Francisco Vanderlei Ferreira da Costa

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  • Última atualização do currículo em 24/04/2018


Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Linguística (2005) e Graduação em Letras (2000), ambos pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro. Coordena o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão de Saberes, vinculado ao curso de Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER/IFBA - Campus Porto Seguro), com projeto de produção de material didático para sala multisseriada de escola indígena. Tem experiência com ensino de língua indígena e ensino de língua portuguesa, em ambos os casos, como primeira e segunda língua. Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação e tecnologia, revitalização e ensino de língua, Política linguística, discurso, identidade, leitura, gênero discursivo, alfabetização e letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA DA COSTA;Francisco Vanderlei

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Unidade Porto Seguro.
BR 367 Km 57,5
Fontana
45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil
Telefone: (73) 32886686
URL da Homepage: http://www.portoseguro.ifba.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Revitalização e ensino de língua indígena: interação entre sociedade e gramática, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Cristina Martins Fargetti.
Palavras-chave: ensino de gramática; língua indígena; discurso e ensino de língua; Revitalização de língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A recontextualização do discurso da mídia na sala de aula,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Izabel Magalhães.
Palavras-chave: Discurso, Recontextualização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O ensino de advérbio no Ensino Fundamental.
Orientador: Vilma Reche.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Ensino Médio 01 do Gama, CETEBGM, Brasil.
1984 - 1989
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Classe 04 do Gama Df, ESCOLA CLASSE 4, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
A Linguística Aplicada e o ensino e aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2013 - 2013
O livro didático de português como uma tradição. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
Multiplicadores do Projeto Educando com a Horta Es. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro, SECPS, Brasil.
2011 - 2011
eEaboração de projetos sociais, ambientais e culturais. (Carga horária: 9h).
Mirella Malta: assessoria e capacitação em Gestão Social e do terceiro seto, MM, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas de pesquisa em base de dados para a área. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Etno-história dos povos guarani-falantes. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro no Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Intercultural Indígena.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Tecnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2013 - Atual
Direção e administração, Unidade Porto Seguro, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET) - Conexão de Saberes.
06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Porto Seguro, .

Linhas de pesquisa
Educação e Tecnologia
02/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e informação
Prática de ensino de computação
Software educacional
08/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguas Indígenas Brasileiras
Sociolinguística e ensino de língua em comunidades tradicionais
Política linguística
Fonética e fonologia e ensino de língua
Língua indígena
Morfossintaxe
Ensino crítico de gramática
03/2014 - 06/2014
Extensão universitária , Unidade Porto Seguro, .

Atividade de extensão realizada
Novas Tecnologias e Software educacional.
10/2011 - 10/2013
Direção e administração, Unidade Porto Seguro, .

Cargo ou função
Coordenador da área de Linguagem do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-D).

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional, SINASEFE/IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Diretor sindical, Enquadramento Funcional: Diretor Regional IV, Carga horária: 10


Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa e de extensão cadastrados nas respectivas pró-reitorias da UFGD

Atividades

03/2007 - Atual
Extensão universitária , FACALE, .

Atividade de extensão realizada
Reflexão sobre a Escrita para Professores de EJA na Escola Tengatui Marangatu.
03/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACALE, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Ensino.
01/2007 - 05/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Intercultural e Linguagens (1/2010)
Educação Intercultural e Linguagens (1-2/2009)
Línguas (1-2/2008)
Línguas (1-2/2007)
09/2006 - 05/2010
Ensino, Letras - Literatura e Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Análise do Discurso Crítico
Leitura e Produção de Textos II (2009)
Leitura e Produção de Textos II (2008)
Leitura e Produção de Textos II (2007)
Leitura e Produção de Textos II (2006)
Leitura e Produção de Textos I (2009)
Leitura e Produção de Texto I (2008)
Leitura e Produção de Texto I (2007)
Leitura e produção de Textos I (2006)
Comunicação e expressão (2009)
comunicação e expressão (2008)
comunicação e expressão (2007)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: estudante de pós-graduação, Carga horária: 20


Centro de Ensino Superior do Brasil, CESB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: professor via cooperativa, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

