Márcia Regina Mendes Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8934401769779628
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Doutoranda no Programa de Estudos da Linguagem na UFRN ( 2017), Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa- FLUL (2009); Especialista em Texto e Gramática pela UEFS/UNICAMP (1999) e graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1995); Membro do Grupo de Pesquisa CULTVI - Cultura Visual, Educação e Linguagem; Membro do Grupo de Pesquisa DIFEBA ( Diversidade, formação, educação Básica e discursos) Foi coordenadora de Área do Projeto de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2014/2016) intitulado Linguagem, docência e diversidade: vivências e aprendizagens, atuou em 2013 como coordenadora do projeto de pesquisa intitulado Cultura Visual e Aprendizagem: Leitura e práticas transversais. Em 2011/2013 atuou como coordenadora do curso de Pós Graduação Latu sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na UNEB- CAMPUS XVI. Experiência docente na área de Educação( professora nos cursos de Pedagogia e Letras) mas especificamente lecionando os componentes de Alfabetização e Linguística, Leitura e produção textual, Linguística Textual, Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (SIP), Prática Pedagógica, TCC e Estágio Supervisionado em Letras. Desenvolve pesquisa na área de Letramentos da Contemporaneidade, com foco nos eventos e práticas de letramento do professor em formação inicial, assim como na área de formação docente: competências, habilidades e saberes dos discentes de Letras e sua participação no PIBID . Docência e Estágios em espaços não escolares e agência social de letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Regina Mendes Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciencias Humanas.
Av. J. J. Seabra, 158
Estação
44700000 - Jacobina, BA - Brasil
Telefone: (74) 36214618
URL da Homepage: www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: PROJETOS DE LETRAMENTO NAS OFICINAS DE ESTÁGIO II DO CURSO DE LETRAS: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA,
Orientador: Maria do Socorro Oliveira.
Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Palavras-chave: produções textuais, letramento, ensino.
2005 - 2009
Mestrado em Linguística.
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, UN, Portugal.
Título: O Estudo das Inferências na Compreensão de um Texto Escrito,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Armanda Costa.
Bolsista do(a): Programa de Capacitação Docente- UNEB, PAC, Brasil.
1999 - 1999
Especialização em Texto e Gramática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: O diferente não é erro.
Orientador: Sírio Possente.
1991 - 1995
Graduação em Letras.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ´Pesquisador


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente B, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciência Humanas, .

10/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Lingua Oral e Escrita
Linguistica Aplicada à Alfabetização
10/2001 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Estágio Supervisionado em Lingua Portuguesa
Lingua Portuguesa
04/2003 - 08/2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciencias Humanas e Tecnologias, Departamento de Ciencias Humanas e Tecnologias.

Atividade realizada
Coordenadora do Colegiado de Pedagogia.
02/2004 - 12/2004
Estágios , Departamento de Ciencias Humanas, .

Estágio realizado
Professora do estágio Supervisionado de Lingua Portuguesa.

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: não
Outras informações
Professor do curso de Pós Graduação Estudos da Escrita e Ensino, ministrando o componente Os documentos oficiais e o ensino de Língua Portuguesa 30h

