Vanessa Borges de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5832812171517906
  • Última atualização do currículo em 30/04/2018


Vanessa Borges de Almeida é doutora em Estudos Lingüísticos pela UNESP São José do Rio Preto e professora adjunta da Universidade de Brasília, atuando nos cursos de graduação em Letras - Inglês e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É líder do grupo de pesquisa "Avaliação e Formação Docente em Línguas Estrangeiras (Avalia)" e também membro pesquisador do grupo "Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças, Construtos e Competências (Enaple-CCC)". É editora-chefe da Revista Horizontes de Linguística Aplicada desde 2010 e membro do Conselho Deliberativo do Laboratório de Revisão e Editoração de Periódicos (Labore) do Instituto de Letras da UnB. É coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês. Seus principais interesses de pesquisa são avaliação de proficiência, formação de professores de línguas e ensino-aprendizagem de língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Borges de Almeida
Nome em citações bibliográficas
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução.
Campus Universitário Darcy Ribeiro - ICC Centro B1- 260
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072356
URL da Homepage: http://www.unb.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Estudos Lingüísticos Sjrpreto.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Precisão e complexidade gramatical na avaliação de proficiência oral em inglês do formando em Letras: implicações para a validação de um teste, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Douglas Altamiro Consolo.
Palavras-chave: avaliação; proficiência oral; professor línguas; gramática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Avaliação de Proficiência.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação Superior.
2003 - 2004
Mestrado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Crenças de Professores de Inglês sobre Habilidades de Comunicação Oral,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Josiane Maria de Freitas Tonelotto.
Palavras-chave: crença; ensino língua; oralidade; professor; inglês; habilidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1999
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras Hab Tradução.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: O Bilingüismo Canadense sob uma Abordagem Sociolingüística.
Orientador: Mariza de Fátima Reis.
1992 - 1994
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Everything you need to know to teach statistics in. (Carga horária: 16h).
International Language Testing Association, ILTA, Grã-Bretanha.
2011 - 2011
Publicação de Periódicos Eletrônicos - SEERad. (Carga horária: 60h).
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
2007 - 2007
Teachers of English Course. (Carga horária: 52h).
St Giles, ST GILES, Estados Unidos.
2007 - 2007
CAE Course. (Carga horária: 40h).
Converse international School of Languages, CONVERSE, Estados Unidos.
2005 - 2005
Extensão universitária em Crenças Implícitas de Professores de Inglês Mód 2. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Crenças Implícitas de Professores de Inglês. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Educação à Distância. (Carga horária: 60h).
Claretiano - Faculdade, Claretianorc, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Estatística Aplicadas Às Ciências Humanas. (Carga horária: 64h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Pan American University Of Tex, PUC-CAMPINAS*, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em A Linguagem do Método em Atividades Comunicativas. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2000
Técnicas da Tradução Para Legendar e Dublar. (Carga horária: 80h).
Century Xxi Multi Tradução, CENTURYXXI, Brasil.
1998 - 1998
Rhythm Stress And Intonation. (Carga horária: 30h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.
1998 - 1998
Idioms 2. (Carga horária: 30h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.
1998 - 1998
Listening 2. (Carga horária: 30h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.
1998 - 1998
General English. (Carga horária: 200h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras - Inglês.
11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Membro do Conselho deliberativo do Núcleo de Revisão e Editoração do IL.
10/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.

Atividade realizada
Editora-chefe da Revista Horizontes de Linguística Aplicada.
08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

08/2010 - Atual
Ensino, Linguistica Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem de Línguas
08/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução.

Cargo ou função
Membro da Comissão da Reforma da Licenciatura em Letras - Inglês.
03/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês: Compreensão da Língua Oral 1
Inglês: Compreensão de Textos Escritos 2
Inglês: Expressão Oral 1
Inglês: Expressão Oral 3
Introdução à Morfossintaxe do Inglês
Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira Moderna
08/2010 - 12/2011
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo Extensão para Formação Continuada de Professores e Aprendizes de Línguas.

Claretiano - Faculdade, Claretianorc, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 04/2009
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa e Norte-americana
02/2009 - 04/2009
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 5
Língua Inglesa 3
Língua Inglesa 1
08/2008 - 12/2008
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 4
Redação Técnica e Prática Oral em Inglês 2
Língua Inglesa 1 (DP)
Língua Inglesa 2 (DP)
Língua Inglesa 3 (DP)
Língua Inglesa 4 (DP)
Prática Oral em Inglês 2 (DP) e Inglês Instrumental (DP)
Língua Inglesa 2
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa e Norte-americana 2
Literatura Inglesa e Norte-americana 1 (DP)
Língua Inglesa 3, 4, 6 e 7 (DPs)
02/2008 - 07/2008
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 4 (DP)
Língua Inglesa 1
Língua Inglesa 3
Redação Técnica e Prática Oral em Língua Inglesa 1
02/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 7 (DP)
Língua Inglesa 1 (DP)
08/2007 - 12/2007
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Técnica e Prática Oral em Língua Inglesa 2
Língua Inglesa 4
Língua Inglesa 2
02/2007 - 06/2007
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Técnica e Prática Oral em Língua Inglesa 1
Língua Inglesa 3
Língua Inglesa 1
8/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 6
08/2006 - 12/2006
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Oral em Língua Inglesa 4
Prática Oral em Língua Inglesa 2
Língua Inglesa 4
Língua Inglesa 2
3/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Preparatório para Vestibular
2/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe, Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe.

Atividade realizada
Supervisão de Iniciação Científica.
2/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe, Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe.

Atividade realizada
Supervisão de Monitoria - Inglês.
2/2006 - 6/2006
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 1
Língua Inglesa 3
Prática Oral em Língua Inglesa 1
Prática Oral em Língua Inglesa 3
2/2006 - 6/2006
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 5
8/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 4
Língua Inglesa 8
Língua Inglesa 2 - DP
8/2005 - 12/2005
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 2
Prática Oral em Língua Inglesa 2
Língua Inglesa 4
Língua Inglesa 3 - DP
Inglês Instrumental 1 - DP
8/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Letras, Curso de Letras.

Atividade realizada
Supervisão de Monitoria - Inglês.
3/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe, Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe.

Atividade realizada
Supervisão de Monitoria - Inglês.
2/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe, Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe.

