Valdemir Antoneli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5729249229128871
  • Última atualização do currículo em 05/02/2019


Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2002) e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutorado em Geografia pela UFPR (2011). Atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati- PR. Membro do Corpo Docente do Curso de Pós Graduação em Geografia da UNICENTRO e Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental . Faz parte do corpo Editorial da Revista Ambiência do Setor de Ciências Agrarias e ambientais da UNICENTRO. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: infiltração, compactação e perda de solos, processos erosivos em áreas rurais, produção de sedimentos em microbacia hidrográficas rurais, processos hidrogeomorfologicos no sistema de Faxinal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valdemir Antoneli
Nome em citações bibliográficas
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus de Irati.
PR 153 km 7 ? Riozinho, Fone:
Riozinho
84500-000 - Irati, PR - Brasil
Telefone: (42) 34213000
Ramal: 3232


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Dinâmica do uso da terra relacionadas a produção de sedimentos em diferentes áreas fontes na Bacia Hidrográfica do Arroio Boa Vista, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Naldy Emerson Canaly.
2003 - 2004
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: MONITORAMENTO E ANÁLISE HIDRO-SEDIMENTOLÓGICA DA BACIA DO ARROIO BOA VISTA - GUAMIRANGA - PR,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: DR. PAULO FERNANDO SOARES.
Palavras-chave: uso do solo - erosão de solos - produção de sed..
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2002
Graduação em GEOGRAFIA.
Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: ESTUDO DE EROSÃO EM SOLOS AGRICOLAS ATRAVÉS DO MÉTODO DE PINOS DE EROSÃO.
Orientador: Dr. EDIVALDO LOPES THOMAZ.




Formação Complementar


2016 - 2016
Geografia. (Carga horária: 136h).
Universidade de Extremadura, UNEX, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade de Extremadura, UNEX, Espanha.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Programa de Pos Graduação em Geogra, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada no Programa de Pós Graduação em Geografia da Unicentro. Estrutura e Dinâmica das Paisagens

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Editorial Unicentro COED, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Departamento de Geografia- Irati, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas na Graduação Geomorfologia hidrogeografia Fundamentos da Geografia física Geografia dos Solos

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento do curso de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do CAIC -Iniciação Cinetífica Unicentr, Carga horária: 40

Atividades

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNICENTRO, .