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador



Linhas de pesquisa


1.
Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos - DIFEBA

Objetivo: Agrupar pesquisas e estudos em torno dos eixos de Formação de Professores, saberes e experiências docentes..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
OS EVENTOS DE LETRAMENTO EM UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE ENSINO: A CASA REBECA
Descrição: Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca depreendendo as práticas de letramento subjacentes a esses eventos. Pretendemos observar, descrever e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da UNEB e o perfil dos sujeitos leitores frequentadores da Casa Rebeca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador / Clêuma Alves - Integrante / Daiane César - Integrante.
2017 - Atual
Letramento para, na e além da escola: usos, práticas e formação de professores
Descrição: O projeto Letramentos para, na e além da escola: usos, práticas e formação de professores se insere na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da UNISINOS, e na linha de pesquisa Letramentos e Contemporaneidade, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da UFRN. No trabalho que vimos desenvolvendo com professores da rede municipal de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre e de professores de escolas públicas (estaduais e municipais) do Rio Grande do Norte, verificamos a dificuldade que eles próprios apresentam com a produção escrita de diferentes gêneros discursivos. Percebemos também o pouco espaço de sistematização de ensino de escrita, o restrito uso de tecnologias digitais que poderiam fomentar, por exemplo, a escrita colaborativa e a pouca atenção que dispensam à multimodalidade. Do mesmo modo, interessa-nos conhecer a familiaridade deles com a escrita de gêneros que circulam na esfera acadêmica e escolar, bem como as possíveis relações que estabelecem entre essas esferas de atividade humana e outras para além dos ambientes de ensino formal. Nesse sentido, a proposta aqui apresentada propõe-se a investigar os letramentos desenvolvidos por professores em ação na educação básica e em formação, no âmbito de uma disciplina ofertada para duas turmas: a primeira é de graduação em Letras (UNISINOS) e a segunda é de pós-graduação em Linguística Aplicada (UFRN), ambas destinadas a fomentar o desenvolvimento de projetos didáticos de gênero (PDG) e/ou de projetos de letramento (PL) que envolvem a leitura e a escrita como práticas sociais. Para efeito de recorte de pesquisa, nas duas turmas, serão priorizados gêneros da ordem do argumentar. Como produto final, ambas terão a meta de produzir um livro interinstitucional de ensaios sobre a reflexão empreendida nos projetos desenvolvidos, seguindo a proposta de Kiili et all (2013). Essa pesquisa, qualitativa e interpretativista, de natureza etnográfica, ocupa-se com a investigação, de um lado, sobre a produção de objetos de ensino, em que seja necessário o uso de diferentes mídias e, de outro, com o letramento acadêmico/escolar em relação aos letramentos que os participantes desenvolvem para além dessas esferas. Para a geração dos dados, serão acompanhadas as aulas das turmas supracitadas, com gravação em áudio e em vídeo, anotações em diário de campo e fotografias. Também serão feitas entrevistas semiestruturadas ao longo do semestre de oferta das disciplinas e visitas de um grupo ao outro. Os dados serão analisados e discutidos à luz dos estudos de letramento, no âmbito de comunidades de prática (WENGER, 2001), dos novos estudos de letramento (GNL, 1996; COPE; KALANTZIS, 2015; PAHL; ROWSELL, 2005) e dos estudos de identidade digital do professor (GOROSPE, xxx?). Como resultado, pretende-se ter uma melhor compreensão de como se dá o processo de desenvolvimento do letramento acadêmico/escolar e multimodal, de como os professores em ação e em formação lidam com as tecnologias digitais e que ressignificações identitárias, conceituais e metodológicas podem ser desenvolvidas por meio do PDG e do PL na construção de conhecimentos entre as universidades em questão e escolas públicas de educação básica do RN e do RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Integrante / Dorotea Frank Kersch - Coordenador / Glícia Marili Azevedo Tinoco - Integrante / Renata Garcia Marques - Integrante / Fabrício Dias de Andrade - Integrante / Jaciara Limeira de Aquino - Integrante / Francisca Vaneíse Fernandes - Integrante / Ana Patrícia Sá Martins - Integrante / Gabriela Krause dos Santos - Integrante.
2014 - Atual
Linguagem, docência e diversidade: vivências e aprendizagens
Descrição: Projeto Institucional de Iniciação à Docência.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador.
2011 - 2013
CULTURA VISUAL E APRENDIZAGEM: Leitura e práticas transversais
Descrição: Projeto Institucional de Iniciação à Docência.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador.
2010 - 2013
O Papel das Inferências na Compreensão Textual
Descrição: Esse projeto visa acompanhar bolsistas de iniciação à docência em uma parceria da Universidade com a Escola Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Especialização: (2) .
Integrantes: Márcia Regina Mendes Santos - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2011
O Papel das Inferências na Compreensão Textual
Descrição: O Projeto ?O Papel das Inferências na Compreensão Textual?, procura unir o que os PCNs chamam de Temas Transversais com o Estudo da Língua Materna, o projeto visa trabalhar a criticidade dos alunos envolvidos levando-os a refletirem sobre os textos e temas estudados, e consequentemente refletindo também sobre a sua realidade e atitudes cotidianas, aflorando assim a formação do seu papel enquanto cidadão. Ao trabalharmos com textos de tipologias diversas e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa, dar aos alunos meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Os passos e percalços dos Professores de Língua Portuguesa:Uma análise do estudo do papel das inferências na compreensão do texto escrito
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos profesores de Língua Portuguesa no ensino de Leitura e Produção de sentido e mostrar que o papel do professor é de um contínuo investigador, devendo estar sempre buscando perceber o conhecimento que seus alunos já possuem e o que lhes falta, para, a partir daí, orientar seu trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, M. R. M.. O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito: Uma pesquisa com alunos portugueses. 1ª. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V. . Linguagem, Docência e Diversidade: vivências e aprendizagens. In: Diversidade, docência e pesquisa na Educação Básica. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales. (Org.).. (Org.). Da Iniciação à Docência: Ressignificando a prática docente. 1ªed.Salvador / Bahia: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 05-76.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. R. M.. Um olhar sobre o estágio II e os projetos de Intervenção. In: SIEL - Simpósio interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2017, Fortaleza. Linguagem como Prática Social. Fortaleza: Editora da universidade Estadual do Ceará, 2017. v. II.

