Rian Oliveira Rezende

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  • Última atualização do currículo em 15/12/2016


Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio (2011). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor da PUC-Rio no Departamento de Artes e Design, designer, e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e Jogos, com ênfase na área lúdico-pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: game design, educação, sociologia, narrativa, literatura, roleplaying game, interatividade e tecnologias educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rian Oliveira Rezende
Nome em citações bibliográficas
REZENDE, R.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Marques de São Vicente, 225 [Departamento de Artes e Design]
Gávea
20240050 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Pós-graduação em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Wonder Design e a Exploração dos Sentidos e da Imaginação,
Orientador: Denise Berruezo Portinari.
Palavras-chave: Design; inovação; metodologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metodologia.
2009 - 2011
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Entre mundos: uma análise do design de Alternate Reality Games,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Nilton Gonçalves Gamba Junior.
Coorientador: Eliane Bettochi Godinho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: jogos; educação; novas mídias; narrativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2002 - 2006
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das Disciplinas: DSG1006 - Projeto Avançado (Uso e Impactos Sócio-Ambientais) (Inovação) e DSG 1041 - Projeto e Design de Mídia Digital.

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor das Disciplinas: DSG1006 - Projeto Avançado (Uso e Impactos Sócio-Ambientais) (Inovação) e DSG 1041 - Projeto e Design de Mídia Digital.
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LaDeH - Laboratório de Design de Histórias, .

05/2008 - 08/2008
Outras atividades técnico-científicas , Cátedra UNESCO da Leitura, Cátedra UNESCO da Leitura.

Atividade realizada
Assistente de pesquisa do Coordenador Lúdico-Pedagógico do Projeto de revitalização da Biblioteca Infantil Maria Mazetti da Fundação Casa de Rui Barbosa;.

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em projeto de pesquisa


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Professor convidado de pós-graduação lato sensu Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática , disciplina Tópicos Especiais em Educação , sobre narrativas interativas aplicadas à educação. O curso se faz por módulos, o número de horas previstas para este módulo é de 21horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: assistente de professor, Enquadramento Funcional: assistente de professor, Carga horária: 10
Outras informações
Assistente do Professor Convidado Carlos Klimick Pereira na pós-graduação lato sensu Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática , disciplina Tópicos Especiais em Educação , sobre narrativas interativas aplicadas à educação.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Outro:, Enquadramento Funcional: Outro(estagiário), Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista durante três anos(2003/2006) de iniciação científica da UFRJ/ CNPQ-Pibic, no Laboratório de Sociologia do Trabalho. Na época este núcleo de estudos realizava uma análise socioeconômica dos municípios da região Sul Fluminense. Durante a pesquisa, fiz levantamento de dados (primários e secundários) através da coleta e tabulação de dados socioeconômicos baseado em fontes como IBGE, Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro (CIDE), PNAD e Atlas do Desenvolvimento Humano. A partir da coleta desse material ajudei a construir um banco de dados e a traçar o perfil socioeconômico dos habitantes destes municípios. Participei também da elaboração de questionários, da realização de entrevistas e surveys.


Cena Brasileira, CENA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Outro - autônomo, Enquadramento Funcional: Outro (assistente de pesquisa), Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de pesquisa na realização do Diagnóstico e Diálogo Socioambiental dos quatorze municípios que ficam no entorno do COMPERJ ? Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro -, que será implantado em Itaboraí. A pesquisa foi realizada pela empresa Cena Brasileira contratada pela Petrobras. Neste trabalho realizava pesquisas sobre o perfil sócio-econômico dos moradores da região, além de elaborar relatórios técnicos e participar de reuniões de diálogo com os moradores.