Atividade realizada
Supervisão de Iniciação Científica.
2/2005 - 6/2005
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 1
Prática Oral em Língua Inglesa 1
Inglês Instrumental 1
Língua Inglesa 2 - DP
2/2005 - 6/2005
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 3
Língua Inglesa 7
Língua Inglesa 1 DP
Língua Inglesa 2 DP
Língua Inglesa 3 DP
8/2004 - 12/2004
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II DP
Inglês Instrumental DP
8/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I DP
2/2004 - 12/2004
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
2/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe, Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe.

Atividade realizada
Supervisão de Iniciação Científica.
8/2003 - 6/2004
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
5/2003 - 12/2003
Ensino, Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
2/2003 - 6/2003
Ensino, Licenciatura Plena Letras Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I DP

Michigan Centro de Vivência Internacional, MICHIGAN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28

Atividades

5/2000 - 6/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Básico
Inglês Intermediário
Inglês Avançado
Conversação

Technical Translation Specialists, TTS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

4/1999 - 7/1999
Estágios , Technical Translation Specialists, .

Estágio realizado
Revisão de Tradução e de Texto.

Jornal Popular de Limeira, JPL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

11/2001 - 11/2002
Serviços técnicos especializados , Jornal Popular de Limeira, .

Serviço realizado
Revisão de Textos.

Centro de Serviços de Computação, CESECO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

3/1995 - 7/1995
Estágios , Centro de Serviços de Computação, .

Estágio realizado
Programação de Computador.

Faculdade de Administração de Limeira, FAAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

2/2002 - 11/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II


Linhas de pesquisa


1.
Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas
2.
Formação de professores
3.
Avaliação de proficiência


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Políticas e práticas editoriais na área de Letras e Linguística: memória e internacionalização de um periódico científico
Descrição: O presente projeto tem natureza essencialmente qualitativa. Consiste em buscar compreender como importantes periódicos nos extratos mais elevados do WebQualis Periódicos lidam com a questão da internacionalização e organização do material editorial já publicado, para propor uma agenda de trabalhos com vistas à implementação de uma política e práticas editoriais de internacionalização em um periódico científico nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Vanessa Borges de Almeida - Coordenador.
2018 - Atual
O egresso da Licenciatura em Letras (Inglês) como fonte de informação para reflexões sobre a qualidade e inserção social do curso
Descrição: Este projeto objetiva identificar junto aos egressos do curso de Licenciatura em Letras (Inglês) da UnB sua trajetória profissional e acadêmica após a conclusão do curso de graduação e compreender como os egressos avaliam a formação acadêmica que receberam na UnB para o exercício de sua função, com vistas a identificar potenciais e lacunas no curso. Os resultados poderão informar decisões curriculares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Vanessa Borges de Almeida - Coordenador.
2017 - Atual
Mapeamento da proficiência linguístico-pedagógica do aluno de Letras
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivos (1) Identificar o perfil acadêmico e socioeconômico do aluno ingressante e concluinte em cursos de Letras; (2) Descrever o nível de proficiência do aluno ao início, durante e ao término do curso de Letras e identificar se e como há progressão desse nível; e (3) Identificar possíveis experiências com a língua que mais contribuem para o desenvolvimento da proficiência do aluno durante o curso de Letras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Borges de Almeida - Coordenador.
2010 - 2015
Questões em avaliação de proficiência e rendimento para (futuros) professores
Descrição: A formação do professor de língua estrangeira constitui crucial problemática para a oferta de ensino de LE de qualidade na escola regular. Tendo em vista a tão heterogênea oferta de cursos de licenciatura em termos de exigências e requisitos mínimos para os formandos, começou-se a pensar na necessidade de estabelecer parâmetros para a atuação profissional na docência regular com vistas a dar suporte a ações públicas de certificação profissional docente, de forma a assegurar que o professor de LE tenha os aparatos linguístico-comunicativos para lecionar a LE por meio da LE. Dessa forma, este projeto pretende investigar possíveis instrumentos de avaliação de proficiência em língua inglesa específicos para (futuros) professores, principalmente no que concerne a habilidades orais integradas. Algumas questões que trazem inquietações e estimulam tal projeto são o domínio de uso da língua para o professor e a validade de instrumentos para a avaliação de proficiência face-a-face e mediada por tecnologia. Tais questões pedem investigações qualitativas (de cunho etnográfico) e quantitativas. Este projeto está vinculado aos grupos de pesquisa "O professor de língua estrangeira em desempenho: ensino, aprendizagem e avaliação (PLED)", liderado por esta pesquisadora, e "Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras ? Crenças, Construtos e Competências (ENAPLE-CCC)" e ao projeto "Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE): Definição de Construto, Tarefas e Parâmetros para Avaliação em Contextos Brasileiros", coordenados pelos professores Dr. Douglas Altamiro Consolo (UNESP ? São José do Rio Preto) e Vera Lúcia Teixeira da Silva (UERJ / ISAT)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Vanessa Borges de Almeida - Coordenador / Fernanda Silva Veloso - Integrante.

Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 7
2008 - 2012
Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE): definição de Construto, Tarefas e Parâmetros para Avaliação em Contextos Brasileiros
Descrição: Este projeto de pesquisa trata da questão da proficiência lingüística em língua estrangeira (LE) de professores de línguas, em contextos de formação de professores no Brasil. O trabalho focaliza a reflexão, a partir de subsídios teóricos e experimentais, de dados que possibilitem a definição de aspectos da linguagem a serem considerados no estabelecimento de parâmetros dessa proficiência, com a finalidade de elaboração e implementação de um exame para fins específicos, denominado Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras. Procurar-se-á estabelecer, com bases nesses aspectos da linguagem e características da competência lingüístico-comunicativa nesse domínio lingüístico específico, critérios para a caracterização da PL desses professores, em contextos de ensino de LE no cenário brasileiro. Objetiva-se delinear, neste projeto, a partir dos dados disponíveis de projetos anteriores (CONSOLO, 2001, 2003, 2005b) e de outros a serem coletados, em contextos considerados relativamente representativos da realidade de parte dos cursos de Licenciatura em Letras no Brasil, bem como da atuação de professores egressos desses cursos, as especificações de um instrumento de avaliação da PL do professor de LE, bem como elaborar um exame válido e confiável para esses (futuros) professores, principalmente no Brasil. Embora existam diversos exames que visam a avaliar a proficiência de seus candidatos em línguas estrangeiras (LES), não existe, até o momento, nenhum exame de proficiência lingüística desenvolvido e amplamente utilizado especificamente para professores de LES. Somam-se ainda aos dados deste projeto resultados de estudos desenvolvidos no Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (UNESP & FAPESP), quanto às características e a qualidade da linguagem produzida em interações teletandem, por alunos em formação pré-serviço na área de Letras, e ainda sobre reflexões quanto à avaliação em meios eletrônicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vanessa Borges de Almeida - Integrante / Douglas Altamiro Consolo - Coordenador / Vera Lúcia Teixeira da Silva - Integrante / Magali Barçante Alvarenga - Integrante / Marcelo Concário - Integrante / Teresa Helena Buscato Martins - Integrante / Hélcio de Pádua Lanzoni - Integrante / Paula Tavares Pinto Paiva - Integrante / Suzi Marques Spatti-Cavalari - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2009
Competência Lingüística em Língua Inglesa de Alunos de Letras: definição de Parâmetros na Formação e Avaliação da Proficiência Oral do Professor de Língua Estrangeira
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva analisar a questão da proficiência oral em língua inglesa (doravante POLI) de professores de inglês como língua estrangeira (ILE), em contextos de formação de professores no Brasil. O trabalho focaliza, a partir de subsídios teóricos e experimentais, dados que possibilitem a definição de aspectos da linguagem a serem considerados (por exemplo, o discursivo, o pragmático e o sintático) no estabelecimento de parâmetros dessa proficiência. Procura-se estabelecer, com bases nesses aspectos da linguagem e características da "competência" lingüístico-comunicativa (BACHMAN, 1990; CANALE, 1983; CONSOLO, 2002), critérios objetivos para a caracterização da POLI desses professores, principalmente em contextos de ensino de ILE no cenário brasileiro. A problemática da "competência lingüístico-comunicativa" (doravante CLC) de professores de ILE, refletida, por exemplo, nos trabalhos de Consolo (1996, 1999, 2000) e Silva (2000), e mais recentemente de Consolo (2002), foi mapeada no biênio 2001-2003, no que concerne as expectativas e visões de alunos e professores de cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa. Utilizaram-se, para a coleta desses dados, questionários de perguntas abertas e roteiros de entrevistas, gravadas em áudio, no contexto de quatro instituições públicas e três particulares, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A preocupação maior, na trajetória da investigação iniciada por Consolo, Guerreiro & Hatugai (2001), e direcionada para a língua inglesa no Projeto Integrado "A (In)Competência Lingüístico-Comunicativa de Alunos de Letras-Língua Estrangeira: construto e tendências na Formação do Professor" (com apoio do CNPq no biênio 08/2001-07/2003), foi iniciar a caracterização da proficiência oral em língua inglesa do professor de inglês como língua estrangeira (grifo meu, doravante POLI - PILE), termo esse mais adequado para (re)definir o construto teórico aqui utilizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Vanessa Borges de Almeida - Integrante / Douglas Altamiro Consolo - Coordenador / Vera Lúcia Teixeira da Silva - Integrante / Melissa Alves Baffi Bonvino - Integrante / Elen Dias - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista EntreLínguas
2010 - Atual
Periódico: Horizontes (UnB)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista EntreLínguas: Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Moderna


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Avaliação de Proficiência.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Formação de Professores.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Língua Estrangeira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Patronesse, Formandos em Licenciatura em Letras - Inglês (UnB).
2013
Professora homenageada, Formandos em Bacharelado em Letras (UnB).
2010
Paraninfa, Formandos em Secretariado Executivo Trilíngue 2009.
2009
Professora homenageada, Formandos em Secretariado Executivo Trilíngue 2008.
2009
Professora homenageada, Formandos em Letras 2008.
2009
Aprovação em concurso público para professor mestre, UNICAMP - CEL (Centro de Ensino de Línguas).
2009
Aprovação em concurso público para professor adjunto, UnB (Universidade de Brasília).
2008
Professora homenageada, Formandos em Secretariado Executivo Trilíngue 2007.
2008
AILA Solidarity Award, AILA (Associação Internacional de Linguística Aplicada).
2006
Aprovação em concurso público para Professor Assistente - conjunto de disciplinas de Língua Inglesa (graduação), UNESP-Assis.
2000
FCE First Certificate in English, University of Cambridge Local Examinations Syndicate.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa2015 BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Precisão e complexidade gramatical na entrevista de proficiência oral em língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 15, p. 657-680, 2015.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa2011 BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro . Testing oral proficiency: what does pronunciation tell us? (Qualis A1). Ilha do Desterro (UFSC), v. 60, p. 247-275, 2011.

3.
DOMINGUES, Larissa2010DOMINGUES, Larissa ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . Motivação para aprender inglês: uma experiência com filmes e músicas. Ensaios e Diálogos, v. 3, p. 45-59, 2010.

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa2009 BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Pausas preenchidas e domínos prosódicos: evidências para a validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira. Alfa : Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Impresso), v. 53, p. 167-193, 2009.

5.
BEGNAMI, Marcella Zorzenon2009BEGNAMI, Marcella Zorzenon ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . O mercado de trabalho e o profissional secretário: uma visão diante da influência do inglês global. Ensaios e Diálogos, v. 2, p. 1-10, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Com a palavra, o aluno formando em Letras: percepções sobre proficiência oral e avaliação da produção oral. In: Joara Martin Bergsleithner; Janaina Weissheimer; Mailce Borges Mota. (Org.). Produção oral em LE: múltiplas perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes, 2011, v. , p. 129-152.

2.
VELOSO, F. S. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . A fala facilitadora de dois interagentes em contexto de aprendizagem de LE no teletandem. In: João Antonio Telles. (Org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para a aprendizagem de línguas estrangeiras no sáculo XXI. 1ed.Campinas: Pontes, 2009, v. , p. 149-168.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira. In: 56o GEL, 2008, São José do Rio Preto. Programação e Resumos do 56o GEL, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. A natureza da competência gramatical nas faixas de um exame de proficiência referenciado a critério. In: III SEMAPLE, 2015, Brasília. III SEMAPLE - Caderno de Resumos, 2015. v. 1. p. 37-38.

2.
SANTOS, I. L. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . Descrição da linguagem de candidatos ao EPPLE (inglês): foco na precisão gramatical. In: III SEMAPLE, 2015, Brasília. III SEMAPLE - Caderno de Resumos, 2015. v. 1. p. 55-55.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Descritores de precisão e complexidade gramatical para a escala do EPPLE-Inglês escrito. In: V Clafpl, 2014, Goiânia. V CLAFPL: Caderno de Resumos, 2014. p. 120-120.