2.
SANTOS, M. R. M.. AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA. In: GELNE - Grupo de Estudos do Nordeste, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos LIVRO DE RESUMOS Da XXVI JORnaDa DO GRUpO DE EStUDOS LInGUíStIcOS DO nORDEStE, 2016. v. I. p. 1-850.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. R. M.. DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid no município de Irecê/Ba. In: 19º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2014, CAMPINAS. LEITURAS SEM MARGENS. CAMPINAS: FE/CAMPINAS, 2014. v. iv.

2.
SANTOS, M. R. M.. A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. In: 19º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2014, CAMPINAS. LEITURAS SEM MARGENS. CAMPINAS: FE/CAMPINAS, 2014. v. iv.

3.
SANTOS, M. R. M.. O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. In: IIIº Fórum de Partilha Linguística, 2008, Lisboa. Fórum de Partilha Linguística, 2008. v. III.

4.
SANTOS, M. R. M.. Ensino Ortográfico: "Comu consertá esse desvio". In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004, João Pessoa - Paraíba. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. R. M.. O ENSINO E A PESQUISA NO PIBID. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, 2012, JACOBINA. O ENSINO E A PESQUISA NO PIBID, 2012.

2.
SANTOS, M. R. M.. Lentes Projetadas para a Leitura Escrita. In: II Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino- ECLAE, 2003, Paraíba. Encontro Nacional de Ciencias da Linguagem, 2003.

3.
SANTOS, M. R. M.. O diferente não é erro. In: IV Congresso de Estudos Linguisticos e Literários, 2000, Feira de Santana. IV Congresso de Estudos Linguisticos e Literarios, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, M. R. M.. DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid no município de Irecê/Ba. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), 2014.

2.
SANTOS, M. R. M.. A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. R. M.. PROJETOS DE LETRAMENTO NAS OFICINAS DE ESTÁGIO II DO CURSO DE LETRAS: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, M. R. M.. Os eventos de Letramento na Casa Rebeca: Um espaço não escolar de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, M. R. M.. OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, M. R. M.. Um olhar para o Estágio II e os Projetos de Intervenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SANTOS, M. R. M.. Entre Rabiscos e Palavras: Os desafios da docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, M. R. M.. OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: Um estudo sobre as práticas de leitura e escrita num espaço não formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, M. R. M.. AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SANTOS, M. R. M.. Prática de Ensino e Formação Docente: Pesquisa e Produção de conhecimento na Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, M. R. M.. Saberes Docentes em contexto de formação inicial: Um estudo sobre o processo formativo dos graduandos/bolsistas de Iniciação à Docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, M. R. M.. Docência Partilhada: a experiência do PIBID no Município de Irecê. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANTOS, M. R. M.. Universidade e Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, M. R. M.. Leitura, Gêneros Textuais e Transposição Didática: Perspectivas para formação de Professores de Língua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS, M. R. M.. Leitura, gêneros textuais e transposição didática: perspectivas para a formação de professores de língua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, M. R. M.. Os passos e percalços do professor de Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, M. R. M.. O Papel das Inferências na Compreensão Textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, M. R. M.; MIRANDA, D. L. ; SANTANA, M. A. O. . COMPETÊNCIAS, SABERES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS 2014 (artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, M. R. M.. Comissão de Aproveitamento de AACC - Atividades Acadêmico-Científico-Cultural. 2015.