Linhas de pesquisa


1.
Monitoramento, Experimentação e Modelagem em Hidrogeomorfologia

Objetivo: O grupo de pesquisa: 1) integrar pesquisadores e estudantes, contribuindo para a formação acadêmica de estudantes de Geografia e áreas afins. 2) gerar conhecimento e ações que venham proporcionar o uso racional de solos e água no âmbito de bacias de drenagem; 3) aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica das paisagens subtropicais úmidas, principalmente, inseridas no ecossistema da mata atlântica; A partir de 2005 o grupo expandiu suas ações de pesquisa e consolidação científica comprovadas por: a) Aprovação de projetos em agências de fomentos: Fundação Araucária, CNPq e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná. b) Os avanços teóricos, técnicos e metodológicos tem levado o grupo a compor parceiras importantes com outros grupos de pesquisa (Ex. Aplicação de radionuclídeos ambientais na avaliação da erosão por medidas in situ - Laboratório de Física Nuclear Aplicada - UEL). c) A constituição do Laboratório de Hidrogeomorfologia em 2008, ampliou a capacidade de monitoramento-experimentação e modelagem em campo e em laboratório. d) As publicações do grupo de pesquisa estão sendo divulgadas nas melhores revistas da área, sendo que algumas com penetração internacional (Ex. Agriculture, Ecosystems and Environment, Revista Brasileira de Geomorfologia, Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Geografia (Rio Claro), Brazilian Archives of Biology and Technology, Geociências entre outras. e) O grupo esta completando o primeiro ciclo de formação acadêmica, em que o primeiro bolsista de iniciação científica encontra-se em doutoramento (Outros bolsista estão no mesmo processo). f) Um dos lideres do grupo de pesquisa obteve Bolsa Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2008)e CNPq 2009. Esses entre outros elementos, indicam a boa repercussão das atividades realizadas pelo grupo que atualmente busca consolidação em pesquisa..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Eficiência da cobertura morta na erosão do solo em cultivo do tabaco
Descrição: A fumicultura na região Sudeste do Paraná é uma importante fonte de renda para as pequenas propriedades, apesar de ser uma das atividades agrícolas que mais causa degradação de solo. Para amenizar este problema, os agricultores vêm utilizando algumas práticas conservacionistas como o plantio direto. Entretanto a forma de plantio em camalhões potencializa a concentração de água na entrelinha e leva a perda considerável de solo mesmo com plantio direto. No entanto, algumas pesquisas em cultivo de tabaco têm demonstrado que o plantio direto parece não ser tão eficiente no controle de erosão do solo quando compradas as taxas de perdas com outros cultivares. Diante do exposto, esta pesquisa tem por objetivo avaliar e eficiência da camada morta (biomassa) na redução dos processos erosivos ao longo do cultivo do tabaco. Serão individualizados três talhões em uma mesma encosta em uma área experimental localizada na Bacia do Arroio Boa Vista no Município de Guamiranga - Paraná. Essa área será dividida em 03 (três) talhões, sendo que cada um deles receberá densidade de semente diferente de aveia preta (Avena strigosa), para proporcionar quantidades diferentes de biomassa durante o cultivo do tabaco. Após o plantio do tabaco serão realizadas atividades mensais como: simulações de chuva, disponibilidade de biomassa, resistência e umidade do solo nos três talhões. Ao término da pesquisa será possível identificar a quantidade ideal de biomassa a ser utilizada para a redução das perdas de solo e água em plantio de tabaco. Chamada Pública 09/2016 - Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Edivaldo Lopes Thomaz - Integrante / João Anesio Bednarz - Integrante / Fabio Caian de Jesus - Integrante / Tais de Oliveira - Integrante / Everson Adriel Rebinski - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Influência do clima na erodibilidade de solos subtropical e tropical
Descrição: O sistema solo é sensível à mudança do clima, pois possui interface direta com a atmosfera e hidrosfera. O clima influencia vários processos geoambientais no sistema solo e, por consequência, afeta na produção de alimentos, fibras, biocombustiveis e, principalmente, como reservatório de carbono, armazenamento de água e na erodibilidade do solo. Os objetivos deste estudo são: a) avaliar a influência do clima na erodibilidade de solos subtropicais e tropicais; b) mensurar o efeito de gradiente climático (escala local-regional) na agregação do solo. Neste estudo buscaremos entender como ocorre/varia o mecanismo de agregação/erodibilidade ao longo de um gradiente que compreende duas zonas climáticas no Estado do Paraná. A estabilidade de agregados será avaliada por meio de tamisamento em água (Agitador de Yoder). Enquanto, a erodibilidade do solo será determinada por meio de simulação de chuva sob amostras indeformadas. As principais contribuições deste estudo são: 1) o entendimento da erodibilidade do solo é de suma importância para a Ciência Geomorfológica em contexto de mudança do clima, pois implica em conhecimento e ações para conservação de solo e água; 2) a mudança na agregação do solo causa selamento/encrostamento superficial gerando redução na infiltração de água no solo e aumento do escoamento superficial. A mudança nesses processos geram diversas alterações em outros processos geoambientais tais como: aumento de seca edáfica; diminuição de armazenamento de água no solo e disponibilidade hídrica; transferência de contaminantes agrícolas para os ambientes aquáticos entre outros; perda de carbono, nutrientes e redução de produtividade agrícola com impacto na segurança alimentar. Palavras-chave: gradiente climático; escala do clima; processos geoambientais; simulação de chuva; sazonalidade climática. Chamada Pública 09/2016 - Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopes Thomaz - Coordenador / Adalberto Alves Pereira - Integrante.
2015 - 2018
A DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES DE REPRESENTAÇÃO DO RELEVO COMO SUPORTE AO PLANO DE MANEJO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ? ESTUDO DE CASO RESERVA BIOLÓGICA DAS ARAUCÁRIAS / PR
Descrição: Os problemas ambientais relacionados à utilização indiscriminada dos recursos naturais resultaram em medidas e ações em prol da conservação ambiental, como a criação e implementação das unidades de conservação. Estas áreas têm como linha mestra para o desenvolvimento de suas atividades o Plano de Manejo, o qual apresenta por meio do Zoneamento Ambiental à divisão da unidade em porções territoriais homogêneas, conforme seu grau de conservação, biodiversidade e fragilidade ambiental. Apesar de existirem roteiros para elaboração deste documento, mencionando os critérios a serem considerados no estabelecimento do zoneamento, sente-se a necessidade do delineamento de variáveis, parâmetros e métodos à obtenção dos seus critérios. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a utilização dos Índices de Representação do Relevo como suporte ao Plano de Manejo, tendo como área de estudo a Reserva Biológica das Araucárias. As informações relacionadas à geomorfologia, a drenagem e suas relações com a distribuição dos solos, levantadas por meio do processamento de atributos derivados do modelo numérico do terreno, MNT, como: a altitude em relação ao canal de drenagem (Altitude Above Channel Network), o potencial de erosão e sedimentação (Multiresolution Index of Valley Bottom Flatness), a declividade (Slope), a relação do comprimento de rampa e declividade (LS ? Factor) e o índice de umidade (Wetness Index), contemplam a Variabilidade e Suscetibilidade Ambiental, presentes nesses roteiros como alguns dos critérios de zoneamento. O processamento dos índices auxiliará no detalhamento das informações pedológicas e no estabelecimento de Classes Limitantes que, associadas ao uso do solo da reserva, permitirá uma orientação para o zoneamento, fundamentada na limitação e aptidão de uso das terras. Edital. CP 08/2014 Biodiversidade do Paraná Fundação Araucária & Fundação Grupo Boticário.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Ronaldo Ferreira Maganhotto - Coordenador / Luiz Claudio de Paula Souza - Integrante / Marciel Lohmann - Integrante / Jairo Calderari de Oliveira Junior - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - 2018
Conectividade hidro-geomorfológica em cabeceira de drenagem com cultivo de tabaco na Região Sudeste do Paraná
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a erosão do solo em área de plantio de tabaco em sistema convencional em diferentes fases do cultivo e sua conectividade com os canais fluviais ao longo do período de safra e entresafra em cabeceiras de drenagens alem da influencia da zona ripária na conectividade desse material. Serão monitoradas parcelas fechadas com calhas de Gerlach nas vertentes, armadilha nas zonas riparia e, calhas Parshall nos corpos hídricos, sendo duas a montante das áreas de cultivo de tabaco e três a jusante do cultivo. Parte-se dos seguintes pressupostos: as atividades diárias realizadas nas áreas de cultivo do tabaco podem contribuir com a erosão do solo que por conseguinte, podem potencializar a transferência de sedimentos dessas áreas de cultivo para os canais fluviais; a perda de solo em áreas de cultivo do tabaco apontadas na literatura indicam valores acima da tolerância de perdas para áreas agrícolas e devido a essa maior disponibilidade de material a zona riparia pode reduzir sua eficiência. Edital. CHAMADA UNIVERSAL? MCTI/CNPq Nº 14/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Edivaldo Lopes Thomaz - Integrante / João Anesio Bednarz - Integrante / Cláudio Antonio Kozechen - Integrante / Fabio Caian de Jesus - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - 2018
Roteiro Turístico no Meio Rural: Uma Alternativa Não Agrícola para Complementação de Renda das Pequenas Propriedades do Município de Prudentópolis.
Descrição: A atividade turística no meio rural, aliada a educação ambiental pode criar oportunidades para as localidades que apresentam potencial turístico, apontando alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do município. Neste contexto, pretende-se, com a realização deste projeto, apresentar aos pequenos produtores rurais, que sua cultura campesina e seus produtos e serviços podem vir assumir uma conotação turística e que sua valorização e organização contribuirá e transformará estes elementos em produtos passíveis de complementação de renda fomentando, assim, a economia local. Neste contexto, este projeto tem como objetivo propor um roteiro turístico para a área rural de Prudentópolis interligando os Faxinais do município..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Ronaldo Ferreira Maganhotto - Coordenador.
2013 - 2015
Estudo de degradação de solos e origem de sedimentos em bacias rurais por Fluorescência de Raios X, Espectrometria Gama e análise multivariada
Descrição: Descrição: Dentre as formas de degradação do solo, destacam-se a erosão e a contaminação. A produção de sedimentos em uma vertente não ocorre de forma homogênea, dependerá das variáveis morfológicas e do uso do solo, sendo uma das formas de degradação do solo. Portanto vê-se a necessidade de identificar as áreas fontes de sedimentos (áreas que disponibilizam maior quantidade de sedimentos), preenchendo algumas lacunas em relação ao seu transporte. Além disso, a contaminação do solo por metais provenientes da ação antrópica, é outro fator relevante na qualidade do solo. Neste projeto será utilizada a técnica de Fluorescência de Raios X por Dispersão em Energia (EDXRF) para quantificação dos metais presentes no ecossistema de uma bacia rural e a técnica de espectrometria gama para quantificação dos radionuclídeos, visando identificação das áreas fontes de produção de sedimentos, relacionando-as com o tipo de uso e qualidade do solo. A discriminação de solos e sedimentos e a previsão de proveniência dos solos serão realizadas por meio da análise de componentes principais entre outras técnicas de análise multivariada. Serão coletadas amostras de solo e sedimento superficiais e em diferentes profundidades, em vários pontos da bacia do Arroio Boa Vista, em Guamiranga, PR. Pretende-se fazer três níveis de coletas: nível exploratório (em diferentes usos da terra), nível semi-exploratório (em zona ripária limitada por diferentes usos da terra, barranco do canal fluvial e depósitos de sedimento em canal fluvial) e nível intensivo (transectos-topossequência). As amostras serão analisadas in natura após secagem e homogeneização para granulometria inferior a 125μm de tamanho de partícula. A técnica de EDXRF e a de espectrometria gama permitem a análise das amostras na forma de pó, dispensando preparação química da amostra. Os resultados do projeto podem gerar a implementação de uma metodologia inovadora para discriminação direta do tipo e uso de solo e proveniência de sedimentos numa bacia rural fazendo uso de equipamentos portáteis complementada por métodos multivariados de análise. Estudos de degradação de solo tem aplicação direta na área agrícola (agricultura de precisão), forense, de geomorfologia entre outras...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopez Thomaz - Coordenador / Fabio Luiz Melquiades - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Transferência de sedimentos da vertente para o canal fluvial emcabeceiras de drenagem ocupadas pelo cultivo de tabaco no Município de Irati-PR
Descrição: O presente projeto , tem como objetivo avaliar a erosão de solo em áreas de cabeceiras de drenagem sob o cultivo do tabaco e sua conectividade com os corpos hídricos em uma pequena propriedade rural no município de Irati-PR. Cabe destacar que o cultivo do tabaco é uma atividade característica das pequenas propriedades da Região Centro-Sul do Estado do Paraná, principalmente naquelas propriedades onde há certas restrições a mecanização do solo (solos rasos com vertentes declivosas). Devido a estas restrições, o cultivo do tabaco nessas áreas é realizado sem práticas conservacionistas, com a utilização da tração animal nas atividades diárias. No Plantio Convencional do tabaco, o solo fica exposto aos efeitos climáticos sendo necessário o constante revolvimento das entrelinhas e camalhões durante a safra para eliminação das ervas daninhas e para aumento da zona de aeração da camada superficial do solo. Este manejo promove uma desagregação da camada superficial do solo, tornando-a mais susceptível ao transporte com a ocorrência das precipitações. Como boa parte desse cultivo é realizada em cabeceiras de drenagem, parte do solo erodido acaba se conectando com os corpos hídricos. Neste sentido a pesquisa visa monitorar as perdas de solo nas vertentes através da instalação de armadilhas e calhas para identificar e quantificar a erosão das vertentes e através de armadilhas, caixas coletoras de sedimentos entaladas nos pontos de conectividade, identificar e quantificar qual o percentual de material que chegou aos corpos hídricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Edivaldo Lopes Thomaz - Integrante / Leandro Redin Vestena - Integrante / Aparecido Ribeiro de Andrade - Integrante / João Anesio Bednarz - Integrante / Fátima Furmanowicz Brandalize - Integrante / Cláudio Antonio Kozechen - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Influência do fogo nos processos hidrológicos e geomorfológicos em solo subtropical
Descrição: O objetivo deste estudo é examinar o efeito do fogo nos processos hidrológicos e geomorfológicos em solo subtropical. O fogo causa diversas mudanças no solo: física, química, biológica, afeta a estabilidade de agregados, altera a infiltração, aumenta o escoamento, aumenta a perda de solo entre outras. O fogo é considerado um importante agente hidrológico e geomorfológico que influencia toda a dinâmica ambiental de uma bacia de drenagem ou ecossistema. Diante da tendência de mudanças climáticas os incêndios florestais poderão ser mais freqüentes nos diferentes ecossistemas brasileiros. Portanto, existe necessidade de estudo do efeito do fogo no território brasileiro. Além disso, tais estudos relacionam-se também com a agricultura tradicional que usa o fogo para limpeza de terreno. Este tipo de agricultura é prevalente na região Central do estado do Paraná. Aliás, é neste tipo de agricultura onde é produzida a maior parte do feijão no estado do Paraná. Alguns resultados esperados com o desenvolvimento da pesquisa: a) reconhecer o impacto do fogo nos processos ambientais; b) avaliar os efeitos do fogo no comportamento estrutural de solo tropical; c) entender a influência da agricultura de toco que faz uso do fogo para limpeza do terreno nos processos hidrológicos e geomorfológicos de vertente. A partir desse entendimento é possível propor ações de manejo e conservação de solo em áreas de baixa aptidão agrícola; d) Formar recursos humanos na graduação e pós-graduação. Inclusive agricultores participarão da pesquisa, pois parte das mensurações será realizada em área utilizada para a produção de feijão (Comunidade de Tijuco Preto)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopez Thomaz - Coordenador / Paulo Ângelo Fachin - Integrante / Stefan Doerr - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Influencia dos animais nos condicionantes Hidrogeomorfológicos da Floresta Ombrófila Mista com Domínio do Sistema de Faxianl na Região Centro-Sul do Paraná
Descrição: Este projeto se propõe a avaliar a influencia dos animais em algumas variáveis hidrogeomorfológicas em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista com uso do Sistema de Faxinal, no município de Prudentópolis- PR, no qual há uma variação na estrutura florestal, promovida pela exploração ao longo o tempo e pela intensificação do pastoreio dos animais. Variação esta que ao longo do tempo, propiciou o surgimento de áreas de pastagens naturais (clareiras) e áreas com floresta secundária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Edivaldo Lopes Thomaz - Integrante / Leandro Redin Vestena - Integrante / Aparecido Ribeiro de Andrade - Integrante / João Anesio Bednarz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Estudo da sucetibilidade a ocorrência de desastres naturais em Guarapuava/PR: uma proposta para o ordenamento territorial - CNPq/CAPES Nº 07/2011
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma metodologia para o ordenamento territorial que considere a suscetibilidade de ocorrência de desastres naturais, para a cidade de Guarapuava, região centro-sul do Estado do Paraná. Os objetivos específicos são: 1. Mapear as áreas suscetíveis a desastres naturais potenciais na cidade de Guarapuava; 2. Identificar e quantificar os principais desastres naturais ocorridos no município de Guarapuava; 3. Avaliar os impactos da urbanização de Guarapuava no processo chuva vazão; 4. Avaliar o processo de expansão urbana da cidade de Guarapuava frente à possibilidade de ocorrência de desastres naturais; e 5. Propor medidas preventivas e mitigadoras de desastres naturais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopes Thomaz - Integrante / Leandro Redin Vestena - Coordenador / Aparecido Ribeiro de Andrade - Integrante / Lisandro Pezzi Schmidt - Integrante.
2011 - 2013
Impactos da urbanização na dinâmica hidrológica e na morfologia da rede hidrográfica em Guarapuava/PR (Chamada de Projetos 05/2011 Fundação Araucária: Programa Universal Pesquisa Básica e Aplicada)
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal identificar impactos da urbanização na dinâmica hidrológica e na morfologia da rede de drenagem em Guarapuava, região central do Estado do Paraná. Os procedimentos metodológicos principais compreenderão o monitoramento da descarga líquida e da pluviosidade em bacias hidrográficas com diferentes tipos de uso da terra, urbano e rural. Os principais resultados esperados são gerar um banco de dados hidrológicos, identificar o impacto da urbanização na dinâmica dos processos chuva-vazão e na geometria hidráulica de canais fluviais urbanos, e mapear os cursos fluviais canalizados, que subsidie a gestão, o manejo e conservação dos recursos naturais, principalmente, a água.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Leandro Redin Vestena - Coordenador / Edivaldo Lopez Thomaz - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Monitoramento de processos hidrogeomorfológicos no Sistema de Faxinal Anta Gorda - Prudentópolis - PR
Descrição: A grande maioria dos trabalhos científicos a respeito dos Faxinais evidencia este sistema como um exemplo de adaptação do homem ao meio natural, ao distribuir equilibradamente essas atividades no tempo e no espaço, otimizando o uso dos recursos locais e satisfazendo as necessidades de reprodução social de milhares de famílias. Mas por traz desta questão, o sistema de Faxinal apresenta alguns problemas de ordem tanto social quanto ambiental. Neste contexto, vê-se a necessidade de uma investigação (monitoramento), dos processos ambientais, causado por este sistema, que não representa um padrão ambiental sustentável, pois se reduz a uma flora impossibilitada de regeneração de forma sustentável. Compactuando com essas questões, o presente projeto tem como objetivo, elaborar uma avaliação das condições ambientais do Sistema de Faxinal Anta Gorda, localizado no Município de Prudentópolis- PR. Serão monitoradas variáveis como: compactação do solo devido ao pisoteio sistemático dos animais que transitam livremente por toda extensão do Faxinal; erosão dos solos nos caminhos preferenciais que os animais promovem ao longo do Faxinal. Processos hidrológicos (precipitação, atravessamento, infiltração e umidade). Impacto causado pelo contato direto dos animais com os corpos hídricos, promovendo assim uma inexistência da zona ripária..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Edivaldo Lopez Thomaz - Integrante / Aparecido Ribeiro de Andrade - Integrante / Andreza Rocha de Freitas - Integrante / João Anesio Bednarz - Integrante.
2009 - 2012
Avaliação de processos hidro-erosivos em estradas rurais por meio de chuva simulada
Descrição: A região de Guarapuava é caracterizada, em parte, por possuir terrenos dissecados. Nessas áreas são praticadas principalmente agricultura de subsistência com aplicação de baixa tecnologia. Nas propriedades existem extensões significativas de caminhos e carreadores de circulação interna, conectados as estradas rurais principais. Por serem construídas em terrenos dissecados as estradas sofrem fortes processos erosivos, além disso, cruzam vários riachos o que contribui para a entrada de sedimentos nos corpos hídricos. O aumento da entrada de sedimento causa diversos efeitos no canal fluvial (ex. formação de bancos, alteração de margens plenas-extravasamento, mudanças de geometria hidráulica, entre outros). Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a produção de sedimento em estradas rurais não pavimentadas por meio de chuva simulada. Além disso, busca-se (objetivos específicos): quantificar a produção de sedimento em estrada rural; mensurar a taxa de escoamento superficial em diferentes setores de estrada rural por meio de micro-aspersor; estimar a concentração de sedimento em suspensão em pontos de cruzamento estrada-rio no sentido de indicar a participação relativa das estradas na concentração de sedimento em suspensão no sistema fluvial; mensurar a granulometria de depósitos de sedimento provenientes de estradas rurais e caracterizar caixas de contenções e avaliar a eficácia dessas medidas de conservação em estradas rurais em terras dissecadas. A metodologia aplicada será chuva simulada por meio de simulador transportável, monitoramento sistemático em campo e amostragens usuais para este tipo de pesquisa. Os resultados esperados com o desenvolvimento desta pesquisa são: 1) destacar a importância das estradas rurais não pavimentadas como fontes de sedimento; 2) verificar o papel das estradas como meio de conexão entre vertente-rio em relação à produção e transferência de sedimento e de outros contaminantes provenientes de campos de cultivos para os riachos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopez Thomaz - Coordenador.
2009 - 2011
Análise da Degradação Ambiental de Áreas com Potencial Agroecológico em Faxinais, em busca de estratégias de uso sustentável dos recursos naturais (Convênio Fundação Araucária 415/2009 - Prot. 14929)
Descrição: : O projeto propõe a investigação das causas e efeitos do uso de recursos naturais em comunidades tradicionais localizadas no município de Rebouças, região centro-sul do Paraná, organizadas em atividades coletivas de utilização de plantas e criação de animais, além de técnicas rudimentares de agricultura familiar. O monitoramento das condições ambientais em áreas de agricultura familiar, tem demonstrado resultados contraditórios, pois ao mesmo tempo em que o nível de poluição não é significativo, normalmente a qualidade dos recursos explorados é inferior. Os objetivos do projeto centram-se na possível estruturação das comunidades envolvidas, de forma a explorar os recursos de maneira sustentável. Para tanto, a investigação dos problemas existentes e suas origens, irão definir uma estratégia de monitoramento e acompanhamento destas atividade...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Aparecido Ribeiro de Andrade - Coordenador / Andreza Rocha de Freitas - Integrante / Luciano Farinha Watzlawick - Integrante.
2009 - Atual
Pesquisa Continuada em Avaliação de Processos Erosivos em Pequenas Bacias Hidrográficas Rurais
Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar os processos erosivos na bacia hidrografica do Arroio Boa Vista- Guamiranga PR. Esta bacia esta totalmente inserida na área rural e apresenta uma dinamica peculiar do uso do solo, por haver um predomínio de cultivo do Tabaco (nicotina tabacun. L). Este cultivo é realizado entre os meses de setembro a março, quando há uma intensificação do uso do solo. São avaliadas tambem outras fontes produtores de sedimentos que constituem o uso do solo (pastagem, reflorestamento de eucalipto, mata de araucária, faxinal e erva-mate). A identificação da perda de solo destes diferentes tipos de usos, contribuirão para a indentificação das áreas fontes de sedimentos da referida bacia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador.
2008 - 2010
Aplicação da EUPS (Equação Universal de Perca de Solos) na Bacia hidrográfica do Arroio Boa Vista -Guamiranga PR.
Descrição: O objetivo desta pesquisa é aplicar a EUPS (Equação Universal de Perca de Solos), para quantificar as perdas de solos de cada tipo de uso solo, pois, trabalhar-se-á com mapas em grande escala, onde o grau de detalhe é maior. Por se tratar de uma microbacia hidrográfica, (6,056 km2), as particularidades do uso do solo acabam influenciando nos resultados quando da aplicação de alguns modelos matemáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador.
2008 - 2009
Associativismo Apícola no Municipio de Prudentópolis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Ana Léia Macohon Klosowski - Integrante / Edson Roberto Macohon - Coordenador.
2006 - 2008
Desenvolvimento e aplicação de simulador de chuva em estudo de processos erosivos em área degradada. Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores
Descrição: Desenvolver simulador de chuva. Aplicar chuva simulada para mensurar variáveis hidro-erosivas em área degradada. Avaliar a produção de sedimento em área degradada (área fonte de sedimento). Caracterizar aspectos biofísicos do solo em área degradada. Recuperar áreas degradadas. financiado pelo Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores "Programa Primeiros Projetos PPP/2006" (Fundação Araucária e CNPq) ...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopes Thomaz - Coordenador / Woliver DIAS - Integrante / Adriano Araujo Amaral - Integrante / Adalberto Alves Pereira - Integrante.
2006 - 2008
Avaliação do aporte de sedimentos provenientes de estradas rurais e de seus impactos na descaga sólida em suspensão na Bacia do Rio Guabiroba, Guarapuava -PR (edital universal CNPQ- 2007)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopes Thomaz - Coordenador / Woliver DIAS - Integrante.
2000 - 2001
Estudo de erosão em solos agrícolas pelo método de pinos de erosão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Edivaldo Lopes Thomaz - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Roteiro Turístico no Meio Rural: Uma Alternativa Não Agrícola para Complementação de Renda das Pequenas Propriedades do Município de Prudentópolis.
Descrição: As dificuldades financeiras estão presentes em parte das pequenas propriedades rurais, fazendo-se necessário a diversificação dos seus produtos e serviços em busca de uma melhor condição de renda. O município de Prudentópolis com cerca de 2.500 km² e 50.000 habitantes, possui uma área rural povoada, com cerca de 25.000 pessoas distribuídas, predominantemente, em pequenas propriedades. As atividades desenvolvidas nestas áreas estão ligadas a fumicultura, plantio de feijão, erva-mate, apicultura e algumas iniciativas de produtos orgânicos e atividades de lazer. Neste contexto, pretende-se por meio da presente proposta elaborar um roteiro turístico com conotação rural para o município, utilizando-se dos recursos naturais e culturais presentes nos Faxinais e entorno. A atividade turística no meio rural, aliada a educação ambiental pode criar oportunidades para as localidades que apresentam potencial turístico, apontando alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do município. Neste contexto, pretende-se, com a realização deste projeto, apresentar aos pequenos produtores rurais, que sua cultura campesina e seus produtos e serviços podem vir assumir uma conotação turística e que sua valorização e organização contribuirá e transformará estes elementos em produtos passíveis de complementação de renda fomentando, assim, a economia local. Entende-se que a concretização do roteiro, aliada a orientação das pessoas envolvidas no projeto configurar-se-á como uma alternativa de complementação de renda para os agricultores, assim, como uma nova oferta de produto turístico ao município de Prudentópolis. Edital 07/2014 - PROGRAMA DE EXTENSÃO "UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS" - USF.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Ana Léia Macohon Klosowski - Integrante / Ronaldo Ferreira Maganhotto - Integrante.
2014 - 2014
Projeto Rondon
Descrição: O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. No ano de 2014 o Projeto Rondon foi realizado no Norte de Minas chamado Operação Catopê que abrangeu 15 municipios..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador.
2009 - 2009
V Semana de Geografia de Iratí: epistemologia(s) Contemporânea(s): Prática de Ensino e Pesquisa em Geografia e outros saberes
Descrição: A maior relevância buscada e atingida com o evento, foi a atualização e especificidade dos conhecimentos na área geográfica, a troca de informações entre os profissionais das várias áreas da Geografia e a promoção da divulgação de pesquisas realizadas pelos acadêmicos e pelo corpo docente da Instituição. Os temas abordados buscaram enfatizar a temática central da semana (Epistemologia(s) Contemporânea(s): Práticas de Ensino e Pesquisa em Geografia e Outros Saberes) através da visão diferenciada dos vários colaboradores do evento, de áreas afins Dessa forma, foram enfocados sob ótica de profissionias de diversar áreas, temas, método e técnicas que envolvem o ensino e a pesquisa da ciência geográfica e os desafios epistemológicos da práxis contemporânea atinente à reflexão sócioespacial. Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador.
2008 - 2009
Inovação Tecnológica na Apicultura
Descrição: Projeto Desenvolvido dentro do Progama Universidade Sem Fronteiras, proposto pela SETI. O objetivo geral deste projeto consiste em implementar Unidades de Extração de Mel nas comunidades da zona rural do município de Prudentópolis em parceria com a Associação Centro Sul de Apicultores- ACESA. Em um plano mais detalhado, pretende-se alcançar os seguintes objetivos específicos: a) Desenvolver cursos e treinamentos sobre requisitos para instalação e manejo do apiário, coleta e transporte dos favos e extração do mel, conforme Norma Técnica NBR 15585 para o setor apícola; b) Efetuar diagnóstico ambiental das propriedades apícolas para registrar as Unidades de Extração de Mel junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF); c) Propor adequações ambientais das propriedades apícolas para o registro das Unidades de Extração de Mel junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF);.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Integrante / Ana Léia Macohon Klosowski - Coordenador / Edson Roberto Macohon - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Aplicação de métodos e técnicas de pesquisa em Ciências Ambientais
Descrição: Executamos um projeto juntamente com o Grupo de Investigacion GeoAmbiental (GIGA) coordenado pela Professora Dra Susanne Schnabel com carga horaria de 160 horas na Universidad de Extremadura- Espanha. Ao longo do período realizamos diversas atividades como : trabalho de campo em áreas experimentais; reuniões de planejamento para futuras parcerias; trabalho de gabinete para tabulação e analises de dados; atividades de laboratório e palestras nos cursos de Turismos, Historia e Geografia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Valdemir Antoneli - Coordenador / Manuel Pulido-Fernández - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Water
2015 - 2017
Periódico: LAND DEGRADATION & DEVELOPMENT
2011 - Atual
Periódico: Revista Ambiência


