alto nível de estresse durante suas atividades laborais (exemplo, professores universitários), diminuindo assim a busca e/ou necessidade pelo tratamento medicamentoso. Objetivo: Investigar as respostas de pressão arterial, dinâmica simpato-vagal e glicemia em professores universitários pós-sessões de exercício resistido em diferentes intensidades. Métodos: A amostra será composta por 20 professores universitários do sexo masculino, aparentemente saudáveis, entre 30 e 40 anos, com pressão arterial de repouso não mais que 130/85 mmHg para sistólica/diastólica e livre de problemas ósteo-mio-articulares que venham comprometer a participação na pesquisa. Após realização de teste de uma repetição máxima (1RM) nos exercícios Cadeira extensora, Supino na máquina, Cadeira flexora, Puxada alta, Leg press e Remada sentada, os indivíduos serão convidados a realizar em dias distintos, separados por 7 dias e numa ordem randomizada, 3 sessões experimentais, sendo: 1. Sessão de exercício a 40% 1RM; 2. Sessão de exercício a 80% 1RM e; 3. Sessão controle sem a realização de exercício. Em cada sessão, os indivíduos ficarão sentados por 20min (período pré-intervenção) para verificar a pressão arterial, a variabilidade da frequência cardíaca e a glicemia, logo após iniciarão as sessões experimentais com duração de cerca de 45 minutos cada. Após as sessões experimentias, será realizado o período pós-intervenção com a monitoração da pressão arterial (MAPA - Meditech), da variabilidade da frequencia cardíaca (Polar RS-800-CX) e da glicemia (Guardian, MedTronic), por um periodo de 24h durante as atividades da vida diária (a cada 15min durante a vigília e 30min durante o sono), considerando um periodo de aula universitária. Nas sessões de exercício resistido, os participantes realizarão 3 séries com 16 repetições cada (40% 1RM) e 3 séries com 8 repetições cada (80% 1RM). O intervalo de recuperação entre séries será de 60 e 90 segundos e entre exercícios e circuitos de 120 segundos (40% 1RM e 80% 1RM, respectivamente). ANOVA two-way para medidas repetidas será realizada com Post-hoc de tukey para identificação dos pares de diferenças (p<0,05 - Statistica® versão 7.0). Projeto Aprovado com Apoio Financeiro do (R$ 20.000,00) do Edital 017/2013 - Universal Pós-UNIVASF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Loumaíra Carvalho da Cruz - Integrante / Alfredo Anderson Teixeira de Araújo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Vale do São Francisco - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS DURANTE A RECUPERAÇÃO E EXERCÍCIO RESISTIDO ISOMÉTRICO
Descrição: O óleo essencial de eucalipto (OEE) apresenta potencial terapêutico no sistema cardiovascular, com possibilidades de atuação no tônus autonômico e redução da sobrecarga cardiovascular. As condições hemodinâmicas podem se alterar durante a exigência física e oferecer um quadro aumentado de risco cardiovascular, especialmente para indivíduos idosos. Nesse sentido, estratégias de preservação da demanda cardiovascular e controle autonômico nessa população em condições de repouso e/ou exercício são necessárias. O objetivo desse estudo foi investigar o efeito do OEE nas respostas cardiovasculares de recuperação e durante séries de exercício resistido isométrico submáximo em idosos. Vinte indivíduos idosos do sexo masculino (69,1 ± 5,7 anos; 75,3 ± 12,3 kg; 168,0 ± 6,0 cm; 26,6 ± 3,8 kg.m2(-1)) participaram do estudo. Foram excluídos da amostra os voluntários que apresentaram alguma doença séria conhecida segundo os critérios de estratificação do risco do American College of Sports Medicine. Em ordem randomizada cruzada, os voluntários foram submetidos a: 1) Sessão experimental através da inalação de OEE e; 2) Sessão controle (Cont) sem a inalação de OEE. Após as sessões 1 e 2, os voluntários permaneceram na recuperação durante um período de 60 min, em ambiente com temperatura controlada e sentados confortavelmente. Após esse período foram realizadas 3 séries de 1 min cada, com intervalo de recuperação de 1 min, de exercício resistido isométrico em membro superior dominante e em intensidade de 30% da contração voluntária máxima (ERI-30%) mensurada previamente. Medidas de frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), duplo produto (DP) e intervalos R-R (RRi) da Variabilidade da Frequência Cardíaca foram realizadas no repouso durante 20 min, na recuperação durante 60 min e durante as 3 séries (set) de ERI-30%. Os indicadores da VFC foram analisados a partir do domínio do tempo (RRi) e da frequência (LF, HF e LF/HF). Test t pareado e ANOVA para medidas repetidas com Post Hoc de LSD foram empregados (p<0,05; Statistica® versão 5.1). Aos 60 min da recuperação ocorreram diferenças no ∆FC (OEE: -5,2 ± 1,0 bpm vs. Cont: -3,7 ± 0,9 bpm; p<0,05) e no ∆DP (OEE: -546,2 ± 128,1 mmHg*bpm vs. Cont: -270,7 ± 113,4 mmHg*bpm; p<0,05). O DP foi reduzido ao analisar a área total abaixo da curva (AAC-Total) na sessão OEE em comparação a área do repouso (AAC-Rep) pré-sessão (AAC-Rep: 9139,8 ± 1839,3 mmHg*bpm/min vs. AAC-Total: 8781,1 ± 1607,5 mmHg*bpm/min; p<0,05). Na sessão OEE, ocorreu aumento no RRi durante as três séries de ERI-30% comparadas ao repouso (Rep: 844,21 ± 111,8 ms vs. 1set: 870,2 ± 105,0 ms, 2set: 865,5 ± 94,5 ms e 3set: 866,9 ± 90,7 ms; p<0,05). Ao contrário da sessão OEE, na sessão controle a PA sistólica apresentou AAC-Total aumentada em relação ao repouso (AAC-Rep: 128,6 ± 14,3 mmHg/min vs. AAC-Total: 132,1 ± 14,4 mmHg/min; p<0,05), bem como, FC aumentada nas séries 2 e 3 de ERI-30% (repouso: 68,4 ± 9,0 bpm vs. set1: 68,7 ± 7,8 bpm; set2: 70,3 ± 8,8 bpm e; set3: 70,4 ± 8,3 bpm; p<0,05). Conclui-se que o OEE pode modular o intervalo RR da VFC e a FC durante o ERI-30%, bem como atenuar a FC e DP na recuperação de sua inalação. Ainda, uma possível ação do OEE em indivíduos idosos pode estar contribuindo com as reduzidas respostas de DP e manutenção da PA sistólica ao analisar recuperação e ERI-30% integrados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Charles Vieira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2011 - 2016
Eight weeks of Capoeira progressive training program increases flexibility of beginners
Descrição: Background No study has investigated the alterations in the flexibility of beginners using an experimental protocol with basic techniques of Capoeira. Purpose To analyze the effects of 8 weeks of Capoeira progressive training program on the flexibility of beginners. Methods Twenty-one individuals divided in two groups (Capoeira: n = 13; 26.1 ± 7.2 years; 22.7 ± 2.7 kg m2(-1) and control: n = 08; 27.1 ± 0.5 ears; 24.3 ±3.3 kg m2(-1)) participated in the study. The Capoeira group performed 8 weeks of Capoeira progressive training program (two sessions per week lasting 60 min each).The experimental protocol used was exclusively based on the basic techniques of a programmed Capoeira training system. Before and after the intervention, measurements were performed aiming to analyze (1) trunk flexion flexibility through a sit-and-reach test using a Wells? Bench (WBtf), (2) passive tension (PThf), and (3) maximum amplitude of hip flexion (MAhf) through goniometry. Results A two-way ANOVA revealed a main effect of group by time interaction to PThf (F = 11.797; P = 0.003; gp 2 = 0.383) andMAhf (F = 9.650; P = 0.006; gp 2 = 0.337). No significant main effect of group by time interaction occurred to WBtf (F = 3.320; P = 0.084; gp 2 = 0.149). The relative changes (D %) before and after the intervention in both groups showed that the Capoeira group significantly differed to the control group in the PThf (Capoeira: 46.2 ± 29.9 % vs. control: 5.7 ± 27.6 %; P = 0.003) and MAhf (Capoeira: 22.4± 24.5 % vs. control: -6.1 ± 13.1 %; P = 0.006). Conclusion Eight weeks of Capoeira progressive training program resulted in a significant improvement in angular flexibility for beginners..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / JOSÉ FERNANDO VILAS NOVAS MORAES - Integrante / Ferdinando Oliveira Carvalho - Integrante / Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho - Integrante / ALEXANDRE HIDEKI OKANO - Integrante / RODRIGO CAPPATO DE ARAÚJO - Integrante.
2010 - 2017
Aptidão aeróbia prediz o tempo de consume de ar no equipamento autônomo de proteção respiratória durante tarefa física de bombeiros
Descrição: Objetivo: Investigar a aptidão aeróbia na predição do tempo de consumo de ar durante tarefa física de bombeiros a partir do equipamento de proteção respiratória (T_EPR). Método: Vinte bombeiros foram divididos em dois grupos: G1 (n=10; 28,0±3,1 anos) para geração da equação preditiva do T_EPR e G2 (n=10; 25,4±2,3 anos) para validação da equação preditiva. Os grupos realizaram dois testes de desempenho em dias distintos: 1) 1600m de corrida em máxima intensidade para determinar a velocidade média (Vm1600) e a frequência cardíaca máxima; 2) corrida/caminhada em intensidade submáxima entre 88?92% da frequência cardíaca máxima. No segundo teste, os bombeiros estavam equipados com roupa de proteção (botas, luvas, capa, capacete e balaclava) e equipamento de proteção respiratória. O T_EPR (correspondente a 1020 litros de ar pressurizado), lactate sanguíneo, frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço foram mensurados. Resultados: A regressão linear do G1 (T_EPR vs. Vm1600) resultou na seguinte equação de predição: T_EPR= 0,0442*Vm1600 (m.min-1) + 4,5029 (r= 0,85; EPM= 0,73; p<0,001). Quando analizado em G2, o T_EPR medido e predito a partir da equação gerada em G1, não foi encontrada diferença significante (T_EPR medido= 15,5±2,5 min vs. T_EPR predito= 14,7±0,4 min; p=0,21). Alta correlação (r=0,95; EPM= 0,79; p<0,001) e concordância na média das diferenças (0,9 min [-3,1/+4,8]) também foi encontrada. Conclusão: A aptidão aeróbia apresentou alta correlação com o T_EPR. Em adicional, a equação preditiva proposta foi considerada valida em estimar o T_EPR durante tarefa física de bombeiros, o que pode ter aplicação prática na atividade laboral dessa população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / FRANCISCO LO COSTA - Integrante / JOSÉ FERNANDO VILAS NOVAS MORAES - Integrante / Herbert Gustavo Simões - Integrante / ANDRÉ LUIZ DEMANTOVA GURJÃO - Integrante / Flávio de S Araújo - Integrante.
2010 - 2016
Influência do polimorfismo I/D do gene da ACE sobre as respostas cardiovasculares, metabólicas, morfológicas e funcionais de um programa de treinamento físico em diabéticos e hipertensos (APROVADO-Ed.UNIVERSAL-CNPq)
Descrição: O objetivo do estudo foi investigar os efeitos de diferentes métodos de TR na pressão arterial (PA) e capacidade funcional de pré-hipertensos. Vinte e nove homens foram divididos em grupos: TR Dinâmico?TRD (n=9; 50,7±5,7 anos; 31,3±4,9 kg.m-2), TR Isométrico?TRI (n=10; 50,8±5,8 anos; 28,5±4,4 kg.m-2) e Controle?CON, (n=10; 50,6±5,2 anos; 29,0±4,0 kg.m-2). As intervenções ocorreram durante 12 semanas, com intensidade fixada em 60% de uma repetição máxima (1RM). Pré e pós-intervenções foram realizados a monitorização ambulatorial da PA (ABPM) e analisados os períodos das 24h, vigília e sono. Testes de 1RM em 6 exercícios para grandes grupos musculares e teste aeróbio incremental máximo em cicloergômetro foram realizados. Não ocorreu efeito principal de tempo e nem interação tempo X grupo na PA sistólica e frequência cardíaca (p>0,05). Um efeito principal do tempo para o grupo TRI ocorreu na PA diastólica (PAD) 24h (∆= -2,7±4,4 mmHg; P<0,05) e vigília (∆= -3,8±4,9 mmHg; P<0,05) e carga pressórica (CP) da PAD na vigília (∆= -14,5±22,6%; P<0,05). A força total obtida no teste de 1RM diferiu entre grupos (TRD: ∆= 43,1±10,6% vs. TRI: ∆= 24,1±7,1% vs. CON: ∆= 4,2±11,5%; P<0,01). Diferenças entre grupos também ocorreu na potência máxima aeróbia (TRD: ∆= 22,9±10,7% vs. TRI: ∆= 12,9±6,1% vs. CON: ∆= -2,1±7,4%; P<0,05). Conclui-se que, 12 semanas de TRI reduz a PAD 24h e vigília, bem como a CPPAD na vigília. Ainda, apesar de uma menor magnitude que o TRD, o TRI aumentou a força e a aptidão aeróbia de maneira significativa em homens pré-hipertensos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / REGINALDO LUIZ DO NASCIMENTO - Integrante / Flávio de S Araújo - Integrante / EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2014
Combined exercise circuit session acutely attenuates stress-induced blood pressure reactivity in healthy adults
Descrição: Objective: To investigate the blood pressure (BP) responses to cardiovascular stress test after a combined exercise circuit session at moderate intensity. Method: Twenty individuals (10 male/10 fem; 33.4±6.9 years; 70.2±15.8 kg; 170.4±11.5 cm; 22.3±6.8% body fat) were randomized in a different days to control session with no exercise or exercise session consisting of 3 laps of the following circuit: knee extension, bench press, knee flexion, rowing in the prone position, squats, shoulder press, and 5 min of aerobic exercise at 75-85% of age-predicted maximum heart rate and/or 13 on the Borg Rating of Perceived Exertion [scale of 6 to 20]. The sets of resistance exercise consisted of 15 repetitions at ~50% of the estimated 1 repetition maximum test. Systolic blood pressure (SBP) and diastolic blood pressure (DBP) were measured at rest and during 1h of recovery in both experimental sessions. After that, blood pressure reactivity (BPR) was evaluated using the Cold Pressor Test. Results: During 1h of exercise recovery, there was a reduction in SBP (3-6 mmHg) and DBP (2-5 mmHg) in relation to pre-session rest (p<0.01), while this reduction was not observed in the control session. A decline in BPR (4-7 mmHg; p<0.01) was observed 1h post-exercise session, but not in the control session. Post-exercise reductions in SBP and DBP were significantly correlated with BPR reductions (r=0.50-0.45; p<0.05). Conclusion: A combined exercise circuit session at moderate intensity promoted subsequent post-exercise hypotension and acutely attenuated BPR in response to a cardiovascular stress test. In addition, the post-exercise BP reduction was correlated with BPR attenuation in healthy adults of both genders..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Indicadores antropométricos, mas não a aptidão aeróbia, se associam com a reatividade vascular de pressão arterial em homens
Descrição: O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre indicadores antropométricos e aptidão aeróbia com a reatividade vascular de pressão arterial (RVPA) em homens saudáveis. Quarenta indivíduos do sexo masculino (27.3 ± 6.3 anos; 77.2 ± 11.5 kg; 175.7 ± 6.9 cm) realizaram medidas de índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), relação cintura/quadril (RCQ), percentual de gordura (%G), consumo máximo de oxigénio (VO2max) e um teste de RVPA (Cold Pressor Test ? CPT) com imersão da mão em água a 4º Celsius durante 1 minuto. Não ocorreu associação entre aptidão aeróbia (VO2max abaixo ou acima da média e teste de correlação) com RVPA (p> 0.05). Indicadores antropométricos como IMC (r= 0.31 / 0.54), CC (r= 0.30 / 0.49), RCQ (r= 0.30 / 0.36) e %G (r= 0.31 / 0.35) demonstraram correlações significativas com RVPA (p< 0.05), contudo, somente a CC durante o CPT (β= 0.30 / 0.43) e o IMC após o CPT (β= 0.54 / 0.81) foram preditores da RVPA (p≤ 0.05). Conclui-se que indicadores antropométricos apresentaram correlações independentes com a RVPA, contudo, apenas a CC (durante) e o IMC (após) se mostraram preditores significativos da RVPA, o que sugere que a adiposidade corporal, independente da aptidão aeróbia, tenha importante papel como fator de risco para a doença cardiovascular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / RICARDO ARIEL COSTA - Integrante / REGINALDO LUIZ DO NASCIMENTO - Integrante / Francisco Navarro - Integrante / Mario Sevilio Junior - Integrante.
2010 - 2012
Frequency of resistance training predicts levels of anxiety and depression in Brazilian women
Descrição: The aim of this study was to verify the association between regular resistance training (RT) and related variables with anxiety and depression scores in Brazilian women. So, 154 RT practitioners (40.9±8.6 years; 61.7±9.9 kg; 160.0±5.0 cm) and 113 sedentary (39.0±8.0 years; 64.2±11.2 kg; 160.0±6.0 cm) women participated in the study. Participants answered the Hospital Anxiety and Depression Scale and sociodemographic questions related to physical exercise. Statistical differences between groups occurred to anxiety (RT: 0.75±0.48 vs. Sedentary: 1.07±0.57; P<0.001) and depression (RT: 0.84±0.34 vs. Sedentary: 1.02±0.40; P<0.001). Weekly frequency of RT significantly predicted anxiety [β = -0.165; F (1.138) = 6.39; P=0.05)] and depression [β = -0.213; F (1.138) = 6.46; P=0.01)]. In conclusion, Brazilian women who practice RT present lower anxiety and depression levels. Besides, a higher weekly frequency of RT predicts lower depression and anxiety scores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Integrante / Marina Pereira Gonçalves - Coordenador / JOSÉ FERNANDO VILAS NOVAS MORAES - Integrante / Flávio de S Araújo - Integrante / Marivane Reis Britto - Integrante / Maria Aline Rodrigues de Moura - Integrante / Letícia Coelho de Oliveira - Integrante.
2006 - 2016
Impact of ACE I/D gene polymorphism on blood pressure, heart rate variability and nitric oxide responses to the aerobic exercise in hypertensive elderly
Descrição: Objective: To analyse the impact of ACE I/D gene polymorphism on blood pressure (BP), heart rate variability (HRV) and nitrite (NO2-) 24h responses to a bolt of moderate aerobic exercise. Methods: Twenty seven hypertensive elderly were genotyped to ACE I/D gene polymorphism (D/D: n=9; I/D: n=9; I/I: n=9) and performed a bolt of aerobic exercise at 90% of anaerobic threshold. Measurements of mean arterial pressure (MAP), HRV (R-Ri) and NO2- were performed before and during 24h post-aerobic exercise session. Results: The D/D genotype showed impaired MAP responses (Δ) in the nocturnal sleep (10:30pm to 06:30am) post-aerobic exercise when compared to rest (D/D= -4.2±8.1 mmHg; p>0.05, I/D= -9.2±9.1 mmHg; p<0.05 and I/I= -7.0±6.9 mmHg; p<0.05). Besides, in daytaime of 06:30am to 10:30am (next day) higuer values of ΔMAP occur between D/D= 4.7±4.6 mmHg vs. I/D = -2.0±13.0 mmHg; p<0.05. The carriers of the D allele, in addition to not release NO2- significantly post-aerobic exercise session (p>0.05), showed reduced ΔNO2- between genotypes right after aerobic exercise (D/D= 12.8±135.3 μM and I/D= -8.7±69.0 μM vs. I/I= 132.9±188.7 μM; p<0.05). Reduced ΔR-Ri post-aerobic exercise session occured when compared to rest (D/D= 1h: -0.08±0.09 s; p<0.05 and 24h: -0.08±0.11 s; p<0.05). Conclusion: Elderly hypertensive individuals carrying the D/D genotype of the ACE gene showed impaired responses of BP post-aerobic exercise, especially during sleep, and reduced HRV during the 24h post-aerobic exercise. Besides, to ACE genotypes with the presence of D allele (D/D and I/D) was impaired release of NO2- in moments post-aerobic exercise session. Objective: To analyse the impact of ACE I/D gene polymorphism on blood pressure (BP), heart rate variability (HRV) and nitrite (NO2-) 24h responses to a bolt of moderate aerobic exercise. Methods: Twenty seven hypertensive elderly were genotyped to ACE I/D gene polymorphism (D/D: n=9; I/D: n=9; I/I: n=9) and performed a bolt of aerobic exercise at 90% of anaerobic threshold. Measurements of mean arterial pressure (MAP), HRV (R-Ri) and NO2- were performed before and during 24h post-aerobic exercise session. Results: The D/D genotype showed impaired MAP responses (Δ) in the nocturnal sleep (10:30pm to 06:30am) post-aerobic exercise when compared to rest (D/D= -4.2±8.1 mmHg; p>0.05, I/D= -9.2±9.1 mmHg; p<0.05 and I/I= -7.0±6.9 mmHg; p<0.05). Besides, in daytaime of 06:30am to 10:30am (next day) higuer values of ΔMAP occur between D/D= 4.7±4.6 mmHg vs. I/D = -2.0±13.0 mmHg; p<0.05. The carriers of the D allele, in addition to not release NO2- significantly post-aerobic exercise session (p>0.05), showed reduced ΔNO2- between genotypes right after aerobic exercise (D/D= 12.8±135.3 μM and I/D= -8.7±69.0 μM vs. I/I= 132.9±188.7 μM; p<0.05). Reduced ΔR-Ri post-aerobic exercise session occured when compared to rest (D/D= 1h: -0.08±0.09 s; p<0.05 and 24h: -0.08±0.11 s; p<0.05). Conclusion: Elderly hypertensive individuals carrying the D/D genotype of the ACE gene showed impaired responses of BP post-aerobic exercise, especially during sleep, and reduced HRV during the 24h post-aerobic exercise. Besides, to ACE genotypes with the presence of D allele (D/D and I/D) was impaired release of NO2- in moments post-aerobic exercise session..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Herbert Gustavo Simões - Integrante / Marcelo Pereira Magalhães de Sales - Integrante / Hugo Alexandre de Paula Santana - Integrante / Otávio de Tolêdo Nóbrega - Integrante / PAULO T.V. Farinatti - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2008
IDENTIFICATION OF LACTATE, GLYCEMIC AND VENTILATORY THRESHOLDS AND THE EFFECTS OF RESISTANCE EXERCISE INTENSITY IN BLOOD GLUCOSE IN TYPE 2 DIABETICS
Descrição: The aim of this study were: 1) to identify the incidence and compare the lactate (LT), glycemic (IGT) and ventilatory thresholds (VT) in cycle ergometer, as well as the lactate (LT) and glycemic thresholds (GT) in resistance exercise in type 2 diabetics; 2) to correlate the thresholds on cycle ergometer with the thresholds determined on resistance exercises; 3) to verify the effects of resistance exercise intensity on blood glucose response. The subjects that participated on cycle ergometer study were 19, (17 type 2 diabetics and 2 insulin resistance subjects - 54.9±12.6 years; 83.3±17,4 kg). Additionally 9 male subjects (47.2±12.4 years; 87.6±20 kg) participated in the resistance exercise study. At the first were measured the biometric profiles, maximal oxygen consumption (VO2máx), the maximal load test (1RM), fasting blood glucose, blood pressure, time of illness and kind of treatment used. An incremental test in cycle ergometer with increments (15 Watts) at each 3 minutes, as well as an incremental test in leg press and bench press exercises with stages of 30 repetitions (10/20/25/30/35/40/50/60/70/80 and 90% 1RM) were applied. Moreover, a constant-load tests (3 circuit with 6 exercise) below (23%1RM) and above (43%1RM) the lactate and glycemic thresholds and a control session were randomly performed. During the incremental tests, as well as during 120 minutes after the constant-load tests, blood lactate, blood glucose, ventilatory parameters, heart rate and rating of perceived exertion were measured. It was concluded that it was possible to identify the LT and GT in resistance exercise by different methods for individuals with type 2 diabetes with no differences between them. Besides, the AT was identified by means of the techniques studied, among type 2 diabetics and non-diabetics. Despite the differences between the groups with regard to absolute intensities (watts), diabetes did not appear to influence the relative intensities at which the AT was observed. The AT presented a correlation with body composition and a trend towards correlation with ambulatory blood glucose, thus suggesting that the AT is an important parameter in clinical assessments for such patients..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Herbert Gustavo Simões - Integrante / Gisela Arsa - Integrante / Hildeamo Oliveira - Integrante / Carmen Sílvia Grubert Campbell - Integrante / LIMA, L.C.J. - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
CAPOEIRA NA UNIVASF
Descrição: APRESENTAÇÃO: A Capoeira é uma arte/esporte genuinamente nacional. Criada em terras brasileiras através de influências de culturas africanas, bem como, de condições ambientais da época da escravidão, vem cada vez mais ganhando sua popularização e valorização como instrumento de educação, artístico e esportivo. Na atualidade, a Capoeira está inserida em mais de 200 países, contribuindo a partir de seus fundamentos e tradições, com a formação cultural-brasileira, rítmica, educacional e físico-esportiva dos participantes dessa modalidade nos diferentes locais de sua prática. Em função da riqueza de conteúdos da Capoeira (artísticos, culturais, esportivos, rítmicos, etc.), na atualidade a Capoeira se encontra inserida nos diversos segmentos de ensino da sociedade, dentre eles, escolas de nível infantil, fundamental, médio e superior. Em destaque ao nível superior, vários cursos de graduação de Instituições de Ensino no Brasil apresentam essa disciplina (Capoeira) na grade curricular como componente obrigatório, como exemplo, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no curso de Educação Física (Cefis). Entretanto, essa condição diz respeito à formação de futuros professores de Educação Física com conhecimento básico na modalidade para assim transmitirem na iniciação do esporte aos seus futuros alunos ou clientes. Por outro lado, a oferta da modalidade (Capoeira) à comunidade acadêmica e local ainda está reduzida em ambientes propícios a sua prática (academias, ginásios, centros de treinamento e universidades), o que poderia, sobretudo, contribuir para diversos aspectos positivos (artísticos, culturais, físicos e esportivos) na população que viesse a praticá-la. O ensino da Capoeira requer conhecimento especializado na modalidade, ou seja, o professor ter, em acordo ao seu instituto de formação, a exigência mínima na graduação para ministrar aulas, bem como, também ter conhecimento em Educação Física, de preferência com formação em nível superior, o que em conjunto a formação capoeiristica, cercaria as necessidades básicas para o ensino da modalidade para diferentes grupos ou segmentos populacionais. Nesse sentido, a oferta da modalidade Capoeira nas dependências da Univasf, poderia contribuir para a aderência tanto de acadêmicos e funcionários como da comunidade local, os quais iriam ter a disposição os diversos benefícios (artísticos, culturais, físicos e esportivos) da modalidade, além, fundamentalmente de ter mais uma opção proporcionada pela extensão universitária em prol da população/comunidade. Ainda, torna-se importante destacar que um projeto de extensão universitária com a modalidade Capoeira teria grande aplicação prática na absorção de estudantes do Curso de Educação Física para assim realizarem seus estágios curriculares obrigatórios, vivenciando a modalidade com supervisão externa e especializada de um professor capacitado no projeto. OBJETIVO: Promover o ensino da Capoeira a comunidade acadêmica da Univasf (estudantes, técnicos e professores) e local (população em geral) através de instrução especializada na modalidade. METODOLOGIA: Frequência semanal das aulas: Duas vezes, sendo nas terças e quintas-feiras (1ª turma) e segundas e quartas-feiras (2ª turma); Horário das aulas: 1ª turma: das 19 às 21h; Local: Espaço de convivência da Univasf/Juazeiro; 2ª turma: Local: Sala 3 anexa do ginásio de esportes do Cefis-Univasf/Petrolina. Espera-se com o projeto difundir a modalidade Capoeira na comunidade em geral de modo a valorizar a mesma como patrimônio cultural imaterial da humanidade e opção de promoção de saúde e atividade física a população..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / Marcos Paulo Alves dos Santos - Integrante / EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO - Integrante.
2010 - 2012
Exercícios Físicos Combinados e Orientações Educacionais na Promoção da Saúde Psico-Social e na Prevenção e Controle da Obesidade, Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial (APROVADO-PROEXT-MEC)
Descrição: A proposta teve como objetivo principal desenvolver um projeto interdisciplinar com exercícios físicos associados a orientações educacionais na promoção da saúde psico-social e na prevenção e controle da obesidade, diabetes mellitus e hipertensão arterial em grupos com esses fatores de risco. O público alvo foi a população acima de 40 anos de idade e residentes nas cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Essas cidades juntas apresentam um total estimado em 550.000 habitantes. O número de beneficiados foi em torno de 60 indivíduos que apresentaram fatores de risco a saúde como obesidade, diabetes mellitus e hipertensão arterial. Ainda, 218 participantes (discentes, equipe de atuação, bolsistas, administrativo, convidados) também foram beneficiados com as ações propostas pelo projeto. O projeto, possibilitou uma contribuição ao aspecto social, contribuiu com a melhora da qualidade de vida de diferentes grupos com doenças de risco, e permitiu compreender algumas interações fisiológicas em adultos com fatores de risco a saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE
Descrição: APRESENTAÇÃO: Atualmente o presente projeto é desenvolvido nas dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). INTRODUÇÃO: Na sociedade tem sido grande o aumento da frequência de indivíduos com doenças cognitivas, sobrepeso/obesidade, hipertensão e diabetes. OBJETIVO: Desenvolver um Programa de Educação Tutorial (PET) interdisciplinar de Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado na Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na comunidade. METODOLOGIA: O público alvo será a população da cidade de Petrolina/PE (estimativa/2009, 281.851 habitantes). O programa será desenvolvido com indivíduos de diferentes faixas-etárias (adultos e adolescentes) de Petrolina/PE através de aulas de Capoeira. Os adultos poderão ser da comunidade em geral, enquanto os adolescentes serão advindos das entidades de recuperação socioeducativa (regime semi-aberto, provisório e fechado) da cidade de Petrolina/PE. A equipe multidisciplinar do Programa de Educação Tutorial (tutor e estudantes de Educação Física, Medicina, Psicologia, Farmácia e Enfermagem) atenderá os frequentadores das aulas de Capoeira a partir de metodologia inclusiva, pedagógica e sócio-educativa. Espera-se com o projeto possibilitar instrumentalização no ensino, pesquisa e extensão na área relacionada ao projeto aos estudantes envolvidos, bem como contribuir com a comunidade praticante da modalidade Capoeira em aspectos relacionados a saúde e inclusão sócio-educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Sérgio Rodrigues Moreira - Coordenador / EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO - Integrante / THAMIRES SANTOS DO VALE - Integrante / CAMILA CAMPOS BARROS DE SOUZA - Integrante / JOAO BATISTA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / SAMUEL PATRICIO DOS SANTOS - Integrante / FRANCELIO MATHUZALEM DE MENEZES LUZ - Integrante / RICARDO DIOGO ARAUJO DA COSTA - Integrante / DAVI LEITE RIBEIRO - Integrante / LORRANA KAYOLA DOS SANTOS BARROS - Integrante.Financiador(es): MEC/SESu - Bolsa.


