Newton Armani de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4210022323074196
  • Última atualização do currículo em 05/07/2017


possui graduação em Educação Artística Hab Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (1989), Especialização em Teatro e Dança, com ênfase em Jogo Teatral e Dança Espontânea, pela ECA/USP (1992) e mestrado em Pós Graduação em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutorando em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dirigiu o Grupo "Atrás do Grito" de Teatro do Instituto de Artes da UNESP, de 1993 a 2005. Foi professor de Artes para alunos do Ensino Médio da Escola Waldorf Arcanjo Micael e professor de Evolução e Apreciação do Teatro e de Encenação da Faculdade Santa Cecília. Professor-adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, nas áreas de Montagem de Espetaculo e Pedagogia do Teatro, coordenou o curso de Direção de Arte. Atuou no elenco do Grupo dos 7, contemplado com o Prêmio Myrian Muniz da FUNARTE/Petrobrás em 2006. Em 2012, conquistou o Premio Funarte Artes na Rua, com o grupo PlenLuno Teatro, para montagem do espetáculo As artimanhas de Scapino, livre adaptação de Molière. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: improvisação, interpretação, encenação e espaço cênico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Newton Armani de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Newton de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Escola de Música e Artes Cênicas.
Campus Samambaia
Samambaia
74001-970 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211125
Ramal: 24
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Estudos de Teatro.
Universidade de Lisboa, ULISBOA, Portugal.
Título: Teatro de Rua: relações de representação e política. Análise do processo de montagem do espetáculo O nome do negro, em São Paulo e as experiências moderna e contemporânea,
Orientador: Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes.
Palavras-chave: espaço cênico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1996 - 1999
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Roda, a engrenagem e a moeda. Vanguarda e espaço cênico no Teatro de Victor Garcia no Brasil,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Reynuncio Napoleão de Lima.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Artes Cênicas; Encenação; Direção; Interpretação; espaço cênico; Teatro no Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1991 - 1992
Especialização em Artes Cênicas Teatro e Dança.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Educação Artística Hab Artes Cênicas.
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Programa de Fomação de Equipes dos CEUs. (Carga horária: 12h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
1996 - 1996
História da Arte A Questão da Modernidade. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Grupo de Teatro de Amadora, GTA, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Católica de Portugal, UCP, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Pedagogia do Teatro e Montagem de Espetáculo. Coordenador do curso de Direção de Arte (2010-2015)

Atividades

06/2010 - Atual
Direção e administração, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Coordenador do curso Direção de Arte.
06/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música e Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Eventos de Artes Cênicas da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4
Outras informações
Professor conferencista na disciplina Psicologia do Teatro no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes (ECA) - USP no período de setembro a dezembro de 2000.

Atividades

9/2000 - 12/2000
Ensino, Licenciatura e Bacharelado Em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Teatro

Faculdade Santa Cecília, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Evolução do Teatro e Encenação, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou na mesma instituição entre fevereiro de 1991 a dezembro de 1994 ministrando as disciplinas Técnicas Teatrais e Evolução do Teatro na Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Artes Cênicas


Escola Waldorf "Arcanjo Micael", EWAM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 20


Faculdades Integradas de Guarulhos, FIG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Prática de Ensino em Artes Cênic, Carga horária: 14


Incenna Escola de Teatro e Televisão, IETT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Interpretação no Curso Técnico de nível médio de junho a dezembro de 2002; Professor de Expressão Corporal no Curso Técnico de nível médio de junho a dezembro de 2002; Professor de História e Literatura Dramática e História do Teatro Brasileiro de agosto de 2001 a junho de 2003.


Serviço Nacional do Comercio Unidade Santana, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de História e Lietratura Dramática - no Curso Técnico de nível médio desde outubro de 2001. Professor de Interpretação e Montagem no Curso Técnico de, nível médio desde janeiro de 2003.

Atividades

1/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Interpretação e Montagem
8/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História e Literatura Dramática

Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor de Encenação e Evolução do Teatro no Curso de Licenciatura em Educação Artística, Habilitação em Artes Cênicas.

Atividades

5/1990 - 11/1990
Ensino, Educação Artística Hab Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Encenação
Evolução do Teatro

Colégio Elvira Brandão, CEB*, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Teatro no Ensino Médio e Fundamental no Colégio Elvira Brandão

Atividades

3/1993 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro
3/1993 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Colégio Integrado Objetivo, CIO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Comunicações e Artes no Ensino Médio.