2.
SANTOS, M. R. M.. Comissão de Matrícula Especial. 2015.

3.
SANTOS, M. R. M.. Comissão de Matrícula Especial. 2014.

4.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V. . LINGUAGEM, DOCÊNCIA E DIVERSIDADE: VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS. 2014.

5.
SANTOS, M. R. M.. Comissão de Aproveitamento de AACC - Atividades Acadêmico-Científico-Cultural. 2013.

6.
SANTOS, M. R. M.. O Papel das Inferências na Compreensão Textual. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, M. R. M.; CAVICHIOLLI, M. G. F. ; GOMES, A. R. . Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. R. M.. RELATÓRIO DE ATIVIDADES (DEDICAÇÃO EXLUSIVA. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTOS, M. R. M.. O TCC EM DIREITO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, M. R. M.. Análise dos erros linguísticos nos textos escolares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de IVANIA NUNES MACHADO. A PESQUISA NO PIBID: implicações no ensino. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SILVA, C. L.; SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Clodoaldo Leite da Silva. Nucleação e os impactos sócio-educacionais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação, Cultura e Con) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Simião Almeida Silva. A dificuldade na produção de textos por alunos da 8ª série. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SANTOS, G. R.. Participação em banca de Cleuma Santos Alves.A poesia na formação da subjetividade do leitor: um estudo nas classes do fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SANTOS, G. R.. Participação em banca de Elizângela Silva Barros Rios e Patrícia Ferreira dos Santos.Práticas de Letramento nas séries finais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. R. M.; Crizeide M. Freire; SANTOS, G. R.. Participação em banca de Daiane Cézar Silva Galdino e Taise Jesus da Silva.PIBID:saberes e habilidades em construção na formação dos licenciandos em Língua Portuguesa da UNEB/Campus IV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, M. I.; GOMES, A. R.. Participação em banca de Diana Coutinho Dantas Andrade.A mediação materna no processo de Leitura e contação de histórias no ambiente familiar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Girlene Santos Vieira.Abordagem das Estratégias de Leitura nas aulas de Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, M. R. M.; BEZERRA, B. S.; SILVA, M. I.. Participação em banca de Antônio João Silva Júnior.A Persuasão no Discurso Religioso Midiático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Andreia Natasha Alves Araújo.A Escrita em Língua Escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, M. R. M.; CUNHA, R. M. S. L.; Silva M. I. Participação em banca de Célia Cristina Nascimento Oliveira Maria Lucineide Gonçalves.O JOGO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA DIFERENTES APRENDIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, M. R. M.; LAPA, R. M. S.; SILVA, M. I.. Participação em banca de CELINA MENDES DE OLIVEIRA LUIZA LOPES BARBOSA ROSILDA BATIST.O CONTEXTO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESFERA PÚBLICA MUNICIPAL: MEMÓRIA, IDENTIDADE E NARRATIVAS DE VIDA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, M. R. M.; LAPA, R. M. S.; Silva M. I. Participação em banca de ANASTÁCIO LOPES DA SILVA GILDEMARIA MIRANDA GONÇALVES CUNHA.O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO AMBIENTE RURAL: Identidade e Aprendizagens Significativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SANTOS, M. R. M.; BARRETO, M. I. S.; CUNHA, R. M. S. L.. Participação em banca de ELISÂNGELA DA SILVA.AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR DO E. MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V.; SANTOS, G. R.. Participação em banca de ROSEMAR SILVA RÊGO.REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de ANA GLAUCIA NOVAIS OLIVEIRA E CLARIÉCIA FREIRE SILVA.O USO DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR NOS TRABALHOS COM A LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO E.M.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de MORGANA GOMES DA SILVA E SIVONE SANTOS DE JESUS.A VARIAÇÃO NO USO DOS PRONOMES-SUJEITOS NÓS E A GENTE EM CORPUS ORAL NA REGIÃO PIEMONTE DA CHAPADA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de TARCÍSIO SOUZA OLIVEIRA.LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÉ REQUISITOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
GOMES, G. S. F.; SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Geisemar Silva Ferreira Gomes.Dois caminhos que se encontram: Produção Textual e Gramática, a busca por uma convivência na linguagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Maria Inês Lages Matos e Rubenalva Souza dos Santos.A Formação de Leitores: As implicações das atividades de leitura realizadas no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
Ferreira, Maxsilane dos Santos; Brito, Renata Pires; SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Maxsilane dos Santos Ferreira e Renata Pires Brito.Leitura e Produção Textual: Uma investigação sobre o livro didático de português da 6ª série. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
Lima, Iolanda Santana; Sousa, Michelle Reis; SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Iolanda Santana Lima e Michelle Reis de Souza.Imagens Femininas nos Contos de Fadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Dansilva Rosendo e Cremilda Andrade.Alfabetização e a Formação do Leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
AMARAL, M. S.; SANTOS, M. R. M.. Participação em banca de Márcio S. Amaral, Maria Goreti S. Oliveira, Marinez A. da Si.A Influência dos Gêneros Textuais na Formação do Sujeito Leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, M. R. M.. Concurso Público para professor-assistente - UNEB. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. R. M.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. R. M.. Concurso Publico para Professor Auxiliar. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, M. I.; BEZERRA, B. S.. COMISSÃO DE AACC. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, M. R. M.. COMISSÃO PARECER INCENTIVO PROFISSIONAL. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, M. R. M.. COMISSÃO PARECER PROMOÇÃO FUNCIONAL. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, M. R. M.; SANTOS, J.; BANDEIRA, J.. COMISSÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, M. R. M.. LETRAMENTO NAS ESCOLAS. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTOS, M. R. M.; CARDOSO, E. I.. A SOCIOLINGUÍSTICA SERTANEJA: UMA EXPERIÊNCIA LEXICOGRÁFICA NA ESCOLA DE UAUÁ. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, M. R. M.; SANTOS, F. P. S.. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O GÊNERO CORDEL. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CLAFPL ? CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. PROJETOS DE LETRAMENTO NAS OFICINAS DE ESTÁGIO II DO CURSO DE LETRAS: AGÊNCIA SOCIAL E TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Congresso).