Revisor de periódico


2008 - 2010
Periódico: Revista Brasileira de Ciência e Movimento
2009 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano
2009 - 2009
Periódico: International Journal of Medicine and medical Sciences
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
2010 - 2014
Periódico: Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
2010 - 2010
Periódico: Clinics (USP. Impresso)
2011 - 2011
Periódico: Journal of Sports Sciences (Print)
2011 - 2011
Periódico: Jornal de Pediatria (Impresso)
2012 - 2012
Periódico: Perceptual and Motor Skills
2013 - 2013
Periódico: Plos One
2013 - 2013
Periódico: Diabetes Research and Clinical Practice (Print)
2015 - 2015
Periódico: Journal of Endocrinology
2015 - 2015
Periódico: Physiology & Behavior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Avaliação Funcional e Metabólica.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Respostas hemodinâmicas e glicêmicas pós-exercício.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Prescrição de Exercícios para Populações Especiais.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Avaliação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Auxílio financeiro para participação em Congresso Internacional na Noruega/Oslo (European College of Sport Science -ECSS), FAP/DF - Fundo de Amparo a Pesquisa do Distrito Federal.
2004
HOMENAGEM por ser motivo de orgulho para a Instituição Faculdade Assis Gurgacz e para o Curso de Educação Física, Faculdade Assis Gurgacz - FAG.
2003
Arbítro de Futebol Oficial da Federação Paranaense de Futebol, Escola de Formação de Árbitros de Futebol - Federação Paranaense de Futebol.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
6ARAUJO, A. A. T.2018ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; DANTAS, E. M. ; SILVA, M. A. F. ; ARAUJO, F. S. ; MOREIRA, SR . Resistance Exercise Can Modify Cardiovascular Responses of Professors During Teaching and Sleep. ASIAN JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. In Press, p. 1-9, 2018.

2.
3CRUZ, L. C.2018 CRUZ, L. C. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; ANDRADE, K. T. P. ; ROCHA, T. C. O. G. ; PUGA, G. M. ; MOREIRA, S.R. . Low-intensity resistance exercise, but not high-intensity, reduces hyperglycemia and enhances glucose control during the 24 hours in type-2 diabetic women. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. In, p. 1-10, 2018.

3.
5ARAUJO, F. S.2018ARAUJO, F. S. ; RITTI-DIAS, R. M. ; NASCIMENTO, R.L. ; NUMATA FILHO, E. S. ; MOREIRA, S.R. . Effects of isometric resistance training on blood pressure and physical fitness of men. Motriz, v. 24, p. 1-8, 2018.

4.
7NASCIMENTO, R.L.2018NASCIMENTO, R.L. ; MOREIRA, SR ; CARNEIRO, M. V. O. ; NUMATA FILHO, E. S. ; OLIVEIRA, R. A. ; LIRANI, L. S. . Effect of Resistance Training and Red Wine Intake on Lipid Profile in Mice. JOURNAL OF EXERCISE PHYSIOLOGY ONLINE, v. 21, p. 112-121, 2018.

5.
4MOREIRA, S.R.2018MOREIRA, S.R.; NÓBREGA, O.T. ; SANTANA, H.A.P. ; SALES, M.M. ; FARINATTI, P.T.V. ; SIMÕES, H.G. . Impact of ACE I/D gene polymorphism on blood pressure, heart rate variability and nitric oxide responses to the aerobic exercise in hypertensive elderly. Revista Andaluza de Medicina Del Deporte, v. 11, p. 57-62, 2018.

6.
8SILVA, G. M.2018SILVA, G. M. ; ARAUJO, F. S. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; NASCIMENTO, R.L. ; SANTOS, G. A. ; MOREIRA, SR . Exercício físico e comprimento dos telômeros: uma revisão sistemática nas disfunções crônico-degenerativas. ConScientiae Saúde, v. 17, p. 211-218, 2018.

7.
2MELO, K. C. B.2018MELO, K. C. B. ; ARAUJO, F. S. ; CORDEIRO JUNIOR, C. C. M. ; ANDRADE, K. T. P. ; MOREIRA, SR . Pilates Method Training. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, p. 1-9, 2018.

8.
1MOREIRA, SÉRGIO R.2018 MOREIRA, SÉRGIO R.; TEIXEIRA-ARAUJO, ALFREDO A. ; NUMATA FILHO, EDUARDO S. ; MORAES, MILTON R. ; SIMÕES, HERBERT G. . Psychophysiological characterization of different capoeira performances in experienced individuals: A randomized controlled trial. PLoS One, v. 13, p. e0207276-16, 2018.

9.
11MOREIRA, S.R.2017 MOREIRA, S.R.; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; SANTOS, A. O. ; SIMÕES, H.G. . Ten weeks of Capoeira progressive training improved cardiovascular parameters in male practitioners. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (Testo stampato), v. 57, p. 289-298, 2017.

10.
16TEIXEIRA-ARAUJO, A. A.2017TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; GUEDES, J. R. ; CRUZ, L. C. ; NUNES, X. P. ; MOREIRA, S.R. . Aerobic Exercise and Eucalyptus Globulus: Cardio-Affective Effects on Recovery and Stress. International Journal of Cardiovascular Practice, v. 2, p. 1-6, 2017.

11.
12MOREIRA, S.R.2017MOREIRA, S.R.. MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NA CAPOEIRA: UMA ANÁLISE DA NOMENCLATURA ENTRE DIFERENTES GRUPOS. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 20, p. 674-686, 2017.

12.
13MOREIRA, S.R.2017MOREIRA, S.R.. DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 7, p. 140-162, 2017.

13.
9MOREIRA, SR2017MOREIRA, SR; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CAMARA, M. V. F. ; CARVALHO F.O. ; BEZERRA, T. A. ; SOUZA FILHO, A. N. ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; COSTA, E. C. . Heart rate, rating of perceived exertion and basic affective responses during different moments of a single Capoeira progressive training session. ARCHIVES OF BUDO SCIENCE OF MARTIAL ARTS AND EXTREME SPORTS, v. 13, p. 153-163, 2017.

14.
15TEIXEIRA-ARAUJO, A. A.2017TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CRUZ, L. C. ; NUMATA FILHO, E. S. ; MOREIRA, SR . Efeito dos intervalos entre séries na hipotensão pós-exercício resistido: uma revisão sistemática. ConScientiae Saúde, v. 16, p. 153-160, 2017.

15.
10CRUZ, L. C.2017CRUZ, L. C. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; ANDRADE, K. T. P. ; ROCHA, T. C. O. G. ; MOREIRA, SR . Low intensity resistance exercise attenuates the relationship between glucose and autonomic nervous system indicators during 24 hours in women with type 2 diabetes. SCIENCE & SPORTS, p. 1-9, 2017.

16.
14FARAH, B. Q.2017FARAH, B. Q. ; VIANNA, L. C. ; RODRIGUES, S. L. C. ; CORREIA, M. A. ; TEIXEIRA, A. L. ; ANDRADE, F. M. D. ; PEDROSA, R. P. ; MOREIRA, SR ; BARROS, M. V. G. ; WOLOSKER, N. ; CUCATO, G. G. ; RITTI-DIAS, R. M. . Effects of isometric handgrip training in patients with cardiovascular disease: rationale and design of the ISOPRESS network. Motriz, v. 23, p. 1-10, 2017.

17.
20MAZZOCCANTE, R. P.2016MAZZOCCANTE, R. P. ; MOREIRA, S.R. ; SOUSA, I. R. C. ; SOTERO, R. C. ; SIMOES, H. G. ; PUGA, G. M. ; CAMPBELL, C.S.G. . Diferentes ordens do exercício combinado: efeitos agudos de 24 horas sobre a pressão arterial de atletas. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte, v. 30, p. 873-882, 2016.

18.
32NASCIMENTO, M. M.2016NASCIMENTO, M. M. ; MOREIRA, SR ; KESTERING, C. ; AMORIM, M. C. C. . PET-Programa de educação tutorial: estrutura e ações nas cidades de São Raimundo Nonato-PI, Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Revista de Extensão, v. 12, p. 2-20, 2016.

19.
21GADELHA, A. B.2016GADELHA, A. B. ; MYERS, J. ; MOREIRA, SR ; DUTRA, M. ; SAFONS, M. ; Lima, RM . Comparison of adiposity indices and cut-off values in the prediction of metabolic syndrome in postmenopausal women. Diabetes & Metabolic Syndrome (Print), v. 10, p. 143-148, 2016.

20.
23FONTELES, A. I.2016FONTELES, A. I. ; MACHADO, D. G. S. ; AGRICOLA, P. M. D. ; NASCIMENTO NETO, L. I. ; MOREIRA, SR ; ELSANGEDY, H. M. ; CHAO, C. H. N. ; OKANO, A. H. . Reprodutibilidade do teste de caminhada de 6 minutos e marcadores autonômicos cardíacos em idosas ativas e sedentárias. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 18, p. 287-296, 2016.

21.
22GADELHA, A. B.2016GADELHA, A. B. ; NERI, S. G. R. ; SAFONS, M. P. ; MOREIRA, SR ; Lima, RM . Comparações entre índices de adiposidade corporal e pontos de corte na predição de incapacidade funcional em mulheres idosas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 18, p. 381-390, 2016.

22.
26CRUZ, L. C.2016CRUZ, L. C. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; ARAUJO, F. S. ; MOREIRA, SR . Independente da idade, mulheres frequentadoras de parque de lazer apresentam níveis de flexibilidade superiores aos de homens. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 1, p. 11-18, 2016.

23.
24NUMATA FILHO, E. S.2016NUMATA FILHO, E. S. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CRUZ, L. C. ; ARAUJO, F. S. ; MOREIRA, SR . Estilo de Vida Influencia Variáveis Antropométricas e Pressão Arterial em Adultos Jovens. Revista Saúde e Pesquisa, v. 9, p. 137-142, 2016.

24.
25ANDRADE, I. Y. T. P.2016ANDRADE, I. Y. T. P. ; CRUZ, L. C. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; ANDRADE, K. T. P. ; MOREIRA, S.R. . Efeitos do treinamento resistido na aptidão aeróbia de idosos saudáveis: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 3, p. 27-39, 2016.