06/2005 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia
Morfologia e sintaxe
Lingüística
2005 - Atual
Ensino, Semântica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica

Colégio Militar dom Pedro II, CMDP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa Ensino Médio

Atividades

02/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Educação e Tecnologia


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Tecnologia, Sociedade e Educação
Descrição: A sociedade, independentemente do grau de uso, adotou novos procedimentos na sua luta atual, buscando a cada dia construir novas interações mediadas por equipamentos. São novas técnicas, que vindas das necessidades das práticas sociais, suprem lacunas criadas. O pressuposto aqui é o de que não foram novas técnicas que foram acrescentadas à sociedade, mas a sociedade trouxe novas técnicas, novas invenções sociais que levaram ao uso, cada vez mais disseminado, de tecnologias. A atuação da sociedade com a tecnologia não é de mão única, da mesma forma que a sociedade atua, age e formata (para usar um verbo conveniente à situação) novas técnicas, também sofrem a ação delas, também é paciente nesse processo das transformações ocorrido por meio da ação humana. Mesmo parecendo um paradoxo, vendo que a ação humana gera uma reação que muda a si mesma, é desta maneira que hoje a criação humana, nomeada de internet, molda modelos na nova prática diária das pessoas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador / Flávio Souza Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - 2013
Revitalização e ensino de língua indígena: interação entre sociedade e gramática
Descrição: As sociedades indígenas do Nordeste do Brasil ficaram longo tempo sem participar de estudos que discutissem a temática indígena. Os estudiosos normalmente procuravam outras comunidades para estudarem. Porém, os povos indígenas, por meio de lutas, conseguiram o reconhecimento pelos seus direitos e conseguiram despertar o interesse de estudos ligados às suas exigências. O debate sobre língua indígena para essa região cresceu bastante, vindo da revitalização de rituais e costumes que eram obrigados anteriormente a abandonarem. As línguas indígenas destes povos, as quais estavam sem falantes em quase sua totalidade, estão sendo revitalizadas por várias etnias. A comunidade Tupinambá está neste processo de revitalização e este estudo se propõe a debater a revitalização da língua tupi e o processo de ensino e aprendizagem desta língua pela comunidade Tupinambá do sul e extremo sul da bahia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2007 - 2010
A Construção de Uma gramática interativa e crítica para o Ensino Fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Novas Tecnologias e Software educacional
Descrição: No sétimo semestre do curso de licenciatura em computação do IFBA Campus Porto Seguro, há uma disciplina nomeada de Software Educacional, nela os discentes devem trabalhar com a análise e construção de software para atender a demanda do ensino básico. Assim, é importante que haja nas dependências do instituto espaço especializado para essa prática, nele deve conter lousa digital, tablets educacionais e softwares criados para serem utilizados em sala de aula. O Projeto Novas Tecnologias e Software Educacional trata-se de uma junção dos debates acontecidos no curso de Licenciatura em Computação com as expectativas das escolas públicas do município de Porto Seguro. Nele os discentes do curso superior levarão os debates das novas tecnologias para a sala de aula e trarão os professores da rede pública para o Instituto. Essa proximidade se dará por meio de cursos específicos oferecidos aos professores dos ensinos fundamental e médio nas dependências do Instituto Federal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador / Heriton Souza Lima - Integrante / JAIRO VINÍCIUS ROCHA DE SOUZA - Integrante / LEONARDO BRAGA BARCELOS - Integrante / JOSÉ DANIEL DA SILVA - Integrante / WANDER GOMES DE OLIVEIRA FILHO - Integrante / LEONILTON CAGY SILVA - Integrante / SIMONE DE ABREU SANTOS - Integrante.
2012 - 2012
Educação Escolar Indígena: construção de saberes e de atitudes interculturais
Descrição: Este programa de extensão divide-se em dois projetos, sendo um nomeado de Ensino e aprendizagem em sala multisseriada de escola indígena, o qual é fruto de um debate com professores indígenas que trabalham com salas formadas por uma diversidade elevada quanto à quantidade de séries, eles demonstraram preocupação na lida com essa forma de ensino, questionando inclusive a falta de apoio e de pesquisa que os auxiliasse em sua prática. O outro projeto intitulado Práticas interculturais para a gestão da educação escolar indígena trabalhara na reversão do processo homogeneizado na condução e articulação das políticas públicas voltados para a educação indígena no Brasil. Introduzindo mecanismos de mudanças na forma de articulação da gestão dessa forma de educação. intitulado Práticas interculturais para a gestão da educação escolar indígena. A primeira ação será concentrada nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental, discutindo leitura e escrita e uma metodologia que facilite o ensino em salas multisseriadas. A segunda ação trabalhará com gestores das referidas escolas. As peculiaridades da Educação Escolar Indígena serão discutidas para construir um ensino que ofereça mais qualidade para a aprendizagem nas comunidades indígenas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador / Carla Sandra Camuso Fernandez - Integrante / Cláudia Cunha Torres da Silva - Integrante / Elsa Marisa Muguruza Dal Lago - Integrante / Esaú Francisco Sena Santos - Integrante / Roberto da Cruz Melo - Integrante.
2011 - 2011
Comunidade Pataxó Hã Hã Hãe e língua indígena