Linhas de pesquisa


1.
Narrativa, Design, Jogos, Histórias


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Grupo Ilustr&Narrativa: imagens e narrativas visuais e seus potenciais interativos, poéticos e educacionais
Descrição: O grupo Ilustr&Narrativa: imagens e narrativas visuais e seus potenciais interativos, poéticos e educacionais tem por objetivo Investigar o potencial poético-educacional das mídias visuais narrativas à luz das teorias da comunicação e literárias, da semiologia barthesiana, da perspectiva construtivista e do pensamento complexo, enfatizando-se: o estudo do design de seus sistemas simbólicos, tecnologias e condições de fruição; a narratividade, a ludicidade e a interatividade como promotores de um design poético dessas mídias, gerando uma produção crítica; os impactos dessa produção na aprendizagem e suas aplicações. Nossos objetos de estudo são as narrativas figuradas, desde a sua concepção (concept art) até a sua materialização em diferentes suportes e sua veiculação em diversos meios (quadrinhos, games, animação etc), entendendo a ilustração como imagem-link que expressa um elemento de uma narrativa por meio da linguagem visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Incorporais RPG: kit de material lúdico-pedagógico para utilização de histórias interativas em sala de aula
Descrição: Este projeto propõe a criação de material didático lúdico, interativo, multiusuário e multidisciplinar para uso pelos professores do ensino médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Este material se constitui da sistematização de um método lúdico-pedagógico, denominado TNI (Técnicas Narrativas Interativas), resultante de duas pesquisas de doutorado, em Design e Literatura, e aplicado em escola pública do município do Rio de Janeiro com apoio da Faperj. Em virtude dos resultados obtidos nesta aplicação, entendemos ser relevante sistematizar o que foi uma série de oficinas em material impresso e digital que possa ser diretamente utilizado pelos docentes com seus estudantes, ampliando assim o caráter multiplicador deste método. O material impresso se constituirá de quatro livros, sendo: um Livro do Mestre, com informações detalhadas de como aplicar a TNI, exemplos e histórias prontas para serem vivenciadas com os alunos e como aplicar interdisciplinarmente os três RPGs (Role-Playing Games, ou Jogos de Representação de Papel) anexos; e os RPGs, cada qual com um cenário de cunho transversal. Todos os livros serão projetados graficamente segundo método desenvolvido em pesquisa de doutorado em Design e com encadernação por colchetes, permitindo alteração do miolo e inserção de material. O material digital se constituirá de: um DVD, anexo ao Livro do Mestre, contendo vídeos relativos ao projeto de aplicação anterior, com entrevistas e atividades desenvolvidas pelos professores participantes, animações explicativas e arquivos em PDF finalizados para impressão dos três RPGs, caso haja desejo de reprodução; e de um sítio virtual, constando de páginas, plataforma Moodle (sala de aula virtual), para uso dos professores com seus alunos, e blogs para cada RPG, onde poderá ser publicada a produção dos estudantes relativa às atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Projeto Incorporais: técnicas de narrativa interativa para temas transversais
Descrição: O Projeto Incorporais tem como meta capacitar educadores na utilização da TNI (Técnicas de Narração Interativa), uma metodologia de utilização de histórias interativas, em suporte impresso ou eletrônico, para a construção de conhecimento dentro de uma pedagogia construtivista em sinergia com os princípios da Educação Flexível e da Pedagogia da Autoria. O projeto será realizado no Coleegio Estadual Vicente Januzzi, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.Os métodos utilizados serão observação participante, questionários, entrevistas semi-estruturadas e verificação in loco para levantar as necessidades de educadores em relação aos temas transversais do MEC. Os educadores voluntários serão qualificados em TNI como interatores através de oficinas presenciais com etapas teórica e prática; capacitados a aplicar a TNI com seus alunos e a qualificar novos interatores, num efeito multiplicador. Nesta dinâmica, a criatividade dos interatores é estimulada ao permitir inserções no suporte impresso distribuído, de forma que cada um poderá individualizá-lo, construindo seu livro e caminho de aprendizado ao mesmo tempo. Acreditamos que assim os interatores terão um comprometimento maior com o tema transversal eleito através das histórias criadas por eles cooperativamente. O projeto também contará com um website como canal de comunicação para sanar dúvidas e divulgar as criações dos interatores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Melhor artigo "Wonder Design and The Exploration of Senses" na categoria "Negotiating Artefacts" da conferência Cumulus Association Biannual International Conference 2016 ? In This Place - Nottingham, Cumulus Association - Nottingham Trent University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KLIMICK, C.2012 KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. ; REZENDE, R. . Projeto Incorporais: método e material lúdico-didático para professores e estudantes do ensino médio. Tríades em Revista, v. 2, p. 1-13, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
REZENDE, R.. Ultima Online: criando mundo, colhendo histórias. In: Arthur Protasio;Guilherme Xavier. (Org.). O Jogador de Mil Fases. 1ed.Teresópolis: Novas Ideias, 2013, v. 1, p. 77-91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, R.; ARAUJO, S. ; PORTINARI, D. B. . Wonder Design and the exploration of senses and imagination. In: Cumulus Association Biannual Conference 2016, In this Place, 2016, Nottingham, UK. Wonder Design and the exploration of senses and imagination. Nottingham: Nottingham Trent University, 2016. p. 25-32.

