Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2108108377954751
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Doutoranda em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2008), graduação em Artes - habilitação em Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003), curso Técnico em Violão pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez de Montes Claros - MG. Atualmente é professora Assistente I, do Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenou ainda dois projetos de extensão da UFMA sendo o de "Musicalização para a melhor idade" e o de "Violão Coletivo". É autora do projeto de extensão "Música no Materno-Infantil" da UFMA. Tem experiência como tutora em curso de Música, licenciatura a distância da UFRGS, exerceu docência em Conservatórios de Música de Montes Claros e de Sergipe com ensino de violão e teoria musical, respectivamente. Coordenou e foi Supervisora Docente dos Estágios Supervisionados (obrigatório e não obrigatório) da licenciatura em Música da UFMA (2014 - 2015). Foi professora do curso de Música da UEMA, além de trabalhar como professora temporária na licenciatura em Música da UFS. Temas das principais atividades: ensino de violão coletivo, estágio supervisionado, formação de docentes, extensão universitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
MOURA, Risaelma.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A ressignificação da prática na formação inicial do professor de música,
Orientador: Marcos Tarciso Masetto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Musical de Alunos da Disciplina Instrumento Suplementar, Violão,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Violão; Desenvolvimento musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2013 em Educação Especial/Educação Inclusiva. (Carga Horária: 460h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2000 - 2003
Graduação em Artes - Habilitação em Música.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Educação musical e cultura.
Orientador: Luis Ricardo Silva Queiroz.
1999 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Violão.
Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, CELF, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Orff - Música e Movimento. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Educação Musical Inclusiva. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Tutores do PROLICENMUS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação de Tutores do PROLICENMUS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Workshop de Violão. (Carga horária: 6h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2005 - 2005
O Ensino Coletivo de Violão. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2005 - 2005
Diretrizes Metodológicas no Ensino das Artes. (Carga horária: 20h).
Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, CELF, Brasil.
2005 - 2005
O uso de elementos da música brasileira.... (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2004 - 2004
XIII Encontro Anual da ABEM. (Carga horária: 40h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de Educação Musical para Educadores. (Carga horária: 4h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2004 - 2004
Música Urbana e Canção Popular na Educação Musical. (Carga horária: 4h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2000 - 2000
Oficina de Sociologia da Arte. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas e atividades ministradas: - Metodologia do Ensino da Música; - Projeto de Pesquisa em Música; - Musicalização III; - Harmonia Aplicada; - Metodologia da Pesquisa em Música; - Coordenação de Estágio Curricular Supervisionado (obrigatório e não obrigatório); - Supervisão de Estágio I (Educação Infantil); - Supervisão de Estátigio II (Ensino Fundamental); - Supervisão de Estágio III (Ensino Médio); - Supervisão de Estágio IV (Informal). - Orientações I e II de TCC. Outras atividades: - Coordenadora Titular do Curso de Licenciatura em Música (07/03/2015 - 06/07/2016) - Coordenadora substituta do Curso de Licenciatura em Música (08/08/2014 - 27/08/2014). - Presidente do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música: ano exercício 2015 a 2017. - Presidente do Núcleo Docente Estruturante: ano exercício 2015 a 2017.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação e Prática de Ensino
Metodologia do Ensino da Música (60h)
Musicalização III (60h)
Projeto de Pesquisa em Música (60h)
03/2015 - 07/2016
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Curso de licenciatura em Música.

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Licenciatura em Música.
03/2015 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Assembleia Departamental - DEART.
02/2014 - 07/2015
Estágios , Centro de Ciências Humanas, Curso de licenciatura em Música.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I (Educação Infantil).

Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio; Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música; Metodologia do Ensino da Música; Iniciação Musical Infantil; Musicalização; Prática de Instrumento Básico (Violão); Prática de Instrumento Avançado (Violão); Prática de Instrumento Fundamental (Violão); Prática de Instrumento Superior (Violão).

Atividades

06/2011 - 02/2014
Ensino, Música, licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio; Métodos e Técnicas de Pesquisa em Música; Metodologia do Ensino da Música; Iniciação Musical; Musicalização; Violão I, II, III e IV.

Conservatório de Música de Sergipe, CMS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas teóricas ministradas: Estruturação I, II e III História da Música Universal

Atividades

07/2010 - 01/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Música; Estruturação Musical I, II e III.

Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

11/2008 - 11/2010
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Musical II
Literatura Instrumental I - Violão
Metodologia do Ensino da Música II
Pedagogia do Violão II
Pedagogia do Violão I
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I
Violão I
Violão IV

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Tutora Auxiliar, Enquadramento Funcional: Tutora Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como Tutora Auxiliar no curso de Licenciatura em Música, EAD, da UFRGS, nos pólos de São Félix e Salvador-BA.

Atividades

02/2008 - 06/2009
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Oficinas de Violão e Básico, Carga horária: 5

Atividades

07/2006 - 10/2008
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, EMUS-UFBA.

Atividade de extensão realizada
Aulas Coletivas de Violão - Oficina de Música; Aulas Tutoriais de Violão - Básico.

Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, CELF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: PA3, Enquadramento Funcional: Professora de Violão, Carga horária: 24

Atividades

01/2004 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão


Projetos de extensão


2015 - 2016
Violão Coletivo
Descrição: O presente projeto de extensão intitulado ?Violão Coletivo?, tem como objetivo favorecer o ensino e aprendizagem de violão tendo como base a leitura de partitura aplicada ao instrumento. Para tanto, a metodologia adotada é a abordagem coletiva que tem como princípio básico o estudo de um repertório selecionado em um mesmo espaço físico e para vários alunos, concomitantemente. Considerando que a cidade de São Luís ? MA, possui uma parcela significativa de alunos da educação básica que almejam cantar ou tocar algum instrumento musical, é possível afirmar que através do ensino coletivo pode-se promover a socialização, desenvolver competências, ampliar conhecimentos musicais, além de compartilhar informações. Nessa dimensão, a relevância deste projeto consiste ainda no exercício da prática pedagógica e musical consolidada a partir de experiências relevantes para a formação integral dos educandos. Além do mais, o curso propiciará o domínio da decodificação dos símbolos musicais, ou seja, da notação tradicional de origem europeia que é um tipo de registro de fundamental relevância para os interessados que almejam ingressar em uma graduação de Música. Assim, espera-se que tal projeto possa beneficiar vários estudantes que de algum modo, desejam vivenciar experiências musicais culturalmente diversificadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro - Coordenador.
2015 - 2016
Musicalização para a Melhor Idade
Descrição: O presente projeto intitulado 'Musicalização para a Melhor Idade', tem como objetivo propiciar um trabalho de musicalização para pessoas da melhor idade, de modo que ao final do processo de ensino e aprendizagem, as mesmas possam ter vivenciado elementos de interpretação, composição, improvisação e solfejo. A concepção é que todas as pessoas podem ser musicalizadas. Neste sentido, a metodologia de ensino adotada terá como base a abordagem multimodal que integra, simultaneamente, vários sentidos tais como - memória, compreensão, emoção e criatividade - e subsidiados pela técnica e repertório. Para tanto, o método multimodal selecionado será o MAaV, que se trata da Musicalização de Adultos através da Voz, criado em 1987 - 1990 e publicado em 1991, proposto pela Professora Helena Nunes. Compreendendo que, em São Luís ? MA, várias pessoas que constituem a faixa etária da 'melhor idade' desejam aprender ou ter alguma experiência com a música, acredita-se que a importância deste projeto se concretizará com a socialização dos participantes, ampliando conhecimentos musicais de forma motivadora e prazerosa. Assim, a prática da musicalização, desenvolvida em situações diversificadas de aprendizagem em grupo, valorizará a educação musical, a percepção, a expressão, a sensibilidade, bem como as habilidades e competências de cada pessoa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro - Coordenador.
2015 - 2016
Música no Materno-Infantil
Descrição: O referido projeto consiste em vivências musicais no Hospital Materno-Infantil da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma proposta de inclusão social de suma importância para integrar a comunidade em ações sociais realizadas entre acadêmicos. Ação esta que possibilitará às crianças internadas e que não podem frequentar uma escola específica de Música, vivências e práticas musicais que sensibilizam e desenvolvem sentimentos de afeto, emoção e, consequentemente, a cognição. Compreendendo que a fase da Infância consiste tanto em cuidar quanto em educar as crianças, como se observa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, acredita-se que este trabalho pedagógico e musical poderá contribuir também para o bem estar daquelas que passam pelo Hospital Universitário e que, por diversos problemas de saúde, não podem se deslocar de seus próprios leitos. Nesse sentido, será experiência musical importante para os estudantes do Curso de Música, tanto para conduzir a música até as crianças em cada leito, quanto para ampliar sua própria formação como professor da área. Assim, por meio de atividades de canto, ritmo e movimento corporal acompanhado de instrumentos musicais como o violão e a flauta, espera-se que tais pacientes possam superar os desafios da rotina hospitalar aprendendo música em um contexto distinto, mas propício à prática almejada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro - Integrante / Brasilena Gottshal Pinto Trindade - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, Risaelma.2009MOURA, Risaelma.. Ensino coletivo de violão: possibilidades para a aprendizagem colaborativa e cooperativa em EAD. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-11, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, Risaelma.. Ensino coletivo de violão na UFBA: um estudo sobre fatores de influência do desenvolvimento musical. In: Tais Dantas; Diana Santiago. (Org.). Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 3, p. 116-135.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, Risaelma.; CORDEIRO, J. B. ; OLIVEIRA, I. D. . Música na Educação Infantil: uma experiência através do Estágio Supervisionado. In: II Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2014, São Luis. Anais do XII Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2014.