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Boletim de Geografia (UEM)
2012 - 2012
Periódico: Ambiência (UNICENTRO)
2013 - Atual
Periódico: RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise
2015 - Atual
Periódico: Revista de Ciências Agro-Ambientais (Online)
2013 - Atual
Periódico: Revista de Ciências Agro-Ambientais (Online)
2012 - Atual
Periódico: Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Revista Geografar (UFPR)
2016 - Atual
Periódico: Land Degradation & Development
2016 - Atual
Periódico: African Journal of Agricultural Research
2016 - Atual
Periódico: Boletim Goiano de Geografia (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Geografia Física
2017 - Atual
Periódico: Terr@ Plural (UEPG. Online)
2016 - Atual
Periódico: Geofocus (Madrid)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANTONELI, VALDEMIR2019ANTONELI, VALDEMIR; THOMAZ, EDIVALDO LOPES ; BEDNARZ, JOÃO ANÉSIO . The Faxinal System: Forest fragmentation and soil degradation on the communal grazing land. SINGAPORE JOURNAL OF TROPICAL GEOGRAPHY, v. 40, p. 34-49, 2019.

2.
ANTONELI, VALDEMIR2018ANTONELI, VALDEMIR; REBINSKI, EVERSON ; BEDNARZ, JOÃO ; RODRIGO-COMINO, JESÚS ; KEESSTRA, SASKIA ; CERDÀ, ARTEMI ; PULIDO FERNÁNDEZ, MANUEL . Soil Erosion Induced by the Introduction of New Pasture Species in a Faxinal Farm of Southern Brazil. Geosciences, v. 8, p. 166-178, 2018.

3.
ANTONELI, VALDEMIR2018ANTONELI, VALDEMIR; LENATORVICZ, HÉLIO H. ; BEDNARZ, JOÃO A. ; PULIDO-FERNÁNDEZ, MANUEL ; BREVIK, ERIC C. ; CERDÀ, ARTEMI ; RODRIGO-COMINO, JESÚS . Rainfall and land management effects on erosion and soil properties in traditional Brazilian tobacco plantations. HYDROLOGICAL SCIENCES JOURNAL-JOURNAL DES SCIENCES HYDROLOGIQUES, v. 1, p. 1-12, 2018.

4.
MELQUIADES, FÁBIO L.2018MELQUIADES, FÁBIO L. ; BASTOS, RODRIGO O. ; ANDREONI, LEONARDO S. ; THOMAZ, EDIVALDO L. ; ANTONELI, VALDEMIR . Coupling soil transfer from hillslope to riparian zone through natural fingerprint in a catchment with tobacco crop. JOURNAL OF SOILS AND SEDIMENTS, v. 1, p. 1-9, 2018.

5.
ANTONELI, V.2017ANTONELI, V.; JESUS, F. C. ; BEDNARZ, J. A. . Resistência do Solo em Cultivo de Tabaco com Diferentes Formas de Manejo na Região Sudeste do Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA, v. 18, p. 363-377, 2017.

6.
MINOSSO, JOSLAINE2017MINOSSO, JOSLAINE ; ANTONELI, VALDEMIR ; ROCHA DE FREITAS, ANDREZA . VARIABILIDADE SAZONAL DA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO EM DIFERENTES TIPOS DE USO NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ / SEASONAL VARIABILITY OF WATER INFILTRATION IN SOIL IN DIFFERENT TYPES OF USE IN THE SOUTHEAST REGION OF PARANA. GEOGRAPHIA MERIDIONALIS, v. 3, p. 86-103, 2017.

7.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2016 ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. . Perda de solo em estradas rurais em área de cultivo de tabaco na Bacia do Arroio Boa Vista- Paraná.. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 7, p. 227-240, 2016.

8.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2016ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. . PERDA DE SOLO EM UMA ESTRADA TEMPORÁRIA EM CULTIVO DO TABACO NO MUNICÍPIO DE IRATI- PR. GeographiaMeridionalis, v. 02, p. 109-126, 2016.

9.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2016ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. ; JESUS, F. C. . DISTRIBUIÇÃO DA UMIDADE SUPERFICIAL DO SOLO EM CULTIVO DE TABACO COM DIFERENTES FORMAS DE PLANTIO NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ.. Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 17, p. 51-64, 2016.

10.
ANTONELI, V.2016ANTONELI, V.; KOZECHEN, C. A. ; BEDNARZ, J. A. ; PULIDO-FERNANDEZ, M. . PERDA DE SOLOS EM DIFERENTES USOS EM ÁREA DE FAXINAL NA REGIÃO SUDESTE DO PARANÁ, BRASIL. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 41, p. 497-511, 2016.

11.
BARTIKO, DANIEL2016BARTIKO, DANIEL ; DE ALBUQUERQUE, NATHAN TADEU ; DE OLIVEIRA, THAÍS ; ANTONELI, VALDEMIR . Abordagem sobre meio ambiente no Projeto Rondon: compartilhando experiências. Revista em Extensão (Online), v. 15, p. 89-105, 2016.

12.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2015ANTONELI, V.; FRANCISQUINI, V. . Influência de alguns elementos climáticos na produção de serrapilheira em um reflorestamento de pinus na FLONA (Floresta Nacional) de Irati- PR. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), v. 25, p. 176-190, 2015.

13.
THOMAZ, E. L.2015THOMAZ, E. L. ; ANTONELI, V. . RAIN INTERCEPTION IN A SECONDARY FRAGMENT OF ARAUCARIA FOREST WITH FAXINAL, GUARAPUAVA-PR. CERNE (UFLA), v. 21, p. 363-369, 2015.

14.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2015ANTONELI, V.; GUIMARAES, M. A. ; MATTOS, E. R. . VARIABILIDADE NA EROSÃO DE MARGEM E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM UM CANAL FLUVIAL NA ÁREA URBANA DE IRATI-PR. Geoambiente On-line, v. 25, p. 73-87, 2015.

15.
ZALUSKI, P.2014ZALUSKI, P. ; ANTONELI, V. . Variabilidade na Infiltração da Água no Solo em área de Cultivo de Tabaco na Região Centro-Sul do Paraná. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), v. 24, p. 1-14, 2014.

16.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2014ANTONELI, V.; FRANCISQUINI, V. . Influência de alguns dados meteorológicos na produção de serapilheira na FLONA (Floresta Nacional) de Irati - Paraná. Ambiência (UNICENTRO), v. 10, p. 267-280, 2014.

17.
THOMAZ, E. L.2014 THOMAZ, E. L. ; ANTONELI, V. ; DOERR, S. . Effects of fire on the physicochemical properties of soil in a slash-and-burn agriculture. Catena (Cremlingen), v. 1, p. 209, 2014.

18.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2014ANTONELI, V.; SCHENEMANN, R. . Influência de Alguns Elementos Climáticos na Deposição de Serapilheira no Cultivo de Erva Mate (Ilex paraguariensis) na Região Sudeste do Paraná. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 07, p. 486-496, 2014.

19.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2014ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. . Perda de Solo em Cultivo de Tabaco Sob Diferentes Formas de Cultivo na Região Sudeste do Paraná. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 15, p. 455-469, 2014.

20.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2013ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. ; CANALI, N. E. . A influência da fumicultura na dinâmica da paisagem rural na bacia do Arroio Boa Vista?Guamiranga?Paraná. Boletim de Geografia (UEM), v. 31, p. 101-116, 2013.

21.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2013ANTONELI, V.; BRANDALIZE. F. F. . Perda de água e solo no cultivo de milho com diferentes formas de cultivo em agricultura familiar na Região Centro-Sul do Paraná.. Caminhos de Geografia (UFU), v. 14, p. 84-94, 2013.

22.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2012ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. ; THOMAZ, E. L. . Produção de sedimento em caminhos de animais em Sistema de Faxinal na Região Centro-Sul do estado do Paraná.. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 13, p. 311-322, 2012.

23.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2012ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. . Produção de serrapilheira em um fragmento de floresta Ombrófila Mista com sistema de faxinal. Sociedade & Natureza (UFU. Online), v. 3, p. 489-504, 2012.

24.
KRAICZEK, T.2012KRAICZEK, T. ; ANTONELI, V. . Avanço do cultivo do Tabaco no Município de Prudentópolis-PR; estudo de caso da década de 2000. Revista Percurso (Online), v. 4, p. 59-77, 2012.

25.
ANDRADE, A. R.2012ANDRADE, A. R. ; ANTONELI, V. ; BEDNARZ, João Anesio . Comparação da Dinâmica Geomorfoclimática Entre Áreas Florestadas e de Pastagens Influenciadas por Migração de Animais no Faxinal Marmeleiro de Cima - Rebouças - PR. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, p. 4-23, 2012.

26.
FREITAS, A. R.2012FREITAS, A. R. ; ANTONELI, V. . Mapeamento do uso da terra e de Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Faxinal Anta Gorda, Prudentópolis ? PR. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online), v. 3, p. 35/48-48, 2012.

27.
BEDNARZ, J. A.2012BEDNARZ, J. A. ; ANTONELI, V. ; ANDRADE, Aparecido R. ; CARVALHO, M. F. A. . Movimentação de leito de rio em cabeceira de drenagem potencializada por ação de animais domésticos (suínos). Geografia (Londrina), v. 21, p. 75-93, 2012.

28.
THOMAZ, E. L.2011 THOMAZ, E. L. ; ANTONELI, V. ; DIAS, W . Estimativa de Proveniência de Sedimento em Cabeceira de Drenagem com Alta Densidade de Estradas Rurais não Pavimentadas. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 16, p. 25-37, 2011.

29.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2010 ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. . Relação entre o cultivo de fumo (Nicotina tabacum L.) e a produção de sedimentos na Bacia do Arroio Boa Vista, GUAMIRANGA ? PR.. Geografia (Rio Claro. Online), v. 35, p. 39-56, 2010.

30.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2010ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. . Erosão de solo sob o cultivo de tabaco (Nicotina Tabacun) em uma pequena propriedade rural no município de Irati Paraná.. Caminhos de Geografia (UFU), v. 11, p. 150-167, 2010.

31.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2010ANTONELI, V.; DOUHI, N. . Técnica para estimar vazão e produção de sedimentos em cabeceira de drenagem sem dados históricos. Perspectiva Geográfica (Impresso), v. 1, p. 05-23, 2010.

32.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2009ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. . Comparação de infiltração de água no solo mensurada em período seco e úmido, em diferentes usos da terra na bacia do Arroio Boa Vista - Guamiranga-PR. Ambiência (UNICENTRO), v. 5, p. 1-20, 2009.

33.
THOMAZ, E. L.2008THOMAZ, E. L. ; ANTONELI, V. . Erosão e degradação do solo em área cultivada com erva-mate (Ilex paraguariensis), Guarapuava -Pr. Geociências (São Paulo. Impresso), v. 27, p. 2-31, 2008.