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; PIRES, Jaqueline. R. ; MARTINS, T. H. B. . Investigações no âmbito do teste escrito do EPPLE: do construto às escalas. In: V CLAFPL, 2014, Goiânia. V CLAFPL: Caderno de Resumos, 2014. p. 119-120.

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Refletir: a formação reflexiva de professores de língua inglesa. In: IV CLAFPL, 2013, Brasília. IV CLAFPL Livro de resumos, 2013. v. 1.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro . EPPLE - Language Proficiency Examination for Foreign Language Teachers. In: LTRC 2011, 2011, Ann Arbor. 33rd Language Testing Research Colloquium, 2011.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; BAFFI-BONVINO, M. A. . Vocabulário e gramática na produção oral de candidatos ao EPPLE. In: IX CBLA, 2011, Rio de Janeiro. IX CBLA - Caderno de Resumoa, 2011.

8.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Investigando diferenças entre faixas para o aprimoramento dos descritores gramaticais de uma escala de proficiência. In: I SEMAPLE (I Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira), 2010, São Carlos. Caderno de Resumos do I SEMAPLE, 2010. v. 1. p. 11-11.

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro . Investigating accuracy and complexity across levels: towards a valida scale for the Language Proficiency Examination for Foreign Language Teachers (EPPLE) in Brazil. In: LTRC 2010, 2010, Cambridge, UK. LTRC 2010 Conference Program and Abstracts, 2010. v. único. p. 98-98.

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Comparando o desempenho de alunos de letras: teste oral x seminário. In: III CLAFPL, 2010, Taubaté. Livro de Resumos do III CLAFPL. Taubaté/SP: Casa Cultura, 2010. p. 334-334.

11.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Olhares de professores em pré-serviço e em serviço sobre avaliação de proficiência. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto. Programação/Caderno de Resumos, 2009. p. 114-114.

12.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Um estudo de caso sobre a visão de alunos de Letras a respeito de avaliação de proficiência. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto. Programação/Caderno de Resumos, 2009. p. 117-117.

13.
VELOSO, F. S. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . A fala facilitadora de dois interagentesno contexto de aprendizagem de LE no teletandem. In: 17o Inpla, 2009, São Paulo. Anais do 17o Inpla, 2009.

14.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação do componente gramatical na proficiência oral em inglês do aluno-formando em Letras. In: VIII Seminário de Estudos Linguísticos, 2008, São José do Rio Preto. Programação e Resumos do VIII SELIN, 2008.

15.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. The issue of pronunciation and events of language testing in a Brazilian teacher education context. In: AILA 2008 ? The 15th World Congress of Applied Linguistics ?Multilingualism: Challenges and Opportunities?, 2008, Essen - Alemanha. AILA 2008 Conference Program and Abstracts, 2008. v. 2. p. 95-95.

16.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação de proficiência oral: perspectivas de professores em formação. In: II CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008, Rio de Janeiro. II CLAFPL - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p. 376-376.

17.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Algumas considerações sobre a fluência na avaliação de proficiência oral de professores em pré-serviço. In: II CLAFPL (Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas), 2008, Rio de Janeiro. II CLAFPL - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p. 132-132.

18.
VELOSO, F. S. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . A fala facilitadora de dois interagentes no contexto de aprendizagem de LE no teletandem. In: 17o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA), 2008, São Paulo. Resumos, 2009.

19.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação do componente gramatical na proficiência oral em inglês do aluno-formando em Letras. In: VII Seminário de Estudos Lingüísticos, 2007, São José do Rio Preto. VII SELin - Seminário de Estudos Lingüísticos: Programação e Resumos, 2007. p. 17-17.

20.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação de proficiência oral do professor de LE - inglês: validação de um instrumento. In: VI Seminário de Estudos Lingüísticos, 2006, São José do Rio Preto. VI SELin - Seminário de Estudos Lingüísticos: Programação e Resumos, 2006.

21.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas . Capacitação do professor de inglês: Abordagem de ensino, educação continuada e experiência no exterior. In: XXI JELI: Coming of age: APLIESP turns 21, 2005, Sorocaba. XXI Jeli: Caderno de Resumos, 2005.

22.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Concepções de estudantes de Letras sobre habilidades de comunicação oral para professores de inglês. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos e Programação, 2003. p. 169-170.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação no contexto de ensino de línguas: objetivos e natureza da linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação comunicativa: explorando tarefas de linguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. A natureza da competência gramatical nas faixas de um exame de proficiência referenciado a critério. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação de habilidades orais: produção oral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação comunicativa em contexto de ensino de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MARTINS, T. H. B. ; PIRES, Jaqueline. R. . Investigações no âmbito do teste escrito do EPPLE: do construto às escalas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Descritores de precisão e complexidade gramatical para a escala do EPPLE-inglês escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Refletir: a formação reflexiva de professores de língua inglesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro . EPPLE - Language Proficiency Examination for Foreign Language Teachers. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; BAFFI-BONVINO, M. A. . Vocabulário e gramática na produção oral de candidatos ao EPPLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Investigando diferenças entre faixas para o aprimoramento dos descritores gramaticais de uma escala de proficiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro . Investigating accuracy and complexity across levels: towards a valida scale for the Language Proficiency Examination for Foreign Language Teachers (EPPLE) in Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Comparando o desempenho de alunos de Letras: teste oral X seminário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Um estudo de caso sobre a visão de alunos de Letras a respeito de avaliação de proficiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; BAFFI-BONVINO, M. A. ; DIAS, E. ; ANCHIETA, P. P. . Olhares de professores em pré-serviço e em serviço sobre avaliação de proficiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
VELOSO, F. S. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . A fala facilitadora de dois interagentes no contexto de aprendizagem de LE no teletandem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação do componente gramatical na proficiência oral do aluno de Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. The issue of pronunciation and events of language testing in a Brazilian teacher education context. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação de proficiência oral: perspectivas de professores em formação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Algumas considerações sobre a fluência na avaliação de proficiência oral de professores em pré-serviço. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação do componente gramatical na proficiência oral em inglês do aluno-formando em Letras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação de proficiência oral do professor de LE - inglês: validação de um instrumento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas . Capacitação do Professor de Inglês: Abordagem, Capacitação Continuada e Experiência no Exterior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Concepções de estudantes de letars sobre habilidades de comunicação oral para professores de inglês. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Apresentação. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 12, n. 1, 2013. Brasília, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Apresentação. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, vol 12, n. 2, 2013. Brasília, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Apresentação. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 11, n. 2, 2012. Brasília, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Apresentação. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 10, n. 1, 2011., 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Apresentação. Horizontes de Linguística Aplicada vol.10 n. 2, 2011, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Apresentação. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 11, n. 1, 2012. Tecnologia no Ensino de Línguas.. Brasília/DF, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ORTÍZ ALVAREZ, M. L. . Apresentação. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 9, n. 2, 2010. Ensino de PLE.. Brasília, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Seleção de candidatos Capes/Fulbright. 2013.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Seleção de candidatos - Capes. 2011.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Seleção de candidatos Capes/Fulbright. 2011.