Descrição: A comunidade Pataxó Hã Hã Hãe não fala a língua indígena, pois igual a quase todas as etnias do Nordeste, essa etnia perdeu a língua tradicional, ficando somente a lembrança de palavras na mente dos mais velhos. Mesmo com todas essas adversidades, a comunidade se mantém unida e procura atualmente recuperar características tradicionais, uma dessas é a língua indígena. Este projeto apoiará e subsidiará decisões da comunidade ligadas à retomada da língua indígena..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador.
2010 - 2011
Concurso de Poesia em Guarani
Descrição: A escrita para as comunidades indígenas está muito restrita a segunda língua. Nas comunidades Guarani e Kaiowá do sul do estado de Mato Grosso do Sul não é diferente. As crianças aprendem na escola a escrita da língua materna, entretanto, não dispõem de espaços fora desse ambiente para usarem tal escrita. Essa questão desfavorece a aprendizagem da língua, deixando o processo de ensino preso a lacunas que parecem instransponíveis. Como ensinar uma modalidade da língua materna que somente será usada na escola? Os professores de língua guarani enxergam nessa questão um momento crucial de favorecimento ou não ao seu trabalho. Essa ação propõe a criação de um espaço de produção da escrita do guarani fora da escola, mas dentro da comunidade de fala dessa língua. Trata-se de um concurso de poesia que além de oportunizar a crianças, jovens e adultos a escrita em sua língua indígena, propõe a publicação dos melhores trabalhos para serem lidos nas escolas guarani e kaiowá do Brasil. O concurso será dividido em três modalidades dependendo do público-alvo: alunos guarani/kaiowá do ensino fundamental, alunos guarani/kaiowá do ensino médio e comunidade guarani/kaiowá..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador / Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira - Integrante / Tomas Vera - Integrante / Lauriene Seraguza Olegário e Souza - Integrante / Delfino Borvão - Integrante / Maria Leda Vieira de Sousa - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Formação de professor: uma discussão continuada
Descrição: São três cursos, ministrados por três diferentes professores, destinados á formação continuada de professores da rede municipal de educação de Dourados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Formação de professor: uma discussão continuada
Descrição: São três cursos com 30 horas cada curso. São destinados à formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Dourados - MS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - Atual
PET Conexões de Saberes: o processo de ensino e aprendizagem de sala multisseriada
Descrição: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em observância a legislação nacional e em cumprimento ao seu papel na sociedade brasileira colocou em funcionamento no campus Porto Seguro a Licenciatura intercultural Indígena, essa destinada aos povos indígenas da Bahia, prioritariamente às etnias Pataxó, Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe que se localizam na região adjacente ao campus. Essa nova graduação resgata muitas expectativas das comunidades indígenas em relação principalmente as suas escolas. Acompanhando essa expectativa, esse projeto procura discutir uma temática real muito frequente para as comunidades indígenas brasileiras e que é muito recorrente nas localidades atendidas por essa graduação, as escolas com salas compostas por mais de uma série. Mesmo as escolas possuindo salas com essa especificidade, normalmente não há formação adequada para os professores, esses são indicados para trabalhar sem, no entanto, acontecer uma formação para ensinar neste contexto. Desta forma, este trabalho pretende avaliar e propor alternativas para salas com essa diversidade, procurando construir em conjunto com professores indígenas uma metodologia adequada para valorizar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas das citadas etnias. Tal metodologia estará aliada á produção de material didático, tanto impresso quanto em formato tecnológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador / JOSÉ DANIEL DA SILVA - Integrante / Dalva dos Santos Santana - Integrante / Luzineth Muniz Pataxó - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa.
2011 - 2013
PIBID - Diversidade
Descrição: A equipe de linguagem propõe levantar junto as escolas como está o ensino de língua indígena e de língua portuguesa, além de conhecer como a cultura se apresenta por meio das pinturas corporais, dos grafismos e de outras manifestações do grupo. Os rituais indígenas, também tem grande significação para essas etnias e, por isso, receberão atenção, ou seja, o canto a dança serão catalogadas para serem subsídios para aulas das mais diversas disciplinas na escola indígena. Assim, tanto a língua quanto as demais manifestações da cultura precisam ser trazidas para o ambiente escolar, não para serem mudadas, mas para transformarem os currículos escolares ainda concentrados no conteúdo não indígena. Não se trata, portanto, neste momento de construção do novo, é na verdade o resgate do que está muito na memória coletivo de cada povo e nos documentos que chegaram à contemporaneidade. Unindo isso, e também colocando comunidade indígena no centro das discussões será possível pensar em como fazer da escola um local de debate e de participação coletiva. O trabalho traz três premissas, conhecer os debates das etnias na área de língua portuguesa para ofertar auxílio quanto ao ensino das variedades da língua portuguesa que sejam funcionais para essas comunidades, fortalecer os debates em torno das línguas indígenas para que essas etnias tenham segurança no processo de resgate de sua língua materna (caso seja essa a vontade do grupo), manutenção e quando necessário o resgate das outras expressões de linguagem que esses grupos possuem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Intercultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA DA COSTA2014FERREIRA DA COSTA. Línguas e Línguas: mais especificidades de Nordeste Indígena. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 4, p. 50-69, 2014.

