Tony Márcio da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8313652516358563
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, campus de São José do Rio Preto (1999-2003). Mestrado realizado na mesma instituição, em Engenharia e Ciência de Alimentos (2003-2005) com a avaliação da produção de amilases pelo fungo termofílico Rhizomucor pusillus e sua aplicação na hidrólise do amido de milho e mandioca para a obtenção de xarope de glicose e maltose. Doutorado em Ciências (2005-2009), Área de concentração em Biologia Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP. Neste período desenvolveu estudos da produção, purificação e determinação das propriedades funcionais das amilases de Aspergillus niveus com parte da pesquisa realizada no Conselho Superior de investigação Científica da Universidade Autônoma de Madrid, Espanha, onde foram realizadas pesquisas com imobilização de amilases e preparo de suportes sólidos para imobilização covalente. Atuação como Pós doutorando do departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP com o projeto imobilização e estabilização de enzimas do complexo celulolítico visando melhoramento no processo de produção de etanol de segunda geração entre 2010 e 2014. Em paralelo desenvolve pesquisa com hidrólise de biomassa para a obtenção de açúcares fermentescíveis e modificações químicas de materiais celulósicos para a obtenção de suportes para imobilização de enzimas. Atua também nos seguintes temas: Coleta e isolamento de microrganismos, bioquímica e microbiologia, bioquímica dos microrganismos e biotecnologia. Possui experiência em produção, purificação, imobilização e caracterização de enzimas de fungos filamentosos, como pectinases, fitases, lipases, amilases, invertases, celulases e xilanases. Atualmente é docente no UNIARAXÁ-centro universitário do Planalto de Araxá nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Agronomia e Estética/Cosmética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tony Márcio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, T. M.;da Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Márcio;da Silva, T. M.;Damásio, André R. de Lima;da Silva, Tony Márcio;Silva, Tony M.;da Silva, Tony Márcio;SILVA, TONY MARCIO DA;SILVA, T. M. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto, FFCLRP.
Av. Bandeirantes 3900
Monte Alegre
13040-901 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36023701
URL da Homepage: www.ffclrp.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Biologia Comparada.
Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto, FFCLRP, Brasil.
com período sanduíche em Centro Superior de Investigação Científica (Orientador: Jose Manuel Guisan Seixas).
Título: Bioprospecçao em fungos filamentosos: estudo de alfa amilase e glucoamilase em fungos isolados do solo, materiais em decomposiçao e em águas termais, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
2003 - 2005
Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Produção de amilases pelo fungo filamentoso termofílico Rhizomucor pusillus e aplicação das enzimas na hidrólise do amido de milho e mandioca para a produção de xarope,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Eleni Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2014
Pós-Doutorado.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Formação Complementar


2001 - 2001
Matrix Extracelular, uma análise multidiciplinar. (Carga horária: 8h).
Unesp, campos de São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Especiação. (Carga horária: 8h).
Unesp, campos de São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
As Plantas como fonte de Energia e bem estar. (Carga horária: 8h).
Unesp, campos de São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Legislação ambiental e preservação da natureza. (Carga horária: 8h).
Unesp, campos de São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Como e porque purificar Proteínas. (Carga horária: 8h).
Unesp, campos de São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Citogenética de Isoenzimas de Insetos. (Carga horária: 8h).
Unesp, campos de São José do Rio Preto, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Docente na disciplinas: -Bioquímica e Biofísica nos cursos de Agronomia, Fisioterapia e Enfermagem; -Anatomia e Morfologia vegetal no curso de Agronomia; -Desenvolvimento e sustentabilidade no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; -Gestão Ambiental no curso de Agronomia; -Introdução a Ciências do Ambiente no curso de Engenharia Civil; -Produção Científica no curso de Engenharia Civil; -Botânica Aplicada ao Paisagismo; -Biossegurança no curso de Estética e Cosmética.


Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto, FFCLRP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Desenvolvimento em Plantas de Feijão Submetidas ao Tratamento com Aminoácidos.
Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar o crescimento das plantas de feijão com diferentes níveis de aminoácidos plantadas em vasos, como também observar seu desenvolvimento e avaliar sua área foliar, matéria seca e altura das plantas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tony Márcio da Silva - Coordenador / José Carlos da Silva - Integrante / Victória Rúbia Ferreira - Integrante.
2016 - 2016
Avaliação da aplicação de ácido húmico e ácido fúlvico na produção de batata semente
Descrição: Projeto de pesquisa como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Agronomia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Tony Márcio da Silva - Coordenador / José Carlos da Silva - Integrante / Ieda Gabriela de Resende - Integrante.
2010 - 2015
Biopropecção de fungos filamentosos produtores de holoenzimas com aplicação em biorefinaria submetido para Edital nº 47/2010 - Chamada 2 - Pesquisa em Redes Temáticas para ampliação do conhecimento sobre a biota, o papel funcional, uso e conservação da Bi
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Imobilização e estabilização de beta-Xilosidase, beta-glucosidase e Feruloil esterase expressadas em Aspergillus nidulans
Descrição: A parede celular vegetal consiste, principalmente, de polissacarídeos tais como celulose, hemiceluloses e pectina, os quais, juntos com proteínas e lignina formam estrutura rígida e complexa. A degradação dos componentes da parede celular vegetal é um processo complexo que inclui a participação de grande número de enzimas, que em grande maioria são de origem fúngica. Muitas dessas enzimas têm recebido considerável atenção devido ao seu potencial de aplicação na indústria têxtil, de alimentos, ração, papel, polpa, sucos e por último na conversão da biomassa residual da cana de açúcar para a produção de etanol. Na biodegradação da celulose estão envolvidas quatro classes de enzimas; as endoglucanases, que hidrolisam regiões internas à cadeia celulolítica; as celobioidrolases que removem celobiose das extremidades de polissacarídeo; as exoglucanases que liberam glicose de extremidades não redutoras e as -glucosidases que hidrolisam celobiose e celooligossacarideos curtos a glicose. A degradação da xilana depende da ação de duas classes de enzimas principais e mais algumas enzimas acessórias. As enzimas principais são as endoxilanases, que degradam a xilana aleatoriamente em curtos oligossacarídeos e as -xilosidases que hidrolisam os polissacarídeos curtos provenientes da ação das endoxilanases em xiloses. As enzimas acessórias são -glucuronidases, acetil xilana esterases, -arabinofuranosidases e ácido ferúlico esterases. Este projeto tem por objetivo preparar derivados imobilizados altamente ativos e estáveis de -glucosidases, -xilosidases e ácido ferúlico esterases de Aspergillus niveus previamente clonadas e expressas em Aspergillus nidulans a fim de se obter derivados enzimáticos em proporções semi-industriais. Além de melhorias na estabilidade das enzimas a imobilização em suportes insolúveis viabiliza a estocagem e também a possibilidade de usos contínuos durante muitos ciclos de reações em reatores em escala continu.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Imobilização e estabilização de enzimas amiolíticas produzidas pelo fungo Aspergillus caespitosus utilizando resíduos agroindustriais
Descrição: O amido é, depois da celulose, o polissacarídeo mais sintetizado pelas plantas através da energia solar e constitui a mais importante reserva de carbono das plantas superiores. As amilases são enzimas capazes de hidrolisar as ligações glicosídicas da molécula de amido, e são divididas em endoamilases, que hidrolisam as ligações ao acaso no interior da molécula de amido, e as exoamilases, que hidrolisam sucessivamente, as ligações glicosídicas a partir da extremidade não redutora da molécula. As amilases têm sido utilizadas com maior freqüência na indústria alimentícia, no processamento do amido, na etapa de liquefação (α-amilase) e para produção de xaropes de glicose (glucoamilase). Este projeto tem por objetivo preparar derivados imobilizados altamente ativos e estáveis de amilases de Aspergillus caespitosus produzidas a partir de resíduos agroindustriais como fonte de carbono a fim de se obter derivados enzimáticos em proporções semi-industriais. Além de melhorias na estabilidade das enzimas a imobilização em suportes insolúveis viabiliza a estocagem e também a possibilidade de usos contínuos durante muitos ciclos de reações, em reatores em escala continua. Pretende-se imobilizar as enzimas utilizando-se de técnicas envolvendo interações iônicas, hidrofóbicas e fundamentalmente covalentes, por envolverem estas a maior ligação de subunidades das enzimas em um suporte. Os derivados enzimáticos terão suas características físico-químicas determinadas e comparadas às enzimas solúveis. Pretende-se ainda avaliar as melhores condições de uso dos derivados enzimáticos, em processos reais de utilização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tony Márcio da Silva - Coordenador / Maria de Lourdes Polizeli - Integrante / Pedro Ivo Sposito - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2010
Bioprospecção em fungos filamentosos: produção, purificação e caracterização de lipases produzidas por fermentação submersa e fermentação em substrato sólido. Mestranda: Ana Claudia Vici
Descrição: As lipases (triacilglicerol hidrolases, EC 3.1.1.3), são um grupo de enzimas que atuam apenas na interface água/lipídio hidrolisando triacilgliceróis. Na presença de solventes orgânicos promovem reações de esterificação. As lipases atualmente comercializadas são microbiana, muitas de origem fúngica. A utilização dessas enzimas tem aumentado a cada ano, pois possuem ampla aplicação na indústria alimentícia, de detergentes, oleoquímica, de couro, de celulose, farmacêutica e cosméticos. Essas enzimas podem ser produzidas por fermentação em cultura submersa e em substrato sólido. Este último aproveitando co-produtos agroindustriais agregando valor de mercados a esses produtos e contribuindo para minimizar o impacto ambiental gerado pela deposição desses resíduos no ambiente. O Reino Fungi forma um grupo de organismos muito diverso, possuindo mais de 77.000 espécies descritas, muitas ainda não estudadas. Estes microrganismos secretam enzimas para o meio extracelular degradando macromoléculas a fim de serem utilizadas como fonte nutritiva. Este projeto propõe: (a) a coleta e isolamento de fungos filamentosos, a partir de espécies arbóreas oleaginosas em diferentes regiões do Estado de São Paulo e solo de depósito de óleos e gorduras para produção de biodisel da FFCLRP, USP; (b) a seleção de cepas com excelente potencial para produção de lipases; (c) a identificação das cepas selecionadas; (d) a padronização das condições de cultivo; (e) a caracterização bioquímica dessas enzimas e a purificação de pelo menos uma forma que terá os aminoácidos seqüenciados. Os resultados obtidos contribuirão para catalogar espécies não estudadas e/ou não documentadas do Estado de São Paulo e também contribuirão para o entendimento das lipases fúngicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Avaliação da produção de amilases pelo fungo filamentoso Aspergillus caespitosus em meio líquido. Projeto de iniciação de Murilo Solano, aluno do curso de Ciências biológicas da FFCLRP-USP
Descrição: Este projeto teve como objetivos -Avaliar as condições ótimas de crescimento e produção enzimática pelo fungo Aspergillus Caespitosus, como melhor meio de cultura, tempo, pH e temperatura. -Avaliar diferentes resíduos industriais como fontes de carbono indutoras. -Analisar os produtos de hidrólise do amido por cromatografia em camada delgada (TLC)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Amylase production by new isolated filamentous fungus Penicilium herquei in submerged fermentation. Projeto de iniciação científica de Maurício de Oliveira, curso de Ciencias Biológicas do Centro Claretiano de Batatais.
Descrição: Amylases hydrolyze starch in glucose, maltose and maltooligosaccharides. They are classified in endoamylases which hydrolyses a-1,4 linkage into the starch molecule and exoamylases which act in the ending non reducing. They can be derived from several sources, such as plants, animals and microorganisms, the enzymes from microbial sources generally meet industrial demands. Microbial amylases could be potentially useful in the pharmaceutical and fine-chemical industries if enzymes with suitable properties could be prepared. The aim of this work was to study amylases of a filamentous fungus Penicillium herquei. Amylase activity was assayed with 0.25 mL of 1% (w/v) soluble starch (Reagen, Brazil) in 0.10 M acetate buffer, pH 5.0 and 60°C for 10 min. The reducing sugar released was measured by the DNS method (Miller 1959), using glucose as a standard. This fungus has presented excellent amylase production when it was grown in Khanna medium, initial pH 5.0, stationary conditions, 120 h, at 30ºC. Among several carbon sources the highest levels of amylolytic activities was obtained from triturated maize, maltose and amylopectin. Glucose was detected by thin layer chromatography as hydrolyze products of starch soluble, after 2h of enzymatic assay, suggesting the presence of glucoamylase..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tony Márcio da Silva - Coordenador / Mauricio Oliveira - Integrante.
2006 - 2008
Bioprospecção em fungos filamentosos: produção e caracterização do complexo pectinolítico