Atividades

5/1989 - 7/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicações e Artes


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Quem a arte especta, especta a si mesmo
Descrição: Este projecto tem origem em investigação e publicação realizada ao longo de uma década para as cadeiras de Sociologia das Artes do Espectáculo, Teoria e Estética do Teatro (licenciatura) e Seminário de Mestrado e Doutoramento em Análise de Espectáculos, este último desde 2014 (Estudos Pós-graduados). É nosso objecto de estudo a análise do espectáculo artístico em interacção com o espectador. Pouca relevância desempenha neste contexto a entidade público comummente a mais relevante no contexto das Artes Performativas. O nosso interesse orienta-se para a aplicação e verificação de conhecimento cognitivo, entre outros, associado à experiência e vivência de quem assiste a espectáculos artísticos. Como nova experiência para os alunos de Pós-Graduação pretendemos integrar no projecto em curso a assistência a sessões de julgamento (Direito Penal) no Campus de Justiça em Lisboa, criando assim uma linha de trabalho, frequentemente associada ao cinema e à televisão, mas pouco explorada na sua dimensão real, e que poderá ainda suscitar uma aproximação entre magistrados e investigadores de Artes Performativas. O que temos em mente é uma aproximação ao julgamento na sua vertente espectacular. Interessa-nos combinar o envolvimento de puros espectadores (nós os que investigamos) com espectadores participantes (testemunhas), com "puros" actores (juízes, advogados, arguidos/acusados); interessa-nos implementar a relação entre profissionais e amadores; gostaríamos de cruzar "teatro com guião" com "teatro improvisado". Integra esta linha de investigação um suporte teórico amplo de que destacamos obra de António Damásio, Bruce McConachie, Rhonda Blair, Moheb Costandy, Paul Ekman, Jacques Rancière, Nicholas Ridout, Oliver Sacks, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Teatro de Rua: relações de representação e política. Análise do processo de montagem do espetáculo O nome do negro, em São Paulo e as experiências moderna e contemporânea
Descrição: Proponho uma investigação de natureza analítica articulada com experiência pessoal artística e dedicada ao espaço cénico e à função política do teatro contemporâneo. A orientação principal da reflexão que me proponho realizar estabelece ainda a experiência estética como indissociável das condições objetivas que a cercam. O campo epistemológico a partir do qual me oriento, pressupõe o desenvolvimento do raciocínio com base no materialismo histórico que nasce da experiência concreta. Constitui objecto de investigação primordial a problematizaçãodo que significa o ?teatro político? hoje. Nesse sentido, o recurso ao pensamento de autores como Bertolt Brecht, Hans-Thies Lehmann e Jacques Rancière, entre outros, determinará o desenvolvimento deste projecto naquilo que ele contém e procurará demonstrar como trajectória dialéctica que estabelece nexo com uma arte comprometida e inteiramente relacionada com a política. Em termos globais, procuro analisar o processo de articulação entre a performance teatral de rua e o possível sentido que nesse contexto adquire a emancipação política a partir desse mesmo exercício da arte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Integrante / Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes - Coordenador.
2012 - Atual
Ator, espaço e imagem
Descrição: Visa o desenvolvimentodo trabalho do ator em precessos de montagem explorando as relações de representação além da frontalidade, tomando como referência as experiências modernas e contemporâneas nas quais a produção e a recepção do fenômeno cênico se dê através de recursos linguísticos além da palavra/texto, o que representar considerar mormente a diversificação de signos sonoros, visuais e sensoriais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Grupo Interdisciplinar de pesquisa em teatralidade e espetacularidade na cena contemporânea
Descrição: O objetivo deste grupo é o desenvolvimento de pesquisa em Artes e Literatura envolvendo as Artes Cênicas, Música, Artes Visuais e as adaptações de textos literários para o contexto teatral. A pesquisa nessas áreas possibilita a vivência de experiências práticas, artísticas e teóricas no contexto acadêmico visando a melhoria da qualidade artística, a amplitude e a divulgação dessas pesquisas. Os trabalhos realizados neste grupo abrangem resultados teóricos (publicações, seminários e congressos) e resultados práticos (montagens cênicas, espetáculos teatrais, performances e festivais artísticos). O grupo estimula as discussões e reflexões pluridisciplinares visando o debate e a troca de informações em diversas áreas de conhecimento através de um diálogo entre os saberes. Caracteriza-se também, como um espaço para o exercício intelectual, artísticos, de criação, de experimentação e de produção dos pesquisadores e seus respectivos projetos de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
A menina, o martelo e o caramelo. Delírio poético em seis andamentos e um devaneio.
Descrição: Proposta de montagem do texto do dramaturgo, encenador, ator e cantor português João Nuno Esteves..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Coordenador / João Nuno Estves - Integrante / Ana Lúcia de Macedo - Integrante.
2013 - 2015
Molière no Cerrrado: ação educativa e de difusão do espetáculo As artimanhas de Scapino na região metropolitana de Goiânia
Descrição: Apresentação do espetáculo As artimanhas de Scapino, na região metropolitana de Goiânia, acompanha de reflexão através de vídeo conferencia com os interessados, abordando a escolha do texto e as opções estéticas, considerando a linha de pesquisa do elenco, a recepção do público brasileiro e goiano e a natureza do teatro de rua..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
As artimanhas de Scapino
