Aline de Pinho Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0450163506944948
  • Última atualização do currículo em 12/06/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e membro do International Council for Open and Distance Education (ICDE). Desenvolve pesquisas na área de educação mediada por tecnologia, com enfoque nos seguintes aspectos: cognição e processo ensino-aprendizagem; metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de objetos de aprendizagem; avalição de materiais didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline de Pinho Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação.
Campus Universitário S/N
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 8488710172


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Doutorado em Doutorado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O outro diálogo: um ensaio sobre o diálogo interno e sua função no pensamento., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Ana Lucia Aragão Gomes.
2000 - 2003
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O argumento de Quine sobre a indeterminação da tradução,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
1996 - 1998
Especialização em Gerencia de marketing. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Marketing Ambiental no Mercado Globalizado.
Orientador: Maria de Lourdes Evangelista Sales.
2012 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1990 - 1996
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1997 - 1997
Formação de Auditores Internos da Qualidade. (Carga horária: 24h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1995 - 1995
Marketing Prático para Pequenas Empresas. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1992 - 1992
Matemática Financeira e Uso da HP-12C. (Carga horária: 40h).
Banco Industrial e Comercial S.A, BICBANCO, Brasil.
1992 - 1992
Produtos e Serviços Bancários. (Carga horária: 128h).
Banco Industrial e Comercial S.A, BICBANCO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Temático I
Sociologia
Ciência Política

Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Professor efetivol, Enquadramento Funcional: Professor Tempo integral, Carga horária: 40

Atividades

01/2005 - 12/2006
Direção e administração, Centro Integrado de Marketing, .

Cargo ou função
Coordenação.
01/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Órgão Colegiado do Curso de Administração com Habilitação em Marketin, .

Cargo ou função
Membro do órgão colegiado.
01/2005 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Órgão colagiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing, .

Cargo ou função
Membro do órgão colegiado.
06/2003 - 12/2006
Ensino, Curso de Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I (Marketing)
Metodologia do Trabalho Científico
Introdução à Filosofia
Filosofia e Ética
06/2003 - 06/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Órgão colegiado curso de Administração com habilitação Comércio Exterior, .

Cargo ou função
Membro do órgão colegiado.

Faculdade Christus, FC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2006 - 06/2007
Ensino, Direito do trabalho e processo trabalhista, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
06/2004 - 11/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Pesquisa
Metodologia do Trabalho Científico

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Bolsista da FUNCAP, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Ministrou Seminário de Leitura em Filosofia da Linguagem


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2003 - 05/2003
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Educação