Programas de computador sem registro
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro ; LANZONI, H. P. . Exame de Proficiência para Professores de Língua Inglesa (EPPLE) - English Prototype 2 - Version 1. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
DALCASTAGNE, R. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa ; CYNTRAO, S. ; PALANKOF, Y. . Comissão de Estruturação do Laboratório de Editoração de Periódicos do Instituto de Letras. 2014.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; DALCASTAGNE, R. ; SILVA, D. E. G. ; CYNTRAO, S. H. ; PALANKOF, Y. M. . Regimento Interno de Laboratório de Revisão e Editoração do IL. 2014.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONCEICAO, M. P. ; MONTEIRO, J. C. N. . Revalidação de diploma. 2013.

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Elaboração de Prova de Proficiência para Ingresso em Mestrado. 2012.

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Relatório do curso Refletir - A formação continuada do professor de línguas. 2011.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. . Comissão de revalidação de diploma de Master of Arts - PPGLA. 2011.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; SILVA, K. A. ; SCHWANTES, C. C. M. . Presidente da comissão para revalidação do diploma de Bachelor of Arts - Instituto de Letras. 2011.

8.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Análise de pedidos de concessão de crétidos - Inglês - 1o sem 2011. 2011.

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Análise de pedidos de concessão de crétidos - Inglês - 2o sem 2011. 2011.

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Elaboração de provas de proficiência em inglês para Mestrado e Doutorado. 2011.

11.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Parecer sobre prorrogação de prazo para professor visitante - Capes. 2011.

12.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Análise de processos de concessão de créditos - Inglês - 1o sem 2010. 2010.

13.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Análise de pedidos de concessão de créditos - Inglês - 2o sem 2010. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 16, n.1. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 16, n.2. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 15, n. 1. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 15, n. 2. 2016. (Editoração/Periódico).

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 13, n. 1, 2014. 2015. (Editoração/Periódico).

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 13, n. 2, 2014. 2015. (Editoração/Periódico).

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, 2015. 2015. (Editoração/Periódico).

8.
SANTOS, G. R. ; FERNANDES, P. S. R. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa ; CONSOLO, Douglas Altamiro . III SEMAPLE Caderno de Resumos. 2015. (Editoração/Anais).

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 14, n. 2. 2015. (Editoração/Periódico).

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Reflexão na Ação - módulo de Avaliação no Ensino de Línguas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 12, n. 1, 2013. 2014. (Editoração/Periódico).

12.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 12, n. 2, 2013. 2014. (Editoração/Periódico).

13.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 11, n. 2, 2012. 2013. (Editoração/Periódico).

14.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; CERQUEIRA, S. L. S. ; MENDES, M. P. A. . IV CLAFPL: Livro de Resumos. 2013. (Editoração/Anais).

15.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada - ano 10, vol. 1 - 2011. 2012. (Editoração/Periódico).

16.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, vol.10, n.2, 2011. 2012. (Editoração/Periódico).

17.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 11, n. 1, 2012. Tecnologia no Ensino de Línguas. 2012. (Editoração/Periódico).

18.
CONCEICAO, M. P. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . Refletir - A formação continuada do professor de línguas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Refletir: módulo "O processo de avaliação". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada - ano 8, vol. 2 - 2009. Tradução no Ensino de Línguas. 2011. (Editoração/Periódico).

21.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada - ano 9, vol. 1 - 2010. 2011. (Editoração/Periódico).

22.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Revista Horizontes de Linguística Aplicada - ano 9, vol. 2 - 2010 - Ensino de PLE. 2011. (Editoração/Periódico).

23.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; BARBOSA, Lúcia M. A. . Semana de Boas-vindas aos alunos do PPGLA/UnB. Debate dos trabalhos em andamento.. 2011. (Debatedora).

24.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação do componente gramatical na proficiência oral em inglês do aluno-formando em Letras. 2009. (Relatório de pesquisa).

25.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Avaliação do componente gramatical na proficiência oral em inglês do aluno-formando em Letras. 2008. (Relatório de pesquisa).

26.
GUARDIA, Márcia ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . Estratégias de leitura em língua inglesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; OLIVEIRA, H. F.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Eber Clayton Dutra. FLUÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA: CONCEPÇÕES, PERSPECTIVAS E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; SILVA, V. L. T.; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; MOURA FILHO, A. L.. Participação em banca de Lucas Henrique Garcia. Tarefas para a avaliação da metalinguagem do professor de língua inglesa: reflexões e contribuições para o teste oral do EPPLE. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

3.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; FURTOSO, Viviane A. B.; BARBOSA, Lúcia M. A.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Ingrid Sinimbu Cruz. Avaliação no contexto de Português como Língua de Acolhimento: respeitando expectativas, intensificando integração. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

4.
ALMEIDA FILHO, J. C. P.; SILVA, V. L. T.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; SOARES, J.. Participação em banca de Keni Carla da Silva Machaco. A fala do professor como fonte de informação: uma proposta de escala para a formação inicial dos professores de espanhol como língua estrangeira. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; FURTOSO, Viviane A. B.; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; BARBOSA, Lúcia M. A.. Participação em banca de Ana Luiza Gabatteli Vieira. Curso online para a parte oral do Celpe-Bras: contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLE. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; RETORTA, M. S.; SOARES, J.. Participação em banca de Paula Silva Resende Fernandes. Os itens de espanhol do Enem : em busca de efeito(s) retroativo(s) na prática do professor em serviço. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; SILVA, V. L. T.. Participação em banca de Jaqueline Realina Pires. Análise da precisão gramatical na produção escrita de candidatos a um exame de proficiência para professores de língua estrangeira. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