Descrição: Processo de montagem, com livre adaptação da peça homônima de Jean-Baptiste Póquelin, Molieère, para circulação de espetáculo de rua. Trabalho de investigação desenvolvido à partir da confecção e uso de máscaras neutras; da corporeidade e das relações entre tipos com base nos padrões de movimento presentes nas danças populares brasileiras; e da definição dos traços das máscaras expressivas produzida pelo trabalho do ator..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Coordenador / Jonathan Brites Sena - Integrante / Larissa Sttefany de Paula Guedes - Integrante / Lorena Fonte de Oliveira - Integrante / Alinne Vieira Teixeira - Integrante / Izabelle Eleonora Rosa Mamede - Integrante / Jackson Leal - Integrante.
2012 - 2012
Lugar onde peixe pára
Descrição: Circulação do espetaculo Lugar onde peixe pára, escrito pelo grupo Andaime, montado como resultado de processo formativo na disciplina Oficina do Espetáculo, com alunos ingressantes no curso de Artes Cêncas da Emac/UFG. Dirigido a estudantes universitários em encontros, seminários e festivais, assim como em temporada em teatro locais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Coordenador / Vanessa Carla Bertolini - Integrante / Cristiano Gonçalves Dias - Integrante / Jessica Hannder Borges - Integrante / João Paulo Tavares Vieira Falcão - Integrante / Lidiane Leles Carvalho - Integrante / Luciano Diogo Oliveira Freitas - Integrante / Ludmyla Marques Mendonça - Integrante / Paula Lopes de Paula Briguiza - Integrante / Raíssa Menezes de Lima - Integrante / Suzana Gabriella Costa Sousa - Integrante / Tania Regina Abreu de Bouza - Integrante / Victor Hugo Vieira Cantuária - Integrante.
2011 - 2011
Nucleo de Dança Coletivo 22
Descrição: Participação no desenvolvimento da linguagem de iluminação para montagens coreográficas do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Seminário de práticas em Teatro e Educação
Descrição: Projeto voltado à reflexão dos processos de ensino-aprendizagem e criativos dos cursos de Direção de Arte, Bacharelado e Licenciaturas em Artes Cências, presencial e semi-presencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Coordenador / Natassia Garcia - Integrante / Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira - Integrante / Robson Correa Camargo - Integrante / BARCELLOS, Ãngela - Integrante / Fernanda Pereira Cunha - Integrante / Francisco Guilherme Oliveira - Integrante / Valéria Maria Chaves de Figueiredo - Integrante / Alexandre Silva Nunes - Integrante / Kleber Damaso Bueno - Integrante / Maria Ângela D' Ambrosis Pinheiros Machado - Integrante / Walquíria Pereira Batista - Integrante / Roberto Tadashi Kono - Integrante.
2010 - 2014
Ciclo de Leituras Dramáticas
Descrição: Apresentações de textos Clássicos, Modernos e Contemporâneos através de leituras dramáticas realizadas por alunos, orientadas por docentes da EMAC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2014
Ciclo de Plaestras sobre Teatro
Descrição: Encontros com acadêmicos, pesquisadores e artistas que atuam em Goiás ou outros Estados brasileiros, refletindo sobre o Pedagogia do Teatro, Encenação, Direção de Arte e Dramaturgia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Integrante / Alexandre Silva Nunes - Integrante / Luiz Davi Vieira Gonçalves - Integrante / Natassia Garcia - Integrante / Valéria Braga - Integrante / Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira - Coordenador / Robson Correa Camargo - Integrante / Maria Ângela D´Ambrosis - Integrante / Fernanda Pereira Cunha - Integrante / Francisco Guilherme Oliveira - Integrante / Valéria Maria Chaves de Figueiredo - Integrante / Kleber Damaso Bueno - Integrante.
2010 - 2010
10 anos de escrita do corpo
Descrição: Apresentação em Goiânia, do processo de formação e aula espetáculo demonstrando a trajetória do ator Eduardo Okamoto, ao longo de 10 anos, fundamentado na mímeses corpórea..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Coordenador / Eduardo Okamoto - Integrante.
2009 - 2009
VII Seminário Teatro, Pesquisa e suas Antropologias
Descrição: Encontro de reflexão sobre as processos de pesquisa e ensino-aprendizagem em Teatro, das manifestações performativas nas diversas culturas e de apresentações de espetáculos teatrais e de dança..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Newton Armani de Souza - Integrante / Natassia Garcia - Integrante / Valéria Braga - Integrante / Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira - Integrante / Robson Correa Camargo - Integrante / Maria Ângela D´Ambrosis - Coordenador / Alexandre Silva Nunes - Integrante / Kleber Damaso Bueno - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: International Journal of Arts (2168-5002)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
3º melhor espetáculo de rua, com As artimanhas de Scapino, Secretaria Municipal de Lauro de Freitas - BA.
2013
Melhor cenário - categoria teatro de rua, com As artimanhas de Scapino, Festival Nacional de Teatro Ipitanga - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - BA.
2013
Melhor Espetáculo, com As artimanhas de Scapino, 1º Festival Nacional de Teatro Universitário de Pirenópolis, Pisca pisca produções.
2013
Melhor trabalho de grupo, com elenco do PlenLuno Teatro, em As artimanhas de Scapino, 1º Festival Nacional de Teatro Universitário de Pirenópolis, Pisca Pisca produções.
2013
Melhor caracterização, para máscaras em As artimanhas de Scapino, Festival Nacional de Teatro de Limeira - Prefeitura do Município de Limeira - SP.
2012
Premio Funarte Artes na Rua, Fundação Nacional das Artes - FUNARTE.
2006
Prêmio Miryan Muniz, FUNARTE/Petrobrás.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
https://www.google.pt/search?client=ubuntu&channel=fs&q=cita%C3%A7%C3%B5es+A+roda%2C+a+engrenagem+e+a+moeda.+Espa%C3%A7o+c%C3%AAnico+e+vanguarda+no+teatro+de+Victor+Garcia%2C+no+Brasil.&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=-UnUVebKKeqr8weipYDQCA  Data: 01/09/2012

