Eric Eroi Messa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5241045516436073
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Eric Messa é professor da Faculdade de Comunicação e Marketing e coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP. É publicitário, com atuação principalmente na área da comunicação digital. No início da internet no Brasil, fundou uma agência digital que atendeu empresas como Bayer, Dixie-Toga, Stan Empreendimentos e Construtora RFM. Mais recentemente, foi responsável pela implantação e coordenação da equipe de mídias sociais dentro do departamento de Marketing da FAAP. É mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e especialista em Tecnologia Educacional (FAAP/SP). Foi articulista do jornal ?Meio e Mensagem? e há mais de 10 anos é autor do blog ?e-Code?, que aborda temas relacionados à comunicação e tecnologia (http://ecode.messa.com.br/). Também é colaborador do blog ?Update or Die!?. Em 2013 foi eleito um dos 50 profissionais mais inovadores do mercado de comunicação e marketing pela revista ProXXIma (http://bit.ly/50inovadores). Esta entrevista da Revista FAAP conta um pouco da sua carreira: http://bit.ly/entr_eric TAGs: publicidade integrada, inovação na publicidade, publicidade digital, midias sociais, social media, marketing digital. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eric Eroi Messa
Nome em citações bibliográficas
MESSA, Eric Eroi.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado.
Rua Alagoas, 903 predio 05 (FACOM)
Pacaembu
01242902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36627000
Ramal: 7062


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Hiperimagem: A imagem em hipermídia aplicada no conhecimento científico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Sergio Bairon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: hipermídia; hipertexto; Internet; cultura digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2002 - 2004
Especialização em Master em Tecnologia Educacional.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Ensino via Internet: Produzindo Conteúdo Eficazes para a Educação.
Orientador: Teresa Cristina Jordão.
1995 - 1999
Graduação em Comunicação Social.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Scup: Campanha nas redes sociais. (Carga horária: 3h).
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Coletivos Inteligentes na Era Digital. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Certificação SmartBoard. (Carga horária: 8h).
Scheiner Solutions, SCHEINER, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

08/2005 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.

Linhas de pesquisa
Análise Semiótica

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto

Atividades

10/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado.

Atividade realizada
Coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD).
08/2010 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Gráfico e Digital I
02/2010 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Hipermídia
02/2007 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte - Orientação de Projeto
01/2013 - 09/2013
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado, .

Serviço realizado
Coordenador do setor de Mídias Sociais do Marketing da FAAP.
07/2009 - 07/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hipermídia em Audiovisual
08/2004 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado.

Atividade realizada
Coordenador da equipe de monitores de Comunicação Visual e do laboratório de informática da FACOM..
11/2001 - 06/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte II
Produção Gráfica I e II
08/2002 - 12/2005
Ensino, Master em Tecnologia Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Uso da Internet na Educação


Linhas de pesquisa


1.
Análise Semiótica


Outros Projetos


2015 - 2016
Projeto FAAP Network Map
Descrição: Planejamento e desenvolvimento de uma plataforma para dispositivos móveis baseada em um mapa geográfico que torna visível a posição informada por seus usuários. Essa interface foi projetada para facilitar a identificação de afinidades e proximidade de pessoas que também estudaram na FAAP, estimulando assim o contato e o desenvolvimento de oportunidades profissionais em qualquer lugar do mundo. FAAP Network Map é a única plataforma de relacionamento entre alunos e ex-alunos de uma mesma instituição de ensino com validação realizada pela própria instituição. Para acessar a plataforma é preciso validar sua relação com a instituição. Este projeto é fruto do programa ?CoLab NiMD?, que reuniu um grupo de ex-alunos para desenvolvimento de projetos colaborativos com a Fundação. IDEALIZAÇÃO: - prof. Eric Messa (Núcleo de Inovação em Mídia Digital ? FAAP) COLABORADORES (EX-ALUNOS): - Aldo Bitencourt Chã Neto - Christianne Poppi - Danyelle Dernatti Ramos - Sara Bonekamp Stad.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - Atual
Projeto Mídias Sociais 360°
Descrição: O Mídias Sociais 360° (#MS360FAAP) é um relatório trimestral que apresenta o desempenho dos 100 perfis no Brasil com mais interações nas quatro principais plataformas utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. O projeto é desenvolvido em parceria com a emrpesa de monitoramento SocialBakers que fornece os dados para análise dos professores do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP. IDEALIZAÇÃO: - prof. Eric Messa (Núcleo de Inovação em Mídia Digital ? FAAP) COLABORADORES: - Prof. Adriano Cerullo - Profa. Karina Bousso - Prof. Thiago Costa.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Redes Sociais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Midias Sociais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Hipermídia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Os 50 profissionais mais inovadores do mercado de comunicação e marketing, Revista ProXXIma.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESSA, Eric Eroi.2008MESSA, Eric Eroi.. Aspectos da hiperimagem em AlletSator. Cibertextualidades (Porto), v. 02, p. 129-134, 2008.