25.
19MORAES, JOSÉ2016MORAES, JOSÉ ; LAITANO, ORLANDO ; SALES, MARCELO ; MOREIRA, SÉRGIO ; CARVALHO, FERDINANDO ; SOUZA, VINICIUS ; NÓBREGA, OTÁVIO ; CAMPBELL, CARMEN . Classic Genotypes of the ACE Gene do Not Interfere in Blood Pressure Responses to Reactivity Test in Male Adolescents. British Journal of Medicine and Medical Research, v. 18, p. 1-8, 2016.

26.
27NASCIMENTO, R.L.2016NASCIMENTO, R.L. ; CARNEIRO, M. V. O. ; MORAES J.F.V.N. ; MOREIRA, SR ; SOUZA, A. S. ; GOMES, M. F. S. ; CARVALHO F.O. ; SILVA, L. . Relação entre indicadores antropométricos e pressão arterial em homens e mulheres sedentárias. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 3, p. 21-27, 2016.

27.
17MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES2016MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES; CARVALHO, FERDINANDO OLIVEIRA ; DE MORAES, JOSÉ FERNANDO VILA NOVA ; DA SILVA CARVALHO, RODRIGO GUSTAVO ; DE ARAÚJO, RODRIGO CAPPATO ; TEIXEIRA-ARAÚJO, ALFREDO ANDERSON ; OKANO, ALEXANDRE HIDEKI . Eight weeks of Capoeira progressive training program increases flexibility of beginners. Sport Sciences for Health, v. 12, p. 329-337, 2016.

28.
18COSTA, E.2016COSTA, E. ; DANTAS, T. ; DE FARIAS JUNIOR, L. ; FRAZÃO, D. ; PRESTES, J. ; MOREIRA, S. ; RITTI-DIAS, R. ; TIBANA, R. ; DUHAMEL, T. . Inter- and Intra-Individual Analysis of Post-Exercise Hypotension Following a Single Bout of High-Intensity Interval Exercise and Continuous Exercise: A Pilot Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. 37, p. 1038-1043, 2016.

29.
30COSTA, C. W. A.2015COSTA, C. W. A. ; MOURA, D. L. ; COSTA, F. L. O. ; MELO, R. S. ; MOREIRA, SR . UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 18, p. 338-349, 2015.

30.
29MAZZOCCANTE, R. P.2015MAZZOCCANTE, R. P. ; SOUSA, I. R. C. ; MOREIRA, S.R. ; PRESTES, J. ; SIMÕES, H.G. ; CAMPBELL, C.S.G. . The period of the day affects the twenty-four hour blood pressure response to an acute combined exercise session in Brazilian jiu jitsu athletes. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 21, p. 281-289, 2015.

31.
28SILVA, M. F. L.2015SILVA, M. F. L. ; SILVA, A. S. ; SANTOS, M. A. P. ; FORMIGA, M. N. R. ; BRITO, A. F. ; MOREIRA, SR ; CAMPBELL, C. S. G. ; SIMOES, H. G. . The volume of resistance exercises influences blood pressure reactivity to stress. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso), v. 21, p. 438-441, 2015.

32.
31ARAUJO, F. S.2015ARAUJO, F. S. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CRUZ, L. C. ; MOREIRA, SR . Influência do estilo de vida na pressão arterial de frequentadores de parque de lazer em Petrolina - PE. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, v. 7, p. 132-139, 2015.

33.
36NASCIMENTO, R.L.2014NASCIMENTO, R.L. ; NAVARRO, F. ; SEVILIO JUNIOR, M. ; COSTA, R. A. ; MOREIRA, SR . INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS, MAS NÃO APTIDÃO AERÓBIA, SE ASSOCIAM COM A REATIVIDADE VASCULAR DE PRESSÃO ARTERIAL DE HOMENS. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 10, p. 12-20, 2014.

34.
34MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2014MOREIRA, SR; Lima, RM ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SIMÕES, H.G. . Combined exercise circuit session acutely attenuates stress-induced blood pressure reactivity in healthy adults. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 18, p. 38-46, 2014.

35.
38MORAES J.F.V.N.2014MORAES J.F.V.N. ; SALES, M. P. M. ; ASANO, R. Y. ; MOREIRA, SR ; CARVALHO F.O. ; CAMPBELL et al . Semester and shift of study are associated with waist circumference, waist-to-height ratio and body mass index in Brazilian college students. International Journal of Health Promotion and Education, v. 1, p. 1-10, 2014.

36.
35MORAES J.F.V.N.2014MORAES J.F.V.N. ; SALES, M. P. M. ; ASANO, R. Y. ; CARVALHO F.O. ; MOREIRA, SR ; CAMPBELL, C. S. G. . Important association between body mass index and blood pressure reactivity in male adolescents. Journal of Exercise Physiology Online, v. 17, p. 28-39, 2014.

37.
33MOREIRA, SR2014 MOREIRA, SR; CUCATO, G. G. ; TERRA, D. F. ; RITTI-DIAS, R. M. . Acute blood pressure changes are related to chronic effects of resistance exercise in medicated hypertensives elderly women. CLINICAL PHYSIOLOGY AND FUNCTIONAL IMAGING, p. n/a-n/a, 2014.

38.
37CAMPBELL, C.S.G.2014CAMPBELL, C.S.G. ; SAKUMA, K. C. ; CUNHA, R. R. ; MOREIRA, S.R. ; Lima, RM ; Cunha VNC ; PUGA, G. M. ; SIMÕES, H.G. . Individual anaerobic threshold prediction through 1km and 3km running performance in young soccer players. International Sportmed Journal for Fims, v. 15, p. 402-414, 2014.

39.
42SANTANA, H. A. P.2013MOREIRA, SR; SANTANA, H. A. P. ; ASANO, R. Y. ; SALES, M. P. M. ; Córdova, C.O.A. ; CAMPBELL, C. S. G. ; Espindola, Foued Salmen ; SPOSITO, A. C. ; Nóbrega, Otávio de Tolêdo ; SIMÕES, H.G. . Exercise intensity modulates nitric oxide and blood pressure responses in hypertensive older women. Aging Clinical and Experimental Research, v. 25, p. 43-48, 2013.

40.
41Lima, RM2013Lima, RM ; BOTTARO, M. ; RAUBER, S. B. ; MOREIRA, SR ; BARROS, J. F. ; CARREGARO, R. L. ; OLIVEIRA, R. J. . Consumo de oxigênio de pico em idosas: comparação entre valores medidos e previstos. Motriz, v. 19, p. 325-334, 2013.

41.
40MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2013MOREIRA, SR; CRUZ, L. C. ; ALBUQUERQUE, J. B. ; LIMA, T. S. ; CARVALHO F.O. ; GONCALVES, M. P. . ASSOCIATING PHYSICAL ACTIVITY LEVELS TO STRESS, HIGH BLOOD PRESSURE, AND HIGH BLOOD GLUCOSE RISKS IN GREEN PARK USERS. Journal of Exercise Physiology Online, v. 16, p. 51-58, 2013.

42.
39CARVALHO F.O.2013MOREIRA, SR; CARVALHO F.O. ; FERNANDES, R. A. ; CHRISTOFARO, D. G. ; CODOGNO, J. S. ; MONTEIRO, H. L. ; CYRINO, E. S. ; CAMPBELL, C. S. G. ; SIMÕES, H.G. . Agregação de fatores de risco cardiovascular e ocorrência de hipertensão arterial em adultos sedentários. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso), v. 19, p. 419-422, 2013.

43.
43ALMEIDA, W.S.2013ALMEIDA, W.S. ; LIMA, L.C.J. ; OLINDA, M.A. ; RABELO, R.N. ; MOREIRA, S.R. ; CAMPBELL, C.S.G. . Hemodynamic effects of short-term arm-cranking exercise training in hypertensive type-2 diabetics. Science & Sports, v. 28, p. 267-273, 2013.

44.
46COSTA, R. A.2012COSTA, R. A. ; NASCIMENTO, R.L. ; SOUZA J.A. ; ALMEIDA, C.M. ; SILVA A.A. ; CARVALHO F.O. ; MORAES J.F.V.N. ; MOREIRA, SR . POST-EXERCISE HYPOTENSION ATTENUATES THE EFFECT OF WAIST ON VASCULAR REACTIVITY IN ADULTS OF BOTH SEXES. Journal of Exercise Physiology Online, v. 15, p. 87-97, 2012.

45.
44MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2012 MOREIRA, SR; SIMOES, G. C. ; MOTTA, 5. F. ; MORAES J.F.V.N. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . Blood glucose control for individuals with type-2 diabetes: Acute effects of resistance exercise of lower cardiovascular-metabolic stress. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. xx, p. 1, 2012.

46.
48CARVALHO F.O.2012CARVALHO F.O. ; Alves de Oliveira W ; Carneiro MVO ; MORAES J.F.V.N. ; MOREIRA, SR ; Campbell, Carmen SG . THE RELATIONSHIP OF BODY FAT INDICATORS WITH CARDIOVASCULAR RISK IN ADOLESCENTS WITH LOW SOCIOECONOIC STATUS. Journal of Exercise Physiology Online, v. 15, p. 19-29, 2012.

47.
45Almeida KS2012Almeida KS ; Sales, Marcelo M ; MOREIRA, SR ; MORAES J.F.V.N. ; ASANO, R. Y. ; SIMOES, H. G. ; Campbell, Carmen SG . INGESTION OF MIXED MEALS OF LOW OR HIGH GLYCAEMIC INDEX DOES NOT AFFECT PERFORMANCE IN 3.000m RUNNING. Serbian Journal of Sports Sciences, v. 6, p. 51-59, 2012.

48.
47SALES, M. P. M.2012SALES, M. P. M. ; Segundo PR ; MOREIRA, SR ; SANTANA, H. A. P. ; MORAES J.F.V.N. ; ASANO, R. Y. ; MOTTA, 5. F. ; Dullius J. ; SIMOES, H. G. ; Campbell, Carmen SG . RESISTANCE EXERCISE ELICITS ACUTE BLOOD PRESSURE REDUCTION IN TYPE 2 DIABETICS. Journal of Exercise Physiology Online, v. 15, p. 98-109, 2012.

49.
63ARSA G.2011ARSA G. ; MOREIRA, SR ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. ; LIMA, L. ; ALMEIDA, S. S. . Diabetes Mellitus tipo 2: Aspectos fisiológicos, genéticos e formas de exercício físico para seu controle.. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 11, p. 103-111, 2011.

50.
49Morais PK2011Morais PK ; CAMPBELL et al ; SALES, M. P. M. ; MOTTA, 5. F. ; MOREIRA, SR ; Cunha VNC ; SIMOES, H. G. . ACUTE RESISTANCE EXERCISE IS MORE EFFECTIVE THAN AEROBIC FOR 24 HOURS BLOOD PRESSURE CONTROL IN TYPE 2 DIABETICS. Diabetes & Metabolism, v. 37, p. 112-117, 2011.

51.
53SALES, M. P. M.2011SALES, M. P. M. ; CAMPBELL et al ; Morais PK ; Segundo PR ; MOTTA, 5. F. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. ; Nakamura, F ; CALDEIRA-SOARES, L. ; Ernesto, C . NONINVASIVE METHOD TO ESTIMATE ANAEROBIC THRESHOLD IN INDIVIDUALS WITH TYPE 2 DIABETES. Diabetology & Metabolic Syndrome, v. 12, p. 1-8, 2011.

52.
51Sotero, RC2011Sotero, RC ; Cunha VNC ; MADRID, B. ; SALES, M. P. M. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. . IDENTIFICAÇÃO DO LACTATO MÍNIMO DE CORREDORES ADOLESCENTES EM TESTES DE PISTA TRÊS ESTÁGIOS INCREMENTAIS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso), v. 17, p. 119-122, 2011.

53.
52COELHO, J.M.O.2011COELHO, J.M.O. ; SALES, M. P. M. ; MORAES J.F.V.N. ; ASANO, R. Y. ; BOTELHO NETO, W. ; SANTANA, H. A. P. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. ; Lima, RM ; CAMPBELL et al . INFLUENCE OF THE I/D POLYMORPHISM OF THE ANGIOTENSIN CONVERTING ENZIME GENE AND ACUTE AEROBIC EXERCISE IN THE AMBULATORY ARTERIAL STIFFNESS INDEX OF ELDERLY WOMEN. Journal of Exercise Physiology Online, v. 14, p. 1-9, 2011.

54.
50RIBEIRO, F.2011RIBEIRO, F. ; CAMPBELL et al ; ARSA G. ; MOREIRA, SR ; DA SILVA, F.M. ; PRESTES, J. ; Sotero, RC ; SIMOES, H. G. . EXERCISE LOWERS BLOOD PRESSURE IN UNIVERSITY PROFESSORS DURING SUBSEQUENT TEACHING AND SLLEPING HOURS. International Journal of General Medicine, v. 4, p. 711-716, 2011.

55.
54Santana, Hugo AP2011MOREIRA, SR; Santana, Hugo AP ; Neto, Willson B ; Silva, Carla B ; Sales, Marcelo M ; Oliveira, Vanessa N ; Asano, Ricardo Y ; Espindola, Foued S ; Nobrega, Otavio T ; Campbell, Carmen SG ; Simoes, Herbert G . The higher exercise intensity and the presence of allele I of ACE gene elicit a higher post-exercise blood pressure reduction and nitric oxide release in elderly women: an experimental study. BMC Cardiovascular Disorders (Online), v. 11, p. 71-X, 2011.

56.
61SIMOES, G. C.2010SIMOES, G. C. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . Postresistance Exercise Blood Pressure Reduction is Influenced by Exercise Intensity in Type-2 Diabetic and Nondiabetic Individuals. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 24, p. 1277-1284, 2010.

57.
55Rocha, RM.2010Rocha, RM. ; Bomfim, DL. ; Boaventura, T. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. . A Variação do método de incremento de cargas não altera a determinação do limiar de lactato em exercício resistido. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, p. 282-285, 2010.

58.
59SIMOES, H. G.2010SIMOES, H. G. ; MOREIRA, SR ; Moffatt, RJ ; CAMPBELL et al . METHODS TO IDENTIFY THE ANAEROBIC THRESHOLD FOR TYPE 2 DIABETICS AND NON-DIABETIC SUBJECTS. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), v. 94, p. 71-78, 2010.

59.
60Oliveira, SM2010Oliveira, SM ; SIMOES, H. G. ; MOREIRA, SR ; Lima, RM ; CAMPBELL et al . Physiological Responses to a Tap Dance Choreography: Comparisons with Graded Exercise Test and Prescription Recommendations. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 24, p. 1954-1959, 2010.

60.
56MOTTA, 5. F.2010MOTTA, 5. F. ; MOREIRA, SR ; LIMA, L. ; ARSA G. ; SALES, M. P. M. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . EFFECT OF TYPE 2 DIABETES ON KALLILREIN ACTIVITYAFTER PHYSICALEXERCISE AND ITS RELATIONSHIP TO POSTEXERCISE HYPOTENSION. Diabetes & Metabolism, v. 36, p. 363-368, 2010.

61.
58SIMOES, H. G.2010SIMOES, H. G. ; MOREIRA, SR ; Hiyane WC ; CAMPBELL et al . LACTATE THRESHOLD PREDICTION BY BLOOD GLUCOSE AND RATING OF PERCEIVED EXERTION IN PEOPLE WITH TYPE 2 DIABETES 1,2. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. 111, p. 365-378, 2010.

62.
57COELHO, J.M.O.2010COELHO, J.M.O. ; SALES, M. P. M. ; ASANO, R. Y. ; MOREIRA, SR ; ALMEIDA, J. A. ; BOTELHO NETO, W. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . EQUAÇÃO DE PREDIÇÃO DO VO2MAX EM IDOSAS A PARTIR DA CARGA MÁXIMA EM CICLOERGÔMETRO. Revista de Educação Física - Escola de Educação Física do Exército, v. 150, p. 19-24, 2010.

63.
62CUNHA, R. R.2009CUNHA, R. R. ; MOREIRA, SR ; Segundo PR ; Moreno, J ; Kokubum, E. ; De Oliveira, RJ. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . DETERMINATION OF THE LACTATE THRESHOLD AND MAXIMAL BLOOD LACTATE STEADY STATE INTENSITY INTENSITY IN AGED RATS. Cell Biochemistry and Function, v. 27, p. 351-357, 2009.

64.
67MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2008MOREIRA, SR; ARSA G. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. ; Lima, RM . PREDICTING INSULIN RESISTANCE IN CHILDREN: ANTHROPOMETRIC AND METABOLIC INDICATORS. Jornal de Pediatria (Impresso), v. 84, p. 47-52, 2008.

65.
65MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2008MOREIRA, SR; ARSA G. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. ; LIMA, L. ; OLIVEIRA, H. . Methods to Identify the Lactate and Glucose Thresholds During Resistance Exercise for Individuals With Type 2 Diabetes. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 22, p. 1108-1115, 2008.

66.
64Hiyane WC2008Hiyane WC ; CAMPBELL et al ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. . Resposta glicêmica de diabéticos tipo 2 durante e após exercícios realizados em intensidades acima e abaixo do limiar anaerobio. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 10, p. 8-11, 2008.

67.
68Cunha VNC2008Cunha VNC ; CUNHA, R. R. ; MOREIRA, SR ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . TREINAMENTO DE NATAÇÃO NA INTENSIDADE DO LIMIAR ANAERÓBIO MELHORA A APTIDÃO FUNCIONAL DE RATOS IDOSOS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, p. 538-543, 2008.

68.
66Cunha VNC2008Cunha VNC ; CUNHA, R. R. ; MOREIRA, SR . OITO SEMANAS DE TREINAMENTO MODERADO NÃO ALTERA A CARGA CORRESPONDENTE AO LIMIAR DE LACTATO EM RATOS IDOSOS. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 8, p. 277-283, 2008.

69.
69MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2007MOREIRA, SR; SIMOES, G. C. ; Hiyane WC ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO-2 SEDENTÁRIOS E FISICAMENTE ATIVOS. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, p. 289-296, 2007.

70.
70Do Valle2006Do Valle ; SIMOES, H. G. ; MOREIRA, SR . RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DE DIABÉTICOS TIPO-2 DURANTE EXERCÍCIO REALIZADO EM DIFERENTES INTENSIDADES. Diabetes Clinica (Atibaia), v. 04, p. 271-276, 2006.

71.
71PELEGRINI, Andreia2005PELEGRINI, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . INFLUENCE OF GROWTH AND BODY ADIPOSITY ON MOTOR POERFORMANCE IN 7 YEAR OLD STUDENTS OF BOTH GENDERS IN CASCAVEL - PR. The FIEP Bulletin, v. 75, p. 591-595, 2005.

72.
72PELEGRINI, Andreia2004PELEGRINI, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SILVA, Koacyr Ulanowicz ; BARTHOLASSE, Tatiani Sica . DESEMPENHO MOTOR DE CAPOEIRISTAS DE 7 A 10 ANOS DO SEXO FEMININO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR. Revista Científica da Faculdade Dom Bosco, v. 7, p. 51-63, 2004.

73.
73MOREIRA, SR;MOREIRA, S.R.;MOREIRA, SÉRGIO;MOREIRA, SÉRGIO RODRIGUES;MOREIRA, SÉRGIO R.;MOREIRA, S.2003MOREIRA, SR; BOURSCHEID, Débora . A COMUNICAÇÃO DO ÁRBITRO DE FUTEBOL. Revista do Centro de Estudos Científicos Aplicados a Arbitragem de Futebol, Cascavel, v. 1, p. 171-179, 2003.

74.
75SILVA, Joacyr Ulanowicz2003SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia . ESTUDO DO CRESCIMENTO E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CAPOEIRISTAS DE 7 A 10 ANOS DE ACORDO COM OS REFERENCIAIS DE SAÚDE. Revista Científica da Faculdade Dom Bosco, Cascavel-PR, v. 2, p. 68-86, 2003.

75.
74ROMAN, E. P.2003ROMAN, E. P. ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; BARTHOLASSE, Tatiani Sica ; MARQUES, Jaqueline de Miranda . CRESCIMENTO E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Revista Científica da Faculdade Dom Bosco, Cascavel, v. 1, p. 157-170, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
CONCEICAO, A. J. ; MOREIRA, SR . PERFIL LIPÍDICO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS APÓS TRÊS MESES DE TREINAMENTO DE CAPOEIRA. In: Sérgio R Moreira; Eduardo SN Filho; Geovani A dos Santos. (Org.). III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico Científico de Capoeira. 1ed.Petrolina: SRM, 2018, v. 1, p. 18-22.

