Cesar Marino Villavicencio Grossmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9209702044364958
  • Última atualização do currículo em 13/10/2014


Professor de flauta doce no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, Unesp, é pesquisador e intérprete da música dos séculos XVI, XVII, XVIII, música contemporânea e improvisador, possui doutorado em Música - University of East Anglia (2008), Inglaterra com a tese The Discourse of Free Improvisation. Concluiu pós-doutorado (2012) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade da Universidade de São Paulo, Usp, como bolsista da FAPESP. Realizou estudos de Bacharel em Música em São Paulo (1991). Em 1998 obteve o Diploma de Solista no Conservatório Real de Haia, Holanda, o mais alto grau de formação oferecido por essa instituição. Foi professor convidado no Conservatório Real de Haia (2001-2004). Trabalha regularmente com meios eletrônicos para a performance de música. Entre 1996 e 2000 desenvolveu junto do Instituto de Sonologia do Conservatório de Haia, e com apoio da bolsa Virtuose do Ministério da Cultura, uma flauta contrabaixo com a qual é possível processar sons ao vivo (a e-recorder). Seu trabalho junto de compositores rendeu seis obras novas para a flauta doce. Em 2009 gravou junto do maestro Ricardo Kanji um CD com duos de flauta doce com o Prêmio de Gravação de Disco Inédito do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. De 2003 a 2010 foi professor de flauta doce na Oficina Internacional de Música de Curitiba. Tem participado também como docente no Semana de Música Antiga da UFMG e em diversas edições do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, MG. É diretor do conjunto As Flautas de São Paulo, grupo fundado em 2012 que reúne quatro gerações de profissionais da flauta doce dedicados à performance de música antiga e contemporânea. Com a e-recorder realizou concertos com Richard Barrett, Evan Parker, Jonathan Impett, Paul Dunmall, Simon Rose, entre outros. Participou de concertos e gravações integrando a Amsterdam Baroque Orchestra sob a direção de Ton Koopman. Como pesquisador, orientou projetos e apresentou trabalhos no Conservatório Real de Haia, Holanda, na Universidade da Califórnia em San Diego, Universidade da Califórnia em Santa Barbara, Universidade de Nevada em Las Vegas (Estados Unidos) no Centro Mexicano para la Música y Artes Sonoras (CMMAS), e em diversas universidades do Brasil. http://www.cevill.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cesar Marino Villavicencio Grossmann
Nome em citações bibliográficas
VILLAVICENCIO, C. M.


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Música.
University of East Anglia, UEA, Inglaterra.
Título: The Discourse of Free Improvisation: A Rethorical Perspective on Free Improvised Music, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Jonathan Impett.
Co-orientador: Dr. Simon Waters.
Palavras-chave: improvisação; retorica; Música e tecnologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Improvisação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Interpretação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Retórica Musical.
Setores de atividade: Educação Superior.
1991 - 1998
Mestrado em Flauta doce.
Conservatorio Real de Haia, Holanda.
Título: Recorder and Electronics,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Michael Barker.
Bolsista do(a): Bolsa Virtuose.
Palavras-chave: Flauta doce; Música e tecnologia; Música Contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Eletrônica.
1988 - 1990
Graduação em Musica.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Contemporânea.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Improvisação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Retórica Musical.


Formação Complementar


2008 - 2008
Envisioning Improvisaton as Social Practice. (Carga horária: 192h).
University of Guelph.
2000 - 2000
Music Information Technology. (Carga horária: 120h).
Dartington International Summer School.
1999 - 2000
Sonologia. (Carga horária: 120h).
Conservatorio Real de Haia, Holanda.
1991 - 1991
Extensão universitária em Encontro de Música Antiga - Flauta Doce. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Parcial, Carga horária: 24
Outras informações
Professor substituto de instrumento antigo, flauta doce, e organologia.

Atividades

04/2013 - Atual
Ensino, Música - Sopros, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Consort de Flautas Doces
05/2012 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento Antigo I - IV (flauta doce)
Instrumento Complementar
Organologia

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista de Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Pós-doc
Outras informações
Pesquisa realizada na área das práticas interpretativas. A pesquisa contribui ao campo da performance musical, apresentando maneiras práticas e reflexivas baseadas no uso da retórica. Este ângulo reúne aspectos relacionados com a comunicação de intencionalidades através de sons, incorporando uma preocupação com o fazer musical do ponto de vista coletivo. Trata-se principalmente de estilos musicais relacionados com a música anterior ao século XIX, com o repertório contemporâneo e com a improvisação livre. Busca-se entender e aplicar os aspectos que relacionam a retórica e a efetividade da comunicação por meio de sons para contribuir com um corpo teórico para às práticas interpretativas.

Atividades

03/2009 - 05/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.


University of East Anglia, UEA, Inglaterra.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: PhD Research, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Conservatorio Real de Haia, Holanda, KC, Holanda.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de improvisação, Carga horária: 6

Atividades

08/2001 - 06/2004
Ensino, Improvisação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Flauta doce
Improvisação
09/1996 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Sonologia, .

05/2004 - 05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Música Antiga, Flauta doce.

Cargo ou função
Membro da comissão julgadora de exame final de flauta doce.

Conservatório Musical Brooklin Paulista, CMBP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de flauta doce, Carga horária: 10

Atividades

02/1989 - 02/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Flauta doce


Linhas de pesquisa


1.
Aplicação de interfaces eletrônicas de transformação sonora numa flauta doce contrabaixo. Análise da organologia e funcionalismo do meta-instrumento.