34.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2007ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L. . Caracterização do meio físico da Bacia Hidrográfica do Arroio Boa Vista - Guamiranga - PR. Caminhos de Geografia (UFU), v. 8, p. 46-58, 2007.

35.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2007ANTONELI, V.. Mudanças no uso do solo promovidas pela extinção do sistema de faxinal - Estudo de caso da Bacia do Arroio Boa Vista- Guamiranga P-r. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom), v. 5, p. 250-262, 2007.

36.
Nery, et al2003Nery, et al ; ANTONELI, V. ; Souza, et al ; Orsini, et al . Caracterização da precipitação da Região Sul do Paraná. Geo UERJ, v. 01, p. 962-968, 2003.

37.
ANTONELI, V.;ANTONELI, VALDEMIR2003ANTONELI, V.; Antoneli. et al ; Antoneli. et al . Esboço dos Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos do Estado do Paraná como condicionantes da paisagem. Geo UERJ, v. 01, p. 93-103, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANTONELI, V.; CHIMIN JUNIOR, A. B. . DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2013. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
THOMAZ, E. L. ; ANTONELI, V. ; MELQUIADES, F. L. . Methods used in the study of slash-and-burn fires. In: Paulo Pereira, Jorge Mataix-Solera, Xavier Úbeda, Guillermo Rein, Artemi Cerdà, Guillermo Rein. (Org.). Fire Effects on Soil Properties. 1ed.Clayton South: CSIRO, 2019, v. 1, p. 309-327.

2.
ANTONELI, V.; MARTINHUK, A. ; BEDNARZ, J. A. ; PULIDO-FERNANDEZ, M. . Efeitos ambientais negativos em áreas ripárias ligados à criação de criação de animais sob um sistema tradicional de gestão silvopastoral: Caso da microbacia do Rio Tijuco Preto. Sistemas Silvopastoriles: Aportes a los Objetivos de Desarrollo Sostenible. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 77-83.

3.
ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. . Métodos e Técnicas Aplicadas em variáveis Hidrogeomorfológicas. In: Alides Batista Chimim Junior; Andreza Rocha de Freitas. (Org.). Tecnologias Geográficas: O uso de diferentes metodologias na produção do conhecimento Geográfico. 01ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 01, p. 153-174.

4.
ANTONELI, V.. AVANÇO DA FUMICULTURA NAS ÁREAS DE FAXINAIS NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS-PR.. In: Rogério Leandro Lima da Silveira. (Org.). Tabaco, Sociedade e Território: Relações e Contradições no Sul do Brasil. 01ed.Santa Cruz do Sul- RS: EDUNISC, 2013, v. 01, p. 227-259.

5.
HORNES, K. L. ; FIORI, C. O. ; ANTONELI, V. . ASPECTOS GEOLÓGICOS E GEOMORFOLÓGICOS DO PARQUE ESTADUAL DO GUARTELA TIBAGI-PR COMO POTENCIAL PARA O GEOTURISMO. In: Valdemir Antoneli; Alides Baptista Chimin Junior. (Org.). DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 159-178.

6.
ANTONELI, V.; ANDRADE, A. R. ; BEDNARZ, J. A. . REFLEXÕES SOCIEDADE-NATUREZA NA PERSPECTIVA DAS COMUNIDADES FAXINALENSES: o caso do faxinal marmeleiro de cima ? Rebouças-PR.............................................................. In: Valdemir Antoneli: Alides Baptista Chimin Junior. (Org.). Diálogos Geográficos. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 1, p. 105-124.

7.
ANTONELI, V.. AVALIAÇÃO DE EROSÃO DAS MARGENS POR MEIO DA TÉCNICA DE PINOS DE EROSÃO: ESTUDO DE CASO NO ARROIO BOA VISTA - GUAMIRANGA- PR. In: Vestena L. R. ; Nobokuni P.; Thomaz E. L.; Silva, M da. (Org.). Saberes Geográficos: Teorias e Aplicações. Guarapuava: UNICENTRO, 2009, v. v1, p. 167-183.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JESUS, F. C. ; ANTONELI, V. . Produção de sedimentos suspensos em uma cabeceira de drenagem com cultivo de tabaco no município de São João do Triunfo-PR.. In: XII ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. XII ENANPEGE, 2017. v. 1. p. 1-10.

2.
MINISSO, J. ; ANTONELI, V. . Variabilidade temporal da resistência do solo à penetração sob sistema ILP. In: XII ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. XII ENANPEGE, 2017. v. 1. p. 11857-11866.

3.
MINISSO, J. ; ANTONELI, V. . Resistência do solo à Penetração sob diferentes tipos de uso em pequenas propriedades rurais. In: VIII Simpósio Paranaense de Pós-graduação e pesquisa em Geografia, 2016, Marechal candido Rondon. Anais VIII Simpósio Paranaense de Pós-graduação e pesquisa em Geografia, 2016. v. 1. p. 632-639.

4.
OLIVEIRA, T. ; ANTONELI, V. ; BEDNARZ, J. A. . Variabilidade da resistência do solo em diferentes áreas em sistema de Faxinal(. In: VIII Simpósio Paranaense de Pós graduação e Pesquisa em Geografia, 2016, Marechal candido Rondon. Anais do VIII Simpósio Paranaense de Pós graduação e Pesquisa em Geografia, 2016. v. 1. p. 605-6012.

5.
SCHENEMANN, R. ; ANTONELI, V. . PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA EM CULTIVO DE ERVA-MATE NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR. In: V Seminário de Geografia do Norte do Paraná XI Encontro de Ensino XXIX Semana de Geografia da UEL, 2013, Londrina. V Seminário de Geografia do Norte do Paraná XI Encontro de Ensino XXIX Semana de Geografia da UEL. v. 1. p. 10-24.

6.
LEAL, M. K. ; ANTONELI, V. . A INFLUÊNCIA DO Pinnus taeda NA EROSÃO DE SOLO EM UMA ÁREA DEGRADADA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA- PR. In: V Seminário de Geografia do Norte do Paraná XI Encontro de Ensino XXIX Semana de Geografia da UEL, 2013, Londrina. V Seminário de Geografia do Norte do Paraná XI Encontro de Ensino XXIX Semana de Geografia da UEL, 2013. v. 1. p. 60-74.

7.
STACKIW, M. I. ; ANTONELI, V. . EROSÃO DE SOLO EM UMA ÁREA SILVOPASTORIL ATRAVÉS DO MÉTODO DE PINOS DE EROSÃO. In: V Seminário de Geografia do Norte do Paraná XI Encontro de Ensino XXIX Semana de Geografia da UEL, 2013, Londrina. V Seminário de Geografia do Norte do Paraná XI Encontro de Ensino XXIX Semana de Geografia da UEL, 2013. v. 1. p. 75-90.

8.
ANTONELI, V.. VARIABILIDADE DA EXPOSIÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE FAXINAIS NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ- BRASIL. In: 14º EGAL - Encuentro del Geógrafos da America Latina, 2013, Lima-Peru. 14º EGAL - Encuentro del Geógrafos da America Latina, 2013. v. 1. p. 60-72.

9.
ANTONELI, V.; MATTOS, E. R. . AVALIAÇÃO DA EROSÃO DE MARGEM POR MEIO DA TÉCNICA DE PINOS DE EROSÃO: ESTUDO DE CASO NA BACIA DO RIO DAS ANTAS, EM IRATI, PARANÁ. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

10.
KOZECHEN, C. A. ; ANTONELI, V. . COMPACTAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE FAXINAIS NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

11.
BARROS, M. ; ANTONELI, V. . VARIABILIDADE DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO ENTRE ÁREA DE FLORESTA E ÁREA DEGRADADA. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

12.
ROSA, J. ; ANTONELI, V. . APORTE DE SEDIMENTOS DE UMA ÁREA DEGRADADA POR MEIO DA DEPOSIÇÃO DE SOLO AO REDOR DOS TRONCOS DAS ÁRVORES EM UM FUNDO DE VALE NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

13.
CAVASSIM, M. ; ANTONELI, V. . PERDA DE SOLO EM UMA ÁREA DEGRADADA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA ?PR ATRAVÉS DE MANCHAS DE VEGETAÇÃO COMPOSTAS POR Andropogon bicornis.. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

14.
GUIMARAES, M. A. ; ANTONELI, V. . TRANSPORTE DE SEDIMENTOS SUSPENSOS ANTES E DEPOIS DA DRAGAGEM NO RIO DAS ANTAS? IRATI/PR. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

15.
LOSS, J. P. ; ANTONELI, V. . EROSÃO LATERAL DAS RAVINAS EM UMA ÁREA DEGRADADA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

16.
ANTONELI, V.. VARIABILIDADE DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO E COMPACTAÇAO DO SOLO EM ÁREAS DE FAXINAIS NO MUNICIPIO DE PRUDENTOPOLIS-PR.. In: XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geografos, 2012.

17.
BEDNARZ, João Anesio ; ANDRADE, A. R. ; ANTONELI, V. . GÊNESE E IMPACTOS DA OCORRÊNCIA DE EVENTOS EXTREMOS EM ÁREAS SOBRE A INFLUÊNCIA DE RELEVO ESCARPADO NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado- RS. XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012. v. 1. p. 10-22.

18.
ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. ; ANDRADE, A. R. . MUDANÇA NA MORFOLOGIA DE UM SEGMENTO DE ESTRADA RURAL NO PERÍODO DA SAFRA DE TABACO NO MUNICÍPIO DE IRATI- PR.. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados- MS. XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011. v. 01.

19.
BEDNARZ, J. A. ; ANDRADE, A. R. ; ANTONELI, V. . A INFLUÊNCIA DA ALTITUDE NA VARIABILIDADE ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR EM AMBIENTE RURAL COM ATIVIDADES TRADICIONAIS (FAXINAIS). In: XIV Simposio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados-MS. XIV Simposio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011.

20.
BEDNARZ, J. A. ; ANTONELI, V. ; ANDRADE, A. R. . OCORRÊNCIA DE EVENTOS EXTREMOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O CULTIVO DO TABACO (NICOTINA TABACUN): UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL EM IRATI-PR COMO ESTUDO DE CASO. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada, 2011, Dourados- MS. XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada, 2011.

21.
KRAICZEK, T. ; ANTONELI, V. . A EXPANSÃO DO CULTIVO DE TABACO NO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. In: II Encontro Estadual de Geografia e Ensino & XX Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá, 2011, Maringá. II Encontro Estadual de Geografia e Ensino & XX Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá, 2011.

22.
OPOLINSKI, M. R. ; ANTONELI, V. . PERDA DE SOLO NO CULTIVO DE TABACO NAS DIFERENTES FORMAS DE MANEJO.. In: VII SEMANA DE GEOGRAFIA. A GEOGRAFIA: isso serve em primeiro lugar para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICENTRO - CAMPUS de IRATI-PR, 2011, IRATI-PR. VII SEMANA DE GEOGRAFIA. A GEOGRAFIA: isso serve em primeiro lugar para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICENTRO, 2011.

23.
KELTE, P. ; ANTONELI, V. . IMPLANTAÇÃO DO SISLEG EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL DO MUNICIPIO DE IMBITUVA-PR. In: VII SEMANA DE GEOGRAFIA. A GEOGRAFIA: isso serve em primeiro lugar para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICENTRO, 2011, IRATI-PR. VII SEMANA DE GEOGRAFIA. A GEOGRAFIA: isso serve em primeiro lugar para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICENTRO, 2011.

24.
PENTEADO, L. ; ANTONELI, V. . A IMPORTÂNCIA DO CULTIVO DO TABACO (NICOTINA TABACUN) PARA A PERMANÊNCIA DO HOMEM NO CAMPO; UM ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE NOVA BOA VISTA MUNICÍPIO DE GUAMIRANGA-PR. In: XVI Encontro Nacional de Geografo, 2010, Porto Alegre. A IMPORTÂNCIA DO CULTIVO DO TABACO (NICOTINA TABACUN) PARA A PERMANÊNCIA DO HOMEM NO CAMPO; UM ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE NOVA BOA VISTA MUNICÍPIO DE GUAMIRANGA-PR, 2010. v. 1. p. 100-110.

25.
Peruceli Mariceli ; ANTONELI, V. . PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA EM UMA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA SOB O DOMÍNIO DO SISTEMA DE FAXINAL; ESTUDO DE CASO DO FAXINAL DE PAPANDUVA DE BAIXO-PRUDENTÓPOLIS-PR.. In: XVI Encontro Nacional de Geografos, 2010, Porto alegre. XVI Encontro Nacional de Geografos. Porto Alegre: URGS, 2010. v. 1.

26.
ULHOA, V. M. F. ; ANTONELI, V. . MONITORAMENTO DA PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA EM TRÊS TIPOS DE USO DO SOLO NA FLORESTA NACIONAL (FLONA) DE IRATI/PR. In: XVIII Semana de Geografia da Unicersidade Estadual do Centro-Oeste, 2010, Guarapuava. CD-ROM XVIII Semana de Geografia da Unicersidade Estadual do Centro-Oeste, 2010.

27.
PARTEKA: R. F. ; ANTONELI, V. . ATRAVESSAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA SOB TRÊS TIPOS DE VEGETAÇÃO NA FLORESTA NACIONAL DE IRATI- PR.. In: XVIII Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-oeste, 2010, Guarapuava. CD-ROM XVIII Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-oeste, 2010.

28.
CARVALHO, M. F. A. ; ANTONELI, V. . INFLUÊNCIA DOS ANIMAIS NA MIGRAÇÃO DAS MARGENS EM UMA CABECEIRA DE DRENAGEM NO FAXINAL MARMELEIRO DE CIMA ? REBOUÇAS - PR. In: XVIII Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2010, Guarapuava- PR. CD-ROM XVIII Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2010.

29.
CHEMIN, S. ; ANTONELI, V. . Infiltração de água no solo sob três tipos de uso do solo na Floresta Nacional De Irati (Flona) Irati- PR. In: VI Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste- Campus de Irati, 2010, Irati- PR. VI Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste- Campus de Irati- PR. de 27 de setembro a 02 de outubro de 2010.. Guarapuava: Unicentro, 2010. v. 01.

30.
SOUSA, L.A.de ; ANTONELI, V. . Montagem e funcionamento das fossas sépticas biodigestoras, como alternativa para o problema da falta de saneamento básico na área rural do município de Irati. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, 2010, Porto Alegre. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010. Porto Alegre: URGS, 2010. v. 01.

