Elaine Barbosa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0056241036193048
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), especialista em Geoprocessamento pela faculdade Estácio de Sá (2006), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009), doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto ao Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Atua como coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG \ www.lapig.iesa.ufg.br), uma das principais referências no país quanto ao processamento, análise e distribuição de dados satelitários de resolução espacial moderada, onde coordena o grupo de classificação e interpretação de imagens de satélite e desenvolve pesquisas de ocupação e mudanças de cobertura e uso da terra e os impactos sócios ambientais no bioma Cerrado. Atua também na área de Geotecnologias aplicadas ao ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Barbosa da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. B.;Silva, Elaine Barbosa da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais.
FG - Câmpus Samambaia (Câmpus II) - Prédio do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - IESA
Câmpus Samambaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (062) 3521184
URL da Homepage: http://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A dinâmica socioespacial e as mudanças na cobertura e uso da terra no bioma Cerrado, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Laerte Guimarães Ferreira.
Coorientador: Fausto Miziara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cerrado; Mudança na cobertura e uso da terra; Fronteira Agrícola; Modernização da agricultura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Setores de atividade: Educação; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
2007 - 2009
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Taxas de desmatamento anuais no bioma Cerrado: uma análise a partir de dados MODIS para o período de 2003 a 2007.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Laerte Guimarães Ferreira.
Bolsista do(a): Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Palavras-chave: Meio natural; Degradação ambiental; Sensoriamento Remoto; Desmatamento; TAXA DE DESMATAMENTO.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2005 - 2006
Especialização em Especialização em Geoprocessamento. (Carga Horária: 480h).
Faculdade Estácio de Sá, FESGO, Brasil.
Título: Ferramentas de Sig Utilizadas para o Cadastro de Erosões.
Orientador: Hostília Maia de Paula Neto.
2002 - 2005
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: Cadastramento de erosões do tipo voçoroca no perímetro urbano de Anápolis-go: o caso do bairro Polocentro.
Orientador: Juvair Fernandes de Freitas.




Formação Complementar


2011 - 2011
Introdução à Geodésia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas: Cartografia; Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto.


Senac, SENAC-GO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do Curso Tecnologo em Gestão Ambiental Disciplinas: Cartografia Digital e Projeto Integrador


Faculdade Católica de Anápolis, FCA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Disciplinas de Especialização
Outras informações
Curso/Disciplina Sequêncial em Gestão Ambiental / Urbanismo e Meio Ambiente MBA em Meio Ambiente - Turma I / Ética, Valores e Educação Ambiental MBA em Meio Ambiente - Turma II /Ética, Valores e Educação Ambiental MBA em Meio Ambiente - Turma II: Metodologia da Pesquisa Cientifica


Prefeitura Municipal de Anápolis, PM/Anápolis, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica de Licenciamento Ambiental, Carga horária: 30
Outras informações
Afastamento para sem remuneração para cursar o doutorado durante o período de 03/2010 a 01/2012