2.
MESSA, Eric Eroi.2006 MESSA, Eric Eroi.. A Imagem Sensível. FACOM. Revista de Comunicação da FAAP, FACOM, São Paulo, SP., v. 15, p. 20-29, 2006.

3.
MESSA, Eric Eroi.2003MESSA, Eric Eroi.. Educação e Tecnologia. Ensino Superior (Vitória), São Paulo, v. 53, p. 33, 2003.

4.
MESSA, Eric Eroi.2002MESSA, Eric Eroi.. O uso das Novas Tecnologias na Educação. FACOM. Revista de Comunicação da FAAP, São Paulo - SP, v. 10, p. 46-50, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
BRAMBILLA, Ana ; MESSA, Eric Eroi. . Marcas. In: RAMBILLA, Ana.. (Org.). Para Entender as Redes Sociais. São Paulo: , 2011, v. , p. 70-75.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MESSA, Eric Eroi.; VIEIRA, Eduardo. . Por uma comunicação agnóstica de mídia. Jornal Meio e Mensagem, Sao Paulo, p. 08 - 08, 24 set. 2018.

2.
MESSA, Eric Eroi.. Calma Gama, não desanime quem vem por aí. Meio e Mensagem, São Paulo, 20 dez. 2017.

3.
MESSA, Eric Eroi.. Um novo modo de consumo de notícias. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo, p. 8 - 8, 22 fev. 2016.

4.
MESSA, Eric Eroi.. A mídia social acabou' foi só uma frase de efeito. Jornal Meio e Mensagem, p. 08 - 08, 26 abr. 2015.

5.
MESSA, Eric Eroi.. Nas redes sociais ainda somos adolescentes. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo, SP, p. 08 - 08, 17 mar. 2013.

6.
MESSA, Eric Eroi.. Mais sobre o pensamento em rede. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo, SP, p. 08 - 08, 11 fev. 2013.

7.
MESSA, Eric Eroi.. Reciclar o conhecimento para inovar. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo, SP, p. 08 - 08, 21 jan. 2013.

8.
MESSA, Eric Eroi.. Maceió é um Facebook a céu aberto. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo / SP, p. 10 - 10, 10 dez. 2012.

9.
MESSA, Eric Eroi.. Mídia Social não se resume a ação com blogueiros. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 04 nov. 2012.

10.
MESSA, Eric Eroi.. E quando aprendermos a utilizar toda informação do Facebook?. Meio e Mensagem, São Paulo/SP, p. 08 - 08, 16 set. 2012.

11.
MESSA, Eric Eroi.. Is this real life?. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 20 ago. 2012.

12.
MESSA, Eric Eroi.. Não atiraram o pau no gato?. Jornal Meio & Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 8 - 8, 23 jul. 2012.

13.
MESSA, Eric Eroi.. Antes de implantar um SAC 2.0, é melhor arrumar o velho call center. Jornal Meio & Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 8 - 8, 25 jun. 2012.

14.
MESSA, Eric Eroi.. Foi você quem vazou aquelas suas fotos no Facebook?. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 08 - 08, 28 maio 2012.