31.
Barteko, R. ; ANDRADE, A. R. ; ANTONELI, V. . A INFLUÊNCIA DA VARIABIBILIDADE CLIMÁTICA E DAS CARACTERÍSTICAS GEOMORFOLÓGICAS NA PRODUÇÃO EPRODUTIVIDADE AGRÍCOLA DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. In: XVI Encontro Nacional de Geografos ENG, 2010, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geografos ENG, 2010. v. 1.

32.
Carrijo.B ; REIS, D. T. ; ANTONELI, V. . Análise Físico Funcional de Bacias Hidrográficas: o Caso da Bacia Do Rio Putunã ? Vale do Ribeira/PR. In: IV Simpósio Paranaense de Pós Graduação, 2009, Marechal Cândido Rondon. IV Simpósio Paranaense de Pós Graduação. Marechal Cândido Rondon: UNIOESTE, 2009. v. 01. p. 01-14.

33.
ANTONELI, V.; MACHADO, L. M. P. ; PENTEADO, L. . Mudanças na Forma de Uso e Ocupação na Agricultura Familiar no Municipio de Prudentopolis Paraná.. In: XIV Encontro Paranense de Estudantes de Geografia, 2009, Guarapuava-PR. XIV Encontro Paranense de Estudantes de Geografia. Guarapuava: Unicentro, 2009. v. 01. p. 1-10.

34.
KOLISKI, C. A. ; ANTONELI, V. . O SISTEMA FAXINAL E SUA IMPLICAÇÃO NO USO E OCUPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS ? PR. In: XVII Semana de Geografia da UNICENTRO - Guarapuava - PR, 2009, Guarapuava. XVII Semana de Geografia da UNICENTRO- Territorio e movimentos sociais: diálogos com a Geografia. Guarapuava: Unicentro, 2009. v. 1.

35.
MACHADO, L. M. P. ; ANTONELI, V. ; JENDRUCZAK, S. . A APICULTURA COMO PROPOSTA DE COMPLEMENTAÇÃO DE RENDA DOS FAXINALENSES NO MUNICÍPIO DE PRUDENTOPÓLIS- PARANÁ. In: XVII Semana de Geografia da UNICENTRO Campus de Guarapuava PR, 2009, Guarapuava. XVII Semana de Geografia da UNICENTRO- Territorio e movimentos sociais: diálogos com a Geografia. Gurapauva: UNICENTRO, 2009. v. 1.

36.
CZEKALSKI ; ANTONELI, V. . ANÁLISE DE PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS RUDÁCEOS EM UM CANAL DE PRIMEIRA ORDEM DA BACIA DO RIO VALEIROS - IRATI/PR. In: V SEMANA DE GEOGRAFIA UNICENTRO - Campus de Irati, 2009, IRATI - PR. V SEMANA DE GEOGRAFIA UNICENTRO - Campus de Irati?Epistemologia(s) Contemporânea(s): Práticas de Ensino e Pesquisa em Geografia e Outros Saberes. Mallet: Matilde's, 2009. v. 01.

37.
ANTONELI, V.; Gonçaçves de Lima . AVALIAÇÃO DE COMO É TRABALHADA A QUESTÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E COMO OS ALUNOS VÊEM ESSAS QUESTÕES. In: V Semana de Geografia da Unicentro- Campus de Irati -PR., 2009, Irati- PR. ANAIS DA V SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI-PR. Epistemologia(s) Contemporânea(s): Práticas de Ensino e Pesquisa em Geografia e Outros Saberes. Mallet: Matilde's. v. 01.

38.
ANTONELI, V.; Carrijo.B ; Cury. M.J . Os Elementos da Unidade de Paisagem do Planalto de Prudentópolis. In: III SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS GRADUAÇÃO, 2008, PONTA GROSSA. III SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. PONTA GROSSA: UEPG, 2008. v. 1.

39.
ANTONELI, V.; Carrijo.B ; Cury. M.J ; Nucci, J.C . Areas de transição de Paisagem entre o Segundo e o Terceiro Planalto Paranaense. In: XV ENG - Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O Espaço não Pára; Por Uma AGB em Movimento. São Paulo: USP, 2008.

40.
ANTONELI, V.. Mudanças no uso do solo promovidas pela extinção do sistema de faxinal - Estudo de caso da Bacia do Arroio Boa Vista- Guamiranga P-r. In: III Simpósio Internacional de Geografia Agrária / IV Simpósio Nacional de Geografia Agrárea, 2007, Londrina Pr. SINGA 2007, 2007.

41.
ANTONELI, V.; ANTONELI, A. . A percepção dos alunos de educação infantil da área urbana e da área rural em relação aos problemas ambientais. In: IX EPEA- Encontro Parananse de Educação Ambiental- Diversidades, Sustentabilidade e Cooperação em redes, 2006, Guarapuava- Pr. IX EPEA; Diversidades, Sustentabilidade e Cooperação em redes, 2006. v. 1.

42.
ANTONELI, V.. Os faxinais da Região Centro-Sul do Paraná. In: XV Semana de Geografia - A contribuição da Geografia frente as mudanças locais e globais, 2006, Guarapuava. XV Semana de Geografia. Guarapuava: editora UNICENTRO, 2006. v. 1. p. 15-21.

43.
ANTONELI, V.. Método para estimar vazões máximas em pequenas bacias hidrográficas sem dados históricos. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Método para estimar vazões máximas em pequenas bacias hidrográficas sem dados históricos. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP, 2005. v. 01.

44.
ANTONELI, V.; Antoneli. et al . Análise da ação antrópica sobre a Bacia Hidrográfica do Arroio Boa Vista no Município de Guamiranga - PR. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul Americano de Geomorfologia, 2004, Santa maria - RS. Geomorfologia e riscos ambientais. Santa Maria - RS: UFSM, 2004. v. 01.

45.
ANTONELI, V.. Monitoramento de erosão de solos através do método de pinos de erosão na Bacia do Arroio Boa Vista Município de Guamiranga - PR. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria - RS. Geomorfologia e Riscos Ambientais. Santa Maria: UFSM, 2004. v. 01.

46.
ANTONELI, V.; Soares, et al . Monitoramento de erosão de solos através do método de barras de madeira. In: IV Encontro Tecnológico de Engenharia Civil e Arquitetura, 2003, Maringá. IV Encontro Tecnológico de Engenharia Civil e Arquitetura. Maringá: Universidade de Maringá, 2003. v. 02. p. 676-685.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BONKI, D. ; ANTONELI, V. . Variação dos atributos físicos do solo em cultivo de soja com diferentes formas de manejo - Irati-PR.. In: V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Irati. V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. v. 1.

2.
REBINSKI, E. A. ; ANTONELI, V. . Variabilidade das condições físico hídricas do solo em área de pastagem no município de Ivaí-PR. In: V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Guarapuava. V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.

3.
HOMIAK, F. ; ANTONELI, V. . Compactação do solo com diferentes usos da terra em um antigo sistema de faxinal- Rebouças-PR.. In: V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Guarapuava. V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.

4.
BOBATO, J. ; ANTONELI, V. . Erosão por salpico em uma área degradada no município de Imbituva ? PR. In: V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Guarapuava. V SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.

5.
LENATORVICZ, H. H. ; ANTONELI, V. . Perda de solo em cultivo de tabaco com prática de plantio direto no munícipio de Ivai-PR.. In: XXV Encontro anual de Iniciação científica, 2016, Irati. XXV Encontro anual de Iniciação científica, 2016. v. 1. p. 01.

6.
REBINSKI, E. A. ; ANTONELI, V. . Perda de solo em áreas de pastagens com criação extensiva de animais no município de Ivai-PR.. In: XXV Encontro anual de Iniciação científica, 2016. XXV Encontro anual de Iniciação científica, 2016. v. 1. p. 01.

7.
SILVA, A. J. ; ANTONELI, V. . Influência da área urbana na produção de sedimentos no município de Rebouças-PR. In: XXV Encontro anual de Iniciação científica, 2016. XXV Encontro anual de Iniciação científica, 2016.

8.
JESUS, F. C. ; ANTONELI, V. . Avaliação da produção de sedimentos suspensos em uma cabeceira de drenagem com cultivo de tabaco.. In: XXV Encontro Anual de Iniciaçao Cientifica, 2016, Irati. XXV Encontro Anual de Iniciaçao Cientifica, 2016. v. 1. p. 1.

9.
JESUS, F. C. ; ANTONELI, V. . Compactação do solo ao longo do cultivo do tabaco em uma propriedade rural no município de Fernandes Pinheiro-PR. In: IV SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Irati-PR. IV SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. v. 1.

10.
LENATORVICZ, H. H. ; ANTONELI, V. . Perda de solo em cultivo de tabaco com diferentes tamanhos de área de contribuição no Municipio de Ivai-PR.. In: IV SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, IRATI-PR. IV SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

11.
PACHECO, M. ; ANTONELI, V. . Produção de sedimentos suspensos em duas sub-bacias com diferentes tipos de usos na cidade de Irati-PR. In: IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Irati-PR. IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

12.
MACHADO, R. ; ANTONELI, V. . Influência da área urbana na produção de sedimentos na Bacia do Rio Riozinho em Irati-PR. In: IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

13.
MAGEROUSKI, S. F. ; ANTONELI, V. . INFLUÊNCIA DAS ESTRADAS RURAIS NA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NO FAXINAL DE BARRA BONITA PRUDENTÓPOLIS-PR.. In: IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Irati. IV SIEPE Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

14.
JESUS, F. C. ; ANTONELI, V. . ANÁLISE DA UMIDADE E DA EXPOSIÇÃO DA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO AO LONGO DO CULTIVO DO TABACO. In: X SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI 'Questões Socioambientais e a Contribuição da Geografia, 2014, 2014, Irati-PR. Anais X SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI. IRATI: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Campus Universitário de Irati, 2014., 2014. v. 1. p. 36-39.

15.
JESUS, F. C. ; ANTONELI, V. . AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO E DA UMIDADE DO SOLO NO CULTIVO DO TABACO. In: XIX Semana de Iniciação Científica, 2014, IRATI., 2014, Irati-PR. Anais da XIX Semana de Iniciação Científica, 2014, IRATI., 2014. v. 1.

16.
MARTINHUK, A. ; ANTONELI, V. . MAPEAMENTO DO USO DO SOLO DO FAXINAL TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE PRUDENTOPOLIS-PR.. In: XXII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.s. UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2014, Londrina-PR. Anais XXII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1.

17.
MAGEROUSKI, S. F. ; ANTONELI, V. . VALIAÇÃO DA TURBIDEZ DA ÁGUA PROMOVIDA PELO CONTATO DOS ANIMAIS COM OS CORPOS HÍDRICOS EM ÁREAS DE FAXINAIS.. In: XXII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.s. UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2014, Londrina. VALIAÇÃO DA TURBIDEZ DA ÁGUA PROMOVIDA PELO CONTATO DOS ANIMAIS COM OS CORPOS HÍDRICOS EM ÁREAS DE FAXINAIS., 2014. v. 1.

18.
KOZECHEN, C. A. ; ANTONELI, V. . Avaliação e Compactação do solo em áreas de Faxinais: estudo de caso do Faxinal Tijuco Preto Prudentopolis-PR. In: 22ºEAIC- Encontro Anual de Iniciação Científica, 2013, Foz do Iguaçu. 22º EAIC, 2013. v. 1. p. 12-16.

19.
SEQUINEL, A. L. ; ANTONELI, V. . Produção de Serrapilheira em áreas de Reflorestamento de eucalipto em Prudentopolis. In: 22º EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2013, Foz do Iguaçu. 22º EAIC. v. 1. p. 26-30.

20.
DUNICE, L. ; ANTONELI, V. . Variabilidade na produção de serapilheira em reflorestamento de eucalipto e bracatinga no município de Rio Azul. In: II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, 2013, Guarapuava. II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, 2013. v. 1. p. 1-4.

21.
MARTINHUK, A. ; ANTONELI, V. . MAPEAMENTO DO USO DO SOLO DO FAXINAL TIJUCO PRETO NO MUNICÍPIO DE PRUDENTOPOLIS-PR.. In: II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, 2013, Guarapuava. II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, 2013. v. 1. p. 30-34.

22.
ZABOROSKI, M. ; ANTONELI, V. . INSERÇÃO DA FUMICULTURA EM ÁREAS DE FAXINAIS; ESTUDO DE CASO DOS FAXINAL LAJEADO DOS MELLOS RIO AZUL-PR. In: III SIEPE, 2013, Guarapuava. II SIEPE, 2013. v. 1. p. 1-4.

23.
KOZECHEN, C. A. ; ANTONELI, V. . PERDA DE SOLOS EM DIFERENTES USOS EM ÁREA DE FAXINAL?. In: II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, 2013, Guarapuava. II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia, 2013. v. 1. p. 15-19.

24.
BARROS, M. ; ANTONELI, V. . ATRAVESSAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA E EM UM REFLORESTAMENTO DE PINUS NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR. In: 21º EAIC, 2012, Maringa. 21º EAIC, 2012. v. 1. p. 60-64.

25.
ZALUSKI, P. ; ANTONELI, V. . MENSURAÇÃO DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO EM UMA ENCOSTA COM CULTIVO DE SOJA E CULTIVO DE TABACO. In: XVII Semana de Iniciação Científica, 2012, Guarapuava. XVII Semana de Iniciação Científica, 2012. v. 1. p. 1-4.

26.
OLIVEIRA, L. C. de ; ANTONELI, V. . AVALIAÇÃO DO TRANSPORTE DE MATÉRIA ORGÂNICA (SERRAPILHEIRA) EM DIFERENTES TIPOS DE USO DO SOLO NA BACIA DO ARROIO BOA VISTA GUAMIRANGA ? PR.. In: II SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, IRATI-PR. II SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

27.
OPOLINSKI, M. R. ; ANTONELI, V. . REBAIXAMENTO E COMPACTAÇÃO DO SOLO NO CULTIVO DE TABACO: UMA ANÁLISE DO PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica ? EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG, 2011, PONTA GROSSA. XX Encontro Anual de Iniciação Científica ? EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG, 2011.

28.
CHEMIN, S. ; ANTONELI, V. . Infiltração de água no solo sob três tipos de uso do solo na Floresta Nacional De Irati (Flona) Irati. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2010, Guarapauva. XIX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2010.

29.
FLEISCHER, D. R. ; ANTONELI, V. . Produção de sedimentos nos carreadores rurais sobre o sistema de Faxinal Marmeleiro de Cima, município de Rebouças ? PR. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2010, Guarapuava. XIX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2010.

30.
Francisquini Ulhoa ; ANTONELI, V. . . Produção de serrapilheira em três tipos de uso do solo na Floresta Nacional de Irati-PR (FLONA). In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2010, Guarapuava. XIX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC, 2010.