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
https://www.google.pt/search?client=ubuntu&channel=fs&q=cita%C3%A7%C3%B5es+A+roda%2C+a+engrenagem+e+a+moeda.+Espa%C3%A7o+c%C3%AAnico+e+vanguarda+no+teatro+de+Vicotr+Garcia%2C+no+Brasil&ie=utf-8&oe=utf-8&gfe_rd=cr&ei=80vUVdCYLOmr8weo1qL4Dw  Data: 01/01/2012

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, Newton de. A roda, a engrenagem e a moeda. Vanguarda e espaço cênico no teatro de Victor Garcia no Brasil. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2003. v. 1. 173p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAIA, H. ; MARTINS, R. C. ; SOUZA, Newton de ; DALLAGO, S. G. S. . Historia do teatro e da literatura dramática II. Licenciatrua em Artes Cênicas. 1ed.Goiânia: UFG/CiaR: FUNAPE, 2011, v. 4, p. 153-207.

2.
SOUZA, Newton de. Teatro da Antiguidade. Licenciatura em artes cênicas.. 1ed.Goiânia: FUNAPE; UFG/Ciar, 2010, v. 2, p. 67-116.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Newton de. Rompendo Fronteiras:. Jornal O Popular - caderno Magazine, Goiânia, p. 14 - 14, 22 set. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Newton de. A roda, a engrenagem e a moeda. Espaço cênico e vanguarda no teatro de Victor Ĝarcia no Brasil. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2010, São Paulo. GT Teatro Brasileiro - Anais do VI Congresso, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Newton de; MARTINS, B. ; ALVES, J. P. ; BRILHANTE, M. J. ; COELHO, R. P. . Relações de representação: espaço cénico e análise espectacular. In: Lançar diálogos: crítica de artes do espectáculo e esfera pública, 2016, Lisboa. Lançar diálogos: crítica de artes do espectáculo e esfera pública. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Centro de Estudos de Teatro., 2016. p. 32-32.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Newton de. Ionesco: dramaturgia do diálogo ausente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, Newton de; MENDES, A. R. D. M. . O nome do negro: teatro de rua como partilha do sensível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, Newton de. Relações de representação: espaço cênico e analise espectacular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, Newton de. Teatro e emancipação: o jogo teatral na perspectiva do mestre ignorante. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, Newton de; AZEVEDO, S. ; CAMARGO, J. ; FELIX, J. . A crise política no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LEBRETON, Y. ; SEIXAS, V. ; SOUZA, Newton de . Mímica e Teatro Corporal. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
VASCONCELOS, A. L. ; SOUZA, Newton de . Abalo no teatro brasileiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SOUZA, Newton de; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia . Participante de mesa de debates comentando espetaculos apresentados no Festival Internacional Goiânia em Cena. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SOUZA, Newton de; LIMA, S. ; LEHMANN, H. . O lugar da política no teatro pós-dramático. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
VASCONCELOS, A. L. ; SOUZA, Newton de . Victor Garcia, o diretor que abalou o teatro brasileiro.. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
SANTOS, V. ; SOUZA, Newton de . Livro revê papel de Victor Garcia no Brasil. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
SOUZA, Newton de. Obra analisa papel de Victor Garcia. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Newton de. Moderno Teatro Brasileiro. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, Newton de. História do Teatro através da dramaturgia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, Newton de. Oficina de Teatro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, Newton de. Curso de Formação de Educadores no Programa de Educação de Jovens e Adultos de Sociedades de Economia Solidária. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).