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Lapig na Escola: A Geotecnologia ao alcance da comunidade escolar
Descrição: A Ciência da Informação Geográfica é composta pelo conjunto dos domínios do conhecimento que envolvem a produção e a utilização de informação geográfica, ou seja, informação georreferenciada. Em sua conjuntura, a Ciência da Informação Geográfica, tem como principais as áreas de conhecimento: Cartografia, Sistemas de Posicionamento Global, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica e, envolve ainda o conhecimento de estatística e de programação. Essa abrangência de áreas e rápida disseminação de usos tem uma série de conceitos para definir essa área do conhecimento. Dentre eles destacam-se o Geoprocessamento a Geomática e, recentemente um consenso maior tem sidotermo mais utilizado que é Geotecnologias, que abrange diversos conceitos. Nesse sentido, o presente projeto adota o termo Geotecnologia para tratar da Ciência da Informação Geográfica em suas diversas áreas do conhecimento envolvida e em suas diversas aplicações. Embora a Geotecnologia seja indispensável para a Ciência Geográfica a maioria dos cursos de Licenciatura em Geografia não tem priorizado a inserção desses conhecimentos no ensino. Esse deficiência está presente no curso de Geografia, modalidade Licenciatura do Instituto de Estudos Sócioambientais (IESA/UFG). Nesta perspectiva o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG), por meio desta proposta busca auxiliar no processo de formação dos licenciandos e dos professores já formados que necessitam do aprimoramento de suas práticas docentes no que tange as geotecnologias. O Lapig, criado em 1995, tem se dedicado à formação de profissionais de graduação e pós-graduação na área de geotecnologias, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão. Entendendo que a geotecnologia, componente da Ciência da Informação Geográfica, tem se ampliado nas últimas décadas com abrangência em todas ás etapas do ensino, o Lapig, por meio do projeto: Lapig na Escola: A Geotecnologia ao alcance da comunidade escolar, busca auxiliar na difusão e no acesso dos recursos da Geotecnologia como instrumento da formação escolar nos diversos níveis de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Coordenador / Manuel Eduardo Ferreira - Integrante / Noely Vicente Ribeiro - Integrante / Anna Claúdia Santos - Integrante / Daniel de Oliveira Soares - Integrante / Roberto de Urzeda Paiva - Integrante / Laerte Guimarães Ferreira - Integrante / Rodrigo Lima Santos - Integrante / Vanilton Souza Camilo - Integrante / Paulo Henrique Azevedo Sobreira - Integrante / Ananda Maria Jaime Xavier - Integrante / Fernanda Stefani S. Malaquias - Integrante / Mariana de Oliveira Gomes - Integrante.
2017 - Atual
A validação e o refinamento do mapeamento TerraClass Cerrado como instrumento de caracterização das áreas de passivos ambientais em Goiás
Descrição: O projeto que ora se apresenta, tem como objetivo buscar responder tais questionamentos, e assim validar o mapeamento realizado no TerraClass Cerrado para o estado de Goiás. Para tal, serão utilizados os dados gerados para determinar a precisão da classificação temática do mapeamento do Cerrado, fazendo os ajustes que se mostrarem necessários resultando então, no aumento da acurácia do mapeamento para o estado. Logo, partindo-se do mapeamento refinado pretende-se gerar dados espaciais como a quantificação e qualificação dos principais passivos ambientais do estado, relativos à perdas de vegetação. Tais informações serão de grande importância para subsidiarem ações de combate ao desmatamento e auxiliarem nas políticas de uso sustentável dessa significativa porção do bioma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Coordenador / Edson - Integrante / FERREIRA, L.G. (Laerte Guimarães Ferreira - Integrante / Adriano Silva de Faria - Integrante / Fernando Moreira Araújo - Integrante / Anna Claúdia Santos - Integrante / Lorrany Moises Dutra - Integrante / Brenda Nogueira de Brito - Integrante / Paulo André Moreira de Freitas - Integrante.
2014 - Atual
Mapeamento e Caracterização da Cobertura e Uso das Terras no Bioma Cerrado
Descrição: Buscando desenvolver ações para potencializar o combate ao desmatamento do bioma Cerrado, bem como identificar quais são os principais atores envolvidos nesse processo, o Ministério do Meio Ambiente promoveu e coordenou reuniões e discussões técnicas com o objetivo de desenvolver um novo sistema de monitoramento do uso e cobertura da terra, específico para o bioma Cerrado, aproveitando a experiência e articulação institucional consolidada no projeto TerraClass, que avalia a dinâmica do uso e ocupação da terra nas áreas desflorestadas na Amazônia Legal. Nesse contexto, foram convocadas e articuladas as principais instituições de pesquisa e desenvolvimento nacionais que já atuam com mapeamento de uso e cobertura da terra, sobretudo no bioma Cerrado. Dentre as instituições a Universidade Federal de Goiás que realiza o monitoramento do bioma Cerrado através do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) desde 2005, foi convidada a apoiar na execução do mapeamento das fitofisionomias do bioma Cerrado, bem como a qualificação do uso e cobertura da terra. Nesta perspectiva, o presente projeto de pesquisa temo como objetivo auxiliar no mapeamento de uso e cobertura das terras proposto para o bioma Cerrado e centraliza-se em três objetivos principais: a) realizar a segmentação da imagens Landsat; b) realizar a classificação e interpretação das áreas de usos mistos (incluindo áreas queimadas), das áreas urbanas e das áreas sob influência de atividade de mineração; c) validação das classes de vegetação e usos mapeadas e a disponibilização dos dados. Portanto, a expectativa é que esse mapeamento venha subsidiar ações de combate ao desmatamento e auxiliar em ações de do uso sustentável do bioma Cerrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Coordenador / Antônio Fernandes dos Anjos - Integrante / FERREIRA, L.G. (Laerte Guimarães Ferreira - Integrante / Manuel Eduardo Ferreira - Integrante / Janete Rego Silva - Integrante / Adriano Silva de Faria - Integrante / Fabrizia Gioppo Nunes - Integrante / Noely Vicente Ribeiro - Integrante / Fernando Moreira Araújo - Integrante / Anna Claúdia Santos - Integrante / Daniel de Oliveira Soares - Integrante / Leonardo Nogueira de Oliveira - Integrante / Leandro Leal Parente - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Cooperação.
2014 - Atual
Plataforma Aérea Não Tripulada Para Aquisição de Indicadores Socioambientais em Meio Urbano e Rural
Descrição: Este projeto, aprovado pelo Pró-Equipamentos CAPES (2014), visa o uso de plataformas aéreas não tripuladas, também conhecidas como VANTs, dotadas de software de controle e processamento, conjunto de câmeras multiespectral/termal e sensores meteorológicos, para o desenvolvimento de quatro frentes de pesquisa: a) obtenção de indicadores ecossistêmicos, por meio da análise fotossintética, temperatura e umidade em áreas do bioma Cerrado com cobertura vegetal preservada e/ou degradada, a fim de melhor compreender os efeitos de atividades agrícolas próximas a áreas de nascentes/veredas/olhos d?água e APPs ao longo de rios; b) determinação do Padrão de Exatidão Cartográfica/escala em mapeamentos diversos com VANTs; c) monitoramento de pastagens, com a obtenção de parâmetros biofísicos que as qualifiquem em termos de níveis de degradação ou produtividade; d) implementação e avaliação de sistemas computacionais/algoritmos para controle e comunicação entre VANTs, bem como para o processamento inteligente de imagens com aplicações diversas no monitoramento de áreas urbanas ou rurais (vigilância e controle de tráfego terrestre)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Uso de dados orbitais de resolução moderada para a identificação, mapeamento e caracterização da diversidade funcional, biológica e estimativa da produtividade dos ecossistemas naturais e antrópicos do bioma Cerrado
Descrição: Projeto de pesquisa situado no âmbito do PRONEX (FAPEG / CNPq) o qual tem por objetivo fundamental a identificação, mapeamento e caracterização, à escala de semi-detalhe, das paisagens funcionais existentes no bioma Cerrado. Entre outros, buscamos entender como estas paisagens e organismos associados, em função de suas vulnerabilidades, naturais e antrópicas, e padrões de produtividade, respondem às mudanças ambientais. Do ponto de vista da gestão territorial, estão sendo avaliadas alternativas voltadas a uma ocupação mais eficiente e sustentável das áreas já convertidas, bem como na identificação de regiões naturais que sejam essenciais para o planejamento sugerido. Especificamente, buscamos : 1) Identificar, à escala da paisagem, grupos / paisagens funcionais no âmbito de todo o bioma Cerrado; 2) Caracterizar o conjunto de paisagens funcionais quanto à sua geodiversidade, domínios climáticos e vulnerabilidades; 3) Determinar a produtividade primária de ecossistemas naturais e antrópicos; 4) Avaliar como parte da biota, como comunidades de aves e morcegos, responde às variações da produtividade primária; 5) identificar usos prioritários e sustentáveis das áreas antropizadas; 6) estruturar um sistema de gerenciamento, consulta e análise de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
TerraClass-Cerrado
Descrição: Mapeamento do uso e cobertura da terra das áreas Alteradas do Bioma Cerrado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A dinâmica socio espacial da ocupação do bioma Cerrado e a sua relação com o desmatamento
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Coordenador / Antônio Fernandes dos Anjos - Integrante / FERREIRA, L.G. (Laerte Guimarães Ferreira - Integrante / ROCHA, G.F (Genival Fernandes Rocha) - Integrante / Fausto Miziara - Integrante / Adriano Silva de Faria - Integrante.
2012 - Atual
Dinâmica da Ocupação Territorial no Bioma Cerrado: Impactos, Tendências e Cenários
Descrição: Este projeto, o qual tem por referência os resultados obtidos através do projeto A Historical Reconstruction of Vegetation Change and a Carbon Budget for the Brazilian Cerrado Using Multiple Satellite Platforms and Historical Aerial Photography e que vai de encontro às metas estabelecidas no âmbito da Rede de Cooperação em Ciência e Tecnologia para a Conservação e o Uso Sustentável do Cerrado (ComCerrado / MCTI), busca aprofundar o conhecimento sobre os modelos que explicam a ocupação e mudança no uso da terra no Cerrado, particularmente a partir da expansão da Fronteira Agrícola, propondo alternativas às transformações, em curso e futuras, sobre as paisagens do bioma Cerrado. Especificamente, este projeto, ora em execução, centra-se nos seguintes objetivos principais: a) atualizar a área ocupada com pastagens cultivadas e mapeamento de pastagens nativas no bioma Cerrado; b) gerar de mapas de produtividade primária para a totalidade das áreas ocupadas com pastagens cultivadas; c) gerar mapas de tendência quanto à expansão da cana-de-açúcar; d) analisar dos padrões de desmatamentos e identificar a trajetória / destinação das áreas recém convertidas; e) modelar de cenários futuros quanto à conversão de áreas remanescentes; f) identificar áreas prioritárias para restauração de paisagens naturais, intensificação da pecuária ou expansão sucroalcooleira; e g) mapear de impactos e vulnerabilidades das paisagens naturais e antrópicas do bioma Cerrado. Entre os objetivos complementares, destacamos: a) gerar séries temporais de imagens biofísicas para a totalidade do bioma Cerrado (i.e. precipitação, anomalias gravimétricas / áqua equivalente, evapotranspiração, índices de vegetação, índices de área foliar, índices de atividade fotossintética, temperatura da superfície e áreas queimadas) e b) desenvolver ferramentas de servidores de mapas via internet, através das quais será possível a visualização, consulta e análise de todas as informações geográficas produzidas no âmbito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Integrante / FERREIRA, L.G. (Laerte Guimarães Ferreira - Coordenador.
2011 - Atual
Expansão Agrícola no Cerrado Brasileiro: Relação entre Mudanças Históricas e Futuras no Uso da Terra e Mecanismos Econômicos e Limitações Biofísicas
Descrição: Projeto desenvolvido em parceria com o Woods Hole Research Center e Universidade Federal de Minas Gerais, com financiamento do NASA Land-Cover / Land-Use Change Program (NNX11AE56G). Especificamente, e no âmbito do LAPIG - UFG, somos responsáveis pela compilação, processamento e análise de dados climáticos (precipitação, evapotranspiração e dados gravimétricos GRACE), mapeamento e análise de áreas de pastagens e modelagem de cenários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
 Mapeamento e Caracterização Biofísica de Áreas de Pastagens Cultivadas no Bioma Cerrado
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Integrante / FERREIRA, L.G. (Laerte Guimarães Ferreira - Coordenador / ROCHA, G.F (Genival Fernandes Rocha) - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Lapig na escola: a geotecnologia ao alcance da comunidade escolar
Descrição: A Ciência da Informação Geográfica é composta pelo conjunto dos domínios do conhecimento que envolvem a produção e a utilização de informação geográfica, ou seja, informação georreferenciada. Em sua conjuntura, a Ciência da Informação Geográfica, tem como principais as áreas de conhecimento: Cartografia, Sistemas de Posicionamento Global, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica e, envolve ainda o conhecimento de estatística e de programação. Essa abrangência de áreas e rápida disseminação de usos tem uma série de conceitos para definir essa área do conhecimento. Dentre eles destacam-se o Geoprocessamento a Geomática e, recentemente um consenso maior tem sidotermo mais utilizado que é Geotecnologias, que abrange diversos conceitos. Nesse sentido, o presente projeto adota o termo Geotecnologia para tratar da Ciência da Informação Geográfica em suas diversas áreas do conhecimento envolvida e em suas diversas aplicações. O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG), criado em 1995, tem se dedicado à formação de profissionais de graduação e pós-graduação na área de geotecnologias, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão. Entendendo que a geotecnologia, componente da Ciência da Informação Geográfica, tem se ampliado nas últimas décadas com abrangência em todas ás etapas do ensino, o Lapig, por meio do projeto: Lapig na Escola: A Geotecnologia ao alcance da comunidade escolar, busca auxiliar na difusão e no acesso dos recursos da Geotecnologia como instrumento da formação escolar nos diversos níveis de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Coordenador / Manuel Eduardo Ferreira - Integrante / Adriano Silva de Faria - Integrante / Fabrizia Gioppo Nunes - Integrante / Noely Vicente Ribeiro - Integrante / Anna Claúdia Santos - Integrante / Laerte Guimarães Ferreira - Integrante / Brenda Nogueira de Brito - Integrante / Wanessa Campos Silva - Integrante / Rodrigo Lima Santos - Integrante.
2013 - Atual
Lapig Geocursos
Descrição: Com a crescente demanda de usos de geotecnologias nas várias instâncias sociais, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento - Lapig tem recebido constante procura da comunidade interna e externa à UFG em busca de formação nesta área. Visando atender esta demanda, desde 2008, o Lapig tem oferecido cursos de pequena duração à comunidade interna e externa da UFG. Devido a esta constate procura e dos resultados obtidos através dos cursos ministrados ao longo dos últimos anos, propõem-se a realização deste projeto de extensão. Tendo em vista que as atividades de extensão é uma das incumbências da Universidade, a UFG através do Lapig estará atuando nesta dimensão. O Lapig Geocursos tem sido fundamental para a formação de recursos humanos em geotecnologias, bem como no que diz respeito à promoção da Universidade Federal de Goiás no cenário de referência em cursos de formação em geoprocessamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Elaine Barbosa da Silva - Coordenador / Antônio Fernandes dos Anjos - Integrante / Ferreira Júnior, Laerte Guimarães - Integrante / Manuel Eduardo Ferreira - Integrante / Arielle Elias Arantes - Integrante / Janete Rego Silva - Integrante / Adriano Silva de Faria - Integrante / Fabrizia Gioppo Nunes - Integrante / Fernando Moreira de Araújo - Integrante / Silvio Braz de Souza - Integrante / Vinicius Vieira Mesquita - Integrante / Anna Claúdia Santos - Integrante / Roberto de Urzeda Paiva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Ateliê Geográfico (UFG)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Ateliê Geográfico (UFG)
2014 - Atual
Periódico: Revista Acta Amazonica
2015 - Atual
Periódico: Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCARAMUZZA, C. A. M.2017 SCARAMUZZA, C. A. M. ; SANO, E. ; ADAMI, M. ; BOLFE, E. ; COUTINHO, A. C. ; SILVA, E. B. ; VALERIANO, D. ; ESQUERDO, J. C. D. M. ; MAURANO, L. E. . LAND-USE AND LAND-COVER MAPPING OF THE BRAZILIAN CERRADO BASED MAINLY ON LANDSAT-8 SATELLITE IMAGES. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE), v. 69, p. 1041-1051, 2017.

