Artur Trancoso Lopo de Queiroz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5222182427171497
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Pesquisador em Saúde Pública no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz - FIOCRUZ/BA. Possui Graduação em Biomedicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública(2006) e Doutorado em Bioinformática pelo Programa Interunidades em Bioinformatica da USP (2010). Tem experiência na àrea de Bioinformática e em Evolução Viral de retroviroses humanas e vírus causadores de hepatites, Análise de sequências e Imunoinformática. Atualmente participa em projetos de análise da interação parasito-hospedeiro, determinação de Microbiota e desenvolvimento de ferramentas de análise de proteínas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Artur Trancoso Lopo de Queiroz
Nome em citações bibliográficas
Queiroz, ATL;de Queiróz, Artur Trancoso Lopo;Queiroz, A. T. L.;Queiroz, Artur Trancoso Lopo;de Queiroz, A. T. L.;de Queiroz, Artur T L;Queiroz, Artur TL;Trancoso Lopo Queiroz, Artur;Queiroz, Artur Trancoso Lopo de;de Queiroz, Artur T.L.;QUEIROZ, ARTUR T.L.;QUEIROZ, ARTUR T. L.;QUEIROZ, ARTUR TL DE;TRANCOSO LOPO DE QUEIROZ, ARTUR;DE QUEIROZ, ARTUR T. L.;Queiroz, Artur T;QUEIROZ, ARTUR T.;QUEIROZ, ARTUR;DE QUEIROZ, ARTUR TRANCOSO LOPO

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, Laboratório de Imunoparasitologia.
Rua Waldemar Falcão, 121
Candeal
40296710 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 31762335
Ramal: 335
URL da Homepage: http://bioinfo.ib.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Bioinformatica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: SELEÇÃO NATURAL NO VÍRUS DA HEPATITE C: INFLUÊNCIA DO SISTEMA IMUNE NA RESPOSTA AO TRATAMENTO, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Sergio Russo Matioli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bioinformatics; Epitope; HCV; Evolutive Biology.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
2003 - 2006
Graduação em Biomedicina.
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
Título: IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS EPÍTOPOS, PREVIAMENTE DESCRITOS, NAS SEQÜÊNCIAS BRASILEIRAS DOS SUBTIPOS B, C, F E B/F DO HIV-1.
Orientador: Luiz Carlos Junior Alcantara.




Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina de Bioinformática


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando


Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, CPQGM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Saúde Pública, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Imunoparasitologia, .

12/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Imunoparasitologia, .

01/2004 - 10/2006
Estágios , Laboratório Avançado Em Saúde Pública, .

Estágio realizado
Estágio em Bioinformatica e Virologia.