2.
ALMEIDA, L. G. ; NUMATA FILHO, E. S. ; SANTOS, G. A. ; CARDOSO, J. T. C. ; MOREIRA, S.R. . ANTROPOMETRIA E DESEMPENHO MOTOR DE COMPETIDORES DE ELITE EM DIFERENTES CATEGORIAS NOS JOGOS MUNDIAIS ABADÁ CAPOEIRA. In: Sérgio R Moreir; Eduardo SN Filho; Geovani A dos Santos. (Org.). III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 1ed.Petrolina: SRM, 2018, v. 1, p. 23-27.

3.
NUMATA FILHO, E. S. ; SANTOS, G. A. ; CARDOSO, J. T. C. ; SIMÕES, H.G. ; MOREIRA, SR . DEMANDA PSICOFISIOLÓGICA E PREDIÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO NOS JOGOS MUNDIAIS DA ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA. In: Sérgio R Moreira; Eduardo SN Filho; Geovani A dos Santos. (Org.). III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 1ed.Petrolina: SRM, 2018, v. 1, p. 28-32.

4.
SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; ARAUJO, F. S. ; PEREIRA, H. A. L. ; COELHO, F. T. ; SIMÕES, H.G. ; MOREIRA, SR . TESTE PROGRESSIVO ESPECÍFICO PARA DETERMINAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA DE CAOEIRISTAS. In: Sérgio R Moreira; Eduardo SN Filho; Geovani A dos Santos. (Org.). III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 1ed.Petrolina: SRM, 2018, v. 1, p. 33-37.

5.
ARAUJO, F. S. ; NUMATA FILHO, E. S. ; LIMA, E. V. C. ; SA, C. G. ; SOUZA, D. A. ; MOREIRA, S.R. . RECUPERAÇÃO DE VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS E PERCEPTUAIS APÓS EXERCÍCIO AERÓBIO INTENSO: RELAÇÕES COM O LIMIAR VENTILATÓRIO. In: Rafael Trentin Scremin. (Org.). A EDUCAÇÃO FÍSICA EM FOCO. 1ed.Curitiba: Atena, 2017, v. 1, p. 35-46.

6.
MOREIRA, SR; ARSA G. ; Segundo PR . DIABETES MELITO TIPO 2 E EXERCÍCIO FÍSICO. In: Angelina Zanesco; Guilherme Morais Puga. (Org.). Doenças Cardiometabólicas e Exercícios Físicos. 1ed.Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter Ltda, 2013, v. 1, p. 165-186.

7.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza ; Cyrino ES ; Barros Filho AA . Estrategias para a pratica de atividade fisica na escola. In: Hani Awad. (Org.). EDUCACAO FISICA ESCOLAR - MULTIPLOS CAMINHOS. 1aed.Sao Paulo: Fontoura Editora Ltda., 2010, v. 1, p. 177-192.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . DIMORFISMO SEXUAL NO CRESCIMENTO E DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE CASCAVEL - PR. In: II Mostra Dom Bosco de Produção Científica, 2003, Cascavel. II Mostra Dom Bosco de Produção Científica, 2003.

2.
PELEGRINI, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ÍNDICE DE APTIDÃO FÍSICA DOS CAPOEIRISTAS DO SEXO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DA CIDADE DE CASCAVEL PR. In: II Mostra Dom Bosco de Produção Científica, 2003, Cascavel. II Mostra Dom Bosco de Produção Científica, 2003.

3.
MOREIRA, SR; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; GULAK, Andreia ; RONQUE, Enio Ricardo Vaz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ANÁLISE DO CRESCIMENTO E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM INDIVÍDUOS DE 7 A 10 ANOS DE AMBOS OS SEXOS PARTICIPANTES DO PROJETO CAPOEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, F. L. ; MOREIRA, SR . PREDIÇÃO DO TEMPO DE CONSUMO DE AR NO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA DE BOMBEIROS A PARTIR DO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO. In: 34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2011, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 59-59.

2.
SILVA A.A. ; MOREIRA, SR . HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO SE CORRELACIONA COM A REDUÇÃO DO EFEITO DO ESTRESSE INDUZIDO NA REATIVIDADE VASCULAR DE INDIVÍDUOS ADULTOS. In: 34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2011, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 213-213.

3.
COSTA, R. A. ; MOREIRA, SR . SESSÃO COMBINADA DE EXERCÍCIO AERÓBIO E RESISTIDO ATENUA A REATIVIDADE VACULAR DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. In: 34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2011, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 106-106.

4.
ALMEIDA, C.M. ; MOREIRA, SR . EFEITOS PROTESTORES NA PRESSÃO ARTERIAL DE UMA SESSÃO COMBINADA DE EXERCÍCIO AERÓBIO E RESISTIDO EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. In: 34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2011, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 63-63.

5.
NASCIMENTO, R.L. ; MOREIRA, SR . COMPOSIÇÃO CORPORAL, MAS NÃO APTIDÃO AERÓBIA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, SE ASSOCIA COM REATIVIDADE VASCULAR DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. In: 34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2011, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 64-64.

6.
ANDRADE, M. J. ; MOREIRA, SR . EFEITO DE OITO SEMANAS DE TREINAMENTO BÁSICO DE CAPOEIRA NA FLEXIBILIDADE DE INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. In: 34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2011, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2011. v. 19. p. 91-91.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; ARAUJO, F. S. ; PEREIRA, H. A. L. ; COELHO, F. T. ; SIMÕES, H.G. ; MOREIRA, SR . TESTE ESPECÍFICO PARA DETERMINAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA DE CAPOEIRISTAS. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes, 2018. v. 1. p. xx-xx.

2.
SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; ARAUJO, F. S. ; COELHO, F. T. ; SIMÕES, H.G. ; MOREIRA, SR . VALIDADE DO LIMIAR DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO NA DETEMRINAÇÃO DO LIMIAR DE LACTATO DE CAPOEIRISTAS EM TESTE ESPECÍFICO. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes, 2018. v. 1. p. xx-xx.

3.
SANTOS, S. P. ; SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; COSTA, R. D. A. ; RIBEIRO, D. L. ; LUZ, F. M. M. ; BARROS, L. K. S. ; MOREIRA, SR . COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO EM TESTE INCREMENTAL EM CICLOERGÔMETRO E TESTE INCREMENTAL DE GINGA. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes, 2018. v. 1. p. xx-xx.

4.
RIBEIRO, D. L. ; SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; LUZ, F. M. M. ; SANTOS, S. P. ; COSTA, R. D. A. ; BARROS, L. K. S. ; MOREIRA, SR . TESTE DE VALIODADE DO SOFTWARE LACTATE-E NA DETERMINAÇÃO DO LIMIAR DE LACTATO DE CAPOEIRISTAS EM EXERCÍCIO INCREMENTAL EM CICLOERGÔMETRO. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes, 2018. v. 1. p. xx-xx.

5.
BARROS, L. K. S. ; NUMATA FILHO, E. S. ; SANTOS, G. A. ; RIBEIRO, D. L. ; SANTOS, S. P. ; COSTA, R. D. A. ; LUZ, F. M. M. ; MOREIRA, S.R. . RESPOSTAS DO LACTATO SANGUÍNEO APÓS DIFERENTES RITMOS DE JOGO DE CAPOEIRA EM COMPETIÇÃO MUNDIAL. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes, 2018. v. 1. p. xx-xx.

6.
LUZ, F. M. M. ; SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; RIBEIRO, D. L. ; SANTOS, S. P. ; COSTA, R. D. A. ; BARROS, L. K. S. ; MOREIRA, SR . TESTE DE VALIDADE DO SOFTARE LACTATE-E NA DETERMINAÇÃO DO LIMIAR DE LACTATO DE CAPOEIRISTAS EM TESTE ESPECÍFICO DA MODALIDADE. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Implicações Tecnológicas na Motricidade: Saúde, Escola e Esportes, 2018. v. 1. p. xx-xx.

7.
MOREIRA, SR; SANTOS, G. A. ; NUMATA FILHO, E. S. ; CAMISA, J. T. C. C. . CAPOEIRA PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA PERSPECTIVA PARA ALÉM DO TRIVIAL. In: III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2018, Petrolina. III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Petrolina: Sérgio R Moreira, 2018. v. 1. p. 72-72.

8.
NUMATA FILHO, E. S. ; MOREIRA, SR . DEMANDA PSICOFISIOLÓGICA DE DIFERENTES RITMOS DE CAPOEIRA NOS JOGOS MUNDIAIS DA ESCOLA ABADÁ. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina-PE. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 18-18.

9.
ALMEIDA, L. G. ; MOREIRA, SR . CARACTERÍSTICAS MORFO-FUNCIONAIS DE CAPOEIRISTAS FINALISTAS DOS JOGOS MUNDIAIS DA ESCOLA ABADÁ. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 21-21.

10.
SANTOS, G. A. ; MOREIRA, SR . DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBIA DE CAPOEIRISTAS ATRAVÉS DE UM TESTE ESPECÍFICO. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 1-19.

11.
LIMA, C. F. ; MOREIRA, SR . CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL: UMA COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO AERÓBIO E ANAERÓBIO ENTRE PRATICANTES. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Tecnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Tecnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 20-20.

12.
SANTOS, M. P. A. ; MOREIRA, SR . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE CAPOEIRA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO PILOTO. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 32-32.

13.
TOMAZ, M. L. L. ; MOREIRA, SR . RESPOSTAS DE LACTATO SANGUÍNEO A DIFERENTES RITMOS DE JOGO DE CAPOEIRA EM INDIVÍDUOS EXPERIENTES. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 34-34.

14.
SOUZA, C. C. B. ; MOREIRA, SR . A MAIOR INTENSIDADE NO JOGO DE CAPOEIRA REFLETE EM AUMENTOS AGUDOS NA GLICEMIA DE INDIVÍDUOS EXPERIENTES. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 35-35.

15.
MARCELINO, J. W. L. ; MOREIRA, SR . AS RESPOSTAS DE PRESSÃO ARTERIAL DIFEREM APÓS REALIZAÇÃO DE DIFERENTES RITMOS DE JOGO NA CAPOEIRA?. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 36-36.

16.
OLIVEIRA, J. B. S. ; MOREIRA, SR . FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE E APÓS DIFERENTES RITMOS DE JOGO NA CAPOEIRA EM INDIVÍDUOS EXPERIENTES. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 37-37.

17.
DIAS, C. C. ; MOREIRA, SR . MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA A DIFERENTES RITMOS DE JOGO NA CAPOEIRA. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 38-38.

18.
CAMARA, M. V. F. ; MOREIRA, SR . O AFETO BÁSICO NA CAPOEIRA SE AJUSTA EM DECORRÊNCIA DO RITMO DE JOGO EMPREGADO. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 39-39.

19.
VALE, T. S. ; MOREIRA, SR . HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO DE GINGA NA CAPOEIRA EM ADULTOS SAUDÁVEIS SEM EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 40-40.

20.
ANDRADE, K. T. P. ; MOREIRA, SR . GASTO ENERGÉTICO DURANTE UMA AULA BÁSICA DE CAPOEIRA PARA INICIANTES DE AMBOS OS SEXOS. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 41-41.

21.
TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; MOREIRA, SR . CORRELAÇÃO ENTRE INDICADORES NEUROMUSCULARES E DESEMPENHO ANAERÓBIO COM A LACTATEMIA NA CAPOEIRA. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 42-42.

22.
ALVES, M. O. ; MOREIRA, S.R. . UMA SESSÃO CONTROLADA DE GINGA NA CAPOEIRA NÃO INDUZ DOR MUSCULAR DE INÍCIO TARDIO. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 43-43.

23.
SANTOS, G. A. ; MOREIRA, SR . A EXCLUSÃO DA CAPOEIRA DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA BAHIA. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 49-49.

24.
LEAL, V. K. C. ; MOREIRA, SR . FATORES ASSOCIADOS A LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM PRATICANTES DE CAPOEIRA. In: II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017, Petrolina. II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2017. v. 1. p. 60-60.

25.
COELHO, F. T. ; SANTOS, G. A. ; WANNER, S. P. ; MOREIRA, SR . EFFECT OF ACUTE STATIC STRETVHING PERFORMED BEFORE A PROTOCOL CONSISTING OF REPEATED BOUTS OF CONSECUTIVE DROP JUMPS ON MARKERS OF MUSCLE DAMAGE. In: IUPS 38th WORD CONGRESS, 2017, Rio de Janeiro. IUPS 38th WORD CONGRESS, 2017. v. 1.

26.
MELO, K. C. B. ; CORDEIRO JUNIOR, C. C. M. ; ROCHA, T. C. O. G. ; VALE, T. S. ; ARAUJO, F. S. ; MOREIRA, S.R. . EFEITOS DO MÉTODO PILATES DE TREINAMENTO NAS RESPOSTAS FUNCIONAIS E GLICÊMICAS DE MULHERES IDOSAS COM DIABETES TIPO 2. In: VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2017, PETROLINA E JUAZEIRO. VI CEFIVASF. Petrolina: Sérgio Rodrigues29, 2017. v. 1. p. XX-XX.

27.
MOREIRA, S.R.; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CARVALHO F.O. . RESPOSTAS PERCEPTUAIS E DE FREQUÊNCIA CARDÍACA DURANTE DIFERENTES MOMENTOS DA AULA DE CAPOEIRA PARA INICIANTES. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Juazeiro/BA: UNIVASF, 2016. v. 1. p. 23-23.

28.
NUMATA FILHO, E. S. ; MOREIRA, S.R. . RESPOSTAS DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO, ATIVAÇÃO E AFETO BÁSICO AOS DIFERENTES MOMENTOS DA AULA DE CAPOEIRA EM INICIANTES E GRADUADOS. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. JUAZEIRO/BA: UNIVASF, 2016. v. 1. p. 24-24.

29.
MOREIRA, S.R.; Ferreira AP . MÉTODO ESPECÍFICO PARA DETERMINAÇÃO DO LIMIAR GLICÊMICO EM PRATICANTES DE CAPOEIRA. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, JUAZEIRO/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. JUAZEIRO/BA: UNIVASF, 2016. v. 1. p. 25-25.

30.
SOUZA, M. R. ; MOREIRA, S.R. . DESEMPENHO ANAERÓBIO EM PRATICANTES DE CAPOEIRA COM DIFERENTES TEMPOS DE TREINAMENTO. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. JUAZEIRO/BA: UNIVASF, 2016. v. 1. p. 26-26.

31.
ALMEIDA, L. G. ; MOREIRA, S.R. . COMPARAÇÃO DA APTIDÃO AERÓBIA EM PRATICANTES DE CAPOEIRA COM DIFERENTES TEMPOS DE PRÁTICA NA MODALIDADE. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Juazeiro: Univasf, 2016. v. 1. p. 26-26.

32.
ARAUJO, A. A. T. ; MOREIRA, S.R. . CORRELAÇÃO DO TEMPO TOTAL E TEMPO REAL DE PRÁTICA DA CAPOEIRA COM VARIÁVEIS DA APTIDÃO FUNCIONAL DE PRATICANTES. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Juazeiro: Univasf, 2016. v. 1. p. 28-28.

33.
NUMATA FILHO, E. S. ; MOREIRA, S.R. . CORRELAÇÃO DE INDICADORES DO DESEMPENHO ANAERÓBIO COM A GORDURA ABSOLUTA DE PRATICANTES DE CAPOEIRA. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Juazeiro/BA: Univasf, 2016. v. 1. p. 29-29.

34.
VALE, T. S. ; MOREIRA, S.R. . CARACTERIZAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E DA COMPOSIÇÃO CORPORAL NOS PRATICANTES DE CAPOEIRA DAS CIDADES DE JUAZEIRO-BA E PETROLINA-PE. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Juazeiro/BA: Univasf, 2016. v. 1. p. 30-30.

35.
ROCHA, T. C. O. G. ; MOREIRA, S.R. . COMPARAÇÃO DA FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE CAPOEIRA COM DIFERENTES TEMPOS DE TREINAMENTO. In: I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira, 2016, Juazeiro/BA. I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Juazeiro/BA: Univasf, 2016. v. 1. p. 32-32.

36.
MOREIRA, S.R.; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CARVALHO F.O. . HEART RATE AND PERCEPTUAL ACUTE RESPONSES OF PRACTITIONERS DURING THE DIFFERENT MOMENTS OF CAPOEIRA CLASS. In: 21 st Annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE, 2016, Austria. CROSSING BORDERS THROUGH SPORT SCIENCE. Cologne: SporTools, 2016. v. 1. p. 707-707.

37.
ANDRADE, K. T. P. ; CRUZ, L. C. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; CARVALHO F.O. ; MOREIRA, S.R. . HYPERGLYCEMIA IS REDUCED AT POSTPRANDIAL MOMENTS OF 24 HOURS AFTER LOW INTENSITY RESISTANCE EXERCISE IN WOMEN WITH TYPE 2 DIABETES. In: 21 st Annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE, 2016, Austria. CROSSING BORDERS THROUGH SPORT SCIENCE. Cologne: SporTools, 2016. v. 1. p. 620-620.

38.
ROCHA, T. C. O. G. ; CRUZ, L. C. ; SANTOS, B. M. ; ARAUJO, A. A. T. ; MOREIRA, S.R. . RESPOSTAS GLICÊMICAS, AFETIVAS E DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO AO EXERCÍCIO RESISTIDO DE DIFERENTES INTENSIDADES EM DIABÉTICOS TIPO 2. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da UNIVASF, 2016, Juazeiro/BA. IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVASF, 2016. v. X. p. X.

39.
NUMATA FILHO, E. S. ; ARAUJO, F. S. ; ALMEIDA, L. G. ; SILVA, G. M. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; MOREIRA, S.R. . DIFERENTES MÉTODOS DE EXERCÍCIO RESISTIDO NA MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA DE HOMENS SAUDÁVEIS. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da UNIVASF, 2016, Juazeiro/BA. IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVASF, 2016. v. x. p. 1-1.

40.
ALMEIDA, L. G. ; NUMATA FILHO, E. S. ; VALE, T. S. ; SOUZA, M. R. ; SANTOS, M. P. A. ; MOREIRA, S.R. . QUAL A INTENSIDADE DE ESFORÇO PERCEBIDA POR DIFERENTES GRUPOS DE PRATICANTES DURANTE A AULA DE CAPOEIRA. In: IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da UNIVASF, 2016, Juazeiro/BA. IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVASF, 2016. v. x. p. 1-1.

41.
OLIVEIRA, S. L. ; BATISTA, L. S. P. ; DIAS, M. S. ; MOREIRA, SR ; MACHADO, E. J. F. ; GURJAO, A. L. D. . EFEITO DO ALONGAMENTO ESTÁTICO NO CONTROLE AUTÔNOMO CARDÍACO DE MULHERES JOVENS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, JUAZEIRO. V Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - Anais 2015, 2015.

42.
BATISTA, L. S. P. ; DIAS, M. S. ; OLIVEIRA, S. L. ; CAVALCANTI, P. A. A. ; MOREIRA, SR ; GURJAO, A. L. D. . EFEITO AGUDO DE DIFERENTES VOLUMES DE ALONGAMENTO ESTÁTICO NO CONTROLE AUTONÔMICO CARDÍACO E RESPOSTAS PRESSÓRICAS DE MULHERES IDOSAS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, JUAZEIRO. V Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - Anais 2015, 2015.

43.
DIAS, M. S. ; BATISTA, L. S. P. ; MOREIRA, SR ; NASCIMENTO, P. A. ; OLIVEIRA, S. L. ; GURJAO, A. L. D. . EFEITO AGUDO DO ALONGAMENTO ESTÁTICO NAS RESPOSTAS PRESSÓRICAS DE ADULTAS JOVENS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, JUAZEIRO. V Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - Anais 2015, 2015.

44.
SILVA, M. A. F. ; ARAUJO, A. A. T. ; RIBEIRO, G. N. ; CRUZ, L. C. ; CARVALHO F.O. ; MOREIRA, SR . RESPOSTAS HEMODINÂMICAS, AUTONÔMICAS E DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO DURANTE E APÓS SESSÃO DE EXERCÍCIO RESISTIDO COM DIFERENTES INTENSIDADES EM HOMENS JOVENS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, JUAZEIRO - BA. V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - ANAIS 2015, 2015.

45.
ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; SILVA, M. A. F. ; DANTAS, E. M. ; MOREIRA, SR . EXERCÍCIO RESISTIDO MENOS INTENSO PROPORCIONA MELHOR DESCENSO DE PRESSÃO ARTERIAL E CARGA PRESSÓRICA DURANTE SONO EM ADULTOS JOVENS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, JUAZEIRO - BA. V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO ANAIS - 2015, 2015.

46.
CRUZ, L. C. ; ARAUJO, A. A. T. ; MOREIRA, SR . SENSIBILIDADE DO FREQUÊNCÍMETRO POLAR RS800CX FRENTE A DIFERENTES POSIÇÕES CORPORAIS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, JUAZEIRO - BA. V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - ANAIS 2015, 2015.

