Nilson Sergio Peres Stahl

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  • Última atualização do currículo em 31/03/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos (1988), graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática 1º Grau pela Universidade São Francisco (1982), graduação em engenharia civil pela Universidade São Francisco (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003)., pós doutorado em Rutgers State University of New Jersey, EUA, onde pesquisou sobre Ensino/Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual e análise qualitativa de dados. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro onde é credenciado nos Programas de pós Graduação em Cognição e Linguagem e Ciências Naturais. Foi coordenador do PARFOR por cinco anos.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, metodologia de ensino,ambientes virtuais de aprendizagem, modelagem matemática, formação de professores e interdisciplinaridade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilson Sergio Peres Stahl
Nome em citações bibliográficas
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências e Tecnologias, Laboratório de Ciências Matemáticas.
Rua Alberto Lamego 2000
Parque California
28013-600 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27261531
Ramal: 228
URL da Homepage: www.uenf.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O ambiente e a Modelagem Matemática no Ensino do Cálculo Numérico, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: João Frederico Azevedo da Costa Meyer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: O ambiente; Modelagem Matemática; Ensino de Cálculo Numérico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1996
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Influência do uso do carvão ativado em pó no pré-tratamento de águas de abastecimento,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Ruben Brezaola Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Pré tratamento de águas de abastecimento; Carvão ativado em pó.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
1987 - 1988
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos, UNIFEOB, Brasil.
1977 - 1984
Graduação em engenharia civil.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
1980 - 1982
Graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática 1º Grau.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
The State University of New Jersey - New Brunswick, RUTGERS, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


1996 - 1996
Extensão universitária em Pós Graduação Em Matemática Lato Sensu. (Carga horária: 360h).
Faculdade Plinio Augusto do Amaral, FPAA, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Didática Moderna Para o Ensino Superior. (Carga horária: 360h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2009 - Atual
Direção e administração, UENF, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
2/2009 - Atual
Ensino, Cognição e Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Cognição e Linguagem
Estatística e Pesquisa em Educação
12/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UENF, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática
3/2008 - 3/2009
Direção e administração, LCMAT, LICENCIATURA EM MATREMÁTICA.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Faculdade Municipal Prof. Franco Montoro, FMPFM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 0

Atividades

3/2003 - 12/2004
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Resistência dos Materiais

Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa, UNIFAE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 0

Atividades

3/2000 - 11/2004
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
Cálculo Numérico
Álgebra Linear
Matemática Financeira I
Matemática Financeira II
Estatística
Econometria

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor turno completo, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - 6/2000
Ensino, Tecnologia em Saneamento, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Diferncial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Pesquisa Operacional
Modelos Computacionais em Sistemas Ambientais

Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos, UNIFEOB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 0

Atividades

9/1990 - 7/2004
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Cálculo Diferencial e Integral
Informática no ensino de Matemática
Técnica de Pesquisa e Redação Científica
Fisica I
Física II

Autarquia Municipal do Ensino de Poços de Caldas, AME/PC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

3/1995 - 12/1995
Ensino, Faculdade de Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saneamento Básico
3/1988 - 12/1989
Ensino, Faculdade de Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento de Dados


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática

Objetivo: A Educação Matemática concebe a Matemática como um meio de educação através da matemática. Tem como objetivo a formação do cidadão, e devido a isso, questiona qual a matemática e qual o ensino são relevantes para sua formação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Construindo conhecimento em Matemática com o aplicativo Geogebra ? Capacitação de Professores da Rede Pública e Licenciandos do curso de Matemática
Descrição: Este projeto tem o objetivo de capacitar professores da rede estadual para utilização do aplicativo dinâmico em Geometria GEOGEBRA. O curso está gerando pesquisas com os professores participantes e seus respectivos alunos na construção do conhecimento em Matemática por meio da utilização do GEOGEBRA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador / Clara Vanessa Barod dos Santos - Integrante / Samuel Sales - Integrante / Barbara Moreto - Integrante.
2012 - 2013
Construindo conhecimento em Matemática com o aplicativo Winplot ? Capacitação de Professores da Rede Pública
Descrição: Curso de capacitação para professores da rede pública por meio do aplicativo winplot. Este curso gerou pesquisas na área do ensino/aprendizagem da matemática utilizando o computador com ferramenta/meio para construção do conhecimento em matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador / Estefane Domingues - Integrante.
2011 - 2012
?MODELAGEM MATEMÁTICA NA MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA?
Descrição: Este projeto propõe o uso da modelagem matemática, enquanto metodologia de ensino/aprendizagem, com instrumental matemático no nível fundamental e médio. Possibilita aos professores a construção de conhecimento junto a seus educandos com consequente compreensão/aprendizado de diversos conteúdos em matemática. Este projeto também pressupõe, durante o processo, a capacitação dos professores envolvidos no projeto diante de uma metodologia pouco utilizada em sala de aula. Serão apresentados alguns exemplos cujos comentários ilustram esses tópicos: a inclusão da aprendizagem de temas da qualidade de vida, o uso de matemática em situações efetivas, a presença de temas locais e atuais no currículo escolar. Optou-se, tanto quanto possível, pela utilização de questões ambientais enquanto geradoras de situações- problema.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.Número de orientações: 1
2010 - 2010
Jogos de Matemática como Metodologia no Ensino/Aprendizagem de Alunos de Ensino Médio da Rede Pública
Descrição: O projeto visa a aplicação de Jogos de Matemática, enquanto metodologia de Ensino/Aprendizagem, para melhoria do rendimento do aluno de matemática da rede pública, além de capacitar professores de Matemática na utilização dessa metodologia de ensino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador / Estefane Domingues - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa.
2005 - 2006
- Equações de diferenças e modelos compartimentais no estudo, na modelagem e em simulações: variação temporal da concentração de poluentes na ?Lagoa de Cima? em Campos dos Goytacazes - RJ.
Descrição: Estimar a variação da concentração de poluentes ao longo do tempo, via modelagem matemática discreta, de modo a propiciar o estudo da evolução da qualidade da água da lagoa junto a padrões de potabilidade obtidos a partir de autoridades locais. Paralelamente, este estudo irá visar, também, a formação de licenciandos, incluindo novos temas de matemática, como o uso de equações de diferenças e a matemática discreta como instrumento de avaliação ambiental ? e como ferramenta auxiliar na tomada de decisões quanto a estratégias e políticas de manejo de áreas de preservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa / Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
?MODELAGEM MATEMÁTICA NA MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA?
Descrição: Projeto financiado pela FAPERJ objetivando a melhoria do ensino em escolas públicas por meio da modelagem Matemática. Uma de suas fases prevê a capacitação de professores para utilização da modelagem matemática enquanto metodologia de ensino. A FAPERJ, por meio de financiamento, equipou uma sala de informática com computadores, datashow, impressoras multifuncionais, além de 2 bolsas para professores da rede pública, 3 bolsas para alunos e uma para iniciação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador / Patricia Maria - Integrante / Estefane Domingues - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - 2011
Jogos de Matemática como Metodologia no Ensino/Aprendizagem de alunos de Ensino Nédio da rede pública
Descrição: Projeto de extensão visando aplicar jogos no ensino/aprendizagem da Matemática enquanto metodologia de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Cooperação.
2009 - 2010
Utilização de OAs no reforço escolar de alunos da rede pública
Descrição: Utiliza-se oAs no reforço escolar de alunos da rede pública num ambiente informatizado. Diversas turmas séries do nível médio serão atendidas e beneficiadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Cooperação.
2008 - 2009
Utilização de Objetos de aprendizagem na Capacitação de Licenciandos de Matemática
Descrição: Utilizou-se OAs na capaitação de licenciandos de Matemática. Por meio do repositório do RIVED OAs foram escolhidos com objetivo e explorar diversos tópicos em Matemática a fim de capacitar licenciandos nessa nova metodologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Cooperação.
2007 - 2008
Utilização de Objetos de Aprendizagem na capacitação de Profesores, licenciandos e reforço escolar de educandos da rede pública
Descrição: Utilizou-se objetosde aprendizagem para capacitação de docentes, licenciandos de Matemática e reforço escolar de educandos da rede pública. Os OAs foram aplicados em ambiente informatizado de acordo com o RIVED.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilson Sergio Peres Stahl - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Cooperação.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Eixo