Descrição: Substâncias pécticas ocorrem nas plantas superiores e são constituídas por uma cadeia principal de ácido poligalacturônico ramificada com outros acúcares. As enzimas pectinolíticas extracelulares são produzidas principalmente por fungos filamentosos, podendo ser classificadas em esterases (pectina esterase) e despolimerases (poligalacturonases, liases), sendo que apresentam um alto potencial de uso biotecnológico na extração de azeite de oliva, recuperação de óleos da casca de frutas, clarificação de sucos de fruta, fabricação do vinho e indústria textil. O Reino Fungi possui mais de 77000 espécies, muitas ainda não estudadas. Estes microrganismos secretam enzimas para o meio extracelular degradando macromoléculas a fim de serem utilizadas como fonte de nutrientes. O objetivo desse projeto é coletar e isolar fungos, a partir do solo ou material em decomposição, em termas e áreas de reflorestamento do Estado de São Paulo. Selecionar bons produtores de pectinases, preferencialmente, com características termofílicas/termotolerante e que ainda não foram estudados. Após identificação taxonômica dos fungos selecionados, serão otimizadas as condições de cultivo para o microrganismo com características relevantes, quanto as fontes nutricionais e parâmetros físico-químicos. O complexo pectinolítico será caracterizado através de métodos cromatográficos, e pelo menos uma endopoligalacturonase será purificada e terá os aminoácidos sequenciados. Os resultados obtidos contribuirão não só para catalogar espécies não estudadas e/ou não documentadas do Estado de São Paulo, como também contribuirão para um melhor entendimento dos mecanismos regulatórios e propriedades funcionais das pectinases em fungos filamentosos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Estudo de Xilanases Produzidas por Fungos Filamentosos com Potencial para Aplicação Industrial: Seleção de Linhagens, Produção, Caracterização Bioquímica e Relações Filogenéticas
Descrição: A madeira é constituída principalmente por celulose (40-50%), lignina (15-35%) e hemicelulose (20-35%). As hemiceluloses são classificadas de acordo com o açúcar presente em sua molécula, sendo a xilana, a principal hemicelulose de madeiras provenientes de angiospermas (15-30% do peso seco total). Xilana é um polímero de xilose, mas que na natureza, geralmente está associado com outros açúcares formando glucuronoxilanas, glucuroarabinonoxilanas, glucomananas, arabinogalactanas e galactoglucomananas. Consiste em uma cadeia linear polimérica formada por xiloses unidas entre si por ligações glicosídicas do tipo b-1-4. Xilanases são produzidas principalmente por microrganismos, entre estes, os fungos filamentosos são particularmente interessantes, uma vez que secretam altos níveis enzimáticos para o meio. Nos últimos anos, a aplicação biotecnológica de xilanas e xilanases tem aumentado consideravelmente podendo ser aplicadas no clareamento da polpa de celulose na produção de papel, ração animal, indústria têxtil entre outras. A xilose pode ser convertida em combustíveis líquidos (etanol), solventes, e adoçantes artificiais de baixa caloria. Assim, frente ao amplo potencial de aplicação das enzimas xilanolíticas, nesse projeto será realizado: coleta, isolamento e seleção de linhagens de fungos filamentosos produtores de xilanases, otimização das condições de cultivo do microrganismo que favoreçam a produção enzimática, purificação das xilanases produzidas, caracterização bioquímica, seqüenciamento de aminoácidos das xilanases purificadas para verificação de homologias, cristalografia e aplicação das xilanases no biobranqueamento de polpa de celulose de diferentes procedências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Bioprospecção em fungos filamentosos: estudo de a-amilase e glucoamilase em fungos isolados do solo, materiais em decomposição e águas termais
Descrição: O reino Fungi possui mais de 77000 espécies, muitas ainda não estudadas. Estes microrganismos secretam enzimas para o meio extracelular degradando macromoléculas a fim de serem utilizadas como fonte de nutrientes. O objetivo desse projeto é coletar e isolar fungos, a partir o solo ou material em decomposição, em termas e áreas de reflorestamentos do estado de São Paulo. Selecionar bons produtores de amilases, preferencialmente, com características termofílicas/termotolerante e que ainda não foram estudados. Após identificação taxonômica dos fungos selecionados, serão otimizadas as condições de cultivo para um microrganismo com características relevantes, quanto às fontes nutricionais e termoestabilidade. Pretende-se ainda caracterizar glucoamilases e a-amilases por processos cromatográficos, parâmetros físico-químicos e cinéticos. As amostras purificadas poderão ter seus aminoácidos seqüenciados para verificação de homologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Produção e determinação das propriedades funcionais das amilases de Aspergillus niveus
Descrição: Este trabalho objetivou coletar e isolar fungos filamentosos de diferentes regiões do estado de São Paulo com potenciais para produção de enzimas amilolíticas com características físico-químicas desejáveis para aplicação industrial. Foram coletados 19 fungos nas três coletas realizadas e estes juntamente com outros cinco fungos, isolados anteriormente durante o projeto Biota/FAPESP, foram submetidos a uma seleção para a escolha do melhor produtor de amilases. Aspergillus niveus foi o que melhor produziu amilases nas condições avaliadas e foi tomado para dar continuidade ao trabalho. A etapa seguinte consistiu em avaliar as melhores condições de cultivo para a produção das amilases. Os maiores níveis de atividade enzimática foram detectados em meio Khanna, em cultivos estáticos, pH inicial 6,0, a 40°C, com 72 horas de crescimento. Milho moído, farinha de aveia, palha de arroz, maisena, amido solúvel, casca de mandioca, maltose, farelo de trigo, penetrose, amilopectina e rafinose foram as fontes de carbono que melhor induziram a síntese de amilases. Extratos enzimáticos de A. niveus obtidos sob condições ótimas de cultivo, foram submetidos a eluição em diferentes colunas cromatográficas (DEAE-Fragtogel e Sephacryl S-200) e três amilases foram purificadas (uma glucoamilase e 2 a-glucosidases- I e II), cujas massas moleculares determinadas por SDS-PAGE corresponderam à 77, 59 e 55 kDa. Os pontos isoelétricos e o conteúdo de carboidrato corresponderam respectivamente a de 3,8 e 15% para glucoamilase, 6,6 e 4% para a-glucosidase I e 6,8 e 29% para a- glucosidase II. O pH ótimo para atividade de glucoamilase foi de 5,0-5,5 e pH 6,0 para a atividade de a-glucosidase I e II. A temperatura ótima para as três enzimas foi de 65°C e as mesmas apresentaram boa estabilidade a 60 e 65°C. A glucoamilase apresentou alta afinidade para o amido, já a a-glucosidase I apresentou alta afinidade para amido, glicogênio e maltose. A maior eficiência catalítica foi verificada na presença de V.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
BIOPROSPECTION IN FUNGI: THE SEARCH OF LEAD COMPOUNDS FOR DRUG DESIGN AND ENZYMES FOR PHARMACEUTICAL AND INDUSTRIAL APPLICATIONS - Projeto Temático Fapesp - Bioprospecta/Biota (04/07935-6) - pesquisador colaborador da equipe
Descrição: Fungos têm sido menos explorados do que plantas em programas de bioprospecção, em particular os fungos endofíticos, os quais são fonte promissora para obtenção de importantes produtos naturais bioativos e continuam, ainda, pouco explorados. Uma das grandes vantagens da pesquisa com microrganismos num programa de pesquisa com produtos naturais é a possibilidade de investigar grande número de culturas em pequena escala antes da identificação dos microrganismos e, ao mesmo tempo, manter alta probabilidade de sucesso tanto na reprodução da atividade biológica quanto na produção dos metabólitos de interesse utilizando-se larga escala de fermentação. Outra vantagem é que a manipulação das condições de cultivo dos fungos pode levar a produção de maior variedade de compostos em comparação com o que poderia ser produzido a partir da confecção de extratos de plantas. Neste projeto propõe-se explorar os potenciais químico e biológico de fungos endofíticos e de solo coletados no Estado de São Paulo visando três objetivos principais: i) obtenção de extratos brutos a partir de culturas microbianas para serem avaliados em ensaios antimicrobianos em nossos laboratórios e em ensaios disponibilizados pela rede do programa BIOprospecTA. Os extratos mais promissores serão fracionados, objetivando-se a obtenção de novos protótipos para o desenvolvimento de fármacos; ii) obtenção de produtos a partir de reações de biotransformação utilizando-se produtos naturais bioativos previamente isolados em nossos laboratórios (grandisina, budleina A e tagitinina C) para serem avaliados quanto as atividades biológicas em ensaios disponíveis na rede, e iii) produção de enzimas, as quais podem ser úteis em processos industriais (xilanase, glicose oxidase, fitase, amilase, fosfatases ácida e alcalina) e como produtos de interesse farmacêutico (L-asparaginase). A realização, em primeira etapa, do ensaio para a atividade antimicrobiana pode ser uma indicação de maior espectro de atividades biológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Produção de amilases pelo fungo filamentoso termofílico Rizomucor pusillus e aplicação das enzimas na hidólise do amido de milho e mandioca para a produção de xarope
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
Produção de amilases por fungo filamentoso e bacteria termofílicos
Descrição: As amilases são enzimas que catalisam a hidrólise de ligações alfa glicosídicas de polissacarídeos, como glicogênio, amido ou seus produtos de degradação. Sobre o amido, atuam liberando diversos produtos incluindo dextrinas e progressivamente pequenos polímeros compostos de unidades de glicose. Produzida na saliva e no pâncreas as amilases também são produzidas por diversos fungos, bactérias e vegetais. Essas enzimas são de extrema importancia na indústria alimentícea, textil, bebidas, panificação dentre outros. Em função destas considerações foi proposto um projeto de pesquisa que visa produzir enzimas amilolíticas usando como ferramentas um fungo filamentoso e uma bactéria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Colombiana de Biotecnologia
2010 - Atual
Periódico: African Jourmal Biochemistry Research
2010 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Microbiology (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Bioprocess and Biosystems Engineering (Print)
2013 - Atual
Periódico: Scientific Research Publishing, USA
2013 - Atual
Periódico: Biochemistry Research International
2013 - Atual
Periódico: Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Enzimologia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VITCOSQUE, GABRIELA LEAL2016VITCOSQUE, GABRIELA LEAL ; RIBEIRO, LILIANE FRAGA COSTA ; DE LUCAS, ROSYMAR COUTINHO ; da Silva, Tony Marcio ; RIBEIRO, LUCAS FERREIRA ; DE LIMA DAMASIO, ANDRÉ RICARDO ; FARINAS, CRISTIANE SANCHEZ ; GONÇALVES, ALINE ZORZETTO LOPES ; Segato, Fernando ; BUCKERIDGE, MARCOS SILVEIRA ; Jorge, João Atilio ; Polizeli, Maria de Lourdes T. M. . The functional properties of a xyloglucanase (GH12) of Aspergillus terreus expressed in Aspergillus nidulans may increase performance of biomass degradation. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 100, p. 3133-9144, 2016.

