Gil Eduardo de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8856020348656766
  • Última atualização do currículo em 12/08/2018


Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, tendo interesse nos temas de Computação Móvel, Redes Veiculares, Internet das Coisas e Cidades Inteligentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gil Eduardo de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Gil Eduardo de

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
Rua Antônio Carlos Rodrigues - 453
Porto Seguro
83215-750 - Paranagua, PR - Brasil
URL da Homepage: http://www.ifpr.edu.br/paranagua


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: V-SPORT: Uma Estratégia de Roteamento de Mensagens Baseada na Previsão sobre Localização dos Veículos para VDTN, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Luiz Augusto de Paula Lima.
2010 - 2012
Mestrado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: VeloSent - Protocolo Sensível ao Contexto: Posição, Velocidade e Sentido, para Redes Tolerantes a Atrasos e Desconexões,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luiz Augusto de Paula Lima.
Coorientador: Carlos Alberto Maziero.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2008 - 2010
Especialização em Redes e Segurança de Sistemas.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Configuração de Rede Wifi e Segurança - Google Android SO.
Orientador: Edgard Jamhour.
2001 - 2005
Graduação em Engenharia de Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Inteligência Artificial Aplicada a Área de Sistemas Móveis.
Orientador: Júlio César Nievola.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


HI Technologies, HI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Ciência da Computação e Tec., Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa e Desenvolvimento


Orgão Gestor de Mão-de-Obra do Paraná, OGMO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto e Desenvolvimento de Sistemas


Solution Four, S4, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Computação, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto e Desenvolvimento de Software