Revisor de projeto de fomento


2014 - 2014
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2006 - Atual
Agência de fomento: Universidade Estadual do Norte Fluminense


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento/Especialidade: Tratamento de Água Para Abastecimento.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Cinco melhores trabalhos de pós graduação - X encontro internacional de pós graduação do UNIFAMINAS, UNIFAMINAS.
1974
Mensão honrosa, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, B. P.2017CRUZ, B. P. ; BITTENCOURT, A. H. C. ; FREITAS NETO, M. M. ; STAHL, N.S.P. ; LUNA, F. J. . Student`s perception about a multimedia learning laboratory: an experience in teaching biology classes. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

2.
SANTOS, S.L.2016SANTOS, S.L. ; STAHL, N.S.P. ; SILVA, M.A.G.T. ; SARDINHA, L.C. . Dispositivos Móveis: Um Facilitador no Processo Ensino-Aprendizagem. Vértices, v. 18, p. 121-139, 2016.

3.
SCHROETTER, S. M.2016SCHROETTER, S. M. ; STAHL, N. S. P. ; DOMINGUES, E. . GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. REMAT, v. 2, p. 58-71, 2016.

4.
SCHROETTER, S. M.2016SCHROETTER, S. M. ; STAHL, N. S. P. ; CHYSOSTOMO, C. S. ; DUNCAN, C. . A ESCRIT E O PENSAMENTO MAEMÁTICO NO AMBIENTE VIRTUAL UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE UMA TURMA DE 9 ANO. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 373, 2016.

5.
JACOMINO, T. M. Z.2016JACOMINO, T. M. Z. ; STAHL, N. S. P. . A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA. REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO, v. 05, p. 35-46, 2016.

6.
DUNCAN, C.2016DUNCAN, C. ; STAHL, N. S. P. ; SCHROETTER, S. M. . MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID. REVISTA DE EXTENSÃO UENF, v. 2, p. 85-102, 2016.

7.
DUNCAN, C.2015DUNCAN, C. ; STAHL, N. S. P. ; COLOMBO, C. S. ; SANTOS, P. M. ; SHCROETTER, S. . A Modelagem Matemática Como metodologia no Ensino Aprendizagem: uma experiência no PIBID. InterScience Place, v. 10, p. 118-216, 2015.

8.
PEIXOTO FAGUNDES RAMOS DUNCAN, CAMILA2015PEIXOTO FAGUNDES RAMOS DUNCAN, CAMILA ; SERGIO PERES STAHL, NILSON ; DA SILVEIRA COLOMBO, CRISTIANO ; PEIXOTO FAGUNDES RAMOS PANISSET, LAURA ; MARIA SCHRÖETTER, SANDRA . A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA FACILITADORA E MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Linkscienceplace, v. 2, p. 111-130, 2015.

9.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2014STAHL, N. S. P.; Silva, M A G T ; Santos, S L . TV DIGITAL UMA EXPECTATIVA PARA O EaD. Revista Científica Linkania Master, v. 01, p. 126, 2014.

10.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2013STAHL, N. S. P.; SHCROETTER, S. ; MARIA, P. ; DOMINGUES, E. . MATHEMATICAL MODELING AS TEACHING METHODS IN 2nd SERIES OF HIGH SCHOOL - A PRACTICAL APPLICATION. InterScience Place, v. 26, p. 32, 2013.

11.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2013STAHL, N. S. P.; SANTOS, G. ; CONSTANTINO, P. ; SANTOS, P. M. ; GREGORIO, V. L. S. S. . A AUTOESTIMA COMO ALIADA DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM. Perspectivas online: Ciências humanas e sociais aplicadas, v. 3, p. 34, 2013.

