Patrícia Duarte Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6745731299151743
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Mestranda em Design de Experiência e Estratégias da Inovação pela ESPM. Graduada em Design Gráfico pela Faculdade Senac, do Rio de Janeiro, já atuou nas áreas de publicidade, tecnologia e educação. Ministrou aulas de animação, layout, softwares gráficos, editoração eletrônica, informática e artes para ONGs, escolas e empresas. Atua há 22 anos na realização de projetos de design nas áreas de Educação, Saúde, Publicidade e Sistemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Duarte Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, P. D.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Gestão da Economia Criativa:Design de Experiência e Estratégias de Inovação.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Relacionamentos humanos em ambientes virtuais de aprendizagem, Ano de Obtenção: .
Orientador: Eliana de Lemos Formiga.
2018
Especialização em andamento em Design Thinking. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Cidade Verde, FCV, Brasil.
2014 interrompida
Especialização interrompida em 2015 em Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e Arquitetura de Informação. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2012 - 2014
Graduação em Graduação Tecnológica em Design Gráfico.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Título: -.
Orientador: -.




Formação Complementar


2018 - 2018
Processo de Comunicação e Comunicação Institucional. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Sustentabilidade Aplicada aos negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Complexidade no Ambiente de Negócios. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Mestranda em Gestão da Economia Criativa.

Atividades

3/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, .

08/2018 - 12/2018
Outras atividades técnico-científicas , Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa.

Atividade realizada
Apresentação de Poster, XI CASI, trabalho intitulado ?Lugar de Mulher é Onde ela Quiser?: Os Desafios do Empreendedorismo Feminino no Brasil.

MJV Tecnologia e Inovação, MJV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Acessor de Inovação, Carga horária: 40


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer


Estúdio DG, EDG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40


Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais., ANBIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Design de experiência e estratégias de inovação

Objetivo: Desenvolve projetos, metodologias de inovação e reflexões para o Design de experiência em produtos artísticos / culturais em suportes constituintes da Economia da Experiência. Ela se apresenta como uma extensão da Economia Criativa. Partindo dos objetivos, dos anseios dos usuários e das organizações, a imersão expressa e a vivência geram espaço de experiência. Assim, discutem-se as diferentes formas de apresentação, aproveitamento das informações gráficas integradas à cultura da convergência, tendo como funções projetar interfaces e construir interações que atinjam, como também ultrapassem os objetivos puramente funcionais. Com isso, contempla-se a evidência estética da visualização da informação com o intuito de se chegar ao "insight". Dela ocorre o processo de inovação que fomenta a experiência criativa. Tal abordagem se dá a partir da análise das interações dos usuários com produtos artísticos, culturais e sociais, considerando-se os aspectos humanos do equipamento cultural em toda a sua plenitude..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Economia criativa; Inovação; Design de experiência.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Fatores humanos na educação a distância
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Comunicação Interna e Gestão de Procedimentos Operacionais em PME's
Descrição: O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento organizacional das empresas (empreendedores diversos) situadas nos arredores da Universidade Castelo Branco, Campus Realengo, sob o enfoque da aplicabilidade de conceitos concernentes à comunicação interna organizacional, tendentes ao favorecimento da elaboração de procedimentos expressos e detalhados em documentação formal interna, redigindo-se conteúdos em manuais procedimentais operacionais, orientadores para a rotina de atividades.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Patrícia Duarte Gonçalves - Integrante / Cristiane Silva do Nascimento Pereira - Coordenador / Alberto Quintanilha Alves da Silva Correia - Integrante / Fernanda Estêvão Lourenço - Integrante / Maria Laura da Silva Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Experiência.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação de Condições de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, P. D.; CORREIA, A. Q. A. S. ; PEREIRA, C. S. N. ; LOURENCO, F. E. ; OLIVEIRA, M. L. S. . LOVE IS IN THE AIR: RELACIONAMENTOS DIGITAIS NA ERA DO TINDER. In: HDRio2018 - I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, 2018, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2018. p. 95-100.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, C. S. N. ; SANTOS, B. A. ; CARVALHO, S.M.S. ; CORREIA, A. Q. A. S. ; GONÇALVES, P. D. . ?Lugar de Mulher é Onde ela Quiser?: Os Desafios do Empreendedorismo Feminino no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:19:21