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa e Desenvolvimento



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Campus Inteligente: Rede de Monitoramento, Suporte e Segurança
Descrição: A concepção de Campus Inteligente está diretamente vinculada aos conceitos de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT). As cidades inteligentes buscam promover o bem-estar dos seus cidadãos através do uso de soluções tecnológicas voltadas para esse fim. Paratal, a IoT utiliza dispositivos capazes de emitir dados e conversar entre si por meio de plataformas de interoperabilidade. Se considerarmos o tamanho e a complexidade de experimentação dessa tecnologia em áreas urbanas, é possível constatar que os campi do Instituto Federal tornam-se um espaço ideal para essa experimentação, visto que representam, em menor escala, o ambiente urbano e todas as suas necessidades. Neste contexto, o projeto descrito propõe a criação de uma rede sensores capaz de monitorar (via bluetooth) a presença e deslocamento de visitantes (utilizando um crachá inteligente capaz de trocar informações com os sensores) dentro do campus Paranaguá. Essa dinâmica permite que funcionários responsáveis pela segurança interna do campus tenham informações em tempo real sobre a localização de membros externos ao quadro de servidores e estudantes. Além disso, a troca de informações entre os sensores e o crachá permite dar suporte a visitantes que possuam necessidades especiais como, por exemplo, emitir notificações de áudio ? a visitantes cegos ? que indicam a sua localização atual dentro campus. A construção da rede de sensores tem como objetivo dar suporte a criação de campi inteligentes do Instituto Federal do Paraná, possibilitando que problemas relevantes, tanto dentro da instituição como em áreas urbanas, possam ser estudados e soluções inovadoras possam ser construídas, casos da segurança e acessibilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gil Eduardo de Andrade - Coordenador.
2011 - Atual
TMCAP - Tecnologia Móvel para Captura e Armazenamento de Dados de Pesquisa
Descrição: O TMCAP tem por objetivo auxilar o método de levantamento de dados dos pesquisadores do IFPR, criando um sistema para coleta digitalizada dos dados de pesquisa, por meio de um dispositivo móvel (smartphone), aperfeiçoando-o, e posterior armazenamento em um repositório de dados institucional dentro do campus Paranaguá para acesso as informações de forma rápida e eficiente pelos docentes e/ou servidores da instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
ASTECCA
Descrição: Trata da síntese de controladores para sistemas lineares contínuos ou discretos, baseada em algoritmos evolutivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
AquaHortus - Sistema Inteligente de Irrigação
Descrição: Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando problemas de escassez hídrica causados principalmente pelo manejo não sustentável de seus recursos. Neste contexto, faz-se necessário a adoção de medidas que permitam, aos sistemas de irrigação, economizar água e preservar os recursos hídricos. Atualmente, técnicas são usadas para essa finalidade, como a Irrigação por gotejamento, onde a distribuição de água para cada planta ocorre por meio de tubos de polietileno com pequenos orifícios ou gotejadores. Contudo, esse sistema possui certas desvantagens, pois eventualmente os gotejadores acabam entupindo devido ao acúmulo de resíduos, o que requer constante manutenção. Além disso, o gotejamento acaba se tornando ineficaz em algumas espécies de plantas, dependendo de aspersores para que ocorra a germinação. No intuito de resolver a questão de escassez hídrica e superar os desafios das técnicas já existentes, o projeto AquaHortus (do latim água/horta) tem como objetivo automatizar o processo de irrigação, substituindo os métodos manuais por um método prático e eficiente. O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de Hardware baseado na plataforma Arduino que permita ao usuário configurar a temperatura e a umidade do ar, consideradas ideais, para que o sistema de irrigação seja acionado. Ainda é possível especificar o(s) horário(s) e a quantidade de água que deve ser utilizada no momento da irrigação. Para isso, foram utilizados sensores de temperatura, umidade e fluxo de água, módulos eletrônicos e bomba d?água, ligados à uma placa Arduino Mega..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gil Eduardo de Andrade - Coordenador.
2015 - 2016
LUMINI: Alarme Luminoso para Escola de Surdos
Descrição: A inclusão dos alunos com necessidades especiais no processo educacional se mostra crescente quando são elaboradas estratégias tecnológicas que diminuem as dificuldades que escolas especiais enfrentam no dia-a-dia. As escolas para surdos necessitam de assistência para a sinalização do horário das aulas, já que o usual sinal sonoro é imperceptível aos alunos. Para solucionar esse problema as instituições que apresentam limitações financeiras utilizam um alarme luminoso acionado manualmente, que acende lâmpadas dispostas, normalmente, sobre os quadros nas salas de aula. Estas lâmpadas possuem como finalidade substituir o sinal sonoro entretanto, alguns problemas são verificados nesse processo dentre os quais destaca-se: os atrasos que ocorrem pelo acionamento manual e provocam confusão sobre os horários de término e início das aulas por parte dos alunos e professores. No intuito de superar esses problemas, o projeto ?Lumini? (do grego iluminado) tem como objetivo automatizar o sistema de sinalização luminosa dessas escolas, substituindo o acionamento manual por um sistema automatizado. O projeto visa o desenvolvimento de um sistema de hardware (equipamento eletrônico) baseado na plataforma Arduino, conectado a tomada e independente de qualquer outra infraestrutura adicional. Além da plataforma Arduino, foram utilizados também módulos eletrônicos externos denominados shields (nome dado às placas de expansão de hardware que encaixam na placa Arduino principal) durante o desenvolvimento do equipamento final..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Gil Eduardo de Andrade - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
1° Lugar na categoria Ciências Biológicas da IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FICIENCIAS 2015, .
2015
3º lugar no Comitê de Engenharias - 1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, Instituto Federal do Paraná.
2011
Menção Honrosa - Participação na I Feira de Ciências do IFPR 2011, Instituto Federal do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, Gil Eduardo de2018 ANDRADE, Gil Eduardo de; LIMA, L. A. P. ; CALSAVARA, Alcides ; MICHELLON, G. A. ; BRUSSAMOLIN, V. . A Greedy Routing Strategy Based on Euclidean Geometry for Vehicular Delay Tolerant Network. IEEE Latin America Transactions, v. 16, p. 2001-2007, 2018.

2.
MICHELLON, G. A.2016 MICHELLON, G. A. ; LIMA, L. A. P. ; OLIVEIRA JR, J. A. ; ANDRADE, Gil Eduardo de . A Weighted Centrality by Potential for Replica Relocation in MANETs. International Journal of Computer and Electrical Engineering (IJCEE), v. 8, p. 151/10.17706-159, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MICHELLON, G. A. ; LIMA, L. A. P. ; OLIVEIRA JR, J. A. ; ANDRADE, Gil Eduardo de . A Weighted Centrality by Potential for Replica Relocation in MANETs. In: CIT 2016 - International Conference on Information Technology, 2016, Melbourne. Proceedings of ICIT 2016, 2016.