8.
BARCANTE, M.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Renata Mourão Guimarães. Planejamento CLIL por tarefas: integrando temas e língua para fins específicos na educação profissional. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro; ORTÍZ ALVAREZ, M. L.. Participação em banca de Sandra Peixoto Braga. Avaliação da proficiência oral no curso de Letras: a visão de professores e alunos. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ALVARENGA, M. B.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.. Participação em banca de Marilda Macedo Souto Franco. Avaliando a avaliação: práticas, fluxo histórico e projeções. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

11.
ORTÍZ ALVAREZ, M. L.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; DOURADO, M. R.. Participação em banca de Liberato Silva Santos. Sob Medida: uma proposta de produção de Material didático de Lingua estrangeira (inglês) para aprendizes de cum curso do Ensino Médio profissionalizante de jovens e adultos, na modalidade PROEJA. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro; FURTOSO, Viviane A. B.. Participação em banca de Maria Luiza de Souza Teixeira. A múltipla escolha em avaliações do cotidiano escolar e em avaliações institucionais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos Sjrpreto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Helder Gomes Rodrigues. Avaliação formativa em um Centro Interescolar de Línguas do DF: U ma P ossibilidade de R essignificação da P rática D ocente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

2.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Daniela da Silva Duarte Ismail. REFLEXOS DO LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE LE (INGLÊS): UM ESTUDO DE CASO INTERVENTIVO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.. Participação em banca de Marcella Nascimento Fernandes. LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO: UMA NECESSIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

4.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; SOARES, J.. Participação em banca de Célio Gil da Silva. Letramento em avaliação do professor de espanhol da rede pública do DF: intervenção, impacto e aprimoramento. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONCEICAO, M. P.. Participação em banca de Eber Clayton Dutra. Fluência no imaginário do professor de língua estrangeira (inglês): a prova oral e a cultura de avaliar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; SOARES, J.. Participação em banca de Jordanah Shroder Fortes de Oliveira. Avaliação num curso de língua estrangeira para crianças: subsídios para a prática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; MOURA FILHO, A. L.. Participação em banca de Lucas Henrique Garcia. Tarefas para a avaliação da metalinguagem do professor de língua inglesa: reflexões e contribuições para o teste oral do EPPLE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

8.
QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; BARBOSA, Lúcia M. A.. Participação em banca de Ingrid Sinimbu Cruz. Avaliação no contexto de Português como Língua de Acolhimento: respeitando expectativas, intensificando integração. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.; BARBOSA, L.. Participação em banca de Ana Luiza Gabatteli Vieira. Preparatório para o Celpe-Bras: ensino de PLE totalmente a distância. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; REIS, M. G. M.; QUEVEDO-CAMARGO, G. P.. Participação em banca de Paula Silva Resende Fernandes. A LINGUA ESPANHOLA E SUA INSERÇÃO NO ENEM: EM BUSCA DE EFEITO(S) RETROATIVO(S) NA PRÁTICA DO PROFESSOR EM SERVIÇO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

11.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; ALVARENGA, M. B.. Participação em banca de Renata Mourão Guimarães. Planejamento temático para o ensino de línguas estrangeiras na educação profissional. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

12.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Ivina Natalino do Carmo. Avaliação curricular do curso de licenciatura em letras - inglês (provisório). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CORTEZ, Fúlvia R. I.. Participação em banca de Ariane Leme de Andrade e Gabriela Nalle Fernandes.Inglês: a língua oficial do mundo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Bárbara Santos Carminatti e Anaína Pires da Silva.Motivação para o apredizado de L.I.: o papel da cultura numa abordagem comunicativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Larissa Domingues.Motivação para aprender inglês: uma experiência com filmes e músicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Felipe de Camargo Costa.Reestruturação silábica na língua estrangeira (inglês): um olhar sobre a epêntese. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CORTEZ, Fúlvia R. I.. Participação em banca de Mariana Arcerito.Uma visão discente do ensino de espanhol no curso de Secretariado Executivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Juliana Bastida da Silva e Luna Carrilo Bianchini.Ensino de língua inglesa através do confronto lúdico das culturas da língua materna e da língua-alvo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Luiz Gonzaga Oliveira Mendes e Regiane Silvia Paixão Franco.Recursos de Shakespeare. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

8.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Thelma R. Abiles, Amanda R. Silva e Marcelle C. Oliveira.Estratégias de leitura em língua inglesa: uma proposta a ser realizada em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

9.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Sarah Alves Leitão e Selene Elisa Medeiros.A língua inglesa como um diferencial para o profissional secretário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

10.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Cláudia Aparecida Bitencourt.O lúdico como motivação para a aprendizagem da língua estrangeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

11.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Amanda C. PADERMO, Camila C. BRESSAN, Morgana L. DALMAGRO.Un estudo da produção escrita em língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

12.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Ana Carolina T. SANTOS, Deise S. OLIVEIRA, Sabrina H. PINTO.Um estudo da produção oral de leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

13.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Daniel Ricardo CHAGAS.O ensino de gramática na perspectiva da análise contrastiva de Língua Estrangeira e Língua Materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

14.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Adriana A. ROSSI, Andiara H. TAROSSI, Elisângela S. SIQUEIRA.O lúdico como instrumento de motivação na aprendizagem de língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

15.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Camila Ferreira e Tatiana Bortolotti.A produção escrita na língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

16.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Talita Marafon e Natália Regina Gomes.Percepção dos alunos no curso de Secretariad Executivo Trilíngue sobre sua formação em língua inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

17.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Evelyn Caroline Di Bernanrdo Christofoletti.Levantamento e análise dos pontos positivos e negativos quanto ao ensino-aprendizado da língua inglesa para o futuro profissional secretário executivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

18.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ZEULLI, Elizandra; PEREIRA, Lisiane Ferreira da Silva. Participação em banca de Isabel Cristina Castilho Genizelli.A motivação no processo de aprendizagem da língua estrangeira - Espanhol. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

19.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ZEULLI, Elizandra; PEREIRA, Lisiane Ferreira da Silva. Participação em banca de Rosângela de Souza Silva.O erro na produção escrita da língua espanhola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

20.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ZEULLI, Elizandra; PEREIRA, Lisiane Ferreira da Silva. Participação em banca de Fernanda Afonso Siqueira Dalosto.O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola: crenças dos alunos, material didático e PCN. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

21.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Adriana Arnosti, Mayra Bullik e Osvalda Siqueira.O papel do lúdico na interação em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

22.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Aline Murari e Edileusa Oliveira.O lúdico nalíngua inglesa: práticas e reflexões. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

23.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Renata Cristina Bento.A motivação na aprendizagem de língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade.

