André Augusto Borges Varella

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8928084949164132
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


André Varella é psicólogo (UFSJ), mestre em Educação Especial (UFSCar), doutor em Psicologia (UFSCar), com período sanduíche na Universidade de Nevada, em Reno (USA) e pós-doutorado no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (UFSCar). É docente permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atua como editor associado da Acta Comportamentalia, Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC) e Revista Psicologia e Saúde, além de ser revisor de periódicos da área de Psicologia. É pesquisador associado do INCT-ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino) e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Comportamento (LAPAC), desenvolvendo pesquisas sobre linguagem e cognição humana, com ênfase no desenvolvimento de intervenções comportamentais para pessoas com autismo, além de pesquisas para ampliar e aprimorar a atenção às pessoas com autismo na rede pública de saúde (SUS). É diretor clínico do iABA - Instituto de Análise do Comportamento Aplicada (em Campo Grande-MS), atuando no tratamento ABA de pessoas com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Augusto Borges Varella
Nome em citações bibliográficas
VARELLA, A. A. B.;VARELLA, ANDRÉ;VARELLA, ANDRÉ A. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica Dom Bosco.
Rua Rui Barbosa - de 2002 a 2500 - lado par
Centro
79002366 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33123300


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em University of Nevada, Reno (Orientador: Wilfred Larry Williams).
Título: Função simbólica em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Equivalência de estímulos; discriminação condicional; discriminação simples; Pré-requisitos; reforçadores específicos; Autismo.
2007 - 2009
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Ensino de discriminações condicionais e avaliação de desempenhos emergentes em autistas com reduzido repertório verbal,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Autismo; discriminação condicional; Equivalência de estímulos; comportamento verbal.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Aprendizagem.


Formação Complementar


2006 - 2006
Identificação de comportamentos: pesquisa clínica. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Relações empíricas comportamento verbal não verbal. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamento verbal como controle de estímulos. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamentos éticos na perspectiva behaviorista. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2005 - 2005
Inclusão escolar em Análise do Comportamento. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Ansiedade e Fobia. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2004 - 2004
Psicologia Ambiental. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2004 - 2004
Análise funcional e análise clínica comportamental. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Eventos Privados. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Desenvolvimento Afetivo Fundamental. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2004 - 2004
Identificando a disfunção familiar. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2003 - 2003
Neuropsicologia e transtornos psiquiátricos. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado)

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Psicoterapia Analítico-comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento verbal
Métodos de pesquisa
Análise do Comportamento Aplicada
02/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia
Saúde Mental
Seminários Avançados I
Métodos de Pesquisa
Temas Especiais em Psicologia da Saúde: projetos de pesquisa
Temas Especiais em Psicologia da Saúde: avaliação psicométrico em pesquisa
Temas Especiais em Psicologia da Saúde: avaliação e assistência em saúde
02/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Integradas I e II
Metodologia Científica I e II
Psicologia Experimental I, II, III e IV

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
O objetivo desse trabalho foi auxiliar os alunos da disciplina Psicologia Experimental II nas atividades práticas de laboratório e na aquisição e aplicação dos conceitos da Análise Experimental do Comportamento.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
O objetivo desse trabalho foi de respaldar as atividades pedagógicas da disciplina Psicologia da Personalidade C - Abordagem Comportamental. Foram realizados grupos de estudos para tratar do conteúdo da disciplina.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio em pesquisa: Habilidades Sociais de Estudantes Universitários:escala por observacao direta do comportamento - transcrição dos diálogos.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio em Psicologia Clínica: Intervenções analítico-comportamentais aos transtornos depressivos

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 14
Outras informações
Estágio em pesquisa: implantação de comportamento verbal em portadores de autismo e quadros assemelhados