47.
ARAUJO, F. S. ; SA, C. G. ; NUMATA FILHO, E. S. ; INACIO, J. H. S. ; SOUZA, D. A. ; MOREIRA, SR . SENSIBILIDADE PERCEPTUAL EM ESTIMAR INTENSIDADES RELATIVAS DA APTIDÃO AERÓBIA DE JOVENS ADULTOS COM DIFERENTES DESEMPENHOS. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015, Juazeiro - BA. V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2015.

48.
SILVA, M. A. F. ; ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; BATISTA, L. S. P. ; GURJAO, A. L. D. ; MOREIRA, SR . EXERCÍCIO RESISTIDO DE BAIXA INTENSIDADE ATENUA RESPOSTAS HEMODINÂMICAS DE HOMENS JOVENS DURANTE O SONO. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2014, Ipojuca. Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde - Anais 2014, 2014.

49.
CRUZ, L. C. ; ARAUJO, A. A. T. ; SILVA, M. A. F. ; BATISTA, L. S. P. ; GURJAO, A. L. D. ; MOREIRA, SR . RESPOSTAS HEMODINÂMICAS E AUTONÔMICAS DE PROFESSORES DURANTE AULA POS-EXERCÍCIO RESISTIDO COM DIFERENTES INTENSIDADES. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2014, Ipojuca. Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde - Anais 2014, 2014.

50.
NASCIMENTO, R.L. ; Carneiro MVO ; CARVALHO F.O. ; SILVA A.A. ; TIMOSSI, L. S. ; MOREIRA, SR . EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO EM DIFERENTES PERÍODOS NA FORÇA MUSCULAR E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR DE HUMENS. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde, 2014, Ipojuca. Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilo de Vida e Saúde - Anais 2014, 2014.

51.
MOREIRA, SR; NASCIMENTO, R.L. . ASSOCIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA COM O ESTRESSE, PRESSÃO ARTERIAL E GLICEMIA DE USUÁRIOS DE PARQUE DE LAZER. In: 28o Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2013, 2013, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2013. v. 83. p. 34-34.

52.
ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; MOREIRA, SR . CORRELAÇÃO DE INDICADORES AUTONÔMICOS COM PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E HEMODINÂMICOS DE JOVENS ADULTOS. In: 36. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CELAFISCS, 2013, SÃO PAULO. TRANSFORMANDO IDEIAS EM AÇÕES NA ATIVIDADE FÍSICA E NO ESPORTE, 2013. v. 1. p. X-X.

53.
CRUZ, L. C. ; ARAUJO, A. A. T. ; MOREIRA, SR . ASSOCIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA COM PARÂMETROS HEMODINÂMICOS DE USUÁRIOS DE PARQUE DE LAZER EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E SEXOS. In: 36. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CELAFISCS, 2013, SÃO PAULO. TRANSFORMANDO IDEIAS EM AÇÕES NA ATIVIDADE FÍSICA E NO ESPORTE, 2013. v. 1. p. X-X.

54.
ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; BRITTO, B. C. V. B. M. ; CALISTO, F. C. F. S. ; CREONCIO, S. C. E. ; MOREIRA, SR . O ESTILO DE VIDA INFLUENCIA NO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE USUÁRIOS DE PARQUE DE LAZER. In: IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2013, JUAZEIRO - BA. IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - ANAIS 2013, 2013.

55.
NASCIMENTO, R.L. ; ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; MOREIRA, SR . O ESTILO DE VIDA INFLUENCIA A CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA DE USUÁRIO DE PARQUE DE LAZER. In: IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2013, JUAZEIRO - BA. IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - ANAIS 2013, 2013.

56.
CRUZ, L. C. ; ARAUJO, A. A. T. ; CREONCIO, S. C. E. ; BRITTO, B. C. V. B. M. ; CALISTO, F. C. F. S. ; MOREIRA, SR . EFEITOS PSICOFISIOLÓGICOS DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA EM AMBIENTES ARBORIZADO E URBANO. In: IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2013, JUAZEIRO - BA. IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - ANAIS 2013, 2013.

57.
BRITTO, B. C. V. B. M. ; ARAUJO, A. A. T. ; CRUZ, L. C. ; CREONCIO, S. C. E. ; CALISTO, F. C. F. S. ; MOREIRA, SR . EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE. In: IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 2013, JUAZEIRO - BA. IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO - ANAIS 2013, 2013.

58.
NASCIMENTO, R.L. ; MOREIRA, SR . FREQUENTADORES DE PARQUE DE LAZER, INDEPENDENTE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, NÃO APRESENTAM RISCO RELATIVO À PRESSÃO ARTERIAL ALTA. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2012, LONDRINA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2012. p. 142-142.

59.
SILVA A.A. ; MOREIRA, SR . FREQUENTADORES DE PARQUE DE LAZER COM BAIXO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA APRESENTAM ALTO RISCO RELATIVO AO STRESS. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2012, LONDRINA. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2012.

60.
MOREIRA, SR; SANTANA, H. A. P. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . PRESSAO ARTERIAL NOTURNA E OXIDO NITRICO EM IDOSAS APOS EXERCICIO AEROBIO INTENSO E INFLUENCIADA PELO POLIMORFISMO I/D DO GENE DA ECA. In: IX SCIENTIFIC LATIN AMERICAN CONGRESS OF THE FIEP, 2011, FOZ DO IGUACU. The FIEP Bulletin. FOZ DO IGUACU: NEW WORLD GRAFICA LTDA, 2011. v. 81. p. 137-137.

61.
SANTANA, H. A. P. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . RESPOSTA DO ÓXIDO NÍTRICO A DIFERENTES INTENSIDADES DE EXERCÍCIO EM IDOSAS. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2010, LONDRINA. III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina, 2010. v. 1. p. 291.

62.
BOTELHO NETO, W. ; MOREIRA, SR ; SANTANA, H. A. P. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . EXECUÇÃO DE EXERCÍCIO AERÓBIO AGUDO NÃO ALTERA A MÉDIA DE 24 HORAS DA PRESSÃO ARTERIAL EM IDOSAS. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO, 2010, Londrina. III Congresso de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina, 2010. v. 1. p. 80.

63.
BOTELHO NETO, W. ; MOREIRA, SR ; SANTANA, H. A. P. . O genótipo II do Gene da ECA altera a liberação de óxido nítrico após exercício máximo em idosas. In: III Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida, 2010, Brasília. Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida, 2010.

64.
MOREIRA, SR; SANTANA, H. A. P. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . PRESSÃO ARTERIAL NOTURNA EM IDOSAS APÓS EXERCÍCIO AERÓBIO MODERADO É INFLUENCIADA PELO POLIMORFISMO I/D DO GENE DA ECA. In: 33' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2010, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2010. p. 107-107.

65.
SANTANA, H. A. P. ; MOREIRA, SR ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . INTENSIDADES MAIS ALTAS DE EXERCÍCIO AERÓBICO PREDIZEM UMA MAIOR DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL PÓS-EXERCÍCIO EM IDOSAS. In: 33' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2010, SÃO PAULO. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2010. p. 230-230.

66.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . RESPOSTAS AGUDAS E CRÔNICAS DA GLICEMIA AO EXERCÍCIO EME RGÔMETRO DE BRAÇO REALIZADO POR DIABÉTICOS TIPO-2. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009, BRASÍLIA. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009.

67.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . CONSUMO EXECESSIVO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC) E RAZÃO DE TROCAS RESPIRATÓRIAS (R) DE IDOSAS PRÉ-HIPERTENSAS. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009, BRASÍLIA. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009.

68.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . DIFERENTES INTENSIDADES DE EXERCÍCIO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA DURANTE O PERÍODO PÓS-EXERCÍCIO EM DIABÉTICOS TIPO-2. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009, BRASÍLIA. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009.

69.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . VARIABILIDADE DA FREQUENCIA CARDÍACA COMO MÉTODO NÃO-INVASIVO EM ESTIMAR O LIMIAR ANAERÓBIO EM DIABÉTICOS TIPO-2. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE E'DUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009, BRASÍLIA. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE E'DUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009.

70.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . INFLUÊNCIA DO ALELO DE DELEÇÃO (D) DO GENE DA ECA SOBRE A HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009, BRASÍLIA. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA, 2009.

71.
MOREIRA, SR; SANTANA, H. A. P. ; SIMOES, G. C. ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . POST-EXERCISE PRESSURE RESPONSES IN ELDERLY PRE-HIPERTENSE WOMEN ARE INFLUENCED BY NITRIC OXIDE. In: 14th annual Congress of the European College of Sport Science, 2009, Oslo. European College Sports in Science, 2009.

72.
MOREIRA, SR; SIMOES, G. C. ; Lima, RM ; CAMPBELL et al ; SIMOES, H. G. . GLUCOSE CONTROL WITH MINOR STRESS DURING RESISTANCE EXERCISE IN INDIVIDUALS WITH TYPE 2 DIABETICS. In: Congress of the European College of Sport Science, 2009, Oslo. 14th annual Congress of the European College of Sport Science, 2009.

73.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. ; SIMOES, G. C. ; CAMPBELL et al . IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO-2 SEDENTÁRIOS E FISICAMENTE ATIVOS. In: XI Simpósio Paulista de Educação Física, 2007, Rio Claro. V Congresso Int de Educação Física e Motricidade Humana, 2007.

74.
MOREIRA, SR; SIMOES, G. C. ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . IDENTIFICAÇÃO DO LIMIAR DE LACTATO NO EXERCÍCIO RESISTIDO EM DIABÉTICOS TIPO 2 E NÃO DIABÉTICOS. In: XI SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2007, RIO CLARO. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA, 2007.

75.
Cunha VNC ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. ; CUNHA, R. R. . EFEITO DE 8 SEMANAS DE TREINAMENTO SOBRE A RAZÃO PESO DO CORAÇÃO/PESO CORPORAL DE RATOS IDOSOS. In: XXX Simpósio internacional de ciências do esporte, 2007, São Paulo. Mitos e evidências na atividade física e no esporte, 2007. v. 15. p. 91-91.

76.
Lima, RM ; MOREIRA, SR . ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DE VARIÁVEIS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFORMANCE DE ENDURANCE DE IDOSAS. In: XXX SIMPOSÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2007, SÃO PAULO. Mitos e evid6encias na atividade física e no esporte, 2007. v. 15. p. 188-188.

77.
SIMOES, G. C. ; MOREIRA, SR ; SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al . HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO RESISTIDO EM DIABÉTICOS TIPO-2 É INFLUENCIADA PELA INTENSIDADE DO EXERCÍCIO. In: XXX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2007, SÃO PAULO. Mitos e Evidências na Atividade Física e no Esporte, 2007. v. 15.

78.
MOREIRA, SR. BLOOD GLUCOSE RESPONSES TO RESISTANCE EXERCISE ABOVE AND BELOW LACTATE THRESHOLD FOR TYPE 2 DIABETICS. In: American College of Sports Medicine 53rd Annual Meeting, 2006, Denver - CO. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2006. v. 38. p. S535-S536.

79.
SIMOES, H. G. ; MOREIRA, SR . COMPARISON OF METHODS TO IDENTIFY THE ANAEROBIC THRESHOLD FOR TYPE 2 DIABETICS AND NON-DIABETIC SUBJECTS. In: Congress of the European College of Sport Science, 2006, Lausanne. Book of Abstracts of the 11th Annual Congress of the European College of Sport Science. Lausanne - Switzerland: Hoppeler H., Reilly T., Tsolakidis E., Gfeller L., Klossner S.. p. 364-364.

80.
MOREIRA, SR. CORRELAÇÕES ENTRE OS LIMIARES DE LACTATO, GLICÊMICO E VENTILATÓRIO DE DIABÉTICOS TIPO-2 IDENTIFICADOS EM CICLOERGÔMETRO E MUSCULAÇÃO. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCAS DO ESPORTE, 2006, SAO PAULO. A GLOBALIZAÇÃO DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA. SÃO PAULO: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, 2006. v. 14. p. 280-280.

81.
CAMPBELL et al ; MOREIRA, SR . CINÉTICA DA GLICEMIA EM DIABÉTICOS TIPO-2 DURANTE E APÓS EXERCÍCIO REALIZADO EM INTENSIDADES ACIMA E ABAIXO DO LIMIAR ANAERÓBIO. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006, SÃO PAULO. A GLOBALIZAÇÃO DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA. SÃO PAULO: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, 2006. v. 14. p. 38-38.

82.
SIMOES, H. G. ; MOREIRA, SR . EFEITOS DO EXERCÍCIO AGUDO EM CICLOERGÔMETRO SOBRE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS EM INDIVÍDUOS DIABÉTICOS. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006, SÃO PAULO. A GLOBALIZAÇÃO DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA. SÃO PAULO: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, 2006. v. 14. p. 39-39.

83.
SIMOES, G. C. ; MOREIRA, SR . EFEITO HIPOTENSOR DO EXERCÍCIO RESISTIDO REALIZADO ACIMA DO LIMMIAR DE LACTATO EM DIABÉTICOS TIPO-2 E NÃO DIABÉTICOS. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006, SÃO PAULO. A GLOBALIZAÇÃO DO ESPORTE E DA ATIVIDADE FÍSICA. SÃO PAULO: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, 2006. v. 14. p. 46-46.

84.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. . RATING OF PERCEIVED EXERTION IN DIFFERENTMOMENTS OF WALKING AND RUNNING IN INDIVIDUALS FRON BRAZILIA/DF CITY. In: ACSM?s Conference on Integrative Physiology of Exercise, 2006, INDIANÁPOLIS. ACSM?s Conference on Integrative Physiology of Exercise, 2006.

85.
MOREIRA, SR. IDENTIFICAÇAO DOS LIMIARES GLICEMICO E DE LACTATO DURANTE EXERCÍCIO RESISTIDO REALIZADO POR DIABÉTICOS TIPO-2. In: XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005.

86.
MOREIRA, SR. METHODS TO IDENTIFY THE ANAEROBIC THRESHOLD FOR TYPE 2 DIABETICS. In: XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005.

87.
MOREIRA, SR. COMPORTAMENTO GLICEMICO DURANTE UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO REALIZADO ACIMA DO LIMIAR ANAERÓBIO EM DIABÉTICOS TIPO-2. In: XXVIII SIMPÓSO INTERNACONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005, SÃO PAULO. ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005.

88.
MOREIRA, SR. RESPOSTA DA PRESSÃO ARTERIAL EM DIABÉTICOS TIPO-2 DURANTE EXERCÍCIO AERÓBIO REALIZADO EM DIFERENTES INTENSIDADES. In: XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2005, SÃO PAULO. ATIIVIDADE FÍSICA E ESPORTE NO CICLO DA VIDA, 2005.

89.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza . DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO EM ATLETAS PRÉ-PÚBERES DA MODALIDADE DE NATAÇÃO. In: III Encontro Científico de Educação Física - FAG/DOM BOSCO, 2003, Cascavel. III Encontro Científico de Educação Física - FAG/DOM, 2003.

90.
MACHADO, Setembrino ; MOREIRA, SR ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL ENTRE PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS E GUARDA-VIDAS DO CORPO DE BOMBEIROS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: Encontro Científico de Educação Física - FAG/DOM, 2003, Cascavel. Encontro Científico de Educação Física - FAG/DOM, 2003.

91.
MARQUES, Jaqueline de Miranda ; PELEGRINI, Andreia ; MOREIRA, SR ; BARTHOLASSE, Tatiani Sica ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE FLEXIBILIDADE DE CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS DE AMBOS OS SEXOS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: III Encontro Científico de Educação Física - FAG/DOM BOSCO, 2003, Cascavel. III Encontro Científico de Educação Física - FAG/DOM, 2003.

92.
MOREIRA, SR; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE 7 A 10 ANOS DE AMBOS OS SECOS PARTICIPANTES DO PROJETO CAPOEIRA NA ESCOLA: AVALIAÇÃO REFERENCIADA POR CRITÉRIO. In: XI Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG, 2003, Belo Horizonte. XI Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG, 2003.

93.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . APTIDÃO FÍSICA EM PRATICANTES DE JIU-JITSU DO SEXO MASCULINO DA CIDADE DE CASCAVEL-PR: AVALIAÇÃO REFERENCIADA POR CRITÉRIO. In: XI Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG, 2003, Belo Horizonte. XI Congresso Mineiro de Educação Física da APEFMIG, 2003.

94.
MOREIRA, SR; RONQUE, Enio Ricardo Vaz ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . CORRELAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E GORDURA RELATIVA COM A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM MENINOS DE 8 A 10 ANOS. In: XXXI Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. XXXI Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003.

95.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . COMPOSIÇÃO CORPORAL E DESEMPENHO MOTOR RELACIONADO À SAÚDE DE CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: XXXI Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. XXXI Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003.

96.
PELEGRINI, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . PERFIL ANTROPOMÉTRICO E COMPOSIÇÃO CORPORAL RELACIONADO À SAUDE DE CRIANÇAS CAPOEIRISTAS DE 7 A 10A ANOS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: XXXI Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. XXXI Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003.

97.
MOREIRA, SR; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . CORRELAÇÃO DE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE MEMBROS SUPERIORES COM A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM PRATICANTES DE JIU-JITSU. In: III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003, Rio Claro. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003.

98.
GULAK, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ANÁLISE DO DESEMPENHO MOTOR EM PRATICANTES DA MODALIDADE JIU-JITSU DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003, Rio Claro. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003.

99.
MOREIRA, SR; BOURSCHEID, Débora . A COMUNICAÇÃO DO ÁRBITRO DE FUTEBOL. In: III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003, Rio Claro. III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana - IX Simpósio Paulista de Educação Física, 2003.

100.
MOREIRA, SR; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DOS NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE ENTRE ATLETAS DAS MODALIDADES DE JIU-JITSU E CAPOEIRA. In: XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003, Foz do Iguaçú. XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003.

101.
GULAK, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL ENTRES ATLETAS CAPOEIRA, JIU-JITSU E NÃO-PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003, Foz do Iguaçú. XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003.

102.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . PERFIL ANTROPOMÉTRICO E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ATLETAS DE JIU-JITSU DO SEXO MASCULINO DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003, Foz do Iguaçú. XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003.

103.
CRISBACH, Maria Cristina ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; PEREIRA, Marlene Teresinha dos Santos ; SILVA, Karina Elaine de Souza . COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO FINALISTAS DO CAMPEONATO PARANANENSE. In: XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003, Foz do Iguaçú. XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003.

104.
MOREIRA, SR; SANTOS, Aristeu O ; BOURSCHEID, Débora . CAPOEIRA: UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. In: XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003, FOZ DO iGUAÇÚ. XVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2003.

105.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; GULAK, Andreia ; RONQUE, Enio Ricardo Vaz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DO CRESCIMENTO FÍSICO DE CAPOEIRISTAS DE 7 A 10 ANOS DE AMBOS OS SEXOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003.

106.
MOREIRA, SR; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . Associação entre variáveis do aspecto morfológico e velocidade de 50 m de escolares de ambos os sexos da cidade de Cascavel-PR. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

107.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . A influência da adiposidade corporal na função cardiorrespiratória em escolares do sexo masculino de 9 a 10 anos da cidade de Cascavel-PR. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

108.
PELEGRINI, Andreia ; MOREIRA, SR ; MARQUES, Jaqueline de Miranda ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; BARTHOLASSE, Tatiani Sica . Desempenho motor de capoeiristas de 7 a 10 anos do sexo feminino da cidade de Cascavel-PR.. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

109.
MOREIRA, SR; MACHADO, Setembrino ; SILVA, Karina Elaine de Souza . A influência de um programa de 5 semanas de treinamento misto sobre o desempenho de guarda-vidas em testes de 50, 100 e 1000 m de natação. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

110.
KLUSKA, L. M. ; MOREIRA, SR ; MARQUES, Jaqueline de Miranda ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SILVA, Joacyr Ulanowicz . Comparação do desempenho motor em escolares de 6 anos de ambos os sexos da rede pública municipal da cidade de Cascavel-PR. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

111.
PEREIRA, Marlene Teresinha dos Santos ; MOREIRA, SR ; CRISBACH, Maria Cristina ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MARQUES, Jaqueline de Miranda ; PELEGRINI, Andreia . O impacto do envelhecimento sobre a flexibilidade de mulheres acima de 30 anos de idade. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

112.
LEVIEN JUNIOR, M. A. A. ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; MARQUES, Jaqueline de Miranda ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; BARTHOLASSE, Tatiani Sica . Composição corporal, desempenho neuromuscular e funcional em escolares de 11 anos do sexo masculino da cidade de Cascavel-PR: Avaliação referenciada por critério. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

113.
CRISBACH, Maria Cristina ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . Auxologia e composição corporal de escolares de 7 a 10 anos da rede pública municipal de ensino da cidade de Cascavel-PR. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

114.
BARTHOLASSE, Tatiani Sica ; MOREIRA, SR ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MARQUES, Jaqueline de Miranda ; PELEGRINI, Andreia . Estudo comparativo do crescimento e da composição corporal em escolares de 6 anos de idade de ambos os sexos da cidade de Cascavel-PR. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

115.
MARQUES, Jaqueline de Miranda ; MOREIRA, SR ; PELEGRINI, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; BARTHOLASSE, Tatiani Sica . Estudo comparativo do desempenho motor de capoeiristas de 7 a 10 anos de ambos os sexos da cidade de Cascavel-PR. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2003.