2.
SOARES, D. O.2017SOARES, D. O. ; SILVA, E. B. . Análise de segmentação e validação de dados do Landsat 8 para Goiás e Distrito Federal/Brasil. REVISTA GEOGRÁFICA VENEZOLANA, v. 58, p. 306-319, 2017.

3.
SOARES, D. O.2016SOARES, D. O. ; SANTOS, A. C. ; SILVA, E. B. . Análise das classificações supervisionada e não supervisionada com o uso de imagens Landsat 5 TM e RapidEye, e suas contribuições para o mapeamento do uso e cobertura do solo no Parque Nacional das Emas. Revista Brasileira de Geomática, v. v4, p. 117-122-122, 2016.

4.
SILVA, E. B.2013 SILVA, E. B.; Ferreira Júnior, Laerte Guimarães ; ANJOS, A. F. ; MIZIARA, F. . A expansão da fronteira agrícola e a mudança de uso e cobertura da terra no centro-sul de Goiás, entre 1975 e 2010. Ateliê geográfico (UFG), v. 7, p. 2013, 2013.

5.
SILVA, E. B.2013 SILVA, E. B.; Ferreira Júnior, Laerte Guimarães ; ANJOS, A. F. ; MIZIARA, F. . Análise da distribuição espaço-temporal das pastagens cultivadas no bioma Cerrado entre 1970 e 2006. Revista IDEAS (Online), v. 7, p. 174-208, 2013.

6.
SILVA, E. B.;Silva, Elaine Barbosa da2010SILVA, E. B.; Ferreira Júnior, Laerte Guimarães . TAXAS DE DESMATAMENTO E PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA EM GOIÁS - 2003 a 2007. MERCATOR (FORTALEZA. ONLINE), v. 09, p. 1221-134, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, E. B.; FERREIRA, L. G. ; ANJOS, A. F. ; MIZIARA, F. . Recursos Naturais Indicadores de uso e manejo de biotas, solo e água no Cerrado. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2016. v. 300. 287p .

