Juliana Vechetti Mantovani Cavalante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0530763179860702
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Graduada em Terapia Ocupacional, pelo Centro Universitário Salesiano de Lins (2000), com Especialização em Educação Especial pela Puc de Campinas (2003), Mestrado em Educação, também pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos (2015). Atualmente é docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Sagrado Coração (USC, Bauru,SP) e líder e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial, Inclusiva e Diversidade. Desenvolve estudos e pesquisas na Educação Especial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Vechetti Mantovani Cavalante
Nome em citações bibliográficas
CAVALANTE, J.V.M.;CAVALANTE, JULIANA VECHETTI MANTOVANI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Rua Irmã Arminda - 10-50
Jardim Brasil
17011160 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 21077000
Ramal: 7391
URL da Homepage: https://www.usc.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A educação da pessoa com deficiência e comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Kátia Regina Moreno Caiado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Escola Educador Paralisia Cerebral.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2003
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 380h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC DE CAMPINAS, Brasil.
Título: O aluno com paraliisa cerebral: um estudo de caso.
Orientador: Rita Khater Manjaterra.
1997 - 2000
Graduação.
Centro Universitário Salesiano de Lins, SALESIANO, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Equoterapia.
Universidade Santana, UNISANTANA, Brasil.
2002 - 2002
Conceito Neuroevolutivo Bobath. (Carga horária: 280h).
Centro de Estudos Firval, FIRVAL, Brasil.
2001 - 2001
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA. (Carga horária: 120h).
Expansão, E, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2006 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas Inclusivas

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Monção, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: TERAPEUTA OCUPACIONAL, Carga horária: 40


ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITAPEVA, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: TERAPEUTA OCUPACIONAL, Carga horária: 16


Prefeitura Municipal de Itapeva, PMITA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: TERAPEUTA OCUPACIONAL, Carga horária: 20


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 22

Atividades

09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Terapia Ocupacional.
02/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Serviço realizado
Setor Técnico de Apoio ao Estudante Universitário com Deficiência - STAD ( Núcleo de Acessibilidade) vinculado ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico, NAP.
02/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão - Atividade Lúdica e Lazer no Hospital Estadual de Bauru.
02/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Atividade realizada
Coordenação Técnica da Clínica de Terapia Ocupacional.
11/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Atividade realizada
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva e Diversidade.
02/2018 - 08/2018
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções e Perspectivas Psicossociais em Terapia Ocupacional
02/2018 - 07/2018
Estágios , Centro de Reabilitação,SORRI, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional aplicada ao desenvolvimento e adprendizagem escolar.
02/2018 - 07/2018
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Clínica de Terapia Ocupacional, USC.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional aplicado ao desenvolvimento e aprendizagem escolar.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Terapia Ocupacional aplicada ao cotidiano e aprendizagem escolar
02/2017 - 08/2017
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Clínica de Terapia Ocupacional, USC.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional aplicada ao Cotidiano e Aprendizagem Escolar.
02/2017 - 07/2017
Estágios , Centro de Reabilitação,SORRI, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Terapia Ocupacional aplicado ao Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem escolar.
02/2017 - 06/2017
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções e Perspectivas Psicossociais em Terapia Ocupacional


Projetos de extensão


2017 - Atual
Atividade Lúdica e Lazer no Hospital Estadual de Bauru
Descrição: Projeto de Extensão com foco na aplicação de atividades lúdicas e de lazer que possam suavizar os períodos de hospitalização.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Juliana Vechetti Mantovani Cavalante - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA2018GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA ; CAIADO, KATIA REGINA MORENO ; CAVALANTE, JULIANA VECHETTI MANTOVANI . Desafios da realidade brasileira: a Educação para Jovens e Adultos com deficiência em áreas rurais. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 3, p. 120-131, 2018.

2.
CAVALANTE, J.V.M.2017CAVALANTE, J.V.M.; GONCALVES, T. G. G. L. . A Educação especial nas escolas em áreas remasnescentes de quilombos: a realidade mostrada pelos indicadores educacionais. Revista Educação e Emancipação, v. 10, p. 11-30, 2017.