2.
FERREIRA DA COSTA2013FERREIRA DA COSTA; SILVA, J. D. . Língua Tupinambá, Tecnologia e Pesquisa Educacional: procedimentos de um estudo crítico e social. E.T.C. Educação, Tecnologia e Cultura, v. 11, p. 41-52, 2013.

3.
FERREIRA DA COSTA;Francisco Vanderlei2010 FERREIRA DA COSTA; SOUZA, J. C. . Linguagem e ensino de crianças com síndrome de down. Interletras (Dourados), v. 2, p. 19, 2010.

4.
FERREIRA DA COSTA;Francisco Vanderlei2009 FERREIRA DA COSTA. Professor, por que você fala ok? Desculpa para falar de política linguistica. Língua e Instrumentos Lingüísticos, v. 22, p. 45-72, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERREIRA DA COSTA. Revitalização e ensino de língua indígena. 01. ed. Curitiba: editora prismas, 2017. v. 001. 293p .

2.
FERREIRA DA COSTA; FRANCO NETO, J. V. (Org.) . Multiverso indígena: abordagens transdisciplinares. 01. ed. Salvador: Editora Gráfica da Bahia - EGBA, 2014. v. 01. 380p .

3.
FERREIRA DA COSTA; FRANCO NETO, J. V. (Org.) . Revitalização de língua indígena e educação escolar indígena inclusiva. 01. ed. Salvador: Editora Gráfica da Bahia - EGBA, 2014. v. 01. 232p .

4.
FERREIRA DA COSTA; FERREIRA, A. R. A. L. (Org.) . Peteeha Jechuka katupyry ne'e Poty Guaranime. 1. ed. Dourados: Editora da UFGD, 2013. 100p .