2.
SILVA, E. B.; SANO, E. ; VICTORIA, D. ; SCARAMUZZA, C. A. M. ; BOLFE, E. ; ESQUERDO, J. C. D. M. . Mapeamento do Uso e Cobertura da Terra do Cerrado Projeto TerraClass Cerrado 2013. 1. ed. Brasila: Mistério do Meio Ambiente, 2015. v. 01. 69p .

3.
SILVA, E. B.; ANJOS, A. F. . Cerrados: perspectivas e olhares. 1. ed. Goiania: Vieira, 2010. v. 1. 126p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. B.; SANTOS, R. L. ; CAMILO, V. S. . Uso de Plataformas Online para o Ensino de Geografia: LAPIG MAPS. In: IX FÓRUM NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA ? Formação de Professores e Ensino de Geografia ? Contextos e perspectivas, 2018, Caldas Novas. Anais do IX FÓRUM NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA ? Formação de Professores e Ensino de Geografia ? Contextos e perspectivas, 2018.

2.
DUTRA, L.M. ; SOARES, D. O. ; SILVA, E. B. . Validação de dados do mapeamento TerraClass Cerrado 2013 e espacialização da dinâmica do uso e ocupação das terras a partir de agricultura e pastagem, com base no mapeamento PROBIO 2002, da microrregião de Catalão, sudeste de Goiás.. In: XVIII Simposio Brasileiro de Sensiriamento Remoto, 2017, Santos - SP. Anais do XVIII Simposio Brasileiro de Sensiriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2017.

3.
ANJOS, A. F. ; SILVA, E. B. ; FERREIRA, L. G. . Distribuição e caracterização das áreas com concentração de pastagens no Brasil: uma análise a partir de dados censitários e satelitários. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, São José dos Campos - SP. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2017.

4.
DUTRA, L.M. ; SILVA, E. B. ; SOARES, D. O. ; SILVA, E. P. . Evolução da irrigação por pivôs no sudeste do bioma Cerrado entre 1985 e 2013: uma análise a partir de imagens Landsat. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos - SP. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017.

5.
OLIVEIRA, T. B. ; SILVA, E. B. . Análise da cobertura e uso das terras no município de Goiatuba, Goiás. In: XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física, 2017, Campinas SP. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física, 2017. v. 1. p. 236-245.

6.
SILVA, E. B.; ROCHA ; ANJOS, A. F. ; Ferreira ; ARANTES, A. E. ; SILVA, J. R. ; FARIA, A. S. . Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado entre 1975 e 2010 a partir da classificação de imagens Landsat. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos - SP: INPE, 2013. v. 1. p. 250-258.

7.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; ANJOS, A. F. . O desmatamento no Extremo Oeste Baiano e sua correlação com a produção de grãos entre 2005 e 2007 vistos a partir de imagens orbitais e dados censitários. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011. v. 1. p. 427-436.

8.
SILVA, E. B.. Análise cartográfica e socioespacial da influência do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro) na expansão da agropecuária e do desmatamento no Cerrado goiano. In: XV Enanpege - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2011, Goiânia. Encontro Nacional da ANPEGE. Goiânia: Enanpege, 2011. v. I. p. 01-09.

9.
ROCHA ; ARANTES, A. E. ; SILVA, E. B. ; SILVA, J. R. . Relação entre dados topograficos Radar Topografhy Mission (SRTM) e área desmatadas no bioma Cerrado. In: XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2011, Curitiba-PR. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2011.

10.
SILVA, E. B.; FERREIRA . A dinâmica espacial da ocupação do cerrado goiano e sua relação com a conversão de remanescentes: uma abordagem a partir do probio 2002. In: 3º Seminário Interno de pós-graduação em Geografia, 2010, Goiânia. Anais do 3º Seminário Interno de pós-graduação em Geografia, 2010. v. 1. p. 17-28.

11.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; COUTO . Taxas de desmatamento em Otto bacias do bioma Cerrado obtidas através de imagens índice de vegetação Modis. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Brasileiro de Pesquisa Espaciais, 2009. v. 1. p. 50-58.

12.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; COUTO . Taxas de Desmatamento em Áreas do Bioma Cerrado para os Períodos de 2003 a 2007. In: IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional Savanas Tropicais, 2008, Brasilia DF. Anais do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional Savanas Tropicais. Brasilia: Embrapa Cerrado, 2009. v. 1. p. 95-97.

13.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Metodologia para a Obtenção de Taxas de Desmatamento do Bioma Cerrado. In: I Seminário Regional de Pesquisa de Programas e de Pós-Graduação em Geografia (Centro Oeste e Tiângulo Mineiro), 2008, Goiania. Anais do I Seminário Regional de Pesquisa de Programas e de Pós-Graduação em Geografia (Centro Oeste e Tiângulo Mineiro). Goiania: UFG, 2008.

14.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA . Taxas de desmatamento dos Municípios Goiano e do Distrito Federal para os Períodos de 2003 a 2004 e 2004 a 2005. In: Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2008, Goiania. Anais do Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão. Goiania: UFG, 2008. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ANJOS, A. F. ; ROCHA ; SOUSA, S. B. . Estudo da expansão do desmatamento do bioma cerrado a partir de cenas amostrais dos satélites Landsat. In: SBPC 63ª Reunião Anual da SBPC. Cerrado: Água, Alimento e Energia, 2011, Goiânia. Anais 63ª Reunião Anual, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, P. A. M. ; SILVA, E. B. ; DUTRA, L.M. ; BRITO, B. N. ; FARIA, A. S. . Levantamento das áreas de passivos ambientais das APPs de drenagem na região Sudeste de Goiás. In: Seminário Agropecuária no Cerrado Frente às Mudanças Climáticas, 2017, Goiania. Seminário Agropecuária no Cerrado Frente às Mudanças Climáticas - Anais. Santo Antonio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2017. v. 1. p. 1-48.

2.
SILVA, E. B.. O desmatamento e a conservação do bioma Cerrado. In: I Congresso Acadêmico-Cientifico - UEG em Movimento: Perspectivas Socioambientais., 2011, Porangatu. Anais do I Congresso Acadêmico-Cientifico - UEG em Movimento: Perspectivas Socioambientais.. Porangatu: UEG, 2011. v. 1. p. 14-14.

3.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Taxas de desmatamento em ottobacias do bioma Cerrado obtidas através de imagens de índice de vegetação MODIS e a relação com a degradação ambiental nas regiões hidrográficas. In: Oficina da rede ComCerrado, 2010. Caderno de Resumo da Oficina da Rede ComCerrado, 2010. v. 1. p. 1-25.

4.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Desmatamento do Cerrado Goiano entre 2002 e 2008. In: 2° Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçao em Geografia & 1° Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia, 2008, Goiania. Caderno de Resumos do 2° Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduaçao em Geografia & 1° Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia. Goiania: IESA/UFG, 2008. v. 1. p. 53-53.

5.
SILVA, E. B.. A Utilização de SIG para Cadastro de Focos Erosivos. In: VJornada de Geografia - Geogafia: Política, Poder, Território no século XXI, 2006, Anápolis. VJornada de Geografia - Geogafia: Política, Poder, Território no século XXI. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2006. p. 24-25.

6.
SILVA, E. B.. Cadastramento georreferenciado de focos erosivos: o caso do bairro Polocentro em Anápolis (GO). In: IV Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology, 2006, GOIÂNIA. Anais Eletrônicos do Vi Simpósio de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorfologia (1 Cd Rom). Goiânia: International Association of Geomorphologists, 2006. n.p., 2006.