2.
MACHADO, CARLA BOTELHO2015MACHADO, CARLA BOTELHO ; CITADINI, ANA PAULA ; GOLDBECK, ROSANA ; DE LIMA, EVANDRO ANTÔNIO ; FIGUEIREDO, FERNANDA LOPES ; SILVA, T. M. ; Hoffmam, Zaira Bruna ; DE SOUSA, AMANDA SILVA ; SQUINA F. M. ; DE LOURDES TEIXEIRA DE MORAES POLIZ, MARIA ; Ruller, Roberto ; WARD, RICHARD JOHN . Increased biomass saccharification by supplementation of a commercial enzyme cocktail with endo-arabinanase from Bacillus licheniformis. Biotechnology Letters, v. 37, p. 1455-1462, 2015.

3.
MELEIRO, LUANA PARRAS2014MELEIRO, LUANA PARRAS ; ZIMBARDI, ANA LUCIA RIBEIRO LATORRE ; SOUZA, FLAVIO HENRIQUE MOREIRA ; MASUI, DOUGLAS CHODI ; Silva, Tony Marcio ; Jorge, João Atilio ; FURRIEL, ROSA PRAZERES MELO . A Novel β-Glucosidase from Humicola insolens with High Potential for Untreated Waste Paper Conversion to Sugars. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 173, p. 391-408, 2014.

4.
da Silva, Tony Marcio2014da Silva, Tony Marcio; PESSELA, BENEVIDES COSTA ; DA SILVA, JEAN CARLOS RODRIGUES ; LIMA, MATHEUS SANITÁ ; Jorge, João Atílio ; GUISAN, JOSÉ MANUEL ; Polizeli, Maria de Lourdes T.M. . Immobilization and high stability of an extracellular β-glucosidase from Aspergillus japonicus by ionic interactions. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print), v. 104, p. 95-100, 2014.

5.
Michelin, Michele2014Michelin, Michele ; Silva, Tony M. ; Jorge, João A. ; Polizeli, Maria de Lourdes T. M. . Purification and Biochemical Properties of Multiple Xylanases from Aspergillus ochraceus Tolerant to Hg2+ Ion and a Wide Range of pH. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 174, p. 206-220, 2014.

6.
SILVA, T. M.;da Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Márcio;da Silva, T. M.;Damásio, André R. de Lima;da Silva, Tony Márcio;Silva, Tony M.;da Silva, Tony Márcio;SILVA, TONY MARCIO DA;SILVA, T. M. D.2014SILVA, T. M.; Pessela, Benevides Costa ; DA SILVA, JEAN CARLOS RODRIGUES ; LIMA, MATHEUS SANITÁ ; Jorge, João Atílio ; GUISAN, JOSÉ MANUEL ; POLIZELI, M. L. T. M. . Immobilization and high stability of an extracellular β-glucosidase from Aspergillus japonicus by ionic interactions. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print), v. 104, p. 95-100, 2014.

7.
Maller, Alexandre2013Maller, Alexandre ; Silva, Tony Marcio ; DAMÁSIO, ANDRÉ RICARDO DE LIMA ; Hirata, Izaura Yoshico ; Jorge, João Atílio ; Terenzi, Hector Francisco ; Polizeli, Maria de Lourdes Teixeira de Moraes . Functional properties of a manganese-activated exo-polygalacturonase produced by a thermotolerant fungus Aspergillus niveus. Folia Microbiologica (Prague), v. 58, p. 122, 2013.

8.
Silva, Tony Marcio2013Silva, Tony Marcio; DAMÁSIO, ANDRÉ RICARDO DE LIMA ; Maller, Alexandre ; Michelin, Michele ; SQUINA, FABIO M. ; Jorge, João Atílio ; Polizeli, Maria de Lourdes Teixeira de Moraes . Purification, partial characterization, and covalent immobilization-stabilization of an extracellular α-amylase from Aspergillus niveus. Folia Microbiologica (Prague), v. 58, p. 1874, 2013.

9.
DAMASIO, A. R. D. L.2013DAMASIO, A. R. D. L. ; Pessela, B. C. ; SILVA, T. M. D. ; GUIMARAES, L. H. S. ; JORGE, J. A. ; Guisan, J. M. ; POLIZELI, M. D. L. T. M. . Co-immobilization of fungal endo-xylanase and  -L-arabinofuranosidase in glyoxyl agarose for improved hydrolysis of arabinoxylan. Journal of Biochemistry (Tokyo), v. 154, p. 93, 2013.

10.
SILVA, T. M.;da Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Márcio;da Silva, T. M.;Damásio, André R. de Lima;da Silva, Tony Márcio;Silva, Tony M.;da Silva, Tony Márcio;SILVA, TONY MARCIO DA;SILVA, T. M. D.2013SILVA, T. M.; Maller, A. ; PEIXOTO-NOGUEIRA, SIMONE C. ; Michelin, M. ; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. T. M. . Evidence of high production levels of thermostable dextrinizing and saccharogenic amylases by Aspergillus niveus. African Journal of Biotechnology, v. 12, p. 1874-1881, 2013.

11.
BENASSI, VIVIAN MACHADO2013BENASSI, VIVIAN MACHADO ; SILVA, T. M. ; PESSELA, BENEVIDES COSTA ; GUISAN, JOSÉ MANUEL ; MATEO, CESAR ; LIMA, MATHEUS SANITÁ ; JORGE, J. A. ; Polizeli, Maria de Lourdes T.M. . Immobilization and biochemical properties of a β-xylosidase activated by glucose/xylose from Aspergillus niger USP-67 with transxylosylation activity. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print), v. 89, p. 93-101, 2013.

12.
Maller, Alexandre2013Maller, Alexandre ; Vici, Ana Claudia ; FACCHINI, FERNANDA DEL ANTONIO ; SILVA, T. M. ; KAMIMURA, ELIANA SETSUKO ; RODRIGUES, MARIA ISABEL ; JORGE, J. A. ; Terenzi, Hector Francisco ; DE LOURDES TEIXEIRA DE MORAES POLIZ, MARIA . Increase of the phytase production by Aspergillus japonicus and its biocatalyst potential on chicken feed treatment. Journal of Basic Microbiology, v. 53, p. n/a-n/a, 2013.

13.
MALLER, A.2012MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; DAMASIO, A. R. L. ; Reis, V. R. A. ; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. . Production of Pectin Lyase by Aspergillus niveus under Submerged and Solid State Fermentations Using Agro-Industrial Residues as Carbon Sources. International Research Journal of Microbiology, v. 3, p. 29-35, 2012.

14.
Michelin, Michele2012Michelin, Michele ; PEIXOTO-NOGUEIRA, SIMONE C. ; Silva, Tony M. ; Jorge, João A. ; Terenzi, Héctor F. ; TEIXEIRA, JOSÉ A. ; LOURDES T. M. POLIZELI, MARIA . A novel xylan degrading β-d-xylosidase: purification and biochemical characterization. World Journal of Microbiology & Biotechnology Incorporating the MIRCEN Journal of Applied Microbiology and Biotechnology (Dordrecht. Online), v. 28, p. 3179-3186, 2012.

15.
POLIZELI, M. L. T. M.2012POLIZELI, M. L. T. M. ; SILVA, T. M. ; da Silva, Vinícius B. ; Damásio, André R.L. ; Maller, Alexandre ; Conti, Raphael ; Jorge, João A. ; Araújo, Janete M. ; Silva, Carlos H.T.P. ; Pupo, Mônica T. ; Polizeli, Maria L.T.M. ; Bastos, Jairo K. . The fungal metabolite eugenitin as additive for Aspergillus niveus glucoamylase activation. Journal of Molecular Catalysis. B, Enzymatic (Print), v. -, p. ---, 2012.

16.
POLIZELI, M. L. T. M.2012POLIZELI, M. L. T. M. ; NANAYAKKARA, N. P. D. ; Damásio, André R. L. ; SILVA, T. M. ; Polizeli, Maria L. T. M. ; Silva, Carlos H. T. P. ; da Silva, Vinícius B. ; Bastos, Jairo K. ; Maller, Alexandre . Endo-xylanase GH11 activation by the fungal metabolite eugenitin. Biotechnology Letters (Dordrecht. Online), v. 34, p. 1-6-1492, 2012.

17.
DAMASIO, A. R. L.2011DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Biotechnological Potential of Agro-Industrial Wastes as a Carbon Source to Thermostable Polygalacturonase Production in Aspergillus niveus. Enzyme Research, v. 2011, p. 1-6, 2011.

18.
Giraldo, Marielle Aleixo2011Giraldo, Marielle Aleixo ; da Silva, Tony Márcio ; Salvato, Fernanda ; Terenzi, Héctor Francisco ; Jorge, João Atílio ; Guimarães, Luis Henrique Souza . Thermostable invertases from Paecylomyces variotii produced under submerged and solid-state fermentation using agroindustrial residues. World Journal of Microbiology & Biotechnology, v. 28, p. 463-472, 2011.