2.
KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. ; REZENDE, R. . PROJETO INCORPORAIS: TÉCNICAS DE NARRATIVA INTERATIVA PARA TEMAS TRANSVERSAIS: APLICAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL VICENTE JANUZZI, RIO DE JANEIRO, RJ. In: II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil - I Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura, 2010, Porto Alegre. Anais do II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - I Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura. Porto Alegre: ediPUCRS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES, A. ; GUEDES, M. ; GIFFONI, R. ; REZENDE, R. ; CASTRO, R. ; MONNERAT, S. ; MONTENEGRO, T. . PODE-SE PRESERVAR SEM EXCLUIR ?. In: I SAPIS - Seminário sobre áreas protegidas e inclusão social, 2005, Rio de Janeiro. Caderno virtual de turismo - Número especial (Anais) I SAPIS, 2005., 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, R.; ARAUJO, S. ; PORTINARI, D. B. . Wonder Design and The Exploration of Senses and Imagination. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. ; REZENDE, R. . Incorporeal Project: The Use of Gamebooks and Tabletop RPGs for Educational Purposes ? 2 Brazilian Experiences. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REZENDE, R.; KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. . Incorporeal Hyperenvironment Workshop. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
REZENDE, R.; BETTOCCHI, E. ; KLIMICK, C. . Incorporeal Project: Stimulating the construction of competencies and knowledge by co-creating RPG Narratives and their supports. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
BETTOCCHI, E. ; KLIMICK, C. ; COELHO, L. ; REZENDE, R. . Kit Incorporais. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
REZENDE, R.; KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. . Witchcraft Tales for Incorporeal Workshop. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design Didático).

2.
REZENDE, R.; KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. . Kit Incorporais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

3.
REZENDE, R.; KLIMICK, C. ; BETTOCCHI, E. . Estratégias de RPG. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
XAVIER, G. ; PROTASIO, A. ; REZENDE, R. . Gamerama Workshow Petrópolis. 2010 (Oficina).

2.
XAVIER, G. ; PROTASIO, A. ; REZENDE, R. . Gamerama Workshow Teresópolis. 2010 (Oficina).

3.
XAVIER, G. ; PROTASIO, A. ; REZENDE, R. . Gamerama Workshow Nova Friburgo. 2010 (Oficina).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Larpwritter Summer School 2013. 2014. (Outra).

2.
Role-Playing in Games Seminar - 8th Annual Tampere Game Reseach Lab Spring Seminarinar.Incorporeal Project: Stimulating the construction of competencies and knowledge by co-creating RPG Narratives and their supports. 2012. (Seminário).

3.
SBGames 2012 - XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.. 2012. (Simpósio).

4.
SBGames 2011 - X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.. 2011. (Simpósio).

5.
SBGames 2010 - IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.. 2010. (Simpósio).

6.
SBGames 2009 - VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.. 2009. (Simpósio).

7.
IV Simpósio RPG & Educação - RPG: educação, entretenimento ou violência?. 2006. (Simpósio).

8.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ."10 anos da indústria automotiva no Sul fluminense: uma nova realidade regional? ". 2006. (Outra).

9.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.A Aventura do Saber: uma análise do RPG como uma ferramenta lúdica-educativa na prática de ensino de Sociologia. 2006. (Outra).

10.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. 2005. (Congresso).

11.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.- Reestruturação Produtiva e Movimentos Sociais no Sul Fluminense: um Estudo do Movimento pela Ética na Política. 2005. (Outra).

12.
III Simpósio RPG e Educação - A Revolução da Palavra. 2004. (Simpósio).

13.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Qualificação profissional e a indústria automotiva no Sul Fluminense.. 2004. (Outra).

14.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Sul Fluminense e ABC Paulista: um retrato da situação social nos municípios da nova e da antiga indústria automotiva na década de 1990.. 2004. (Outra).

15.
XXVU Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ."Proletários de Resende Uni-vos?" A Ação Sindical dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. 2004. (Outra).

16.
XI Congresso Brasileiro de Sociologia. 2003. (Congresso).

17.
XXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Os acordos coletivos no pólo automotivo do Sul Fluminense. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REZENDE, R.; GAMBA JR., N. G . PARLA! - I Mostra LADEh de Design de Personagens. 2009. (Concurso).




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