Linhas de pesquisa


1.
Bioinformática
2.
Imunoparasitologia
3.
Bioinformática
4.
Imunoparasitologia


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
IMUNOLOGIA DE SISTEMAS NA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR: DATAMINING E REDES DE INTERAÇÃO IN SILICO
Descrição: As leishmanias são os agentes etiológicos das leishmanioses cuja as características se distinguem nas diversas manifestações clínicas da doença (Cutânea Localizada, Mucocutânea, Difusa, Disseminada e Visceral), e o controle da infecção está associado com uma resposta imune celular protetora com o perfil Th1. Diversos estudos foram realizados no Laboratório de Imunoparasitologia (LIP) e, a partir destes, um grande número de dados relacionado a doênça foram coletados. Dentre esses dados estão os níveis de citocinas e a população celular relacionada a pacientes com leishmaniose tegumentar apresentando diversas manifestações clínicas. Esses dados foram avaliados e os resultados das relações lineares obtidas com parte dos dados foram publicados. Outros estudos relacionam um numero reduzido de citocinas pró-inflamatórias com o desenvolvimento da doença. Entretanto, as complexas relações entre as variáveis não foram abordadas sob a ótica da Biologia de Sistemas. Essa abordagem de redes de interações permitem novas percepções das relações desses marcadores com o desenvolvimento de sintomas e identificação de padrões não lineares de relação. Dessa maneira, nosso objetivo é modelar um banco de dados unificado com informações clínicas, epidemiológicas e imunológicas disponíveis dos pacientes e, através da mineração desses dados iremos utilizar os marcadores e citocinas, para comparação das diferentes manifestações clínicas utilizando metodologias de redes e biologia de sistemas. Com métodos in-silico iremos identificar os perfis de interação dessas variáveis e iremos determinar a associação entre os marcadores e grupos. As redes resultantes permitirão identificar relações complexas e características chave para a definição dos perfis clínicos estudados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Artur Trancoso Lopo de Queiroz - Integrante / Artur Trancoso Lopo de Queiróz - Coordenador / Camila Indiani de Oliveira - Integrante / Aldina Maria Prado Barral - Integrante / Angelo Amâncio Duarte - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
A relação genótipo-fenótipo pela análise do transcriptoma, micro RNA e metabolômica: biomarcadores de inflamação na malária, leishmaniose visceral e anemia falciforme.
Descrição: A malária, a leishmaniose visceral e a anemia falciforme são exemplos de doenças caracterizadas por heterogeneidade clínica acentuada, cujos pacientes apresentam formas sintomáticas ou assintomáticas (malária e leishmaniose visceral) ou formas estáveis ou em crise (anemia falciforme). Apesar de serem enfermidades altamente inflamatórias e com diferentes manifestações clínicas, é pouco conhecido o papel do sistema imune na coordenação do padrão de resposta que um determinado indivíduo terá frente a uma infecção parasitária, ou frente a uma alteração genética do eritrócito. Com base nestas informações investigaremos se existe a expressão diferenciada de genes e se esta se reflete na regulação negativa e positiva de moléculas associadas à inflamação em estádios clínicos específicos da malária, leishmaniose visceral e anemia falciforme, de maneira a influenciar na heterogeneidade clínica e na relação genótipo-fenótipo apresentadas pelos pacientes. Será realizado um estudo de corte transversal com 150 pacientes, sendo 50 com malária por Plasmodium vivax (25 sintomáticos e 25 assintomáticos), 50 com leishmaniose visceral por Leishmania chagasi (25 sintomáticos e 25 assintomáticos) e 50 com anemia falciforme (25 em estado estável e 25 em crise) e 10 indivíduos saudáveis, provenientes da mesma região geográfica e pareados por sexo e idade. Desta forma, serão realizadas análises do transcriptoma, microRNA e metabolômica através da plataforma Illumina, por RT-PCR e espectrometria de massa, respectivamente. Nós esperamos obter resultados referentes as alterações pós-transcricionais, pós-traducionais, bem como traducionais relativas a regulação da expressão gênica, identificando ?assinaturas moleculares? relacionadas com diferentes apresentações clínicas, que poderão ser utilizados como prognóstico da evolução destas doenças, constituindo-se também em alvos para novas modalidades terapêuticas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Genoma de Bactérias Endofíticas: Pequisa e Formação de Recursos Humanos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
PREVISÃO DE EPÍTOPOS T CD8+ NO PROTEOMA DE L. BRAZILIENSIS: UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL
Descrição: As Leishmanias são protozoários agentes etiológicos das leishianioses. O controle da infecção está associado com a presença de linfócitos T CD8+ específicos contra leishmania. Esses epítopos são importantes para o desenvolvimento de terapias e vacinas. Nosso objetivo é usar métodos in-silico para identificar no proteoma de L. braziliensis, epítopos CD8 usando uma ferramenta web robot automatizado, com vários algoritmos de previsão de epítopos disponíveis na internet..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estudo Molecular do Biofilme de Leptospira Visando a Identificação de Biofármacos
Descrição: O projeto tem por objetivo compreender os mecanismos patológicos e imunológicos da infecção crônica por biofilmes de Leptospira, identificar através de bioinformática e mutagênese os genes responsáveis pela formação de biofilmes e caracterizar a composição da matriz extracelular do biofilme. As moléculas da matriz extracelular secretadas por leptospiras durante a formação de biofilmes podem ser proteínas ou polissacarídeos com potencial biotecnológico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Análise das quasiespécies de HCV na região NS5A do genótipo 1 e do genótipo 3 antes e após o tratamento em pacientes não respondedores ao tratamento