31.
MACHADO, L. M. P. ; VOSNIAK, D. ; GOMES, M. C. U. D. ; JENDRUCZAK, S. ; ANTONELI, V. . IDENTIFICAÇÃO DA PASTAGEM APÍCOLA COMO ALTERNATIVA PARA A IMPLANTAÇÃO DAS UNIDADES DE EXTRAÇÃO DE MEL NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS PR. In: I Semana de Integração e Ensino. Pesquisa e Extensão - SIEPE -Unicentro PR, 2009, Guarapauva. I Semana de Integração e Ensino. Pesquisa e Extensão. Guarapava: Unicentro, 2009. v. 01.

32.
Ternoski, S. ; ANTONELI, V. . EMBARGO AS EXPORTAÇÕES DO MEL BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2006 A 2008.. In: SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Guarapuava. ANAIS - SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapuava: Unicentro, 2009. v. 1.

33.
Ternoski, S. ; Mcohon, E.R ; Klosowski, A.L.M ; ANTONELI, V. . IMPORTÂNCIA DO ASSOCIATIVISMO PARA A APICULTURA DE PRUDENTOPOLIS-PR. In: SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Guarapauva. Anais da SIEPE ? Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapauva: Unicentro. v. 1.

34.
KUSMA, M. ; ANTONELI, V. ; MACOHOON, E.R. . DIVERSIFICAÇÃO DE CULTURAS PRODUTIVAS NO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS. In: Siepe Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Guarapauva. Anais Siepe- Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapuava: Unicentro, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTONELI, V.. Benefícios do Associativismo na renda das pequenas propriedades rurais do Municipio de Prudentópolis- PR.. In: IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2009, Dourados- MS. IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009.

2.
ANTONELI, V.. Associativismo Apícola no Municipio de Prudentópolis-PR. In: IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2009, Dourados - MS. IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2009.

3.
MACHADO, L. M. P. ; ANTONELI, V. . Algumas considerações sobre o Território Rural Centro Sul do Paraná (TRCSP). In: XIV Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2009, Guarapuava-PR. XIV Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2009.

4.
CHEMIN, S. ; ANTONELI, V. . AVALIAÇÃO DA INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO SOB TRÊS TIPOS DE USO DO SOLO NA FLORESTA NACIONAL DE IRATI (FLONA) PR. In: V Semana de Geografia da Unicentro- Campus de IRATI-PR, 2009, Irati-PR. V Semana de Geografia da Unicentro Campus de Irati Epistemologia(s) Contemporânea(s): Práticas de Ensino e Pesquisa em Geografia e Outros Saberes. Maller- PR: Matilde's, 2009. v. 01.

5.
Francisquini Ulhoa ; ANTONELI, V. . MONITORAMENTO DA PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA EM TRÊS TIPOS DE USO DO SOLO NA FLORESTA NACIONAL (FLONA) DE IRATI/PR. In: V Semaan de Geografia da Unicentro- Campus de IRATI -PR., 2009, Irati PR. ANAIS DA IV SEMANA DE GEOGRAFIA DE IRATI ? Epistemologia(s) Contemporânea(s): Práticas de Ensino e Pesquisa em Geografia e Outros Saberes. Mallet- PR: Matilde's, 2009. v. 01.

6.
PARTEKA: R. F. ; BORGES: E. C. F. ; ANTONELI, V. . AVALIAÇÃO DOS PERCENTUAIS DE ATRAVESSAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA SOB TRÊS TIPOS DE USO DO SOLO NA FLORESTA NACIONAL DE IRATI- PR. In: V Semana de Geografia da Unicentro- Campus de Irati- PR, 2009, IRATI -PR. V Semana de Geografia da Unicentro -Campus de Irati-PR. Mallet- PR: Matilde's, 2009. v. 01.

7.
NOVAKOVKI, L. ; ANTONELI, V. . Visão preliminar da carga de fundo da rede de drenagem da Bacia do Arroio do Engenho. In: XV Semana de Geografia, 2006, Guarapuava- Pr. XV Semana de Geografia- acontribuição da geografia brasileira frente as mudanças locais e globais. Guarapuava- Pr: UNICENTRO, 2006. v. 1.

8.
RECH, L. C. ; ANTONELI, V. . Transporte de sediementos suspensos na Bacia Hidrográfica do Rio Pinheiro Torto - Laranjeiras do Sul-PR. In: XV Semana de Geografia; a contribuição da geografia brasileira frente as mudanças locais e globais, 2006, Guarapuava- Pr. XV Semana de Geografia - a contribuição da Geografia brasileira frente as mudanças locais e globais. Guarapuava: UNICENTRO, 2006. v. 1.

9.
NOVAKOVKI, L. ; ANTONELI, V. . Diagnóstico ambiental preliminar do curso superior do Rio Cascavel- Guarapuava- Pr. In: Redes de Educação Ambiental e Práticas socioambientais; contribuições científicas do I Forum Regional de Educação Ambiental do Centro Sul do Paraná, 2006, Guarapuava. Redes de Educação Ambiental e Práticas socioambientais; contribuições científicas do I Forum Regional de Educação Ambiental do Centro Sul do Paraná. Guarapuava: UNICENTRO, 2006. v. 1.

10.
ANTONELI, V.. Estudo da erosão em solos agrícolas pelo método de pinos. In: XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iníciação Cientítica, 2001, Guarapuava. Abra-se a novas idéas. Guarapuava: Unicentro, 2001. v. 01. p. 357-357.

11.
ANTONELI, V.. O processo de infiltração de água no solo. In: X Semana de Geografia, 2001, Guarapuava. X Semana de Geografia, 2001.

12.
ANTONELI, V.. Maquetes - uma atividade alternativa de ensino. In: X Semana de Geografia, 2001, Guarapuava. X Semana de geografia, 2001.

13.
ANTONELI, V.. Estudo da erosão em Solos Agrícolas pelo método de pinos. In: XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2000, Guarapuava. XII Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: Unicentro, 2000. v. 01. p. 249-249.

14.
ANTONELI, V.; Homiak.M . Seres de 250 milhões de anos. In: Xii Seminário de Pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica - Unicentro, 2000, Guarapuava. XII Seminário de pesquisa e VII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: Unicentro, 2000. v. 01. p. 248-248.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTONELI, V.. Potencialidades Geo Ambientais do Monumento natural do Salto São João no Município de Prudentópolis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANTONELI, V.. As potencialidades Turísticas do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANTONELI, V.. A colonização europeia no Sul do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANTONELI, V.. Processo hidrogeomorfologicos em areas rurais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANTONELI, V.. Tendencia de pesquisa em Geomorfologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANTONELI, V.. Avaliador/Consultor do artigo ID 3208 da Revista AMBIENCIA. 2015.

2.
ANTONELI, V.. Parecer do artigo ID. 3270 da Revista AMBIENCIA. 2015.

3.
ANTONELI, V.. Consultor da Revista Ra?e Ga ? o Espaço Geográfico em Análise e emitiu parecer de artigo científico no primeiro trimestre do ano de 2015.. 2015.

4.
ANTONELI, V.. Parecer de artigo científico no primeiro trimestre do ano de 2014 da Revista Ra?e Ga ? o Espaço Geográfico em Análise. 2014.

5.
ANTONELI, V.. Consultor da Revista Ra?e Ga ? o Espaço Geográfico em Análise. Parecer de artigo científico no terceiro trimestre do ano de 2014.. 2014.

6.
ANTONELI, V.. Parecer do artigo 103/12 da Revista AMBIENCIA. 2013.

7.
ANTONELI, V.. parecer do artigo IJBC31.07.130617 da Revista INTERNATIONAL JOURNAL OF BIODIVERSITY AND CONSERVATION. 2013.

8.
ANTONELI, V.. Comissão Científica no Evento de extensão: ?III SIEPE ? SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO?,. 2013.

9.
ANTONELI, V.. Parecer do artigo nº 64-2012 da REVISTA DE CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS The Brazilian Journal Agro-Biological Science. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANTONELI, V.. Caracterização física do município de Prudentópolis. 2017. .

2.
ANTONELI, V.. Análise de bacias hidrográficas e dinâmica da paisagem: conceitos, temas e aplicações no ensino de geografia.. 2014. .

3.
ANTONELI, V.. II Coloquio de Hidrogeomorfologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANTONELI, V.. TEORIA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM GEOMORFOLOGIA. 2013. .

5.
ANTONELI, V.. I Coloquio em Hidrogeomorfologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Cassol, M.L.P.; ANTONELI, V.; FERNADES, N. F.. Participação em banca de Luciane Gryczak. Caracterização morfopedologica e a vulnerabilidade a contaminação: Estudo em área agrícola da zona norte da Cidade de Ponta Grossa, PR/BR.. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
THOMAZ, E. L.; ANTONELI, V.; Cassol, M.L.P.. Participação em banca de Ane Caroline Carrilho. Fatores Biofisicos e degradação dos solos nas áreas de uso da terra no Faxinal Paraná Anta Gorda - Prudentopolis -PR.. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
ANTONELI, V.; VESTENA, L. R.; HORNES, K. L.. Participação em banca de Adriane Martinhuk Kutzmy. Caracteriticas da Mata Ciliar em diferentes tipos de uso da terra na microbacia do Rio Tijuco Preto. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
THOMAZ, E. L.; VESTENA, L. R.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Edivaldo Geffer. Avaliação de métodos indiretos de cálculo da carga sólida fluvial em rios de leito rochoso. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
ANTONELI, V.; VESTENA, L. R.. Participação em banca de Adriane Martinhuk Kutzmy. Características da mata ciliar em diferentes usos da terra em Faxinal. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
Thomaz; CUNHA, J. E.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Rafael Adriano de Castro. Mudança no uso da terra e seus efeitos nos processos hidrossedimentologicos em uma bacia rural. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
ANTONELI, V.; Cassol, M.L.P.; Thomaz. Participação em banca de Claudio Antonio Kozechen. Avaliação das Variáveis Hidro-fisicas do solo em diferentes tipos de uso da terra em Faxinal. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

8.
ANTONELI, V.; Thomaz; RODRIGUES, S. C.. Participação em banca de Paulo Angelo Fachin. Relação em pousio e restabelecimento de Propriedades Fisico-quimicas do solo em Agricultura de Roça de Toco. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

9.
ANTONELI, V.; VESTENA, L. R.; FERNANDEZ, O. Q.. Participação em banca de Thais Meia Casa. A concentração e a Carga de sedimentos em Suspensão em Bacias hidrográficas com diferentes tipos de Uso da Terra, Guarapuava-PR.. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
Thomaz; ANTONELI, V.; RODRIGUES, S. C.. Participação em banca de Fernanda Bortolotto. Características da relação de concentração de sedimentos suspensos e vazão em bacias Rural no Município de Guarapuava- PR.. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

11.
MEURER, M.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Elenice Crochemore Rutz. Análise histórica das Enxurradas no Municipio de e as consequências da Enxurrada de 2009 na Bacia do Arroio Quilombo, Pelotas/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

12.
VESTENA, L. R.; Camargo; ANTONELI, V.. Participação em banca de Suellen Chemim de Almeida. Aplicação do Topmodel para identificação das áreas saturadas na Bacia hidrografica do Cascavel em Guarapuava. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

13.
VESTENA, L. R.; ANTONELI, V.; FERNANDES, O. V. Q.. Participação em banca de Tais Meia Casa. A concentração e a carga de sedimentos em suspensao em bacias hidrográficas com diferentes tipos de uso da terra, Guarapuava .PR.. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
Thomaz; ANTONELI, V.; CUNHA, J. E.. Participação em banca de Adalberto Alves Pereira. Uso e degradação do solo em áreas sob diferentes sistemas sistemas de manejo Município de Reserva -PR.. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

15.
Cassol, M.L.P.; Floriani, N.; ROCHA, C. H.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Fernando Fernandes. Processos Erosivos e práticas agrícolas em uma propriedade rural de Prudentópolis- PR.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

16.
THOMAZ, E. L.; OLIVEIRA, F. A.; Cassol, M.L.P.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Wolliver Anderson Dias. Dinâmica erosiva em margens plenas de canal fluvial. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

17.
OLIVEIRA FILHO, P. C.; BIONDI, D.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Cleverson Luiz Dias Mayer. Analise de conflitos da arborização de vias públicas utilizando SIG; caso Irati PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

18.
THOMAZ, E. L.; Cassol, M.L.P.; CUNHA, J. E.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Vanderlei Marinheski. Capacidade de uso da terra e perda de solo em uma propriedade representativa na Bacia hidrográfica do Rio Atalho- Cruz Machado- PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Teses de doutorado
1.
ANTONELI, V.; CARVALHO, S. M.; OLIVEIRA FILHO, P. C.; PINTO, M. L. C.; CRUZ, G. C. F.. Participação em banca de Andreza Rocha de Freitas. Identificação de áreas potencializadoras de inundação e enxurrada: uma proposta metodológica a partir da aplicação na Bacia do Arroio dos Pereiras- Irati-PR.. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
THOMAZ, E. L.; Cassol, M.L.P.; ANTONELI, V.; FERNADES, N. F.; FIDALSKI, J.. Participação em banca de Adalberto Alves pereira. A erodibilidade do solo em sistema de plantio direto aumenta apos longo tepo de manejo.. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
SANTOS, L. J. C.; ANTONELI, V.; LOHMANN, M.; NUCCI, J. C.; GUIMARAES, R. F.. Participação em banca de Ronaldo Ferreira Maganhoto. A utilização dos índices de representação do relevo como suporte ao zoneamento ambiental de Unidades de Conservação - Estudo de caso da Floresta Nacional de Irarti-PR.. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
ANTONELI, V.. Participação em banca de Diego Luis Venâncio. Caracterização do potencial de Amortização da precipitação no dossel de Florestas naturais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Florestais) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
Thomaz; Cassol, M.L.P.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Adalberto Alves Pereira. Agregação e Erosibilidade em ambiente subtropical sob longo período de manejo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Qualificações de Mestrado
1.
ANTONELI, V.; CAMARGO FILHO, M.; ANDRADE, A. R.. Participação em banca de Tais de Oliveira. Qualidade biofísica do solo em diferentes usos em área de faxinal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

2.
ANTONELI, V.; CAMARGO FILHO, M.; ANDRADE, A. R.. Participação em banca de Joslaine Minosso. Espacialização da compactação sob diferentes usos em pequena propriedade rural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

3.
ANTONELI, V.; PEREIRA,A.A; THOMAZ, E. L.. Participação em banca de Maikeli Maria Kerniski. A produção de Feijão em roça de toco e as transformações no uso do solo.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
VESTENA, L. R.; ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L.. Participação em banca de Edivaldo Geffer. Avaliação de métodos indiretos de calculo de carga sólida fluvial em rios de leito rochoso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
ANTONELI, V.; VESTENA, L. R.; Watzlawick, L. F.. Participação em banca de ADRIANE MARTINHUK KUTZMY. CARACTERÍSTICAS DA MATA CILIAR EM DIFERENTES TIPOS DE USO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIO TIJUCO PRETO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
THOMAZ, E. L.; ANTONELI, V.; Watzlawick, L. F.. Participação em banca de Ane Caroline Carrilho. Fatores Biofísicos e degradação dos solos nas áreas de uso da terra no Faxinal Paraná Anta Gorda - Prudentópolis PR.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHMIDT, L. P.; ANTONELI, V.; COSTA, P. A.. Participação em banca de Rosana amaro Batista. Municipio de Quinta do Sol no contexto regional (1990/2015). 2016.