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio em Assistência Didática. O objetivo desse trabalho foi auxilar o professor na disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas C - Psicoterapia Comportamental a desenvolver atividades alternativas para o ensino do programa. Foram realizados grupos de estudos sob coordenação do assitente didático e aulas ministradas por ele sobre tópicos escolhidos pelo professor supervisor.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio em pesquisa no projeto: Habilidades Sociais de Estudantes Universitários:escala por observacao direta do comportamento.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de pesquisa: Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Comportamento simbólico e aprendizagem relacional de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo: identificação de requisitos e desenvolvimento de intervenções
Descrição: Projeto de pesquisa que visa identificar requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência e outros tipos de comportamento simbólico e desenvolver procedimentos de ensino de função simbólica para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Coordenador / Haydee Victorette - Integrante / Tatiana Borges A. Gatass Katayama - Integrante / Denisia de Souza Alves Leite - Integrante / Samya de LIma Rashid Muhammad - Integrante / Daniel Santos Braga - Integrante / Larissa Bezerra de Melo - Integrante / Janaina Barbosa de Souza - Integrante / Beatriz Cesti Raffa - Integrante.
2015 - Atual
Transtorno do Espectro do Autismo na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul
Descrição: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma das condições neuropsiquiátricas mais prevalentes na infância. Em razão da sua alta prevalência, o diagnóstico precoce e o tratamento especializado ocupam um importante papel no prognóstico desses indivíduos, bem como na redução de sobrecarga dos familiares cuidadores. O presente projeto compõe-se de subprojetos com os objetivos de produzir impactos positivos na atenção dada à criança com TEA na rede pública de saúde. Subprojetos irão caracterizar a atenção às pessoas com TEA, desenvolver estratégias de capacitação de profissionais na identificação de sinais precoces de autismo e na condução de tratamentos cientificamente validados e investigações acerca do impacto do autismo na qualidade de vida dos familiares. Tomado como um todo, o projeto poderá fornecer importantes subsídios para uma reestruturação do atendimento público à pessoa com TEA e aos seus familiares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Coordenador / Carlos Magno Corrêa de Souza - Integrante / Thiago dos Santos Ferraz - Integrante / Marina de Castro Fregnan - Integrante.
2013 - 2015
Efeitos do estabelecimento de repertórios conceituais maior e menor que na emergência de relações ordinais em indivíduos com autismo
Descrição: O presente estudo visa investigar em indivíduos com autismo possíveis efeitos do ensino de conceitos de maior/menor que (dimensões físicas) na emergência de relações ordinais simbólicas, entre estímulos que apresentam o mesmo tamanho físico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Formação de classes equivalentes em pessoas com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar as relações entre diferentes repertórios discriminativos de entrada e a formação de classes equivalentes em pessoas com autismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
Controle restrito em abelhas, crianças com desenvolvimento típico e crianças com autismo
Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a ocorrência de controle restrito em três populações diferentes - abelhas (melipona quadrifasciata), crianças com desenvolvimento típico e crianças com transtorno do espectro autista - em um procedimento de discriminações simples com estímulos compostos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Integrante / Deisy das Graças de Souza - Coordenador / Daniela de Souza Canovas - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Antonio Mauricio Moreno - Integrante.
2007 - 2009
Formação de classes equivalentes em indivíduos com autismo e repertório verbal pouco desenvolvido
Descrição: Este projeto procurou investigar o potencial simbólico de pessoas com autismo que apresentavam um repertório verbal pouco desenvolvido, dentro do paradigma de equivalência de estímulos, a partir do estabelecimento de linhas de base de discriminações condicionais arbitrárias visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Coordenador / Deisy das Graças de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2005 - 2006
Implantação de comportamento verbal em indivíduos autistas e portadores de quadros assemelhados
Descrição: Projeto de pesquisa que visou ampliar o repertório verbal de pessoas com autismo e deficiência mental severa com uso de intervenções analítico-comportamentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Integrante / Roosevelt Riston Starling - Coordenador / Julio Cesar Custodio - Integrante / Reginaldo Sakamoto - Integrante / João Henrique de Almeida - Integrante.
2004 - 2006
Habilidades Sociais de Estudantes Universitários:escala por observacao direta do comportamento
Descrição: Projeto sobre as habilidades sociais de estudantes universitários, envolvendo 3 sub-projetos. Esta pesquisa tem por objetivo a construção de uma escala de avaliação de habilidades sociais através do desempenho de papéis (role play). Participação na fase de coleta de dados e análise dos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Integrante / Marina Bittencourt Bandeira - Coordenador / Maria Amélia Quaglia - Integrante / Ludmila Venturini Almeida - Integrante / Maria Assis - Integrante / Júlio Ferreira - Integrante / Luiz Alexandre Barbosa de Freitas - Integrante / Paolla Gomes - Integrante / Marcela Luz - Integrante.
2004 - 2005
Sobrecarga de familiares de pacientes psiquiátricos
Descrição: Projeto sobre a sobrecarga de familiares cuidadores de pacientes psiquiatricos. Consistiu na adaptação transcultural, para o contexto brasileiro, da escala Family Burden Interview Schedule - FBIS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Augusto Borges Varella - Integrante / Marina Bittencourt Bandeira - Coordenador / Maria Gláucia Pires Calzavara - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: ACTA COMPORTAMENTALIA
2016 - Atual
Periódico: Revista Psicologia e Saúde
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista de Educação Pública
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2015 - Atual
Periódico: Revista Psicologia e Saúde
2015 - Atual
Periódico: Acta Colombiana de Psicologia
2016 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2017 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: ACTA COMPORTAMENTALIA


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2018
Agência de fomento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Iniciação Científica destaque no XIII SIC - UFSJ, FAPEMIG.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:9
Total de citações:4
Fator H:1
Varella, André A B  Data: 01/09/2018

Outras
Total de trabalhos:19
Total de citações:134
Varella, A. A. B.  Data: 20/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, V. A.2018PEREIRA, V. A. ; CANOVAS, DANIELA ; VARELLA, A. A. B. ; SOUZA, D. G. . Generalization of equivalence relations from photos to objects by preschool children. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 109, p. 1, 2018.

2.
VARELLA, A. A. B.2017VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. ; WILLIAMS, W. L. . O teste ABLA e suas implicações para o ensino de pessoas com autismo e distúrbios do desenvolvimento. Acta Comportamentalia, v. 25, p. 41-56, 2017.

3.
VARELLA, A. A. B.2015 VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Using class-specific compound consequences to teach dictated and printed letter relations to a child with autism. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 48, p. 1-5, 2015.

4.
VARELLA, ANDRÉ A. B.2014 VARELLA, ANDRÉ A. B.; DE SOUZA, DEISY G. . Emergence of auditory-visual relations from a visual-visual baseline with auditory-specific consequences in individuals with autism. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 102, p. n/a-n/a, 2014.

5.
MORENO, ANTONIO2014 MORENO, ANTONIO ; VARELLA, ANDRÉ ; CANOVAS, DANIELA ; POSTALLI, LÍDIA ; FIX VENTURA, DORA ; SOUZA, DEISY . Assessing restricted stimulus control in typically developing preschool children and bees (Melipona quadrifasciata). Psychology & Neuroscience (Online), v. 7, p. 207-220, 2014.

6.
Aggio, N. M.2012Aggio, N. M. ; VARELLA, A. A. B. . A memória e a retenção da aprendizagem por pessoas com deficiência intelectual. DI - Revista de Deficiência Intelectual, v. 3, p. 20-23, 2012.

7.
VARELLA, A. A. B.;VARELLA, ANDRÉ;VARELLA, ANDRÉ A. B.2011VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . O procedimento blocado no ensino de discriminações condicionais de identidade para pessoas com autismo: efeito do emprego de três estímulos modelo. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 7, p. 55, 2011.

8.
GOMES, C. G. S.2010 VARELLA, A. A. B.; GOMES, C. G. S. ; SOUZA, D. G. . Equivalência de estímulos e autismo: uma revisão de estudos empíricos. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 26, p. 729-737, 2010.

9.
Bandeira, M. B.2005Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Escala de sobrecarga dos familiares de pacientes psiquiátricos: adaptação transcultural para o Brasil (FBIS-BR). Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso), v. 54, p. 206-214, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, C. M. E. (Org.) ; VARELLA, A. A. B. (Org.) ; ALMEIDA, L. P. (Org.) . Universidade: inclusão e superação. 1. ed. Campo Grande: UCDB, 2018. v. 1. 380p .