7.
SILVA, E. B.. OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUÊNTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA BACIA DO CÓRREGO GÓIS E EROSÕES URBANAS NA CIDADE DE ANÁPOLIS. In: I SEMINÁRIO DE PESQUISA I, 2005, ANÁPOLIS-GO. ANAIS DO I SEMINÁRIO DE PESQUISA I. ANÁPOLIS-GO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, 2005. v. ´1. p. 18-18.

8.
SILVA, E. B.. OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUENTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO: ESTUDO DE CASO.. In: IX ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA E ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS: INTEGRAÇÃO E REDEFINIÇÃO REGIONAL, 2005. ANAIS DO IX ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA E ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS: INTEGRAÇÃO E REDEFINIÇÃO REGIONAL. PORTO NACIONAL - TO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, 2005. v. 1. p. 148-148.

9.
SILVA, E. B.; ANJOS, A. F. . OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUÊNTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO - ESTUDO DE CASO.. In: IV JORNADA DE GEORAFIA: NAS TRILHAS DA GEOGRAFIA GOIANA, 2005, ANÁPOLIS-GO. ANAIS DA IV JORNADA DE GEOGRAFIA: NAS TRILHAS DA GEOGRAFIA GOIANA. ANÁPOLIS-GO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, 2005. v. 1. p. 21-21.

10.
SILVA, E. B.. PARQUES URBANOS COMO ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO. In: IV JORNADA DE GEOGRAFIA - NAS TRILHAS DA GEOGRAFIA GOIANA, 2005, ANÁPOLIS-GO. ANAIS DA IV JORNADA DE GEOGRAFIA - NAS TRILHAS DA GEOGRAFIA GOIANA. ANÁPOLIS-GO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, 2005. v. 1. p. 21-21.

11.
SILVA, E. B.. A OCUPAÇÃO URBANA EM ANÁPOLIS E AS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVOvo: BAIRRO VIVIAN PARK. In: III JORNADA DE GEOGRAFIA O REGIONAL E O LOCAL: NOVAS LEITURAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, 2004, ANÁPOLIS-GO. ANAIS DA III JORNADA DE GEOGRAFIA - O REGIONAL E O LOCAL: NOVAS LEITURAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. ANÁPOLIS-GO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS, 2004. v. 1. p. 10-10.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANO, E. ; SCARAMUZZA, C. A. M. ; BOLFE, E. ; COUTINHO, A. C. ; SILVA, E. B. ; MAURANO, L. E. . Dinâmica de uso da terra no Cerrado brasileiro no período de 2002 a 2013. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE), 2018.

2.
SOARES, D. O. ; SILVA, E. B. . Analysis of segmentation and Validation of data of the Landsat 8 for Goias and Federal District/Brazil. REVISTA GEOGRÁFICA VENEZOLANA, 2017.

3.
SILVA, E. B.; Ferreira Júnior, Laerte Guimarães ; ANJOS, A. F. ; MIZIARA, F. . As mudanças na cobertura e uso da terra em fronteiras agropecuárias recentes do cerrado entre 1975 e 2010. Revista da ANPEGE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. B.; SANTOS, A. C. . Geotecnologias como recurso didático para estudo do bioma Cerrado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, E. B.; SANTOS, A. C. ; COSTA, J. V. S. . A Ciência da Geotecnologia auxiliando na preservação do bioma Cerrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, E. B.. Monitoramento do Bioma Cerrado e Mapeamento de Queimadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, E. B.. Sustentabilidade no Cerrado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, E. B.. Sustentabilidade Propositiva na C. T& I em Goiás. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, E. B.. Geotecnologias aplicadas no monitoramento do bioma Cerrado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, E. B.. Emprego de geotecnologias no monitoramento do bioma Cerrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, E. B.. Bioma Cerrado: Características físicas; Monitoramento do desmatamento; Processos de ocupação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, E. B.. Análise cartográfica e socioespacial da influência do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro) na expansão da agropecuária e do desmatamento no Cerrado goiano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, E. B.; Ferreira ; ANJOS, A. F. ; ROCHA ; SOUSA, S. B. . Estudo da expansão do desmatamento do Bioma Cerrado a partir de cenas amostrais dos satélites Landsat. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; ANJOS, A. F. . O desmatamento no Extremo Oeste Baiano e sua correlação com a produção de grãos entre 2005 e 2007 vistos a partir de imagens orbitais e dados censitários. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Taxas de desmatamento em ottobacias do bioma Cerrado obtidas através de imagens índice de vegetação MODIS e a relação com a degradação ambiental nas regiões hidrográficas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, E. B.; FERREIRA . A dinâmica espacial da ocupação do cerrado goiano e sua relação com a conversão de remanescentes: uma abordagem a partir do probio 2002. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; COUTO . Taxas de desmatamento em Otto bacias do bioma Cerrado obtidas através de imagens índice de vegetação Modis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SILVA, E. B.. DESMATAMENTO DO CERRADO GOIANO ENTRE 2002 E 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; COUTO . Taxas de Desmatamento em áreas do Bioma Cerrado para os Períodos de 2003 a 2004 & 2004 a 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SILVA, E. B.; FERREIRA ; ROCHA ; COUTO . Taxas de Desmatamentos dos Municípios Goianos para os Períodos de 2003 a 2004 e 2004 a 2005. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Metodologia para a Obtenção de Taxas de Desmatamento no Bioma Cerrado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Desmatamento do Cerrado Goiano entre 2002 e 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, E. B.. O Uso de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para o Estudo do Desmatamento do Bioma Cerrado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SILVA, E. B.; FERREIRA . Taxas de Desmatamento do bioma Cerrado Ocorridas entre 2003 e 2005. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SILVA, E. B.. Bioma Cerrado: Panorama Atual e Perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
SILVA, E. B.. A UTILIZAÇÃO DE SIG PARA CADASTRO DE FOCOS EROSIVOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, E. B.. CADASTRAMENTO GEORREFERENCIADO DE FOCOS EROSIVOS: O CASO DO BAIRRO POLOCENTRO EM ANÁPOLIS -GO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
SILVA, E. B.. OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUÊNTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA BACIA DO CÓRREGO GÓIS E EROSÕES URBANAS NA CIDADE DE ANÁPOLIS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, E. B.. OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUENTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ENFASE NO PROCESSO EROSIVO: ESTUDO DE CASO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, E. B.; ANJOS, A. F. . OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUENTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO - ESTUDO DE CASO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, E. B.. PARQUES URBANOS COMO ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E ESPAÇO PARA DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, E. B.. A OCUPAÇÃO URBANA EM ANÁPOLIS E AS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO: BAIRRO VIVIAN PARK. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, E. B.. MAPEAMENTO DAS ÁREAS DEGRADADAS, ÁREA DE RISCO E DE EXTRAÇÃO DE CASCALHO. 2005.

2.
SILVA, E. B.. CADASTRAMENTO DAS EROSÕES URBANAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS. 2005.

3.
SILVA, E. B.; MACHADO, E.V. . LEVANTAMENTO FÍSICO E DO POTENCIAL EDUCACIONAL DO CENTRAL PARQUE DA JUVENTUDE ONOFRE QUINAN E PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANÁPOLIS. 2005.