2.
V SEPEL - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO.A prática pedagógica do estágio II do curso de Letras e os projetos de letramento: agência social e transformação. 2018. (Seminário).

3.
V SEPEL - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO.GDO - LETRAMENTO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2018. (Seminário).

4.
ABRALIN. OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE ENSINO. 2017. (Congresso).

5.
I SEMET - Seminário de (Multi) Letramentos, Educação e Tecnologias. 2017. (Seminário).

6.
IV SINALGE SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE. 2017. (Simpósio).

7.
SIEL _ Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos.Um olhar para o Estágio II e os Projetos de Intervenção. 2017. (Simpósio).

8.
II Reunião Científica: Diálogos Filológicos e Literários.Entre Rabiscos e Palavras: Os desafios da Docência. 2016. (Simpósio).

9.
I Simpósio de Letramento, Identidades e Formação de Educadores.OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: Um estudo sobre as práticas de leitura e escrita num espaço não formal. 2016. (Simpósio).

10.
XXVI Jornada de Estudos Linguísticos GELNE. AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NUM ESPAÇO NÃO ESCOLAR DE ENSINO: OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA. 2016. (Congresso).

11.
Desleituras em Série.Saberes Docentes em Contexto de Formação Inicial: Um estudo sobre o processo formativo dos graduandos/bolsistas de Iniciação à Docência. 2015. (Outra).

12.
19º CONGRESSO DE LEITURA NO BRASIL - COLE. DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid no município de Irecê/Ba. 2014. (Congresso).

13.
19º CONGRESSO DE LEITURA NO BRASIL - COLE. A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. 2014. (Congresso).

14.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.Mesa Redonda: Análise do Discurso e Semiótica. 2014. (Encontro).

15.
I ENCONTRO DE GESTORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.O PIBID E A PESQUISA NA ESCOLA BÁSICA. 2013. (Encontro).

16.
II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID/UNEB.DOCÊNCIA PARTILHADA: REFLEXÕES NO PIBID. 2013. (Seminário).

17.
Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens.O PIBID E A PESQUISA NA ESCOLA BÁSICA. 2012. (Encontro).

18.
I SEMINÁRIO BAIANO PIBID SEC-IAT. 2012. (Seminário).

19.
I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO PIBID/UNEB.A PESQUISA NO PIBID. 2012. (Seminário).

20.
I SEMINÁRIO DE LEITURA DO PIBID: ESPAÇOS E TEMPOS DA/NA FORMAÇÃO DO LEITOR.A PESQUISA NO PIBID. 2012. (Seminário).

21.
SIPE - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E ESTÁGIO. 2011. (Seminário).

22.
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO TERRITÓRIO DE IRECÊ.LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Encontro).