116.
MOREIRA, SR; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; FAVARO, Eduardo ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO ENTRE ESCOLARES DE AMBOS OS SEXOS DA CIDADE DE CASCAVEL. In: XV Semana da Educação Física da UEM - PR, 2002, Maringá. XV Semana da Educação Física da UEM - PR, 2002.

117.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO MOTOR ENTRE ESCOLARES DO SEXO FEMININO DE ESCOLAR PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: XV Semana da Educação Física da UEM - PR, 2002, Maringá. XV Semana da Educação Física da UEM - PR, 2002.

118.
MOREIRA, SR; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . PERFIL ANTROPOMÉTRICO EM CAPOEIRISTAS DE CASCAVEL-PR. In: : II Encontro Científico de Educação Física da Educação Física - FAG/Dom Bosco, 2002, Cascavel. : II Encontro Científico de Educação Física da Educação Física - FAG/Dom Bosco, 2002.

119.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . PERFIL ANTROPOMÉTRICOS DE VOLEIBOLISTAS DE 12 A 17 ANOS DO SEXO FEMININO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ. In: II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2002, Cascavel. II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2002.

120.
MOREIRA, SR; FAVARO, Eduardo ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . DESENVOLVIMENTO DA CAPOEIRA PARA ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CASCAVEL. In: II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2002, Cascavel. II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2002.

121.
GULAK, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . RECURSOS ERGOGÊNICOS: MITOS E VERDADES PARA O DESEMPENHO ATLÉTICO. In: II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2002, Cascavel. II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2002.

122.
MOREIRA, SR; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO MOTOR ENTRE ESCOLARES DO SEXO MASCULINO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: CELAFISCS, 2002, São Paulo. CELAFISCS, 2002.

123.
GULAK, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DE COMPOSIÇÃO CORPORAL DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL FEMININO JÚNIOR. In: CELAFISCS, 2002, São Paulo. CELAFISCS, 2002.

124.
MOREIRA, SR; CRISBACH, Maria Cristina ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES DE 6 A 12 ANOS DE AMBOS OS SEXOS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: CELAFISCS, 2002, São Paulo. CELAFISCS, 2002.

125.
MOREIRA, SR; FAVARO, Eduardo ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . CAPOEIRA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. In: CELAFISCS, 2002, São Paulo. CELAFISCS, 2002.

126.
SILVA, Joacyr Ulanowicz ; MOREIRA, SR ; GULAK, Andreia ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E ANTROPOMETRIA ENTRE ESCOLARES DO SEXO MASCULINO DE ESCOLAS PÚBLICAS PRIVADAS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: CELAFISCS, 2002, São Paulo. CELAFISCS, 2002.

127.
GULAK, Andreia ; MOREIRA, SR ; SILVA, Joacyr Ulanowicz ; SILVA, Karina Elaine de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E ANTROPOMETRIA ENTRE ESCOLARES DO SEXO FEMININO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE CASCAVEL-PR. In: : XV Semana da Educação Física da UEM - PR, 2002, mARINGÁ. : XV Semana da Educação Física da UEM - PR, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOREIRA, S.R.; GURJAO, A. L. D. ; COSTA, F. L. ; COSTA, C. W. A. ; ARAUJO, F. S. ; SIMÕES, H.G. ; MORAES J.F.V.N. . Aerobic fitness predicts the air consumption time in the self-contained breathing apparatus during physical tasks of firefighters. Revista Andaluza de Medicina Del Deporte, 2018.

2.
GONCALVES, M. P. ; BRITTO, M. R. ; ARAUJO, F. S. ; MOURA, M. A. R. ; OLIVEIRA, L. C. ; MORAES J.F.V.N. ; MOREIRA, S.R. . Frequency of resistance training predicts levels of anxiety and depression in Brazilian women. Revista da Educação física/UEM (Online), 2018.

3.
Ferreira AP ; MOREIRA, S.R. . SPECIFIC METHOD FOR DETERMINATION OF BLOOD GLUCOSE THRESHOLD IN CAPOEIRA PRACTITIONERS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2018.

4.
SANTOS, B. M. ; CRUZ, L. C. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; ROCHA, T. C. O. G. ; ANDRADE, K. T. P. ; MOREIRA, S.R. . Glucose responses, basic affect and rating of perceived exertion during resistance exercise in woman with type 2 diabetes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2018.

5.
SAMPAIO, L. R. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. ; LIRA, G. P. A. ; MOREIRA, SR . Empatia e indicadores hemodinâmicos e autonômicos e cardíacos:um estudo experimental com jovens adultos. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, SR. PROPOSIÇÕES LÚDICAS DE ENSINO PARA OS FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOREIRA, SR. FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO VOLTADO AO JUDÔ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOREIRA, SR. Aspectos Psicofisiológicos na Capoeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MOREIRA, SR; NUMATA FILHO, E. S. ; SANTOS, G. A. ; ALMEIDA, L. G. . Perforrmance fisiológica, motora características físicas e saúde do capoeirista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOREIRA, SR. Qualidade de vida na Universidade: panorama, ações e proposições. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOREIRA, SR. Aspectos relacionados a saúde do capoeirista: evidências científicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARDOSO, J. T. C. ; MOREIRA, SR . Metodologia do AbadÁcadêmico (Conferência: Arte y Cultura de la Capoeira). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MOREIRA, SR. RESPOSTAS PSICOFISIOLÓGICAS NA CAPOEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOREIRA, SR. Mesa redonda: Numa folha qualquer / Palestra: Capoeira como ferramenta de promoção da Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROCHA, T. C. O. G. ; MOREIRA, SR ; CRUZ, L. C. ; SANTOS, B. M. ; TEIXEIRA-ARAUJO, A. A. . RESPOSTAS GLICÊMICAS, AFETIVAS E DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO AO EXERCÍCIO RESISTIDO DE DIFERENTES INTENSIDADES EM DIABÉTICOS TIPO 2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOREIRA, SR. DIABETES E EXERCÍCIO: A GIGANTE EM CRESCIMENTO DESORDENADO Vs. O ANÃO QUASE ESQUECIDO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MOREIRA, SR. TECNOLOGIA E A MELHORA FÍSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CRUZ, L. C. ; LIMA, T. S. ; PARENTE, M. L. ; ARAUJO, F. S. ; NUMATA FILHO, E. S. ; ANDRADE, I. Y. T. P. ; MOREIRA, SR . PET - EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVASF: AÇÕES DO TRIÊNIO 2011-2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ANDRADE, I. Y. T. P. ; ARAUJO, F. S. ; SA, C. G. ; VIRGOLINO, A. F. B. F. ; PARENTE, M. L. ; ANDRADE, K. T. P. ; MOREIRA, SR . EFEITOS DO TREINAMENTO RESITIDO NA APTIDÃO AERÓBIA DE IDOSOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ARAUJO, F. S. ; PARENTE, M. L. ; VIRGOLINO, A. F. B. F. ; LIMA, T. S. ; INACIO, J. H. S. ; LIMA, E. V. C. ; MOREIRA, SR . INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA NA PRESSÃO ARTERIAL DE FREQUENTADORES DE PARQUE DE LAZER EM PETROLINA - PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
VIRGOLINO, A. F. B. F. ; SA, C. G. ; NUMATA FILHO, E. S. ; ARAUJO, F. S. ; ANDRADE, I. Y. T. P. ; CRUZ, L. C. ; MOREIRA, SR . ASSOCIAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E O DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE PETROLINA - PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MOREIRA, SR. O PAPEL DO EXERCÍCIO NO CONTROLE GLICÊMICO DE DIABÉTICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO NA SAÚDE CARDIOVASCULAR (4o Grupamento de Bombeiros). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA, T. C. ; MOREIRA, SR ; QUEIROZ, C. R. S. . CAPOEIRA E EDUCAÇÃO: Contribuições para a formação de professores e instrutores de Capoeira dos municípios de Juazeiro e Petrolina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO EM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR (1o EMUSA da UPE-Petrolina). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MOREIRA, SR. CAPOEIRA E TREINAMENTO FÍSICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO EM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MOREIRA, SR. CAPOEIRA: DO PASSADO AOS DIAS ATUAIS E CARACTERÍSTICAS GERAIS/TREINAMENTO ESPORTIVO NA CAPOEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
MOREIRA, SR. DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO NA SAÚDE INDIVIDUAL DURANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. . Influência da intensidade do exercício e do polimorfismo I/D do gene da ACE sobre respostas cardiovasculares e metabólicas de idosas hipertensas. Brasília/DF 2009 (TESE DE DOUTORADO).

2.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G. . Identificação dos limiares de lactato, glicêmico e ventilatório e efeitos da intensidade do exercício resistido sobre a glicemia em diabéticos tipo -2. BRASÍLIA/DF 2006 (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MOREIRA, SR. EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS METABÓLICAS II. 2015.

2.
MOREIRA, SR. FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. 2015.

3.
MOREIRA, SR. EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES I. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, S.R.. Elaboração do APCN - Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF. 2014.

2.
MOREIRA, SR. PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS (CPGCSB). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, SR. A tecnologia e a inovação na arte de diagnosticar e tratar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
KRUEL, L. F. M. ; MOREIRA, SR . Módulo Temático: Prescrição de Exercício Físico para Diabéticos tipo-2 e Dislipidêmicos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, SR. PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA PESSOAS COM DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MOREIRA, SR. ÁREA DE CONHECIMENTO: FISIOLOGIA HUMANA. 2014. (MEMBRO TITULAR DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DOCENTE MAGISTÉRIO SUPERIOR PORTARIA UPE-10).

3.
MOREIRA, SR. CURSO BÁSICO DE MUSCULAÇÃO. 2013. .

4.
MOREIRA, SR. BENEFÍCIOS AGUDOS E CRÔNICOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL. 2013. .

5.
MOREIRA, SR. PERSONAL TRAINING: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO. 2009. .

Demais trabalhos
1.
MOREIRA, SR. Diabetes e Exercício Físico. 2010 (PALESTRA PROFERIDA) .

2.
MOREIRA, SR. PERDAS FUNCIONAIS DURANTE A VIDA: DIABESIDADE E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO. 2009 (PALESTRA PROFERIDA) .

3.
MOREIRA, SR. ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES: UMA FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO. 2006 (PALESTRA PROFERIDA) .

4.
MOREIRA, SR. EXERCÍCIO FÍSICO E REJUVENECIMENTO. 2006 (PALESTRA PROFERIDA) .

5.
SIMOES, H. G. ; CAMPBELL et al ; MOREIRA, SR . EXERCÍCIO RESISTIDO E DIABETES TIPO-2. 2006 (PARTE DE CURSO) .

6.
MOREIRA, SR. CAPOEIRA E SAÚDE. 2006 (PALESTRA PROFERIDA) .

7.
MOREIRA, SR. EXERCÍCIO FÍSICO E DIABETES. 2005 (PALESTRA PROFERIDA) .

8.
MOREIRA, SR. ATIVIDADE FÍSICA E DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS. 2005 (PALESTRA PROFERIDA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, SR; CAVALCANTE, T. C. F.; CARVALHO F.O.. Participação em banca de ARILSÂNGELA DE JESUS CONCEIÇÃO. EFEITO DE 12 SEMANAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA ASSOCIADA AO TREINAMENTO DE CAPOEIRA NO PERFIL LIPÓIDICO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
CARVALHO F.O.; SOUZA, M. F.; MOREIRA, S.R.. Participação em banca de JULIANE BARROSO LEAL. EFEITO DO CONSUMO REGULAR DE SUCO DE UVA INTEGRAL ASSOCIADO À PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM IDOSOS HIPERTENSOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
GURJAO, A. L. D.; COSTA, M. C.; MOREIRA, SR. Participação em banca de CAMILA BRASILEIRO AZEVEDO. CINÉTICA, CINEMÁTICA E DESEMPENHO ISOMÉTRICO COMO INDICADORES DE FADIGA NO EXERCÍCIO LEG PRESS EM HOMENS E MULHERES. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
SIMÕES, H.G.; MOREIRA, SR; ROSA, T. S.. Participação em banca de JOSÉ MORAES SOUTO FILHO. REATIVIDADE AUTONÔMICA E CARDIOVASCULAR AO ESTRESSE: EFEITO ATENUANTE DA FORÇA MUSCULAR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

5.
MOREIRA, SR; SANTOS, T. M.; FONSECA, R. M. C.. Participação em banca de FLÁVIO DE SOUZA ARAÚJO. TREINAMENTO RESISTIDO DINÂMICO VERSUS ISOMÉTRICO: EFEITOS NA PRESSÃO ARTERIAL E CAPACIDADE FUNCIONAL DE HOMENS PRÉ-HIPERTENSOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

6.
MOREIRA, SR; BRITO, A. C.; CARVALHO F.O.. Participação em banca de ALFREDO ANDERSON TEIXEIRA ARAÚJO. CARACTERIZAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA DE DIFERENTES RITMOS DE JOGO DE CAPOEIRA EM INDIVÍDUOS EXPERIENTES. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física (25020013010P3)) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

7.
MOREIRA, SR; LEMOS, F. A.; SILVA, T. F. A.. Participação em banca de KARLA CINARA BEZERRA MELO. EFEITOS DO TREINAMENTO DO MÉTODO PILATES NAS RESPOSTAS FUNCIONAIS E GLICÊMICAS DE MULHERES IDOSAS COM DIABETES MELITUS TIPO 2. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

8.
LAITANO, O.; MORAES J.F.V.N.; MOREIRA, SR; SANTANA, H. A. P.. Participação em banca de ANA ANGÉLICA SOUZA SILVA. RESPOSTAS GLICÊMICAS E TERMORREGULATÓRIAS EM MULHERES NA PÓS MENOPAUSA COM DIABETES TIPO 2 DURANTE O EXERCÍCIO NO CALOR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física (25020013010P3)) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

9.
GURJAO, A. L. D.; MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de LAÍSLA DA SILVA PAIXÃO BATISTA. EFEITO AGUDO DO ALONGAMENTO ESTÁTICO NO DESEMPENHO NEUROMUSCULAR E CARDIOVASCULAR DE JOVENS IDOSAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

10.
BARROS, J. F.; MOREIRA, SR; FAYH, A. P. T.. Participação em banca de THIAGO DE BRITO FARIAS. EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO AZUL SOBRE AS RESPOSTAS PSICOATIVAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
BARROS, J. F.; MOREIRA, SR; FAYH, A. P. T.. Participação em banca de GILMARA GOMES DE ASSIS. Efeito de 12 sessões de caminhada na água sobre as concentrações do fator neurotrófico derivado do cérebro e função motora em pacientes com doenças parkinsonianas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
COSTA, E. C.; OKANO, A. H.; MOREIRA, S.R.; FORJAZ, C. L. M.. Participação em banca de TERESA CRISTINA BATISTA DANTAS. EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE DE BAIXO VOLUME SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL AMBULATORIAL DE NORMOTENSOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

13.
BARROS, J. F.; COSTA, E. C.; ELSANGEDY, H. M.; MORAES J.F.V.N.; MOREIRA, SR. Participação em banca de RODRIGO ALBERTO VIEIRA BROWNE. EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO AERÓBIO VIGOROSO SOBRE AS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADOLESCENTES. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

14.
MOREIRA, SR; DIAS, R. M. R.; DANTAS, E. M.; GURJAO, A. L. D.. Participação em banca de ALFREDO ANDERSON TEIXEIRA DE ARAUJO. RESPOSTAS HEMODINÂMICAS E AUTONÔMICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE PERÍODOS DAS 24 HORAS APÓS EXERCÍCIO RESISTIDO COM DIFERENTES INTENSIDADES. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

15.
MOREIRA, SR; ARAUJO, R. C.; ALMEIDA, J. R. G. S.. Participação em banca de CHARLES DE SOUZA VIEIRA. EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS DURANTE A RECUPERAÇÃO E EXERCÍCIO RESISTIDO ISOMÉTRICO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

16.
MOREIRA, SR; OKANO, A. H.. Participação em banca de ANDRÉ IGOR FONTELES. ANALISE DO DESEMPENHO E MARCADORES AUTONÔMICOS ENTRE IDOSAS PRATICANTES DE TAI CHI CHUAN E SEDENTÁRIAS EM TESTES DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS E 400 METROS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

17.
OKANO, A. H.; MOREIRA, SR. Participação em banca de GERTRUDES NUNES DE MELO. EFEITOS DO PROCESSO DE FAMILIARIZAÇÃO E DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA SOBRE A FLUTUAÇÃO DE FORÇA EM IDOSAS DURANTE EXERCÍCIO ISOMÉTRICO. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

18.
MOREIRA, SR; DIAS, R. M. R.; CATTUZZO, M. T.. Participação em banca de André Luiz Torres Pirauá. ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS ESTABILIZADORES ESCAPULARES, EM SUJEITOS COM DISCINESIA ESCAPULAR, DURANTE EXERCÍCIO PUSH-UP PLUS EM SUPERFÍCIE ESTÁVEL E INSTÁVEL. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB) - Universidade de Pernambuco.