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Diagnóstico da atuação do tutor no Ensino a Distância da UFRN
Descrição: No Brasil, o ensino a distância vêm se configurando de diferentes formas nas instituições de ensino superior públicas. Não há um modelo único de organização e atuação devido à diversidade de realidades nas quais estas instituições estão inseridas. Por conseguinte, não há uma unicidade sobre o papel do tutor neste processo. Embora existam alguns pontos em comum, as atribuições dos tutores divergem entre as instituições. Além disso, numa mesma instituição, em função de mudanças nas políticas de financiamento e na organização estrutural e administrativa, bem como transformações no modo de conceber o processo ensino aprendizagem, também ocorrem modificações no que se refere ao modo de atuação dos tutores. Esta realidade suscita a necessidade de uma constante investigação, reflexão e revisão acerca desta dimensão do ensino a distância. Este projeto tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a atuação do tutor (presencial e a distância) nos cursos a distância da UFRN, a fim de obter subsídios para a reflexão sobre o papel do tutor na EaD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline de Pinho Dias - Coordenador.
2012 - 2012
O ESPAÇO COLETIVO, A REFLEXÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS-PEGAGÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: O Projeto de Ações Acadêmicas Integradas intitulado O ESPAÇO COLETIVO, A REFLEXÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES E A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, objetiva contribuir na articulação entre a Universidade e escolas de Educação Básica, através do trabalho conjunto entre pesquisadores docentes da UFRN e outras IES, alunos das licenciaturas e da pós-graduação e educadores da Educação Básica do RN, com a finalidade de implementar ações que contribuam para a construção de um trabalho coletivo na escola a partir da socialização, reflexão e aprofundamento teórico-prático do cotidiano de sala de aula com vistas à possibilidade de superação das dificuldades percebidas, além da construção de materiais didático-pedagógicos e da sua divulgação em ambiente virtual como contribuição na orientação destas e outras práticas docentes em diferentes contextos escolares. O projeto tem como foco a escola enquanto espaço privilegiado para a formação inicial e permanente a partir do envolvimento de alunos das licenciaturas e dos educadores em efetivo serviço além de considerar a parceria entre Universidades e escolas de Educação Básica como um importante elemento para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dessas instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Auto-Avaliação Institucional dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em EaD na UFRN
Descrição: Este projeto destina-se à investigação teórica e prática sobre auto-avaliação institucional, de caráter quali-quantitativo, acerca dos componentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem em cinco licenciaturas e um bacharelado em Educação a Distância-EaD oferecidos pela SEDIS/UFRN. Serão contemplados os seguintes cursos de licenciatura: biologia, física, química, matemática, geografia, assim como o bacharelado em Administração Pública. O referido projeto faz parte das ações encaminhadas pelos acadêmicos, técnicos e gestores da SEDIS, em direção ao aperfeiçoamento e maior qualidade de suas ações educativas, com ênfase no processo de EaD, bem como o desenvolvimento de pesquisa científica sobre aspectos da modalidade a distância ligados ao ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Seminário de Auto-Avaliação Institucional dos cursos a distância da UFRN nos Pólos Marcelino Vieira, Luis Gomes, Martins:resultados, análises e reflexões.
Descrição: Este projeto de extensão destina-se a uma ação acadêmica cujo objetivo principal é divulgar, analisar os resultados da AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRN, dos Pólos Nova Cruz, Parnamirim, Extremoz e Natal executado em 2011.2. O Evento aqui proposto será caracterizado por atividades de caráter informativo e formativo, como debates, mesas redondas, palestras, seminários, entre outras manifestações. Irá congregar a comunidade externa, composta por professores e gestores de IES e de escolas públicas do ensino médio, além de autoridades locais relacionadas à Educação, alunos e tutores dos pólos a distância da UFRN, coordenadores de cursos, coordenadores de pólo e professores da UFRN. O foco principal deste evento é promover a discussão e reflexão dos resultados do processo de auto-avaliação institucional em EAD e sua importância para a melhoria da qualidade do ensino na modalidade a distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
2 ENCONTRO REGIONAL DE EAD
Descrição: A presente proposta de ação acadêmica denominada ?2º Encontro Regional de EaD? pretende realizar em 2012 a segunda edição de um encontro regional de Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Essa proposta pretende oferecer a socialização de temas voltados para a EaD, que assumem projeção estadual, regional e nacional, durante dois dias de atividades (palestras e mesas-redondas). Esse evento é de periodicidade anual, contemplando a abordagem de diversos temas relacionados à prática de EaD..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
1 Seminário Regional sobre atendimento Educacional Hospitalar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
1 ENCONTRO REGIONAL DE EAD
Descrição: A presente proposta de ação acadêmica denominada ?1º Encontro Regional de EaD? pretende realizar em 2011 a primeira edição de um encontro regional de Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Essa proposta pretende oferecer a socialização de temas voltados para a EaD, que assumem projeção estadual, regional e nacional, durante dois dias de atividades (palestras e mesas-redondas). Esse evento terá periodicidade anual, contemplando a abordagem de diversos temas relacionados à prática de EaD. O encontro tem como objetivo a atualização e a difusão científica no âmbito da EaD de discentes, técnicos, docentes da UFRN, de outras IES e da comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, A. P.. Autômatos ou humanos? Um estudo sobre o diálogo interno e a flexibilização do pensamento. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. 1p .

2.
DIAS, A. P.; COUTINHO, K. D. ; VALENTIM, R. A. M. . Design Instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. 1p .

3.
DIAS, A. P.; COUTINHO, K. D. ; VALENTIM, R. A. M. . Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. 40p .

4.
DIAS, A. P.. Coletânea internacional de artigos científicos sobre educação a distância. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2013. 400p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Carlos Alberto Pereira de ; DIAS, A. P. ; BURLAMAQUI, A. A. R. S. ; VALENTIM, R. A. M. ; COUTINHO, K. D. . Educação permanente em saúde: novas necessidades e perspectivas de formação, utilizando as TICs para aplicar estratégias pedagógicas inovadoras. In: Bruno Gomes de Araújo; Custódio L.de Brito Guerra Neto; Fabiano Papaiz; João Paulo Q.dos Santos; Karilany Dantas Coutinho; Marcel da Câmara R.Dantas; Ricardo A.de Medeiros Valentim; Robinson Luis de Souza Alves; Rodrigo Dantas da Silva. (Org.). Gestão de Recursos Humanos em Saúde mediada por Tecnologia. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 1-314.

2.
PAIVA, Irene A. ; DIAS, A. P. ; Frenandes, Melquisedeque de Oliveira . Projeto INCRA-Ambiental: uma experiência interdisciplinar. In: Irene Alves de Paiva; Marta Maria Pernambuco. (Org.). Práticas Coletivas em Assentamentos Rurais. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. 1, p. 13-228.