5.
SOUZA, Newton de. História e Estética Teatral (Dramaturgia). 2006. .

6.
SOUZA, Newton de. História e Estética Teatro. 2005. .

7.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficina - Teoria e História do Teatro Épico. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficna -Teoria e História do Teatro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficinas - Direção Teatral - Iniciação Teatral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficina - Para muito além da Frontalidade: a práxis da encenação em espaços cênicos não convencionais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SOUZA, Newton de. Recorda é Viver! Jogo Teatral e Memória para a terceira Idade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficina - Para muito além da Frontalidade: a práxis da encenação em espaços cênicos não convencionais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SOUZA, Newton de. Iniciação ao Teatro em Espaços Cênicos não convencionais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficina de Teatro - Projeto Sebastião Francisco. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficina - Iniciação ao teatro (jovens acima de 15 anos). 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SOUZA, Newton de. Coordenador de Oficina - Iniciação ao teatro (crianças de 11 a 14 anos). 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SOUZA, Newton de. Oficina de Iniciação ao teatro. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SOUZA, Newton de. Oficina de Iniciação ao Teatro - 2ª fase. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SOUZA, Newton de; ESTEVES, J. N. ; MACEDO, A. L. ; COMPLETO, J. ; CARRAO, D. L. ; FONTES, V. ; ALMEIDA, J. M. ; MARTINS, T. E. ; SABINO, C. K. ; MATEUS, C. . A menina, o martelo e o caramelo.. 2016. Teatral.

2.
SOUZA, Newton de; TEIXEIRA, A. V. . As artimanhas de Scapino. 2013. Teatral.

3.
SOUZA, Newton de; ANDAIME, G. . Lugar onde peixe pára. 2012. Teatral.

4.
SOUZA, Newton de; ARRABAL, Fernando . A oração - leirura dramática. 2011. Teatral.

5.
Lobo, Edu ; Holanda, Chico Buarque de ; Boal, Augusto. ; SOUZA, Newton de . O Corsário do Rei. 2009. Teatral.

6.
SOUZA, Newton de; Zebba Dal Farra ; Alexandre Marcondes Machado ; Bertold Brecht . Teatro Samba do Caixote. 2006. Teatral.

7.
SOUZA, Newton de; SHAKESPEARE, W. . O Mercador de Veneza. 2006. Teatral.

8.
SOUZA, Newton de; ROSTAND, E. . Cyrano de Bergerac. 2006. Teatral.

9.
SOUZA, Newton de. Prá Saudar a Povaria, Parada Popular. 2002. Teatral.

10.
SOUZA, Newton de; CORREA, N. . Um rei por dez escudos. 2000. Teatral.

11.
SOUZA, Newton de; ABREU, L. A. . O pum do micura. 1998. Teatral.

12.
SOUZA, Newton de; Bertold Brecht . Poema Crivado de Bala. 1998. Teatral.

13.
SOUZA, Newton de. Cantoria. 1997. Teatral.

14.
SOUZA, Newton de. Auto da pequena verdade. 1997. Teatral.

15.
SOUZA, Newton de; Bertold Brecht . Poema Crivado de Bala. 1995. Teatral.

16.
SOUZA, Newton de; ASSUNCAO, L. . Jorginho, o machão. 1994. Teatral.

17.
GUARNIERI, C. ; GUARNIERI, G. ; MARCIANO, A. ; SOUZA, Newton de . Doldrum. 1994. Teatral.

18.
SOUZA, Newton de. Rapsódia Radiofônica - criação coletiva. 1993. Teatral.

19.
SOUZA, Newton de; Zebba Dal Farra . O Nome do Negro. 1991. Teatral.

20.
SOUZA, Newton de; MATE, A. L. ; COSTA, I. C. ; CORREA, N. ; MARINHO, J. M. . O Encoberto. 1990. Teatral.

21.
Athayde, Roberto ; MATE, A. L. ; SOUZA, Newton de . Apareceu a Margarida. 1990. Teatral.

22.
GUARNIERI, G. ; JANUZELLI, A. ; SOUZA, Newton de . Eles não usam black-tie. 1988. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, Newton de. Diretor Arístico - Grupo Atrás do Grito de Teatro. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SOUZA, Newton de; FRATESCHI, C. . Centro Educacional Unificado. 2005 (Coordenador do Núcleo de Ação Cultural) .

2.
SOUZA, Newton de. Programa Direção Assistida. 2002 (Orientador Artístico) .

3.
SOUZA, Newton de. Orientador Cênico - 16o. Encontro de Corais da UNESP. 2000 (Oriientador Cênico) .

4.
SOUZA, Newton de. Programa de Educacão Ambiental/Projeto Bloco na Rua. 2000 (Assessor Artístico) .

5.
SOUZA, Newton de. Programa de Educação Ambiental/Projeto Bloco na Rua. 1999 (Assessor Artístico) .

6.
SOUZA, Newton de; CHAUI, M. S. ; TOKAIRIN, V. . Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 1993 (Coordenador Regional de Cultural) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Camargo, Robson Correa; CRISTHINO, D.; SOUZA, Newton de. Participação em banca de Lucioano Diogo Oliveira Freitas.Arte e alienação marxista: entendendo o teatro de Brecht.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Garcia, Natassia; SOUZA, Newton de. Participação em banca de Alunos do 8º Período de Artes Cênicas.Oficina do Espetáculo VIII. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Música e Artes Cênicas.