15.
MESSA, Eric Eroi.. Estamos conversando através de imagens. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 30 abr. 2012.

16.
MESSA, Eric Eroi.. É Fácil Falar.... Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 08 - 08, 02 abr. 2012.

17.
MESSA, Eric Eroi.. A era dos dispositivos móveis. Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 05 mar. 2012.

18.
MESSA, Eric Eroi.. É mês de Carnaval e Super Bowl. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 06 fev. 2012.

19.
MESSA, Eric Eroi.. Cinco itens essenciais (parte 2). Meio & Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 09 jan. 2012.

20.
MESSA, Eric Eroi.. Cinco itens essenciais do digital (parte 1). Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 08 - 08, 28 nov. 2011.

21.
MESSA, Eric Eroi.. Há algo de Woodstock na cultura digital. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 31 out. 2011.

22.
MESSA, Eric Eroi.. O buraco é mais fundo. Meio & Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 03 out. 2011.

23.
MESSA, Eric Eroi.. Jantares Inteligentes. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 10 - 10, 05 set. 2011.

24.
MESSA, Eric Eroi.. Os Jetsons!. Jornal Meio & Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 08 - 08, 08 ago. 2011.

25.
MESSA, Eric Eroi.. Trocando tweets com meus alunos. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo, p. 8 - 8, 13 jun. 2011.

26.
MESSA, Eric Eroi.. Os publicitários cansaram de fazer propaganda. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio e Mensagem, p. 10 - 10, 11 jun. 2011.

27.
MESSA, Eric Eroi.. Agências de Publicidade e seus clientes marcam presença na FAAP. Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, p. 56 - 58, 01 jun. 2011.

28.
MESSA, Eric Eroi.. Quatro apontamentos sobre a supervalorização das Mídias Sociais. Jornal Meio e Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 16 - 16, 16 maio 2011.

29.
MESSA, Eric Eroi.. Eu sei o que você fez no verão passado. Meio & Mensagem, São Paulo: Meio & Mensagem, p. 12 - 12, 18 abr. 2011.

30.
MESSA, Eric Eroi.. Em busca de um estágio. Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, p. 70 - 71, 20 jan. 2011.

31.
MESSA, Eric Eroi.. Novas oportunidades de trabalho em Comunicação. Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, p. 24 - 24, 01 nov. 2010.

32.
MESSA, Eric Eroi.. Mídia out of home já era?. Meio e Mensagem, São Paulo, p. 47 - 47, 27 set. 2010.

33.
MESSA, Eric Eroi.. New Branding Communication 2009: troca de conhecimento com palestrantes internacionais. Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, p. 42 - 42, 01 nov. 2009.

34.
MESSA, Eric Eroi.. 2o LIDE discute o cenário atual do design gráfico editorial. Revista Qualimetria, p. 40 - 40, 01 nov. 2009.

35.
MESSA, Eric Eroi.. A repercussão da 32a Semana da Comunicação nas redes sociais. Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, p. 28 - 28, 01 out. 2009.

36.
MESSA, Eric Eroi.. Social Media na 31a Semana da Comunicação. Revista Qualimetria, São Paulo - SP, p. 42 - 45, 01 out. 2008.

37.
MESSA, Eric Eroi.. Criatividade no Conteúdo e no Formato. Portal JumpExec, São Paulo - SP, 16 set. 2008.

38.
MESSA, Eric Eroi.. Ações de comunicação colaborativas. Portal JumpExec, São Paulo, 02 jun. 2008.

39.
MESSA, Eric Eroi.. Uma filosofia dos meios digitais. Portal JumpExec, São Paulo, 31 mar. 2008.

40.
MESSA, Eric Eroi.. Tendências 2008: Twitter e Blogs. Portal JumpExec, São Paulo, 26 fev. 2008.

41.
MESSA, Eric Eroi.. Vivemos em plena era da exposição. Portal JumpExec, 14 jan. 2008.

42.
MESSA, Eric Eroi.. Por que a publicidade digital não cresce?. Portal JumpExec, 18 out. 2007.

43.
MESSA, Eric Eroi.. A blogosfera e os quatro pilares de uma (des)conferência. JumpExec, São Paulo, 20 ago. 2007.

44.
MESSA, Eric Eroi.. Serviço oferece ligações gratuitas para telefones fixos em todo o Brasil. Jornal Diário do Comércio, Cad. Informática, p. 3 - 3, 09 maio 2006.