2.
MOURA, Risaelma.. Estágio Supervisionado: reflexões sobre práticas musicais no Ensino Fundamental. In: XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2013, Pirenópolis-GO. Anais do XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 1041-1049.

3.
MOURA, Risaelma.. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Musical: caminhos para a abordagem colaborativa. In: XIX Congresso Anual da ABEM, IV Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, III Encontro Goiano de Educação Musical, 2010, Goiânia. XIX Congresso da Anual da ABEM, 2010. v. 19. p. 1-11.

4.
MOURA, Risaelma.. Desenvolvimento musical de alunos da disciplina Instrumento Suplementar, Violão. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, São Paulo. Diversidade Musical e Compromisso Social: o Papel da Educação Musical, 2008. p. 1-6.

5.
MOURA, Risaelma.. Inserção da música popular brasileira no repertório para violão: o que dizem os alunos. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, São Paulo. Diversidade Musical e Compromisso Social: o Papel da Educação Musical, 2008. p. 1-7.

6.
MOURA, Risaelma.. Repertório de música brasileira para violão: construindo conhecimentos musicais significativos para estudantes. In: Educação musical na América Latina: concepções, funções e ações, 2007, Campo Grande. Anais do XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e o Congresso Regional da ISME na América Latina 2007, 2007.

7.
MOURA, Risaelma.. A relação entre música e cultura nas práticas de ensino e apredizagem do violão. In: Educação Musical: produção científica, formação profissional, políticas públicas e impactos na sociedade, 2006, João Pessoa. Anais do XV Encontro Anual da ABEM. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006. v. 15. p. 155-160.

8.
MOURA, Risaelma.. Cultura em contexto na educação musical: uma reflexão acerca das práticas eucativo- musicais em conservatório público mineiro. In: Educação Musical e Diversidade: espaços e ações profissionais, 2005, Belo Horizonte. XIV Encontro Anual da ABEM, 2005. v. 14. p. 01-06.

9.
MOURA, Risaelma.. Educação Musical e Cultura: perspectivas para o ensino da música na contemporaneidade. In: A realidade nas escolas e a formação do professor de música: políticas públicas, soluções construídas e em construção, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Anual da ABEM. Rio de Janeiro, 2004. v. 13. p. 932-939.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, Risaelma.. Realidades sociais, culturais e musicais vivenciadas por alunos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. Universos da Música: cultura, sociabilidade e a política de práticas musicais. São Paulo, 2006. v. 3. p. 83-83.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, Risaelma.. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Musical: ferramentas para o ensino e aprendizagem a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOURA, Risaelma.. O Estudo da Técnica Violonística: Fundamentos e Concepções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Costa, Rosa ; Furtado, Iranilde ; MOURA, Risaelma. . Oficinas para Professores: Planejamento, Avaliação, Práticas Musicais e Relações Interpessoais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MOURA, Risaelma.; HARDER, Rejane ; RIBEIRO, H. L. . I Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOURA, Risaelma.. Práticas Musicais na Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2012. .

2.
MOURA, Risaelma.. Oficina de Música para Educadores: Violão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TOURINHO, Ana ; REBOUCAS, F. ; MOREIRA, J. G. S. ; BACILDO, W. ; MOURA, Risaelma. ; Bruno Westermann . Seminário Integrador, Violão. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Unidades da Interdisciplina Seminário Integrador).