2.
ANDRADE, Gil Eduardo de; LIMA, L. A. P. ; CALSAVARA, Alcides ; OLIVEIRA JR, J. A. ; MICHELLON, G. A. . Message Routing in Vehicular Delay-Tolerant Networks Based on Human Behavior. In: 10th IEEE/IET International Symposium on Communication Systems, Networks and Digital Signal Processing, 2016, Praga. Proceedings of CSNDSP 2016, 2016.

3.
OLIVEIRA JR, J. A. ; LIMA JUNIOR, Luiz Augusto de Paula ; MICHELLON, G. A. ; ANDRADE, Gil Eduardo de . Anycasting in DTNs using Virtual Magnetic Fields. In: The 11th Annual IEEE Consumer Communications & Networking Conference, 2014, Las Vegas. IEEE CCNC 2014 Conference Proceedings, 2014.

4.
MICHELLON, G. A. ; LIMA JUNIOR, Luiz Augusto de Paula ; OLIVEIRA JR, J. A. ; CALSAVARA, Alcides ; ANDRADE, Gil Eduardo de . A Strategy for Data Replication in Mobile Ad Hoc Networks. In: IEEE 22nd International Symposium on Modeling, Analysis and Simulation of Computer and Telecommunication Systems, 2014, Paris. Proceedings of IEEE 22nd International Symposium on Modeling, Analysis and Simulation of Computer and Telecommunication Systems, 2014.

5.
ANDRADE, Gil Eduardo de; LIMA JUNIOR, Luiz Augusto de Paula ; CALSAVARA, Alcides ; MAZIERO, Carlos Alberto . Routing Protocol Based on the Position, Velocity, and Direction of the Nodes. In: IEEE 27th International Conference on Advanced Information Networking and Applications AINA/FINA, 2013, Barcelona. IEEE 27th International Conference on Advanced Information Networking and Applications Workshops. Barcelona: Barcelona: CPS - Conference Publishing Service, 2013. v. 1. p. 971-976.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de; BONAFINI, B. L. ; GARCIA, G. C. ; SILVA, L. J. ; RAMIREZ, M. A. ; FONSECA, Z. . LUMINI - Alarme Luminoso para Escola de Surdos. In: 1º Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2015, PARANAGUA. 1º Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2015.

2.
CAVALLET, I. C. R. ; ANDRADE, Gil Eduardo de ; FERREIRA, J. N. ; ROSSATO, F. ; SANTOS, R. C. . Desenvolvimento de Um Aplicativo Móvel para Monitoramento Participativo de Encalhes de Fauna Marinha no Litoral do Paraná. In: 1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2015, PARANAGUA. 1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de; ALVES, M. R. ; COSTA, T. E. . AquaHortus - Sistema Inteligente de Irrigação. In: 2ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016. 2ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de; ALVES, M. R. ; COSTA, T. E. . AquaHortus - Sistema Inteligente de Irrigação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ANDRADE, Gil Eduardo de. A Message Routing in Vehicular Delay-Tolerant Networks Based on Human Behavior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ANDRADE, Gil Eduardo de; RAMIREZ, M. A. ; FONSECA, Z. . LUMINI - Alarme Luminoso para Escola de Surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CAVALLET, I. C. R. ; ANDRADE, Gil Eduardo de ; KRELLING, A. P. ; STIEHL, D. ; WEINERT, W. R. ; FERREIRA, J. N. ; ROSSATO, F. ; SILVA, P. C. ; DOMIT, C. . Desenvolvimento de Um Aplicativo Móvel para Monitoramento Participativo de Encalhes de Fauna Marinha no Litoral do Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANDRADE, Gil Eduardo de; SANTOS, A. B. S. . School Blocks - Módulo Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANDRADE, Gil Eduardo de; PEREIRA, L. L ; AAL, R. E. M. . School Blocks - Módulo Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ANDRADE, Gil Eduardo de; TANIMOTO, J. Y. ; NEVES, J. F. . School Blocks - Módulo Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ANDRADE, Gil Eduardo de; MOSCARDI, J. S. J. ; MEDEIROS, V. E. . School Blocks - Módulo Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ANDRADE, Gil Eduardo de. Controle de Iluminação Remoto - Lighting Home. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ANDRADE, Gil Eduardo de; LIMA, L. A. P. . Sensibilidade ao Contexto como Metodologia para o Roteamento de Mensagens em DTN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ANDRADE, Gil Eduardo de; BURIOL, T. M. . AVIAO - Ambiente Virtual Inteligente de Aprendizagem Orientada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ANDRADE, Gil Eduardo de. ACAT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.

