Juliana Rangel de Freitas Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0495171730570751
  • Última atualização do currículo em 18/09/2013


Professora Assitente (DE) do Instituto de Cultura e Arte - Universidade Federal do Ceará, setor de estudo: Voz para Interpretação Teatral. Doutaranda em Educação (linha: Ensino de Música) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (2007). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em preparação vocal para a cena, atuando principalmente nos seguintes temas: voz profissional, preparação vocal e processo de criação sonora para a cena, saúde vocal. Investiga as possibilidades sonoras-vocais na cena contemporânea, interrelacionando voz, cena e musicalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Rangel de Freitas Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, J. R. F.


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Faculdade de Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Voz e Musicalidade: processos pedagógicos no entre do corpo e da voz do ator,
Orientador: Elvis de Azevedo Matos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Canção do Mar de Salema: Um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do ator,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Angela de Castro Reis.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: voz do ator; sonoridade cênica; Cena-Processo de Criação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Voz / Especialidade: Estética Vocal.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1997 - 2001
Graduação em FONOAUDIOLOGIA.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Formação Complementar


2009 - 2009
O Olhar sobre a Cultura Popular nas Construções ar. (Carga horária: 16h).
Festival Cena Pernambucana.
2008 - 2008
Da Energia a Ação. (Carga horária: 16h).
Festival Latino-Americano de Teatro na Bahia.
2008 - 2008
Atualização em avaliação, diagnóstico e tratamento. (Carga horária: 13h).
Instituto Voz.
2006 - 2006
Técnica Vocal - Curso Teórico e Prático. (Carga horária: 13h).
Centro de Estudos da Voz.
2005 - 2005
Extensão universitária em O corpo e a voz na Performance: do Xamã ao Ator. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Música Para Teatro. (Carga horária: 9h).
Harald Weiss.
2004 - 2004
Extensão universitária em Oficina de Orissi, dança sagrada indiana. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
O Ator Físico.
Cia Buffa de Teatro.
2004 - 2004
Curso de Técnica Vocal na Prática. (Carga horária: 13h).
Centro de Estudos da Voz.
2004 - 2004
Oficina de Canto. (Carga horária: 3h).
Centro de Estudos da Voz.
2003 - 2003
PREPARAÇÃO VOCAL PARA CENA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2003
Curso Básico de Teatro. (Carga horária: 80h).
Todo Mundo Faz Teatro.
2003 - 2003
Teatro Pelo Movimento. (Carga horária: 16h).
Teatro Vila Velha.
2003 - 2003
A Terapia Vocal na Clínica Fonoaudiológica. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Voz.
2002 - 2002
Jornada de Atualização Em Voz.
Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia.
2002 - 2002
A Fono e o Canto.
Ridan Pires e Jane Celeste Guberfain.
2002 - 2002
Curso Prático de Técnicas Vocais Para Profissionai. (Carga horária: 12h).
Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia.
2001 - 2001
Extensão universitária em Aprendizagem E Aquisição da Linguagem Escrita. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia.
2001 - 2001
APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia.
2001 - 2001
DANÇA TERAPIA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CORPOREIDADE. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2001 - 2001
Curso Prat de Análise Perceptivo da Voz. (Carga horária: 16h).
Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia.
1997 - 1997
Extensão universitária em Semântica Pragmática e Análise do Discurso. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente - Voz e Interpretaçã, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Social da Bahia, FSBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos Cênicos nas Manifestações Populares II - 2009
Laboratório de Técnicas Vocais Corporais II - 2006
Laboratório de Técnicas Vocais e Corporais III - 2007
Laboratório de Técnicas Vocais e Corporais III - 2009
Laboratório de Técnicas Vocais e Corporais IV - 2007
Laboratorio de Técnicas Vocais e Corporais IV - 2008
Laboratório de Técnicas Vocais e Corporais V - 2008
Técnica e Expressão Vocal I - 2006

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador-Tirocínio Docente, Enquadramento Funcional: Professor - Tirocínio Docente

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
XX Curso Livre da Universidade Federal da Bahia

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

07/2005 - 12/2005
Ensino, Tirocinio Docente - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Vocal e Corporal
07/2002 - 07/2004
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dicção Teatral I
Dicção I
04/2004 - 06/2004
Extensão universitária , Escola de Teatro, .

Atividade de extensão realizada
XX Curso Livre da Universidade Federal da Bahia.