12.
OLIVEIRA, F. M.2013OLIVEIRA, F. M. ; STAHL, N. S. P. . ANÁLISE DE VARIÂNCIA APLICADA EM PESQUISAS SOCIAIS. Revista Científica Linkania Master, v. 1, p. 20-34-34, 2013.

13.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2013STAHL, N. S. P.; DOMINGUES, E. ; SHCROETTER, S. ; SANTOS, P. M. . Aplicação de modelagem matemática como metodologia de ensino no ensino médio.. TECNO-EDUCALEM, v. 2, p. 49-53, 2013.

14.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2005 STAHL, N. S. P.; MEYER, J. F. C. A. . Aprendizagem Escolar e Qualidade de Vida Via Modelagem Matemática e Simulações. Biomatemática, Campinas - SP, v. 15, p. 137-146, 2005.

15.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.1999STAHL, N. S. P.; BRESAOLA JUNIOR, Ruben . Influência do Uso do Carvão Ativado em Pó (CAP) no Tratamento de Águas de Abastecimento. Engenharia & Arquitetura. Caderno de Engenharia Sanitária e Ambiental, USP-SC, v. 1, n.1, p. 7-13, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
DUNCAN, C. ; STAHL, N.S.P. ; SCHROETTER, S. M. . Metodologias de ensino na formação do professor de matemática: uma experiência com a modelagem matemática no PIBID. In: Eliana Crispim França Luquetti; SERGIO ARRDA MOURA. (Org.). AÇOES INTERDISCIPLINARES DO PIBID/UENF - OS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇAO DOCENTE. 1ed.CAMPOS DOS GOYTACAZES: BRASIL MULTICULTURAL, 2018, v. 1, p. 122-135.

2.
BITTENCOURT, A. H. C. ; STAHL, N.S.P. . ANÁLISE DA PERSEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A AVALIÇÃO EM MEIOS DIGITAIS. In: MARIA CRISTINA GAMBOA MORA. (Org.). APLICACIÓN DE LA TECNOLOGIA PARA LA ENSEÑANSA DE LA MATEMÁTICA, FÍSICA, QUIMICA Y BIOLOGIA: IMPLICACIONES DIDÁTICAS. 1ed.BOGOTÁ - COLOMBIA: RED DE INTEGRACIÓN LATINOAMERICANA EM EDUCACION Y TECNOLOGIA, 2016, v. , p. 26-30.

3.
COLOMBO, C. S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; STAHL, N. S. P. ; MOURA, S. A. . O Xadrez e Sua Utilização na Formação Docente. In: Marilia Paixão Linhares,;Eliana Crispim França Luquett;Roberto Franco;Sergio Arruda de Moura. (Org.). O Xadrez e Sua Utilização na Formação Docente. 1ed.Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2014, v. , p. 205-218.

4.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. ; MARIA, P. ; SILVA, E. . Objetos de Aprendizagem: O desafio de Utilizar uma Metodologia Alternativa no Ensino da Matemática. In: Pedro L Lyra. (Org.). Conhecimento em Processo I. 1ed.Campos dos Goytacazes: Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2011, v. 1, p. 209-220.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGUES, E. ; STAHL, N. S. P. . III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. O Aplicativo Wo Ensino da Matemática à Luz dos Registros de Representação Semótica.

2.
DOMINGUES, E. ; STAHL, N. S. P. ; SANTOS, C. V. B. . Um Exemplo de Aplicação de Modelagem Matemática Como metodologia de Ensino. In: I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades, 2012, Niteroi. UM EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO, 2012.

3.
DOMINGUES, E. ; STAHL, N. S. P. . Um Exemplo de Aplicação d Modelagem Maemática como Metodologia. In: Um Exemplo de Aplicação d Modelagem Maemática como Metodologia, 2012, Niteroi. Um Exemplo de Aplicação d Modelagem Maemática como Metodologia, 2012.

4.
STAHL, N. S. P.; MONTEIRO, T. F. S. ; DOMINGUES, E. . Jogos de Matemática Como Metodologia de Ensino/Aprendizagem de no 1° Ano do Ensino Médio da Rede Pública -rj. In: I CONGRESSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL DA REGIÃO SUDESTE, 2011, CIDADE: UBERLÂNDIA/MG. Jogos de Matemática Como Metodologia como Metodologia de Ensino, 2011.

5.
MEYER, J. F. C. A. ; STAHL, N. S. P. . Equações de diferenças e modelos compartimentais no estudo, na modelagem e em simulações: variação temporal da concentração de poluentes na ?Lagoa de Cima? em Campos dos Goytacazes - RJ.. In: XXIX Congreso Nacional de Matemática Aplicadad e Computacional, 2006, Campinas - SP. Equações de diferenças e modelos compartimentais no estudo, na modelagem e em simulações: variação temporal da concentração de poluentes na ?Lagoa de Cima? em Campos dos Goytacazes - RJ, 2006.

6.
STAHL, N. S. P.; MEYER, J. F. C. A. . Aprendizagem Escolar e Qualidade de Vida via Modelagem Matemática e Simulações. In: XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2005, São Paulo - SP. Aprendizagem Escolar e Qualidade de Vida via Modelagem Matemática e Simulações, 2005.

7.
STAHL, N. S. P.; MEYER, J. F. C. A. . Uma Investigação sobre a aprendizagem do Cálculo Numérico num curso de Sistemas de Informação de uma Insituição Pública. In: Congrsso Nacional d Matemática Aplicadada e Computacional, 2004, Porto Alegre-RS. Uma Investigação sobre a aprendizagem do Cálculo Numérico num curso de Sistemas de Informação de uma Insituição Pública, 2004.

8.
MEYER, J. F. C. A. ; STAHL, N. S. P. . O Ensino de Cálculo Numérico nas Licenciaturas de Matemática (e/ou cursos de exatas) na região da alta Mogiana, sul de Minas Gerais e região de Campinas. In: XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2003, São José do Rio Presto-SP. O Ensino de Cálculo Numérico nas Licenciaturas de Matemática (e/ou cursos de exatas) na região da alta Mogiana, sul de Minas Gerais e região de Campinas, 2003.