45.
MESSA, Eric Eroi.. Ilustrando em Revista. Revista Qualimetria, São paulo: Editora DVS, p. 24 - 28, 19 abr. 2005.

46.
MESSA, Eric Eroi.. Solução para a pirataria?. Jornal Diário do Comércio, cad Informática, p. 4 - 5, 29 mar. 2005.

47.
MESSA, Eric Eroi.. Freedows busca semelhança com Windows. Jornal Diário do Comércio, cad Informática, p. 4 - 4, 22 mar. 2005.

48.
MESSA, Eric Eroi.. Software livre para Windows conquista usuários. Diário do Comércio - ACSP, Cad. Informática, p. 04 - 04, 22 fev. 2005.

49.
MESSA, Eric Eroi.. Tecnologia permite novo jeito de aprender. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 16 ago. 2004.

50.
MESSA, Eric Eroi.. Obra serve de guia para usar Dreamweaver. O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 26 jul. 2004.

51.
MESSA, Eric Eroi.. Começa a era dos software sociais. Diário do Comércio - ACSP, Caderno Informática, p. 6, 13 jul. 2004.

52.
MESSA, Eric Eroi.. O sucesso do desenho animado na internet. Diário do Comércio - ACSP, Caderno Informática, p. 6, 22 jun. 2004.

53.
MESSA, Eric Eroi.. Adobe ensina truques do Photoshop CS. O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 31 maio 2004.

54.
MESSA, Eric Eroi.. A linguagem da Cultura Digital em Kill Bill. Jornal Diário do Comércio, Cad. Cultura, p. 02 - 02, 21 maio 2004.

55.
MESSA, Eric Eroi.. Google e a polêmica da privacidade. Diário do Comércio, cad. Informática, p. 3, 11 maio 2004.

56.
MESSA, Eric Eroi.. Portais de Networking: a nova onda da internet. Diário do Comércio - ACSP, Caderno Informática, p. 6, 20 abr. 2004.

57.
MESSA, Eric Eroi.. Internet estimula uma revolução nos negócios. Diário do Comércio, cad. Informática, p. 05, 20 abr. 2004.

58.
MESSA, Eric Eroi.. O romance da cibercultura. Jornal Diário do Comércio, cad. Cultura, p. 19, 13 fev. 2004.

59.
MESSA, Eric Eroi.. Lições fornecem base para arte tecnológica. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 09 fev. 2004.

60.
MESSA, Eric Eroi.. Crie uma estratégia para seu website. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 26 jan. 2004.

61.
MESSA, Eric Eroi.. Flash MX 2004 tem guia para iniciantes. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 29 dez. 2003.

62.
MESSA, Eric Eroi.. Saiba como transformar um site estático. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 08 dez. 2003.

63.
MESSA, Eric Eroi.. Sociólogo reflete sobre a revolução da web. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 01 dez. 2003.

64.
MESSA, Eric Eroi.. Programador pode dominar Actionscript. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 10 nov. 2003.

65.
MESSA, Eric Eroi.. A Emergência das Redes. Jornal Diário do Comércio, cad. Cultura, p. 20, 31 out. 2003.

66.
MESSA, Eric Eroi.. Especialistas refletem sobre software livre. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 06 out. 2003.

67.
MESSA, Eric Eroi.. MTE: gerando resultados para o professor e a instituição. Revista Qualimetria, São Paulo: DVS Editora, p. 42, 01 out. 2003.

68.
MESSA, Eric Eroi.. Conheça o consumidor brasileiro na web. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 22 set. 2003.

69.
MESSA, Eric Eroi.. Era digital transformou produção gráfica. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 08 set. 2003.

70.
MESSA, Eric Eroi.. Acrobat padroniza formato de documento. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 21 jul. 2003.