Sitorne, SITORNE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

03/2006 - 08/2006
Ensino, Curso Técnico Profissionalizante para o Ator, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Corpo e Voz

Cia Rasódia de Teatro, RAPSÓDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Artista Integrante, Enquadramento Funcional: Co-diretora e Preparadora Vocal, Carga horária: 20
Outras informações
A Cia Rapsódia de Teatro é um grupo associado à Cooperativa Baiana de Teatro e ao CONTE (conexão nordeste de teatro).


Cia. Buffa de Teatro LTDA, CBFT, Brasil.
Atividades

05/2005 - 06/2005
Ensino, A voz do Corpo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Preparação vocal e corporal

Correios, CORREIOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Voz, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas de voz, ministrada por Juliana Rangel, para a Companhia dos Correios 'Olho de Boi', grupo dirigido por Fernando Guerreiro.

Atividades

01/2007 - 03/2007
Ensino, Grupo de Teatro dos Correios - Olho de Boi, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
A Técnica Vocal do Ator

Faculdade da Cidade do Salvador, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de técnica vocal e locução, Ministrado por Juliana Rangel, para os alunos da Faculdade da Cidade e comunidade local.


Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 20
Outras informações
Preparação vocal, a cargo de Juliana Rangel, para o curso Atuantes em Solos, coordenado pelo Mestre Fábio Vidal.


Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, IGDS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Voz, Carga horária: 30
Outras informações
Oficina de 30 horas para grupo de teatro e canto do Projeto Girassol de Boca da Mata - AL, ministrada pelos professores Juliana Rangel e Héctor Briones, como foco na utilização da Voz para Teatro de Rua.

Atividades

01/2008 - 01/2008
Ensino, A Expressão Vocal no Teatro de Rua, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Voz para Teatro de Rua

Centro Estúdio da Voz, CEVOZ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professional Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 10
Outras informações
Especialidade: Patologias da Voz e Estética Vocal


Acorde-Serviço de Reabilitação Ltda, ACORDE, Brasil.
Atividades

12/2003 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Terapia Vocal.

Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: fonoaudióloga, Carga horária: 8

Atividades

9/2001 - Atual
Serviços técnicos especializados , Gma, .

Serviço realizado
audiologia.


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
Laboratório de Pesquisas Cênicas e Audiovisuais - LPCA

Descrição: Pesquisa acadêmico-artística da interface entre cena e tecnologia telemática em parceria com a Universidade Federal da Bahia (sob a coordenação da Profª Drª Ivani Santana) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob a coordenação do Prof. Dr. Guto Nóbrega)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Juliana Rangel de Freitas Pereira - Coordenador / Briones, Héctor - Integrante / Walmeri Ribeiro - Integrante.
2007 - 2008
A Gema do Ovo da Ema - Sylvia Orthof

Descrição: Projeto de Montagem de teatro infantil, a partir da temática nordestina, dirigida por Alda Valéria e co-dirigida por Juliana Rangel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
As Desgraças de uma Criança

Descrição: Pesquisa artística seguida de montagem sobre o teatro de Martins Pena na contemporaneidade, com a orientação corporal-vocal da professora Juliana Rangel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . Financiador(es): Faculdade Social da Bahia - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
A Árvore dos Mamulengos - Viltal Santos

Descrição: Projeto de Montagem, baseado na cultura popular, a cargo da diretora Alda Valéria e da Diretora Assistente Juliana Rangel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro.
2006 - 2006
O Olhar Inventa o Mundo

Descrição: Espetáculo baseado no livro de poesias Homônimo da escritora baiana Calcida Povoas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Grupo de Dança Contemporânea UFBA - E Fez o Homem a sua Diferença

Descrição: Investigação artística de Dança e Tecnologia, a cargo da Doutora Ivani Santana, somada a investigação da vocalização para um espetáculo de dança, a cargo da pesquisadora vocal Juliana Rangel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro / Fundação Cultural do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2005 - 2005
Canção do Mar de Salema: Um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do ator

Descrição: Processo de investigação artístico e teórico da mestranda Juliana Rangel, focalizado na preparação e criação da cena a partir da voz do corpo do ator..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2004
Braseiro

Descrição: Projeto de Investigação artístico teatral do graduando em direção teatral Felipe Assis, com colaboração no processo de criação vocal da pesquisadora Juliana Rangel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
2004 - 2004
Terror e Miséria do Terceiro Reich - Mulher Judía