3.
DIAS, A. P.. Cursos Superiores a Distância na UFRN: considerações sobre qualidade e inovação. In: Hélio Roberto Hekis; Idelmárcia Dantas de Oliveira; Ione Rodrigues Diniz Morais; Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo; Ricardo Alexsandro de Medeiros Valntim; Robinson Luís Souza Alvesl. (Org.). Inovação Tecnológica em Educação a Distância: uma abordagem convergente. 1ed.natal: Editora da UFRN, 2013, v. , p. 7-279.

4.
DIAS, A. P.; TROLEIS, Adriano Lima ; CARVALHO, Luciene Santos de . Autoavaliação Institucional na EaD: Fator essencial na (re)avaliação das estratégias de ensino/aprendizagem e no incremento da qualidade de suas ações. In: Leticia Machado dos Santos. (Org.). Estratégias de Ensino-aprendizagem em EaD. 1ed.Salvador: Fast Design, 2012, v. III, p. 27-39.

5.
DIAS, A. P.; TROLEIS, Adriano Lima ; SANTOS, Luciene da Silva . A AUTO-AVALIAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO: CAMINHOS INDISSOCIÁVEIS PARA A QUALIDADE DA EaD NO BRASIL. In: TORRES NETO, José Correia; PAIVA; Maria Cristina Leandro de. (Org.). A prática da educação a Distância na UFRN. 1ed.Natal: EDUFRN, 2012, v. , p. 25-43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, A. P.. VII Congresso Mundial de estilos de Aprendizagem. In: VII congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, 2016, Bragança. VII Congresso Mundial de estilos de Aprendizagem, 2016.

2.
DIAS, A. P.; MORAIS, I. R. D. ; SOUSA, K. S. ; SOUZA, B. E. . O papel do tutor a distância e a atuação docente na EaD da UFRN. In: XII ESUD Congresso Nacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. ESUD Cultura Digital e Inovação: tecnologia educacional e dispositivos móveis., 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, A. P.. The Construction of an Innovative Instrument for Teacher´s Formation in Institutional Distance Teaching. In: World Conference on Online Learning, 2017, Toronto - CA. Teaching in a Digital Age - Re-Thinking Teaching & Learning, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, A. P.; MORAIS, I. R. D. ; SOUSA, K. S. ; SOUZA, B. E. . O papel do tutor a distância e a atuação docente na EaD da UFRN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DIAS, A. P.; Souza, Evelyn Santos de. ; Silva, Jeremias Alves de Araújo ; Cunha, Josemi Medeiros da ; Macedo, Julia Idália A. ; Frenandes, Melquisedeque de Oliveira . UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA, AMBIENTAL E EDUCACIONAL DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO NORTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DIAS, A. P.; ARAGAO, A. L. A. . Desfazendo preconceitos e mitos: aproximações entre David Bohm e Paulo Freire e contribuições para o pensamento flexível.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, A. P.. O outro diálogo: uma compreensão do diálogo interno. 2009 (Tese).

2.
DIAS, A. P.. O ARGUMENTO DE QUINE SOBRE A INDETERMINAÇÃO DA TRADUÇÃO. Fortaleza: UFC, 2003 (DISSERTAÇÃO).

3.
DIAS, A. P.. Marketing Ambiental no Mercado Globalizado:um estudo das industrias de Castanha de caju Cearenses.. FORTALEZA: UECE, 1997 (ESPECIALIZAÇÃO).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, A. P.; RABELO, D. S. S. ; SILVA, A. N. . Curso de formação no uso do ava mandacaru interativo. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - curso autoinstrucional).

2.
DIAS, A. P.. Curso de Argumentação Científica. 2006. .

3.
DIAS, A. P.. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, A. P.; ARAÚJO, Jacyene Melo de Oliveira. Participação em banca de Maria Lucenira da Silva.A influência do contexto social no processo de aprendizagem dos alunos do 5 ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Costa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
DIAS, A. P.; Silva, Jeremias Alves de Araújo; Frenandes, Melquisedeque de Oliveira. Participação em banca de Kilvia Kalidia Sales de Lima.A qualidade Sócio-ambiental em assentamentos rurais do RN:um estudo de caso do projeto INCRA AMBIENTAL.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DIAS, A. P.; ANDRADE, Erica dos Reis Gusmão de; PEREIRA, Wani Frenandes. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
DIAS, A. P.. 1 ENAPE Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
PERNAMBUCO, Marta M.C.Almeida; ROCHA, Maria Isabel Antunes; MARTINS, Maria de F.A; LIMA, Maria Emilia C.deC.; NETO, Antonio J.M.; MACHADO, Maria Zélia V.; PAIVA, Irene A.; REGO, Maria Carmem F.D.; DIAS, A. P.. Formação de Educadores do Campo. 2010. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 Conferencia Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. 2017. (Outra).