Produção artística/cultural
Música
1.
MOURA, Risaelma.; BORDINI, Ricardo . Recital do alunos de prática coral I e II. 2014. Interpretação.

2.
MOURA, Risaelma.. Apresentação Musical. 2010. Interpretação.

3.
MOURA, Risaelma.; BISPO, A. . I Sarau Didático. 2008. Interpretação.

4.
MOURA, Risaelma.; AGRA, I. ; SILVA, Davi ; SANTOS, Valnei . Recital do Quarteto Baiano de Violões. 2006. Interpretação.

5.
MOURA, Risaelma.. Música Popular Brasileira. 2002. Interpretação.

6.
MOURA, Risaelma.. Audição de Violão. 2002. Interpretação.

7.
MOURA, Risaelma.; AUGUSTO, Flávio ; ANDRADE, Sebastião . Recital de Formatura - Violão Clássico. 2001. Interpretação.

8.
MOURA, Risaelma.. Conjunto de Câmara Lorenzo Fernandez. 2001. Interpretação.

9.
MOURA, Risaelma.. Audição de Prática de Conjunto. 2001. Interpretação.

10.
MOURA, Risaelma.. Participação no Coral Universitário. 2001. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOURA, Risaelma.. Recital de Música de Câmara da Oquestra de Violões da Bahia. 2006 (Recital).

2.
MOURA, Risaelma.. Recital de Música de Câmara da Orquestra de Violões da Bahia. 2006 (Recital).

3.
MOURA, Risaelma.. Concerto de Natal - Coral Universitário. 2002 (Apresentação Musical no Coral Universitário).

Demais trabalhos
1.
MOURA, Risaelma.. Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Musical de Alunos da Disciplina Instrumento Suplementar (Violão). 2008 (Dissertação de Mestrado) .

2.
MOURA, Risaelma.; BARRETO, Robson ; FIREMAN, Milson ; TOURINHO, Ana . Apresentação da página do grupo de pesquisa: Educação Musical e Ensino de Instrumentos Musicais. 2007 (Fórum) .

3.
MOURA, Risaelma.. Repertório de Música Brasileira para Violão: compreendendo a construção do conhecimento musical a partir da estratégia do estudo de caso. 2007 (Fórum) .

4.
MOURA, Risaelma.. A relação entre música e cultura nas práticas de ensino e aprendizagem do violão. 2006 (Fórum) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOURA, Risaelma.; PASCUCCI, M. V.; BORDINI, Ricardo. Participação em banca de Manoel da Conceição Santos da Mota.O uso do Método Suzuki para o ensino do violino na EMEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
MOURA, Risaelma.; BORDINI, Ricardo; Carvalho,Sérgio R.G.. Participação em banca de Edilson Fonseca Gusmão.A importância da educação musical nos cursos de Teologia e demais etapas de formação de clérigos católicos e leigos engajados no Brasil. 2016 - Universidade Federal do Maranhão.

3.
MOURA, Risaelma.; PASCUCCI, M. V.; BORDINI, Ricardo. Participação em banca de Átila Pereira Martins.Aplicação da paisagem sonora no ensino coletivo de violão: um estudo de caso. 2016 - Universidade Federal do Maranhão.

4.
MOURA, Risaelma.; PASCUCCI, M. V.; Carvalho, Rogério. Participação em banca de Micael Carvalho dos Santos.Competências e formação do licenciando em música da UFMA e da UEMA por meio do PIBID. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
BORDINI, Ricardo; LUCHESE, M. M.; MOURA, Risaelma.. Participação em banca de Talyta Correia Luzo.Abordagens criativas para aulas de música na educação infantil: relato de experiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
PASCUCCI, M. V.; BORDINI, Ricardo; MOURA, Risaelma.. Participação em banca de Inaldo Mendes de Mattos Junior.O perfil profissional dos egressos do CMU - UFMA: as dificuldades enfrentadas, a satisfação dos egressos e as contribuições do curso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
PASCUCCI, M. V.; MOURA, Risaelma.; Botta, L.. Participação em banca de Francilourdes Carvalho Pinto.Educação musical instrumental nas escolas ludovicenses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
Carvalho, Rogério; BORDINI, Ricardo; MOURA, Risaelma.. Participação em banca de Márcio Rodrigues de Maya Vianna.O software e a educação musical: o ear master como uma ferramenta para o ensino da percepção musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
Pascucci, V.; MOURA, Risaelma.; Botta, L.. Participação em banca de Francilourdes Carvalho Pinto.Educação musical instrumental nas escolas ludovicenses. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
PASCUCCI, M. V.; CHAHINI, T. H. C.; MOURA, Risaelma.. Participação em banca de Kleiton Teixeira Mendes.Música e Síndrome de Down: um relato de experiência na Clínica Miguel Arcanjo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
MOURA, Risaelma.; PASCUCCI, M. V.; DANTAS FILHO, A. P.. Participação em banca de Jalf Ribeiro Lins Furtado.Música na Escola "Rosa de Sarom": um estudo sobre os processos de ensino e aprendizagem. 2015.