Objetivo: Pesquisa relacionada à criação de instrumentos acústicos híbridos. Busca-se a elaboração de diversos modos de equilibrar a relação "ser humano/máquina" na criação artístico-musical, buscando diferentes modos interativos entre a produção do som acústico do instrumento e o processamento de sons por meio da eletrônica..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Contemporânea.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música Eletrônica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Palavras-chave: Música e tecnologia; Flauta doce; improvisação; Música Contemporânea.
2.
Kairos e a Dinâmica da Interação na Improvisação Contemporânea

Objetivo: Foca-se nas dinâmicas da improvisação musical livre através do prisma da teoria retórica usando conceitos de ordem ética, epistemológica e filosófica. Abordam-se ideias advindas de conceitos antigos, como o ângulo qualitativo do tempo, conhecido como "Kairós", da sabedoria prática e a ética pragmatica de Isócrates, assim como das virtudes apresentadas por Aristóteles e o conceito do "homem bom" de Quintiliano. Sugere-se a improvisação livre como uma prática musical intimamente associada com as dinâmicas da invenção e a elocução da retórica..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Música Contemporânea; improvisação; retorica; Performance.


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
Kairós e a Ética da Interação na Improvisação Contemporânea

Descrição: Este projeto refere-se ao estudo das dinâmicas da interação na improvisação contemporânea, também conhecida como improvisação livre, visando desvendar as peculiaridades que influenciam na caracterização de seu estilo. Na Grécia antiga o tempo era dividido em dois conceitos, chronos o tempo cronológico ou sequencial e kairos o momento certo ou oportuno . O princípio norteador é a hipótese que o princípio retórico do tempo relativo, kairos, é um fator inerente na interação necessária para a realização de uma música sem regras pré-estabelecidas, como a improvisação contemporânea. Dadas as responsabilidades intrínsecas subjetivas deste processo interativo, o uso efetivo do tempo se revela como fundamental. O objetivo desta nova pesquisa é estudar como diferentes estratégias e ações tomadas pelos improvisadores podem estar associadas ao princípio de tempo qualitativo apresentado pelo conceito retórico de kairos. A estratégia ao introduzir este debate no ambiente acadêmico é promover o desenvolvimento de um estilo musical contemporâneo trans-cultural ainda pouco explorado no Brasil, possibilitando o amadurecimento desta nova plataforma cooperativa e pluralista de interação musical. O projeto propõe um campo de pesquisa e criação musical que adote um balanço entre a produção teórica e artística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Cesar Marino Villavicencio Grossmann - Coordenador / Rogerio Luiz Moraes Costa - Integrante / Alfredo Zaine - Integrante / Guilherme Herdade dos Anjos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 63 / Número de orientações: 1
2004 - 2008
The Discourse of Free Improvisation - A Rhetorical Perspective on Free Improvised Music

Descrição: How can we talk about free improvised music? Would it be possible to teach free improvisation? It seems that because of the absence of pre-specified rules and prescriptive materials, this practice presents itself as impermeable to analysis. Also, developing guidelines for teaching free improvised music may be considered difficult. This study presents rhetoric as a suitable area for establishing a discourse on free improvisation. Rhetoric is being tested in understanding this music in structural and intentional terms. Using the combination of examining the author's own development as improviser, and the results from seven improvisation projects, this investigation has set out to propose that the social environment in which this music activity is realised is crucial for understanding this practice. The creation of form and content collectively has uncovered ethics as the primary force in establishing the style of free improvised music. Ethics, the driving force in rhetorical theory, helps us to understand this music aesthetically, opening ways for the development of pedagogical approaches. It appears that the realisation of this activity is important for developing individual expressiveness and may be a model for a new music educational system..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cesar Marino Villavicencio Grossmann - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: OuvirOUver (Uberlândia. Impresso)
2010 - 2010
Periódico: Ensaio Magazine
2013 - Atual
Periódico: Música Hodie
2012 - Atual
Periódico: Editora unesp


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Flauta doce.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Antiga.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Improvisação livre.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Interpretação Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Retórica Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música e tecnologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Holandês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Prêmio para gravação de CD inédito do Programa de Ação Cultural (PROAC)., Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VILLAVICENCIO, C. M.2013VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . Fundamentos Técnicos e Conceituais da Livre Improvisação. Sonic Ideas - Ideas Sonicas, v. 5, p. 49-54, 2013.

2.
VILLAVICENCIO, C. M.2011VILLAVICENCIO, C. M. . A Retórica do Silêncio. Per Musi (UFMG), v. 14, p. 101, 2011.

3.
VILLAVICENCIO, C. M.2011VILLAVICENCIO, C. M. . A Flauta Doce Historicamente Informada. Ouvirouver (Online), v. 7, p. 308, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Vrijheid gevangen - Luciano Berio: Gesti. Blokfluitist, Amsterdam, Países Baixos, p. 16 - 17, 01 fev. 2012.

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Flauta Doce Historicamente Informada. OuvirOUver, Uberlândia/MG, p. 308 - 325, 01 jul. 2011.

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Retórica do Silêncio. Revista Per Musi, Belo Horizonte, p. 101 - 109, 01 jul. 2011.

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Electronic Recorder Explained. The American Recorder Magazine, Littleton, CO, USA, , v. XLIII, p. 7 - 9, 01 jan. 2002.

5.
VILLAVICENCIO, C. M. . Cesar Villavicencio - Un Innovador de la Flauta Dulce. Revista Sí, Lima, Peru, p. 41 - 43, 08 maio 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Rhetorical Side of Free Improvisation. In: Performance Studies Network Third International Conference, 2014, Cambridge. Proceedings of the 2014 Performance Studies Network Third International Conference, 2014.