3.
GONCALVES, T. G. G. L.2016GONCALVES, T. G. G. L. ; CAVALANTE, J.V.M. ; MACALLI, A. C. . Atendimento Educacional Especializado: Reflexões da realidade de um município paulista.. Revista ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 131-15, 2016.

4.
GONCALVES, T. G. G. L.2015GONCALVES, T. G. G. L. ; CAVALANTE, J.V.M. ; SANTOS, N. G. . O publico e o provado na Educação Especial: o caso da Sociedade Pestalozzi no Brasil. Revista COCAR, v. 9, p. 350-377, 2015.

5.
CAVALANTE, J.V.M.2014CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS: UM ESTUDO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS. Educere et Educare (Impresso), v. 09, p. 535-547, 2014.

6.
CAVALANTE, J.V.M.2011CAVALANTE, J.V.M.; CAIADO, K. R. M. . Formação de professores para a escola inclusiva: contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência física. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 16, p. 79-89, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
GONCALVES, T. G. G. L. ; SA, M. A. ; CAVALANTE, J.V.M. . Matrículas de alunos com deficiência intelectual em escolas no campo: uma análise do Censo Escolar da Educação Básica. In: CAIADO, K. R.; BAPTISTA, C.; JESUS, D.M de. (Org.). Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2017, v. 1, p. 1-428.

2.
CAVALANTE, J.V.M.; LOUREIRO, A. D. T. . Memórias da escola: alunos com deficiência física que concluíram o ensino superior. In: Kátia Regina Moreno Caiado. (Org.). Trajetórias escolares de alunos com deficiências. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2013, v. 1, p. 9-242.

3.
CAVALANTE, J.V.M.; CAIADO, K. R. M. . O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: o que os indicadores educacionais revelam. In: Sonia Lopes Victor; Rogério Drago; Edson Pantaleão. (Org.). Educação Especial: indícios, registros e práticas. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2013, v. 1, p. 5-206.

4.
CAVALANTE, J.V.M.; SA, M. A. . Inclusão Escolar e Educação Especial na Educação Escolar Indígena e Quilombola: uma discussão sobre o direito à diversidade. In: Fátima Elizabeth Denari. (Org.). Contrapontos da Educação Especial. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2012, v. 1, p. 9-388.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALANTE, J.V.M.. A educação escolar da pessoa com deficiência em comunidades remanescentes de quilombos:enfrentando desafios e adversidades. In: III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2015, São Carlos. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. São Carlos: GEPEC UFScar, 2015.

2.
CAVALANTE, J.V.M.; GONCALVES, T. G. G. L. . A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ASSENTAMENTOS E QUILOMBOS: CONTRIBUIÇÕES DO CENSO ESCOLAR. In: II Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13 Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília. Teoria Histórico-Cultural e desenvolvimento humano: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária, 2014.

3.
CAVALANTE, J.V.M.. Educação Escolar Quilombola e Educação Especial: alguns avanços para a construção dessa interface. In: II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2013, São Carlos. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2013. v. 1.

4.
CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: VIII Seminário sobre Racismo e Educação e VII Seminário de Gênero, Raça e Etnia, 2012, Uberlândia. VIIISeminário sobre Racismo e Educação e VII Seminário de Gênero, Raça e Etnia. Uberlândia: NEAB AFRO - UFU, 2012.

5.
CAVALANTE, J.V.M.; CIA, F. . Educação Especial na Educação Escolar Quilombola: um diálogo a ser construído. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.

6.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo: um estudo dos indicadores educacionais. In: Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011, São Carlos. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, 2011.

7.
CAVALANTE, J.V.M.. Contribuições da Terapia Ocupacional ao aluno com deficiência física na escola. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: prática pedagógica na educação especial - multiplicidade do atendimento educacional especializado, 2011, Nova Almeida. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: prática pedagógica na educação especial - multiplicidade do atendimento educacional especializado, 2011.