2.
DORSA, A. C. (Org.) ; VARELLA, A. A. B. (Org.) ; ALMEIDA, L. P. (Org.) . Universidade: ética, ciência e sociedade. 1. ed. Campo Grande: UCDB, 2017. v. 1. 359p .

3.
VARELLA, A. A. B.. Diálogos em Análise do Comportamento. 1. ed. Campo Grande: Editora UCDB, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
VARELLA, A. A. B.. Análise de tarefas e encadeamento. In: Cintia Peres Duarte; Luciana Coltri e Silva; Renata Lima Velloso. (Org.). Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. 1ed.São Paulo: Memnon, 2018, v. 1, p. 179-194.

2.
VARELLA, A. A. B.; CARVALHO, C. M. E. ; ALMEIDA, L. P. . Inclusão e superação: a universidade como espaço de transformação. In: Cristiano Marcelo Espinola Carvalho; André Augusto Borges Varella; Luciane Pinho de Almeida. (Org.). Universidade: inclusão e superação. 1ed.Campo Grande: UCDB, 2018, v. 1, p. 11-12.

3.
VARELLA, A. A. B.; AMARAL, R. N. . Os sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 1-.

4.
VARELLA, A. A. B.. Intervenções em comportamentos de autoagressão e autoestimulação em pessoas com Transtorno do Espectro Autista. In: R. Gorayeb, M. Miyazaki, M. Teodoro. (Org.). PROPSICO: Programa de Atualização em Psicologia Clínica e da Saúde. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017, v. 3, p. 9-41.

5.
VARELLA, A. A. B.; VARELLA, L. H. B. . Transtorno do Espectro do Autismo e o trabalho: da legislação à inserção no mercado. In: Liliana Andolpho Magalhães Guimarães; André Barciela Veras. (Org.). Saúde psíquica e trabalho. 1ed.Campo Grande: UCDB, 2017, v. , p. 175-185.

6.
VARELLA, A. A. B.; DORSA, A. C. ; ALMEIDA, L. P. . Universidade: ética, ciência e sociedade, um desafio para todos os saberes. In: Arlinda Cantero Dorsa; André Augusto Borges Varella; Luciane Pinho de Almeida. (Org.). Universidade: ética, ciência e sociedade. 1ed.Campo Grande: UCDB, 2017, v. 1, p. 15-18.

7.
VARELLA, A. A. B.; MARTONE, M. C. C. ; SILVEIRA, C. C. . "Pare com isso menino!": análise funcional de problemas de comportamento. In: Paulo Guerra Soares; João Henrique de Almeida; Carlos Renato Xavier Cançado. (Org.). Experimentos clássicos em Análise do Comportamento. 1ed.Brasília: Instituto Walden 4, 2016, v. 1, p. 272-283.

8.
CARDOSO, L. I. ; SOUZA, C. M. C. ; VARELLA, A. A. B. ; MIRANDA, R. L. . Notas sobre produções científicas analítico-comportamentais brasileiras na década de 1980. In: André A. B. Varella. (Org.). Diálogos em Análise do Comportamento. 1ed.Campo Grande: Editora UCDB, 2016, v. , p. 1-2.

9.
VARELLA, A. A. B.; ALMEIDA, C. G. M. ; MARTONE, M. C. C. . Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Transtorno do Espectro Autista. In: André A. B. Varella. (Org.). Diálogos em Análise do Comportamento. 1ed.Campo Grande: Editora UCDB, 2016, v. , p. 3-4.

10.
VARELLA, A. A. B.. Análise do Comportamento em Mato Grosso do Sul: iniciando uma rede colaborativa. In: André A. B. Varella. (Org.). Diálogos em Análise do Comportamento. 1ed.Campo Grande: Editora UCDB, 2016, v. 1, p. 11-141.

11.
Aggio, N. M. ; VARELLA, A. A. B. ; SILVEIRA, M. V. ; RICO, V. V. ; ROSE, J. C. C. . Memória sob a ótica analítico-comportamental. In: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lidia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2014, v. 3, p. 421-432.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VARELLA, A. A. B.. Autismo: um desafio de todos. Jornal da Ciência, 31 mar. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Sobrecarga de Familiares de Pacientes Psiquiátricos: adaptação transcultural de uma escala de medida. In: III Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005, São João Del Rei. Anais do III Congresso de Produção Científica da UFSJ, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Ensino de discriminações condicionais arbitrárias entre estímulos visuais a pessoas com autismo. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial/IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Symbolic behavior in children with autism: are non-arbitrary relational responding of size and quantity necessary for deriving comparative relations between banknotes?. In: ABAI 43rd Annual Convention, 2017, Denver. ABAI 43rd Annual Convention, 2017.

2.
ARAUJO, J. A. R. M. ; VARELLA, A. A. B. . Caracterização do tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo na rede pública de saúde de Campo Grande - MS. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, 2017, Porto Alegre. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, 2017.

3.
VARELLA, A. A. B.; ARAIUJO, A. G. R. . Ensino de linguagem receptiva a crianças com autismo por meio de relações de identidade com consequências específicas auditivas. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, 2017, Porto Alegre. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017.

4.
BRAGA, D. S. ; VARELLA, A. A. B. . Ensino de relações de equivalência entre horas analógico-digitais para uma adolescente com deficiência intelectual. In: IV CONGRESSO internacional do ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco Saberes em Ação, 2017, Campo Grande. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO, 2017.

5.
SOUZA, C. M. C. ; VARELLA, A. A. B. . TREINO DE PROFISSIONAIS PARA CONDUÇÃO DE ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS NO TRATAMENTO DO AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: IV CONGRESSO internacional do ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco Saberes em Ação, 2017, Campo Grande. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO, 2017.

6.
SILVA, E. C. ; VARELLA, A. A. B. . Avaliação de desempenho de pessoas com autismo no teste ABLA. In: IV CONGRESSO internacional do ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco Saberes em Ação, 2017, Campo Grande. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO, 2017.

7.
ARAUJO, J. V. ; VARELLA, A. A. B. . EMERGÊNCIA DE RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA POR EXCLUSÃO A PARTIR DE UM PROCEDIMENTO DE CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS EM PESSOAS COM AUTISMO. In: IV CONGRESSO internacional do ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco Saberes em Ação, 2017, Campo Grande. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO, 2017.