5.
FERREIRA DA COSTA; ANTONELO, G. (Org.) ; COSTA, A. K. T. (Org.) ; CUNHA, G. F. (Org.) ; FRANCO, C. F. (Org.) ; LIMA, V. (Org.) ; OLIVEIRA, I. P. (Org.) ; SANTOS, L. K. O. (Org.) . Estudos literários e gramaticais em Dourados. 1. ed. Dourados: Arandu, 2010. v. 1000. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA DA COSTA. A representação da mídia sobre os Tupinambá do Sul da Bahia: discurso e identidade. In: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa; João Veridiano Franco Neto. (Org.). Multiverso indígena: abordagens transdisciplinares. 01ed.Salvador: Editora Gráfica da Bahia - EGBA, 2014, v. 01, p. 163-195.

2.
FERREIRA DA COSTA; BOMFIM, A. B. . Revitalização de língua indígena no Sul da Bahia. In: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa; Anari Braz Bomfim. (Org.). Revitalização de língua indígena e educação escolar indígena inclusiva. 01ed.Salvador: Editora Gráfica da Bahia - EGBA, 2014, v. 01, p. 13-38.

3.
FERREIRA DA COSTA. Licenc iatura Intercultural Indígena e novos currículos. In: Márcia Soares de Alvarenga; Renato Emerson Nascimento; Domingos Nobre; Paulo Roberto Raposo Alentejano. (Org.). Educação Popular, movimentos sociais e formação de professores - outras questões, outros diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: EdUerj, 2012, v. 01, p. 121-144.

4.
FERREIRA DA COSTA; FERREIRA, Clarivaldo Braz . Política Linguística e Revitalização de língua: uma experiência Pataxó. In: Maria Ceres Pereira. (Org.). Bilinguísmo: Discurso & Política Linguística. 1ed.Cuiabá: Editora da UFGD, 2012, v. 1, p. 157-176.

5.
FERREIRA DA COSTA. Dicionário de língua indígena: uma colaboração para a escrita da língua. In: cristina Martins Fargetti. (Org.). Abordagens sobre o léxico em línguas indígenas. 1ed.Campinas: Editora Curt Nimuendajú, 2012, v. 1, p. 265-286.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA DA COSTA. Resenha do livro Identidade & discurso. Cadernos de linguagem e sociedade, Brasília.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA DA COSTA; VERA, T. . Material didático em língua guarani para alfabetização/letramento. In: III Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009, Campo Grande. III Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia. Campo Grande: UCDB, 2009. p. 1-13.

2.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização da língua guarani. In: III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009, Campo Grande. III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia. Campo Grande, 2009. p. 1-13.

3.
FERREIRA DA COSTA. O Gênero no Contexto Militar. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. Lingüística: Caminhos e Descaminhos em Perspectiva. Uberlândia: EdUFU, 2006. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA DA COSTA; XIMENES, L. A. . MBO?E?PY ÑEPYRŨ ÑE?E GUARANI: ÑEMOMBARETE MBO?E?PY. In: III Seminário Povso Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009, Campo Grande. III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA DA COSTA. A construção da escrita: processos diferenciados para sociedades específicas. In: VI Encontro Nacional de língua falada e escrita, 2012, Maceió. Livro de Resumos e Programação. Maceió: EDUFAL, 2012. v. 01. p. 57-57.

2.
FERREIRA DA COSTA. ENSINO DE PORTUGUÊS NA COMUNIDADE TUPINAMBÁ: O PORTUGUÊS ÍNDIO. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Caderno de Resumos Sielp, 2012. v. 01. p. 123-123.

3.
FERREIRA DA COSTA. Povo Tupinambá e língua Tupi. In: III Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2011, São José do Rio Preto. SELIN UNESP 2011. São José do Rio Preto: Editora HN, 2011. p. 98-98.

4.
FERREIRA DA COSTA; XIMENES, L. A. . MBO?E?PY ÑEPYRŨ ÑE?E GUARANI: ÑEMOMBARETE MBO?E?PY MBOEROY?PY. In: III Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009, campo grande. III Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia. Campo Grande, 2009. v. 1. p. 39-39.