19.
Silva, Tony Márcio2011Silva, Tony Márcio; Oliveira, Maurício de ; Somera, Alexandre Favarin ; Jorge, João Atílio ; Terenzi, Héctor Francico ; Polizeli, Maria de Lourdes T. M ; Guimarães, Luis Henrique Souza . Thermostable saccharogenic amylase produced under submerged fermentation by filamentous fungus Penicillium purpurogenum. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso), v. 42, p. 1136-1140, 2011.

20.
DAMASIO, A. R. L.2011DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Biotechnological Potential of Alternative Carbon Sources for Production of Pectinases by Rhizopus microsporus var. rhizopodiformis. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso), v. 54, p. 141-148, 2011.

21.
Damásio, André R. de Lima2011Damásio, André R. de Lima; Silva, Tony M. ; Almeida, Fausto B. dos Reis ; Squina, Fábio M. ; Ribeiro, Daniela A. ; Leme, Adriana F. Paes ; Segato, Fernando ; Prade, Rolf A. ; Jorge, João A. ; Terenzi, Hector F. ; Polizeli, Maria de Lourdes T.M. . Heterologous expression of an Aspergillus niveus xylanase GH11 in Aspergillus nidulans and its characterization and application. Process Biochemistry (1991), v. 46, p. 1236-1242, 2011.

22.
Damásio, Andre Ricardo2010Damásio, Andre Ricardo ; Silva, Tony Márcio ; Maller, Alexandre ; Jorge, João Atílio ; Terenzi, Hector Francisco ; Polizeli, Maria de Lourdes Teixeira de Moraes . Purification and Partial Characterization of an Exo-polygalacturonase from Paecilomyces variotii Liquid Cultures. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 160, p. 1496-1507, 2010.

23.
MICHELIN, M.2010MICHELIN, M. ; Peixoto-Nogueira, S. C. ; Betini, J. H. A. ; da Silva, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; Polizeli, M. L. T. M. . Production and properties of xylanases from Aspergillus terricola Marchal and Aspergillus ochraceus and their use in cellulose pulp bleaching. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print), v. 33, p. 813-821, 2010.

24.
Silva, Tony Márcio2010Silva, Tony Márcio; Dos Reis Almeida, Fausto Bruno ; de Lima Damásio, André Ricardo ; Maller, Alexandre ; Michelin, Michele ; Jorge, João Atílio ; Hanna, Ebert Seixas ; Roque-Barreira, Maria Cristina ; Terenzi, Héctor F. ; Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli, Maria . Tunicamycin inhibition of N-glycosylation of ?-glucosidase from Aspergillus niveus: partial influence on biochemical properties. Biotechnology Letters, v. 32, p. 1449-1455, 2010.

25.
MICHELIN, M.2010MICHELIN, M. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; Betini, J. H. A. ; Peixoto-Nogueira, S. C. ; TERENZI, H. F. ; Vivian Machado Benasse ; POLIZELI, M. L. . Purification and characterization of a thermostable ?-amylase produced by the fungus Paecilomyces variotii. Carbohydrate Research (Chicago, Ill.. Print), v. 345, p. 2348-2353, 2010.

26.
MALLER, A.2010MALLER, A. ; DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Potential Application in Animal Feed of Phytase Produced from Agro-Industrial Residues by Aspergillus japonicus. Journal of Biotechnology, v. 150, p. 514-514, 2010.

27.
Silva, Tony Marcio2009 Silva, Tony Marcio; Michelin, Michele ; Lima Damásio, Andre Ricardo ; Maller, Alexandre ; Almeida, Fausto Bruno Dos Reis ; Ruller, Roberto ; Ward, Richard John ; Rosa, José Cesar ; Jorge, João Atilio ; Terenzi, Héctor Francisco ; Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli, Maria . Purification and biochemical characterization of a novel ?-glucosidase from Aspergillus niveus. Antonie van Leeuwenhoek (Gedrukt), v. 96, p. 569-578, 2009.

28.
da Silva, Tony Marcio2009 da Silva, Tony Marcio; Maller, Alexandre ; Lima Damásio, André Ricardo ; Michelin, Michele ; Ward, Richard John ; Hirata, Izaura Yoshico ; Jorge, João Atilio ; Terenzi, Héctor Francisco ; Polizeli, Maria Lourdes T. M. . Properties of a purified thermostable glucoamylase from Aspergillus niveus. Journal of Industrial Microbiology and Biotechnology, v. 36, p. 1439-1446, 2009.

29.
Silva, Tony Marcio2009 Silva, Tony Marcio; Alarcon, Ricardo Fernandes ; Damasio, Andre Ricardo de Lima ; Michelin, Michele ; Maller, Alexandre ; Masui, Douglas C. ; Terenzi, Héctor Francisco ; Jorge, João Atílio ; Polizeli, Maria de Lourdes T. M. . Use of Cassava Peel as Carbon Source for Production of Amylolytic Enzymes by <em>Aspergillus niveus</em>. International Journal of Food Engineering, v. 5, p. 211, 2009.

30.
SILVA, T. M.;da Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Marcio;Silva, Tony Márcio;da Silva, T. M.;Damásio, André R. de Lima;da Silva, Tony Márcio;Silva, Tony M.;da Silva, Tony Márcio;SILVA, TONY MARCIO DA;SILVA, T. M. D.2005 SILVA, T. M.; Attili-Angelis ; Azevedo, A. F. C ; Boscolo. M ; Da Silva. R ; Gomes .E . PRODUCTION OF SACCHAROGENIC AND DEXTRINOGENIC AMYLASES BY Rhizomucor pusillus A13.36. Journal of Microbiology (Seoul. Print), v. Public, p. 561-568, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Silva, Tony M.; Polizeli, M. L. T. M. . Amilases Microbianas. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2016. v. 01. 268p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, T. M.; JORGE, J. A. ; SAITO, T. C. ; PRADO, H. F. A. . Microrganismos termofílicos, Enzimas termofílicas e Amilases Termofílicas. In: Tony Marcio da Silva; Maria de Loudes T. M. Polizeli. (Org.). Amilases Microbianas. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2016, v. 1, p. 53-65.

2.
SILVA, T. M.; GONCALVEZ, H. B. ; RUBIO, R. B. ; PESSELA, B. C. . Tecnologia Enzimática: Imobilização e Estabilização de Enzimas. In: Tony Marcio da Silva; Maria de Lourdes T. M. Polizeli. (Org.). Amilases Microbianas. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2016, v. 1, p. 197-222.

3.
RIBEIRO, L. C. F. ; FACCHINI, F. D. A. ; VICI, A. C. ; RIBEIRO, L. F. ; SILVA, T. M. . Técnicas r Protocolos para o Estudo de Amilases. In: Tony Marcio da Silva; Maria de Lourdes T. M. Polizeli. (Org.). Amilases Microbianas. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2016, v. 1, p. 223-259.

4.
Silva, Tony M.; Silva. E.M ; SILVA, J. I. . Produção de Etanol como alternativa sustentável para a obtenção de energia.. In: José Carlos da Silva, Rafael Tadeu de Assis, Paulo Roberto Favero de Fravet.. (Org.). Agranegócio Sustentável. 1ed.Uberlândia: Gráfica e Editora Composer, 2015, v. 1, p. 21-33.

5.
SILVA, T. M.. Fungal Amylases:Applications and Functional Properties. In: Maria de Lourdes T. M. Polizeli, Mahendra Rai. (Org.). Fungal Enzymes. 1ed.Abington-UK: CRC Press, 2013, v. 1, p. 152-172.