3.
SOUZA, Newton de; Garcia, Natassia. Participação em banca de Alinne Vieira Teixeira.Do Íntimo e do Social no Espaço Cênico: a Arte da Relação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Música e Artes Cênicas.

4.
SILVA, A. G.; DELPHINO, K. A. M.; ALMEIDA, M. A.; OLIVEIRA, M. R.; SOUZA, Newton de. Participação em banca de Adriana Godoi Silva e outros.Dependência química e o teatro-educação: obtendo prazer através de atividades lúdicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Faculdade Santa Cecília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, Newton de. Banca de Elaboração de Provas Específicas para Cargo de Profissional de Educação I - Artes Cênicas. 2013. Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia.

2.
SOUZA, Newton de; BUENO, K. D.. Membro de Banca de Elaboração e Avaliação de Provas Teórico-práticas para provimento de cargo Técnico de Operador de Luz. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
Nunes, Alexandre Silva; SOUZA, Newton de. Concurso para Professores de Teatro da Rede Estadual de Ensino. 2009. Secretaria de Estado da Educação.

4.
SOUZA, Newton de; Nunes, Alexandre Silva; Camargo, Robson Correa. Concurso para Serviço Técnico Administrativo em Assistência de Produção. 2009. Universidade Federal de Goiás.

5.
SOUZA, Newton de; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia; D Ambrosis, Maria Ângela. Concurso para Servidor Técnico Administrativo na área de Cenografia. 2009. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
SOUZA, Newton de. Membro de comissão local de avaliação do Prêmio Arte na Escola Cidadâ, na área de Artes Cênicas. 2015. Arte na Escola.

2.
SOUZA, Newton de. Membro de comissão local de avaliação do Prêmio Arte na Escola Cidadâ, na área de Artes Cênicas. 2014. Arte na Escola.

3.
SOUZA, Newton de; BATISTA, W. P.; OLIVEIRA, Francisco Guilherme. Prova de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos no Processo Seletivo para ingresso no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas - Modalidade EaD. 2014. Escola de Música e Artes Cênicas.

4.
SOUZA, Newton de. Membro de comissão local de avaliação do Prêmio Arte na Escola Cidadâ, na área de Artes Cênicas. 2012.

5.
Souza, Aguinaldo; SOUZA, Newton de; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia. Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena. 2009. Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Goiânia.

6.
SOUZA, Newton de; FARIA, Paulo; MAIA, Reinaldo; ABUJAMRA, Antonio; NERO, Cyro del. Programa Geografia da Palavra. 2008. Fundação Nacional de Artes.

7.
SOUZA, Newton de. Mapa Cultural Paulista. 2000. Secretaria de Estado da Cultura de Macatuba.

8.
SOUZA, Newton de. Mapa Cultural Paulista. 1999. Secretaria de Estado da Cultura de Andradina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal 2017. O nome do negro: teatro de rua como partilha do sensível. 2017. (Congresso).

2.
Seminário: Museologia e Cidade: Diálogos Ausentes.Ionesco: dramaturgia do diálogo ausente. 2017. (Seminário).

3.
Conferência Tragedia Y tragicomedia en el teatro español del Siglo de Oro. 2016. (Outra).

4.
Contra o golpe de estado em curso no Brasil.Contra o golpe de estado em curso no Brasil. 2016. (Outra).

5.
Crise política no Brasil.A dimensão simbólica das manifestações de rua - apropriação e reapropriação. 2016. (Outra).

6.
I Jornada de Investigação Artística Transdisciplinar e Arts-Based Research. 2016. (Encontro).

7.
Jacques Offenbach em Portugal. 2016. (Outra).

8.
Lançar diálogos: crítica de artes do espectáculo e esfera pública. 2016. (Outra).

9.
Lançar diálogos: crítica de artes do espectáculo e esfera pública.Relações de representação: espaço cénico e análise espectacular. 2016. (Outra).

10.
Os indígenas e as Justiças nas Américas. 2016. (Outra).

11.
Palestra Jacques Offenbach em Portugal. 2016. (Outra).

12.
5º Field Work.Quem a arte especta, especta a si próprio. 2015. (Encontro).

13.
Conferência Internacional Políticas Públicas para o Desenvolvimento. 2015. (Outra).

14.
O novíssimo teatro espanhol. 2015. (Encontro).

15.
VI Congresso de Educação Artística. Teatro e emancipação: o jogo teatral na perspectiva do mestre ignorante.. 2015. (Congresso).

