Talita Raquel Luz Romero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6477831071879819
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Possui Licenciatura Plena em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2008) e mestrado em Ensino de Ciências, Modalidade Física, pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciência da Universidade de São Paulo (2012 - bolsista do CNPq). Suas áreas de pesquisa envolvem física, ensino de física, filosofia da ciência e novas tecnologias no ensino de física. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Produção de Material Didático e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talita Raquel Luz Romero
Nome em citações bibliográficas
ROMERO, T. R. L.;RAQUEL, TALITA

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Miguel de Cervantes.
Av. Jorge João Saad, 905
Morumbi
05618001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37423604
URL da Homepage: https://www.cmc.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Modelos e Explicacoes: A apropriacao e o uso de entidades cientificas pelos alunos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maurício Pietrocola.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Modelos; Explicações; Entidades.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Debate Sobre Novas Teorias e Estratégias Metodológicas em EaD: Percepções e Expectativas Sobre um Curso Com Foco no Aluno..
Orientador: Ozias de Jesus Soares..
2002 - 2008
Graduação em Licenciatura em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: INVESTIGAÇÃO DA INTERAÇÃO COGNIÇÃO-AFETO NA CONSTRUÇÃO DE EXPLICAÇÕES: VALIDAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ENTREVISTA..
Orientador: Maurício Pietrocola.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio a Faculdade de Educação, FAFE, Brasil.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Pós-graduação-Planejamento, Implementação e Gestão. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1996 - 1999
Magistério.
Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, CEFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Miguel de Cervantes, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Laboratório de Física, Carga horária: 13


Faculdade de Engenharia São Paulo, FESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 6


Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Administrador de LMS Moodle, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pela administração do ambiente virtual de aprendizagem, atualizações, usuários, publicações, testes de novos plugins, apoio a equipe de DI, treinamento de professores e tutores.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Educação a Distância, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pelo acompanhamento das etapas de planejamento prévias, de desenvolvimento, publicação, execução e encerramento de cursos EAD; pela estão do cronograma de produção de conteúdo e dos elementos estruturantes do ambiente virtual de aprendizagem, revisão instrucional (layout e linguagem) dos conteúdos e pela garantia da qualidade de entrega dos produtos.


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Física para os cursos de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Civil. Disciplinas já lecionadas: Física 01, Mecânica Clássica, Ondas, Acústica e Ótica.


Faculdades Integradas de São Paulo, FISP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Física para os cursos de Engenharia Elétrica. Disciplinas já lecionadas: Física 01, Mecânica Clássica, Ondas, Acústica e Ótica.


Grupo de Apoio Técnico-Pedagógico, GRUPO ATP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico-pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Suporte técnico-pedagógico ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle dos cursos Redefor, Licenciatura em Ciências e ao STOA (ambiente de apoio as disciplinas da USP). Site do Grupo: http://atp.usp.br/apresentacao/


LEGO Education - Edacom Tecnologia, LEGO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora autora e Design Instrucional, Carga horária: 8
Outras informações
Professora autora do curso "Aperfeiçoamento em Ensino de Física com uso de robótica" desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle (http://legozoom.fafe.org.br/) para professores de Física do Ensino Médio do SESI. Design instrucional dos cursos de "Aperfeiçoamento em Educação Tecnológica - Anos Iniciais" desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle (http://legozoom.fafe.org.br/) para professores Ensino Fundamental do SESI.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora autora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora autora do curso "Aperfeiçoamento em Ensino de Física com uso de robótica" desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle (http://legozoom.fafe.org.br/) para professores de Física do Ensino Médio do SESI e do Estado do Recife.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Autora colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Cargo / função: Desenvolver 48 atividades de Física o Ensino Médio (16 atividades para cada ano). Tipo de atividade: por meio dos kits da LEGO educacional, criar e desenvolver atividades para o ensino de Física o Ensino Médio.


Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Design Instrucional, Carga horária: 8
Outras informações
Desing Instrucional dos cursos de "Formação Continuada aos Professores do Ensino Fundamental ? Ciclo II da RMESP" oferecidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle (http://cursos.fafe.org.br/).