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . Creating Music Collectivelly, The Ethics of Sociogenesis. In: Congresso PERFORMA 2013 (Abrapem), 2013, Porto Alegre. Anais do Performa 2013, 2013. p. 141-148.

3.
ANJOS, G. H. L. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as Diretrizes de J. J. Quantz: Uma análise sobre o adagio da primeira sonata e a função da oramentação na música alemã setecentista.. In: ANPPOM, 2013, Natal, RN. Anais do XIII Congresso da ANPPOM, 2013.

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . Per Formare: Técnica e Virtudes no Delectare, Movere e Docere. In: 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce Performance e Didática, 2013, Florianópolis. Anais da 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce, 2013.

5.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . Grupo MusicaFicta, Groundwork for Free Improvisation. In: Performa'11 - Conferência Internacional, 2011, Aveiro. Performa'11 - Encontros de Investigação em Performance, 2011.

6.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisação Contemporânea. In: Congresso da Anppom, 2011, Uberlândia. Anais do Congresso da Anppom 2011, 2011.

7.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kairos e o Mysterium Eloquente. O Ser, a Música Retórica e a Realidade Contemporânea. In: III Semana de Música Antiga de UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da II Semana de Música Entiga da UFMG, 2011.

8.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisación Contemporánea, Ontología Musical, Retórica, Ética y la Formación del Intérprete. In: VI Jornadas Argentinas de Música Contemporánea, 2010, Córdoba. La música del presente, la música del futuro, 2010.

9.
VILLAVICENCIO, C. M. . Developing a Hybrid Contrabass Recorder; Resistances, Expression, Gestures and Rhetoric. In: New Interfaces for Musical Expression, NIME 2010, 2010, Sydney. Proceedings of the 2010 Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME 2010), Sydney, Australia. Sydney, 2010. p. 223.

10.
VILLAVICENCIO, C. M. . Considerações no uso de Tecnologia na Improvisação Contemporânea. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2009, Recife. Anais do 12o Simposio Brasileiro de Computação Musical, 2009.

11.
VILLAVICENCIO, C. M. . El Ámbito Instrumental de la Tecnología en la Improvisación Contemporánea. In: V Jornadas Argentina de Musica Contemporanea, 2009, Cordoba. Investigación Musical - V Jornadas argentinas de música contemporánea, 2009.

12.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Retórica do Silêncio. In: II Semana de música antiga da UFMG, 2009, Belo Horizonte. Anais da II semana de música antiga da UFMG, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ROSE, Simon ; CHAN, C. . Exploring the Unknown: Accepting Uncertainty. Kairos and Contemporary Improvisation. In: International Symposium of Improvised Music, 2008, Denver, CO. ISIM Third Annual Conference, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Flauta Doce Historicamente Informada. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Rhetorical Side of Free Improvisation. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . Creating music collectively: The ethics of sociogenesis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANJOS, G. H. L. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as Diretrizes de J. J. Quantz: Uma análise sobre o adagio da primeira sonata e a função da oramentação na música alemã setecentista.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . Per Formare: Técnica e Virtudes no Delectare, Movere e Docere. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VILLAVICENCIO, C. M. . Una breve história del Ornare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VILLAVICENCIO, C. M. . As Virtudes como Resistências para a Eloquência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VILLAVICENCIO, C. M. . Gesti: Sequenza para flauta doce de Luciano Berio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Flauta Doce Historicamente Informada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . Grupo MusicaFicta, Groundwork for Free Improvisation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kairós e a Ética da Interação na Improvisação Contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VILLAVICENCIO, C. M. . Luciano Berio - Gesti (Sequenza para flauta doce). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kairós e o Mysterium Eloquente O Ser, a Música Retórica e a Realidade Contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisação Contemporânea. Ontologia, Retórica, Ética e a Formação do Intérprete. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VILLAVICENCIO, C. M. . Developing a Hybrid Contrabass Recorder; Resistances, Expression, Gestures and Rhetoric. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisación Contemporánea, Ontología Musical, Retórica, Ética y la Formación del Intérprete. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VILLAVICENCIO, C. M. . Os âmbitos da retórica na atualidade; improvisação, tecnologia e as novas plataformas para expressão musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Retórica do Silêncio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VILLAVICENCIO, C. M. . Desenvolvendo a e-recorder Ontologia, Retórica, Ética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
VILLAVICENCIO, C. M. . El ámbito instrumental de la tecnología en la improvisación contemporánea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Style of Contemporary Improvisation; The influence of Ethics in Collective Artistic Creation.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Discourse of Free Improvisation: A Rhetorical Perspective on Free Improvised Music. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisation, Gesture and Rhetoric. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VILLAVICENCIO, C. M. . Midified Recorder: A new interactive instrument. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VILLAVICENCIO, C. M. . A interação de um instrumento híbrido. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
VILLAVICENCIO, C. M. . A flauta doce eletrônica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Fundação Editora da Unesp. 2012.

Produtos tecnológicos
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Eletronic Recorder. 2000.

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . e-recorder (flauta doce eletrônica). 1998.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Meridiano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTANA, J. C. ; KANJI, R. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Ricardo Kanji e Cesar Villavicencio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CALLEGARI, P. A. ; BARREIRO, D. L. . A Recepção da música hoje: quanto influencia o conceito museológico e o que fazer para nos aproximarmos de uma experiência real?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . Bulevar Cultura/ Walter Lourenção. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . As Flautas de São Paulo. 2012; Tema: Grupo de flautas doces. (Site).