Descrição: O vírus da hepatite C (HCV) é considerado o maior causador de doenças hepáticas e é detectado em cerca de 2% da população mundial. O vírus possui um genoma de RNA fita simples com alta taxa de mutação. O HCV é classificado em seis genótipos e vários subtipos. Além disso, um mesmo indivíduo infectado apresenta uma mistura de vários genomas de seqüências diferentes, denominados quasiespécies. As quasiespécies possuem seqüências originadas de um mesmo genoma, que se diferenciaram ao acumularem mutações ao longo das replicações do vírus. O tratamento atualmente utilizado contra a hepatite C é baseado na administração de Pegueinterferon para o genótipo 1 e com interferon para o genótipo 3. No entanto, essa terapia não é totalmente eficiente, e nos casos de infecção pelo genótipo 1 do vírus, apenas cerca de 50% dos pacientes alcançam resposta virológica sustentada. A resposta ao tratamento em pacientes do genótipo 3 também são limitadas apenas 80% respondem ao tratamento. O mecanismo de resistência do vírus ainda não esta bem estabelecida, mas existe estudo que mostram que existe uma proporção variável de respondedores ao tratamento entre os diferentes genótipos do vírus. O genótipo 1 geralmente é associado a um dano hepático mais severo e a uma resistência viral acentuada. Existem evidências que a região da proteína NS5A esta associada à resposta ao interferon sendo esta região um dos alvos de investigação. O objetivo deste estudo é analisar o perfil de quasiespécies em pacientes infectados com o genótipo 1 e com genótipo 3 do HCV que não responderam ao tratamento. Esta análise será realizada pelo seqüenciamento completo da região NS5A do vírus. Os dados obtidos serão utilizados para auxiliar na compreensão do comportamento das variantes do vírus nos pacientes não-repondedores ao tratamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Artur Trancoso Lopo de Queiroz - Integrante / Yamasaki, LH - Integrante / Mello, Isabel Maria Vicente Guedes de Car - Coordenador / Bittar, Cintia - Integrante / Jardim, A. C. G. - Integrante / Rahal, P. - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2006
Desenvolvimento e manutenção de um núcleo de referência em Bioinformática para dar suporte e treinamento aos projetos desenvolvidos pelo PN-DST/AIDS,ministério da saúde (projeto dividido em duas fases)
Descrição: capacitação do laboratório de bioinformática do LASP/CPqGM/FIOCRUZ (http://lasp.cpqgm.fiocruz.br) em núcleo de referência em bioinformática para dar suporte ao PN-DST/AIDS do Ministério da Saúde na criação de um repositório de sequências genétias do HIV-1;Ministrar treinamento específico em bioinformática a outros pesquisadores da rede e transferir esta tecnologia para outros núcleos emergentes de bioinformática no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Artur Trancoso Lopo de Queiroz - Integrante / Chandra Mara de Carvalho - Integrante / Domingos Ramon Moreau - Integrante / Aline Cristina Andrade Mota Miranda - Integrante / Luiz Carlos Alcântara - Coordenador / Luciane Amorim Santos - Integrante / Urpia, Caroline de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2003 - 2005
Implantação de um Núcleo de Bioinformática para dar Suporte ao Monitoramento de agentes Biológicos Emergentes,HTLV e HIV (Resistente e Incidente):Implicações no Controle Antiretroviral e Desenvolvimento de Vacinas
Descrição: Reforçar o nucleo de bioinformática do LASP/CPqGM/FIOCRUZ e EBMSP/FDC para dar suporte às seguintes atividades: Vigilância do polimorfismo genotípico do HIV no âmbito do Programa Nacional de HIV/AIDS,principalmente em relação ao desenvolvimento de vacina e resistência anti-retroviral; Sequenciar e analisar filogeneticamente os isolados de HTLV-I e II circulantes no Brasil; Determinar as alterações polimórficas nos genes em tax e LTR do HTLV-1 que poderiam influenciar no desenvolvimento de HAM/TSP. 2.Treinar pesquisadores em análise genética e evolutiva de patógenos humanos,com ênfase no HIV-1 e HTLV-1. 3.Avaliar a taxa de evolução viral através da substituição de nucleotídeos em sequências dos genes env e gag (HIV e HTLV),provenientes de isolados de um mesmo indivíduo, coletados em diferentes períodos. 4.Comparação filogenética das sequências dos genes env e gag do HIV-1 circulantes na cidade de Salvador. 5.Investigar o polimorfismo da região LTR do HIV-1 dos subtipos não B,avaliando a presença dos sítios de ligação para os fatores transcricionais e relacionando com as características fenotípicas dos isolados e o perfil epidemiológico desses variantes na população..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Artur Trancoso Lopo de Queiroz - Integrante / Chandra Mara de Carvalho - Integrante / Domingos Ramon Moreau - Integrante / Tulio de oliveira - Integrante / Bernardo Galvão Castro - Coordenador / Aline Cristina Andrade Mota Miranda - Integrante / Luiz Carlos Alcântara - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Journal of Hepatology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Melhor Trabalho, na categoria PIBIC. RAIC 2018 (Aluno: Eduardo Fukutani Rocha), Instituto Gonçalo Muniz - Fiocruz Bahia..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FUKUTANI, EDUARDO2018FUKUTANI, EDUARDO ; RODRIGUES, MORENO ; KASPRZYKOWSKI, JOSÉ IRAHE ; ARAUJO, CINTIA FIGUEIREDO DE ; PASCHOAL, ALEXANDRE ROSSI ; RAMOS, PABLO IVAN PEREIRA ; FUKUTANI, KIYOSHI FERREIRA ; Queiroz, Artur Trancoso Lopo de . Follow up of a robust meta-signature to identify Zika virus infection in Aedes aegypti: another brick in the wall. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 113, p. e180053, 2018.