9.
MEYER, J. F. C. A. ; STAHL, N. S. P. . Um Exemplo Motivador de aplicação de Equação de Diferenças de Ordem Superior num ambiente de aprendizagem em um curso de informática. In: XXV Congesso Nacional de Matemática Aplicadada e Computacional, 2002, Nova Friburgo-RJ. Um Exemplo Motivador de aplicação de Equação de Diferenças de Ordem Superior num ambiente de aprendizagem em um curso de informática, 2002.

10.
STAHL, N. S. P.; MEYER, J. F. C. A. . Um exemplo motiador de aplicação a impacto ambiental num ambiente de aprendizagem em licenciatura de Matemática. In: XXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2002, Nova Friburgo-RJ. Um exemplo motiador de aplicação a impacto ambiental num ambiente de aprendizagem em licenciatura de Matemática, 2002.

11.
MEYER, J. F. C. A. ; STAHL, N. S. P. . Trabalho de Campo em Ensino e Aprendizagem dos Cálculos:Determinação da Vazão de um Córrego. In: Congresso Nacionalde Matemática Aplicada E Computacional, 2001, Belo Horizonte - MG. Trabalho de Campo em Ensino e Aprendizagem dos Cálculos:Determinação da Vazão de um Córrego, 2001.

12.
STAHL, N. S. P.; MEYER, J. F. C. A. . O desafio de criar uma nova ddisciplina em Matemática Aplicada e Computacional. In: XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplkicada e Computacional, 2000, Santos-SP. O desafio de criar uma nova ddisciplina em Matemática Aplicada e Computacional, 2000.

13.
STAHL, N. S. P.; MEYER, J. F. C. A. . Superando Dificuldades no Ensino de Cálculo Numérico em Novas Licenciaturas de Matemática nas Antigas Faculdades de Filosofia. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1999, Santos-SP. XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. ; MARIA, P. ; Edeson Silva . OBJETOS DE APRENDIZAGEM: O DESAFIO DE UTILIZAR UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Tempo Brasileiro, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
STAHL, N. S. P.; MARIA SCHRÖETTER, SANDRA ; DUNCAN, C. . Uma Experiência de Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino-Aprendizagem no 7 ano do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
STAHL, N. S. P.. Collaborative Dynamic Geometry in VMTwG Environment - A Qualitative Analyses Approuach. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STAHL, N. S. P.. How Mathmatics Undergraduation Students learn with Mathematical Modeling in a Computer Environment?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
STAHL, N. S. P.; DUNCAN, C. . A Modelagem Matemática na Licenciatura: uma experiência no âmbito do PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STAHL, N. S. P.; DUNCAN, C. . Modelagem como estratégia no processo ensino aprendizagem em Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
STAHL, N. S. P.; DUNCAN, C. . ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
STAHL, N. S. P.. Mathematical Modeling In Mathematics Education. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
STAHL, N. S. P.. 11. Visualização das Funções Trigonométricas e suas Transformações com o uso de Applets no Aplicativo Geogebra ? Uma Abordagem na Licenciatura. Nilson Sergio Peres Stahl y Aline Monteiro Silva.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. . Um olhar sobre os objetos de aprendizagem no ensino da Matemática à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
STAHL, N. S. P.; MARIA, P. . A aplicação da modelagem matemática à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
STAHL, N. S. P.; MARIA, P. ; GREGORIO, V. L. S. S. . A APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
STAHL, N. S. P.; MARIA, P. ; GREGORIO, V. L. S. S. . UM OLHAR SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. . O LUGAR DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM RECORTE DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. . A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STAHL, N.S.P.; MERY, A. ; BARBOSA, A. C. . IMPA e a Matemática no Brasil:conquistas , metas e limitações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
STAHL, N. S. P.. Tecnologia da Informação e comunicação na Educação Matemática - Utilizando Objetos de aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
STAHL, N. S. P.. Aprendizagem Escolar via modelagem matemática e simulçaões. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
STAHL, N. S. P.. Matemática de Impácto Ambiental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
STAHL, N. S. P.. A linguagem Logo como Ferramenta Matemática. 1991 (Artigos não indexados) .