24.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Janaína de Oliveira Bosqueiro.O secretário executivo na era da globalização e a importância da língua inglesa na mesma. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

25.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Participação em banca de Márcia Crestana Guardia.Aquisição de habilidades para leitura d texto em língua inglesa visando à competêcia profissional do secretário executivo trilíngue. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.

26.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MENEZES, Potyra Curione. Participação em banca de Jaqueline Cauduro Lima C..A comunicação comercial escrita do profissional secretário na língua inglesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; RAUBER, A. S.; BERGSLEITHNER, J. M.. Professor Adjunto em Língua Inglesa e Fonética e Fonologia do Inglês. 2011. Universidade de Brasília.

2.
BERGSLEITHNER, J. M.; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; MOTTA, M. B.. Professor Adjunto em Língua Inglesa e Morfossintaxe do Inglês. 2011. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; MOURA FILHO, A. L.; BARBOSA, Lúcia M. A.; REIS, M. G. M.. Banca de seleçao de candidatos ao Mestrado no PGLA. 2014. Universidade de Brasília.

2.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; BARBOSA, L.; MOURA FILHO, A. L.. Banca para seleção de ingresso no Mestrado. 2013. Universidade de Brasília.

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Banca para seleção de candidatos a programa Capes/Fulbright. 2013.

4.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Banca de Seleção de Mestrado. 2012. Universidade de Brasília.

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONCEICAO, M. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; ORTÍZ ALVAREZ, M. L.; REIS, M. G. M.; UNTERNBAUMEN, E. H.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.. Seleção para ingresso no Mestrado em LA. 2011. Universidade de Brasília.

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. Correção de provas de proficiência em inglês para Mestrado e Doutorado. 2011. Universidade de Brasília.

7.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONCEICAO, M. P.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; REIS, M. G. M.; UNTERNBAUMEN, E. H.; WELKER, H. A.. Seleção para ingresso no Mestrado em Linguística Aplicada. 2010. Universidade de Brasília.

8.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; BAFFI-BONVINO, M. A.. Teste de proficiência oral em língua inglesa. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEMAPLE. A natureza da competência gramatical nas faixas de um exame de proficiência referenciado a critério. 2015. (Congresso).

2.
II SENALILLE. 2015. (Seminário).

3.
Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Ensino Superior. 2014. (Seminário).

4.
V CLAFPL. Investigações no âmbito do teste escrito do EPPLE: do construto às escalas (simpósio). 2014. (Congresso).

5.
7o Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Ciência. 2013. (Encontro).

6.
IV CLAFPL. Refletir: a formação reflexiva de professores de língua inglesa. 2013. (Congresso).

7.
III Seminário Satélite para Editores Plenos da ABEC. 2011. (Seminário).

8.
I SELILE - Identidades. 2011. (Seminário).

9.
IV Seminário Satélite para Editores Plenos da ABEC. 2011. (Seminário).

10.
IX CBLA. Vocabulário e gramática na produção oral de candidatos ao EPPLE. 2011. (Congresso).

11.
LTRC 2011. EPPLE - Language Proficiency Examination for Foreign Language Teachers. 2011. (Congresso).

12.
XII Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC. 2011. (Encontro).

13.
XIII Encontro Nacional de Editores Científicos da ABEC. 2011. (Encontro).

14.
III CLAFPL. Comparando o desempenho de alunos de Letras: teste oral X seminário. 2010. (Congresso).

15.
I SEMAPLE (I Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira). Investigando diferenças entre faixas para o aprimoramento dos descritores gramaticais de uma escala de proficiência. 2010. (Congresso).

16.
I Seminário de Avaliação da Pós-graduação do PPGLA. 2010. (Seminário).

17.
I Seminário de Avaliação da Pós-graduação na UnB. 2010. (Seminário).

18.
LTRC 2010. Investigating accuracy and complexity across levels: towards a valid scale for the Language Proficiency Examination for Foreign Language Teachers (EPPLE) in Brazil. 2010. (Congresso).

19.
17o Inpla. A fala facilitadora de dois interagente em contexto de aprendizagem de LE no teletandem. 2009. (Congresso).

20.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. Um estudo de caso sobre a visão de alunos de Letras a respeito de avaliação de proficiência. 2009. (Congresso).

21.
56o Seminário do GEL.Pausas preenchidas e domínios prosódicos: evidências para validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira. 2008. (Seminário).

22.
AILA 2008 ? The 15th World Congress of Applied Linguistics ?Multilingualism: Challenges and Opportunities. The issue of pronunciation and events of language testing in a Brazilian teacher education context. 2008. (Congresso).

23.
II CLAFPL ? Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Avaliação de proficiência oral: perspectivas de professores em formação. 2008. (Congresso).

24.
VIII SELIN.Avaliação do componente gramatical na proficiência oral do aluno de Letras. 2008. (Seminário).

25.
Cambridge Spring Events - Jeanne McCarten in Brazil. 2007. (Outra).

26.
VII Seminário de Estudos Lingüísticos.Avaliação do componente gramatical na proficiência oral do aluno-formando em Letras. 2007. (Seminário).

27.
VI Seminário de Estudos Lingüísticos.Avaliação da proficiência oral do professor de LE - inglês: validação de um instrumento. 2006. (Seminário).

28.
V SELIN - Seminário de Estudos Lingüísticos. 2005. (Seminário).

29.
XXI JELI: Coming of Age: APLIESP Turns 21. Capacitação do professor de inglês: abordagem, capacitação continuada e experiência no exterior. 2005. (Congresso).

30.
I Conferência Lingüística e Cognição. 2003. (Congresso).

31.
II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens. Concepções de estudantes de Letras sobre habilidades de comunicação oral para professores de inglês. 2003. (Congresso).

32.
I Congresso Internacional Todas as Letras. 2001. (Congresso).

33.
VI Encontro de Tradução. 1998. (Encontro).

34.
III Ciclo de Estudos Literários. 1997. (Encontro).

35.
V Encontro de Tradução. 1997. (Encontro).

36.
I Congreso Latinoamericano de Traducción e Interpretación. 1996. (Congresso).

37.
IV Encontro de Tradução. 1996. (Encontro).

38.
III Encontro de Tradução. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; QUEVEDO-CAMARGO, G. P. ; CONSOLO, Douglas Altamiro . III SEMAPLE (Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira). 2015. (Congresso).

2.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . II SENALILLE (Seminário Internacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras). 2015. (Congresso).