8.
CAVALANTE, J.V.M.. Formação de Professores para a Escola Inclusiva: contribuições da Terapia Oucpacional ao aluno com deficiência física. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. UFSCar: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAVALANTE, J.V.M.; MARTINS, G. N. ; SILVA, M. C. G. . A escolarização do estudante com Síndrome de Down: o que a produção do conhecimento revela. In: 6 Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - SILE, 2018, Bauru, SP. 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS ?DIÁLOGOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA BNCC, 2018. v. 2. p. 643-646.

2.
CAVALANTE, J.V.M.; PEREIRA, A. L. H. . O estudante universitário com deficiência: caminhos a serem percorridos. In: 6 Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - SILE, 2018, Bauru, SP. 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS ?DIÁLOGOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA BNCC, 2018. v. 2. p. 861-865.

3.
CAVALANTE, J.V.M.; MORETTO, M. . Terapia Ocupacional e Educação Especial: um diálogo necessário. In: 6 Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - SILE, 2018, Bauru, SP. 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS ?DIÁLOGOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA BNCC, 2018. v. 2. p. 953-956.

4.
CAVALANTE, J.V.M.; SILVA, J. A. . Matrículas de alunos com deficiências na educação regular: uma análise dos indicadores. In: 6 Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - SILE, 2018, Bauru, SP. 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS ?DIÁLOGOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA BNCC, 2018. v. 2. p. 325-330.

5.
CAVALANTE, J.V.M.; RIBEIRO FILHO, C. F. . Terapia Ocupacional no contexto escolar: um estudo da produção científica. In: 6 Simpósio Internacional de Linguagens Educativas - SILE, 2018, Bauru, SP. 6º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUAGENS EDUCATIVAS ?DIÁLOGOS SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA BNCC, 2018. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALANTE, J.V.M.; CAIADO, K. R. M. . O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: ro que os indicadores educacionais revelam. In: II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012, Vitória. II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012. p. 3-174.

2.
CAVALANTE, J.V.M.; CAIADO, K. R. M. . A Formação Inical e Continuada de professores e o aluno com deficiência física na sala de aula do Ensino Regular. In: IX Encontro de Pesquisadores/ II Simpósio de Trabalhos de Pós Graduação, 2005, Campinas. Encontro de Pesquisadores/ II Simpósio de Trabalhos de Pós Graduação. Campinas: PUC de Campinas, 2005. p. 132-132.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALANTE, J.V.M.. Reinventando a Terapia Ocupacional na comunidade remanescente de quilombo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVALANTE, J.V.M.. Experiências e pesquisas no campo da educação não formal: Educação Quilombola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAVALANTE, J.V.M.; GONCALVES, T. G. G. L. . A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ASSENTAMENTOS E QUILOMBOS: CONTRIBUIÇÕES DO CENSO ESCOLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAVALANTE, J.V.M.; GONCALVES, T. G. G. L. . O atendimento educacional especializado em escolas de assentamento e quilombos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAVALANTE, J.V.M.. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O DIREITO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MEMBRO DE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAVALANTE, J.V.M.; GONCALVES, T. G. G. L. ; SA, M. A. ; FERNANDES, A. P. . Educação Especial no Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CAVALANTE, J.V.M.; PADILHA, A. C. . O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: contribuições da perspectiva histórica e cultural para a compreensão dos indicadores educacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAVALANTE, J.V.M.. Educação Especial na Educação Escolar Quilombola: uma interface em discussão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAVALANTE, J.V.M.; CIA, F. . Educação Especial na Educação Escolar Quilombola: um diálogo a ser construído. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAVALANTE, J.V.M.. Movimento pela inclusão - as lutas cotidianas na sociedade e na escola'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos do estado de São Paulo: um estudo dos indicadores educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAVALANTE, J.V.M.. Formação de Professores para a Escola inclusiva: contribuições da Terapia Ocupacional ao aluno com deficiência física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAVALANTE, J.V.M.. PÔSTER/ A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CAVALANTE, J.V.M.. A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAIADO, K. R. M. ; CAVALANTE, J.V.M. . Educação Especial no Campo. Uberlândia, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GONCALVES, T. G. G. L. ; CAVALANTE, J.V.M. . Parecer técnico-científico para projeto de pesquisa da UNOPAR.. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAVALANTE, J.V.M.; FELIX, C. ; SILVA, E. R. ; PEDRO, K. M. ; CORRADI, C. . Reflexões contemporâneas sobre a deficiência: trajetórias e vivências. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALANTE, J.V.M.. A escolarização do aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
CAVALANTE, J.V.M.. A escolarização do aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
CAVALANTE, J.V.M.; CAIADO, K. R. M. . O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: o que os indicadores educacionais revelam?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SA, M. A. ; GONCALVES, T. G. G. L. ; CAVALANTE, J.V.M. . Interface da Educação Especial com a Educação do Campo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LAUAN, G. B. A. ; CAVALANTE, J.V.M. . Oficina de confecção de materiais para Contação de História Infanto-Juvenil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CAVALANTE, J.V.M.. PSICOPEDAGOGIA - PALESTRA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CAVALANTE, J.V.M.. PSICOPEDAGOGIA - PALESTRA SOBRE OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência física na escola eo uso das Tecnologias Assistivas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CAVALANTE, J.V.M.. EDUCAÇÃO ESPECIAL - MÓDULO O TRABALHO PEDAGÓGICO COM O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CAVALANTE, J.V.M.. PSICOPEDAGOGIA - MÓDULO PSICOMOTRICIDADE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
CAVALANTE, J.V.M.. EDUCAÇÃO ESPECIAL - MÓDULO EDUCAÇÃO ESPECIAL E E INCLUSÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA. 2009. .