2.
CAMARGO FILHO, M.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Paulo Sergio Filipin. Aproveitamento de água da chuva: potencialidades ambientais e econômicas. 2016.

3.
Camargo; MULLER, A.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Fabiana Ferreira. Análise das categorias Geográficas no ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamwental. 2016.

4.
SCHMIDT, L. P.; ANTONELI, V.; CAMARGO FILHO, M.. Participação em banca de Amanda Nunes Bento. A atual dinâmica do Funcionamento administrativo e operacional da cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos: COOPERPALMEIRAS- Maringa-PR.. 2016.

5.
Camargo; ANTONELI, V.; MULLER, A.. Participação em banca de Suelen Andrade Cardoso. Estudo de viabilidade da implantação de Aterro sanitário no município de Quinta do Sol.. 2016.

6.
Camargo; ANTONELI, V.. Participação em banca de Glaucia Jeane Chaves. Coleta seletiva no município de Engenheiro Beltrão: estudo de caso.. 2016.

7.
SCHMIDT, L. P.; ANTONELI, V.; ANDRADE, A. R.. Participação em banca de Antonio de Oliveira. Distribuição espacial e o perfil dos casos de tuberculose em Marica entre 2010 e 2015. 2016.

8.
SCHMIDT, L. P.; ANTONELI, V.; MULLER, A.. Participação em banca de Tania Peres de Oliveira.. A vila Olímpica de Maringá: o espaço e o lazer como locus da socialização.. 2016.

9.
SCHMIDT, L. P.; ANTONELI, V.; MULLER, A.. Participação em banca de Jaqueline Logen Rossatto. Impacto de uma intervenção urbana: as transformações na dinâmica sobre o eixo conurbado de Maringá e Sarandi na Avenida Colombo.. 2016.

10.
ANTONELI, V.; SANTOS, W. T. P.. Participação em banca de Carlos Miguel de Mores. Análise de conteúdos curriculares na disciplina de Geografia em comunidades rurais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

11.
ANTONELI, V.; THOMAZ, E. L.; VESTENA, L. R.. Participação em banca de José Carlos Luiz. A Geografia e as transformações Mundiais Recentes: natureza, Educação e Geopolítica. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - pós graduação lato sensu) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VESTENA, L. R.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Tarcizio -kraiczek.Estudo da Variabilidade Temporal na infiltração da água em cambissolo hápicocom cultivo de Tabaco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
ANTONELI, V.; BOBATO, Z. L.. Participação em banca de Adriane Martinhuk.Relatório final do estagio supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
BOBATO, Z. L.; IKUTA, F. K.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Robson Chistian Barankievicz.A instalação da Empresa Belagricola no município de Imbituva-PR e o uso do território. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

4.
FREITAS, A. R.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Mariele Aparecida dos Santos.Identificação das classes de hemerobia em área central da cidade de Irati-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

5.
Freitas, A. R de.; ANTONELI, V.; SILVA, J. M. F.. Participação em banca de Keila Aparecida de Almeida.Parâmetros Climáticos no Município de Guarapuava: precipitação e temperatura e sua influencia na agricultura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

6.
FREITAS, A. R.; ANTONELI, V.; SILVA, J. M. F.. Participação em banca de Fernanda Martins.Estudo da Paisagem da bacia hidrográfica do Arroio das Pereiras, Irati-PR.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

7.
ANTONELI, V.. Participação em banca de Patricia Kelte.Implantação do SISLEG em uma pequena Propriedade Rural do Municipio de Imbituva-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

8.
ANTONELI, V.. Participação em banca de Vinicius João Vienc.Análise do Sistema de abastecimento de Água da área Urbana no Municipio de Irati-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

9.
ANTONELI, V.. Participação em banca de Antony Santana.Mapeamento do uso da Terra na Floresta Nacional de (FLONA) de IRATI-PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

10.
ANTONELI, V.. Participação em banca de Mariane Bonato.Educação Ambiental: uma abordagem dos resíduos sólidos no Ensino da Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

11.
ANTONELI, V.; ROSEGHINI, W. F. F.; ANDRADE, A. R.. Participação em banca de Jean Carlos Batista.Influência das condições climáticas na incidencia de doenças do aparelho respiratório com enfoque no municipiode Ivaí PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

12.
ROSEGHINI, W. F. F.; ANTONELI, V.; Nabozny,A. Participação em banca de Silmar Siona.Arroio dos Pereiras em Irati- PR; o Rio como instrumento didático ao ensino de Geografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

13.
ANTONELI, V.; Nabozny,A; STEPKA, T. F.. Participação em banca de Valter Klossowski.Reciclando materiais e idéias: Uma possível inserção no Ensino de Geografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

14.
ANTONELI, V.; ANDRADE, A. R.; ROSEGHINI, W. F. F.. Participação em banca de Giovana de Souza.A influência da arborização no conforto térmico humano na cidade de Irati PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

15.
ANTONELI, V.; ANDRADE, A. R.; ROSEGHINI, W. F. F.. Participação em banca de Patrick Fernando de Oliveira.Repercussão do Aquecimento Global em meio a sociedade; um paralelo entre a voz da mídia a da ciencia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

16.
ROSEGHINI, W. F. F.; THOMAZ, E. L.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Fernando Fernandes.A relação da precipitação e a erosão em matas ciliares: o estudo de caso de Papanduva de Cima Prudentópolis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

17.
ROSEGHINI, W. F. F.; ANDRADE, A. R.; ANTONELI, V.. Participação em banca de Márcio Muller Martine.A importância de áreas verdes urbanas:um estudo de caso no Municipio de Rebouças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste.

18.
ANTONELI, V.; EMMER, M.; HEERDT, B.. Participação em banca de Fernada Zielinski.Parque Recreativo do Jordão - Guarapauava - PR : Análise das condições estruturais e legislação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

19.
ANTONELI, V.; EMMER, M.; BURATI, M. F.. Participação em banca de Cedeli de Andrade Terres.Áreas de preservação permanente: diagnóstico da área de lagoas da Empresa GVA Indústria e Comércio S.A.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

20.
ANTONELI, V.; CAMARGO, G.; BERTOTTI, L. G.. Participação em banca de Eliza do Belém Tratz.Análise e comparação da produção da areia de britagem produzida em Guarapauava - PR com as areias fluviais advindas do Rio Tibagi nas proximidades de Ponta Grossa - PR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

21.
ANTONELI, V.; BERTOTTI, L. G.; Valentum. Participação em banca de Adilson Mazera.Adequação Ambiental Fazenda Passo sa Lontra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

22.
ANTONELI, V.; HEERDT, B.; Camargo. Participação em banca de Anderson Muzzolon.Cálculo da vazão da bacia do Rio Concórdia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

23.
ANTONELI, V.; Camargo. Participação em banca de Claudio Airton Cunha Machado.Representação do espaço geográfico do Parque Municipal das Araucárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANTONELI, V.. Teste seletivo para professor Colaborador. 2017. Universidade Estadual do Centro Oeste.

2.
ANTONELI, V.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Marcelo Barreto. 2017. Universidade Estadual do Centro Oeste.

3.
ANTONELI, V.. Teste Seletivo para professor substituto. 2015. Universidade Estadual do Centro Oeste.

4.
ANTONELI, V.; SANTOS, W. T. P.; BRUMES, K. R.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Alides Baptista Chimin Junior. 2014. Universidade Estadual do Centro Oeste.

5.
BRUMES, K. R.; ANTONELI, V.; SANTOS, W. T. P.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Andreza Rocha de Freitas. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
SANTOS, W. T. P.; ANTONELI, V.; BASSO, L. C.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Julio Manoel França da Silva. 2014. Universidade Estadual do Centro Oeste.

7.
ANTONELI, V.; SANTOS, W. T. P.; BRUMES, K. R.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Fernanda Keiko Ikuta. 2014. Universidade Estadual do Centro Oeste.

8.
SANTOS, W. T. P.; ANTONELI, V.; VIDAL, C. M. S.. Comissão Para Avaliação de Desempenho Docente para elevação de Nivel da Karla Rosário Brumes.. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
SANTOS, W. T. P.; ANTONELI, V.; BASSO, L. C.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Daniel Luiz Stefenon. 2013. Universidade Estadual do Centro Oeste.

10.
ANTONELI, V.; BASSO, L. C.; SANTOS, W. T. P.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Alides Baptista Chimin Junior. 2013. Universidade Estadual do Centro Oeste.

11.
SANTOS, W. T. P.; ANTONELI, V.; BASSO, L. C.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Julio Manoel França da Silva. 2013. Universidade Estadual do Centro Oeste.

12.
ANTONELI, V.; SANTOS, W. T. P.; BASSO, L. C.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Andreza Rocha de Freitas. 2013. Universidade Estadual do Centro Oeste.

13.
Freitas, A. R de.; ANTONELI, V.; SILVA, J. M. F.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores colaboradores na área de Geografia física. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
ANTONELI, V.; STEFENON, D. L.; BASSO, L. C.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores colaboradores na área de Geografia Geral. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

15.
ANTONELI, V.; BRUMES, K. R.; SANTOS, W. T. P.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores colaboradores na área de Métodos e técnicas de Ensino de Geografia, Epistemologia, Geo Física e Geo Humana. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

16.
ANTONELI, V.; BRUMES, K. R.; SILVA JUNIOR, R. F.. Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Daniel Luiz Stefenon. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

17.
ANTONELI, V.; GOMES, M. F. V. B.; STEFENON, D. L.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores colaboradores na área de Métodos e técnicas de ensino de Geografia. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

18.
ANTONELI, V.; STEFENON, D. L.; BRUMES, K. R.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores colaboradores na área de Métodos e técnicas de Ensino de Geografia, Epistemologia, Geo Física e Geo Humana. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

19.
SANTOS, W. T. P.; BRUMES, K. R.; ANTONELI, V.. Primeira etapa da Avaliação de desempenho Docente para a aquisição de estabilidade no cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público para a carreira do Magistério Público do Ensino superior de Daniel Luiz Stefenon. 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

20.
Camargo; BERTOTTI, L. G.; ANTONELI, V.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores colaboradores na área de Geografia física. 2010. Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Semana de Geografia de Irati. 2016. (Seminário).

2.
EGU General Assembbly 2015. Seasonal variability of hydro-physical conditions in Faxinal system subtropical climate in southern Brazil. 2015. (Congresso).

3.
II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia.II Coloquio de Pesquisa em Hidrogeomorfologia. 2013. (Outra).

4.
XVII Encontro Nacional de Geografos.VARIABILIDADE DA INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO E COMPACTAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE FAXINAIS NO MUNICIPIO DE PRUDENTOPOLIS-PR.. 2012. (Simpósio).

5.
XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada.MUDANÇA NA MORFOLOGIA DE UM SEGMENTO DE ESTRADA RURAL NO PERÍODO DA SAFRA DE TABACO NO MUNICÍPIO DE IRATI- PR.. 2011. (Simpósio).

6.
Colóquio de Pós Graduação Natureza Meio Ambiente e Geografia. 2008. (Seminário).

7.
III SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS GRADUAÇÃO. 2008. (Simpósio).

8.
XV Semana de Geografia; a contribuição da Geografia brasileira frente as mudanças locais e globais. 2006. (Encontro).

9.
Programa de Curso Positivo 2005.Programa de Cursos positivo 2005. 2005. (Oficina).

10.
X Encontro Pedagógico de Educadores. 2005. (Encontro).

11.
V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul Americano de Geomorfologia.V Simpósio Nacional de Geomorfolia e I Encontro Sul Americano de Geomorfologia. 2004. (Simpósio).

12.
XII Semana de Geografia.XII Semana de Geografia - A questão ambiental sobre a ótica geográfica. 2003. (Outra).

13.
X Simposio Brasileiro de geografia Física Aplicada.X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2003. (Simpósio).

14.
Curso de capacitação.Salto para o Futuro IV. 2002. (Outra).

15.
X Semana de Geografia.X Semana de geografia. 2002. (Encontro).

16.
Olericulrura Básica.Olericultura Básica. 2001. (Encontro).

17.
XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica.XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica. 2001. (Encontro).

18.
IX Semana de Geografia.IX Semana de geografia. 2000. (Encontro).

19.
VIII Semana de Geografia.Contribuições para pensar os conceitos de Urbano e cidade. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PULIDO-FERNANDEZ, M. ; ANTONELI, V. . European Geosciences Union General Assembly 2015. Seção SSS9 ? Soil, Environment and Ecosystem Interactions. 2015. (Congresso).

2.
ANTONELI, V.. XI Semaan de Geografia da Unicentro-Campus de Irati-PR. 2015. (Outro).

3.
ANTONELI, V.. II COLÓQUIO DE PESQUISA EM HIDROGEOMORFOLOGIA. 2013. (Outro).

4.
THOMAZ, E. L. ; ANTONELI, V. ; VESTENA, L. R. ; ANDRADE, A. R. . II Coloquio de Hidrogeomorfologia. 2013. (Congresso).

5.
Thomaz ; VESTENA, L. R. ; ANDRADE, A. R. ; ANTONELI, V. . I Coloquio em Hidrogeomorfologia. 2011. (Congresso).

6.
ANTONELI, V.. V Semana de Geografia ? : ?Epistemologia(s) Contemporânea(s): Práticas de Ensino e Pesquisa em Geografia e outros saberes?,. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jeferson Eslei Mazur. Degradação do solo em estradas temporárias no cultivo de tabaco. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Enaiale Caroline de Paula. Mudança nas condiçoes físicas do solo ao longo do cultivo de cebola no Município de Irati-PR. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

3.
Fabio Caian de Jesus. Interceptação da água da chuva em cultivo de tabaco. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste. (Orientador).