2.
STAHL, N. S. P.. Corrosão de Armadura em Ambiente Marítimo. 1987 (Artigos não indexados) .

3.
STAHL, N. S. P.. Análise de Alguns Parâmetros Físicos da Estrela Eta Aquilae. 1987 (Artigos não indexados) .

4.
STAHL, N. S. P.. Habitação Modulada de Baixo Custo. 1983 (Artigos não indexados) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Fernanda Oliveira da Silva Beggio. Uma proposta de Plano de curso para 2 ano Ensino Médio Utilizando Modelagem Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
TEIXEIRA, S.; CARDOSO, S. L.; MARCELINO, V. S.; STAHL, N. S. P.; GIACOMINO, R.. Participação em banca de Luana fontes de Souza. A História da Tabela Periódica em um Ambiente Virtual e sua Contribuição para o Ensino-Aprendizagem de Conceitos Básicos de Ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
STAHL, N.S.P.; GIACOMINO, R.; CRESPO, L. C.; TOTTI, M. E. F.. Participação em banca de Lais Stoller Oliveira. O uso dos recursos lúdicos e sua Influencia na formação inicial dos professopres de Química. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
STAHL, N.S.P.; OLIVEIRA FILHO, G.; BARCELOSPEIXOTO, G. T.; BARBOSA, N. M.. Participação em banca de Guilherme Coelho Machado. O estudo dos triângulos através da observação de estruturas tremoçadas e sua demostração em competição em pontes de Espaguete. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFIMAT) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
CASTRO, R. G. S.; STAHL, N. S. P.; APOLAYA, R. E. F.; MESCUA, L. A. L.. Participação em banca de Thiago Marques Zanon Jacomino. Funções Racionais no Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
STEVES, J. (Júlio Steves); STAHL, N. S. P.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros. Participação em banca de Clara Terezinha da Silva Santos. Ler é Compreender: eis a questão - Professor Mediador. 2010. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Carla Cardoso Silva. A Normose Informacional no Twitter. 2009. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Evandro Paulo Bolsoni. O Contexto da identidade e da Identificação nas Redes Sociais e Em Ambiente Ubíquos. 2009. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
STEVES, J. (Júlio Steves); STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Camila Pinheiro Mascarenhas. kant e a Eutanásia. 2009. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
SOUZA JR, A. J.J.; STAHL, N. S. P.; ALMEIDA, C. G.. Participação em banca de Douglas Silva Fonseca. Ambiente de Aprendizagem na Escola Noturna: Ensinando e aprendendo Matemática com Tecnologias da Informação e comunicação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
SOUZA JR, A. J.J.; STAHL, N. S. P.; ALMEIDA, C. G.. Participação em banca de Maria Fátima Cursino Borges. Interdisciplinaridade e Modelagem Matemática: Saberes Docentes em Movimento na Formação de Professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
SOUZA JR, A. J.J.; STAHL, N. S. P.; SILVA, M.G.. Participação em banca de Adriana Rodrigues. ProduçãoColetiva de Objeto de Aprendizagem: o diálogo na Universidade e na Escola. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, S. S.; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Samuel Sales de Carvalho.O Uso do Software Geogebra como Facilitador no Ensinino/Aprendizagem da Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
FONTES, B. G.; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Barbara Gomes Fontes.Computadores como Metodologia de ensino/aprendizagem da Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
BEGGIO, P.; STAHL, N. S. P.; OLIVEIRA, G.. Participação em banca de Rachel Ribeiro de Lima Cardoso.Tópicos sobre Dificuldadesde Aprendizagem e Modelagem matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
BEGGIO, P.; STAHL, N. S. P.; OLIVEIRA, G.. Participação em banca de Gabriela Mendonsa Viana.Usando um conjunto de dados para auxiliar o ensino da Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
BEGGIO, P.; STAHL, N. S. P.; OLIVEIRA, G.. Participação em banca de Gabriela Mendonsa Viana.Usando um conjunto de dados para auxiliar o ensino da Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
GUILLERMO, L.; STAHL, N. S. P.; OLIVEIRA, G.. Participação em banca de Veronica de Oliveira Ribeiro.O circulo como limite de regiões poligonais regulares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
STAHL, N. S. P.; BEGGIO, P.; TORRE, O. A. P. L.. Participação em banca de Silvio Cayres.Uma Proposta pedagógica de Reforço Escolar para o Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
BEGGIO, P.; PETROVICH, M., V.; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Lucinéia Teixeira Rangel.Matemática Financeira com Aplicações Práticas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Kelly Almeida dos Santos.A Função da Creche na Visão dos Educadores e pais da Creche São Joséem Campos dos Goytacazes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
STAHL, N. S. P.; PENA, L. M. (Luciana Mouta pena). Participação em banca de Daliane da Mata Almeida.Técnicas de Remoção de Ruidos Utilizando a Transformada Waveletes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
BEGGIO, P.; PENA, L. M. (Luciana Mouta pena); STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Antonielli Robaina Muniz da Costa.Modelagem Matemática Usando Dados da Dengue. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
GUILLERMO, L.; BEGGIO, P.; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Aline Viana de souza.Abstração e Concreção no processo Ensino/Aprendizagem de Matemática : materiais Manipuláveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
GUILLERMO, L.; BEGGIO, P.; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Luana Cristina lourenço de Almeida medeiros.Dificuldades de Aperendizagem e Discalculia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
STAHL, N. S. P.; SENNA, Ana Maria; OLIVEIRA, G.. Participação em banca de Danilo Gomes de Oliveira.A Interdisciplinaridade na construção do conhecimento em Matemática no 2º segmento do ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
BEGGIO, P.; SENNA, Ana Maria; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Caroline Ribeiro da Fonseca.A importância de se estudar equações diferenciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
BEGGIO, P.; SENNA, Ana Maria; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Rafael Alves do Araujo.O conceito de problemas inversos à luz do curso de Licenciatiura em Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
GIACOMINO, R.; MMIRANDA, P.; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Larissa Codesco Crespo.Uma estratégia Lúdica para o ensino de Química. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
STAHL, N. S. P.; SENNA, Ana Maria; PETROVICH, M., V.. Participação em banca de Isabela Ribeiro Rodrigues.Transformações Geométricas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
PETROVICH, M., V.; STAHL, N. S. P.; SENNA, Ana Maria. Participação em banca de Carine de Oliveira Santos.Método para construção de gráficos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

20.
OLIVEIRA, G.; STAHL, N. S. P.; SENNA, Ana Maria. Participação em banca de Márcia Vieira Frnça.Aprendendo Geometria com papel quadriculado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

21.
GUILLERMO, L.; STAHL, N. S. P.; BEGGIO, P.. Participação em banca de Monica Altoé.Utilização do computador no processo ensino/aprendizagem da Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

22.
OLIVEIRA, G.; SENNA, Ana Maria; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Edilane Moura Teofilo.A relação do ensinmo de geometria com os alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

23.
PETROVICH, M., V.; SENNA, Ana Maria; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Suélinton de Almeida Rangel.A importancia da Matemática financeira para alunos que vão prestar vestibular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

24.
GUILLERMO, L.; SENNA, Ana Maria; STAHL, N. S. P.. Participação em banca de Renata dos Santos Nani de Miranda.Uma discussão sobre linguagem matemática pré-universitária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

25.
STAHL, N. S. P.; BEGGIO, P.; SENNA, Ana Maria. Participação em banca de Luciana Pinto Freitas.A modelagem matemática no ensino de alguns tópicos matemáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

26.
SOUZA, M. O.; STAHL, N. S. P.; SENNA, Ana Maria. Participação em banca de Michelle de Souza Pereira.Astronomia no ensino médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatiura em Física) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

27.
BEGGIO, P.; STAHL, N. S. P.; SENNA, Ana Maria. Participação em banca de Marcelo Arueira Almada.Comparação do ensino da Matematica das escolas públicas e particulares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
STAHL, N. S. P.. Avaloador de Trabalhos XVI Mostra de pós-Graduação. 2016. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
STAHL, N. S. P.. processo Seletivo Programa Pós Doutorado PGCL/PNPD. 2013. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
STAHL, N. S. P.; GUILLERMO, L.; SENNA, Ana Maria. Concurso Para Seleção de Monitor. 2008. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI ENCONTRO DE DE PÓS GRADUAÇÃO DO UNIFAAMINAS.ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS E SEU SIGNIFICADO NA APRENDIZAGEM. 2017. (Encontro).