4.
SILVA, E. B.. DIAGNÓSTICO DO MEIO FÍSICO E SOCIAL DA BACIA DO CÓRREGO ÁGUA FRIA. 2005.

5.
SILVA, E. B.. DIAGNÓSTICO DO MEIO FÍSICO E SOCIAL DA BACIA DO CÓRREGO SÃO SILVESTRE. 2005.

6.
SILVA, E. B.. DIAGNÓSTICO FÍSICO E SOCIAL DO SETOR ADRIANA PARK. 2005.

7.
SILVA, E. B.. DIAGNÓSTICO FÍSICO E SOCIAL DA BACIA DO CÓRREGO GÓIS. 2004.

8.
SILVA, E. B.. DIAGNÓSTICO DO MEIO FÍSICO E SOCIAL DA BACIA DO CÓRREGO DOS CEZÁRIOS. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, E. B.; NUNES, F. C (Fabricio Nunes Costa) . Levantamento de erosões com potêncial de risco sócio-ambiental no perimetro urbano de Anápolis-GO. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, E. B.. Elaboração de mapas temáticos utilizando SIG e bases de dados gratuitas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PONTES, M. N. C. P ; SILVA, E. B. . Treinamento em geotecnologias e geoprocessamento. 2010. .

3.
SILVA, E. B.. Compreendendo e desvendando os biomas brasileiros. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PELÁ, Marcia ; CHAVEIRO, E. F. ; SILVA, E. B. . Cerrado Goiano: uma leitura socioterritorial.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, E. B.. Conceitos de Sensoriamento Remoto. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, M. E.; SILVA, E. B.; AQUINO, P. T.. Participação em banca de Daniela de Lima. Avaliação temporal de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta em Goiás: análise da paisagem e qualidade ambiental. 2018. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (Renac)) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
FERREIRA, L. G.; FERREIRA, N.C.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Adriano Silva de Faria. Detecção automática de desmatamentos no bioma cerrado: desafios para o monitoramento sistemático. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FERREIRA, N.C.; LIMA, L. S. A.; Silva, Elaine Barbosa da. Participação em banca de Gabriella Santos Arruda De Lima. Cenários sobre a perda de solos na região metropolitana de goiânia, e alternativas para mitigação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
FERREIRA, L. G.; SILVA, E. B.; MIZIARA, F.; FERREIRA, N.C.; COUTO, V. R.. Participação em banca de Arielle Elias Arantes. Caracterização Biofísica (Padrões e Tendências) das Pastagens Brasileiras em Suporte a Intensificação Sustentável da Pecuária Bovina no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
FERREIRA, N.C.; SILVA, E. B.; BARROS, J.B.. Participação em banca de Murilo Raphael dias Cardoso. Caracterização da temperatura do ar, da precipitação pluviométrica e classificação climática de Köppen do Cerrado brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANJOS, A. F.; SILVA, E. B.; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Ilma Alves Costa. PATRIMÔNIO CULTURAL: A REVITALIZAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ANÁPOLIS/ GO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis.

2.
ANJOS, A. F.; SILVA, E. B.; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Neemias Cintra Fernandes. PROPOSTA DE TRATAMENTO DE REMOÇÃO DE COR EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE INDÚSTRIA FARMACÊUTICA DE CÁPSULAS DE GELATINA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis.

3.
ANJOS, A. F.; SILVA, E. B.; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Jacqueline Gomes dos Santos. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: O CASO DO CONSÓRCIO GC AMBIENTAL E DO HOSPITAL ONCO-HEMATOLÓGICO DE ANÁPOLIS-GO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis.

4.
ANJOS, A. F.; SILVA, E. B.; RODRIGUES, J.. Participação em banca de Maria Isabel Pereira da Silva. A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO HABITATS (IPEC) NO COLÉGIO COMENDADOR CHRISTÓVAM DE OLIVEIRA, EM PIRENÓPOLIS-GO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis.

5.
Brito, E. S; SILVA, E. B.; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Eliane Borges de Araújo Almeida. Educação Inclusiva: Sua contextualização. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

6.
Brito, E. S; SILVA, E. B.; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Keila Maria da Silva, Celma Xavier dos Santos. Indisciplina em Sala de Aula: Transformações Necessáias. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

7.
Brito, E. S; SILVA, E. B.; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Renata Pereira Nonato; Taiza J. Mesquita; Suelene R. Marti. A Relação Família-Escola e a Intervenção Psicopedagógica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

8.
SILVA, E. B.; Brito, E. S; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de Albertina Gomesw. FRACASSO ESCOLAR: A LEITURA EM QUESTÃO. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

9.
Brito, E. S; SILVA, E. B.; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de ANDREIA APARECIDA DA COSTA. A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS HIPERATIVAS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

10.
Brito, E. S; SILVA, E. B.; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de DANIA VASCONCELOS PIMPÃO DE CARVALHO. A DIVERSIDADE CULTURAL NA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Anápolis.

11.
Brito, E. S; SILVA, E. B.; ROVEDA, Marisa. Participação em banca de WALQUIRIA ELIZETE BATISTA FERREIRA. A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: CONSEQUÊNCIAS AO ALUNO NO ENSINO-APRENDIZAGEM E CONVÍVIO SOCIAL. 2008 - Faculdade Católica de Anápolis.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, I.J.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Wanderson Freitas França.Capital do níquel: paisagem geográfica como laboratório de compreensão do município de Niquelândia ? Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, E. B.; SANTOS, A. C.; NOGUEIRA, G. F.. Participação em banca de Elenivaldo Pereira da Silva.Evolução das áreas agricultáveis pela técnica de pivôs centrais no município de cristalina entre 1985 e 2015: uma análise a partir de imagens Landsat. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MIZIARA, F.; FERREIRA, L. G.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Lana Mara Silva Teixeira.Análise Exploratória Dos Conflitos No Campo Na Regiâo Da Amazônia Legal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CAMILO, V. S.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Fernanda Leão Inácio Alves.Geotecnologias e ensino de geografia: possibilidades de construção do pensamento geográfico dos alunos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MARCO JUNIOR, P.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Robson Santana de Oliveira Orientador:.Conflitos no uso e ocupação do solo em Áreas de Preservação Permanente na sub-bacia do Rio Vermelho, Silvânia (GO). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás.

6.
FERREIRA; SILVA, E. B.. Participação em banca de Mateus Ramalho Santana.Avaliação do potencial de imagens de sensoriamento remoto De múltiplas plataformas e resoluções para o mapeamento e monitoramento de florestas plantadas no estado de Goiás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
FERREIRA; SILVA, E. B.; SANTOS, A. C.. Participação em banca de Leonardo Nogueira de Oliveira.Levantamento de dados de Passivos Ambientais das áreas de APPs e Reserva legal, a partir do Mapeamento do TerraClass Cerrado, para a Microrregião Vale do Rio Vermelho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

8.
ANJOS, A. F.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Caio César Silva Oliveira.As implicações do direito ambiental sobre a preservação do Cerrado goiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
OLIVEIRA, I.J.; SILVA, E. B.; BAYER, M.. Participação em banca de Maria Alcione Silva.Diagnóstico geoambiental das sub-bacia do alto-meia ponte e João leite. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
NUNES, F. G.; SILVA, E. B.. Participação em banca de Alexandre Henrique Cardoso do Vale e Silva.Contribuição de sistema de informação geográfica (sig) e geoestatística para o estudo do geotectônica - sismicidade em Goiás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
FERREIRA; SILVA, E. B.; FERREIRA, M. E.. Participação em banca de Joana Carolina Silva Rocha.Distribuição e caracteristicas dos poligonos de desmatamentos gerados pelo sistema integrado de alerta de desmatamentos (Siad). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dia C da Ciência.A Ciência da Geotecnologia auxiliando na preservação do bioma Cerrado. 2017. (Oficina).