71.
MESSA, Eric Eroi.. Guia oficial aborda detalhes do Flash MX. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 12 maio 2003.

72.
MESSA, Eric Eroi.. Guia prático explora Dreamweaver MX. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 14 abr. 2003.

73.
MESSA, Eric Eroi.. Tecnologia traz mudanças na Educação. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 24 mar. 2003.

74.
MESSA, Eric Eroi.. Obra discute relação professor-aluno pela web. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i3, 02 dez. 2002.

75.
MESSA, Eric Eroi.. Autor Nacional destrincha o Photoshop. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 11 nov. 2002.

76.
MESSA, Eric Eroi.. Como entender o Consumidor de Tecnologia. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i3, 19 ago. 2002.

77.
MESSA, Eric Eroi.. Grupos de interesse partilham conhecimento. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 29 jul. 2002.

78.
MESSA, Eric Eroi.. e-Business: a aplicação prática do Business Intelligence. Revista Qualimetria, São Paulo: Editora DVS, p. 54, 01 jul. 2002.

79.
MESSA, Eric Eroi.. Guia ensina Flash MX passo-a-passo. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 27 maio 2002.

80.
MESSA, Eric Eroi.. Os Desafios da Educação à Distância. Revista Qualimetria, São paulo: Editora DVS, p. 41, 01 maio 2002.

81.
MESSA, Eric Eroi.. Como ensinar e aprender via internet. Como ensinar e aprender via internet, cad. Informática, p. i2, 25 mar. 2002.

82.
MESSA, Eric Eroi.. Ferramenta ajuda a criar site interativo. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 18 fev. 2002.

83.
MESSA, Eric Eroi.. Obra premiada é lição de Corel Draw. Jornal O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2, 04 fev. 2002.

84.
MESSA, Eric Eroi.. Obra reúne casos práticos de e-learning. O Estado de S. Paulo, cad. Informática, p. i2.

Apresentações de Trabalho
1.
MESSA, Eric Eroi.; SAAD, E. ; CARRAMENHA, B. . Midiatização e Mídias Digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MESSA, Eric Eroi.. Seguidores fakes minam investimento de marcas no Instagram. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MESSA, Eric Eroi.. Consumo de vídeo na Internet favorece pequena produtora. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MESSA, Eric Eroi.. 1,2,3... Play!. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MESSA, Eric Eroi.; TERRA, Carolina ; SCHWINGEL, C. ; FERRARI, F. . Mídias Sociais e sua relação com os outros meios de comunicação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MESSA, Eric Eroi.. Vivendo e Aprendendo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MESSA, Eric Eroi.. Propaganda reality show. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MESSA, Eric Eroi.. O que está em jogo na regulação do VOD. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MESSA, Eric Eroi.. Mídias digitais revolucionam. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
MESSA, Eric Eroi.. Uma rede para chamar de sua. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
MESSA, Eric Eroi.. Coordenador do núcleo de inovação em mídia digital da FAAP Eric Messa conta como se deu a evolução na internet no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
MESSA, Eric Eroi.. A Era do Compartilhamento. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
MESSA, Eric Eroi.. Viagem à mão: Pilotos, blogueiros e especialistas em tecnologia indicam app para viajar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
MESSA, Eric Eroi.. Os 50 mais inovadores do marketing brasileiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MESSA, Eric Eroi.. Facebook: EricMessa. 2010; Tema: Perfil pessoal. (Rede social).

2.
MESSA, Eric Eroi.. Projeto #aFewMinutes. 2010; Tema: Capturar a impressão sensível de diferentes lugares do mundo.. (Blog).

3.
MESSA, Eric Eroi.. Projeto #SoundScapes. 2010; Tema: Capturar a impressão sonora de diferentes lugares do mundo.. (Blog).

4.
MESSA, Eric Eroi.. Twitter: EricMessa. 2007; Tema: Perfil pessoal. (Rede social).

5.
MESSA, Eric Eroi.. e-Code: comunicação e tecnologia. 2003; Tema: Comunicação e Tecnologia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MESSA, Eric Eroi.. Pós-Graduação em Planejamento Estratégico em Comunicação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 21. 2009. (Editoração/Periódico).