16.
XXIV Mostra de Teatro de Anápolis.As artimanhas de Scapino. 2015. (Outra).

17.
Festival de Teatro de Curitiba.As artimanhas de Scapino. 2014. (Outra).

18.
I Festival Nacional de Teatro Universitario de Pirenópolis.As artimanhas de Scapino. 2013. (Outra).

19.
IX Festival de Teatro de Limeira.As artimanhas de Scapino. 2013. (Outra).

20.
Seminário UFG Inclui - Ações Afirmativas: inclusão e permanências.Avaliação da relação entre ingresso e permanência de estudantes atendidos pelo programa de ações afirmativas no curso de Direção de Arte.. 2013. (Seminário).

21.
V Congresso de Pesquisa, Extensão e Cultura do Campus de Goiàs. As artimanhas de Scapino. 2013. (Congresso).

22.
VI Congresso Brasileiro de Educação e Marxismo. As artimanhas de Scapino. 2013. (Congresso).

23.
VI Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás.O inferno são os outros. 2013. (Outra).

24.
VII Festival Nacional Ipitanga de Teatro.As artimanhas de Scapino. 2013. (Outra).

25.
5º Festival Universitario de Artes Cênicas Goiás.Lugar onde peixe pára. 2012. (Outra).

26.
Encontro do Núcleo Livre da Escola de Mímica e Teatro Físico.O cenario na encenação moderna. 2012. (Encontro).

27.
II Simpósio Nacional de Musicologia.Modinhas, Lundus e Mágica. 2012. (Simpósio).

28.
IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. Lugar onde peixe pára. 2012. (Congresso).

29.
10º Festival Internacional de artes cênicas - Goiânia em cena.O jogo do poder. 2011. (Outra).

30.
Seminário Programa UFG Inclui. 2011. (Seminário).

31.
Conferência Internacional de Teatro Pós-dramático.O lugar da política no teatro pós-dramático. 2010. (Outra).

32.
Festival Goiânia em Cena.Análise do espetáculo "Balanço". 2010. (Outra).

33.
II Encontro de alunos do PEC-G e PEC-PG da UFG. 2010. (Encontro).

34.
I Seminário de Pesquisa na Graduação.Membro de bancas. 2010. (Seminário).

35.
VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. A roda, a engrenagem e a moeda: vanguarda e espaço cênico no teatro de Victor Garcia, no Brasil. 2010. (Congresso).

36.
2ª Semana de Teatro de Goiás.Mesa Redonda sobre Teatro de Rua. 2009. (Encontro).

37.
II Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás.O corsário do rei, de Augusto Boal. 2009. (Encontro).

38.
II Festival Universitário de Teatro de Goiás.Colóquio: Produção artística na contemporaneidade. 2009. (Encontro).

39.
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. Apresentações artísticas populares com o Grupo Toró de Ação Cultural para a Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

40.
IV Encontro de Ética para Bibliotecários do Estado de São Paulo.O compromisso ético do bibliotecário - uma reflexão à luz de A Tempestade de W. Shakespeare. 2005. (Encontro).

41.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

42.
V Simpósio de Arte.Teatro de Vanguarda. 2004. (Simpósio).

43.
1o. Pirateatrando Encontro de Teatro Amador.Palestrante - Espaço Cênico e Vanguarda. 1998. (Encontro).

44.
29o. Congresso de Teatro Amador do Estado de São Paulo.Teatro em espaços não convencionais. 1998. (Encontro).

45.
Elementos visuais para o teatro aberto.Coordenador da Oficina - Elementos visuais para o teatro aberto. 1998. (Oficina).

46.
3o. Encontro Nacional de Estudantes de Artes.Coordenador de Oficina de Teatro. 1997. (Oficina).

47.
Oficina de Teatro Adulto.Coordenador de Oficina de Teatro Adulto. 1997. (Oficina).

48.
Oficina de Teatro Infantil.Coordenador de Oficina de Teatro Infantil. 1997. (Oficina).

49.
Encontro de Educação de São Bernardo do Campo.Cantando História - A cantiga infantil e jogo teatral. 1994. (Oficina).

50.
Encontro Geral de Funcionários de creches.Coordenador de Oficina de Teatro Infantil. 1994. (Oficina).

51.
Oficinas de Artes Cênicas.Coordenador de Oficna de Artes Cênicas. 1994. (Oficina).

52.
Curso de Atualização de Professores de Pré Escola.Coordenador de Oficina - O jogo teatral na formação da criança na Pré-Escola. 1992. (Oficina).

53.
Orientação a Monitores Comunitários.Coordenador de Oficina - Orientação a Monitores Comunitários. 1990. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, M. A. D. A. P. ; TEIXEIRA, A. V. ; ABREU, J. ; BUENO, K. D. ; SOUZA, Newton de ; DALLAGO, S. G. S. ; KONO, R. T. ; BATISTA, W. P. . III Seminário Teatro, Direção de Arte e Educação. 2014. (Outro).