2.
BOUZAS, MAIARA L.2018BOUZAS, MAIARA L. ; OLIVEIRA, JULIANA R. ; QUEIROZ, ARTUR ; FUKUTANI, KIYOSHI F. ; BARRAL, ALDINA ; RECTOR, ANNABEL ; WOLLANTS, ELKE ; KEYAERTS, ELS ; VAN DER GUCHT, WINKE ; VAN RANST, MARC ; BEUSELINCK, KURT ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; VAN WEYENBERGH, JOHAN ; NASCIMENTO-CARVALHO, CRISTIANA M. . Diagnostic accuracy of digital RNA quantification versus real-time PCR for the detection of respiratory syncytial virus in nasopharyngeal aspirates from children with acute respiratory infection. JOURNAL OF CLINICAL VIROLOGY, v. 106, p. 34-40, 2018.

3.
ABBASI, IBRAHIM2018ABBASI, IBRAHIM ; TRANCOSO LOPO DE QUEIROZ, ARTUR ; KIRSTEIN, OSCAR DAVID ; NASEREDDIN, ABDELMAJEED ; HORWITZ, BEN ZION ; HAILU, ASRAT ; SALAH, IKRAM ; MOTA, TIAGO FEITOSA ; FRAGA, DEBORAH BITTENCOURT MOTHÉ ; VERAS, PATRICIA SAMPAIO TAVARES ; POCHE, DAVID ; POCHE, RICHARD ; YESZHANOV, AIDYN ; BRODSKYN, CLÁUDIA ; TORRES-POCHE, ZARIA ; WARBURG, ALON . Plant-feeding phlebotomine sand flies, vectors of leishmaniasis, prefer. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA, v. x, p. 201810435, 2018.

4.
BORJA, LAIRTON SOUZA2018BORJA, LAIRTON SOUZA ; COELHO, LÍVIA BRITO ; JESUS, MATHEUS SILVA DE ; DE QUEIROZ, ARTUR TRANCOSO LOPO ; CELEDON, PAOLA ALEJANDRA FIORANI ; ZACHIN, NILSON IVO TONIN ; SILVA, EDIMILSON DOMINGOS ; FERREIRA, ANTÔNIO GOMES PINTO ; KRIEGER, MARCO AURÉLIO ; VERAS, PATRÍCIA SAMPAIO TAVARES ; FRAGA, DEBORAH BITTENCOURT MOTHÉ . High accuracy of an ELISA test based in a flagella antigen of Leishmania in serodiagnosis of canine visceral leishmaniasis with potential to improve the control measures in Brazil - A Phase II study. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 12, p. e0006871, 2018.

5.
FUKUTANI, KIYOSHI FERREIRA2018FUKUTANI, KIYOSHI FERREIRA ; KASPRZYKOWSKI, JOSÉ IRAHE ; PASCHOAL, ALEXANDRE ROSSI ; GOMES, MATHEUS DE SOUZA ; BARRAL, ALDINA ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; RAMOS, PABLO IVAN PEREIRA ; Queiroz, Artur Trancoso Lopo de . Meta-Analysis of Aedes aegypti Expression Datasets: Comparing Virus Infection and Blood-Fed Transcriptomes to Identify Markers of Virus Presence. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 5, p. 1-13, 2018.

6.
TORRES, FELIPE2017TORRES, FELIPE ; ARIAS-CARRASCO, RA?L ; CARIS-MALDONADO, JOS? C. ; BARRAL, ALDINA ; MARACAJA-COUTINHO, VINICIUS ; DE QUEIROZ, ARTUR T. L. . LeishDB: a database of coding gene annotation and non-coding RNAs in Leishmania braziliensis. Database-The Journal of Biological Databases and Curation, v. 2017, p. 1-11, 2017.

7.
ANDRADE, DAFNE C.2017ANDRADE, DAFNE C. ; BORGES, IGOR C. ; BOUZAS, MAIARA L. ; OLIVEIRA, JULIANA R. ; FUKUTANI, KIYOSHI F. ; QUEIROZ, ARTUR T. ; DE OLIVEIRA, CAMILA INDIANI ; BARRAL, ALDINA ; VAN WEYENBERGH, JOHAN ; NASCIMENTO-CARVALHO, CRISTIANA . 10-valent pneumococcal conjugate vaccine (PCV10) decreases metabolic activity but not nasopharyngeal carriage of Streptococcus pneumoniae and Haemophilus influenzae. VACCINE, v. 6, p. 48, 2017.

8.
SALGADO, VANESSA R2016SALGADO, VANESSA R ; QUEIROZ, ARTUR TL DE ; SANABANI, SABRI S ; OLIVEIRA, CAMILA I DE ; CARVALHO, EDGAR M ; COSTA, JACKSON ML ; BARRAL-NETTO, MANOEL ; BARRAL, ALDINA . The microbiological signature of human cutaneous leishmaniasis lesions exhibits restricted bacterial diversity compared to healthy skin. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online), v. 111, p. 241-251, 2016.

9.
IRAHE KASPRZYKOWSKI, JOSÉ2016IRAHE KASPRZYKOWSKI, JOSÉ ; FERREIRA FUKUTANI, KIYOSHI ; FÁBIO, HELTON ; MARIA PRADO BARRAL, ALDINA ; TRANCOSO LOPO DE QUEIROZ, ARTUR . HIV-1 Nucleotide Sequence Comprehensive Analysis: A Computational Approach. Current Bioinformatics (Print), v. 11, p. 1-9, 2016.

10.
DUARTE, ANGELO2015DUARTE, ANGELO ; QUEIROZ, ARTUR T. L. ; TOSTA, RAFAEL ; CARVALHO, AUGUSTO M. ; BARBOSA, CARLOS HENRIQUE ; BELLIO, MARIA ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; BARRAL-NETTO, MANOEL . Prediction of CD8+ Epitopes in Leishmania braziliensis Proteins Using EPIBOT: In Silico Search and In Vivo Validation. Plos One, v. 10, p. e0124786, 2015.