23.
IX ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL.O Papel das inferências na compreensão do texto escrito: Uma pesquisa com alunos Portugueses. 2010. (Encontro).

24.
SIPE - Seminário de Pesquisa e Estágio. 2010. (Seminário).

25.
Seminário Estadual de Formação de Professores/Formadores do Projovem Campo - Saberes da Terra. 2009. (Seminário).

26.
SIP - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa.O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. 2009. (Seminário).

27.
Encontro sobre Português como Língua não Materna. 2008. (Encontro).

28.
IIIº Fórum de Partilha Linguística.O Estudo das Inferências na Compreensão do Texto Escrito. 2008. (Encontro).

29.
I Jornadas sobre o Ensino de Português. 2008. (Congresso).

30.
A Leitura em Portugal: Desenvolvimento e Avaliação. 2007. (Simpósio).

31.
Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. 2007. (Outra).

32.
IIº Fórum de Partilha Linguística. 2007. (Encontro).

33.
Sucesso e Insucesso - Escola, Economia e Sociedade. 2007. (Seminário).

34.
XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. 2007. (Encontro).

35.
Fórum Mundial de Educação São Paulo: Educação Cidadã para uma cidade Educadora. Fórum Mundial de Educação. 2004. (Congresso).

36.
I Seminario de Pesquisa e Extensão.I Seminário de Pesquisa e Extensão. 2004. (Seminário).

37.
XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos. XX Jornada Nacional de Estudos Linguisticos. 2004. (Congresso).

38.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2003. (Encontro).

39.
I Seminário Brasileiro em Educação: Rumos e Desafios.I Seminário Brasileiro em Educação: Rumos e Desafios. 2002. (Seminário).

40.
VI Congresso Naciona de Estudos Linguisticos e Literarios. VI Congresso Nacional de Estudos Linguisticos e Literários. 2002. (Congresso).

41.
V Jornada Pedagógica de Lapão.Oficina de Metodologia da Lingua Portuguesa. 2002. (Oficina).

42.
V Congresso de Estudos Linguisticos e Literarios. V Congresso de Estudos Linguisticos e Literarios. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. R. M.. V SEPEL - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LETRAMENTO. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V. . II Seminário de Avaliação PIBID Campus IV. 2015. (Outro).

3.
SANTOS, M. R. M.. II Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2014. (Congresso).

4.
SANTOS, M. R. M.. VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e II Jornada de Extensão do CULTVI. 2013. (Outro).

5.
SANTOS, M. R. M.. Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2012. (Outro).

6.
SANTOS, M. R. M.. Cultura Visual e Produção do Saber no PIBID. 2012. (Outro).

7.
SANTOS, M. R. M.. Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karolyne Cristina de Carvalho Araújo. PROJETOS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E SUPERAÇÕES. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTUDO DA ESCRITA E ENSINO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Julliane de Oliveira Araújo. Análise do uso do livro didático na Educação infantil no eixo linguagem e escrita: Um recurso a mais para a aprendizagem?. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTUDO DA ESCRITA E ENSINO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Clêuma Santos Alves. A POESIA NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR NAS CLASSES DO FUNDAMENTAL I. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
DAIANE CEZAR SILVA GALDINO. A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA DA UNEB- CAMPUS IV: SABERES E HABILIDADES EM CONSTRUÇÃO. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Roseli Santos Araújo. Ensino de Gramática e Gêneros Textuais: Uma parceria. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Rejane Medeiros. Concepção de linguagem e a prática dos educadores do CEESP. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
IÊDA MARQUES PEREIRA BONFIM. O PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES COM OS PROCESSOS DE ESCRITA, LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

2.
IVÂNIA NUNES MACHADO ROCHA. DOCÊNCIA PARTILHADA: A experiência do Pibid. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

3.
ADRIANA MARTINS BARRETO E BARRETO. O LEITOR ADOLESCENTE CONTEMPORÂNEO E SUAS LEITURAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

4.
Eliane Rosa de Souza S Oliveira. Literatura Infantil: caminhos e descobertas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

5.
Iêda Marques Bonfim. O PIBID e suas implicações com os processos de escrita, leitura e compreensão textual. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