8.
MUHAMMAD, S. L. R. ; VARELLA, A. A. B. . EMERGÊNCIA DE RESPONDER CONCEITUAL DE TAMANHO EM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. In: IV CONGRESSO internacional do ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA Universidade Católica Dom Bosco Saberes em Ação, 2017. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UCDB - SABERES EM AÇÃO, 2017.

9.
SOUZA, D. G. ; AYRES-PEREIRA, V. ; CANOVAS, D. S. ; VARELLA, A. A. B. . Monitoring the Acquisition and Emergence of Arbitrary Visual-Visual Relations in Children. In: Ninth International Conference of the Association for Behavior Analysis International, 2017, Paris. Ninth International Conference; Paris, France; 2017, 2017.

10.
AMARAL, R. N. ; VARELLA, A. A. B. . Identificação de sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016, Buenos Aires. World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016.

11.
BERNARDINELLI, A. M. M. M. ; VARELLA, A. A. B. . Qualidade de vida de familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão de literatura. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016, Buenos Aires. World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016.

12.
AMARAL, R. N. ; VARELLA, A. A. B. ; GIMENEZ, F. D. ; SALDANHA, J. L. ; PROCOPIO, L. C. R. ; MAZZI, R. A. P. ; SIMOES, R. M. . Reflexões sobre o impacto emocional frente ao adoecimento do paciente oncológico: um olhar a partir da integração da enfermagem e psicologia em um hospital de câncer. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, 2016, Porto Alegre. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, 2017.

13.
ESPINDOLA, V. L. ; FIGUEIREDO, L. A. ; VARELLA, A. A. B. . Caderno interativo: recurso didático para professores de alunos com TEA. In: II I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016, Campo Grande. II I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016.

14.
ARAIUJO, A. G. R. ; VARELLA, A. A. B. . ENSINO DE LINGUAGEM RECEP TIVA A CRIANÇAS COM AUTISMO POR MEIO DE RELAÇÕES DE IDENTIDADE COM CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS COMPOSTAS. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016, Campo Grande. III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016.

15.
ARAUJO, J. V. ; VARELLA, A. A. B. . EMERGÊNCIA DE RELAÇÕES ARBITRÁRIAS POR MEIO DE TAREFAS DE IDENTIDADE COM CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS EM PESSOAS COM AUTISMO. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016, Campo Grande. III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016.

16.
BERNARDINELLI, A. M. M. M. ; VARELLA, A. A. B. . QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES DE PESSOA S COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016, Campo Grande. III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016.

17.
ARAUJO, J. A. R. M. ; VARELLA, A. A. B. . REVISÃO DOS ESTUDOS SOBRE EFICÁCIA DAS TERAPIAS RECOMENDADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016, Campo Grande. III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB, 2016.

18.
ARAUJO, J. A. R. M. ; VARELLA, A. A. B. . O tratamento do autismo na rede pública de saúde brasileira: revisão dos estudos sobre eficácia das terapias recomendadas pelo Ministério da Saúde. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016, Buenos Aires. World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2016.

19.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Assessing the emergence of derived comparative 'bigger' and 'smaller' relations in a child with autism without the conceptual repertoire of size. In: 7th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2014, Estocolmo. 7th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2014.

20.
MORENO, A. M. ; VARELLA, A. A. B. ; CANOVAS, DANIELA ; POSTALLI, L. M. M. ; VENTURA, D. F. ; SOUZA, D. G. . Assessing Restricted Stimulus Control in Typically Developing Preschool Children and Bees (Melipona quadrifasciata). In: 37th Anual Meeting of the Society for the Quantitative Analysis of Behavior, 2014, Chicago. 37th Anual Meeting of the Society for the Quantitative Analysis of Behavior, 2014.

21.
VARELLA, A. A. B.; DE SOUZA, DEISY G. . Ensino de relações de equivalência entre letras ditadas e impressas (maiúsculas e minúsculas) via treino de identidade com consequências específicas compostas a uma criança com autismo. In: 44ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. 44ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014.

22.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Using class-specific compound consequences to teach dictated/printed letters equivalence to a child with autism. In: 7th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2014, Estocolmo. 7th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2014.

23.
VARELLA, A. A. B.. A manutenção da aprendizagem por pessoas com autismo e ou deficiência intelectual: aspectos metodológicos. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

24.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Emergência de controle condicional auditivo-visual via emprego de consequências específicas compostas em pessoas com autismo. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

25.
MORENO, A. M. ; VARELLA, A. A. B. ; CANOVAS, DANIELA ; POSTALLI, LÍDIA ; SOUZA, D. G. . Restricted stimulus control in individuals with autism. In: São Paulo School of Advanced Science, 2012, São Carlos. São Paulo School of Advanced Science, 2012.

26.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Using compound consequences to establish visual and auditory visual emergent relations in individuals with autism. In: 6th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2012, Lisboa. 6th Conference of the European Association for Behavior Analysis, 2012.

27.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Emergência de desempenhos simbólicos via relações de identidade com reforçadores específicos em pessoas com autismo. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sulamericano de Análise do Comportamento, 2011, Salvador - BA. Anais do XX Encontro 2011, 2011.

28.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Emergent arbitrary relations in autistic individuals with and without arbitrary matching repertoires. In: ABAI Sixth International Conference, 2011, Granada - Spain. 6th International Conference, Spain, 2011, 2011.

29.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Ensino de discriminações condicionais arbitrárias visuais-visuais e avaliação de desempenhos emergentes em autistas de reduzido repertório verbal. In: XVIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

30.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Ensino de discriminações condicionais arbitrárias visuais-visuais e avaliação de desempenhos emergentes em autistas de reduzido repertório verbal. In: XVIIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. XVIIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

31.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Demonstração de identidade generalizada por pessoas com autismo. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

32.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Demonstração de identidade generalizada por pessoas com autismo. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

33.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação transcultural de uma escala de medida da sobrecarga de familiares de pacientes psiquiátricos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2005, Belo Horizonte. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2005.