Descrição: Projeto de Investigação Artístico teatral da graduanda em direção teatral Iara Colina, com colaboração na preparação vocal da pesquisadora Juliana Rangel.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
2003 - 2003
+ Uma Trilogia Baiana

Descrição: Projeto de Investigação artístico teórico de Doutorado da atriz e diretora Meran Vargens, para a criação de uma metodologia de ensino técnico e expressivo da voz do ator criador. Paticipação de Juliana Rangel como Colaboradora do trabalho Vocal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) . Financiador(es): Fundação Gregório de Matos - Bolsa.
2002 - 2003
Deus Danado

Descrição: Projeto de investigação artístico teatral da graduanda em direção teatral Alda Valéria, a partir dos princípios do Teatro Físico, focalizando a relação corpo-voz do ator no processo de criação da cena. Preparaçã vocal do processo a cargo da pesquisadora Juliana Rangel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Coral da UFC

Descrição: Preparação de corpo-voz dos cantores-performers e assistência de direção do Coral da Universidade Federal do Ceará..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .


Outros Projetos


Albúm de Família - Preparação Vocal Corporal do Elenco

Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Deus Danado

Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Voz/Especialidade: Estética Vocal.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Aprovada no concurso público para professor Assistente de Técnica Vocal para Teatro - 2 lugar, Universidade Federal da Paraíba - Escola de Teatro.
2005
2 Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator para Espetáculo 'Deus Danado', Riocenacontemporânea - Mostra Universitária.
2004
Melhor Espetáculo Adulto - Melhor Direção para espetáculo Deus Danado, III Festival Nordestino do Teatro de Guarabira - PB.
2004
Melhor Espetáculo Júri Popular e 3 Melhor Espetáculo Júri Técnico para Espetáculo Deus Danado, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente - SP.
2003
Prêmio Braskem de Teatro para Espetáculo Deus Danado, Braskem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, J. R. F. . A vocalidade da cena como propósito pedagógico. In: ROGÉRIO, Pedro; BOTELHO, Luiz. (Org.). Educação Musical em Todos os Sentidos. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. 1, p. 1-309.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, J. R. F. . II Simpósio de Fonoaudiologia da Ufba. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, J. R. F. ; Reis, Angela . Canção do Mar de Salema: Um processo de criação de ambiência sonora articulado pela voz do ator. 2007 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, J. R. F. . Dicção e Expressão Vocal. 2010. .

2.
PEREIRA, J. R. F. . Dicção e Expressão Vocal. 2010. .

3.
PEREIRA, J. R. F. ; Briones, Héctor . A Voz do Corpo em Cena. 2009. .

4.
PEREIRA, J. R. F. . A voz do ator e seus recursos interpretativos em cena. 2009. .

5.
PEREIRA, J. R. F. . A Voz que Ensina: saúde vocal do professor. 2009. .

6.
PEREIRA, J. R. F. . A Voz que Ensina: saúde vocal do professor. 2009. .

7.
PEREIRA, J. R. F. . A Voz Profissional. 2009. .

8.
PEREIRA, J. R. F. . Encontro de Solos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
PEREIRA, J. R. F. . Técnica Vocal para crianças e adolescentes. 2008. .

10.
PEREIRA, J. R. F. . O Cuidado com a Voz. 2007. .

11.
PEREIRA, J. R. F. ; Freitas, Ubirajara . Teatro, Tradição e Identidade. 2007. .

12.
PEREIRA, J. R. F. . Vivência vocal. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PEREIRA, J. R. F. . Estética vocal. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
PEREIRA, J. R. F. . Os pilares da voz-falada. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
PEREIRA, J. R. F. . Curtas de Voz. 2013. Teatral.

2.
PEREIRA, J. R. F. ; SCHRADER, Erwin ; MATOS, Elvis . Borandá Brasil. 2011. Operística.

3.
PEREIRA, J. R. F. ; Briones, Héctor ; RAMOS, Murilo ; SARMENTO, Júlia ; COLI, Juliana ; LANDIN, Diego . Os mansos - Motivos de O Idiota. 2010. Teatral.