19.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G.; Campbell, Carmen SG. Participação em banca de Marcela Nolêto Mundim de Souza. EXERCÍCIOS RESISTIDOS DE MAIOR VOLUME E INTENSIDADE RESULTAM EM REDUÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS DA PA DE 24H EM IDOSAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

20.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G.; PIRES, F. O.. Participação em banca de Bibiano Madrid. MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA IDENTIFICAÇÃO DA INTENSIDADE DE EXERCÍCIO ASSOCIADA AO MÁXIMO ESTATO ESTÁVEL DE LACTATO. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

Teses de doutorado
1.
MOREIRA, SR; SIMOES, H. G.; BALDISSERA, V.; UGRINOWITSCH, C.; PRESTES, J.; MOTA, M. R.. Participação em banca de EMERSON PARDONO. INFLUÊNCIA DO POLIMORFISMO I/D DO GENE DA ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA SOBRE A HIPOTENSÃO PÓS-EXERCÍCIO DE JOVENS NORMOTENSOS. 2010. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
SIMÕES, H.G.; MACHADO, F. A.; ASANO, R. Y.; Ferreira AP; ROSA, T. S.; MOREIRA, SR. Participação em banca de JOSÉ MORAIS SOUTO FILHO. AVALIAÇÃO AERÓBIA E MONITORAMENTO DA RECUPERAÇÃO DO TREINAMENTO DE ATLETAS DE JUDÔ POR MEIO DO CUSTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM EXERCÍCIO SUBMÁXIMO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.; DANTAS, E. M.. Participação em banca de PRISCILA OSÓRIO FERNANDES. IMPACTO DA INTERVENÇÃO PÓS-HOSPITALAR NA MELHORA DA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CLASSE FUNCIONAL I E II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
MOREIRA, S.R.; FONTES, E. B.; ELSANGEDY, H. M.; MORAES, D. U.. Participação em banca de INGRID BEZERRA BARBOSA COSTA. EFEITO DE UMA SESSÃO DE CAMINHADA EM INTENSIDADE AUTOSELECIONADA AO AR LIVRE SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL AMBULATORIALDE IDOSAS HIPERTENSAS FISICAMENTE INATIVAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de RAISSA SOARES DE LIMA. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ACONSELHAMENTO PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
BARROS, J. F.; CHAO, C. H. N.; DANTAS, P. M. S.; MOREIRA, SÉRGIO. Participação em banca de RICARDO ANDRÉ GOMES DA SILVA. EFEITOS AGUDOS DE UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO AQUÁTICO COM DUPLA TAREFA SOBRE O DESEMPENHO MOTOR E COGNITIVO EM PESSOAS COM ALZHEIMER. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
MOREIRA, SR. Participação em banca de ARILSÂNGELA DE JESUS CONCEIÇÃO. EFEITOS DA PRÁTICA DA CAPOEIRA MAIS SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA NA RESPOSTA DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

6.
MOREIRA, SR; Lima, RM; SAFONS, M. P.. Participação em banca de ANDRE BONADIAS GADELHA. COMPARAÇÃO ENTRE ÍNDICE DA ADIPOSIDADE CORPORAL NA PREDIÇÃO DE FATORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICO E NA FUNCIONALIDADE DE MULHERES IDOSAS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado)) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Kelly Fhabrink Cerqueira Dias e Jolelila Soares Santiago. Influência do nível de atividade física sobre a aptidão cardiorrespiratória em mulheres idosas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

2.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard. Ações motoras do árbitro assistente de futebol durante a partida. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

3.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Adilia Consuello Rodrigues Ferreira e Jonas Vitor. Desempenho da força em idosas após duas intensidades do exercício aeróbio. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

4.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Hugo LV Saraiva e Pedro HP de Araújo. Efeitos do treinamento aeróbio de alta intensidade sobre a econômia de corrida em atletas de endurance. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

5.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Larissa Keller T Mesquita e Anderson BM Lima. Influência do treinamento aeróbio e anaeróbio na massa de gordura corporal de alolescentes obesos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

6.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Nadia de O Mendonça e Caroline G Graca. Suplementação de carboidrato não reverte o efeito deletério do exercício de endurance sobre o subsequente desempenho de força. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

7.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Railson dos S Lima e Irany Galvão Sales. A força muscular de mulheres idosas decresce principalmente após oito semanas de interrupção de um programa de exercício com pesos livres. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

8.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Celio I de Oliveira e Gladson Neres Aires Gabriel. Consumo máximo de oxigênio e limiar de jogadores de futebol: Comparação entre as diferentes posições. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

9.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Nilto CD Junior e Hugo C Marinho. Déficit bilateral nos movimentos de flexão e extensão de perna e flexão de cotovelo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

10.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Lucas Canale Miola. Desempenho da força em idosas após duas intensidades do exercício aeróbio - Versão 2. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

11.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Lucas Souza da Silva. Diagnóstico de sobrepeso e obesidade em escolares: Utilização do IMC segundo padrão internacional. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

12.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Marcos Leite de Oliveira e Bruno EP Borges. Exercício físico e o controle da pressão arterial. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

13.
MOREIRA, SR; Ferreira AP. Participação em banca de Diony Domaszak e Maruzan S da Silva. Existe déficit bilateral na realização de 10 RM em exercícios de braços e pernas?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Instituto Aleixo - Universidade Unigranrio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, SR; ARAUJO, F. S.. Participação em banca de GUSTAVO DE MORAES SILVA.EXERCÍCIO FÍSICO E COMPRIMENTO DOS TELÔMEROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NAS DISFUNÇÕES CRÔNICO-DEGENERATIVAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
MOREIRA, SR; GURJAO, A. L. D.. Participação em banca de IURI MENDES PEREIRA.EFEITO DO VOLUME DE SPRINTS INTERVALADOS DE ALTA INTENSIDADE NO IMPULSO CONTRÁTIL DE POLICIAIS MILITARES DA CIPE/CAATINGA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
MOREIRA, SR; ARAUJO, F. S.. Participação em banca de LUCAS GUIMARÃES ALMEIDA.Perfil antropométrico e funcional de competidores de elite em diferentes categorias nos jogos mundiais Abadá Capoeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de ABINAEL TINOCO MELO DA SILVA.ESTILO DE VIDA, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE BOMBEIROS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

5.
MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de MARCOS VENICIUS JANUARIO FERREIRA.HIPOTENSÃO APÓS SESSÃO DE TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE EM ADULTOS JOVENS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

6.
MOREIRA, S.R.; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de THAMIRES SANTOS DO VALE.RESPOSTAS PRESSÓRICAS PÓS-EXERCÍCIO DE GINGA NA CAPOEIRA EM ESCOLARES SAUDÁVEIS SEM EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

7.
MOREIRA, SR; SOUZA, F. T.; NEVES, V. R.. Participação em banca de FERNANDA ARAÚJO DA SILVA.INFLUÊNCIA DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA SOBRE A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE JOVENS SAUDÁVEIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Pernambuco.

8.
MOREIRA, S.R.; GURJAO, A. L. D.. Participação em banca de EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO.Análise do comportamento da pressão arterial e do sistema nervoso autônomo durante e após diferentes métodos de exercício resistido. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

9.
MOREIRA, S.R.; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de JANDYSON BEZERRA DE ALBUQUERQUE.Efeito de diferentes períodos de treinamento resistido durante 12 semanas na força e fatores de risco cardiovascular de homens de meia idade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

10.
MOREIRA, S.R.; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de CONRADO GUERRA DE SA.Tempo de recuperação da ventilação, frequência cardíaca, tônus autonômico e variáveis perceptuais após exercício aeróbio intenso: Relações com o limiar ventilatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

11.
MOREIRA, S.R.; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de JAMES MACEDO DE SOUZA.Efeitos do treinamento de força no desempenho do ciclismo: Uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

12.
MOREIRA, S.R.; GURJAO, A. L. D.. Participação em banca de Raphaella de Souza Silva.Familiarização e reprodutibilidade de avaliação da força muscular isométrica em mulheres jovens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

13.
GURJAO, A. L. D.; MOREIRA, SR. Participação em banca de ALESSANDRO LOPES BEZERRA.O EFEITO AGUDO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NO DESEMPENHO NEUROMUSCULAR DE POLICIAIS MILITARES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

14.
CARVALHO F.O.; MOREIRA, SR. Participação em banca de HANNA MARQUES LEITE LOPES DOS SANTOS.BALANÇO HÍDRICO EM MULHERES DURANTE UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO DE ALTA INTENSIDADE PARA O CONDICIONAMENTO FÍSICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

15.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.. Participação em banca de GEOVANE NUNES RIBEIRO.RESPOSTAS DAS VARIÁVEIS HEMODINÂMICAS DURANTE O TREINAMENTO RESISTIDO EM DIFERENTES INTENSIDADES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

16.
MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de RENAN FERREIRA DA SILVA.NÍVEIS DE SATISFAÇÃO DE PRATICANTES DE ACADEMIA DE PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

17.
MOREIRA, SR; MARQUARDT, L. E. G.. Participação em banca de ILKA YOLANE TEIXEIRA PASSOS DE ANDRADE.EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NA APTIDÃO AERÓBIA DE IDOSOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

18.
MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de FLAVIO DE SOUZA ARAÚJO.INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA NA PRESSÃO ARTERIAL DE FREQUENTADORES DE PARQUE DE LAZER EM PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

19.
MOREIRA, SR; MOURA, D. L.. Participação em banca de CONRADO GUERRA DE SÁ.RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E APROVEITAMENTO ACADÊMICO EM ESCOLARES DA CIDADE DE PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

20.
MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de ÁRION FELIPE BARBOSA FERREIRA VIRGOLINO.ASSOCIAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E O DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES PRÉ-PÚBERES DE REDE PRIVADA DE PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

21.
MOURA, M. P. S.; REIS, S. A. G. B.; MOREIRA, SR. Participação em banca de TAYONARA DE SOUZA LIMA.ASSOCIAÇÕES DO ESTILO DE VIDA E VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS COM O PADRÃO DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS EM SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

22.
MOREIRA, SR; CORREA, M. F.; VICH, C.. Participação em banca de ELIANE DE LAVOR FREITAS.EFEITOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO ENVELHECIMENTO COGNITIVO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

23.
GONCALVES, M. P.; MOREIRA, SR; CORTES, V.. Participação em banca de Edna Natália Batista Gonçalves.A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E STRESS EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

24.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.. Participação em banca de HEDER FÁBIO MENDES PORTO.INFLUÊNCIA DO CICLO MENSTRUAL NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO, SATISFAÇÃO E AUTO EFICÁCIA DE MULHERES SUBMETIDAS A UMA SESSÃO AGUDA DE EXERCÍCIO AERÓBIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

25.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.. Participação em banca de CLAUDIA CRISTIANE ALVES DA SILVA.RELAÇÃO ENTRE PERFIL ANTROPOMÉTRICO, FLEXIBILIDADE E COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL ANTES E APÓS UMA SESSÃO DE ALONGAMENTO DE MEMBROS INFERIORES EM FUNCIONÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

26.
MOREIRA, SR; MOURA, D. L.. Participação em banca de CHARLES WESLEY ALVES COSTA.MODELO PEDAGÓGICO DE ENSINO DO CONTEÚDO PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EFEITOS DO APRENDIZADO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

27.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.. Participação em banca de LOUMAÍRA CARVALHO DA CRUZ.IDADE E SEXO, MAS NÃO O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, INFLUENCIA A FLEXIBILIDADE DE USUÁRIOS DE PARQUE DE LAZER. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

28.
MOREIRA, SR; CARVALHO F.O.. Participação em banca de MARIA LARISSY DA CRUZ PARENTE.CORRELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO MOTOR E RENDIMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES PRÉ-PÚBERES DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

29.
MOREIRA, SR; MORAES J.F.V.N.. Participação em banca de FRANCISCO LUIS DE OLIVEIRA COSTA.APTIDÃO AERÓBIA PREDIZ O TEMPO DE CONSUMO DE AR NO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA DURANTE EXIGÊNCIA FÍSICA DE BOMBEIROS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

30.
GONCALVES, M. P.; MOREIRA, SR; CORTES, V.. Participação em banca de Tatiany Soares Torres.Um estudo sobre saúde e bem-estar subjetivo em adultos e idososque praticam atividades físicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

31.
MOREIRA, SR; DIAS, RF; Correa, MAV. Participação em banca de André Luiz de Almeida Cavalcanti.Avaliação de variáveis antropométricas e fisiológicas de militares frente à execução de treinamento físico individualizado em condições de campo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Pernambuco.

32.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza. Participação em banca de Isabella Elise Weirich.Efeitos do exercício resistido circuitado de alta intensidade nas respostas da pressão arterial pós-exercício.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

33.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza. Participação em banca de Simone de França Benvindo.Efeito agudo de uma sessão dee xercícios resistidos seriados com carga intensa sobre a pressão arterial.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

34.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza. Participação em banca de Marcondi Rodrigues Benvindo.Efeito agudo de uma sessão de exercícios resistidos circuitado com carga moderada sobre a pressão arterial.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

35.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza. Participação em banca de Marcelo Anderson da Silva.O efeito do exercício resistido seriado de moderada e alta intensidade nas respostas agudas da pressão arterial.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Assis Gurgacz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, SR. Membro titular da comissão examinadora do processo seletivo para contratação de professor na área de cardiologia. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
MOREIRA, SR. Membro titular da comissão examinadora do processo seletivo para contratação de professor efetivo na área de nefrologia. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
MOREIRA, SR. Membro titular da comissão examinadora do processo seletivo para contratação de professor na área de Jogos Brincadeiras e Estágio Curricular Obrigatório em Educação Física Licenciatura e Bacharelado. 2012. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
MOREIRA, SR; OLIVEIRA, P. C.; CUNHA, M. M.. Membro titular da comissão examinadora do processo seletivo para contratação de professor na área de Voleibol, Gestão e Organização de eventos. 2012.

5.
MOREIRA, SR. Membro titular da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2011. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

6.
MOREIRA, SR; SILVA, Karina Elaine de Souza. Comissão Examinadora docente para a área de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Atividade Física na Infância. 2010. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

7.
MOREIRA, SR; Melo, FBS; MARANHAO, JB. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Universitário nas áreas /subáreas de conhecimento de Anatomia do Aparelho Locomotor e Fisiologia do Exercício, na categoria Assistente. 2010. Universidade de Pernambuco.

8.
MOREIRA, SR. Membro titular da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Edital n.20 de 27 de maio de 2010, publicado no DOU de 28 de maio de 2010 para a área de conhecimento: Aprendizagem Motora.. 2010. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Outras participações
1.
MOREIRA, SR. AVALIADOR DE TEMAS LIVRES NO II ABADÁCADÊMICO: ENCONTRO TÉCNICO CIENTÍFICO DE CPAOEIRA. 2017. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
MOREIRA, SR; LUZ, D.; CASTILHA, F.. Festival de Música de Capoeira "Projeto de Extensão "Capoeira e Educação".. 2013. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
MOREIRA, SR. Parecerista de trabalhos científicos do VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. 2011. Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

4.
MOREIRA, SR. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA. 2009. Universidade Católica de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival Nacional da Arte Capoeira. Congresso Técnico Abadá-Capoeira. 2018. (Congresso).

2.
I Ciclo de Capacitação do Projeto Capoeira na UNIVASF.CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO DA CAPOEIRA EM PROJETOS SOCIAIS. 2018. (Seminário).

3.
III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Avaliação dos resumos submetidos (comissão científica). 2018. (Congresso).

4.
Orientações Técnicas de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. 2018. (Encontro).

5.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. SESSÃO TEMÁTICA FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. 2018. (Congresso).

6.
ZUMBIMBA 2018: Encontro de Capoeira.Trabalhos em grupos. 2018. (Encontro).

7.
II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Avaliação dos resumos submetidos (comissão científica). 2017. (Congresso).

8.
ZUMBIMBA 2017: Encontro de Capoeira.Curso de Aperfeiçoamento técnico e prático para instrutores Roxa e Roxa/Marron da Abadá Capoeira. 2017. (Encontro).

9.
21 st Annual Congress of the EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. HEART RATE AND PERCEPTUAL ACUTE RESPONSES OF PRACTITIONERS DURING THE DIFFERENT MOMENTS OF CAPOEIRA CLASS. 2016. (Congresso).

10.
Festival Nacional de Capoeira.Treinamento técnico de Capoeira. 2016. (Encontro).

11.
I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. Avaliação dos resumos submetidos (comissão científica). 2016. (Congresso).

12.
IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVASF (Scientex). MESA REDONDA - PET-UNIVASF: contribuições e perspectivas. 2016. (Congresso).

13.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. MÓDULOS TEMÁTICOS II, V, VIII E XII (50 HORAS DE DURAÇÃO). 2016. (Congresso).

14.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. RESPOSTAS HEMODINÂMICAS E MORFOLÓGICAS AO EXERCÍCIO DE FORÇA COM E SEM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO. 2016. (Congresso).

15.
ZUMBIMBA 2016: Encontro de Capoeira.Curso de Aperfeiçoamento técnico e prático para instrutores Roxa e Roxa/Marron da Abadá Capoeira. 2016. (Encontro).

16.
Curso Abadá Capoeira com Mestre Nagô.Curso prático. 2015. (Oficina).

17.
ZUMBIMBA 2015: Encontro de Capoeira.Problemas e soluções na escola Abadá Capoeira. 2015. (Encontro).

18.
II ENCONTRO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS, TECNOLOGIA E SAÚDE.A TECNOLOGIA E A INOVAÇÃO NA ARTE DE DIAGNOSTICAR E TRATAR. 2014. (Encontro).

19.
TREINAMENTO DO SISTEMA GUARDIAN REAL TIME. 2014. (Outra).

20.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E XERCÍCIO. INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA NA GLICEMIA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE FREQUENTADORES DE PARQUE DE LAZER EM PETROLINA - PE. 2014. (Congresso).

21.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E XERCÍCIO. EFEITOS DO EXERCÍCIO AERÓBIO E ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES E AFETIVAS DE RECUPERAÇÃO E DURANTE O ESTRESSE INDUZIDO. 2014. (Congresso).

22.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E XERCÍCIO. DEZ SEMANAS DE TREINAMENTO BÁSICO DE CAPOEIRA MELHORA A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E A PRESSÃO ARTERIAL DE HOMENS ADULTOS. 2014. (Congresso).

23.
36º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.CORRELAÇÃO DE INDICADORES AUTONÔMICOS COM PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E HEMODINÂMICOS DE JOVENS E ADULTOS. 2013. (Simpósio).

24.
36º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.ASSOCIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA COM PARÂMETROS HEMODINÂMICOS DE USUÁRIOS DE PARQUE DE LAZER EM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E SEXOS. 2013. (Simpósio).

25.
I FORUM NACIONAL DAS ÁREAS DO SISTEMA UAB.FÓRUM UAB. 2013. (Encontro).

26.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Coordenador de Comissão Científica. 2013. (Congresso).

27.
35º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.IDADE E SEXO, MAS NÃO O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, INFLUÊNCIA A FLEXIBILIDADE DE USUÁRIO DE PARQUE. 2012. (Simpósio).

28.
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2012. (Seminário).

29.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. EXERCÍCIO FÍSICO EM PORTADORES DE DIABETES. 2012. (Congresso).

30.
34' SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.Especulações e Evidências em Atividade Física e Esporte. 2011. (Simpósio).

31.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PERSONAL TRAINING - Prof. Dr. Herbert Gustavo Simões.CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PERSONAL TRAINING - Prof. Dr. Herbert Gustavo Simões. 2011. (Oficina).

32.
33o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE: Boas Práticas na Atividade Física e no Esporte.Pressão arterial noturna em idosas após exercício aeróbio moderado é influenciada pelo polimorfismo I/D do gene da ECA. 2010. (Simpósio).

33.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. RESPOSTA DO ÓXIDO NÍTRICO A DIFERENTES INTENSIDADES DE EXERCÍCIO EM IDOSAS. 2010. (Congresso).

34.
V Encontro Pedagógico - Formando o Professor a partir da escuta sensível: conhecendo a região para melhor conhecer a UNIVASF. 2010. (Seminário).

35.
14th ANNUAL CONGRESS OF THE EUROPEAN COLLEGE OF SPORT SCIENCE. GLUCOSE CONTROL WITH MINOR STRESS DURING RESISTANCE EXERCISE IN INDIVIDUALS WITH TYPE 2 DIABETICS. 2009. (Congresso).

36.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE 53rd ANUAL MEETING. BLOOD GLUCOSE RESPONSES TO RESISTANCE EXERCISE ABOVE AND BELOW LACTATE THRESHOLD FOR TYPE 2 DIABETICS. 2006. (Congresso).

37.
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.CORRELAÇÕES ENTRE OS LIMIARES DE LACTATO, GLICÊMICO E VENTILATÓRIO DE DIABÉTICOS TIPO-2 IDENTIFICADOS EM CICLOERGÔMETRO E MUSCULAÇÃO. 2006. (Simpósio).

38.
XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE.XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DO ESPORTE. 2005. (Simpósio).

39.
APLICAÇÃO DA FISIOLOGIA NA AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO.APLICAÇÃO DA FISIOLOGIA NA AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO. 2003. (Seminário).

40.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTOS E RECREAÇÃO - FIEP.COMPARÁÇÃO DOS NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE EM LUTADORES DE CAPOEIRA E JIU-JITSU. 2003. (Outra).

41.
CURSO DE ÁRBITRO PELA ESCOLA PARANAENSE DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE.CURSO DE ÁRBITRO PELA ESCOLA PARANAENSE DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE CAMPO - FIFA. 2003. (Outra).

42.
CURSO DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 2003..CURSO DE MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. 2003. (Encontro).

43.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA. 2003. (Congresso).

44.
III ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2003..III ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG/DOM BOSCO, 2003.. 2003. (Encontro).

45.
II MOSTRA DOM BOSCO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.II MOSTRA DOM BOSCO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2003. (Encontro).

46.
IX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.IX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2003. (Simpósio).

47.
XI CONGRESSO MINEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA APEFMIG. XI CONGRESSO MINEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA APEFMIG. 2003. (Congresso).

48.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2003. (Congresso).

49.
XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO - FIEP. XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO - FIEP. 2003. (Congresso).

50.
XXVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.XXVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2003. (Simpósio).

51.
XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO ESPORTE. XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO ESPORTE. 2003. (Congresso).

52.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO CAPOEIRA IUNA.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO CAPOEIRA IUNA. 2002. (Outra).

53.
I ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA.I ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA. 2002. (Encontro).

54.
II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG.II ENCONTRO CIENTÍFICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG. 2002. (Encontro).

55.
PALESTRA - PSICOLOGIA DO ESPORTE: ENFOQUES ATUAIS.PALESTRA - PSICOLOGIA DO ESPORTE: ENFOQUES ATUAIS. 2002. (Outra).

56.
XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.XXV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 2002. (Simpósio).

57.
CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - TURISMO/HOTELARIA E. CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - TURISMO/HOTELARIA ECONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - TURISMO/HOTELARIA E FISIOTERAPIA. 2001. (Congresso).

58.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2001. (Outra).

59.
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS NA CAPOEIRA.CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS NA CAPOEIRA. 2001. (Outra).

60.
CURSO DE RECREAÇÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS.CURSO DE RECREAÇÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS. 2001. (Outra).

61.
CURSO RITMOS BLACK & WHITE.CURSO RITMOS BLACK & WHITE. 2001. (Outra).

62.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: A INFÂNCIA E O ENCANTAMENTO.II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: A INFÂNCIA E O ENCANTAMENTO. 2001. (Seminário).

63.
CURSO DE ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS NA CAPOEIRA.CURSO DE ORGANIZAÇÃO & MÉTODOS NA CAPOEIRA. 2000. (Outra).