34.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicação Científica da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

35.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. In: XII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, 2004, Ouro Preto. Anais do SIC UFOP 2004, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, J. A. R. M. ; VERAS, A. B. ; VARELLA, A. A. B. . Breves considerações sobre a atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista na rede pública de saúde. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE, 2019.

2.
MOTA, A. M. G. F. ; VERAS, A. B. ; VARELLA, A. A. B. ; MIRANDA, R. L. . Modelos de Saúde Mental e Doença Mental: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968). Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Estabelecendo relações comparativas em crianças com autismo: os repertórios de tamanho e quantidade seriam pré-requisitos?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VARELLA, A. A. B.. Função simbólica nos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VARELLA, A. A. B.. Aprendizagem de habilidades escolares por crianças com autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VARELLA, A. A. B.. Análise do Comportamento Aplicada ao ensino da pessoa com autismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VARELLA, A. A. B.. Comportamento verbal: contribuições de uma análise operante da linguagem para o tratamento do autismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Aggio, N. M. ; VARELLA, A. A. B. . O papel da memória na aprendizagem de pessoas com déficits intelectuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Equivalence class formation in individuals autistic individuals with and without arbitrary relational repertoires. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Emergência de desempenhos visuais-visuais via reforçadores específicos em indivíduos autistas com e sem repertório discriminativo condicional arbitrário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Formação de classes de equivalência em pessoas com autismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VARELLA, A. A. B.; ALMEIDA, J. H. . Análise Comportamental da Linguagem: uma introdução ao paradigma de equivalência de estímulos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Aprendizagem relacional: da discriminação simples a discriminação condicional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, D. G. . Ensino de discriminações condicionais arbitrárias entre estímulos visuais a pessoas com autismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VARELLA, A. A. B.; Lima, P. B. . Conceitos e preconceitos acerca do Behaviorismo Radical. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Bandeira, M. B. ; Quaglia, M. A. C. ; VARELLA, A. A. B. ; de Freitas, L. A. ; ALMEIDA, L. V. ; Assis, M. A. ; FERREIRA, J. ; Gomes, P. M. ; Luz, M. C. . Habilidades Sociais de Estudantes Universitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Bandeira, M. B. ; Calzavara, M. G. P. ; VARELLA, A. A. B. . Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTANA, R. B. ; VARELLA, A. A. B. ; Vieira, D. ; de Castro, I. ; Barros, S. . Brincadeira e jogo: observando a Teoria de Construção do Self de George H. Mead. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, R. L. ; VARELLA, A. A. B. ; VERAS, A. B. ; PELICCIOLI, E. ; GRUBITS, S. . Editorial. Campo Grande: UCDB, 2016 (Editorial).

2.
MIRANDA, R. L. ; VARELLA, A. A. B. ; VERAS, A. B. ; GRUBITS, S. . Editorial - 'E lá se foram doze meses'. Campo Grande: UCDB, 2016 (Editorial).


Demais tipos de produção técnica
1.
VARELLA, A. A. B.. Ensino de indivíduos com autismo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VARELLA, A. A. B.. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Transtorno do Espectro do Autismo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VARELLA, A. A. B.. O paradigma de equivalência de estímulos no estudo da linguagem e no tratamento de pessoas com autismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VARELLA, A. A. B.. O tratamento ABA para os Transtornos do Espectro Autista com ênfase no desenvolvimento de linguagem e em problemas de comportamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VARELLA, A. A. B.. O tratamento ABA para pessoas com autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VARELLA, A. A. B.. Autismo e problemas de comportamento: o que a ABA tem a dizer e fazer?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUZA, D. G. ; VARELLA, A. A. B. . Aprendizagem relacional e comportamento simbólico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Cortez, M. C. D. ; VARELLA, A. A. B. ; CANOVAS, D. S. . Avaliação e ensino de repertórios verbais em indivíduos com autismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VARELLA, A. A. B.. O uso de softwares na pesquisa e educação de pessoas com autismo: desafios contemporâneos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
VARELLA, A. A. B.. Formação de classes de equivalência em indivíduos com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos. 2012. (Relatório de pesquisa).

11.
VARELLA, A. A. B.. Formação de classes de equivalência em indivíduos com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos. 2011. (Relatório de pesquisa).

12.
VARELLA, A. A. B.. Formação de classes de equivalência em indivíduos com autismo: requisitos comportamentais para a emergência de desempenhos novos. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORDOVA, L. F.; VARELLA, A. A. B.; LOPES, Z. A.. Participação em banca de Ariane Priscila Fonseca Azevedo. Efeito de regras e de perguntas sobre a adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
MAZZILLI, M. E. P.; VARELLA, A. A. B.; GIOIA, P. S.. Participação em banca de Renata Cristina Michel. Efeitos de um treino de comunicação funcional sobre comportamentos disruptivos com função de esquiva da tarefa em crianças com TEA. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
RIBEIRO, D. M.; VARELLA, A. A. B.; SELLA, A. C.. Participação em banca de Rafaela de Melo Franco. Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
MIRANDA, R. L.; CANDIDO, G. V.; RABACOW, F. M.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Jaqueline de Andrade Torres. Por uma história institucional da Análise do Comportamento no Brasil: estudos sociobibliométricos (1976-1986). 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

5.
VARELLA, A. A. B.; CORDOVA, L. F.; MIRANDA, R. L.. Participação em banca de Larissa Bezerra de Melo Wider. Formação de classes de equivalência em crianças com autismo com diferentes repertórios discriminativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

6.
CORDOVA, L. F.; VARELLA, A. A. B.; OSORIO, A. C. N.. Participação em banca de Nayla Nara Ferreira Mota da Silva. Efeito de treino de mando através do PECS sobre o desempenho da transposição de operantes verbais. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
ASSIS, G. J. A.; VARELLA, A. A. B.; BARROS, R. S.. Participação em banca de Jaqueline Iukisa Faustino Calado. Emergência de relações auditivo-visuais via treino por CRMTS para crianças diagnosticadas com TEA. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

8.
MIRANDA, R. L.; BRANCO, P. C. C.; VERAS, A. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Ana Maria Del Grossi Ferreira Mota. Desvelando controvérsias: ?problemas de ajustamento? e ?saúde mental. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