6.
POLIZELI, M. L. ; Peixoto-Nogueira, S. C. ; SILVA, T. M. ; MALLER, A. ; CABRAL, H. . Gel Electrophoresis for Investigating Enzymes with Biotechnological Application. In: Ms Martina Durovic. (Org.). (Org.). Gel Electrophoresis / Book 2. Rijeka: InTech, 2012, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Gonçalves, A. Z. L ; carvalho, A. F. A ; SILVA, T. M. ; Da Silva. R ; Gomes .E . Análise dos Produtos de Hidrólise do amido por Cromatografia em Camada Deldaga (TLC) pelas amilases produzidas pelo fungo termofílico Thermomyces lanuginosus TO-03 por FSm e FES. In: Sinaferm, 2007, Curitiba. Análise dos Produtos de Hidrólise do amido por Cromatografia em Camada Deldaga (TLC) pelas amilases produzidas pelo fungo termofílico Thermomyces lanuginosus TO-03 por FSm e FES, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; MALLER, A. ; MICHELIN, M. ; TERENZI, H. F. ; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. ; Vivian Machado Benasse . Purificação e caracterização bioquímica de uma alfa-amilase extracelular produzida pelo fungo filamentoso termotolerante Aspergillus niveus. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática ENZITE ., 2008, Rio de Janeiro. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática ENZITE, 2008.

2.
SILVA, T. M.; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; MICHELIN, M. ; Vivian Machado Benasse ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Propriedades de uma termoestável alfa-glucosidase produzida pelo fungo termotolerante Aspergillus niveus.. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008, Rio de Janeiro. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008.

3.
Alarcon, R. F ; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; Akatsu, I. P. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Utilização de resíduos agro-industriais para produção de poligalacturonase e pectina liase de Aspergillus terreus.. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática ENZITEC., 2008, Rio de Janeiro. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008.

4.
MALLER, A. ; DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Pectinases Produced by the Filamentous Fungus Aspergillus Niveus: Purification and Partial Characterization. In: International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007, Lisbon. International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007, Lisboa. International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007.

5.
DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Purification and Partial Characterization of a Polygalacturonase from Paecilomyces variotti. In: International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007, Lisboa. International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007.

6.
SILVA, T. M.; MALLER, A. ; DAMASIO, A. R. L. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Purification and Characterization of a Glucoamylase from Aspergillus niveus. In: International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007, Lisboa. International Conference on Biopartitioning and Purification, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Alarcon, R. F ; Silva, Tony Márcio ; Jorge, João Atílio ; Polizeli, M. L. T. M. . Production, purification and determination of partial functional properties of a glucoamylase from Aspergillus Caespitosus. In: XLII Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2013, Foz do Iguaçú. XLII Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2013.

2.
SILVA, T. M.; Alarcon, R. F ; PESSELA, B. C. ; Guisan, J. M. ; JORGE, J. A. ; Polizeli, Maria de Lourdes T. M . Effect of Additives as Glycerin, Polyetilenoglycol and Trehalose on the Stabilization/Reactivation of Immobilized Glucoamylase from Aspegillus niveus. In: XLII Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2013, Foz do Iguaçú. XLII Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2013.

3.
da Silva, Tony Marcio; BENASSI, V. M. ; Pessela, B. C. ; Guisan, J. M. ; Polizeli, M. L. T. M. . Purificacao, imobilização e estabilização de β-xilosidase de Aspergillus niger. In: Enzitec, 2012, Blumenau. Enzitec, 2012.

4.
Silva, Tony Marcio; Alarcon, Ricardo Fernandes ; PINTO, M. R. ; Jorge, João A. ; Guimarães, Luis Henrique Souza ; Polizeli, Maria L. T. M. . Uso de casca de batata como fonte de carbono alternativa para a indução de enzimas amilolíticas por fungos filamentosos. In: XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia (XXI ALAM), 2012, Santos. XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia (XXI ALAM), 2012.

5.
DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; SEGATO, F. ; PRADE, R. ; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. . Co-cultivation of Aspergillus nidulans strains over-expressing hemicellulases for enzymatic cocktail production. In: 1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference, 2011, Campus do Jordão. 1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference, 2011.

6.
SILVA, T. M.; SAITO, T. C. ; DAMASIO, A. R. L. ; RODRIGUES, J. C. ; SANITA, M. L. ; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. . Purification, immobilization and high stabilization of a β-glucosidase from Aspergillus japonicus by ionic adsorption. In: 1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference, 2011, Campus do Jordão. 1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference, 2011.

7.
Vici, A.C ; Silva, Tony Marcio ; FACCHINI F. D.A ; RIBEIRO, L. F. C. ; JORGE, J. A. ; Polizeli, Maria Lourdes T. M. . Purificação em passo único, imobilização e estabilização de uma lipase de Beauveria brongniartii usando DEAE-Celulose. In: SINAFERM, 2011, Caxias do Sul. Sinaferm, 2011.

8.
Sposito, P. I. ; Alarcon, R. F ; Polizeli, Maria de Lourdes Teixeira de Moraes ; Silva, Tony M. . Imobilização e 24 estabilização de enzimas amiloliticas produzidas pelo fungo Aspergillus caespitosus utilizando casca da batata como fonte indutora. In: 19 SIICUSP, 2011, Ribeirão Preto. SIICUSP, 2011.

9.
DAMASIO, A. R. L. ; PESSELA, B. C. ; SEGATO, F. ; PRADE, R. ; SILVA, T. M. ; Guisan, J. M. ; POLIZELI, M. L. . α-L-Arabinofuranosidase from Aspergillus niveus: Characterization, immobilization and Stabilization after cloning in Aspergillus nidulans. In: IX Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2010, Rio de Janeiro. IX Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2010.

10.
MALLER, A. ; DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Potential aooplication in animal feed of Phytase Produced from Agro-Industrial Residues by Aspergillus japonicas. In: 14 th international Biotechnology Symposium and Exhibition, 2010, Rimini- Italy. 14 th international Biotechnology Symposium and Exhibition, 2010.

11.
SILVA, T. M.; MICHELIN, M. ; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Novel Saccharogenic and Dextrinogenic alpha-Glucosydase from Aspergillus niveus. In: XXXIX Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2010, Foz do Iguaçu-Parana. XXXIX Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2010.

12.
DAMASIO, A. R. L. ; SEGATO, F. ; SILVA, T. M. ; PRADE, R. ; POLIZELI, M. L. . Cloning, Heterologous Expression and Targeted Secretion of Aspergillus niveus Xylanase GH11 in Aspergillus Nidulans.. In: XXXIX Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2010, Foz do Iguaçu-Parana. XXXIX Annual Meeting of The Brazilian Biochemistry and Molecular Biology Society, 2010.

13.
Giraldo, M. A. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; GUIMARAES, L. H. . Produção e purificação da invertase produzida pelo fungo filamentoso Paecilomyces variotii. In: IV Encontro da Biolgia Comparada, 2009, Ribeirão Preto. IV Encontro da Biolgia Comparada, 2009.

14.
SILVA, T. M.; Almeida, F. B. R ; MICHELIN, M. ; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; JORGE, J. A. ; Roque-Barreira, M. C. ; Hanna, E. S. ; POLIZELI, M. L. . Efeito de N-glicanas nas propriedades bioquímicas de uma alfa-glucosidase produzida por Aspergillus niveus. In: 1º Encontro Regional de Microbiologia Aplicada, 2009, Salvador. 1º Encontro Regional de Microbiologia Aplicada, 2009.

15.
SILVA, T. M.; Amadi, O. C. ; Pessela, B. C. ; Mateo, C ; Fernandez-Lafuente, R. ; Guisan, J. M. ; POLIZELI, M. L. . Efeito de aditivos (glicerol, polietilenoglicol e trealose) na estabilidade de alfa-glucosidase imobilizada de Saccharomyces cerevisae. In: IX Simposio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2009, Maringá. IX Simposio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2009.

16.
MALLER, A. ; Alarcon, R. F ; DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Phytase optimization production by Aspergillus in submerged fermentation by olackett-burman and factorial analysis. In: Simpósio de Hidrólise enzimática de Biomassas- IX SHEB, 2009, Maringá. IX SHEB, 2009.

17.
Alarcon, R. F ; SILVA, T. M. ; DAMASIO, A. R. L. ; MICHELIN, M. ; MALLER, A. ; Masui, Douglas C. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Use of cassava peel as carbon source for production of amylolytic enzymes by Aspergillus niveus. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Águas de Lindoia. XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009.

18.
MICHELIN, M. ; Peixoto-Nogueira, S. C. ; SILVA, T. M. ; TERENZI, H. F. ; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. . Extracellular Beta-xilosidase from Aspergillus achraceus: Purification and Biochemical Characterization. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Águas de Lindóia. XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009.