11.
SANTANNA, BRENA M. M.2015SANTANNA, BRENA M. M. ; MARBACH, PHELLIPPE P. A. ; ROJAS-HERRERA, MARCELO ; DE SOUZA, JORGE T. ; ROQUE, MILTON R. A. ; QUEIROZ, ARTUR T. L. . High-Quality Draft Genome Sequence of Bacillus amyloliquefaciens Strain 629, an Endophyte from Theobroma cacao. Genome Announcements, v. 3, p. e01325-15, 2015.

12.
DE CARVALHO, ISABEL M.V.G.2014DE CARVALHO, ISABEL M.V.G. ; ALVES, RAFAEL ; DE SOUZA, POLYANA A. VASCONCELOS-MEDEIROS ; DA SILVA, EDVALDO F. ; MAZO, DANIEL ; CARRILHO, FLAIR J. ; QUEIROZ, ARTUR T.L. ; PESSOA, MÁRIO G. . Protease inhibitor resistance mutations in untreated Brazilian patients infected with HCV: Novel insights about targeted genotyping approaches. Journal of Medical Virology (Print), v. na, p. n/a-n/a, 2014.

13.
CARVALHO, ISABEL MARIA VICENTE GUEDES DE2014CARVALHO, ISABEL MARIA VICENTE GUEDES DE ; Queiroz, Artur Trancoso Lopo de ; MORAES, ROSIANE BRITO DE ; GIL, HELIO BENITES ; ALVES, RAFAEL ; VIVIANI, ANDRÉA DE BARROS PINTO ; BECNEL, JAMES JOHN ; ARAUJO-COUTINHO, CARLOS JOSÉ PEREIRA DA CUNHA DE . Description of microsporidia in simulids: molecular and morphological characterization of microsporidia in the larvae of Simulium pertinax Kollar (Diptera: Simuliidae). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 47, p. 624-631, 2014.

14.
ALVES, R.2013ALVES, R. ; Queiroz, A. T. L. ; PESSOA, M. G. ; DA SILVA, E. F. ; MAZO, D. F. C. ; Carrilho, F. J. ; CARVALHO-FILHO, R. J. ; DE CARVALHO, I. M. V. G. . The presence of resistance mutations to protease and polymerase inhibitors in Hepatitis C virus sequences from the databank. Journal of Viral Hepatitis (Print), v. x, p. n/a-n/a, 2013.

15.
MENDONÇA, VITOR RR2013MENDONÇA, VITOR RR ; Queiroz, Artur TL ; LOPES, FABRÍCIO M ; ANDRADE, BRUNO B ; BARRAL-NETTO, MANOEL . Networking the host immune response in Plasmodium vivax malaria. Malaria Journal (Online), v. 12, p. 69, 2013.

16.
Bittar, Cintia2010Bittar, Cintia ; Jardim, Ana Carolina G ; Yamasaki, Lilian H T ; de Queiroz, Artur T L ; Carareto, Claudia M A ; Pinho, Joao Renato R ; de Carvalho-Mello, Isabel Maria V G ; Rahal, Paula . Genetic diversity of NS5A protein from hepatitis C virus genotype 3a and its relationship to therapy response. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 10, p. 36, 2010.

17.
Queiroz, ATL2010 Queiroz, ATL ; Maracaja-Coutinho, V. ; Jardim, A. C. G. ; Rahal, P. ; de Carvalho-Mello, I. M. V. G. ; Matioli, S. R. . Relation of pretreatment sequence diversity in NS5A region of HCV genotype 1 with immune response between pegylated-INF/ribavirin therapy outcomes. Journal of Viral Hepatitis, p. no-no, 2010.

18.
Galvão-Castro, B2010Galvão-Castro, B ; Alcantara LC ; GRASSI, M. F. R. ; MIRANDA, A.C.A.M. ; de Queiroz, A. T. L. ; REGO, FAR ; Cesar Andrade Mota, Augusto ; Araujo Pereira, Sergio ; MAGALHAES, T ; Tavares-Neto, J ; GONCALVES, MS ; DOURADO, I . EPIDEMIOLOGIA E ORIGEM DO HTLV-I EM SALVADOR ESTADO DA BAHIA: A CIDADE COM A MAIS ELEVADA PREVALÊNCIA DESTA INFECÇÃO NO BRASIL. Gazeta Médica da Bahia, v. 79, p. 3-10, 2010.

19.
Jardim, Ana Carolina Gomes2009Jardim, Ana Carolina Gomes ; Yamasaki, Lílian Hiromi Tomonari ; Queiroz, ATL ; Bittar, Cíntia ; Pinho, João Renato Rebello ; Carareto, Claudia Márcia Aparecida ; Rahal, Paula ; Mello, Isabel Maria Vicente Guedes de Car . Quasispecies of hepatitis C virus genotype 1 and treatment outcome with Peginterferon and Ribavirin?. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 9, p. 689-698, 2009.