9.
GUIMARAES, L. A. M.; CARLOTTO, M. S.; COSTA, M. L.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Eliezer Grillo Barbosa. Transtornos Mentais Comuns e Transtorno por Estresse Pós-Traumático em Policiais Rodoviários Federais de Campo Grande - MS Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

10.
VERAS, A. B.; ALVES, G. S.; GUIMARAES, L. A. M.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Simone Silveira Cougo. Relações entre trauma precoce, sintomas psicóticos e funcionamento cognitivo na esquizofrenia. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

11.
ALMEIDA, L. P.; SILVA, C. R. C. E.; BERNARDES, A. G.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Selma Lúcia da Costa Xavier. Insuficiência Renal Crônica: um estudo sobre afetividade e cotidiano de pacientes renais crônicos em hemodiálise. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

12.
CORDOVA, L. F.; VARELLA, A. A. B.; ANACHE, A. A.. Participação em banca de Mariana Roberta SIlva Lobo. Efeitos de diferentes características dos participantes no seguimento de regras discrepantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

13.
AYDOS, R. D.; SILVA, M. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Fernanda Ferreira Insaurralde. Reflexões sobre o processo diagnóstico de leucemia aguda infantil em pacientes atendidos pelo sistema único de sáude no Estado de Mato Grosso do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

14.
VERAS, A. B.; MACHADO, S.; ALMEIDA, L. P.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Maria de Jesus Siqueira de Almeida Correa. Protocolo de terapia cognitivo comportamental em grupo para mulheres com disfunção sexual na pós-menopausa. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

15.
COSTA, M. L.; VARELLA, A. A. B.; MIRANDA, R. L.. Participação em banca de Gillianno José Mazzetto de Castro. Para além da clareira: aproximações entre fenomenologia e pesquisa em psicologia da saúde em relação a tempo, narrativa e sujeito. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

16.
GRUBITS, S.; PASIAN, S. R.; GRUBITS, H. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Raíssa Milan Simões. Ser criança com câncer e mãe cuidadora no mundo hospitalar: discurso, desenho e relato em uma leitura fenomenológica. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

17.
VERDU, A. C. M. A.; SOUZA, C. B. A.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Bárbara Trevisan Guerra. Ensino de operantes verbais e requisitos para ensino por tentativas discretas em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
GUIMARAES, L. A. M.; GRUBITS, H. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Neide Izabel Johann Kappel. Transtornos mentais, prazer e sofrimento em profissionais da área de saúde, do pronto atendimento e hospital municipal de uma cidade do interior do Estado do Mato Grosso. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

19.
GRUBITS, H. B.; MORAES, F. C. C.; GRUBITS, S.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Mara Lucia Bellinate. A repercussão do método Pilates solo e bola na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus Campo Grande. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

20.
SOUZA, C. B. A.; VARELLA, A. A. B.; ASSIS, G. J. A.. Participação em banca de Glaucy Oliveira Costa. Ensino de linguagem receptiva para crianças com autismo: comparando dois procedimentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
GUIMARAES, L. A. M.; TOLFO, S. R.; MICHELETTO, M. R. D.; REBOLO, F.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Marcia Regina Teixeira Minari. Relações entre estresse ocupacional e cultura organizacional em uma universidade federal do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
GIL, M. S. C. A.; COSTA, A. R. A.; VARELLA, A. A. B.; AIELLO, A. L. R.; SOUZA, D. H.. Participação em banca de Leylanne Martins Ribeiro de Souza. Ensino de relações nome-objeto e aprendizagem de relações emergentes por bebês. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CARMO, J. S.; BARROS, R. S.; VARELLA, A. A. B.; BENITEZ, P.; POSTALLI, LÍDIA. Participação em banca de Luiza de Moura Guimarães. Abacadabra: um aplicativo para IPAD no ensino de discriminações condicionais auditivo-visuais a indivíduos com autismo. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
GUIMARAES, L. A. M.; LIRA, E. R.; SOUZA, J. C. R. P.; GRUBITS, H. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Eduardo Espíndola Fontoura Junior. Saúde, qualidade de vida e capacidade para o trabalho do peão pantaneiro da região de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

5.
GUIMARAES, L. A. M.; LUCA, S.; SCHMIDT, M. L. G.; REBOLO, F.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Helen Paola Vieira Bueno. Fatores de risco psicossociais em professores de escolas pantaneiras: relações com transtornos mentais comuns e estresse ocupacional. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Qualificações de Doutorado
1.
GUIMARAES, L. A. M.; TOLFO, S. R.; MICHELETTO, M. R. D.; REBOLO, F.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Marcia Regina Teixeira Minari. Relações entre estresse ocupacional e cultura organizacional no trabalho de técnico-administrativos de uma universidade pública do Estado de Mato Grosso do Sul. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

2.
GUIMARAES, L. A. M.; SCHMIDT, M. L. G.; LUCCA, S. R.; REBOLO, F.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Helen Paola Vieira Bueno. Fatores de risco psicossociais em professores de escolas pantaneiras: relações com transtornos mentais comuns e estresse ocupacional. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Qualificações de Mestrado
1.
MICHELETTO, N.; VARELLA, A. A. B.; GIOIA, P. S.. Participação em banca de Helena Duran Meletti. A produção de variabilidade de respostas intraverbais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista e produção da sua extensão para ambiente natural. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
VARELLA, A. A. B.; SOUZA, C. B. A.; VERAS, A. B.. Participação em banca de Daniel Santos Braga. Comparação de dois procedimentos para ensino de relações auditivo-visuais para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

3.
VARELLA, A. A. B.; Cortez, M. C. D.; MIRANDA, R. L.. Participação em banca de Tatiana B. A. Gattass Katayama. Emergência de intraverbal e tato via treino de ouvinte com consequências específicas em crianças com autismo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

4.
VARELLA, A. A. B.; ALMEIDA, J. H.; COSTA, M. L.. Participação em banca de Denisia de Souza Alves Leite. Efeitos do treino de ouvinte com consequências específicas auditivas na categorização de crianças com autismo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