13.
CAVALANTE, J.V.M.. Tecnologias Assistivas para o aluno com deficiência física. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CAVALANTE, J.V.M.. PSICOPEDAGOGIA - MÓDULO PSICOMOTRICIDADE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
CAVALANTE, J.V.M.. EDUCAÇÃO ESPECIAL - MÓDULO O TRABALHO PEDAGÓGICO COM O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
CAVALANTE, J.V.M.. EDUCAÇÃO ESPECIAL - MÓDULO EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
CAVALANTE, J.V.M.. PSICOPEDAGOGIA - MÓDULO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência física e a apropriação do conhecimento: discutindo possibilidades de sucesso escolar. 2007. .

19.
CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES DE SUCESSO ESCOLAR. 2007. .

20.
CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E ALGUMAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
CAVALANTE, J.V.M.. DEFICIÊNCIA FÍSICA: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
CAVALANTE, J.V.M.. EDUCAÇÃO ESPECIAL E NOVAS TECNOLOGIAS: O ALUNO CONSTRUINDO SUA AUTONOMIA. 2006. .

23.
CAVALANTE, J.V.M.. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL EM CONJUNTO COM A FIOSIOTERAPIA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E ALGUMAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência física e algumas tecnologias. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
CAVALANTE, J.V.M.. O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO REGULAR. 2006. .

27.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência física no Ensino Regular. 2006. (Curso Ministrado).

28.
CAVALANTE, J.V.M.. O aluno com deficiência físca e algumas tecnologias assistivas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de Ana Paula de Barcellos Almeida. A interface da educação infantil e educação especial, segundo artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAVALANTE, J.V.M.; SOUSA, L. C. E.. Participação em banca de Tainá Vicente.Desenvolvimento de um aplicativo móvel na área de Terapia Ocupacional: organização da rotina diária de crianças com dificuldades na aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
LIMA, M. A. X. C.; CAVALANTE, J.V.M.; SOUSA, L. C. E.. Participação em banca de Izabella Cristina Santana.Terapia Ocupacional na demência: o que se sabe sobre o tema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
SOUSA, L. C. E.; CAVALANTE, J.V.M.; LIMA, M. A. X. C.. Participação em banca de Alessandra Martins do Prado.A importância do trabalho remunerado na vida do idoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
CAVALANTE, J.V.M.; QUAGGIO, C. M. P.. Participação em banca de Tamires Fernanda Sorratini.Qualidade de vida dos cuidadores de crianças de 0 a 12 anos atendidas na Clínica de Terapia Ocupacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
ANDRADE, V. M. S.; CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de Ananda Soares Pereira da Silva.Atuação da Terapia Ocupacional com crianças vítimas de violência familiar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
CAVALANTE, J.V.M.; SANDRI, V.. Participação em banca de Ananda Campos Vasconcelos.Terapia Ocupacional no contexto familiar com pessoas em situação de vulnerabilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
ANDRADE, V. M. S.; CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de Ariadne Crsithinie Alvin Batista.Adolescentes em conflito com a Lei: atuação da Terapia Ocupacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
ANDRADE, V. M. S.; CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de João Vitor Pereira da Silva.Atuação da Terapia Ocupacional junto a pacientes depressivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