2.
SOUZA, Newton de; Nunes, Alexandre Silva ; Ãngela Barcellos ; CUNHA, Fernanda Pereira ; OLIVEIRA, Francisco Guilherme ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia . I Seminário de Práticas em Teatro e Educação. 2011. (Outro).

3.
Nunes, Alexandre Silva ; SOUZA, Newton de ; Bueno, Kleber ; Gonçalves, Luiz Davi Vieira ; Garcia, Natassia ; Oliveira, Rosane Christina ; Braga, Valéria . II Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás. 2009. (Festival).

4.
SOUZA, Newton de; D Ambrosis, Maria Ângela ; Ãngela Barcellos . VII Seminário Teatro, Performance e suas antropologias. 2009. (Outro).

5.
SOUZA, Newton de; CRUVINEL, Flávia Maria . 8º Festival Internacional Goiânia em Cena. 2009. (Festival).

6.
SOUZA, Newton de; BARONCELLI, A. C. ; ARMANI, S. V. ; FRATESCHI, C. ; RATTO, G. . Projeto de Formação de Público em Teatro. 2004. (Outro).

7.
SOUZA, Newton de; BARONCELLI, A. C. ; ARMANI, S. V. ; FRATESCHI, C. ; MELLO, Z. H. . A Face Oculta da Musica Brasileira. 2004. (Concerto).

8.
SOUZA, Newton de. Ciclo de relexões Brecht, teatro em tempos de guerra. 2003. (Outro).

9.
SOUZA, Newton de; BARONCELLI, A. C. ; ARMANI, S. V. . Semana da Consciência Negra. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marlídia Leite Dourado. O TeNpo é de Angatú: conquistas e conflitos no teatro em Porangatu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas - mod. EaD) - Escola de Música e Artes Cênicas. Orientador: Newton Armani de Souza.

2.
Marilda Gomes de Almeida Lopes. Espetáculo Fascinação: exemplo de Teatro na comunidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas - mod. EaD) - Escola de Música e Artes Cênicas. Orientador: Newton Armani de Souza.

3.
Rodrigo Alves Ferreira. A montagem de Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues na escola: a descrição de um processo de criação cênica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

4.
Célia Corrêa Ferro. TenPo no tempo: uma década de teatro em Porangatu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

5.
Jaime Dias Taguatinga Junior. Fé cênica e verdade na construção da cena teatral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

6.
Janaynne Carvalho do Amaral. Bordados de Marjane Satrapi: uma adaptação dos quadrinhos para fotonarrativa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção de Arte) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

7.
Janayne Carvalho do Amaral. Felicidade Clandestina: fotonarrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção de Arte) - Escola de Música e Artes Cênicas. Orientador: Newton Armani de Souza.

8.
Rayane Cássia Fernandes Ribeiro. Ocupa Madalena. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Música e Artes Cênicas. Orientador: Newton Armani de Souza.

9.
Urânia Alves de Lima. Teatro como instrumento de reflexão crítica. Relato de experiência de iniciação à docência no Pibid.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

10.
Mirianne Vieira Rabelo Nunes. Bioenergética. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Música e Artes Cênicas. Orientador: Newton Armani de Souza.

11.
Bruna Beatriz Silva Smiljanic. Teatro épico e dramático: um confronto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Música e Artes Cênicas. Orientador: Newton Armani de Souza.

Orientações de outra natureza
1.
Alvair Claudina dos Santos Pereira. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

2.
Cristiani Maria de Paula. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

3.
Jeanne Divina do Nascimento Camilo. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

4.
Lisânia Parreira Alves. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

5.
Ilza Maria dos Santos. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

6.
Sinair Teodoro Leite. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

7.
Júlio Cesar de Souza Oliveira Pinto. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

8.
Lúcia Ferreira de Lima. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

9.
Lucimone Maria de Oliveira. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

10.
Marilda Gomes de Almeida Lopes. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

11.
Weyber Rodrigues de Souza. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

12.
RosanaLemes de Oliveira. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

13.
Petrônio Magalhães Fernandes. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

14.
Marlídia Leite Dourado. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.

15.
Elaine da Silva Lima. Estágio supervisionado de licenciatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Newton Armani de Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Newton de. Rompendo Fronteiras:. Jornal O Popular - caderno Magazine, Goiânia, p. 14 - 14, 22 set. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Newton de. Teatro e emancipação: o jogo teatral na perspectiva do mestre ignorante. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, Newton de. Ionesco: dramaturgia do diálogo ausente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, V. ; SOUZA, Newton de . Livro revê papel de Victor Garcia no Brasil. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SOUZA, Newton de. Obra analisa papel de Victor Garcia. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SOUZA, Newton de; AZEVEDO, S. ; CAMARGO, J. ; FELIX, J. . A crise política no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:40:46