5.
FERREIRA DA COSTA. co-oficialização da língua guarani. In: III Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009, Campo Grande. III Seminário Povos indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia. Campo Grande: Editora UCDB, 2009. p. 70-70.

6.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização de línguas - umas discussão importante para o MS. In: III ENPLE: Encontro Nacional sobre Políticas de Língua(s) e Ensino, 2009, Brasília. Programação e resumos, 2009. p. 35-35.

7.
FERREIRA DA COSTA. A gramática como material de apoio em uma sociedade crítica. In: Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: lael, 2007. p. 302-302.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA DA COSTA. Etnicidades de diferentes grupos: Indígenas, Quilombolas e Africanas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FERREIRA DA COSTA. Material Didático para escola indígena: uma construção para sala multisseriada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERREIRA DA COSTA. Educação e Diversidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FERREIRA DA COSTA. Retomada Linguística e identidade cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA DA COSTA. Comunidades tradicionais e religião. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERREIRA DA COSTA. Material didático em sala multisseriada de escola indígena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA DA COSTA. Condição de Trabalho na Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERREIRA DA COSTA. O português índio na comunidade Tupinambá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FERREIRA DA COSTA. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa em comunidade indígena: língua primeira e segunda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
FERREIRA DA COSTA. Línguas e Línguas: mais especificidades do Nordeste Indígena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FERREIRA DA COSTA. O português índio na comunidade Tupinambá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
FERREIRA DA COSTA. A confecção da prática pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FERREIRA DA COSTA. Ensino de português na comunidade Tupinambá: o português índio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
FERREIRA DA COSTA. A construção da escrita: processos diferenciados para sociedades específicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA DA COSTA. Povo Tupinambá e Lingua Tupi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FERREIRA DA COSTA. Licenciatura Intercultural Indígena e Novos Currículos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FERREIRA DA COSTA. Política linguística para revitalização de língua: obrigação do Estado brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FERREIRA DA COSTA. Dicionário da língua indígena: uma colaboração para a escrita da língua. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERREIRA DA COSTA. Construindo o currículo bilíngue na escola indígena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização da língua guarani no MS: resistência cultural e linguística. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização da língua Guarani. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização de lìnguas - uma discussão importante para MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização de língua, parceria com a língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FERREIRA DA COSTA. Língua e línguas guarani(s): implicações para educação escolar indígena. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FERREIRA DA COSTA. Mbo'e'py nepyru ne'e guarani: nemombarete mbo'e'py mboeroy'py. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
FERREIRA DA COSTA. Ensino de Gramática na alfabetização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
FERREIRA DA COSTA. Os conceitos presentes nos PCN's e o discurso: uma conversa com professores do ensino fundamental e médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FERREIRA DA COSTA. O discurso do professor do Ensino Básico como suporte para as mudanças no ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA DA COSTA. Professor, por que você fala ok? Experiências no curso Teko Arandu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FERREIRA DA COSTA. A gramática como material de apoio em uma sociedade crítica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FERREIRA DA COSTA. Língua e ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FERREIRA DA COSTA. A recontextualização do discurso da mídia na sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FERREIRA DA COSTA. A recontextualização do discurso na sala de aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
FERREIRA DA COSTA. Leitura do Texto ou Leitura do Mundo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
FERREIRA DA COSTA. O gênero social no contexto militar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FERREIRA DA COSTA. Implícito na formação do substantivo feminino no contexto militar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA DA COSTA. Apresentação. Dourados, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERREIRA DA COSTA. Co-oficialização da língua guarani. 2010.

2.
FERREIRA DA COSTA. Teko Momarandu. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA DA COSTA. V Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. 2017.