5.
VARELLA, A. A. B.; ROCCA, J. Z.; GUIMARAES, L. A. M.. Participação em banca de Janaina Barbosa de Souza. Estendendo o teste ABLA: correlações entre a emergência de relações condicionais e medidas de linguagem, inteligência não-verbal e comportamento adaptativo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

6.
TEIXEIRA JUNIOR, R.; REIS, M. J. D.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Mariana Roberta Silva Lobo. Efeito de diferentes características dos participantes no seguimento de regras discrepantes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
TEIXEIRA JUNIOR, R.; FERREIRA, E. A. P.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Ariane Priscila Fonseca Azevedo. Efeito de regras, perguntas/follow up sobre a adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
ALMEIDA, L. P.; BERNARDES, A. G.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Selma Lúcia da Costa Xavier. Insuficiência renal crônica: um estudo da afetividade e cotidiano de usuarios do Sistema Único de Saúde - SUS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

9.
VERAS, A. B.; ALVES, G. S.; GUIMARAES, L. A. M.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Simone Silveira Cougo. Relações entre trauma precoce, sintomas psicóticos e funcionamento cognitivo na esquizofrenia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

10.
MAZZILLI, M. E. P.; VARELLA, A. A. B.; GIOIA, P. S.. Participação em banca de Renata Cristina Michel. Efeito de um Treino de Comunicação Funcional sobre comportamentos disruptivos com função de esquiva da tarefa em crianças com TEA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
MIRANDA, R. L.; RABACOW, F. M.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Jaqueline de Andrade Torres. Por uma história institucional da Análise do Comportamento no Brasil: estudos sociobibliométricos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

12.
GRUBITS, S.; GRUBITS, H.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Raíssa Milan Simões. Ser criança com câncer e mãe cuidadora no mundo hospitalar: discurso, desenho e relato em uma leitura fenomenológica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

13.
COSTA, M. L.; VARELLA, A. A. B.; MIRANDA, R. L.; FABRI, M.. Participação em banca de Gillianno José Mazzetto de Castro. Para além da clareira: aproximações entre fenomenologia e pesquisa em psicologia em relação a tempo, narrativa e sujeito. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

14.
VERAS, A. B.; ALMEIDA, L. P.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Maria de Jesus Siqueira de Almeida Correa. Abordagem cognitivo comportamental para a disfunção sexual feminina (dsf) na pós-menopausa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

15.
CORDOVA, L. F.; ANACHE, A. A.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Nayla Nara Ferreira Mota da Silva. Efeito de treino de mando através do PECS sobre o desempenho da transposição de operantes verbais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

16.
MIRANDA, R. L.; VERAS, A. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Ana Maria del Grossi Ferreira Mota. Desvelando controvérsias: "problemas de ajustamento" e "saúde mental" nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

17.
GUIMARAES, L. A. M.; GRUBITS, H. B.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Neide Izabel Johann Kappel. Transtornos mentais, prazer e sofrimento em profissionais da área de saúde, do pronto atendimento e hospital municipal de uma cidade do interior do Estado do Mato Grosso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

18.
GRUBITS, H. B.; GRUBITS, S.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Mara Lúcia Bellinate. A repercussão do Pilates solo e bola na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco.

19.
BARROS, R. S.; VARELLA, A. A. B.; ASSIS, G. J. A.. Participação em banca de Patrícia Caroline Monteiro Madeira. Emergência de relações auditivo-visuais via formação de classes de equivalência com crianças diagnosticadas com autismo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

20.
HIGBEE, T. S.; VARELLA, A. A. B.; VERDU, A. C. M. A.. Participação em banca de Barbara Trevisan Guerra. Ensino de operantes verbais e pré-requisitos em crianças com autismo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MENESES, B. M.; REIS, A. H.; VARELLA, A. A. B.. Concurso Público para ingresso na carreira do magistério superior da UFMS. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABAI 43rd Annual Convention.Symbolic behavior in children with autism: are non-arbitrary relational responding of size and quantity necessary for deriving comparative relations between banknotes?. 2017. (Encontro).

2.
XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Estabelecendo relações comparativas em crianças com autismo: os repertórios de tamanho e quantidade seriam pré-requisitos?. 2017. (Encontro).

3.
44ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia.Ensino de relações entre letras maiúsculas, minúsculas e seus nomes ditados via pareamento de identidade com consequências específicas. 2014. (Encontro).

4.
7th Conference of the European Association for Behavior Analysis. Assessing the emergence of derived comparative "bigger" and "smaller" relations in a child with autism without the conceptual repertoire of size. 2014. (Congresso).

5.
6th Conference of the European Association for Behavior Analysis. Using compound consequences to establish visual and auditory visual emergent relations in individuals with autism. 2012. (Congresso).

6.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Avaliação e ensino de repertórios verbais em indivíduos com autismo. 2012. (Congresso).

7.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Aprendizagem relacional e comportamento simbólico. 2012. (Encontro).

8.
II Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Seminário).

9.
I Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI.Ensino de discriminações condicionais e função simbólica em pessoas com autismo. 2010. (Seminário).

10.
Jornada de Análise do Comportamento.Aprendizagem relacional: da discriminação simples à discriminação condicional. 2010. (Outra).

11.
Jornada Sul Mineira de Análise do Comportamento.Análise Comportamental da Linguagem: uma introdução ao paradigma de equivalência de estímulos. 2010. (Outra).

12.
XVIIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Ensino de discriminações condicionais arbitrárias visuais-visuais e avaliação de desempenhos emergentes em autistas de reduzido repertório verbal. 2009. (Encontro).

13.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Ensino de discriminações condicionais arbitrárias entre estímulos visuais a pessoas com autismo. 2008. (Congresso).

14.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Demonstração de identidade generalizada por pessoas com autismo. 2008. (Congresso).

15.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2006. (Encontro).

16.
Encontro de Psicologia da APAM.Conceitos e Preconceitos acerca do Behaviorismo Radical. 2005. (Encontro).

17.
Seminário de Iniciação Científica da UFSJ.Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2005. (Seminário).

18.
Simpósio Práticas de inclusão da pessoa especial no ensino regular: estratégias e experiências. 2005. (Simpósio).

19.
XVIII Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas da UFSJ.Habilidades Sociais de Estudantes Universitários. 2005. (Seminário).