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Bolsista de Projeto de Ensino de Física: ?RIVED ? Fábrica Virtual/Curso Como Fazer Objetos de Aprendizagem? ? Convênio USP / MEC


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE de Metodologia do Ensino, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do PAE - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da disciplina Metodologia de Ensino de Física I, ministrada pelo Prof. Maurício Pietrocola.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE de Metodologia do Ensino, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do PAE - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da disciplina Metodologia de Ensino de Física II, ministrada pelo Prof. Maurício Pietrocola.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE de Metodologia do Ensino, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do PAE - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da disciplina Metodologia de Ensino de Física I, ministrada pelo Prof. Maurício Pietrocola.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE de Metodologia do Ensino, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária do PAE - Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da disciplina Metodologia de Ensino de Física II, ministrada pelo Prof. Maurício Pietrocola.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio disciplinar, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Tipo de atividade: Estágio de observação e regência com uma classe do 2º ano do Ensino Médio.


Estação Ciência, EC-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Agente de acompanhamento, Carga horária: 30
Outras informações
Programa ABC na Educação Científica ? Mão na Massa - Polo Estação Ciência - USP Tipo de atividade: Acompanhamento do desenvolvimento do Projeto em escolas da Rede Municipal da Prefeitura de São Paulo. Local: Estação Ciência ? Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Rua Guaicurus, 1394 ? CEP 05033-002 ? Tel. (11) 3673.2798

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Estagiária do Projeto Mão na Massa, Carga horária: 20
Outras informações
Programa ABC na Educação Científica ? Mão na Massa - Polo Estação Ciência - USP Tipo de atividade: Capacitação de professores e desenvolvimento de atividades cientificas para o Ensino Fundamental. Local: Estação Ciência ? Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Rua Guaicurus, 1394 ? CEP 05033-002 ? Tel. (11) 3673.2798

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Monitoria em museu de ciências., Carga horária: 20
Outras informações
Instituição: Estação Ciência ? Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Local: Rua Guaicurus, 1394 ? CEP 05033-002 ? Tel. (11) 3673.2798


IBEP Nacional ? Inst. Bras. Edições Pedagógicas Ltda., IBEP NACIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Assistente Editorial, Carga horária: 10
Outras informações
Tipo de atividade: Apoio ao trabalho de edição de livros de Física para o Ensino Médio Local: Avenida Alexandre Mackenzie, 619 ? CEP 05322-000 ? Tel. (11) 6099.7799


Programa Pró-Universitário ? Faculdade de Educação / USP, PRÓUNIVERSITÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Tipo de atividade: Apoio Administrativo ao desenvolvimento dos Módulos de Ensino Local: Avenida da Universidade, 308, Escola de Aplicação ? CEP 05508-040


Colégio Dr. Bernardino de Campos, COL., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professora titular de Física, Carga horária: 12
Outras informações
Nível de ensino: Médio Tipo de atividade: Ensino de Física para alunos do Ensino Médio Cargo/Função: Professora de Física


Colégio Marista ? Nossa Senhora da Glória, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professora Plantonista de Física, Carga horária: 5
Outras informações
Nível de ensino: Fundamental II e Médio Tipo de atividade: Orientação de estudos para alunos do 9º ano e Ensino Médio.


Editora Moderna Ltda, MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cedente
Outras informações
Elaboração de questões para serem inseridas em obra didática.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BROCKINGTON, Guilherme2018BROCKINGTON, Guilherme ; SCHIVANI, Milton ; BARSCEVICIUS, CESAR ; RAQUEL, TALITA ; PIETROCOLA, Maurício . Using robotics in kinematics classes: exploring braking and stopping distances. Physics Education, v. 53, p. 025012, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LAGO, L. G. ; ANDRADE, Renata de ; LOCATELLI, R. J. ; PAULA, J. P. ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, Maurício . Astronomia no ensino de ciências da natureza. 1. ed. São Paulo: FTD, 2012. v. 1.

2.
SCHIVANI, Milton ; ROMERO, T. R. L. ; LUCIANO, P. G. ; ANDRADE, Renata de ; PIETROCOLA, Maurício . Novos materiais e tecnologias digitais no Ensino de Física. 1. ed. São Paulo: FTD, 2012. v. 1.

3.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Livro do Professor - Volume 03. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 128p .

4.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Volume 02. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 496p .

5.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Livro do Professor - Volume 01. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 112p .

6.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Volume 01. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 400p .

7.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Volume 03. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 528p .