20.
Mello, I. M. V. G. C.2009Mello, I. M. V. G. C. ; Thumann, C. ; Schvoerer, E. ; Soulier, E. ; Pinho, J. R. R. ; Silvestre, D. A. M. M. ; Queiroz, A. T. L. ; Wolf, P. ; Baumert, T. F. ; Keller, F. S. ; Pereira, C. A. . Conservation of hepatitis C virus nonstructural protein 3 amino acid sequence in viral isolates during liver transplantation. Journal of Viral Hepatitis, p. Early View, 2009.

21.
Dias, Álvaro Machado2009Dias, Álvaro Machado ; Queiroz, Artur Trancoso Lopo ; Maracaja-Coutinho, Vinícius . Schizophrenia, brain disease and meta-analyses: Integrating the pieces and testing Fusar-Poli s hypothesis. Medical Hypotheses, p. xxxx-xxx, 2009.

22.
Gomes-Gouvea, M. S.2009Gomes-Gouvea, M. S. ; Soares, M. C. P. ; Bensabath, G. ; de Carvalho-Mello, I. M. V. G. ; Brito, E. M. F. ; Souza, O. S. C. ; Queiroz, A. T. L. ; Carrilho, F. J. ; Pinho, J. R. R. . Hepatitis B virus and hepatitis delta virus genotypes in outbreaks of fulminant hepatitis (Labrea black fever) in the western Brazilian Amazon region. Journal of General Virology (Print), v. 90, p. 2638-2643, 2009.

23.
de Carvalho-Mello, I. M. V. G.2009de Carvalho-Mello, I. M. V. G. ; Medeiros Filho, J. E. ; Gomes-Gouvea, M. S. ; Malta, F. d. M. ; de Queiroz, A. T. L. ; Pinho, J. R. R. ; Carrilho, F. J. . Molecular evidence of horizontal transmission of HCV within couples. Journal of General Virology (Print), p. x-x, 2009.

24.
Dias, Álvaro Machado2009Dias, Álvaro Machado ; Maracaja-Coutinho, Vinícius ; de Queiróz, Artur Trancoso Lopo . The Role of Neuregulin 1 in Schizophrenia: A Bioinformatics Approach. Nature Precedings, v. 1, p. 1-8, 2009.

25.
Pedroso, C??lia2007Pedroso, C??lia ; Queiroz, Artur TL ; Alc??ntara, Luis C ; Drexler, Jan F ; Diaz, Ricardo S ; Weyll, Neide ; Brites, Carlos . High Prevalence of Primary Antiretroviral Resistance Among HIV-1-Infected Adults and Children in Bahia, a Northeast State of Brazil. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, v. 45, p. 251-253, 2007.

26.
Cesar Andrade Mota, Augusto2007Cesar Andrade Mota, Augusto ; Van Dooren, Sonia ; Maria De Campos Fernandes, Flora ; Araujo Pereira, Sergio ; Trancoso Lopo Queiroz, Artur ; Olavarria Gallazzi, Viviana ; Vandamme, Anne-Mieke ; Galvão-Castro, Bernardo ; Carlos Junior Alcantara, Luiz . The Close Relationship between South African and Latin American HTLV Type 1 Strains Corroborated in a Molecular Epidemiological Study of the HTLV Type 1 Isolates from a Blood Donor Cohort. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 23, p. 503-507, 2007.

27.
Queiroz, Artur Trancoso Lopo de2007Queiroz, Artur Trancoso Lopo de ; Santos, Luciane Amorim ; Moreau, Domingos Ramon ; Oliveira, Tulio de ; Watkins, David I. ; Galvão-Castro, Bernardo ; Alcantara, Luiz Carlos Junior . Identification and characterization of previously described epitopes in HIV-1 subtypes B, C, F and BF in Brazil. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 11, p. 27-30, 2007.

28.
Locateli, Dayse2007Locateli, Dayse ; Stoco, Patrícia H. ; de Queiroz, Artur T.L. ; Alcântara, Luiz C.J. ; Ferreira, Luiz G.E. ; Zanetti, Carlos R. ; Rodrigues, Rosângela ; Grisard, Edmundo C. ; Pinto, Aguinaldo R. . Molecular epidemiology of HIV-1 in Santa Catarina State confirms increases of subtype C in Southern Brazil. Journal of Medical Virology (Print), v. 79, p. 1455-1463, 2007.

29.
Drexler, J. F.2007Drexler, J. F. ; de Souza Luna, L. K. ; Pedroso, C. ; Pedral-Sampaio, D. B. ; Queiroz, A. T. L. ; Brites, C. ; Netto, E. M. ; Drosten, C. . Rates of and Reasons for Failure of Commercial Human Immunodeficiency Virus Type 1 Viral Load Assays in Brazil. Journal of Clinical Microbiology (Print), v. 45, p. 2061-2063, 2007.