20.
XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2005. (Congresso).

21.
III Congresso de Produção Científica da UFSJ. Adaptação transcultural para o Brasil de uma escala de sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2004. (Congresso).

22.
V Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2004. (Outra).

23.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. 2004. (Congresso).

24.
XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Adaptação transcultural para o Brasil e uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de paientes psiquiátricos. 2004. (Seminário).

25.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Adaptação Transcultural para o Brasil de uma escala de avaliação da sobrecarga sentida pelos familiares de pacientes psiquiátricos. 2004. (Encontro).

26.
XVI Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas da UFSJ.Brincadeira e Jogo: Observando a Teoria de Construção do Self de George H. Mead. 2003. (Seminário).

27.
XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, L. P. ; CARVALHO, C. M. E. ; VARELLA, A. A. B. . IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Católica Dom Bosco - Saberes em Ação. 2017. (Congresso).

2.
VARELLA, A. A. B.; MIRANDA, R. L. ; TEIXEIRA JUNIOR, R. ; FENNER, M. C. . Jornada de Análise do Comportamento de Mato Grosso do Sul. 2016. (Congresso).

3.
ALMEIDA, L. P. ; VARELLA, A. A. B. ; DORSA, A. C. . III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB. 2016. (Congresso).

4.
GRUBITS, S. ; VARELLA, A. A. B. ; VERAS, A. B. ; SCISLESKI, A. ; BERNARDES, A. G. ; GAY-SILVESTRE, D. ; GRUBITS, H. ; BACKES, J. L. ; PINHO, L. ; GUIMARAES, L. A. M. ; MIRANDA, R. L. ; COSTA, M. L. . II Colóquio Internacional Meio Ambiente e Populações Vulneráveis. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marina de Castro Fregnan. Avaliação de um programa de capacitação de profissionais de saúde e educação para identificar sinais precoces de autismo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Daniel Santos Braga. Comparação da eficácia do procedimento de Discriminação Condicional versus MTS com Consequências Específicas Auditivas no ensino de linguagem receptiva a pessoas com autismo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Denisia de Souza Alves Leite. Formação de categorias por meio de treino de MTS com consequências específicas auditivas em pessoas com autismo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

4.
Janaina Barbosa de Souza. Desempenho de crianças com desenvolvimento típico e autismo em uma tarefa preditiva de relações de equivalência: uma extensão do teste ABLA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

5.
Tatiana Borges A. Gattass Katayama. Emergência de intraverbal após treino de respostas de ouvinte com consequências específicas auditivas em pessoas com autismo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Yasmin Lima Curvelo da Silva. Efeitos de consequências específicas auditivas em tarefas de MTS sobre a emergência do comportamento de intraverbal. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

2.
Beatriz Cesti Raffa. Emergência de comportamento de ouvinte e tato em uma tarefa de MTS com consequências específicas auditivas em pessoas com autismo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

3.
Bruna Cobalchini. Efeitos da videomodelacão no treino de estudantes para conduzir ensino incidental com pessoas com autismo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

4.
Lucas Costa Ferreira. Efeitos de consequências específicas auditivas em tarefas de MTS sobre a emergência do comportamento de categorização. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

5.
Amanda Nobre Aquino. Efeitos de consequências específicas auditivas em tarefas de mts sobre a emergência do comportamento de tato. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

6.
Diogo Madureira Roncisvalle. Comportamento simbólico: aproximações e distanciamentos entre o paradigma de equivalência de estímulos e a teoria das molduras relacionais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).

7.
Thiago dos Santos Ferraz. Efeitos da videomodelacão no treino de estudantes para conduzir ensino incidental com pessoas com autismo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Larissa Bezerra de Melo. Formação de classes de equivalência em crianças com autismo de diferentes repertórios discriminativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, . Orientador: André Augusto Borges Varella.

2.
Raquel do Nascimento Amaral. Avaliação de um programa piloto para capacitação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família para identificar sinais precoces de autismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, . Orientador: André Augusto Borges Varella.

3.
Jeane de Araujo Rocha Martins Araujo. Caracterização do tratamento de reabilitação de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo em Campo Grande - MS. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, . Orientador: André Augusto Borges Varella.

Iniciação científica
1.
Beatriz Cesti Raffa. Emergência de comportamento de ouvinte em uma tarefa de MTS com consequências específicas auditivas em pessoas com autismo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

2.
Samya de Lima Rashid Muhammad. Ensino de relações comparativas entre notas de maior e menor valor a pessoas com autismo. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

3.
Thiago dos Santos Ferraz. Ensino incidental para pessoas com autismo: uma revisão dos estudos sobre treinamento de profissionais.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

4.
Jennifer Vieira de Araujo. Emergência de relações de equivalência por exclusão a partir de um procedimento de consequências específicas em pessoas com autismo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

5.
Samya de Lima Rashid Muhammad. Emergência de responder conceitual de tamanho em indivíduos com transtorno do espectro do autismo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

6.
Ester Correa da Silva. Avaliação de desempenho de pessoas com autismo no teste ABLA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

7.
Carlos Magno Corrêa de Souza. Treino de profissionais para condução de ensino por tentativas discretas no tratamento do autismo: uma revisão da literatura. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

8.
Jennifer Vieira de Araújo. Emergência de relações arbitrárias por meio de tarefas de identidade com consequências específicas em pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.

9.
Ana Gabriela Araujo Rocha. Ensino de linguagem receptiva a crianças com autismo por meio do ensino de relações de identidade com consequências específicas compostas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco. Orientador: André Augusto Borges Varella.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Aggio, N. M.2012Aggio, N. M. ; VARELLA, A. A. B. . A memória e a retenção da aprendizagem por pessoas com deficiência intelectual. DI - Revista de Deficiência Intelectual, v. 3, p. 20-23, 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
VARELLA, A. A. B.. O tratamento ABA para os Transtornos do Espectro Autista com ênfase no desenvolvimento de linguagem e em problemas de comportamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VARELLA, A. A. B.. O tratamento ABA para pessoas com autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VARELLA, A. A. B.. Autismo e problemas de comportamento: o que a ABA tem a dizer e fazer?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:09:07