2.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Kanji - Villavicencio - Setecentos. 2010; Tema: Facebook do CD Setecentos - duos de flauta doce. (Rede social).

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . Cesar Villavicencio. 2006; Tema: Página Profissional. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . IV Semana de Música Antiga da UFMG. 2013. .

2.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . XXIV Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2013. .

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . XXIII Festival internacional de música colonial e música antiga. 2012. .

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . Master-class de flauta doce. 2012. .

5.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2011. .

6.
VILLAVICENCIO, C. M. . UFU - Curso de improvisação contemporânea. 2011. .

7.
VILLAVICENCIO, C. M. . UFU - Master class de Flauta Doce. 2011. .

8.
VILLAVICENCIO, C. M. . Workshop de Improvisação Livre. 2011. .

9.
VILLAVICENCIO, C. M. . XXII Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2011. .

10.
VILLAVICENCIO, C. M. . Relatório de Pesquisa de Pós-doutorado - FAPESP Processo No: 2008/09633-8. 2011. (Relatório de pesquisa).

11.
VILLAVICENCIO, C. M. . UFU - Curso de improvisação contemporânea. 2010. .

12.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2010. .

13.
VILLAVICENCIO, C. M. . UFU - Master class de Flauta Doce. 2010. .

14.
VILLAVICENCIO, C. M. . XXI Festival internacional de música colonial e música antiga de Juiz de Fora. 2010. .

15.
VILLAVICENCIO, C. M. . Workshop de Improvisação Livre. 2010. .

16.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2010. .

17.
VILLAVICENCIO, C. M. . Relatório de Pesquisa de Pós-doutorado - FAPESP Processo No: 2008/09633-8. 2010. (Relatório de pesquisa).

18.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2009. .

19.
VILLAVICENCIO, C. M. . XX Festival internacional de música colonial e música antiga de Juiz de Fora. 2009. .

20.
VILLAVICENCIO, C. M. . Universidade Federal da Paraiba - Curso de Improvisação Contemporânea. 2009. .

21.
VILLAVICENCIO, C. M. . Faculdade Santa Marcelina - Curso de improvisação contemporânea. 2009. .

22.
VILLAVICENCIO, C. M. . EMESP - Curso de improvisação contemporânea. 2009. .

23.
VILLAVICENCIO, C. M. . Workshop de Improvisação Contemporânea. 2009. .

24.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2009. .

25.
VILLAVICENCIO, C. M. . Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2009. .

26.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2008. .

27.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2008. .

28.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2007. .

29.
VILLAVICENCIO, C. M. . Taller de Experimentación Sonora, Morelia, Mexico. 2007. .

30.
VILLAVICENCIO, C. M. . University of California San Diego - Workshop of Free Improvisation. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
VILLAVICENCIO, C. M. . University of California Santa Barbara - Workshop of Free Improvisation. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2006. .

33.
VILLAVICENCIO, C. M. . Universtity of Nevada Las Vegas - Artist in Residence - Group Improvisation. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
VILLAVICENCIO, C. M. . Universidade de São Paulo - Workshop de Improvisação Livre. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
VILLAVICENCIO, C. M. . Laboratório de Livre Improvisação. 2006. .

36.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2006. .

37.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2005. .

38.
VILLAVICENCIO, C. M. . Universidade de São Paulo - Workshop de Improvisação Livre. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2005. .

40.
VILLAVICENCIO, C. M. . II Festival de Música Barroca de Porto Alegre. 2004. .

41.
VILLAVICENCIO, C. M. . Semana da Música, Tatuí. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2004. .

43.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2003. .

44.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2003. .

45.
VILLAVICENCIO, C. M. . Conservatoire Royal de Bruxelles - MiRe Midified Recorder. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

46.
VILLAVICENCIO, C. M. . Festival Internacional de Música de Londrina. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
LUNSQUI, A. ; VILLAVICENCIO, C. M. ; CALLEGARI, P. A. ; CHIARONI, V. ; MARSON, V. ; RIBEIRO, P. . Guttur Extensio de Alexandre Lunsqui. 2014. Composição (estréia).

2.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. ; CALLEGARI, P. A. ; KANJI, R. ; ZANIN, H. ; MACEDO, M. . As Flautas de São Paulo - Festival de Alcântara. 2014. Interpretação.

3.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. ; ZANIN, H. ; MACEDO, M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. . As Flautas de São Paulo - Festival de Alcântara. 2014. Interpretação.

4.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. ; ZANIN, H. ; MACEDO, M. ; CALLEGARI, P. A. ; KANJI, R. . As Flautas de São Paulo - Festival de Alcântara. 2014. Interpretação.

5.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CAMARGO, G. ; ZANIN, H. ; MACEDO, M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. . As Flautas de São Paulo - Igreja São Francisco. 2014. Interpretação.

6.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CALLEGARI, P. A. ; CHIARONI, V. ; MARSON, V. ; RIBEIRO, P. . Grupo Música Viva - UNESP. 2014. Interpretação.

7.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ZANIN, H. ; ANJOS, G. H. L. . As Flautas de São Paulo - Lima,Peru. 2013. Interpretação.

8.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ZANIN, H. ; ANJOS, G. H. L. . As Flautas de São Paulo - Lima, Peru (Conservatorio). 2013. Interpretação.

9.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Igreja São Francisco (Contrapartida). 2013. Interpretação.

10.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Juiz de Fora. 2013. Interpretação.

11.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Barra do Sahy. 2013. Interpretação.