6.
Kátia Gama dos Reis. Um Exemplo de Leitor : Experiências de Leitura no Ponto de Leitura Café Cultural em Jussara. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

7.
Raquel Souza Rocha. A Importância do Projeto Universidade para Todos nas redações e processos seletivos ENEM. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Liter) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

8.
IVANIA NUNES MACHADO. O ENSINO E A PESQUISA NO PIBID. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

9.
Simião Almeida Silva. A dificuldade na produção de textos por alunos da 8 serie. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleuma Santos Alves. A poesia na formação da subjetividade do leitor: um estudo nas classes do fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

2.
Josabete Ribeiro da Silva. O Uso de Estratégias de Leitura e Compreensão como Prática Social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

3.
ALINY LOPES DE ARAÚJO SANTOS ESTELINA MARIA DE SOUSA VALÉRIA. LEITURA E ESCRITA NOS DIFERENTES CONTEXTOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SERROLÂNDIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

4.
LÍDIA BRASÍLIA DA PAIXÃO REIS ORLEIDE SANTOS PINHO DA SILVA. LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS : Estudo de caso nos quartos anos A e B da Escola Profª Deniolmar Alves Silva Lima, na cidade de Serrolândia ? Ba.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

5.
Ana Gláucia Novais e Clariécia Freire da Silva. O uso do livro didático pelo professor nos trabalhos com a leitura e produção escrita no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

6.
JOVINA FEREIRA NETA. DESATANDO OS NÓS DA ORTOGRAFIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

7.
Cleide Aparecida dos Santos. O uso do paradidático na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

8.
Simara Batista Dourado. Mudanças semânticas: o vocabulário do dia-dia do sertanejo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

9.
Railla de Souza Silva. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

10.
Vilvani Maria Matos Smaneoto. O perfil do professor de L. Portuguesa do 6º ao 9º ano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

11.
Vilma Pereira de Sousa Silva e Adriano Barreto de Araújio. A presença de expressões típicas da oralidade nas dissertações dos alunos do 3º ano do Ensino Medio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

12.
Marlene de Sá Reis e Meyrijane Bento Damaceno. Inovação no léxico no povoado de Recife de Jussara-Ba: O caso dos adjetivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.

13.
Cremilda Silva Andrade e Dansilva Oliveira Rosendo. A Alfabetização e a Formação do Leitor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Márcia Regina Mendes Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, M. R. M.. A LEITURA E A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), 2014.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V. . Linguagem, Docência e Diversidade: vivências e aprendizagens. In: Diversidade, docência e pesquisa na Educação Básica. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales. (Org.).. (Org.). Da Iniciação à Docência: Ressignificando a prática docente. 1ªed.Salvador / Bahia: EDUNEB, 2016, v. 1, p. 05-76.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. R. M.. OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: Um estudo sobre as práticas de leitura e escrita num espaço não formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, M. R. M.. Os eventos de Letramento na Casa Rebeca: Um espaço não escolar de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, M. R. M.. O TCC EM DIREITO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, M. R. M.. Análise dos erros linguísticos nos textos escolares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. R. M.. Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens. 2012. (Outro).

2.
SANTOS, M. R. M.. Cultura Visual e Produção do Saber no PIBID. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, M. R. M.; SILVA, P. V. . II Seminário de Avaliação PIBID Campus IV. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Lecionei no Ensino Básico e secundário em escolas do Município e Estado da Bahia. (concurso municipal e estadual)

Atualmente na Docência Universitária, 15 anos atuando na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atuando tanto na docência como na Coordenaçaõ do Colegiado de Pedagogia, Coordenadora e Vice do Processo Seletivo Vestibular 2003/2004 e 2004/2005, membro de banca de TCC de graduação e Pós Graduação, bancas de IC e monitoria.
 
Atualmente lotada no Campus IV - Jacobina/BA, no Curso de Letras ministrando as disciplinas de Estagio Supervisionado em Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Estabelecimentos dos Estudos Linguísticos e TCC.

Coordenadora de Área do subprojeto PIBID- Programa de Iniciação à Docência ligado à Capes e à UNEB, composto por 36 bolsistas, entre alunos e docentes do ensino básico. O projeto é executado nas escolas públicas Estaduais de Jacobina/BA

Coordenadora de 2011 a 2013 do curso de Pós- Graduação latu-sensu em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVI Irecê.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:30:21