2.

3.

4.

5.
ANDRADE, Gil Eduardo de. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A ÁREA DE SISTEMAS MÓVEIS. 2005.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de. Portal Maratona de Programação. 2011; Tema: Sistema de Inscrição, Gerenciamento e Divulgação da Maratona de Programação IFPR - Paranaguá. (Site).

2.
ANDRADE, Gil Eduardo de. Gil Eduardo de Andrade. 2011; Tema: Site Pessoal. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de; KAPP, M. N.; KLOCK, M. C. L.; FEY, E. R.; WEINERT, L. V. C.. Processo Seletivo Professor EBTT - Informática/Engenharia de Software e Programação de Computadores. 2014. Instituto Federal do Paraná.

2.
WEINERT, W. R.; FEY, E. R.; ANDRADE, Gil Eduardo de; ALVES, R. T.. Processo Seletivo Professor Substituto EBTT - Ciência da Computação. 2013. Instituto Federal do Paraná.

3.
PERLIN, H. A.; FEY, E. R.; WEINERT, W. R.; ANDRADE, Gil Eduardo de. Processo Seletivo Professor Substituto EBTT - Informática. 2011. Instituto Federal do Paraná.

4.
CORREA, M. A.; NISHIMURA, R.; BECK, E.; ANDRADE, Gil Eduardo de. Processo Seletivo Professor EBTT - Controle e Processos Industriais/Eletricidade. 2011. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
GAMA, C. L. G.; BURIOL, T. M.; GOMES, M. N.; GONÇALVES, A. P. P.; TONETTI, E.; SILVA, F. A. S.; MACHADO, M. L. B.; ANDRADE, Gil Eduardo de. Comissão Homologação Processo Seleção - Especialização em Matemática Computacional. 2014. Instituto Federal do Paraná.

2.
GOMES, M. N.; HALINSKI, A. M.; MARTIRES, S. G.; PEREIRA, L. A.; KRELLING, A. P.; FERREIRA, I.; ANDRADE, Gil Eduardo de; SANTOS, R. A.; SILVA, F. A. S.. Comissão Mapeamento Atividades e Indicadores Docentes. 2014. Instituto Federal do Paraná.

3.
ROSA, J.; HENRIQUE, L. M.; GAMA, A. F.; MACHADO, M. L. B.; ANDRADE, Gil Eduardo de; PEREIRA, L. A.. Comissão Elaboração Projeto Oficinas - Matemática e Língua Portuguesa. 2014. Instituto Federal do Paraná.

4.
WEINERT, W. R.; FARIA, G. G.; SUERO, R.; FERREIRA, I.; ROSA, F. O. F.; PERLIN, H. A.; FEY, E. R.; ANDRADE, Gil Eduardo de; ALVES, R. T.; SANTOS, R. A.; PADILHA, R. F. S. J.; KUHN, J.. Comissão Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2012. Instituto Federal do Paraná.

5.
KUHN, J.; PANSARDI, M. V.; ANDRADE, Gil Eduardo de. Comissão de Homologação das Inscrições Processo Seletivo Professor EBTT. 2011. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral ? SEME²PI 2016.AquaHortus: Sistema Inteligente de Irrigação. 2016. (Outra).

2.
IV Seminário de Informática do Litoral do Paraná. 2016. (Seminário).

3.
1ª Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Litoral ? SEME²PI 2015.LUMINI: Alarme Luminoso para Escola de Surdos. 2015. (Outra).