64.
I SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG.I SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FAG. 2000. (Encontro).

65.
II JOGOS BRASILEIRO CAPOEIRA IUNA.II JOGOS BRASILEIRO CAPOEIRA IUNA. 1999. (Outra).

66.
I CURSO & OFICINA DE ATUALIZAÇÃO: Professores e Mestres de Capoeira.I CURSO & OFICINA DE ATUALIZAÇÃO: Professores e Mestres de Capoeira. 1998. (Outra).

67.
CURSO DE DATILOGRAFIA E APERFEIÇOAMENTO EM DATILOGRAFIA.CURSO DE DATILOGRAFIA E APERFEIÇOAMENTO EM DATILOGRAFIA. 1991. (Outra).

68.
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Dimensão Educacional da Capoeira.CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Dimensão Educacional da Capoeira. 1991. (Outra).

69.
I CONGRESSO NACIONAL DE CAPOEIRA E CULTURA BRASILEIRA. I CONGRESSO NACIONAL DE CAPOEIRA E CULTURA BRASILEIRA. 1991. (Congresso).

70.
III CLÍNICA DE CAPOEIRA.III CLÍNICA DE CAPOEIRA. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, SR; SANTOS, G. A. . I CICLO DE CAPACITAÇÃO DO PROJETO CAPOEIRA NA UNIVASF. 2018. (Outro).

2.
MOREIRA, SR; NUMATA FILHO, E. S. ; SANTOS, G. A. . III AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 2018. (Congresso).

3.
MOREIRA, SR; ALVES, M. P. ; NUMATA FILHO, E. S. . II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 2017. (Congresso).

4.
MOREIRA, S.R.; SANTOS, M. P. A. . I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 2016. (Congresso).

5.
MOREIRA, SR. V CEFIVASF - Coordenação de conferência especial "composição corporal, balanço energético e saúde. 2015. (Congresso).

6.
MOREIRA, S.R.. V CEFIVASF - Coordenação de mesa redonda "Avaliação fisiológica do desempenho no esporte de alto nível. 2015. (Congresso).

7.
MOREIRA, S.R.. V CEFIVASF - Coordenação de mesa redonda "Avanços e perspectivas da pós graduação na área 21 no Nordeste e no Brasil. 2015. (Congresso).

8.
MOREIRA, S.R.. V CEFIVASF - Coordenação de módulo temático "Neurociência Aplicada". 2015. (Congresso).

9.
MOREIRA, SR. 1° ENCONTRO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS, TECNOLOGIA E SAÚDE. 2014. (Outro).

10.
MOREIRA, SR. IV CEFIVASF: Coordenação de Módulo Temático "Avaliação e prescrição de exercício físico para idosos - Prof. Dr. Sebastião Gobi". 2013. (Congresso).

11.
MOREIRA, SR. IV CEFIVASF: Coordenação de Mesa Redonda "Exercícios físicos, Aspectos Cardiovasculares e Lipidêmicos - Prof. Dr. Álvaro e Raphael Dias. 2013. (Congresso).

12.
MOREIRA, SR. IV CEFIVASF: Coordenação de Conferência Especial "Riscos e benefícios do exercício resistido na hipertensão - Prof. Dra. Cláudia Forjaz". 2013. (Congresso).

13.
MOREIRA, SR. IV CEFIVASF: Coordenação de Mesa Redonda "Exercício físico para idosos - Prof. Dr. Raphael Dias e André Gurjão". 2013. (Congresso).

14.
MOREIRA, SR. IV CEFIVASF: Coordenação de Mesa Redonda "Pós-graduação em Educação Física - Profa. Dra. Lilian Gobbi e Cláudia Cavaglieri". 2013. (Congresso).

15.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de mesa "Políticas de Pesquisa e Pós-graduação em Educação Física no Brasil e no Nordeste: Presente e Futuro". 2012. (Congresso).

16.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de mesa "Modelos e Benefícios da Prescrição do Exercício Físico em Diferentes Populações". 2012. (Congresso).

17.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de palestra "Exercício Físico, Saúde, Desempenho Humano e Qualidade de Vida". 2012. (Congresso).

18.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de mini-curso "Exercício Físico para Idosos". 2012. (Congresso).

19.
MOREIRA, SR. Capoeira e Educação: Contribuições para a formação de professores de Capoeira dos municípios de Juazeiro e Petrolina. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
HUGO JOSÉ CAVALCANTI COELHO PEREIRA. RESPOSTAS AGUDAS E CRÔNICAS NA PRESSÃO ARTERIAL DE 24 HORAS DE HIPERTENSOS SUBMETIDOS AO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

2.
MARCOS PAULO ALVES. EFEITOS DA PRÁTICA DA CAPOEIRA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

3.
RAISSA SOARES DE LIMA. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ACONSELHAMENTO PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM HEMODIÁLISE. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

4.
GEOVANI ALVES DOS SANTOS. Protocolo específico para determinação da aptidão aeróbia durante a ginga da Capoeira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

5.
EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO. Demanda psicofisiológica de diferentes ritmos de Capoeira nos jogos mundiais da Escola ABADÁ. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
DEBORA VITORIA SANTOS MOREIRA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

2.
RENAN DE LUNA SOBRAL. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

3.
BRUNA NADYELLE DANTAS DE MOURA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

4.
RAFAEL DUARTE MORAES DE OLIVEIRA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

5.
RENATO DE LUNA SOBRAL. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

6.
ANDERSON DE SOUZA PINHEIRO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

7.
ILMA SABRINA BARBOSA DA SILVA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

8.
MATHEUS SOUSA SANTANA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

9.
LILIAN CHRISTINNE ASSIS COELHO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

10.
BRENA STHEFFANY DOS SANTOS SILVA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

11.
FRANCÉLIO MATHUZALEM DE MENEZES LUZ. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

12.
CAMILA CAMPOS BARROS DE SOUZA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

13.
DAVI LEITE RIBEIRO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).

14.
LORRANA KAYOLA DOS SANTOS BARROS. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. MEC/SESu. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ARILSÂNGELA DE JESUS CONCEIÇÃO. EFEITOS DE 12 SEMANAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA ASSOCIADA AO TREINAMENTO DE CAPOEIRA NO PERFIL LIPÍDICO DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

2.
FLÁVIO DE SOUZA ARAÚJO. TREINAMENTO RESISTIDO DINÂMICO VERSUS ISOMÉTRICO: EFEITOS NA PRESSÃO ARTERIAL E CAPACIDADE FUNCIONAL DE HOMENS PRÉ-HIPERTENSOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

3.
KARLA CINARA BEZERRA MELO. EFEITOS DO TREINAMENTO DO MÉTODO PILATES NAS RESPOSTAS FUNCIONAIS E GLICÊMICAS DE MULHERES IDOSAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física (25020013010P3)) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, . Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

4.
ALFREDO ANDERSON TEIXEIRA DE ARAUJO. CARACTERIZAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA DE DIFERENTES RITMOS DE JOGO DE CAPOEIRA EM INDIVÍDUOS EXPERIENTES. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física (25020013010P3)) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

5.
LOUMAÍRA CARVALHO DA CRUZ. RESPOSTAS GLICÊMICAS E DA FUNÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM MULHERES COM DIABETES TIPO 2 PÓS-EXERCÍCIO RESISTIDO DE DIFERENTES INTENSIDADES. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

6.
MARCUS AMANDO F SILVA. RESPOSTAS CARDIOVASCULARES AGUDAS EM INDIVÍDUOS HIPERTENSOS: EFEITOS DE DIFERENTES TERAPIAS NÃO-FARMACOLÓGICAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

7.
CHARLES DE SOUZA VIEIRA. EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO NAS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DE IDOSOS DURANTE A RECUPERAÇÃO E EXERCÍCIO RESISTIDO ISOMÉTRICO. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

8.
ALFREDO ANDERSON TEIXEIRA DE ARAUJO. RESPOSTAS HEMODINÂMICAS E AUTONÔMICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM DIFERENTES PERÍODOS DAS 24H PÓS-EXERCÍCIO RESISTIDO COM DIFERENTES INTENSIDADES. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisco Luis de Oliveira Costa. Predição do tempo de consumo de ar no equipamento de proteção respiratória durante exigência física de bombeiros a partir do limiar anaeróbio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Faculdade Monte Negro. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

2.
Francisco Luis de Oliveira Costa. Predição do tempo de consumo de ar no equipamento de proteção respiratória durante exigência física de bombeiros a partir do VO2max. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento) - Faculdade Monte Negro. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

3.
REGINALDO LUIZ DO NASCIMENTO. Composição corporal, mas não aptidão aeróbia e nível de atividade física, se associa com a reatividade vascular de indivíduos do sexo masculino. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Faculdade Monte Negro. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GUSTAVO DE MORAES SILVA. EXERCÍCIO FÍSICO E COMPRIMENTO DOS TELÔMEROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NAS DISFUNÇÕES CRÔNICO-DEGENERATIVAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

2.
LUCAS GUIMARÃES ALMEIDA. Perfil antropométrico e funcional de competidores de elite em diferentes categorias nos jogos mundiais Abadá Capoeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

3.
THAMIRES SANTOS DO VALE. RESPOSTAS PRESSÓRICAS PÓS-EXERCÍCIO DE GINGA NA CAPOEIRA EM ESCOLARES SAUDÁVEIS SEM EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

4.
BRUNO MARCELLO RODRIGUES. RESPOSTAS GLICÊMICAS, AFETIVAS E DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO AO EXERCÍCIO RESISTIDO DE DIFERENTES INTENSIDADES EM DIABÉTICOS TIPO 2. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

5.
CONRADO GUERRA DE SA. Tempo de recuperação da ventilação, frequência cardíaca, tônus autonômico e variáveis perceptuais após exercício aeróbio intenso: Relações com o limiar ventilatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

6.
JANDYSON BEZERRA DE ALBUQUERQUE. Efeito de diferentes períodos de treinamento resistido durante 12 semanas na força e fatores de risco cardiovascular de homens de meia idade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

7.
EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO. Análise do comportamento da pressão arterial e do sistema nervoso autônomo durante e após diferentes métodos de exercício resistido. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

8.
JAMES MACEDO DE SOUZA. Efeitos do treinamento de força no desempenho do ciclismo: Uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

9.
ILKA YOLANE TEIXEIRA PASSOS DE ANDRADE. EFEITOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NA APTIDÃO AERÓBIA DE IDOSOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

10.
FLAVIO DE SOUZA ARAÚJO. INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA NA PRESSÃO ARTERIAL DE FREQUENTADORES DE PARQUE DE LAZER EM PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

11.
CONRADO GUERRA DE SÁ. RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E APROVEITAMENTO ACADÊMICO EM ESCOLARES DA CIDADE DE PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

12.
ÁRION FELIPE BARBOSA FERREIRA VIRGOLINO. ASSOCIAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E O DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES PRÉ-PÚBERES DE REDE PRIVADA DE PETROLINA-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

13.
TAYONARA DE SOUZA LIMA. ASSOCIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA E VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS COM O PADRÃO DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS EM SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

14.
LOUMAÍRA CARVALHO DA CRUZ. Idade e sexo, mas não nível de atividade física, influencia a flexibilidade de usuários de parque de lazer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

15.
CHARLES WESLEY ALVES COSTA. Modelo pedagógico de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares do ensino fundamental: Efeitos do aprendizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

16.
FRANCISCO LUIS DE OLIVEIRA COSTA. Aptidão aeróbia prediz o tempo de consumo de ar no equipamento de proteção respiratória durante exigência física de bombeiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

17.
MARIA LARISSY DA CRUZ PARENTE. Correlação entre desempenho motor e rendimento escolar de estudantes pré-púberes de escola da rede privada de ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

18.
Navarro Abreu V Rodrigues. Efeito de nove semanas de ciclismo indoor periodizado no limiar ventilatório de indivíduos fisicamente ativos nesta modalidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

19.
Renata Fonseca da Costa. Efeitos do ciclo menstrual no nível de força máxima e de resistência muscular em mulheres praticantes de exercício resistido. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

20.
Tatiane Gonçalves de Souza Carrijo. Correlação do nível habitual de atividade física com níveis de estresse em indivíduos fisicamente ativos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

21.
André Luiz Lima Sobral. Análise da influência familiar na obesidade nas duas primeiras décadas de vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

22.
Daniel Sandes Carneiro. Considerações sobre a importância do exercício resistido para diabéticos tipo-2. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

23.
André Facci. Respostas da pressão arterial antes, durante e pós-exercícios combinados em indivíduos hipertensos controlados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

24.
Janaína Mendonça da Mota. A influência do hidrospinning associado a medicação orientada na obesidade corpórea: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

Iniciação científica
1.
GUSTAVO DE MORAES SILVA. Respostas cardiovasculares após diferentes intensidades de exercício resistido. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

2.
LUCAS GUIMARÃES ALMEIDA. Respostas cardiovasculares após diferentes intensidades de exercício resistido. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

3.
ALTAMIR NUNES BUCHEGGER. Efeito do treinamento combinado na aptidão funcional e composição corporal em indivíduos hipertensos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

4.
CAMILA MARIA MENEZES ALMEIDA. Hipotensão pós-exercício combinado diminui o efeito do estresse induzido na reatividade vascular de adultos saudáveis. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

5.
Ricardo Ariel Costa Souza. Respostas de pressão arterial e reatividade de pressão arterial após treinamento combinado.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

6.
Francisco L. de Oliveira Costa. Predição do Tempo de Consumo de Ar no Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) apartir do Consumo Máximo de Oxigênio de Bombeiros. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

7.
JANINE ALENCAR SOUZA. Hipotensão pós-exercício atenua o efeito da cintura na reatividade vascular de professores universitários de ambos os sexos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

8.
Rafael Rodrigues da Cunha. DETERMINAÇÃO DO LIMIAR ANAERÓBIO E DO MÁXIMO ESTADO ESTÁVEL DE LACTATO EM RATOS IDOSOS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

9.
Verusca N. C. Cunha. OITO SEMANAS DE TREINAMENTO MODERADO NÃO ALTERA A INTENSIDADE CORRESPONDENTE AO LIMIAR DE LACTATO EM RATOS IDOSOS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

10.
Rafael de Sousa Costa. INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO NA QUANTIDADE MÁXIMA DE REPETIÇÕES DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA SÉRIE DE EXERCÍCIO RESISTIDO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Educação Física) - Universidade Paulista. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

Orientações de outra natureza
1.
THAMIRES SANTOS DO VALE. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

2.
MICHELLY OLIVEIRA ALVES. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

3.
HIAGO ANDREI DE LIMA PEREIRA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

4.
KARLA CINARA BEZERRA MELO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

5.
RAFAEL EUGENIO MENEZES MUDO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

6.
FABIO CRISOSTOMO DA SILVA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2018. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

7.
CLAUDIONOR CICERO MASCENA CORDEIRO JUNIOR. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

8.
EGUINALDO VINICIUS DE CARVALHO LIMA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

9.
THAISE CAMILA DE OLIVEIRA GOMES. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

10.
JOÃO BATISTA DA SILVA OLIVEIRA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

11.
SAMUEL PATRICIO DOS SANTOS. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

12.
RICARDO DIOGO ARAÚJO DA COSTA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2017. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

13.
JOSÉ WASLY DE LIMA MARCELINO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2016. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

14.
THALLES HENRIQUE RODRIGUES OLIVEIRA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

15.
VERONICA DE CASTRO LEAL. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

16.
ALESSON RODRIGO DOS SANTOS E SANTOS. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

17.
BRUNO MARCELLO RODRIGUES DOS SANTOS. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2014. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

18.
JORGE HEEWLL DA SILVA INACIO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2014. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

19.
MARIANA VILABUIM FEIGL CAMARA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

20.
CONRADO GUERRA DE SA. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.

21.
EDUARDO SEIJI NUMATA FILHO. Programa Educação para a Saúde e Lazer Ativo Orientado: Prevenção e Tratamento de Doenças Psico-Sociais e Cardio-Metabólicas na Comunidade de Petrolina/PE. 2013. Orientação de outra natureza. (Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, MEC/SESu. Orientador: Sérgio Rodrigues Moreira.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
MOREIRA, SR. EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS CARDIOVASCULARES I. 2014.

2.
MOREIRA, SR. EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS METABÓLICAS II. 2015.

3.
MOREIRA, SR. FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO NA SAÚDE INDIVIDUAL DURANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MOREIRA, SR. DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOREIRA, SR. CAPOEIRA: DO PASSADO AOS DIAS ATUAIS E CARACTERÍSTICAS GERAIS/TREINAMENTO ESPORTIVO NA CAPOEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO NA SAÚDE CARDIOVASCULAR (4o Grupamento de Bombeiros). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, T. C. ; MOREIRA, SR ; QUEIROZ, C. R. S. . CAPOEIRA E EDUCAÇÃO: Contribuições para a formação de professores e instrutores de Capoeira dos municípios de Juazeiro e Petrolina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO EM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR (1o EMUSA da UPE-Petrolina). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOREIRA, SR. CAPOEIRA E TREINAMENTO FÍSICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MOREIRA, SR. EFEITOS PROTETORES DO EXERCÍCIO FÍSICO EM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MOREIRA, SR. O PAPEL DO EXERCÍCIO NO CONTROLE GLICÊMICO DE DIABÉTICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MOREIRA, SR. TECNOLOGIA E A MELHORA FÍSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CRUZ, L. C. ; LIMA, T. S. ; PARENTE, M. L. ; ARAUJO, F. S. ; NUMATA FILHO, E. S. ; ANDRADE, I. Y. T. P. ; MOREIRA, SR . PET - EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVASF: AÇÕES DO TRIÊNIO 2011-2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ANDRADE, I. Y. T. P. ; ARAUJO, F. S. ; SA, C. G. ; VIRGOLINO, A. F. B. F. ; PARENTE, M. L. ; ANDRADE, K. T. P. ; MOREIRA, SR . EFEITOS DO TREINAMENTO RESITIDO NA APTIDÃO AERÓBIA DE IDOSOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MOREIRA, SR. RESPOSTAS PSICOFISIOLÓGICAS NA CAPOEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MOREIRA, SR. Mesa redonda: Numa folha qualquer / Palestra: Capoeira como ferramenta de promoção da Saúde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MOREIRA, SR. PROPOSIÇÕES LÚDICAS DE ENSINO PARA OS FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MOREIRA, SR. Aspectos Psicofisiológicos na Capoeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MOREIRA, SR; NUMATA FILHO, E. S. ; SANTOS, G. A. ; ALMEIDA, L. G. . Perforrmance fisiológica, motora características físicas e saúde do capoeirista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MOREIRA, SR. Qualidade de vida na Universidade: panorama, ações e proposições. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MOREIRA, SR. Aspectos relacionados a saúde do capoeirista: evidências científicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CARDOSO, J. T. C. ; MOREIRA, SR . Metodologia do AbadÁcadêmico (Conferência: Arte y Cultura de la Capoeira). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MOREIRA, SR. CURSO BÁSICO DE MUSCULAÇÃO. 2013. .

2.
MOREIRA, SR. PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA PESSOAS COM DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MOREIRA, SR. BENEFÍCIOS AGUDOS E CRÔNICOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL. 2013. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de mesa "Políticas de Pesquisa e Pós-graduação em Educação Física no Brasil e no Nordeste: Presente e Futuro". 2012. (Congresso).

2.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de mesa "Modelos e Benefícios da Prescrição do Exercício Físico em Diferentes Populações". 2012. (Congresso).

3.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de palestra "Exercício Físico, Saúde, Desempenho Humano e Qualidade de Vida". 2012. (Congresso).

4.
MOREIRA, SR. III SEFIVASF: Coordenação de mini-curso "Exercício Físico para Idosos". 2012. (Congresso).

5.
MOREIRA, S.R.; SANTOS, M. P. A. . I AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 2016. (Congresso).

6.
MOREIRA, SR; ALVES, M. P. ; NUMATA FILHO, E. S. . II AbadÁcadêmico: Encontro Técnico-Científico de Capoeira. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Nos anos de 2010 e 2013 obteve êxito com aprovações nas chamadas do edital Universal (Faixa C e Faixa A, respectivamente) com projetos na linha de pesquisa da primeira disciplina de atuação na graduação. No ano de 2012 e 2014 coordenou a submissão do APCN (curso de mestrado em Educação Física), tendo êxito na aprovação do curso na segunda avaliação (2014-2015). Em 2015 iniciou a coordenação do programa (PPGEF-UNIVASF), o qual atualmente se encontra em atividade já com duas turmas selecionadas em andamento. 

Lidera desde 2009 o Grupo de Estudos do Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício/DIVISÃO NORDESTE (cadastrado no CNPq) e busca fortalecer a produção científica na área das disciplinas de atuação na UNIVASF.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:35:26