4.
Ana Caroline Mosele. Influencia dos dejetos de suínos nos atributos físicos do solo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

Iniciação científica
1.
José Lucas Kochanski. Mudança na morfologia das estradas temporárias no interior das áreas de cultivo de tabaco. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

2.
Fernanda Rodrigues Tribek. Impacto de animais silvestres em um fragmento de zona ripária do rio Imbituvão no município de Fernandes Pinheiro PR.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

3.
Pâmela Camila Specht. Comportamento da água no solo sob o cultivo do tabaco em uma pequena propriedade rural no Município de Irati PR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

4.
Maria Izabel Mendes. Variabilidade da infiltração da água no solo em diferentes tipos de culturas.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

5.
Fabiano Eleutério dos Santos. Como as fases do cultivo do tabaco influenciam na infiltração da água no solo?. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Taís de Oliveira. Isolamento de pequenas áreas de pastagem em Sistema Faxinal: uma alternativa para a redução da degradação do solo.. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, . Orientador: Valdemir Antoneli.

2.
Joslaine Minosso. Influência do pastoreio extensivo nas condições hidrogeomorfológicas em diferentes usos do solo no município de Cantagalo - PR.. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Valdemir Antoneli.

3.
Adriane Martinhuk. IDENTIFICAÇÃO DOS CONFLITOS DE USO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIJUCO PRETO. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste, . Orientador: Valdemir Antoneli.

4.
Laiane Penteado. A INFLUÊNCIA DA FUMICUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E PERMANÊNCIA DO HOMEM NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GUAMIRANGA. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, . Coorientador: Valdemir Antoneli.

5.
Claudio Antonio Kozechen. Estabelecimento de indicadores de degradação do solo em sistema de Faxinal na Região Centro-Sul do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste, . Orientador: Valdemir Antoneli.

6.
MARILAINE ALVES DOS SANTOS. Iinfluência do uso e ocupação da terra na variabilidade sazonal da taxa de infiltração na bacia hidrográfica Rio Bonito em Irati-Pr. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Coorientador: Valdemir Antoneli.

7.
Marilaine Alves. Compactação e Infiltração de água no solo em diferentes tipos de cobertura vegetal na bacia hidrográfica rio bonito em irati-pr. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Valdemir Antoneli.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ruberto anzolin. PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA RELACIONADO AO SISTEMA DE FAXINAL. ESTUDO DE CASO DO FAXINAL DE BARRA BONITA ? PRUDENTOPOLIS PR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

2.
Antonio Carlos Boiko. IMPACTO ? O EFEITO DA IMAGEM. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Komiak. Compactação do solo com diferentes usos da terra em um antigo sistema de faxinal- Rebouças-PR.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

2.
Daniel Bonki. Variação dos atributos físicos do solo em cultivo de soja com diferentes formas de manejo - Irati-PR.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

3.
Murilo Pacheco dos Santos. Produção de sedimentos em bacias urbanas no cidade de Irati-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

4.
Fabio Caian de Jesus. Compactação do solo ao longo do cultivo do tabaco em uma propriedade rural no município de Fernandes Pinheiro-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

5.
Helio Helder Lenatorvicz. Perda de solo em cultivo de tabaco com prática de Plantio Direto no Municipio de Ivai-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

6.
Tais de Oliveira. Variação das condições do solo em Faxinais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

7.
Marcos Kavallkeviski. Influência do pinus na erosão superficial do solo em área degradada, no Município de Imbituva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

8.
Marilaine Alves do Santos. Produção de serrapilheira em um reflorestamento de pinus no Município de Irati-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

9.
Regiane Schenemann. Produção de serrapilheira em área de cultivo de erva-mate no Município de Imbituva-PR.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

10.
Misael Iozwiak Stackiv. Avaliação da erosão de solo em pastagens através da técnica de pinos de erosão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

11.
Marcio Alves Sequinel. AVALIAÇÃO DA PERDA DE SOLOS EM RAVINAS POR MEIO DO MÉTODO DE PERFIS TRANSVERSAIS EM UMA ÁREA DEGRADADA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

12.
Marcelo Cavassin. PERDA DE SOLO EM UMA ÁREA DEGRADADA NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA ?PR ATRAVÉS DE MANCHAS DE VEGETAÇÃO COMPOSTAS POR Andropogon bicornis.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

13.
Elizandra do Rocio Matos. Avaliação da erosão de margem por meio da técnica de pinos de erosão: estudo de caso na bacia do Rio das antas, em Irati, Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

14.
Mileine aparecida Guimarães. Transporte de sedimentos suspensos antes e depois da dragagem no Rio das Antas? Irati/Pr. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

15.
Jonas da Rosa. APORTE DE SEDIMENTOS DE UMA ÁREA DEGRADADA POR MEIO DA DEPOSIÇÃO DE SOLO AO REDOR DOS TRONCOS DAS ÁRVORES EM UM FUNDO DE VALE NO MUNICÍPIO DE IMBITUVA-PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

16.
Fátima Furmanowicz Brandalize. Perdas de solo por erosão hídrica no cultivo de milho com sistema de plantio convencional e plantio direto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

17.
Tarcizio Kraiczek. A expansão do cultivo do tabaco no Município de Prudentópolis- PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

18.
Patricia Kelte. Implantação do SISLEG em uma pequena propriedade Rural do Municipio de Imbituva-PR.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

19.
João Anésio Bednarz. Avaliação da produção de sedimentos nos corpos hídricos devido o contato direto dos animais com os rios no Faxinal Marmeleiro de Cima Município de Rebouças- Pr. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

20.
Laiane Penteado. Inserção da fumicultura nas áreas de faxinais na bacia do Arroio Boa Vista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

21.
Rosiméri Fabiana Parteka. avaliação dos percentuais de atravessamento de água da chuva sob três tipos de uso do solo na floresta Nacional de Irati-PR.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

22.
Mariceli Peruceli. monitoramento da produção de serrapinheira no faxinal Papanduva de baixo Prudentópolis Pr. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

23.
Marcos Antonio Gemieski. Diagnóstico ambiental do Sistema de Faxinal, Região Centro-Sul do Estado do Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

24.
Marlon Fabio Abreu. Avaliação da produção de sedimentos nos corpos hídricos devido o contato direto dos animais com os rios no Faxinal Marmeleiro de Cima Município de Rebouças- Pr.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

25.
Luciano Ameida de Sousa. Montagem e funcionamento das fossas sépticas biodigestoras, como alternativa para o problema da falta de saneamento básico na área rural do município de Irati - PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

26.
Elizeu Eduardo Czekalski. Análise da produção de sedimentos rudáceos em um canal fluvial de primeira ordem da bacia do Rio Valeiros Iratí-PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

27.
Andrei Gonçalves de Lima. Avaliação de como é trabalhada a questão ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio e como os alunos vêem essas questões. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

28.
CARLOS ALBERTO KOLISKI. MONITORAMENTO DA PERCA DE SOLO NOS CAMINHOS PREFERENCIAIS DOS ANIMAIS SOB O FAXINAL PARANÁ ANTA GORDA ? PRUDENTÓPOLIS ? PARANÁ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

29.
Renato Ternoviski. Caracterização sócio- cultural da Localidade de Linha Esperança, Prudentópolis PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

30.
Clérito Kaveski Peres. Comportamento climático de Guarapuava- Pr. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

31.
Cristiano Tolazzi. Atualização da rede Roviária e ferroviária do Miunicípio de Laranjeiras do Sul - Pr. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

32.
Luiz Cezar Rech. Análise da ação antrópica e uso do solo na bacia hidrográfica do Rio Pinheiro Torto - laranjeiras do Sul- Pr. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

33.
Leandro Novakovski. Análise da degradação ambiental da Bacia do Arroio do Engenho decorrente do efeito da urbanização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

34.
Mauri Cesar Anisieski. Cálculo de vazão do Arroio do Engenho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

35.
José Vilson Ribeiro. Degradação ambiental em bacia hidrográfica: estudo de caso do arroio Belica.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

36.
Sérgio Charnei. A imigração ucraniana e a preservação das tradições, costumes e traços culturais dos descendentes de ucranianos no Município de Prudentópolis- Pr. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GEOGRAFIA) - UNICENTRO. Orientador: Valdemir Antoneli.

Iniciação científica
1.
Giovana Ranthum Viechneiski. Infiltração da água no solo em área agrícola com cultivo de soja no município de Irati PR.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

2.
Oscarina Melnik. Influência dos animais nas condições físicas do solo em sistema silvopastoril em pequenas propriedades rurais.. 2018. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

3.
Regiane Mikuska. Perda de solos em caminhos preferências dos animais em áreas de Faxinal. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

4.
Everson Adriel Rebinski. Influência da disponibilidade de pasto nos atributos físicos do solo em pastagem cultivada e pastagem nativa no município de Ivai-PR. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

5.
Everson Adriel Rebinski. Variabilidade das condições físico hídricas do solo em área de pastagem no município de Ivai-PR.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

6.
Jainy Bobato. Erosão por salpico em uma área degradada no município de Imbituva - PR.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

7.
Leonardo Brandes. Influência do calendário agrícola na produção de sedimentos em cabeceira de drenagem no Municipio de Irati-PR.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

8.
Felipe Homiak. Compactação do solo com diferentes usos da terra em um antigo Sistema de Faxinal- Rebouças-PR.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

9.
Daniel Bonki. Variação dos atributos físicos do solo em cultivo de soja com diferentes formas de manejo - Irati-PR.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

10.
Fabio Caian de Jesus. Avaliação da exposição e da umidade do solo no cultivo do tabaco. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

11.
ADENILSON JOSÉ DA SILVA. Influência da área urbana na produção de sedimentos no município de Rebouças-PR. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

12.
Everson Ariel Rabinski. Perda de solo em áreas de pastagens com criação extensiva de animais no município de Ivai-PR.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

13.
Fabio Caian de Jesus. Avaliação da produção de sedimentos suspensos em uma cabeceira de drenagem com cultivo de tabaco. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

14.
Vanessa Mazurek. Avaliação da produção de sedimentos suspensos em uma cabeceira de drenagem com cultivo de tabaco no Município de Irati-PR.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

15.
Solange Franciele Mageroski. Avaliação da turbidez da água promovida pelo contato dos animais com os corpos hídricos em áreas de Faxinais.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

16.
Fabio Caian de Jesus. Compactação do solo ao longo do cultivo do tabaco em uma propriedade rural no município de Fernandes Pinheiro-PR. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

17.
Helio Helder Lenatorvicz. Perda de solo em cultivo de tabaco com prática de Plantio Direto no Municipio de Ivai-PR. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

18.
Solange Franciele Mageroski. Influência das estradas rurais na produção de sedimentos em suspensão no Faxinal Barra Bonita Prudentópolis-PR.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

19.
Adriane Martinhuk. Mapeamento do uso do solo do Faxinal Tijuco Preto no Município de Prudentopolis-PR.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, fundação araucária. Orientador: Valdemir Antoneli.

20.
Helio Helder Lenatorvicz. Perda de solo em cultivo de tabaco no Municipio de Ivai-PR. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

21.
Rafael Machado. Influencia da área urbana na produção de sedimentos na Bacia do Rio Riozinho em Irati-PR. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

22.
Solange Franciele Mageroski. Influência das estradas rurais na produção de sedimentos em suspensão no Faxinal Barra Bonita Prudentópolis-PR.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

23.
Murilo de Lima Pacheco. de sedimentos suspensos em duas sub-bacias urbanas na cidade de Irati-PR. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

24.
Angelo Lucas Sequinel. Monitoramento da produção de serrapilheira de um reflorestamento de Eucalipto no Município de Prudentópolis-PR.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

25.
Claudio Antonio Kozechen. Avaliação da compactação do solo em áreas de Faxinais: estudo de caso do Faxinal Tijuco Preto- Prudentópolis - PR. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Valdemir Antoneli.

26.
Marcelo Zaboroski. Inserção da fumicultura em áreas de Faxinais; estudo de caso dos Faxinal Lajeado dos Mello Rio Azul-PR e Lajeado de Baixo- Mallet- PR.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

27.
Simone Aparecida Migon. Avaliação da produção de sedimentos suspensos e sua relação com o uso do solo em uma microbacia rural no município de Mallet- PR.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

28.
Patrícia Zaluski. Mensuração da infiltração da água no solo em uma encosta com cultivo de soja e cultivo de tabaco.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

29.
Claudio Antonio Kozechen. Monitoramento da produção de sedimentos no Faxinal Tijuco Preto- Prudentópolis - PR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

30.
Marcelo de Barros. Atravessamento da água da chuva em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista e em um Reflorestamento de pinus no Município de Irati-PR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, fundação araucária. Orientador: Valdemir Antoneli.

31.
Lais Camila de Oliveira. Avaliação da taxa de matéria orgânica (serrapilheira) transportada pelo escoamento superficial em diferente tipos de uso do Solo na Bacia do Arroio boa Vista Guamiranga-PR. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

32.
Marcos Roberto Opolinski. Compactação do solo sob o cultivo do tabaco (nicotina tabacun) sob o plantio convencional e direto.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, fundação araucária. Orientador: Valdemir Antoneli.

33.
Viviane Moraes Francisquini Ulhôa. Monitoramento da produção de serrapilheira em três tipos de uso do solo na Floresta Nacional de Irati (Flona) PR. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

34.
Dalton Renan Fleischer. Monitoramento da produção de sedimentos das estadas e dos carreadores rurais sobre o sistema de Faxinal Marmeleiro de Cima, Município de Rebouças ?PR.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste, fundação araucária. Orientador: Valdemir Antoneli.

35.
Suellen Chemim de Almeida. Monitoramento da infiltração de água no solo sob três tipos de uso do solo na Floresta Nacional de Irati (Flona) PR.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

36.
Dalton Renan Fleischer. Monitoramento da produção de sedimentos das estadas e dos carreadores rurais sobre o sistema de Faxinal Marmeleiro de Cima, Município de Rebouças ?PR. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.

37.
Suellen Chemim de Almeida. Monitoramento da infiltração de água no solo sob três tipos de uso do solo na Floresta Nacional de Irati (Flona) PR. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientador: Valdemir Antoneli.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ANTONELI, V.. Análise de bacias hidrográficas e dinâmica da paisagem: conceitos, temas e aplicações no ensino de geografia.. 2014. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANTONELI, V.. II COLÓQUIO DE PESQUISA EM HIDROGEOMORFOLOGIA. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 17:09:16