2.
Congresso Nacional de Ensino Superior a Distância. O papel do tutor a distância e a atuação docente na EaD da UFRN. 2015. (Congresso).

3.
Seminário Nacional de Articulação entre Formação Inicial e Continuada nas Licenciaturas. 2014. (Seminário).

4.
62 Reunião Anual da SBPC.UM DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA, AMBIENTAL E EDUCACIONAL DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO NO RIO GRANDE DO NORTE . 2010. (Encontro).

5.
III Encontro Internacional de Educação do Campo.Investigando as condições para uma educação do campo: uma análise da situação educacional e sócio econômica dos projetos de assentamento do INCRA no Rio Grande do Norte. 2010. (Encontro).

6.
EPENN.Desfazendo preconceitos e mitos:aproximações entre David Bohm e Paulo Freire e contribuições para o pensamento flexível.. 2009. (Encontro).

7.
XIV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA- UFRN.Compromisso com o Desenvolvimento Econômico e Social. 2008. (Seminário).

8.
Seminário Internacional "Meio Ambiente e REciclagem de Resíduos". 1996. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Batista Junior. O envolvimento dos técnicos administrativos da UFRN lotados no Hospital Universitário Onofre Lopes frente à vida efetiva do seu sindicato.. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Pedro Miranda da Silva. A dupla face da estabilidade no serviço público. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Cristina do Nascimento Felipe. A percepção dos educandos dos assentamentos de Canudos e Riachão sobre o MOVA e seu processo de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Aline de Pinho Dias.

2.
Nicarla de Santana Moura. Refletindo sobre uma experiência de ensino na escola de 1 grau". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Aline de Pinho Dias.

Orientações de outra natureza
1.
Andréia Oliveira Magalhães. Aspectos da Ação de Usocapião na Comarca Fortelezense em 2006. 2006. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

2.
Luciano Girão Sales Filho. Denuncia, Rejeição e Recebimento: distinções.. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

3.
Charles Correia Castro. Relação de consumo e direito bancário. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

4.
Augusto Sérgio Barros Moura Filho. A Responsabilidade Civil do médico nas cirurgias plásticas estéticas. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

5.
Isabel Duarte Costa. A inimputabilidade dos menores de dezoito anos como incentivo à criminalidade no Brasil. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

6.
José Sérgio Sales Costa. Execução de Título Judicial pela lei 11.232/05. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

7.
Angelita Gomes de Oliveira. O dano moral na separação judicial litigiosa. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

8.
Ariadna Fernandes Silva. O novo tratamento dado ao contrato de Promessa de Compra e Venda de imóveis no Direito Brasileiro. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

9.
Teresa Cristina Dantas Rodrigues Monteiro. A legítima defesa da honra como excludente de ilicitude nos crimes passionais. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

10.
Antonio José Fernando Monteiro. REsponsabilidade Civil dos notários e registradores. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

11.
Fábio Benevides. Função Social da propriedade intelectual. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

12.
Asclépios Franco Pereira da Silva. Assédio moral nas relações de trabalho. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

13.
Juliana Costa Soares. Delação Premiada:uma perspectiva Ético-jurídica. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

14.
Itaciara Oliveira Poli. A incidência de circustância atenuante em razão da Teoria da Culpabilidade. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

15.
Jamille Frota Catunda Pereira. Inconstitucionalidade das internações psiquiátricas involuntárias. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.

16.
Francisco das Chagas Oliveira. Execução no Processo Civil. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Aline de Pinho Dias.



Outras informações relevantes


Foi aprovada no Concurso para professor assistente na UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-árido. 

Foi aprovada no Concurso de Professor Substituto no Departamento de Filosofia da UFC. 

Participou da criação e da coordenação do Centro de Consultoria em Marketing (CIM), na FIC (Faculdade Integrada do Ceará). 

Ministrou disciplina de Projeto de Pesquisa no curso de Direito da Faculdade Christus, na qual orientou os projetos de todos os alunos, no se se refere aos aspectos metodológicos. 

Coordenou atividades de produção de artigos acadêmicos no Curso de Administração com Habilitação em Marketing da FIC (Faculdade Integrada do Ceará). 

Coordenou e lecionou Seminário de Leitura em Filosofia da Linguagem, oferecido pelo curso de Mestrado em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Ceará -UFC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 15:03:35