2.
X ENCONTRO INERNACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO DO UNIFAMINAS. A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMG CARANGOLA EM RELAÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA. 2016. (Congresso).

3.
X ENCONTRO INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DO UNIFAMINAS. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIENCIA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO MODELAGEM, AMBIENTE VIRTUAL E TRABALHO COLABORATIVO. 2016. (Congresso).

4.
Encontro Regional de Educação E Tecnologia do Espirito Santo.o Modelo Sala de Aula invertido Aplicado Em Uma Disciplina do Curso Técnico em Informática. 2014. (Encontro).

5.
III CONINTER. A ESCRITA E O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO AMBIENTE VIRTUAL: A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE UMA TURMA DE 9ºANO. 2014. (Congresso).

6.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.. MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA.. 2014. (Congresso).

7.
II CONINTER. Modelagem Matemática como metodologia de Ensino na 2ª Serie do Ensino Médio. 2013. (Congresso).

8.
VI Coloquio Internacio​nal sobre Enseñanza de las Matemática​s. UM OLHAR SOBRE OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM  NO ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Congresso).

9.
VI Coloquio Internacional sobre enseñanza de las Matemáticas. APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Congresso).

10.
X Congreso Latinoamericano de Humanidades. UM OLHAR SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Congresso).

11.
8° E-TIC Mundos Virtuais e Web 2.0 Perspectiva para Educação 2010. A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA POSSÍVEL PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO:. 2010. (Congresso).

12.
XXVIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL. Aprendizagem Escolar e Qualidade de Vida via Modelagem Matemática e Simulações. 2005. (Congresso).

13.
XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC. Uma Investigação sobre a aprendizagem do Cálculo Numérico num curso de sistemas de curso de Sistemas de Informação de uma instituição pública Municipal, em São João da Boa Vista.. 2004. (Congresso).

14.
4º Congresso Regional de Educação. Matemática de Impácto Ambiental II. 2003. (Congresso).

15.
4º Congresso Regional de Educação.Modelagem Matemática: da teoria a prática. 2003. (Oficina).

16.
XXVI Congresso de Matemática Aplicada e Computacional - XXVI CNMAC.. O Ensino de Cálculo Numérico nas Licenciaturas de Matemática ( e/ou cursos de exatas) na região da alta Mogiana, Sul de Minas Gerais e Região de Campinas.. 2003. (Congresso).

17.
III Congresso Regional de Educação. Participação no III Congresso Regional de Educação, ministrando o minicurso: Matemática de Impacto Ambiental I Setembro - 2002 Mococa - SP. 2002. (Congresso).

18.
XXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Um exemplo motivador de aplicação de Equação das Diferenças de Ordem Superior num ambiente de aprendizagem em um curso de informática. 2002. (Congresso).

19.
XXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Um exemplo motivador de aplicação a impacto ambiental num ambiente de aprendizagem em licenciatura de Matemática. 2002. (Congresso).

20.
XXIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Trabalho de Campo em Ensino e Aprendizagem dos Cálculos: Determinação da Vazão de um córrego.. 2001. (Congresso).

21.
XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. O desafio de criar uma nova discplina em Matemática Aplicada. 2000. (Congresso).

22.
XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Superando Dificuldades no Ensino de Cálculo Numérico. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STAHL, N. S. P.. I Colóquio da UENF em Educação Básica. 2012. (Outro).

2.
STAHL, N. S. P.. 6ª Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática. 2010. (Outro).

3.
STAHL, N. S. P.. II Workshop de computação científica da UENF. 2006. (Congresso).

4.
STAHL, N. S. P.. 4º Congresso Regional de Educação. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sandra Schröetter. Construção do Conhecimento em Matemática via trabalho colaborativo e modelagem. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

2.
Cristiano da Silveira Colombo. O Jogo de Xadrês como facilitador no ensino/aprendizagem da Matemática à luz das representações semióticas. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

3.
Estefane Costa Rosa Domngues. O aplicaivo Winplot no Ensino da Matemática à luz da eoria dos Registro de Representações Semióticas. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

4.
VERA GREGORIO. ASPECTOS COGNITIVOS DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

5.
PATRICIA MARIA DOS SANTOS. Um Olhar Sobre a Modelagem Matemática Enquanto Metodologia de Ensino à Luz da Teoria Dos Registros de Representação Semiótica.. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

6.
ANDERSON SANTAMARINA. PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (PGRSS) NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIFEOB. Início: 2008. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO NA AGROPECUÁRIA) - Universidade José do Rosário Vellano. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Alexandre Horácio Couto Bittencourt. Construçao do conheimento em Biologia via Trabalho Colaborativo, Ambiente Virtual e Modelagem Matemática. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Therezinha de Almeida Cruz. Resolução de Problemas. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

2.
leslie de Abreu dos Santos. Métodos Para Avaliação. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

3.
Janaina Teixeira Rangel. Os Jogos e Sua Importância na Escola. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

4.
Juliana Souza Batista. História da Matemática. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

5.
Roberta Lima Gomes. Jogos no Ensino Fundamental. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

6.
Ana Mota Paula Faria. Geometria na Sala de Aula. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

7.
Fabricio Barreto Gomes. Informática na Educação. Início: 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Camla Peixoto f. Ramos. A utilização da Modelagem Matemática como metodologia facilitadora e motivadora no processo de ensino/aprendizagem.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Thiago Marques Zanon Jacomino. Equações, diferenças e modelos compartimentais no estudo, na modelagem e em situações: variação temporal da concentração dos poluentes da Lagoa de Cima em Campos dos Goytacazes-RJ. Início: 2005 - Universidade do Norte Fluminense, Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Darcileni Lima Fiúsa. Estudo da Gestão Educacional de Escolas Rurais e Otimização de Suas Estruturas Administrativas. Início: 2005. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