2.
FERREIRA DA COSTA. Revista Eixo. 2016.

3.
FERREIRA DA COSTA. Revista Raído. 2016.

4.
FERREIRA DA COSTA. Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA DA COSTA. Tecnologia e Comunidades Indígenas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA DA COSTA; FRANCO NETO, J. V. . Culturas e Línguas Indígenas no Brasil: abordagens da Linguística Antropológica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA DA COSTA. Revitalização de língua indígena: as realidades brasileiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA DA COSTA. Língua Indígena. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERREIRA DA COSTA. Línguas indígenas brasileiras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FERREIRA DA COSTA. A ferramenta software educacional e o processo de ensino aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FERREIRA DA COSTA. Jornal, discurso e sala de aula das escolas indígenas: material para aulas de leitura do mundo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FERREIRA DA COSTA. PCN e ensino fundamental: uma relação mediada por conceitos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FERREIRA DA COSTA. Pcn e Ensino Fundamental: uma relação mediada por conceitos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
FERREIRA DA COSTA. III Semana Acadêmica. 2005 (Palestra) .

2.
FERREIRA DA COSTA. A recontextualização do discurso na sala de aula. 2005 (palestra) .

3.
FERREIRA DA COSTA. Leitura do Texto ou Leitura do Mundo. 2004 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA DA COSTA; COSTA, R. V.. Participação em banca de Emília Marque Gonçalves. A intervenção do professor em textos produzidos no ensino médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-gradução Lato Sensu em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
FERREIRA DA COSTA. Participação em banca de Tatiana Nunes Carrilho. Particípio e adjetivo: similaridades na formação X-do(a). 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro de Ensino Superior do Brasil.

3.
FERREIRA DA COSTA. Participação em banca de Anderson Custódio da Silva. Uma descrição da formação do português Brasileiro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro de Ensino Superior do Brasil.

4.
FERREIRA DA COSTA. Participação em banca de Enilton Ricardinho de Oliveira. AS contradições dos conceitos sintáticos na gramática tradicional. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro de Ensino Superior do Brasil.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA DA COSTA; CRUZ, Aline Machado; BRITO, E. M.. Participação em banca de Leonice Pedro de Oliveira Ferreira.O despertar da leitura a partir do resgate de histórias dos antepassados e dos conhecimentos tradicionais dos indígenas Pataxó Hãhãhãe. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

2.
FERREIRA DA COSTA; GONCALVES, C. H. P.. Participação em banca de Alessandro José da Silva.O discurso da música Monte Castelo e seu cenário discursivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
FERREIRA DA COSTA. Participação em banca de Caroline Touro Beluque.Desvendando as entrelinhas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
FERREIRA DA COSTA. Participação em banca de Ana Carolina Staut.Estudo bibliográfico sobre o discurso da mídia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA DA COSTA; CHAMORRO, G.; GOIS, M. L.. Concurso professor efetivo. 2009. Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
FERREIRA DA COSTA; MARCHI, M. D. C. V.; TAVARES, M.; GONCALVES, C. H. P.. Processo de seleção para contratação de professor substituto. 2007. Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
FERREIRA DA COSTA; TAVARES, M.; LIMBERTI, R. C. A. P.; FERREIRA, A. R. A. L.. Processo de seleção para contratação de professor substituto. 2007. Universidade Federal da Grande Dourados.

Outras participações
1.
FERREIRA DA COSTA. Seleção de supervisor para o Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

2.
FERREIRA DA COSTA. Seleção de supervisor para o Programa Institucional de Bolsa de Inicial à docência. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

3.
FERREIRA DA COSTA; PEREIRA, M. C.. Formação de professores indígenas. 2011. Universidade Federal da Grande Dourados.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional Brasil - Québec. 2017. (Seminário).

2.
II Seminário de Alinhamento Conceitual do programa de Mestrado PROFEPT. 2017. (Seminário).

3.
9 Seminário Nacional de Educação do Sinasefe.Educação e Diversidade. 2015. (Seminário).

4.
VIII Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna, estrangeira e de literatura. 2013. (Seminário).

5.
II SIELP - Simpósio Internacional de ensino de língua portuguesa. 2012. (Simpósio).

6.
II Workshop de pós-graduaçaõ em Letras. 2010. (Outra).

7.
II workshop de pós-graduação em Letras. 2010. (Outra).

8.
Seminário sobre política de pactuação do Território YBY Yara -ba. 2010. (Seminário).

9.
VI Ciclo de Conferências - Aquisição da linguagem. 2009. (Exposição).

10.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em tempo de ós. 2009. (Outra).