12.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Barra do Sahy (Capela). 2013. Interpretação.

13.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. ; MACEDO, M. . As Flautas de São Paulo - Boiçucanga. 2013. Interpretação.

14.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CALLEGARI, P. A. ; OLIVEIRA, M. A. B. ; FREIXEDAS, C. M. ; TETTAMANTI, G. . As Flautas de São Paulo - Florianópolis. 2013. Interpretação.

15.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. L. ; CALLEGARI, P. A. . As Flautas de São Paulo - Natal XXIII Congresso da Anppom. 2013. Interpretação.

16.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. L. ; CALLEGARI, P. A. ; TOL, H. . As Flautas de São Paulo - Belo Horizonte, IV Semana de Música Antiga. 2013. Interpretação.

17.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o grupo Arte Barroca. 2013. Interpretação.

18.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o grupo Arte Barroca - Espaço Cachuera. 2013. Interpretação.

19.
VILLAVICENCIO, C. M. ; LUNSQUI, A. . Guttur de Alexandre Lunsqui. 2013. Composição (estréia).

20.
VILLAVICENCIO, C. M. . Homenagem a Berio - Gesti. 2013. Interpretação.

21.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto Solo - Lima, Peru. 2012. Interpretação.

22.
BANDEIRA, André D. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Net Concert. 2012. Interpretação.

23.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto Solo no Encontro Nacional de Flauta Doce. 2012. Interpretação.

24.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CAMARGO, G. ; SANTOS, L. O. ; CHAHIN, N. A. . Concerto com Os Músicos de Capella. 2012. Interpretação.

25.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o grupo Arte Barroca. 2012. Interpretação.

26.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; PIZA, B. T. ; CALLEGARI, P. A. ; ZANIN, H. ; CHIARONI, V. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. . Debut: As Flautas de São Paulo. 2012. Interpretação.

27.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; MACEDO, M. ; CALLEGARI, P. A. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. ; PIZA, B. T. ; CHIARONI, V. . As Flautas de São Paulo - Igreja São Francisco. 2012. Interpretação.

28.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o Grupo Arte Barroca. 2012. Interpretação.

29.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Lançamento do CD SETECENTOS, Curitiba. 2011. Interpretação.

30.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . Grupo MusicaFicta, Groundwork for Free Improvisation, Aveiro, Portugal. 2011. Interpretação.

31.
VILLAVICENCIO, C. M. ; SANTOS, Luis O. ; CHAHIN, N. A. ; CAMARGO, G. ; ALVARES, S. . Os Músicos de Capella, Cultura Artística. 2011. Interpretação.

32.
OLIVEIRA, M. A. B. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto de Conclusão de Mestrado em Musicologia - João Pessoa. 2011. Interpretação.

33.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Lançamento do CD SETECENTOS, Espaço Cachuera. 2010. Interpretação.

34.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Gravação do CD SETECENTOS. 2010. Interpretação.

35.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Lançamento do CD SETECENTOS, Recife. 2010. Interpretação.

36.
VILLAVICENCIO, C. M. ; R. COSTA ; F. IAZZETTA . Festival Musica Nova - MusicaFicta. 2010. Interpretação.

37.
BANDEIRA, André D. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto da Classe de Composição da UNESP - estréia de composição. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
VILLAVICENCIO, C. M. ; SANTORO, A. ; CHAHIN, N. A. ; CURY, F. ; SANTOS, L. O. ; KANJI, A. ; CAMARGO, G. . Concerto no Museu da Casa Brasileira. 2010. Interpretação.

39.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concierto solo de flauta dulce, Córdoba, Argentina. 2010. Interpretação.

40.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . SARC e a ECA USP. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

41.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; R. COSTA . MusicaFicta no Anppom Curitiba. 2009. Interpretação.

42.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto solo, Ibrasotope, São Paulo. 2009. Interpretação.

43.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Duo Villavicencio - Kanji. 2009. Interpretação.

44.
VILLAVICENCIO, C. M. ; SCARASSATTI, M. . Concerto Villavicencio-Scarassatti no CCSP. 2009. Interpretação.

45.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . MusicaFicta no Encontro ?Musica? na USP. 2009. Interpretação.

46.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto como regente da Camerata Antiqua de Curitiba. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

47.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; R. COSTA . III Seminário Sonologia - ECA USP. 2008. Interpretação.

48.
VILLAVICENCIO, C. M. ; PIMENTA, A. . Duos de flauta doce, Serra Negra, São Paulo. 2008. Interpretação.

49.
VILLAVICENCIO, C. M. ; OOG, J. . Concerto com Jacques Ogg, Norwich, Inglaterra. 2007. Interpretação.

50.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; SANTOS, L. O. ; NASILLO, G. ; LANCELOTE, R. ; HUBNER, R. . Concerto Barroco, Curitiba. 2007. Interpretação.

51.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; FORMIGA, F. ; APPS, P. ; NASILLO, G. ; LANCELOTE, R. . Concerti da Camera de Antonio Vivaldi, Curitiba. 2007. Interpretação.

52.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, A. ; SANTORO, A. . Alma Viva - Música Barroca Italiana, Tiel, Holanda. 2006. Interpretação.

53.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KREIJ, J. V. . Sonic Arts Expo, Manchester, Inglaterra. 2006. Interpretação.

54.
VILLAVICENCIO, C. M. ; SANTORO, A. ; GOUDAROULIS, D. . Alma Viva - Música Barroca Italiana, S J dos Campos. 2006. Interpretação.

55.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KREIJ, J. V. . Duo Blam! at Kraakgeluiden, Amsterdam, Holanda. 2006. Interpretação.