2.
Sandra Regina Araujo. Poluição de Lagoa: um modelo computacional. Início: 2005. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte Fluminense. Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Oliveira da Silva Beggio. Uma Proposta de plano de Curso para 2 ano Ensino Médio Utilizando Modelagem Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

2.
CRISTIANO DA SILVEIRA COLOMBO. O JOGO DE XADREZ COMO FACILITADOR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA MATEMÁTICA À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

3.
Sandra Maria Schroetter. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO VIA AMBIENTE VIRTUAL POR MEIO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E TRABALHO COLABORATIVO. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

4.
Camila Peixoto Fagundes Ramos Duncan. A Modelagem Matemática na Licenciatura: uma expewriência no PIBID. 2015. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

5.
Estefane Costa Rosa Domingues Pereira. O aplicativo Winplot no Ensino e Aprendizagem de Funções Á Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2014. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

6.
Patricia Maria dos Santos. Aplicação da Modelagem Matemática no Ensino Médio à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

7.
Vera Lucia dos Santos Gregorio. OBJETOS DE APRENDIZAGEM  NO ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

8.
Lariça Codeço Crespo. Planejamento e elaboração de Atividades Lúdicas para a Educação em Química na 1ª Série do Ensino Médio: Implantaçõ de uma Ludoteca Piloto e Avaliação de seu Desempenho. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Coorientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

Tese de doutorado
1.
LARISSA CODEÇO CRESPO. iMPLANTAÇÃO DE LUDOTECAS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO EM COLÉGIOS PÚBLICOS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES E REGIÃO. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Coorientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Monteiro Silva. VISUALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E SUAS TRANSFORMAÇÕES COM O USO DE APPLETS NO APLICATIVO GEOGEBRA - UMA ABORDAGEM NA LICENCIATURA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

2.
Carla Terezinha de Almeida Cruz. A Resolução de Problemas no Proocesso Ensino /Aprendizagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

3.
Leslie De Abreu dos Santos. Resgatando os métodos de Avaliação no processo ensino/aprendizagem. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

4.
Ana Mota Faria. Considerações Sobre o ensino de Geometria no Ensino Fundamental. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

5.
Fabriio Barreto Gomes. A Utilização do Computador na Visão dos Professores de Matemática de Nível Médio em Escola Pública. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

6.
juliana de Souza Batista. Uso da História da Matemática Enquanto Metodologia em Aulas do Ensino Fundamental e Médio. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

7.
Carla therezinha de Almeida Cruz. Carla Therezinha de Almeida Cruz. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em lICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Viana Cesario Jr.. Uma Reflexsâo sobre o Ensino de probablodade ns 2ª série do Ensino Médio: uma experiência no PIBID. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

2.
Gabriell Fernandes Carlos. A Aprendizagem em Matemática à luz das Relações Professor /Aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

3.
Nilson Sergio Peres Stahl. A Interdisciplinaridade na Construção do conhecimento em Matemática no 2° Segmento do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

4.
Nilson Sergio peres Stahl. A Educação Matemática Através da Metodologia de Projetos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

5.
Talytha Martins Fonte Boa. Considerações sobre o Aprendizado em Matemática: Um Enfoque Cognitivo e Afetivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

6.
Emildo Mothé Ribeiro Filho. O uso do jogo RPG como ferramenta do processo de ensino/aprendizagem na Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

7.
Natália Marcia Coutinho. Laboratório de Matemática como recurso no processo de ensino aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

8.
Thiago Marques Zanon Jacomino. Uma proposta metodológica no ensino da Matemática em seus diversos níveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

9.
Ana Luiza Afonso Joaquim. A grade curricular e a formação do professor de Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

10.
Clarq Vanessa Barros dos Santos. Objetos de Aprendizagem como um recurso metodológico no ensino do EJA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

11.
Francine Gomes Machado de Alvarenga. A Matemática no plantio de Cana de açúcar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

12.
Karoline Rossy Muniz Couto. A influ~encia da investigação Matemática npo processo de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

13.
Marcia Cristina Andrade de Almeida. O pensamento algébrico no processo de ensino/aprendizagemd da Matemática nos níveis fundamental e médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

14.
Josimara Talon Diniz. Informática Educativa: abrindo caminhos e construindo conhecimentos em Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

15.
Ana paula Mota Faria. Considerações sobre o ensinoi de Geometria no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

Iniciação científica
1.
Felippe Ribeiro Coriolano. Modelagem Matemática na Melhoria do Ensino Médio da escola Pública. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

2.
Marcia Cristina Andrade de Almeida. A modelagem matemática e fenômenos de qualidade de vida como prática de ensino e de aprendizagem numa licenciatura de matemática.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

3.
Thiago Marques Zanon Jacomino. Equações de diferenças e modelos compartimentais no estudo, na modelagem e em simulações: variação temporal da concentração de poluentes na ?Lagoa de Cima? em Campos dos Goytacazes - RJ.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.

4.
Thiago Marques Zanon Jacomino. A Modelagem Matemática de Fenômenos de Qualidade de Vida como Prática de ensinoe Aprendizagem numa Licenciatura em Matemática. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2013STAHL, N. S. P.; SHCROETTER, S. ; MARIA, P. ; DOMINGUES, E. . MATHEMATICAL MODELING AS TEACHING METHODS IN 2nd SERIES OF HIGH SCHOOL - A PRACTICAL APPLICATION. InterScience Place, v. 26, p. 32, 2013.

2.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2013STAHL, N. S. P.; SANTOS, G. ; CONSTANTINO, P. ; SANTOS, P. M. ; GREGORIO, V. L. S. S. . A AUTOESTIMA COMO ALIADA DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM. Perspectivas online: Ciências humanas e sociais aplicadas, v. 3, p. 34, 2013.