3.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. IV CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. 2013. (Congresso).

4.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa ; REIS, M. G. M. . I Seminário das Licenciatura em LEs: Identidades. 2011. (Outro).

5.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa; CONSOLO, Douglas Altamiro ; GATTOLIN, S. R. B. ; CONCARIO, M. ; ALVARENGA, M. B. ; LANZONI, H. P. ; MARTINS, T. H. B. ; SILVA, V. L. T. ; PAIVA, P. T. P. ; SPATTI-CAVALARI, S. M. ; FURTOSO, V. B. . I SEMAPLE (I Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira). 2010. (Congresso).

6.
BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa. 15th World Congress of Applied Linguistics (AILA). Multilingualism: challenges and opportunities. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Allegra Santiago de Oliveira. CRENÇAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE: um estudo de caso. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Eder de Souza Silva. Formação de professores de espanhol num Instituto Federal: currículo e avaliação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Karina de Souza Carvalho. Da avaliação de proficiência para a sala de aula: materiais e práticas em um curso pré-PEC-G. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Marcella Nascimento Fernandes. LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO: UMA NECESSIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Valéria Vogado. O portfolio como instrumento de autoavaliação num curso de Letras - Espanhol. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Cristina de Paula Reis. AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA INGLESA DOS ALUNOS DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação da UnB. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Murilo Justino da Silva. Perfil acadêmico e nível de proficiência do aluno ingressante em Letras ? Inglês na UnB. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação da UnB. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Rebeca de Oliveira da Cruz. Mapeamento da proficiência linguístico-pedagógica do aluno de Letras (compreensão oral) - piloto. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Decanato de Ensino de Graduação da UnB. (Orientador).

2.
Laíssa Verônica Bernardes Pereira. Mapeamento da proficiência linguístico-pedagógica do aluno de Letras (leitura) - piloto. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. Decanato de Ensino de Graduação da UnB. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jordanah Schroder Fortes de Oliveira. Avaliação em um curso de línguas estrangeiras para crianças no Ensino Fundamental 1: uma professora em busca de subsídios para sua prática. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

2.
Lucas Henrique Garcia. Tarefas para a avaliação da metalinguagem do professor de língua inglesa: reflexões e contribuições para o teste oral do EPPLE. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

3.
Ana Luiza Gabatteli Vieira. Curso online para a parte oral do Celpe-Bras: contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLE. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, . Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

4.
Paula Silva Resende Fernandes. Os itens de espanhol do Enem : em busca de efeito(s) retroativo(s) na prática do professor em serviço. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, . Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

5.
Jaqueline Realina Pires. Análise da precisão gramatical na produção escrita de candidatos a um exame de proficiência para professores de língua estrangeira. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, . Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

6.
Sandra Peixoto Braga. Avaliação da proficiência oral no curso de Letras: a visão de professores e alunos. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, . Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

7.
Letícia Maria Damaceno Sateles. O lugar da gramática no ensino de línguas: a prática de uma professora numa escola de línguas. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariane C. S. Leme de Andrade e Gabriela Nalle Fernandes. Inglês: a língua oficial do mundo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

2.
Bárbara P. Santos Carminatti e Anaína A. M. Pires da Silva. Motivação para o aprendizado de L.I.: O papel da cultura numa abordagem comunicativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

3.
Felipe de Camargo Costa. Reestruturação silábica na língua estrangeira (inglês): um olhar sobre a epêntese. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

4.
Larissa Domingues. Motivação para aprender inglês: uma experiência com filmes e músicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

5.
Sarah Alves Leitão e Selene Elisa Medeiros. A Língua Inglesa como um Diferencial para o Profissional Secretário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

6.
Evelyn Caroline Novaes Cristofoletti. Levantamento e análise dos pontos positivos e negativos quanto ao ensino-aprendizagem da língua inglesa para o futuro profissional secretário executivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

7.
Camila Ferreira e Tatiana Bortolotti. Produção escrita em língua inglesa para alunos do ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

8.
Natália Regina Gomes e Talita Marafon. Implementações necessárias no aprendizado da língua inglesa no curso de secretariado executivo trilíngüe. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

9.
Renata Bento. Motivação na aprendizagem de língua inglesa. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

10.
Adriana Arnosti, Mayra Bulik e Oswalda de Siqueira. O papel do lúdico na interação em sala de aula. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

11.
Aline Murari e Edileusa Oliveira. O lúdico na língua inglesa: práticas e reflexões. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Letras Português/Inglês) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

12.
Janaína Bosqueiro. A relevância da língua inglesa para o profissional secretário na era da globalização. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

13.
Márcia Guardia. Estratégias de leitura instrumental em inglês visando à cometência profissional do secretário executivo. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

14.
Jaqueline Cauduro. A comunicação comercial escrita do profissional secretário executivo na língua inglesa. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

Iniciação científica
1.
Jordanah Schroder Fortes de Oliveira. Desafios e possibilidades na avaliação de proficiência mediada pelo computador: o EPPLE em foco. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

2.
Isabele Lisbôa Santos. Descrição da linguagem de candidatos ao teste oral do Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras - inglês: foco na precisão gramatical. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

3.
Alexandre Lopes Silva. Precisão gramatical em tarefas integradas de compreensão e produção escrita de um exame de proficiência para professores. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

4.
Lucas Henrique Garcia. Complexidade gramatical em tarefas integradas de compreensão e produção escrita de um exame de proficiência para professores. 2014. Iniciação Científica - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

5.
Laís de Oliveira Borges. Uma análise do formato de testes orais de proficiência em língua estrangeira (inglês): foco no domínio geral de uso da língua. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

6.
Marcella Zorzenon Begnami. O mercado de trabalho e o profissional secretário: uma visão diante da influência do inglês global. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Secretariado Executivo Trilíngüe) - Claretiano - Faculdade. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Jordanah Schroeder Fortes de Oliveira. Estágio Docente. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

2.
Lucas Henrique Garcia. Estágio Docente. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

3.
Raquel Martins. Estágio Docente. 2016. Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

4.
Ana Lúcia Alouche. Estágio Docente. 2015. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.

5.
Letícia Maria Damaceno Sateles. Estágio Docente. 2010. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Vanessa Borges de Almeida.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


1. Recebi apoio financeiro do AILA Solidarity Award Committee (DAAD) para apresentação de comunicação oral no AILA 2008 (Essen) "Multiligualism: Challenges and Opportunities" (agosto/2008).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:07:06