56.
VILLAVICENCIO, C. M. . Sonorities Festival of Contemporary Music, Irlanda do Norte. 2005. Interpretação.

57.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Oficina de Música de Curitiba. 2005. Interpretação.

58.
VILLAVICENCIO, C. M. . PLAYLAB - PARADOX, Tilburg, Holanda. 2005. Interpretação.

59.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com a Orquestra Sinfônica de S. J. dos Campos. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

60.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2004. Interpretação.

61.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KREIJ, J. V. . II Festival Internacional de Música Clásica Contemporánea de Lima. 2004. Interpretação.

62.
VILLAVICENCIO, C. M. ; JEFFERY, H. ; RICHARDS, J. . Kreepa in London. 2004. Interpretação.

63.
VILLAVICENCIO, C. M. . Festival de Festivales Béla Bartók 2004, Lima, Peru. 2004. Interpretação.

64.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kreepa at Paradox, Tilburg, Holanda. 2004. Interpretação.

65.
VILLAVICENCIO, C. M. ; SACCO, M. E. ; GOIDANICH, M. . II Festival de Música Barroca de Porto Alegre. 2004. Interpretação.

66.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisation in Musical Performance Concert, Londres, Inglaterra. 2004. Interpretação.

67.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2003. Interpretação.

68.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kreepa at Metrònom, Barcelona, Espanha. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

69.
VILLAVICENCIO, C. M. . Compositie-Afdeling Concert, Amsterdam, Holanda. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

70.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kreepa and Paul Dunmall, Amsterdam, Holanda. 2002. Interpretação.

71.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kreepa at Logos, Ghent, Bélgica. 2001. Interpretação.

72.
VILLAVICENCIO, C. M. . Festival de Música Colonial Brasileira e Música Barroca de Juiz de Fora. 2001. Interpretação.

73.
VILLAVICENCIO, C. M. ; RICHARDS, J. ; JEFFERY, H. . Kreepa in Ebenhofen, Alemanha. 2001. Interpretação.

74.
VILLAVICENCIO, C. M. ; GOMEZ-IMBERT, L. ; AMAT, C. . New Music Ensemble, Miami, FL, USA. 2000. Interpretação.

75.
VILLAVICENCIO, C. M. . Cesar Villavicencio Solo, Ghent, Bélgica. 1999. Interpretação.

76.
VILLAVICENCIO, C. M. . Bussotti Festival, Haia, Holanda. 1998. Interpretação.

77.
KOOPMAN, T. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Henry Purcell - King Arthur (4 concertos), Haia, Holanda. 1995. Interpretação.

78.
KOOPMAN, T. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Henry Purcell - King Arthur (4 concertos), Londres, Reino Unido. 1995. Interpretação.

79.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Ambronay, França. 1994. Interpretação.

80.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Paris, França. 1994. Interpretação.

81.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Caen, França. 1994. Interpretação.

82.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Genebra, Suiça. 1994. Interpretação.

83.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Haia, Holanda. 1994. Interpretação.

84.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Londres, Reino Unido. 1994. Interpretação.

85.
CHRISTIE, W. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Marc-Antoine Charpentier - David et Jonathas, Utrecht, Holanda. 1994. Interpretação.

86.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oude Muziek Festival - Utrecht, Holanda. 1993. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; COSTA, R. L. M. ; F. IAZZETTA . Espetáculo Multimídia - Por Trás das Coisas, UNESP. 2010.

2.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . MusicaFicta, workshop no SESC Pinheiros. 2009.

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . Group Improvisation Las Vegas. 2006 (Laboratório e Concerto).

4.
VILLAVICENCIO, C. M. ; BONGERS, B. ; HARRIS, Y. . Meta-Orchestra Project. 2004 (Laboratório e Concerto).

5.
VILLAVICENCIO, C. M. ; JEFFERY, H. ; RICHARDS, J. . Kreepa at UEA. 2004 (Laboratório e Concerto).

6.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisation Laboratorium. 2002 (Laboratório e Concerto).

7.
VILLAVICENCIO, C. M. . Modulus II. 2002.

8.
VILLAVICENCIO, C. M. . Mundos. 2000.

Demais trabalhos
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KREIJ, J. V. . Recorder and Electronics. 2006 (Criação de instrumento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VILLAVICENCIO, C. M.; SCARASSATTI, M.; ROCHA, F.; GARCIA, S. F.. Participação em banca de Felipe José Oliveira Abreu. O Jogo Musical Cobra (1984) de John Zorn: reflexões sobre uma montagem prática. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
VILLAVICENCIO, C. M.; COSTA, R. L. M.; LUNSQUI, A.. Participação em banca de Mario Augusto Ossent Del Nunzio. Fisicalidade na Música Contemporânea de Concerto e na Improvisação Livre. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

3.
VILLAVICENCIO, C. M.; COSTA, R. L. M.; LACERDA, M. B.. Participação em banca de Bernardo Guedes Nogueira Gomes de Barros. Escrito com o corpo: investigações sobre a escuta e o gesto musical. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
PITOMBEIRA, L.; RIBAS, M. G. C.; VILLAVICENCIO, C. M.; OLIVEIRA, M. A. B.. Participação em banca de Marco Antônio Barcellos de Oliveira. A Flauta Doce no Século XXI: trajetórias e perspectivas. 2011. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VILLAVICENCIO, C. M.; PIZA, B. T.. Participação em banca de Walkiria Morato.A Diminuição na Música Renascentista segundo os tratados de Sylvestro Ganassi e Diego Ortiz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Sopros) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
VILLAVICENCIO, C. M.; PIZA, B. T.. Participação em banca de Helena Zanin.Um olhar sobre a música barroca francesa através de Hotteterre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Sopros) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
VILLAVICENCIO, C. M.; BURGANI, S. A.. Participação em banca de Natalia Yuri Sakaguti.Fantasiestück Para Clarinete e Piano: Contexto Biográfico do Compositor e sua Mente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Sopros) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
VILLAVICENCIO, C. M.; LACERDA, M. B.. As Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann: um estudo sobre ornamentação e estilo no final do período barroco. 2013. Universidade de São Paulo.