19.
MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; DAMASIO, A. R. L. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Phytase Production by Aspergillus japonicus in submerged fermentation and modifications of a New method of assay. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Águas de Lindóia. XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009.

20.
Reis, V. R. A. ; SILVA, T. M. ; Facchini, A. R. ; MALLER, A. ; Damasio, Andre Ricardo de Lima ; DAMASIO, A. R. L. ; Alarcon, R. F ; POLIZELI, M. L. . Caracterização Bioquímica e hidrólise de diferentes substratos de xilanases produzidas pelo fungo filamentoso Aspergillus terricola. In: 1º Encontro regional de Microbiologia Aplicada, 2009, Ribeirão Preto. 1º Encontro regional de Microbiologia Aplicada, 2009.

21.
SILVA, T. M.; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; MICHELIN, M. ; GUIMARAES, L. H. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Thermostable and organic solvents resistant purified glucoamylase from Aspergillus niveus. In: XXXVII Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and XI congress of the Pan American Association for Biochemistry and molecular Biology (PABMB), 2008, Aguas de Lindóia. SBBq-2008, 2008.

22.
OLIVEIRA, M. ; SILVA, T. M. ; SOMERA, A. F. ; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; JORGE, J. A. ; GUIMARAES, L. H. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Glucoamylase production by new isolated filamentous fungus Penicilium herquei in submerged fermentation. In: XXXVII Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and XI congress of the Pan American Association for Biochemistry and molecular Biology (PABMB), 2008, Águas de Lindóia. SBBQ-2008, 2008.

23.
Simone Carvalho Peixoto-Nogueira ; SILVA, T. M. ; Juliana Leão ; MICHELIN, M. ; DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; Vivian Machado Benasse ; Alarcon, R. F ; GUIMARAES, L. H. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Bioprospection: Production of enzymes with biotecnological potential from filamentous fungi. In: VI Símpósio e VI Reunião de Avaliação do Programa Biota/FAPESP, 2008, Araraquara. VI Símpósio e VI Reunião de Avaliação do Programa Biota/FAPESP, 2008.

24.
BENASSI, V. M. ; LUCAS R. C. ; FACCHINI F. D.A ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Produção de amilases por Aspergillus phoenicis e testes de aplicabilidade em fibras alimentares. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática ENZITE, 2008, Rio de Janeiro201. VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática ENZITE, 2008.

25.
MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; DAMASIO, A. R. L. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Partial Purification of Pectinases Produced by the Filamentous Fungus Aspergillus niveus. In: XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and 10th International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) Conference, 2007, Salvador. XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and 10th International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) Conference, 2007.

26.
SILVA, T. M.; MALLER, A. ; DAMASIO, A. R. L. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Biochemical Characterization of the Amylases Produced by the Filamentous Fungus Aspergillus niveus. In: XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and 10th International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) Conference, 2007, Salvador. SBBq 2007, 2007.

27.
DAMASIO, A. R. L. ; MALLER, A. ; SILVA, T. M. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. . Biochemical Characterization of the Extracellular Polygalacturonase from the Fungus Humicola grisea traaen. In: XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and 10th International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) Conference "Infectious Diseases: Biochemistry of Parasites, Vectors and Hosts", 2007. XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemical and Molecular Biology (SSBq) and 10th International Union of Biochemistry and Molecular Biology (IUBMB) Conference "Infectious Diseases: Biochemistry of Parasites, Vectors and Hosts".

28.
SILVA, T. M.; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. ; GUIMARAES, L. H. ; JORGE, J. A. . Amylases production in submerged fermentation by the filamentous fungus Aspergillus niveus. In: XXXV Reunão anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular- SBBq, 2006, Águas de Lindóia. SBBq- 2006, 2006.

29.
SILVA, T. M.; Gomes .E ; Da Silva. R . PRODUCTION OF SACCHAROGENIC AMYLASES BY Rhyzomucor pusillus A 13.36. In: Internacional Copnference on Environmental, Industrial and Applied Microbiology (BioMicro World-2005), 2005, Badajoz. Bio Micro World-2005, 2005.

30.
Gonçalves, A. Z. L ; carvalho, A. F. A ; SILVA, T. M. ; Da Silva. R ; Gomes .E . Produção e caracterização de glicoamilase pelo fungo termofílico Thermomyces lanuginosus TO-03. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

31.
Gonçalves, A. Z. L ; carvalho, A. F. A ; SILVA, T. M. ; Da Silva. R ; Gomes .E . Ação da glicoamilase do fungo termofílico Thermomyces lanuginosus em diferentes substratos amiláceos. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

32.
SILVA, T. M.; Silva. E.M ; Silva. J.C . Metodologia e arte empregada ao estudo de zoologia. In: XXV congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. XXV congresso Brasileiro de Zoologia, 2004.

33.
SILVA, T. M.; Silva. E.M ; Silva. J.C . Caracterização da Ictiofauna do Córrego Veadinho, afuente do Rio Grande, município de Uberaba MG. In: XXV congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília (DF). XXV congresso Brasileiro de Zoologia, 2004.

34.
carvalho, A. F. A ; Gonçalves, A. Z. L ; SILVA, T. M. ; Da Silva. R ; Gomes .E . Produção e Caracterização de a-glicosidase pelo fungo termofílico Thermoascus aurantiacus. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto. IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004.

35.
carvalho, A. F. A ; SILVA, T. M. ; Da Silva. R ; Gomes .E . Isolamento e seleção de linhagens termofílicas produtoras de amilases.. In: VI Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2004, Rio de Janeiro. VI Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2004.

36.
SILVA, T. M.; Da Silva. R ; Rabalho.A.A ; Gomes .E . Produção de Amilases em Fermentação Semi-Sólida Por Mucor sp A13.36 e Bacillus a.13.22. In: Congresso de Iniciação científica da UNESP, 2002, Presidente prudente SP. Caderno de Resumos do xiv CIC, 2002. v. XIV.

37.
SILVA, T. M.; Rabalho.A.A ; Gomes .E ; Da Silva. R . Produção de Amilases em Fermentação Submersa por Bacillus sp A44-i. In: Colóquio de Incentivo a Pesquisa, 2002, São José do Rio Preto. 29 CIP, 2002.

38.
SILVA, T. M.; Rabalho.A.A ; Gomes .E ; Da Silva. R . Produção de Amilases em Fermentação Semi-Sólida Por Mucor sp A13.36 e Bacillus a.13.22. In: Seminbário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2002, Brasília. Seminário Brasileiro de tecnologia Enzimática, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
Silva, Tony M.. Palmilhas Ortopédicas, como indicá-las.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Silva, Tony M.. Palestra ?Maquinaria de síntese protéica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Silva, Tony M.. Palestra: Produção e aplicação de enzimas secretadas por fungos filamentosos visando seus potenciais para produção de bioenergia e ração animal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
da Silva, T. M.. Palestra: Imobilização de enzimas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Silva, Tony Márcio. Palestra: Células Sanguíneas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, T. M.. VI Símpósio e VI Reunião de Avaliação do Programa Biota/FAPESP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Silva, Tony Marcio. Ministrou o mini-curso ?Biotecnologia Aplicada a Indústria?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; TERENZI, H. F. ; POLIZELI, M. L. ; JORGE, J. A. . Cloning, heterologous expression and targeted secretion of an Aspergillus niveus xylanase GH11 in Aspergillus nidulans. Improved thermostability of the immobilized recombinant-enzyme by covalent attachment 2010 (Trabalho submetido ao Process Biochemistry).

2.
Maller, Alexandre ; DAMASIO, A. R. L. ; SILVA, T. M. ; POLIZELI, M. L. ; JORGE, J. A. ; TERENZI, H. F. . Pectin Lyase production in Submerged and Solid State Fermentation by A. niveus using residues and fruit peel as carbon source 2010 (Paper submetido ao Journal Basic of Microbiology and Biotecnology).

3.
da Silva, T. M.; JORGE, J. A. ; POLIZELI, M. L. ; SOMERA, A. F. ; TERENZI, H. F. ; GUIMARAES, L. H. . THERMOSTABLE SACCHAROGENIC AMYLASE PRODUCED UNDER SUBMERGED FERMENTATION BY FILAMENTOUS FUNGUS Penicillium 2010 (Trabalho submetido ao Brazilian Journal of Micrbiology).