2.
Monitoramento e mapeamento de pastagens brasileiras. 2017. (Simpósio).

3.
Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Projeto TerraClass Cerrado Mapeamento do Uso e Cobertura Vegetal do Cerrado. 2015. (Simpósio).

4.
Congresso de Engenharias e Tecnologias 2014. Geotecnologias aplicadas ao monitoramento do Cerrado. 2014. (Congresso).

5.
XIII Eregeo.Ocupação e impactos ambientais no Cerrado. 2014. (Encontro).

6.
I Colóquio de Geografia do Departamento de História, Geografia e Ciências Sociais da PUC- GO. Emprego de Geotecnologias no Monitoramento do bioma Cerrado. 2013. (Congresso).

7.
1º Seminário de Cartografia: Os novos paradigmas da Cartografia e a prática de ensino do professor de Geografia.O ensino da cartografia e seus novos paradigmas. 2011. (Seminário).

8.
I Congresso Acadêmico-Cientifico - UEG em Movimento: Perspectivas Socioambientais.. O desmatamento e a conservação do bioma Cerrado. 2011. (Congresso).

9.
XII EREGEO - Encontro Regional de Geografia. Reestruturação Produtiva e Dinâmica Territorial: O papel Ativo da Geografia.Reestruturação produtiva e conflitos ecológicos-territoriais. 2011. (Encontro).

10.
XII SIMBIO. Simpósio de Biologia: Comunidades Florestais: Biodiversidade do Cerrado.Minicurso: Técnicas para monitorar o desmatamento em formações florestais no Cerrado. 2011. (Simpósio).

11.
3º Seminário Interno de pós-graduação em Geografia.A dinâmica espacial da ocupação do cerrado goiano e sua relação com a conversão de remanescentes: uma abordagem a partir do probio 2002. 2010. (Seminário).

12.
Encontro de Botânicos do Centro-Oeste. Tecnologias de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicadas ao Monitoramento da Perda de Vegetação do Bioma Cerrado. 2010. (Congresso).

13.
Oficina da rede ComCerrado.Taxas de desmatamento em ottobacias do bioma Cerrado obtidas através de imagens de índice de vegetação MODIS e a relação com a degradação ambiental nas regiões hidrográficas. 2010. (Oficina).

14.
2º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geografia. 2009. (Seminário).

15.
V Encontro Regional dos Povos do Cerrado de Pirapora ? MG.Cerrado Goiano: uma leitura socioterritorial. 2009. (Seminário).

16.
2º Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia & 1º Seminário Interno de Pós-Graduação em Geógafia.Desmatamento do Cerrado Goiano entre 2002 e 2008. 2008. (Simpósio).

17.
Congresso de Pesquisa, Ensino e Estensão. Taxa de Desmatamentos dos Municípios Goianos e do Distrito Federal para os Períodos de 2003 a 2004 e 2004 a 2005. 2008. (Congresso).

18.
I Semana de Ciências Biológicas. O Uso de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para o Estudo do Desmatamento do Bioma Cerrado. 2008. (Congresso).

19.
I Seminário de Programas e Pós-Graduação em Geografia (Centro-Oeste).Metodologia para a Obtenção de Taxas de Desmatamento do Bioma Cerrado. 2008. (Seminário).

20.
IX Simpósio do Cerrado; IISimpósio Internacional de Savanas Tropicais.Taxas de Desmatamento em Áreas do Bioma Cerrado para os períodos de 2003 a 2004 & 2004 a 2005. 2008. (Simpósio).

21.
12º SEMINÁRIO INTERNO DO MESTRADO. 2007. (Seminário).

22.
3ª SEMANA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS. 2007. (Seminário).

23.
II CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ANÁPOLIS. 2007. (Encontro).

24.
XIII SIMPÓSIO DE SENSORIAMENTO REMOTO. 2007. (Simpósio).

25.
X SEMANA DE GEOGRAFIA.INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO. 2007. (Oficina).

26.
CURSO: O ESPAÇO URBANO DE GOIÂNIA: HISTÓRIA, ESTRUTURA E ATUALIDADE. 2006. (Oficina).

27.
O ESPAÇO URBANO DE GOIÂNIA: HISTÓRIA, ESTRUTURA E ATUALIDADE. 2006. (Outra).

28.
PALESTRA - O GEOPROCESSAMENTO NA GESTÃO E PLANEJAMENTO. 2006. (Outra).

29.
SEMINÁRIO NACIONAL RESTAURAÇÃO DE APP. 2006. (Seminário).

30.
VI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA / REGIONAL CONFERENCE ON GEOMORPHOLOGY. 2006. (Simpósio).

31.
V JORNADA DE GEOGRAFIA.A UTILIZAÇÃO DE SIG PARA CADASTRO DE FOCOS EROSIVOS. 2006. (Outra).

32.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. 2005. (Outra).

33.
II SIMPÓSIO SOBRE SOLOS E PROCESSOS EROSIVOS NO CENTRO-OESTE. 2005. (Simpósio).

34.
I SEMINÁRIO DE PESQUISA I "UEG, GEOGRAFIA E PESQUISA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS".OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUENTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO DE OCUPAÇÃO DA BACIA DO CÓRREGO GÓIS E EROSÕES URBANAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS. 2005. (Seminário).

35.
IV JORNADA DE GEOGRAFIA. 2005. (Outra).

36.
IV JORNADA DE GEORAFIA: NAS TRILHAS DA GEOGRAFIA GOIANA.OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUÊNTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO - ESTUDO DE CASO.. 2005. (Outra).

37.
IX ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS. 2005. (Encontro).

38.
IX ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA E ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO TOCANTINS: INTEGRAÇÃO E REDEFINIÇÃO REGIONAL.OCUPAÇÃO URBANA E CONSEQUENTES IMPACTOS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO: ESTUDO DE CASO.. 2005. (Encontro).

39.
MINI CURSO: A BÚSSOLA E SEUS RECURSOS PARA A GEOGRAFIA. 2005. (Oficina).

40.
MINI-CURSO INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE. 2005. (Oficina).

41.
PALESTRA CBERS-2: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES. 2005. (Outra).

42.
TREINAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE CARTA CONSULTA JUNTO AO FUNDO DO MEIO AMBIENTE. 2005. (Encontro).

43.
10º SIMPÓSIO AMBIENTALISTA BRASILEIRO NO CERRADO. 2004. (Simpósio).

44.
24º ENEPe - ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 2004. (Encontro).

45.
5º CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS. 2004. (Congresso).

46.
CURSO: PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FUNCIONAMENTO E RECUPERAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. 2004. (Oficina).