9.
CAVALANTE, J.V.M.; SOUSA, L. C. E.; ANDRADE, V. M. S.. Participação em banca de Fernanda Ferraz.Uma proposta colaborativa da Terapia Ocupacional na Educação Especial: Manual Incluir. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

10.
SOUSA, L. C. E.; CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de Arine Pedroso de Marche.Integração Sensorial no desenvolvimento infantil: uma revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

11.
QUAGGIO, C. M. P.; CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de Natiane Caroline Macedo.Uma experiência no grupo de Terapia Ocupacional do CAPS I de BAURU,SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.

12.
SOUSA, L. C. E.; CAVALANTE, J.V.M.. Participação em banca de Mayara Cristina Alves da Silva.Crianças com Fissuras Labiopalatinas: manual de orientação de brinquedos e brincadeiras na prática Terapêutica Ocupacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: diálogos sobre o cotidiano escolar.A escolarização do estudante com Síndrome de Down: o que a produção do conhecimento revela. 2018. (Simpósio).

2.
6° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: diálogos sobre o cotidiano escolar.Terapia Ocupacional no contexto escolar: um estudo da produção científica. 2018. (Simpósio).

3.
6° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: diálogos sobre o cotidiano escolar.Terapia Ocupacional e Educação Especial: um diálogo necessário. 2018. (Simpósio).

4.
6° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: diálogos sobre o cotidiano escolar.Matrículas de alunos com deficiências na educação regular: uma análise dos indicadores. 2018. (Simpósio).

5.
6° Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: diálogos sobre o cotidiano escolar.O estudante universitário com deficiência: caminhos a serem percorridos. 2018. (Simpósio).

6.
Cine Fórum: Uma conversa sobre acessibilidade.Debatedora. 2018. (Outra).

7.
II Congresso Brasileiro de pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. 2018. (Congresso).

8.
IX Jornada de Terapia Ocupacional: inovando e renovando a Terapia Ocupacional.A educação da pessoa com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: reflexões para o trabalho terapêutico ocupacional. 2016. (Outra).

9.
II Seminário Nacional de estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo.O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo: um estudo dos indicadores educacionais. 2013. (Seminário).

10.
Sessão de Comunicação, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.A importância da Educação Escolar para o aluno do campo - Professor Dr Newton Duarte. 2013. (Encontro).

11.
A teoria da atividade e o ensino de humanidades. 2012. (Outra).

12.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico e Cultural 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: contribuições da persepctiva histórica e cultural para a compreensão dos indicadores educacionais. 2012. (Congresso).

13.
III Pensando Áfricas e Suas Diásporas: uma interface em discussão. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA INTERFACE EM DISCUSSÃO. 2012. (Congresso).

14.
II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: o que os indicadores educacionais revelam?. 2012. (Seminário).

15.
I Seminário do Laboratório de estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especila. 2012. (Seminário).

16.
Microdados da Educação Básica. 2012. (Oficina).

17.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos pesquisadores da Educação Especial. Educação Especial na Educação Escolar Quilombola: um diálogo a ser construído. 2012. (Congresso).

18.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos pesquisadores da Educação Especial. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM SURDEZ: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS DADOS DO CENSO ESCOLAR. 2012. (Congresso).

19.
VIII Seminário sobre Racismo e Educação e VII Seminário de Gênero, Raça e Etnia.O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo: um estudo dos indicadores educacionais. 2012. (Seminário).

20.
34° Reunião Anual da Associação Nacional de Pós - Graduação e Pesquisa em Educação ANPED. 2011. (Congresso).

21.
Relações étnico-raciais e educação no Brasil - panorama geral do movimento negro e educação no Brasil - avanços e embates atuais Palestra Proferida por Nilma Lino Gomes. 2011. (Encontro).