3.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 16. 2008. (Editoração/Periódico).

4.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 19. 2008. (Editoração/Periódico).

5.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 17. 2007. (Editoração/Periódico).

6.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 18. 2007. (Editoração/Periódico).

7.
JUNIOR, Rubens Fernandes ; MESSA, Eric Eroi. . Á Moda de Bob Wolfenson. 2007. (Editoração/Catálogo).

8.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 16. 2006. (Editoração/Periódico).

9.
MESSA, Eric Eroi.. Site Laboratorium Digital. 2006. (Criação e Desenvolvimento de site).

10.
MESSA, Eric Eroi.. SIte NuPH. 2006. (Criação e Desenvolvimento de site).

11.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 14. 2005. (Editoração/Periódico).

12.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 15. 2005. (Editoração/Periódico).

13.
MESSA, Eric Eroi.. Criação e Desenvolvimento do site AVATAR. 2005. (Criação e Desenvolvimento de site).

14.
MESSA, Eric Eroi.. Site Reticularidade Cultural. 2005. (Criação e Desenvolvimento de site).

15.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no. 12. 2004. (Editoração/Periódico).

16.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - n.11. 2003. (Editoração/Periódico).

17.
MESSA, Eric Eroi.. Revista FACOM - no.10. 2002. (Editoração/Periódico).

18.
MESSA, Eric Eroi.. Criação e administração do site da FAAP/FACOM. 1996. (Criação e Desenvolvimento de site).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Carla Mazzali. O Impacto das Mídias Sociais na Televisão: o caso de mil Casmurros da TV Globo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão da Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Maria Priscila Rubio. CQC: Estratégias e Heranças Videográficas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão da Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Pedro Carvalho Vieira. Análise de Viabilidade para Implantação de Portal de Internet em Emissora Filiada à Rede Globo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Executiva e Gestão da Televisão) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
MESSA, Eric Eroi.; MASSARETO, H.; JORDAO, T. C.. Participação em banca de Ana Cristina Souza Rocha. A Influência de ferramentas tecnológicas de comunicação na relação professor ? aluno ? professor. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Master em Tecnologia Educacional) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESSA, Eric Eroi.; SORDILI, Aline; SOUZA, C. A. G.; BASTOS, Monica. R.; ESTEVES, M. F. N.. Participação em banca de Felipe Arroyo Lemo.FAAP Play. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Roberto Neto, Thomas Mori.Campanha de Comunicação - Fairline. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Juliana Fernandes, Luana Moura.Campanha de Comunicação - Viva e Deixe Viver. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Caio Camarinha, Denis Regis Florêncio.Campanha de Comunicação - I.U.B. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Raphael Graziano, Elisa Fonseca.Campanha de Comunicação - Mitsubishi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Amanda Hasson, Beatriz Nogueira.Campanha de Comunicação - Café Pelé. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

7.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Raphael Vidigal, Maria Angélica Pupo.Campanha de Comunicação - Valrhona. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Almir Andrade, Bruno Scaravelli.Campanha de Comunicação - Q! Bazar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

9.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Adriana Auada, Ana Carolina Zaccaro.Campanha de Comunicação - Eslováquia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

10.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Andrea Carraro, Cassiano Barletta.Campanha de Comunicação - John Deere. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

11.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Nara Ferriani, Erick Kenji.Campanha de Comunicação - Ermenegildo Zegna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

12.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Eduardo Furuga, Fernando Acar.Campanha de Comunicação - República Lago. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

13.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Claudia Renata, Giovanna Matiussi.Campanha de Comunicação - Hopi Hari. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

14.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Andrey Pires, Juliana Samartin.Campanha de Comunicação - Jardim Botânico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

15.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Débora Borelli, Priscila Aguiar.Campanha de Comunicação - Rubens Decorações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

16.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Alexandre Bellon, Ariel Legmann.Campanha de Comunicação - CQC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

17.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Ana Carolina Paiva, Celso Neto.Campanha de Comunicação - Fresh. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

18.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Flavia Maria Miranda.Campanha de comunicação - Mucilon. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

19.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Flavia Costa Neves.Campanha de comunicação - Negresco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

20.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Fernanda Pugliano.Campanha de comunicação - Riachuelo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

21.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Adriana Modesto Costa.Campanha de comunicação - IESAM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

22.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de João Vitor Martins Ribeiro.Campanha de comunicação - Pernanbucanas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.