8.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Livro do Professor - Volume 02. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 127p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, Maurício . Novas tecnologias para o ensino de Física: um estudo preliminar das características e potencialidades de atividade usando kits de robótica. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus - MA. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

2.
ROMERO, T. R. L.; ANDRADE, Renata de . FÍSICOS DA ALEGRIA: PROJETO DE ENSINO SOBRE RADIOLOGIA PARA CRIANÇAS DO HOSPITAL DO CÂNCER. In: XVIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória - ES. XVIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

3.
ROMERO, T. R. L.; ANDRADE, Renata de ; PIETROCOLA, Maurício . Parâmetros para análise de roteiros de objetos de aprendizagem. In: XVIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória - ES. XVIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

4.
ROMERO, T. R. L.; PIETROCOLA, Maurício . Investigação Da Interação Cognição-Afeto Na Construção De Explicações: Validação De Um Protocolo De Entrevista. In: XVII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luís - MA. XVII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007. p. 98-99.

5.
ROMERO, T. R. L.; PIETROCOLA, Maurício . Modelos e Explicações: a construção da realidade e suas bases emocionais. In: V ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru - SP. V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROMERO, T. R. L.; PIETROCOLA, Maurício . Models And Explanations: The Appropriation Of Scientific Entities And Students? Use Of It. In: ESERA - European Science Education Research Association, 2013, Nicosia. Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherence in Learning, 2013.

2.
BROCKINGTON, Guilherme ; ROMERO, T. R. L. ; SCHIVANI, Milton ; ROUXINOL, Estevam ; PIETROCOLA, Maurício . New technology to teach physics: Activity development using robotics. In: ESERA - European Science Education Research Association, 2013, Nicosia. Science Education Research for Evidence-based Teaching and Coherence in Learning, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T. R. L. . Modelos e explicações: A apropriação de entidades e o uso que se faz delas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIGHI, H. ; ROMERO, T. R. L. ; HAMBURGER, E. W. . MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO: UMA ABORADAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.

2.

3.

4.

5.


Demais tipos de produção técnica
1.
PIETROCOLA, Maurício ; BROCKINGTON, Guilherme ; ROMERO, T. R. L. ; ANDRADE, Renata de ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: Dinâmica - Ensino Médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

2.
PIETROCOLA, Maurício ; BROCKINGTON, Guilherme ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: Máquinas e Equilíbrio - Ensino Médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

3.
PIETROCOLA, Maurício ; BROCKINGTON, Guilherme ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: Movimentos - Ensino Médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

4.
ANDRADE, Renata de ; BROCKINGTON, Guilherme ; ROMERO, T. R. L. ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton ; PIETROCOLA, Maurício . Fascículo de Educacao para a Vida Zoom: Termodinamica - Ensino Medio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

5.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T. R. L. ; BROCKINGTON, Guilherme ; ANDRADE, Renata de ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton . Fascículo de Educacao para a Vida Zoom: Meio Ambiente e Ondas - Ensino Medio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

6.
SCHIVANI, Milton ; ROUXINOL, Estevam ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, Maurício ; BROCKINGTON, Guilherme ; ANDRADE, Renata de . Fascículo de Educacao para a Vida Zoom: Modos de Percepção - Ensino Medio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

7.
ANDRADE, Renata de ; BROCKINGTON, Guilherme ; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T. R. L. ; SCHIVANI, Milton ; ROUXINOL, Estevam . Fascículo de Educacao para a Vida Zoom: Armazenamento de Informação e Entretenimento - Ensino Medio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

8.
ROMERO, T. R. L.; ANDRADE, R. C. O. ; BROCKINGTON, Guilherme ; PIETROCOLA, Maurício ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton . Fascículo de Educacao para a Vida Zoom: Forças Elétricas - Ensino Medio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

9.
PIETROCOLA, Maurício ; ANDRADE, Renata de ; BROCKINGTON, Guilherme ; ROMERO, T. R. L. ; ROUXINOL, Estevam ; SCHIVANI, Milton . Fascículo de Educação para a Vida Zoom: Energia e Potência - Ensino Médio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESERA - European Science Education Research Association. New technology to teach physics: Activity development using robotics. 2013. (Congresso).

2.
ESERA - European Science Education Research Association. Models And Explanations: The Appropriation Of Scientific Entities And Students? Use Of It. 2013. (Congresso).