4.
III Seminário de Informática do Litoral do Paraná. 2015. (Seminário).

5.
II Seminário de Informática do Litoral do Paraná. 2014. (Seminário).

6.
I Seminário de Informática do Litoral do Paraná. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de. VIII Maratona de Programação. 2016. .

2.
ANDRADE, Gil Eduardo de. VII Maratona de Programação. 2015. .

3.
ANDRADE, Gil Eduardo de. VI Maratona de Programação. 2014. .

4.
ANDRADE, Gil Eduardo de. V Maratona de Programação. 2013. .

5.
ANDRADE, Gil Eduardo de. IV Maratona de Programação. 2012. .

6.
ANDRADE, Gil Eduardo de. III Maratona de Programação. 2011. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ali Omar Ayoub e Murilo Ifanger. QUADRIVIUM: Calculadora Matemática de Área e Volume. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Computacional) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

Orientações de outra natureza
1.
José Moscardi da Silva Júnior / Victor Eduardo Medeiros. School Blocks - Módulo Secretaria. 2014. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

2.
Luisa Lopes Pereira / Rhuana Elias Martins. School Blocks - Módulo Pedagogia. 2014. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

3.
Jéssica Yumi Tanimoto / Júlia Ferreria Neves. School Blocks - Módulo Professor. 2014. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

4.
Ana Beatriz Scholze dos Santos. School Blocks - Módulo Coordenação. 2014. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

5.
Caroline dos Santos Gomes / Eduardo Pacheco Carreiro Braga. PANDA - Portal de Armazenamento em Nuvem Dedicado ao Aluno. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

6.
Caroline Midori Mori / Lia Ayumi Takiguchi. Simon - Sistema de Monitoramento de Veículos. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

7.
Felipe de Freitas Martins da Silva / Letícia Mayumi Kumagae. SCCE - Sistema de Controle de Chamadas Eletrônicas. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

8.
Luiz Gabriel Dalago Gouvêa / Matheus Felipe Oliveira Aeroso. GAME: Espada Sem Lei - União Sangrenta. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

9.
Lucas Galagan dos Santos / Lucas Malmstrom Marson. Sistema de Controle de Carga Horária. 2012. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

10.
Alex Willian Santana dos Santos / Lucas Pereira da Costa. Pizzoft for Android. 2012. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

11.
Matheus André Marques da Silva / Matheus Oliveira Silva. SGI - Sistema Gerenciador de Imobiliária. 2012. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

12.
Calney Martins / Glaucio Procides. SLB - Sistema para Loja de Brinquedos. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

13.
Guilherme Bonafini / Higor Rosário. Virtual Haru. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

14.
João P. Zacharias / Leandro Lopes. Software Livre no IFPR - Gestão Escolar. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

15.
Leon Martins Boava. HSC - Help Control System. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

16.
Luana Rodrigues / Lucas Leite. RIC - Controle Informatizado de Requerimentos. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

17.
Lucas Araújo / Eduardo Bergamini. Controle de Atividades Extracurriculares. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.

18.
Wamilson Luiz Candido. Gerenciamento de Redes. 2011. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Gil Eduardo de Andrade.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de. IV Maratona de Programação. 2012. .

2.
ANDRADE, Gil Eduardo de. V Maratona de Programação. 2013. .

3.
ANDRADE, Gil Eduardo de. VI Maratona de Programação. 2014. .

4.
ANDRADE, Gil Eduardo de. VII Maratona de Programação. 2015. .

5.
ANDRADE, Gil Eduardo de. VIII Maratona de Programação. 2016. .

6.
ANDRADE, Gil Eduardo de. III Maratona de Programação. 2011. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRADE, Gil Eduardo de. Portal Maratona de Programação. 2011; Tema: Sistema de Inscrição, Gerenciamento e Divulgação da Maratona de Programação IFPR - Paranaguá. (Site).

2.
ANDRADE, Gil Eduardo de. Gil Eduardo de Andrade. 2011; Tema: Site Pessoal. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 17:24:57