47.
I ATIVIDADE CONJUNTA DA GEOGRAFIA. 2004. (Outra).

48.
III JORNADA DE GEOGRAFIA. 2004. (Outra).

49.
III JORNADA DE GEOGRAFIA O REGIONAL E O LOCAL: NOVAS LEITURAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.A OCUPAÇÃO URBANA EM ANÁPOLIS E AS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS COM ÊNFASE NO PROCESSO EROSIVO: BAIRRO VIVIAN PARK. 2004. (Outra).

50.
VI ENCONTRO DE EDUCADORES DA BACIA DO JOÃO LEITE. 2004. (Encontro).

51.
48º CONEGEO (CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADES DE GEOGRAFIA). 2003. (Congresso).

52.
I CONFERÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE. 2003. (Simpósio).

53.
II JORNADA DE GEOGRAFIA - A DINÂMCA URBANA ANAPOLINA EM PERSPECTIVA. 2003. (Outra).

54.
PROJETO CIRANDA.APOIO ÀS ATIVIDADES. 2003. (Oficina).

55.
SIMPOSIO AMBIENTAL DE ANAPOLIS. 2003. (Simpósio).

56.
XIV ENCONTRO DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA - GEOGRAFIA CIÊNCIA OU PRÁTICA SOCIAL?. 2003. (Encontro).

57.
MINI-CURSO TRABALHO COMO MEDIAÇÃO SOCIAL: METABOLISMO SOCIEDADE-NATUREZA E O COLAPSO DA MODERNIZAÇÃO.. 2002. (Encontro).

58.
SEMINÁRIO MARXISMO E CIÊNCIAS HUMANAS. 2002. (Seminário).

59.
XIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS - POR UMA GEOGRAFIA NOVA NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, E. B.. I Seminário Regional de Pesquisa de Programa e de Pós-Graduação em Geografia (Centro-Oeste e Triãngulo Mineiro). 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniela Pereira da Silva. Análise Multitemporal da Alteração da Paisagem em Áreas Sob a Influência de Mineração de Grande Porte em Goiás Entre 1985 e 2015. 2015. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (Renac)) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Elaine Barbosa da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Luciana Pereira. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO DO MERCADO DO PRODUTOR EM ANÁPOLIS-GO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

2.
Gabriel Augusto de Oliveira. A educação ambiental e o desafio global do consumo consciente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

3.
Patricia Freitas Góis. ESTUDO DO IMPACTO DA ETAPA DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO NA CONTAGEM MICROBIOLÓGICA EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUA ? PROPOSTA PARA REDUÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

4.
Wemerson Souza do Nascimento. A QUESTÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

5.
Alexandra Silvério da S. Alves; Aureliana Cristiane Rezende. Educação Ambiental na Escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

6.
Gessimar M. Lima; Eliete C. Santos. Impactos Ambientais no Córrego do Capão Grosso em Caldas Novas - GO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

7.
Alice B. Dutra, Sheila B. Sousa, Ubirajara J. C. Junior. Aumento do Lixo Eletrônico Gerado por computadores no Mundo nos Últimos Dez Anos e seu Efeito no Meio Ambiente. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

8.
Núbia C. Cardoso, Ana Paula B. Cavalcante. Rastros de Mamíferos como Ferramenta Didática no Ensino de Ciências e/ou Biologia com Grande Potêncial em Trilhas Interpretativas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

9.
Eliane Cristina V. Nunes, Jeronei Batista Araujo. Impactos Ambientais Relativos ao Aterro Sanitário de Anápolis. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

10.
Laércio Fábio dos Santos, Ronaldo Adriano Júnior. Degradação Ambiental no DAIA: Instalação da Caoa/Hyundai. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

11.
Fabiana O. Celestino de Sá, Katia Cilene C. Palmei, Sandra M. Biocombustíveis no Brasil: Sua Produção e Consumo na Cidade de Anápolis. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

12.
Paulo Henrique R. Santos, Alessandro Moura Souza. Educação Ambiental na Empresa: O Caso da MP Produtos Agropecuários. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

13.
Karyne Dayane Ferreira. Processos Erosivos no Município de Alexãnia. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Meio Ambiente) - Faculdade Católica de Anápolis. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vitória Cristina Correa Carvalho. Análise dos uso e coberturas das terras no bioma Cerrado e sua influência nos aquíveros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

2.
Daniel de Oliveira Soares. Uso de geotecnologias para análise dos passivos ambientais relacionados com a expansão da fronteira agrícola na mesorregiāo do extremo oeste baiano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

3.
Lorrany Moisés Dutra. Levantamento e análise de passivos ambientais nas APPs da microrregião de Catalão, sudeste de Goiás.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM-UFG. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

4.
Thamires Tosta Rosa. Análise espaço-temporal do uso de pivôs na agricultura da mesorregião extremo oeste baiano a partir de imagens Landsat. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

Iniciação científica
1.
Pedrina Polli Razotto. Mapeamento do uso e cobertura das terras do estado de Goiás e do Distrito Federal apartir de imagens Landsat OLI 8 para o ano de 2015. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

2.
Thaynara Rodrigues Sant'Ana. Levantamento de dados de Passivos Ambientais das áreas de APPs e Reserva legal, a partir do Mapeamento do TerraClass Cerrado, para a Microrregião Vale do Rio Vermelho. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

3.
Paulo André Moreira de Freitas. Levantamento de dados de Passivos Ambientais das áreas de APPs e Reserva legal a partir do Mapeamento do TerraClass Cerrado, para a região Sudoeste de Goiás.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

4.
Daniel de Oliveira Soares. Refinamento e atualização do mapeamento do TerraClass Cerrado com imagens Landsat OLI 8 para o ano de 2015, para o estado de Goiás e Distrito Federal. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

5.
Lorrany Moises Dutra. Refinamento e atualização do mapeamento do Terraclass Cerrado para a região sudeste de Goiás com imagens Landsat OLI 8 para o ano de 2015. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

6.
Leonardo Nogueira de Oliveira. Classificação e interpretação de imagens Landsat TM para mapeamento histórico de mudanças de cobertura e uso da terra no bioma Cerrado. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Elenivaldo Pereira da Silva. Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado a partir de imagens Landsat para perídodo de 1975 a 2010. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM-UFG. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

2.
Lorrany Moisés Dutra. Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado a partir de imagens Landsat para perídodo de 1975 a 2010. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM-UFG. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

3.
Eden Lucas de Oliveira Benevides. Análise de base de dados para mapeamento do município de Valparaiso de Goiás. 2013. Orientação de outra natureza. (Ecologia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM-UFG. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

4.
Daniel de Oliveira Soares. Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado a partir de imagens Landsat para perídodo de 1975 a 2010. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

5.
Gabriella Garcia Silva. Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado a partir de imagens Landsat para perídodo de 1975 a 2010. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

6.
Barbara Gomes Costa. Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado a partir de imagens Landsat para perídodo de 1975 a 2010. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.

7.
Heitor Carritilha Cardoso. Mapeamento de mudança de uso e cobertura da terra no bioma Cerrado a partir de imagens Landsat para perídodo de 1975 a 2010. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Elaine Barbosa da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, E. B.; FERREIRA, L. G. ; ANJOS, A. F. ; MIZIARA, F. . Recursos Naturais Indicadores de uso e manejo de biotas, solo e água no Cerrado. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2016. v. 300. 287p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 4:58:25