11.
III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino e do I Colóquio de linguística , discurso e identidade. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA DA COSTA. IX Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. 2012. (Congresso).

2.
FERREIRA DA COSTA. VIII Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas. 2010. (Outro).

3.
FERREIRA DA COSTA. I Encontro Local do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Miguel Ângelo Moreira. Modalidades da língua e gênero textual no espaço virtual da Internet (o continuum fala-escrita na SBPA). 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

2.
Flávia Benevides Moreira Braz Lage. Problema da análise crítica de discurso na leitura dinâmica. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

3.
George Emílio Silva Ibiapina. O discurso persuasivo nas propagandas de automóvel utilizando como mecanismo principal a. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Centro de Ensino Superior do Brasil. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Zizélia Ferreira dos Santos. Saberes Tradicionais do povo de Samado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

2.
Cristiane Maria de Oliveira. Voos na sabedoria: o ensino do Patxohã na escola estadual indígena Kijetxawê Zabelê. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

3.
Cristiane Maria de Oliveira. Voos da Sabedoria: o ensino de Patxohã ha Escola Estadual indígena Kijetxawê Zabele. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

4.
José Daniel da Silva. Contribuições da tecnologia na construção de material didático para sala multisseriada de escolas indígenas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

5.
Tomas Vera. A situação das escolas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

6.
Elaine Cristina Barbosa Silveira. A identidade da mulher nos jornais da Grande Dourados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

7.
Anderson Hipólito Albuquerque de Sousa. Letramento digital: aplicação de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Dificuldades e benefícios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

8.
Giselle Ferreira Xavier. Lingua portuguesa no jardim e no pré-escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

9.
Liliane Kelly Oliveira Santos. Avaliação e ensino/aprendizagem de gramática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

10.
Valéria de Lima. Gramática internalizada: qual o acréscimo que a escola oferece?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Literatura e Língua Inglesa) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

Iniciação científica
1.
Flávio Souza Santos. O Portal do professor e a utilização de software educacionais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

2.
José Daniel da Silva. Povo Tupinambá e Língua Tupi: sociedade e gramática para uma prática social. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

3.
José Daniel da Silva. Povo Tupinambá e língua Tupi: sociedade e gramática apra uma prática social. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

4.
Guilherme. Cultura Indígena e língua Patxohã. 2011. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

5.
Tomás Vera. Material didático e alfabetização/letramento nas escolas indígenas. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Albert Araújo Lopes. Construção de livro didático para sala multisseriada de escola indígena. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

2.
Rayssa Souza. Construção de livro didático para sala multisseriada de escola indígena. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Instituto Federal da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

3.
Samuel Santana Deocleciano. Educação e trabalho: delimitando espaços. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

4.
Albert Araújo Lopes. Relação Fragmentada: a sociedade de Porto Seguro e o Instituto Federal da Bahia. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

5.
Albert Araújo Lopes. Construção de livro didático para sala multisseriada de escola indígena. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, ifba. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

6.
Jenifer Rocha Pimentel. Construção de livro didático para sala multisseriada de escola indígena. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.

7.
Rayssa Souza. Construção de livro didático para sala multisseriada de escola indígena. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico Integrado em Biocombustíveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Orientador: Francisco Vanderlei Ferreira da Costa.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERREIRA DA COSTA2014FERREIRA DA COSTA. Línguas e Línguas: mais especificidades de Nordeste Indígena. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 4, p. 50-69, 2014.


Livros e capítulos
1.
FERREIRA DA COSTA. Revitalização e ensino de língua indígena. 01. ed. Curitiba: editora prismas, 2017. v. 001. 293p .


Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA DA COSTA. Material didático em sala multisseriada de escola indígena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA DA COSTA. O português índio na comunidade Tupinambá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FERREIRA DA COSTA; FRANCO NETO, J. V. . Culturas e Línguas Indígenas no Brasil: abordagens da Linguística Antropológica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA DA COSTA. A ferramenta software educacional e o processo de ensino aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA DA COSTA. Tecnologia e Comunidades Indígenas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público para professor Assistente da Universidade Federal da Grande Dourados.
Aprovação em concurso público para professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.



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