23.
MESSA, Eric Eroi.. Participação em banca de Fabiana Cozman Ganut.Campanha de comunicação - Phytoervas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GECOM 2018.Transformação Digital na Comunicação e nos negócios. 2018. (Encontro).

2.
Relate Live. 2016. (Encontro).

3.
Whatsapp, Trabalho e a Comunicação Corporativa. Midiatização e Mídias Digitais. 2015. (Congresso).

4.
Desencontro 2@12.Publicidade, Marketing e Redes Sociais. 2012. (Encontro).

5.
Monitoramento de Mídias Sociais.Monitoramento de Mídias Sociais. 2012. (Encontro).

6.
Palestra FAAP.Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do Estagiário ao CEO. 2012. (Encontro).

7.
Social Media Brasil 2011.Sabatina com Zé Porto. 2011. (Encontro).

8.
Treina Tom.Fundamentos da Publicidade em mídias sociais. 2011. (Encontro).

9.
I Fórum de Planejamento em Mídias Sociais.Princípios e Fundamentos das Mídias Sociais. 2010. (Encontro).

10.
LabMIS.Cultura, Museus e Redes Sociais. 2010. (Encontro).

11.
Results On Week.Desafio ONOFF. 2010. (Encontro).

12.
Social Media BR.As redes sociais na educação. 2010. (Encontro).

13.
iMasters Intercon 2009. A Era da Exposição nas Redes Sociais. 2009. (Congresso).

14.
Social Media Brasil 2009. 2009. (Encontro).

15.
20o Fest 'Up. 2008. (Encontro).

16.
Reeducação 2007. 2007. (Encontro).

17.
Reeducação 2006.Tecnologia na Educação. 2006. (Encontro).

18.
Simpósio Internacional Fiat 30+, nov/2006, PUC, São Paulo / SP. (ouvinte). 2006. (Simpósio).

19.
17o Fest 'Up. 2005. (Encontro).

20.
8o Congresso Internacional sobre Pragmatismo. 2005. (Congresso).

21.
1° Congresso Internacional Mídias: Multiplicação e Convergências. 2004. (Congresso).

22.
Congresso Expo Management. 2004. (Congresso).

23.
Reeducação 2004.Criatividade na Sala de Aula. 2004. (Encontro).

24.
Congresso Expo Management. 2003. (Congresso).

25.
Congresso Training 2003. 2003. (Congresso).

26.
Congresso Business Intelligence 2002. 2002. (Congresso).

27.
Congresso Expo Management. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MESSA, Eric Eroi.; FERNANDES JUNIOR, Rubens ; DIAS, Ricardo M ; CIMINO, Valdir ; NETO, Artur . 32a Semana da Comunicação. 2009. (Outro).

2.
MESSA, Eric Eroi.. 2a (des)conferência de Mídias Digitais. 2009. (Outro).

3.
MESSA, Eric Eroi.. 31a Semana da Comunicação. 2008. (Outro).

4.
MESSA, Eric Eroi.. 1a (des)conferência de Mídias Digitais. 2008. (Outro).

5.
FERNANDES JUNIOR, Rubens ; CIMINO, Valdir ; MESSA, Eric Eroi. ; NETO, Artur ; DIAS, Ricardo M . 30a Semana da Comunicação. 2007. (Outro).