30.
Queiroz, Artur Trancoso Lopo de2007Queiroz, Artur Trancoso Lopo de ; Mota-Miranda, Aline Cristina Andrade ; Oliveira, Tulio de ; Moreau, Domingos Ramon ; Urpia, Caroline de Carvalho ; Carvalho, Chandra Mara ; Galvão-Castro, Bernardo ; Alcantara, Luiz Carlos Junior . Re-mapping the molecular features of the human immunodeficiency virus type 1 and human T-cell lymphotropic virus type 1 Brazilian sequences using a bioinformatics unit established in Salvador, Bahia, Brazil, to give support to the viral epidemiology studies. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, v. 102, p. 133-139, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
Miranda, ACAM ; Queiroz, ATL ; Carvalho, CM ; Moreau, DR ; Alcântara, LCJ ; Galvão-Castro, B . Apoio a Ciência e Tecnologia. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em DST/HIV/AIDS no Brasil. : , 2005, v. , p. 263-266.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Alcantara LC ; Queiroz, ATL ; Santos, LA ; Moreau, DR ; Oliveira, T ; Galvão-Castro, B . Mapping epitope candidates from HIV-1 Brazilian sequences for vaccine development. In: AIDS Vaccine 2006, 2006, Amsterdan. AIDS vaccine 2006, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Jardim, A. C. G. ; Yamasaki, Lilian H T ; Queiroz, Artur Trancoso Lopo de ; Bittar, Cintia ; Carareto, Claudia M A ; Rahal, Paula ; Mello, I. M. V. G. C. . PRE-TREATMENT GENETIC VARIABILITY OF NS5A REGION ON PATIENTS INFECTED WITH HCV GENOTYPE 1. In: 59th Annual Meeting of the American-Association-for-the-Study-of-Liver-Diseases, 2008, San Francisco. Hepatology (Baltimore, Md.), 2008. v. 48. p. 529A-530A.

2.
Queiroz, ATL; Santos LA ; Moreau, DR ; Oliveira, T ; Galvão-Castro, B ; Alcantara LC . Epitope Mapping Viral Sequences From Brazil For Vaccine Development. In: 13th International HIV Dynamics & Evolution, 2006, Woods Hole. 13th International HIV Dynamics & Evolution.

3.
Queiroz, ATL; Santos, LA ; Oliveira, T ; Moreau, DR ; Galvão-Castro, B ; Alcantara LC . Mapping epitope candidates from HIV-1 Brazilian sequences for vaccine Development.. In: 14th Annual International Conference on Intelligent System for Molecular Biology, 2006, Fortaleza-CE. 14th Annual International Conference on Intelligent System for Molecular Biology.

4.
Queiroz, ATL; Carvalho, CM ; Moreau, DR ; Oliveira, T ; Galvão-Castro, B ; Alcantara LC . Epitopes Mapping of the Brazilian HIV-1 Sequences To Get Vaccines Strategies. In: XVI National Meeting of Virology, 2005, Salvador BA. Virus Reviews & Research. v. 10. p. 131-131.

5.
Queiroz, ATL; Carvalho, CM ; Oliveira, T ; Moreau, DR ; Galvão-Castro, B ; Alcantara LC . Mapping the genetic characteristics of the Brazilian HIV-1 strains suggesting the potential epitope to vaccine candidates with the development f the viral Bioinformatics Laboratosy at Salvador, Bahia, Brazil.. In: SIMPAIDS, 2005, Ouro Preto. SIMPAIDS 2005, 2005.

6.
Queiroz, ATL; Carvalho, CM ; Miranda, ACAM ; Moreau, DR ; Oliveira, T ; Galvão-Castro, B ; Alcantara LC . Potential Site Analysis of Brazilian Proteins: p17and p24(gag) and gp41(env). In: XV Encontro Nacional de Virologia, 2004, São Pedro SP. Potential Site Analysis of Brazilian Proteins: p17and p24(gag) and gp41(env). São Paulo: Virus:Revews & Research, 2004. v. 09. p. 228-229.

Apresentações de Trabalho
1.
de Queiroz, A. T. L. ; RANGEL, L. T. ; Matioli, S. R. ; de Carvalho-Mello, I. M. V. G. . REEvolution: A tool for epitope mapping and selective pressure analysis for HIV and HCV infections. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
de Queiroz, A. T. L. . VPS5719 - Bases Instrumentais em Epidemiologia Molecular de Doenças Transmissiveis - InferênciasFilogenéticas. 2010. .

2.
de Queiroz, A. T. L. . I Curso Basico de Filogenia Molecular - Banco de Sequências.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
de Queiroz, A. T. L. . I Curso de Inverno em Bioinformática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
de Queiroz, A. T. L. . VI SEMBIO: Semana de Biologia da UFBA - Bioinformática: Pode isso te salvar um dia?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
de Queiroz, A. T. L. . Evolução Viral e Epidemiologia Molecular dos Vírus Causadores de Hepatites - HCV e HBV. 2009. .