22.
Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo.O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos do estado de São Paulo: um estudo dos indicadores educacionais. 2011. (Seminário).

23.
VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Práticas Pedagógicas na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional esepcializado.O aluno com deficiência física na escola. 2011. (Seminário).

24.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Formação de professores para a Escola Inclusiva: contribuições da Terapia Ocupacional ao aluno com deficiência física. 2010. (Congresso).

25.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008. (Congresso).

26.
INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE FÍSICO: O QUE OS PROFESSORES TAMBÉM PRECISAM SABER. 2008. (Oficina).

27.
Jornada de Educação Especial UNESP Marília. 2006. (Congresso).

28.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).

29.
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NO ATUAL CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO PUC DE CAMPINAS. 2005. (Outra).

30.
VIII ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FORMAR PARA TRANSFORMAR.PÔSTER - A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES E O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2005. (Encontro).

31.
A MEDIAÇÃO SEMÓTICA E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2004. (Outra).

32.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).

33.
Jornada de Educação Especial. 2004. (Congresso).

34.
I ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2001. (Encontro).

35.
PREPARANDO AS PESSOASPARA MUDANÇAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TERAPIA OCUPACIONAL, NO TRABALHO COM PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEDRO, K. M. ; PINTO, E. A. T. ; VIEIRA, A. C. ; CAVALANTE, J.V.M. . Cine Fórum: uma conversa sobre acessibildade. 2018. (Outro).

2.
MEIRA, B. ; CAVALANTE, JULIANA VECHETTI MANTOVANI . Palestra: A importância da parceria hospital e universidade para humanização do ambiente hospitalar.. 2018. (Outro).

3.
CAVALANTE, JULIANA VECHETTI MANTOVANI; ARIELA, F. . Visita Técnica ao Museu Afro Brasil e de Arte Sacra. 2018. (Outro).

4.
VIEIRA, A. C. ; CAVALANTE, J.V.M. ; PEDRO, K. M. . Mesa Redonda: Os desafios do bullyng na contemporaneirdade. 2018. (Outro).

5.
QUAGGIO, C. M. P. ; SOUSA, L. C. E. ; CAVALANTE, J.V.M. ; XIMENES, A. ; SANDRI, V. ; GARCIA, N. . IX Jornada de Terapia Ocupacional - TO inovando e renovando a Terapia Ocupacional. 2016. (Outro).

6.
CAVALANTE, J.V.M.. II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo. 2013. (Outro).

7.
CAIADO, K. R. M. ; CAVALANTE, J.V.M. . I Seminário do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre o Direito à Educação - Educação Especial. 2012. (Outro).

8.
CAVALANTE, J.V.M.. V Congresso Brasileiro d Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2012. (Congresso).

9.
CAVALANTE, J.V.M.. Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Moretto. O estudante com deficiência no Ensino Médio: reflexões para o trabalho terapêutico ocupacional. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Letícia Ellen Tavares. Terapia Ocupacional e Educação Especial Na voz dos Terapeutas Ocupacionais: dialogos e partilhas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

3.
Ana Laura Herrero Pereira. O ESTIGMA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS E POSSIBLIDADES PARA TERAPIA OCUPACIONAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Carolina Gonçalves da Silva. A escolarização do estudante com Síndrome de Down de 1996 a 2016: avanços e retrocessos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Gisele Nóbrega Martins. Práticas pedagógicas aplicadas ao estudante autista. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração, FAPUSC. (Orientador).

3.
Ana Laura Herrero Pereira. Trajetória Escolar de alunos com deficiência: da educação básica ao ingresso na universidade. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração, FAPUSC. (Orientador).

4.
Juliana de Almeida Silva. Realidade da Educação Especial em um município paulista: análise dos indicadores. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

5.
Mariana Moretto. A escolarização do aluno com deficiência no Ensino Médio de um município paulista: desafios e possibiidades. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natalia Gomes dos Santos. Educação Especial no Brasil: retrato atual da Sociedade Pestalozzi (2011-2012). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Juliana Vechetti Mantovani Cavalante.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 7:21:17