12.
WOLFF, R. A. I.; MOURA, Risaelma.; COELHO, W. L. R.. Participação em banca de Tirsa Caroline Araujo Gomes.Musicalização Infantil: a importância da música no ambiente escolar para o desenvolvimento da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

13.
COELHO, W. L. R.; MOURA, Risaelma.; MOTA, L. M. O. P.. Participação em banca de Délia Pereira Gomes.Perfil Sociolcultural do Arte Educador nas Práticas Pedagógicas Escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

14.
MOURA, Risaelma.; KUPSCH, T. A.; CARVALHO, M. G. C.. Participação em banca de Thinael de Jesus Silva.A Prática do Canto Coral: fatores que influenciam os processos de ensino e aprendizagem em música no "Projeto de Extensão Coral na Escola". 2014.

15.
MOURA, Risaelma.; KUSTNER, C.; AMORIM, Q.. Participação em banca de Tirza Sodré Almeida.O hinário "Novo Cântico" e o "Coro Infantil": um estudo de caso na Igreja Presbiteriana do Renascença em São Luís - MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão.

16.
MOURA, Risaelma.; Carvalho, Rogério; CARVALHO, M. G. C.. Participação em banca de George Wemerson Santos Campos.A Atuação do Grupo Marabrass no Projeto Banda pras Bandas de Cá, e suas Contribuições no Ensino de Instrumentos de Metais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.

17.
MOURA, Risaelma.; CARVALHO, Goretti; MOREIRA, M.. Participação em banca de João Costa Gouveia Neto.A Importância dos Irmãos Rayol para a Música de São Luís na Segunda Metade do Século XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.

18.
MOURA, Risaelma.; CARVALHO, Goretti; CASTRO, Ciro de. Participação em banca de Daniel Ferreira Santos.O Ensino de Música em Condomínios da Cohama em São Luís: uma alternativa para socialização das crianças e atuação do educador musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.

19.
MOURA, Risaelma.; CASTRO, Ciro de; CARVALHO, Goretti. Participação em banca de Tiago Pereira Martins.A importância dos jogos musicais na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOURA, Risaelma.; Ávila, Gulherme A.; Carvalho, Rogério L.. Concurso Público para Provimento de Cargo do Magistério/COLUN. 2016. Universidade Federal do Maranhão.

2.
MOURA, Risaelma.; Carvalho, Rogério; RIBEIRO, J. S. S.. Comissão examinadora do concurso público para provimento de cargo da carreira do magistério superior - Violão. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

3.
KUPSCH, T. A.; CARVALHO, M. G. C.; MOURA, Risaelma.. Comissão examinadora para análise dos processos de inscrição do concurso público para provimento de cargo na carreira do magistério superior do curso de Música. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.

4.
MOURA, Risaelma.; HARDER, Rejane; BORGES, M. R.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

Outras participações
1.
MOURA, Risaelma.. IX Festival Regional "Nossa Arte". 2013. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luiz.

2.
MOURA, Risaelma.. IX Festival Nacional "Nossa Arte". 2013. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luiz.

3.
MOURA, Risaelma.; BORDINI, Ricardo. Processo Seletivo do Curso de Licenciatura em Música a Distância. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão. 2016. (Outra).

2.
I Seminário Interinstitucional de Música.Perspectivas para o ensino de música nas escolas de educação básica em São Luís -MA. 2016. (Seminário).