3.
OLIVEIRA, F. M.2013OLIVEIRA, F. M. ; STAHL, N. S. P. . ANÁLISE DE VARIÂNCIA APLICADA EM PESQUISAS SOCIAIS. Revista Científica Linkania Master, v. 1, p. 20-34-34, 2013.

4.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2014STAHL, N. S. P.; Silva, M A G T ; Santos, S L . TV DIGITAL UMA EXPECTATIVA PARA O EaD. Revista Científica Linkania Master, v. 01, p. 126, 2014.

5.
SANTOS, S.L.2016SANTOS, S.L. ; STAHL, N.S.P. ; SILVA, M.A.G.T. ; SARDINHA, L.C. . Dispositivos Móveis: Um Facilitador no Processo Ensino-Aprendizagem. Vértices, v. 18, p. 121-139, 2016.

6.
SCHROETTER, S. M.2016SCHROETTER, S. M. ; STAHL, N. S. P. ; DOMINGUES, E. . GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. REMAT, v. 2, p. 58-71, 2016.

7.
SCHROETTER, S. M.2016SCHROETTER, S. M. ; STAHL, N. S. P. ; CHYSOSTOMO, C. S. ; DUNCAN, C. . A ESCRIT E O PENSAMENTO MAEMÁTICO NO AMBIENTE VIRTUAL UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE UMA TURMA DE 9 ANO. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 373, 2016.

8.
JACOMINO, T. M. Z.2016JACOMINO, T. M. Z. ; STAHL, N. S. P. . A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA. REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO, v. 05, p. 35-46, 2016.

9.
DUNCAN, C.2016DUNCAN, C. ; STAHL, N. S. P. ; SCHROETTER, S. M. . MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID. REVISTA DE EXTENSÃO UENF, v. 2, p. 85-102, 2016.

10.
CRUZ, B. P.2017CRUZ, B. P. ; BITTENCOURT, A. H. C. ; FREITAS NETO, M. M. ; STAHL, N.S.P. ; LUNA, F. J. . Student`s perception about a multimedia learning laboratory: an experience in teaching biology classes. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

11.
STAHL, N. S. P.;SERGIO PERES STAHL, NILSON;STAHL, N.S.P.2013STAHL, N. S. P.; DOMINGUES, E. ; SHCROETTER, S. ; SANTOS, P. M. . Aplicação de modelagem matemática como metodologia de ensino no ensino médio.. TECNO-EDUCALEM, v. 2, p. 49-53, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. ; MARIA, P. ; Edeson Silva . OBJETOS DE APRENDIZAGEM: O DESAFIO DE UTILIZAR UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Tempo Brasileiro, 2012.


Livros e capítulos
1.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. ; MARIA, P. ; SILVA, E. . Objetos de Aprendizagem: O desafio de Utilizar uma Metodologia Alternativa no Ensino da Matemática. In: Pedro L Lyra. (Org.). Conhecimento em Processo I. 1ed.Campos dos Goytacazes: Editora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2011, v. 1, p. 209-220.

2.
BITTENCOURT, A. H. C. ; STAHL, N.S.P. . ANÁLISE DA PERSEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A AVALIÇÃO EM MEIOS DIGITAIS. In: MARIA CRISTINA GAMBOA MORA. (Org.). APLICACIÓN DE LA TECNOLOGIA PARA LA ENSEÑANSA DE LA MATEMÁTICA, FÍSICA, QUIMICA Y BIOLOGIA: IMPLICACIONES DIDÁTICAS. 1ed.BOGOTÁ - COLOMBIA: RED DE INTEGRACIÓN LATINOAMERICANA EM EDUCACION Y TECNOLOGIA, 2016, v. , p. 26-30.

3.
DUNCAN, C. ; STAHL, N.S.P. ; SCHROETTER, S. M. . Metodologias de ensino na formação do professor de matemática: uma experiência com a modelagem matemática no PIBID. In: Eliana Crispim França Luquetti; SERGIO ARRDA MOURA. (Org.). AÇOES INTERDISCIPLINARES DO PIBID/UENF - OS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇAO DOCENTE. 1ed.CAMPOS DOS GOYTACAZES: BRASIL MULTICULTURAL, 2018, v. 1, p. 122-135.


Apresentações de Trabalho
1.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. . O LUGAR DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM RECORTE DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. . A UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
STAHL, N. S. P.. 11. Visualização das Funções Trigonométricas e suas Transformações com o uso de Applets no Aplicativo Geogebra ? Uma Abordagem na Licenciatura. Nilson Sergio Peres Stahl y Aline Monteiro Silva.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
STAHL, N. S. P.; GREGORIO, V. L. S. S. . Um olhar sobre os objetos de aprendizagem no ensino da Matemática à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2012.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
STAHL, N. S. P.; MARIA, P. . A aplicação da modelagem matemática à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
STAHL, N. S. P.; MARIA, P. ; GREGORIO, V. L. S. S. . A APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
STAHL, N. S. P.; MARIA, P. ; GREGORIO, V. L. S. S. . UM OLHAR SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
STAHL, N. S. P.; DUNCAN, C. . A Modelagem Matemática na Licenciatura: uma experiência no âmbito do PIBID. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
STAHL, N. S. P.; DUNCAN, C. . Modelagem como estratégia no processo ensino aprendizagem em Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
STAHL, N. S. P.; DUNCAN, C. . ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
STAHL, N. S. P.; MARIA SCHRÖETTER, SANDRA ; DUNCAN, C. . Uma Experiência de Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino-Aprendizagem no 7 ano do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STAHL, N.S.P.; MERY, A. ; BARBOSA, A. C. . IMPA e a Matemática no Brasil:conquistas , metas e limitações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STAHL, N. S. P.. I Colóquio da UENF em Educação Básica. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


CORDEANADOR GERAL DO PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO BÁSICA - UNIVRSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO DE 2009 ATÉ A PRESENTE DATA



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