3.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.MOODLE: Ferramentas Avançadas de Ensino-Aprendizagem. 2013. (Simpósio).

4.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE CALOR VEICULADO PELOS LIVROS DIDÁTICOS DE 1928 A 2008. 2011. (Encontro).

5.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DA CIÊNCIA: O PAPEL DAS ENTIDADES CIENTÍFICAS NO ENSINO DE FÍSICA. 2011. (Encontro).

6.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.O papel da emoção na incorparação de modelos e na produção de explicações.. 2011. (Encontro).

7.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Oficina de astronomia: Chá com estrelas. 2011. (Simpósio).

8.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Novas tecnologias para o ensino de Física: um estudo preliminar das características e potencialidades de atividade usando kits de robótica. 2011. (Simpósio).

9.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Oficina de termodinâmica: Ah! Um não é nada!?. 2011. (Simpósio).

10.
V Encontro do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências.Modelos e explicações: A apropriação de entidades e o uso que se faz delas. 2010. (Encontro).

11.
XVIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.Parâmetros para análise de roteiros de objetos de aprendizagem. 2009. (Simpósio).

12.
XVIII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.FÍSICOS DA ALEGRIA: PROJETO DE ENSINO SOBRE RADIOLOGIA PARA CRIANÇAS DO HOSPITAL DO CÂNCER. 2009. (Simpósio).

13.
60º Reunião da SBPC.MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO: UMA ABORADAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO MÉDIO. 2008. (Outra).

14.
60º Reunião da SBPC.Oficina: Como se forma a chuva?. 2008. (Outra).

15.
XVII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.Oficina: Do óbvio ao surpreendente com a Mão na Massa - Experiência do Funil. 2007. (Simpósio).

16.
XVII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.Oficina: Produzindo e Observando Espectros: Física Moderna na Sala de Aula. 2007. (Simpósio).

17.
XVII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física.Investigação Da Interação Cognição-Afeto Na Construção De Explicações: Validação De Um Protocolo De Entrevista. 2007. (Simpósio).

18.
14º SIICUSP ? Simpósio Nacional de Iniciação Científica da USP.Investigação Da Interação Cognição-Afeto Na Construção De Explicações: Validação De Um Protocolo De Entrevista. 2006. (Simpósio).

19.
I Encontro Técnico dos Programas Mídias na Educação e RIVED.Objetos de Aprendizagem Baseado em Reconstruções Histórico-Epistemológicas: O Conceito de Campo na Física. 2006. (Encontro).

20.
13º SIICUSP ? Simpósio Nacional de Iniciação Científica da USP.Modelos e Explicações: a construção da realidade e suas bases emocionais. 2005. (Simpósio).

21.
V ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Modelos e Explicações: a construção da realidade e suas bases emocionais. 2005. (Encontro).

22.
XVI SNEF ? Simpósio Nacional de Ensino de Física.Oficina: Mistérios da Luz. 2005. (Simpósio).

23.
55º Reunião da SBPC.Oficina: Mistérios da Luz. 2003. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Livro do Professor - Volume 03. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 128p .

2.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Volume 02. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 496p .

3.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Livro do Professor - Volume 01. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 112p .

4.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Volume 01. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 400p .

5.
LAGO, L. G. ; ANDRADE, Renata de ; LOCATELLI, R. J. ; PAULA, J. P. ; ROMERO, T. R. L. ; PIETROCOLA, Maurício . Astronomia no ensino de ciências da natureza. 1. ed. São Paulo: FTD, 2012. v. 1.

6.
SCHIVANI, Milton ; ROMERO, T. R. L. ; LUCIANO, P. G. ; ANDRADE, Renata de ; PIETROCOLA, Maurício . Novos materiais e tecnologias digitais no Ensino de Física. 1. ed. São Paulo: FTD, 2012. v. 1.

7.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, R. ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Volume 03. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 528p .

8.
PIETROCOLA, Maurício ; POGIBIN, A. ; ANDRADE, Renata de ; ROMERO, T. R. L. . Coleção Física em Contextos - Pessoal, Social e Histórico - Livro do Professor - Volume 02. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010. v. 3. 127p .


Programa de Computador sem registro de patente
1.

2.

3.

4.

5.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 10:34:45