2.
F. IAZZETTA; COSTA, R. L. M.; VILLAVICENCIO, C. M.; SILVEIRA, H. I. J.. Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental. 2011. Universidade de São Paulo.

3.
VILLAVICENCIO, C. M.; R. COSTA; LACERDA, M. B.. Escrito com o Corpo: investigações sobre a escuta e o gesto musical. 2011. Universidade de São Paulo.

4.
COSTA, R. L. M.; VILLAVICENCIO, C. M.; NUNZIO, M. A. O.; TOKESSHI, E.. Fisicalidade na Música Contemporânea de Concerto e na Improvisação Livre. 2010. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANPPOM. Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as diretrizes de J. J. Quantz: uma análise sobre o Adagio da primeira sonata e a função da ornamentação na música alemã setecentista. 2013. (Congresso).

2.
I Mostra Internacional de Flauta Doce, Performance e Didática.Per Formare: Técnica e Virtudes no Delectare, Movere e Docere. 2013. (Encontro).

3.
XI Festival de Música Barroca de Lima, Peru.Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as diretrizes de J. J. Quantz: uma análise sobre o Adagio da primeira sonata e a função da ornamentação na música alemã setecentista. 2013. (Encontro).

4.
I Encontro de Flauta Doce da Barra do Sahy.Renascença Inglesa e Italiana. 2013. (Encontro).

5.
III UbiMus - USP.Mesa redonda. 2012. (Encontro).

6.
X Festival de Música Antigua - Lima, Peru.Una breve história del Ornare. 2012. (Outra).

7.
Performa'11 - Conferência Internacional. Grupo MusicaFicta, Groundwork for Free Improvisation. 2011. (Congresso).

8.
Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Música. Improvisação Contemporânea. Ontologia, Retórica, Ética e a Formação do Intérprete. 2011. (Congresso).

9.
II Seminário de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.Kairós e a ética da interação na improvisação contemporânea. 2011. (Seminário).

10.
III Semana de Música Antiga da UFMG.Kairós e o Mysterium Eloquente O Ser, a Música Retórica e a Realidade Contemporânea. 2011. (Encontro).

11.
IV Encontro Nacional de Flauta Doce.Improvisação Contemporânea: ontologia, retórica, ética e a formação do intérprete. 2011. (Encontro).

12.
Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Música. Musical. 2010. (Congresso).

13.
New Interfaces for Musical Expression, NIME, 2010. Developing a Hybrid Contrabass Recorder; Resistances, Expression, Gestures and Rhetoric. 2010. (Congresso).

14.
VI Jornadas Argentinas de Música Contemporánea. Improvisación Contemporánea, Ontología Musical, Retórica, Ética y la Formación del Intérprete. 2010. (Congresso).

15.
IV Semana de Música Antiga da UFMG.Retórica na Performance Musical. 2010. (Outra).

16.
V Jornadas Argentinas de Música Contemporánea. El ámbito instrumental de la tecnología en la improvisación contemporánea. 2009. (Congresso).

17.
Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Considerações no uso de tecnologia na improvisação contemporânea. 2009. (Simpósio).

18.
II Semana de Música Antiga da UFMG.A retórica do silêncio. 2009. (Encontro).

19.
Guelph Jazz Festival & Colloquium.Improvisation, Community and Social Practice. 2008. (Seminário).

20.
International Symposium of Improvised Music.Kairos and Contemporary Improvisation. 2008. (Simpósio).

21.
International Simposium of Improvised Music.Concerto de improvisação. 2007. (Simpósio).

22.
Improvisation, Gesture and Rhetoric.Improvisation in Musical Performance, SOAS. 2004. (Simpósio).

23.
A Flauta Doce Eletrônica.44a sEmana da Música de Tatuí. 2004. (Outra).

24.
Midified Recorder: A New Interactive Instrument.Boston Early Music Festival. 2001. (Simpósio).

25.
La Flauta dulce Electrónica: Música del siglo XXI.Palestra no Instituto Ibero-Americano de Berlín. 2001. (Outra).

26.
Improvisação e a Flauta Eletrônica.Palestra no IAR, UNICAMP. 2001. (Outra).

27.
MiRe - Midified Recorder.Atelier animé par Cesar Villavicencio (La Haye). 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . I Encontro de Flauta Doce da Barra do Sahy. 2013. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Miguel Eduardo Diaz Antar. O Músico-Clown e o ato sonoro: Um estudo sobre interação musical espontânea e obras não-orgânicas. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Guilherme Herdade Linberger dos Anjos. O improviso eloquente: a ornamentação como meio de expressão do intérprete na música barroca. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marco Barcellos. Características da flauta doce modelo Paetzold e seu impacto sobre a literatura contemporânea. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, . Co-Orientador: Cesar Marino Villavicencio Grossmann.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Helena Zanin. Um olhar sobre a música barroca francesa através de Hotteterre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Sopros) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Cesar Marino Villavicencio Grossmann.