3.
VI Encontro de Educadores: pesquisas e experiências. 2014. (Encontro).

4.
XXI Congresso Anual da ABEM. 2013. (Congresso).

5.
IV Semana de Música da UEMA.Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Musica: ferramentas para o ensino e aprendizagem a distância. 2012. (Encontro).

6.
VIII Mostra de Conhecimentos da Escola Eney Santana. 2012. (Outra).

7.
XIX Congresso Anual da ABEM, IV Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, III Encontro Goiano de Educação Musical. 2010. (Congresso).

8.
I Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música.Problemas e soluções para o ensino de música em Sergipe. 2009. (Simpósio).

9.
Como fazer uma sonorização. 2008. (Outra).

10.
XVIII Congresso da ANPPOM. 2008. (Congresso).

11.
I Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Musical.A construção do conhecimento musical a partir do estudo do repertório de música brasileira para violão. 2007. (Encontro).

12.
XV Encontro Anual da ABEM.A relação entre música e cultura nas práticas de ensino e aprendizagem do violão. 2006. (Encontro).

13.
O Educador Reflexivo e o Saber no Século XXI. 2005. (Congresso).

14.
XIV Encontro Anual da ABEM.Cultura em contexto na educação musical: uma reflexão acerca das práticas educativo-musicais em conservatório público mineiro. 2005. (Encontro).

15.
I Salão Cultural UNIMONTES. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, Risaelma.; BORDINI, Ricardo ; TRINDADE, B. G. P. . I Seminário de Interinstitucional de Música: Abordagens Metodológicas e Formação Docente Para o Ensino de Música. 2016. (Outro).

2.
MOURA, Risaelma.. Encontro dos alunos de violão do Ensino Fundamental do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Diniz Oliveira. Diretrizes Curriculares da Rede Estadual de Ensino do Maranhão: articulações com a formação do licenciando em Música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

2.
Thayrine Larissa Melonio Almeida. A transmissão oral no Bumba-meu-boi de São Luis do Maranhão: um relato de experiência no Boizinho Barrica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

3.
Tiago Garcês Silva. A Supervisão Técnica no Estágio Superivisionado: uma reflexão sobre a orientação dos estagiários do curso de Música da UFMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

4.
Micael Carvalho dos Santos. Competências e formação do licenciando em Música da UFMA e da UEMA por meio do PIBID. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

5.
Elayne Cristina Pereira Sousa. Coral da UFMA: contribuições para a formação musical dos integrantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

6.
Marlene Maciel França. O movimento corporal no processo de ensino-aprendizagem em música na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

7.
Italo José dos Santos Silva. Canto Coral: fatores de influência da aprendizagem musical de jovens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

8.
Jalf Ribeiro Lins Furtado. Música na Escola "Rosa de Sarom": um estudo sobre os processos de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

9.
Thinael de Jesus Silva. A Prática do Canto Coral: fatores que influenciam os processos de ensino e aprendizagem em música no "Projeto de Extensão Coral na Escola". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

10.
George Wemerson Santos Campos. A Atuação do Grupo Marabráss no Projeto Banda pras Bandas de Cá, e suas Contribuições no Ensino de Instrumentos de Metais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

11.
João Costa Gouveia Neto. A Importância dos Irmãos Rayol para a Música de São Luís na Segunda Metade do Século XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.

12.
Daniel Ferreira Santos. O Ensino de Música em Condomínios da Cohama em São Luís: uma alternativa para socialização das crianças e atuação do educador musical. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.



Outras informações relevantes


Exerceu a Coordenação (pro tempore) do Curso de Música Licenciatura, pela UFMA, no período de 08/08/2014 a 27/08/2014.
 
Projeto de Pesquisa aprovado pela Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PPG - Coordenadoria de Pesquisa: PIBIC/UEMA, período novembro/2013 a outubro/2014.

Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor Efetivo, Nível I, para a matéria de ensino: Música, pela Universidade Federal de Sergipe, UFS, no ano de 2010.

Classificada, 2ª colocação, no Processo Seletivo simplificado para professor substituto do ensino fundamental, disciplina Música, do Colégio de Aplicação da UFS, realizado em 26 de abril de 2010.

Aprovada em Processo Seletivo Simplificado para professor substituto, no Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical, na área de concentração Educação Musical - curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia - UFBA -, em 17 de fevereiro de 2009. 

Exerceu atividades de coordenação no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, no curso de Violão do Ensino Fundamental, no período de 2005 a 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 22:36:28