Demais tipos de produção técnica
1.
Silva, Tony Márcio; POLIZELI, M. L. T. M. . Amilases micobianas. 2014. (Editoração/Livro).

2.
SILVA, T. M.; MICHELIN, M. ; GIMENES, M. ; SOMERA, A. F. . Biotecnologia Aplicada a Indústria. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, T. M.; POLIZELI, M. L.. Participação em banca de Paula Zagheto de Almeida. Diversidade do Potencial Amilolítico em fungos filamentosos: purificação e caracterização de uma glucoamilase de Aspergillus brasilienses. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Comparada) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, T. M.. Participação em banca de Mauricio de Oliveira.Produção de Amilases em fermentação submersa pelo fungo filamentoso Penicilium herquei. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Claretiano Centro Universitário.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, T. M.. Participação como membro suplente na banca examinadora do trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) da aluna Maria Carolina Carrocher intitulado ?produção e caracterização parcial das β-glucosidases de Chaetomium thermophilum var. coprophilum?. 2012. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.

2.
SILVA, T. M.. Participação como membro suplente na banca examinadora do trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) do aluno Kenji Nakahara Rocha intitulado ?produção e caracterização bioquímica das amilases e xilanases do fungo termofílico Humicola brevis var. thermoidea?. 2011. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.

3.
SILVA, T. M.. Atuação como avaliador no 180 SIICUSP Simpósio internacional de iniciação cientifica da universidade de São Paulo. 2011. Universidade de São Paulo.

4.
SILVA, T. M.. Participação como relator ad hoc na etapa de seleção de resumos do 190 SIICUSP-Simpósio internacional de iniciação cientifica da universidade de São Paulo. 2011. Universidade de São Paulo.

5.
SILVA, T. M.. Participação como membro titular na banca examinadora no exame de qualificação de mestrado da aluna Andresa Luperi Nicacio de Souza, intitulado ?produção, purificação e caracterização bioquímica de uma β-glucosidase de fungo termofitlico Rhizomucor miehei cultivado em resíduos agroindustriais?. 2011. Universidade de São Paulo.

6.
SILVA, T. M.. Participação como membro suplente na banca examinadora do trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) da aluna Bruna Rodrigues Muys intitulado ?Purificação Parcial e caracterização bioquímica da fosfatase alcalina conidial do fungo termofílico Humicola insolens. 2010.

7.
SILVA, T. M.. 17º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo ? SIICUSP. 2009. Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto.

8.
SILVA, T. M.. 16º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo ? SIICUSP. 2008. Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto.

9.
SILVA, T. M.. Participação como membro da banca julgadora de monografia de Mauricio de Oliveira, com o trabalho ?produção de amilases em fermentação submersa pelo fungo filamentoso Penicillium herquei?, para a obtenção do título de Biólogo pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais-SP.. 2007. Claretiano - Faculdade.

10.
SILVA, T. M.. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo ? SIICUSP. 2006. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Campo Universitário.Encontro de Campo Universitário. 2015. (Encontro).

2.
VI Congresso de Ciências da Saúde.Palmilhas Ortopédicas, como indicá-las. 2015. (Simpósio).

3.
II Fórum de Extensão e Pesquisa do UNIARXÁ.II Fórum de Extensão e Pesquisa do UNIARXÁ. 2014. (Outra).

4.
III Encontro de Campo Universitário UNIARAXA.III Encontro de Campo Universitário. 2014. (Encontro).

5.
II INTERCÂMBIO TÉCNICO UNIARAXA.II INTERCÂMBIO TÉCNICO. 2014. (Simpósio).

6.
IX Curso de Inverno em Bioquímica e Biologia Molecular.Produção e Aplicação de enzimas secretadas por fungos filamentosos visando seus potenciais para produção de Bioenergia e ração animal. 2010. (Outra).

7.
16º SIICUSP- Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Avaliador. 2008. (Simpósio).

8.
Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática- Enzitec. participante. 2008. (Congresso).

9.
VI Símpósio e VI Reunião de Avaliação do Programa Biota/FAPESP.Bioprospection: Production of enzymes with biotechnological potential from filamentous fungi. 2008. (Simpósio).

10.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Thermostable and organic solvents resistant purified glucoamylase from Aspergillus niveus. 2008. (Congresso).

11.
Conference on Biopartitioning and Purification, 2007, Lisbon. Purification and Characterization of a Glucoamylase from Aspergillus niveus. 2007. (Congresso).

12.
III Encontro da Biologia Comparada- FFCLRP-USP.Biotecnologia aplicada à indústria. 2007. (Encontro).

13.
XVI Simpósio Nacional de Boiprocessos- Sinaferm.Participação. 2007. (Simpósio).

14.
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. BIOCHEMICAL CHARACTERIZATION OF THE AMYLASES PRODUCED BY THE FILAMENTOUS FUNGUS ASPERGILLUS niveus. 2007. (Congresso).

15.
Símpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Debatedor de trbalhos científicos da área Biológicas. 2006. (Simpósio).

16.
XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Amylases Production in submerged fermentation by the filamentous fungus Aspergillus niveus. 2006. (Congresso).

17.
Colóquio de incentivo a pesquisa..Colóquio de incentivo a pesquisa. 2002. (Simpósio).

18.
Congresso de iniciação Científica da Unesp. Congresso de iniciação Científica da Unesp. 2002. (Congresso).

19.
Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática.Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. 2002. (Seminário).

20.
XVIII Semana da Biologia. Semana da Biologia. 2002. (Congresso).

21.
XVII Semana da Biologia. XVII Semana da Biologia. 2001. (Congresso).

22.
Semana da Biologia. Semana da Biologia. 2000. (Congresso).

23.
XXVII CIP.Colóquio de Incentivo a Pesquisa. 2000. (Simpósio).

24.
XXVI CIP.Coloquio de Incentivo a Pesquisa. 1999. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ISABELA RAMOS. MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE BELEZA: ESTÉTICA E MAQUIAGEM. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

2.
VINÍCIUS ANDRÉ SILVA. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

3.
JÉSSICA DENISE BARROS DA SILVA. AVALIAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS DE ESTERELIZAÇÃO EM MATERIAIS PERFUROCORTANTES POR PROFISSIONAIS MANICURES/PEDICURES DE ARAXÁ - MG. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

4.
JOÃO VÍTOR DE SOUZA MENEZES. AVALIAÇÃO DO VIGOR DA SEMENTE DE MILHO E PRODUTIVIDADE COM A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTE, ÁCIDO HÚMICO E FÚLVICO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

5.
ADLLER ERNESTO DE LIMA FERREIRA. SOLUÇÕES DE PATOLOGIAS DO CURSO DE ENGENHARIA EM RELAÇÃO AO CURSO DE BIOLÓGICAS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

6.
LILIAN APARECIDA FIDELIS SILVA. MÉTODOS DE BIOSSEGURANÇA UTILIZADOS EM SALÕES DE BELEZA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmética) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

7.
Ieda Gabriela de Rezende. Avaliação da aplicação de ácido húmico e ácido fúlvico na produção de batata semente. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Victória Rúbia Ferreira. Desenvolvimento em Plantas de Feijão Submetidas ao Tratamento com Aminoácidos. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Centro Universitário do Planalto de Araxá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
IEDA GABRIELA DE REZENDE. AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE ÁCIDO HÚMICO E ÁCIDO FÚLVICO NA PRODUÇÃO DE BATATA SEMENTE Solanum tuberosum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário do Planalto de Araxá. Orientador: Tony Márcio da Silva.

2.
Mauricio de Oliveira. Produção de amilases em fermentação submersa pelo fungo filamentso Penicillium herquei. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Tony Márcio da Silva.

Iniciação científica
1.
Pedro Ivo Spósito. Estágio em Biologia Geral com ênfase em Microbilogia e Biologia Celular. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Tony Márcio da Silva.

2.
Murilo Solano. Estudo da Produção de amilases pelo fungo Aspergillus caespitosus em fermentaçãoi líquida. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Orientador: Tony Márcio da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Curso de Inglês Instrumental Módulo I
Curso de Inglês Instrumental Módulo II
Curso de Inglês: Básico I e Básico II



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:45:46