2.
Walkiria Morato. A Diminuição na Música Renascentista segundo os tratados de Sylvestro Ganassi e Diego Ortiz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Sopros) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Cesar Marino Villavicencio Grossmann.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Vrijheid gevangen - Luciano Berio: Gesti. Blokfluitist, Amsterdam, Países Baixos, p. 16 - 17, 01 fev. 2012.

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Flauta Doce Historicamente Informada. OuvirOUver, Uberlândia/MG, p. 308 - 325, 01 jul. 2011.

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Retórica do Silêncio. Revista Per Musi, Belo Horizonte, p. 101 - 109, 01 jul. 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . A flauta doce eletrônica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisation, Gesture and Rhetoric. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . El ámbito instrumental de la tecnología en la improvisación contemporánea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . The Style of Contemporary Improvisation; The influence of Ethics in Collective Artistic Creation.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VILLAVICENCIO, C. M. . Developing a Hybrid Contrabass Recorder; Resistances, Expression, Gestures and Rhetoric. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VILLAVICENCIO, C. M. . Desenvolvendo a e-recorder Ontologia, Retórica, Ética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . Grupo MusicaFicta, Groundwork for Free Improvisation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kairós e a Ética da Interação na Improvisação Contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VILLAVICENCIO, C. M. . Kairós e o Mysterium Eloquente O Ser, a Música Retórica e a Realidade Contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VILLAVICENCIO, C. M. . Improvisação Contemporânea. Ontologia, Retórica, Ética e a Formação do Intérprete. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VILLAVICENCIO, C. M. . A Flauta Doce Historicamente Informada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VILLAVICENCIO, C. M. . Creating music collectively: The ethics of sociogenesis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANJOS, G. H. L. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as Diretrizes de J. J. Quantz: Uma análise sobre o adagio da primeira sonata e a função da oramentação na música alemã setecentista.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VILLAVICENCIO, C. M. . Per Formare: Técnica e Virtudes no Delectare, Movere e Docere. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Laboratório de Livre Improvisação. 2006. .

2.
VILLAVICENCIO, C. M. . Workshop de Improvisação Contemporânea. 2009. .

3.
VILLAVICENCIO, C. M. . Workshop de Improvisação Livre. 2010. .

4.
VILLAVICENCIO, C. M. . Workshop de Improvisação Livre. 2011. .

5.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2004. .

6.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2005. .

7.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2006. .

8.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2008. .

9.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2009. .

10.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2010. .

11.
VILLAVICENCIO, C. M. . IV Semana de Música Antiga da UFMG. 2013. .

12.
VILLAVICENCIO, C. M. . XXII Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2011. .

13.
VILLAVICENCIO, C. M. . Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga. 2009. .

14.
VILLAVICENCIO, C. M. . Oficina de Música de Curitiba. 2003. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . I Encontro de Flauta Doce da Barra do Sahy. 2013. (Festival).


Musica
1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Lançamento do CD SETECENTOS, Espaço Cachuera. 2010. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. . Lançamento do CD SETECENTOS, Curitiba. 2011. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; F. IAZZETTA ; COSTA, R. L. M. . Grupo MusicaFicta, Groundwork for Free Improvisation, Aveiro, Portugal. 2011. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto Solo - Lima, Peru. 2012. Interpretação.

1.
BANDEIRA, André D. ; VILLAVICENCIO, C. M. . Net Concert. 2012. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto Solo no Encontro Nacional de Flauta Doce. 2012. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CAMARGO, G. ; SANTOS, L. O. ; CHAHIN, N. A. . Concerto com Os Músicos de Capella. 2012. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; PIZA, B. T. ; CALLEGARI, P. A. ; ZANIN, H. ; CHIARONI, V. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. . Debut: As Flautas de São Paulo. 2012. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; MACEDO, M. ; CALLEGARI, P. A. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. ; PIZA, B. T. ; CHIARONI, V. . As Flautas de São Paulo - Igreja São Francisco. 2012. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o Grupo Arte Barroca. 2012. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ZANIN, H. ; ANJOS, G. H. L. . As Flautas de São Paulo - Lima,Peru. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ZANIN, H. ; ANJOS, G. H. L. . As Flautas de São Paulo - Lima, Peru (Conservatorio). 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Igreja São Francisco (Contrapartida). 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Juiz de Fora. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Barra do Sahy. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; MACEDO, M. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. . As Flautas de São Paulo - Barra do Sahy (Capela). 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; KANJI, R. ; CALLEGARI, P. A. ; ANJOS, G. H. L. ; ZANIN, H. ; MACEDO, M. . As Flautas de São Paulo - Boiçucanga. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; CALLEGARI, P. A. ; OLIVEIRA, M. A. B. ; FREIXEDAS, C. M. ; TETTAMANTI, G. . As Flautas de São Paulo - Florianópolis. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. L. ; CALLEGARI, P. A. . As Flautas de São Paulo - Natal XXIII Congresso da Anppom. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; ANJOS, G. H. L. ; CALLEGARI, P. A. ; TOL, H. . As Flautas de São Paulo - Belo Horizonte, IV Semana de Música Antiga. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o grupo Arte Barroca. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Concerto com o grupo Arte Barroca - Espaço Cachuera. 2013. Interpretação.

1.
VILLAVICENCIO, C. M. ; LUNSQUI, A. . Guttur de Alexandre Lunsqui. 2013. Composição (estréia).

1.
VILLAVICENCIO, C. M. . Homenagem a Berio - Gesti. 2013. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/11/2014 às 11:49:25