6.
FERNANDES JUNIOR, Rubens ; CIMINO, Valdir ; MESSA, Eric Eroi. ; NETO, Artur ; DIAS, Ricardo M . 29a Semana da Comunicação. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Braga, Mauricio Takahashi, Karen Hofstetter. Campanha de Comunicação - Itaiquara. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

2.
Luiza Pereira, Paula Molinari, Rita Pereira, Julia Ribeiro. Campanha de Comunicação - La Vie en Blanc. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

3.
Daniela Dantas, Amanda Meziara, Adriana Vendi. Campanha de Comunicação - Marsh. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

4.
Leonardo Botter, Jorge Khouzam, Julia Pedroso. Campanha de Comunicação - Ice Fruit. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

5.
Gabriela Castro, Adriana Izzo, Thaís Ceccantini. Campanha de Comunicação - Darling. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

6.
Thatiane Martins, Wagner Rusca, Daniela Picchiai. Campanha de Comunicação - TSV Transportes Rápidos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

7.
Giuliana Lorenzo Raiza, Daniel Marques Ribeiro. Campanha de Comunicação - RJC Construtora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

8.
Daniela Kamkhagi, Fabiana Vizoni, Juliana Gaspar. Campanha de Comunicação - Qualy. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

9.
Amanda Amorim, Ana Carolina Hyland, João Hannuch. Campanha de Comunicação - Salton Talento 2004. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

10.
Alessandra Abbud, Bianca Guimarães, Camila Nunes. Campanha de Comunicação - Hershey's. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

11.
Felipe Fraga Moreira, Karina Veit, Larissa Prata Ciabotti. Campanha de Comunicação - Natele. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

12.
Tatiana Dutra, Vitória Prado, Vivian Franco, Stella Giannini. Campanha de Comunicação - Swatch. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

13.
Anna Latuj, Aline Mastroleo, Danielle Peres. Campanha de Comunicação - Tesa Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

14.
Alexandre Azeredo, Pete Kagl, Marcelo Calbucci. Campanha de Comunicação - Nimbuzz. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

15.
Daniela Mattos, Carla Beatriz, Karen Zacharias. Campanha de Comunicação - Confeti. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

16.
Adriano Petzold, Ana Carolina Neves, Caio Camargo. Campanha de Comunicação - Prosa do Mundo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

17.
Tiago Maeda, Eduardo Martins, Fernando Martins. Campanha de Comunicação - Caçula de Pneus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

18.
Chantal De Sordi, Meliza Pedroso, Aline Bueno. Campanha de Comunicação - Alt Box. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

19.
Mayna de Souza Castro. Campanha de comunicação - Cosacnaify. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

20.
Eduardo Peres Berardinelli. Campanha de comunicação - Fazendo Onda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

21.
Carlos Alexandre Rocha. Campanha de comunicação - Preservativo Prudence. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

22.
Daniela Moreira Miranda. Campanha de comunicação - Copag. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

23.
Francisca Mendonça. Campanha de comunicação - Skyy Vodka. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

24.
Felipe da Cunha Prado. Campanha de comunicação - Sorvetes Nestlé. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

25.
Gabriela Restivo Barrot. Campanha de comunicação - L´oreal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

26.
Lizandra V. Carvalho. Campanha de comunicação - Sagatiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

27.
Gabriel Nunes Vallejo. Campanha de comunicação - Red Bull. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.

28.
Fabio Correia Rimoli. Campanha de comunicação - Gamer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Eric Eroi Messa.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MESSA, Eric Eroi.. Pós-Graduação em Planejamento Estratégico em Comunicação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MESSA, Eric Eroi.. e-Code: comunicação e tecnologia. 2003; Tema: Comunicação e Tecnologia. (Blog).

2.
MESSA, Eric Eroi.. Facebook: EricMessa. 2010; Tema: Perfil pessoal. (Rede social).

3.
MESSA, Eric Eroi.. Projeto #aFewMinutes. 2010; Tema: Capturar a impressão sensível de diferentes lugares do mundo.. (Blog).

4.
MESSA, Eric Eroi.. Projeto #SoundScapes. 2010; Tema: Capturar a impressão sonora de diferentes lugares do mundo.. (Blog).

5.
MESSA, Eric Eroi.. Twitter: EricMessa. 2007; Tema: Perfil pessoal. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:40:00