4.
PEREIRA, J. R. F. ; Briones, Héctor ; LATORRE, Consiglia . TRANS FOR MAR. 2010. Performática.

5.
PEREIRA, J. R. F. . Juventude Esclarecida. 2009. Teatral.

6.
VALERIA, A. ; PEREIRA, J. R. F. . A Gema do Ovo da Ema. 2008. Teatral.

7.
Paulo Henrique Alcântara ; PEREIRA, J. R. F. . Album de Familia. 2008. Teatral.

8.
Júnior, Celso ; PEREIRA, J. R. F. . As Desgraças de Uma Criança. 2007. Teatral.

9.
PEREIRA, J. R. F. . O Olhar Inventa o Mundo. 2006. Teatral.

10.
PEREIRA, J. R. F. ; TEATRO, C. R. ; VALERIA, A. . A Árvore dos Mamulengos. 2006. Teatral.

11.
PEREIRA, J. R. F. ; TEATRO, C. R. . A ambiência sonora como poética cênica. 2005. Teatral.

12.
PEREIRA, J. R. F. ; SANTANA, I. . E fez o Homem a sua diferença. 2005. Coreográfica.

13.
PEREIRA, J. R. F. ; Assis, Felipe de . Braseiro. 2004. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, J. R. F. . Oficina de voz para elenco de Mulher Judia de Bertolt Brecht. 2004 (preparação vocal).

2.
PEREIRA, J. R. F. . Preparação vocal da peça DEUS DANADO. 2003 (preparação vocal).

3.
PEREIRA, J. R. F. . Solos Enraizados mais uma Trilogia Baiana. 2003 (Orientação fonoaudiológica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, J. R. F.. Participação em banca de Cínthia Maria dos Santos Vasconcelos.O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna: um auto medieval contemporâneo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Faculdade Social da Bahia.

2.
PEREIRA, J. R. F.; Cerqueira, Paulo. Participação em banca de Paulo Sérgio da Soledade Cerqueira.O Corpo Artaudiano nos Sertões de Zé Celso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Faculdade Social da Bahia.

3.
PEREIRA, J. R. F.; Ribeiro, Joil. Participação em banca de Joil Oliveira Ribeiro Braga.A Música na Educação Infantil, uma Pesquisa de Campo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Faculdade Social da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7 Semana de Humanidades UFC / UECE.50 Anos de Teatro na UFC: História e Perspectivas. 2010. (Simpósio).

2.
Fonoaudiologia e Ação.Seminário sobre questões da comunicação humana através da fala. 2001. (Seminário).

3.
Encontro científico de Fonoaudiologia.Encontro Científico de Fonoaudiologia. 2000. (Encontro).

4.
Ciclo de Palestras em comemoração ao dia do Fonoaudiólogo.Ciclo de palestras em comemoração ao dia do Fonoaudiólogo. 1999. (Simpósio).

5.
IV Encontro de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Petrópolis.IV Encontro de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Petrópolis. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Moreira Barbosa. O Processo de Criação do Ator-Encenador. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Faculdade Social da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Leandro Pires de Oliveira. Análise dos aspectos prosódico melódicos em assinaturas sonoras de spots publicitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Juliana Rangel de Freitas Pereira.

2.
Karla Cajaíba Soares Silva. Estrela de Cada Dia: Criação cênica inspirada na espetacularidade do Terno de Reis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Faculdade Social da Bahia. Orientador: Juliana Rangel de Freitas Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Jobson Viana de Oliveira. Aquecimento Vocal do Ator: buscando um corpo-sonoro disponível para a criação cênica. 2013. Orientação de outra natureza. (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Juliana Rangel de Freitas Pereira.

2.
Roberta Bernardo da Silva. A escuta como proposta investigativa da aprendizagem vocal do ator. 2013. Orientação de outra natureza. (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Bolsa PID - UFC. Orientador: Juliana Rangel de Freitas Pereira.

3.
Clara Bezerra Nunes Barros. A musicalidade da voz: a interdisciplinariedade entre o teatro e a musica aplicada ao estudo da voz. 2012. Orientação de outra natureza. (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Bolsa PID - UFC. Orientador: Juliana Rangel de Freitas Pereira.

4.
Samya Rodrigues de Lavor. A percepção sonora como meio de possibilitar outras formas de escuta na prática do artista docente. 2011. Orientação de outra natureza. (Teatro - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Bolsa PID - UFC. Orientador: Juliana Rangel de Freitas Pereira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/08/2014 às 5:14:21