6.
de Queiroz, A. T. L. . Jornada de Atualização dos Laboratórios de Genotipagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
de Queiroz, A. T. L. . Filogenia e Evolução. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Queiroz, ATL. Curso Interinstitucional de Bioinformatica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Queiroz, ATL. .Workshop de Bioinformatica do Instituto Adolfo Lutz. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARBACH, P. A. S.; Queiroz, ATL; ROQUE, M. R. A.. Participação em banca de Fenícia Brito Santos. Filogenia e caracterização funcional de genes da Via Biossintética de Purinas.. 2013. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, F.; Queiroz, ATL; Bomfim, G.C.. Participação em banca de Fernanda Orpinelli Ramos do Rego.Análise in silico de proteína: Modelo baseado na Apolipoproteína-E relacionada à doença de Alzheimer. 2012 - Universidade Federal da Bahia.

2.
Queiroz, ATL; FERNANDES, F.; MONTANHO, R. A. M.. Participação em banca de Antonio Marcio Gomes Martins Junios.Sistemática molecular do gênero Cerbus (Primates, Cerbidae) com base em sequencias de DNA do gene mitocondrial citocromo b: continuando a documentação de uma fauna taxonomicamente não resolvida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Workshop de Bioinformática da Universidade de São Paulo.REEvolution: A tool for epitope mapping and selective pressure analysis for HIV and HCV infections. 2010. (Oficina).

2.
14th Annual International Conference on Intelligent System for Molecular biology. 14th Annual International Conference on Intelligent System for Molecular biology. 2006. (Congresso).

3.
Curso Interinstitucional de Bioinformatica.Curso Inter Institucional de Bioinformática - UFMAM/UEA/FIOCRUZ. 2005. (Outra).

4.
Treinamento para a utilização da database HIV-Base.Treinamento para a utilização da database HIV-Base. 2005. (Outra).

5.
XVI Encontro Nacional de Virologia. XVI Encontro Nacional de Virologia. 2005. (Congresso).

6.
Advanced Studies in Bioinformatics and viral Evolution.Advanced Studies in Bioinformatics and Viral Evolution. 2004. (Outra).

7.
Second Brazilian Workshop on Virus evolution and Molecular Epidemiology-HIV and HTLV.Second Brazilian Workshop on Virus Evolution and Molecular Epidemiology-HIV and HTLV. 2004. (Oficina).

8.
Treinamento Teórico/Prático de Análises de Seqüências Nucleotídicas no Núcleo de Bioinformática e Análises Genéticas e Evolutivas.Treinamento Teórico/Prático de Análises de Seqüências Nucleotídicas no Núcleo de Bioinformática e Análises Genéticas e Evolutivas. 2004. (Outra).

9.
Workshop de Bioiformatica.Workshop de Bioinformatica do Instituto Adolfo Lutz. 2004. (Oficina).

10.
XV Encontro Nacional de Virologia.XV Encontro Nacional de Virologia. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
José Írahe Kasprzykowski Gonçalves. SAGA: Sistema de análise genômica dos arbovírus Zika virus, Dengue virus e Chikungunya virus.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde E Medicina Investigativa) - Fundação Oswaldo Cruz. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Matheus Brito de Oliveira. GATOOL - Genome Assembly Tool. Uma ferramenta web para montagem de genomas bacterianos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Estadual de Feira de Santana, . Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

2.
José Írahe Kasprzykowski Gonçalves. Sistema para análise de sequências nucleotídicas do HIV disponíveis no GenBank. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Computação Aplicada) - Universidade Estadual de Feira de Santana, . Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

3.
Felipe Guimarães Torres. LEISHMANIA BRAZILIENSIS: REANOTAÇÃO GENÔMICA E ESTRUTURAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM MODELO DE DADOS RELACIONAIS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Computação Aplicada) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Guimarães Torres. VSDBM: Modelo Computacional para gerenciamento de sequências nucleotídicas virais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Jorge Amado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

2.
José Írahe Kasprzykowski Gonçalves. VSDBM: Modelo Computacional para gerenciamento de sequências nucleotídicas virais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Jorge Amado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

Iniciação científica
1.
Evelin Moura Nascimento. Data Mining e redes de interação in silico aplicado a análise de dados de Leishmaniose Tegumentar. 2014. Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

2.
Mateus Oliveira Malaquias. Identificação de epítopos evolutivamente estáveis no HIV, Uma abordagem evolutiva/preditiva. 2013. Iniciação Científica - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

3.
Felipe Guimarães Torres. Desenvolvimento de Preditores para Epítopos específicos para o Vírus da Hepatite C: Uma Abordagem Evolutiva. 2012. Iniciação Científica - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.

4.
Jose Irahe Kasprzykowski Gonçalves. Mapeamento e Predição com Abordagens Evolutivas para Identificação de Epítopos Estáveis no HIV e HCV. 2012. Iniciação Científica - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Artur Trancoso Lopo de Queiroz.



Outras informações relevantes


Aprovado no concurso da Petrobras EDITAL N.º 5/2001? PETROBRAS/PSP/SC-, novembro 2001.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 1:23:32